Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4199368575128934
  • Última atualização do currículo em 03/08/2014


Doutora (2014) em Administração na linha de pesquisa de Recursos Humanos e Relações de Trabalho pelo CEPEAD/UFMG com período sanduíche na Université du Quebec a Montréal. Concluiu o mestrado (2009) e a graduação (2004) em Administração também pelo CEPEAD/UFMG. Completou o ciclo de formação teórica em psicanálise no Círculo Psicanalítico de Minas Gerais. É professora do curso de bacharelado em Administração do CEFET-MG, lecionando também nos cursos de cursos de pós graduação lato sensu. Coordena o Núcleo de Estudos Organizacionais e Psicanálise - NEOP e participa como pesquisadora do NERHURT/ PUC. Possui experiência na área de administração com ênfase em gestão de pessoas. Atua principalmente nas áreas de ensino, consultoria e pesquisa em recursos humanos e organizações. Tem como interesse de pesquisa e ensino as áreas de Prazer e Sofrimento no trabalho, Comportamento Humano nas Organizações, Psicossociologia, Psicanálise e suas interfaces com os Estudos Organizacionais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães
Nome em citações bibliográficas
GUIMARÃES, L. V. M.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Departamento de Ciencias Sociais Aplicadas - DCSA.
Av. Amazonas
Nova Gameleira
30510-000 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 33196867
URL da Homepage: www.dcsa.cefetmg.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Administração.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período sanduíche em Université du Québec à Montréal (Orientador: Jacques Rheaume).
Título: Entre o céu e o inferno: confissões de executivos/as no topo da carreira profissional, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Antônio Del Maestro Filho.
Co-orientador: Jacques Rhéaume.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
2007 - 2009
Mestrado em Administração.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Maturidade em Gestão de Pessoas e Desempenho em Academias de Ginástica: Uma análise a partir do People Capability Maturity Model,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Antônio Del Maestro Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Modelos de Maturidade; Gestão de Pessoas; Desempenho Organizacional; P-CMM; Academias de Ginástica; Partial Least Square.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Recursos Humanos.
Setores de atividade: Atividades Recreativas, Culturais e Desportivas.
2006 interrompida
Especialização interrompida em 2007 em Especialização em Gestão Estratégica.. (Carga Horária: 405h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Gestao estratégica de negócios.
Ano de interrupção: 2007
1999 - 2004
Graduação em Administração.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Práticas de Treinamento em academia de ginástica.
Orientador: Antonio Del Maestro Filho.




Formação Complementar


2014 - 2014
Caso Schereber. (Carga horária: 30h).
Círculo Psicanalítico de Minas Gerais.
2014 - 2014
Formações do inconsciente. (Carga horária: 30h).
Círculo Psicanalítico de Minas Gerais.
2014 - 2014
A escuta Analítica. (Carga horária: 30h).
Círculo Psicanalítico de Minas Gerais.
2013 - 2013
Introdução a Lacan: Real, Simbólico e Inconsciente. (Carga horária: 60h).
Círculo Psicanalítico de Minas Gerais.
2013 - 2013
Experiência Psicanalítica:uma introdução. (Carga horária: 30h).
Círculo Psicanalítico de Minas Gerais.
2012 - 2012
Metapsicologia III. (Carga horária: 32h).
Círculo Psicanalítico de Minas Gerais.
2012 - 2012
Psicopatologia. (Carga horária: 32h).
Círculo Psicanalítico de Minas Gerais.
2012 - 2012
Seminário de Implicação e de Pesquisa. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Santa Catarina.
2012 - 2012
Pesquisa e intervenção em Psicossociologia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Metapsicologia I. (Carga horária: 32h).
Círculo Psicanalítico de Minas Gerais.
2011 - 2011
Metapsicologia II. (Carga horária: 32h).
Círculo Psicanalítico de Minas Gerais.
2011 - 2011
Contribuiçoes da Psicanálise a Cultura. (Carga horária: 32h).
Círculo Psicanalítico de Minas Gerais.
2011 - 2011
A constituição do sujeito. (Carga horária: 32h).
Círculo Psicanalítico de Minas Gerais.
2010 - 2010
A concepçao freudiana da sexualidade. (Carga horária: 32h).
Círculo Psicanalítico de Minas Gerais.
2010 - 2010
Autores contemporaneos de psicanálise. (Carga horária: 32h).
Círculo Psicanalítico de Minas Gerais.
2005 - 2005
ESL - English as a Second Language. (Carga horária: 340h).
King George International Colege.
2004 - 2005
Curso de instrução para professores provisionados. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2003 - 2003
Practitioner em PNL. (Carga horária: 120h).
Instituto Brasileiro de Neurolinguística.


Atuação Profissional



Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Recursos Humanos I Recursos Humanos II Gestao estratégica de Cargos Salários e Carreiras Teoria Geral da Administração I Teoria Geral da Administração II Contexto Social do Administrador

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora do Bacharelado em Administração, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40
Outras informações
Matérias: Teoria Geral da Administração I Teoria Geral da Administração II Recursos Humanos II Metodologia de Pesquisa Contexto Social do Administrador Introduçao a administraçao Organizaçao empresarial

Atividades

04/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Depertamento de Pesquisa e Pós Graduação, .

Cargo ou função
Membro Comissão permanente de divulgação científica e tecnológica.
03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciencias Sociais Aplicadas -DCSA, .

03/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Assuntos Internacionais, .

Cargo ou função
Representante do Departamento de Ciencias Sociais Aplicadas.
12/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciencias Sociais Aplicadas -DCSA, .

10/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciencias Sociais Aplicadas -DCSA, .

Cargo ou função
Coordenadora do Eixo Fundamentos da Administração.
02/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciencias Sociais Aplicadas -DCSA, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado de Administração.
02/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Engenharia de Produção Civil, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado de Engenharia de Produção Civil.
02/2012 - 11/2012
Ensino, Bacharelado em Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestao Estratégica de Cargos Salários e Carreiras
Recursos Humanos II
08/2011 - 12/2011
Ensino, Bacharelado em Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Recursos Humanos II
Recursos Humanos I
02/2010 - 12/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciencias Sociais Aplicadas -DCSA, .

08/2011 - 10/2011
Ensino, Gestao Estratégica de Negócios, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ambiente empresarial e organizações
08/2011 - 10/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciencias Sociais Aplicadas -DCSA, .

