Maria Cecília Gomes Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3600063255105956
  • Última atualização do currículo em 18/04/2017


Doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP) com período sanduíche no International Institute of Social Studies (ISS)/Erasmus University Rotterdam. Mestre em Administração Pública e Governo pela FGV/EAESP e graduada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Áreas de pesquisa: administração pública, políticas públicas, ação pública, desigualdades, pobreza, políticas de educação, regime de colaboração e gestão escolar. Atualmente trabalha como assessora especial na Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Cecília Gomes Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, M. C. G.;PEREIRA, Maria Cecília Gomes

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo, Gabinete.
Avenida Cezar Hilal, 1111
Santa Lúcia
29056085 - Vitória, ES - Brasil
Telefone: (27) 36367600
URL da Homepage: http://sedu.es.gov.br/


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Administração Pública e Governo.
Fundação Getúlio Vargas - São Paulo, FGV-SP, Brasil.
com período sanduíche em International Institute of Social Studies (Orientador: Lee Jonathan Pegler).
Título: Água e convivência com o semiárido: múltiplas águas, distribuições e realidades, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Marta Ferreira Santos Farah.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Acesso à água; Ação Pública; Teoria Ator-Rede; Convivência com o semiárido.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2009 - 2011
Mestrado em Administração Pública e Governo.
Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
Título: Luta por reconhecimento e desigualdade social: uma análise da experiência dos catadores da Asmare em Belo Horizonte (MG),Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Marco Antonio Carvalho Teixeira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Catadores de recicláveis; Desigualdade social; Luta por reconhecimento; Políticas Públicas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2005 - 2008
Graduação em Administração.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Construção social do meio ambiente e da cidadania: estudo de caso sobre o assentamento Dom Orione em Betim - MG.
Orientador: Armindo dos Santos de Sousa Teodósio.




Formação Complementar


2012 - 2012
Gobernanza y redes de políticas públicas. (Carga horária: 25h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
CAPDOCTV Básico. (Carga horária: 16h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Pesquisadora do projeto ?Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) Comparativa entre Tecnologias de Aproveitamento Energético de Resíduos Sólidos? (P&D ANEEL 0393-00611) , integrante da equipe responsável pela Etapa 8, que discutiu os aspectos sociais e de saúde relacionados ao tema, sob coordenação da Profª Drª Maria Cecília Loschiavo dos Santos do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) do IEE/USP.


Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora auxiliar do curso de gestão pública.


Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Centro de Estudos em Administração Pública e Governo - CEAPG

Atividades

01/2012 - Atual
Extensão universitária , Escola de Administração de Empresas de São Paulo, CEAPG - Centro de Estudos em Administração Pública e Governo.

Atividade de extensão realizada
Integrante da Equipe de Coordenação do Projeto Conexão Local Modalidade Interuniversitária.
04/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Administração de Empresas de São Paulo, CEAPG - Centro de Estudos em Administração Pública e Governo.

03/2011 - 04/2012
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Escola de Administração de Empresas de São Paulo.

Atividade realizada
Atividades de apoio ao monitoramento e avaliação dos dados de produção bibliográfica enviados para a Capes - Relatório Capes e Avaliação dos Programas de Pós-Graduação..

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Atividades

03/2006 - 12/2007
Extensão universitária , Departamento de Administração - ICEG/PUC Minas, .

Atividade de extensão realizada
Atividades de extensão no projeto "Parcerias em Gestão Social". Projeto comunitário para capacitação de gestores, inserção laboral e geração de renda..


Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento Local e Redução da Pobreza


