André Luis Mourão de Uzêda

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8972204034292026
  • Última atualização do currículo em 16/11/2018


Mestre em Letras (Ciência da Literatura) pela UFRJ, licenciado e bacharel em Letras (Português-Literaturas) pela UFRJ e bacharel em Museologia pela UNIRIO. Atualmente cursa Doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela UFRJ. Professor EBTT do Colégio de Aplicação da UFRJ, onde leciona Língua Portuguesa e Literatura para turmas do Ensino Fundamental e Médio, orienta estágio curricular obrigatório de estudantes da graduação em Letras e atualmente ocupa o cargo de Diretor Adjunto de Ensino. Credenciado no Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica (CESPEB), integrando o seu quadro permanente de docentes. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Literatura e Educação Literária e integrante do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Carnavalescos (NIEC), ambos registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq; coordenador do projeto de pesquisa Medêra - Mediações do literário; coordenador do projeto de extensão Fragata: itinerâncias literárias e integrante da ação de extensão CAp Literário. Ênfase nas áreas de Teoria Literária, Literatura Brasileira e Educação com interesse nos temas: Crônicas, Belle Époque, Memória, Patrimônio Cultural, Formação de professores, Ensino de Literatura e Formação do leitor literário. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
André Luis Mourão de Uzêda
Nome em citações bibliográficas
UZÊDA, André. L. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Reitoria, Colégio de Aplicação.
Rua J. J. Seabra, s/nº
Lagoa
22470130 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (021) 25115382


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Letras (Ciência da Literatura).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Crônicas de um Brasil-província: a visão de mundo patrimonial de Manuel Bandeira,
Orientador: Frederico Augusto Liberalli de Góes.
Palavras-chave: Crônica; Manuel Bandeira; Patrimônio; Memória; Modernismo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
2011 - 2013
Mestrado em Letras (Ciência da Literatura).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Crônicas da melanco-folia,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Frederico Augusto Liberalli de Góes.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: Carnaval carioca; Crônicas carnavalescas; Cultura Popular; Rio de Janeiro; Jornal do Brasil; Literatura Brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil República.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2007 - 2017
Graduação em Museologia.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: "Quem não estiver contente com o presente, viva, como eu, das saudades do passado": política e educação patrimonial em Manuel Bandeira.
Orientador: Mário de Souza Chagas.
2010 - 2011
Graduação em Licenciatura em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2007 - 2010
Graduação em Bacharelado em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2004 - 2006
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Notre Dame Ipanema, ND, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Introdução à cultura e à mitologia Yorubá. (Carga horária: 40h).
Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
2017 - 2017
Patrimônio cultural: formas de apresentação, formas de preservação. (Carga horária: 6h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Curso para Avaliadores das Redações do ENEM 2013. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2012 - 2012
Para entender a arte contemporânea. (Carga horária: 25h).
Caixa Cultural, CAIXA CULTURAL, Brasil.
2012 - 2012
O Olhar Modernista. (Carga horária: 20h).
Caixa Cultural, CAIXA CULTURAL, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Um Brasil inédito. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2007 - 2010
Curso de Língua Francesa. (Carga horária: 300h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2009 - 2009
História da Arte: um olhar sobre o Rio de Janeiro. (Carga horária: 16h).
Imagem Cultural, IC, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Samba e Jazz. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Professor do Ensino Fundamental no Colégio de Aplicação da UFRJ.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio docente, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio docente ministrando a disciplina de Fundamentos da Cultura Literária Brasileira I para a graduação em Letras.

Atividades

05/2017 - Atual
Extensão universitária , Reitoria, Colégio de Aplicação.

Atividade de extensão realizada
Projeto de extensão "Fragata: itinerâncias literárias".
02/2016 - Atual
Direção e administração, Reitoria, Colégio de Aplicação.

Cargo ou função
Diretor Adjunto de Ensino.
02/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho Universitário, .

05/2016 - 07/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

Cargo ou função
Conselheiro representante dos professores EBTT no colegiado do Centro de Filosofia e Ciências Humanas.
03/2017 - 07/2017
Ensino, Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Prática de produção de material didático
02/2015 - 02/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
01/2013 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
08/2012 - 02/2013
Ensino, Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Cultura Literária Brasileira I

Colégio São Vicente de Paulo, CSVP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental, Carga horária: 25

Atividades

07/2013 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Instituto Militar de Engenharia, IME, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor no projeto Ação-IME, Carga horária: 2
Outras informações
O projeto Ação-IME consiste em um pré-vestibular comunitário voltado para alunos da rede pública de ensino que desejam cursar o ensino superior no Instituto Militar de Engenharia. Desenvolvimento junto aos alunos do ensino de Gramática da Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e técnicas redacionais.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor no projeto Ação-IME, Carga horária: 4
Outras informações
O projeto Ação-IME consiste em um pré-vestibular comunitário voltado para alunos da rede pública de ensino que desejam cursar o ensino superior no Instituto Militar de Engenharia. Desenvolvimento junto aos alunos do ensino de Gramática da Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e técnicas redacionais.

Atividades

01/2015 - 12/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
01/2010 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Produção Textual

Editora Objetiva Ltda., OBJETIVA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Assistente Editorial, Carga horária: 20
Outras informações
Recepção e análise de originais de novos autores, suporte técnico ao trabalho de editoracao, revisão e elaboração textos diversos, auxílio na elaboração de textos editoriais.

Atividades

01/2009 - 12/2009
Estágios , Edtora Objetiva Ltda, .

Estágio realizado
Assistente editorial.

Colégio Estadual Álvares Cabral, CEAC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estágio curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário de Língua Portuguesa e Literatura, Carga horária: 8


Escola Municipal Minas Gerais, EMMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estágio curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário de Língua Portuguesa e Literatura, Carga horária: 8


Instituto Cultural Cravo Albin, ICCA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário da reserva técnica, Carga horária: 4
Outras informações
Cuidados com a reserva técnica. Recepção de visitantes/pesquisadores. Cuidados com a biblioteca. Catalogação de acervo. Conservação e preservação do acervo.

Atividades

03/2008 - 10/2008
Estágios , Reserva técnica, .

Estágio realizado
Cuidados com acervo de música popular brasileira..

Museu da República, MR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 16
Outras informações
Estágio curricular em instituição museológica como pré-requisito obrigatório para obtenção do título de bacharel em Museologia pela UNIRIO.

Atividades

03/2016 - 06/2016
Estágios , Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, .

Estágio realizado
Museologia - Divisão cultural.


Linhas de pesquisa


1.
Literatura: leitura e crítica

Objetivo: Promover espaços de leitura literária, a fim de potencializar nos leitores a competência de ler e construir sentidos, tendo como objeto diferentes textos literários..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Palavras-chave: Literatura; Leitura literária; crítica literária.
2.
A literatura e o jovem leitor