Cargo ou função
Membro Comissão responsável pela organização do curso de administração da II Mostra de Graduação.
02/2011 - 07/2011
Ensino, Bacharelado em Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa
Recursos Humanos II
08/2010 - 12/2010
Ensino, Engenharia de Produção Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à administração
08/2010 - 12/2010
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização empresarial
07/2010 - 12/2010
Ensino, Bacharelado em Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contexto Social do Administrador
Teoria Geral da Administração I
02/2010 - 07/2010
Ensino, Bacharelado em Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Geral da Administração II
Contexto Social do Administrador
Teoria Geral da Administração I

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bosista Capes, Enquadramento Funcional: Aluna Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Capes - Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2011 - 07/2011
Ensino, Ciências Atuariais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Geral da Administração

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora- Colaboradora


Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenação do curso de administração, Carga horária: 20
Outras informações
Função: Coordenação do curso de Bacharel em administração a distância


Centro Universitário de Belo Horizonte, UNI-BH, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Proposição de Curso de MBA, Carga horária: 4
Outras informações
Coordenadora do Curso MBA em Gestão de Academias e Empreendimentos Esportivos


Fundação João Pinheiro, FJP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Docente colaboradora, Enquadramento Funcional: Docente Colaboradora Credenciada
Outras informações
Docente Colaboradora Credenciada


Faculdade de Tecnologia Infórium, FIT, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6
Outras informações
Ministra a matéria de Cargos, Salários e Carreira


Prefeitura Municipal de Boa Esperança-MG, PMBE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 8
Outras informações
Consultoria em Cargos Salários e Remuneração para a Prefeitura de Boa Esperança


Woodbridge, TWE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Analista administrativo, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pela organização da área de treinamento, pelo Balanced Scorecard da empresa,pela previsão das despesas mensais do setor de Recursos Humanos e acessoria ao PLR.


Academia Corpore, CORPORE, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2006
Vínculo: prstação de serviços, Enquadramento Funcional: Gestora da empresa junto aos sócios, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pelo desempenho da rede de academias. Contratações, demissões, treinamento. Implantação de novas tecnologias de gestão. Acompanhamento do sistema de metas e avaliação dos resultados.


Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte, SEBRAE/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Trainee, Enquadramento Funcional: Trainee, Carga horária: 40
Outras informações
consultoria para micro e pequenos empresários, informações sobre financiamento,abertura, encerramento de empresas e plano de negócios. Participação do Brasil Empreendedor - Programa Brasileiro de Empreendedores - Responsável pelo Agendamento, treinamento e acompanhamento da evolução de empresário para aquisição de financiamento.



Linhas de pesquisa


1.
Estudos Organizacionais e Psicanálise

Objetivo: Esta linha de pesquisa é o grande "guarda-chuva" em que se encontram os diversos subtemas propostos ligados à Psicanálise e aos Estudos Organizacionais. Tem como objetivo evidenciar e aprofundar as inúmeras possibilidades de articulação e contribuição entre a Psicanálise e os Estudos Organizacionais além de seus aspectos metodológicos e epistemológicos. Assim, a transdisciplinaridade refletida nos subtemas propostos permite reforçar a contribuição da pesquisa em que se pretende aprofundar..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Organizações.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICANÁLISE.
Palavras-chave: Psicanálise; Estudos Organizacionais; Prazer e Sofrimento; Epistemologia; Psicossociologia.
2.
Programa de Desenvolvimento de talentos

Objetivo: Este projeto tem como objetivo principal fornecer subsídios para se mapear as competências exigidas pelo mercado de trabalho a fim de capacitar os alunos dos cursos de graduação dentro desses parâmentros e melhorar a insersão destes como profissionais..
3.
Entrevistas Transferenciais: novas possibilidades para a pesquisa nos Estudos Organizacionais

Objetivo: Este projeto tem como objetivo principal compreender como o processo de transferência e contra transferência se configuram na entrevistas realizadas com executivos. Para tanto, se utilizará o referencial psicanalítico para dar suporte teórico a este trabalho além de inserções na psicossociologia e na psicodinâmica. Em relação à metodologia a ser utilizada, buscar-se-á trabalhar com as entrevistas transferenciais idealizadas por Matos (2001). Esta é uma técnica de entrevista fortemente fundada na experiência psicanalítica o que faz jus ao alinhamento teórico proposto. A utilização do arcabouço teórico psicanalítico buscará trazer a epistemologia e os conceitos da psicanálise sob a ótica da compreensão do ser humano, como um ser de desejos e pulsões. A grande contribuição deste trabalho está justamente em propor investigar esses espaços pouco trabalhados pelas ciências sociais aplicadas..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicossociologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICANÁLISE.
Palavras-chave: Psicanálise; Estudos Organizacionais; Entrevistas Transferenciais.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Processos de decisão e subjetividade: vida e trabalho com qualidade no TRT-MG

Descrição: O presente projeto decorre de uma ampla investigação denominada Clínica do trabalho: vida e trabalho com qualidade no TRT-MG, cuja intenção é possibilitar a produção de saberes sobre o trabalho, promovendo o diálogo entre trabalhadores, gestores e pesquisadores sobre questões que impactam a qualidade da vida e do trabalho no TRT-MG. Essa pesquisa inscreve-se como uma atividade do NEOP (CEFET-MG), em parceria com o Núcleo de estudos em Políticas Públicas (FaPP/UEMG) e com o Programa de Pesquisa, Ensino e Extensão Conexão de Saberes sobre Trabalho do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (FAE/UFMG), projeto que integra as atividades de cooperação entre a UFMG e o Instituto de Ergologia da Universidade Aix-Marseille França, e nasce da possibilidade de uma parceria com o Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais TRT-MG, para o desenvolvimento de ações que possam ser ofertadas a grupos de trabalhadores como possibilidade de tratamento ao que foi diagnosticado numa pesquisa sobre Qualidade de Vida no Trabalho realizada por pesquisadores da Universidade de Brasília no TRT-MG em 2013. O objetivo principal dessa pesquisa mais ampla é proporcionar aos coletivos de trabalhadores um espaço de fala que possa mobilizar, articular e sistematizar trocas de conhecimentos e experiências sobre o trabalho de modo a compreender e superar algumas dificuldades na produção da vida e do trabalho com qualidade no TRT-MG. Assim, o presente projeto decorre dessa investigação, com o intuito específico de proporcionar aos gestores e trabalhadores conhecimentos e reflexões acerca de seu trabalho e experiências que possam ampará-los nos processos decisórios em geral. Destaca-se aqui a importância da consideração aos aspectos subjetivos e cognitivos ligados a esse fenômeno; a hipótese principal é a de que o processo reflexivo de si e do coletivo de trabalho, juntamente a melhorias na qualidade de vida e trabalho na organização, são elementos fundamentais de apoio aos processos decisórios. Diante do que se apresenta, é objetivo principal do presente projeto: proporcionar aos coletivos de gestores e trabalhadores reflexões e conhecimento de si e do coletivo de trabalho que possam ampará-los e orientá-los na gestão, no trabalho, e de maneira específica, nos processos decisórios. São também objetivos do projeto: contribuir com melhorias na gestão e organização do trabalho; aprofundar teórica e praticamente a compreensão e o uso de metodologias de escuta e intervenção sobre situações concretas de trabalho no setor público; abordar a temática saúde e a qualidade de vida no trabalho numa confrontação permanente entre saberes e valores produzidos pelos trabalhadores/gestores e saberes produzidos no âmbito das pesquisas dos campos de conhecimento envolvidos no projeto; contribuir para a elaboração de estratégias de ação a partir da perspectiva da atividade de trabalho, fornecendo conhecimentos e instrumentos para gestores de políticas públicas intervenham em diversas instâncias de elaboração das políticas de saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho em âmbito local e nacional; comunicar os resultados dos trabalhos de pesquisa realizados em eventos científicos, na forma de livros, artigos e outros produtos. Propõe ainda num horizonte mais largo, na aproximação deste órgão público com a Universidade, refinar e aprimorar o olhar de ambos sobre as relações homem/trabalho. A ideia é através dos referenciais teóricos e metodológicos que sustentam o projeto, demonstrar a importância e relevância da construção de alternativas e novas abordagens sobre a compreensão do trabalho (diferenciadas de modelos hegemônicos clássicos constituídos) que possam efetivamente produzir novos olhares sobre a complexidade existente no trabalho e assim ajudar a estabelecer novas estratégias para a construção e manutenção da saúde e qualidade de vida do trabalhador.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) .

