Josenéia Silva Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1721929083543606
  • Última atualização do currículo em 20/11/2018


Possui em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) (2001), especialização em Língua Portuguesa: Texto, também pela UEFS, mestrado em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) (2012), doutoranda em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal da Bahia. Foi professora na Educação Básica por 16 anos, atuando em escolas estaduais da Bahia,no Município de Camaçari e em escolas Particulares de Salvador. Coordenou subprojeto (A representação do negro na literatura brasileira e a produção de escritores(as) afro-brasileiros e africanos na contemporaneidade) do PIBID/LETRAS/UNEB-DCH I. É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Língua, Cultura e Ensino (LINCE/CNPQ/UFBA) e do Grupo de Leitura Lidas e Vidas: mulheres africanas e escrita literária- M.A.F.E.L-, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Éticos e Africanos (Pós-Afro/UFBA). Atualmente é professora do Departamento de Ciências Humanas do Campus I/UNEB e tem experiências na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e produção de texto, Análise de Discurso, linguagens, formação de professor e relações etnicorraciais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Josenéia Silva Costa
Nome em citações bibliográficas
SILVA COSTA, J.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas- campus I.
Rua Silveira Martins
Cabula
41150000 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 31172264
URL da Homepage: josycosta34@yahoo.com.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em LÍNGUA E CULTURA.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: O que dizem professoras negras? Construções identitárias de gênero e raciais e seus reflexos nas aulas de língua materna.,
Orientador: Edleise Mendes Oliveira Santos.
2010 - 2012
Mestrado em Estudo de Linguagens.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: O ETHOS E AS REPRESENTAÇÕES FEMININAS DO MEDIEVO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DAS EPÍSTOLAS DE HELOÍSA A ABELARDO.,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Jaciara Ornélia Nogueira de Oliveira.
Palavras-chave: HELOÍSA.; EPÍSTOLAS.; ETHOS.; REPRESENTAÇÕES FEMININAS DO MEDIEVO..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2002 - 2003
Especialização em Língua Portuguesa: Texto. (Carga Horária: 405h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Título: O ESTUDO DE POLIFONIA EM TEXTOS PROPAGANDÍSTICOS.
Orientador: Ângela Paiva Dionísio.
1997 - 2001
Graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas.
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2018 - 2018
Epistemologias Insubmissas de Mulheres Negras. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2017 - 2017
WWW Pesquisa Acadêmica na Web. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado da Bahia- Departamento de Ciências Humanas- campus I, UNEB, Brasil.
2017 - 2017
Histórias indígenas e etnopoesia. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado da Bahia- Departamento de Ciências Humanas- campus I, UNEB, Brasil.
2017 - 2017
Estudos de Gênero: perspectivas Históricas Contemporâneas. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado da Bahia- Departamento de Ciências Humanas- campus I, UNEB, Brasil.
2017 - 2017
Linguística Aplicada: fundamentos epistemológicos e campo de atuação. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2012 - 2012
A Criação Ficcional. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2010 - 2010
Seminário de Estudos Filológicos- V SEF. (Carga horária: 10h).
Faculdade São Bento da Bahia, FSBB, Brasil.
2009 - 2009
A reforma ortográfica da Língua Portuguesa. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2009 - 2009
Linguagens e Mídia- aluna especial de mestrado. (Carga horária: 30h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2009 - 2009
Letras. (Carga horária: 24h).
Departamento de Ciências e Humanas e Tecnologias- Campus XXI, UNEB, Brasil.
2008 - 2008
A Análise de Discurso por Dominique Maingueneau. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2008 - 2008
III Semana de Letras de Ipiaú- SELETI. (Carga horária: 48h).
Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias- Campus XXI -, UNEB, Brasil.
2007 - 2007
Leitura: autonomia e apropriação do conhecimento. (Carga horária: 4h).
Editora Ática Scipione, ED. ÁTICA, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Leitura e produção de textos acadêmicos.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2006 - 2006
IV Fórum de Leitura.
Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Nivelamento em Língua Portuguesa. (Carga horária: 20h).
Faculdade Maurício de Nassau - Lauro de Freitas, FMN/LF, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Leitura e Produção de Textos em Sala de Aula. (Carga horária: 160h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2005 - 2005
III Fórum de Leitura.
Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Brasil.
2005 - 2005
Análise do Discurso II- aluna especial de mestrado. (Carga horária: 68h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2005 - 2005
III Seminário da Análise do Discurso. (Carga horária: 20h).
Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.
2004 - 2004
O ensino da Língua Padrão sem o uso da Gramática.
União Metropolitana de Educação e Cultura, UNIME, Brasil.
2004 - 2004
Análise do Discurso I- aluna especial de mestrado. (Carga horária: 68h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2004 - 2004
A mulher: Linguagem e interdição na Modernidade.
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2004 - 2004
Teoria da narrativa- aluna especial de mestrado. (Carga horária: 68h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2002 - 2002
Projeto Pedagógico para ensino de 1ª a 4ª séries.
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2002 - 2002
PROCAP: A Arte da Comunicação.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2002 - 2002
Gestão univrsitária: Uma Rede de Competências. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2002 - 2002
Apresentação de Pôster: Discurso e Imagem.
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2002 - 2002
Basic One. (Carga horária: 60h).
Fisk English Courses, FISK, Brasil.
2002 - 2002
Introdução à Análise do Discurso Crítica.
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2002 - 2002
O uso da Literatura como fonte de pesquisa.
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2001 - 2001
Práticas Administrativas na àrea Acadêmica.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2001 - 2001
Produção de Texto.
Colégio Estadual Ferreira Pinto-FFSA, CEFP, Brasil.
2000 - 2001
IX Encontro Baiano dos Estudantes de Letras. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Língua Espanhola IV. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2000 - 2000
Congresso de Estudos Linguísticos:Letras e Músicas.
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
1999 - 1999
IV Seminário de Pesquisa e Extensão da UEFS.
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
1999 - 1999
XX Encontro Nacional dos Estudantes de Letras.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
1998 - 1998
Morfossintaxe aplicada ao ensino de Português.
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
1998 - 1998
Criação de personagens para teatro..
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
1998 - 1998
Origens do Português Popular no Brasil. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
1997 - 1997
Expressão Corporal. (Carga horária: 24h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
1997 - 1997
Trabalhando a sexualidade. (Carga horária: 24h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.