Projetos de pesquisa


2012 - 2013
Governança das Secretarias Estaduais de Educação: diagnóstico e propostas de aperfeiçoamento
Descrição: A pesquisa teve como objetivo analisar a governança das secretarias estaduais de educação de todos os estados brasileiros, por meio da identificação da situação atual, dos problemas, de inovações, assim como das possibilidades de cooperação para melhoria da gestão.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) Comparativa entre Tecnologias de Aproveitamento Energético de Resíduos Sólidos
Descrição: O projeto teve por objetivo principal elaborar estudo comparativo por meio da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) do potencial de geração de energia elétrica proveniente do aproveitamento energético de tecnologias de tratamento e disposição final de resíduos sólidos (de origem domiciliar, poda, varrição, comercial e industrial não perigoso), incluindo lodo proveniente de estação de tratamento de esgoto. Como objetivos secundários, foram incluídas as análises dos aspectos econômicos, mercadológicos e sociais das tecnologias avaliadas. Participei como pesquisadora da equipe responsável pela Etapa 8, que discutiu os aspectos sociais e de saúde relacionados ao tema, sob coordenação da Profª Drª Maria Cecília Loschiavo dos Santos do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) do IEE/USP. Este projeto foi executado por equipes do Centro Nacional de Referência em Biomassa do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (CENBIO/IEE/USP) ? equipe líder, do Grupo de prevenção á Poluição (GP2) do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), do Centro de Estudos de Regulação e Qualidade de Energia (ENERQ) do Departamento de Engenharia Elétrica da EPUSP, do Programa de Pós Graduação em Energia (PPGE) do IEE/USP e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) do IEE/USP..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2011
Políticas Públicas em Jirau - Porto Velho (RO)
Descrição: Elaboração de um estudo sobre o orçamento público e as políticas públicas de desenvolvimento para a região do AHE Jirau. A pesquisa foi realizada por meio de visitas de campo à Porto Velho e Brasília, de realização de entrevistas semi-estruturadas com diferentes atores, e de análises de documentos oficiais sobre os orçamentos públicos nas três esferas (federal, estadual e municipal), disponíveis em sítios públicos. Buscou-se constituir um quadro sobre as políticas públicas para a região em questão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Maria Cecília Gomes Pereira - Integrante / Marco Antonio Carvalho Teixeira - Coordenador / Marcus Vinicius Peinado Gomes - Integrante / Fernando Burgos Pimentel dos Santos - Integrante / Lucio Nagib Bittencourt - Integrante / Telma Hoyler - Integrante.
2010 - 2010
Hospital Sofia Feldman: uma experiência de inovação contínua
Descrição: O Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG), da Fundação Getúlio Vargas, desde o início de suas atividades, busca identificar experiências que nascem a partir das práticas e tensões do dia a dia a fim de atender a demandas específicas. Inicialmente a identificação das experiências era realizada por meio do Prêmio Gestão Pública e Cidadania, que anualmente identificava cerca de 800 experiências nas diversas áreas da gestão pública e premiava as 20 mais inovadoras. Apesar do encerramento do ciclo de premiação em 2005, o estudo das iniciativas premiadas demonstrou que as ações autóctones se caracterizam por serem processos abertos, que agregam diferentes atores e estratégias ao longo do caminho. Sem se aterem às distinções formais entre estado e sociedade civil, buscam soluções a partir de recursos e oportunidades disponíveis, criando versões híbridas de relacionamento dentro de uma abordagem mais igualitária e inclusiva. A partir dessa perspectiva, o CEAPG continua identificando experiências inovadoras utilizando diferentes estratégias, por exemplo, foi o diálogo com pesquisadores e profissionais da Saúde que apontou o Hospital Sofia Feldman como uma inovação autóctone de gestão em saúde. O Hospital Sofia Feldman é resultado das lutas da comunidade; desde o inicio, há participação ativa de um grupo organizado da sociedade civil no delineamento do projeto, em sua implantação e na gestão das ações desenvolvidas. Atualmente, a temática da gestão hospitalar, a inserção dos equipamentos sociais nas comunidades de seu entorno e o controle social das suas prioridades e modos de ação é de extrema importância para as propostas da saúde pública brasileira. É nesse enquadre que nos propusemos documentar e sistematizar a experiência do Hospital Sofia Feldman..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2009
Pesquisa Gestão Escolar e Qualidade da Educação: um estudo sobre dez escolas paulistas
Descrição: Estudo de dez escolas paulistas, escolhidas conforme sua nota no IDEB e por meio de um modelo estatístico que retira os efeitos extra-escolares do desempenho dos alunos. O objetivo do trabalho foi testar as hipóteses do efeito do fator gestão sobre a diferença de desempenho das escolas, confirmado empiricamente em oito dos dez casos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) .