Integrantes: Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães - Integrante / Fernanda Tarabal - Coordenador / Rafael Diogo Pereira - Integrante / Liliam Bambirra de Assis - Integrante / Admardo Bonifacio Júnior - Integrante.
2014 - Atual
Poder nos Estudos Organizacionais: análise dos discursos da gestão e das relações de poder nos processos decisórios sob a ótica foucaultiana

Descrição: A questão do poder nas organizações tem sido abordada de forma implícita ou subjacente a diversas outras temáticas, tais como: autoridade, controle, liderança, coerção, processos decisórios, influência e estratégias (FARIA, 2003). Nesse sentido, tornam-se evidentes a relevância e a abrangência do tema para o campo dos estudos organizacionais. Porém, é importante destacar que, muitas vezes, o conceito de poder tem sido apresentado de maneira pouco clara ou de forma fragmentada, como um elemento marginal a outros temas tradicionais na Administração. A possibilidade de trazer a temática do poder para a arena central do debate oferece novas alternativas para se pensar as organizações e as práticas que lhe são inerentes. Este projeto partirá do pensamento de Michel Foucault, que permite analisar a questão do poder a partir de outro quadro teórico e conceitual. A desnaturalização das instituições e os deslocamentos estratégicos operados por Foucault se apresentam como uma via promissora, pois permitem tomar como ponto de partida as relações de poder estabelecidas e reproduzidas pelos sujeitos, ao invés das fronteiras teóricas impostas ao construto organização . Assim, será possível deslocar a análise das organizações para o nível dos discursos presentes no management, que incutem determinados saberes como verdadeiros, sustentando efeitos específicos de poder. Em suma, o objetivo deste projeto é direcionar uma analítica de inspiração foucaultiana para os discursos da Administração, a fim de evidenciar os efeitos de verdade e as relações de poder engendradas desde sua constituição histórica até os discursos contemporâneos. Do ponto de vista metodológico, buscar-se-á desenvolver um conjunto de princípios para a análise de enunciados, voltados para os discursos sustentados no campo da Administração. O presente projeto assenta sua justificativa precisamente na importância que a lógica da gestão e os discursos que a acompanham assumiram em nossa sociedade. São diversos os autores que sustentam assertivas indicando que a Administração se tornou uma metalinguagem (GAULEJAC, 2007), isto é, que nossa contemporaneidade estaria impregnada pela ideia de que tudo é passível de ser gerido: as empresas, o tempo, os corpos, a família, a saúde, o Estado, etc. Assim, mais do que nunca, é necessário pensar a gestão fora de seus limites habituais, levando à problematização de seus fundamentos, com o intuito de desatrelar sua prática, pesquisa e ensino de uma visão meramente instrumental. A importância dessa discussão não se assenta somente na proposta de trazer bases epistemológicas mais sólidas para a produção acadêmica da área. O que deve ser seriamente considerado são as consequências políticas e sociais decorrentes da visão instrumental que prevalece no campo da Administração..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães - Integrante / Fernanda Tarabal - Integrante / Rafael Diogo Pereira - Coordenador.
2013 - Atual
Ressignificação da gestão e seu impacto no processo decisório: Formas alternativas para além da racionalidade instrumental

Descrição: A Revolução Industrial gerou o crescimento do tamanho das empresas, exigindo o envolvimento de pessoas cada vez mais especializadas em determinados aspectos da organização do trabalho. É neste contexto que surgem os princípios de administração e organização do trabalho, supostamente mais efetivos e eficientes que os métodos tradicionais de determinação das atividades profissionais. Por meio da emergência da ocupação do gestor e da administração burocrática, a gestão passa a ser vista a partir do princípio chave do Iluminismo: a busca do controle por meio da aplicação da racionalidade instrumental. (WEBER, 1982). Ainda que esta forma de gerir, ligada à mainstream tenha propiciado a melhoria dos padrões humanos de bem-estar, é preciso considerar que as práticas gerenciais e administrativas racionais, uma vez dissociadas de questões político-sociais e éticas, justificam a construção de campos de exclusão em massa, bem como a alienação do trabalhador (GUERREIRO RAMOS, 1981). Assim, é preciso repensar a gestão. O objetivo desta pesquisa é analisar as diferentes formas de gestão alternativas à mainstream. Para tanto, serão descritas as características das diferentes formas de gestão alternativas encontradas por meio da realização de um estudo de múltiplos casos no Brasil. Como resultados será possível ter a descrição de formas alternativas de gestão e a consolidação dos principais desafios encontrados na realização das formas alternativas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães - Integrante / Fernanda Tarabal - Integrante / Liliam Bambirra de Assis - Coordenador / Patrícia Albuquerque - Integrante / Lucas Eduardo Fernandes Teixeira - Integrante / Mariana Martins - Integrante.
2012 - Atual
Entrevistas transferenciais: Novas possibilidades para a pesquisa nos Estudos Organizacionais

Descrição: Este projeto tem como objetivo principal compreender como o processo de transferência e contra transferência se configuram na entrevistas realizadas com executivos. Para tanto, se utilizará o referencial psicanalítico para dar suporte teórico a este trabalho além de inserções na psicossociologia e na psicodinâmica. Em relação à metodologia a ser utilizada, buscar-se-á trabalhar com as entrevistas transferenciais idealizadas por Matos (2001). Esta é uma técnica de entrevista fortemente fundada na experiência psicanalítica o que faz jus ao alinhamento teórico proposto. A utilização do arcabouço teórico psicanalítico buscará trazer a epistemologia e os conceitos da psicanálise sob a ótica da compreensão do ser humano, como um ser de desejos e pulsões. A grande contribuição deste trabalho está justamente em propor investigar esses espaços pouco trabalhados pelas ciências sociais aplicadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães - Coordenador / Ana Paula Paes de Paula - Integrante / Fernanda Tarabal - Integrante / Liliam Bambirra de Assis - Integrante / Jéssica Gabriele Mathias do Carmo - Integrante / Mariana Lima Caeiro - Integrante.
Número de orientações: 1
2009 - 2011
Prática inovadoras de Treinamento e seus impactos na satisfação no trabalho

