Patricia Regina Piovezan

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  • Última atualização do currículo em 13/01/2019


Graduada em Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", campus de São José do Rio Preto, ingressou na graduação no ano de 2004, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente e, no ano de 2006, transferiu-se para o IBILCE/UNESP. Desde de 2012 é Mestra em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, campus de Marília, na linha de pesquisa Políticas Educacionais, Gestão de Sistemas e Organizações, Trabalho e Movimentos Sociais. Em 2017, concluiu o doutorado em educação na mesma instituição e linha de pesquisa em que realizou o mestrado e realizou pesquisas referentes à precarização do trabalho docente na educação básica do Brasil e Portugal. De setembro a dezembro de 2015 realizou um estágio científico avançado na Universidade do Minho, em Braga (Portugal), referente à bolsa de doutorado sanduíche concedida pela Capes. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patricia Regina Piovezan
Nome em citações bibliográficas
PIOVEZAN, P. R.;PIOVEZAN, PATRICIA REGINA


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
com período sanduíche em Universidade do Minho (Orientador: Licínio Carlos Viana da Silva Lima).
Título: As políticas educacionais e a precarização do trabalho docente no Brasil e em Portugal, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Neusa Maria Dal Ri.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2010 - 2012
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e o trabalho: o ideário pedagógico e a realidade social,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Candido Giraldez Vieitez.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2006 - 2009
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A concepção de Trabalho nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio.
Orientador: Maria Denise Guedes.




Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em Compreensão leitora da teoria à prática. (Carga horária: 4h).
União das Faculdades dos Grandes Lagos, UNILAGO, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Reforma Universitária entre os anos 1960 e 1964. (Carga horária: 4h).
União das Faculdades dos Grandes Lagos, UNILAGO, Brasil.
2013 - 2013
Ciência e ideologia na teoria marxista.... (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2012 - 2012
Inglês instrumental: leitura para fins específicos. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Introdução ao pensamento de Pierre Bourdieu. (Carga horária: 3h).
União das Faculdades dos Grandes Lagos, UNILAGO, Brasil.
2011 - 2011
Direitos humanos, gênero e etnia na sala de aula. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Introdução à Ontologia de Lukács. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em "Marxismo: Concepção e Método". (Carga horária: 48h).
Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão de São Jos, FAPERP, Brasil.
2009 - 2009
Normalização para citação e referência.... (Carga horária: 1h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
Genética do cancêr. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
Introdução à história da arte antiga e medieval. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista Didático, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 12

Atividades

03/2017 - 07/2017
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Históricos, Sociológicos e Filosóficos da Educação
03/2017 - 07/2017
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Históricos, Sociológicos e Filosóficos da Educação
03/2017 - 07/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Históricos, Sociológicos e Filosóficos da Educação
10/2014 - 02/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Prática da Educação Infantil
10/2014 - 02/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização e Gestão da Educação Básica
03/2013 - 05/2013
Ensino, Física Biológica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política Educacional Brasileira
03/2013 - 05/2013
Ensino, Química Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política Educacional Brasileira

Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

06/2013 - 06/2013
Ensino, Gestão Escolar, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Legislação Educacional e Políticas Públicas
05/2013 - 06/2013
Ensino, Gestão Escolar, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Contextos históricos, Políticos e Sociais

Faculdade de Tecnologia - Rio Preto, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8

Atividades

05/2012 - 02/2013
Ensino, Programa Especial de Formação Pedagógica, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Estrutura da Educação Profissional

Universidade Virtual do Estado de São Paulo, UNIVESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Tutor à distância, Carga horária: 30


Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Saberes e Práticas para a Docência no Ensino Fundamental I, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Educação
02/2018 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral
Filosofia da Educação
Orientações Curriculares Oficiais
Políticas Públicas e Gestão Educacional
Psicologia da Educação
Sociologia da Educação