Atuação Profissional



DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS- CAMPUS I, DCH I, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Atividades

03/2013 - Atual
Ensino, Letras Vernáculas e Literaturas de L Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado, Introdução aos Estudos Linguísticos, Leitura e Produção de Textos, Língua e Cultura Latinas

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Estudante de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Membro de Grupo de Pesquisa, Carga horária: 8
Outras informações
Grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos em Língua, Cultura e Ensino, Coordenado pela Profª Drª Edleise Mendes Oliveira Santos. Linha de Pesquisa: Cultura, ensino e formação de professores de língua materna.


Departamento de Ciências e Humanas e Tecnologias- Campus XXI, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Leitura e Produção de Textos Formação Histórica das Línguas Românicas Língua e Literatura Latinas Seminário Interdisplinar de Pesquisa- SIP Trabalho de Conclusão de Curso- TCC

Atividades

11/2008 - 02/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FORMAÇÃO HISTÓRICA DAS LÍNGUAS ROMÂNICAS
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
LÍNGUA E CULTURA LATINAS
SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA- SIP
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Representante no Conselho Departamental

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Área de Língua Portuguesa

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Representante no Colegiado de Curso


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
DISCIPLINAS MINISTRADAS: OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL, ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA I, ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA II, OFICINAS ARTICULARES, ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA


Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Regente, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Vice-diretora do Colégio da Polícia Militar, Carga horária: 20

Atividades

03/2003 - 03/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
GRAMÁTICA
REDAÇÃO

Universidade do Estado da Bahia- Departamento de Ciências Humanas- campus I, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Área do PIBID, Carga horária: 8
Outras informações
Coordenadora de Área do PIBID- Letras Vernáculas


Colégio Resgate- Unidade Cabula, CR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Redação, Carga horária: 8


Colégio Montessoriano, CM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 8
Outras informações
Substituição de professora.


