Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4971114887952196
  • Última atualização do currículo em 21/11/2018


Graduada em Letras pela Universidade de Taubaté (2008); especialista em Leitura e Produção de gêneros discursivos (2010) e mestra em Linguística Aplicada (2013) por essa mesma instituição. Trabalhou como professora em instituições públicas e particulares de Ensino Fundamental, Médio e Superior. Atualmente, leciona para alunos da Educação Básica, Técnica e Superior no IFSP. Participa de grupos de pesquisa, tais como (CNPq-UNITAU) Subjetividades e Identificações: efeitos de (d)enunciação, coordenado pela Profa. Dra. Juliana Santana Cavallari, e participa de congressos e de outros eventos acadêmicos, nos quais apresenta trabalhos na área de Análise do Discurso de perspectiva francesa e em áreas que com ela dialogam, como a Psicanálise. A produção mais notória academicamente é a dissertação de mestrado intitulada Do amor do Outro ao novo amor: efeitos da escrita de diários pessoais de adolescentes em situação do acolhimento (2013), produzida a partir de atividades de leitura e escrita com adolescentes de uma instituição pública que acolhe jovens vítimas de abandono e/ou maus-tratos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho
Nome em citações bibliográficas
BARTHO, V. D. O. R;BARTHO, VIVIANE DINÊS DE OLIVEIRA RIBEIRO

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo câmpus de Campos do Jordão.
Rua Monsenhor José Vita, n. 280
Abernéssia
12460000 - Campos do Jordão, SP - Brasil
Telefone: (12) 36689620
URL da Homepage: https://www.ifspcjo.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Filologia e Língua Portuguesa.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Leitura não lida: aspectos da leitura na sala de aula contemporânea,
Orientador: Profa. Dra. Norma Seltzer Goldstein.
2011 - 2013
Mestrado em Lingüística Aplicada.
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Título: Do amor do Outro ao novo amor: efeitos da escrita de diários pessoais de adolescentes em situação de acolhimento,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Profa. Dra. Elzira Yoko Uyeno.
2009 - 2010
Especialização em Leitura e Produção de Gêneros Discursivos. (Carga Horária: 400h).
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Título: Políticas educacionais assistencialistas: uma análise discursiva da LDB e do ECA.
Orientador: Elzira Yoko Uyeno.
2009 - 2010
Especialização em Gestão do Trabalho Pedagógico. (Carga Horária: 360h).
Universidade Internacional de Curitiba, UNINTER, Brasil.
Título: Políticas educacionais assistencialistas e indisciplina: a escola em reflexão.
Orientador: Wanderlane Gurgel do Amaral.
2013 - 2014
Graduação em Pedagogia.
Faculdade Paulista São José, FPSJ, Brasil.
Título: Fantasia, Imaginação e Jogo na Leitura: um caminho para uma aprendizagem significativa e divertida.
2005 - 2008
Graduação em Letras.
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Título: Parrhesía foucaultiana: uma análise discursiva de correspondências sobre correção de textos.
Orientador: Elzira Yoko Uyeno.
Bolsista do(a): Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
O ensino de literatura para alunos do Ensino Médio: desafios e ideias. (Carga horária: 2h).
Instituto Federal de São Paulo câmpus de Caraguatatuba, IFSP, Brasil.
2014 - 2014
Quiz: Jogo das Novas Regras Ortográficas. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2014 - 2014
Sociologia. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2008 - 2008
Oficina de Redação Unicamp 2008. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2008 - 2008
Para que serve a gramática? e Acordo Ortográfico. (Carga horária: 8h).
Sistema Anglo de Ensino, ANGLO, Brasil.
2008 - 2008
Encontro com Professores do Ensino Médio - Port. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2007 - 2007
Gramática, texto e redação: três matérias, uma só. (Carga horária: 8h).
Sistema Anglo de Ensino, ANGLO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estagiária do GELP, Enquadramento Funcional: Monitoria e correção de exercícios, Carga horária: 20
Outras informações
As principais atividades desempenhadas no Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP) eram: monitoria a alunos dos cursos de graduação oferecidos pela universidade e correção de exercícios aplicados em aulas da disciplina Português Instrumental.


Prefeitura Municipal de Taubaté, EMEF TAUBATÉ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 24

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora de reforço em Português, Carga horária: 20
Outras informações
A principal atividade desempenhada no projeto "Integral", das escolas municipais da rede de ensino de Taubaté, eram as aulas de reforço a alunos que ficavam na escola no horário inverso ao período regular de aulas.


