Raquel Tiemi Masuda Mareco

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7130597217584724
  • Última atualização do currículo em 26/04/2018


Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Letras pela mesma instituição (UEM/CNPq). Licenciada em Letras (português/inglês) pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e Licenciada em Pedagogia. Especialista em Ensino de Língua Inglesa e Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD. Pesquisa na área de linguística em duas linhas: Estudos do Texto e do Discurso e Ensino/Aprendizagem e Formação do Professor. Na primeira linha, trabalha, especificamente, com análise de discurso; na segunda, com identidade discursiva do professor/tutor. Atua como Professora de Ensino Superior e como Orientadora de Polo EaD na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC). Tem experiência com ensino de língua inglesa e com as atribuições polidocentes da EaD, tendo atuado como tutora online e presencial, conteudista/autora de material, orientadora de trabalho final de curso e orientadora de polo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Raquel Tiemi Masuda Mareco
Nome em citações bibliográficas
MARECO, R. T. M.;Mareco, Raquel Tiemi Masuda


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Doutorado em Letras.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: O Processo de Construção do Ethos no Discurso de Sujeitos Tutores Virtuais, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Maria Célia Cortez Passetti.
2011 - 2013
Mestrado em Letras.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Do debate televisivo ao jornal impresso: aforizações na mídia nacional,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Maria Célia Cortez Passetti.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2014 - 2017
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Tutor ideal: Requisitos e competências para atuação docente em EaD.
Orientador: Ana Claudia Rocha Penha da Costa.
2009 - 2010
Especialização em Ensino de língua inglesa. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
Título: Inglês em medicina veterinária: material de apoio de abordagem instrumental.
Orientador: Gelise Alfena Alessi - Coorientador: Vamilton A. Santarém.
2014 - 2015
Aperfeiçoamento em Formação de tutores online em serviço. (Carga Horária: 180h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Não exigia trabalho de conclusão. Ano de finalização: 2015.
2013 - 2014
Aperfeiçoamento em Tutoria em EAD. (Carga Horária: 200h).
Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
Título: Artigo: Relação professor-aluno em EAD: pré-construídos em discursos de formadores de professores de língua inglesa. Ano de finalização: 2014.
2008 - 2008
Aperfeiçoamento em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa. (Carga Horária: 180h).
Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
Título: O curso não exigia trabalho de conclusão. Ano de finalização: 2008.
2016 - 2017
Graduação em Pedagogia.
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
Título: Flipped classroom: um caminho para uma EaD ideal?.
2006 - 2008
Graduação em Letras.
Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
Bolsista do(a): Programa de Bolsas de Iniciação Cientifica - Unoeste, PROBIC - UNOESTE, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Capacitação para Orientadores de Polo CPS - EaD. (Carga horária: 2h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Formação de tutores para a disciplina Conteúdo e... (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2014 - 2014
Fundamentos do Google para o Ensino. (Carga horária: 30h).
Google Brasil Internet, GOOGLE BRASIL, Brasil.
2013 - 2013
Inglês avançado. (Carga horária: 360h).
Kaplan International College - Edinburgh, KAPLAN, Grã-Bretanha.
2013 - 2013
Tecnologías de información y comunicación en la ed. (Carga horária: 30h).
Universidad Nacional Autónoma de Mexico, UNAM, México.
2013 - 2013
Discurso e atividade: análise dos cantos de trabal. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2012 - 2012
Enunciação aforizante na canção e no RAP. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2012 - 2012
Language through art: how art enhances English lea. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2012 - 2012
Algumas notas sobre a questão do sujeito na AD. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Introdução à Análise do Discurso - Maingueneau. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Algumas notas sobre o sujeito em AD. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2011 - 2011
Discurso e produção de subjetividade. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2011 - 2011
Sequência didática: uma proposta de ensino.... (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2011 - 2011
Arquivos do sujeito na mídia. (Carga horária: 1h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2010 - 2010
Metodologia aplic. a pesq. sobre Mídia e Eleições. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em LIBRAS - Linguagem Brasileira de sinais. (Carga horária: 30h).
Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Leitura e Contação de Estórias. (Carga horária: 5h).
Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Os PCN no espelho de terias linguisticas. (Carga horária: 9h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em A certificação internacional na formação do prof.. (Carga horária: 2h).
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2007 - 2007
Inglês e diversidade cultural. (Carga horária: 2h).
Cultura Inglesa - Presidente Prudente, CIPP, Brasil.
2007 - 2007
FCE - First Certificate in English.
Cambridge - ESOL, EXAMINATION, Brasil.
2006 - 2006
PET - Preliminary English Test.
Cambridge - ESOL, EXAMINATION, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro Titular da Congregação, Carga horária: 0

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE), Carga horária: 1
Outras informações
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Gestão Empresarial

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Orientadora de polo EaD, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de ensino Superior, Carga horária: 12

Atividades

02/2017 - Atual
Ensino, Tecnologia em Gestão Empresarial - EaD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Interdisciplinar I
Projeto Interdisciplinar II
Projeto Interdisciplinar III
Projeto Interdisciplinar IV
Projeto Interdisciplinar V
Projeto Interdisciplinar VI
Orientação de Trabalho de Graduação I
02/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Tecnologia em Gestão Empresarial, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE.
08/2016 - Atual
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês III
Inglês VI
08/2016 - Atual
Ensino, Tecnologia em Gestão Empresarial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês III
Inglês IV
AACC - Atividades Acadêmico-Científico-Culturais
01/2015 - 02/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Congregação da Fatec Presidente Prudente, .

Cargo ou função
Secretária Ad hoc.
08/2016 - 01/2017
Ensino, Tecnologia em Gestão Empresarial - EaD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês I
Inglês II
Inglês III
Inglês IV
Inglês V
12/2015 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Tecnologia em Gestão Empresarial, .

Cargo ou função
Membro de Colegiado de Curso de Graduação.
01/2015 - 07/2016
Ensino, Tecnologia em Gestão Empresarial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão (EaD)
Comunicação Empresarial (Presencial)
Inglês I (Presencial e EaD)
Inglês II (EaD)
Inglês III (EaD)
01/2015 - 07/2016
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês III
Inglês IV
05/2014 - 12/2014
Ensino, Tecnologia em Gestão Empresarial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês I
Comunicação Empresarial
05/2014 - 12/2014
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês II
Inglês VI

Fundação para o Desenvolvimento da UNESP, FUNDUNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientador Educacional Online, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientador Educacional Online-Língua Inglesa, Carga horária: 24


Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Professor conteudista, Carga horária: 4
Outras informações
Elaboração do livro "Práticas de Ensino de Língua Inglesa II" para o curso de Letras - Português/Inglês na modalidade EaD, um MID e gravação de 5 aulas.


centro de estudos britânicos, CULTURA INGLESA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: monitora de língua inglesa, Carga horária: 34, Regime: Dedicação exclusiva.


Skill - Aliança idiomas, SKILL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: empregatício, Enquadramento Funcional: Professora de inglês, Carga horária: 22, Regime: Dedicação exclusiva.


E.E. Placídio Braga Nogueira, EE PLACÍDIO BN, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor
Outras informações
Monitoria no Sarau Literário e Exposição de Artes Visuais da Escola Placídio Braga Nogueira no período de 15 a 17 de Novembro de 2006. Carga horária total: 20h


Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: empregatício, Enquadramento Funcional: auxiliar de secretaria, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 8
Outras informações
Substituição de 8 aulas no Curso de Graduação em Letras.


Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Pesquisador Pós-Graduando, Carga horária: 8
Outras informações
Discente do Programa de Pós-Graduação (Doutorado) em Letras (PLE). Atuante em pesquisa científica na linha de "Estudos do texto e do discurso", com especialidade em Análise do discurso francesa.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Pesquisador-Pós-Graduando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Discente do Programa de Mestrado em Letras (PLE). Atuante em pesquisa científica na linha de "Estudos do texto e do discurso", com especialidade em Análise do discurso francesa.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A influência da monitoria na disciplina de inglês nos cursos tecnológicos da Fatec Presidente Prudente
Descrição: A língua inglesa, antes considerada um algo a mais no currículo, hoje passou a ser exigência em muitas empresas. Como diferencial de mercado, a Fatec Presidente Prudente optou pelas grades curriculares que oferecem, em todos os cursos ofertados na unidade, a disciplina de Inglês nos seis semestres. A monitoria visa a auxiliar o aluno em eventuais dúvidas que não foram sanadas em sala de aula e também incentivar a adquirir uma autonomia em seus estudos, para que não se dependa da monitoria, mas de sua própria disciplina e organização para os estudos. Descobrir o quanto a monitoria interfere na vida acadêmica e se pode ou não fazer diferença no crescimento acadêmico do aluno, é de suma importância para a manutenção, ou não, da monitoria na faculdade. Além disso, pode revelar estratégias de ensino-aprendizagem que possam beneficiar aluno e instituição. Este estudo objetiva analisar a influência da monitoria no estudo da língua inglesa, considerando as produções bibliográficas do assunto, analisando vários autores. Acredita-se que a maior barreira para o aprendizado da língua inglesa, seja a barreira psicológica criada pelo aluno, ainda nas séries iniciais do ensino fundamental. A monitoria pode auxiliar na quebra deste empecilho, abrindo caminho para que o próprio aluno descubra que pode aprender. Dirimindo dúvidas pontuais ou algo que várias pessoas não conseguiram assimilar durante as aulas regulares, cria-se um caminho livre para o autodesenvolvimento. Há diversos trabalhos sobre a monitoria, envolvendo livros, artigos e teses de mestrado e doutorado, nos quais os autores discorrem o tema tanto analisando outros autores como através de observação prática. Este estudo pretende agrupar estes trabalhos por tema, realizando buscas em bases de dados, considerando as palavras-chave: monitoria; ; monitoria língua inglesa; monitoria curso de graduação. Num segundo momento, pretende-se traçar ações a serem implantadas na FATEC Presidente Prudente, com base nas conclusões dos textos analisados. Os quatro cursos tecnológicos da FATEC Presidente Prudente têm duração de 3 anos e seus cursos são divididos em 6 semestres, possuindo a disciplina de Inglês na grade curricular, em todos os semestres. Desta forma, com essa extensa possibilidade de público, a monitoria pode e dever ser otimizada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Raquel Tiemi Masuda Mareco - Coordenador / Mayra Soellyn Gonçalves - Integrante.
2014 - 2015
A língua portuguesa em concursos públicos da área de Gestão Empresarial: um estudo quantitativo
Descrição: A língua portuguesa é uma disciplina que está presente em todos os concursos, sendo essencial que o candidato se saia muito bem nessa matéria para que consiga a aprovação. Entretanto, além de ser disciplinado para estudar, o candidato precisa saber o que estudar de cada disciplina. Pensando nisso, o objetivos desta pesquisa quantitativa foi levantar as recorrências de conteúdos nas provas de língua portuguesa de concursos nacionais. Para tanto, contamos com 17 provas de concursos cujos editais foram publicados de 2012 a 2015. A análise demonstrou que a intepretação de textos é o conteúdo mais recorrente nas provas dos concursos analisados, seguido de significação de palavras e análise sintática. Concluímos que, mesmo tendo a interpretação de textos como o conteúdo mais recorrente, se somarmos todos os conteúdos que exigem um conhecimento de gramática, terá maior probabilidade de aprovação nesses concursos, o candidato que estudar aspectos gramaticais da língua..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Raquel Tiemi Masuda Mareco - Coordenador / Diego de Campos Ribeiro - Integrante.
2011 - Atual
Práticas discursivas político-midiáticas na contemporaneidade
Descrição: Este projeto de pesquisa tematiza as relações entre mídia e política sob o viés discursivo e se insere no objetivo maior de contribuir para o fortalecimento da linha de pesquisa Estudos do texto e do discurso , da área de Estudos Lingüísticos do Programa de pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (PLE/UEM), conforme prevê o projeto de cooperação acadêmica 043/2007 UEM-UNICAMP. Pretende-se, por meio dele, promover um aprofundamento em questões cruciais referentes às novas configurações do discurso político na sociedade contemporânea, ambientada e estruturada em redes de comunicação, problematizando os modos de enunciação e de circulação midiática dos discursos políticos e os modos de discursivização desse discurso pela instância midiática. Após o desenvolvimento de um projeto de análise de discursos políticos e midiáticos de um arquivo da campanha política eleitoral para prefeito de Maringá em 2004, e da criação de um grupo de pesquisa com estudos e pesquisas sobre mídia e política, percebemos a necessidade de produzir novos conhecimentos teórico-reflexivos sobre as relações entre mídia e política à luz de pressupostos discursivos, ampliando assim as reflexões que se fazem sobre essas relações no campo da comunicação e das ciências sociais e políticas. A hipótese inicial é a de que a midiatização de nossa sociedade tenha levado a transformações na materialidade do discurso político, que ainda não receberam uma devida descrição nem compreensão de seu funcionamento exigindo então reflexões sobre a produção e interdição histórico-discursiva de lugares de enunciação do político, a partir de estudos multidisciplinares com os campos afetos a essa questão. Tendo por base o dispositivo teórico-analítico da Análise do Discurso, a pesquisa propõe um resgate dos estudos políticos em AD e, na seqüência, a formulação de reflexões teóricas sobre as relações discursivas entre o campo político e midiático..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Raquel Tiemi Masuda Mareco - Integrante / Raquel de Freitas Arcine - Integrante / Maria Célia Cortez Passetti - Coordenador / Paula Camila Mesti - Integrante / Juliana da Silveira - Integrante / Adélli Bortolon Bazza - Integrante / Valquíria Botega de Lima - Integrante / Verônica Cardoso da Silva - Integrante / Douglas Zampar - Integrante / Viviane Rochtaschel Foss - Integrante / Rejone Valentim Alves - Integrante / Ludimila Machado Marques - Integrante.
2008 - 2008
Comunicação cotidiana: a distância entre o coloquialismo e a norma padrão de futuros profissionais
Descrição: A pesquisa objetiva avaliar futuros profissionais da área de Letras e Comunicação Social quanto ao domínio da linguagem padrão, pois esses profissionais influenciarão e servirão de modelo a outros usuários da língua..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Sociolingüística: a distância entre a fala coloquial e a norma padrão no ensino médio
Descrição: A pesquisa visou documentar a distância entre a fala coloquial e a norma padrão dos alunos do ensino médio de três escolas estaudais de Presidente Prudente. Avaliou quais os conteúdos nos quais ocorrem a maior distância e analisou os motivos dos deslizes mais freqüentemente cometidos. Após resultados foi elaborada uma apostila com sugestões de atividades que possam diminuir a distância entre a fala coloquial e a norma padrão constatada na pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2015 - 2015
Periódico: III Simpósio Internacional de Educação a Distância
2014 - 2014
Periódico: XI EVIDOSOL e VIII CILTEC-online


Revisor de periódico


2013 - 2013
Periódico: Texto Livre
2014 - 2014
Periódico: Domínios da Lingu@gem


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise de discurso.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise de discurso/Especialidade: Discurso Político-Midiático.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Ensino/aprendizagem e Formação do Professor de Língua Estrangeira.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Identidade Discursiva do Professor de Língua Inglesa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Professor Exemplo, Fatec Presidente Prudente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1MARECO, R. T. M.2016MARECO, R. T. M.; BIRELLO, V. B . Imagem(Ns) do Sujeito-Aluno de Secretariado Executivo Trilíngue acerca de sii e do Profissional da Área. Revista de Gestão e Secretariado, v. 7, p. 132-149, 2016.

