Elaine Cristina Saito Hayashi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1500223026483516
  • Última atualização do currículo em 25/07/2018


Elaine foi pesquisadora do programa de pós-doutoramento em Ciência da Computação do Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES, atuando como pesquisadora e auxiliar de ensino na Ionian University (2013), em Corfu, na Grécia. Possui mestrado e doutorado em Ciência da Computação pelo IC, UNICAMP. Integrou grupos de pesquisa em projetos relacionados com: inclusão digital e acessibilidade (Projeto e-Cidadania, financiado pelo Instituto Microsoft Research-FAPESP de Pesquisas em TI); educação (Projeto XO na escola e fora dela, financiado pelo CNPq); acesso universal e inclusivo (Projeto EcoWeb - Design de Interação na Web Social Inclusiva, financiado pelo CNPq). É membro do comitê de programa da International Conference on Interfaces and Human Computer Interaction (IHCI) desde 2012. Trabalhou como pesquisadora na Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e como analista de sistemas na IBM Brasil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elaine Cristina Saito Hayashi
Nome em citações bibliográficas
HAYASHI, E. C. S.;HAYASHI, ELAINE C.S.;Hayashi, Elaine Cristina Saito;Hayashi, Elaine C. S.;HAYASHI, ELAINE


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2016
Doutorado em Doutorado em Ciência da Computação - UNICAMP.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Affective quality in computational systems Interaction design for and with children in educational context, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Maria Cecília Calani Baranauskas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2013
Doutorado em Ciência da Computação.
Ionian University, ionio, Grécia.
com período sanduíche em Ionian University (Orientador: Konstantinos Chorianopoulos).
Título: Qualidade afetiva em sistemas computacionais: design de interação para e com crianças em contexto de aprendizado, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Maria Cecília Calani Baranauskas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: interação humano computador; design para crianças.
2008 - 2010
Mestrado em Ciência da Computação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Estudo e Proposta de Ferramentas para Comunicação e Expressão em Redes Sociais Inclusivas Online.,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Maria Cecília Calani Baranauskas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2000 - 2000
Especialização em Telecomunicações.
Faculdade de Engenharia Industrial, FEI, Brasil.
Título: Comércio Eletrônico.
1994 - 1996
Graduação em Processamento de Dados.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.


Pós-doutorado


2017 - 2018
Pós-Doutorado.
Instituto de Computação - UNICAMP, IC UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Instituto de Computação - UNICAMP, IC UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.


Formação Complementar


2011 - 2011
PED B (Programa de Estágio Docente). (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2009 - 2009
PED C (Programa de Estágio Docente).
Instituto de Computação - UNICAMP, IC UNICAMP, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Magistério do Ensino Superior.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, CPqD, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 24


