Cintya Regina Ribeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7031264898655073
  • Última atualização do currículo em 03/12/2018


Docente pesquisadora da Faculdade de Educação da USP, junto ao Departamento de Filosofia e Ciências da Educação, na área de Psicologia e Educação. Doutora e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Licenciada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP - Vinculada ao Programa de Pós-graduação junto à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FE/USP nas áreas de "Cultura, organização e educação" e "Sociologia da Educação". Integra o grupo de pesquisa do CNPq denominado CoPERP - Coletivo de Pesquisadores sobre Educação e Relações de Poder. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cintya Regina Ribeiro
Nome em citações bibliográficas
RIBEIRO, CINTYA REGINA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Filosofia da Educação e Ciência da Educação.
Avenida da Universidade, 308
Butantã
05508-040 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 38150194
URL da Homepage: www.fe.usp.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A experiência do pensamento em Michel Foucault: conversações com o campo educacional, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Julio Roberto Groppa Aquino.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: teoria educacional pós crítica; Michel Foucault; pensamento da diferença; resistência; subjetivação; linguagem.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Filosofia da Educação.
Setores de atividade: Educação.
1998 - 2001
Mestrado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Uma narrativa foucaultiano-institucional dos processos de exclusão escolar,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Julio Roberto Groppa Aquino.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: psicologia institucional; praticas escolares; práticas discursivas; exclusão escolar; fracasso escolar; subjetivação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Filosofia da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
Setores de atividade: Educação.
1987 - 1997
Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Pós-doutorado


2017 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Formação Complementar


2017 - 2017
Percursos de Deleuze. (Carga horária: 7h).
Centro de Pesquisa e Formação do SESC São Paulo, CPF SESC, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Bergson e a perspectiva filosófico-literária do tempo. (Carga horária: 8h).
Centro Universitário Maria Antonia - USP, CEUMA-USP, Brasil.
2014 - 2014
São Patersburgo e a psicologia do ressentimento. (Carga horária: 8h).
Centro Universitário Maria Antonia - USP, CEUMA - USP, Brasil.
2012 - 2012
O olhar melancólico no cinema. (Carga horária: 8h).
Centro Univeristário Maria Antonia - USP, CEUMA - USP, Brasil.
2012 - 2012
A sociedade contra o Estado: potência e atualidade. (Carga horária: 8h).
Centro Univeristário Maria Antonia - USP, CEUMA - USP, Brasil.
2012 - 2012
Teatralidade: ensaios práticos e teóricos. (Carga horária: 8h).
Centro Univeristário Maria Antonia - USP, CEUMA - USP, Brasil.
2011 - 2011
Teatro e filosofia das luzes. (Carga horária: 8h).
Centro Universitário Maria Antonia - USP, CEUMA - USP, Brasil.
2011 - 2011
Quando a arte sai de férias: Marcel Duchamp. (Carga horária: 8h).
Centro Universitário Maria Antonia - USP, CEUMA - USP, Brasil.
2011 - 2011
Uma genealogia do pensamento de Giorgio Agamben. (Carga horária: 8h).
Centro Universitário Maria Antonia - USP, CEUMA-USP, Brasil.
2011 - 2011
Arte e fenomenologia: anos 60/70. (Carga horária: 8h).
Centro Universitário Maria Antonia - USP, CEUMA - USP, Brasil.
2010 - 2010
Um panorama da arte contemporânea brasileira. (Carga horária: 12h).
Pinacoteca do Estado de São Paulo, Pinacoteca, Brasil.
2010 - 2010
Arte, história e sociedade: Hegel e Nietzsche. (Carga horária: 8h).
Centro Univeristário Maria Antonia - USP, CEUMA - USP, Brasil.
2010 - 2010
Arte, história e sociedade: Benjamim e Adorno. (Carga horária: 8h).
Centro Universitário Maria Antonia - USP, CEUMA - USP, Brasil.
2009 - 2009
Educação para a Potência. (Carga horária: 60h).
Escola Nômade de Filosofia, EN, Brasil.
2008 - 2008
O pensamento da Arte de Giorgio Agamben. (Carga horária: 12h).
Museu de Arte Contemporânea, MAC, Brasil.
2008 - 2008
Filosofia - O pensamento contemporâneo. (Carga horária: 24h).
Instituto Tomie Ohtake, ITO, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: tempo determinado, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Ensino, Carga horária: 12

Atividades

03/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Representante titular na Categoria Professor Doutor junto ao Conselho de Departamento EDF.
08/2009 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Representante do EDF como Titular junto à Comissão de Cultura de Extensão da FEUSP.
07/2009 - Atual
Estágios , Faculdade de Educação, Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação.

Estágio realizado
Supervisão de estágio junto ao PAE - Programa de Aperfeiçoamento de ensino.
05/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

05/2008 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas escolares, contemporaneidade e processos de subjetivação
Práticas escolares e discursos psicológicos: perspectivas críticas
Sociedade de controle e educação
Subjetividade, pós-modernidade e cotidiano escolar
05/2008 - Atual
Estágios , Faculdade de Educação, Departamento de Filosofia da Educação e Ciência da Educação.

Estágio realizado
Supervisão de estágios junto à disciplina de Psicologia da Educação oferecida aos cursos de licenciatura da FEUSP..
01/2016 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Coordenadora da área de Psicologia e Educação junto ao Departamento EDF.
03/2015 - 11/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Representante da categoria Professor Doutor do Departamento EDF junto à Congregação.
03/2011 - 03/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Vice-Representante na Categoria Professor Doutor junto ao Conselho de Departamento EDF.
11/2010 - 06/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx).
11/2010 - 06/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró Reitoria de Cultura e Extensão.

Cargo ou função
Representante Titular do Conselho de Cultura e Extensão da PRCEU.
11/2010 - 06/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Representante titular junto à Congregação da FEUSP.
11/2010 - 06/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Representante titular junto ao CTA - Conselho Técnico Administrativo da FEUSP.
02/2009 - 02/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Representante titular da categoria Doutor junto ao Conselho do Depto. EDF da FEUSP..
02/2009 - 06/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Vice-presidente da Comissão de Tecnologia de Informação e Comunicação.
05/2008 - 06/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Representante titular pelo EDF junto à Comissão de Tecnologia da Informação e Comunicação.
02/2009 - 02/2010
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação, Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação.

Serviço realizado
Coordenação da área de Psicologia da Educação do Depto. EDF - FEUSP..


