Elton Fabrino Fatareli

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4581078685309440
  • Última atualização do currículo em 29/03/2017


Mestre em QUÍMICA (Ênfase em Ensino de Química) Universidade Federal de São Carlos (2011). Graduado em QUÍMICA pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Licenciatura Plena Pedagogia pela UNESP (2013). Especialização em Coordenação Pedagógica pela UFSCar (2017). Atualmente é Diretor de Escola e também professor de química do Centro Educacional Poetisa Cecilia Meireles. Tem experiência na área de Química, com ênfase em ensino de química e gestão educacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elton Fabrino Fatareli
Nome em citações bibliográficas
FATARELI, E. F.


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Química-UFSCar.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Argumentação no Ensino de Química: Textos de Divulgação Científica Desencadeando Debates, Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Salete Linhares Queiróz.
Palavras-chave: argumentação; ensino química; Debate; Textos de Divulgação Científica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação; Atividades profissionais, científicas e técnicas.
2010 - 2013
Graduação em pedagogia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1996 - 2000
Graduação em QUÍMICA.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
"Fundamentos da radiofarmácia e radioquímica. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.
2009 - 2009
Química no Livro Didático: ampliando consciencias. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Química, Sociedade e Inclusão. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
Medologia de Ensino na Área de Ciências II. (Carga horária: 80h).
Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
2005 - 2005
Metodologia de Ensino na Área de Ciências. (Carga horária: 120h).
Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
2004 - 2005
Ensino Médio em Rede. (Carga horária: 90h).
Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
2002 - 2002
Capacitação para o uso de softwares educacionais. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
1999 - 1999
Química Quântica: A teoria Funcionando na Prática. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Secretária Estadual da Educação de São Paulo, SES, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Titular de Cargo Efetivo, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Pitangueiras, PMP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Escola, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2001 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Departamento Administrativo Saude, Carga horária: 40
Outras informações
Exerceu coordenação da Vigilancia Epidemiologica na Secretaria de Saude de Pitangueiras e tambem atuou na area de educação em saude.

Atividades

09/2007 - 12/2008
Direção e administração, Secretaria de Educação, .

Cargo ou função
SECRETÁRIO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO.
02/2001 - 08/2007
Direção e administração, Secretaria da Saude, .

Cargo ou função
Diretor de Departamento Administrativo.

Centro Educacional Poetisa Cecilia Meireles, CEP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2006 - 2016
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Química e Coordenador Pedagógico, Carga horária: 30
Outras informações
Atua na área de ensino de quimica como professor e também como coordenador pedagógico de ensino médio.

Atividades

02/2007 - Atual
Direção e administração, Coordenação, .

Cargo ou função
Coordenador Pedagógico.
02/2006 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Quimica


Projetos de pesquisa


2008 - 2011
Argumentação no Ensino de Química: Textos de Divulgação Científica Desencadeando Debates

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Salete Linhares Queiroz em 07/02/2013.
Descrição: ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DESENCADEANDO DEBATES. Uma vasta literatura em ensino ciências sugere que a argumentação desempenha um papel central na ciência e, portanto, deve ter a mesma centralidade no ensino de ciências. Contudo, as oportunidades de participação dos alunos na argumentação em sala de aula de ciência são raras. Em face do exposto, o objetivo deste estudo foi avaliar o potencial de uma estratégia de ensino baseada em debates polêmicos sobre questões sociocientíficas para promover a argumentação. A estratégia envolveu o trabalho em grupo e esforços individuais dentro e fora da sala de aula. Depois de receber textos de divulgação científica sobre o urânio empobrecido (UE), alunos do ensino médio solucionaram questões destinadas a guiá-los na discussão dos aspectos químicos, ambientais e econômicos do texto. O processo culminou com um debate entre grupos pró-UE e anti-UE. Para avaliar a qualidade da argumentação dos alunos, gravações de vídeo das apresentações dos grupos foram coletados e analisados utilizando o padrão de argumento de Toulmin e o Modelo de Análise de Argumentação Aplicável a Processos de Resolução de Questões Sócio-científicas. Os resultados deste trabalho apontam que o debate com base em questões sociocientíficas discutidos em textos de divulgação científica é uma estratégia eficaz para estimular a capacidade argumentativa dos alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: ensino de quimica.


Prêmios e títulos


2008
Melhor Professor Ensino Médio, Aresta Eventos.
2006
Professor Destaque, RD Comunicações LTDA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FATARELI, E. F.2015FATARELI, E. F.; Massi, Luciana ; FERREIRA, L. N. A. ; QUEIROZ, S. L. . Mapeamento de Textos de Divulgação Científica para Planejamento de Debates no Ensino de Química. Química Nova na Escola (Impresso), v. 37, p. 11-18, 2015.

2.
FATARELI, E. F.2014 FATARELI, E. F.; ABREU, L. N. ; QUEIROZ, S. L. . ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DESENCADEANDO DEBATES. Revista Acta Scientiae, v. 16, p. 613-630, 2014.

3.
FATARELI, E. F.2010FATARELI, E. F.; FERREIRA, L. N. A. ; Ferreira, J. Q. ; QUEIROZ, S. L. . Método cooperativo de aprendizagem Jigsaw no ensino de cinética química. Química Nova na Escola (Impresso), v. 32, p. 161-168, 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FATARELI, E. F.; FERREIRA, L. N. A. ; QUEIROZ, S. L. . Argumentação no ensino de química a partir do debate de questões sóciocientíficas. In: Encontro Nacional de Ensino de Ciências-ENPEC, 2011, Campinas. Argumentação no ensino de química a partir do debate de questões sóciocientíficas, 2011.