Objetivo: Investigar as relações entre a literatura produzida para o jovem leitor, o leitor em fase inicial de formação literária, e a leitura feita por esses jovens, buscando compreender a relação que estabelecem com o texto literário, dentro e fora do ambiente acadêmico. As questões da recepção e dos sentidos produzidos pelos leitores, em textos canônicos e não-canônicos, serão também alvo de investigação..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Palavras-chave: Literatura; Jovem leitor; Leitura literária.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Medêra - Mediações do Literário
Descrição: ?Medêra ? Mediações do literário? consiste em projeto de pesquisa circunscrito na relação entre saberes e práticas docentes com a mediação do texto literário, a formação do leitor de literatura e a formação docente inicial do futuro professor de Literatura oriundo dos cursos de licenciatura em Letras. O grupo de pesquisadores e pesquisadoras do projeto é formado por professores e professoras de Língua Portuguesa e Literatura da rede pública de Ensino Básico que se debruçam sobre os temas de interesse da Formação do leitor literário, da Teoria literária e da Linguística textual. Vem com o intuito de contribuir com as reflexões sobre as práticas e estratégias mediação do texto na sala de aula, em especial a mediação do texto literário..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: André Luis Mourão de Uzêda - Coordenador / Lorenna Bolsanello de Carvalho - Integrante / Isa Ferreira Martins - Integrante / Cassiana Lima Cardoso - Integrante / Patrícia Soares Lima Condé - Integrante / Nádia Garcia Mendes - Integrante / Raphaella Mendes Silva de Castro Lira - Integrante / Tatiane Schumacker Fendeler - Integrante / Fabiana da Silva Matos - Integrante / Anna Paula Oliveira da Silva - Integrante / Jaqueline Oliveira - Integrante / Nathália Soares Pinto - Integrante / Mariana Fortes Maia - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2016 - Atual
Literatura e Educação Literária
Descrição: Grupo de pesquisadores que investiga as relações entre literatura e escolarização e literatura e formação do leitor.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
O carnaval carioca e o modernismo literário
Descrição: Continuação dos estudos de crônicas carnavalescas no princípio do século XX, o projeto agora se preocupa com a modernidade brasileira e as interferências do carnaval carioca nessa discussão. O foco pauta-se no período após a primeira guerra mundial, em que a questão identitária brasileira é reavaliada, e vai até o início da Era Vargas, que radicalizará o carnaval propagandeando-o para o exterior. Entende-se por modernidade não mais a aproximação com os moldes europeus, como propôs a Belle Époque; uma noca corrente de pensamento preocupa-se por encontrá-la em uma identidade genuinamente brasileira, daí o foco em buscar as raízes da nacionalidade nas mais diversas expressões da cultura popular nacional, como o carnaval. O projeto apresenta, então, como as produções literárias do período, entendidas tradicionalmente como inferiores, já discutiam bem antes as questões debatidas por intelectuais como Mário de Andrade, Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda, entre elas as crônicas carnavalescas, a canção popular, os samba-canções e as marchinhas carnavalescas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: André Luis Mourão de Uzêda - Integrante / Fred Góes - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2009 - 2010
Forma e reflexão na literatura brasileira contemporânea
Descrição: O projeto tem como objetivo estudar a produção literária brasileira contemporânea, tendo como foco a obra em prosa do autor cearense Ronaldo Correia de Brito, e caracteriza-se por desdobrar a pesquisa científico-acadêmica com a extensão universitária por meio do trabalho de editoração junto ao Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea disponível em domínio público na web e em meio impresso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: André Luis Mourão de Uzêda - Integrante / Adauri Silva Bastos - Coordenador / Anélia Montechiari Pietrani - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4
2007 - 2009
O carnaval de transição na Belle Époque carioca
Descrição: O seguinte projeto apresenta uma proposta de estudo sobre a mais famosa e significativa festa caracterizadora do povo brasileiro ? o carnaval carioca ? no início do séc. XX, especificamente entre os anos de 1904 a 1914, através de crônicas de grandes nomes da literatura brasileira publicadas nos jornais de grande circulação do país, destacando o Jornal do Brasil. Tendo iniciado uma série de reformas ?progressistas? e ?civilizadoras? de nível estético, sanitárias e morais na então Capital Federal, o prefeito Pereira Passos, baseado na idéia de progresso das grandes cidades européias, dá início ao período na história carioca da Belle Époque. Interferindo diretamente nos hábitos e costumes do cidadão carioca, a ?europeização? do Rio de Janeiro afeta também sua cultura popular: o jogo do entrudo popular, símbolo do carnaval popular e de rua do Rio, é tido como abominável, principalmente por serem manifestações de raízes culturais negras e passa a dar espaço para um carnaval ?civilizado?, em que as emoções devem ser comedidas e sem excessos, na tentativa de assemelhar-se mais ao modelo europeu. Sendo assim, o projeto remontará essas mudanças baseadas nas crônicas de jornais mais veiculados da época e com uma imprensa mais dirigida às classes elitistas cariocas, como o Jornal do Brasil, que se propunham a estabelecer uma ferrenha campanha contra os hábitos do carnaval popular de rua e incentivavam o carnaval ?civilizado?, digno da ?Paris Tropical?. O estudo vai até o ano de 1914, ano em que se inicia a primeira grande guerra mundial, marco que afeta a população brasileira especificamente o espírito da Belle Époque de mundo civilizado e organizado. No final da primeira década, apesar de repreendida, a cultura popular expressa no carnaval é que vai esculpir o perfil cultural da sociedade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: André Luis Mourão de Uzêda - Integrante / Luisa Rodriques Sequeira Mattos - Integrante / Fred Góes - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3


Projetos de extensão


2017 - Atual
Fragata: itinerâncias literárias
Descrição: ?Fragata: itinerâncias literárias? consiste em um projeto de extensão no formato de clube de leitura destinado à formação do leitor literário de jovens do Ensino Médio, dentre estudantes internos à unidade-sede e estudantes de instituições parceiras, bem como estudantes da graduação de licenciaturas. Essa ação de extensão está vinculada ao projeto de pesquisa Estratégias e Práticas de Mediação de Leitura, cadastrado no Colégio de Aplicação da UFRJ. A perspectiva alcança tanto a formação de exponenciais novos leitores quanto a de mediadores de leitura, que tendem a multiplicar a apreciação pelo texto literário. Para isso, instituem-se clubes de leitura nas escolas, convidando os estudantes a participarem de experiências leitoras com o texto literário por meio de diferentes estratégias de mediação e interação. O termo 'fragata' refere-se às aves costeiras que voam em bando no litoral carioca, deslocando-se em um belo bailado em itinerância constante. Tal como fragatas, os estudantes transpões os limites de suas escolas para compartilhar suas leituras com as experiências de leitores de outras instituições por meio de encontros itinerantes. O projeto opõe-se a uma perspectiva tradicional e historiográfica de estudo do texto literário em que se privilegia o cânone distante do contexto social e cultural dos estudantes. Pela via proposta, a literatura selecionada potencializa uma identidade afetiva ao tratar de questões próximas das realidades dos estudantes em formação literária. São previstas ações extensionistas que proporcionam fruição estética, análise e reflexão sobre temáticas contemporâneas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: André Luis Mourão de Uzêda - Coordenador / Lorenna Bolsanello de Carvalho - Integrante / Isa Ferreira Martins - Integrante / Cassiana Lima Cardoso - Integrante / Patrícia Soares Lima Condé - Integrante / Nádia Garcia Mendes - Integrante / Raphaella Mendes Silva de Castro Lira - Integrante / Tatiane Schumacker Fendeler - Integrante / Fabiana da Silva Matos - Integrante / Anna Paula Oliveira da Silva - Integrante / Jaqueline Oliveira - Integrante / Cristiane Hervey Barbosa - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2014 - Atual
CAp Literário

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lorenna Bolsanello de Carvalho em 19/07/2018.
Descrição: Projeto de fomento à cultura literária escolar que culmina no Festival Literário do Colégio de Aplicação que promove a integração entre a comunidade escolar, a comunidade universitária e a comunidade externa..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: André Luis Mourão de Uzêda - Integrante / Lorenna Bolsanello de Carvalho - Coordenador / Licia Maria Kelmer Paranhos - Integrante / Raquel Silveira Fonseca - Integrante / Célia Patrícia Sampaio Bandeira - Integrante / Maria Coelho Araripe de Paula Gomes - Integrante / Cristiane Madanêlo de Oliveira - Integrante / Kátia Araújo Silva - Integrante / Ana Beatriz Ferreira - Integrante.
Número de produções C, T & A: 7


Membro de corpo editorial


2012 - 2017
Periódico: Revista Eletrônica Jovem Museologia
2010 - 2014
Periódico: Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea


Revisor de periódico


2010 - 2011
Periódico: Anais do I encontro do Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
Aprovado em 6º colocado no concurso de provas e títulos para professor EBTT do Colégio Militar do Rio de Janeiro - Edital 07/2013, Colégio Militar do Rio de Janeiro.
2013
Aprovado em 2º colocado no concurso de provas e títulos para professor EBTT do Colégio de Aplicação da UFRJ - Edital 151/2013, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2013
Aprovado em 8º colocado no processo seletivo simplificado para professor temporário do Instituto de Letras da UERJ - Edital 057/SECDEP/2013, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
2012
Bolsa Nota 10, Faperj.
2012
Aprovado em 1º colocado no processo seletivo simplificado para professor temporário do Colégio de Aplicação da UFRJ - Edital 285/2012, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2012
Aprovado 25º colocado no processo seletivo simplificado para professor temporário do Colégio Pedro II - Edital 17/2012, Colégio Pedro II.
2012
Aprovado em 9º colocado no concurso de provas e títulos para a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro - Edital 03/9027/2012, Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC.
2011
Diploma de dignidade acadêmica Magna Cum Laude no bacharelado em Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.
2009
Menção Honrosa conferida à apresentação do trabalho "O carnaval carioca nas crônicas da Belle Époque", XXXI JornadaGiulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
UZÊDA, André. L. M.2017 UZÊDA, André. L. M.. Crônicas de um passado que verdadeiramente nos pertence: memória e patrimônio em Manuel Bandeira. EntreLetras (Online), v. 8, p. 24-49, 2017.

