Daniela Freitas Brito Montuani

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9770165267688691
  • Última atualização do currículo em 17/09/2018


Doutora (2013) e Mestre em Educação (2009) pela Universidade Federal de Minas Gerais onde também realizou sua graduação em pedagogia com ênfase em alfabetização, leitura e escrita (2006). Professora adjunta na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG) no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE), setor de Alfabetização e Letramento. É pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita/ CEALE/FAE/UFMG. Integrante do Grupo de Pesquisa em alfabetização (GPA/CEALE/FAE-UFMG) Os principais temas de interesse de pesquisa são: alfabetização, letramento, políticas públicas de alfabetização e formação de leitores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniela Freitas Brito Montuani
Nome em citações bibliográficas
MONTUANI, D. F. B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34095334


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O Programa Nacional BIblioteca da Escola - PNBE: conhecimento, circulação e usos em um município de Minas Gerais, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Maria Aparecida Paiva Soares dos Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O PNBE/2005 na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte: uma discussão de ossíveis impactos da política de distribuição de livros de literatura na formação de leitores,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Maria Aparecida Paiva Soares dos Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: políticas públicas de leitura; PNBE; formação de leitores literários.
2001 - 2006
Graduação em Pedagogia_ ênfase alfabetização, leitura e escrita.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1998 - 2000
Curso técnico/profissionalizante em Ensino Normal Magistério de 1o grau.
Colégio Pio XII, COLÉGIO PIO XII, Brasil.




Atuação Profissional



Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, FAE/UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino - Setor de Alfabetização e Letramento Disciplinas ministradas: Dificuldades de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita Alfabetização e Letramento Laboratório de Alfabetização e Letramento


Centro Universitário da Faculdade Estácio de Sá de Belo HOrizonte, FESBH, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora das disciplinas: Metodologia de Alfabetização e Letramento Metodologia de Lingua Portuguesa Metodologia do Ensino de Ciências Naturais e Meio Ambiente Pesquisa e Prática VI, VII Estágio supervisionado na Educação Infantil


Instituto de Educação Continuada - PUC Minas, IEC - PUC MINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Professor contratatado, Enquadramento Funcional: Professor orientador
Outras informações
Professora orientadora de TCC do curso de pós graduação "Práticas Escolares de Alfabetização e Letramento".

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Contratato, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 24
Outras informações
Professora do Curso de Pós Graduação de Práticas Escolares de Alfabetização e Letramento Disciplina: Sociolinguística


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Pedagogia, Carga horária: 16
Outras informações
Professora do Curso de Pedagogia ministrando as seguintes disciplinas: Metodologia de Alfabetização e Letramento I Metodologia de Alfabetização e Letramento II Metodologia da Escrita e Letramento na Educação Infantil


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Pesquisadora do GPA-Grupo de Pesquisa do Letramento Literário, que integra o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - Ceale, órgão complementar da Fae/UFMG. .

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 8
Outras informações
Professor da disciplina "Currículo: Teoria, Política e Prática" no LASEB - Pós graduação Especialização Latu Sensu em Docência na Educação Básica. Curso Alfabetização e Letramento

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 8
Outras informações
Atuação como professora orientadora de TCC do CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: JUVENTUDES PRESENTES NA EJA.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Monitor de pós graduação, Enquadramento Funcional: Monitor de pós graduação, Carga horária: 8
Outras informações
Monitor de pós graduação com regência nas seguintes disciplinas: Alfabetização e Letramento I - MTE224 - 2o sem 2010/1o sem 2011 Dificuldades de aprednizagem na leitura e escrita - 1o sem 2010

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento /Educação, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

Linhas de pesquisa
Educação e Linguagem

Faculdade de Educação da UFMG, FAE/UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Formador, Enquadramento Funcional: Formador
Outras informações
Formador do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa - PNAIC.


Colégio Cristão Crescer, CCC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental I

Atividades

2002 - 2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora das séries iniciais do ensino fundamental.

Colégio Cristão de Belo Horizonte, CCBH, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental I
Outras informações
Professora das séries iniciais do ensino fundamental.

Atividades

02/2001 - 12/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora das séries iniciais do ensino fundamental.

Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte, FESBH, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pós-Graduação, Carga horária: 6
Outras informações
Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Docência e Gestão do Ensino Superior.



Linhas de pesquisa


1.
Educação e Linguagem


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Vivências de ensino e aprendizagem de alfabetização e letramento da educação infantil ao ensino fundamental: um estudo de caso longitudinal
Descrição: Esta pesquisa iniciou-se no primeiro semestre de 2017 e busca analisar a história de ensino que compõe as vivências de aprendizagem de uma mesma turma desde o último ano da educação infantil até a conclusão do 1 o ciclo de ensino fundamental, em uma rede municipal de ensino (Lagoa Santa/MG) que sistematicamente trabalha capacidades de alfabetização desde a educação infantil. Por meio de observação semanal das aulas, análise dos planejamentos docentes, atividades e diagnósticos realizados tem-se como objetivo descrever e analisar as estratégias docentes para o trabalho com as capacidades de alfabetização e letramento nos diferentes anos investigados, analisar a progressão e sistematização destas capacidades desenvolvidas no decorrer deste período e acompanhar o percurso de aprendizagem destes alunos mediante as estratégias utilizadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Daniela Freitas Brito Montuani - Coordenador / Victória Martins de Souza - Integrante / Paula de Almeida Rodrigues - Integrante.
2015 - 2016
Os leitores no Curso da Maturidade: perfil e possibilidades de formação
Descrição: pesquisa visa compreender qual é o perfil dos alunos do curso da Maturidade do Centro Universitário da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte, no que tange a sua prática e formação como leitores, mais especificamente em sua formação como leitores literários e ainda analisar de que forma o curso tem fomentado a inserção desses alunos em práticas de leitura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Daniela Freitas Brito Montuani - Coordenador / Rubia Gomes Ferreiro Roxo - Integrante / Liliam Cristina Candido Alexandre - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Ceale Debate
Descrição: Ciclo de conferências na área do ensino da Linguagem escrita para professores das escolas públicas e alunos da graduação e pós-graduação.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - Atual
PNAIC - Pacto Nacional Alfabetização na Idade Certa
Descrição: Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo de diferentes municípios do estado de Minas Gerais. O objetivo é desta formação é auxiliar no cumprimento da meta nacional de que os estudantes dos sistemas públicos da educação básica estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final do 3º ano do ensino fundamental. Foram beneficiados cerca de 310 professores orientadores de estudo e 7.731 professores alfabetizadores em 103 municípios de Minas Gerais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2017 - 2017
Periódico: Education Policy Analysis Archives/Archivos Analíticos de Políticas Educati
2017 - Atual
Periódico: REVISTA FORMAÇÃO@DOCENTE


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Literatura infantil.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Patronesse do curso de Pedagogia da PUC/MG ? Formandos 1o sem/2015, PUC/MG.
2015
Professora Homenageada do Curso de Pedagogia da PUC/MG - Formandos 2o sem/2015, PUC/MG.
2011
Professora Homenageada do Curso de Pedagogia da FaE/UFMG - Formandos 2o sem/2011, Fae/UFMG.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
MACHADO, M. Z. V. ; MONTUANI, D. F. B. ; ALMEIDA, E. G. . Literatura na sala de aula: possibilidades de leitura literária no ciclo inicial da escolarização. In: Eliana Borges Correia de Albuquerque; Flávia Dias de Souza; Telma Ferraz Leal; Ester Calland de Sousa Ros. (Org.). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização. 1aed.Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional, 2015, v. 4, p. 7-11.

2.
MONTUANI, D. F. B.. Letramento literário na EJA: impacto na formação de neoleitores. In: Analise da Silva. (Org.). Diálogos com as juventudes presentes na EJA. 1aed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014, v. 1, p. 11-247.

3.
MONTUANI, D. F. B.; SILVA, B. L. M. ; MORAIS, E. ; DIAS, C. . Acervos de literatura chegam na escola?. In: Aparecida Paiva. (Org.). Literatura fora da caixa: O PNBE na escola - Distribuição, circulação e leitura. 1aed.São Paulo: Editora Unesp, 2012, v. , p. 9-213.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MONTUANI, D. F. B.; Aparecida Paiva . A distribuição de obras literarias no espaço escolar: um estudo do PNBE na RMEBH. In: II Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2010, São Leopoldo - RS. Anais do Congresso Internacional Linguagem e Interaçao II. São Leopoldo, RS: Casa Leira, 2010.