2.
6MARECO, R. T. M.2015MARECO, R. T. M.; ASSIS, A. W. A. . Por uma teoria dos pré-discursos. Signo (UNISC. Online), v. 39, p. 134-138, 2015.

3.
3ASSIS, A. W. A.2015ASSIS, A. W. A. ; MARECO, R. T. M. . Discurso e análise do discurso: (para além de) uma introdução. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 45, p. 1-6, 2015.

4.
4ASSIS, A. W. A.2015ASSIS, A. W. A. ; MARECO, R. T. M. . As frases sem texto. Acta Scientiarum. Language and Culture (Online), v. 37, p. 207, 2015.

5.
2RIBEIRO, D. C.2015RIBEIRO, D. C. ; MARECO, R. T. M. . A língua portuguesa em concursos públicos da área de gestão empresarial: um estudo quantitativo. Periódico eletrônico Colloquium Humanarum, v. 12, p. 1658-1664, 2015.

6.
5MARECO, R. T. M.2015MARECO, R. T. M.; ASSIS, A. W. A. . Das sobreasseverações às aforizações: veiculação e interpretação de falas na mídia online. L&S Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 1, p. 141-156, 2015.

7.
7ASSIS, A. W. A.2014ASSIS, A. W. A. ; MARECO, R. T. M. ; PASSETTI, M. C. C . A expressão ?sair do armário?: trajeto temático em torno da fórmula discursiva. Polifonia (UFMT), v. 21, p. 155-176, 2014.

8.
9MARECO, R. T. M.2014MARECO, R. T. M.; PASSETTI, M. C. C . Aforizações e títulos: construção de cenografias em notícias de jornais impressos. Domínios de Lingu@Gem, v. 8, p. 151-171, 2014.

9.
8MARECO, R. T. M.2014 MARECO, R. T. M.; PASSETTI, M. C. C . Destextualização: processos de construção de aforizações. Glauks (UFV), v. 14, p. 1-16, 2014.

10.
12ASSIS, A. W. A.2013ASSIS, A. W. A. ; MARECO, R. T. M. . Argumentação e Cenografias em um Processo Criminal. Diálogo das Letras, v. 2, p. 263-286, 2013.

11.
13MARECO, R. T. M.2013MARECO, R. T. M.; ALFENA, G . A ferramenta ?inserção de comentários' a serviço do professor de língua portuguesa. Texto Livre, v. 6, p. 1-14, 2013.

12.
14ASSIS, A. W. A.2013ASSIS, A. W. A. ; MARECO, R. T. M. . A construção dialógica do gênero discursivo propaganda. Entrepalavras, v. 3, p. 168-182, 2013.

13.
10PASSETTI, M. C. C2013 PASSETTI, M. C. C ; MARECO, R. T. M. ; ARCINE, R. F. . Ethos e antiethos de Dilma Rousseff e José Serra em aforizações na imprensa nacional. Revista do GEL, v. 10, p. 125-147, 2013.

14.
11BIRELLO, V. B2013BIRELLO, V. B ; MARECO, R. T. M. . Super secretária executiva: uma análise discursiva sobre as identidades produzidas em um site. Revista UNIFAMMA, v. 12, p. 78-88, 2013.

15.
18MARECO, R. T. M.2012MARECO, R. T. M.; ALFENA, G . Biografia: da construção de um modelo didático às capacidades ensináveis em sala de aula. Revista Trama (UNIOESTE. Online), v. 8, p. 75-96, 2012.

16.
15ASSIS, A. W. A.2012ASSIS, A. W. A. ; MARECO, R. T. M. . A produção de sentidos em um enunciado jurídico. Diálogo das Letras, v. 1, p. 123-134, 2012.

17.
16BIRELLO, V. B2012BIRELLO, V. B ; MARECO, R. T. M. . As formações imaginárias na constituição de identidades do secretário executivo trilíngue. Revista Expectativa, v. 11, p. 31-40, 2012.

18.
21ASSIS, A. W. A.2012 ASSIS, A. W. A. ; MARECO, R. T. M. . Enunciados em destaque: caminhos para uma abordagem em análise do discurso. Linguasagem (São Paulo), v. 2, p. 1-8, 2012.

19.
19MARECO, R. T. M.2012MARECO, R. T. M.; ASSIS, A. W. A. . Classe C: a (des)estabilização dos sentidos do novo pobre brasileiro. Encontros de Vista, v. 1, p. 20-32, 2012.

20.
17BIRELLO, V. B2012BIRELLO, V. B ; MARECO, R. T. M. . 'Autopsicografia': um gesto de interpretação à luz da análise do discurso. Terra Roxa e Outras Terras, v. 23, p. 78-86, 2012.

21.
20MARECO, R. T. M.2012MARECO, R. T. M.; ASSIS, A. W. A. . Conselho de Classe: subjetivação e normalização do sujeito professor. Prolíngua (João Pessoa), v. 7, p. 17-28, 2012.

22.
23MARECO, R. T. M.;Mareco, Raquel Tiemi Masuda2011 MARECO, R. T. M.; ARCINE, R. F. . Uma dúzia de polêmicas em análise do discurso. Acta Scientiarum. Language and Culture (Online), v. 33, p. 331-333, 2011.

23.
22MARECO, R. T. M.2011MARECO, R. T. M.; ARCINE, R. F. . A linguística de corpus em benefício da escrita em análise do discurso: um estudo quantitativo. Revista Iluminart, v. 7, p. 18-31, 2011.

24.
24MARECO, R. T. M.;Mareco, Raquel Tiemi Masuda2010MARECO, R. T. M.; PASSETTI, M. C. C . Greve dos professores do estado de São Paulo: efeitos de (im)parcialidade em manchetes de dois jornais paulistas. Revista NUPEM (Online), v. 2, p. 119-131, 2010.

25.
25MARECO, R. T. M.;Mareco, Raquel Tiemi Masuda2010MARECO, R. T. M.; MARACCI, C.C. . Linguística de Corpus e Ensino de Inglês Instrumental. Colloquium Humanarum, v. 7, p. 1-7, 2010.

26.
26ARCINE, R. F.2010ARCINE, R. F. ; MARECO, R. T. M. . A construção dos ethé de credibilidade no discurso de lançamento da pré-candidatura de José Serra. Periódico eletrônico Colloquium Humanarum, v. 7, p. 783-790, 2010.