Colégio Perfil, CP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 8


Colégio da Polícia Militar- Lobato, CPM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Centro Educacional Tancredo neves, CETN, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa do Ensino Básico no Município de Camaçari.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Cultura, ensino e formação de professores de língua materna
Descrição: As escolas não deveriam ser mais palco de recorrentes situações em que são evidenciados alguns silenciamentos e invisibilidades da população negra. Contudo, mudar esse status quo depende de uma política de formação docente de negros e não negros e de um processo de autoindentificação de professores negros sobre seu lugar em sociedade, sua capacidade transformadora de, por meio de práticas sociais e discursivas, motivar, encorajar, conscientizar e mobilizar posturas coerentes, mais justas e dignas no que tangem as relações raciais. Assim, este projeto tem como objetivo discutir sobre as configurações identitárias de gênero e raça e seus reflexos nas aulas de língua materna, assim como perceber quais conhecimentos sobre gênero e sobre as discussões etnicorraciais as professoras pesquisadas têm..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
O ethos e as representações femininas do medievo: uma análise discursivas das epístolas de Heloísa a Abelardo
Descrição: Este projeto de pesquisa tem a pretensão de analisar as estratégias discursivo-argumentativas utilizadas nas correspondências escritas por Heloísa, mulher do século XII, considerada por historiadores como dotada de cultura invulgar e inteligência excepcional, esposa de Pedro Abelardo, renomado professor e filósofo, destinário de tais correspondências, a fim de identificar as imagens e representações da mulher medieval, assim como analisar a construção do ethos nas correspondências trocadas pelo casal..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
LABORATÓRIO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS: PRÁTICAS REAIS E AÇÕES SOCIAIS
Descrição: Projeto destinado a promover atividades de extensão relacionadas ao aperfeiçoamento da leitura e produção de textos orais e escritos para graduandos de licenciaturas e profissionais da área de Educação em exercício no Ensino Básico. Pretende-se, por meio das atividades de extensão, direcionar propostas experimentais, como resultados de pesquisas na extensão, para o ensino de língua portuguesa, como reflexão na formação de professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - Atual
A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NA LITERATURA BRASILEIRA E A PRODUÇÃO DE ESCRITORES(AS) AFRO-BRASILEIROS E AFRICANOS NA CONTEMPORANEIDADE.
Descrição: O subprojeto PIBID/Letras apresenta-se como um fomentador de discussão, que visa contribuir para diálogos sobre as diversidades de grupos etnicorraciais e a reinvenção da educação brasileira para o combate de práticas racistas que ainda são disseminadas no ambiente escolar. Para tanto, pautamo-nos na reflexão acerca da imagem do negro, por meio de leituras de obras literárias canônicas e não canônicas, leitura e produção de sentidos de obras diversas, especialmente de afrobrasileiros e africanos, utilização de materiais audiovisuais contemporâneos, que se afinam com a realidade leitora de professores e estudantes do Ensino Básico. Objetiva-se com isso disseminar a produção de escritores afrodescendentes e africanos de língua portuguesa, conscientizar para a emergência de práticas que não sejam racistas e incentivar a reflexão, discussão e produção de textos (orais e escritos) acerca do lugar e do papel que o negro exerce em sociedade. Projeto desenvolvido no Colégio Heitor Villa Lobos- Cabula VI- Salvador-Ba..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Josenéia Silva Costa - Coordenador / Juliane Monteiro de Souza - Integrante / Alana Ché da Silva - Integrante / Lais Pereira de Souza - Integrante / Leandra dos Santos Silva - Integrante / Randra Kevelyn Barbosa Barros - Integrante / Daniel de Jesus Oliveira - Integrante / Geilson Reis de Andrade - Integrante / Marisol Emanuele Sena Gomes Soares - Integrante / Taise Souza Vidal - Integrante / Zilda Maria Dourado Silva - Integrante.
2013 - 2013
PROJETO VIVÊNCIAS 2013- Gêneros textuais: do mundo da leitura para a leitura do mundo por meio de vivências familiares
Descrição: Projeto de extensão desenvolvido em quatro meses, com o objetivo de apresentar a mulheres (mães, tias, avós, irmãs) do bairro da Engomadeira, Salvador- Bahia, o mundo da leitura- por meio de diferentes gêneros textuais- como um caminho de acesso ä cultura, ä educação e ä cidadania. Fomentar o acesso ä leitura para que essas mulheres sejam multiplicadoras em seus lares..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) .
Integrantes: Josenéia Silva Costa - Coordenador / Daniela Souza Capistrano - Integrante / Denise de Oliveira Xavier Machado - Integrante / Denise B de Sena Correia - Integrante / Michele da Silva Paz - Integrante / Juliane Monteiro de Souza - Integrante / Débora ristina Olavo Ferreira - Integrante / Mônica Oliveira Gonzaga - Integrante.
2012 - 2012
PROJETO VIVÊNCIAS 2012: Despertando o ato de ler: leitura de mundo, vivência das letras.
Descrição: Projeto de extensão para despertar o hábito de leitura em crianças do assentamento dos sem-teto de Ipiaú-Ba, com faixa etária de 05 a 12 anos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) .
Integrantes: Josenéia Silva Costa - Integrante / Julinara Silva Vieira - Coordenador / Cristiane Nascimento de Souza - Integrante / Flávia Liliane Santos de Jesus - Integrante / Gessica Santos Seles - Integrante / Loana Torres Rodrigues - Integrante / Matheus Souza Medrado - Integrante.


Outros Projetos


2018 - Atual
Grupo de Leitura Lidas e Vidas: mulheres africanas e escrita literária- M.A.F.E.L
Descrição: O grupo de leitura "Lidas e Vidas: mulheres africanas e escrita literária" (MAFEL) é uma iniciativa conjunta de Patrícia Gomes Godinho, docente do programa de Pós-Graduação em estudos Étnicos e Africanos (Pós-Afro/UFBA) e dos discentes da disciplina "África negra: relações de gênero, feminismos e produção de conhecimento" e insere-se na linha de pesquisa em Estudos Africanos do citado programa de pós-graduação, reunindo discentes e docentes interessados na temática do gênero e feminismos em contextos negros, do Pós-Afro e de outras instituições acadêmicas da Bahia como UNILAB, UNEB, UFRB. O grupo tem como objetivo discutir um conjunto de autoras africanas a partir da leitura de seus romances, assim como: proporcionar conhecimento de obras literárias escrita por mulheres africanas, em boa parte desconhecidas no contexto da Bahia ( e mais geral do Brasil); discutir temáticas/problemáticas sociais consideradas importantes por mulheres africanas a partir do olhar das mulheres; favorecer um melhor entendimento sobre complexidades internas (regionais e nacionais) do continente africano e sobre as suas relações com as diásporas..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (6) .
Integrantes: Josenéia Silva Costa - Coordenador / Patrícia Godinho Gomes - Integrante / Ângela Figueiredo - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA COSTA, J.2012SILVA COSTA, J.. Olhares e Leituras Contemporâneas: será Heloísa uma mulher comum da Idade Média?. Leitura. Teoria & Prática, v. 1, p. 1, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
LUCIA, F. ; SILVA COSTA, J. ; ANDRADE, I. C. M. C. . ELAS SÃO DE MARTE: MULHERES SEM CENSURA. In: FERNANDA LÚCIA. (Org.). ELAS SÃO DE MARTE: MULHERES SEM CENSURA. 1ed.BELO HORIZONTE: POESIAS ESCOLHIDAS, 2015, v. 1, p. 57-226.

2.
SILVA COSTA, J.. Análise Discursiva do ethos de Heloísa: um enunciador epistolar. In: Gilberto Nazareno Telles Sobral; Maria da Conceição Reis Teixeira. (Org.). Diálogos com as Letras. 1ed.Salvador: Quarteto Editorial, 2014, v. 1, p. 7-20.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA COSTA, J.. Aspectos dialógicos da correspondência do casal Heloísa e Abelardo. In: VIII Seminário de Estudos Filológicos, 2016, Feira de Santana. Filologia e Humanidades Digitais. Feira de Santana: 21754985, 2016. v. 01. p. 554-562.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA COSTA, J.. De Heloísa para Abelardo: cenografias no gênero epistolar. In: II Congresso Internacional de Linguística e Filologgia, 2016, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF: Em homemnagem a Ferdinad Saussure. Rio de Janeiro, 2016. v. XX. p. 52-52.