Descrição: A proposta deste projeto é investigar as relações entre dois construtos organizacionais: Treinamento, Desenvolvimento e Educação (GIT) e Satisfação no e com o Trabalho (GST). O primeiro construto abrange as práticas inovadoras de treinamento, desenvolvimento e educação e foi considerado inicialmente, como sendo resultante de três subconstrutos ou conjunto de variáveis: levantamento de necessidades, planejamento, implementação e avaliação e, finalmente, políticas de educação corporativa. Já o segundo construto compõe-se de três subconstrutos ou conjunto de variáveis: a satisfação com fatores associados ao trabalho em si, a satisfação com fatores organizacionais e a satisfação com a gerência..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães - Integrante / Antonio Del Maestro Filho - Coordenador.
2008 - 2010
Casos de Fracasso no Ensino em Administração: uma alternativa didática para a pedagogia crítica?

Descrição: Nos últimos anos, a pedagogia crítica vem ganhando espaço, pois a educação tornou-se um objeto de grande interesse dos pesquisadores críticos, dada sua potencialidade de projetar novas organizações e mesmo de criticar as ações de alienação das organizações atuais. Acredita-se que a formação educacional é uma das principais possibilidades de se pensar e organizar o mundo de forma diferente. Preocupados com a hegemonia do "mundo administrado", os pensadores críticos da organização também acreditam que o ensino crítico é uma das principais ferramentas para a mudança no espírito gerencialista presente na literatura e pesquisas, predominado nas salas de aula. Neste projeto de pesquisa, pretende-se abordar a elaboração e o uso estudos de caso para ensino em administração enquanto alternativa didática para a pedagogia crítica. Partindo-se de um pequeno balanço sobre os estudos de caso no ensino em administração, realiza-se uma crítica da predominância dos casos de sucesso como material didático, sugerindo-se alternativamente a exploração de casos de fracasso, que ao criarem conflitos cognitivos, na perspectiva do erro construtivo piagetiano, podem abrir caminho para a criatividade e a reflexividade crítica dos estudantes, bem como para uma abordagem crítica de ensino. Neste contexto, os elementos fundamentais são o questionamento da verdade das best practices e o desenvolvimento desta reflexividade crítica, que possibilita ao estudante desmascarar as formas de naturalização, rompendo com uma visão a-histórica e a-crítica, além de considerar que o trabalho, a formação e a experiência de vida são atividades indistintas.. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães - Integrante / Ana Paula Paes de Paula - Coordenador / Liliam Bambirra de Assis - Integrante / Raquel de Oliveira Barreto - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
Interfaces entre Recursos Humanos, Relações de Trabalho e Estudos Organizacionais

Descrição: Discutir as interfaces entre Relações de Trabalho, Recursos Humanos e Estudos Organizacionais, no sentido de contribuir para uma conversação mais intensa entre estas áreas, procurando aportar um arcabouço teórico maior e mais sofisticado, com maior espírito crítico, às áreas de RH e RT..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães - Integrante / Antônio Carvalho Neto - Coordenador.
2006 - 2008
Modernidade Organizacional, treinamento, desenvolvimento e educação - um estudo em organizações mineiras

Descrição: O objetivo desta pesquisa é investigar as relações entre os construtos Práticas Inovadoras de Treinamento, Desenvolvimento e Educação, Modernidade Organizacional e Satisfação dos Funcionários de diversas organizações com o Trabalho, sob a perspectiva desses funcionários enquanto alunos de diversos cursos de especialização lato sensu de escolas de administração da cidade de Belo Horizonte Minas Gerais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães - Integrante / Antonio Del Maestro Filho - Coordenador.


Projetos de extensão


2012 - Atual
Contribuições da psicanálise para os Estudos Organizacionais

Descrição: Este projeto de extensão visa capacitar os alunos do CEFET-MG a conhecerem os principais conceitos da psicanálise afim de conseguir discuti-los teoricamente e compreender como podem contribuir para as teorias organizacionais. Como a Psicanálise é considerada uma disciplina de alta complexidade, pretende-se, a partir de encontros semanais com duração de aproximadamente duas horas, que seja possível um aprofundamento nas leituras das obras sociológicas de Freud assim como os trabalhos de Eugene Enriquez. É com o amadurecimento dos alunos frente as leituras propostas que iniciaremos o desenvolvimento de artigos científicos em dupla que abordem o tema estudado e a Administração. O estudo da Administração a partir do viés psicanalítico abre possibilidades de estudos de novas abordagens do sujeito dentro do processo cognitivo e social, assim como diversas possibilidades de pesquisa e metodologias para o campo , contribuindo assim para o desenvolvimento de um arcabouço teórico novo para os estudos organizacionais. O objetivo final deste trabalho será a produção e publicação de artigos científicos pelos alunos em congressos renomados no campo da administração..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães - Coordenador / Jéssica Gabriele Mathias do Carmo - Integrante / Nayara Cristina Serafim - Integrante / Rosiane Lara dos Santos - Integrante / Naiara Dias Marques - Integrante / Viviane Ribeiro Oliveira - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2007 - 2009
Gestão de Pessoas e desempenho em Academias de Ginástica: uma análise a partir do People Capability Maturity Model

Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães - Integrante / Antonio Del Maestro Filho - Coordenador.


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Revista Alcance (Online)
2013 - Atual
Periódico: Revista de Educação, Gestão e Sociedade
2014 - Atual
Periódico: Cadernos EBAPE.BR (FGV)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicossociologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICANÁLISE.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Organizações.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Recursos Humanos/Especialidade: Relações de Trabalho.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Aprovada em 2o Lugar concurso professor efetivo CEFET-MG 2010, CEFET-MG.
2009
Aprovada 2o lugar concurso Doutorado em Administração, CEPEAD - FACE- UFMG.
2009
Aprovada em 1o lugar concurso de professor substituto, CEFET-MG.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GUIMARÃES, L. V. M.2013 GUIMARÃES, L. V. M. ; MAESTRO FILHO, A. . Epistemologia Freudiana e Estudos Organizacionais:Possibilidades da Interdisciplinaridade. Contrapontos (Online), v. 2, p. 84-94, 2013.

2.
SILVEIRA, Rogério Braga2010SILVEIRA, Rogério Braga ; GUIMARÃES, L. V. M. ; BRAGA, Sonia Faria Mendes ; MAESTRO FILHO, A. . Um modelo de políticas públicas gerador de renda: Uma experiência promovida pela Prefeitura Municipal de São Paulo. Alcance (UNIVALI) (Cessou em 2007), v. 17, p. 336-349, 2010.