27.
27MARECO, R. T. M.2010MARECO, R. T. M.. Efeitos de sentido em sobreasseverações sobre a greve dos professores do estado de São Paulo. Periódico eletrônico Colloquium Humanarum, v. 7, p. 791-798, 2010.

28.
28MATTOS, E. S.2009MATTOS, E. S. ; MARECO, R. T. M. . O Coloquialismo e a norma padrão na fala cotidiana de futuros profissionais. Letra Magna, v. 10, p. 1-17, 2009.

29.
31MARACCI, C.C.2009MARACCI, C.C. ; MARECO, R. T. M. . Gêneros Textuais na prática de produção de textos em língua inglesa. Saber Acadêmico, v. 7, p. 183-186, 2009.

30.
29MATTOS, E. S.2009MATTOS, E. S. ; MARECO, R. T. M. . Ensino de língua portuguesa por meio de variação linguística: material de apoio. Pesquisas em Discurso Pedagógico (Impresso), v. 1, p. 01-14, 2009.

31.
30MARECO, R. T. M.;Mareco, Raquel Tiemi Masuda2009MARECO, R. T. M.. Recursos de persuasão em slogans de escolas de idiomas. Letra Magna, v. 11, p. 01-11, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MARECO, R. T. M.; ASSIS, A. W. A. . Prática de ensino de língua inglesa II. 1. ed. Maringá-PR: CESUMAR - Núcleo de Educação a Distância, 2015. v. 1. 189p .

Capítulos de livros publicados
1.
FERNANDES, C. M. ; MARECO, R. T. M. . Gestão do Conhecimento como estratégia para inovação organizacional. In: FERNANDES, C. M.; SILVA, J. J.. (Org.). Aplicação de tecnologias na gestão organizacional. 1ed.Assis-SP: Triunfal, 2017, v. , p. 59-68.

2.
MARECO, R. T. M.; ALBUQUERQUE, D. I. P. . Possibilidades e desafios na orientação de trabalho de conclusão em cursos a distância. In: ALBUQUERQUE, D. I. P.. (Org.). Experiências e Práticas para a inovação e formação na educação a distância. 1ed.Jundiaí-SP: Paco, 2017, v. , p. 67-88.

3.
ALFENA, G ; MARECO, R. T. M. . Professores de língua inglesa como língua estrangeira: identidades materializadas no e-portfólio. In: Mariangela Braga Norte. (Org.). Redefor: reflexões e práticas de ensino de língua inglesa na rede pública do estado de São Paulo. 1ed.São Paulo: Universidade Estadual Paulista/Núcleo de Ensino a distância, 2013, v. , p. 125-142.

4.
MARECO, R. T. M.; SILVA, J. O . Identidade de professores de inglês: formações discursivas de empregadores. In: REIS,Simone; VAN VEEN, Klas; GIMENEZ, Telma. (Org.). Identidades de professores de línguas. 1ed.Londrina-PR: EDUEL, 2011, v. , p. 185-210.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARECO, R. T. M.; PASSETTI, M. C. C . O perfil do tutor virtual e a construção de identidades na modalidade EaD. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância, 2017, Presidente Prudente. Anais do Simpósio Internacional de Educação a Distância. Presidente Prudente: Unesp, 2017. p. 702-710.

2.
GONCALVES, M. S. ; MARECO, R. T. M. . O efeito da monitoria no desenvolvimento da autonomia de alunos de graduação tecnológica. In: SIPEC - Seminário Interdisciplinar de Pesquisa Científica, 2017, Presidente Prudente. A Relevância da Pesquisa no Ensino Superior Tecnológico, 2017. p. 71-78.

3.
MARECO, R. T. M.; ARAUJO, R. S. . A relação professor-aluno na EaD: afetividade, proximidade e colaboração no discurso do aluno. In: III Simpósio Internacional de Educação a Distância, 2015, Presidente Prudente-SP. Anais do III Simpósio Internacional de Educação a Distância. Presidente Prudente-SP: Unesp, 2015. p. 646-657.

4.
MARECO, R. T. M.; ALBUQUERQUE, D. I. P. . Experiências, estratégias e recursos no processo de orientação de trabalho de conclusão em cursos EaD. In: I Congresso Internacional de Educação da Unoeste, 2015, Presidente Prudente. Anais I Congresso Internacional de Educação da Unoeste. Presidente Prudente: Unoeste, 2015. v. 1. p. 406-417.

5.
ASSIS, A. W. A. ; MARECO, R. T. M. . Jornalismo online: rupturas e problemáticas na ordem do discurso. In: X EVIDOSOL e VII CILTEC, 2014, Belo Horizonte-MG. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Belo Horizonte-MG, 2014. v. 3. p. 1-3.

6.
MARECO, R. T. M.; ASSIS, A. W. A. . Relação professor-aluno em EAD: pré-construídos em discursos de formadores de professores de língua inglesa.. In: X EVIDOSOL e VII CILTEC, 2014, Belo Horizonte-MG. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Belo Horizonte-MG, 2014. v. 3. p. 1-6.

7.
BIRELLO, V. B ; MARECO, R. T. M. . Efeitos de sentido em traduções do discurso de Barack Obama no Brasil. In: 2º Cielli - Colóquio Internacional de estudos linguísticos e literários, 2012, Maringá-PR. Anais do 2º Cielli. Maringá-PR: UEM, 2012.

8.
ASSIS, A. W. A. ; MARECO, R. T. M. . Sobreimagens: (trans)formação de imagens em circulação na mídia. In: CELSUL - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2012, Cascavel-PR. Anais do X Encontro do CELSUL. Cascavel-PR: UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2012. v. 10. p. 1-12.

9.
MARECO, R. T. M.. Efeitos de (im)parcialidade em títulos de notícias on-line sobre as eleições presidenciais 2010. In: 5º Encontro do Grupo de Estudos da Linguagem do Centro-Oeste (GELCO), 2011, Dourados-MS. Estudos da linguagem hoje: dicotomias, interfaces e diversidades. Dourados-MS: UFGD, 2011. v. 1. p. 1-13.

10.
ARCINE, R. F. ; MARECO, R. T. M. . Jingle e Slogan: efeitos de sentido na campanha política de José Serra. In: XX Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011, Londrina-PR. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. Londrina-PR: UEL, 2011.

11.
MARECO, R. T. M.; ARCINE, R. F. . O não dito no dito nas charges Homem-Legenda. In: XX Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011, Londrina-PR. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. Londrina-PR: UEL, 2011.

12.
MARECO, R. T. M.; ARCINE, R. F. . Dilma Rousseff na mídia mundial: efeitos de (im)parcialidade na veiculação dos resultados das eleições presidenciais 2010. In: SILEL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos, 2011, Uberlândia. Anais do SILEL. Uberlândia: EDUFU, 2011. v. 2.

13.
MARECO, R. T. M.; PASSETTI, M. C. C . Corrupção na política: efeitos de sentido na charge Homem-Legenda. In: III CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2011, Maringá-PR. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Maringá-PR: UEM, 2011. v. 01. p. 189-200.

14.
MARECO, R. T. M.. Efeitos de sentido em sobreasseverações sobre a greve dos professores do estado de São Paulo. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - ENEPE, 2010, Presidente Prudente-SP. Colloquium Humanarum, 2010. v. 7. p. 791-798.

