Hilario Vasconcelos Rocha

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  • Última atualização do currículo em 21/12/2017


Mestrando em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGDAM/NUMA/UFPA), Especialista em Perícia e Auditoria Ambiental (UNINTER), Graduado em engenharia sanitária e ambiental pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Experiência de mobilidade acadêmica internacional pela Universidade de Coimbra (Portugal). Realização de atividades como colaborador e assessor técnico ambiental do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM/UFPA), desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão nas áreas de Educação Ambiental, Desenvolvimento Local e Gestão Ambiental e assessor de técnico de Gestão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UFPA). Trabalhou como consultor técnico ambiental na empresa AMA consultoria em projetos socioambientais com enfoque em mineração nos municípios de Barcarena/PA e Ipixuna do Pará/PA. Coordenador de Monitoramentos Ambientais - Ambientare Soluções em Meio Ambiente para a Associação Dos Terminais Portuários de Uso Privativo e das Estações de Transbordo e Cargas da Hidrovia Tapajós (ATAP)/ Itaituba/PA e Bracarena/PA. Experiência como Gestor Público como Secretário Municipal de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itaituba/PA (2014-2016). Diretor Consultor da UPbio Soluções Ambientais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Hilario Vasconcelos Rocha
Nome em citações bibliográficas
ROCHA, H. V.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado profissional em andamento em Gestao dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazonia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: , Ano de Obtenção: .
Orientador: Marilena Loureiro da Silva.
Palavras-chave: Gestão Ambiental , Problemas socioambientais; Meio Ambiente; Porto, Sustentabilidade; Educação Ambiental.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental / Especialidade: Legislação Ambiental.
2014 - 2015
Especialização em Perícia e Auditoria Ambiental. (Carga Horária: 600h).
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Título: CENÁRIO LOGÍSTICO DO OESTE DO PARÁ COM VERTENTE NA MINIMIZAÇÃO DE IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS.
2006 - 2012
Graduação em engenharia sanitária e ambiental.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: GESTÃO AMBIENTAL PORTUÁRIA NA COMPANHIA DOCAS DO PARÁ (CDP), COM ENFOQUE EDUCACIONAL E POLÍTICO PARA A MINIMIZAÇÃO DE PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS.
Orientador: Marilena Loureiro da Silva.
2008 - 2009
Graduação em Engenharia do Ambiente.
Universidade de Coimbra, UC, Portugal.




Formação Complementar


2006 - 2006
Extensão universitária em Gestão de recursos Hídricos. (Carga horária: 20h).
Instituto de Estudos Superiores da Amazônia, IESAM / ORPES, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Itaituba, PMI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Secretário Municipal de Meio Ambiente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Administração pública direta na Secretaria de Meio Ambiente com licenciamentos ambientais, articulação institucional com a sociedade organizada e poderes estaduais e federais na tomada de decisões diretas e indiretas acerca da sustentabilidade local, projetos de fomento ambiental, agenciamento político, liderança de equipes de trabalho na gestão ambiental municipal.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor de Meio Ambiente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Diretor de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Produção de Itaituba/PA


Ambientare Soluções Ambientais, AMBIENTARE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Ambiental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Associação Dos Terminais Portuários de Uso Privativo e das Estações de Transbordo e Cargas da Hidrovia Tapajós (ATAP) ? Itaituba/PA. Coordenação de programas de monitoramentos ambientais para adequação do PCA (Programa de Controle Ambiental) dos empreendimentos portuários Graneleiros da associação, empresas como: Cargill Agrícola, Chibatão, Cianport, Hidrovias do Brasil SA, Unirios, Brick Logística, Reicon e Bunge/Terfron. Coordenação dos programas de Controle de ruídos Controle de qualidade da água e do ar. Monitoramentos de Fauna terrestre e ictiofauna. Acompanhamento e monitoramento de supressão vegetal, terraplenagem e resgate de fauna. Coordenação, acompanhamento e controle de erosão e HSE (Saúde, Segurança e Meio Ambiente).