2.
FATARELI, E. F.; FERREIRA, L. N. A. ; QUEIROZ, S. L. . Argumentação no ensino de química a partir do debate de questões sóciocientíficas. In: Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias, 2011, Campinas. Argumentação no ensino superior de química a partir do debate de questões sóciocientíficas., 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FATARELI, E. F.; FERREIRA, L. N. A. ; QUEIROZ, S. L. . Elaboração de argumentos por estudantes de ensino médio em debate sobre questão sociocientífica: urânio empobrecido em foco. In: Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011, São Carlos. Elaboração de argumentos por estudantes de ensino médio em debate sobre questão sociocientífica: urânio empobrecido em foco, 2011.

2.
FATARELI, E. F.; FERREIRA, L. N. A. ; QUEIROZ, S. L. . Perguntas elaboradas por estudantes de ensino médio a partir da leitura de textos de divulgação científica. In: 33º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de Líndóia. Perguntas elaboradas por estudantes de ensino médio a partir da leitura de textos de divulgação científica, 2010.

3.
FATARELI, E. F.; FERREIRA, L. N. A. ; Ferreira, J. Q. ; QUEIROZ, S. L. . Uso do método cooperativo de aprendizagem Jigsaw em uma aula de cinética química para alunos do ensino médio. In: 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de Lindóia. Uso do método cooperativo de aprendizagem Jigsaw em uma aula de cinética química para alunos do ensino médio, 2010.

4.
FATARELI, E. F.; FERREIRA, L. N. A. ; QUEIROZ, S. L. . Qualidade dos argumentos produzidos por estudantes de ensino médio acerca do aproveitamento do urânio empobrecido.. In: XV ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília. Qualidade dos argumentos produzidos por estudantes de ensino médio acerca do aproveitamento do urânio empobrecido., 2010.

5.
FATARELI, E. F.; Ferreira, J. Q. ; FERREIRA, L. N. A. ; QUEIROZ, S. L. . Método cooperativo de aprendizagem Jigsaw no ensino de cinética química.. In: XV ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília. Método cooperativo de aprendizagem Jigsaw no ensino de cinética química., 2010.

6.
FATARELI, E. F.; FERREIRA, L. N. A. ; QUEIROZ, S. L. . O tema Energia Nuclear em um artigo de divulgação científica: possibilidades de uso como tema controverso em aulas de química. In: VII Evento de Educação em Química, 2009, Araraquara. O tema Energia Nuclear em um artigo de divulgação científica: possibilidades de uso como tema controverso em aulas de química, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
FATARELI, E. F.; FERREIRA, L. N. A. ; QUEIROZ, S. L. . Argumentação no ensino de química a partir do debate de questões sóciocientíficas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FATARELI, E. F.. O tema Energia Nuclear em um artigo de divulgação científica: possibilidades de uso como tema controverso em aulas de química. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FATARELI, E. F.. Estratégias para o Ensino de Soluções no Ensno Médio. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
FATARELI, E. F.; SILVA, O. B. . Estudo de Casos como Metodologia para o Ensino de Química. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVI Congresso e Feira de Educação. 2012. (Congresso).

2.
33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.Perguntas elaboradas por estudantes de ensino médio a partir da leitura de textos de divulgação científica. 2010. (Outra).

3.
VIII Evento de Educação em Química.Natureza dos critérios empregados por estudantes de ensino básico acerca de questões sócio-científicas.. 2010. (Encontro).

4.
VIII Olimpíada Regional de Química. A química através dos tempos: viaje nesta história.... 2010. (Olimpíada).

5.
Olimpíada Estadual de Química. Olimpíada de Química (USP-SP). 2009. (Olimpíada).

6.
VII Evento de Educação em Química.O tema Energia Nuclear em um artigo de divulgação científica: possibilidades de uso como tema controverso em aulas de química. 2009. (Encontro).

7.
VII Evento de Educação em Química.O tema Energia Nuclear em um artigo de divulgação científica: possibilidades de uso como tema controverso em aulas de química. 2009. (Encontro).

8.
VII Olimpíada Regional de Química. Química, agricultura e desenvolvimento: cultive essa ideia.. 2009. (Olimpíada).

9.
VI Olimpíada Regional de Química. Química e energia: movendo a humanidade. 2008. (Olimpíada).

10.
Encontro de Professores de Ensino Médio.Encontro de Professores de Ensino Médio - Química (UNICAMP). 2007. (Encontro).

11.
V Olimpíada Regional de Química. Química e a vida na Terra: como eu cuido e como eu degrado.... 2007. (Olimpíada).

12.
IV Olimpíada Regional de Química. Química, estética e saúde.. 2006. (Olimpíada).

13.
III Congresso de Educação - Teia do Saber na FFCLRP. Estratégias para o Ensino de Soluções no Ensino Médio. 2005. (Congresso).

14.
II Fórum de professores de Química do Ensino Médio.II Fórum de professores de Química do Ensino Médio. 2004. (Outra).

15.
Universidade Aberta.Monitor da Feira "Universidade Aberta".. 1999. (Outra).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
FATARELI, E. F.2014 FATARELI, E. F.; ABREU, L. N. ; QUEIROZ, S. L. . ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DESENCADEANDO DEBATES. Revista Acta Scientiae, v. 16, p. 613-630, 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
FATARELI, E. F.; FERREIRA, L. N. A. ; QUEIROZ, S. L. . Argumentação no ensino de química a partir do debate de questões sóciocientíficas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 14:39:06