Marcia Regina Becker

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  • Última atualização do currículo em 29/10/2018


Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1984), graduação(1997), mestrado(2007) e doutorado (2013) em Letras pela mesma universidade. Concluiu o pós-doutorado em janeiro de 2018, com projeto relacionado à Shakespeare e educação. Atualmente é professora adjunta do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba, atuando nos cursos de Letras Português-Inglês e Letras Inglês. Suas áreas de interesse relacionadas à linguística são fonética e português para falantes de outras línguas, e em literatura, são o teatro shakespeariano, incluindo sua aplicação na educação, e transtextualidades. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcia Regina Becker
Nome em citações bibliográficas
BECKER, M. R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas.
Rua Sete de Setembro, 3165
Rebouças
80230-901 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 33104597
URL da Homepage: www.ct.utfpr.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Letras.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Inteligibilidade da lingua inglesa sob o paradigma de língua franca: percepção de discursos de falantes de diferentes L1s por brasileiros, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Adelaide Hercília Pescatori Silva.
Coorientador: Denise Cristina Klüge.
Palavras-chave: inteligibilidade; Inglês como língua franca - ELF.
2005 - 2007
Mestrado em Letras.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Análise Acústica da Produção de Nasais Bilabiais e Alveolares em Codas de Monossílabos por Alunos de Inglês,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Michael Alan Watkins / Adelaide Hercília Pescatori Silva.
Palavras-chave: Análise Acústica Nasais.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1998 - 1999
Especialização em Supervisão Escolar. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Professores de Língua Inglesa: Desenvolvimento Profissional através da Reflexão Crítica em Pesquisas de Sala de Aula.
1994 - 1997
Graduação em Letras.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1979 - 1983
Graduação em Engenharia Química.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.


Pós-doutorado


2017 - 2018
Pós-Doutorado.
Shakespeare Institute - University of Birmingham, BHAM, Grã-Bretanha.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro Shakespeariano.


Formação Complementar


2018 - 2018
Análise Bibliométrica. (Carga horária: 8h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2018 - 2018
Google for Education - Tecnologias pensadas para os professores. (Carga horária: 4h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2018 - 2018
Pronúncia. (Carga horária: 8h).
Braz-Tesol Pronuciation SIG, BRAZ-TESOL, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação para avaliação da parte escrita do exame CELPE--BRAS. (Carga horária: 8h).
Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, Cebraspe, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Introdução ao uso de testes estatísticos na pesquisa científica. (Carga horária: 8h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2017 - 2017
Prática como componente curricular nas licenciaturas. (Carga horária: 4h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2017 - 2017
Orientações didático-pedagógicas para a educação inclusiva. (Carga horária: 4h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2017 - 2017
Plataforma Moodle. (Carga horária: 3h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2017 - 2017
Foundation Course - Certificate in Teaching Shakespeare. (Carga horária: 12h).
The Royal Shakespeare Company, RSC, Grã-Bretanha.
2017 - 2017
First Encounters with Shakespeare - Research and Development. (Carga horária: 20h).
The Royal Shakespeare Company, RSC, Grã-Bretanha.
2017 - 2017
The late plays and the Blackfriars Theatre. (Carga horária: 10h).
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2017 - 2017
Shakespeare: Print and Performance. (Carga horária: 8h).
King's College London, KCL, Grã-Bretanha.
2017 - 2017
Living Shakespeare. (Carga horária: 20h).
The Shakespeare Birthplace Trust, SBT, Grã-Bretanha.
2017 - 2017
The Twelfth Night (6th form) and Othelo (A-Level). (Carga horária: 7h).
The Shakespeare Birthplace Trust, SBT, Grã-Bretanha.
2017 - 2017
Coercive comedies: Much Ado about Nothing and A Midsummer Night's Dream. (Carga horária: 10h).
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2016 - 2016
Hamlet e a Questão de Humanidade no Mundo Moderno. (Carga horária: 3h).
Festival de Teatro de Curitiba, FTC, Brasil.
2016 - 2016
Medida por Medida e a Questão de Ética. (Carga horária: 3h).
Festival de Teatro de Curitiba, FTC, Brasil.
2016 - 2016
VI Semana de Formação Docente. (Carga horária: 6h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2016 - 2016
O uso de mapas conceituais na aquisição e ensino de línguas. (Carga horária: 3h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2016 - 2016
Notes on the contemporary use of the word "Trump" in the USA elections 2016. (Carga horária: 3h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2015 - 2016
Extensão universitária em I Ciclo de Debates IsF-Português. (Carga horária: 120h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2015 - 2015
Capacitação dos Chefes de Departamentos Acadêmicos. (Carga horária: 12h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2015 - 2015
Encontros com o RH - Gestão de Pessoas. (Carga horária: 4h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2014 - 2014
Sistema de Concessão de Diárias e Passagens. (Carga horária: 8h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2014 - 2014
Estágio Probatório. (Carga horária: 2h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2014 - 2014
Remanejamento, Remoção e Distribuição. (Carga horária: 2h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Introdução aos estudos da intermidialidade. (Carga horária: 48h).
Centro Universitário Campos de Andrade, UNIANDRADE, Brasil.
2013 - 2013
VI Semana de Formação Docente. (Carga horária: 8h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2013 - 2013
Treinamento para Aplicadores TOEFL-ITP Test. (Carga horária: 5h).
Mastertest - Certificação Internacional, MASTERTEST, Brasil.
2012 - 2012
Aspectos da Etimologia da Língua Inglesa. (Carga horária: 8h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2012 - 2012
Contemporary Issues in the USA. (Carga horária: 5h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2012 - 2012
V Semana de Formação Docente. (Carga horária: 15h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2011 - 2011
Estudos da Intermidialidade. (Carga horária: 12h).
Centro Universitário Campos de Andrade, UNIANDRADE, Brasil.
2011 - 2011
IV Semana de Formação Docente. (Carga horária: 46h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2011 - 2011
A política linguística e sua importância na atuali. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2011 - 2011
A Qualidade da voz como elemento prosódico. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento: uma Perspe. (Carga horária: 4h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em II Semana de Formação Docente. (Carga horária: 7h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em II Semana Acadêmica de Letras. (Carga horária: 20h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Ensino, Aprendizagem e Aquisição de LE. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Vygotsky and language teaching/learning. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Formação incial e continuada de professores de LE. (Carga horária: 144h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2010 - 2010
Discursos Pré-Shakespearianos: milagres, mistérios. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2010 - 2010
Seminar on Teaching Practices. (Carga horária: 12h).
Centro Cultural Brasil Estados Unidos - Curitiba, CCBEU, Brasil.
2010 - 2010
SPSASSD - Speech Dynamics. (Carga horária: 40h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Integração de Novos Servidores. (Carga horária: 16h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em A Formação de Professores de "Inglês como Língua F.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2008 - 2009
Extensão universitária em A Construção Curricular de Cursos de Língua Ingles. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2008 - 2009
Introdução à Divina Comédia. (Carga horária: 96h).
Solar do Rosário, SR, Brasil.
2008 - 2008
Web-Pages e Ambiente Moodle e Páginas Pessoais. (Carga horária: 37h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2007 - 2007
Shakespeare e o Cinema. (Carga horária: 16h).
Solar do Rosário, SR, Brasil.
2007 - 2007
Sonho de uma Noite de Verão, no palco e na tela. (Carga horária: 8h).
Solar do Rosário, SR, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Teatralidades Paródicas. (Carga horária: 25h).
Centro Universitário Campos de Andrade, UNIANDRADE, Brasil.
2006 - 2006
Literatura e Cinema. (Carga horária: 32h).
Solar do Rosário, SR, Brasil.
2005 - 2005
Shakespeare Popular, Atual e Multicultural. (Carga horária: 32h).
Solar do Rosário, SR, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em O Universo da Comédia Shakespeareana. (Carga horária: 32h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em O Drama Europeu do Século XX. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Neurolinguística no Ensino da Língua Inglesa. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Estudos de Linguística Aplicada e Metodologia. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1998 - 1998
Shakespeare, nosso contemporâneo. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Shakespeare na sua Época. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1997 - 1997
Shakespeare, nosso contemporâneo. (Carga horária: 38h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Teoria da Aquisição da Linguagem. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em O Conto dos Anos 80 - II. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1993 - 1993
Atualização em Língua Inglesa. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
1992 - 1992
Atualização em Língua Inglesa. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
1989 - 1989
Extensão universitária em Teoria e Prática da Tradução.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atualmente encontra-se em licença para estágio pós-doutoral, que está sendo realizado no Shakespeare Institute, Universidade de Birmingham.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Chefe Depto. de Línguas Estrangeiras Modernas, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Ministrou aulas na disciplina de Língua Inglesa no curso de Ensino Médio Técnico Integrado, na Graduação em Licenciatura em Letras Português-Inglês, e no curso de Inglês no Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (CALEM).