3.
BARROS, A. N.2009 BARROS, A. N. ; RIENTE, C. de A ; GUIMARÃES, L. V. M. . Narcisismo nas Organizações: Formas de Investimento Pulsional no Capitalismo Tardio. Psicologia Argumento, v. 27, p. 11-22, 2009.

4.
GUIMARÃES, L. V. M.2009 GUIMARÃES, L. V. M. ; MARANHÃO, C.M.S. . Pode alguém ser um educador sem ser opressor?. Contrapontos (UNIVALI), v. 8, p. 463-474, 2009.

5.
MAESTRO FILHO, A.2009MAESTRO FILHO, A. ; GUIMARÃES, L. V. M. ; SILVEIRA, Rogério Braga ; BRAGA, Sonia Faria Mendes . A educação empreendedora para pequenos produtores agrícolas.. Contrapontos (UNIVALI) (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-7114 Contrapontos (Online)), v. 08, p. 405-421, 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MEYER, A. M. ; GUIMARÃES, L. V. M. . Mais prazer ou mais sofrimento? Um estudo com trabalhadores de uma agência bancária.. In: EnGPR, 2013, Brasília. EnGPR 2013, 2013.

2.
GUIMARÃES, L. V. M. ; REZENDE, O. ; TARABAL, Fernanda ; MAESTRO FILHO, A. . Corpo São Mente Sã: reflexoes sobre um modelo Mc Donald´s de Atividade Física. In: 4rt Latin American and European meeting on Organizational Studies, 2012, Ajijic - México. LAEMOS, 2012.

3.
GUIMARÃES, L. V. M. ; MAESTRO FILHO, A. . Epistemologia Freudiana e Estudos Organizacionais: novas possibilidades para a pesquisa. In: Encontro Nacional de Estudos Organizacionais, 2012, Curitiba. ENEO 2012. Rio de Janeiro, 2012. v. VII.

4.
GUIMARÃES, L. V. M. ; TARABAL, Fernanda . O "Prazer" no Vazio uma Reflexão sobre o uso de Alcool e Drogas na Pós Modernidade. In: III Encontro de Gestao de Pessoas e Relações de Trabalho, 2011, Joao Pessoa. EnGPR, 2011.

5.
GUIMARÃES, L. V. M. ; CARVALHO, L. S. ; MATOS, G. S. ; LACERDA, M. A. ; OTTONI, M. V. T. ; MOREIRA, J. M. . O poder nas organizações: Uma análise a partir do filme Tropa de Elite. In: III Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade, 2010, Belo Horizonte. III Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade, 2010.

6.
RIENTE, C. de A ; GUIMARÃES, L. V. M. ; ASSIS, L. B. . Análise Crítica Das Pesquisas em Estresse Ocupacional da Anpad: Afinal, Cadê o Sujeito?. In: Enanpad -Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração., 2010, Rio de Janeiro. Enanpad -Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração., 2010.

7.
GUIMARÃES, L. V. M. ; FARIA, R. C. V. ; FERREIRA, D. T. B. . Sala de aula e perversão: uma análise psicanalítica acerca da relação professor x aluno. In: Enanpad -Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração., 2010, Rio de Janeiro. Enanpad -Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração., 2010.

8.
MAESTRO FILHO, A. ; GUIMARÃES, L. V. M. ; SOUZA, E. P. ; VELOSO, A. A. C. ; FARIA, R. C. V. . Práticas inovadoras de treinamento e seus impactos na satisfação no trabalho. In: Congresso Brasileiro de Psicologia organizacional e do trabalho, 2010, São Bernardo do Campo. IVCBPOT, 2010.

9.
GUIMARÃES, L. V. M. ; MAESTRO FILHO, A. ; Dias, D. V. . Maturidade em gestão de pessoas e desempenho em academias de ginástica: uma análise a partir do PCMM. In: International Meeting of Iberoamerican Academy of Management, 2009, Buenos Aires. Iberoamerican Academy of Management. Buenos Aires, 2009.

10.
Dias, D. V. ; MAESTRO FILHO, A. ; GUIMARÃES, L. V. M. . Valores Organizacionais e Qualidade de Vida no Trabalho: Um Modelo de Análise por Equações Estruturais. In: 5 Meeting Iberoamerican Academy of Management, 2009, Buenos Aires. Iberoamerican Academy of Management. Buenos Aires, 2009.

11.
Faleiro,Letícia Tatiane Rezende ; SOUZA, E. P. ; GUIMARÃES, L. V. M. ; MAESTRO FILHO, A. . Estagiário:De aprendiz à mão de obra barata - a problemática da prática do estágio profissional na atualidade. In: Congresso Virtual Brasileiro de Administração, 2009, CONVIBRA. VI CONVIBRA, 2009.

12.
DIAS, B. O. S. V. ; GARCIA, R. H. ; MAESTRO FILHO, A. ; GUIMARÃES, L. V. M. . Educação a Distância e Presencial: Estudo de Caso em uma IES. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2009, São Luis. VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. São Luis: UNIREDE, 2009. v. VI.

13.
BARROS, A. N. ; RIENTE, C. de A ; GUIMARÃES, L. V. M. . O Lugar do Trabalho na Psique dos Indivíduos: Luto, Melancolia e Auto-Aniquilamento do Ego. In: ANPAD, 2008, Rio de Janeiro. Enanpad -Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Porto Alegre - RS: Gráfica e Editora Pallotti, 2008. v. 32.

14.
BRAGA, Sonia Faria Mendes ; SILVEIRA, Rogério Braga ; MAESTRO FILHO, A. ; GUIMARÃES, L. V. M. . As Políticas Públicas para os Idosos no Brasil: A Cidadania no Envelhecimento.. In: EnAPG - Encontro de Administração Pública e Governança, 2008, Salvador. EnAPG - Encontro de Administração Pública e Governança, 2008.

15.
GUIMARÃES, L. V. M. ; MAESTRO FILHO, A. ; SILVEIRA, Rogério Braga ; BRAGA, Sonia Faria Mendes . Uma investigação sobre a associação entre os fatores saneamento, saúde e educação materna e a geração de pessoas com deficiência no município de Betim.. In: EnAPG -, 2008, Salvador. EnAPG -Encontro de Administração Pública e Governança, 2008. v. 3.

16.
OLETO, A. de F. ; GUIMARÃES, L. V. M. ; PEREIRA, R. D. ; MAESTRO FILHO, A. . Lazer no trabalho: Qualidade de Vida ou Aumento da Produtividade?. In: ENAREL - Encontro nacional de Recreação e lazer, 2008, São Paulo. XX Encontro Nacional de Recreação e Lazer 2008 em São Paulo, 2008.

17.
MAESTRO FILHO, A. ; OLIVEIRA, J. A. C. ; GUIMARÃES, L. V. M. ; SILVEIRA, V. N. S. . Modernização Organizacional e Práticas Inovadoras de Treinamento:Um modelo Relacional de Estudo com Profissionais de Organizações Mineiras. In: V SIMGEN 2007, 2007, Seropédica. SINGEN. Seropédica: UFRRJ, 2007. v. 01. p. 1-16.