2.
MONTUANI, D. F. B.; Aparecida Paiva . Políticas de leitura e a constituição dos acervos das bibliotecas escolares. In: XV ENDIPE- Encontro Nacional de didática e prática de ensino, 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente:políticas e práticas educacionais, 2010.

3.
MONTUANI, D. F. B.; SILVA, B. ; Aparecida Paiva . Políticas de leitura:possibilidades e impasses no espaço escolar. In: VX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente:políticas e práticas educacionais, 2010.

4.
PAIVA, A. ; MONTUANI, D. F. B. ; Teixeira, Marina Gontijo . Para ?conquistar? o mercado escolar: os endereçamentos presumidos nos paratextos de catálogos de publicações para crianças. In: II SEMINÁRIO BRASILERO LIVRO E HISTÓRIA EDITORIAL, 2009, NITERÓI/RJ. II SEminário LIHED, 2009.

5.
PAIVA, A. ; MONTUANI, D. F. B. ; DIAS, C. ; MORAIS, E. ; SILVA, B. ; TEIXEIRA, M. . Uma leitura do perfil editorial brasileiro no contexto da premiação da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil - FNLIJ (2005-2008). In: I Forum Íbero-Americano de Literacias, 2009, Braga, Portugal. Programe and abstracts, 2009.

6.
MONTUANI, D. F. B.. O PNBE/2005 na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte: uma discussão sobre os possíveis impactos da política de distribuição de livros de literatura na formação de leitores. In: Jogo do livro VIII: A tela e o livro, 2009, Belo Horizonte. Jogo do livro VIII: a tela e o livro, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
MONTUANI, D. F. B.. Consciência Fonológica e alfabetização. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MONTUANI, D. F. B.. Aquisição pública de livros: visão do processo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MONTUANI, D. F. B.; ALEXANDRE, L. C. C. ; ROXO, R. G. F. . Os leitores no Curso da Maturidade: perfil e possibilidades de formação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MONTUANI, D. F. B.. Programa Nacional Biblioteca da Escola: a política e as repercussões da distribuição de obras literárias nas escolas da RMEBH. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MONTUANI, D. F. B.; ROLFHS, F. . A política do Programa Nacional BIblioteca na Escola e sua recepção. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MONTUANI, D. F. B.. O PNBE e a diversidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MONTUANI, D. F. B.. Programa Nacional Biblioteca da Escola: a política e as repercussões da distribuição de obras literárias nas escolas da RMEBH. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MONTUANI, D. F. B.. Impactos da distribuição de livros na formação de leitores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MONTUANI, D. F. B.; MORAIS, E. ; RAMOS, F.B ; SILVA, B. L. M. ; PAIVA, A. . Políticas de leitura: possibilidades e impasses no espaço escolar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MONTUANI, D. F. B.; Aparecida Paiva . A distribuição de obras literárias no espaço escolar: um estudo do PNBE na RMEBH. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MONTUANI, D. F. B.. Programa Nacional Biblioteca da Escola: análise descritiva de uma política de formação de leitores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MONTUANI, D. F. B.. Programa Nacional Biblioteca da Escola: análise descritiva de uma política de formação de leitores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MONTUANI, D. F. B.. Programa Nacional Biblioteca da Escola: análise descritiva de uma política de formação de leitores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
MONTUANI, D. F. B.. A pesquisa quantitativa em educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MONTUANI, D. F. B.. Literatura em casa:política pública e inclusão cultural. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
MONTUANI, D. F. B.. O PNBE/2005 na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte: uma discussão sobre os possíveis impactos da política de distribuição de livros de literatura na formação de leitores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MONTUANI, D. F. B.; Teixeira, Marina Gontijo . O espaço da tradução na produção editorial brasileira para crianças e jovens. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
MONTUANI, D. F. B.; MORAIS, E. ; MACHADO, M. Z. V. ; CASTANHEIRA, M. L. . Elaboração de projeto, planejamento, seleção e organização de material para o curso 'Formação de professores e mediadores de leitura: o letramento literário e o uso dos acervos das bibliotecas escolares' oferecido e ministrado às Secretarias Municipais de Educação dos municípios de Sete Lagoas (MG), Ibirité (MG), Sabará (MG) e Santa Luzia (MG) por meio do CEALE/ FaE/UFMG 2013 (Projeto).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MONTUANI, D. F. B.. Assessora na Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Comissão Avaliadora da II Jornada Literária da Prefeitura de Belo Horizonte. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
MONTUANI, D. F. B.. Parecer de artigo para revista EPAA - Arquivos Analíticos de Políticas Educativas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2017.