Atividades

04/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Curitiba, .

Cargo ou função
Membro do colegiado do curso de Letras Inglês.
04/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Curitiba, .

Cargo ou função
Conselheira.
08/2010 - Atual
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Ensino da Língua Inglesa
Prática de Ensino da Língua Inglesa
LIteratura de Língua Inglesa - Prosa do séc. XX
Literatura de Língua Inglesa - Poesia e teatro do séc. XX
Literatura de Língua Inglesa - Teatro Inglês do séc. XVI ao séc. XIX
Shakespeare no cinema
Literatura Inglesa - Séc. XIX, XX e XXI

Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Tutora do NAP, Enquadramento Funcional: livre, Carga horária: 4
Outras informações
Atua como tutora no Núcleo de Assessoria Pedagógica (NAP) da UFPR, em cursos de aperfeiçoamento para professores de inglês da rede pública de ensino


Links Com. Rep. e Ensino de Idiomas Ltda., CCAA JUVEVÊ, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2007
Vínculo: Diretora Pedagógica, Enquadramento Funcional: Socia-gerente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuou na direção pedagógica de escola franqueada do grupo de escolas de idiomas CCAA (Centro de Cultura Anglo-Americana), nome fantasia : CCAA Juvevê


Master Com. Rep. e Ensino de Idiomas Ltda., CCAA MERCÊS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Diretora Pedagógica, Enquadramento Funcional: Sócia-gerente, Carga horária: 10
Outras informações
Direção pedagógica de escola franqueada do grupo de escolas de idiomas CCAA (Centro de Cultura Anglo-Americana); Nome fantasia: CCAA Mercês


Bom Retiro Com. Rep. e Ensino de Idiomas Ltda., CCAA BATEL, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1999
Vínculo: Professora de inglês, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Professora de inglês dos níveis básico, intermediário e adiantado


Sociedade de Ensino São José Ltda., IDEAL, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Professora de inglês, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Professora de inglês para os níveis básico, intermediário e adiantado


Colégio Militar de Curitiba, CMC, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Professora de Inglês, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Professora de inglês para o ensino fundamental e médio. Aprovada em concurso público em quarto lugar, conforme publicação no Diário Oficial, número 99, de 23 de maio de 1996; convocada conforme publicação no DOU número 40, de 28 de fevereiro de 1997.


Vi.Dio Com. Rep. e Ensino de Idiomas Ltda., CCAA SÃO JOSÉ, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1993
Vínculo: Professora de Inglês e coord., Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de inglês para os níveis básico, intermediário e adiantado


Centro Brasileiro de Ensino Linguístico, CEBEL, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1989
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15
Outras informações
Professora de inglês para níveis básico, intermediário e adiantado.


Fundação de Assistência à Criança Cega, FACC, Brasil.
Vínculo institucional

1981 - 1982
Vínculo: Professora de Inglês, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Professora de Inglês de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental ( antigo 1º grau).



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Shakespeare e educação
Descrição: Utilizando um método ativo (rehearsal room approach) para trabalho com as peças de Shakespeare em sala de aula, levar o aluno a desenvolver tanto as suas habilidades linguísticas, como promover seu crescimento pessoal e sua consciência cidadã;.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) .

Integrantes: Marcia Regina Becker - Coordenador.
2013 - 2014
Inteligibilidade da Língua Inglesa sob o Paradigma de Língua Franca
Descrição: O projeto situa-se na área de aquisição de segunda língua - fonética/ fonologia da língua inglesa. Os experimentos, nesta fase da pesquisa, são de inteligibilidade de falantes de inglês de outras línguas maternas por estudantes brasileiros ( estudos de percepção)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Marcia Regina Becker - Coordenador / Carolina Laurino Rossini - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Letramento Literário
Descrição: Possibilitar a ampliação do universo cultural/profissional tanto da comunidade interna quando da externa à UTFPR, considerando que o ensino e a aprendizagem de literaturas estão intrinsicamente ligados à reflexão sobre aspectos de nossa própria existência pessoal e como povo, através do cotejamento com a existência e cultura do outro..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .

Integrantes: Marcia Regina Becker - Integrante / Regina Helena Urias Cabreira - Coordenador / Jaqueline Bohn Donada - Integrante / Aline de Mello Sanfelice - Integrante / Flavia Azevedo - Integrante / Maristela Pugsley Werner - Integrante / Marcia Santos Lopes - Integrante.
2011 - 2017
Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL)
Descrição: Projeto que envolve curso de PFOL e grupo de estudos, desenvolvido juntamente com acadêmicos de Licenciatura em Letras Português-Inglês da UTFPR.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Marcia Regina Becker - Coordenador / Jeniffer Imaregna Alcantara de Albuquerque - Integrante / Fernanda Deah Chichorro Baldin - Integrante.


Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: Revista de letras


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Organon (UFRGS)
2014 - Atual
Periódico: Revista X
2010 - Atual
Periódico: Revista de Letras UTFPR
2017 - Atual
Periódico: REVISTA X
2017 - Atual
Periódico: ILHA DO DESTERRO (UFSC)
2018 - Atual
Periódico: Scripta UNIANDRADE (1679-520)
2018 - 2018
Periódico: Gradus - Revista Brasileira de Fonologia de Laboratório


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teatro shakespeariano.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas de Língua Inglesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Fonética.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Formação inicial e continuada de professores de inglês.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BECKER, M. R.2017BECKER, M. R.; ROSSINI, C. L. . Inteligibilidade de língua inglesa sob o paradigma de língua franca: percepção de enunciados de brasileiros por brasileirios. REVISTA DE LETRAS NORTE@MENTOS, v. 10, p. 169-185, 2017.

2.
VENCI, A. A.2017VENCI, A. A. ; BECKER, M. R. . O Senhor das Moscas: A proximidade entre romance e duas adaptações cinematográficas. REVISTA E-SCRITA: REVISTA DO CURSO DE LETRAS DA UNIABEU, v. 8, p. 167-180, 2017.

3.
BECKER, M. R.2015 BECKER, M. R.; KLUGE, D.C. . Frequência de uso de item e inteligibilidade do Inglês como Língua Franca. Organon (UFRGS), v. 30, p. 153-173, 2015.

4.
BECKER, M. R.2014BECKER, M. R.. ANÁLISE ACÚSTICA DE CONSOANTES N. Revista X, v. 1, p. 102-114, 2014.

5.
BECKER, M. R.2012BECKER, M. R.. Anton Pavlovich Tchékhov: dos Vaudevilles a Tio Vânia. Revista Científica/FAP (Curitiba. Online), v. 9, p. 190, 2012.

6.
ENGELBERT, A. P. P.2011ENGELBERT, A. P. P. ; BECKER, M. R. ; WATKINS, M.A. . Demais ou De Menos: Oclusivas e Nasais em Posição Final de Palavra na Interlíngua Português Brasileiro - Inglês. Revista de Letras, v. 14, p. 1-18, 2011.

7.
BECKER, M. R.2008 BECKER, M. R.. Definição de parâmetro(s) acústico(s) para análise de produção de nasais bilabiais (/m/) e alveolares (/n/) em codas de monossílabos. Eletras, v. 16, p. 1-16, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
BECKER, M. R.. Henrique V - O coro e o rei herói em 1599, 1944 e 1989. In: Aimara da Cunha Resende. (Org.). Shakespeare no Brasil - Relendo Linguagens, Recriando Textos, Inovando Produções. 1ed.Belo Horizonte: Tessitura, 2018, v. 1, p. 75-92.