15.
ARCINE, R. F. ; MARECO, R. T. M. . A construção dos ethé de credibilidade no discurso de lançamento da pré-candidatura de José Serra. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - ENEPE, 2010, Presidente Prudente-SP. Colloquium Humanarum, 2010. v. 7. p. 783-790.

16.
MARECO, R. T. M.; MATTOS, E. S. . Fala coloquial e norma culta do português brasileiro. In: III Congreso Internacional - Transformaciones culturales: Debates de la teoría, la crítica y la lingüística, 2009, Buenos Aires - Argentina. Transformaciones culturales: Debates de la teoría, la crítica y la lingüística. Buenos Aires - Argentina: Universidad de Buenos Aires, 2009. p. 01-15.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALFENA, G ; MARECO, R. T. M. . O uso da tecnologia como recurso didático nas aulas de língua portuguesa. In: Enepe - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, 2013, Presidente Prudente-SP. Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste. Presidente Prudente-SP: Unoeste, 2013. p. 1206.

2.
MATTOS, E. S. ; MARECO, R. T. M. . Ensino, aprendizagem e formação de professores em Letras: identidades e crenças materializadas no discurso de futuros profissionais. In: Enepe - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, 2013, Presidente Prudente-SP. Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste. Presidente Prudente-SP: Unoeste, 2013. p. 1203.

3.
MARECO, R. T. M.. O sujeito professor no 'Conselho de Classe'. In: VIII SELISIGNO - Seminário de estudos sobre linguagem e significação, 2012, Londrina-PR. Tempo e discurso. Londrina-PR: UEL, 2012. p. 188-188.

4.
MARECO, R. T. M.. Debates televisivos entre presidenciáveis 2010: sobreasseverações na imprensa nacional. In: 2ª jied - Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 1º EIID - Encontro Internacional da Imagem em Discurso, 2012, Maringá-PR. Anais da 2ª JIED. Maringá-PR: UEM, 2012. p. 1.

5.
MARECO, R. T. M.; ASSIS, A. W. A. . Circulação e (des)estabilização de sentidos da classe C brasileira. In: 2º Cielli - Colóquio Internacional de estudos linguísticos e literários, 2012, Maringá-PR. Anais do 2º Cielli. Maringá-PR: UEM, 2012. p. 1.

6.
ARCINE, R. F. ; MARECO, R. T. M. . 'O outro no mesmo' nas propagandas dos presidenciáveis brasileiros de 2010. In: V Seminário de Estudos em Análise do Discurso - SEAD, 2011, Porto Alegre-RS. O Acontecimento do discurso: filiações e rupturas. Porto Alegre-RS: Instituto de Letras da UFRGS, 2011. v. 1. p. 132-132.

7.
MARECO, R. T. M.; SILVA, J. O . A identidade do professor de inglês:formações discursivas de empregadores. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, 2011, Presidente Prudente-SP. Colloquium Humanarum. Presidente Prudente-SP: Unoeste, 2011. v. 7. p. 935-935.

8.
MARECO, R. T. M.; BIRELLO, V. B . Discurso de Barack Obama no Brasil: efeitos de sentido em traduções de dois jornais. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste, 2011, Presidente Prudente-SP. Colloquium Humanarum. Presidente Prudente-SP: Unoeste, 2011. v. 7. p. 946-946.

9.
ALESSI, G. A. ; MARECO, R. T. M. . Inglês em medicina veterinária: material de apoio de abordagem instrumental. In: 57º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos (GEL), 2009, Ribeirão Preto-SP. Anais do GEL 2009, 2009. v. 57. p. 09-09.

10.
MARECO, R. T. M.; SANTAREM, V. A. ; ALESSI, G. A. . Elementos de coesão em artigos científicos na medicina veterinária. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - ENEPE, 2009, Presidente Prudente-SP. ENEPE - Linguística, Letras e Artes. Presidente Prudente-SP: Unoeste, 2009. v. 1. p. 448-448.

Artigos aceitos para publicação
1.
ASSIS, A. W. A. ; MARECO, R. T. M. . Alterações em circulação: da saliência ao destacamento de imagens na internet. Glauks (UFV), 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
MARECO, R. T. M.. Metodologias ativas em cursos superiores de tecnologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MARECO, R. T. M.; FURQUIM, C. C. . A autoavaliação nas disciplinas de inglês em cursos de graduação tecnológica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MARECO, R. T. M.; ARAUJO, R. S. . A relação professor-aluno na EaD: afetividade, proximidade e colaboração no discurso do aluno. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
ASSIS, A. W. A. ; MARECO, R. T. M. . Jornalismo online: rupturas e problemáticas na ordem do discurso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MARECO, R. T. M.; ASSIS, A. W. A. . Relação professor-aluno em EAD: pré-construídos em discursos de formadores de professores de língua inglesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MARECO, R. T. M.. Discursos de professore/tutores de língua inglesa: pré-construídos sobre a relação professor-aluno em EaD. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ASSIS, A. W. A. ; MARECO, R. T. M. . O percurso de (trans)formação de um objeto em análise do discurso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MATTOS, E. S. ; MARECO, R. T. M. . Ensino, aprendizagem e formação de professores em Letras: identidades e crenças materializadas no discurso de futuros profissionais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ALFENA, G ; MARECO, R. T. M. . O uso da tecnologia como recurso didático nas aulas de língua portuguesa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MARECO, R. T. M.. Debates televisivos entre presidenciáveis 2010: sobreasseverações na imprensa nacional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MARECO, R. T. M.. O sujeito professor no 'Conselho de Classe'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PASSETTI, M. C. C ; MARECO, R. T. M. . Mentiras e promessas eleitoreiras: efeitos de sentido na charge Homem-Legenda. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MARECO, R. T. M.. Corrupção na política: efeitos de sentido na charge Homem-Legenda. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ARCINE, R. F. ; MARECO, R. T. M. . 'O outro no mesmo' nas propagandas dos presidenciáveis brasileiros de 2010. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
MARECO, R. T. M.; SILVA, J. O . A identidade do professor de inglês:formações discursivas de empregadores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MARECO, R. T. M.; BIRELLO, V. B . Discurso de Barack Obama no Brasil: efeitos de sentido em traduções de dois jornais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MARECO, R. T. M.; ARCINE, R. F. . O não dito no dito nas charges Homem-Legenda. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ARCINE, R. F. ; MARECO, R. T. M. . Jingle e Slogan: efeitos de sentido na campanha política de José Serra. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MARECO, R. T. M.; ARCINE, R. F. . Dilma Rousseff na mídia mundial: efeitos de (im)parcialidade na veiculação dos resultados das eleições presidenciais 2010. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
BIRELLO, V. B ; MARECO, R. T. M. . As identidades materializadas no discurso dos futuros secretários executivos trilíngues. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MARECO, R. T. M.. Identidade do professor de inglês: formações discursivas de empregadores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
MARECO, R. T. M.. Greve dos professores do estado de são paulo: efeitos de (im)parcialidade em manchetes de dois jornais paulistas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MARECO, R. T. M.. Efeitos de sentido em sobreasseverações sobre a greve dos professores do estado de São Paulo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
ARCINE, R. F. ; MARECO, R. T. M. . A construção dos ethé de credibilidade no discurso de lançamento da pré-candidatura de José Serra. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
MARECO, R. T. M.. Efeitos de (im)parcialidade em títulos de notícias on-line sobre as eleições presidenciais 2010. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
MARECO, R. T. M.; MATTOS, E. S. . Língua Portuguesa: uma análise da distância entre a fala coloquial e a norma padrão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
MATTOS, E. S. ; MARECO, R. T. M. . Fala Coloquial e Norma Culta do Português Brasileiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARECO, R. T. M.; OMODEI, J. D. . Elaboração de feedbacks para atividades que não atendem aos objetivos propostos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MARECO, R. T. M.. Metodologias ativas em aulas de língua inglesa. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MARECO, R. T. M.. Ensino de produção textual na perspectiva dos gêneros. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MONTI, F. G. ; RIBEIRO, L. C. ; MARECO, R. T. M. . Inglês para informática: uma abordagem instrumental. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MARECO, R. T. M.. Análise do Discurso: noções introdutórias. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MARECO, R. T. M.; OMODEI, J. D.. Participação em banca de Gustavo de Almeida Logar. O uso do Osce (Exame Clínico Objetivo e Estruturado) na avaliação clínica e sua inserção no Projeto Pedagógico na Odontologia. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem) - Universidade do Oeste Paulista.