Linhas de pesquisa


1.
critica da cultura e educação
2.
experiência de pensamento e educação
3.
processos sociais de subjetivação e educação


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A problemática dos modos perceptivos: um estudo sobre a pesquisa educacional deleuzo-guattariana no Brasil
Descrição: A pesquisa visa à configuração, análise e discussão crítica dos modos percpetivos que têm produzido as atuais práticas de pesquisa em educação orientadas pelo pensamento deleuzo-guattariano..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Experiência de pensamento, cultura e educação
Descrição: Orientada a partir dos autores Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari, a pesquisa busca fundamentar uma plataforma teórico-metodológica capaz de viabilizar uma perspectiva pós-metafísica de crítica da cultura. Por meio da discussão de questões relativas à linguagem, busca-se construir estratégicas analíticas capazes de possibilitar a problematização de experiências sociais de pensamento a partir da articulação entre cultura e educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Cintya Regina Ribeiro - Coordenador / Anna Carolina Ferreira Lima - Integrante / Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci - Integrante / Pedro Paulo Ferreira Felippe da Silva - Integrante / Ingrid Rodrigues Gonçalves - Integrante / Simony Critina Teixeira dos Santos - Integrante / Lilian dos Santos Silva - Integrante.
2012 - Atual
Pensamento e criação: interlocuções entre arte, filosofia e educação
Descrição: Assumindo o estabelecimento de uma confluência entre os territórios da arte, da filosofia e da educação, a pesquisa visa à problematização de questões relativas à linguagem e ao pensamento, a partir dos autores Gilles Deleuze, Gilles-Deleuze & Félix Guattari e Michel Foucault. A investigação fundamenta-se numa perspectiva pós estruturalista em relação aos efeitos da concepção representacional de linguagem e pensamento o campo educacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (3) .
Integrantes: Cintya Regina Ribeiro - Coordenador / Anna Carolina Ferreira Lima - Integrante / Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci - Integrante / Lilian dos Santos Silva - Integrante.
2011 - 2012
Arte cinematográfica e educação: uma discussão sobre linguagem e pensamento
Descrição: Orientada por uma perspectiva pós-estruturalista, essa pesquisa tem como objetivo estabelecer uma interlocução entre os territórios da arte, da estética e da educação, tendo como eixo analítico a problematização de questões relativas à linguagem e ao pensamento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cintya Regina Ribeiro - Coordenador / Breno Benedykt - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
2010 - Atual
Pensamento, modos de subjetivação e educação
Descrição: A pesquisa visa aos estudos acerca dos modos de subjetivação contemporâneos, particularmente no campo das práticas educacionais, tomando-se como núcleo de problematização as articulações entre linguagem e experiência do pensamento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Cintya Regina Ribeiro - Coordenador / Diego Elias dos Santos - Integrante / Simony Cristina Teixeira dos Anjos - Integrante / Mendel Reis - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 5


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VINCI, C. F. R. G.2017 VINCI, C. F. R. G. ; RIBEIRO, CINTYA REGINA . Experimentações com a Pesquisa Educacional Deleuze-Guattariana no Brasil. EDucação e Realidade Edição eletrônica, v. 43, p. 23-44, 2017.

2.
RIBEIRO, CINTYA REGINA2016 RIBEIRO, CINTYA REGINA. O agenciamento Deleuze-Guattari: considerações sobre método de pesquisa e formação de pesquisadores em educação. EDUCACAO UNISINOS (ONLINE), v. 20, p. 68-75, 2016.

3.
RIBEIRO, CINTYA REGINA2016RIBEIRO, CINTYA REGINA. UMA INFÂNCIA, UM SILÊNCIO, UM APRENDIZADO DO GESTO. CHILDHOOD & PHILOSPHY, v. 12, p. 47-64, 2016.

4.
VINCI, C. F. R. G.2015VINCI, C. F. R. G. ; RIBEIRO, CINTYA REGINA . Implicações midiáticas e acadêmicas nos modos de apropriação do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari para o debate em educação no Brasil. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL, v. 17, p. 125, 2015.

5.
BENEDYKT, B. I.2015BENEDYKT, B. I. ; RIBEIRO, CINTYA REGINA . Pensar e resistir com o cinema: interpelações deleuzianas ao campo educacional. REVISTA SUL-AMERICANA DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, v. 23, p. 13-31, 2015.

6.
RIBEIRO, CINTYA REGINA2015RIBEIRO, CINTYA REGINA. A maquinaria fera-na-selva: tragicidade do pensamento no jogo entre chrónos e aión. ALEGRAR (CAMPINAS), v. 16, p. 1, 2015.

7.
RIBEIRO, CINTYA REGINA2014RIBEIRO, CINTYA REGINA. 'Práticas de pensamento' e o debate curricular: contribuições a partir de Foucault-Cortázar. Pro-Posições (Unicamp), v. 25, p. 219-237, 2014.

8.
RIBEIRO, CINTYA REGINA2014RIBEIRO, CINTYA REGINA. Pensamento e sociedade: contribuições ao debate sobre a experiência do Enem. Educação & Sociedade (Impresso), v. 35, p. 443-460, 2014.

9.
RIBEIRO, CINTYA REGINA2014 RIBEIRO, CINTYA REGINA. Tragicidade e agonística:provocações para uma crítica do pensamento. LINHAS CRÍTICAS (UNB), v. 20, p. 629-642, 2014.

10.
RIBEIRO, CINTYA REGINA2014RIBEIRO, CINTYA REGINA. Tragicidade e agonística: provocações para uma crítica do pensamento. LINHAS CRÍTICAS (ONLINE), v. 20, p. 629-642, 2014.

11.
RIBEIRO, CINTYA REGINA2013RIBEIRO, CINTYA REGINA. 'Pensamiento del afuera', conocimiento y pensamiento en educación: conversaciones con Michel Foucault. Práxis Pedagógica, v. 14, p. 107-126, 2013.

12.
RIBEIRO, CINTYA REGINA2012RIBEIRO, CINTYA REGINA. Pensamento-acontecimento: algumas incursões a partir da experiência da linguagem. Revista da ANPOLL (Online), v. 1, p. 19-41, 2012.

13.
RIBEIRO, CINTYA REGINA2011 RIBEIRO, CINTYA REGINA. 'Pensamento do fora', conhecimento e pensamento em educação: conversações com Michel Foucault. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 37, p. 613-628, 2011.

14.
AQUINO, J. G.2009AQUINO, J. G. ; RIBEIRO, CINTYA REGINA . Processos de governamentalização e a atualidade educacional: a liberdade como eixo problematizador. Educação e Realidade, v. 34, p. 57-71, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AQUINO, J. G. (Org.) ; RIBEIRO, CINTYA REGINA (Org.) . A educação por vir: experiências com o cinema. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. 318p .