Faculdade de Pindamonhangaba, FAPI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Superior, Carga horária: 6


Instituto Taubaté de Ensino Superior, ITES, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Profissionalizante III, Carga horária: 3


Escola Interação, ESCOLA INTERAÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor cooperado, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Ensino Fundamental I e II, Carga horária: 24

Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Professor cooperado, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 24


Escola Estadual Professor Theodoro Correa Cintra, REDE ESTADUAL SP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Português do Ensino Médio, Carga horária: 12


Colégio Objetivo, OBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Redação no Ensino Médio, Carga horária: 4


Colégio Anglo, COLÉGIO ANGLO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Corretora de redações, Carga horária: 40


Escola Cultural Brasileira, CULT BRASILEIRA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 12



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Discussões acerca da heterogeneidade discursiva na prática do ensino por meio de gêneros do discurso
Descrição: Este projeto está vinculado ao grupo de pesquisa CNPq "Interação, linguagens e (multi-)letramento do professor", o qual se relaciona a linhas de pesquisa do Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté e tem como líderes as Professoras Doutoras Eveline Mattos Tápias Oliveira e Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda. As pesquisas orientadas no grupo procuram propor, incentivar, registrar práticas inovadoras de atuação do professor em contextos situados, de modo a levar os alunos a aprenderem mais e melhor, tendo como foco do trabalho a leitura (textos, filmes, literatura..), a escrita (de gêneros acadêmicos, cotidianos...), bem como os processos de aprendizagem metacognitivos, metafetivos e metadiscursivos. Nosso ponto de interesse está em valorizar as práticas profissionais do professor e em buscar caminhos para a ampliação de seus conhecimentos e de seus modos de conhecer, bem como em favorecer a aprendizagem de seus alunos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Processos de subjetivação e constituição de identidades docentes e discentes
Descrição: Esta pesquisa está vinculada ao Grupo de Pesquisa Subjetividades e Identificações: efeitos de (d)enunciação da Universidade de Taubaté (UNITAU) em pareceria com a Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), certificado pelo CNPQ. Este grupo de pesquisa, de natureza interinstitucional, baliza-se pela Análise de Discurso, pela desconstrução e pela psicanálise e tem como objetivo estudar as emergências de subjetividades e identificações como efeitos de (d)enunciação na Pós-Modernidade. Postula-se que o indivíduo se submete a "regimes de verdade" que instauram "novas" subjetividades que funcionam como efeitos que (d)enunciam os mecanismos discursivos que perpassam a contemporaneidade. De 2011 a 2013, este grupo era liderado por Elzira Uyeno; em 2014, Juliana Santana Cavallari assume como líder principal. Dentre os principais temas de pesquisa destacam-se questões e discussões acerca do ensino-aprendizagem de línguas e da formação de professores.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Constituição do sujeito pelo encontro com o texto literário
Descrição: Projeto de pesquisa vinculado ao grupo de estudos "Linguagem literária e ensino de língua materna", que busca descrever práticas escolares voltadas para o trabalho com o texto literário, visando a verificar como os seus diversos aspectos - gramaticais, discursivos e textuais - produzem efeitos de sentido, e busca investigar processos de constituição subjetiva pela literatura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: HIPÁTIA - Revista Brasileira de História Educação e Matemát


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Revista Hipátia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARTHO, V. D. O. R2018BARTHO, V. D. O. R; SOUZA, A. M. B. . Heterogeneidade discursiva do/no romance Vidas Secas: as vozes discursivas constituintes dos sujeitos-Fabiano. Entremeios, v. 16, p. 291-305, 2018.

2.
BARTHO, V. D. O. R2018BARTHO, V. D. O. R. Identidade e posições-sujeito: uma análise dos processos discursivos na constituição identitária do professor-supervisor de corretores de textos. CAMINHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, v. 19, p. 185-200, 2018.

3.
BARTHO, VIVIANE DINÊS DE OLIVEIRA RIBEIRO2016BARTHO, VIVIANE DINÊS DE OLIVEIRA RIBEIRO. Elaboração de diários pessoais: a função de suplência da escrita. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 45, p. 1107-1119, 2016.

4.
BARTHO, V. D. O. R2016BARTHO, V. D. O. R; AZEREDO, L. A. S. . O ensino do gênero discursivo curriculum vitae em cursos de tecnologia por meio de sequência didática. Leitura: Teoria e Prática, v. 34, p. 107-121, 2016.