Projetos de pesquisa


2013 - 2017
As políticas educacionais e a precarização do trabalho docente no Brasil e em Portugal
Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo investigar de que forma a precarização do trabalho, agravada nas últimas quatro décadas, tem afetado o trabalho dos docentes da educação básica no Brasil e da educação básica e secundária em Portugal. Partimos do pressuposto que alguns elementos que caracterizam a precarização do trabalho em geral, tais como: arrocho salarial, flexibilização dos direitos trabalhistas, intensificação do trabalho, subcontratação, entre outros, estão presentes na condição do trabalho, inclusive, dos educadores brasileiros e portugueses. Nesta pesquisa realizamos um recorte das políticas nacionais que regulamentam o trabalho docente desde a Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96 até as mais recentes publicações. Quanto às políticas portuguesas o recorte abrange desde a Lei de Bases do Sistema Educativo até as políticas atuais. Apesar de este estudo enfocar as políticas direcionadas à regulamentação do trabalho docente, nossa análise não será limitada à interpretação dos textos legais, mas acrescida com a consulta de dados disponíveis em boletins, revistas ou sites que explanam as implicações da precarização do trabalho para esta categoria. Os principais conceitos utilizados nesta pesquisa são: trabalho, trabalho docente, precarização do trabalho, salário, organização do trabalho etc. Cabe destacar que esta pesquisa é integrada ao projeto da Prof. Drª Neusa Maria Dal Ri "As origens da gestão democrática na escola pública no Brasil e Portugal: inserção na CF/88 e a atuação do FNDEP no Brasil e a Revolução dos Cravos em Portugal"..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: ORG & DEMO
2015 - 2015
Periódico: MOSAICO (SÃO JOSÉ DO RIO PRETO)
2017 - 2017
Periódico: Literatura, leitura e escrita: Interfaces


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Chinês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PIOVEZAN, PATRICIA REGINA2018PIOVEZAN, PATRICIA REGINA; DAL RI, N. M. . A precarização do trabalho docente em Portugal. EDUCACAO UNISINOS (ONLINE), v. 22, p. 250-258, 2018.

2.
PIOVEZAN, PATRICIA REGINA2016PIOVEZAN, PATRICIA REGINA; DAL RI, NEUSA MARIA . A precarização do trabalho docente no estado de São Paulo: vinte anos de reformas. ETD. Educação Temática Digital, v. 18, p. 178-197, 2016.

3.
PIOVEZAN, P. R.;PIOVEZAN, PATRICIA REGINA2014PIOVEZAN, P. R.; DAL RI, N. M. . As políticas neoliberais e a precarização do trabalho no Brasil e Portugal. Rede de Estudos do Trabalho - RET, v. 15, p. 01-26, 2014.

4.
PIOVEZAN, P. R.;PIOVEZAN, PATRICIA REGINA2013PIOVEZAN, P. R.; VIEITEZ.C.G . OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO: A PREPARAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO PRECÁRIO. INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE), v. 38, p. 469-487, 2013.

5.
SANTOS, L. R.2013SANTOS, L. R. ; PIOVEZAN, P. R. . Política Social: fundamentos e história. ORG & DEMO, v. 14, p. 01, 2013.

6.
PIOVEZAN, P. R.;PIOVEZAN, PATRICIA REGINA2012PIOVEZAN, P. R.. A Proposta Curricular para o Estado de São Paulo e as competências para o mundo do trabalho. Educação & Docência, v. II, p. 107-126, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
PIOVEZAN, P. R.; DAL RI, N. M. . O processo de precarização do trabalho docente no Brasil nos últimos vinte anos. In: BATISTA, E. L.; BATISTA, R. L.. (Org.). Trabalho, Educação e Emancipação Humana. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2015, v. , p. 247-268.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PIOVEZAN, P. R.; DAL RI, N. M. . Trabalho precário e os docentes no Brasil e Portugal. In: 3º Congresso Internacional Sobre a Teoria Histórico-Cultural e 15ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2016, Marília. 3º Congresso Internacional Sobre a Teoria Histórico-Cultural e 15ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2016. p. 01-15.

2.
PIOVEZAN, P. R.; DAL RI, N. M. . A flexibilização do trabalho e a categoria docente. In: 2º Congresso Internacional sobre a teoria Histórico-Cultural e 13ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2014, Marília-SP. 2º Congresso Internacional sobre a teoria Histórico-Cultural & 13ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília. Marília-SP: Oficina Universitária, 2014. p. 1-13.

3.
PIOVEZAN, P. R.. As políticas educacionais e a precarização do trabalho docente no Brasil e Portugal. In: XV Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013, Marília. XV Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação. Marília, 2013. p. 1-10.

