Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves

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  • Última atualização do currículo em 11/10/2018


Possui graduação em Pedagogia (2010) pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, mestrado em Educação pela UEL (2012) e doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos- UFSCar (2014). Pós doutorado em Educação pela UEL (2016). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação (FaE) no Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação do Campo e Indicadores Educacionais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves
Nome em citações bibliográficas
LIDUENHA,T.G.G.;GONÇALVES, T.G.G.L.;GONÇALVES, TAÍSA GRASIELA GOMES LIDUENHA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Departamento de Ciências Aplicadas a Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE), Faculdade de Educação (FAE), Sala 1610
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34096225


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Alunos com deficiência na Educação de Jovens e Adultos em assentamentos paulistas: Experiências do PRONERA, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Katia Regina Moreno Caiado.
Bolsista do(a): Observatório da Educação- CAPES, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação Especial; Educação do Campo; EJA.
2010 - 2012
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Escolarização de alunos com deficiência na Educação de Jovens e Adultos :Uma análise dos indicadores educacionais Brasileiros (2007-2010),Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Silvia Márcia Ferreira Meletti.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2010
Graduação em pedagogia.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: DEFICIÊNCIA E ESCOLARIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DA TRAJETÓRIA ESCOLAR DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ORIUNDOS DE CLASSES ESPECIAIS.
Orientador: Silvia Márcia Ferreira Meletti.


Pós-doutorado


2015 - 2016
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2015 - 2015
Estágio. (Carga horária: 8h).
École Saint Pierre, Mûrs Erigné, França, ÉCOLE SAINT PIER, França.
2009 - 2009
Curso Básico de Libras. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2009 - 2009
Comunicação Didática:A Intencionalidade Pedagógica. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE).
04/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

03/2018 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia Histórico-Cultural na Sala de Aula ( GEPSA).
11/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante- Curso de Pedagogia.
08/2017 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Grupo de estudos Corpos Mistos - Faculdade de Educação e Departamento de Dança/Escola de Belas Artes.
08/2018 - 09/2018
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação: Aprendizagem e Ensino CAE-002 Turma TL1
Psicologia da Educação: Aprendizagem e Ensino CAE-002 Turma TF
08/2018 - 09/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação Inclusiva- CAE 148 -Turma G
03/2018 - 07/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação Inclusiva- CAE 148 Turma M
Fundamentos da Educação Inclusiva- CAE 148 Turma N
03/2018 - 07/2018
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação: Aprendizagem e Ensino CAE 002 -Turma B1 Disciplina partilhada com o professor Pedro Castilho
08/2017 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Interfaces da Educação Especial CAE 011 OP3
08/2017 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação Inclusiva- CAE 148

Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Mestranda em Educação, Enquadramento Funcional: Estudante, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estágio não obrigatório- CEPV, Enquadramento Funcional: Auxiliar da Coordenação Pedagógica, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: aluna de graduação, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Atividades

2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação Comunicação e Artes, .

01/2009 - 01/2010
Estágios , Curso Especial Pré Vestibular- CEPV, .

Estágio realizado
Auxiliar da Coordenação Pedagógica.

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: Estudante, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: Estágio de docência no curso de Pedagogia, Carga horária: 20

Atividades

2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Ciências Humanas, .


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.


Observatório da Educação- CAPES, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Membro do Comitê de Ética, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê de Ética em Pesquisa

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Professor Adjunto, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40
Outras informações
Professora no Mestrado em Metodologias do Ensino, Linguagens e suas TecnologiaS (28h) Graduação em Pedagogia (12h)

Atividades

10/2015 - 07/2017
Ensino, Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Educação especial no contexto escolar 1º semestre (2016)
Educação especial no contexto escolar 1º semestre (2017)
10/2015 - 07/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação de Jovens e Adultos- 2º semestre (2016) 5EDU335
Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS 1º semestre (2016) Disciplina compartilhada com a professora Sandra Cristina Malzinoti Vedoato 5EDU317
Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS 1º semestre (2017) Disciplina compartilhada com a professora Sandra Cristina Malzinoti Vedoato 5EDU317
Processos escolares de inclusão- 1º semestre (2016)

Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estagiária - docente, Enquadramento Funcional: PROFESSORA REGENTE - EJA, Carga horária: 30

Atividades

08/2007 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Séries Iniciais da Educação de Jovens e Adultos

Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Participante do Grupo de Pesquisa

Atividades

02/2013 - 11/2014
Pesquisa e desenvolvimento , NEPEP - Núcleo de Estudos e Programas em Educação, .