2.
BECKER, M. R.. Hamlet, 2000, New York. In: Brunilda Reichmann. (Org.). Assim transitam os textos: ensaios sobre intermidialidade. 1ed.Curitiba: Appris, 2016, v. , p. 43-52.

3.
BECKER, M. R.. Os sons consonantais [m] e [n]. In: BRAWERMAN-ALBINI,A.; GOMES, M.L.C.. (Org.). O jeitinho brasileiro de falar inglês. 1ed.Campinas, SP: Pontes Editores, 2014, v. , p. 91-103.

4.
BECKER, M. R.. Globalização, Inglês como Língua Franca e Inteligibilidade. In: BRAWERMAN-ALBINI, A.; GOMES, M.L.C. (Org.). O jeitinho brasileiro de falar inglês. 1ed.Campinas, SP: Pontes Editores, 2014, v. , p. 223-238.

5.
ALBINI, A. B. ; BECKER, M. R. ; BACA, G. ; MARTINEZ, C. L. . O papel do falante nativo no ensino do inglês como língua franca. In: Andressa Brawerman-Albini; Valéria da Silva Medeiros. (Org.). Diversidade Cultural e Ensino de Língua Estrangeira. 1ed.Campinas, SP: Pontes Editores, 2013, v. , p. 41-60.

6.
BECKER, M. R.. O Ensino-Aprendizagem da Pronúncia da Língua Inglesa: Uma Experiência de Formação Continuada. In: Jordão, Clarissa; Martinez, Juliana Zeggio; Halu, Regina Célia. (Org.). Formação "Desformatada" - Práticas com Professores de Língua Inglesa. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011, v. 15, p. 177-200.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BECKER, M. R.. O Ensino da Pronúncia em Aulas de PLA. In: 1º SINEPLA - Simpósio Internacional de Ensino de Português como Língua Adicional, 2015, Porto Alegre. Anais do 1º simpósio Internacional Ensino de Português como Língua Adicional -Práticas de Ensino e Formação de Professores, 2012. p. 98-107.

2.
BECKER, M. R.; KLUGE, D. C. . Intelligibility of English as a Lingua Franca (ELF): Perception by speakers of Brazilian Portuguese. In: New Sounds 2013 - International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech, 2014, Montreal. Proceedings of the International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech (New Sounds 2013). Montreal: COPAL - Concordia Working Papers in Applied Linguistics, 2014. v. 5. p. 50-57.

3.
ALBINI, A. B. ; BECKER, M. R. . Perception and Production of English Stress by Brazilian Speakers. In: Symposium on the Acquisition of Second Language Speech (New Sounds 2013), 2014. Proceedings of the International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech (New Sounds 2013). Montreal: COPAL - Concordia Working Papers on Applied Linguistics. v. 5. p. 73-84.

4.
BECKER, M. R.. Harry Potter (?!). In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAPUI, 2012, Florianópolis. Anais do III Congresso Internacional da ABRAPUI, 2012. p. 1-11.

5.
BECKER, M. R.. O construto ?inteligibilidade? da língua inglesa sob o paradigma de língua franca. In: X CÍRCULO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO SUL - CELSUL, 2012, Cascavel. Anais do X Encontro do CELSUL ? Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2012. p. 1-10.

6.
BECKER, M. R.. A questão da inteligibilidade do inglês como língua franca. In: VII Congresso Interancional da Abralin, 2011, Curitiba. Abralin Curitiba 2011, 2011. p. 2789-2801.

7.
BECKER, M. R.. O Ensino da Pronúncia na Era do ELF: Uma Experiência no NAP-UFPR. In: III CLAFPL - Congresso Latino-Americano de Professores de Línguas, 2011, Taubaté. III Congresso Latino Americano de Profissionais de Línguas, 2011. p. 507-519.

8.
BECKER, M. R.; BORK, A.V.B. ; FIGUEIREDO, M.G. ; QUEIROZ, V. S. ; SILVA, G. S.S. . PFOL: Uma Trajetória de Ensino-Aprendizagem na UTFPR. In: XX Seminário do CELLIP, 2011, Londrina. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011. p. 1-11.

9.
BORK, A.V.B. ; BECKER, M. R. ; RETORTA, M.S. ; DIAZ, R. M. ; KREMER, R.L. . Participação dos Acadêmicos de Letras no Ensino de ESP para a Polícia Militar. In: 1º Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR, 2011, Curitiba. 1º SEI - Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR, 2011.

10.
BECKER, M. R.; BORK, A.V.B. ; RETORTA, M.S. ; RODRIGUES, C. A. N. ; FIGUEIREDO, M.G. ; QUEIROZ, V. S. ; SILVA, G. S.S. ; BREDA, S. T. ; VILELA, C.P.L.S. . O Desafio do Ensino de Português para Falantes de Outras Línguas - PFOL - na UTFPR. In: 1º Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR, 2011, Curitiba. 1º SEI - Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR, 2011.

11.
BECKER, M. R.. Análise Acústica da Produção de Nasais Bilabiais e Alveolares em Codas de Monossílabos por Alunos de Inglês. In: XVIII Seminário do CELLIP, 2009, Ponta Grossa. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2007.

12.
BECKER, M. R.; COSTA, I.B. . O Trabalho com Manchetes / Headlines através de uma Sequência Didática. In: XIX Seminário do CELLIP, 2009, Cascavel. Anais do Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2009.

13.
BECKER, M. R.. ELF: Inglês como Língua Franca. In: 1º Simpósio de Reflexões sobre as Metodologias e Práticas de Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas, 2009, Curitiba. Eletras (UTP), 2009.

14.
BECKER, M. R.. Acoustic Analysis of the Production of [m] and [n] in Codas by Brazilian Students. In: Fifth International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech, 2007, Florianópolis. Proceedings of the FifthInternational Symposium on the Acquisition of Second Language Speech, 2007. p. 38-43.

15.
Almeida, M. R. de ; BECKER, M. R. . Improving the Quality of Teachers' Performance Through Reflective Teaching. In: 7th Braz-Tesol, 2000, São Paulo. Braz-Tesol National Convention. São Paulo: Braz-Tesol, 2000. p. 278-282.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BECKER, M. R.; ANDRADE, J. A. V. ; BREDA, S. T. ; SILVA, G. S.S. ; VILELA, C.P.L.S. . Uma experiência de ensino/aprendizagem de português para falantes de inglês da Universidade do Texas. In: 2º Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR -SEI, 2012, Curitiba. 2º Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR -SEI. Curitiba, 2012. p. 1-6.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BECKER, M. R.. The influence of token frequency in studies of perception of intelligibility of ELF. In: ELF9 - The 9th International Conference of English as a Lingua Franca, 2016, Lleida. Framing English within Multilingual Policies and Practices - Programme and Abstracts, 2016. v. 1. p. 30-30.

2.
BECKER, M. R.. Influências Interlinguísticas: sons consonantais nasais e laterais em aprendizes de português falantes de língua inglesa. In: II EPFOL - Encontro de Português para Falantes de Outras Línguas, 2015, Curitiba. Programação do II EPFOL, 2015.

3.
BECKER, M. R.. Ensino de pronúncia de sons do PB: utilização de inventários fonéticos. In: I EPFOL - Encontro de Português para Falantes de Outras Línguas, 2014, Curitiba. Resumos, 2014.

4.
BECKER, M. R.; ROSSINI, C. L. . Inteligibilidade da língua inglesa: percepção de enunciados de brasileiros por brasileiros. In: I NUPFFALE - Encontro do Núcleo de Pesquisa em Fonética e Fonologia Aplicada à Língua Estrangeira, 2014, Florianópolis. Caderno de Resumos, 2014. p. 27-27.

