Andréa Franco Aminger

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4206213497043270
  • Última atualização do currículo em 12/12/2018


Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa. ESPM RIO. Título: Zen Serigrafia, trinta anos de permanência no processo permeográfico.Orientador: Mirella Migliari.(2017- 2018). Faz parte do LEMBRAR - Laboratório de Estudos de Memória Brasileira e Representação, cadastrado no CNPq. Especialização em MBA Executivo em Marketing. IBMEC RIO. (2003) Graduação em Desenho Industrial pela ESDI - UERJ (1992). Atualmente é instrutora Design e Serviços Criativos SENAC Rio nos cursos Técnico Design de Interiores e Moda. Experiência como instrutora na Graduação Tecnológica Design Gráfico, com participação no NDE. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andréa Franco Aminger
Nome em citações bibliográficas
AMINGER, A. F.

Endereço


Endereço Profissional
SENAC.
Rua Marquês de Abrantes - lado ímpar
Flamengo
22230060 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 40022002


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado profissional em Mestrado Profissional.
Escola Superior de propaganda e Marketing (RJ), ESPM- RJ, Brasil.
Título: Zen Serigrafia:Trinta anos de permanência no processo permeográfico., Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Mirella de Menezes Migliari.
Palavras-chave: zen serigrafia; Impressos de luxo; Projeto de exposição; Gráfica; Economia Criativa.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2001 - 2003
Especialização em MBA Executivo em Marketing. (Carga Horária: 360h).
Grupo IBMEC, IBMEC, Brasil.
Título: Orquestra Sinfônica Brasileira.
Orientador: Daniela Abrantes Ferreira Serpa.
1989 - 1992
Graduação em Desenho Industrial.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Habitação para o Futuro.
Orientador: Fred Van Camp.




Formação Complementar


2018 - 2018
Workshop O Futuro de 2030: Prospectivas Estratégias para o Design. (Carga horária: 4h).
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Brasil.


Atuação Profissional



Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial RJ, SENAC ARRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: horista, Enquadramento Funcional: Instrutora - Design e Serviços Criativos
Outras informações
Experiência nas seguintes UCs na Graduação Tecnológica em Design Gráfico: Projeto Integrador 01, Produção Gráfica, Imagem Digital, Editoração Eletrônica, Direção de Arte e Comportamento do Consumidor. Experiência nas seguintes UCs no curso Técnico Design de Interiores: Decoração, Maquete, Cores em Espaço Comerciais, História da Arte, História do Design e no curso Técnico de Moda: Marketing de Moda.

Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutora da Faculdade de Tecnologia Senac, Carga horária: 16
Outras informações
Disciplinas lecionadas: Projeto Integrador 1 (Identidade Visual e Manual de Marca), Produção Gráfica, Editoração Eletrônica (programa InDesign), Imagem Digital (programas Ilustrator e Photoshop), Direção de Arte e Comportamento do Consumidor. Participante do NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE) de 2014 a 2016.

Atividades

02/2007 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Editor Gráfico de Projeto Visual, Curso DESIGN DE INTERIORES-Decoração; História do Design e Mobiliário.História da Arte; História do Design; Cores; Comunicação Visual, Maquete; Desenho Básico;

ARCO SOLUCOES, ARCO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2008
Vínculo: Presidente, Enquadramento Funcional: Consultora Autônoma - Área Design e Marketing, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
-Responsável pelo reposicionamento da marca da Indústria Química Taubaté, sediada em Taubaté-SP, criando a nova marca e demais peças promocionais. - Criação do painel comemorativo para a nova sede CBF, o qual tem como tema as cinco conquistas do Brasil na Copa do Mundo. - Criação de painéis em comemoração aos 45 anos do restaurante La Mole do - Criação do folder de divulgação dos projetos da empresa MUSIKA Produções Artísticas e Culturais e mais elaboração de todo projeto gráfico para os concertos. - Responsável pelo design e marketing da marca da loja de atacado feminina Forma e Formato, localizada na baixada. -Responsável pelas peças de design e marketing para o Insólito Boutique Hotel, hotel de luxo localizado em Búzios. -Responsável pelos catálogos de moda feminina para a Rosa Miranda e Oh Boy!


Arte e Midia, A E M, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Programadora Visual, Enquadramento Funcional: Programador Visual, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
- Responsável pelas campanhas publicitárias para a agência especializada em moda, com a criação, finlaização e acompanhamento gráfico das seguintes peças; catálogos de moda, outdoor, bussdor, MPV (vitrine, tags, displays, embalagens?).


Pedro Rolim Bohm, PRB, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1998
Vínculo: Programador Visual, Enquadramento Funcional: Programador Visual, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM RIO, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Pesquisador do laboratório LEMBRAR

Atividades

03/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , LEMBRAR, .



