Maristela Compagnoni Vieira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5172206793836319
  • Última atualização do currículo em 19/11/2018


Doutora em Informática na Educação (PPGIE - UFRGS), Mestre em Educação (PPGEDU UFRGS), Licenciada em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa (PUCRS 2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática e Multimeios Educativos, pesquisando principalmente os seguintes temas: Educação a Distância, Aprendizagem Móvel e Ubíqua, BYOD (Bring Your Own Device), Acessibilidade, Inclusão Sociodigital e Tecnologia Assistiva. Trabalha atualmente como professora do Centro Universitário FADERGS, onde como liderança dos processos relacionados ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e nos Núcleos de Apoio de Desenvolvimento Estudantil (NADES) e de professores (NADEP). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maristela Compagnoni Vieira
Nome em citações bibliográficas
VIEIRA, M. C.;VIEIRA, MARISTELA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Núcleo de Informática na Educação Especial NIEE.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Campus Central
Farroupilha
90046900 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 33083269
URL da Homepage: http://www.ufrgs.br/niee/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Informática na Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Docência em tempos digitais: mapeamento e análise do perfil e da ação do professor frente às tecnologias em cenários escolares, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Lucila Maria Costi Santarosa.
Coorientador: Débora Conforto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: tecnologia educacional; ensino e aprendizagem mediados por tecnologias dig; TPACK; SAMR; perfil docente.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: O velho e o novo: caminhos para entender a relação dos idosos com as tecnologias digitais,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Lucila Maria Costi Santarosa.
Palavras-chave: inclusão digital; terceira idade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Gerontologia.
Setores de atividade: Educação; Saúde e Serviços Sociais.
2004 - 2007
Graduação em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: EAD: o mito da educação fácil.
Orientador: Elaine Turk de Faria.
1998 - 2002
Curso técnico/profissionalizante.
Instituto de Educação General Flores da Cunha, IE, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Kaospilot Repense Educação. (Carga horária: 21h).
Manifesto 55, MANIFESTO 55, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em 8º Formação de Professores para o modelo de avaliação ENADE. (Carga horária: 20h).
Faculdade Inedi, CESUCA, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Formação de Professores para Inovação. (Carga horária: 20h).
Faculdade Inedi, CESUCA, Brasil.
2014 - 2014
Free Collabrified Apps for IOS & Android Devices. (Carga horária: 4h).
XIX Conferência Internacional sobre Informática na Educação, TISE, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em A REINVENÇÃO DA VELHICE. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Capacitação de Tutores para o Curso EAD. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Formação de Professores para EAD. (Carga horária: 90h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2008 - 2008
20º Curso da Comunicação. (Carga horária: 8h).
Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado no Estado do RS, SINEPE RS, Brasil.
2007 - 2007
19º Curso da Comunicação. (Carga horária: 8h).
Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado no Estado do RS, SINEPE RS, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Extensão em Flash Básico. (Carga horária: 10h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2007 - 2007
IX Ciclo de Palestras Sobre novas Tecnologias na E. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2006 - 2006
XXIX Seminário Estdual de Educação. (Carga horária: 8h).
Associação de Educação Católica do Rio Grande do SUl, AEC RS, Brasil.
2006 - 2006
18º Curso da Comunicação. (Carga horária: 8h).
Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado no Estado do RS, SINEPE RS, Brasil.
1998 - 2001
Magistério - séries iniciais do Ensino Fundamental.
Instituto Estadual de Educação Genereal Flores da Cunha, IE, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, FADERGS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Liderança dos processos relacionados ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Colaboradora no Núcleo de Apoio e Desenvolvimento de Professores (NADEP): capacitação, desenvolvimento, formação e apoio pedagógico. Colaboradora no Núcleo de Apoio e Desenvolvimento de Estudantes (NADES): Inclusão e Acessibilidade, Apoio e Atendimento Pedagógico e Desenvolvimento de Professores. Professora de disciplinas institucionais.


Faculdade Inedi, CESUCA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 16


Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 2
Outras informações
Tutora na graduação a distância.