Linhas de pesquisa


1.
Estudos multidisciplinares em educação especial
2.
Educação nos Assentamentos Rurais
3.
Políticas e práticas institucionais
4.
Psicologia, Psicanálise e Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Matrículas de alunos com deficiência na Educação de Jovens e Adultos em Belo Horizonte - MG
Descrição: A EJA foi constituída por meio de muitas reivindicações para diminuir os índices elevados de analfabetismo em nosso país. Entretanto, essa modalidade oferecida para jovens e adultos foi implantada enquanto políticas de governo, geralmente, programas pontais, que fragmenta e descontextualiza a totalidade educacional. A interface da Educação Especial com a EJA aparece na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), ao destacar que a educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades. Sendo assim, alunos com deficiência que não tiveram acesso ou foram excluídos dos espaços educacionais têm o direito à escolarização na EJA, como qualquer outro jovem ou adulto nesta condição. Nesse contexto, a EJA está se consolidando como uma política pública permanente, abarcando as defasagens oriundas do ensino fundamental, sendo que os alunos com deficiência compõem esse cenário. Objetivo geral do estudo é analisar a organização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Belo Horizonte- MG para o atendimento de alunos com deficiência. Objetivos específicos são: analisar o perfil do alunos com deficiência inseridos na EJA segundo sexo, raça e tipo de deficiência (auditiva, visual, intelectual e física). - Analisar a trajetória escolar de alunos com deficiência inseridos na EJA com o intuito de verificar a relação idade/série e evasão escolar. Assim, optou-se por trabalhar com o banco de microdados do Censo Escolar da Educação Básica, tendo as unidades escolares brasileiras como base de coleta e que são disponibilizadas no site do INEP para download. Para a leitura e tratamento estatístico dos microdados da Educação Básica será utilizado o Software IBM SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Espera-se com esse projeto compreender a organização da EJA no município de Belo Horizonte- MG, na tentativa de contribuir para a escolarização das pessoas com deficiência que estão matriculadas nessa modalidade de ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Alunos com deficiência na Educação de Jovens e Adultos especial: o que os microdados do censo escolar revelam
Descrição: Os indicadores sociais (IBGE, 2010) mostram um alto percentual de pessoas sem instrução ou com o ensino fundamental incompleto (44, 9%) com 15 anos ou mais. Ao tratar das pessoas com deficiência com 10 anos ou mais, os dados mostram que, em média, são analfabetas: 13,5% das pessoas com deficiência visual, 21,2% das pessoas com deficiência auditiva, 30,2% das pessoas com deficiência física e 45,6% das pessoas com deficiência mental. Uma alternativa para reparar a não escolarização desses sujeitos é por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) destinada para pessoas que foram excluídas da escola. Entretanto, para jovens e adultos deficientes criou-se a EJA especial, um espaço segregado, com tendência de ampliação conforme indicam estudos baseados no censo escolar. Deste modo, o objetivo deste estudo é analisar a organização da EJA especial no Brasil para o atendimento de alunos com deficiência. Especificamente: 1. Analisar o perfil do aluno com necessidades educacionais especiais inseridos na EJA especial segundo: sexo, raça e tipo de deficiência (auditiva, visual, intelectual e física); 2. Analisar por meio de amostragem a trajetória escolar de alunos com deficiência inseridos na EJA especial no Brasil e suas regiões com o intuito de verificar a relação idade/série e evasão escolar; 3. Analisar a organização das escolas que oferecem a EJA especial segundo: dependência administrativa (federal, estadual, municipal e privada), categoria da escola privada (particular, filantrópica, comunitária ou confessional), dependência do convênio com o poder público (municipal, estadual, ou municipal e estadual) e localização (rural/ urbana); 4. Analisar a organização das turmas de EJA especial segundo a quantidade desse atendimento no Brasil e em suas regiões, etapa de ensino, e atendimento educacional especializado. O estudo se fundamentará na perspectiva da unidade entre o quantitativo e qualitativo e os procedimentos metodológicos serão pautados nos microdados do censo escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) a partir do software IBM SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) no período de 2007 a 2017. Pretende-se com este estudo contribuir para a discussão, reflexão e melhoria da educação para jovens e adultos deficientes. Os resultados trarão informações relevantes para a academia científica e para a formulação de políticas públicas na área da educação especial..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2018
Educação e deficiência na voz de quem vive essa trama: Trajetórias de vida de pessoas com deficiência que cursam o ensino superior.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Katia Regina Moreno Caiado em 18/01/2016.
Descrição: Historicamente o conceito de deficiência é sinônimo de incapacidade e vulnerabilidade. As práticas sociais foram pautadas pela caridade e filantropia. O estigma da inferioridade na relação com pessoas não deficientes acompanha e constitui o imaginário social e institucionaliza práticas sociais que segregam e marginalizam. Com essas representações, a pessoa com deficiência precisa, permanentemente, provar suas potencialidades. Com certeza o longo percurso entre o início na educação básica à conclusão da graduação tem marcas de muita luta e superação. Como foi este aprendizado? A pesquisa tem como procedimento metodológico as memórias de história de vida produzidas a partir de entrevistas temáticas. Os objetivos do estudo são: 1. Conhecer trajetórias de vida de pessoas com deficiência que concluíram o ensino superior; 2. Estudar as experiências de vida que promoveram o desempenho escolar no processo de escolarização da pessoa com deficiência ? da educação básica à educação superior; 3. Refletir sobre a trama social, a tessitura cotidiana, que possibilitou a superação da deficiência enquanto condição de incapacidade e fracasso escolar. A análise dos dados compreende três eixos temáticos: contexto familiar, processos de escolarização e convívio social. Os resultados esperados são: 1. Subsidiar propostas de formação de professores (inicial e continuada) para atuarem com alunos deficientes no ensino regular; 2. Subsidiar a melhoria das condições de acessibilidade no ensino superior; 3. Conhecer a singularidade de sujeitos que historicamente são representados enquanto categoria determinada pela deficiência; 4. Organizar um acervo digital com entrevistas orais e transcritas de pessoas com deficência; 5. Socializar os resultados parciais e finais em congressos e periódicos da área..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
Trajetórias escolares de alunos com necessidades educacionais especiais na educação básica no município de Londrina
Descrição: O presente projeto tem como objetivo analisar as trajetórias escolares de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) com idade igual ou superior a 10 anos inseridos na educação básica, no município de Londrina, matriculados na rede estadual de educação. Os objetivos específicos são: analisar na produção acadêmica a temática das trajetórias escolares dos alunos da educação especial no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES); analisar as políticas de atendimento ao aluno com necessidades educacionais especiais inseridos na educação básica; mapear o número de matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais, de idade igual ou superior a 10 anos, matriculados na educação básica, no município de Londrina; analisar as trajetórias escolares dos alunos com idade igual ou superior a 10 anos que apresentam necessidades educacionais especiais e que estão matriculados na educação básica (independente da modalidade) e que recebem ou não o Atendimento Educacional Especializado; e compreender sua relação com a escola e com o ensino ao longo da sua escolarização. Os procedimentos metodológicos serão: levantamento das produções acadêmica no Banco de Teses e Dissertações da CAPES; levantamento do número de matrículas de alunos com NEE na educação básica no município de Londrina; realização de entrevistas com os alunos encontrados no censo escolar e que consentirem a participação da pesquisa. O trabalho se fundamentará no materialismo dialético, em uma perspectiva indissociável entre o quantitativo e o qualitativo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves - Coordenador / Rosângela Martins Cabral - Integrante / Luciana Ribeiro Salomão - Integrante.Número de orientações: 1
2015 - 2017
A Trajetória Escolar de Professores com deficiência que trabalham na Educação Básica no Estado do Paraná