5.
BECKER, M. R.. Questões relacionadas à inteligibilidade do inglês como língua franca (ELF). In: IV Congresso Internacional da ABRAPUI (Associação Brasileira de Professores de Inglês), 2014, Maceió - AL. Transculturalidade e De(s)colinialidade nos Estudos em Inglês no BraZil - Programação e Caderno de Resumos. Maceió: EDUFAL - Editora da Universidade Federal de Alagoas, 2014. v. 1. p. 118-118.

6.
BECKER, M. R.; KLUGE, D. C. . Intelligibility of English as a lingua franca: perception by speakers of Brazilian Portuguese. In: New Sounds - International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech, 2013, Montreal. New Sounds - Montreal 2013 - Program, 2013. p. 36-36.

7.
ALBINI, A. B. ; BECKER, M. R. . Perception and production of English stress by Brazilian speakers. In: New Sounds - International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech, 2013, Montreal. New Sounds - Montreal 2013 - Program, 2013. p. 33-34.

8.
BECKER, M. R.. Instrução explícita de pronúncia em aulas de PFOL. In: XXI Seminário do CELLIP, 2013, Paranaguá. Caderno de resumos do XXI Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2013. p. 187-187.

9.
BECKER, M. R.. Harry Potter (?!). In: III Congresso Internacional da ABRAPUI, 2012, Florianópolis. Programação e Caderno de Resumos. Florianópolis, 2012. p. 263-263.

10.
BECKER, M. R.. O construto 'inteligibilidade? da língua inglesa sob o paradigma de língua franca. In: X Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL, 2012, Cascavel. Caderno de Programação e Resumos do X Encontro do CELSUL, 2012. p. 199-199.

11.
BECKER, M. R.; KLUGE, D. C. . Inteligibilidade e a percepção de sons do inglês como língua franca. In: VII SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino, 2012, Pelotas. VII SENALE - Ensino e Linguagem: Novos Desafios. Pelotas: Editoração ELetrônica - EDUCAT, 2012. p. 143-144.

12.
BECKER, M. R.. O ensino de pronúncia em aulas de PLA. In: 1º SINEPLA - Simpósio Internacional: Ensino de Português como Língua Adicional, 2012, Porto Alegre. Resumos do 1º Simpósio Internacional de Ensino de Português como Língua Adicional: práticas de ensino e formação de Professores, 2012. p. 63-63.

13.
VILELA, C.P.L.S. ; BECKER, M. R. ; SILVA, G. S.S. ; ANDRADE, J. A. V. ; BREDA, S. T. . Práticas de ensino de português como língua adicional na UTFPR: síntese de experiências. In: 1º SINEPLA - Simpósio Internacional de Ensino de Português como Língua Adicional, 2012, Porto Alegre. Resumos do 1º Simpósio Internacional de Ensino de Português como Língua Adicional: prática de ensino e formação de professores, 2012. p. 38-38.

14.
BECKER, M. R.; ALBINI, A. B. ; ENGELBERT, A. P. P. ; GOMES, M. L. C. . The teaching of pronunciation in the lingua franca era. In: 9th Southern Cone Tesol Convention, 2011, Curitiba. Leading Stars od Teaching - 9th Southern Cone Tesol Convention, 2011. p. 66.

15.
BECKER, M. R.. EFL ou ELF?. In: XX Seminário do CELLIP, 2011, Londrina. Caderno de Programação e Resumos - XX Seminário do CELLIP. Londrina: Eduel, 2011. p. 354-354.

16.
BECKER, M. R.. O Percurso de PFOL na UTFPR. In: XX Seminário do CELLIP, 2011, Londrina. Caderno de Programação e Resumos - XX Seminário do CELLIP. Londrina: Eduel, 2011. p. 127-127.

17.
BORK, A.V.B. ; BECKER, M. R. . Material Didático no Ensino de PFOL na UTFPR. In: CONSIPLE 2011 - Congresso da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira, 2011, Assunção - Paraguai. CONSIPLE 2011: Caderno de Resumos e Programação. Assunção: SIPLE, 2011. p. 21-21.

18.
BECKER, M. R.. A questão da inteligibilidade do inglês como língua franca. In: VII Congresso Internacional da Abralin, 2011, Curitiba. Programação do VII Congresso Internacional de Linguística, 2011.

19.
BECKER, M. R.. Intelligibility of English as a Lingua Franca. In: 12th Braz-Tesol National Convention, 2010, São Paulo. 12th Braz-Tesol National Convention - The Art of Teaching, 2010. p. 39-39.

20.
BECKER, M. R.. Newspaper Headlines in the English Class. In: 12th Braz-Tesol National Convention, 2010, São Paulo. 12th Braz-Tesol National Convention - The Art of Teaching, 2010. p. 66-66.

21.
BECKER, M. R.. Production of [m] and [n] in Codas by Brazilian Students: an Acoustic Analysis. In: São Paulo School of Advanced Studies in Speech Dynamics, 2010, São Paulo. São Paulo School of Advanced Studies in Speech Dynamics-Abstracts, 2010. p. 100-101.

22.
BECKER, M. R.. O Ensino de Pronúncia na Era do ELF: Uma Experiência no NAP-UFPR. In: III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2010, Taubaté. IIII CLAFPL - Livro de Resumos. Taubaté - SP: Casa Cultura, 2010. p. 289-290.

23.
BECKER, M. R.; COSTA, I. B. . O Trabalho com Manchetes / Headlines através de uma Sequência Didática. In: XIX seminário do CELLIP, 2009, Cascavel. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. Cascavel: EDUNIOESTE, 2009. p. 179-179.

24.
BECKER, M. R.. Accent, Intelligibility and Comprehensibility in the Teaching of Pronunciation. In: XI Convenção de Professores de Língua Inglesa dos Estados do Sul, 2009, Florianópolis. Caderno de Resumos da XI Convenção de Professores de Língua Inglesa dos Estados do Sul, 2009. p. 14-15.

25.
BECKER, M. R.. Pronúncia: a questão da transferência de características fonológicas próprias do português para o inglês. In: XVI EPLE, 2008, Ponta Grossa. Caderno de resumos, 2008. p. 54-54.

26.
BECKER, M. R.. Pronunciation Activities. In: A Flow of Ideas: Sharing Ways of Teaching, 2008, Curitiba. The one-day event program, 2008.

27.
BECKER, M. R.. Análise Acústica da Produção das Nasais Bilabiais e Alveolares em Codas de monossílabos por Aprendizes de Inglês. In: 55º Seminário do Gel, 2007, Franca. Resumos, 2007.

28.
BECKER, M. R.. Análise Acústica da Produção de Nasais Bilabiais e Alveolares em Codas de Monossílabos por alunos de Inglês. In: XVIII Seminário do CELLIP, 2007, Ponta Grossa. Caderno de Resumos e Programação - XVIII Seminário do CELLIP. Ponta Grossa: UEPG, 2007. p. 287-288.

29.
BECKER, M. R.. Acoustic analysis of the production of [m] and [n]in codas by Brazilian students. In: Fifth International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech, 2007, Florianópolis. Conference Program and Abstract Book, 2007. p. 11-11.

30.
BECKER, M. R.. Análise Acústica da Produção das Nasais Bilabiais e Alveolares em Codas de Monossílabos por Aprendizes de Inglês. In: 54º Seminário do Gel, 2006, Araraquara. Caderno de Resumos, 2006. p. 155-156.