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


IBM Brasil, IBM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: profissional registrado, Enquadramento Funcional: Analista de Processos e Sistemas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
OpenDesign: técnicas e artefatos para o design socialmente consciente de sistemas computacionais. Financiamento Acordos de Cooperação / MCTI/MC/CGI - Cooperação Científica e Tecnológica entre FAPESP, MCTI e MC / MCTI/MC/CGI - Projeto de Pesquisa - Regular
Descrição: Nos últimos anos, têm se tornado mais evidentes os impactos indesejados que sistemas computacionais têm desencadeado em questões econômicas, éticas, políticas, e na vida em sociedade. Argumentamos que tais problemas em geral decorrem de uma visão de desenvolvimento de software que não privilegia o mundo social no qual as soluções são utilizadas. Subscrevemos uma visão sistêmica para o design de sistemas interativos, que considere a solução técnica como parte de um sistema social mais complexo no qual as pessoas vivem e interagem, e no qual a sociedade desenvolve seus padrões de comportamento, valores, normas sociais, legais, etc. O desenvolvimento de software nas organizações tem sido guiado por métodos e processos desde os tradicionais e estruturados, até os mais recentemente populares métodos ágeis e enxutos (lean). Por outro lado, comunidades de desenvolvimento open source têm criado produtos de software de qualidade, fazendo-os emergir de sua prática. O fenômeno do desenvolvimento distribuído de código aberto tem atraído a atenção da comunidade de pesquisa para formas como as comunidades open source se articulam. Não é de nosso conhecimento o mesmo esforço comunitário no design do sistema interativo como um todo, isto é, nas atividades que precedem o desenvolvimento de código propriamente dito, iniciando pela clarificação do problema de design e proposição de soluções. É para esta frente que propomos este Projeto, que estamos denominando OpenDesign. Objetivamos caracteriza-lo, formalizar um processo de design e desenvolvimento nessa perspectiva, e desenvolver uma plataforma de apoio ao seu uso. Esperamos estender o estado da arte no tema e viabilizar a prática acadêmica e profissional no design aberto de sistemas interativos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Socio-Enactive systems: Investigating New Dimensions in the Design of Interaction Mediated by Information and Communication Technologies (FAPESP Tematic Project 2015/16528-0)
Descrição: Enactive systems have been defined as computer systems consisting of human and technological processes dynamically linked, i.e., forming feedback loops using sensors and data analysis, enabling a seamless interaction between human and computer. The presence of new technologies and new forms of interaction (tangible, wearable and natural interfaces), coupled with the ubiquity of computing and social networks, present challenges that require the consideration of new factors (emotional, physical and cultural) in the design of systems we are naming socio-enactive. Such systems represent a complex scenario for which there is still no theoretical and methodological basis (and not practical experiences) suitable for its design. The ways people will interact in socio-enactive environments is not easy to explain and to predict at design time. Consequently, the essence of how to develop systems of this nature requires the treatment of technological aspects in which the consideration of the social dynamic is enhanced by concepts such as Universal and Participatory Access, Affective Computing, Ubiquitous, Values ​​and Pragmatics. This project aims to build a conceptual framework from experimenting with different scenarios, to instrumentalize those involved with the design and development of such systems to produce technological solutions that effectively take into account the cultural context of those who participate, including their differences, needs, preferences, abilities and values. This framework will articulate the use of new tangible, wearable and natural interfaces technologies with the concept of pragmatic web for socially responsible design in different contexts. The knowledge produced by the project has the potential to influence how interactive systems are understood and designed..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Eco-Web: Design da Interação na Web Social Inclusiva
Descrição: O EcoWeb é um projeto situado no contexto de pesquisa do 4˚ Desafio da Sociedade Brasileira de Computação: acesso participativo e universal ao conhecimento. O EcoWeb visa o desenvolvimento e pesquisa para a construção de sistemas sociais inclusivos, e tem por base e metodológica os artefatos e conceitos da Semiótica Organizacional. Resultados esperados desse projeto incluem a clarificação de pesguntas de pesquisa em termos dos desafios técnicos e soluções que guiem e forneçam suporte para o design, desenvolvimento e avaliação de sistemas sociais inclusivos na Web..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (14) .
Integrantes: Elaine Cristina Saito Hayashi - Integrante / M. Cecília C. Baranauskas - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - Atual
XO na escola e fora dela: Uma Proposta Semio-participativa para Tecnologia, Educação e Sociedade
Descrição: Apropriação de tecnologia digital articulada a contextos educacionais deve ser tratada como instrumento de transformação profunda da sociedade. Soluções que façam sentido e que tragam benefícios à sociedade como um todo, requerem uma visão sócio-técnica para o problema. O objetivo deste projeto é desenvolver um modelo de implantação de laptops educacionais em escolas públicas, a partir da análise de contexto e prospecção de soluções construídas com partes interessadas - alunos, profissionais da educação e comunidade. A concepção e execução do projeto são apoiadas em metodologia de bases semióticas, sustentada na compreensão socialmente compartilhada sobre a apropriação tecnológica na vida em sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2010
e-Cidadania: Sistemas e Métodos na Constituição de uma Cultura mediada por Tecnologias de Informação e Comunicação (FAPESP/Microsoft)
Descrição: Esse projeto tem por objetivo estudar e propor soluções aos desafios do design da interação e interface de usuário em sistemas relacionados ao contexto do exercício de cidadania, a partir do desenvolvimento de ações conjuntas com a comunidade-alvo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Best Poster Award, HCI International.
2013
Menção Honrosa - artigos completos, IHC 2013.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:6
Total de citações:3
Fator H:1
Hayashi, Elaine C.S.  Data: 19/12/2013

SCOPUS
Total de trabalhos:11
Total de citações:12
Hayashi, Elaine Cristina Saito  Data: 19/12/2013

Outras
Total de trabalhos:46
Total de citações:169
Elaine C. S. Hayashi  Data: 14/08/2015

Artigos completos publicados em periódicos

1.
HAYASHI, ELAINE C.S.2013HAYASHI, ELAINE C.S.; PICCOLO, LARA SCHIBELSKY GODOY ; BARANAUSKAS, MARIA CECÍLIA CALANI . Perspectives on the evaluation of affective quality in social software. International Journal of Web Based Communities (Print), v. 9, p. 519-534, 2013.