Integrantes: Maria Cecília Gomes Pereira - Integrante / Fernando Luiz Abrucio - Coordenador / Cristina Sydow - Integrante / Catarina Ianni - Integrante / Leandro Damásio - Integrante / Marcus Vinicius Peinado Gomes - Integrante.Financiador(es): Fundação Victor Civita - Remuneração.
2007 - 2008
Governo, Setor Privado e Sociedade Civil para o Desenvolvimento Sustentável: construindo uma sinergia colaborativa na América Latina, pesquisa em parceria com o Research Center for Leadership in Action (RCLA) da Robert Wagner School da New York University
Descrição: Investigação sobre parcerias tri-setoriais, ou seja, articulações colaborativas que envolvem simultaneamente atores do Estado, da sociedade civil e do mercado em projetos sociais e ambientais apoiados pela Fundação Avina no Brasil e na Colômbia, com duas propostas metodológicas, a realização de "Estudos de Caso Extendidos" e a construção coletiva de saberes entre pesquisadores e ativistas da gestão social através dos chamados "Círculos de Ação Reflexão".
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Maria Cecília Gomes Pereira - Integrante / Laura Marques Martins - Integrante / Raphael Rezende Esteves - Integrante / Roberto Patrus Mundim Penna - Integrante / Antônio Moreira de Carvalho Neto - Integrante / Armindo dos Santos de Sousa Teodósio - Integrante / Carla Bronzo Ladeira Carneiro - Integrante / Márcia Cristina Gomes Rocha - Integrante / Sonia Ospina - Coordenador / Amparo Hofmann-Pinilla - Integrante / Andres Munoz - Integrante / Rubén Fernández - Integrante / Diana Castro - Integrante / Aydee Tamayo - Integrante.Financiador(es): Fundação Avina Brasil - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2010 - 2014
Projeto Conexão Local - Modalidade Interuniversitária
Descrição: O Projeto Conexão Local modalidade interuniversitária é uma iniciativa da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), em parceria com a Universidade Federal do Acre (UFAC), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-CE), e a Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro (EG-FJP). O Projeto Conexão Local modalidade interuniversitária é um desdobramento do Projeto Conexão Local iniciado na FGV-EAESP em 2005, que é uma atividade de pesquisa e um programa de formação direcionado aos estudantes dos Cursos de Doutorado, de Mestrado e de Graduação em Administração da FGV-EAESP, que se efetiva com a formação de trios de estudantes (um doutorando ou mestrando que supervisiona dois estudantes de graduação) que são preparados para a investigação, por meio da vivência, em uma experiência inovadora no âmbito público..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (2) .
Integrantes: Maria Cecília Gomes Pereira - Integrante / Marco Antonio Carvalho Teixeira - Coordenador / Peter Kevin Spink - Integrante / Fernando Burgos Pimentel dos Santos - Integrante / Ricardo Bresler - Integrante / Ana Iris Tomás Teixeira - Integrante / Bruno Lazzarotti Diniz Costa - Integrante / Enock da Silva Pessoa - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2006 - 2007
Projeto "Parcerias em Gestão Social"
Descrição: O projeto tem por objetivos construir um processo de sensibilização dos gestores acerca da capacidade de mobilização e de geração de emprego e renda, além de proporcionar um desenvolvimento e interesse por alavancar as atividades executadas na comunidade do bairro Citrolândia, especialmente a Colônia Santa Izabel. O processo de geração de renda e emprego possui algumas condições pré-determinadas relacionadas à autonomia e capacidade de gestão dos produtos e serviços oferecidos. O mapeamento das condições e das características dos indivíduos beneficiários proporciona conhecer as principais virtudes e deficiências, entretanto impossibilita implantação do projeto de maneira integral. O relatório final aponta as condições dos indivíduos beneficiários e as necessidades de continuidade do projeto. Determina, ainda, o desenvolvimento de um processo de intervenção que permita a formação ampla e a necessidade de investimento em habilidades profissionais. Estas podem gerar, futuramente, uma maior estruturação do grupo foco do trabalho. Assim, o levantamento de oportunidades e o mapeamento da população objeto do trabalho permitem um conhecimento acerca das necessidades e de futuras intervenções para que o processo seja completado e que gere trabalho e renda à população..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Maria Cecília Gomes Pereira - Integrante / Ronaldo André Rodrigues da Silva - Coordenador / Karina Lomas de Loiola - Integrante / Adelaine Aparecida Vilaça - Integrante.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: CADERNOS EBAPE.BR (FGV)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
Tese de doutorado aprovada com distinção, FGV.
2011
Dissertação de mestrado aprovada com distinção, FGV.
2007
Menção Honrosa na área de ciências sociais aplicadas pelo trabalho apresentado no 15° Seminário de Iniciação Científica, PUC Minas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, M. C. G.2012PEREIRA, M. C. G.; TEODÓSIO, Armindo dos Santos de Sousa . Construção Social do Meio Ambiente e da Cidadania: um estudo de caso em um assentamento rural. Revista Alcance (Online), v. 19, p. 397-412, 2012.

