José Ramon Gadelha de Azevedo Alves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6360909724527477
  • Última atualização do currículo em 15/01/2016


Possui graduação em Ciências Biológicas/Bacharelado e Mestrado em Biologia Animal, ambos pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente trabalha no colégio Marista São Luis (Recife/PE), colégio Anglo Líder (Recife/PE) e MAP Cursos (Recife/PE), lecionando a disciplina de Biologia. Paralelamente, desenvolve pesquisas na área de ecologia, taxonomia e conservação de mamíferos neotropicais, com ênfase na Mata Atlântica e Amazônia brasileira. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Ramon Gadelha de Azevedo Alves
Nome em citações bibliográficas
GADELHA, J. R.;GADELHA, JOSÉ RAMON

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências Biológicas.
Departamento de Zoologia, Laboratório de Estudo e Conservação de Mamíferos. Rua Prof. Moraes Rego, 1235.
Cidade Universitária
50740620 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 21268353
Fax: (81) 21268353
URL da Homepage: http://www.ufpe.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Biologia Animal.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Estrutura da comunidade de pimatas no extremo norte da Amazônia brasileira: avaliação dos aspectos ambientais e impacto da caça,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Antonio Rossano Mendes Pontes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Conservação; Heterogeneidade do ambiente; Estrutura da comunidade de primatas; Pressão da caça; Escudo das Guianas.
2006 - 2009
Graduação em ciencias biologias/ bacharelado.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Efeito do tamanho e forma de frgmentos de Mata Atlântica do Centro de Endemismo Pernambuco sobre os mamíferos de médio e grande porte.
Orientador: Antonio Rossano Mendes Pontes.




Formação Complementar


2015 - 2015
Evolution Coach Training. (Carga horária: 12h).
Centro Integrado de Coaching, CINCO, Brasil.
2015 - 2015
Formação em Coaching: Professional and Life Coaching. (Carga horária: 72h).
Centro Integrado de Coaching, CINCO, Brasil.
2015 - 2015
Programa de Formação Continuada. (Carga horária: 66h).
Colégio Marista São Luis, CMSL, Brasil.
2009 - 2009
Mamíferos: tratamento de dados na paisagem. (Carga horária: 5h).
Sociedade de Ecologia do Brasil, SEB, Brasil.
2008 - 2008
Técnicas para o Estudo de Mamíferos Neotropicais. (Carga horária: 12h).
Sociedade Brasileira de Zoologia, SBZ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades de Participação em Projeto, Centro de ciências Biológicas, Departamento de Zoologia, Laboratório de Estudo e Conservação dos Mamíferos. Projeto de Pesquisa: As comunidades de mamíferos e a restauração da Floresta Atlântica nordestina.

Atividades

01/2009 - 06/2009
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, .

Treinamentos ministrados
Carga Horária: 240 horas
Monitoria da disciplina "Biologia dos Chordata 2", Departamento de Zoologia, sob coordenação da Professora Mirian Guarnieri
08/2008 - 06/2009
Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão: "Adote a natureza: educação pela construção de um novo olhar sobre o Meio Ambiente e os Animais humanos e não-humanos", sob coordenação da Professora Ariene Bassoli, Departamento de Histologia e Embriologia..
2007 - 2009
Estágios , Centro de Ciências Biológicas, .

Estágio realizado
Estágio no Laboratório de Estudo de conservação de mamíferos, participando do projeto: Diversidade e abundância de mamíferos de médio e grande porte no Centro de Endemismo Pernambuco..
06/2008 - 12/2008
Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão: "Ciências Biológicas ao Alcance da Escola Pública", sob coordenação do Professor Paulo Antonio Padovan, Departamento de Histologia e Embriologia..
07/2007 - 12/2007
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, .

Treinamentos ministrados
Carga Horária: 240 horas
Monitoria da disciplina "Biologia Celular", Departamento de Histologia e Embriologia, sob coordenação dos professores Paulo Antonio Padovan e Ariene Bassoli
01/2007 - 06/2007
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, .

Treinamentos ministrados
Carga Horária: 240 horas
Monitoria da disciplina "Biologia Celular", Departamento de Histologia e Embriologia, sob coordenação dos professores Paulo Antonio Padovan e Ariene Bassoli


