Tarcízio Roberto da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8992630383672112
  • Última atualização do currículo em 11/11/2018


Possui graduação em Produção em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2009) e Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2012). Atualmente é diretor de pesquisa em comunicação do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados, professor visitante de especializações na Universidade de São Paulo e Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cibercultura, atuando principalmente nos seguintes temas: mídias sociais, publicidade digital, redes sociais, internet e monitoramento de mídias sociais. Co-organizou livros como "Para Entender o Monitoramento de Mídias Sociais" (Bookess, 2012), "Monitoramento e Pesquisa em Mídias Sociais: metodologias, aplicações e inovações" (Uva Limão, 2016) e "Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais" (Editora IBPAD, 2018). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tarcízio Roberto da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, T. R.;SILVA, Tarcízio


Formação acadêmica/titulação


2016 interrompida
Doutorado interrompido em 2018 em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: Extração de Dados Sociais Digitais: mensuração, recursividade e redistribuição na pesquisa baseada em rastros e traços em mídias sociais,
Orientador: Wilson da Costa Bueno.
Ano de interrupção: 2018
2010 - 2012
Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Aplicativos de análise de informações sociais: mapeamento e dinâmicas interacionais,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: José Carlos Santos Ribeiro.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: sites de redes sociais; aplicativos sociais; memória digital.
2005 - 2009
Graduação em Produção em Comunicação e Cultura.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Diagramando Revistas Culturais: Reflexões sobre a Revista Fraude.
Orientador: Leonor Graciela Natansohn.
Bolsista do(a): Secretaria de Ensino Superior, SESU, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Image Networks: automated analysis of visual content. (Carga horária: 16h).
Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.
2017 - 2017
O Fazer Político nas Mídias Sociais. (Carga horária: 12h).
Centro de Pesquisa e Formação - Sesc, SESC-SP, Brasil.
2017 - 2017
Introdução a GIS e mapeamento com QGIS. (Carga horária: 8h).
Medida SP, MEDIDA SP, Brasil.
2016 - 2016
Programação em R. (Carga horária: 32h).
Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados, IBPAD, Brasil.
2015 - 2015
Big Data: Measuring and predicting human behaviour. (Carga horária: 36h).
Warwick Business School, WBS, Inglaterra.
2014 - 2014
The Data Scientist?s Toolbox. (Carga horária: 16h).
Johns Hopkins University, JHU, Estados Unidos.
2013 - 2013
Social Network Analysis. (Carga horária: 32h).
University of Michigan, UMICH, Estados Unidos.
2013 - 2013
Big Data, automação e novas tecnologias. (Carga horária: 4h).
Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, CEBRAP, Brasil.
2008 - 2009
Extensão universitária em Observ. de Publicidade em Tecnologias Digitais. (Carga horária: 1200h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2005 - 2008
Extensão universitária em Programa de Educação Tutorial. (Carga horária: 2440h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

04/2018 - 04/2018
Ensino, Especialização em Cultura Digital e Redes Sociais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Monitoramento e Métricas de Mídias Sociais
08/2016 - 08/2016
Ensino, Especialização em Cultura Digital e Redes Sociais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Monitoramento e Métricas de Mídias Sociais
07/2015 - 07/2015
Ensino, Especialização em Cultura Digital e Redes Sociais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Monitoramento e Métricas de Mídias Sociais
05/2013 - 05/2013
Ensino, Especialização em Cultura Digital e Redes Sociais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Monitoramento e Métricas em Mídias Sociais

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 4

Atividades

11/2017 - 11/2018
Ensino, Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Integrada de Comunicação digital, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Monitoramento e Métricas em Ambiências Digitais
06/2016 - 06/2016
Ensino, Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Integrada de Comunicação digital, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Métricas em Ambiências Digitais

Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados, IBPAD, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Co-Fundador, Enquadramento Funcional: Diretor de Pesquisa em Comunicação, Carga horária: 40
Outras informações
O IBPAD é um centro de desenvolvimento de metodologias, consultoria e formação nas áreas de Pesquisa e Opinião Pública, Política e Relações Governamentais e Comunicação Digital.