2.
DIAS, A. C. P.2017DIAS, A. C. P. ; UZÊDA, André. L. M. ; GOMES, M. C. A. P. . Autor e leitor: identidades do professor de literatura em formação - experiências com o estágio supervisionado em Letras. POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM, v. 24, p. 13-27, 2017.

3.
UZÊDA, André. L. M.2017UZÊDA, André. L. M.. Manoel de Barros e o último adeus de Bernardo. FÓRUM DE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, v. 9, p. 35-59, 2017.

4.
UZÊDA, André. L. M.2013 UZÊDA, André. L. M.. A propósito de sambas, sambistas e 'sambestros': a cultura popular carioca nas crônicas de Vagalume. Desenredos, v. 1, p. 1-36, 2013.

5.
UZÊDA, André. L. M.2012UZÊDA, André. L. M.. Encantos e desencantos mil: de cidade maravilhosa à cidade-crônica. Revista Garrafa (PPGL/UFRJ), v. 1, p. 1-16, 2012.

6.
UZÊDA, André. L. M.2011 UZÊDA, André. L. M.. Miscelâneas carnavalescas: Walter Benjamin, modernidades e crônicas da melancofolia no Rio de Janeiro da Primeira República. Revista Garrafa (PPGL/UFRJ), v. II, p. 3, 2011.

7.
UZÊDA, André. L. M.2011 UZÊDA, André. L. M.. Entre literatura, imagem e mídia: a crônica revisitada na contemporaneidade. Revista Garrafa (PPGL/UFRJ), v. 1, p. 03, 2011.

8.
UZÊDA, André. L. M.2010UZÊDA, André. L. M.. A narrativa contemporânea de Galileia: uma nova abordagem do sertão. Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea, v. 3, p. 1, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
UZÊDA, André. L. M.; CARDOSO, C. L. ; MARTINS, I. F. . A formação literária de jovens estudantes do Ensino Médio no projeto de extensão. In: Alessandro Rocha; Valéria Cristina Ribeiro Pereira. (Org.). Leitura e educação. 1ed.Rio de Janeiro: Reflexão, 2018, v. 1, p. 69-87.

2.
UZÊDA, André. L. M.; NOVELLO, G. N. . Morfossintaxe e narrativa policial: um bem-sucedido caso de experiência pedagógic. In: Fábio André Cardoso Coelho; Jefferson Evaristo do Nascimento Silva; Denise Salim Santos. (Org.). Materiais didáticos, gêneros textuais e experiências didáticas no ensino de língua portuguesa.. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2018, v. , p. 116-129.

3.
UZÊDA, André. L. M.. O poema como um inutensílio, a sala de aula como um lugar de ser inútil. In: Priscila Bezerra de Menezes; Luiz Guilherme Barbosa. (Org.). Textualidades em aula. 1ed.Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2016, v. 1, p. 168-188.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CHAGAS, M. S. ; UZÊDA, André. L. M. . A Belle Époque brasileira no perfil de uma mulher: Nair de Teffé. Boletim Republicando, Rio de Janeiro, p. 1 - 1, 01 jun. 2016.

2.
UZÊDA, André. L. M.. Paisagens cateteanas: a grande, a miúda. Boletim Republicando, Rio de Janeiro, p. 1 - 1, 04 maio 2016.

3.
UZÊDA, André. L. M.. O Rio de João: a rua, a alma, o encanto. Boletim Republicando, Rio de Janeiro, , v. 4/6, p. 1 - 1, 01 abr. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
UZÊDA, André. L. M.. Contribuições do 'humilde cotidiano' para uma concepção patrimonial da poética de Manuel Bandeira. In: XII Seminário Nacional de Literatura Brasileira - Leitura literária: representações do autor e do leitor, 2018, Montes Claros. Anais XII Seminário Nacional de Literatura Brasileira - Leitura literária: representações do autor e do leitor, 2018. p. 92-105.

2.
UZÊDA, André. L. M.. 'Contra a incúria dos relaxados': memória e patrimônio nas crônicas de Manuel Bandeira. In: XXIX Simpósio Nacional de História - Contra os preconceitos: História e Democracia, 2017, Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia, 2017. v. 1. p. 1-12.

3.
UZÊDA, André. L. M.; LIMA, T. S. S. . Quem tem medo da poesia? Desafios na formação docente inicial e na formação do leitor literário. In: Textualidades em aula: II Simpósio do GEEPOL e III Oficinada Literária, 2016, Rio de Janeiro. Textualidades em aula: Anais do II Simpósio do GEEPOL e III Oficinada Literária, 2016. v. 1. p. 132-145.

4.
UZÊDA, André. L. M.; CARVALHO, Lorenna B. de . Projeto CAp Literário: um relato de experiência. In: XI Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação - I Seminário Internacional de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação, 2015, Juiz de Fora. XI Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação - I SICEA Internacional: os desafios da formação docente e a qualidade do ensino na escola contemporânea. Juiz de Fora: Caixa Escolar do Colégio de Aplicação João XXIII, 2015. v. 1. p. 1487-1494.

5.
UZÊDA, André. L. M.; LIMA, P. S. F. ; REIS, R. C. V. . A experiência do aprendizado lúdico de literatura na oficina 'Jogo de Detetive': um relato de experiência pedagógica. In: XI Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação - I Seminário Internacional de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação, 2015, Juiz de Fora. XI Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação - I SICEA Internacional: os desafios da formação docente e a qualidade do ensino na escola contemporânea. Juiz de Fora: Caixa Escolar do Colégio de Aplicação João XXIII, 2015. v. 1. p. 589-600.

6.
UZÊDA, André. L. M.. Usando palavras de ave para escrever: o texto poético de Manoel de Barros em aulas de literatura no Ensino Fundamental. In: XIV Congresso Internacional da ABRALIC, 2015, Belém. Anais do XIV Congresso Internacional da ABRALIC. ABRALIC: ABRALIC, 2015. v. 1. p. 1-8.

7.
UZÊDA, André. L. M.. De Macunaíma a Quarup: discursos e excursos identitários. In: VI Simpósio em literatura, crítica e cultura, 2012, Juiz de Fora. Darandina Revisteletrônica, 2012. v. 1. p. 4.

8.
UZÊDA, André. L. M.. Do amor à dor: traços de imoralidade presentes em 'Família', de Rubem Fonseca, e 'Duas mulheres em preto e branco', de Ronaldo Correia de Brito. In: I encontro do Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea, 2011, Rio de Janeiro. Anais do I encontro do Fórum de Literatura Brasileira - Poesia e prosa: hoje, agora, 2011. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
UZÊDA, André. L. M.. Contribuições do 'hulimde cotidiano' para uma concepção patrimonial da poética de Manuel Bandeira. In: XII Seminário Nacional de Literatura Brasileira, 2018, Montes Claros. Caderno de resumos do XII Seminário Nacional de Literatura Brasileira - Leitura literária: representações do autor e do leitor, 2018. p. 12-12.

2.
UZÊDA, André. L. M.. Orucó mi ni Aimó: o insólito em diáspora explicitado em Aimó, de Reginaldo Prandi. In: IV Congresso Internacional Vertentes do Insólito Ficcional, VII Encontro Nacional O Insólito como Questão na Narrativa Ficcional e XVI Painel Reflexões Sobre o Insólito na Narrativa Ficcional, 2018, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. IV Congresso Internacional Vertentes do Insólito Ficcional/ VII Encontro Nacional O Insólito como Questão na Narrativa Ficcional/ XVI Painel Reflexões sobre o insólito na narrativa ficcional. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2018. p. 47-48.