2.
MONTUANI, D. F. B.. Parecer de artigo para revista Formação@Docente do do Núcleo de Formação Docente do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. 2017.

3.
MONTUANI, D. F. B.. Emissão de parecer para projeto de mestrado: A mediação com e sem o uso de letras móveis na escrita inventada das crianças de cinco anos. 2017.

4.
MONTUANI, D. F. B.. Avaliação de trabalhos na XXI Semana da Graduação FaE/UFMG. 2017.

5.
MONTUANI, D. F. B.. Avaliação e Seleção de Obras de Literatura: composição de acervos para escolas públicas que atendem séries/anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil - PNBE 2014. 2014.

6.
MONTUANI, D. F. B.. Parecer de artigo para revista Educação em Revista, periódico do Programa de Pós-Graduação da Faculdade da UFMG. 2014.

7.
MONTUANI, D. F. B.. Parecerista de projeto de extensão submetido à Coordenação de Pesquisa e Extensão e o Comitê Institucional de Pesquisa e Extensão (CIPE) do Centro Universitário da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte. FESBH. 2014.

8.
MONTUANI, D. F. B.. Avaliação e Seleção de Obras de Literatura: composição de acervos para escolas públicas que atendem séries/anos finais do Ensino Fundamental PNBE/2013. 2012.

9.
MONTUANI, D. F. B.. Avaliação de obras complementares do PNLD/2013. 2012.

10.
MONTUANI, D. F. B.. Comissão Avaliadora da II Jornada Literária da Prefeitura de Belo Horizonte. 2012.

11.
MONTUANI, D. F. B.. Avaliação e Seleção de Obras de Literatura: composição de acervos para escolas públicas que atendem séries/anos finais do Ensino Fundamental PNBE/2012. 2011.

12.
MONTUANI, D. F. B.. Avaliação e Seleção de Obras de Literatura: composição de acervos para escolas públicas que atendem séries/anos finais do Ensino Fundamental PNBE/2011. 2010.

13.
MONTUANI, D. F. B.. Coordenadora de Grupo de Trabalho - GT do I Seminário Programa Nacional Biblioteca da Escola. MEC/SEB.. 2010.

14.
MONTUANI, D. F. B.. Coordenadora de sessão de comunicação do Terceiro Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita. UFMG/FaE/CEALE. 2010.

15.
MONTUANI, D. F. B.. Avaliação e Seleção de Obras de Literatura: composição de acervos para escolas públicas que atendem séries/anos iniciais do Ensino Fundamental PNBE/2010. 2009.

16.
MONTUANI, D. F. B.. Avaliação de obras complementares do PNLD/2010. 2009.

17.
MONTUANI, D. F. B.. Avaliação e Seleção de Obras de Literatura: composição de acervos para escolas públicas que atendem séries/anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio PNBE/2009. 2008.

18.
MONTUANI, D. F. B.. Avaliação e Seleção de Obras de Literatura: composição de acervos para escolas públicas que atendem séries/anos inicias do Ensino Fundamental e Educação Infantil PNBE/2008. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
MONTUANI, D. F. B.. VI Colóquio Intervnacional sobre Letramento e Cultura Escrita. 2017. (Comissão científica).

2.
MONTUANI, D. F. B.. Membro da comissão Científica do XI Jogo do Livro e I Seminário Latino Americano: Mediações De Leitura Literária . UFMG/FaE/ CEALE/GPELL. 2015. (Comissão científica).