Atividades

12/2015 - Atual
Ensino, Cursos de Pesquisa e Comunicação Digital, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Análise de Redes em Mídias Sociais
Etnografia em Mídias Sociais
Monitoramento de Mídias Sociais

Faculdade Batista Brasileira, FBB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

12/2014 - 12/2014
Ensino, Gestão Estratégica de Mídias Sociais e Comunicação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Monitoramento e Métricas em Mídias Sociais
02/2013 - 02/2013
Ensino, Gestão Estratégica de Mídias Sociais e Comunicação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Métricas em Mídias Sociais

Escola de Negócios Sustentare, SUSTENTARE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

04/2012 - 04/2012
Ensino, Estratégias Digitais, Redes e Mídias Sociais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Métricas, Monitoramento e Mensuração na Web

Faculdade Estácio da Paraíba, ESTÁCIO/PB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

08/2012 - 08/2012
Ensino, MBA Marketing Digital, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Monitoramento, Métricas e Mensuração

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesq. do Observ. de Publicidade em Tecn. Dig., Carga horária: 25

Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PET, Carga horária: 20



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cibercultura.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Prêmio Freitas Nobre - 3º lugar melhor artigo Intercom 2018 (Doutorado), INTERCOM.
2007
EXPOCOM Nordeste - 3º Lugar (Revista Fraude: Categoria Jornalismo - Revista Impressa), INTERCOM.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:45
Total de citações:226
SILVA, Tarcízio; SILVA, T.R.  Data: 14/08/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, Tarcízio2017SILVA, Tarcízio; GONCALVES, E. . Diversidade de corpos na publicidade: o contexto interpretativo nas campanhas Skolors e Reposter da Skol no Facebook. TRÍADE: COMUNICAÇÃO, CULTURA E MÍDIA, v. 5, p. 95-112, 2017.

2.
SILVA, T. R.2017SILVA, T. R.. Inovação em Software as a Service: funcionalidades em ferramentas de monitoramento de mídias sociais. ANIMUS (SANTA MARIA. ONLINE), v. 16, p. 268-288, 2017.

3.
SILVA, T. R.2015SILVA, T. R.. Pesquisa baseada em Dados Sociais Digitais: mapeamento de ferramentas e táticas de coleta de dados no Intercom. Razón y Palabra, v. 90, p. sp-sp, 2015.

4.
SILVA, Tarcízio2012SILVA, Tarcízio. Comunicação Publicitária em Aplicativos de Análise de Informações Sociais: Persuasão Sociotécnica em Sites de Redes Sociais. Comunicação & Mercado, v. 1, p. 120-134, 2012.

5.
SILVA, Tarcízio2011SILVA, Tarcízio. Uso e Desenvolvimento de Aplicativos Sociais: Perspectiva da Teoria Ator-Rede. Razón y Palabra, v. 76, p. 36, 2011.

6.
NATANSOHN, L. G.2010NATANSOHN, L. G. ; CUNHA, Rodrigo ; SILVA, T. R. ; BARROS, Samuel . Revistas Online: Do papel às telinhas. Lumina (UFJF. Online), v. 4, p. 1, 2010.

7.
GOMES, W. S.2009 GOMES, W. S. ; SILVA, Tarcízio ; FERNANDES, B. ; REIS, Lucas . "Politics 2.0" A Campanha On-line de Barack Obama em 2008. Revista de Sociologia e Política (UFPR. Impresso), v. 17, p. 29-43, 2009.

8.
GOMES, W. S.2009GOMES, W. S. ; SILVA, T. R. ; FERNANDES, B. ; REIS, Lucas . La Campaña Online de Barack Obama en 2008. Cuaderno de H Ideas, v. 3, p. 14, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, Tarcízio; BUCKSTEGGE, J. (Org.) ; ROGEDO, P. (Org.) . Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais. 1. ed. Brasília: Editora IBPAD, 2018. v. 1. 400p .

2.
SILVA, T. R.; STABILE, M. (Org.) . Monitoramento e pesquisa em mídias sociais: metodologias, aplicações e inovações. 1. ed. São Paulo: Uva Limão, 2016. v. 1. 366p .

3.
SILVA, Tarcízio. Para Entender o Monitoramento de Mídias Sociais. 1. ed. Florianópolis: Bookess, 2012. 165p .

4.
RIBEIRO, J. C. (Org.) ; FALCÃO, Thiago (Org.) ; SILVA, Tarcízio (Org.) . Mídias Sociais: Saberes e Representações. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2012. v. 1. 292p .

5.
SILVA, Tarcízio; SANTOS, N. F. (Org.) ; BRITO, R. C. S. (Org.) ; CERQUEIRA, R. (Org.) ; DANTAS, M. R. Q. A. (Org.) . Mídias Sociais e Eleições 2010. Florianópolis: Bookess, 2011. v. 1. 158p .

6.
SILVA, Tarcízio; DOURADO, D. (Org.) ; CERQUEIRA, R. (Org.) ; DANTAS, M. R. Q. A. (Org.) . #MídiasSociais: Perspectivas, Tendências e Reflexões. Bookess, 2010. 150p .