5.
BARTHO, V. D. O. R;BARTHO, VIVIANE DINÊS DE OLIVEIRA RIBEIRO2015BARTHO, V. D. O. R; UYENO, E. Y. . Escrita de diários e seu potencial terapêutico em adolescentes judicialmente acolhidos. Raído (Online), v. 9, p. 43-62, 2015.

6.
BARTHO, V. D. O. R;BARTHO, VIVIANE DINÊS DE OLIVEIRA RIBEIRO2014BARTHO, V. D. O. R; LOPES-ROSSI, M. A. G. . O gênero 'memórias literárias' no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 24, p. 3367-3370, 2014.

7.
BARTHO, V. D. O. R;BARTHO, VIVIANE DINÊS DE OLIVEIRA RIBEIRO2013BARTHO, V. D. O. R. Discurso Assistencialista na Educação: uma análise discursiva da Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Caminhos em Linguística Aplicada, v. 8, p. 168-189, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BARTHO, V. D. O. R; CASTRO-CLARO, A. A. . Análise do Discurso. 1. ed. Taubaté: Editora da Universidade de Taubaté - EDUNITAU, 2017. v. 5000. 125p .

Capítulos de livros publicados
1.
BARTHO, V. D. O. R. Parrhesía foucaultiana: uma análise discursiva de correspondência sobre correção de textos. In: Elzira Yoko Uyeno. (Org.). Avaliar, corrigir e comentar redações: subsídios para formação continuada. 1ed.Taubaté: Cabral editora e Livraria Universitária, 2010, v. 1, p. 139-157.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BARTHO, V. D. O. R. 1°Campeonato Soletrando no Integral. A Rede, Rede de ensino de Taubaté, 15 ago. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARTHO, V. D. O. R. Fracasso acadêmico e violência escolar: efeitos da pós-modernidade e do domínio do simbólico. In: III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade (III SIDIS): dilemas e desafios na contemporaneidade, 2012, Campinas - SP. III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade (III SIDIS): dilemas e desafios na contemporaneidade, 2012.

2.
BARTHO, V. D. O. R. Políticas educacionais assistencialistas: uma análise discursiva da LDB e do ECA. In: IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ESTUDOS DO DISCURSO (ALED), Discursos da América Latina: vozes, sentidos e identidades, 2011, Belo Horizonte. Anais do IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ESTUDOS DO DISCURSO (ALED), Discursos da América Latina: vozes, sentidos e identidades, 2011.

3.
BARTHO, V. D. O. R. Sujeito pós-moderno e os desafios para a educação contemporânea: efeitos do discurso assistencialista e capitalista. In: XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, DA XII MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO, DO VI SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E DO III SEMINÁRIO DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA, 2011, Taubaté. Anais do XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, DA XII MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO, DO VI SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E DO III SEMINÁRIO DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA, 2011.

4.
BARTHO, V. D. O. R; ARAÚJO, André Marcelo Souza de . A (des)estrutura de resumos de pesquisas científicas. In: XVI Encontro de iniciação científica, XII Mostra de pós-graduação, VI seminário de extensão e III seminário de docência universitária, 2011, Taubaté- SP. Anais do XVI Encontro de iniciação científica, da XII Mostra de pós-graduação, do VI seminário de extensão e do III seminário de docência universitária, 2011.

5.
BARTHO, V. D. O. R. A invisibilidade dos pobres para alunos do Ensino Fundamental de escola particular. In: III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2010, Taubaté. III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2010.

6.
BARTHO, V. D. O. R. O jogo imaginário e a lisonja: a ilusão de ensino e aprendizagem da escrita. In: 5º Seminário de Pesquisas em Linguística Aplicada (SePLA), 2009, Taubaté - SP. 5º SePLA Seminário de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARTHO, V. D. O. R. Elaboração de diários pessoais: a função de suplência da escrita. In: 63º Seminário do GEL, 2015, Campinas. 63º Seminário do GEL, 2015.

2.
BARTHO, V. D. O. R; LOPES-ROSSI, M. A. G. . O gênero 'memórias literárias' no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. In: 19º COLE - Congresso de Leitura, 2014, Campinas. 19º COLE - Congresso de Leitura, 2014.