Centro Universitário Metodista, IPA-RS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina: Psicopedagogia e Novas Tecnologias Curso de Especialização em Psicopedagogia

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina: Psicopedagogia e Novas Tecnologias Curso de Especialização em Psicopedagogia

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplina de "Psicopedagogia e novas tecnologias" no curso de especialização em Psicopedagogia, no total de 20h.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Professora bolsista no IFRS, no âmbito do PRONATEC, na disciplina de Acolhimento, orientação profissional e cidadania, no total de 20h.


Escola de Educação Básica Mãe Admirável, EMA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações
Responsável pelo Serviço de Informática Educativa.


Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Professora Pesquisadora II, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 10
Outras informações
Professora no curso de formação de professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis, oferecido pelo MEC por meio da UAB/UFRGS a professores da rede pública de ensino do Brasil e outros países da América Latina, na modalidade a distância.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista de Apoio Técnico 1A, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20


Escola de Ensino Fundamental Vinícius de Morais, EVM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Escola de ensino Fundamental Borghesi, EFB, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitora na curso de Inclusão Digital, Carga horária: 8
Outras informações
Monitora do Curso de Inclusão Digital oferecido pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC) no curso de Inclusão Digital para a terceira idade ContinuIDADE.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: INFORMÁTICA E MULTIMEIOS EDUCATIVOS.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Inclusão Digital.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
2º lugar em Tese de Doutorado no Concurso Alexandre Direne de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso em Informática na Educação, Sociedade Brasileira de Computação.
2015
Best article presented for the Sixth Information Systems Research Working Days - JISIC 2015 and XIII Ibero American Congress of Educational Computing and Disabilities - CIED 2015., Sixth Information Systems Research Working Days - JISIC 2015 and XIII Ibero American Congress of Edu.
2008
Primeiro Lugar na categoria trabalho de conclusão de curso no XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Sociedade Brasileira de Computação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTAROSA, Lucila M. Costi2015SANTAROSA, Lucila M. Costi ; Conforto, Debora ; VIEIRA, M. C. ; SCHNEIDER, Fernanda Chagas ; CHEIRAN, J. F. P. . Acessibilidade na formação de professores a distância: um estudo de caso das dimensões técnica e pedagógica. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, p. 1-10, 2015.

2.
Conforto, Debora2015 Conforto, Debora ; VIEIRA, M. C. . Smartphone na Escola: Da Discussão Disciplinar Para a Pedagógica.. LATIN AMERICAN JOURNAL OF COMPUTING â013 LAJC, v. II, p. 43-54, 2015.

3.
CORRÊA, Ygor2014CORRÊA, Ygor ; VIEIRA, M. C. ; SANTAROSA, Lucila M. Costi ; BIAZUS, M. C. V. . Tecnologia Assistiva: a inserção de aplicativos de tradução na promoção de uma melhor comunicação entre surdos e ouvintes. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1-10, 2014.

4.
VIEIRA, M. C.;VIEIRA, MARISTELA2014VIEIRA, M. C.; CORRÊA, Ygor ; CHEIRAN, J. F. P. ; SANTAROSA, Lucila M. Costi ; BIAZUS, M. C. V. . Contribuições da Teoria da Aprendizagem Multimídia e da Usabilidade para aprendizagem de Libras e Língua Portuguesa por meio de aplicativos móveis. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1-10, 2014.

5.
VIEIRA, M. C.;VIEIRA, MARISTELA2008 VIEIRA, M. C.. EAD: O mito da educação fácil. Revista da Graduação, v. 1, p. 1-78, 2008.

6.
VIEIRA, M. C.;VIEIRA, MARISTELA2008 VIEIRA, M. C.; CHEIRAN, J. F. P. ; BARBOSA, A. A. M. . Inclusão digital na terceira idade: avaliação de usabilidade em sites de cadastro de. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, p. 1-10, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTAROSA, Lucila M. Costi (Org.) ; Conforto, Debora (Org.) ; VIEIRA, M. C. (Org.) . Tecnologia e Acessibilidade: Passos em direção à inclusão escolar e sociodigital. 1. ed. Porto Alegre: Evangraf, 2014. v. 1. 200p .

2.
SANTAROSA, Lucila M. Costi (Org.) ; Conforto, Debora (Org.) ; SCHNEIDER, Fernanda Chagas (Org.) ; VIEIRA, M. C. (Org.) . Caderno Pedagógico: Curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis. 1. ed. Porto Alegre: Evangraf, 2014. v. 1. 200p .