2.
HAYASHI, E. C. S.;HAYASHI, ELAINE C.S.;Hayashi, Elaine Cristina Saito;Hayashi, Elaine C. S.;HAYASHI, ELAINE2013 HAYASHI, E. C. S.; BARANAUSKAS, M. C. C. . Affectibility in Educational Technologies: a Socio-Technical Perspective for Design. Journal of Educational Technology & Society, v. 16, p. 57-68, 2013.

3.
HAYASHI, E. C. S.;HAYASHI, ELAINE C.S.;Hayashi, Elaine Cristina Saito;Hayashi, Elaine C. S.;HAYASHI, ELAINE2011HAYASHI, E. C. S.; BARANAUSKAS, M. C. C. . The Affectibility Concept in Systems for Learning Contexts. International Journal for e-Learning Security, v. 1, p. 10-18, 2011.

4.
NERIS, VÂNIA PAULA DE ALMEIDA2011NERIS, VÂNIA PAULA DE ALMEIDA ; ALMEIDA, LEONELO DELL ANHOL ; CUNHA DE MIRANDA, LEONARDO ; Hayashi, Elaine Cristina Saito ; Baranauskas, M. Cecília C. . Collective Construction of Meaning and System for an Inclusive Social Network. International Journal of Information Systems and Social Change, v. 2, p. 16-35, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
Hayashi, Elaine C. S.; Arpetti, Alessandro ; Baranauskas, M. Cecília C. . Preliminary Reflections on Affective Affordance in HCI: A Semiotic-Informed Perspective. IFIP Advances in Information and Communication Technology. 1ed.: Springer International Publishing, 2016, v. , p. 43-52.

2.
HAYASHI, E. C. S.. Metacomunicação e Apoio ao Exercício da Cidadania. In: Baranauskas, M.C.C.; Martins, M.C.; Valente, J.A.. (Org.). Codesign de Redes Digitais: Tecnologia e educação a serviço da inclusão social. 1ed.Porto Alegre: Penso, 2013, v. 1, p. 104-119.

3.
BARANAUSKAS, M. C. C. ; MARTINS, M. C. ; HAYASHI, E. C. S. . e-Cidadania na Linha do Tempo. In: Baranauskas, M.C.C.; Martins, M.C.; Valente, J.A.. (Org.). Codesign de Redes Digitais: Tecnologia e educação a serviço da inclusão social. 1ed.Porto Alegre: Penso, 2013, v. 1, p. 67-86.

4.
Hayashi, Elaine C. S.; Martins, M. Cecília ; Baranauskas, M. Cecília C. . Introducing New Technology in Educational Contexts: Schools as Organizations. Lecture Notes in Business Information Processing. 1ed.: Springer Berlin Heidelberg, 2013, v. 141, p. 340-357.

5.
HAYASHI, E. C. S.; PAIONK, P. . XO: novo instrumento, novas regras? O caso da aula de Ciências. In: Baranauskas, M.C.C.; Martins, M.C.; Assis, R.. (Org.). XO na escola. Construção compartilhada de conhecimento: lições aprendidas. 1ed.: NIED, 2012, v. , p. 119-130.

6.
HAYASHI, E. C. S.; OLIVEIRA, J. L. ; SILVA, E. P. . Com o XO e com afeto: um turista na sala de aula. In: Baranauskas, M.C.C.; Martins, M.C.; Assis, R.. (Org.). XO na escola: construção compartilhada de conhecimento: lições aprendidas. 1ed.: NIED, 2012, v. , p. 151-161.