4.
PIOVEZAN, P. R.. A Proposta Curricular para o Estado de São Paulo e as competências para o mundo do trabalho. In: 10ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2011, Marília. 10ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília ?A Teoria Histórico-Cultural e a educação escolar: dos fundamentos à práxis?, 2011. v. 1. p. 1-16.

5.
PIOVEZAN, P. R.. Os PCNs para o ensino médio e o trabalho: a realidade social contra o imaginário. In: XII Seminário de Pesquisa do PPGE, 2010, Marília-SP. XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação. Marília-SP: Programa de Pós-Graduação em Educação, 2010. p. 1-8.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PIOVEZAN, P. R.; DAL RI, N. M. . A precarização do trabalho docente no Brasil. In: V Seminário Científico Internacional - Teoria Política do Socialismo ?Marx: crise do capitalismo e transição, 2013, Marília-SP. V Seminário Internacional Teoria e Prática do Socialismo. Marília-SP: Oficina Universitária, 2013. p. 8749.

2.
PIOVEZAN, P. R.. A concepção de trabalho nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. In: XXI Congresso de Iniciação Científica (CIC), 2009, São José do Rio Preto. XXI Congresso de Iniciação Científica da UNESP. São Paulo: CGB/PROPe UNESP, 2009. p. 02761-02765.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PIOVEZAN, P. R.; DAL RI, N. M. . Alienação e intensificação do trabalho docente. In: VI Seminário de Estudos Críticos sobre Educação, 2014, São José do Rio Preto. Caderno de Resumos do VI Seminário de Estudos Críticos sobre Educação. São José do Rio Preto: Centro Cultural Brado/ Departamento de Educação do IBILCE, 2014. p. 04-04.

2.
PIOVEZAN, P. R.; DAL RI, N. M. . A precarização do trabalho docente e as reformas educacionais no Brasil. In: V Seminário de Estudos Críticos Sobre Educação, 2013, São José do Rio Preto. Caderno de Resumos do V Seminário de Estudos Críticos Sobre Educação. São José do Rio Preto: Centro Cultural Brado/Departamento de Educação do IBILCE, 2013. p. 04.

Apresentações de Trabalho
1.
PIOVEZAN, P. R.; DAL RI, N. M. . Trabalho precário e os docentes no Brasil e Portugal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PIOVEZAN, P. R.. Trabalho Precário e os Docentes no Brasil e em Portugal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PIOVEZAN, P. R.; DAL RI, N. M. . Alienação e Intensificação do trabalho docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PIOVEZAN, P. R.; DAL RI, N. M. . A flexibilização do trabalho e a categoria docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PIOVEZAN, P. R.; DAL RI, N. M. . A precarização do trabalho docente e as reformas educacionais no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PIOVEZAN, P. R.. As políticas educacionais e a precarização do trabalho docente no Brasil e Portugal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PIOVEZAN, P. R.; DAL RI, N. M. . A precarização do trabalho docente no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PIOVEZAN, P. R.. Políticas Educacionais e a precarização do trabalho docente no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PIOVEZAN, P. R.. A Proposta Curricular para o Estado de São Paulo e as competências para o mundo do trabalho. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PIOVEZAN, P. R.. A Proposta Curricular para o Estado de São Paulo e as competências para o mundo do trabalho. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PIOVEZAN, P. R.. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e o trabalho: a realidade social contra o imaginário. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PIOVEZAN, P. R.. Os PCNs para o ensino médio e o trabalho: a realidade social contra o imaginário. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PIOVEZAN, P. R.. A concepção de trabalho nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
PIOVEZAN, P. R.. A escola: seus ambientes e funcionários. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PIOVEZAN, P. R.. Literatura, leitura e escrita: interfaces. 2017.

2.
PIOVEZAN, P. R.. Revista ORG & DEMO. 2017.

3.
PIOVEZAN, P. R.. Revista ORG & DEMO. 2016.

4.
PIOVEZAN, P. R.. Revista ORG & DEMO. 2015.

5.
PIOVEZAN, P. R.. Revista Mosaico. 2015.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3º Congresso Internacional Sobre a Teoria Histórico-Cultural e 15ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília. Trabalho precário e os docentes no Brasil e Portugal. 2016. (Congresso).

2.
II Jornadas do doutoramento em Ciências da Educação. 2015. (Outra).

3.
2º Congresso Internacional sobre a teoria Histórico-Cultural e 13ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília. A flexibilização do trabalho e a categoria docente. 2014. (Congresso).