18.
BARROS, A. N. ; GUIMARÃES, L. V. M. ; BICALHO, R. . A informação como chave competitiva na cadeia logística. In: Simpósio de Engenharia de Produção, 2007, Bauru. XIV SIMPEP, 2007.

19.
SILVEIRA, V. N. S. ; GUIMARÃES, L. V. M. ; ABRAAO, H. . Os Modelos de Maturidade e a Gestão de Pessoas: O Modelo P-CMM.. In: 31º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração 2007, 2007, Rio de Janeiro - RJ. Resumo dos trabalhos do XXXI ENANPAD - 2007. Porto Alegre - RS: Gráfica e Editora Pallotti, 2007. v. v. 31. p. 392.

20.
GUIMARÃES, L. V. M. ; COSTA, L. A. ; BARBOSA, F. V. . Cooperação Universidade-empresa:um Caminho Para o Empreendedorismo. In: XIV SIMPEP, 2007, Bauru. Simpósio de Engenharia de Produção, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, F. G. ; GUIMARÃES, L. V. M. ; VINHAS, V. Q. . Sociologia Clínica e Administração: Possibilidades e Aproximações. In: EnANPAD 2012, 2012, Rio de Janeiro. ANPAD Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração, 2012.

Artigos aceitos para publicação
1.
GARCIA, R. H. ; DIAS, B. O. S. V. ; GUIMARÃES, L. V. M. ; LORENTZ, C. N. ; MAESTRO FILHO, A. . Modelo relacional entre conhecimentos transmitidos por cursos de especialização lato sensu em Administração e seus impactos na vida profissional: uma análise na perspectiva dos alunos egressos. . Revista Científica da FAI (Impresso), 2014.

2.
GARCIA, R. H. ; DIAS, B. O. S. V. ; GUIMARÃES, L. V. M. ; LORENTZ, C. N. ; MAESTRO FILHO, A. . Perfil do egresso de cursos de especialização lato sensu em Administração . Revista Científica da FAI (Impresso), 2014.

3.
LORENTZ, C. N. ; OLIVEIRA, L. C. V. ; DIAS, B. O. S. V. ; GUIMARÃES, L. V. M. . Subjetividade e Identidade dos Gerentes frente aos Novos Papéis Exigidos no Atual Contexto Organizacional.. Revista Gestão e Tecnologia, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
CASTRO, F. G. ; GUIMARÃES, L. V. M. ; VINHAS, V. Q. . Sociologia Clínica e Administração: Possibilidades e Aproximações. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
GUIMARÃES, L. V. M. ; REZENDE, O. ; TARABAL, Fernanda ; MAESTRO FILHO, A. ; GONCALVES, C. A. . Sane Body, Sane Mind: Reflections of a Mc Donald's likemodel of Physical activity. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GUIMARÃES, L. V. M. . Pós Modernidade: Era de constituição de sujeitos perversos ou psicóticos?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
GUIMARÃES, L. V. M. ; TARABAL, Fernanda . O "Prazer" no Vazio: Uma Reflexão sobre o uso de Alcool e Drogas na Pós Modernidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
RIENTE, C. de A ; GUIMARÃES, L. V. M. ; ASSIS, L. B. . Análise crítica das Pesquisas em estresse ocupacional da Anpad: Afinal, cade o sujeito?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
GUIMARÃES, L. V. M. ; FARIA, R. C. V. ; FERREIRA, D. T. B. . Sala de Aula e Perversao: Uma análise psicanalítica acerca da relação Professor x Aluno. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
GUIMARÃES, L. V. M. ; CARVALHO, L. S. ; MATOS, G. S. ; LACERDA, M. A. ; OTTONI, M. V. T. ; MOREIRA, J. M. . O Poder nas Organizações: Uma análise a partir do filme trópa de elite. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
MAESTRO FILHO, A. ; GUIMARÃES, L. V. M. ; SOUZA, E. P. ; VELOSO, A. A. C. ; FARIA, R. C. V. . Práticas inovadoras deTreinamento e seus impactos na satisfação no trabalho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
GUIMARÃES, L. V. M. ; MAESTRO FILHO, A. ; Dias, D. V. . Maturidade em Gestão de Pessoas e Desempenho em Academias de Ginástica: Uma Análise a Partir do PCMM. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Dias, D. V. ; MAESTRO FILHO, A. ; GUIMARÃES, L. V. M. . Valores Organizacionais e Qualidade de Vida no Trabalho: Um modelo de análise por equações estruturais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
BARROS, A. N. ; RIENTE, C. de A ; GUIMARÃES, L. V. M. . O Lugar do Trabalho na Psique dos Indivíduos: Luto, Melancolia e Auto-Aniquilamento do Ego. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
BRAGA, Sonia Faria Mendes ; MAESTRO FILHO, A. ; SILVEIRA, Rogério Braga ; GUIMARÃES, L. V. M. . As Políticas Públicas para os Idosos no Brasil: A Cidadania no Envelhecimento.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
GUIMARÃES, L. V. M. ; MAESTRO FILHO, A. ; SILVEIRA, Rogério Braga ; BRAGA, Sonia Faria Mendes . Uma investigação sobre a associação entre os fatores saneamento, saúde e educação materna e a geração de pessoas com deficiência no munieducação materna e a geração de pessoas com deficiência no município de Betim.cípio de Betim.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SILVEIRA, V. N. S. ; GUIMARÃES, L. V. M. ; ABRAAO, H. . Modelos de Maturidade e a Gestão de Pessoas: O Modelo P-CMM.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
GUIMARÃES, L. V. M. ; MAESTRO FILHO, A. ; SOUZA, E. P. . Perversao nas organizaçoes: consideraçoes acerca das práticas de recursos humanos. Curitiba: Juruá, 2011 (Capítulo de Livro (Prelo)).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
GUIMARÃES, L. V. M. . Parecerista Cadernos EBAPE.BR. 2014.

2.
GUIMARÃES, L. V. M. . Avaliadora EnANPAD 2014 - Área: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. 2014.

3.
GUIMARÃES, L. V. M. . Avaliadora ANGRAD 2014 - Área: Ensino Pesquisa e Capacitação Docente. 2014.

4.
GUIMARÃES, L. V. M. . Parecerista Revista Alcance. 2013.

5.
GUIMARÃES, L. V. M. . Avaliadora EnANPAD 2013 - Área: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. 2013.

6.
GUIMARÃES, L. V. M. . Avaliadora EnANPAD 2012 - Área: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. 2012.

7.
GUIMARÃES, L. V. M. . Parecerista Revista Alcance. 2012.

8.
GUIMARÃES, L. V. M. . Avaliadora ANGRAD 2012 - Área: Ensino Pesquisa e Capacitação Docente. 2012.

9.
GUIMARÃES, L. V. M. . Avaliadora Semana C&T Cefet-MG. 2012.

10.
GUIMARÃES, L. V. M. . Parecerista Capítulo de Livro - Editora Atlas - Área Recursos Humanos. 2012.

11.
GUIMARÃES, L. V. M. . Avaliadora EnANPAD 2011 - Área: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. 2011.

12.
GUIMARÃES, L. V. M. . Avaliadora EnGPR 2011 - Área: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. 2011.

13.
GUIMARÃES, L. V. M. . Parecerista Revista Alcance. 2011.

14.
GUIMARÃES, L. V. M. . Avaliadora Semana C&T Cefet-MG. 2011.

15.
GUIMARÃES, L. V. M. . Avaliadora EnANPAD 2010 - Área: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. 2010.

16.
GUIMARÃES, L. V. M. . Debatedora e Coordenadora de 2 Mesas do ENANPAD 2010 - Área: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. 2010.