7.
HAYASHI, E. C. S.; Neris, V. P. A. ; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. ; Lara S. Piccolo ; Roseli Costa . Avaliando a Qualidade Afetiva de Sistemas Computacionais Interativos no Cenário Brasileiro. In: Melo, A. M.; Piccolo, L. S. G. ; Avila, I. M. A. ; Tambascia, C. A.. (Org.). Usabilidade, Acessibilidade e Inteligibilidade Aplicadas em Interfaces para Analfabetos, Idosos e Pessoas com Deficiência - Resultados do Workshop.. Campinas: Fundação CPqD, 2009, v. 1, p. 55-62.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HAYASHI, ELAINE; BARANAUSKAS, M. CECÍLIA . Diminuindo a distância entre o envelhecer e a tecnologia móvel: uma proposta de curso. In: XXIII Workshop de Informática na Escola, 2017, Recife. org.crossref.xschema._1.Title@17582566, 2017. p. 945.

2.
Hayashi, Elaine C. S.; Baranauskas, M. Cecília C. . Accessibility and affect in technologies for museums. In: Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 2017, Joinville. Proceedings of the XVI Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems - IHC 2017. New York: ACM Press, 2017. p. 1.

3.
HAYASHI, E. C. S.; POSADA, J. E. G. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Exploring new formats of the Self-Assessment Manikin in the design with children. In: IHC'16, Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 2016, São Paulo. Proceedings of IHC'16, Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 2016.

4.
HAYASHI, E. C. S.; POSADA, J. E. G. ; PEREIRA, R. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Exploring Principles for Affectibility in the Design of Mobile Applications. In: Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), 2015, Salvador. Proceedings of the 14th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 2015.

5.
POSADA, J. ; HAYASHI, E. C. S. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . On Feelings of Comfort, Motivation and Joy that GUI and TUI Evoke. In: 16th International Conference on Human-Computer Interaction (HCII 2014), 2014, Creta. Design, User Experience, and Usability. User Experience Design Practice, 2014. p. 273-284.

6.
Hayashi, Elaine C. S.; MENEZES, EWERTON M. ; DUARTE, ROBSON E. ; DE SOUZA, FABIANI ; OGUSHI, CRISTIANE M. ; DUARTE, SERGIO H. MOURTHE . Inclusive storytelling workshop [Universal usability for technology in self-service kiosks]. In: 2014 International Conference on Information Society (iSociety), 2014, London. International Conference on Information Society (i-Society 2014), 2014. p. 1.

7.
HAYASHI, ELAINE C.S.; POSADA, J. E. G. ; BARANAUSKAS, MARIA CECÍLIA CALANI . Explorando princípios de Afetibilidade no redesign de aplicações para contextos educacionais. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2013, Campinas. Anais do XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2013.

8.
Hayashi, Elaine C. S.; Baranauskas, M. Cecília C. . ?Affectibility? and Design Workshops: Taking actions towards more sensible design. In: Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), 2013, Manaus. Proceedings of the 12th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems. Porto Alegre, 2013. p. 3-12.

9.
Pereira, Roberto ; HAYASHI, ELAINE C.S. ; BARANAUSKAS, MARIA CECÍLIA CALANI . Afeto como um Valor no Design de Tecnologias Educacionais: frameworks e discussões informadas. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2013, Campinas. Anais do XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2013.

10.
HAYASHI, E. C. S.; KHATER, R. M. M. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Affective Aspects of the Experience with Low Cost Laptops in Educational Context. In: IASTED International Conference Computers and Advanced Technology in Education, 2012, Nápoles. Proceedings of the IASTED International Conference Computers and Advanced Technology in Education (CATE 2012), 2012. p. 63-68.

11.
HAYASHI, E. C. S.; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Schools as organizations: A semiotic approach towards making sense of information technology. In: 14th International Conference on Enterprise Information System (ICEIS 2012), 2012, Wroclaw. Proceedings of the 14th International Conference on Enterprise Information System (ICEIS 2012), 2012. p. 15-24.

12.
HAYASHI, E. C. S.; BARANAUSKAS, M. C. C. . Towards a Framework for the Affective and Emotional Faces of Usability. In: International Conference on Information Society (i-Society 2011), 2011, Londres. Proceedings of the International Conference on Information Society (i-Society 2011), 2011. p. 88-95.

13.
Neris, V. P. A. ; HAYASHI, E. C. S. ; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . A semiotic-informed evaluation of an inclusive social network system. In: ICISO, 2011, Leeuwarden. Proceedings of the 13th International Conference on Informatics and Semiotics in Organisations, 2011.

14.
ALMEIDA, L. D. A. ; HAYASHI, E. C. S. ; REIS, Julio ; BARANAUSKAS, M. C. C. ; COSTA, P. D. P. ; de MARTINO, J. M. . Augmenting accessibility in social networks - A Virtual Presenter. In: ICEIS 2011, 2011, Leeuwarden. Proceedings of the 13th International Conference on Enterprise Information Systems, 2011.