Descrição: Os indicadores sociais mostram que apenas 9,3% da população brasileira concluiu o ensino superior, a situação torna-se ainda mais complexa ao pensar no nível de instrução da população com deficiência. Verifica-se uma escassez de estudos que tratam da trajetória escolar de pessoas com deficiência que concluíram o ensino superior. Assim, este estudo tem como objetivo analisar a trajetória escolar dos professores com deficiência que trabalham na educação básica no estado do Paraná. Especificamente: 1. Analisar na produção acadêmica nacional e internacional estudos que tratem da trajetória escolar de professores com deficiência; 2. Caracterizar a partir dos microdados do censo escolar os professores com deficiência que trabalham na educação básica no estado do Paraná; 3. Analisar as condições educacionais vivenciadas pelos professores com deficiência em idade escolar; 4. Analisar a organização do trabalho docente dos professores com deficiência; 5. Identificar os limites e as possibilidades do trabalho docente dos professores com deficiência. O estudo se fundamentará na perspectiva do materialismo histórico e os procedimentos metodológicos abrangem trabalhos empíricos e teóricos com diversos instrumentos: bibliográficos, documentais e entrevistas com dez professores com deficiência que trabalham na educação básica no estado do Paraná. Pretende-se com este estudo contribuir para a discussão, reflexão e melhoria da educação inclusiva. Os resultados trarão informações relevantes para a academia científica e para a formulação de políticas públicas na área da educação especial..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves - Coordenador / Sílvia Márcia Ferreira Meletti - Integrante / Cristiane Kelly Takahara de Lima - Integrante.Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.Número de orientações: 1
2012 - 2014
A interface da educação especial e educação do campo: um estudo a partir da formação de professores no PRONERA
Descrição: O censo escolar da educação básica mostra um número significativo de alunos que vivem no campo com deficiência e que estudam na EJA. Verifica-se uma escassez de estudos que relacionam estas três áreas educacionais: EJA, Educação Especial e Educação do Campo. Assim, este estudo tem como objetivo analisar como ocorre a relação entre Educação Especial e Educação do Campo a partir da formação de professores do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) desenvolvido pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Especificamente busca: Identificar os dados censitários de matrículas, escolas, turmas e docentes para analisar a escolarização da pessoa com deficiência de assentamento que estudam na EJA; Analisar o PRONERA com o intuito de verificar a proposta da educação de jovens e adultos para pessoa com deficiência; Analisar a partir da formação dos professores no PRONERA as condições educacionais da EJA para os alunos com deficiência que vivem em assentamento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2015
A escolarização de alunos com deficiência e rendimento escolar: uma análise dos indicadores educacionais em municípios brasileiros.
Descrição: A pesquisa tem por objetivo analisar a situação do atendimento educacional para o aluno com deficiência em municípios brasileiros em termos de acesso/permanência e da natureza dos serviços educacionais organizados e destinados a esta população e os índices de rendimento escolar dos alunos com deficiência incluídos no sistema regular de ensino, de diferentes escolas, situadas em municípios distintos de três unidades da federação. Especificamente busca identificar e analisar as alterações quantitativas referentes ao acesso e à permanência de alunos com deficiência em cinco municípios-pólo do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade , para compreender em que contexto se insere a escolarização dos alunos com deficiência; identificar e analisar os índices de rendimento escolar de alunos com deficiência incluídos no ensino regular nesses municípios; delimitar critérios para a construção de um Sistema de Indicadores Sociais referente às condições de escolarização da pessoa com deficiência segundo a combinação orientada das estatísticas do acesso ao atendimento educacional desta população e de seu rendimento escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Escolarização de alunos com deficiência: uma análise dos indicadores sociais do Estado do Paraná e do Município de Londrina (1997-2007)
Descrição: O objetivo é analisar o modo como o atendimento educacional para o aluno com deficiência está evoluindo no estado do Paraná e no município de Londrina em termos de acesso/permanência e dos serviços educacionais organizados e destinados a esta população. Especificamente objetiva identificar e analisar: as alterações quantitativas referentes ao acesso e à permanência de alunos com deficiência no sistema educacional; o crescimento demográfico da população com deficiência segundo suas manifestações e faixa etária; o atendimento escolar da população com deficiência no Paraná e em Londrina; o crescimento demográfico e o atendimento escolar da população com deficiência segundo distribuição pelo Paraná e Londrina; as matrículas em educação especial no em Londrina segundo distribuição pelas unidades escolares dos sistemas estadual, municipal e privado; delimitar critérios para a construção de um Sistema de Indicadores Sociais referente às condições de vida da pessoa com deficiência segundo a combinação orientada das estatísticas do crescimento demográfico e do acesso ao atendimento educacional desta população. ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino no município de Londrina
Descrição: O estudo busca investigar como a proposição de educação inclusiva em um contexto escolar e social excludente vem sendo implementada na rede regular de ensino a partir da análise das iniciativas que vem ocorrendo na rede municipal de ensino de Londrina, haja vista a possibilidade de tal implementação ocorrer apenas nos âmbitos formais e aparentes, atendendo basicamente às exigências burocráticas do sistema de ensino, mantendo os alunos com deficiência em uma condição segregada de ensino, mesmo que inseridos na escola comum. Outrossim, a investigação proposta servirá como subsídio para realização de estudos posteriores mais específicos sobre as práticas de inclusão escolar de pessoas com deficiência objetivando analisar a efetivação da proposta de educação inclusiva no cotidiano escolar. OBJETIVOS: 1) identificar e caracterizar como a educação de pessoas com deficiência está sendo implementada no município de Londrina, tendo por base os preceitos da escola inclusiva; 2) caracterizar e analisar como a educação de pessoas com deficiência está expressa na legislação educacional e nos documentos que regulamentam a educação da rede municipal de ensino. 3) mapear a condição dos alunos com deficiência nas escolas municipais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2006 - 2007
Programa Ludoteca
Descrição: A oficialização do programa de extensão "Ludoteca-UEL" justifica-se pela continuidade e ampliação das atividades já desenvolvidas junto às crianças, adolescentes, pré-adolescentes e instituições de ensino de londrina e região, no âmbito do contexto lúdico, que proporcionam a essa população o acesso ao brinquedo/brincadeira. Em funcionamento desde 1990, a Ludoteca prima pela qualidade do seu atendimento, para que um número cada vez maior de pessoas tenha acesso às atividades que ela vem desenvolvendo, tanto no seu espaço lúdico como por meio dos projetos de extensão a ela vinculados. a estruturação em programa de extensão surgiu da necessidade de oficializar administrativamente a existência desse espaço lúdico "Ludoteca - UEL" e possibilitar a criação de projetos que possam atender clientelas diferenciadas, com objetivos também diferenciados, porém, sempre visando o acesso ou a inserção do lúdico como fator primordial para o desenvolvimento humano. A finalidade do programa é resgatar a importância do brincar e da brincadeira para o desenvolvimento humano, pois ambos são fundamentais para a saúde física, emocional e intelectual do ser humano. Também, desmistificar a idéia que o brincar é uma atividade supérflua, aliando a inserção do lúdico a diferentes áreas de intervenção. A Ludoteca - UEL tornou-se ponto de referência regional e nacional, pois sua equipe vem prestando assessoramento para implantação de salas de brinquedos, Brinquedotecas e Ludotecas em escolas e universidades públicas e privadas. Assim, mesmo com a restrição do espaço físico da Ludoteca, os resultados de suas ações vêm servindo como modelo para aqueles que desejam criar serviços da mesma natureza..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2006 - 2006
Reinventando o brincar: oficinas lúdicas
Descrição: O presente projeto objetiva desenvolver oficinas de natureza lúdica, estruturadas a partir de atividades junto a crianças, pré-adolescentes, adolescentes, educadores e pais, que se encontram vinculados de alguma forma ao PROGRAMA LUDOTECA- UEL. Partindo da proposta de se intervir e refletir sobre a produção de significados relacionados ao universo lúdico das crianças, pretende-se valorizar o papel que a LUDOTECA - UEL ocupa enquanto espaço privilegiado para o exercício de práticas lúdicas, enfatizando seu significado social de catalisador de experiências afetivas, culturais e de conhecimento. Para tanto, se propõe a organizar diferentes modalidades de ação no sentido de promover tanto a aprendizagem dos alunos de graduação dos cursos de Pedagogia, Psicologia, Licenciatura em Matemática e Ciências da Informação, oportunizando-lhes a convivência com experiências onde a diversidade de formas de brincar possa ser aproveitada enquanto instrumento de enriquecimento cultural e aquisição de conhecimento, quanto à oportunização de espaços para a ludicidade da clientela proposta..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2012 - 2014
Grupo de Estudos- Educação e Movimentos Sociais
Descrição: O grupo de estudos e pesquisas "Educação e Movimentos Sociais" surge do trabalho desenvolvido pelo NEPEP - Núcleo de Estudos e Programas em Educação Popular da UNIMEP, com a população historicamente excluída. São diversos projetos em andamento com comunidades organizadas e movimentos sociais distintos. O objetivo é investigar o papel atual da educação popular na intrínseca relação estabelecida com os movimentos sociais parceiros. Assim teremos a oportunidade de ampliar a sistematização e divulgação dos estudos e pesquisas realizados nestes projetos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE)
2017 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Educação Básica