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Analista Ambiental, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Acompanhamento e execução de programas ambientais para adequação legislativa, acompanhamento de licenças, em Terminais e Portos de grande porte no município de Barcarena/PA; Execução de serviços de controle ambiental de gestão ambiental (SGI), controle de qualidade de ar, controle de qualidade de água, programas de socioeconomia, supressão vegetal, resgate de fauna, emissão de ruídos, terraplenagem, segurança, qualidade, saúde, segurança e meio ambiente, PRAD, controle de processos erosivos, entre outros. Prestação de serviços ambientais para: Hidrovias do Brasil SA, Terfron/Bunge, ADM, Hydro/Alunorte e Hidrovias do Brasil S.A


Ar Consultoria Ambiental, AR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Consultor Técnico, Enquadramento Funcional: Consultor técnico, Carga horária: 20
Outras informações
Acompanhamento de processos de licenciamento de obras de construção civil na região metropolitana de Belém/PA junto a SEMMA municipal. Confecção de PCA (Plano de controle ambiental) para a liberação de L.I (Licença de instalação) de empreendimentos. Prestação de serviços ambientais para: Quadra engenharia, Pinheiro Sereni LTDA, Roma incorporadora, IF Administração de imóveis, Sinergy Incorporadora, entre outras


AMA Consultoria em Projetos Socioambeintais, AMA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Consultor Técnico Ambiental, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico Ambiental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Gestão em Projetos socioambientais em empresas de Mineração nos municípios de Ipixuna do Pará/PA e Barcarena/PA


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Assessor técnico PIBID/UFPA, Enquadramento Funcional: Assessoria, Carga horária: 20
Outras informações
Assessor Técnico do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFPA)


Prefeitura Municipal de Belém, PMB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assessoria, Carga horária: 20
Outras informações
Assessoria técnica Diretoria de Projetos Educacionais PROEG/DIPRO/UFPA - Programa de Consolidação das Licenciaturas - PRODOCENCIA/CAPES

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Assessor técnico, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 40
Outras informações
Assessor técnico Ambiental do programa de responsabilidade socioambiental da escola Wandick Gutierrez Barcarena-PA (CDP/GEAM)

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do projeto de educação ambiental do terminal petroquímico de Miramar Belém-PA. (CDP/GEAM)


Faculdade do Tapajós, FAT, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Auditoria Ambiental