Capítulos de livros publicados
1.
VIEIRA, E. ; SILVA, Tarcízio . Monitorando Audiências Televisivas nas Mídias Sociais. In: SILVA, Tarcízio; BUCKSTEGGE, Jaqueline; ROGEDO, Pedro. (Org.). Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais. 1ed.Brasília: IBPAD, 2018, v. 1, p. 313-333.

2.
BARRETO, P. ; SILVA, Tarcízio . Modelos de Personalidade em Mídias Sociais: oportunidades e desafio para o marketing. In: SILVA, Tarcízio; BUCKSTEGGE, Jaqueline; ROGEDO, Pedro. (Org.). Estudando Cultura e Comunicação com Mídias Sociais. 1ed.Brasília: Editora IBPAD, 2018, v. 1, p. 275-291.

3.
SILVA, T. R.; AMARAL, Y. . Criando Personas e Ilustrações. In: SILVA, Tarcízio; STABILE, Max. (Org.). Monitoramento e pesquisa em mídias sociais: metodologias, aplicações e inovações. 1ed.São Paulo: Uva Limão, 2016, v. 1, p. 187-210.

4.
SILVA, T. R.; STABILE, M. . Análise de Redes. In: SILVA, Tarcízio; STABILE, Max. (Org.). Monitoramento e pesquisa em mídias sociais: metodologias, aplicações e inovações. 1ed.São Paulo: Uva Limão, 2016, v. 1, p. 235-260.

5.
NATANSOHN, L. G. ; CUNHA, Rodrigo ; BARROS, Samuel ; SILVA, T. R. . Revistas On-Line: do papel às telinhas. In: NATANSOHN, Graciela. (Org.). Jornalismo de Revista em Redes Digitais. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2013, v. 1, p. 11-28.

6.
SILVA, Tarcízio. Monitoramento de Mídias Sociais. In: SILVA, Tarcízio. (Org.). Para Entender o Monitoramento de Mídias Sociais. Florianópolis: Bookess, 2012, v. 1, p. 41-46.

7.
FALCÃO, Thiago ; SILVA, T. R. ; DANTAS, M. R. Q. A. . Jogos e o Fluxo de Capital Simbólico no Facebook: Um Estudo dos Casos Farmville e Bejeweled Blitz. In: FALCAO, T; ANDRADE, L.A.. (Org.). Realidade Sintética: Jogos Eletrônicos, Comunicação e Experiência Social. 1ed.São Paulo: Scortecci, 2012, v. 1, p. 41-56.

8.
SILVA, Tarcízio; RIBEIRO, J. C. . Self, Self-Presentation, and the Use of Social Applications in Digital Environments. In: Rocci Luppicini. (Org.). Handbook of Research on Technoself: Identity in a Technological Society. 1ed.Hershey: IGI Global, 2012, v. 1, p. 439-455.

9.
SILVA, T. R.. Curadoria, mídias sociais e redes profissionais: reflexões sobre a prática. In: Beth Saad. (Org.). Curadoria Digital e o Campo da Comunicação. 1ed.São Paulo: ECA - USP, 2012, v. 1, p. 73-84.

10.
SILVA, T. R.; CERQUEIRA, R. . Mensuração em Mídias Sociais: Quatro Âmbitos de Métricas. In: CHAMUSCA, Marcello; CARVALHAL, Márcia. (Org.). Comunicação e marketing digitais: conceitos, práticas, métricas e inovações. : Edições VNI, 2011, v. 1, p. -.

11.
SILVA, Tarcízio. Monitoramento de Conversações sobre Políticos: prática, limites e possibilidades. In: SILVA, Tarcízio; SANTOS, Nina; BRITO, Ruan; CERQUEIRA, Renata; AYRES, Marcel.. (Org.). Mídias Sociais e Eleições 2010. Florianópolis: Bookess, 2011, v. 1, p. 66-70.

12.
SILVA, Tarcízio; CERQUEIRA, R. . Marcas e engajamento digital: algumas considerações. In: GOMES, Wilson; REIS, Lucas. (Org.). Publicidade Digital - Formatos e tendências da nova fronteira publicitária. 1ed.Salvador: P&A Editora, 2011, v. 1, p. 107-122.

13.
SILVA, Tarcízio. Monitoramento de Marcas e Conversações: alguns pontos para discussão. In: SILVA, Tarcízio; DOURADO, Danila; CERQUEIRA, Renata; DANTAS, Marcel.. (Org.). #MídiasSociais: Perspectivas, Tendências e Reflexões. 1ed.: Bookess, 2010, v. , p. 41-46.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, T. R.; CAMARA, A. D. A. . Artistas de Brinquedo. Revista Fraude, Salvador, 28 nov. 2008.