3.
UZÊDA, André. L. M.. 'Contra a incúria dos relaxados': memória e patrimônio nas crônicas de Manuel Bandeira. In: XXIX Simpósio Nacional de História - Contra os preconceitos: História e democracia, 2017, Brasília. XXIX Simpósio Nacional de História - Contra os preconceitos: História e democracia. Brasília: Associação Nacional de História, 2017. v. 1. p. 1996-1997.

4.
UZÊDA, André. L. M.; LIMA, T. S. S. . Quem tem medo da poesia? Desafios na formação docente inicial e na formação do leitor literário. In: Textualidades em aula: II Simpósio do GEEPOL e III Oficinada Literária, 2016, Rio de Janeiro. Textualidades em aula:Anais do II Simpósio do GEEPOL e III Oficinada Literária, 2016. v. 1. p. 132-132.

5.
UZÊDA, André. L. M.; LIMA, P. S. F. ; REIS, R. C. V. . A experiência do aprendizado lúdico de literatura na oficina 'Jogo de detetive': um relato de experiência pedagógica. In: IX Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação, 2015, Juiz de Fora. IX Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação - I Seminário SICEA Internacional: os desafios da formação docente e a qualidade do ensino na escola contemporânea. Juiz de Fora: Caixa Escolar do Colégio de Aplicação João XXIII, 2015. v. 1. p. 104-104.

6.
UZÊDA, André. L. M.; CARVALHO, Lorenna B. de . Projeto CAp Literário: um relato de experiência. In: XI Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação - I Seminário Internacional de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação, 2015, Juiz de Fora. XI Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação - I SICEA Internacional: os desafios da formação docente e a qualidade do ensino na escola contemporânea, 2015. v. 1. p. 201-201.

7.
UZÊDA, André. L. M.. Do amor à dor: traços de imoralidade presentes em "Família", de Rubem Fonseca, e "Duas mulheres em preto e branco", de Ronaldo Correia de Brito. In: I encontro do Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea, 2010, Rio de Janeiro. Anais do I encontro do Fórum de Literatura Brasileira - Poesia e prosa: hoje, agora, 2010. v. 1.

Artigos aceitos para publicação
1.
UZÊDA, André. L. M.. O humilde patrimônio de Manuel Bandeira. Palimpsesto, 2018.

2.
UZÊDA, André. L. M.. 'No regímen do aprumo e do compasso': medalhão e cordialidade em O punho e a renda, de Edgard Telles Ribeiro. Revista A!, 2018.

3.
UZÊDA, André. L. M.. As múltiplas máscaras do carnaval carioca nas crônicas da belle époque tropical. Vínculo (Unimontes), 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
UZÊDA, André. L. M.. Um breve panorama pelas Crônicas da província do Brasil, de Manuel Bandeira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
UZÊDA, André. L. M.. Contribuições do 'humilde cotidiano' para uma concepção poética patrimonial de Manuel Bandeira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
UZÊDA, André. L. M.; CARVALHO, Lorenna B. de ; MENDES, N. G. . A experiência poética do silêncio na formação literária de jovens estudantes do Ensino Médio no projeto de extensão 'Fragata: itinerâncias literárias'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
UZÊDA, André. L. M.. O(s) crime(s) do Cais do Valongo: do real-histórico ao mítico-sagrado. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
UZÊDA, André. L. M.. Pelo direito a outras vozes: experiências com uma educação literária contra-hegemônica em um clube de leitura itinerante. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
UZÊDA, André. L. M.. Do 'sermo humilis' agostiniano ao 'humilde quotidiano' banderiano: potencialidades para uma concepção poética patrimonial em Manuel Bandeira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
UZÊDA, André. L. M.; ROCHA, V. M. ; DUARTE, M. A. . Literatura e emancipação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
MENDES, N. G. ; UZÊDA, André. L. M. . Expressões do silenciamento na literatura de autoria negra: práticas emancipatórias na formação do leitor em um clube de leitura itinerante. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BARBOSA, C. H. ; PINTO, N. S. ; UZÊDA, André. L. M. ; CARVALHO, Lorenna B. de ; MENDES, N. G. . As formas da loucura: uma experiência poética no clube de leitura 'Fragata: itinerâncias literárias'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
UZÊDA, André. L. M.. Orucó mi ni Aimó: o insólito em diáspora explicitado em Aimó, de Reginaldo Prandi. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
UZÊDA, André. L. M.. Breves considerações sobre o ensino de literatura e a prática de produção de material didático. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
UZÊDA, André. L. M.. 'Contra a incúria dos relaxados': memória e patrimônio nas crônicas de Manuel Bandeira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
UZÊDA, André. L. M.. O último adeus de Bernardo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
UZÊDA, André. L. M.; CARDOSO, C. L. ; MARTINS, I. F. . A formação literária de jovens estudantes do Ensino Médio no projeto de extensão 'Fragata: itinerâncias literárias'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
UZÊDA, André. L. M.. Apontamentos sobre a prática de material didático e a mediação da leitura literária. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
UZÊDA, André. L. M.. A prática autoral do professor, a produção de material didático e o ensino de literatura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
UZÊDA, André. L. M.; CARVALHO, Lorenna B. de . A formação literária no projeto de extensão 'Fragata: itinerâncias literárias': percursos, recursos e excursos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
UZÊDA, André. L. M.. A visão de mundo patrimonial nas crônicas de Manuel Bandeira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
UZÊDA, André. L. M.. A literatura em ameaça, a ameaça da literatura: o ensino literário no contexto da 'Escola sem partido'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
UZÊDA, André. L. M.. Por uma didática da invenção: desafios e perspectivas na (trans)formação do leitor de poesia no Ensino Básico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
UZÊDA, André. L. M.; NOVELLO, G. N. . Morfossintaxe e narrativa policial: um bem sucedido caso de experiência pedagógica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
UZÊDA, André. L. M.; LIMA, T. S. S. . Quem tem medo de poesia? Desafios na formação docente e na formação do leitor literário. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
UZÊDA, André. L. M.. Medalhão e cordialidade em O punho e a renda, de Edgard Telles Ribeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
UZÊDA, André. L. M.; CARVALHO, Lorenna B. de . Quando a educação linguística pode virar crime: a crise da formação docente no cenário das 'Escolas sem partido'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
UZÊDA, André. L. M.. O diabo na HQ, no meio da sala de aula: uma leitura de Grande sertão: veredas para quadrinhos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
UZÊDA, André. L. M.. A ordem das árvores não altera o passarinho: interseções entre o ensino de Literatura e de Gramática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
UZÊDA, André. L. M.; ALMEIDA, D. G. . Oficina de experivivências poéticas: potencialidades na formação do leitor de poesia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
UZÊDA, André. L. M.. Usando palavras de ave para escrever: o texto poético de Manoel de Barros em aulas de literatura no ensino fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
UZÊDA, André. L. M.. Quando o contemporâneo revisita o clássico: o inusitado encontro entre Homero, Alexei Bueno e Mônica de Aquino em uma aula de literatura no ensino básico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
UZÊDA, André. L. M.; LIMA, P. S. F. ; REIS, R. C. V. . A experiência do aprendizado lúdico de literatura na oficina 'Jogo de Detetive': um relato de experiência pedagógica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
UZÊDA, André. L. M.; CARVALHO, Lorenna B. de . Projeto CAp Literário: um relato de experiência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
UZÊDA, André. L. M.. O poema como um inutensílio, a sala de aula como um lugar de ser inútil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
UZÊDA, André. L. M.; CARVALHO, Lorenna B. de . Desafios na articulação entre língua, literatura e produção textual no Ensino Fundamental: a realidade do CAp UFRJ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
UZÊDA, André. L. M.. Adapte-me, ó musa, os clássicos da literatura universal: desafios homéricos na leitura de A Odisseia em aulas de literatura no ensino fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
UZÊDA, André. L. M.. 'Nossas palavras se juntavam uma na outra por amor e não por sintaxe': o eucativo de Manoel de Barros. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
UZÊDA, André. L. M.. O ensino de gramática aliado ao ensino de literatura em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
UZÊDA, André. L. M.; REIS, R. C. V. ; LIMA, P. S. F. . Detetives capianos desvendam os mistérios da morfossintaxe: Práticas lúdicas na introdução à morfossintaxe da Língua Portuguesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
UZÊDA, André. L. M.. Fichas complementares - o que é, para que serve, como se faz?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
UZÊDA, André. L. M.. O ensino de literatura no Ensino Médio: desafios e perspectivas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
UZÊDA, André. L. M.. De Macunaíma a Quarup: discursos e excursos identitários. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
UZÊDA, André. L. M.. Nostalgias momescas na crônica carnavalesca contemporânea: interseções entre Ubaldo, Ventura e Verissimo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
UZÊDA, André. L. M.. Sobre a arte ingrata de se escrever prosa fiada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
UZÊDA, André. L. M.. O poeta moderno vai ao museu tradicional: o Museu Nacional de Belas Artes nas crônicas de Manuel Bandeira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
UZÊDA, André. L. M.. Identidade, memória e transgressão: a modernidade literária em meio às pândegas e galhofas da crônica carnavalesca. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
UZÊDA, André. L. M.. Outros carnavais: modernidade, crítica e galhofa nas crônicas da Belle Époque carioca. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
UZÊDA, André. L. M.. Do amor à dor: traços de imoralidades presentes em. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
UZÊDA, André. L. M.. A narrativa contemporânea de "Galileia": uma nova abordagem do sertão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
UZÊDA, André. L. M.. As crônicas carnavalescas fazem a festa na modernidade brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
UZÊDA, André. L. M.. O Carnaval Carioca nas crônicas da Belle Époque. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
UZÊDA, André. L. M.. Dionísio e Momo: a mundividência do deus dúbio dá as caras no carnaval carioca. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
UZÊDA, André. L. M.. As máscaras ocultas em "Restos de Carnaval", de Clarice Lispector. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
UZÊDA, André. L. M.; MALINE, L. C. . Entrevista com Fred Góes. Rio de Janeiro: Editora Torre, 2011 (Entrevista).