2.
MARECO, R. T. M.; OMODEI, J. D.. Participação em banca de Luciane de Souza Romero. Importância das Metodologias Ativas no Ensino Superior. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem) - Universidade do Oeste Paulista.

3.
MARECO, R. T. M.; OMODEI, J. D.. Participação em banca de Airton Roberto Guelfi. Uma proposta interdisciplinar de ensino das ciências jurídicas: a propriedade e suas relações com as várias disciplinas na faculdade de Direito. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem) - Universidade do Oeste Paulista.

4.
MARECO, R. T. M.; OMODEI, J. D.. Participação em banca de Erick Yuki Horiuchi. O uso da tecnologia no ensino de idiomas e sua interlocução com a psicopedagogia. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem) - Universidade do Oeste Paulista.

5.
MARECO, R. T. M.; OMODEI, J. D.. Participação em banca de Adriana Barreto Martini. O processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem) - Universidade do Oeste Paulista.

6.
MARECO, R. T. M.; BEZERRA, J. P.. Participação em banca de Messias Faustino de Paula. Coesão e coerência textual: compreensões necessárias no ensino de língua portuguesa. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em língua portuguesa: oralidade e escrita) - Universidade do Oeste Paulista.

7.
MARECO, R. T. M.; BEZERRA, J. P.. Participação em banca de Maria Vanusia de Souza dos Santos. Alfabetização na idade certa. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização e Letramento) - Universidade do Oeste Paulista.

8.
MARECO, R. T. M.; BEZERRA, J. P.. Participação em banca de Bianca Monção Alves Barros Gomes. A psicomotricidade relacional e a tecnologia assistiva como aliados no processo de alfabetização de crianças com paralisia cerebral. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em psicomotricidade, educação e aprendizagem) - Universidade do Oeste Paulista.

9.
MARECO, R. T. M.; BEZERRA, J. P.. Participação em banca de Daniely Viana Gabaldo. Avaliação de aspectos de psicomotricidade: uma revisão bibliográfica. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em psicomotricidade, educação e aprendizagem) - Universidade do Oeste Paulista.

10.
MARECO, R. T. M.; CAMBUI, H. A.. Participação em banca de Maria de Lourdes da Silva Lima. A ludicidade como motivação para a aprendizagem de matemática. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade do Oeste Paulista.

11.
MARECO, R. T. M.; MELLO, F. S. O.. Participação em banca de Mariani Cristina de Oliveira Caetano. Utilização de dispositivos móveis no processo de ensino-aprendizagem. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias na Educação) - Universidade do Oeste Paulista.

12.
MARECO, R. T. M.; MELLO, F. S. O.. Participação em banca de Whanderson de Oliveira Vieira. Utilizando as TIC na práxis diária do ensino da geografia. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias na Educação) - Universidade do Oeste Paulista.

13.
MARECO, R. T. M.; MELLO, F. S. O.. Participação em banca de Francisca Petronilha Martins. Possibilidade de uso do blog como objeto de ensino e ferramenta pedagógica. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias digitais Interativas) - Universidade do Oeste Paulista.

14.
MARECO, R. T. M.; BEZERRA, J. P.. Participação em banca de Christiane Sanches Teixeira. Compreensões da Leitura na Educação Infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em língua portuguesa: oralidade e escrita) - Universidade do Oeste Paulista.

15.
MARECO, R. T. M.; BEZERRA, J. P.. Participação em banca de Euler de Castro Santos. Reflexões sobre a importância do psicopedagogo na escola pública. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade do Oeste Paulista.

16.
MARECO, R. T. M.; BEZERRA, J. P.. Participação em banca de Elaine Cristina Siqueira. Dislexia Infantil: a psicopedagogia como forma de prevenção. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade do Oeste Paulista.

17.
MARECO, R. T. M.; BEZERRA, J. P.. Participação em banca de Rafael Medeiros Hespanhol. Plágio Acadêmico: estudo de caso em uma universidade privada. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias na Educação) - Universidade do Oeste Paulista.

18.
MARECO, R. T. M.; BEZERRA, J. P.. Participação em banca de Samara Correia Lima. Alfabetização e Letramento. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização e Letramento) - Universidade do Oeste Paulista.

19.
MARECO, R. T. M.; BEZERRA, J. P.. Participação em banca de Elda Mara Celestino. Alfabetização, Letramento e Oralidade. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização e Letramento) - Universidade do Oeste Paulista.

20.
MARECO, R. T. M.. Participação em banca de Ivo Pereira de Araújo. O ensino de LIBRAS no contexto lúdico: desafios na educação infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

21.
MARECO, R. T. M.. Participação em banca de Lisângela Cristina Baptista Gomes. Adequação curricular como instrumento escolar aos estudantes público-alvo da educação especial. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

22.
MARECO, R. T. M.. Participação em banca de Rita de Cássia Barbosa Paulino. O professor frente ao desafio de incluir: conhecimento sobre educação inclusiva de professoras de salas comuns de uma escola estadual. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GUEDES, A. P.; HESPANOL, R. M.; MARECO, R. T. M.. Participação em banca de Nilson Nunes.Plano de negócios: Buffet infantil Trem da alegria. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Empresarial - EaD) - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente.

2.
FURQUIM, C. C.; RIBEIRO, L. C.; MARECO, R. T. M.. Participação em banca de Camila Fernanda dos Santos.Feriados e celebrações nos Estados Unidos da América. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Eventos) - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente.

3.
MIOLA, J. S.; GUEDES, A. P.; MARECO, R. T. M.. Participação em banca de André Henrique N. G. e Cintia Santos Oliveira.Escola de Futebol Prudentino FC. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente.

4.
MIOLA, J. S.; DIAS, D. S.; MARECO, R. T. M.. Participação em banca de Fabricio Faili e Lucas Modaelli.Oficina especializada em estética veicular. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente.

5.
MIOLA, J. S.; DIAS, D. S.; MARECO, R. T. M.. Participação em banca de Claudinei Higino da Silva.Criação de uma plataforma virtual de serviços para casamentos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
REIS, Y. C.; TENORIO, M. B.; GODINHO, A. M. M.; GARGANTINI, O. F.; CAVICHIOLLI, A.; MARECO, R. T. M.. Avaliação de pedidos de ampliação - Edital nº 10/2016. 2016. Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente.