3.
BARTHO, V. D. O. R. Menores abandonados e falta de adesão a atividades pedagógicas: efeitos de autoridade excessiva ou de compaixão assistencialista. In: III Seminário de Pesquisas sobre Identidade e Discurso, 2011, Campinas - SP. III Seminário de Pesquisas sobre Identidade e Discurso, 2011.

4.
BARTHO, V. D. O. R. Nova proposta para correção de textos dos alunos do Ensino Superior. In: XIII Encontro de Iniciação Científica e IX Mostra de Pós-graduação, 2008, Taubaté. XIII Encontro de Iniciação Científica e IX Mostra de Pós-graduação, 2008.

5.
BARTHO, V. D. O. R. O cuidado do outro e o cuidado de si: uma análise discursiva dos comentários do corretor de textos. In: 4º Seminário de Pesquisas em Linguística Aplicada (SePLA), 2008, Taubaté. 4º SePLA, 2008.

6.
BARTHO, V. D. O. R; SOUZA, R. A. ; OLIVEIRA, L. A. B. . Orwell e Foucault: uma perspectiva interdisciplinar da obra 1984. In: XII Encontro de Iniciação Científica e VIII Mostra de Pós-graduação, 2007, Taubaté. XII Encontro de Iniciação Científica e VIII Mostra de Pós-graduação, 2007.

7.
OLIMPIO, N. C. ; BARTHO, V. D. O. R . A locução 'sendo que' no texto escrito. In: XII Encontro de Iniciação Científica e VIII Mostra de Pós-graduação, 2007, Taubaté. XII Encontro de Iniciação Científica e VIII Mostra de Pós-graduação, 2007.

8.
BARTHO, V. D. O. R. Chico Bento vs Preconceito Lingüístico: Como ensinar?. In: XI Encontro de Iniciação Científica e VII Mostra de Pós-graduação, 2006, Taubaté-SP. XI Encontro de Iniciação Científica e VII Mostra de Pós-graduação, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
BARTHO, V. D. O. R. O desenvolvimento da competência leitora em aulas de língua materna: análise de réplicas de leitura por meio de produção escrita. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BARTHO, VIVIANE DINÊS DE OLIVEIRA RIBEIRO. Dificuldades no desenvolvimento da leitura crítica em contexto escolar brasileiro: o apagamento das vozes sociais que constituem dialogicamente os textos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BARTHO, V. D. O. R. O apagamento do (O)outro no modo pós-moderno de leitura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BARTHO, V. D. O. R. Escrita e modos de subjetivação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BARTHO, V. D. O. R. Elaboração de diários pessoais: a função de suplência da escrita. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
TÁPIAS-OLIVEIRA, E. M. ; BARTHO, V. D. O. R ; SOUZA, C. M. O. . Elaboração de plano de aula em Línguas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
BARTHO, V. D. O. R; REZENDE, C. E. R. . Escola Contemporânea: desafios e possibilidades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
BARTHO, V. D. O. R; LOPES-ROSSI, M. A. G. . O gênero 'memórias literárias' no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
BARTHO, V. D. O. R. Fracasso acadêmico e violência escolar: efeitos da pós-modernidade e do declínio do simbólico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
BARTHO, V. D. O. R. Identidades docente e discente na pós-modernidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
BARTHO, V. D. O. R. Políticas educacionais assistencialistas: uma análise discursiva da LDB e do ECA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
BARTHO, V. D. O. R. O sujeito pós-moderno e os desafios para a educação contemporânea: efeitos do discurso assistencialista e capitalista. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
BARTHO, V. D. O. R. A (des)estrutura de resumos de pesquisas científicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
BARTHO, V. D. O. R. Menores abandonados e falta de adesão a atividades pedagógicas: efeitos de autoridade excessiva ou de compaixão assistencialista. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
BARTHO, V. D. O. R. A invisibilidade dos pobres para alunos do Ensino Fundamental de escola particular. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
BARTHO, V. D. O. R. O Jogo Imaginário e a Lisonja: a ilusão de ensino e aprendizagem da escrita. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
BARTHO, V. D. O. R. O cuidado do outro e o cuidado de si: uma análise discursiva dos comentários do corretor de textos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
BARTHO, V. D. O. R. Nova proposta para correção de textos dos alunos do Ensino Superior. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
OLIMPIO, N. C. ; BARTHO, V. D. O. R . A locução sendo que no texto escrito. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
BARTHO, V. D. O. R. Orwell e Foucault: uma perspectiva interdisciplinar da obra 1984. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
BARTHO, V. D. O. R. Chico Bento vs Preconceito Linguístico: Como ensinar?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
BARTHO, V. D. O. R. Do amor do Outro ao novo amor: efeitos da escrita de diários pessoais de adolescentes em situação de acolhimento 2013 (Dissertação de Mestrado).