2.
UZÊDA, André. L. M.. Por uma mostra contemporânea da ficção brasileira em retratos: Retratos Imorais, de Ronaldo Correia de Brito. Jundiaí: Editora In House, 2011 (Resenha).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
UZÊDA, André. L. M.. Membro da Comissão Científica na IV Jornada CESPEB. 2017.

2.
UZÊDA, André. L. M.. Membro da Comissão Científica do IV ENEALL - Encontro de Ensino e Aprendizagem em Línguas e Literaturas. 2017.

3.
UZÊDA, André. L. M.. Avaliador de resumos da 8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2017.

4.
UZÊDA, André. L. M.. Membro da Comissão Científica do III ENEALL - Encontro de Ensino e Aprendizagem em Línguas e Literaturas. 2016.

5.
UZÊDA, André. L. M.. Avaliador da Sessão Educação Pública e Formação Permanente 1 na 7ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2016.

Trabalhos técnicos
1.
UZÊDA, André. L. M.. Parecerista ad hoc da Revista Garrafa 35. 2015.

2.
UZÊDA, André. L. M.. Parecerista ad hoc da revista virtual Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea. 2014.

3.
UZÊDA, André. L. M.. Parecerista ad hoc da Revista Garrafa 32. 2013.

4.
UZÊDA, André. L. M.. Parecerista ad hoc da revista virtual Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea. 2013.

5.
UZÊDA, André. L. M.. Revisão textual e preparação dos originais de 'Modernismo em revista', de Ivan Marques. 2013.

6.
UZÊDA, André. L. M.. Revisão textual e preparação dos originais de 'O Brasil em Uníssono e leituras sobre música e modernismo', de Santuza Cambraia Naves. 2013.

7.
UZÊDA, André. L. M.; LOUREIRO, T. C. . Revisão textual e preparação dos originais de 'Nove cartas sobre A divina comédia: navegações pela obra clássica de Dante', de Marco Lucchesi. 2013.

8.
UZÊDA, André. L. M.. Revisão textual e preparação dos originais de 'Os reis da voz', de Ronaldo Conde Aguiar. 2013.

9.
UZÊDA, André. L. M.. Parecerista ad hoc da revista virtual Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea. 2012.

10.
UZÊDA, André. L. M.. Parecerista ad hoc da revista virtual Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea. 2011.

11.
UZÊDA, André. L. M.. Parecerista ad hoc da revista virtual Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
UZÊDA, André. L. M.; SEMOG, E. ; CRUZ, E. A. . Poéticas da negritude: da representação à representatividade. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
UZÊDA, André. L. M.; CARVALHO, Lorenna B. de . Roda de leitura 'Fragata: Itinerâncias literárias'. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
UZÊDA, André. L. M.; ALMEIDA, D. G. . Oficina de experivivências poéticas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
UZÊDA, André. L. M.. Oficina Jogo de Detetive. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
GOES, F. ; UZÊDA, André. L. M. ; BORA, L. A. ; GUIMARAES, H. ; ABRANTES, S. ; OLIVEIRA, M. . Carnaval carioca: uma visão caleidoscópica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
UZÊDA, André. L. M.. Redundâncias. 2006 (Poema).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
UZÊDA, André. L. M.; CARVALHO, A. F.; CASTRO, M. M. C. E.. Participação em banca de Juliana Silva Sandy. Em busca do neutro: o uso da letra x como desinência nominal de gênero em meios sociais. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
CARVALHO, Lorenna B. de; UZÊDA, André. L. M.; CASTRO, M. M. C. E.. Participação em banca de Gisela Pinto Ferreira Gedeão. Atividades de leitura do gênero textual carta pessoal em livros didáticos de Língua Portuguesa: uma abordagem comparativa. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
UZÊDA, André. L. M.; CARVALHO, A. F.; CARVALHO, Lorenna B. de. Participação em banca de Renan Arouca Mattos. O lugar do livro didático e suas implicações para o ensino e aprendizagem de transitividade verbal. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
GOMES, M. C. A. P.; UZÊDA, André. L. M.; CARVALHO, Lorenna B. de. Participação em banca de Rosana Steinbach Almeida. A contribuição da roda de leitura para a formação de leitores literários: relatos de experiência com alunos de classes populares. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DIAS, A. C. P.; UZÊDA, André. L. M.. Participação em banca de Débora Pereira de Mattos Vieira.A influência da Literatura infantil na formação do futuro leitor. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Latim) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
UZÊDA, André. L. M.; GOES, F. A. L.. Participação em banca de André Vitor de Oliveira.O demônio da identidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
SOUZA, M. F. A. P.; UZÊDA, André. L. M.. Participação em banca de Bárbara Lemos Nascimento Laranja.A perda do encantamento pela leitura literária na transição do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OLIVEIRA, C. M.; UZÊDA, André. L. M.; PARANHOS, L. M. K.; CARVALHO, Lorenna B. de. Concurso de Admissão ao 1º ano do EM do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
UZÊDA, André. L. M.; PARANHOS, L. M. K.; SILVA, K. A.; CARVALHO, Lorenna B. de; GOMES, M. C. A. P.; BANDEIRA, C. P. S.; FONSECA, R. S.. Concurso de Admissão ao 1º ano do EM do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
CARVALHO, Lorenna B. de; GOMES, M. C. A. P.; FONSECA, R. S.; BANDEIRA, C. P. S.; OLIVEIRA, C. M.; SILVA, K. A.; PARANHOS, L. M. K.; UZÊDA, André. L. M.. Concurso de Admissão ao 1° ano do EM do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
PARANHOS, L. M. K.; UZÊDA, André. L. M.; FONSECA, R. S.; BANDEIRA, C. P. S.. Concurso de Admissão ao 1º ano do EM do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2015. Colégio de Aplicação da UFRJ.

Outras participações
1.
UZÊDA, André. L. M.; LIMA, R. C. G. N.; DUARTE, T. F. C.; GOMES, F. A.. Comissão Especial de Avaliação de Reconhecimento de Saberes e Competências. 2016.