15.
MIRANDA, L. C. ; HAYASHI, E. C. S. ; Assis, R. ; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Laptop XO Dentro e Fora da Sala de Aula: Expressão, Diversão e Alfabetização. In: XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) & XVII Workshop de Informática na Escola (WIE), 2011, Aracaju. Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação & XVII Workshop de Informática na Escola, 2011. p. 1352-1361.

16.
HAYASHI, E. C. S.; BARANAUSKAS, M. C. C. . Understanding Meta-communication in an Inclusive Scenario. In: ACM SAC 2010, 2010, Sierre. Proceedings of the 2010 ACM Symposium on Applied Computing, 2010. p. 1213-2328.

17.
ALMEIDA, L. D. A. ; HAYASHI, E. C. S. ; REIS, Julio ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Conversas Online: A Synchronous Communication Tool Integrated to Inclusive Social Networks. In: Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2010), 2010, Belo Horizonte. Proc. IHC 2010, 2010.

18.
HAYASHI, E. C. S.; BARANAUSKAS, M. C. C. . Meta-communication in Inclusive Scenarios: Issues and Alternatives. In: Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2010), 2010, Belo Horizonte. Proc. IHC 2010, 2010.

19.
ALMEIDA, L. D. A. ; Neris, V. P. A. ; MIRANDA, L. C. ; HAYASHI, E. C. S. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Designing Inclusive Social Networks: A Participatory Approach. In: HCI International, 2009, San Diego. Proceedings of the 3d International Conference on Online Communities and Social Computing: Held as Part of HCI International 2009, 2009. p. 653-662.

20.
Neris, V. P. A. ; ALMEIDA, L. D. A. ; MIRANDA, L. C. ; HAYASHI, E. C. S. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Towards a Socially-constructed Meaning for Inclusive Social Network Systems. In: International Conference on Informatics and Semiotics in Organisations, 2009, Beijing. The 11th International Conference on Informatics and Semiotics in Organisations, IFIP WG8.1, 2009. p. 247-254.

21.
HAYASHI, E. C. S.; BARANAUSKAS, M. C. C. . Communication and expression in social networks: Getting the ?making common? from people. In: LA-WEB/CLIHC, 2009, Mérida. Proceedings of the 2009 Latin American Web Congress. Washington: IEEE Computer Society, 2009. p. 131-137.

22.
MIRANDA, L. C. ; HAYASHI, E. C. S. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Identifying Interaction Barriers in the Use of Remote Controls. In: CLIHC 2009 held in conjunction with the 2009 Latin American Web Congress, 2009, Mérida. Proceedings of the 7th Latin American Web Congres, 2009. p. 97-104.

23.
HAYASHI, E. C. S.; BARANAUSKAS, M. C. C. . Facing the digital divide in a participatory way - an exploratory study. In: IFIP HCIS, 2008, Milan. IFIP International Federation for Information Processing. Boston: SpringerLink, 2008. v. 272. p. 143-154.

24.
Neris, V. P. A. ; MARTINS, M. C. ; PRADO, M. E. B. B. ; HAYASHI, E. C. S. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Design de Interfaces para Todos ? Demandas da Diversidade Cultural e Social. In: SEMISH - Seminário Integrado do Software e Hardware, 2008, Belém do Pará. Anais do XXVIII Congresso da SBC, 2008. p. 76-90.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Hayashi, Elaine C. S.; Baranauskas, M. Cecília C. . Designing for Affectibility: principles and guidelines. In: HCI International 2015 - Posters? Extended Abstracts, 2015, Los Angeles. Communications in Computer and Information Science, 2015. v. 528. p. 25-31.

2.
Hayashi, Elaine C. S.; MARTINS, E. ; DUARTE, R. E. ; MARTINS, C. ; COSTA, H. M. ; DUARTE, S. H. M. . Design universal em Touchscreens: um modelo de interação acessível. In: 13th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems (IHC '14), 2014, Foz do Iguaçu. Companion Proceedings of the 13th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems (IHC '14). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014. p. 53-54.