Capítulos de livros publicados
1.
CORRÊA, Ygor ; VIEIRA, M. C. ; SANTAROSA, Lucila M. Costi ; BIAZUS, M. C. V. . Aplicativos de tradução automática como facilitadores da comunicação entre surdos e ouvintes. In: SANTAROSA, Lucila Maria Costi; CONFORTO, Débora; VIEIRA, Maristela Compagnoni. (Org.). Tecnologia e Acessibilidade: Passos em direção à inclusão escolar e sociodigital. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2014, v. 1, p. 96-106.

2.
SANTAROSA, Lucila M. Costi ; Conforto, Debora ; VIEIRA, M. C. ; SCHNEIDER, Fernanda Chagas . Em permanente reinvenção: Curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis. In: SANTAROSA, Lucila Maria Costi; CONFORTO, Débora; SCHNEIDER, Fernanda Chagas; VIEIRA, Maristela Compagnoni. (Org.). Caderno Pedagógico: Curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2014, v. 1, p. 17-53.

3.
VIEIRA, M. C.; SCHNEIDER, Fernanda Chagas ; SANTAROSA, Lucila M. Costi . Tendências na inserção de dispositivos móveis na Educação: uma revisão de literatura regional e internacional. In: SANTAROSA, Lucila Maria Costi; CONFORTO, Débora; VIEIRA, Maristela Compagnoni. (Org.). Tecnologia e Acessibilidade: Passos em direção à inclusão escolar e sociodigital. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2014, v. 1, p. 180-188.

4.
SANTAROSA, Lucila M. Costi ; VIEIRA, M. C. . Tecnologia Assistiva em práticas inclusivas para alunos com deficiência: experiência do NIEE/UFRGS. In: GIROTO, Cláudia Regina Mosca; POKER, Rosimar Bortolini; OMOTE, Sadao (orgs). (Org.). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, v. 1, p. 137-158.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTAROSA, Lucila M. Costi ; Conforto, Debora ; VIEIRA, M. C. ; SCHNEIDER, Fernanda Chagas ; CHEIRAN, J. F. P. . Acessibilidade, Usabilidade e Flexibilização Curricular: a experiência brasileira na formação docente a distância. In: VI Congreso Internacional sobre Calidad y Accesibilidad de la Formación Virtual (CAFVIR 2015), 2015, Granada. ?Formación virtual inclusiva y de calidad para el siglo XXI? - Actas del VI Congreso Internacional sobre Calidad y Accesibilidad de la Formación Virtual (CAFVIR 2015). Granada: Editorial Universidad de Granada, 2015. p. 51-58.

2.
VIEIRA, M. C.; Conforto, Debora ; SANTAROSA, Lucila M. Costi . Tecnologia móvel: qual, para quem, para quê? A percepção de professores e estudantes 357 em iniciativas 1:1. In: XX Congresso Internacional de Informática Educativa - TISE, 2015, Santiago. Nuevas Ideas en Informática Educativa. Santiago: Universidad de Chile, Facultad de Ciencias Físicas y Matemáticas., 2015. v. 11. p. 357-362.

3.
VIEIRA, MARISTELA; CONFORTO, DÉBORA . Aprendizagem Móvel e Multimídia: a produção de material pedagógico na perspectiva BYOD. In: XXI Workshop de Informática na Escola, 2015, Maceió, 2015. p. 82-91.

4.
SANTAROSA, Lucila M. Costi ; Conforto, Debora ; VIEIRA, M. C. ; SCHNEIDER, Fernanda Chagas . Inclusão na modalidade a distância: no discurso e na prática. In: XI Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância - ESUD, 2014, Florianópilos. Anais do XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Florianópolis: NUTE - UFSC, 2014. p. 179-193.

5.
VIEIRA, M. C.; CORRÊA, Ygor ; SANTAROSA, Lucila M. Costi ; BIAZUS, M. C. V. . Análise de expressões não-manuais em avatares tradutores de Língua Portuguesa para Libras. In: XIX Conferência Internacional sobre Informática na Educação - TISE, 2014, Fortaleza. Nuevas Ideas en Informática Educativa, 2014. v. 10. p. 172-183.