Capítulos de livros publicados
1.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; VINCI, C. F. R. G. . Voragem: aula com Félix Guattari. In: HEUSER, Esther M. Dreher; AQUINO, Julio Groppa; CORAZZA, Sandra Mara. (Org.). Aulas com... em vias de uma didática da invenção. 1ed.Cascavel: EDIUNIOESTE, 2018, v. 1, p. 187-198.

2.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Cultura e identidade em tempos pós-modernos. In: REGO, Teresa Cristina. (Org.). Paulo Freire: a educação como ato político. 1ed.São Paulo: Editora Segmento, 2018, v. 4, p. 89-100.

3.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Método como acontecimento: alguns efeitos do encontro Deleuze-Guattari para a pesquisa em educação. In: Gottschalk,C.M,C.; Carvalho, J.S.F.; Aquino, J.G.. (Org.). Filosofia, educação, formação. 1ed.São Paulo: FEUSP, 2017, v. 1, p. 1-370.

4.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Método como acontecimento: alguns efeitos do encontro Deleuze-Guattari para a pesquisa em educação. In: Gottschalk, C.M.C.; Carvalho, J.S.F.; Aquino, J.G.. (Org.). Filosofia, educação, formação. 1ed.São Paulo: FEUSP, 2017, v. 1, p. 1-370.

5.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Entre vales, entre forças: uma perspectiva imanente de estilização. In: Freitas, V.; Costa, R.; Pazetto, D.. (Org.). O trágico, o sublime e a melancolia. 1ed.Belo Horizonte: ABRE: Associação Brasileira de Estética, 2016, v. 3, p. 45-57.

6.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Por uma antropofagia rizomática para pensar as infâncias: algumas considerações a partir de Deleuze e Guattari. In: Ana Lucia Goulart de Faria; Alex Barreiro; Elina Elias de Macedo; Flávio Santiago; Solange Estanislau dos Santos. (Org.). Infâncias e pós-colonialismo: pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras. 1ed.Campinas: Leitura Crítica; ALB Associação de leitura do Brasil, 2015, v. 1, p. 71-94.

7.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. 1984: nas dobras do pensável. In: Aquino, Julio Groppa.; Ribeiro, Cintya Regina. (Org.). A educação por vir: experiências com o cinema. 1ed.São Paulo: Cortez Editora, 2011, v. , p. 173-188.

8.
SCHILLING, F.I. ; RIBEIRO, CINTYA REGINA . Um convite: pensar é resistir. In: Valverde, Antonio José Romera. (Org.). Maurício Tragtenberg: 10 anos de encantamento. 1ed.São Paulo: EDUC/FAPESP, 2011, v. , p. 175-188.

9.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; PASTA, A. . Metodologia do ensino. In: Aquino, Julio Groppa; Corazza, Sandra Mara. (Org.). Abecedário: educação da diferença. 1ed.Campinas - SP: Papirus, 2009, v. , p. 121-124.

10.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Jogo de dados. In: Aquino, Julio Groppa; Corazza, Sandra Mara. (Org.). Abecedário: educação da diferença. 1ed.Campinas - SP: Papirus, 2009, v. , p. 102-105.

11.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Sujeito-dobradiça: metáfora de subjetividade, metonímia institucional. In: Guirado, Marlene; Lerner, Rogério. (Org.). Psicologia, pesquisa e clínica: por uma análise institucional do discurso. 1ed.São Paulo: AnnaBlume, FAPESP, 2007, v. , p. 245-262.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Cultura e identidade em tempos pós-modernos. Educação (São Paulo), São Paulo - SP, p. 62 - 71, 01 dez. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Arte e filosofia em Deleuze e o 'fora' filosófico-educacional: uma crítica às formas analógicas de pensamento. In: 3er. Congreso latinoamericano de filosofía de la educación, 2015, Cidade do México. Las tradiciones de la filosofía de la educación en América Latina: del norte al sur. Cidade do México, 2015. v. 3. p. 1225-1138.

2.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. A maquinaria fera-na-selva: tragicidade do pensamento no jogo entre chrónos e aión. In: VI Seminário Conexões Deleuze e máquinas e devires e..., 2015, Campinas. Conexões: Deleuze e máquinas e devires e.... Campinas: ALB Associação de Leitura do Brasil, 2015.

3.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Entre vales, entre forças: uma perspectiva imanente de estilização. In: 12o. Congresso Internacional de Estética, 2015, Belo Horizonte. Brasil: o trágico, o sublime e a melancolia, 2015.

4.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. A estilização como objeto de interpelação ético-política em Michel Foucault: elementos para uma problematização da forma-escola. In: VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2014, Rio de Janeiro. Anais do VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação: o que pode a escola hoje em nossa América?, 2014.

5.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. 'Método como acontecimento: alguns efeitos do encontro Deleuze-Guattari para a formação de pesquisadores em educação'. In: I Jornada Internacional de Filosofia da Educação / III Jornada de Filosofia da Educação, 2014, São Paulo. Anais, 2014.

6.
Vinci, Christian ; RIBEIRO, CINTYA REGINA . A difusão do pensamento de Gilles Deleuze na educação brasileira: esboço de um mapa. In: 2o. Congresso latinoamericano de filosofia de la educacion, 2013, Montevideo. 2o. Congresso latinoamericano de filosofica de la educacion: tradición y actualidad. Montevideo: Universidad de la Republica, 2013.

7.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. O pensamento tragico e a criação de outras formas de crítica: considerações sobre o estatuto político do pensar. In: 2o. Congresso latinoamericano de filosofia de la educacion, 2013, Montevideo. 2o. Congresso latinoamericano de filosofia de la educacion: tradición y actualidad. Montevideo: Universidad de la Republica, 2013.

8.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. A experiência do 'acontecimento' em Cortázar e Foucault: um estudo sobre o problema do pensamento e algumas implicações no campo educacional. In: VI Coloquio Internacional de Filosofia da Educação: filosofar, aprender e ensinar, 2012, Rio de Janeiro - RJ. VI Coloquio Internacional de Filosofia da Educação: filosofar, aprender e ensinar. Rio de Janeiro: UERJ, 2012.

9.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. A questão das práticas de pensamento no debate curricular a partir do encontro Foucault-Cortázar. In: ANPEd - 35.a. reunião anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e pesquisa em educação, 2012, Porto de Galinhas. Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: o Brasil do século XXI, 2012.

10.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. O pensamento como experiência de resistência: conversações com Friedrich Nietzsche e Michel Foucault. In: V CINFE - Congresso Internacional de Filosofia e Educação, 2010, Caxias do Sul - RS. V CINFE - Congresso Internacional de Filosofia e Educação. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2010.