2.
SILVA COSTA, J.. A argumentação em Sêneca: uma leitura de. In: I Encontro de Estudos Clássicos da Bahia, 2012, Salvador. Livro de Resumos -I Encontro de Estudos Clássicos da Bahia. Salvador: UFBA, 2012. v. 1.

3.
SILVA COSTA, J.. Olhares e Leituras Contemporâneas: será Heloísa uma mulher comum da Idade Média?. In: 18º Congresso de Leitura do Brasil, 2012, Campinas. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas, SP: UNICAMP, 2012. v. 1.

4.
SILVA COSTA, J.; OLIVEIRA, Jaciara Ornélia Nogueira de . Deslindar a teia do discurso:ecos e reverberações em correspondências de Heloísa e Abelardo.. In: IX Encontro Nacional de Interação em linguagem Verbal e Não Verbal, 2010, João Pessoa. IX Encontro Nacional de Interação em linguagem Verbal e Não Verbal: Linguagens e Cultura.. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2010.

5.
SILVA COSTA, J.; Trinchão, G. . Análise Comparativa do discurso verbal e não-verbal na obra Vidas Secas, de Gracialiano Ramos. In: INIC, 2002, Rio de Janeiro. INIC, 2002.

Artigos aceitos para publicação
1.
SILVA COSTA, J.. De Heloísa para abelardo: cenografias do gênero epistolar. Cadernos do CNLF (CiFEFil), 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA COSTA, J.. O que conto sobre o conto? Tecendo o fio que nos conectam.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA COSTA, J.. Lingua(gem), configurações identitárias de gênero e raça e novas pautas para o ensino de Lóngua Materna. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SILVA COSTA, J.. Letramentos como prática social e a formação de professores de língua materna: mais uma agenda da Linguística Aplicada. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SILVA COSTA, J.. Marcas da reflexividade na pesquisa: vozes de uma professora negra. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SILVA COSTA, J.. Pesquisas linguísticas: analisando questões de linguagens. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SILVA COSTA, J.; SILVA, A. C. ; ANDRADE, G. R. ; SOUZA, L. P. ; BARROS, R. K. B. . O combate ao racismo na escola: descortinando a América Africana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SILVA COSTA, J.. Trabalhando com histórias, identidades e resistências negra e indígena na implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SILVA COSTA, J.. Práticas educativas e desafios no ensino de língua portuguesa para uma educação antirracista: experiências de um subprojeto PIBID. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA COSTA, J.. Leituras negríndias: o que é e como fazê-las em sala de aula?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SILVA COSTA, J.. Formação de Professores para uma educação antirracista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SILVA COSTA, J.. Das epístolas de Heloísa às configurações identitárias de professoras negras:percurso teórico-metodológico,. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SILVA COSTA, J.. O que dizem professoras negras? Construções identitárias de gênero e raciais e seus reflexos nas aulas de língua materna.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SILVA COSTA, J.. Construções identitárias e seus reflexões nas aulas de língua materna. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SILVA COSTA, J.. Aspectos dialógicos da correspondência do casal Heloísa e Abelardo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SILVA COSTA, J.. De Heloísa para Abelardo: cenografias no gênero epistolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SILVA COSTA, J.; SANTOS, L. . O PIBID como ferramenta para se refletir sobre posturas e discursos racistas na escola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
SILVA COSTA, J.; SOUZA, J. M. ; SOUZA, L. P. ; SILVA, L. S. ; BARROS, R. K. B. ; VIDAS, T. S. ; SOARES, 9. E. S. G. . O PIBID na formação de educadoras: aprender ao ver, fazer e ser. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
SILVA COSTA, J.. Pesquisa em Linguística e Discurso: modus operandi. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SILVA COSTA, J.. Extensão: um caminho para a pesquisa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
SILVA COSTA, J.. Análise discursiva do ethos de Heloísa: um enunciador epistolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SILVA COSTA, J.. A argumentação em Sêneca: uma leitura de "Sobre a Brevidade da Vida". 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SILVA COSTA, J.; OLIVEIRA, Jaciara Ornélia Nogueira de . Heloísa: modelo e/ou antimodelo de mulher medieval?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SILVA COSTA, J.; SILVA, E. S. . Estratégias para o ensino de ortografia: reflexões sobre práticas e experiências com alunos do Ensino Fundamental I. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
SILVA COSTA, J.. Olhares e Leituras Contemporâneas: será Heloísa uma mulher comum da Idade Média?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SILVA COSTA, J.. Deslindar a teia do discurso: ecos e reverberações em correspondências de Heloísa e Abelardo.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SILVA COSTA, J.. Raízes locais: cultura, arte e dança.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
SILVA COSTA, J.. Estratégias de produção de textos nas aulas de Língua Portuguesa: um ato de pesquisa.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
SILVA COSTA, J.. Discurso e imagem.(Poster). 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
SILVA COSTA, J.. Produção de Texto.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
SILVA COSTA, J.. Parecer técnico. 2018.

Trabalhos técnicos
1.
SILVA COSTA, J.. Parecer Técnico. 2018.