Membro de comitê de assessoramento


2016 - 2017
Agência de fomento: Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Norte do Paraná


Revisor de projeto de fomento


2016 - 2017
Agência de fomento: Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Jovens e Adultos.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:22
Total de citações:43
Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves  Data: 11/08/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
CABRAL, R. M.2018CABRAL, R. M. ; BIANCHINI, L. G. B. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . Educação especial e educação de jovens e adultos: uma interface em construção?. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 31, p. 587, 2018.

2.
SANTOS, N. G.2017SANTOS, N. G. ; PRETI, J. L. ; MELETTI, S. M. F. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . A Marca Filantrópica da Educação Especial no Estado do Paraná: uma Análise dos Indicadores Educacionais. REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS, v. 18, p. 29-35, 2017.

3.
MANTOVANI, J. V.2017MANTOVANI, J. V. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . A educação especial nas escolas em áreas remanescentes de quilombos: a realidade mostrada pelos indicadores educacionais. EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO (UFMA), p. 11-30, 2017.

4.
GONÇALVES, T.G.G.L.2017GONÇALVES, T.G.G.L.; CAIADO, K. R. M. ; CAVALANTE, J. V. M. . Desafios da realidade brasileira: a Educação para Jovens e Adultos com deficiência em áreas rurais. CRÍTICA EDUCATIVA, v. 3, p. 213-227, 2017.

5.
GONÇALVES, T.G.G.L.2017GONÇALVES, T.G.G.L.; SANTO, S. C. ; SANTOS, N. G. . Indicadores educacionais brasileiros: limites e perspectivas. EDUCACAO EM PERSPECTIVA (ONLINE), v. 8, p. 444, 2017.

6.
CAIADO, K. R. M.2016CAIADO, K. R. M. ; GONÇALVES, T.G.G.L. ; SA, M. A. . Educação escolar no campo: desafios à educação especial. Linhas Críticas (Online), v. 22, p. 324-345, 2016.

7.
GONÇALVES, T.G.G.L.2016 GONÇALVES, T.G.G.L.; CAIADO, K. R. M. . A educação para jovens e adultos com deficiência em dois assentamentos paulistas. REVISTA COMUNICAÇÕES, v. 23, p. 177-193, 2016.

8.
GONÇALVES, T.G.G.L.2016GONÇALVES, T.G.G.L.; HAYASHI, M. C. P. I. . Educação do campo: Contribuições para o estado da arte da produção científica (2007-2015). REVISTA FAEEBA, v. 25, p. 207-225, 2016.

9.
HAYASHI, M. C. P. I.2016HAYASHI, M. C. P. I. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . Perfil bibliométrico dos grupos de pesquisa em Educação do Campo (2000-2016). Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 1, p. 4-25, 2016.

10.
GONÇALVES, TAÍSA GRASIELA GOMES LIDUENHA2016GONÇALVES, TAÍSA GRASIELA GOMES LIDUENHA; MANTOVANI, JULIANA VECHETTI ; MACALLI, ANA CAROLINA . ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: REFLEXÕES DA REALIDADE DE UM MUNICÍPIO PAULISTA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, p. 131-150, 2016.

11.
SANTOS, N. G.2015SANTOS, N. G. ; GONÇALVES, T.G.G.L. ; MANTOVANI, J. V. . O público e o privado na educação especial: o caso da Sociedade Pestalozzi no Brasil. Revista Cocar (UEPA), v. 9, p. 350-377, 2015.

12.
HAAS, C.2015 HAAS, C. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . EM TEMPOS DE DEMOCRATIZAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO: COMO TÊM SE DELINEADO AS POLÍTICAS DE ACESSO À EJA AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO RIO GRANDE DO SUL?. Revista Brasileira de Educacao Especial, v. 21, p. 443-458, 2015.

13.
GONÇALVES, T.G.G.L.2015GONÇALVES, T.G.G.L.; MELETTI, S. M. F. ; SANTOS, N. G. . Nível instrucional de pessoas com deficiência no Brasil. CRÍTICA EDUCATIVA, v. 1, p. 24, 2015.

14.
CAIADO, K. R. M.2014CAIADO, K. R. M. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . O transporte escolar público para os alunos do campo com necessidades educacionais especiais. Teoria e Prática da Educação, v. 17, p. 119-130, 2014.

15.
CAIADO, K. R. M.2014 CAIADO, K. R. M. ; GONÇALVES, T.G.G.L. ; TELLES, R. T. G. ; MACALLI, A. C. . DEFICIÊNCIA E DESIGUALDADE SOCIAL: O RECENTE CAMINHO PARA A ESCOLA. Cadernos CEDES (Impresso), v. 34, p. 241-260, 2014.

16.
GONÇALVES, T.G.G.L.2014GONÇALVES, T.G.G.L.; HAYASHI, M. C. P. I. . Estudo bibliométrico sobre educação do campo para jovens e adultos deficientes. Série-Estudos (UCDB), v. 38, p. 129-149, 2014.

17.
CAIADO, K. R. M.2013CAIADO, K. R. M. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . Educação especial em escolas do campo: análise de um município do estado de São Paulo. Revista HISTEDBR On-line, v. 13, p. 179, 2013.

18.
GONÇALVES, T.G.G.L.2013 GONÇALVES, T.G.G.L.; BUENO, J.G.S. ; MELETTI, S. M. F. . Matrículas de alunos com deficiência na EJA: Uma análise dos indicadores educacionais brasileiros. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 29, p. 407-427, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
GONÇALVES, T.G.G.L.; VIEIRA, M. A. L. . Um olhar sobre a educação especial em dois assentamentos paulistas: decorrência dos projetos de EJA do PRONERA (2005? 2010). Educação Especial no Campo. 1ed.Uberlândia: Navegando Publicações, 2017, v. 1, p. 51-72.

2.
GONÇALVES, T.G.G.L.; SA, M. A. ; MANTOVANI, J. V. . Matrículas de alunos com deficiência intelectual em escolas no campo: uma análise do censo escolar da educação básica (2007-2014). In: Katia Regina Moreno Caiado; Cláudio Roberto Baptista;Denise Meyrelles Jesus. (Org.). Deficiência Mental e Deficiência Intelectual em Debate. 1ed.Uberlândia: Navegando Publicações, 2017, v. 1, p. 371-392.

3.
GONÇALVES, T.G.G.L.; CAIADO, K. R. M. . Educação de jovens e adultos em assentamentos paulistas:Interfaces com a Educação Especial. In: Jaqueline Daniela Basso; José Leite dos Santos Neto;Maria Cristina dos Santos Bezerra. (Org.). Pedagogia Histórico- Crítica e Educação no Campo: história, desafios e perspectivas atuais. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2016, v. , p. 70-90.

4.
GONÇALVES, T.G.G.L.; CAIADO, K. R. M. . A educação escolar para alunos com deficiência em assentamentos no Brasil. In: Hildete Pereira dos Anjos. (Org.). Olhando a educação como um direito: deficiência, inclusão e diversidade. 1ed.Belém: Paka- Tatu, 2015, v. 1, p. 24-37.

5.
GONÇALVES, T.G.G.L.; MELETTI, S. M. F. . Escolarização de alunos com deficiência na Educação de Jovens e Adultos: Uma análise dos indicadores educacionais brasileiros (2007-2010). In: Denise Meyrelles de Jesus; Claudio Roberto Baptista; Katia Regina Moreno Caiado. (Org.). Prática Pedagógica na Educação Especial: Multiplicidade do atendimento educacional especializado. 1ed.Araraquara: Junqueira & Marin, 2013, v. 1, p. 01-14.