3.
MONTUANI, D. F. B.. VII Seminário da APEP ? Análise da Prática de Estágio de Língua Portuguesa. 2014. (Debatedora).

4.
MONTUANI, D. F. B.. Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. 2013. .

5.
MONTUANI, D. F. B.. Curso Mediadores de Leitura. 2013. .

6.
MONTUANI, D. F. B.. V Seminário da APEP ? Análise da Prática de Estágio de Língua Portuguesa. 2013. (Debatedora).

7.
MONTUANI, D. F. B.. Mordidas na Educação Infantil e relação familia escola. 2011. .

8.
MONTUANI, D. F. B.. instrumentos de Alfabetização - Formação Ceale. 2011. .

9.
MONTUANI, D. F. B.. Evento Perspectiva CEALE ?Dos saberes teóricos aos saberes da ação: concepções e práticas alfabetizadoras?. 2011. (Debatedora).

10.
MONTUANI, D. F. B.. A pesquisa quantitativa em educação. 2010. (Palestra).

11.
MONTUANI, D. F. B.. Instrumentos de alfabetização. 2008. .

12.
MONTUANI, D. F. B.. Instrumentos de alfabetização. 2008. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MONTUANI, D. F. B.; BAPTISTA, M. C.. Participação em banca de CAROLINA TEIXEIRA DE PAULA. Literatura na mochila: a política pública de leitura da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte ? o uso por estudantes dos anos finais do ensino fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em PROMESTRE - Mestrado Profissional em Educação da UFMG) - Faculdade de Educação da UFMG.

Qualificações de Mestrado
1.
MONTUANI, D. F. B.; PAIVA, A.; BAPTISTA, M. C.. Participação em banca de Carolina Teixeira de Paula. Literatura na mochila: a política pública de leitura da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte ? usos por estudantes dos anos finais do ensino fundamental. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional - Educação e Docência - Pro-mestre) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MONTUANI, D. F. B.; NOVAIS, C. A.. Participação em banca de Adriana Cristina de Souza. Despertando o leitor em potencial: estratégias de leitura para o primeiro ciclo dos anos iniciais.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Laseb - Especialização em Formação de Educadores) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
MONTUANI, D. F. B.; NOVAIS, C. A.. Participação em banca de Eusimar Albino Bento da Silva. Letramento literário para o berçário: o impacto da leitura para bebês na família. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Laseb - Especialização em Formação de Educadores) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
MONTUANI, D. F. B.; NOVAIS, C. A.. Participação em banca de Keley Cristina de Souza Russo. O papel da literatura infantil na formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Laseb - Especialização em Formação de Educadores) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
MONTUANI, D. F. B.; NOVAIS, C. A.. Participação em banca de Jordan de Jesus Felipe. Processos e estratégias de leitura na educação de jovens e adultos -EJA.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Laseb - Especialização em Formação de Educadores) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
MONTUANI, D. F. B.; NOVAIS, C. A.. Participação em banca de Maria Cristiany Otone Matildes. O processo de construção da leitura e da oralidade no 1o ano do ensino fundamental e suas implicações. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Laseb - Especialização em Formação de Educadores) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
MONTUANI, D. F. B.; BATISTA, P. B. S.. Participação em banca de ADRIANA DINIZ OCTAVIANO. Práticas de Letramento na Educação Infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil - Docei) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
MONTUANI, D. F. B.; BATISTA, P. B. S.. Participação em banca de ANDRÉA PINHEIRO TOMAZ DE CARVALHO. Linguagem Escrita na Educação Infantil: Um direito. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil - Docei) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MONTUANI, D. F. B.; MONTEIRO, S. M.. Participação em banca de Ísis Freua Assunção.Estratégias de enfrentamento de dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita: o caso de uma escola da rede municipal de Belo Horizonte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFMG.

2.
MONTUANI, D. F. B.; BAPTISTA, M. C.. Participação em banca de Amanda de Abreu Noronha.A distribuição de livros literários pela prefeitura municipal de Belo Horizonte: um estudo de caso sobre o que pensam as famílias beneficiárias de uma UMEI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
MONTUANI, D. F. B.; RODRGUES, P. A.. Participação em banca de Taisa Ramos;Tamires Silva; Vanessa Rezende..Inclusão: a pessoa com autismo no mercado de trabalho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Faculdade Estácio de Sá de Belo HOrizonte.