2.
SILVA COSTA, J.. Parecer técnico de material pedagógico. 2017.

3.
SILVA COSTA, J.. Parecer Técnico. 2016.

4.
SILVA COSTA, J.. Pindorama: Revista Eletrônica Científica- IFBA. 2015.

5.
SILVA COSTA, J.. Letras Vernáculas: língua latina EAD. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA COSTA, J.. Leituras Negríndias: o que é e como fazê-las em sala de aula.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SILVA COSTA, J.. Literatura negríndia. 2017. (Módulo pedagógico).

3.
SILVA COSTA, J.. Termos e conceitos de História e Cultura afrobrasileiras. 2014. (Glossário).

4.
SILVA COSTA, J.. DEFESAS DE TCC- LETRAS. 2012. (Caderno de resumos dos Trabalhos de Conclusão de Curso- TCC.).

5.
SILVA COSTA, J.. Estratégias de produção de textos nas aulas de Língua Portuguesa: um ato de pesquisa.. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
SILVA COSTA, J.. Caminhos, andanças e ensinaças.. 2010 (Produção Teatral) .

2.
SILVA COSTA, J.. As Letras na Pesquisa. 2009 (Produção Teatral) .

3.
SILVA COSTA, J.. Univer(sidade). 2008 (Produção Teatral) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOBRAL, G. N. T; SILVA COSTA, J.. Participação em banca de Taise Souza Vidal.Inocente ou culpada: um estudo do ethos do discurso de Dilma Rousseff. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Português) - Universidade do Estado da Bahia- Departamento de Ciências Humanas- campus I.

2.
SOBRAL, G. N. T; SILVA COSTA, J.. Participação em banca de Alana Ché da Silva.Analisando alguns comentários acerca do feminismo: observando as formações discursivas que lhe permeiam. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Português) - Universidade do Estado da Bahia- Departamento de Ciências Humanas- campus I.

3.
COSTA, Harlle Silva; SILVA COSTA, J.. Participação em banca de Gleice Souza Santos.Os modos de produções escritas dos adolescentes na rede social facebook e a imagem de si. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
SILVA COSTA, J.; Costa, Harlle Silva. Participação em banca de Graça do Amparo Souza Santos.O discurso das privatizações em cartuns políticos: análise comparativa entre PT e PSDB. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
COSTA, Harlle Silva; FERREIRA, M. C. A.; SILVA COSTA, J.. Participação em banca de Juciara Jesus Teles.Gêneros digitais: O blog como estratégia para a produção textual na escola.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias- Campus XXI -.

6.
MARTINS, V. H. F.; SILVA COSTA, J.; Santos, Miriam Ramos dos. Participação em banca de Joécia Gonçalves Santana.Da mulher submissa (Bertoleza) à mulher rebelde (Rita Baiana), em O Cortiço, de Aluísio Azevedo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias- Campus XXI -.

7.
COSTA, Harlle Silva; REIS, A.; SILVA COSTA, J.. Participação em banca de Dorival Santos da Silva.O implícito no discurso da MPB: um protesto contra a ditadura militar no Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias- Campus XXI -.

8.
SOARES, M. T. N.; SILVA COSTA, J.; REIS, A.. Participação em banca de Patrícia Lima Santos.Vozes dos surdos: o ensino de língua portguesa no Colégio Estadual de Ipiaú. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias- Campus XXI -.

9.
SOARES, M. T. N.; SILVA COSTA, J.; REIS, A.. Participação em banca de Leidiane Santos de Souza.A formação do professor de língua portuguesa e a aprendizagem da LIBRAS: um desafio a ser alcançado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias- Campus XXI -.

10.
SOARES, M. T. N.; SILVA COSTA, J.; REIS, A.. Participação em banca de Eliete Lino de Oliveira.A Língua Portuguesa e a Legislação Inclusiva: avessos da realidade docente de Ibirataia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias- Campus XXI -.

11.
SOARES, M. T. N.; SILVA COSTA, J.; SILVA, F. B. O.. Participação em banca de Mírian Cerqueira Santana.O surdo e a aquisição da língua portuguesa: o uso do bilinguismo como superação do silêncio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias- Campus XXI -.

12.
SOARES, M. T. N.; SILVA COSTA, J.; SILVA, F. B. O.. Participação em banca de Marama Barbosa dos Santos.LIBRAS: da exigência legal às práticas construídas no DCHT camppus XXI- Ipiaú. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias- Campus XXI -.

13.
COSTA, Harlle Silva; SILVA COSTA, J.; REIS, A.. Participação em banca de Deilma Marques dos Santos.Dona e Atrevida: faces da mulher contemporânea. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias- Campus XXI -.

14.
Costa, Harlle Silva; SILVA COSTA, J.; Tarcísio Fernandes Cordeiro. Participação em banca de Izael Oliveira Muniz.Análise Argumentativa do e-mail fraudulento.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.

15.
Costa, Harlle Silva; SILVA COSTA, J.; Tarcísio Fernandes Cordeiro. Participação em banca de Juliana Pereira de Assis.A construção do ethos no discursivo publicitário das Ead's.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.

16.
Costa, Harlle Silva; SILVA COSTA, J.; Tarcísio Fernandes Cordeiro. Participação em banca de Dalve Oliveira Batista dos Santos.O Eu no outro: "marcas" da sunbjetividade no discurso da avaliação em Letras.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.