Apresentações de Trabalho
1.
BECKER, M. R.. Shakespeare goes to (Brazilian) Schools. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BECKER, M. R.. Shakespeare em Festivais Escolares. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BECKER, M. R.. The influence of token frequency in studies of perception of intelligibility. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BECKER, M. R.. Hamlet, 2000, New York. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BECKER, M. R.. Henry V: 1599, 1944, 1989. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BECKER, M. R.. Frequência de uso de item e sua influência em experimentos relacionados à inteligibilidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BECKER, M. R.. Alterações das crenças pela experiência: uma pesquisa com acadêmicos de Letras pré e pós estágio obrigatório. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BECKER, M. R.; KLUGE, D.C. . Studies of perception of English as a Lingua Franca. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BECKER, M. R.. Henry V - The Hero King in 1599, 1944 and 1989. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BECKER, M. R.. ELF - English as a Lingua Franca. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
BECKER, M. R.. Inteligibilidade do Inglês como Língua Franca (ELF). 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
BECKER, M. R.. Influências Interlinguísticas: sons consonantais nasais e laterais em aprendizes de português falantes de língua inglesa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BECKER, M. R.. Henrique V: Palco e Tela. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BECKER, M. R.. Ensino de pronúncia de sons do PB: utilização de inventários fonéticos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BECKER, M. R.; ROSSINI, C. L. . Inteligibilidade da língua inglesa: percepção de enunciados de brasileiros por brasileiros. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BECKER, M. R.. Questões relacionadas à inteligibilidade do inglês como língua franca. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BECKER, M. R.. EFL, ELF & Inteligibilidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BECKER, M. R.. O sistema educacional em Hogwarts. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
BECKER, M. R.. O papel da literatura de massa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
BECKER, M. R.; KLUGE, D.C. . Intelligibility of English as a lingua franca: Perception by speakers of Brazilian Portuguese. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ALBINI, A. B. ; BECKER, M. R. . Perception and Production of English stress by Brazilian Speakers. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
BECKER, M. R.. Instrução explícita de pronúncia em aulas de PFOL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
BECKER, M. R.. Harry Potter (?!). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
BECKER, M. R.; BREDA, S. T. ; SILVA, G. S.S. ; VILELA, C.P.L.S. ; ANDRADE, J. A. V. . UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE INGLÊS DA UNIVERSIDADE DO TEXAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
BECKER, M. R.. O CONSTRUTO ?INTELIGIBILIDADE? DA LÍNGUA INGLESA SOB O PARADIGMA DE LINGUA FRANCA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
BECKER, M. R.. O Ensino da Pronúncia em Aulas de PLA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
BECKER, M. R.; BREDA, S. T. ; SILVA, G. S.S. ; VILELA, C.P.L.S. ; ANDRADE, J. A. V. . PRÁTICAS DE ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL NA UTFPR: SÍNTESE DE EXPERIÊNCIAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
BECKER, M. R.; KLUGE, D.C. . Inteligibilidade e a Percepção de Sons do Inglês como Língua Franca. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
BECKER, M. R.. A Questão da Inteligibilidade do Inglês como Língua Franca. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
BECKER, M. R.. Inteligibilidade da língua inglesa sob o paradigma de ELF: percepção de discursos de falantes de diferentes L1s por brasileiros. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
BECKER, M. R.; ALBINI, A. B. ; ENGELBERT, A. P. P. ; GOMES, M. L. C. . The teaching of pronunciation in the lingua franca era. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
BECKER, M. R.. Hamlet 2000 & The Mousetrap: o filme dentro do filme. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
BECKER, M. R.. Lingua Franca Core. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
BECKER, M. R.. EFL ou ELF?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
BECKER, M. R.. O Percurso de PFOL na UTFPR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
BORK, A.V.B. ; BECKER, M. R. . Material Didático no Ensino de PFOL na UTFPR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
BECKER, M. R.; BORK, A.V.B. . O Ensino de Português para Falantes de Outras Línguas na UTFPR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
BECKER, M. R.; BORK, A.V.B. ; RETORTA, M.S. ; RODRIGUES, C. A. N. ; FIGUEIREDO, M.G. ; QUEIROZ, V. S. ; SILVA, G. S.S. ; BREDA, S. T. ; VILELA, C.P.L.S. . O Desafio do Ensino do Português para Falantes de Outras Línguas - PFOL - na UTPFR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
BORK, A.V.B. ; BECKER, M. R. ; RETORTA, M.S. ; DIAZ, R. M. ; KREMER, R.L. . Participação dos Acadêmicos de Letras no Ensino de ESP para a Polícia Militar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
BECKER, M. R.. Inteligibilidade na Era do ELF. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
BECKER, M. R.. Production of [m] and [n] in Codas by Brazilian Students: an Acoustic Analysis. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

42.
BECKER, M. R.. Intelligibility of English as a Lingua Franca. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
BECKER, M. R.. Newspaper Headlines in the English Class. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
BECKER, M. R.. O Ensino da Pronúncia na era do ELF. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
BECKER, M. R.. Sotaque, Inteligibilidade e Compreensibilidade do Inglês Produzido por Falantes do PB. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
BECKER, M. R.. The Teaching of English Pronunciation: Mission Impossible?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

47.
BECKER, M. R.. O Trabalho com Manchetes / Headlines através de uma Sequência Didática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
BECKER, M. R.. Accent, Intelligibility and Comprehensibility in the Teaching of Pronunciation. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
BECKER, M. R.. ELF: English as a Lingua Franca. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
BECKER, M. R.. Pronúncia: a questão da tranferência de características fonológicas próprias do português para o inglês. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
BECKER, M. R.. Pronunciation Activities. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
BECKER, M. R.. Pronunciation Activities. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

53.
BECKER, M. R.. Pronunciation: Symbols and Sounds. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

54.
BECKER, M. R.. Hamlet - The Video Maker. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

55.
BECKER, M. R.. Acoustic Analysis of the Production of [m] and [n] in Codas by Brazilian Students. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

56.
BECKER, M. R.. Análise acústica da produção de nasais bilabiais e alveolares em codas de monossílabos por alunos de inglês. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

57.
BECKER, M. R.. O Praat e a fonética articulatória como ferramentas para o professor de inglês. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

58.
BECKER, M. R.. Análise acústica da produção das nasais bilabiais e alveolares em codas de monossílabos por aprendizes de inglês. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

59.
BECKER, M. R.. Análise acústica da produção das nasais bilabiais e alveolares em codas de monossílabos por alunos de inglês. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

60.
Almeida, M. R. de ; BECKER, M. R. . Improving the quality of teacher's performance through reflective teaching. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
BECKER, M. R.. Shakespeare no Cinema - Grandes Diretores. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
KLUGE, D.C. ; BECKER, M. R. . Fonética e o Ensino de PLE. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BECKER, M. R.; ALBUQUERQUE, J. I. A. ; BALDIN, F. D. C. . Português para Falantes de Outras Línguas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
BECKER, M. R.; VILELA, C.P.L.S. ; SILVA, G. S.S. ; ANDRADE, J. A. V. ; BREDA, S. T. . PFOL para alunos da Texas University - San Antonio. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
BECKER, M. R.. Ensino de pronúncia na era do inglês como língua franca. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
BECKER, M. R.. Capacitação de Professores de Língua Inglesa - Nivel Básico III. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
BECKER, M. R.. Capacitação de Professores de Língua Inglesa - Nível Intermediário III. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
BECKER, M. R.. Alternativas para a Prática de Sala de Aula em Língua Inglesa. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
BECKER, M. R.. Capacitação de Professores de Língua Inglesa - Níveis Pré-Intermediário I e Avançado III. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
BECKER, M. R.. Capacitação de Professores de Língua Inglesa - Níveis Básico - Módulos I, II, III; Pré-Intermediário - Módulos I, II, III; Intermediário - Módulos I, II, III; Avançado - Módulos I e II. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FOGACA, F.; BECKER, M. R.; KLUGE, D.C.. Participação em banca de Ester Roos de Menezes. Crenças de professores de PLE e alunos asiáticos do CELIN-UFPR. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

2.
KLUGE, D.C.; BECKER, M. R.; CHEREM, L.. Participação em banca de Jovania Maria Perin dos Santos. Proposta de critérios para elaboração de unidades temáticas e de enunciados de tarefas em contexto de ensino de PLE no CELIN-UFPR. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

3.
CAMATI, A. S.; BECKER, M. R.; AZEVEDO, M. M.. Participação em banca de Oleg Andrey Hupalo. A representação das bruxas em MACBETH (1606), de William Shakespeare, e no filme MACBETH, REINADO DE SANGUE (1948), de Orson Welles. 2014. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária) - Centro Universitário Campos de Andrade.