2.
TENORIO, M. B.; REIS, Y. C.; GODINHO, A. M. M.; GARGANTINI, O. F.; CAVICHIOLLI, A.; MARECO, R. T. M.. Avaliação de pedidos de ampliação - Edital nº 08/2016. 2016. Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente.

3.
REIS, Y. C.; TENORIO, M. B.; GODINHO, A. M. M.; GARGANTINI, O. F.; CAVICHIOLLI, A.; MARECO, R. T. M.. Avaliação de pedidos de ampliação - Edital nº 07/2016. 2016. Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente.

4.
REIS, Y. C.; TENORIO, M. B.; GODINHO, A. M. M.; GARGANTINI, O. F.; CAVICHIOLLI, A.; MARECO, R. T. M.. Avaliação de pedidos de ampliação - Edital nº 06/2016. 2016. Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente.

5.
TENORIO, M. B.; REIS, Y. C.; GODINHO, A. M. M.; GARGANTINI, O. F.; CAVICHIOLLI, A.; MARECO, R. T. M.. Avaliação de pedidos de ampliação - Edital nº 05/2016. 2016. Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente.

6.
REIS, Y. C.; TENORIO, M. B.; GODINHO, A. M. M.; GARGANTINI, O. F.; CAVICHIOLLI, A.; MARECO, R. T. M.. Avaliação de pedidos de ampliação - Edital nº 04/2016. 2016. Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente.

7.
REIS, Y. C.; TENORIO, M. B.; GODINHO, A. M. M.; GARGANTINI, O. F.; CAVICHIOLLI, A.; MARECO, R. T. M.. Avaliação de pedidos de ampliação - Edital nº 03/2016. 2016. Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente.

8.
REIS, Y. C.; TENORIO, M. B.; GODINHO, A. M. M.; GARGANTINI, O. F.; CAVICHIOLLI, A.; MARECO, R. T. M.. Avaliação de pedidos de ampliação - Edital nº 02/2016. 2016. Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente.

9.
REIS, Y. C.; TENORIO, M. B.; GODINHO, A. M. M.; GARGANTINI, O. F.; CAVICHIOLLI, A.; MARECO, R. T. M.. Avaliação de pedidos de ampliação - Edital nº 01/2016. 2016. Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente.

10.
TENORIO, M. B.; REIS, Y. C.; GODINHO, A. M. M.; GARGANTINI, O. F.; CAVICHIOLLI, A.; MARECO, R. T. M.. Avaliação de pedidos de ampliação - Edital nº 16/2015. 2015. Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente.

11.
GODINHO, A. M. M.; REIS, Y. C.; TENORIO, M. B.; GARGANTINI, O. F.; CAVICHIOLLI, A.; MARECO, R. T. M.. Avaliação de pedidos de ampliação - Edital nº 15/2015. 2015. Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente.

12.
GODINHO, A. M. M.; TENORIO, M. B.; REIS, Y. C.; GARGANTINI, O. F.; CAVICHIOLLI, A.; MARECO, R. T. M.. Avaliação de pedidos de ampliação - Edital nº 14/2015. 2015. Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente.

13.
GODINHO, A. M. M.; TENORIO, M. B.; REIS, Y. C.; GARGANTINI, O. F.; CAVICHIOLLI, A.; MARECO, R. T. M.. Avaliação de pedidos de ampliação - Edital nº 13/2015. 2015. Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente.

14.
GODINHO, A. M. M.; TENORIO, M. B.; REIS, Y. C.; GARGANTINI, O. F.; CAVICHIOLLI, A.; MARECO, R. T. M.. Avaliação de pedidos de ampliação - Edital nº 12/2015. 2015. Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente.

15.
GODINHO, A. M. M.; TENORIO, M. B.; REIS, Y. C.; GARGANTINI, O. F.; CAVICHIOLLI, A.; MARECO, R. T. M.. Avaliação de pedidos de ampliação - Edital nº 11/2015. 2015. Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente.

16.
GODINHO, A. M. M.; REIS, Y. C.; TENORIO, M. B.; GARGANTINI, O. F.; CAVICHIOLLI, A.; MARECO, R. T. M.. Avaliação de pedidos de ampliação - Edital nº 10/2015. 2015. Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente.

17.
GODINHO, A. M. M.; TENORIO, M. B.; REIS, Y. C.; GARGANTINI, O. F.; CAVICHIOLLI, A.; MARECO, R. T. M.. Avaliação de pedidos de ampliação - Edital nº 09/2015. 2015. Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente.

18.
GODINHO, A. M. M.; TENORIO, M. B.; REIS, Y. C.; GARGANTINI, O. F.; CAVICHIOLLI, A.; MARECO, R. T. M.. Avaliação de pedidos de ampliação - Edital nº 08/2015. 2015. Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente.

19.
GODINHO, A. M. M.; TENORIO, M. B.; REIS, Y. C.; GARGANTINI, O. F.; CAVICHIOLLI, A.; MARECO, R. T. M.. Avaliação de pedidos de ampliação - Edital nº 05/2015. 2015. Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente.

20.
GODINHO, A. M. M.; TENORIO, M. B.; REIS, Y. C.; GARGANTINI, O. F.; CAVICHIOLLI, A.; MARECO, R. T. M.. Avaliação de pedidos de ampliação - Edital nº 03/2015. 2015. Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente.

21.
GODINHO, A. M. M.; TENORIO, M. B.; REIS, Y. C.; GARGANTINI, O. F.; CAVICHIOLLI, A.; MARECO, R. T. M.. Avaliação de pedidos de ampliação - Edital nº 02/2015. 2015. Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente.

22.
GODINHO, A. M. M.; TENORIO, M. B.; REIS, Y. C.; GARGANTINI, O. F.; CAVICHIOLLI, A.; MARECO, R. T. M.. Avaliação de pedidos de ampliação - Edital nº 01/2015. 2015. Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Simpósio Internacional de Educação a Distância e VI Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações.Mediador de sessão de comunicação oral. 2017. (Simpósio).

2.
IV Simpósio Internacional de Educação a Distância e VI Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações.Parecerista de trabalhos submetidos ao evento. 2017. (Simpósio).

3.
I Seminário sobre Cultura Digital e Educação a Distância. 2016. (Seminário).

4.
III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações.Parecerista de trabalhos submetidos aos anais do evento. 2015. (Simpósio).

5.
III Simpósio Internacional de Educação a Distância e V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações.Estratégias e desafios da EaD na sociedade contemporânea. 2015. (Simpósio).

6.
Enepe - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste.Discursos de professores/tutores de língua inglesa: pré-construídas sobre a relação professor-aluno em EaD. 2014. (Encontro).

7.
V Seminário: Cenas da Enunciação. 2014. (Seminário).

8.
JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discurso.Debates televisivos entre presidenciáveis 2010: sobreasseverações na imprensa nacional. 2012. (Outra).

9.
Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste.Discurso de Barack Obama no Brasil: efeitos de sentido em traduções de dois jornais. 2011. (Encontro).

10.
Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste.A identidade do professor de inglês:formações discursivas de empregadores. 2011. (Encontro).

11.
I Colóquio internacional de texto e discurso - CITeD. 2011. (Outra).

12.
I Colóquio internacional de texto e discurso - CITeD.Mentiras e promessas eleitoreiras: efeitos de sentido na charge Homem-Legenda. 2011. (Outra).

13.
III CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Corrupção na política: efeitos de sentido na charge Homem-Legenda. 2011. (Congresso).