3.
HAYASHI, E. C. S.; Neris, V. P. A. ; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. ; Lara S. Piccolo ; Roseli Costa . Avaliando a Qualidade Afetiva de Sistemas Computacionais Interativos no Cenário Brasileiro. In: X Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2009, Porto Alegre. Usabilidade, Acessibilidade, Inteligibilidade - Workshop no IHC, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HAYASHI, E. C. S.; BARANAUSKAS, M. C. C. . AmigoDaHora: Towards improved interactions in the classroom. In: Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), 2015, Salvador. Proceedings of the 14th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
HAYASHI, E. C. S.. Inclusão digital: desafios e práticas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
Hayashi, Elaine C. S.. Interação Humano-Computador: aplicações e pesquisas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Hayashi, Elaine C. S.; POSADA, J. E. G. ; Baranauskas, M. Cecília C. . Explorando princípios de Afetibilidade no redesign de aplicações para contextos educacionais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
HAYASHI, E. C. S.; KHATER, R. M. M. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Affective Aspects of the Experience with Low Cost Laptops in Educational Context. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
HAYASHI, E. C. S.; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Schools as organizations: A semiotic approach towards making sense of information technology. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
HAYASHI, E. C. S.; BARANAUSKAS, M. C. C. . Towards a Framework for the Affective and Emotional Faces of Usability. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
HAYASHI, E. C. S.; BARANAUSKAS, M. C. C. . Understanding Meta-communication in an Inclusive Scenario. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
ALMEIDA, L. D. A. ; Neris, V. P. A. ; MIRANDA, L. C. ; HAYASHI, E. C. S. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Designing Inclusive Social Networks: A Participatory Approach. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
HAYASHI, E. C. S.; BARANAUSKAS, M. C. C. . Facing the digital divide in a participatory way - an exploratory study. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
HAYASHI, ELAINE C.S.; Silva, J. V. ; PEREIRA, R. ; BARANAUSKAS, MARIA CECÍLIA CALANI . Socio-enactive systems: The hospital scenario. 2018.

2.
HAYASHI, E. C. S.; BARANAUSKAS, M. C. C. . Design principles for affectibility. 2013.

3.
HAYASHI, E. C. S.; BARANAUSKAS, M. C. C. . Ferramentas de Comunicação e Expressão em Redes Sociais Inclusivas: Design Rationale. 2010.

4.
HAYASHI, E. C. S.; ALMEIDA, L. D. A. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Virtual Presenter and Vila na Rede: augmenting accessibility in ISNs. 2010.

5.
Neris, V. P. A. ; HAYASHI, E. C. S. ; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Making Vila na Rede system more flexible ? a participatory practice to elicit the tailorable behavior. 2010.

6.
Neris, V. P. A. ; HAYASHI, E. C. S. ; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . A Semiotic-informed Evaluation of Vila na Rede. 2010.

7.
HAYASHI, E. C. S.; BARANAUSKAS, M. C. C. . Specifying Meta-communication Mechanisms for Vila Na Rede System. 2009.

8.
HAYASHI, E. C. S.; HORNUNG, H. H. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Launching Vila na Rede: First results of e-Cidadania Project.. 2009.

9.
HAYASHI, E. C. S.; ALMEIDA, L. D. A. ; MELO-SOLARTE, D. S. ; LOPES, C. L. R ; BARANAUSKAS, M. C. C. ; MARTINS, M. C. . Prospecting requirements for online communication in social network systems. 2009.

10.
HAYASHI, E. C. S.; BARANAUSKAS, M. C. C. . Anais do V Workshop de Teses, Dissertações e Trabalhos de Iniciação Científica em Andamento IC-UNICAMP. 2009.

11.
HAYASHI, E. C. S.; Neris, V. P. A. ; LOPES, C. L. R ; MIRANDA, L. C. ; HORNUNG, H. H. ; SANTANA, V. F. ; PEREIRA, R. ; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Preliminary Evaluation of Vila na Rede - An Inclusive Social Network System. 2009.

12.
MIRANDA, L. C. ; HAYASHI, E. C. S. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . An experimental scenario to investigate the remote control as artifact for interaction with television. 2009.

13.
MIRANDA, L. C. ; ALMEIDA, L. D. A. ; HAYASHI, E. C. S. ; Neris, V. P. A. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . A participatory practice for designing inclusive social networks in the e-Cidadania Project.. 2009.

14.
ALMEIDA, L. D. A. ; Neris, V. P. A. ; HAYASHI, E. C. S. ; HORNUNG, H. H. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . An exploratory design for inclusive social networks. 2008.