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA CASA-ESCOLA DA PESCA: O GEAM/UFPA E A COMPANHIA DOCAS DO PARÁ NA BUSCA DA CONSERVAÇÃO/PRESERVAÇÃO DOS SISTEMAS AQUÁTICOS DAS ILHAS DE BELÉM
Descrição: A Casa-Escola da Pesca compreende a necessidade de aprofundar cada vez mais as ações sobre a sustentabilidade ambiental, e por isso convoca a CDP para trabalhar o desenvolvimento socioambiental a partir da implantação desses projetos que traz como perspectiva ações que ajudem a minimizar os impactos ambientais. Segundo Castells (2007) a partir do século XX, a sociedade passou por mais mudanças, e houve um grande desenvolvimento nos transportes intensificando o comércio internacional, desenvolvimento de novos meios e tecnologias de comunicação, disseminação do modelo fordista de produção em massa e consumo em massa. Nessa perspectiva, entende-se a necessidade de estabelecer parceria com a Companhia Docas do Pará para que seja possível promover uma intervenção socioambiental nos bairros de Itaiteua, Brasília, Fidelis e Fama, pois fica evidente que participar de diálogos e práticas educativas relacionadas à Educação Ambiental seja possível minimizar os impactos sociais dessas áreas, uma vez que a mudança em prol de uma relação/meio ambiente equilibrada numa perspectiva sustentável é algo necessário. Para Montibeller Filho (2001) é desenvolvimento porque não se reduz a um simples crescimento quantitativo; pelo contrário, faz intervir a qualidade das relações humanas com o ambiente natural, e a necessidade de conciliar a evolução dos valores socioculturais com rejeição de todo processo que leva à deculturação. É sustentável porque deve responder à equidade intrageracional e à intergeracional. Assim, fica evidente a necessidade de buscar mecanismos para ajudar a comunidade de Outeiro compreender que o desenvolvimento sustentável é uma condição fundamental para combater os impactos ambientais de como o lixo dos canais da cidade se reflete em um problema social, mas o que chama atenção é a necessidade de políticas públicas que enfoque a Educação Ambiental, e que junto de outras medidas de cunho socioambiental, pode ser solução plausível para os problemas que envolvem a relação homem/ambiente. E nesse enfoque as Escolas ocupam importantes espaços para discutir e articular novas práticas educativas para sensibilizar a comunidade sobre sua relação entre homem e natureza, e as implicações sociais, políticas, econômicas, culturais resultante dessa relação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
EDUCAÇÃO POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL
Descrição: Educação, Pobreza e Desigualdade Social constitui-se em uma ação voltada à formação continuada de profissionais que atuam na educação básica e/ou em políticas sociais que estabelecem relações entre educação, pobreza e desigualdade social. Esse processo formativo a distância insere-se no contexto da Política Nacional de Formação dos (as) Profissionais do Magistério da Educação Básica e da Rede Nacional de Formação Continuada dos (as) Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública, instituídas pelo Decreto n 6.755, de janeiro de 2009. Ele também responde ao preconizado na Lei n 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação. Sua materialização se efetiva por meio da dimensão que trata da formação continuada no âmbito da Iniciativa Nacional Educação, Pobreza e Desigualdade Social. A Iniciativa Nacional Educação, Pobreza e Desigualdade Social parte da constatação da persistente existência da pobreza no país, que afeta crianças, adolescentes, jovens e adultos. Ela reconhece que a pobreza não deixa de existir no momento em que esses sujeitos entram na escola; ao contrário, os efeitos de tal fenômeno social manifestam-se de maneira contundente nos espaços de educação. Essa Iniciativa trata das relações entre educação, pobreza e desigualdade social e visa promover reflexões e discussões sobre as vivências em circunstâncias de pobreza e extrema pobreza, bem como em relações sociais e políticas injustas. Confrontar essas vivências com as visões predominantes nas políticas educacionais, na gestão da educação e no contexto escolar da educação básica é um dos principais desafios. O objetivo é promover a práxis em torno de princípios político-ético-emancipatórios assentados no direito à vida, à igualdade e à diversidade. A formação continuada ? no âmbito da Iniciativa Nacional Educação, Pobreza e Desigualdade Social ? deverá estar associada a debates e reflexões a respeito da formação inicial, sobretudo nos cursos de Licenciatura e Pedagogia, principalmente a partir da relação entre essa Iniciativa e Programas implementados pelo MEC (PIBID, PARFOR, Universidade Aberta do Brasil ? UAB ?, dentre outros) ou pelas próprias Instituições Federais de Ensino Superior ? IFES. Para além da dimensão ?formação continuada?, expressa neste Curso de Especialização, a Iniciativa Nacional Educação, Pobreza e Desigualdade Social promoverá pesquisas sobre essa temática e divulgação dos conhecimentos produzidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PARA A ESCOLA WANDICK GUTIERREZ BARCARENA/PA
Descrição: Programa de responsabilidade socioambiental para a sensibilização da comunidade escolar em torno do porto de Vila do Conde e do seu entono atrelados ao sistema de gestão ambiental da companhia docas do Pará com enfoque socioambiental para a melhoria da qualidade de vida e trabalho dos envolvidos nos processos econômicos e sociais existentes na esfera portuária, do qual a escola se localiza..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA ESCOLA RUY PARANATINGA BARATA, BELÉM-PA
Descrição: Programa de responsabilidade socioambiental para a sensibilização da comunidade escolar em torno do Terminal petroquímico de Miramar e do seu entono atrelados ao sistema de gestão ambiental da companhia docas do Pará com enfoque socioambiental para a melhoria da qualidade de vida e trabalho dos envolvidos nos processos econômicos e sociais existentes na esfera portuária, do qual a escola se localiza..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2011
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ASFALTAMENTO DA BR230
Descrição: Programa de Educação Ambiental para o asfaltamento da BR230 com enfoque político para a minimização de problemas socioambientais englobando 10 municípios beneficiando todos os sujeitos sociais beneficiados com a grande obra..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2007 - 2008
PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O TERMINAL PETROQUÍMICO DE MIRAMAR BELÉM/PA
Descrição: Programa de educação ambiental para a sensibilização de funcionários, escolas e comunidade do porto e do seu entono atrelados ao sistema de gestão ambiental da companhia docas do Pará com enfoque socioambiental para a melhoria da qualidade de vida e trabalho dos envolvidos nos processos econômicos e sociais existentes na esfera portuária..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2007 - 2008
PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O PORTO DE VILA DO CONDE BARCARENA/PA
Descrição: Programa de educação ambiental para a sensibilização de funcionários, escolas e comunidade do porto e do seu entono atrelados ao sistema de gestão ambiental da companhia docas do Pará com enfoque socioambiental para a melhoria da qualidade de vida e trabalho dos envolvidos nos processos econômicos e sociais existentes na esfera portuária..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Gestão Ambiental.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional/Especialidade: Teoria do Desenvolvimento Regional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Educação Ambiental.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Engenharia Ambiental.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
ROCHA, H. V.. Trilhas do Rio Tapajós Perspectivas Socioambientais para a Sustentabilidade. 1. ed. Belém: Supercores, 2015. v. 1. 335p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ROCHA, H. V.. DIÁRIO DO PARÁ. Diário do Pará, Belém, 05 mar. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, H. V.; REIS, R. C. ; NERI JÚNIOR, E. P. ; VILAR, L. J. M. ; SILVA, M. L . GESTÃO AMBIENTAL PORTUÁRIA NA COMPANHIA DOCAS DO PARÁ (CDP), FOCADA NA MINIMIZAÇÃO DE PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS. In: VII FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2012, SALVADOR-BAHIA. VII FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2012.