Teses de doutorado
1.
SILVEIRA, R.; BECKER, M. R.; KLUGE, D.C.; SOUZA, H. E. K.. Participação em banca de Fernanda Delatorre. Intelligibility of English verbs ending in -ed for Brazilian learners as listeners. 2017. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Inglês: estudos linguísticos e literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
MOREIRA, H.; STRAHUS, F. R.; PAIVA, V. L. M. O. E.; LEFFA, V. J.; BECKER, M. R.. Participação em banca de Claudia Beatriz Monte Jorge Martins. A Integração da tecnologia nos cursos de licenciatura em Letras do estado do Paraná a partir da perspectiva dos professores: um estudo de métodos mistos. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Qualificações de Doutorado
1.
BECKER, M. R.; KLUGE, D.C.; SILVEIRA, R.. Participação em banca de Fernanda Delatorre. A LONGITUDINAL STUDY ON THE INTELLIGIBILITY OF ENGLISH REGULAR VERBS ENDING IN -ed: BRAZILIAN LISTENERS AND NATIVE AND NON-NATIVE TALKERS. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
KLUGE, D.C.; BECKER, M. R.; NISHIDA, G.. Participação em banca de Anna Cristina Baratieri. A inteligibilidade do VOT produzido por brasileiros aprendizes de inglês como LE para um aplicativo de reconhecimento da fala. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras - Estudos Linguísticos) - Universidade Federal do Paraná.

2.
CAMATI, A. S.; BECKER, M. R.; AZEVEDO, M. M.. Participação em banca de Oleg Andrey Hupalo. A representação das bruxas em MACBETH (1606), de William Shakespeare, e no filme MACBETH, REINADO DE SANGUE (1948), de Orson Wells. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Teoria Literária) - Centro Universitário Campos de Andrade.

3.
FOGACA, F.; BECKER, M. R.; KLUGE, D.C.. Participação em banca de Ester Roos de Menezes. Crenças sobre ensino/aprendizagem de PLE no discurso de professores e alunos asiáticos do CELIN-UFPR. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

4.
KLUGE, D. C.; BECKER, M. R.; CHEREM, L.. Participação em banca de Jovania Perin dos Santos. Critérios para a elaboração de uma sequência temática e de tarefas pedagógicas em contexto de ensino de PLE e imersão no CELIN-UFPR. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GOMES, M. L. C.; BECKER, M. R.. Participação em banca de Roberto Jardim Riella. Inteligibilidade de palavras terminadas com morfema ED no contexto de inglês como língua franca. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em IX Curso de Especialização em Ensino de Líng. Estr) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
CABREIRA, R.H.U.; BECKER, M. R.. Participação em banca de Sergio Ricardo Santos Lopes. Os textos literários nos manuais de ensino de espanhol - uma análise descritiva de Sinteses e Aula Internacional. 2013 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
BECKER, M. R.; RETORTA, M.S.. Participação em banca de Aline de Lima Gonçalves. Análise de livros didáticos para o ensino de língua espanhola com ênfase nas suas avaliações. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em VIII Curso de Especialização em Ensino de Línguas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
BECKER, M. R.; CABREIRA, R.H.U.. Participação em banca de Fábia Carla Rossoni. Uso de readers para a aquisição de língua inglesa como L2. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em VIII Curso de Especialização em Ensino de Línguas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BECKER, M. R.; DONADA, J. B.; SANFELICE, A. M.. Participação em banca de Andrey Martins.The second Catherine's deception by Heathcliff in Wuthering Heights as a reenactment of Eve's temptation in Paradise Lost.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Potuguês- Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
BECKER, M. R.; ALBINI, A. B.; ALBUQUERQUE, J. I. A.. Participação em banca de Sofia Biaobock Peres de Oliveira.O Aprendiz Adulto de Língua Inglesa Nível Básico: Um Estudo de Crenças. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Potuguês- Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
BALDIN, F. D. C.; BECKER, M. R.; ALBUQUERQUE, J. I. A.. Participação em banca de Eric Chen.Política-planejamento linguísticos e currículo em PFOL: o que professores e gestores têm a dizer. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Potuguês- Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
CABREIRA, R.H.U.; BECKER, M. R.; DONADA, J. B.. Participação em banca de Fernanda Korovsky Moura.A sensibilidade de Marianne Dashwood: um olhar feminista sobre a personagem de Jane Austen. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Potuguês- Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
ALBUQUERQUE, J. I. A.; BECKER, M. R.; ALBINI, A. B.. Participação em banca de Daniel Kenji Fujimoto.EFL ou ELF? Um estudo acerca das percepções de pronúncia de alunos do curso de Letras Português/Inglês da UTFPR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Potuguês- Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

6.
ALBUQUERQUE, J. I. A.; BECKER, M. R.; BALDIN, F. D. C.. Participação em banca de Martha da Rocha Caires.Percepções quanto a proficiência de PFOL: uma análise comparativa com avaliadores iniciantes e experientes do exame oral do CELPE-Bras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Potuguês- Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

7.
GOMES, M. L. C.; BECKER, M. R.; THOMPOULUS, M. S. F.. Participação em banca de Gisele Paixão de Oliveira.A produção das fricativas alveolares do inglês por aprendizes brasileiros: uma análise acústica sob a perspectiva do inglês como língua franca. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Potuguês- Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

8.
NASCENTES, Z. C.; BECKER, M. R.; RETORTA, M.S.. Participação em banca de Marceli Mengarda.O percurso instintual freudiano em personagens de Tennessee Williams. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Potuguês- Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

9.
CABREIRA, R.H.U.; BECKER, M. R.; CORREA, A.. Participação em banca de Renata Moralez Diaz.For the gates of prostitution in poetry: Hardy, Régnier and Gregh?s late nineteenth-early twentieth century sacred ruined maidens. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Potuguês- Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

10.
CABREIRA, R.H.U.; BECKER, M. R.; DONADA, J. B.. Participação em banca de Bruna Dias Machado.Utopia and dystopia in The Host. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Potuguês- Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

11.
ALBINI, A. B.; BECKER, M. R.; GOMES, M. L. C.. Participação em banca de Alessandra dos Santos.O espaço da pronúncia nos livros didáticos de inglês como L2. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Potuguês- Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

12.
RETORTA, M.S.; BECKER, M. R.; BORK, A. V. B.. Participação em banca de Caroline da Silva Santos; Meryellen Andressa Fermino.Ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental: um estudo de crenças. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

13.
FANINI, A. M. R.; BECKER, M. R.; NASCIMENTO, N. A.. Participação em banca de Natasha Suelen Ramos de Saboredo.Aloísio de Azevedo e Anton Tchekhov: a trajetória trabalhista inversa de João Romão ( O CORTIÇO) e Missail Póloznev (MINHA VIDA). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

14.
ALBINI, A. B.; BECKER, M. R.; LINDSTRON, J.. Participação em banca de Karoline Schulze de Oliveira; Marlon Sergio Felippe Campos.O ensino-aprendizagem de língua inglesa através de videogames não didáticos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

15.
CABREIRA, R.H.U.; BECKER, M. R.; PERDIGAO, N.. Participação em banca de Mayara de Quadros.A atitude contestadora de Elizabeth Beneth frente à sociedade do século XIX em PRIDE AND PREJUDICE de Jane Austen. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

16.
ENGELBERT, A. P. P.; BECKER, M. R.; GOMES, M. L. C.. Participação em banca de Aline de Souza.A não-aspiração nos fonemas consonantais oclusivos desvozeados: uma transferência fonética do português brasileiro para a língua inglesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BECKER, M. R.. Integrante da Comissão Científica do Simpósio da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira. 2014. Universidade Estadual de Londrina.

2.
BECKER, M. R.. Conselho Científico do XXI Seminário de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná -CELLIP. 2013. Seminário de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná.

3.
CABREIRA, R.H.U.; BECKER, M. R.; LINDSTRON, J.. Processo seletivo para professor de ensino básico, técnico e tecnológico. 2013. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
CABREIRA, R.H.U.; BECKER, M. R.; LINDSTRON, J.. Processo seletivo para professor do magistério superior. 2013. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
BECKER, M. R.. Comitê Científico para avaliação dos trabalhos do 9th Southern Cone Tesol Convention. 2011. Braz Tesol.