4.
MONTUANI, D. F. B.; RODRGUES, P. A.. Participação em banca de Sarah Lombello Nogueira de Castro e Sônia de Fátima da Silva.As Tiras de Mafalda: uma análise da alfabetização e do letramento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Faculdade Estácio de Sá de Belo HOrizonte.

5.
MONTUANI, D. F. B.; Alcântara, Flávia Graciela; Canguçu, Kátia Liliane. Participação em banca de Aquila de Almeida Souza.Reflexões sobre os possíveis impactos do bullyng na escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Faculdade Estácio de Sá de Belo HOrizonte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MONTUANI, D. F. B.. II Jornada Literária da PBH. 2012. Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I ENCONTRO DO GRUPO DE PESQUISA EM ALFABETIZAÇÃO GPA/CEALE.A MEDIAÇÃO NA ESCRITA INVENTADA: A ESCRITA DE PALAVRAS COMPOSTAS POR DIFERENTES ESTRUTURAS SILÁBICAS POR CRIANÇAS QUE APRESENTAM HIPÓTESE SILÁBICO-ALFABÉTICA E ALFABÉTICA. 2017. (Encontro).

2.
Seminário de Alfabetização. 2017. (Seminário).

3.
Seminário Leitura e escrita da Educação Infantil e Ensino Fundamentantal. 2017. (Seminário).

4.
VI Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura e Escrita.CULTURA VIVIDA E LETRAMENTO: QUANDO AS ÁGUAS INUNDARAM O CAMINHO. 2017. (Outra).

5.
VI Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura e Escrita.A Leitura nas Atividades Cotidianas da Escola: O Contexto e as Capacidades Privilegiadas. 2017. (Outra).

6.
VI Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita.FORMAÇÃO DE LEITORES NO CONTEXTO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO DE UMA REDE DE ENSINO. 2017. (Outra).

7.
Ceale Debate - Literatura: a formação de um leitor todo seu. 2016. (Outra).

8.
II Congresso Brasileiro de Alfabetização ? CONBALF. Associação Brasileira de Alfabetização ? ABALF.. Literatura e alfabetização: os acervos do PNBE em uso. 2015. (Congresso).

9.
VIII Paralfaletrar: ler e escrever um direito de toda criança.. 2015. (Encontro).

10.
Palestra - Perspectivas Metodológicas - ministrada pelas professoras do Núcleo de Alfabetização e Letramento de Lagoa Santa. 2013. (Encontro).

11.
III Colóquio Literatura e Diversidade.O PNBE e a diversidade. 2012. (Outra).

12.
Seminário de Formação Continuada de professores:parcerias, impactos e desafios. 2012. (Seminário).

13.
IX Jogo do Livro: Onde está a literatura? III Fórum Americano de Letramentos e aprendizagens.Comissão Científica e organização das sessões de comunicação. 2011. (Outra).

14.
Perspectivas Ceale.Dos saberes teóricos aos saberes da ação: concepções e práticas alfabetizadoras. 2011. (Outra).

15.
XI Encontro de Profissionais das Bibliotecas Escolares da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.Impactos da distribuição de livros na formação de leitores. 2011. (Encontro).

16.
Fórum do Ensino de Leitura.Literatura em casa: política pública e inclusão cultutal. 2010. (Outra).

17.
III Coloquio internacional sobre letramento e cultura escrita.Coordenação de sessão de comunicação. 2010. (Outra).

18.
I Seminário Programa Nacional Biblioteca da Escola.Coordenação de GTs (grupos de trabalho). 2010. (Seminário).

19.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático PNLD/2011 - região sul.Programa Nacional Biblioteca da Escola: análise descritiva de uma política de formação. 2010. (Seminário).

20.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático - região nordeste.Programa Nacional Biblioteca da Escola: análise descritiva de uma política de formação. 2010. (Seminário).