Projetos de pesquisa


2008 - 2009
As comunidades de mamíferos e a restauração da Floresta Atlântica nordestina.
Descrição: A fragmentação dos ambientes naturais é, na atualidade, uma das maiores ameaças à diversidade biológica. Nesse contexto, encontra-se a Mata Atlântica brasileira, que hoje é constituída de fragmentos florestais isolados, de diversos tamanhos e em diferentes estágios de sucessão secundária, restando hoje apenas 2% de sua cobertura natural. A Floresta Atlântica é um ecossistema considerado como uma prioridade mundial para conservação da biodiversidade, figurando como o quarto Hotspot mais importante. A situação dos mamíferos de médio e grande porte da Mata Atlântica nordestina é especialmente crítica, uma vez que 48% dos fragmentos remanescentes possuem menos de 10 ha e apenas 7% deles seria maior que 100 ha, e áreas necessárias para manter populações viáveis a longo prazo teriam que ser maiores ou iguais a 20.000 ha, sendo portanto, fortemente afetados pela fragmentação. Os mamíferos que ocorrem na Mata Atlântica brasileira chegam a 261, sendo 73 endêmicos do bioma. Dentre estes, 41 espécies de mamíferos estão na lista oficial dos animais brasileiros ameaçados de extinção. Esse decréscimo levará a extinções regionais dessas espécies, sendo necessária a realização de mais estudos nesse bioma, a fim de aumentar o conhecimento da atual situação desses mamíferos, procurando medidas conservativas. Serão realizados sensos diurnos e noturnos de mamíferos de médio e grande porte, por meio do método de transecto linear, em fragmentos no Centro de Endemismo Pernambuco ? região de Mata Atlântica ao norte do Rio São Francisco ? possibilitando verificar a diversidade de espécies, bem como medir a densidade e a biomassa de suas populações. Além disso, o trabalho terá por objetivo avaliar a influência da ação antrópica, do tamanho, da forma e do grau de isolamento dos fragmentos sobre as populações de mamíferos relictuais. A partir desse estudo, procurar-se-á avaliar qual o atual estado de conservação dos fragmentos estudados, a fim de prover ferramentas úteis que sirvam como base p.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: José Ramon Gadelha de Azevedo Alves - Coordenador.
2007 - 2011
A Fauna de Mamíferos do Estado de Roraima, Extremo Norte da Amazônia Brasileira: Diversidade, Abundância, Genética e Conservação
Descrição: Neste projeto serão realizados estudos sobre a ecologia e a conservação dos mamíferos de médio e grande porte das serras do Estado de Roraima, extremo Norte da Amazônia brasileira. Serão realizados inventários através de levantamento de transecto em linha, armadilhas fotográficas e pegadas, assim como análises à nível molecular, para se determinar a diversidade genética das comunidades e para se descrever possíveis novas espécies para a ciência. Caçadores e suas famílias serão ainda entrevistados e monitorados, como uma forma de se entender seu impacto através da caça de subsistência e sua sustentabilidade à longo prazo. Serão determinados riqueza e diversidade (inclusive genética) local e regional, calculados densidade e biomassa, taxa de retirada de mamíferos da floresta através da caça de subsistência e seu impacto / sustentabilidade da caça à longo prazo, e será previsto futuras ameaças à conservação destas comunidades de mamíferos de médio e grande porte..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .

Integrantes: José Ramon Gadelha de Azevedo Alves - Coordenador / Antonio Rossano Mendes Pontes - Integrante / Éverton Renan de Andrad Melo - Integrante / Mária de Nazaré Domingos da Silva - Integrante / Antonio Paulo da Silva Júnior - Integrante.
2007 - 2010
A fragmentação da Mata Atlântica nordestina e seu impacto sobre a comunidade de mamíferos
Descrição: A floresta Atlântica ao norte do rio São Francisco, apesar de abrigar inúmeras espécies animais e vegetais endêmicas, e de ser considerada um importante centro de endemismos na América do Sul, vem sendo sistematicamente destruída, restando hoje apenas 2% de sua cobertura original. A situação da mastofauna é ainda mais crítica, visto que a quase totalidade dos mamíferos de grande porte se encontra regionalmente extinta, e a maioria das espécies remanescentes se encontra em populações pequenas e isoladas. Neste projeto, são feitos levantamentos de mamíferos através do método de transecto em linha em um pool de fragmentos de diversos tamanhos (7 a 470 ha) em uma área já reconhecida como de altíssima prioridade e com potencial para serem preservados/expandidos/re-conectados, na unidade biogeográfica que compõem a floresta Atlântica ao norte do rio São Francisco, englobando os Estado de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, o Centro de Endemismo Pernambuco. Isto nos tem fornecido subsídios para entendermos como a fragmentação está alterando a composição específica e ecológica da paisagem, e a riqueza, diversidade e abundância de mamíferos de médio e grande porte, assim como, para identificar as espécies ameaçadas e predizer a sua viabilidade a longo prazo, o que poderá ser aplicado aos protocolos de manejo desta paisagem altamente degradada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (21) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (1) .