6.
CRUZ, R. A. S. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . Políticas Públicas de Educação Especial: O acesso de alunos com deficiência, da educação básica ao ensino superior. In: Katia Regina Moreno Caiado. (Org.). Trajetórias escolares de alunos com deficiência. 1ed.São Carlos: EdUFSCar, 2013, v. 1, p. 65-92.

7.
FERNANDES, A. P. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . Alunos com deficiência na Educação de Jovens e Adultos: E a formação para os professores?. In: Maria Piedade Resende da Costa. (Org.). Educação Especial: Sugestões de recursos para os ambientes educacionais inclusivos. 1ed.São Carlos: Pedro e João editores, 2013, v. 1, p. 29-50.

8.
QUILES, R. E. S. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . Escolas de Educação Especial no Brasil: Uma análise do público e do privado a partir dos indicadores sociais. In: Fátima Elizabeth Denari. (Org.). Educação Especial: Reflexões sobre o dizer e o fazer. 1ed.São Carlos: Pedro e João editores, 2013, v. 1, p. 251-272.

9.
GONÇALVES, T.G.G.L.. A interface da educação especial com a educação do campo: Uma análise das matrículas de alunos com deficiência intelectual na EJA no estado do Paraná. In: Yoshie Ussami Ferrari Leite; Alda Junqueira Marin; Selma Garrido Pimenta; Marineide de Oliveira Gomes;Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali. (Org.). A interface da educação especial com a educação do campo: Uma análise das matrículas de alunos com deficiência intelectual na EJA no estado do Paraná. 1ed.Araraquara: Junqueira & Marin, 2012, v. , p. 6560-6570.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HAAS, C. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . Jovens e adultos deficientes e o acesso à EJA: Quais perguntas tornam-se relevantes a partir da análise dos indicadores sociais do estado do Rio Grande do Sul. In: II Colóquio de Educação Especial e Pesquisa: História, Política, Formação e Práticas Pedagógicas, 2015, Sorocaba. II Colóquio de Educação Especial e Pesquisa: História, Política, Formação e Práticas Pedagógicas, 2015. p. 01-12.

2.
MANTOVANI, J. V. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . A Educação Especial em assentamentos e quilombos: Contribuições do censo escolar. In: 2º Congresso Internacional sobre a teoria Histórico- Cultural e 13ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2014, Marília. Teoria Histórico- Cultura e desenvolvimento humano: Questões fundamentais para a educação escolar, 2014. p. 01-12.

3.
MANTOVANI, J. V. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . O Atendimento Educacional Especializado em escolas de assentamentos e quilombos. In: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014, São Carlos. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (IX ENPEE), 2014. p. 01-12.

4.
GONÇALVES, T.G.G.L.. O transporte escolar público na interface da Educação Especial e Educação do Campo. In: IV Encontro Interinstitucional de Pesquisa, 2014, Sorocaba. Políticas Públicas e escolarização de alunos com deficiência, 2014. p. 01-14.

5.
GONÇALVES, T.G.G.L.; MANTOVANI, J. V. ; MACALLI, A. C. . Atendimento Educacional Especializado: Reflexões sobre a realidade de um município paulista. In: I Colóquio de Educação Especial e Pesquisa, 2013, Canela. História, Política, Formação e Práticas Pedagógicas, 2013. p. 01-14.

6.
GONÇALVES, T.G.G.L.; MACALLI, A. C. . Pessoas com deficiência na Educação de Jovens e Adultos em assentamentos no estado de São Paulo. In: II Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo e IV Jornada de Educação Especial no Campo, 2013, São Carlos. Educação do Campo: Conteúdo e Método, 2013. p. 01-12.

7.
CAIADO, K. R. M. ; GONÇALVES, T.G.G.L. ; PADILHA, A. C. . Professores de Educação Especial na Educação do Campo: Análise do trabalho docente em escolas municipais. In: II Encontro luso brasileiro sobre trabalho docente e formação, 2013, Porto, Portugal. Políticas, práticas e investigação: Pontes para mudança, 2013. p. 4273-4287.

8.
GONÇALVES, T.G.G.L.; SANTOS, N. G. . Escolas de Educação Especial no Brasil: Quem se responsabiliza?. In: V Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2012, São Carlos. V Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2012. p. 1888-1902.

9.
GONÇALVES, T.G.G.L.; QUILES, R. E. S. ; MANTOVANI, J. V. . Atendimento Educacional Especializado para o aluno com surdez: Uma discussão a partir dos dados do Censo Escolar. In: V Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2012, São Carlos. V Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2012. p. 1873-1887.

10.
QUILES, R. E. S. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . Escolas de Educação Especial no Brasil: uma análise do público e do privado a partir dos indicadores sociais. In: V Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2012, São Carlos. V Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2012. p. 4516-4530.

11.
GONÇALVES, T.G.G.L.; MELETTI, S. M. F. . Escolarização de alunos com deficiência na Educação de Jovens e Adultos: Uma análise dos indicadores educacionais Brasileiros (2007-2010). In: VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial, 2011, Nova Almeida -ES. Prática Pedagógica na Educação Especial: multiplicidade do atendimento educacional especializado, 2011. p. 01-12.

12.
SILVA, P.O. ; SILVA,M.M.P. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . Análise da Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais em Escolas de Rede Municipal de Londrina (2007-2010). In: XIII Semana da Educação & IV Simpósio de Pesquisa da Pós -Graduação de Londrina, 2011, Londrina. Formação de Professores: Pesquisa, Cultura e Saberes, 2011. p. 01-18.

13.
SILVA,M.M.P. ; GONÇALVES, T.G.G.L. ; SILVA, P.O. . Deficiência Visual no Município de Londrina: Dados dos Indicadores Sociais. In: XIII Semana da Educação & IV Simpósio de Pesquisa da Pós-Graduação de Londrina, 2011, Londrina. Formação de Professores: Pesquisa, Cultura e Saberes, 2011. p. 01-14.

14.
GONÇALVES, T.G.G.L.; SILVA,M.M.P. ; SILVA, P.O. da . Matrículas de Alunos com Deficiência Intelectual nas séries iniciais da EJA no estado do Paraná. In: XIII Semana da Educação & IV Simpósio de Pesquisa da Pós-Graduação de Londrina, 2011, Londrina. Formação de Professores: Pesquisa, Cultura e Saberes, 2011. p. 01-12.

15.
GONÇALVES, T.G.G.L.; MELETTI, S. M. F. ; SOUZA, S.R. C. de ; SOUZA, S.R. de M. ; GARDIN, I. G. M. . Matrículas de Alunos com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos: Uma análise dos Indicadores Educacionais Brasileiros e do Paraná. In: VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2011, Londrina. Inclusão: Pesquisa e ensino, 2011. p. 01-09.

16.
GONÇALVES, T.G.G.L.; MELETTI, S. M. F. . As pessoas com deficiência na EJA: O que as pesquisas mostram?. In: VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2011, Londrina. Inclusão: Pesquisa e Ensino, 2011. p. 01-10.

17.
GONÇALVES, T.G.G.L.; MELETTI, S. M. F. ; SOUZA, S.R. C. de . EJA e Educação no Campo: Uma análise das matrículas de alunos com deficiência intelectual no Paraná. In: I Seminário sobre Educação do Campo, 2011, São Carlos. I Seminário sobre Educação do Campo - GEPEC/UFSCar, 2011. p. 01-14.