21.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático - região norte e centro-oeste.Programa Nacional Biblioteca da Escola: análise descritiva de uma política de formação. 2010. (Seminário).

22.
Seminário Progrmama Nacional do Livro Didático PNLD/2011 -região sudeste.Programa Nacional Biblioteca da Escola: análise descritiva de uma política de formação de leitores. 2010. (Seminário).

23.
XV ENDIPE.Políticas de Leitura: possibilidades e impasses no espaço escolar. 2010. (Encontro).

24.
VII Jogo do livro- A tela e o livro. PNBE/2005 na rede municipal de ensino de Belo Horizonte:uma análise dos possíveis impactos das políticas públicas de leitura na formação de leitores. 2009. (Congresso).

25.
II Colóquio Internacional sobre letramento e cultura escrita. 2008. (Congresso).

26.
16º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. 2007. (Congresso).

27.
30ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. 2007. (Congresso).

28.
Primeiro Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita. 2007. (Congresso).

29.
VII Jogo do livro - Escolhas em jogo. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MONTUANI, D. F. B.; MONTEIRO, S. M. ; MACIEL, F. I. P. ; RESENDE, V. B. ; FRADE, I. C. . I ENCONTRO DO GRUPO DE PESQUISA EM ALFABETIZAÇÃO GPA/CEALE. 2017. (Outro).

2.
MONTUANI, D. F. B.. 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2017. (Outro).

3.
MONTUANI, D. F. B.. XIII Encontro de Pesquisa em Alfabetização - FaE/UFMG. 2017. (Outro).

4.
MONTUANI, D. F. B.. XI JOGO DO LIVRO E I SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO: MEDIAÇÕES DE LEITURA LITERÁRIA,. 2015. (Congresso).

5.
MONTUANI, D. F. B.. IX Jogo do Livro e III Fórum Ibero Americano de Letramentos e aprendizagens. 2011. (Congresso).

6.
MONTUANI, D. F. B.. III Colóquio Internacional sobre letramento e cultura escrita. 2010. (Congresso).

7.
MONTUANI, D. F. B.. Jogo do Livro VIII A tela e o livro. 2009. (Congresso).

8.
MONTUANI, D. F. B.. O Jogo do Livro VII - As escolhas em jogo. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Victória Martins de Souza. Vivências de ensino e aprendizagem de alfabetização e letramento da educação infantil ao ensino fundamental: um estudo de caso longitudinal. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFMG, Pró reitoria de pesquisa UFMG. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Carolina Alves Bandeira. A leitura nas atividades cotidianas da escola: o contexto e as capacidades privilegiadas. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Escolares de Alfabetização e Letramento) - Instituto de Educação Continuada- Pontifícia Universidade Católica de Minas. Orientador: Daniela Freitas Brito Montuani.

2.
Arielle Alice Lopes. Práticas significativas de leitura e escrita na Educação Infantil. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Escolares de Alfabetização e Letramento) - Instituto de Educação Continuada- Pontifícia Universidade Católica de Minas. Orientador: Daniela Freitas Brito Montuani.

3.
Gabriela Bicalho Barros. Diagnóstico: a chave para uma intervenção adequada ao processo de alfabetização. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Escolares de Alfabetização e Letramento) - Instituto de Educação Continuada- Pontifícia Universidade Católica de Minas. Orientador: Daniela Freitas Brito Montuani.

4.
Maria Cristina Almeida Gonzaga. Alfabetizar letrando na educação infantil: desafios e possibilidades. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Escolares de Alfabetização e Letramento) - Instituto de Educação Continuada- Pontifícia Universidade Católica de Minas. Orientador: Daniela Freitas Brito Montuani.

5.
Patrícia Chagas Rocha. A busca por leitores literários: um olhar a partir da influência de Kristy Dempsey. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Escolares de Alfabetização e Letramento) - Instituto de Educação Continuada- Pontifícia Universidade Católica de Minas. Orientador: Daniela Freitas Brito Montuani.

6.
Conceição Cristina dos Santos. A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO ESTIMULADOR DO DESENVOLVIMENTO DO LEITOR: UMA EXPERIÊNCIA DA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA SALÃO DO ENCONTRO. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Escolares de Alfabetização e Letramento) - Instituto de Educação Continuada- Pontifícia Universidade Católica de Minas. Orientador: Daniela Freitas Brito Montuani.