11.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Synecdoche, New York: uma experiência (auto)biográfica de dessubjetivação. In: IV CIPA: Congresso internacional de pesquisa (auto)biográfica, 2010, São Paulo - SP. IV CIPA: Congresso internacional de pesquisa (auto)biográfica. São Paulo: Universaidade de São Paulo, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Wrtiting policies, thought policies: the 'micro-essay' as strategy. In: 11th International Deleuze and Guattari Conference, 2018, Campinas. 11th International Deleuze and Guattari Conference. Campinas: Associação de Leitura do Brasil, 2018. v. 20. p. 135-135.

2.
BENEDYKT, B. ; RIBEIRO, CINTYA REGINA . Pensar o cinema numa sociedade de controle: articulação com o campo educacional. In: IV Coloquio de Biopolítica: poder, vigilância e controle, 2013, Goiânia. IV Coloquio de Biopolítica: poder, vigilância e controle, 2013.

Artigos aceitos para publicação
1.
BENEDYKT, B. ; RIBEIRO, CINTYA REGINA . O demônio de Béla Tarr: entre cinema, literatura e educação. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE), 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Pensamento como insurgência: uma educação na perspectiva do acontecimento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Writing policies, thought policies: the 'micro-essay' as strategy. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Artes de espera e intensidades filosóficas: transmutações deleuzianas a partir de Masoch. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Arte e filosofia em Deleuze e o 'fora' filosófico-educacional: uma críticas às formas analógicas de pensamento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. A maquinaria fera-na-selva: tragicidade do pensamento no jogo entre chrónos e aión. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Entre vales, entre forças: uma perspectiva imanente de estilização. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. A estilização como objeto de interpelação ético-política em Michel Foucaul: elementos para uma problematização da forma-escola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Método como acontecimento: alguns efeitos do encontro Deleuze-Guattari para a formação de pesquisadores em educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. O pensamento trágico e a criação de outras formas de crítica: considerações sobre o estatuto político do pensar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Vinci, Christian ; RIBEIRO, CINTYA REGINA . A difusão do pensamento de Gilles Deleuze na educação brasileira: esboço de um mapa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Liberdade e poder: uma reflexão sobre práticas de economia solidária. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. A experiência do 'acontecimento' em Cortázar e Foucault: um estudo sobre o problema do pensamento e algumas implicações no campo educacional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. A questão das práticas de pensamento no debate curricular a partir do encontro Foucault-Cortázar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Pesquisando modos de subjetivação no campo da educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Poder e resistência a partir de Michel Foucault. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Synecdoche, New York: uma experiência (auto)biográfica de dessubjetivação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. O pensamento como experiência de resistência: conversações com Friedrich Nietzsche e Michel Foucault. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
FREITAS, L.B. ; RIBEIRO, CINTYA REGINA . Narrativas de ficção e ensino de física na contemporaneidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
FERNANDES, M. A. M. ; RIBEIRO, CINTYA REGINA . O pensamento científico e a educação na contemporaneidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Análise documental de registros avaliativos do Curso de Formação de Gestores. 2003.

Trabalhos técnicos
1.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Parecer de mérito para publicação de artigo junto ao periódico Estudos em Avaliação Educacional, da Fundação Carlos Chagas.. 2015.

2.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Parecer de mérito referente ao projeto inscrito no Programa Aprender com Cultura e Extensão - 2015. 2015.

3.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Parecer de mérito referente a processo seletivo para bolsa de doutorado Capes/CNPq. FEUSP, 2015. 2015.

4.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Relatórios de supervisões de monitorias junto ao PAE - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - USP/FEUSP. 2015.

5.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Parecer de mérito referente ao projeto inscrito no Programa Aprender com Cultura e Extensão - 09/02/2014. 2014.

6.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Parecer de mérito referente a processo seletivo para bolsa de mestrado Capes/CNPq. FEUSP, 2014. 2014.

7.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Parecer de mérito referente a processo seletivo para bolsa de doutorado Capes/CNPq. FEUSP, 2014. 2014.

8.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Relatórios de supervisões de monitorias junto ao PAE - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - USP/FEUSP. 2014.

9.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Parecer de mérito referente à avaliação de concessão de bolsa de doutorado - 11/11/2013. 2013.

10.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Parecer de mérito referente à avaliação para publicação de artigo junto ao periódico Educação e Pesquisa - FEUSP - 28/06/2013. 2013.

11.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Parecer de mérito referente à avaliação para publicação de artigo junto ao periódico Educação e Pesquisa - FEUSP - 05/07/2012. 2012.

12.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Parecer de mérito referente à avaliação para publicação de artigo junto ao periódico Revista Proposições - F.E. Unicamp - 01/11/2012. 2012.

13.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Parecer de mérito referente à avaliação para publicação de artigo junto ao periódico Educação e Pesquisa - FEUSP - 15/09/2012. 2012.

14.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Parecer de mérito referente a projeto de pesquisa inscrito no processo seletivo de bolsas mestrado/doutorado 2010/2011. 2011.

15.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Parecer de mérito referente à avaliação para publicação de artigo no periódico Educação e Pesquisa - FEUSP. 2011.

16.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Parecer de mérito referente à avaliação para publicação de artigo no periódico Educação e Pesquisa - FEUSP. 2011.

17.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Parecer de mérito referente a projeto de Iniciação Científica junto à Comissão de Pesquisa - FEUSP. 2010.

18.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Parecer referente à publicação de artigo junto à Revista Educação e Pesquisa - FEUSP. 2010.

19.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Parecer de mérito referente à avaliação de concessão de bolsa de estudos para projeto de pós graduação. 2010.

20.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Parecer de mérito para avaliação de publicação de artigo junto à Revista Educação e Pesquisa - FEUSP. 2010.

21.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Pareceres sobre artigos para publicação na Revista Educação e Pesquisa.. 2009.

22.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Parecer referente à publicação de artigo junto à Revista Pro-Posições - UNICAMP - SP. 2009.

23.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Pareceres sobre artigos para publicação na Revista Educação e Pesquisa.. 2008.

24.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Parecer de mérito sobre projeto de pesquisa junto à Comissão de Pós-graduação da FEUSP.. 2008.

25.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Pesquisa avaliativa do Programa Prêmio Itau/UNIICEF. 2006.


Demais tipos de produção técnica
1.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. A questão do indiscernível nos estudos literários de Gilles Deleuze: contribuições às discussões acerca da experiência de pensamrento, filosofia e educação. 2017. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CAZETTA, V.; RIBEIRO, CINTYA REGINA; PREVE, A. M. H.; OLIVEIRA, R. C.. Participação em banca de Jonathan Mendes Tavares. Corpo sem órgãos: rupturas imperceptíveis para desfazer o organismo. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos Culturais) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - USP.