17.
COSTA, Harlle Silva; SILVA COSTA, J.; REIS, A.. Participação em banca de Remigio Pires Novaes.A heterogeneidade discursiva na construção do discurso político.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Departamento de Ciências e Humanas e Tecnologias- Campus XXI.

18.
COSTA, Harlle Silva; SILVA COSTA, J.; REIS, A.. Participação em banca de Luciene Calheira Oliveira.A intertextualidade nas propostas de redação do vestibular da UNEB.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Departamento de Ciências e Humanas e Tecnologias- Campus XXI.

19.
SILVA COSTA, J.. Participação em banca de Rita de Cássia de Souza Moreira.A construção do vocabulário em crianças de 0;10 a 1;2 meses de idade: características e fenômenos recorrentes nesta fase inicial.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SILVA COSTA, J.; FIGUEIREDO, J. L.; SAMPAIO, M. O.. Seleção Pública para Professor Substituto da Universidade do Estado da Bahia. 2018. Universidade do Estado da Bahia- Campus XVI- Irecê.

2.
SILVA COSTA, J.; REIS, A.; Tereza Cristina Damásio Cerqueira. Seleção Pública para Professor Substituto. 2012. Universidade do Estado da Bahia.

3.
SILVA COSTA, J.; Lima, C. A. de; SOUSA, Maria Isabel de Jesus. Processo Seletivo para Contratação de Docente temporário/ Componente: Processo de Apropriação da Realidade (Produção de Texto). 2011. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

4.
SILVA COSTA, J.. Seleção de Professor/Monitor da disciplina Gramática- curso Pré-vstibular Universidade. 2010. Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias- Campus XXI -.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Abralin em Cena Bahia 2018. Lingua9gem), configurações identitárias de gênero e raça e novas pautas para o ensino de língua materna. 2018. (Congresso).

2.
Da pesquisa acadêmica ao ativismo social: ponte e conexões de lá e de cá do Atlântico. Experiências e trajetórias.. 2018. (Seminário).

3.
Diálogos Insubmissos de mulheres negras. 2018. (Congresso).

4.
Fórum Social Mundial. 2018. (Congresso).

5.
I Simpósio de Ensino e Pesquisa de Língua Portuguesa: reflexões sobre a escrita em várias perspectivas.Letramentos como prática social e a formação de professores de língua materna: mais uma agenda da Linguística Aplicada. 2018. (Simpósio).

6.
10ª Jornada de Pesquisa e Extensão -DCH I UNEB.Práticas educativas e desafios no ensino de Língua Portuguesa para uma educação antirracista: experiências de um subprojeto PIBID. 2017. (Outra).

7.
III Seminário de Avaliação Institucional do PIBID/UNEB.O combate ao racismo na escola: descortinando a América Africana. 2017. (Seminário).

8.
II Seminário: Diálogos entre a Pós e a Graduação- PPGLINC -UBFBA.O que dizem professoras negras? Configurações identitárias e seus reflexos nas aulas de língua materna.. 2017. (Seminário).

9.
IX Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras- UFBA.O que dizem professoras negras? Construções identitárias e seus reflexos nas aulas de língua materna.. 2017. (Seminário).

10.
A reforma do Ensino Médio: MP 746/2016 e seus impactos na formação básica e na formação docente. 2016. (Seminário).

11.
DIÁLOGOS LEXICOLÓGICOS II: léxico, discurso e texto. 2016. (Seminário).

12.
Encontro de Estágio da UNEB. 2016. (Encontro).

13.
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA. DE HELOÍSA PARA ABELARDO: CENOGRAFIAS NO GÊNERO EPISTOLAR. 2016. (Congresso).

14.
II Congresso sobre o Pensamento das Mulheres Negras no Brasil e na Diáspora Africana B. 2016. (Congresso).

15.
Jornada Pedagógica Heitor Villa Lobos.Construindo uma educação antirracista por meio da leitura. 2016. (Outra).

16.
Seminário Interno PIBID/UNEB Letras/Português.Por um percurso metodológico: interfaces entre Análise de Discurso e feminismo negro. 2016. (Seminário).

17.
VIII Seminário de Estudos filológicos.Aspectos dialógicos da correspondência do casal Heloísa e Abelardo. 2016. (Seminário).

18.
XX CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA. DE HELOÍSA PARA ABELARDO: CENOGRAFIAS NO GÊNERO EPISTOLAR. 2016. (Congresso).

19.
II Café Inter: Nacional, Cultural, Ativo, Institucional, Departamental, Disciplinar. 2015. (Seminário).

20.
II Seminário Local de Avaliação PIBID/UNEB - Campus I ?O PIBID na formação docente: desafios da parceria Universidade/Escola?. 2015. (Seminário).

21.
II SINBAIANIDADE/ II CILLAA. O PIBID COMO FERRAMENTA PARA SE REFLETIR SOBRE POSTURAS E DISCURSOS RACISTAS NA ESCOLA. 2015. (Congresso).

22.
SEMINÁRIO ?DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO NO SISTEMA EDUCACIONAL BAIANO?. 2015. (Seminário).

23.
Virada Educação- Salvador. Por uma educação antirracista: atividades de leitura e produção de textos. 2015. (Feira).

24.
V SIMPÓSIO BAIANO DAS LICENCIATURAS.O PIBID NA FORMAÇÃO DE EDUCADORAS: APRENDER AO VER, FAZER E SER. 2015. (Simpósio).