2.
UZÊDA, André. L. M.; PRADO, A. P.. 7ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Encontro Literatura, História e Pós-colonialidade - vozes em diálogo.Por uma formação literária pós-colonial. 2018. (Encontro).

2.
2º Encontro Literatura, História e Pós-colonialidade - vozes em diálogo.Pelo direito a outras vozes: experiências com uma educação literária contra-hegemônica em um clube de leitura itinerante. 2018. (Encontro).

3.
CAp Literário: E o corpo ainda pulsa.... Poéticas da Negritude: da representação à representatividade. 2018. (Feira).

4.
Fórum sobre formação docente em Letras (Português-Literaturas). 2018. (Outra).

5.
II Congresso Internacional Línguas, culturas e literaturas em diálogo: identidades silenciadas. A experiência poética na formação literária de jovens estudantes do Ensino Médio no projeto de extensão. 2018. (Congresso).

6.
III Seminário do Litescola.Literatura como espaço de diálogo e resistência na Escola Básica. 2018. (Seminário).

7.
IV Congresso Internacional Vertentes do Insólito Ficcional. Orucó mi ni Aimó: o insólito em diáspora explicitado em Aimó, de Reginaldo Prandi. 2018. (Congresso).

8.
Noitada literária.Um breve panorama pelas Crônicas da província do Brasil, de Manuel Bandeira. 2018. (Outra).

9.
XII Seminário Nacional de Literatura Brasileira - Leitura literária: representações do autor e do leitor.Contribuições do. 2018. (Seminário).

10.
XV Semana de Letras da UFOP e II Simpósio Nacional de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.Expressões do silenciamento na literatura de autoria negra: práticas emancipatórias na formação do leitor em um clube de leitura literário. 2018. (Simpósio).

11.
XV Semana de Letras da UFOP e II Simpósio Nacional de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.Literatura e emancipação. 2018. (Simpósio).

12.
XV Simpósio do Programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura - Corpos Estranhos.Do. 2018. (Simpósio).

13.
CAp Literário: Outrar-se.Roda de leitura Fragata: itinerâcnias literárias. 2017. (Outra).

14.
I Encontro História, Literatura e Pós-colonialidade - "África, Caribe e Américas: Histórias e narrativas entrecruzadas". 2017. (Encontro).

15.
II Simpósio Internacional de Leitura.A formação literariá de jovens estudantes do Ensino Médio no projeto de extensão. 2017. (Simpósio).

16.
IV ENEALL - Encontro Nacional de Ensino e Aprendizagem em Línguas e literaturas: Identidades docentes.A prática autoral do professor, a produção de material didático e o ensino de literatura. 2017. (Encontro).

17.
IV ENEALL - Encontro Nacional de Ensino e Aprendizagem em Línguas e Literaturas: Identidades docentes.Literatura na formação/atuação docente. 2017. (Encontro).

18.
IV Territórios CApianos: A questão negra no Brasil - Rupturas, permanências e percpectivas. 2017. (Outra).

19.
Reformulação do Ensino Médio: A realidade dos Colégios de Aplicação. 2017. (Seminário).

20.
Saravá! A presença dos orixás na cultura brasileira. 2017. (Oficina).

21.
VIII Encontro do Fórum de Literatura Brasileira.O último adeus de Bernardo. 2017. (Encontro).

22.
VII SPLIT - Seminário de Pesquisa Discente do PÓS-LIT/UFMG.A visão de mundo patrimonial nas crônicas de Manuel Bandeira. 2017. (Seminário).

23.
VI JACAp - O que há de novo no novo? Que novo?.A formação literária no projeto de extensão. 2017. (Outra).

24.
XXIX Simpósio Nacional de História - Contra os preconceitos: história e democracia.Contra a incúria dos relaxados: memória e patrimônio nas crônicas de Manuel Bandeira. 2017. (Simpósio).

25.
7ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.Sessão Educação Pública e Formação Permanente 1. 2016. (Outra).

26.
A formação poética do leitor: uma experiência periférica. 2016. (Outra).

27.
Ano do centenário de Manoel de Barros. 2016. (Outra).

28.
CAp Literário: #OcupaEscola. Oficina de experivivências poéticas. 2016. (Exposição).

29.
Ciclo de palestras Memórias em Diálogo: Museu das remoções. 2016. (Outra).

30.
Congresso Nacional de Ensino de Língua Portuguesa. Morfossintaxe e narrativa policial: um bem sucedido caso de experiência pedagógica. 2016. (Congresso).

31.
Conversas sobre ensino de língua e literatura.Por uma didática da invenção: desafios e perspectivas na (trans)formação do leitor de poesia no Ensino Básico. 2016. (Encontro).

32.
III ENEALL - Encontro Nacional de Ensino e Aprendizagem em Línguas e Literaturas: Currículo e FormaçãN.A ordem das árvores não altera o passarinho: interseções entre o ensino de literatura e de gramática. 2016. (Encontro).

33.
III ENEALL - Encontro Nacional de Ensino e Aprendizagem em Línguas e Literaturas: Currículo e formação.Sessão de comunicações 1. 2016. (Encontro).

34.
II Seminário Inter-regional Sul-Sudeste dos Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação.Oficina de experivivências poéticas: potencialidades na formação do leitor de poesia. 2016. (Seminário).

35.
II Seminário Inter-regional Sul-Sudeste dos Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação.Sessão de comunicação 1. 2016. (Seminário).

36.
I Seminário Nacional Guimarães Rosa.O diabo na HQ, no meio da sala de aula: uma leitura de Grande sertão: veredas para quadrinhos. 2016. (Seminário).

37.
I Seminário Nacional Guimarães Rosa.Sessão de comunicação 1. 2016. (Seminário).

38.
Mesa redonda Afeto e narrativa na formação docente. 2016. (Outra).

39.
Textualidades em aula: II Simpósio do GEEPOL e III Oficinada Literária.Quem tem medo da poesia? Desafios na formação docente inicial e na formação do leitor literário. 2016. (Simpósio).

40.
VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas. Quando a educação linguística pode virar crime: a crise da formação docente no cenário das. 2016. (Congresso).

41.
VII Encontro do Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea: oficinas e saraus.Medalhão e cordialidade em O punho e a renda, de Edgard Telles Ribeiro. 2016. (Encontro).

42.
XXXII Jornada Republicana: Paisagens do poder: à esquerda e à direita do palácio do Catete. 2016. (Outra).

43.
XXXI Jornada Republicana - A poesia encantada das ruas.A rua, a alma, o encanto. 2016. (Outra).

44.
XXX Jornada Republicana: Clóvis Bornay - 100 anos, Homofobia e Memória LGBT. 2016. (Outra).

45.
CAp Literário: A terceira margem do Rio. Oficina Jogo de Detetive. 2015. (Feira).

46.
Ciclo de palestras Encontros de Formação.Desafios na articulação entre língua, literatura e produção textual no Ensino Fundamental: a realidade do CAp UFRJ. 2015. (Encontro).

47.
Educação básica em pauta: base nacional curricular e seus outros. 2015. (Outra).

48.
Educação Básica em pauta: Escola sem partido - quando lecionar pode virar crime. 2015. (Outra).

49.
II ENEALL - Encontro de Ensino e Aprendizagem em Línguas e Literaturas."Nossas palavras se juntavam uma na outra por amor e não por sintaxe": o eucativo de Manoel de Barros. 2015. (Encontro).

50.
IX Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação - I Seminário Internacional de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação.A experiência do aprendizado lúdico de literatura na oficina. 2015. (Seminário).

51.
IX Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação - I Seminário Internacional de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação.Projeto CAp Literário: um relato de experiência. 2015. (Seminário).

52.
Textualidades em Aula: I Simpósio do GEEPOL e II Oficinada Literária.O poema como um inutensílio, a sala de aula como um lugar de ser inútil. 2015. (Simpósio).

53.
VI Encontro do Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.Quando o contemporâneo revisita o clássico: o inusitado encontro entre Homero, Alexei Bueno e Mônica de Aquino em uma aula de literatura no ensino básico. 2015. (Encontro).