2.
SILVA, T. R.; SILVA, C.E.O. . Homens que se montam. Revista Lupa, Salvador, p. 27 - 30, 28 fev. 2008.

3.
SILVA, T. R.. A Arte dos Videogames. Revista Fraude, Salvador, Bahia, p. 34 - 35, 28 nov. 2007.

4.
SILVA, T. R.. Free Lovecraft. Revista Fraude, Salvador, , v. 4, p. 34 - 35, 01 dez. 2006.

5.
SILVA, T. R.. Bonecas de Plástica. Revista Fraude, Salvador, , v. 3, p. 26 - 27, 10 dez. 2005.

6.
SILVA, T. R.. Casseta e Planeta pra quê? Agora nós temos os memes!. Metrópoles.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Tarcízio; APOLONIO, B. ; MEIRELLES, P. . Visão Computacional nas Mídias Sociais:estudando imagens de #Férias no Instagram. In: I Encontro Norte e Nordeste da Abciber, 2018, São Luís. Anais do I Encontro Norte e Nordeste da Abciber, 2018. v. 1.

2.
SILVA, Tarcízio; ZANOTTI, M. . Evocando Cartões Postais no Instagram: estudo automatizado de imagens. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville. Anais do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018.

3.
SILVA, Tarcízio. Georges Perec e o Monitoramento de Mídias Sociais: algumas aproximações e possibilidades. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba. Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017.

4.
VIEIRA, E. ; SILVA, T. R. . Fãs, Consumo Cultural e Segunda Tela: Proposições Metodológicas acerca das Audiências no Twitter. In: Congresso TeleVisões, 2017, Niterói. Anais do I Congresso Televisões, 2017. v. 1.

5.
SILVA, T. R.. Vigilância e Monitoramento: entre funções pós-massivas e classificação social. In: XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, 2011, Salvador. Anais do XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, 2011.

6.
RIBEIRO, J. C. ; FALCÃO, Thiago ; SILVA, T. R. . Gerenciamento de Impressões Pessoais através de Aplicativos Sociais: uma proposta de análise. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. Anais XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010.

7.
SILVA, T. R.; SANTOS, N. F. . Monitoramento Online e Vigilância nas Eleições 2010. In: IV Simpósio da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Cibercultura, 2010, Rio de Janeiro. Anais do IV Simpósio da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Cibercultura, 2010.

8.
NATANSOHN, L. G. ; SILVA, T. R. ; BARROS, Samuel . Revistas Online: cartografia de um território em transformação permanente. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba. Anais do XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2009.

9.
GOMES, W. S. ; SILVA, T. R. ; FERNANDES, B. ; REIS, Lucas . "Politics 2.0" A Campanha On-line de Barack Obama em 2008. In: COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2009, Belo Horizonte. Anais da Compós, 2009.

10.
FALCÃO, Thiago ; SILVA, T. R. ; DANTAS, M. R. Q. A. . Jogos e o fluxo de capital simbólico no Facebook: um estudo dos casos Farmville e Bejeweled Blitz. In: III Simpósio Nacional ABCiber, 2009, São Paulo. Anais do III Simpósio Nacional ABCiber, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NATANSOHN, L. G. ; SILVA, Tarcízio ; BARROS, Samuel . Un panorama de las revistas publicadas en internet, sus formatos y sistemas de distribución. In: I Congreso Internacional de Ciberperiodismo y Web 2.0: La Revolución del Periodismo Ciudadano, 2009, Bilbao. I Congreso Internacional de Ciberperiodismo y Web 2.0: La Revolución del Periodismo Ciudadano, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, T. R.; APOLONIO, B. ; MEIRELLES, P. . Visão Computacional nas Mídias Sociais: estudando imagens de #Férias no Instagram. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, Tarcízio; ZANOTTI, M. . Evocando Cartões Postais no Instagram: estudo automatizado de imagens. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SILVA, Tarcízio; BARCIELA, P. ; MEIRELLES, P. . Mapeando Imagens de Desinfofrmação e Fake News Político-Eleitorais com Inteligência Artificial. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SILVA, Tarcízio. Georges Perec e o Monitoramento de Mídias Sociais: algumas aproximações e possibilidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA, T. R.. Linguística Aplicada ao Monitoramento de Mídias Sociais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SILVA, T. R.; BUCKSTEGGE, J. . Personas em Mídias Sociais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
SANTOS, Nina ; SILVA, Tarcízio . Proposta de Processo de Gerenciamento e Análise da Imagem de Atores Políticos nos Sites de Redes Sociais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SILVA, Tarcízio. Web 2.0, Vigilância e Monitoramento: entre funções pós-massivas e classificação social. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
FALCÃO, Thiago ; SILVA, T. R. . Gerenciamento de Impressões Pessoais Através de Aplicativos Sociais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
NATANSOHN, L. G. ; SILVA, T. R. ; BARROS, Samuel . Revistas Online: Cartografia de um Território em Transformação Permanente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SILVA, T. R.; ARAUJO, J. E. S. ; LIMA, M. O. ; NATANSOHN, L. G. ; SANTOS, H. S. N. . A construção de gênero nos animes Sakura Card Captors e Yu-Gi-Oh!. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SILVA, T. R.; DANTAS, M. R. Q. A. ; NATANSOHN, L. G. ; OLIVEIRA, P. C. J. A. ; PASSOS, J. M. ; RIBEIRO, C. G. ; SANTANA, B. V. . Revistas na web: uma análise dos casos Bravo!, Carta Capital, Época, e Piauí. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, T. R.; ARAUJO, W. F. . Porque empresas de mídia insistem que não são empresas de mídia, porque estão erradas e porque isso importa, 2018. (Tradução/Artigo).