6.
BECKER, M. R.; ENGELBERT, A. P. P.; GOMES, M. L. C.. Processo Seletivo para Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2010. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
16th Braz-Tesol International Conference. Shakespeare goes to (Brazilian) schools. 2018. (Congresso).

2.
I ENALI - Encontro de Ensino e Aquisição de Língua Inglesa. 2018. (Encontro).

3.
VII Abril de Shakespeare.Shakespeare goes to (Brazilian) schools. 2018. (Encontro).

4.
II Seminário de Teses e Dissertações em Andamento.Ensino de Pronúncia sob a perspectiva do ILF: crenças e práticas de professores de inglês do Celin- UFPR. 2017. (Seminário).

5.
Phonetics Teaching and Learning Conference. 2017. (Simpósio).

6.
ELF9 - The 9th International Conference of English as a Lingua Franca. The influence of token frequency in studies of perception of intelligibility of ELF. 2016. (Congresso).

7.
II Encontro do Núcleo de Pesquisa em Fonética e Fonologia Aplicada à Língua Estrangeira - NUPFFALE.Qualidade de voz e inteligibilidade do VOT. 2016. (Encontro).

8.
I SEPEL - Seminário de Pesquisa em Letras.Alterações das crenças pela experiência: uma pesquisa com acadêmicos de Letras pré e pós estágio obrigatório. 2016. (Seminário).

9.
IV Mostra de Pesquisas em Língua e Literatura Estrangeira. 2016. (Encontro).

10.
VIII Seminário de Pesquisa e I Encontro Internacional do Mestrado em Teoria Literária.Hamlet, 2000, New York. 2016. (Seminário).

11.
VI Jornada Shakespeariana - UFSC.Henry V: 1599, 1944, 1989. 2016. (Encontro).

12.
V Mostra de Pesquisas em Língua e Literatura Estrangeira.Frequência de uso de item e sua influência em experimentos relacionados à inteligibilidade. 2016. (Encontro).

13.
EPIP4 - 4th International Conference on English Pronunciation. Studies of Perception of English as a Lingua Franca - Intelligibility and Lingua Franca Core. 2015. (Congresso).

14.
Falando de Extensão: troca de experiências e cases. 2015. (Outra).

15.
I Encontro Internacional do Programa Idiomas sem Fronteiras. 2015. (Encontro).

16.
II Encontro das Licenciaturas. 2015. (Encontro).

17.
II EPFOL - Encontro de Português para Falantes de Outras Língua.Influências Interlinguísticas: Sons consonantais nasais e laterais em aprendizes de português falantes de língua inglesa. 2015. (Encontro).

18.
III Mostra de Pesquisas em Língua e Literatura Estrangeira.Henrique V: Palco e Tela. 2015. (Encontro).

19.
II Mostra de Pesquisas em Língua e Literatura Estrangeira. 2015. (Encontro).

20.
IV Jornada de Estudos Irlandeses.Henry V - The Hero King in 1599, 1944 and 1989. 2015. (Outra).

21.
VIII CIEL - Ciclo de Estudos da Linguagem e I CIEL - Congresso Internacional de Estudos da Linguagem. Inteligibilidade do Inglês como Língua Franca (ELF). 2015. (Congresso).

22.
VI Semana Acadêmica e Cultural de Letras.ELF - English as a Lingua Franca. 2015. (Outra).

23.
# Tecnológica 2014. Inglês como Língua Franca. 2014. (Exposição).

24.
I Convenção de Estudos Literários em Língua Inglesa - Harry Potter.O papel da literatura de massa. 2014. (Outra).

25.
I Convenção de Estudos Literários em Língua Inglesa - Harry Potter.O sistema educacional em Hogwarts. 2014. (Outra).

26.
I EPFOL - Encontro de Português para Falantes de Outras Línguas.Ensino de pronúncia de sons do PB: utilização de inventários fonéticos. 2014. (Encontro).

27.
I Mostra de Pesquisa em Língua e Literatura Estrangerira.EFL, ELF & Inteligibilidade. 2014. (Encontro).

28.
I NUPFFALE - Encontro do Núcleo de Pesquisa em Fonética e Fonologia Aplicada à Língua Estrangeira.Inteligibilidade da língua inglesa: percepção de enunciados de brasileiros por brasileiros. 2014. (Encontro).

29.
IV Congresso Internacional da ABRAPUI (Associação Brasileira de Professores de Inglês). Questões relacionadas à inteligibilidade do inglês como língua inglesa. 2014. (Congresso).

30.
I Workshop de Internacionalização da UTFPR. 2014. (Oficina).

31.
V Encontro Nacional de Coordenadores IsF - Inglês / I Encontro Nacional de Representantes do Programa Idiomas sem Fronteiras. 2014. (Encontro).

32.
Correção das provas da parte escrita e reavaliações da parte oral da segunda edição do CELPE-Bras.Correção de provas. 2013. (Encontro).

33.
I EALE - Encontro de avaliação em línguas estrangeiras: entendendo os exames de proficiência. 2013. (Encontro).

34.
New Sounds 2013 - International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech.Perception and production of English stress by Brazilian speakers. 2013. (Simpósio).

35.
New Sounds 2013 - International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech.Intelligibility of English as a lingua franca: perception by speakers of Brazilian Portuguese. 2013. (Simpósio).

36.
XXI Seminário do CELLIP.Instrução explícita de pronúncia em aulas de PFOL. 2013. (Seminário).

37.
1º SINEPLA.O Ensino da Pronúncia em Aulas de PLA. 2012. (Simpósio).

38.
1º SINEPLA.PRÁTICAS DE ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL NA UTFPR: SÍNTESE DE EXPERIÊNCIAS. 2012. (Simpósio).

39.
2º SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E INOVAÇÃO DA UTFPR - SEI.UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE INGLÊS DA UNIVERSIDADE DO TEXAS. 2012. (Seminário).

40.
III CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAPUI. Harry Potter (?!). 2012. (Congresso).

41.
VII SENALE - SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE LINGUAGENS E ENSINO.Inteligibilidade e a Percepção de Sons do Inglês como Língua Franca. 2012. (Seminário).

42.
X CÍRCULO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO SUL - CELSUL.O CONSTRUTO ?INTELIGIBILIDADE? DA LÍNGUA INGLESA SOB O PARADIGMA DE LINGUA FRANCA. 2012. (Outra).

43.
1º SEI - Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR.O Desafio do Ensino de Português para Falantes de Outras Línguas - PFOL - na UTFPR. 2011. (Seminário).

44.
1º SEI - Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR.Participação dos Acadêmicos de Letras no Ensino de ESP para a Polícia Militar. 2011. (Seminário).

45.
9th Southern Cone Tesol Convention. The teaching of pronunciation in the lingua franca era. 2011. (Congresso).

46.
CONSIPLE 2011 - Congresso da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira. O Ensino de Português para Falantes de Outras Línguas na UTFPR. 2011. (Congresso).

47.
CONSIPLE 2011 - Congresso da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira. Material Didático no Ensono de PFOL na UTFPR. 2011. (Congresso).

48.
II Fórum de Produção Discente do Programa de Pós Graduação em Letras.Inteligibilidade da língua inglesa sob o paradigma de ELF: percepção de discursos de falantes de diferentes L1s por brasileiros. 2011. (Outra).

49.
III Semana Acadêmica de Letras da UTFPR.Hamlet 2000 & The Mousetrap: o filme dentro do filme. 2011. (Outra).

50.
III Semana Acadêmica de Letras da UTFPR.Lingua Franca Core. 2011. (Outra).

51.
VII Congresso Internacional da ABRALIN. A questão da inteligibilidade do inglês como língua franca. 2011. (Congresso).

52.
XX Seminário do CELLIP.EFL ou ELF?. 2011. (Seminário).

53.
XX Seminário do CELLIP.PFOL: Uma Trajetória de Ensino-Aprendizagem na UTFPR. 2011. (Seminário).

54.
12th Braz-Tesol National Convention. Newspaper Headlines in the English Class. 2010. (Congresso).

55.
12th Braz-Tesol National Convention. Intelligibility of English as a Lingua Franca. 2010. (Congresso).