4.
3º Seminário O trabalho no século XXI: educação, trabalho e saúde no campo. 2014. (Seminário).

5.
VI Seminário de Estudos Críticos sobre Educação.Alienação e Intensificação do trabalho docente. 2014. (Seminário).

6.
Oficina Currículo Lattes: a arte do preencimento. 2013. (Oficina).

7.
V Seminário Científico Internacional - Teoria Política do Socialismo ?Marx: crise do capitalismo e transição.A precarização do trabalho docente no Brasil. 2013. (Seminário).

8.
V Seminário de Estudos Críticos Sobre Educação.A precarização do trabalho docente e as reformas educacionais no Brasil. 2013. (Seminário).

9.
V Seminário de Estudos Marxistas. 2013. (Seminário).

10.
XV Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação.As políticas educacionais e a precarização do trabalho docente no Brasil e Portugal. 2013. (Seminário).

11.
I Simpósio Cooperação e Solidariedade Internacional da Unesp de Rio Preto. 2012. (Simpósio).

12.
IV Seminário de Estudos Críticos sobre Educação. 2012. (Seminário).

13.
IV SestMarx Seminário de Estudos Marxistas.Políticas educacionais e a precarização do trabalho docente no Brasil. 2012. (Seminário).

14.
10ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília.A proposta curricular para o Estado de São Paulo e as competências para o mundo do trabalho. 2011. (Oficina).

15.
III Seminário de Estudos Críticos sobre Educação.A proposta curricular para o Estado de São Paulo e as competências para o mundo do trabalho. 2011. (Seminário).

16.
III SestMarx - Seminário de Estudos Marxistas.Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e o trabalho: a realidade social contra o imaginário. 2010. (Seminário).

17.
XII Seminário de Pesquisa do PPGE.Os PCNs para o ensino médio e o trabalho: a realidade social contra o imaginário. 2010. (Seminário).

18.
II Seminário de Estudos Marxistas. 2009. (Seminário).

19.
I Seminário: O Trabalho no Século XXI - Saúde do Trabalhador. 2009. (Seminário).

20.
I Seminário de Estudos de Críticos sobre Educação. 2009. (Seminário).

21.
IV EBEM - Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo. 2009. (Encontro).

22.
XXI Congresso de Iniciação Científica (CIC). A concepção de trabalho nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. 2009. (Congresso).

23.
Oficinas Pedagógicas I - Teoria e Prática na Formação do Educador. 2008. (Oficina).

24.
V Semana da Pedagogia - Políticas inclusivas: inclusão das diferenças ou diferentes exclusões. 2008. (Outra).

25.
IV - Semana da Pedagogia - Políticas Educacionais: Educação Básica e Modalidades. 2007. (Outra).

26.
XXXIV - Colóquio de incentivo à pesquisa - Ibilce 50 anos: resgatando sua identidade cultural. 2007. (Outra).

27.
III Semana da Pedagogia: O que é Pedagogia?. 2006. (Outra).

28.
I Seminário de Educação: Teorias e Práticas na Pesquisa sobre Formação de Professores.A escola: seus ambientes e funcionários. 2006. (Seminário).

29.
IV Encontro de Educação do Oeste Paulista. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PIOVEZAN, P. R.; GUEDES, M. D. . V Semana da Pedagogia. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Tatiana Miguel Anastacio. Percepção matemática: o uso do Caleidostróton no Ensino Fundamental I. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes e Práticas para a Docência no Ensino Fundamental I) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Patricia Regina Piovezan.



Outras informações relevantes


É integrante desde 2010 do Grupo de Pesquisa Organizações e Democracia coordenado pelos professores Neusa Maria Dal Ri e Candido Giraldez Vieitez na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.

Foi aprovada em 1º lugar no concurso da Faculdade de Tecnologia de Rio Preto em 2012.

Foi aprovada em 1º lugar no concurso do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, UNESP, em 2013 e 2017.

Foi aprovada em 1º lugar no concurso da UNICENTRO, em 2017.

Foi aprovada em 2º lugar no concurso da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em 2017.

Foi aprovada em 2º lugar no concurso do Instituto Federal de São Paulo, Catanduva, em 2017.

Foi aprovada em 2º lugar no concurso do Instituto Federal Goiano, Morrinhos, em 2018.



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