2.
SILVA, T. R.. Iniciação a Redes: Conceitos Essenciais e Principais Ideias, 2015. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
LAMAS, R. ; CONTRI, T. ; SILVA, Tarcízio ; ARAUJO, F. I. ; FREITAS, R. . BrandCare. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
BATISTA, D. ; SILVA, Tarcízio ; STABILE, M. ; PAEZ, P. C. ; KEARNEY, M. C. . Insights from Social Media on Gender in Latin America. 2017.

2.
SILVA, T. R.; REIS, Lucas . Comércio Eletrônico e Mídias Sociais. 2009.

3.
SILVA, T. R.. Publicidade em Redes Sociais Online. 2008.

4.
SILVA, T. R.. Tendências da Publicidade em Vídeo Online. 2008.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, T. R.. Inteligência artificial revela as estratégias dos presidenciáveis no Instagram. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
SILVA, T. R.. Como as redes e a 'segunda tela' podem ajudar a Globo a salvar 'A Regra do Jogo' Fonte: Gente - iG @ http://gente.ig.com.br/tvenovela/2015-09-30/como-as-redes-e-a-segunda-tela-podem-ajudar-a-globo-a-salvar-a-regra-do-jogo.html. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
SILVA, T. R.. Reseaux - O Social do Brasil. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVA, Tarcízio; MEIRELLES, P. ; STABILE, M. ; ZANINI, D. . Blog do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados. 2015. (Blog).

2.
SILVA, T. R.. SlideShare. 2012. (Rede social).

3.
SILVA, T. R.. Inteligência Digital nas Mídias Sociais. 2012. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, T. R.. Técnicas de Análise de Redes Sociais. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, T. R.. Coleta de Dados em Plataformas de Mídias Sociais. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
OLIVEIRA, T. ; SILVA, T. R. ; VINICIUS, M. ; MOREIRA, L. . Curso Mestrxs Pretxs - Curso Preparatório para Seleção de Mestrado. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SILVA, Tarcízio; BULOW, M. V. ; BROTAS, A. ; BUCKSTEGGE, J. ; PINHEIRO, W. M. ; SIMOES, V. L. . Influência nas Mídias Sociais: Perspectivas do Consumo, Política e Saúde. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
RABELLO, E. ; MATTA, G. ; CANO-ORON, L. ; SILVA, Tarcízio ; FLAIM, G. ; COSTA, A. R. ; TEIXEIRA, A. ; BARBOSA, C. ; OMENA, J. J. . Visualising engagement on Zika epidemic. 2018. (Relatório de pesquisa).