2.
BARTHO, V. D. O. R. Parrhesía foucaultiana: uma análise discursiva de correspondências sobre a correção de textos 2008 (Monografia de Graduação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BARTHO, V. D. O. R. Os efeitos da escrita de diários, sob uma perspectiva discursiva. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
BARTHO, V. D. O. R; BUENO, J. L. S. ; LUCAS, P. O. ; COSTA, S. F. C. N. . Os processos de constituição identitária na formação docente. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
BARTHO, V. D. O. R; COBRA, C. M. ; COSTA, S. L. . Escola sem Partido ou a política que se respira?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARTHO, V. D. O. R; CASTRO-CLARO, A. A. . Concepções de língua/linguagem e trabalho com a leitura por uma abordagem discursiva. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BARTHO, V. D. O. R; CASTRO-CLARO, A. A. . Análise do Discurso. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

3.
BARTHO, V. D. O. R; FERREIRA, V. M. ; SILVA, V. R. F. . I Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba. 2017. (Editoração/Anais).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARTHO, V. D. O. R; AZEREDO, L. A. S.; TAKEI, R. B.. Participação em banca de Noelle Cristina Alves Cabral.Educação financeira: programa de educação financeira nas escolas à luz da governamentalidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Universitária Vida Cristã.

2.
EUGENIO, C. A.; SOUZA, C. M. O.; BARTHO, V. D. O. R. Participação em banca de Guilherme Rebelo Diniz.Gêneros Discursivos: perspectivas teóricas no ensino de Língua Portuguesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Respectivas Literaturas) - Universidade de Taubaté.

3.
FERREIRA, A. A. O.; BARTHO, V. D. O. R; RENDA, V. L. B. S.. Participação em banca de Camila Cunha Ferreira dos Santos.A utopia e a distopia em Frankenstein. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade de Taubaté.

4.
LOPES-ROSSI, M. A. G.; BARTHO, V. D. O. R; RENDA, V. L. B. S.. Participação em banca de Elsa Virgínia Nunes da Silva.Atividades de leitura de crítica de cinema no Ensino Médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade de Taubaté.

5.
LOPES-ROSSI, M. A. G.; BARTHO, V. D. O. R; RENDA, V. L. B. S.. Participação em banca de Mariana Costa Tossato.Atividades de leitura de poema para o Ensino Médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade de Taubaté.

6.
MORAIS, D. N. U.; BARTHO, V. D. O. R; FERREIRA, A. A. O.. Participação em banca de Camila Maria Fagundes de Lima.O feminino e a mídia: reflexões sobre a objetificação feminina nas propagandas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade de Taubaté.

7.
RE, Renata; BARTHO, V. D. O. R; LUCIO FILHO, L.. Participação em banca de Danielle Laura Cardoso Victor dos Santos.Comunicação Empresarial com foco em Marketing na empresa Stilo Modas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Instituto Taubaté de Ensino Superior.

8.
RE, Renata; BARTHO, V. D. O. R; LUCIO FILHO, L.. Participação em banca de Aline Cristina de Abreu Silva.Projeto Reestruturador de Publicidade e Propaganda do Auto Posto Dutra. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Instituto Taubaté de Ensino Superior.

9.
RE, Renata; BARTHO, V. D. O. R; LUCIO FILHO, L.. Participação em banca de Edson Bernardo Ferreira.Plano de Marketing da empresa Lucena. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Instituto Taubaté de Ensino Superior.

10.
RE, Renata; BARTHO, V. D. O. R; LUCIO FILHO, L.. Participação em banca de Ana Cláudia Moreira.Projeto de Comunicação Empresarial para melhoria do fluxo de informações no Empório Pet. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Instituto Taubaté de Ensino Superior.

11.
RE, Renata; BARTHO, V. D. O. R; LUCIO FILHO, L.. Participação em banca de Angélica Quirino de Camargo.Plano de Marketing na empresa Automotive. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Instituto Taubaté de Ensino Superior.

12.
MORAIS, D. N. U.; BARTHO, V. D. O. R; GOUVEA, L. G.. Participação em banca de Ana Flávia Alves da SIlva.Do romance de folhetim à teledramaturgia: diálogos possíveis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade de Taubaté.