18.
SOUZA, S.R. C. de ; GONÇALVES, T.G.G.L. ; MELETTI, S. M. F. . A escolarização de alunos com deficiência que residem no campo: Uma análise dos indicadores educacionais. In: I Seminário sobre Educação do Campo, 2011, São Carlos. I Seminário sobre Educação do Campo - GEPEC/UFSCar, 2011. p. 01-17.

19.
GONÇALVES, T.G.G.L.. A Trajetória Escolar de Alunos da Educação de Jovens e Adultos oriundos de Classe Especial. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul- ANPED SUL 2010, 2010, Londrina- PR. VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul- ANPED SUL 2010, 2010. p. 01-06.

20.
GONÇALVES, T.G.G.L.; CAMARGO, M. P. . Educação e a Formação do Homem. In: XII Semana da Educação- Filosofia e Educação: Contrapontos/ I Simpósio de Pesquisa de Pós Graduação em Educação, 2010, Londrina- PR. XII Semana da Educação- Filosofia e Educação: Contrapontos/ I Simpósio de Pesquisa de Pós Graduação em Educação, 2010. p. 01-11.

21.
LIDUENHA,T.G.G. ; MELETTI, S. M. F. . Percurso Escolar de Alunos de Classe Especial que hoje frequenta a Educação de Jovens e Adultos (EJA). In: V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2009, Londrina. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom), 2009. p. 01-08.

22.
LIDUENHA,T.G.G.; AOYAMA, A. L. F. . Identidade dos Sujeitos da Educação de Jovens e Adultos: Um relato a partir da experiência em estágio não obrigatório. In: X Semana da Educação, 2008, Londrina. A Psicologia da Educação na Formação de Professores, 2008. p. 01-10.

23.
LIDUENHA,T.G.G.; AOYAMA, A. L. F. . A Diversidade na Educação de Jovens e Adultos: Um relato a partir da experiência em um estágio não-obrigatório. In: IV Encontro do PEJA & IV Encontro Regional de EJA, 2008, Marília. IV Encontro do PEJA, 2008. p. 01-12.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TORRES, B. F. ; CAMPOS, R. C. P. R. ; GONÇALVES, T.G.G.L. ; CAVALCANTE, F. S. Z. . Objeto de aprendizagem: alfabeto vocalizador em Braile. In: I Congresso Mineiro de Educação Especial e Inclusão, 2018, Belo Horizonte. Inclusão escolar: da Educação Básica ao Ensino Superior, possibilidades e perspectivas. Curitiba: CRV, 2018. p. 145-150.

2.
LIMA, C. K. T. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . Professores com deficiência que trabalham o ensino de Arte no município de Londrina: Uma análise do censo escolar. In: I Congresso Internacional Schoenstatt de Educação, 2016, Londrina. Abordagens e inovações educacionais, 2016. p. 1-3.

3.
MACALLI, A. C. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . Alunos com deficiência no ensino regular: A realidade educacional no município de Boa Esperança do Sul /SP. In: V Encontro de Educação Especial e Inclusão- UNESP, 2013, Araraquara. Mudanças para a escola e sociedade, 2013. p. 01-10.

4.
LIDUENHA,T.G.G.; MELETTI, S. M. F. . Percurso escolar de alunos de Educação de Jovens e Adultos egressos de classe especial. In: Encontro Anual de Iniciação Científica - EAIC, 2009, Londrina. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom), 2009. p. 01-04.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CABRAL, R. M. ; GONÇALVES, T.G.G.L. ; BIANCHINI, L. G. B. ; SALOMAO, L. R. . A interface da Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos nas teses e dissertações brasileiras. In: IV Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, 2017, Londrina. IV Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, 2017. p. 70-70.

2.
BIANCHINI, L. G. B. ; MAZZAFERA, B. L. ; SOUZA, L. A. S. ; SANTOS, N. G. ; JARDIM, T. M. S. ; PROSCENCIO, P. A. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . Reflexões preliminares sobre brinquedotecas nos Centros de Educação Infantil Públicos Brasileiros. In: IV Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, 2017, Londrina. IV Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, 2017. p. 68-68.

3.
COSTA, A. F. R. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . Trajetória na Educação Básica: Relato de uma aluna surda. In: IV Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, 2017, Londrina. IV Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, 2017. p. 27-27.

4.
DEPIERI, M. ; GONÇALVES, T.G.G.L. ; STRANG, B. L. S. . Experiências com duas alunas com deficiência no ensino superior em enfermagem: análise de uma relato docente. In: I Congresso Internacional Schoenstatt de Educação, 2016, Londrina. Abordagens e inovações educacionais. p. 34-34.

5.
DEPIERI, M. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . Alunas com deficiência no curso de graduação em enfermagem: Um relato de experiência docente. In: III Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, 2016, Londrina. III Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, 2016. p. 1-1.

6.
SALOMAO, L. R. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Paraná e município de Londrina: Uma análise do censo escolar. In: III Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, 2016, Londrina. III Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, 2016. p. 41-41.

7.
LIMA, C. K. T. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . Professores com Deficiência que Trabalham na Educação Básica no Município de Londrina com a Disciplina de Arte. In: III Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, 2016, Londrina. III Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, 2016. p. 38-38.

8.
CABRAL, R. M. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . Professores na Educação de Jovens e Adultos na Modalidade Especial no Município de Londrina: um Retrato dos Dados do Censo Escolar. In: II Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, 2016, Londrina. II Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, 2016. p. 35-35.

9.
LIMA, C. K. T. ; GONÇALVES, TAÍSA GRASIELA GOMES LIDUENHA . A formação e a relação com a Arte de professas com deficiência que trabalham em uma rede municipal de ensino. In: 19º Encontro de Atividades Científicas, 2016, Londrina. 19º Encontro de Atividades Científicas, 2016. p. 1-1.

10.
GONÇALVES, T.G.G.L.; SANTOS, N. G. ; GERMANO, J. . Professores com deficiência que trabalham em escolas rurais no estado do Paraná: Uma análise do censo escolar. In: III Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo, V Jornada de Educação Especial no Campo e XIII Jornada do HISTEDBR, 2015, São Carlos. Educação no Campo: História, desafios e perspectivas atuais, 2015. p. 01-06.

11.
LEAO, A. C. F. ; MELETTI, S. M. F. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . Professores cegos na educação básica no estado do Paraná: Uma análise do censo escolar. In: II SELITEC - Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, 2015, Londrina. II SELITEC - Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, 2015. p. 64-64.

12.
MARCELINO, A. B. ; MELETTI, S. M. F. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . Professores surdos na educação básica no estado do Paraná: Uma análise do censo escolar de 2013.. In: II SELITEC - Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, 2015, Londrina. Múltiplas Dimensões do Saber Docente., 2015. p. 64-64.

13.
GONÇALVES, T.G.G.L.; MELETTI, S. M. F. . A trajetória escolar de professores com deficiência que trabalham na educação básica no estado do Paraná. In: II SELITEC - Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, 2015, Londrina. II SELITEC - Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, 2015. p. 19-19.

14.
MACALLI, A. C. ; CAIADO, K. R. M. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . A Educação Especial no município de Boa Esperança do Sul/ SP: Uma análise das matrículas de alunos com deficiência no Ensino regular. In: Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2013, São Carlos. XX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2013. p. 01-01.