6.
SANTAROSA, Lucila M. Costi ; Conforto, Debora ; VIEIRA, M. C. ; SCHNEIDER, Fernanda Chagas . Inclusão para além do Discurso: Experiência Formativo no Âmbito das Tecnologias Digitais Acessíveis. In: III Congresso Internacional TIC e Educação, 2014, Lisboa. Aprendizagem Online: Atas Digitais do III Congresso Internacional das TIC na Educação. Lisboa: Instituto da Educação da Universidade de Lisboa, 2014. p. 1489-1497.

7.
CORRÊA, Ygor ; VIEIRA, M. C. ; SANTAROSA, Lucila M. Costi ; BIAZUS, M. C. V. . Aplicativos de tradução para Libras e a busca pela validade social da Tecnologia Assistiva. In: XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, 2014, Dourados. Anais do XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2014. p. 164-173.

8.
SANTAROSA, Lucila M. Costi ; VIEIRA, M. C. ; CORRÊA, Ygor ; BIAZUS, M. C. V. . Para além da interação: o papel de aplicativos como ProDeaf e HandTalk na constituição do sujeito surdo. In: 3º Seminário Nacional de Inclusão Digital, 2014, Passo Fundo. Anais do III SENID - Seminário Nacional de Inclusão Digital. Porto Alegre: Editora UPF, 2014.

9.
VIEIRA, M. C.. O uso do computador e da Internet e a participação em cursos de informática por idosos: meios digitais, finalidades sociais. In: XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009, Florianópolis. Anais do XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, M. C.; SANTAROSA, Lucila M. Costi . Tendências na inserção de dispositivos móveis na educação: uma revisão de literatura internacional. In: XVIII Conferência Internacional sobre Informática na Educação, 2013, Porto Alegre. Nuevas Ideas en Informática Educativa: Memórias del XVIII Conferência Internacional de Informática Educativa, TISE, 2013. v. 9.

Apresentações de Trabalho
1.
VIEIRA, M. C.. Cinco Maneiras de Produzir Bons Slides. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VIEIRA, M. C.. 'A carreira e o mercado de trabalho: Saiba como seus professores construíram sua carreira profissional e o olhar sobre o mercado de trabalho'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
VIEIRA, M. C.; CHEIRAN, J. F. P. ; BARBOSA, A. A. M. . Inclusão digital na terceira idade: avaliação de usabilidade em sites de cadastro de. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARNEIRO, Mára Lúcia Fernandes ; VIEIRA, M. C. . CAPACITAÇÃO DE TUTORES E PROFESSORES PESQUISADORES DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SANTAROSA, Lucila M. Costi ; VIEIRA, M. C. . Ambiente Virtual de Aprendizagem por projetos para a inclusão digital, educacional e social de PNEEs. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
VIEIRA, M. C.. Tecnologias Digitais Acessíveis. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Participação na elaboração de CD que faz parte do livro "Tecnologias digitais acessíveis").

4.
SOARES, M. da S. ; VIEIRA, M. C. . IDENTIDADE: APRENDER NÃO TEM IDADE - INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS HOSPITALIZADOS. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SOARES, M. da S. ; VIEIRA, M. C. . IDENTIDADE: APRENDER NÃO TEM IDADE - INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS HOSPITALIZADOS. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Docência em Tempos Digitais: análise do perfil e da ação do professor frente às tecnologias em cenários escolares. 2018. (Congresso).

2.
3º Seminário Nacional de Inclusão Digital.Para além da interação: o papel de aplicativos como ProDeaf e HandTalk na constituição do sujeito surdo. 2014. (Seminário).

3.
XIX Conferência Internacional sobre Informática na Educação.Apresentação de artigo completo.. 2014. (Outra).

4.
XVIII Conferência Internacional sobre Informática na Educação (TISE 2013).Tendências na inserção de dispositivos móveis na educação: uma revisão de literatura internacional. 2013. (Outra).

5.
XXV Encontro de Comunicação. 2012. (Encontro).

6.
10ª Jornada da Educação Especial - Unesp.Ambiente Virtual de Aprendizagem por projetos para inclusão digital, educacional e social de PNEs. 2010. (Oficina).