15.
HAYASHI, E. C. S.; Neris, V. P. A. ; ALMEIDA, L. D. A. ; MIRANDA, L. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. ; MARTINS, M. C. . Clarifying the dynamics of social networks: narratives from the social context of e-Cidadania.. 2008.

16.
HAYASHI, E. C. S.; Neris, V. P. A. ; ALMEIDA, L. D. A. ; RDRIGUEZ, C. L. ; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Inclusive social networks: Clarifying concepts and prospecting solutions for e-Cidadania.. 2008.

17.
HORNUNG, H. H. ; HAYASHI, E. C. S. ; Neris, V. P. A. ; ALMEIDA, L. D. A. ; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Bringing human-computer interaction to an agile process model.. 2008.



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 MARTINS, C. ; CESTARI FILHO, F. ; HAYASHI, E. C. S. ; SOUZA, F. ; MARINO, F. C. H. ; COSTA, H. M. ; SANTOS, R. R. ; CINTO, T. ; AVILA, I. M. A. ; DUARTE, S. H. M. . Aparato e Método de Interação para Terminais de Autoatendimento Touchscreen com Acessibilidade e Usabilidade Universais. 2015, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR10201502617, título: "Aparato e Método de Interação para Terminais de Autoatendimento Touchscreen com Acessibilidade e Usabilidade Universais" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 15/10/2015



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Doutorado
1.
PEREIRA, R.; GARCIA, L. S.; Bueno, J.; HAYASHI, E. C. S.. Participação em banca de Maíra Codo Canal. Um método orientado a valores para a avaliação de redes sociais online. 2017.

Qualificações de Mestrado
1.
Vânia P. Almeida Neris; Cesar Augusto Camilo Teixeira; HAYASHI, E. C. S.. Participação em banca de Willian Garcias de Assunção. Emoplayer: um tocador de música digital para plataforma móvel que considera emoções dos usuários. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de São Carlos.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IDC - Interaction Design and Children. 2013. (Congresso).

2.
Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Explorando princípios de Afetibilidade no redesign de aplicações para contextos educacionais. 2013. (Simpósio).

3.
Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC).?Affectibility? and Design Workshops: Taking actions towards more sensible design. 2013. (Simpósio).

4.
CATE 2012. Affective Aspects of the Experience with Low Cost Laptops in Educational Context. 2012. (Congresso).

5.
ICEIS 2012. Schools as organizations: A semiotic approach towards making sense of information technology. 2012. (Congresso).

6.
i-Society. Towards a Framework for the Affective and Emotional Faces of Usability. 2011. (Congresso).

7.
ACM SAC.Understanding Meta-communication in an Inclusive Scenario. 2010. (Simpósio).

8.
IHCI 2009 - 13th International Conference on Human-Computer Interaction. Designing Inclusive Social Networks: A Participatory Approach. 2009. (Congresso).

9.
IFIP WCC HUMAN-COMPUTER INTERACTION SYMPOSIUM (HCIS 2008).Facing the digital divide in a participatory way ? an exploratory study. 2008. (Simpósio).

10.
Interact. 2007. (Congresso).

11.
XXVII Congresso da SBC. 2007. (Congresso).



Inovação



Patente
1.
 MARTINS, C. ; CESTARI FILHO, F. ; HAYASHI, E. C. S. ; SOUZA, F. ; MARINO, F. C. H. ; COSTA, H. M. ; SANTOS, R. R. ; CINTO, T. ; AVILA, I. M. A. ; DUARTE, S. H. M. . Aparato e Método de Interação para Terminais de Autoatendimento Touchscreen com Acessibilidade e Usabilidade Universais. 2015, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR10201502617, título: "Aparato e Método de Interação para Terminais de Autoatendimento Touchscreen com Acessibilidade e Usabilidade Universais" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 15/10/2015



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
HAYASHI, E. C. S.; BARANAUSKAS, M. C. C. . Towards a Framework for the Affective and Emotional Faces of Usability. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
HAYASHI, E. C. S.; KHATER, R. M. M. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Affective Aspects of the Experience with Low Cost Laptops in Educational Context. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
HAYASHI, E. C. S.; MARTINS, M. C. ; BARANAUSKAS, M. C. C. . Schools as organizations: A semiotic approach towards making sense of information technology. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 23:24:34