2.
PEREIRA, Maria Cecília Gomes2012 PEREIRA, Maria Cecília Gomes; TEIXEIRA, MARCO ANTONIO CARVALHO . Recognition and Public Policies: Analyzing the Relations between Scavengers and Public Power in Belo Horizonte, Brazil. Public Administration Research, v. 1, p. 61-71, 2012.

3.
PEREIRA, M. C. G.2011 PEREIRA, M. C. G.; TEIXEIRA, M. A. C. . A inclusão de catadores em programas de coleta seletiva: da agenda local à nacional. Cadernos EBAPE.BR (FGV), v. 9, p. 895-913, 2011.

4.
PEREIRA, M. C. G.2008PEREIRA, M. C. G.; TEODÓSIO, A. S. S. . Participação Popular no Desenvolvimento Sustentável: desafios e perspectivas brasileiras. Reuna (Belo Horizonte), v. 13, p. 33-42, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, M. C. G.; TEIXEIRA, M. A. C. . Luta por reconhecimento e políticas públicas: Uma análise da experiência dos catadores da Asmare em Belo Horizonte (MG), durante o período de 1987 a 2010. In: Maria Cecilia Loschiavo dos Santos. (Org.). Design, Resíduo & Dignidade. 1ed.São Paulo: Editora Olhares, 2014, v. , p. 373-417.

2.
PEREIRA, M. C. G.. A construção da cidadania: um longo e tortuoso caminho. In: José Verissimo Romão Netto. (Org.). Estado da arte da gestão pública local-regional. 2ed.São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo., 2011, v. 1, p. 17-32.

3.
MARTINS, L. M. ; PEREIRA, M. C. G. ; ESTEVES, R. R. ; TEODÓSIO, A. S. S. ; PENNA, R. P. M. ; CARVALHO NETO, A.M. . Governo, Setor Privado e Sociedade Civil: rumo a uma sinergia colaborativa. In: Wolney Lobato; Cláudia de Vilhena Schayer Sabino;João Francisco de Abreu. (Org.). Iniciação Científica: destaques 2007. 1ed.Belo Horizonte: Ed. PUC Minas, 2008, v. 2, p. 211-260.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, L. H. S. ; PEREIRA, M. C. G. . Mecanismos de Accountability na Implementação do PRONAF. In: XXXVII Encontro da ANPAD, 2013, Rio de Janeiro. Anais do XXXVII Encontro da ANPAD, 2013. v. 1. p. 1-16.

2.
PEREIRA, M. C. G.. Ação Pública e Arenas Híbridas: A Experiência do Programa Um Milhão de Cisternas. In: XII Colóquio Internacional sobre Poder Local, 2012, Salvador. Anais do XII Colóquio Internacional sobre Poder Local: desenvolvimento e gestão social de territórios. Salvador -BA, 10 a 12 de dezembro de 2012. Salvador: CIAGS/UFBA, 2012. v. 12. p. 1-22.

3.
PEREIRA, M. C. G.; TEIXEIRA, M. A. C. . Da Agenda Governamental Local à Nacional: Inserção de Catadores em Programas de Coleta Seletiva. In: IV ENAPG - IV Encontro de Administração Pública e Governança da ANPAD, 2010, Vitória - ES. Anais do IV ENAPG - IV Encontro de Administração Pública e Governança da ANPAD, 2010. v. 1. p. 1-16.

4.
PEREIRA, M. C. G.. O Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis à luz da teoria do reconhecimento. In: I Seminário Internacional e III Seminário Nacional Movimentos Sociais, Participação e Democracia, 2010, Florianópolis. Anais do I Seminário Internacional e III Seminário Nacional Movimentos Sociais, Participação e Democracia. Florianópolis: Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais - NPMS da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, 2010. v. 1. p. 1834-1852.

5.
GONCALVES-DIAS, S. L. F. ; SANTOS, M. C. L. ; PEREIRA, M. C. G. . A inserção dos catadores no campo da indústria da reciclagem: uma análise comparada de duas experiências de redes de economia solidária. In: XI Colóquio Internacional sobre Poder Local, 2009, Salvador - BA. Anais do XI Colóquio Internacional sobre Poder Local - Desenvolvimento e Gestão Social de Territórios, 2009. p. 1-22.

6.
PEREIRA, M. C. G.. Construção social do meio ambiente e da cidadania: um estudo de caso sobre o assentamento Dom Orione em Betim (MG). In: XXXI Encontro Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração, 2009, São Paulo - SP. Anais do XXXI ENANPAD, 2009. p. 1-16.