2.
VILAR, L. J. M. ; SILVA, M. L ; ROCHA, H. V. ; REIS, R. C. ; NERI JÚNIOR, E. P. . OUVIDORIA BR-230: UMA MANEIRA EFICIENTE DE SABER O QUE A COMUNIDADE PENSA SOBRE AS AÇÕES DE GESTÃO AMBIENTAL NA RODOVIA. In: VII FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2012, SALVADOR-BAHIA. VII FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2012.

3.
NERI JÚNIOR, E. P. ; ROCHA, H. V. ; VILAR, L. J. M. ; SILVA, M. L ; REIS, R. C. . PROCESSOS FORMATIVOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA RODOVIA BR-230/PA. In: VII FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2012, SALVADOR-BAHIA. VII FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2012.

4.
REIS, R. C. ; ROCHA, H. V. ; NERI JÚNIOR, E. P. ; VILAR, L. J. M. ; SILVA, M. L . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DE UM PORTO SEGURO: UMA EXPERIENCIA DE SUSTENTABILIDADE NO PORTO DE BELÉM/PA. In: VII FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2012, SALVADOR-BAHIA. VII FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2012.

5.
ROCHA, H. V.; ALBUQUJean da Silva de Albuquerque ERQUE, J. S. ; Luciana Leal dos Santos ; Camilla do Socorro Siqueira dos Santos ; Emilia Yumi Kawaguchi . PROPOSTA DE PROGRAMA DE MONITORAMENTO PARA O IGARAPÉ TUCUNDUBA - BELÉM, PARÁ. In: 26° CONGRESSO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2011, Porto Alegre. 26° CONGRESSO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL - ANAIS, 2011.

6.
ROCHA, H. V.; SILVA, M. L . PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O TERMINAL PETROQUÍMICO DE MIRAMAR, BELÉM-PA. In: XIII SILUBESA, 2008, Belém - PA. XIII SILUBESA - SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2008.