Integrantes: José Ramon Gadelha de Azevedo Alves - Integrante / Antonio Rossano Mendes Pontes - Integrante / Éverton Renan de Andrad Melo - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Usina Trapiche - Cooperação / Fundação O Boticário de Proteção à Natureza - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2008 - 2009
ADOTE A NATUREZA: educação pela construção de um novo olhar sobre o Meio Ambiente e os Animais humanos e não-humanos
Descrição: O projeto buscou disseminar a importância da conservação da natureza em escolas públicas do município de Recife..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: José Ramon Gadelha de Azevedo Alves - Coordenador / Ariene Bassoli - Integrante.
2008 - 2008
Ciências biológicas ao alcance da escola pública
Descrição: O projeto visou a expansão do conhecimento científico para as escolas públicas da cidade do Recife, buscando através de aulas teóricas, práticas e realização de feiras acadêmicas a disseminação da ciência..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: José Ramon Gadelha de Azevedo Alves - Coordenador / Paulo Antonio Padovan - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: MASTOZOOLOGIA.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Conservação.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Populações.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2MELO, ÉVERTON RENAN DE ANDRADE2015 MELO, ÉVERTON RENAN DE ANDRADE ; GADELHA, JOSÉ RAMON ; SILVA, MARIA DE NAZARÉ DOMINGOS DA ; JÚNIOR, ANTONIO PAULO DA SILVA ; PONTES, ANTONIO ROSSANO MENDES . Diversity, abundance and the impact of hunting on large mammals in two contrasting forest sites in northern amazon. Wildlife Biology (Papirform), v. 21, p. 234-245, 2015.

2.
1PONTES, ANTONIO ROSSANO MENDES2013 PONTES, ANTONIO ROSSANO MENDES ; GADELHA, JOSÉ RAMON ; MELO, ÉVERTON R. A. ; DE SÁ, FABRÍCIO BEZERRA ; LOSS, ANA CAROLINA ; JUNIOR, VILACIO CALDARA ; COSTA, LEONORA PIRES ; LEITE, YURI L. R. . A new species of porcupine, genus Coendou (Rodentia: Erethizontidae) from the Atlantic forest of northeastern Brazil. Zootaxa (Online), v. 3636, p. 421-438, 2013.

3.
3Leite Y. L. R.2011 Leite Y. L. R. ; CALDERA JUNIOR, V. ; Loss A. C. C. ; COSTA, L. P. ; Melo E. R. A. ; GADELHA, J. R. ; PONTES, A. R. M. . Designation of a neotype for the Brazilian porcupine, Coendou prehensilis (Linnaeus, 1758). Zootaxa (Online), v. 2791, p. 30-40, 2011.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Mendes Pontes A. R. ; GADELHA, J. R. ; Melo E. R. A. . Porco-espinho recém descoberto já corre risco de extinção. Fantástico, 28 abr. 2013.

2.
Mendes Pontes A. R. ; GADELHA, J. R. ; Melo E. R. A. . Nova espécie de porco espinho é descoberta no Nordeste. O GLOBO, 11 abr. 2013.

3.
GADELHA, J. R.; Melo E. R. A. ; Mendes Pontes A. R. . Porco-espinho da Mata Atlântica. Jornal do Comércio, 05 set. 2010.

4.
GADELHA, J. R.; Melo E. R. A. ; Mendes Pontes A. R. . Descoberta possível nova espécie de porco-espinho na Mata Atlântica. http://www.ufpe.br/agencia/index.php?option=com_content&view=article&id=38029:descoberta-possivel-nova-especie-de-porco-espinho-na-mata-atlantica&catid=318&Itemid=72, 31 ago. 2010.

5.
GADELHA, J. R.. Guia de profissões. Doutores do ser humano. Diário de Pernambuco, Estado de Pernambuco, 10 dez. 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GADELHA, J. R.; Melo E. R. A. ; SILVA JUNIOR, A. P. ; SILVA, F. F. G. ; Silva MND ; Mendes Pontes A. R. . Partição do hábitat por ungulados em florestas sazonalmente secas do extremo norte da Amazônia brasileira. In: 5° Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2010, São Pedro - São Paulo. 5° Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2010.

2.
SILVA, F. F. G. ; SILVA JUNIOR, A. P. ; GADELHA, J. R. ; Júnior, M.O.L. ; Mendes Pontes A. R. . Padrões de distribuição de primatas neotropicais com base na Análise Parcimoniosa de Endemismos (PAE). In: 5° Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2010, São Pedro - São Paulo. 5° Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2010.

3.
SILVA JUNIOR, A. P. ; GADELHA, J. R. ; PINHEIRO, H. L. N. ; Silva MND ; SILVA, F. F. G. ; Melo E. R. A. ; Mendes Pontes A. R. . As implicações das florestas naturalmente vazias para a conservação da comunidade de primatas no Norte da Amazônia. In: 5° Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2010, São Pedro - São Paulo. 5° Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2010.