13.
MORAIS, D. N. U.; BARTHO, V. D. O. R; GOUVEA, L. G.. Participação em banca de Rafaela de Carvalho Matias Pereira.Representações da infância nas literaturas moçambicana e angolana: um estudo dos contos de Ondjaki e Honwana. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade de Taubaté.

14.
FERREIRA, A. A. O.; BARTHO, V. D. O. R; PUGLIESE, E. C.. Participação em banca de João Carlos Nordi.Uma análise em dois tempos: Poe e Gennari em literatura fantástica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade de Taubaté.

15.
FREITAS, R. A.; BARTHO, V. D. O. R; FERREIRA, A. A. O.. Participação em banca de Priscila Fernanda Almeida.O velho e o mar: Metáforas da vida. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade de Taubaté.

16.
GOUVEA, L. G.; BARTHO, V. D. O. R; RENDA, V. L. B. S.. Participação em banca de Ellen Cristina da Silva Oliveira.Clara dos Anjos: um pequeno estudo sobre a sociedade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade de Taubaté.

17.
LIVRAMENTO, T. F. S.; BARTHO, V. D. O. R; SILVA, J. J.. Participação em banca de Luís Eduardo Ambrósio.A importância da comunicação interna eficiente nas organizações como fator fundamental para a melhoria do comprometimento dos colaboradores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Pindamonhangaba.

18.
LIVRAMENTO, T. F. S.; BARTHO, V. D. O. R; SILVA, A. L. A.. Participação em banca de Alcineu Mont S. de Souza Junior; Daniela de O. da Silva.Cultura organizacional: o fator chave para o sucesso da implantação de um sistema ERP. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Pindamonhangaba.

19.
RE, Renata; BARTHO, V. D. O. R; LUCIO FILHO, L.. Participação em banca de Alfredo Peixoto; Keren Elizeu; Lilian Silva; Pamela Moraes.A motivação como ferramenta na redução do absenteísmo na AP 10 Ltda. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Instituto Taubaté de Ensino Superior.

20.
RE, Renata; BARTHO, V. D. O. R; LUCIO FILHO, L.. Participação em banca de Dayara Silva; Fernanda Fernandes; Mariana Vitor.Implantação de Pesquisa de Clima Organizacional na Clínica Novo Olhar Ltda. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Instituto Taubaté de Ensino Superior.

21.
RE, Renata; BARTHO, V. D. O. R; LUCIO FILHO, L.. Participação em banca de Ana Fernanda Santos; Gabriela Oliveira; Liege Faria.Implantação do Processo de Recrutamento e Seleção na empresa Star Mart Ltda. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Instituto Taubaté de Ensino Superior.

22.
RE, Renata; BARTHO, V. D. O. R; LUCIO FILHO, L.. Participação em banca de Caroline Oliveira; Chrislaine Pisciotta; Daiane Felício.Implantação do recrutamento e Seleção na empresa Veste Bem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Recursos Humanos) - Instituto Taubaté de Ensino Superior.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BARTHO, V. D. O. R; SOUZA, A. A. B.; FLORES, D. G.. Concurso para professor substituto de Port e Ingl - Edital Nº 517 DE 07/07/2017. 2017. Instituto Federal de São Paulo câmpus de Campos do Jordão.

Outras participações
1.
BARTHO, V. D. O. R; VIEIRA, J. A.; GODOY, M. C.; VIANA, P. R.. Processo seletivo simplificado de vagas remanescentes do Curso de Licenciatura em Matemática. 2016. Instituto Federal de São Paulo câmpus de Campos do Jordão.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Processos de escrita no Doutorado: letramentos acadêmicos e construção de identidades. 2018. (Outra).

2.
Simpósio Internacional de  Ensino da Língua Portuguesa.Dificuldades no desenvolvimento da leitura crítica em contexto escolar brasileiro: o apagamento das vozes sociais que constituem dialogicamente os textos. 2018. (Simpósio).

3.
X EPED Encontro de Pós-graduandos em Estudos Discursivos da USP.O desenvolvimento da competência leitora em aulas de língua materna: análise de réplicas de leitura por meio de produção escrita. 2018. (Encontro).

4.
2º EPLIN - Encontro de Professores de Línguas. 2017. (Encontro).

5.
VII Encontro de Estudos da Linguagem e VI Encontro Internacional de Estudos da Linguagem, Enelin 2017,.O apagamento do (O)outro no modo pós-moderno de leitura. 2017. (Encontro).