2.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; BOCHETTI, A.; SANTOS, C. E. A.. Participação em banca de Diego Elias dos Santos. Foucault como gesto sem autoria: uma incursão pelos cursos do Collége de France (1970-1984). 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

3.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; AQUINO, J. G.; HONORIO, T. H. S.. Participação em banca de Anna Carolina Ferreira Lima. Residências artísticas: a política como experiência performativa. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

4.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; FAVARETTO, C. F.; KOSSOVITCH, L.. Participação em banca de Breno Isaac Benedykt. O teorema de Béla Tarr: um estudo sobre imagem e pensamento. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

5.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; BOCHETTI, A.; JARDIM, F. A. A.. Participação em banca de Lucas Bizarria Freitas. Práticas científicas contemporâneas: uma perspectiva de imanência. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

6.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; CARVALHO, A. F.; RIBEIRO, C. E.. Participação em banca de Talitha de Medeiros Moreira. Campos de experimentação na educação contemporânea e suas possibilidades perante as atualizações da pastoral cristã: um estudo foucaultiano. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

7.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; AQUINO, J. G.; CORAZZA, S. M.. Participação em banca de Gustavo Henrique Guiral dos Santos. Por uma história outra da literatura: à guisa de um almanaque sobre os discursos de posse da Academia Brasileira de Letras (1897-2014). 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

8.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; AQUINO, J. G.; CARVALHO, A. F.. Participação em banca de Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci. Deleuze-Guattarinianas: experimentações educacionais com o pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari (1990-2013). 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

9.
FAVARETTO, C. F.; INFORSATO, E. A.; RIBEIRO, CINTYA REGINA. Participação em banca de Priscyla Mamy Okuyama. Um estado de arte sem arte: estratégias de acompanhamento de crianças e adolescentes. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

10.
BELINTANE, C.; RIBEIRO, CINTYA REGINA; LOPES, M. C. R.. Participação em banca de Simone Aparecida Conceição Favaretto. Um discurso sobre a escolarização da língua materna: língua, linguagem e lingua(gem). 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

11.
SOUZA, D. T. R.; RIBEIRO, CINTYA REGINA; SARTI, F. M.. Participação em banca de Fabiana Olivieri Catanzaro. O Programa São Paulo faz escola e suas apropriações no cotidiano de uma escola de ensino médio. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da USP.

12.
AQUINO, J. G.; RIBEIRO, CINTYA REGINA; GALLO, S. D. O.. Participação em banca de Danilo Alexandre Ferreira de Camargo. O abolicionismo escolar: reflexões a partir do adoecimento e da deserção dos professores. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da USP.

13.
AQUINO, J. G.; RIBEIRO, CINTYA REGINA; BATISTA, L. A. S.. Participação em banca de Elisa Vieira. A cidade e o governo dos homens: sobre o lastro educacional da urbanidade contemporânea. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

14.
FRANCISCO, M. F. S.; RIBEIRO, CINTYA REGINA; GALLO, S. D. O.. Participação em banca de Lou Guimarães Leão Caffagni. Técnicas pedagógicas do sistema socioeducativo. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

15.
SANTOS, R. C.; RIBEIRO, CINTYA REGINA; GREINER, C.. Participação em banca de Saulo Tavares da Mota. Individualismo conectado: governo de si e dos outros nas redes sociais. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

16.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; FAVARETTO, C.F.; CARVALHO, F. A. D.. Participação em banca de Fabiano Ramos Torres. A estética da sensibilidade nas diretrizes curriculares nacionais. 2011 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

17.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; SCHILLING, F.I.; GALLO, S. D. O.. Participação em banca de Wellington Tibério. A judicialização das relações escolares: um estudo sobre produção de professores. 2011 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

18.
AQUINO, J. G.; RIBEIRO, CINTYA REGINA; VICENTIN, M.C.G.. Participação em banca de Marta Serra Young Picchioni. À sombra do assembleísmo pedagógico: fazeres escolares democráticos e tecnologias do Eu. 2010 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

19.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; MUSSE, R.; FRANCISCO, M. F. S.. Participação em banca de André de Freitas Dutra. O professor orientador de informática educativa - POIE das escolas do município de São Paulo. 2010 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

20.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; SCHILLING, F.I.; TAVARES, R.J.C.. Participação em banca de Arthur Alves de Oliveira Chagas. O transbordamento do lúdico e da biopolítica em jogos massive multiplayer on line: um estudo sobre o World of Warcraft. 2010 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

21.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; ROLNIK, S.B.; VICENTIN, M.C.G.. Participação em banca de Paula Chieffi. Políticas outras. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

22.
AQUINO, J. G.; PRESTES, M.E.B.P.; RIBEIRO, CINTYA REGINA. Participação em banca de Luciana Valeria Nogueira. Aproximações entre biologia e bioarte: um ensaio sobre a biocontemporaneidade. 2009 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; AQUINO, J. G.; NOGUEIRA, R. E.; VALVERDE, R. R. H. F.; CAZETTA, V.. Participação em banca de Ana Paula Nunes Chaves. Por outras espacialidades: uma cartografia da pedagogização no Parque Ibirapuera, SP. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

2.
BUENO, B. A. B. O.; RIBEIRO, CINTYA REGINA; AQUINO, J. G.; FISCHER, R. M. B.; GONDRA, J. G.. Participação em banca de André Bocchetti. A era do preparo: hiperformatividade e instrumentalização dos modos de existir. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

3.
SPINK, M. J.; RIBEIRO, CINTYA REGINA; VICENTIN, M.C.G.; MELLO, R. P.; GARCIA, C. C.. Participação em banca de Maria Lucia Chaves Lima. O uso do nome social como estratégia de inclusão escolar de transexuais e travestis. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
AQUINO, J. G.; RIBEIRO, CINTYA REGINA; BOTO, C. J. M. C. R.; TAGLIAVINI, J. V.; RISCAL, S. A.. Participação em banca de Carlos Rubens de Souza Costa. O pastorado cristão e o dispositivo pedagógico: elementos para uma arqueogenealogia da educação escolar. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da USP.