15.
MACALLI, A. C. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . A interface da Educação Especial e Educação do Campo no município de Boa Esperança do Sul- SP. In: II Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo e IV Jornada de Educação Especial no Campo, 2013, São Carlos. Educação do Campo: Conteúdo e Método, 2013. p. 1-4.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANTOS, N. G. ; GONÇALVES, T.G.G.L. ; CAVALANTE, J. V. M. ; CAIADO, K. R. M. . Educação especial rural: a produção do conhecimento sobre Helena Antipoff e a Fazenda do Rosário. REVISTA FORMAÇÃO@DOCENTE, 2018.

2.
CIL, L. R. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . Educação musical e educação especial na produção científica de dissertações e teses. MÚSICA HODIE, 2018.

3.
HAYASHI, M. C. P. I. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DOS BALANÇOS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCACÃO ESPECIAL NA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (1999-2017). REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2018.

4.
MACALLI, A. C. ; GONÇALVES, T.G.G.L. ; CAIADO, K. R. M. . Fluxo escolar de alunos com deficiência em um município paulista: o que revelam os dados oficiais. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
GONÇALVES, T.G.G.L.. Desafios e possibilidades da Educação Especial em Escolas do Campo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GONÇALVES, T.G.G.L.. A inclusão está aí, e agora?! Construindo e desconstruindo conceitos e mitos: Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GONÇALVES, T.G.G.L.; CAMPOS, R. C. P. R. . Alunos com deficiência na Educação de Jovens e Adultos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GONÇALVES, T.G.G.L.. A interface da Educação Especial na Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CAMPOS, J. A. P. P. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . Educação Especial em interface com outras modalidades de ensino: EJA e Educação do Campo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GONÇALVES, T.G.G.L.. Educação como direito das pessoas com necessidades educacionais especiais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
GONÇALVES, T.G.G.L.; MANTOVANI, J. V. . Educação Especial no Campo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
GONÇALVES, T.G.G.L.; MELETTI, S. M. F. . A trajetória escolar de professores com deficiência que trabalham na educação básica no estado do Paraná.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MANTOVANI, J. V. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . O Atendimento Educacional Especializado em escolas de assentamentos e quilombos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CAIADO, K. R. M. ; GONÇALVES, T.G.G.L. ; SA, M. A. . Banco de dados sobre as matrículas do censo escolar na educação básica: Alunos com e sem deficiência (2007 a 2012). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
GONÇALVES, T.G.G.L.. O transporte escolar público na interface da Educação Especial e Educação do Campo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
GONÇALVES, T.G.G.L.. Pesquisa e Educação Especial: A produção coletiva e as emergências em diferentes contextos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
GONÇALVES, T.G.G.L.. Indicadores Sociais e Educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
GONÇALVES, T.G.G.L.; SA, M. A. ; MANTOVANI, J. V. ; FERNANDES, A. P. . A Educação Especial no Campo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
GONÇALVES, T.G.G.L.; MACALLI, A. C. . Pessoas com deficiência na Educação de Jovens e Adultos em assentamentos no estado de São Paulo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MACALLI, A. C. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . Alunos com deficiência no ensino regular: A realidade educacional no município de Boa Esperança do Sul /SP. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
GONÇALVES, T.G.G.L.; SANTOS, N. G. . Escolas de Educação Especial no Brasil: Quem se responsabiliza?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
GONÇALVES, T.G.G.L.; QUILES, R. E. S. ; MANTOVANI, J. V. . Atendimento Educacional Especializado para o aluno com surdez: Uma discussão a partir dos dados do Censo Escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
QUILES, R. E. S. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . Escolas de Educação Especial no Brasil: uma análise do público e do privado a partir dos indicadores sociais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SA, M. A. ; MARCOCCIA, P. C. P. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . Interface da Educação Especial com a Educação do Campo: Contexto, Experiências e Algumas Reflexões Necessárias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
GONÇALVES, T.G.G.L.; CAIADO, K. R. M. . Interfaces entre Educação do Campo e Educação Especial: Um território em construção. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
GONÇALVES, T.G.G.L.. Escolas Especiais em Terras Indígenas e Áreas Remanescentes de Quilombo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
GONÇALVES, T.G.G.L.; MELETTI, S. M. F. . Escolarização de alunos com deficiência na Educação de Jovens e Adultos: Uma análise dos indicadores educacionais Brasileiros (2007-2010). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SILVA,M.M.P. ; GONÇALVES, T.G.G.L. ; SILVA, P.O. . Deficiência Visual no Município de Londrina: Dados dos Indicadores Sociais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SILVA, P.O. ; SILVA,M.M.P. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . Análise da Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais em Escolas de Rede Municipal de Londrina (2007-2010). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
GONÇALVES, T.G.G.L.; SILVA,M.M.P. ; SILVA, P.O. da . Matrículas de Alunos com Deficiência Intelectual nas séries iniciais da EJA no Estado do Paraná. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
GONÇALVES, T.G.G.L.; MELETTI, S. M. F. ; SOUZA, S.R. C. de ; SOUZA, S.R. de M. ; GARDIN, I. G. M. . Matrículas de Alunos com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos: Uma análise dos Indicadores Educacionais Brasileiros e do Paraná. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
GONÇALVES, T.G.G.L.; MELETTI, S. M. F. . As pessoas com deficiência na EJA: O que as pesquisas mostram?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
GONÇALVES, T.G.G.L.; SOUZA, S.R. C. de ; MELETTI, S. M. F. . EJA e Educação no Campo: Uma análise das matrículas de alunos com deficiência intelectual no Paraná. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
GONÇALVES, T.G.G.L.. A Trajetória Escolar de Alunos da Educação de Jovens e Adultos oriundos de Classe Especial. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
GONÇALVES, T.G.G.L.; CAMARGO, M. P. . Educação e a Formação do Homem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
LIDUENHA,T.G.G.; MELETTI, S. M. F. . Percurso escolar de alunos de Educação de Jovens e Adultos egressos de classe especial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
LIDUENHA,T.G.G.; MELETTI, S. M. F. . Percurso Escolar dos alunos de Classe Especial que hoje frequentam a Educação de Jovens e Adultos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
LIDUENHA,T.G.G.; SOUZA, V. A. ; ALVES, C. X. . O Brincar na Contemporaneidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
LIDUENHA,T.G.G.; AOYAMA, A. L. F. . Identidade dos Sujeitos da Educação de Jovens e Adultos: Um relato a partir da experiência em estágio não obrigatório. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
GONÇALVES, T.G.G.L.; COSTA, V. V. . Educação de Jovens e Adultos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017 (Organização de livro didático).

2.
GONÇALVES, T.G.G.L.. Paulo Freire e a alfabetização de adultos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017 (Capítulo de livro didático).

3.
GONÇALVES, T.G.G.L.. Processo histórico e político da educação de jovens e adultos no Brasil.. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2017 (Capítulo de livro didático).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GONÇALVES, T.G.G.L.. Consultoria ad hoc na Revista da Faculdade de Educação. 2016.

Trabalhos técnicos
1.
GONÇALVES, T.G.G.L.. Parecerista ad hoc de um artigo científico no periódico Comunicações- Unimep. 2018.