6.
SILVA, T. R.. Monitoramento de Mídias Sociais e Inteligência de Mercado. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
SILVA, T. R.. Coleta de Dados em Midias Sociais para Pesquisa Acadêmica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
SILVA, T. R.; STABILE, M. ; ZANINI, D. . Formação em Inteligência e Técnicas de Pesquisa em Mídias Sociais. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
SILVA, Tarcízio; STABILE, M. ; BUCKSTEGGE, J. . Monitoramento, Análise de Redes e Conteúdo nas Mídias Sociais. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
SILVA, Tarcízio. Monitoramento de Mídias Sociais e Inteligência de Mercado. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
SILVA, T. R.. Métricas em Mídias Sociais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
GABRIEL, M. ; SILVA, T. R. . Curso de Imersão Digital - Monitoramento e Métricas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
GABRIEL, M. ; SILVA, T. R. . Gestão de Mídias Sociais: Monitoramento e Métricas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
SILVA, T. R.; CERQUEIRA, R. . Marketing, Comunicação Digital e Novas Mídias. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
SILVA, T. R.; DANTAS, M. R. Q. A. . Gestão Avançada em Mídias Sociais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
SILVA, T. R.; DOURADO, D. . Gestão Avançada em Mídias Sociais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
SILVA, T. R.; DANTAS, M. R. Q. A. . Marketing Político e Campanhas Digitais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
SILVA, T. R.. Campanhas Políticas e Marketing Online. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
SILVA, T. R.; CERQUEIRA, R. ; DANTAS, M. R. Q. A. . Gestão Avançada em Mídias Sociais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
SILVA, T. R.; FALCÃO, Thiago . Oficina de Análise e Desenvolvimento de Jogos Sociais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
CAMARA, A. D. A. ; SEGUNDO, J. D. B. ; SILVA, T. R. . Mini-Curso Interno de Diagramação - PetCom. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
SILVA, T. R.; BRAGA, C. G. ; CAMARA, A. D. A. ; SANTOS, H. S. N. ; SANTOS, R. L. C. ; OLIVEIRA, P. C. J. A. ; PASSOS, J. M. . Revista Fraude nº5. 2007. (Editoração/Periódico).

23.
NOVELLI, M. ; SILVA, T. R. ; CARDOSO, Clara . Revista Fraude nº 4. 2006. (Editoração/Periódico).

24.
CERQUEIRA, Janaína ; SILVA, T. R. . Catálogo da exposição Baiano Tem É Arte. 2006. (Editoração/Catálogo).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CRAVEIRO, S.; FONSECA, R.; SILVA, T. R.. Participação em banca de Mariana Caline A. Teodoro. Projeto Horta Comunitária. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas de Mídias Sociais) - Etec Cepam Gestão Pública.

2.
CRAVEIRO, S.; FONSECA, R.; SILVA, Tarcízio. Participação em banca de Bruno Silva Pereira; Caio Aurelio de Melo; Débora Cruz Souza. Projeto Empreende Aí. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas de Mídias Sociais) - Etec Cepam Gestão Pública.

3.
CRAVEIRO, S.; FONSECA, R.; SILVA, T. R.. Participação em banca de Abigail Aquino. Projeto Costurando e Transformando. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas de Mídias Sociais) - Etec Cepam Gestão Pública.

4.
CRAVEIRO, S.; FONSECA, R.; SILVA, Tarcízio. Participação em banca de Pedro Fernandes Carvalho. Projeto Pedro Fernandes Fotografia. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas de Mídias Sociais) - Etec Cepam Gestão Pública.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, Tarcízio; BARROS, C.; MEDEIROS, Marcelo. Participação em banca de CAMILA ALMEIDA.Redes Sociais e Funcionalidade: uma abordagem jornalística do relacionamento online. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Jorge Amado.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
COSTA, L. F.; GUIMARÃES, Pedro; JOSÉ, W.; NATANSOHN, L. G.; SANTOS, N. F.; SILVA, T. R.. Seleção de bolsista do Programa de Educação Tutorial - Comunicação. 2007. Universidade Federal da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CONEC: Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais. Interrogando Plataformas e Algoritmos Digitais. 2018. (Congresso).

2.
Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais. Visão Computacional para Ciências Sociais e Jornalismo. 2018. (Congresso).

3.
I Encontro Norte e Nordeste da Abciber. Fake News. Velha prática, novo nome: o papel das plataformas de mídias sociais. 2018. (Congresso).

4.
SMART Data Sprint: Interpreters of Platform Data. 2018. (Outra).

5.
Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais. Análise de Redes em Mídias Sociais: começando sem erros. 2017. (Congresso).

6.
Congresso de Informática e Telecomunicações - Bahia. Monitoramento de Mídias Sociais: desafios entre sociedade, mercado e estado. 2017. (Congresso).

7.
Congresso Metodista 2017. Os Dados em Mídias Sociais: olhar crítico sobre a multiplicação de atores e plataformização da web. 2017. (Congresso).

8.
Congresso TeleVisões. Fãs, Consumo Cultural e Segunda Tela: Proposições Metodológicas acerca das Audiências no Twitter. 2017. (Congresso).