7.
ROCHA, H. V.; SILVA, M. L . GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ALIADA À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO TERMINAL PETROQUÍMICO DE MIRAMAR, BELÉM-PA. In: XIII SILUBESA, 2008, Belém - PA. XIII SILUBESA - SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2008.

8.
ROCHA, H. V.. CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DE RESÍDUOS SÓLIDOS PRODUZIDOS NA FEIRA DA ILHA DE COTIJUBA, BELÉM-PA. In: XIII SILUBESA, 2008, Belém - PA. XIII SILUBESA - SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2008.

9.
ROCHA, H. V.; SILVA, M. L . GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO TERMINAL PETROQUÍMICO DE MIRAMAR, BELÉM-PA. In: IV MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS, 2008, Brasília. VI MOSTRA DE EXERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS FUNASA, 2009.

Outras produções bibliográficas
1.
ROCHA, H. V.; NASCIMENTO, A. L. C. ; COSTA, A. G. ; BRITO, I. ; SILVA, M. L . Cuidando do Meio Ambiente na Vila de Santo Antônio do Prata. Belém - PA 2009 (Cartilha).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROCHA, H. V.. Gestão de Resíduos Sólidos no Espaço Escolar. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ROCHA, H. V.. A Comunidade e o Meio Ambiente. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ROCHA, H. V.. Gestão de Águas Urbanas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
NILANDER, R. A.; SILVA, M. L; ROCHA, H. V.. Participação em banca de Josiane Da Silva Aquino. JUVENTUDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO: PROGRAMA DE INCLUSÃO DE JOVENS (PROJOVEM URBANO). 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação e Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Pará.

2.
NILANDER, R. A.; SILVA, M. L; ROCHA, H. V.. Participação em banca de Emlly Hanna Souza Da Silva. O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO: Um Estudo Bibliográfico. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação e Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Pará.

3.
ROCHA, H. V.; NILANDER, R. A.; SILVA, M. L. Participação em banca de Márcia Mota De Souza. COMO OS ADOLESCENTES DO ENSINO FUDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BELÉM AVALIAM SUA ESCOLA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação e Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Pará.

4.
ROCHA, H. V.; NILANDER, R. A.; SILVA, M. L. Participação em banca de Camila Alves Quadros. PONTO DE MEMÓRIA DA TERRA FIRME: A VALORIZAÇÃO DA MEMÓRIA DE UM BAIRRO DE PERIFERIA COMO FORMA DE ENFRENTAMENTO A DESIGUALDADE SOCIAL E AFIRMAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação e Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Pará.

5.
ROCHA, H. V.; SILVA, M. L; NILANDER, R. A.. Participação em banca de Larice Furtado Dos Santos Margalho. DIREITOS HUMANOS COMO PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS ESCOLAS. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação e Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Pará.

6.
ROCHA, H. V.; NILANDER, R. A.; SILVA, M. L. Participação em banca de Gilmara Lopes Tavares. POSSIBILIDADES E LIMITES DA EDUCAÇÃO ENTRE OS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL-PA.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação e Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Pará.

7.
ROCHA, H. V.; SILVA, M. L; NILANDER, R. A.. Participação em banca de Patrícia Cardoso Da Costa. A PRÁTICA DE LEITURA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO NA VIDA DE ALUNOS DE CLASSES DESFAVORECIDAS DO 3°ANO DA ESCOLA CLEMENTINO DA SILVA CUNHA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação e Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Pará.

8.
ROCHA, H. V.; SILVA, M. L; NILANDER, R. A.. Participação em banca de Claudia Prereira da Cunha Reis. Cultura de paz e ações socioeducativas: desafios para o ambiente escolar no município de Ananindeua. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação e Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Pará.

9.
ROCHA, H. V.; NILANDER, R. A.; SILVA, M. L. Participação em banca de Jacira Sousa da Silva. O trabalho infantil e suas consequencias no contexto escolar. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação e Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Pará.