54.
VIII Encontro de Literatura Infantil e Juvenil: a literatura, a arte e as culturas.Adapte-me, ó musa, os clássicos da literatura universal: desafios homéricos na leitura de A Odisseia em aulas de literatura no ensino fundamental. 2015. (Encontro).

55.
XIV Congresso Internacional da ABRALIC. Usando palavras de ave para escrever: o texto poético de Manoel de Barros em aulas de literatura no ensino fundamental. 2015. (Congresso).

56.
ENEALL - Encontro de Ensino e Aprendizagem em Línguas e Literaturas - Desafios da formação em linguagens: saberes e sujeitos.Fichas complementares - o que é, para que serve, como se faz?. 2014. (Encontro).

57.
Jornada Acadêmica do CAp UFRJ.Detetives capianos desvendam os mistérios da morfossintaxe: Práticas lúdicas na introdução à morfossintaxe da Língua Portuguesa. 2014. (Outra).

58.
Jornada pedagógica: Licenciaturas dialogando com a Escola Básica. 2014. (Encontro).

59.
A tradução como ato criador. 2012. (Outra).

60.
III Encontro do Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.Nostalgias momescas na crônica carnavalesca contemporânea: interseções entre Ubaldo, Ventura e Verissimo. 2012. (Encontro).

61.
V Encontro Nacional dos Estudantes de Museologia.O poeta moderno vai ao museu tradicional: o Museu Nacional de Belas Artes nas crônicas de Manuel Bandeira. 2012. (Encontro).

62.
VI Simpósio de Literatura, Crítica e Cultura: Disciplina, Cânone: Continuidades e rupturas.De Macunaíma a Quarup: discursos e excursos identitários. 2012. (Simpósio).

63.
XII Semana de Letras.Sobre esta arte ingrata de se escrever prosa fiada. 2012. (Outra).

64.
Conversas sobre Poesia e Ensino. 2011. (Encontro).

65.
I Simpósio Internacional de Literatura, Cultura e Sociedade.Outros carnavais: modernidade, crítica e galhofa nas crônicas da Belle Époque carioca. 2011. (Simpósio).

66.
VIII Simpósio de Pós-Graduação em Ciência da Literatura.Identidade, memória e transgressão: a modernidade literária em meio às pândegas e galhofas da crônica carnavalesca. 2011. (Simpósio).

67.
XII Semana de Letras.Da ficção à transgressão: afinal, por que literatura?. 2011. (Outra).

68.
Ciclo brasilidade: Leituras compartilhadas. 2010. (Encontro).

69.
I Encontro do Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea.Do amor à dor: traços de imoralidades presentes em. 2010. (Encontro).

70.
II Congresso Internacional da Cátedra Jorge de Sena - A república das letras e a república nas letras. 2010. (Congresso).

71.
Noel Rosa: um carioca de 1910. 2010. (Seminário).

72.
Seminário Revistas Ilustradas: modos de ler e ver o Rio de Janeiro na Primeira República. 2010. (Seminário).

73.
XXXII Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural Giulio Massarani.As crônicas carnavalescas fazem a festa na modernidade brasileira. 2010. (Outra).

74.
XXXII Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural Giulio Massarani.A narrativa contemporânea de "Galileia": uma nova abordagem do sertão. 2010. (Outra).

75.
1ª Semana Literária Estudantil.Dionísio e Momo: a mundividência do deus dúbio dá às caras no carnaval carioca. 2009. (Outra).

76.
1º Congresso Internacional da Cátedra Jorge de Sena - Andanças prodigiosas da Literatura. 2009. (Congresso).

77.
VIII Congresso dos Estudantes de Letras do Estado do Rio de Janeiro. As máscaras ocultas em "Restos de Carnaval", de Clarice Lispector. 2009. (Congresso).

78.
XXXI Jornada de inciação científica, artística e cultural Giulio Massarani.O Carnaval Carioca nas crônicas da Belle Époque. 2009. (Outra).

79.
1º Encontro sobre ensino de Literatura nos Níveis Fundamental e Médio - Uma (des)aprendizagem ou o livro dos (des)prazeres: percursos e percalços do ensino de literatura nos níveis fundamental e médio. 2008. (Encontro).

80.
2ª Semana de Ciência da Literatura. 2008. (Encontro).

81.
2º Seminário do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Carnavalescos - Carnaval: perspectivas plurais. 2008. (Seminário).

82.
Ciclo de palestras: Machado de Assis - cinco contos comentados. 2008. (Encontro).

83.
3° Congresso Internacional de Filosofia e Educação. 2006. (Congresso).

84.
II Jornada Literária Notre Dame. Redundâncias. 2006. (Feira).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
UZÊDA, André. L. M.; OLIVEIRA, C. M. ; CARVALHO, Lorenna B. de ; GOMES, M. C. A. P. ; LEITE, T. S. ; FONSECA, R. S. . CAp Literário: E o corpo ainda pulsa.... 2018. (Festival).

2.
CHAGAS, M. S. ; FERNANDES, P. ; UZÊDA, André. L. M. . XXXI Jornada Republicana - A poesia encantada das ruas. 2016. (Outro).

3.
UZÊDA, André. L. M.; CARVALHO, Lorenna B. de ; MELLO, M. R. . CAp Literário: A terceira margem do Rio. 2015. (Festival).

4.
UZÊDA, André. L. M.; COSTA, A. F. ; SOUZA, E. L. ; LOUREIRO, J. M. M. ; IORIO, A. R. ; SANTOS, A. F. P. ; LOUREIRO, B. M. ; MARTINS, C. V. B. ; SILVA, D. N. ; LACERDA, E. ; SIMAS, E. C. ; FIALHO, I. A. B. ; GOMES, J. C. ; BRAVIN, J. ; FERNANDES, M. M. F. ; MAGALHAES NETO, M. ; MELLO, M. M. ; FIGUEIREDO, R. P. ; GUIMARAES, R. M. P. ; LIMA, T. G. D. Q. ; NEVES, T. P. . Meu quintal é maior do que o mundo: a poética de Manoel de Barros. 2015. (Exposição).

5.
UZÊDA, André. L. M.; CARVALHO, F. ; SOUZA, C. W. ; BESSA, S. ; MONTEIRO, P. ; SOARES, L. M. . Encontros com a Jovem Museologia III: 80 anos do Curso de Museologia. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Cristiane Hervey Barbosa. SOBREVOOS POÉTICOS: PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO LEITORA NO PROJETO DE EXTENSÃO ?FRAGATA: ITINERÂNCIAS LITERÁRIAS?. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Renan Arouca Mattos. O lugar do livro didático e suas implicações para o ensino e aprendizagem de transitividade verbal. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: André Luis Mourão de Uzêda.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
André Vitor de Oliveira. O demônio da identidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: André Luis Mourão de Uzêda.

Orientações de outra natureza
1.
Antonio Ricardo Ribeiro Cidade. Estágio supervisionado na Licenciatura em Letras. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: André Luis Mourão de Uzêda.

2.
Helena Santos. Estágio supervisionado na Licenciatura em Letras. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Hebraico) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: André Luis Mourão de Uzêda.

3.
Larissa Salvador de Mello. Estágio supervisionado na Licenciatura em Letras. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: André Luis Mourão de Uzêda.

4.
Lucas Bastos Gomes. Estágio supervisionado na Licenciatura em Letras. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: André Luis Mourão de Uzêda.

5.
Maria Clara Mangeth Vanni. Estágio supervisionado na Licenciatura em Letras. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: André Luis Mourão de Uzêda.

6.
Thais dos Santos Siqueira Lima. Estágio supervisionado na Licenciatura em Letras. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: André Luis Mourão de Uzêda.

7.
Kestilene Ramos Duarte. Estágio supervisionado na Licenciatura em Letras. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: André Luis Mourão de Uzêda.

8.
Mariana Wanderlei Braga. Estágio supervisionado na Licenciatura em Letras. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Italiano) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: André Luis Mourão de Uzêda.

9.
Paula de Souza Ferreira de Lima. Estágio supervisionado na Licenciatura em Letras. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: André Luis Mourão de Uzêda.

10.
Renata Cristina Vieira Reis. Estágio supervisionado na Licenciatura em Letras. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: André Luis Mourão de Uzêda.