9.
Encontro 15 Anos de Estudos de Fãs no Brasil.Investigação mercadológica sobre fandoms de TV nas mídias sociais. 2017. (Encontro).

10.
Responsabilidade Social da Publicidade.Monitoramento e pesquisa em mídias sociais e a responsabilidade social da comunicação. 2017. (Outra).

11.
Social Media Week São Paulo.Perguntas inteligentes. Respostas verdadeiras. Sobre inteligência artificial. 2017. (Outra).

12.
VII Conferência Brasileira de Estudos em Comunicação e Mercado. 2017. (Congresso).

13.
Digital Racist Speech in Latin America: Narratives and Counter-Narratives.Mesuração e Métodos Digitais contra a Desinformação. 2016. (Seminário).

14.
X Seminário de Pesquisas da Pós-Graduação em Linguística.Coleta de Dados em Mídias Sociais para Pesquisa Acadêmica. 2016. (Oficina).

15.
Social Media Week São Paulo.Linguística de Corpus aplicada ao Monitoramento de Mídias Sociais. 2015. (Seminário).

16.
Social Media Week São Paulo.Análise de Comportamento nas Mídias Sociais. 2014. (Seminário).

17.
Tech Day 2. Mercado de Trabalho em Comunicação para Redes Sociais. 2013. (Congresso).

18.
XXII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 2013. (Encontro).

19.
Fórum FGV de Marketing Digital.Inteligência Digital: Influência nas Mídias Sociais. 2011. (Outra).

20.
Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade.Consumo e Métricas em Mídias Sociais. 2011. (Simpósio).

21.
XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais. Web 2.0, Vigilância e Monitoramento: entre funções pós-massivas e classificação social. 2011. (Congresso).

22.
14º Encontro de Design e Tecnologia Digital.Inovar é olhar para trás: teorias e perspectivas aplicadas à Mídias Sociais. 2010. (Encontro).

23.
Circuito 4x1.Monitoramento e Comportamento do Consumidor. 2010. (Encontro).

24.
Lugares da Sociabilidade.Registro e usos dos traços informacionais em sites de redes sociais: aplicativos de resgate, processamento e classificação. 2010. (Encontro).

25.
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Gerenciamento de Impressões Pessoais através de Aplicativos Sociais: uma proposta de análise. 2010. (Congresso).

26.
1º Seminário de Introdução à Publicidade Digital.A Campanha Digital de Barack Obama. 2009. (Seminário).

27.
1º Seminário de Introdução à Publicidade Digital.Otimização de Mídias e Redes Sociais. 2009. (Seminário).

28.
Desenvolvimento Sustentável, Cooperação Internacional e uso das TIC como Instrumentos de Mediação Social e Inter-cultural nos Processos Migratórios. 2009. (Seminário).

29.
III Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política. 2009. (Congresso).

30.
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Revistas Online: cartografia de um território em transformação permanente. 2009. (Congresso).

31.
Curso Tendências e Cenários Futuros do Jornalismo na Internet. 2007. (Simpósio).

32.
I Sessões Científicas PetCom. 2007. (Seminário).

33.
IX Simpósio Regional de Pesquisa em Comunicação - Intercom Nordeste. 2007. (Congresso).

34.
VI ENEPET - Encontro Nordestino dos Grupos PET. 2007. (Encontro).

35.
XXVI Seminário Estudantil de Pesquisa UFBA.Aproximações entre o estudo do cômico literário e a análise dos quadrinhos Macanudo. 2007. (Seminário).

36.
Animapet 4. 2006. (Simpósio).

37.
Formas e Figuras do Discurso Visual. 2006. (Oficina).

38.
V ENEPET - Encontro Nordestino dos Grupos PET. 2006. (Encontro).

39.
XI Semana de Cultura e Comunicação. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, Tarcízio; STABILE, M. . Simpósio de Inteligência Qualitativa em Mídias Sociais II. 2017. (Congresso).

2.
SILVA, T. R.; STABILE, M. . Simpósio de Inteligência Qualitativa em Mídias Sociais I. 2016. (Congresso).

3.
SILVA, T. R.; OLIVEIRA, Mariana . Social Analytics Summit 2015. 2015. (Outro).

4.
SILVA, T. R.; MARCENES, P. . Social Analytics Summit 2014. 2014. (Congresso).

5.
SILVA, T. R.; COUTINHO, M. . Social Analytics Summit 2013. 2013. (Congresso).

6.
RIBEIRO, J. C. ; FALCÃO, Thiago ; SILVA, T. R. . Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade. 2011. (Congresso).