10.
ROCHA, H. V.; SILVA, M. L; NILANDER, R. A.. Participação em banca de Edenise Costa da Silva. Mulheres, donas-de-casa, esposas e mães: Dificuldades e superações para concluir o ensino básico na escola Ruth Helena no município de Breves. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação e Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Pará.

11.
ROCHA, H. V.; SILVA, M. L; NILANDER, R. A.. Participação em banca de Francy Terezinha dos Passos Goes. A pobreza no contexto escolar: uma análise do programa mais educação. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação e Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Pará.

12.
ROCHA, H. V.; NILANDER, R. A.; SILVA, M. L. Participação em banca de Rosilene Santos Bastos de Quadros. Bolsa Família: Um estudo de caso com uma família beneficiada da escola Padre Leandro Pinheiro. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação e Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Pará.

13.
ROCHA, H. V.; NILANDER, R. A.; SILVA, M. L. Participação em banca de Amanda de Cássia Rodrigues. Programa Bolsa Família: Uma análise do Rendimento dos Alunos Beneficiados. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação e Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Pará.

14.
ROCHA, H. V.; NILANDER, R. A.; SILVA, M. L. Participação em banca de Diego Rafael Siqueira dos Santos Amador. O papel da educação como instrumento democrático construtor de cidadania crítica na situação da pobreza. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação e Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.GESTÃO AMBIENTAL PORTUÁRIA NA COMPANHIA DOCAS DO PARÁ(CDP) PARA A MINIMIZAÇÃO DE PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS. 2012. (Outra).

2.
24ª CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL. CBESA. 2008. (Congresso).

3.
XIII SILUBESA ? Simpósio Luso ? Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, Belém ? PA.GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ALIADA À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO TERMINAL PETROQUÍMICO DE MIRAMAR, BELÉM-PA. 2008. (Simpósio).

4.
XIII SILUBESA ? Simpósio Luso ? Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, Belém ? PA.PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O TERMINAL PETROQUÍMICO DE MIRAMAR, BELÉM-PA. 2008. (Simpósio).

5.
XIII SILUBESA ? Simpósio Luso ? Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, Belém ? PA.GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ALIADA À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO TERMINAL PETROQUÍMICO DE MIRAMAR, BELÉM-PA. 2008. (Simpósio).

6.
Seminário Internacional População e Meio Ambiente na Pan-Amazônia. Realização: 14 a 16 de setembro de 2006, em Belém ? Pará. Promovido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos(NAEA)/UFPA..participante. 2006. (Seminário).

7.
VI Semana ABES do meio ambiente, Reuso, alternativa ou solução?. Realizado no dia 23 de Maio de 2007, em Belém- Pará. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental(ABES)..poarticipante. 2006. (Seminário).

8.
Workshop: Ações de Saneamento X Saúde Pública. Realizado no dia 8 de Novembro de 2006, em Belém - Pará. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental(ABES)..participante. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROCHA, H. V.; FARIAS, A. L. A. . o I Seminário de Impactos Socioambientais de Grandes Projetos na Amazônia: crises, conflitos e perspectivas. 2017. (Outro).

2.
NERI JÚNIOR, E. P. ; ROCHA, H. V. ; SILVA, M. L ; NASCIMENTO, A. L. C. . 1º ENCONTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL. 2010. (Congresso).

3.
ROCHA, H. V.; SILVA, M. L . I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UFPA, OS 10 ANOS DO GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E MEIO AMBIENTE: TRAJETÓRIAS E PERSPECTIVAS E II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE BELÉM. 2008. (Congresso).

4.
ROCHA, H. V.. I seminario "diálogos em saberes em educação ambiental". 2007. (Congresso).

5.
ROCHA, H. V.; SILVA, M. L . II SEMINÁRIO DIÁLOGOS DE SABERES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2007. (Congresso).



Outras informações relevantes


Intercâmbio acadêmico - Cultural na Universidade de Coimbra - Portugal (2008 - 2009)



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