17.
GUIMARÃES, L. V. M. . Avaliadora Iberoamerican Academy of Management. 2009.

18.
GUIMARÃES, L. V. M. . Debatedora e Coordenadora de Mesa do Iberoamerican Academy of Management. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
GUIMARÃES, L. V. M. ; RIENTE, C. de A . Coaching e Gestao de Carreira. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GUIMARÃES, L. V. M.; ASSIS, L. B.. Participação em banca de Mariana de Melo Trindade.Os Impactos do Clima organizacional na motivação: um estudo de caso em duas instituições de ensino superior públicas de Minas Gerais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

2.
GUIMARÃES, L. V. M.; ASSIS, L. B.. Participação em banca de Jaqueline Daniela de Oliveira Fonseca.Assédio Moral: um estudo de caso no serviço público. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

3.
GUIMARÃES, L. V. M.; BARROS, A. N.; RIENTE, C. de A. Participação em banca de Lorena Valgas e Silva.A influencia do treinamento na motivação dos funcionários. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

4.
ASSIS, L. B.; RIENTE, C. de A; GUIMARÃES, L. V. M.. Participação em banca de Bruno Roque.Motivação e Clima em uma organização do segmento de telecomunicação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

5.
GUIMARÃES, L. V. M.; BARROS, A. N.; SANCHES, J. P.. Participação em banca de Vanessa Gomes Santana.Um olhar sobre as competencias dos alunos de bacharelado em administração do CEFET-MG: Uma análise a partir do construcyo de Santánna. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

6.
GUIMARÃES, L. V. M.; ASSIS, L. B.; BICALHO, R.. Participação em banca de Felipe Perdigao Lopes.Gestao no setor de manutençao civil de uma industria siderúrgica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Civil) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

7.
BARROS, A. N.; GUIMARÃES, L. V. M.; BICALHO, R.. Participação em banca de Luis Henrique de Moraes Silveira.Gerenciamento de Projetos: análise do gerenciamento da integraçao em uma empresa fornecedora de estruturas para linhas de transmissao. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

8.
GUIMARÃES, L. V. M.. Participação em banca de Denise Mafra.Treinamento e Desenvolvimento. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de R. H.) - Faculdade de Tecnologia Infórium.

9.
GUIMARÃES, L. V. M.. Participação em banca de Luciana Oliveira;Thiago Oliveira; Roberta Fernandes;.Avaliação de Desempenho. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de R. H.) - Faculdade de Tecnologia Infórium.

10.
GUIMARÃES, L. V. M.. Participação em banca de Bruna Carolina; Daniela Queiros; Neiliane Moreira;.Cargos e Salários nas Empresas Familiares: A importÂncia de se implantar um plano de cargos e salários nas empresas familiares. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de R. H.) - Faculdade de Tecnologia Infórium.

11.
GUIMARÃES, L. V. M.. Participação em banca de Rúbia Elizabete da Silva Ferreira.As vantagens da existência de um política de benefícios. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de R. H.) - Faculdade de Tecnologia Infórium.

12.
GUIMARÃES, L. V. M.. Participação em banca de Helisângela Pereira de Carvalho.A importância do processo de liderança na motivação das pessoas:o estudo de caso do grupo super. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de R. H.) - Faculdade de Tecnologia Infórium.

13.
GUIMARÃES, L. V. M.. Participação em banca de Lucas Pereira dos Santos.Motivação Profissional: Um estudo de caso na GP tecnologia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão de R. H.) - Faculdade de Tecnologia Infórium.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ASSIS, L. B.; GUIMARÃES, L. V. M.; SANTOS, D. O.. Concurso EBTT. 2014. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

2.
SANCHES JUNIOR, P. F.; DINIZ, L. S.; GUIMARÃES, L. V. M.. Processo Seletivo Simplificado - Professor substituto da área de direito. 2012. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

3.
SANTOS, D. O.; GUIMARÃES, L. V. M.; Quintão, R. T.. Processo Seletivo simplificado - Prof. substituto da área de Administração da Produção. 2012. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

4.
DINIZ, L. S.; GUIMARÃES, L. V. M.; Quintão, R. T.. Processo Seletivo Simplificado - Professor substituto da área de direito. 2012. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

5.
SANTOS, D. O.; DINIZ, L. S.; GUIMARÃES, L. V. M.. Processo Seletivo simplificado - Prof. substituto da área de mercadologia. 2011. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

6.
PAIVA, F. D.; SANTOS, D. O.; GUIMARÃES, L. V. M.. Processo Seletivo Simplificado - Professor substituto Recursos Humanos. 2011. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Outras participações
1.
GUIMARÃES, L. V. M.; PAIVA, F. D.; ARAUJO, U. P.. Comissao responsável para avaliar a progressao funcional. 2014. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

2.
SANTOS, D. O.; DINIZ, L. S.; GUIMARÃES, L. V. M.. Comissao responsável para avaliar progressao funcional. 2012. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

3.
DINIZ, L. S.; SANTOS, D. O.; GUIMARÃES, L. V. M.. Comissao responsável para avaliar progressao funcional. 2012. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

4.
GUIMARÃES, L. V. M.; DINIZ, L. S.; SANTOS, D. O.. Comissao responsável para avaliar a progressao funcional. 2012. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
European Group for Organizational Studies. 2013. (Congresso).

2.
I Colóquio Internacional de Psicossociologia do Trabalho - UFMG. 2012. (Congresso).

3.
ENEO 2012 - Encontro de Estudos Organizacionais. Epistemologia Freudiana e Estudos Organizacionais: ovas Possibilidades para a Pesquisa. 2012. (Congresso).

4.
EnANPAD 2012 - Encontro Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração. Sociologia Clínica e Administração: Possibilidades e Aproximações. 2012. (Congresso).