7.
TEODÓSIO, A. S. S. ; PENNA, R. P. M. ; CARVALHO NETO, A.M. ; ESTEVES, R. R. ; MARTINS, L. M. ; PEREIRA, M. C. G. . Government, Civil Society Organizations and Private Sector in Compass?: complexities, ambiguities and paradoxes of the tri-sector parternserships at the Brazilian case. In: 2nd LAEMOS Coloquium - Latin American European Meeting on Organizational Studies, 2008, Rio de Janeiro. Proceedings of 2nd LAEMOS Coloquium - Latin American European Meeting on Organizational Studies, 2008. p. 1-24.

8.
PEREIRA, M. C. G.; TEODÓSIO, A. S. S. . Em Busca da Formação de Sujeitos Ecológicos nos Cursos de Administração: para além de simplificações na construção da consciência ambiental. In: XXXII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (XXXII ENANPAD), 2008, Rio de Janeiro. Anais do XXXII Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 2008. p. 01-16.

9.
PEREIRA, M. C. G.; TEODÓSIO, A. S. S. . Para Além da Unanimidade: meio ambiente de vários significados e interesses. In: V Seminário Sociedade Inclusiva Diversidade e Sustentabilidade: do local ao global, 2008, Belo Horizonte. Anais do V Seminário Sociedade Inclusiva Diversidade e Sustentabilidade: do local ao global, 2008. p. 01-15.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, M. C. G.; MARTINS, L. M. ; ESTEVES, R. R. ; TEODÓSIO, A. S. S. ; PENNA, R. P. M. ; CARVALHO NETO, A.M. . Governo, Setor Privado e Sociedade Civil: rumo a uma sinergia colaborativa. In: 16° Seminário de Iniciação Científica, 2008, Belo Horizonte. Resumos: 16° Seminário de Iniciação Científica. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2008. p. 208-208.

2.
MARTINS, L. M. ; PEREIRA, M. C. G. ; ESTEVES, R. R. ; PENNA, R. P. M. ; CARVALHO NETO, A.M. ; TEODÓSIO, A. S. S. . Governo, Setor Privado e Sociedade Civil: rumo a uma sinergia colaborativa.. In: 15° Seminário de Iniciação Científica da PUC Minas, 2007, Belo Horizonte. Resumos: 15° Seminário de Iniciação Científica. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2007. p. 206-206.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, M. C. G.. Family farmers' coexistence with the semi-arid region in Brazil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PEREIRA, M. C. G.. O Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis à luz da teoria do reconhecimento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
GONCALVES-DIAS, S. L. F. ; SANTOS, M. C. L. ; PEREIRA, M. C. G. . Inclusão dos Catadores no campo da indústria da reciclagem: uma análise à luz da nova sociologia econômica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PEREIRA, M. C. G.. O processo preparatório para as Conferências Internacionais do Trabalho de 2010 e 2011 - Uma análise da incidência do Programa Interagencial na discussão sobre o trabalho decente para trabalhadoras domésticas. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
PEREIRA, M. C. G.. Avaliação de trabalhos para o XII Colóquio Internacional sobre Poder Local. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
PEREIRA, M. C. G.. Relatório da Pesquisa Governança das Secretarias Estaduais de Educação: diagnóstico e propostas de aperfeiçoamento - Estado: Espírito Santo. 2013. (Relatório de pesquisa).

2.
SANTOS, F.B.P. ; GOMES, M. V. P. ; BITTENCOURT, L. N. ; PEREIRA, M. C. G. ; HOYLER, T. . Políticas Públicas em Jirau - Porto Velho (RO). 2011. (Relatório de pesquisa).

3.
SPINK, M. J. ; MENEGON, V. M. ; BRIGAGAO, J. I. M. ; SPINK, P. K. ; PEREIRA, M. C. G. . Hospital Sofia Feldman: uma experiência de inovação contínua. 2010. (Relatório de pesquisa).

4.
PEREIRA, M. C. G.; AVI, S. . Relatório de Pesquisa de Campo nas Escolas Municipais Jornalista Miguel Farah e Dr. Salem Abujamra ? Ourinhos-SP.. 2009. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII Colóquio Internacional sobre Poder Local. Ação Pública e Arenas Híbridas: A Experiência do Programa Um Milhão de Cisternas. 2012. (Congresso).