5.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; FAVARETTO, C.F.; KOSSOVITCH, L.; PELBART,; GHIRARDI, M. I. G.. Participação em banca de Erika Alvarez Inforsato. Desobramento: constelações clínicas e políticas do comum. 2010 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

6.
AUAD, D.; BUJES, M.I.E.; KISHIMOTO, T.M.; MATE, C.H.; RIBEIRO, CINTYA REGINA. Participação em banca de Aliandra Cristina Mesomo Lira. Problematizando o uso dos jogos e das brincadeiras na educação de crianças de 0 a 6 anos: uma análise de propostas exemplares. 2009 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
AQUINO, J. G.; RIBEIRO, CINTYA REGINA; RAMIIREZ, C. E. N.. Participação em banca de Elisa Vieira. Sobre o expansionismo pedagógico contemporâneo: uma arqueogenealogia da intensificação das experiências educativas não escolares. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

2.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; FAVARETTO, C. F.; AQUINO, J. G.. Participação em banca de Fabiano Ramos Torres. Processos de captura e formação: agenciamento da sensibilidade e capitalismo estético nas periferias da cidade de São Paulo. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

3.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; FAVARETTO, C. F.; PELBART, P. P.. Participação em banca de Paula Chieffi. O que pode a educação: uma perspectiva clínica. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

4.
AQUINO, J. G.; JARDIM, F. A. A.; RIBEIRO, CINTYA REGINA. Participação em banca de Gisela Maria do Val. Topografias discursivas da modernidade educativa brasileira no século XIX: dos ditos ordinários aos insignes. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da USP.

5.
SPINK, M. J.; SANTANNA, D. B.; RIBEIRO, CINTYA REGINA; MELLO, R. P.. Participação em banca de Maria Lucia Chaves Lima. Experiências escolares de travestis e transexuais: entre heteronormatividade e políticas públicas. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; FREITAS, A.; CARNEIRO, S. R. G.. Participação em banca de Sérgio Lima dos Santos Nastasi. Devir-ocupa: ativismos das juventudes contemporâneas contra as imagens-clichê. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do ABC.

2.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; HENZ, A. O.; DIAS, S. O.. Participação em banca de Ingrid Rodrigues Gonçalves. Arquivo-vida: composições de modos de existência na contemporaneidade. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

3.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; BOCHETTI, A.; AQUINO, J. G.. Participação em banca de Diego Elias dos Santos. A problematização da vida a partir de estudos foucaultianos: implicações na pesquisa educacional. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Faculdade de Educação da USP.

4.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; MATE, C.H.; CHIQUITO, R. S.. Participação em banca de Diana Zaraya Ribeiro. A prática dos "combinados" no processo de legitimação moral no governo da criança e da infância. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Faculdade de Educação da USP.

5.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; CARVALHO, A. F.; GALLO, S. D. O.. Participação em banca de Lilian dos Santos Silva. Machado na aula: em busca de signos e intercessores para potencialização de experiências subjetivas na aprendizagem. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

6.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; CARVALHO, A. F.; RIBEIRO, C. E.. Participação em banca de Talitha de Medeiros Moreira. Atualizações da pastoral cristã na educação contemporânea. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

7.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; AQUINO, J. G.; ANDRE, C. M.. Participação em banca de Anna Carolina Ferreira LIma. Residências artísticas: outras políticas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

8.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; MACHADO, A. M.; COELHO, L. M. C. C.. Participação em banca de Patricia Peixoto Zapletal. Ampliação da jornada escolar: mais aprendizagem de quê?. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

9.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; FAVARETTO, C. F.; PELBART, P. P.. Participação em banca de Breno Isaac Benedykt. Béla Tarr e a experiência intensiva do pensamento: encontros entre cinema e educação. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

10.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; AQUINO, J. G.; PARAISO, M. A.. Participação em banca de Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci. Apropriações do pensamento de Gilles Deleuze no campo educacional (1990-2011). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

11.
AQUINO, J. G.; RIBEIRO, CINTYA REGINA; CORAZZA, S. M.. Participação em banca de Gustavo Henrique Guiral dos Santos. Emergência da prática literária como governo da escrita: um estudo dos discursos de posse da Academia Brasileira de Letras (1897-2013)i. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

12.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; RISCAL, S. A.; JARDIM, F. A. A.. Participação em banca de Lucas Bizarria Freitas. O ensino do modo de ser científico: a relação homem-mundo como eixo de problematização. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

13.
FAVARETTO, C. F.; RIBEIRO, CINTYA REGINA; INFORSATO, E. A.. Participação em banca de Priscyla Mamy Okuyama. Por um estado de arte sem arte: estratégias de acompanhamento de crianças e adolescentes. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

14.
BELINTANE, C.; RIBEIRO, CINTYA REGINA; LOPES, M. C. R.. Participação em banca de Simone Aparecida Conceição Favaretto. Ensino de língua e linguagem como espaço de dizer de si. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; VAZ, J. C.; JAYO, M.. Participação em banca de Ingrid Rodrigues Gonçalves.Micropolíticas contemporâneas do processo de digitalização do parque exibidor cinematográfico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão em políticas públicas) - Escola de Artes, Ciências e umanidades da Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Processo seletivo para contratação de um professor doutor em RTP cf. Edital FEUSP 006/2011. 2011. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

2.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; Oliveira, C.M.A.; SCARPA, D.L.. Participação na banca de concurso para a função de educador (Coordenador Pedagógico/ Professor cf. Edital FEUSP 35/2010 Ensino Fundamental I) da Escola de Aplicação - FEUSP. 2010. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

3.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; Oliveira, C.M.A.; SCARPA, D.L.. Participação na banca de concurso para a função de educador (Coordenador Pedagógico/ Professor cf. Edital FEUSP 08/2010 Ensino Fundamental I) da Escola de Aplicação - FEUSP. 2010. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Outras participações
1.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; FRANCISCO, M. F. S.; GALLO, S. D. O.. Uma análise micropolítica das medidas sócio-educativas. 2011. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

2.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; AQUINO, J. G.; BATISTA, L. A. S.. Cidade, educação e processos de subjetivação: uma análise de inspiração genealógica. 2011. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

3.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; AQUINO, J. G.; GALLO, S. D. O.. Governamentalizando a insalubridade escolar: um estudo sobre a doença e a saúde docentes. 2011. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

4.
AQUINO, J. G.; FRANÇA, S.A.M.; RIBEIRO, CINTYA REGINA. A "verdade" da educação: o governamento escolar pelos textos jornalísticos. 2010. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

5.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; SCHILLING, F.I.; GALLO, S. D. O.. Governamentalidade e educação: estudo sobre tecnologias de produção de professores. 2010. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

6.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; COLLELO, S. M. G.; SILVA, N.. A influência da família no processo de alfabetização: um estudo comparativo numa instituição filantrópica de semi-internato na cidade de São Paulo. 2010. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

7.
KUBLIKOWSKI, I.; MACEDO, R.M.S.; RIBEIRO, CINTYA REGINA; SANTOS, M.A.G.. Casa de pais, escola de filhos: um estudo sobre transformações nos valores, práticas e significados de educar filhos em famílias de baixa renda. 2009. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; SCHILLING, F.I.; TAVARES, R.J.C.. Coalizões, hibridismos, simulações: os novos sujeitos ciborgues - um estudo sobre os encontros e explorações em amebientes virtuais de jogos eletrônicos. 2009. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

9.
AQUINO, J. G.; PRESTES, M.E.B.P.; RIBEIRO, CINTYA REGINA. Das relações entre biologia e biopolítica: aproximações. 2008. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

10.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; ROLNIK, S.B.; VICENTIN, M.C.G.. Políticas outras. 2008. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
11th International Deleuze anda Guattari Conference. Writing policies, thought policies: the "micro-essay" as strategy. 2018. (Congresso).