25.
III Seminário de Estágio de Letras: educar um ato de pesquisa.Estágio Supervisionado e tecnologia. 2013. (Seminário).

26.
VI JOINPE- Jornada de incentivo ä pesquisa e extensão.Extensão: um caminho para a pesquisa. 2013. (Outra).

27.
18º Congresso de Leitura do Brasil. Olhares e Leituras Contemporâneas: será Heloísa uma mulher comum da Idade Média?. 2012. (Congresso).

28.
I Congresso Internacional de Estudos Filológicos. Heloísa: modelo e/ou antimodelo de mulher medieval?. 2012. (Congresso).

29.
I Encontro de Estudos Clássicos da Bahia.A argumentação em Sêneca: uma leitura de "Sobre a Brevidade da Vida". 2012. (Encontro).

30.
IV Encontro de coordenadores de NUPEs. 2012. (Encontro).

31.
Seminário Multidisciplinar de Extensão universitária: fortalecendo elos para a indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão. 2012. (Seminário).

32.
VI Semana de Letras de Ipaú- SELETI- O curso de letras: formação e possíveis diálogos.Análise do discurso: dispositivos teóricos.. 2011. (Outra).

33.
Curso Discurso, texto e língua- Prof. Sírio Possenti. 2010. (Outra).

34.
Diálogo de Formação da Área de Linguagens, do Colégio Antôntio Pinheiro-.A importância de estratégias inovadoras no ensino de língua portguesa.. 2010. (Outra).

35.
IX Encontro de Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não Verbal.Minicurso: Semântica e discurso- ministrado pelo prof. José Fiorin. 2010. (Encontro).

36.
IX Encontro Nacional de Interação em linguagem Verbal e Não Verbal.Deslindar a teia do Discurso: ecos e reverberações em correspondências de Heloísa e Abelardo.. 2010. (Encontro).

37.
V Semana de Letras de Ipiaú- V SELETI Caminhos, Andanças e Ensinanças.Raízes locais: cultura, arte, dança.. 2010. (Outra).

38.
V Semiinário de Estudos Filológicos - VSEF. 2010. (Seminário).

39.
V Seminário da Análise do Discurso. 2010. (Seminário).

40.
IV Semana de Letras de Ipiaú- IV SELETI- Pesquisa em Letras: Múltiplos Caminhhos, Múltiplas Linguagens.O sujeito e a polifonia: algumas impressões.. 2009. (Outra).

41.
IV Semana de Letras de Ipiaú- SELETI.Estratégias de produção de texto nas aulas de Língua Portuguesa: um ato de pesquisa.. 2009. (Oficina).

42.
IV Semana de Letras- SELETI.Práticas de leitura e formação de leitores. 2009. (Outra).

43.
ROSAE: I Congresso Internacional de Linguística Histórica. 2009. (Congresso).

44.
Minicurso Gêneros Textuais: uma análise retórico-crítica do gênero editorial. 2008. (Outra).

45.
Jornada Pedagógica. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA COSTA, J.. I Simpósio de Ensino e Pesquisa de Língua Portuguesa: reflexões sobre a escrita em várias perspectivas. 2018. (Outro).

2.
SILVA COSTA, J.. O que eu conto sobre o conto: tecendo fios que nos conectam. 2018. (Outro).

3.
SILVA COSTA, J.; OLINDA, S. R. M. ; TEIXEIRA, M. C. R. ; ABADDE, C. M. S. . Recepção aos estudantes de Letras/Português- O que o Curso de Letras tem?. 2018. (Outro).

4.
SILVA COSTA, J.. Trabalhando com histórias, identidades e resistências negra e indígena na implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08. 2017. (Outro).

5.
MENDES, E. ; BORGES, C. ; DUARTE, H. ; NUNES, I. ; SILVA COSTA, J. . II Seminário: Diálogos entre a Pós e a Graduação. 2017. (Outro).

6.
SILVA COSTA, J.. Ciclo de Formação: (con)versando Letras e História. 2017. (Outro).

7.
SOUZA, L. P. ; COELHO, M. ; BARROS, R. K. B. ; SILVA COSTA, J. . II SELEU- Semana de Letras da UNEB/ Vozes Sul: diálogos interculturais entre ensino de línguas, territórios e identidades. 2017. (Outro).

8.
ANDRADE, G. R. ; SOARES, 9. E. S. G. ; SILVA COSTA, J. . III Calourart/ Ubuntu: eu sou porque nós somos. 2017. (Outro).

9.
SILVA COSTA, J.; SOUZA, L. P. ; ANDRADE, G. R. ; OLIVEIRA, D. J. . Consciência Negra: temos?. 2016. (Outro).

10.
SILVA COSTA, J.. Seminário Interno PIBID/Letras Vernáculas. 2016. (Outro).

11.
SILVA COSTA, J.; SOUZA, L. P. . SELEU- Semana de Letras da UNeb. 2016. (Outro).

12.
LAGO, A. C. C. ; SILVA COSTA, J. . II Seminário Local de Avaliação PIBID/UNEB - Campus I ?O PIBID na formação docente: desafios da parceria Universidade/Escola?. 2015. (Outro).

13.
SILVA COSTA, J.; TEIXEIRA, M. C. R. ; STAUDT, A. J. T. . III Seminário de Estágio de Letras. 2013. (Outro).

14.
SILVA COSTA, J.; Tereza Cristina Damásio Cerqueira ; COSTA, Harlle Silva . VII Semana de Letras de Ipiaú. 2012. (Outro).