2.
I Seminário Internacional e III Seminário Nacional Movimentos Sociais, Participação e Democracia.O Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis à luz da teoria do reconhecimento. 2010. (Seminário).

3.
IV Encontro de Administração Pública e Governança da ANPAD.Da Agenda Governamental Local à Nacional: Inserção de Catadores em Programas de Coleta Seletiva. 2010. (Encontro).

4.
Workshop RAE - Organizações e Inovação Socioambiental: novos modelos e proposições.Inclusão dos catadores no campo da indústria de reciclagem: uma análise à luz da nova sociologia econômica. 2009. (Outra).

5.
XI Colóquio Internacional sobre Poder Local.A inserção dos catadores no campo da indústria da reciclagem: uma análise comparada de duas experiências de redes de economia solidária. 2009. (Encontro).

6.
XXXI Encontro Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração. Construção social do meio ambiente e da cidadania: um estudo de caso sobre o assentamento Dom Orione em Betim (MG). 2009. (Congresso).

7.
2° Encontro de Ciência, Arte e Cultura da PUC Minas em Betim..Governo, Setor Privado e Sociedade Civil para o Desenvolvimento Sustentável: rumo à uma sinergia colaborativa. 2008. (Encontro).

8.
7° Festival Lixo e Cidadania. 2008. (Encontro).

9.
I Seminário Nacional sobre Desenvolvimento e Conflitos Ambientais. 2008. (Seminário).

10.
IV Seminário Internacional em Desenvolvimento Humano. 2008. (Seminário).

11.
Seminário Plantando o Futuro II. 2008. (Seminário).

12.
V Seminário Sociedade Inclusiva Diversidade e Sustentabilidade: do local ao global.Para Além da Unanimidade: meio ambiente de vários significados e interesses. 2008. (Seminário).

13.
15° Seminário de Iniciação Científica da PUC Minas.Governo, Setor Privado e Sociedade Civil: rumo a uma sinergia colaborativa. 2007. (Seminário).

14.
I Seminário do NUPEGS (Núcleo de Pesquisa em Ética e Gestão Social) ? ?Articulações entre governo, setor privado e sociedade civil em projetos de desenvolvimento social?. 2007. (Seminário).

15.
II Encontro de Discentes de Extensão do Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e IES Comunitárias.Parcerias em Gestão Social: Projeto Comunitário para Capacitação de Gestores, Inserção Laboral e Geração de Renda. 2006. (Encontro).

16.
Mini-curso : Consultoria Empresarial. 2006. (Outra).

17.
Percurso Acadêmico e Formação do Pesquisador. 2006. (Oficina).

18.
Projeto Rondon Minas.Projeto Rondon. 2006. (Outra).

19.
Jornada de Adminstração da PUC Minas em Betim. Do extrativismo à próxima revolução industrial: uma breve viagem pela história ambiental.. 2005. (Outra).

20.
Jornada de Adminstração da PUC Minas em Betim. Em busca da excelência na formação acadêmica.. 2005. (Outra).

21.
Jornada de Adminstração da PUC Minas em Betim. Sustentabilidade Empresarial: utopias, mitos e perspectivas da gestão socialmente responsável.. 2005. (Outra).

22.
Seminário Tributação e Cidadania. 2005. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Luisa Kimie Tagusagawa (FGV-SP) e Raiane Cardoso (EG-FJP). PROJETO DOM HELDER CAMARA A EXPERIÊNCIA DO SERTÃO DO INHAMUNS/CRATEÚS. 2013. Orientação de outra natureza. (Administração Pública) - Fundação Getúlio Vargas - São Paulo. Orientador: Maria Cecília Gomes Pereira.

2.
Beatriz Junqueira Kipnis e Aníbal Sales Oliveira Bastos. Minas Sem Fome: uma política pública, várias histórias. 2012. Orientação de outra natureza. (Administração Pública) - Fundação Getúlio Vargas. Orientador: Maria Cecília Gomes Pereira.

3.
Sarah Gomes Carneiro Transferetti e Thais Gimenez de Moraes. Projeto Cabra Nossa de Cada Dia - Sobral (CE). 2010. Orientação de outra natureza. (Administração de Empresas) - Fundação Getulio Vargas - SP. Orientador: Maria Cecília Gomes Pereira.



Outras informações relevantes


Membro da Comissão Julgadora do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, desde 2009, realizado pela Ação Fome Zero. Maiores informações: http://www.premiomerenda.org.br/site/.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 10:05:16