6.
1º EPLIN - Encontro de Professores de Línguas. 2016. (Encontro).

7.
Workshop Acolhimento, Integração e Cooperação. 2016. (Outra).

8.
63º Seminário do GEL.Elaboração de diários pessoais: a função de suplência da escrita. 2015. (Seminário).

9.
III Encontro do Grupo de Estudos em Língua Portuguesa e Estrangeira: a escrita e a leitura na universidade.Escrita e modos de subjetivação. 2015. (Encontro).

10.
IV Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento. Avaliação de trabalhos do XX ENIC - Encontro de Iniciação Científica. 2015. (Congresso).

11.
Semana do Departamento de Ciências Sociais e Letras. Escola Contemporânea: desafios e possibilidades. 2015. (Feira).

12.
Semana do Departamento de Ciências Sociais e Letras. Elaboração de plano de aula em Línguas. 2015. (Feira).

13.
19º Congresso de Leitura do Brasil. O gênero "memórias literárias" no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. 2014. (Congresso).

14.
III Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento. Avaliação de Trabalhos do IX ENIC - Encontro de Iniciação Científica. 2014. (Congresso).

15.
1º Congresso Internacional de Ciência, Tecnoligia e Desenvolvimento.Identidade docente e discente na pós-modernidade. 2012. (Simpósio).

16.
8º Seminário de Pesquisas em Linguística Aplicada. 2012. (Seminário).

17.
III Colóquio Internacional de Análise do Discurso: presença e contribuições do pensamento de Foucault para a Análise do Discurso.A escrita e sua função de suplência. 2012. (Outra).

18.
III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade (III SIDIS): dilemas e desafios na contemporaneidade.Fracasso acadêmico e violência escolar: efeitos da pós-modernidade e do declínio do simbólico. 2012. (Simpósio).

19.
Os gêneros escolares e a disciplina do saber: contributos da linguística sistêmico-funcional para a promoção do sucesso escolar. 2012. (Seminário).

20.
Psicanálise em jogo no século XXI, com Jorge Forbes, Claudia Riolfi e Gilson Schwartz. 2012. (Seminário).

21.
7º Seminário de Pesquisas em Linguística Aplicada - SePLA. 2011. (Seminário).

22.
III Seminário de Pesquisas sobre Identidade e Discurso.Menores abandonados e falta de adesão a atividades pedagógicas: efeitos de autoridade excessiva ou de compaixão assistencialista. 2011. (Seminário).

23.
IX CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ESTUDOS DO DISCURSO (ALED), Discursos da América Latina: vozes, sentidos e identidades. Políticas educacionais assistencialistas: uma análise discursiva da LDB e do ECA. 2011. (Congresso).

24.
XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, DA XII MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO, DO VI SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E DO III SEMINÁRIO DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA.A (des)estrutura de resumos de pesquisas científicas. 2011. (Seminário).

25.
XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, XII MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO, VI SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E III SEMINÁRIO DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA.O sujeito pós-moderno e os desafios para a educação contemporânea: efeitos do discurso assistencialista e capitalista. 2011. (Seminário).

26.
III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. A invisibilidade dos pobres para alunos do Ensino Fundamental de escola particular. 2010. (Congresso).

27.
5º Seminário de Pesquisas em Linguística Aplicada.O jogo imaginário e a lisonja: a ilusão de ensino e aprendizagem da escrita. 2009. (Seminário).

28.
4º Seminário de Pesquisas em Linguística Aplicada.O cuidado do outro e o cuidado de si: uma análise discursiva dos comentários do corretor de textos. 2008. (Seminário).

29.
A) Para que serve a gramática? B) Esclarecimentos sobre o Novo Acordo Ortográfico. 2008. (Oficina).

30.
Encontro com Professores do Ensino Médio - LÍNGUA PORTUGUESA. 2008. (Encontro).

31.
Oficina de Redação Unicamp 2008. 2008. (Oficina).

32.
XIII Encontro de Iniciação Científica e IX Mostra de Pós-graduação.Nova proposta para correção de textos dos alunos do Ensino Superior. 2008. (Encontro).

33.
Gramática, Texto e Redação: três matérias, uma só concepção. 2007. (Oficina).

34.
Semana da Departamento de Ciências Sociais e Letras. 2007. (Encontro).

35.
XII Encontro de Iniciação Científica e VIII Mostra de Pós-graduação.Orwell e Foucault: uma perspectiva interdisciplinar da obra 1984. 2007. (Encontro).