15.
SILVA COSTA, J.. Apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso. 2012. (Outro).

16.
Harlle Silva Costa ; SILVA COSTA, J. . Apresentação do Regimento do Seminário Interdisciplinar de Pesquisa. 2011. (Outro).

17.
Harlle Silva Costa ; SILVA COSTA, J. . Apresentação do Regimento do Seminário Interdisciplinar de Pesquisa. 2011. (Outro).

18.
Costa, Harlle Silva ; Adilma Nunes Rocha ; SILVA COSTA, J. ; Tereza Cristina Damásio Cerqueira . V Semana de Letras de Ipiaú- SELETI. 2010. (Outro).

19.
BASTOS, E. R. N. ; SILVA COSTA, J. ; MAGALHAES, L. S. . Jornada Pedagógica. 2009. (Outro).

20.
Adilma Nunes Rocha ; Costa, Harlle Silva ; Tereza Cristina Damásio Cerqueira ; SILVA COSTA, J. . IV Semana de Letras de Ipiaú- SELETI. 2009. (Outro).

21.
Adilma Nunes Rocha ; Tarcísio Fernandes Cordeiro ; SILVA COSTA, J. . III Semana de Letras de Ipiaú- SELETI. 2008. (Outro).

22.
BASTOS, E. R. N. ; SILVA COSTA, J. ; MAGALHAES, L. S. . Semana Pedagógica. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ticiane Barreto Ribeiro (. Da origem ao significado: um estudo acerca das mudanças semânticas nas palavras aluno, professor, trabalho e dinheiro. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Português) - Universidade do Estado da Bahia- Departamento de Ciências Humanas- campus I. (Orientador).

2.
Sílvio dos Reis Nunes Filho. O ensino de língua portuguesa na construção de identidades etnicorraciais de alunos/as surdos/as negros/as. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Português) - Universidade do Estado da Bahia- Departamento de Ciências Humanas- campus I. (Orientador).

3.
Lais Pereira de Souza. Uma prática de ensino descolonizante é possível? Olhares sobre um subprojeto do PIBID. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Português) - Universidade do Estado da Bahia- Departamento de Ciências Humanas- campus I. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marisol Emanuele Sena Gomes. Escola ?Sem? Partido? Análise discursiva em torno do enunciado doutrinação.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/ Português) - Universidade do Estado da Bahia- Departamento de Ciências Humanas- campus I. Orientador: Josenéia Silva Costa.

2.
Leandra dos Santos Silva. Um defeito de cor? Análise discursiva de representações femininas.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras/ Português) - Universidade do Estado da Bahia- Departamento de Ciências Humanas- campus I. Orientador: Josenéia Silva Costa.

3.
Danilo Borges Santos. Análise discursiva do ethos retórico da personagem lobo em fábulas fedrianas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Josenéia Silva Costa.

4.
Rosemeire Miranda dos Santos. O discurso feminino em Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Josenéia Silva Costa.

5.
Leidiane Santos Souza. Discursos sobre a vida sob o olhar de pacientes renais crônicos.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Vernáculas) - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias- Campus XXI -. Orientador: Josenéia Silva Costa.

6.
Rúbia Santana Souza Gomes. A letra de música em sala de aula: uma estratégia para se conhecer as formações discursivas.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Vernáculas) - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias- Campus XXI -. Orientador: Josenéia Silva Costa.

7.
Aline Fernandes Pereira. O jornal como fonte de contribuição para o estudo Linguístico- Histórico de Ipiaú. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Vernáculas) - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias- Campus XXI -. Orientador: Josenéia Silva Costa.

8.
Adriano Mota Ferreira. Preconceito Linguístico: um inimigo social ao ensino-aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Josenéia Silva Costa.

9.
Jeane Conceição os Reis. O amor em formato mínimo: uma análise discusiva. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Josenéia Silva Costa.

10.
Hamone Farias Bastos. A persuasão de propagandas sob o olhar de barrarochenses.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Josenéia Silva Costa.

11.
Aiala Mendes Alves. O que você não vê VEJA: uma análise discursiva das capas do governo Lula. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Vernáculas) - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias- Campus XXI -. Orientador: Josenéia Silva Costa.

12.
Loana Torres Rodrigues. O dito e o não dito: uma análise discursiva em charges políticas do Governo Dilma. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Vernáculas) - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias- Campus XXI -. Orientador: Josenéia Silva Costa.

13.
Lucielma Lopes de Oliveira. O corpo fala e as vozes silenciam: análise semiótica da obra O Primo Basílio, de Eça de Queiroz. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Departamento de Ciências e Humanas e Tecnologias- Campus XXI. Orientador: Josenéia Silva Costa.

14.
Viviane Ferreira Souza. "Páginas da vida": narrativas da telenovela e a superação do preconceito contra pessoas com a síndrome de down. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Vernáculas) - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias- Campus XXI -. Orientador: Josenéia Silva Costa.

15.
Rita de Cássia de Souza Moreira. A construção do volcabulário em crianças de 0;10 a 1;2 meses de idade: características e fenômenos recorrentes nesta fase inicial. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Vernáculas) - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias- Campus XXI -. Orientador: Josenéia Silva Costa.



Outras informações relevantes


As disciplinas Análise do Dicurso I e II e Teoria da Narrativa foram cursadas como aluna especial do Programa de Pós Graduação em Letras e Lingüística, da UFBA.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 21:58:11