5.
Discussões Temáticas - PET Administração.CAMINHOS DO ADMINISTRADOR Desafios e Possibilidades.. 2012. (Seminário).

6.
O futuro não é mais o que era. Conferência Vida e Experiência. Eugene Enriquez. 2012. (Seminário).

7.
I Colóquio Internacional de Psicossociologia e Sociologia Clínica de Florianópolis. 2012. (Outra).

8.
ENGPR 2011 - Encontro Nacional de Gestao de Pessoas e Relaçoes de Trabalho. O prazer no vazio. 2011. (Congresso).

9.
XXIX Jornada do Fórum de Psicanálise.Pós Modernidade: Era de Constituição de Indivíduos Perversos ou psicóticos?. 2011. (Seminário).

10.
Enanpad -Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.. O Lugar do Trabalho na Psique dos Indivíduos: Luto, Melancolia e Auto-Aniquilamento do Ego. 2010. (Congresso).

11.
EnANPAD 2010 - Encontro Nacional de Pós Graduaçao e Pesquisa em Administraçao. Sala de Aula e Perversao: Uma análise psicanalitica acerca da relaçao professor x aluno. 2010. (Congresso).

12.
EnANPAD 2010 - Encontro Nacional de Pós Graduaçao e Pesquisa em Administraçao. Análise crítica das pesquisas em estresse ocupacional da ANPAD: afinal, cade o sujeito?. 2010. (Congresso).

13.
Redescobrindo a Psicanálise: 100 anos de IPA. 2010. (Simpósio).

14.
Setima Jornada de Ciencias Sociais - FAFICH UFMG. 2010. (Simpósio).

15.
A bibliofilia contra a bibliometria: o incomensurável na pesquisa em psicanálise. 2010. (Outra).

16.
Seminário dos técnicos de nível médio do CEFET MG - Campus V.Orientaçoes relacionadas com o primeiro emprego. 2010. (Outra).

17.
III Semana de Estudos em administraçao na Universidade Federal de Ouro Preto.Psicanálise e Poder nas organizaçoes. 2010. (Outra).

18.
International Meeting of Iberoamerican Academy of Management. Maturidade em Gestão de Pessoas e Desempenho em Academias de Ginástica. 2009. (Congresso).

19.
V EnEO - Encontro de Estudos Organizacionais. 2008. (Congresso).

20.
IHRSA Latin American Conference.. 2008. (Congresso).

21.
EnAPG 2008 - Encontro de Administração Pública e Governança. As Políticas Públicas para os Idosos no Brasil: A Cidadania no Envelhecimento.. 2008. (Congresso).

22.
ENAF - Encontro Nacional de Atividade Física. 2008. (Seminário).

23.
I Semana Universitária da Diversidade Sexual. 2008. (Seminário).

24.
Enanpad 2007 -Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.. Os modelos de maturidade e a gestão de pessoas: O modelo P-CMM. 2007. (Congresso).

25.
IHRSA latin American Conference. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GUIMARÃES, L. V. M. ; ASSIS, L. B. ; Quintão, R. T. . II Mostra de Profissões. 2011. (Outro).

2.
PAIVA, F. D. ; GUIMARÃES, L. V. M. ; RIENTE, C. de A . Semana de Administração do CEFET/MG. 2010. (Outro).

3.
PAES DE PAULA, A. P. ; CARRIERI, A. P. ; BICALHO, R. ; BARROS, A. N. ; RIENTE, C. de A ; MARANHÃO, C.M.S. ; PAÇO-CUNHA, E. ; TARABAL, Fernanda ; MORAIS, L. L. P. ; GUIMARÃES, L. V. M. . Organizações e Psicanálise. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rosana Xavier. Utilização de jogos e Storytelling na disseminação do conhecimento no gerenciamento e desenvolvimento de software. Início: 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Gestao estratégica de negócios) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Jéssica Gabrielle Mathias do Carmo. Entrevistas transferenciais: novas possibilidades para os estudos organizacionais. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Mariana de Lima Caeiro. Entrevistas transferenciais: novas possibilidades para os estudos organizacionais. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Roberto Chaves. Cultura organizacional: Tipologia predominante em uma empresa de call center. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Gestao estratégica de negócios) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães.

2.
Gizelle Lourdes de Freitas. Seleção por competencias: uma ferramenta estratégica para o RH. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão estratégica de Pessoas) - Universidade FUMEC. Orientador: Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
André Filipe Soares Ramos. Em Prazer e sofrimento no trabalho: um estudo de caso em um Conselho Tutelar de Belo Horizonte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Administração) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães.

2.
Bárbara Alexandrina Ferreira Borges. Em construção. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Administração) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães.

3.
Mariana de Melo Trindade. Os Impactos do Clima organizacional na motivação: um estudo de caso em duas instituições de ensino superior públicas de Minas Gerais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Administração) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães.

4.
Jaqueline Daniela de Oliveira Fonseca. Assédio Moral e sua configuração no serviço público através das categorias do mobbing. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Administração) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães.

5.
Andressa Monte Meyer. Prazer e Sofrimento no trabalho: estudo de caso em uma agência do Banco do Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães.

6.
Naiara Regina Simões. SOFRIMENTO E PRAZER NA APOSENTADORIA: O impacto na vida do trabalhador e na sociedade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Administração) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães.

7.
Isabella Cardoso Amaral. Efeitos da pesquisa de clima organizacional em uma empresa de grande porte: Estudo de caso da Alfa.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães.

8.
Vanessa Gomes Santana. Um olhar sobre as competencias dos alunos de bacharelado em administração do CEFET-MG: Uma análise a partir do constructo de Sant´anna. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Administração) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães.

9.
Lorena Valgas e Silva. A influencia do treinamento na motivação dos funcionários: Um estudo em duas empresas do segmento de tecnologia da informação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Administração) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães.

Iniciação científica
1.
Jéssica Gabrielle Mathias do Carmo. Entrevistas transferenciais: Novas possibilidades para a pesquisa nos Estudos Organizacionais. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Administração) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães.

2.
Nayara Dias Marques. Entrevistas Transferenciais: Novas possibilidades para a pesquisa nos Estudos Organizacionais. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Administração) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães.

3.
Débora Teixeira Barreiros Ferreira. Maturidade em Recursos Humanos de Organizações de Lazer: Uma análise a partir do People Capability Maturity Model (P-CMM), Sob a perspectiva dos funcionários.. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Faculdade de Ciências Econômicas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães.

Orientações de outra natureza
1.
Eilen Alexis Yuenlu Cortes Rios. Entrevistas transferenciais: Novas possibilidades para a pesquisa nos Estudos Organizacionais. 2012. Orientação de outra natureza. (Administração) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães.

2.
Nayara Dias Marques. Entrevistas transferenciais: Novas possibilidades para a pesquisa nos Estudos Organizacionais. 2012. Orientação de outra natureza. (Administração) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães.

3.
Rodrigo Frankling Marques. Programa Desenvolvimento de Talentos CEFET-MG. 2010. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Administração) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães.

4.
Paula Nayara da Costa. Projeto de Desenvolvimento de Talentos CEFET-MG. 2010. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Administração) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Ludmila de Vasconcelos Machado Guimarães.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2014 às 22:38:30