56.
Desafios no Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa. 2010. (Encontro).

57.
Ensino, Aprendizagem e Aquisição de LE. 2010. (Seminário).

58.
Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento: uma Perspectiva Pós-Vygotskyana - Uma Posição Ativista e Transformadora. 2010. (Seminário).

59.
I Encontro do CALEM(s) e II Fórum de Estágios Supervisionados. 2010. (Encontro).

60.
III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. O Ensino de Pronúncia na Era do ELF: Uma Experiência no NAP-UFPR. 2010. (Congresso).

61.
II Semana Acadêmica de Letras da UTFPR. 2010. (Encontro).

62.
II Semana de Formação Docente. 2010. (Seminário).

63.
Integração de Novos Servidores. 2010. (Encontro).

64.
São Paulo School of Advanced Studies in Speech Dynamics.Production of [m] and [n] in Codas by Brazilian Students: an Acoustic Analysis. 2010. (Simpósio).

65.
Semana de Letras 2010.Inteligibilidade na Era do ELF. 2010. (Encontro).

66.
Seminar on Teaching Practices. 2010. (Seminário).

67.
Vygotsky and the Language Teaching/Learning. 2010. (Seminário).

68.
A Formação de Professores de "Inglês como Língua Franca". 2009. (Encontro).

69.
I Fórum de Estágio Supervisionado. 2009. (Encontro).

70.
I Semana Acadêmica de Letras de UTFPR.The Teaching of English Pronunciation: Mission Impossible?. 2009. (Oficina).

71.
I Simpósio de Reflexões sobre as Metodologias e Práticas de Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas.ELF: English as a Lingua Franca. 2009. (Simpósio).

72.
V Seminário de Teses e Dissertações.Sotaque, Inteligibilidade e Compreensibilidade do Inglês Produzido por Falantes de PB. 2009. (Seminário).

73.
XI Convenção de Professores de Língua Inglesa do Estados do Sul.Accent, Intelligibility and Comprehensibility in the Teaching of Pronunciation. 2009. (Outra).

74.
XIX Seminário do CELLIP.O Trabalho com Manchetes / Headlines através de uma Sequência Didática. 2009. (Seminário).

75.
A Flow of Ideas: sharing ways of teaching.Pronunciation Activities. 2008. (Encontro).

76.
ENFOPLI - Encontro de Formadores de Professores de Língua Inglesa do Paraná. 2008. (Encontro).

77.
Estudos da Linguagem na Perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. 2008. (Encontro).

78.
Expo-UT - UTFPR.Pronunciation: Symbols and Sounds. 2008. (Oficina).

79.
I Congresso de Letras - Faculdades Santa Cruz. Hamlet - The Video Maker. 2008. (Congresso).

80.
Pesquisa com Formadores de Professores e Aprendizagem no Trabalho. 2008. (Encontro).

81.
XVI Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras.Pronúncia: a questão da transferência de características fonológicas próprias do português para o nglês. 2008. (Encontro).

82.
XXII Semana de Letras UTP.Pronunciation Activities. 2008. (Oficina).

83.
55º Seminário do GEL.Análise Acústica da Produção das Nasais Bilabiais e Alveolares em codas de Monossílabos por Aprendizes de Inglês. 2007. (Seminário).

84.
5º Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica Uniandrade.O PRAAT e a Fonética Articulatória como Ferramentas para o Professor de Inglês. 2007. (Seminário).

85.
Fifth International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech.Acoustic Analysis of the Production of [m] and [n] in Codas by Brazilian Students. 2007. (Simpósio).

86.
Jornada de Estudos Fônicos. 2007. (Encontro).

87.
XVIII Seminário do CELLIP.Análise Acústica da Produção de Nasais Bilabiais e Alveolares em Codas de Monossílabos por Alunos de Inglês. 2007. (Seminário).

88.
54º Seminário do Gel.Análise Acústica da Produção das Nasais Bilabiais e Alveolares em Codas de Monossílabos por Aprendizes de Inglês. 2006. (Seminário).

89.
53º Seminário do Gel. 2005. (Seminário).

90.
7th Braz-Tesol National Convention.Improving the quality of teachers' performance through reflective teaching. 2000. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BECKER, M. R.; CABREIRA, R.H.U. . VII Abril de Shakespeare. 2018. (Outro).

2.
BECKER, M. R.; ALBUQUERQUE, J. I. A. ; BALDIN, F. D. C. ; COSTA, E. J. C. G. ; CORDEIRO, E. N. ; JALIL, S. . III EPFOL - Português para Falantes de Outras Línguas: Políticas Linguísticas e Internacionalização nas Universidades. 2017. (Outro).

3.
BECKER, M. R.; ENGELBERT, A. P. P. ; ALBINI, A. B. ; GOMES, M. L. C. ; ALBUQUERQUE, J. I. A. . II Encontro do Núcleo de Pesquisa em Fonética e Fonologia Aplicada à Língua estrangeira (NUPFFALE). 2016. (Outro).

4.
BECKER, M. R.; CABREIRA, R.H.U. . Quem é Shakespeare?. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rodrigo Miscchiatti Monteiro. Military English: O ensino de inglês com propósitos profissionais na área militar. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Tassia Raffo Setti. Elementos do teatro no ensino de língua inglesa em escolas públicas estaduais. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em XII Curso de Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Marcia Regina Becker.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maísa Carolina Antunes. Políticas linguísticas no Brasil voltadas para a língua inglesa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Marcia Regina Becker.

2.
Isabella Macedo Cabral. A entidade casal na busca pelo poder: Comparação entre a série norte-americana House of Cards e a peça Macbeth. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Potuguês- Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Marcia Regina Becker.

3.
Mateus Lourenço Ribeirete. HAL 9000: uma comparação entre romance e longa metragem 2001 UMA ODISSEIA NO ESPAÇO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Potuguês- Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Marcia Regina Becker.

4.
Ingrid Caroline Benatto. Lord Voldemort e Adolf Hitler: Retratos do Mal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Potuguês- Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Marcia Regina Becker.

5.
Juliana Rosa Machado Oening. Religiosidade na obra EQUUS de Peter Shaffer: a substituição da imagem do divino para o personagem Alan Strang. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Marcia Regina Becker.

6.
Ester Poletto. A transposição do foco narrativo em JOGOS VORAZES: os percalços entre linha e tela. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Marcia Regina Becker.

7.
Rayza Costa Ferreira. Investigando a instrução explícita de pronúncia em livro didático de português como língua estrangeira publicado na Alemanha. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Marcia Regina Becker.

8.
Luana Iria Tucunduva. O ensino de pronúncia de língua inglesa nos livros didáticos do ensino médio da rede pública. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Marcia Regina Becker.

9.
Joelza Aparecida Vernick de Andrade. O ensino e aprendizagem de PFOL: uma pesquisa abordando as crenças de docentes e discentes na UTFPR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Marcia Regina Becker.

10.
Juliano Ribeiro. Relações Intermidiáticas entre V for Vendetta (Alan Moore) e 1984 ( George Orwell). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Marcia Regina Becker.

11.
Marília Camponogara Torres. Evolução da percepção das vogais anteriores /I/ e /i/ e posteriores /U/ e /u/ por acadêmicos do curso de Letras português-inglês da UTFPR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Marcia Regina Becker.

Iniciação científica
1.
Carolina Laurino Rossini. Inteligibilidade da língua inglesa sob o paradigma de língua franca. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Marcia Regina Becker.

Orientações de outra natureza
1.
Luci Bernadeth Gadens. Leitura de gêneros textuais na língua inglesa com enfoque no respeito enquanto valor humano. 2012. Orientação de outra natureza. (PDE) - Secretaria de Educação do Estado do Paraná, Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Orientador: Marcia Regina Becker.

2.
Luciane Santos Franze. Inteligências Múltiplas e Motivação para a Aprendizagem da Língua Inglesa. 2008. Orientação de outra natureza. (PDE) - Universidade Federal do Paraná, Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Orientador: Marcia Regina Becker.



Outras informações relevantes


Participa como membro da seguintes associações: Braz-Tesol e CeSh (Centro de Estudos Shakespeareanos)



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