36.
XII Encontro de Iniciação Científica e VIII Mostra de Pós-graduação.A locução "sendo que" no texto escrito. 2007. (Encontro).

37.
XII Encontro de Iniciação Científica e VIII Mostra de Pós-graduação da Universidade de Taubaté.Linguagens e sonhos sobre o ensino e apresndizagem de línguas: engendramento de subjetivações e de identificações. 2007. (Seminário).

38.
Semana do Departamento de Ciências Sociais e Letras. 2006. (Encontro).

39.
XI Encontro de Iniciação Científica e VII Mostra de Pós-graduação.Chico Bento vs Preconceito Linguístico: como ensinar?. 2006. (Encontro).

40.
XI Encontro de Iniciação Científica e VII Mostra de Pós-graduação / Minicurso Produção de Gênero Acadêmico Resumo. 2006. (Encontro).

41.
ELT From the Sixties into the New Millennium. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARTHO, V. D. O. R; SOUZA, A. M. B. ; SILVA, V. R. F. ; ARAUJO, T. S. N. ; SANTOS, P. F. ; MARTIN, S. ; FIGUEIREDO, J. R. J. C. ; PEREIRA, P. C. A. ; OTERO-GARCIA, S. C. ; FERREIRA, V. M. . I Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba. 2017. (Outro).

2.
BARTHO, V. D. O. R; VIEIRA, J. A. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2016. (Outro).

3.
BARTHO, V. D. O. R; PINTO, E. C. ; SOUZA, C. M. O. ; ABDALA, R. D. ; RIBEIRO, S. L. S. ; JUINIOR, R. A. N. ; ARAUJO, A. G. J. . Semana do Departamento de Ciências Sociais e Letras. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Nádija Araújo da Mota. DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo, Instituto Federal de São Paulo câmpus de Campos do Jordão. Orientador: Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho.

2.
Nádija da Mota; Luiz Felipe Simão; Mirela Caroline da Silva. O silenciamento discursivo das contribuições femininas para a matemática. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo câmpus de Campos do Jordão. Orientador: Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho.

3.
Nádija Araújo da Mota. Educação Matemática Crítica: origens e concepções. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo câmpus de Campos do Jordão. Orientador: Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho.

4.
Isabella Diniz; Paloma Fernandes; Vanessa Gomes. A desconstrução dos estereótipos por meio dos contos maravilhosos no ensino fundamental II. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade de Taubaté. Orientador: Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho.

5.
Marcela Galvão Andrade. Texto não-verbal: produção de sentidos a partir da leitura crítica de charge. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade de Taubaté. Orientador: Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho.

6.
Brisa Silva Ribeiro Palma. Preconceito além da língua: uma discussão das variações linguísticas por meio de histórias em quadrinhos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade de Taubaté. Orientador: Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho.

7.
Jaqueline V. Procópio; Amanda P. Trotta; Maryslan Zuchinalli. Signo ideológico e a (im)possibilidade de neutralidade linguística: análise de textos jornalísticos para a leitura crítica. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade de Taubaté. Orientador: Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho.

8.
Fagner Ferraz Pavanetti. A reprodução do preconceito linguístico no ensino de língua materna. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade de Taubaté. Orientador: Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho.

9.
Caio De Biase Picarone. Construção de sentidos na leitura: análise dos conhecimentos estratégicos no "Auto da Barca do Inferno". 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade de Taubaté. Orientador: Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho.

10.
Marcela Andrade; Brisa Palma; Caio Picarone; Giovana Kobata. Aspectos morfossintáticos em textos literários: o pronome "lhe" em contos de Machado de Lygia F. Telles. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade de Taubaté. Orientador: Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho.

11.
Ariadne Galdino de Oliveira. Métodos para uma gestão financeira pessoal. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Administração) - Faculdade de Pindamonhangaba. Orientador: Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro Bartho.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BARTHO, V. D. O. R2016BARTHO, V. D. O. R; AZEREDO, L. A. S. . O ensino do gênero discursivo curriculum vitae em cursos de tecnologia por meio de sequência didática. Leitura: Teoria e Prática, v. 34, p. 107-121, 2016.


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
BARTHO, V. D. O. R; CASTRO-CLARO, A. A. . Análise do Discurso. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 10:36:43