2.
26o. Simpósio de Iniciação Científica da USP.Fronteiras, cruzamentos e circulações no campo educacional. 2018. (Simpósio).

3.
Esquizoarte V Seminário do Imago: Educação e esquizoarte: o fora das telas, fora das linhas, fora das margens, fora....Nomadizar imagens, nomadizar pensamentos: um aprendizado de pesquisa a partir de Agnes Varda. 2018. (Seminário).

4.
Esquizoarte V Seminário do Imago: Educação e esquizoarte: o fora das telas, fora das linhas, fora das margens, fora....Cenário marginal: o que vaza de uma imagem?. 2018. (Seminário).

5.
I Encontro do Programa de Pós Graduação da FEUSP.Filosofia Moderna e Contemporânea. 2018. (Encontro).

6.
III Congresso da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação. A escola e o vitalismo de seus problemas. 2018. (Congresso).

7.
IV Seminário de Internacionalização da Faculdade de Educação da USP.Filosofias do acontecimento e educação: uma discussão sobre experiências de pensamento. 2018. (Seminário).

8.
24o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica.Comunicação de pesquisa de Iniciação Científica. 2017. (Simpósio).

9.
III Encontro do GT Deleuze.Artes de espera e intensidades filosóficas: transmutações deleuzianas a partir de Masoch. 2017. (Encontro).

10.
IV Congreso Latinoamericano de Filosofia de la Educacion. Um problema, um acontecimento: política e ética da pergunta-verbo. 2017. (Congresso).

11.
Jornadas de História e Filosofia da Educação.As pedagogias contemporãneas em xeque: de qual liberdade se fala?. 2017. (Simpósio).

12.
12o. Congresso Internacional de Estétical: o trágico, o sublime e a melancolia. Entre vales, entre forças: uma perspectiva imanente de estilização. 2015. (Congresso).

13.
III. Congreso latinoamericano de filosofía de la educación. Arte e filosofia em Deleuze e o. 2015. (Congresso).

14.
II Seminário de estética e crítica de arte: arte e política - territórios em disputa.Estilização e política: algumas considerações a partir de experiências filosófico-literárias. 2015. (Seminário).

15.
IV Encontro da área de Filosofia e Educação.IV Encontro da área de Filosofia e Educação. 2015. (Encontro).

16.
VI Seminário Conexões Deleuze e máquinas e devires e....A maquinaria fera-na-selva: tragicidade do pensamento no jogo entre chrónos e aión. 2015. (Seminário).

17.
22o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP/fe."Perspectiva dos alunos sobre aspectos da escolarização". 2014. (Simpósio).

18.
22o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP/FE."Repercussões sobre programas de formação continuada de professores". 2014. (Simpósio).

19.
22o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica eTecnológica da USP - SIICUSP.Avaliação. 2014. (Simpósio).

20.
IJornada Internacional de Filosofia da Educação / III Jornada deFilosofia da Educação. 2014. (Outra).

21.
I Jornada Internacional de Filosofia da Educação / III Jornada deFilosofia da Educação.Método como acontecimento: alguns efeitos do encontro Deleuze-Guattari para a formação de pesquisadores em educação. 2014. (Outra).

22.
VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação.A estilização como objeto de interpelação ético-política em Michel Foucault: elementos para uma problematização da forma-escola. 2014. (Outra).

23.
VI Seminário de dissertações e teses do Programa de Pós-Graduação em Educação.Seminários de dissertações e teses. 2014. (Seminário).

24.
2o. Congresso latinoamericano de filosofia de la educacion. O pensamento trágico e a criação de outras formas de crítica: considerações sobre o estatuto político do pensar. 2013. (Congresso).

25.
2o. Congresso latinoamericano de filosofia de la educacion. A difusão do pensamento de Gilles Deleuze na educação brasileira: esboço de um mapa. 2013. (Congresso).

26.
2o. Congresso latinoamericano de filosofia de la educacion. 2013. (Congresso).

27.
IV Colóquio Latinoamericano de biopolítica e II Colóquio internacional de biopolitica e educacion. Considerações sobre a condição estético-política do pensamento a partir da experiência do trágico em Nietzsche e Foucault. 2013. (Congresso).

28.
ANPEd - 35.a. reunião anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e pesquisa em educação. 2012. (Congresso).

29.
ANPEd - 35.a. reunião anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e pesquisa em educação. A questão das práticas de pensamento no debate curricular a partir do encontro Foucault-Cortázar. 2012. (Congresso).

30.
I Seminário Internacional sobre infâncias e pós-colonialismo.A antropofagia para pensar a descolonização das infâncias. 2012. (Seminário).

31.
I Seminário Internacional sobre infâncias e pós-colonialismo. 2012. (Seminário).

32.
VI Coloquio Internacional de Filosofia da Educação: filosofar, aprender e ensinar. A experiência do acontecimento em Cortázar e Foucault: um estudo sobre o problema do pensamento e algumas implicações no campo educacional. 2012. (Congresso).

33.
Cultura e extensão na Universidade: conceitos, ações e processos. 2011. (Outra).

34.
I Forum de Cultura e extensão da FEUSP.Projetos do Programa Aprender com cultura e extensão - edição 2010. 2011. (Seminário).

35.
VII Colóquio Internacional Michel Foucault - O mesmo e o outro - 50 anos de história da loucura (1961/2011) 2011. 2011. (Congresso).

36.
IV CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. Synecdoche, New York: uma experiência (auto)biográfica de dessubjetivação. 2010. (Congresso).

37.
Seminário "Como investir em cultura?". 2010. (Seminário).

38.
V CINFE - Congresso Internacional de Filosofia e Educação. O pensamento como experiência de resistência: conversações com Friedrich Nietzsche e Michel Foucault. 2010. (Congresso).