7.
Seminário de TI na Educação: Aprendizagem, Empregabilidade e Cidadania. 2010. (Seminário).

8.
X Jornada de Educação Especial - Educação Especial e os usos das tecnologias de Informação e Comunicação em práticas pedagógicas inclusivas. 2010. (Outra).

9.
XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.O uso do computador e da Internet e a participação em cursos de informática por idosos: meios digitais, finalidades sociais. 2009. (Simpósio).

10.
XII Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação. 2008. (Outra).

11.
XII Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação.Inclusão Digital na Terceira Idade: avaliação de usabilidade em sites de cadstro de correio eletrônico. 2008. (Outra).

12.
XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Premiada na categoria Trabalho de Conclusão de Curso. 2008. (Simpósio).

13.
IX Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação. 2007. (Outra).

14.
XIX Encontro da Comunicação: Gestão da Comunicação e Relacionamento. 2007. (Encontro).

15.
XVIII Encontro da Comunicação: A comunicação e o desfio de fidelizar famílias. 2006. (Encontro).

16.
XXIX Seminário Estadual de Educação - Educador/Educando e Tecnologia: Perspectivas Metodológicas e Éticas. 2006. (Seminário).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CORRÊA, Ygor2014CORRÊA, Ygor ; VIEIRA, M. C. ; SANTAROSA, Lucila M. Costi ; BIAZUS, M. C. V. . Tecnologia Assistiva: a inserção de aplicativos de tradução na promoção de uma melhor comunicação entre surdos e ouvintes. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1-10, 2014.

2.
SANTAROSA, Lucila M. Costi2015SANTAROSA, Lucila M. Costi ; Conforto, Debora ; VIEIRA, M. C. ; SCHNEIDER, Fernanda Chagas ; CHEIRAN, J. F. P. . Acessibilidade na formação de professores a distância: um estudo de caso das dimensões técnica e pedagógica. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, p. 1-10, 2015.

3.
Conforto, Debora2015 Conforto, Debora ; VIEIRA, M. C. . Smartphone na Escola: Da Discussão Disciplinar Para a Pedagógica.. LATIN AMERICAN JOURNAL OF COMPUTING â013 LAJC, v. II, p. 43-54, 2015.


Livros e capítulos
1.
SANTAROSA, Lucila M. Costi (Org.) ; Conforto, Debora (Org.) ; VIEIRA, M. C. (Org.) . Tecnologia e Acessibilidade: Passos em direção à inclusão escolar e sociodigital. 1. ed. Porto Alegre: Evangraf, 2014. v. 1. 200p .

2.
SANTAROSA, Lucila M. Costi (Org.) ; Conforto, Debora (Org.) ; SCHNEIDER, Fernanda Chagas (Org.) ; VIEIRA, M. C. (Org.) . Caderno Pedagógico: Curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis. 1. ed. Porto Alegre: Evangraf, 2014. v. 1. 200p .

1.
SANTAROSA, Lucila M. Costi ; VIEIRA, M. C. . Tecnologia Assistiva em práticas inclusivas para alunos com deficiência: experiência do NIEE/UFRGS. In: GIROTO, Cláudia Regina Mosca; POKER, Rosimar Bortolini; OMOTE, Sadao (orgs). (Org.). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, v. 1, p. 137-158.

2.
CORRÊA, Ygor ; VIEIRA, M. C. ; SANTAROSA, Lucila M. Costi ; BIAZUS, M. C. V. . Aplicativos de tradução automática como facilitadores da comunicação entre surdos e ouvintes. In: SANTAROSA, Lucila Maria Costi; CONFORTO, Débora; VIEIRA, Maristela Compagnoni. (Org.). Tecnologia e Acessibilidade: Passos em direção à inclusão escolar e sociodigital. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2014, v. 1, p. 96-106.


Cursos de curta duração ministrados
1.
SOARES, M. da S. ; VIEIRA, M. C. . IDENTIDADE: APRENDER NÃO TEM IDADE - INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS HOSPITALIZADOS. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SOARES, M. da S. ; VIEIRA, M. C. . IDENTIDADE: APRENDER NÃO TEM IDADE - INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS HOSPITALIZADOS. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 10:22:06