7.
SILVA, T. R.; FERNANDES, B. ; MIYAOKA, Ísis ; REIS, Lucas . 1º Seminário de Introdução à Publicidade Digital. 2009. (Congresso).

8.
SILVA, T. R.; DIAS, R.V. ; PINTO, Larissa ; PITA, M. ; SANTOS, I. ; SENNA, João ; SOARES, V. ; SOARES, Adriana ; VIANA, Rafael . Baiano Tem É Arte. 2006. (Exposição).

9.
SILVA, T. R.; AGGIO, C. ; ATALLA, Nina ; CAMOES, G. ; CARDOSO, Clara ; CERQUEIRA, R. ; GALVAO, T. ; NEVES, Caroline ; NOVELLI, M. ; RÉGIS, Tanara ; SEGUNDO, J. D. B. ; VILAS-BOAS, Valéria . Animapet 4. 2006. (Festival).

10.
SILVA, T. R.; AGGIO, C. ; ATALLA, Nina ; CAMOES, G. ; CARDOSO, Clara ; CERQUEIRA, R. ; GALVAO, T. ; NEVES, Caroline ; NOVELLI, M. ; RÉGIS, Tanara ; SEGUNDO, J. D. B. ; VILAS-BOAS, Valéria ; JANOTTI JUNIOR, J. S. . Formas e Figuras do Discurso Visual. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Mariana Zanotti. Análise de imagens de cartões-postais no Instagram a partir de inteligência artificial. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Integrada de Comunicação digital) - Universidade de São Paulo. Orientador: Tarcízio Roberto da Silva.

2.
Laudelina L. Pereira. Data Brokers: reflexões sobre os impactos da classificação e do score de crédito na sociedade. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Integrada de Comunicação digital) - Universidade de São Paulo. Orientador: Tarcízio Roberto da Silva.

3.
Renata Itaborahy de Carvalho. A atuação de haters em páginas de organizações não governamentais de direitos humanos no Facebook. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Integrada de Comunicação digital) - Universidade de São Paulo. Orientador: Tarcízio Roberto da Silva.

4.
Augusto Alexandre da Silva Salla. Quem é o torcedor do Grêmio no Twitter. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura Digital e Redes Sociais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Tarcízio Roberto da Silva.

5.
D'ALMEIDA, Alice. Análise do uso de Big Data para o desenvolvimento de novas narrativas seriadas. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura Digital e Redes Sociais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Tarcízio Roberto da Silva.

6.
LIMA, Ana Paula; Santos, Ivea Ferreira dos. Campanha - Loja Atraente. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Mídias Sociais e Comunicação) - Faculdade Batista Brasileira. Orientador: Tarcízio Roberto da Silva.

7.
Vinicius Ghise. Métricas de Engajamento no Facebook. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cultura Digital e Redes Sociais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Tarcízio Roberto da Silva.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
LAMAS, R. ; CONTRI, T. ; SILVA, Tarcízio ; ARAUJO, F. I. ; FREITAS, R. . BrandCare. 2014.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SILVA, T. R.; STABILE, M. (Org.) . Monitoramento e pesquisa em mídias sociais: metodologias, aplicações e inovações. 1. ed. São Paulo: Uva Limão, 2016. v. 1. 366p .


Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, T. R.. Linguística Aplicada ao Monitoramento de Mídias Sociais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SILVA, T. R.; BUCKSTEGGE, J. . Personas em Mídias Sociais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SILVA, Tarcízio. Monitoramento de Mídias Sociais e Inteligência de Mercado. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SILVA, T. R.. Monitoramento de Mídias Sociais e Inteligência de Mercado. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SILVA, T. R.. Técnicas de Análise de Redes Sociais. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SILVA, T. R.. Coleta de Dados em Plataformas de Mídias Sociais. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
OLIVEIRA, T. ; SILVA, T. R. ; VINICIUS, M. ; MOREIRA, L. . Curso Mestrxs Pretxs - Curso Preparatório para Seleção de Mestrado. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SILVA, Tarcízio; BULOW, M. V. ; BROTAS, A. ; BUCKSTEGGE, J. ; PINHEIRO, W. M. ; SIMOES, V. L. . Influência nas Mídias Sociais: Perspectivas do Consumo, Política e Saúde. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, T. R.. Inteligência artificial revela as estratégias dos presidenciáveis no Instagram. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVA, T. R.. SlideShare. 2012. (Rede social).

2.
SILVA, T. R.. Inteligência Digital nas Mídias Sociais. 2012. (Blog).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 6:15:30