4.
Melo E. R. A. ; GADELHA, J. R. ; SILVA JUNIOR, A. P. ; Mendes Pontes A. R. . Caracterização da caça de mamíferos em um assentamento humano em Roraima, extremo norte da Amazônia brasileira. In: 5° Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2010, São Pedro - São Paulo. 5° Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2010.

5.
Silva MND ; GADELHA, J. R. ; SILVA, F. F. G. ; SILVA JUNIOR, A. P. ; Mendes Pontes A. R. . Uso do hábitat por Dasyprocta leporina (Rodentia) na Estação Ecológica de Maracá, Roraima, Amazônia Brasileira. In: 5° Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2010, São Pedro - São Paulo. 5° Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2010.

6.
GADELHA, J. R.; Melo E. R. A. ; Mendes Pontes A. R. . Efeito do tamanho e forma de fragmentos de Mata Atlântica do Centro de Endemismo Pernambuco sobre as comunidades remanescentes de mamíferos de médio e grande porte.. In: IX Congresso de Ecologia do Brail, 2009, São Lourenço - MG. Anais do IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009.

7.
Melo E. R. A. ; GADELHA, J. R. ; Mendes Pontes A. R. . O impacto humano como determinante do declínio da comunidade de mamíferos de médio e grande porte do Centro de Endemismo Pernambuco. In: IX Congresso de Ecologia do Brail, 2009, São Lournço - MG. Anais do IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Silva MND ; GADELHA, J. R. ; Melo E. R. A. ; Mendes Pontes A. R. . Levantamento de Mamíferos de Médio e Grande Porte em fragmentos de Mata Atlântica do Centro de Endemismo Pernambuco. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2010, Belém. XXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2010.

2.
PONTES, A. R. M. ; GADELHA, J. R. ; Melo E. R. A. ; Loss A. C. C. ; Leite Y. L. R. . Uncontrollable hunting, extinctions and the disappearance of unknown mammal species: scenario and perspectives of a hotspot s hotspot (Pernambuco Endemism Centre). In: Joint Meeting of Association for Tropical Biology and Conservation & Society for Tropical Ecology, 2009, Marburg. ATBC gtö - Joint Annual Meeting, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, F. F. G. ; SILVA JUNIOR, A. P. ; GADELHA, J. R. ; Júnior, M.O.L. ; Mendes Pontes A. R. . Padrões de distribuição de primatas neotropicais com base na Análise Parcimoniosa de Endemismos (PAE). 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
GADELHA, J. R.; Mendes Pontes A. R. . Diversidade e Abundância de Mamíferos de Médio e Grande Porte no Centro de Endemismo Pernambuco (CEPE). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GADELHA, J. R.; Melo E. R. A. ; Mendes Pontes A. R. . Efeito do tamanho e forma de fragmentos de Mata Atlântica do Centro de Endemismo Pernambuco sobre os mamíferos de médio e grande porte. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
GADELHA, J. R. A. A.; Flores do Campus da Universidade Federal de Pernambuco - Família Oxalidaceae. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GADELHA, J. R.. Participação em banca de Breno Leonardo Mendes de Freitas.Inventário de mamíferos de médio e grande porte em fragmentos florestais isolados do Centro de Endemismo Pernambuco. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
11º Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE. DNA Barcode: o código de barras da vida. 2013. (Feira).

2.
5° Congresso Brasileiro de Mastozoologia. Partição do hábitat por ungulados em florestas sazonalmente secas do extremo norte da Amazônia brasileira. 2010. (Congresso).

3.
IX Congresso de Ecologia do Brasil. Efeitodo tamanho e forma de fragmentos de Mata Atlântica do Centro de Endemismo Pernambuco sobre as comunidade de mamíferos de médio e grande porte. 2009. (Congresso).

4.
XVII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco (CONIC). Diversidade e Abundância de Mamíferos de Médio e Grande Porte no Centro de Endemismo Pernambuco (CEPE). 2009. (Congresso).

5.
1st International Workshop on Biotechnology, 3rd Alfa-Valnatura Meeting, 3rd Scientific Journey of LIKA. 2008. (Outra).

6.
II Exposição de Painéis de Sistemática de Fanerógamas.Flores do Campus da Universidade Federal de Pernambuco.Flores do Campus da Universidade Federal de Pernambuco - Família Oxalidaceae. 2008. (Seminário).

7.
I Semana de Biologia Animal. 2008. (Simpósio).

8.
Semana de Atualização em Biologia. 2008. (Simpósio).

9.
XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia. 2008. (Congresso).

10.
4° Curso de Sensibilização e Informação em Biossegurança. 2007. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 2:29:35