7.
Conceição Cristina dos Santos. A biblioteca como espaço estimulador do desenvolvimento do leitor: uma experiência da biblioteca comunitária salão do encontro.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Escolares de Alfabetização e Letramento) - Instituto de Educação Continuada- Pontifícia Universidade Católica de Minas. Orientador: Daniela Freitas Brito Montuani.

8.
Fabiane Macedo.. Alfabetizar letrando: um desafio na prática docente. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Escolares de Alfabetização e Letramento) - Instituto de Educação Continuada- Pontifícia Universidade Católica de Minas. Orientador: Daniela Freitas Brito Montuani.

9.
Jennifer Pereira da Rocha Almeida. Obrigatoriedade de ensino a partir dos 4 anos e as percepções docentes em relação a alfabetização e letramento na Educação Infantil. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Escolares de Alfabetização e Letramento) - Instituto de Educação Continuada- Pontifícia Universidade Católica de Minas. Orientador: Daniela Freitas Brito Montuani.

10.
Laís Santos.. Métodos tradicionais de alfabetização: Como são? Ainda usamos?. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Escolares de Alfabetização e Letramento) - Instituto de Educação Continuada- Pontifícia Universidade Católica de Minas. Orientador: Daniela Freitas Brito Montuani.

11.
Luiza Mundim Carvalho. O processo de aquisição da escrita na educação infantil: recursos e estratégias didáticas. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Escolares de Alfabetização e Letramento) - Instituto de Educação Continuada- Pontifícia Universidade Católica de Minas. Orientador: Daniela Freitas Brito Montuani.

12.
Mônica Ribeiro da Silva Soares.. A literatura infantil no ambiente escolar: importância e contribuições do projeto ¨ Ler é Viver?.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Escolares de Alfabetização e Letramento) - Instituto de Educação Continuada- Pontifícia Universidade Católica de Minas. Orientador: Daniela Freitas Brito Montuani.

13.
Márcia da Silva Carvalho.. Esse rio é minha rua: um olhar sobre as práticas de alfabetização e letramento nas escolas ribeirinhas.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Escolares de Alfabetização e Letramento) - Instituto de Educação Continuada- Pontifícia Universidade Católica de Minas. Orientador: Daniela Freitas Brito Montuani.

14.
Adelma,Tatiane,Aleandra,Claudio,Maria Helena,Elite e Andrea. Letramento literário na EJA: impactos na formação de neoleitores. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em juventudes da EJA) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Daniela Freitas Brito Montuani.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Paula Rodrigues da Silva e Raquel Jaqueline de Almeida. Valores e comportamentos implícitos no conto Rapunzel e na releitura Enrolados. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte. Orientador: Daniela Freitas Brito Montuani.

2.
Juliana Ramos ,Lêda Rodrigues e Neuzinha Carvalho. A inclusão das crianças com Síndrome de Down nas escolas regulares: perspectivas dos docentes e familiares. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte. Orientador: Daniela Freitas Brito Montuani.

3.
Viviane Ferreira, Juliana Francisco e Juscelino Mendes. O perfil dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos na atualidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte. Orientador: Daniela Freitas Brito Montuani.

4.
Edicássia Barbosa Evangelista. Inclusão de deficientes auditivos em escolas regulares: algumas considerações. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte. Orientador: Daniela Freitas Brito Montuani.

5.
Kelly Cristina, Renata Salvador e Paulo Henrique Silva. Desafios e estratégias dos educadores de uma escola em contexto de vulnerabilidade social. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte. Orientador: Daniela Freitas Brito Montuani.

6.
Álida Cristina Alves Rodrigues. O Projeto Atendimento Escolar Hospitalar da Prefeitura de Belo Horizonte: uma discussão sobre a atuação do pedagogo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte. Orientador: Daniela Freitas Brito Montuani.



Outras informações relevantes


Aprovações em Concursos Públicos: - Aprovado em 3º lugar no concurso para professor efetivo junto ao Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Área: Alfabetização e Letramento (2015)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 23:34:35