39.
VI Mostra de pesquisa e produção em Psicologia da Educação.Narrativas de ficção e ensino de Física na contemporaneidade. 2010. (Encontro).

40.
VI Mostra de Pesquisa e Produção em Psicologia da Educação.O pensamento científico e a educação na contemporaneidade. 2010. (Encontro).

41.
17. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Coordenação da mesa "Pos-modernidade / contemporaneidade". 2009. (Simpósio).

42.
VII Semana da Educação - 40 anos da Faculdade de Educação, 50 anos da Escola de Aplicação: conquistas e desafios.Coordenação de apresentação de trabalhos. 2009. (Encontro).

43.
16. Simposio Internacional de Iniciação científica da USP.Coordenação da mesa "Políticas Públicas II". 2008. (Simpósio).

44.
Conferência: O sentido formativo das humanidades. Organização: Instituto de Estudos Avançados e FEUSP. 2008. (Outra).

45.
I Colóquio Nacional Michel Foucault: Educação, Filosofia, História - Transversais. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. I Forum de Cultura e Extensão da FEUSP. 2011. (Outro).

2.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. IV CIPA - Congresso Internacional sobre pesquisa (auto)biográfica. 2010. (Congresso).

3.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. 18.SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2010. (Congresso).

4.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. 17.SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Carlos Eduardo Alves Santos. Feito signos e partículas: movimentos entre a escrita e a pesquisa. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Pedro Paulo Ferreira Felippe da Silva. Prefácios, discursos e estratégias: Um estudo sobre o espaço da linguagem no pensamento. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. (Orientador).

3.
Ingrid Rodrigues Gonçalves. Arquivo-vida: composições de modos de existência na contemporaneidade. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Simony Cristina Teixeira dos Anjos. Diálogos entre Antropologia e Educação: encontros dos campos do conhecimento nos congressos da ABA e da Anped. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da USP. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Lilian dos Santos Silva. Contribuições deleuzianas para a educação: uma investigação sobre o aprender a partir da variação de signos na literatura. Início: 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Anna Carolina Ferreira Lima. Entre o vivível e o invivível: um estudo da edição e estilização do gesto. Início: 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. (Orientador).

3.
Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci. Experimentação e prudência na pesquisa educacional deleuziana e deleuze-guattariana. Início: 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Laura Santana Lima. Modos de saber, modos de viver: as práticas de samba de roda. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da USP, . Orientador: Cintya Regina Ribeiro.

2.
Rodolfo Samuel da Silva Neviani. Verdade em rede: veridicção e ativismo no contexto da internet. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da USP, . Orientador: Cintya Regina Ribeiro.

3.
Diego Elias dos Santos. Foucault como gesto sem autoria: uma incursão pelos cursos do Collège de France (1970-1984). 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Cintya Regina Ribeiro.

4.
Breno Isaac Benedykt. O teorema de Béla Tarr: um estudo sobre imagem e pensamento. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Cintya Regina Ribeiro.

5.
Anna Carolina Ferreira Lima. Residências Artísticas: a política como experiência performativa. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Cintya Regina Ribeiro.

6.
Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci. Deleuze-guattarinianas: experimentações educacionias com o pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari (1990-2013). 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Cintya Regina Ribeiro.

7.
Lucas Bizarria Freitas. Práticas científicas contemporâneas: uma perspectiva de imanência. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Cintya Regina Ribeiro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lucas Bizarria Freitas. A colonização discursiva no ensino de ciências. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientador: Cintya Regina Ribeiro.

Iniciação científica
1.
Taís Kozlakowski Patrício. Neurociência: a nova tecnologia de poder da educação?. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP. Orientador: Cintya Regina Ribeiro.

2.
Laura Santana Lima. Conduta sustentável e educação: a educação da sustentabilidade no discurso da imprensa paulista. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP. Orientador: Cintya Regina Ribeiro.

3.
Breno Isaac Benedykt. Das verdades pedagógicas à linguagem cinematográfica. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Cintya Regina Ribeiro.

4.
Raphael Mejias Dias. Modos de subjetivação e resistência: a questão do pensamento em educação. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP. Orientador: Cintya Regina Ribeiro.

5.
Lucas Bizarria Freitas. Narrativas de ficção e ensino da Física na contemporaneidade. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP. Orientador: Cintya Regina Ribeiro.

6.
Maria Angélica Moreira Fernandes. O pensamento científico e a educação na contemporaneidade. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP. Orientador: Cintya Regina Ribeiro.

7.
Lucas Bizarria Freitas. Física e educação na contemporaneidade. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP. Orientador: Cintya Regina Ribeiro.

Orientações de outra natureza
1.
Erika Spada. Publicação Virtual CCEx. 2012. Orientação de outra natureza. (Licenciatura) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Orientador: Cintya Regina Ribeiro.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
VINCI, C. F. R. G.2017 VINCI, C. F. R. G. ; RIBEIRO, CINTYA REGINA . Experimentações com a Pesquisa Educacional Deleuze-Guattariana no Brasil. EDucação e Realidade Edição eletrônica, v. 43, p. 23-44, 2017.


Livros e capítulos
1.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Por uma antropofagia rizomática para pensar as infâncias: algumas considerações a partir de Deleuze e Guattari. In: Ana Lucia Goulart de Faria; Alex Barreiro; Elina Elias de Macedo; Flávio Santiago; Solange Estanislau dos Santos. (Org.). Infâncias e pós-colonialismo: pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras. 1ed.Campinas: Leitura Crítica; ALB Associação de leitura do Brasil, 2015, v. 1, p. 71-94.

2.
RIBEIRO, CINTYA REGINA; VINCI, C. F. R. G. . Voragem: aula com Félix Guattari. In: HEUSER, Esther M. Dreher; AQUINO, Julio Groppa; CORAZZA, Sandra Mara. (Org.). Aulas com... em vias de uma didática da invenção. 1ed.Cascavel: EDIUNIOESTE, 2018, v. 1, p. 187-198.

3.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Cultura e identidade em tempos pós-modernos. In: REGO, Teresa Cristina. (Org.). Paulo Freire: a educação como ato político. 1ed.São Paulo: Editora Segmento, 2018, v. 4, p. 89-100.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Cultura e identidade em tempos pós-modernos. Educação (São Paulo), São Paulo - SP, p. 62 - 71, 01 dez. 2010.


Apresentações de Trabalho
1.
RIBEIRO, CINTYA REGINA. Pensamento como insurgência: uma educação na perspectiva do acontecimento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 16:42:06