Linhas de pesquisa


1.
Design de experiência e estratégias de inovação

Objetivo: Desenvolve projetos, metodologias de inovação e reflexões para o Design de experiência em produtos artísticos / culturais em suportes constituintes da Economia da Experiência. Ela se apresenta como uma extensão da Economia Criativa. Partindo dos objetivos, dos anseios dos usuários e das organizações, a imersão expressa e a vivência geram espaço de experiência. Assim, discutem-se as diferentes formas de apresentação, aproveitamento das informações gráficas integradas à cultura da convergência, tendo como funções projetar interfaces e construir interações que atinjam, como também ultrapassem os objetivos puramente funcionais. Com isso, contempla-se a evidência estética da visualização da informação com o intuito de se chegar ao "insight". Dela ocorre o processo de inovação que fomenta a experiência criativa. Tal abordagem se dá a partir da análise das interações dos usuários com produtos artísticos, culturais e sociais, considerando-se os aspectos humanos do equipamento cultural em toda a sua plenitude..
Palavras-chave: Economia Criativa.


Projetos de pesquisa


2016 - 2018
Zen Serigrafia:Trinta anos de permanência no processo permeográfico
Descrição: A presente dissertação tem, como objeto de estudo, o relato histórico da gráfica carioca Zen Serigrafia, especializada no processo permeográfico. Essa gráfica mantém-se, desde a sua fundação, em 1988, até os dias atuais, com o mesmo tipo de impressão, completando, ao final de 2018, trinta anos de existência, e utilizando este processo, especificamente e com excelência. Para a elaboração desse registro histórico, foram feitas entrevistas com os sócios proprietários e com alguns dos seus principais clientes designers gráficos. Apresentamos, também, como essa gráfica se relaciona com a Economia Criativa, pois entendemos que o Design é uma de suas áreas. Desde o seu começo, ela mantém um atendimento bem próximo a seus clientes, o que também está relacionado à sua tradição. Manteve-se assim por trinta anos, com o mesmo processo de impressão, enquanto que a maioria das gráficas que se iniciaram nesse processo encaminharam-se para o meio digital, mudando tanto a relação de atendimento, quanto a forma de impressão. Foi identificado também a relação dessa gráfica com o mercado de luxo. Apesar dos sócios proprietários não reconhecerem, ainda, esse caminho, o resultado das entrevistas com os clientes designers gráficos, confirma essa classificação,. Pensando na permanência dessa gráfica no futuro e desse processo de impressão, pretendeu-se promover aproximação da gráfica (e do seu processo de impressão) com os jovens designers, pois atualmente esses novos profissionais estão um pouco distantes dessa tradição. Verificamos, também, que isso pode ser devido ao fato de essa gráfica não desenvolver um bom material promocional de divulgação, principalmente nas mídias sociais. Temos, como objetivo desse mestrado profissional, o desenvolvimento de uma exposição que traga ao conhecimento de um amplo público a história que essa gráfica teve, até então, com alguns designers gráficos. A proposta dessa exposição é que ela aconteça em centro cultural localizado dentro de uma universidade que tenha, em sua grade curricular, os cursos relacionados à área do design gráfico, criando, assim, a possibilidade de que os jovens designers conheçam e desenvolvam interesse por essa gráfica, já que são eles os principais responsáveis por e futuros coautores da continuidade dessa história..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Andréa Franco Aminger - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 5


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Patrono dos formandos em Design Gráfico, Faculdade de Tecnologia Senac Rio.
2014
Professora Homenegeada dos formandos em Design Gráfico, Faculdade de Tecnologia Senac Rio.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
AMINGER, A. F.. Zen Serigrafia:Trinta anos de permanência no processo permeográfico.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
AMINGER, A. F.; MIGLIARI, M. M. . Impressão em serigrafia: uma opção pela estética. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
AMINGER, A. F.; MIGLIARI, M. M. . O designer e a gráfica: parceria e informalidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
AMINGER, A. F.. Zen Serigrafia:Trinta anos de permanência no processo permeográfco. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
AMINGER, A. F.. Estudo de Caso - Orquestra Sinfîonica Brasileira. Atlas, 2003 (Estudo de Caso, Traballho Final indicado para intergra o Livro sobre Casos de Ensino de Marketing).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13o Congresso Brasileiro Pesquisa & Desenvolvimento em Design. O designer e a gráfica: parceria e informalidade. 2018. (Congresso).

2.
O futuro de 2030: Prospectivas estratégicas para o design. 2018. (Oficina).

3.
Seminário de Pesquisa do Núcleo de Pesquisa. 2018. (Seminário).

4.
Encontro de Pós-Graduação em Design - Cenários e Pespectivas. 2017. (Encontro).

5.
Encontro Internacional Educação 360. 2017. (Encontro).

6.
Palestra Young Audiences in Digital Era. 2017. (Encontro).

7.
Primeiro Encontro Nacional Modos de Ver: Histórias de cinemas, Modos de Exibição e Práticas das Audiências. 2017. (Encontro).

8.
Seminário Economia Criativa ESPM Rio. 2017. (Seminário).

9.
Seminário Internacional de Desenho Industrial. 2017. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 23:09:07