14.
III CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. 2011. (Congresso).

15.
III Seminário Cenas da Enunciação. 2011. (Seminário).

16.
III SILEL - Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Dilma Rousseff na mídia mundial: efeitos de (im)parcialidade na veiculação dos resultados das eleições presidenciais 2010. 2011. (Simpósio).

17.
VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica.O professor de inglês no discurso do empregador: identidades e diferenças. 2011. (Encontro).

18.
VII SPLE - Seminário de Pesquisa em Letras. 2011. (Seminário).

19.
V Semana do Secretariado Executivo Trilíngue.As identidades materializadas no discurso dos futuros secretários executivos trilíngues. 2011. (Outra).

20.
V Seminário de Estudos em Análise do Discurso - SEAD."O outro no mesmo" nas propagandas dos presidenciáveis brasileiros de 2010. 2011. (Seminário).

21.
XIII SEMANA DE LETRAS: A hora e vez da palavra.Autopsicografia: um gesto de interpretação à luz da análise do discurso. 2011. (Outra).

22.
XX Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná.Jingle e Slogan: efeitos de sentido na campanha política de José Serra. 2011. (Seminário).

23.
XX Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná.O não dito no dito nas charges Homem-Legenda. 2011. (Seminário).

24.
5º Encontro Nacional do GELCO (Grupo de Estudos da Linguagem do Centro Oeste).Efeitos de (im)parcialidade em títulos de notícias on-line sobre as eleições presidenciais 2010. 2010. (Encontro).

25.
5º Encontro Nacional do GELCO (Grupo de Estudos da Linguagem do Centro Oeste). 2010. (Encontro).

26.
Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste.Efeitos de sentido em sobreasseverações sobre a greve dos professores do estado de São Paulo. 2010. (Encontro).

27.
Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste.A construção dos ethé de credibilidade no discurso de lançamento da pré-candidatura de José Serra. 2010. (Encontro).

28.
XI Simpósio de Iniciação Científica.Greve dos professores do estado de São Paulo: efeitos de (im)parcialidade em manchetes de jornais paulistas. 2010. (Simpósio).

29.
I Colóquio Bakhtiniano. 2009. (Outra).

30.
12º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 3º Congresso Internacional de Lusofonia IP - PUC-SP. Sociolingüística: a distância entre a fala coloquial e a norma padrão no ensino médio. 2008. (Congresso).

31.
CIELL - Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Língua Portuguesa: uma análise da distância entre a fala coloquial e anorma padrão no ensino médio. 2008. (Congresso).

32.
ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste.Sociolingüística: suporte metodológico para o professor de língua portuguesa do ensino médio. 2008. (Encontro).

33.
III congreso internacional - Transformaciones culturales: debates de la teoría, la crítica y la lingüística. 2008. (Congresso).

34.
III congreso Internacional - Transformaciónes Culturales: debates de la teoria, la crítica y la linguística.. Fala coloquiale norma culta no português brasileiro. 2008. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
REIS, Y. C. ; MONTEIRO, R. T. ; SILVA, J. J. ; TENORIO, M. B. ; DIAS, D. S. ; GODINHO, A. M. M. ; MARECO, R. T. M. . II Aula Magna. 2016. (Outro).

2.
MARECO, R. T. M.. 8ª Semana de Tecnologia. 2015. (Outro).

3.
REIS, Y. C. ; MONTEIRO, R. T. ; TENORIO, M. B. ; DIAS, D. S. ; SILVA, J. J. ; GODINHO, A. M. M. ; MARECO, R. T. M. . Aula Magna. 2015. (Outro).

4.
REIS, Y. C. ; MONTEIRO, R. T. ; TENORIO, M. B. ; DIAS, D. S. ; GODINHO, A. M. M. ; MARECO, R. T. M. . Semana de Integração Cultural - SIC. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Jamile Gerbara Murça. Educação Inclusiva do deficiente intelectual: Leitura e escrita. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Raquel Tiemi Masuda Mareco.

2.
Laura Monteiro Lago. Olhar dos profissionais da escola sobre os alunos de inclusão. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Raquel Tiemi Masuda Mareco.

3.
Maria Aparecida de Almeida. Projeto Politico Pedagógico: marco inicial para a construção de uma escola democrática e inclusiva. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Raquel Tiemi Masuda Mareco.

4.
Régis Former. Educação Especial Inclusiva na perspectiva da formação continuada em serviço. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Raquel Tiemi Masuda Mareco.

5.
Adriana Cristina Faria Massini Franco. Adaptação curricular: um meio para uma verdadeira inclusão. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Raquel Tiemi Masuda Mareco.

6.
Angelica Aparecida Alves. A Construção da Cultura Inclusiva na Escola Estadual Ruth Ramos Cappi. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Raquel Tiemi Masuda Mareco.

7.
Ana Cláudia Lúcio Pereira Brambilla. Metodologia e currículo diferenciados para os alunos com deficiência intelectual.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Raquel Tiemi Masuda Mareco.

8.
Cristina Helena de Oliveira Ribeiro Agostinete. Processo de ensino-aprendizagem do deficiente auditivo em sala de aula regular: Um estudo de caso.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Raquel Tiemi Masuda Mareco.

9.
Josiane Soares de Faria. O olhar da família e do aluno com necessidade educacional especial sobre a inclusão ? um estudo de caso. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Raquel Tiemi Masuda Mareco.

10.
Larissa Ceppolini Ruella. A estrutura arquitetônica e suas necessidades educacionais especiais.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Raquel Tiemi Masuda Mareco.

11.
Maria Cristina Giaretta Theodoro de Souza. O autista em sala regular de ensino.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em A Literatura e O Ensino da Literatura) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Raquel Tiemi Masuda Mareco.

12.
Roade Poletti Carlevaro Lourenço da Silva. A insegurança dos docentes em lidar com alunos deficientes em uma sala heterogênea.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Raquel Tiemi Masuda Mareco.

13.
Rosiane Maria da Roz De Almeida. Atividades adaptadas diante de um currículo adaptado para alunos com deficiência intelectual na disciplina de língua portuguesa.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Raquel Tiemi Masuda Mareco.

14.
Sandra Regina Hauck dos Santos. Caminhos para a efetiva implantação do surdo/deficiente auditivo na escola.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Raquel Tiemi Masuda Mareco.

15.
Valéria Fiuza Ambrósio. Formação continuada e o coensino na escola: Desafios a serem superados rumo a uma educação inclusiva.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Raquel Tiemi Masuda Mareco.

16.
Viviane Cristina Marques. Práticas pedagógicas inclusivas: ensino-aprendizagem da leitura e escrita de alunos com TGD. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Raquel Tiemi Masuda Mareco.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Nilson Nunes. Plano de negócios: Buffet infantil trem da alegria. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Gestão Empresarial - EaD) - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente. Orientador: Raquel Tiemi Masuda Mareco.

Iniciação científica
1.
Mayra Soellyn Gonçalves. A influência da monitoria na disciplina de inglês nos cursos tecnológicos da Fatec Presidente Prudente. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Gestão Empresarial - EaD) - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente. Orientador: Raquel Tiemi Masuda Mareco.

2.
Diego de Campos Ribeiro. A língua portuguesa em concursos da área de Gestão Empresarial: um estudo quantitativo. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente. Orientador: Raquel Tiemi Masuda Mareco.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 20:00:57