11.
Ana Cristina Baptista de Abreu. Estágio supervisionado na Licenciatura em Letras. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: André Luis Mourão de Uzêda.

12.
Luísa Zamith Cesário. Estágio supervisionado na Licenciatura em Letras. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: André Luis Mourão de Uzêda.

13.
Caroline Siqueira Stersa. Estágio supervisionado na Licenciatura em Letras. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: André Luis Mourão de Uzêda.

14.
Cintia Tomáz Nogueira. Estágio supervisionado na Licenciatura em Letras. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: André Luis Mourão de Uzêda.

15.
Fernanda Gomes Pereira. Estágio supervisionado na Licenciatura em Letras. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Japonês) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: André Luis Mourão de Uzêda.

16.
Julia Rodrigues Chagas. Estágio supervisionado na Licenciatura em Letras. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: André Luis Mourão de Uzêda.

17.
Marina Meira de Oliveira. Estágio supervisionado na Licenciatura em Letras. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: André Luis Mourão de Uzêda.

18.
Marluce Faria de Melo e Souza. Estágio supervisionado na Licenciatura em Letras. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: André Luis Mourão de Uzêda.

19.
Rafaela do Nascimento Melo. Estágio supervisionado na Licenciatura em Letras. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: André Luis Mourão de Uzêda.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
DIAS, A. C. P.2017DIAS, A. C. P. ; UZÊDA, André. L. M. ; GOMES, M. C. A. P. . Autor e leitor: identidades do professor de literatura em formação - experiências com o estágio supervisionado em Letras. POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM, v. 24, p. 13-27, 2017.


Livros e capítulos
1.
UZÊDA, André. L. M.. O poema como um inutensílio, a sala de aula como um lugar de ser inútil. In: Priscila Bezerra de Menezes; Luiz Guilherme Barbosa. (Org.). Textualidades em aula. 1ed.Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2016, v. 1, p. 168-188.

2.
UZÊDA, André. L. M.; CARDOSO, C. L. ; MARTINS, I. F. . A formação literária de jovens estudantes do Ensino Médio no projeto de extensão. In: Alessandro Rocha; Valéria Cristina Ribeiro Pereira. (Org.). Leitura e educação. 1ed.Rio de Janeiro: Reflexão, 2018, v. 1, p. 69-87.

3.
UZÊDA, André. L. M.; NOVELLO, G. N. . Morfossintaxe e narrativa policial: um bem-sucedido caso de experiência pedagógic. In: Fábio André Cardoso Coelho; Jefferson Evaristo do Nascimento Silva; Denise Salim Santos. (Org.). Materiais didáticos, gêneros textuais e experiências didáticas no ensino de língua portuguesa.. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2018, v. , p. 116-129.


Apresentações de Trabalho
1.
UZÊDA, André. L. M.. O ensino de literatura no Ensino Médio: desafios e perspectivas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
UZÊDA, André. L. M.; REIS, R. C. V. ; LIMA, P. S. F. . Detetives capianos desvendam os mistérios da morfossintaxe: Práticas lúdicas na introdução à morfossintaxe da Língua Portuguesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
UZÊDA, André. L. M.. Fichas complementares - o que é, para que serve, como se faz?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
UZÊDA, André. L. M.. Usando palavras de ave para escrever: o texto poético de Manoel de Barros em aulas de literatura no ensino fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
UZÊDA, André. L. M.; LIMA, P. S. F. ; REIS, R. C. V. . A experiência do aprendizado lúdico de literatura na oficina 'Jogo de Detetive': um relato de experiência pedagógica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
UZÊDA, André. L. M.; CARVALHO, Lorenna B. de . Projeto CAp Literário: um relato de experiência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
UZÊDA, André. L. M.. O poema como um inutensílio, a sala de aula como um lugar de ser inútil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
UZÊDA, André. L. M.; CARVALHO, Lorenna B. de . Desafios na articulação entre língua, literatura e produção textual no Ensino Fundamental: a realidade do CAp UFRJ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
UZÊDA, André. L. M.. Adapte-me, ó musa, os clássicos da literatura universal: desafios homéricos na leitura de A Odisseia em aulas de literatura no ensino fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
UZÊDA, André. L. M.. 'Nossas palavras se juntavam uma na outra por amor e não por sintaxe': o eucativo de Manoel de Barros. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
UZÊDA, André. L. M.. O ensino de gramática aliado ao ensino de literatura em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
UZÊDA, André. L. M.. A literatura em ameaça, a ameaça da literatura: o ensino literário no contexto da 'Escola sem partido'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
UZÊDA, André. L. M.. Por uma didática da invenção: desafios e perspectivas na (trans)formação do leitor de poesia no Ensino Básico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
UZÊDA, André. L. M.; NOVELLO, G. N. . Morfossintaxe e narrativa policial: um bem sucedido caso de experiência pedagógica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
UZÊDA, André. L. M.; LIMA, T. S. S. . Quem tem medo de poesia? Desafios na formação docente e na formação do leitor literário. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
UZÊDA, André. L. M.; CARVALHO, Lorenna B. de . Quando a educação linguística pode virar crime: a crise da formação docente no cenário das 'Escolas sem partido'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
UZÊDA, André. L. M.. O diabo na HQ, no meio da sala de aula: uma leitura de Grande sertão: veredas para quadrinhos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
UZÊDA, André. L. M.. A ordem das árvores não altera o passarinho: interseções entre o ensino de Literatura e de Gramática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
UZÊDA, André. L. M.; ALMEIDA, D. G. . Oficina de experivivências poéticas: potencialidades na formação do leitor de poesia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
UZÊDA, André. L. M.. Breves considerações sobre o ensino de literatura e a prática de produção de material didático. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
UZÊDA, André. L. M.; CARDOSO, C. L. ; MARTINS, I. F. . A formação literária de jovens estudantes do Ensino Médio no projeto de extensão 'Fragata: itinerâncias literárias'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
UZÊDA, André. L. M.. Apontamentos sobre a prática de material didático e a mediação da leitura literária. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
UZÊDA, André. L. M.. A prática autoral do professor, a produção de material didático e o ensino de literatura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
UZÊDA, André. L. M.; CARVALHO, Lorenna B. de . A formação literária no projeto de extensão 'Fragata: itinerâncias literárias': percursos, recursos e excursos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
UZÊDA, André. L. M.; CARVALHO, Lorenna B. de ; MENDES, N. G. . A experiência poética do silêncio na formação literária de jovens estudantes do Ensino Médio no projeto de extensão 'Fragata: itinerâncias literárias'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
UZÊDA, André. L. M.. Pelo direito a outras vozes: experiências com uma educação literária contra-hegemônica em um clube de leitura itinerante. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
UZÊDA, André. L. M.; ROCHA, V. M. ; DUARTE, M. A. . Literatura e emancipação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

28.
MENDES, N. G. ; UZÊDA, André. L. M. . Expressões do silenciamento na literatura de autoria negra: práticas emancipatórias na formação do leitor em um clube de leitura itinerante. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
BARBOSA, C. H. ; PINTO, N. S. ; UZÊDA, André. L. M. ; CARVALHO, Lorenna B. de ; MENDES, N. G. . As formas da loucura: uma experiência poética no clube de leitura 'Fragata: itinerâncias literárias'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
UZÊDA, André. L. M.. Oficina Jogo de Detetive. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
UZÊDA, André. L. M.; CARVALHO, Lorenna B. de . Roda de leitura 'Fragata: Itinerâncias literárias'. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
UZÊDA, André. L. M.; ALMEIDA, D. G. . Oficina de experivivências poéticas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
UZÊDA, André. L. M.; SEMOG, E. ; CRUZ, E. A. . Poéticas da negritude: da representação à representatividade. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
UZÊDA, André. L. M.; CARVALHO, Lorenna B. de ; MELLO, M. R. . CAp Literário: A terceira margem do Rio. 2015. (Festival).

2.
UZÊDA, André. L. M.; OLIVEIRA, C. M. ; CARVALHO, Lorenna B. de ; GOMES, M. C. A. P. ; LEITE, T. S. ; FONSECA, R. S. . CAp Literário: E o corpo ainda pulsa.... 2018. (Festival).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 24:23:04