2.
GONÇALVES, T.G.G.L.. Parecerista ad hoc de um artigo científico na Revista Brasileira de Educação Especial. 2018.

3.
GONÇALVES, T.G.G.L.. Parecerista da Revista Cadernos da Pedagogia- UFSCar. 2017.

4.
GONÇALVES, T.G.G.L.. Parecerista de 2 projetos de Iniciação Científica submetidos à Comissão de Iniciação Científica da Universidade do Sagrado Coração. 2017.

5.
BEZERRA NETO, L. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . Avaliadora de trabalhos inscritos no I Seminário Internacional e IV Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo. 2017.

6.
GONÇALVES, T.G.G.L.. Parecerista em uma publicação da área da Educação Especial na Editora da Universidade Federal de Uberlândia- EDUFU. 2017.

7.
GONÇALVES, T.G.G.L.. Avaliadora dos trabalhos apresentados na XXI Semana da Graduação promovida pela Pró-Reitoria de Graduação da UFMG. 2017.

8.
CAMPOS, R. C. P. R. ; ZUTIN, F. S. ; RAHME, M. M. F. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . Comissão Científica do I Congresso Mineiro de Educação Especial e Inclusão Escolar. 2017.

9.
GONÇALVES, T.G.G.L.. Parecerista da Revista Brasileira de Educação Básica- UFMG. 2017.

10.
GONÇALVES, T.G.G.L.. Parecerista de artigo no periódico Educação em Revista/FaE-UFMG. 2017.

11.
GONÇALVES, T.G.G.L.. Avaliadora ad hoc do I Congresso Internacional Schoenstatt de Educação. 2016.

12.
GONÇALVES, T.G.G.L.. Parecerista de trabalhos submetidos no VII Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2016.

13.
GONÇALVES, T.G.G.L.. Banca avaliadora da comunicação oral ciências humanas do 15º Simpósio Interativa de Tecnologia e Ciências (SITEC). 2016.

14.
GONÇALVES, T.G.G.L.. Consultora ah hoc emitindo parecer técnico científico para o 19º Encontro de Atividades Científicas. 2016.

15.
GONÇALVES, T.G.G.L.. Ministrou aula da disciplina 2EDU503- Tópicos especiais em Educação Infantil do curso de especialização em Trabalho Pedagógico em Educação Infantil do Departamento de Educação - UEL (carga horária 5 horas). 2016.

16.
GONÇALVES, T.G.G.L.. Avaliadora da Revista Crítica Educativa. 2015.

17.
GONÇALVES, T.G.G.L.. Parecerista técnico científico no 18º Encontro de Atividades Científicas. 2015.

18.
GONÇALVES, T.G.G.L.. Parecerista do VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2014.

19.
GONÇALVES, T.G.G.L.. Parecerista do XXII Congresso de Iniciação Científica e VII Congresso de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. 2014.

20.
GONÇALVES, T.G.G.L.; SA, M. A. ; LOUREIRO, A. D. T. ; SELINGARDI, S. A. ; SANTO, S. C. ; KAWAMURA, C. Y. ; MACALLI, A. C. . Elaboração do Banco de dados sobre as matrículas do censo escolar na educação básica: Alunos com e sem deficiência (2007 a 2012). 2014.

21.
GONÇALVES, T.G.G.L.. Parecerista do XXI Congresso de Iniciação Científica e no VI Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFSCar. 2013.

22.
GONÇALVES, T.G.G.L.. Parecerista do V Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
GONÇALVES, T.G.G.L.; SOUZA, L. A. S. . Interfaces entre Educação Especial, Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GONÇALVES, T.G.G.L.. Educação Especial e Inclusiva. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
GONÇALVES, T.G.G.L.. Formação em Educação Inclusiva. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

4.
GONÇALVES, T.G.G.L.. A importância da Educação Escolar na Sociedade. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
GONÇALVES, T.G.G.L.. Educação de Jovens e Adultos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aulas- online).

6.
GONÇALVES, T.G.G.L.. Processos escolares de inclusão. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aulas-online).

7.
LIDUENHA,T.G.G. ; VEDOATO, S. C. M. . Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aulas-online).

8.
GONÇALVES, TAÍSA GRASIELA GOMES LIDUENHA. A trajetória escolar de professores com deficiência que trabalham na educação básica no estado do Paraná (Relatório de pós doutorado). 2016. (Relatório de pesquisa).

9.
GONÇALVES, T.G.G.L.. I Congresso Internacional Schoenstatt de Educação: Abordagens e inovações educacionais. 2016. (Congresso).

10.
GONÇALVES, T.G.G.L.. III Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo, V Jornada de Educação Especial no Campo e XIII Jornada do HISTEDBR. 2015. (Coordenação de sessão de comunicação oral).

11.
GONÇALVES, T.G.G.L.. Microdados do Censo Escolar. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
SA, M. A. ; MANTOVANI, J. V. ; GONÇALVES, T.G.G.L. ; SILVA, J. H. . A Educação Especial no Campo: Algumas questões para debate. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
GONÇALVES, T.G.G.L.. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2014. (Coordenação de sessão de comunicação oral).

14.
GONÇALVES, T.G.G.L.; MACALLI, A. C. . Microdados da Educação Básica- Censo Escolar. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
SA, M. A. ; MANTOVANI, J. V. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . Interface da Educação Especial com a Educação do Campo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
GONÇALVES, T.G.G.L.. V Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2012. (Coordenação de sessão de comunicação oral).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, F. L.; GONÇALVES, T.G.G.L.; TADA, E. V. S.. Participação em banca de Thiago Silva Prado. Gestão de sala de aula em turmas de 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública. 2017. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná.

2.
GONÇALVES, T.G.G.L.; SILVA, S. F. K.; SANTOS, T.. Participação em banca de Luciano Ribeiro Cil. Interface Educação Musical e Educação Especial: estudo bibliométrico na produção científica de dissertações e teses. 2017. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná.

3.
GONÇALVES, T.G.G.L.; BIANCHINI, L. G. B.; SANTOS, T.. Participação em banca de Cristiane Kelly Takahara de Lima. O ensino de arte da educação básica à formação docente: relatos de professores com deficiência. 2017.

4.
HAYASHI, C. R. M.; OLIVEIRA, R. M. M. A.; GONÇALVES, T.G.G.L.. Participação em banca de Walison Aparecido de Oliveira. Colaboração Científica nos Programas de Pós- Graduação em Educação: Uma análise de redes de coautoria. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
MELETTI, S. M. F.; BUENO, J.G.S.; KADRI, M. S. E.; GONÇALVES, T.G.G.L.. Participação em banca de Vinícius Neves de Cabral. Ensino de inglês para alunos com deficiência: um balanço da produção acadêmica em Educação e Letras/ Linguística. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina.

6.
MELETTI, S. M. F.; CAIADO, K. R. M.; BUENO, J. G. S.; RIBEIRO, K.; GONÇALVES, T.G.G.L.. Participação em banca de Natália Gomes dos Santos. Os indicadores educacionais das instituições especiais no Brasil: a manutenção dos serviços segregados na educação especial. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina.

7.
MELETTI, S. M. F.; GARCIA, R.M.C.; CZERNISZ, E.C.S.; GONÇALVES, T.G.G.L.. Participação em banca de Danieli de Cássia Barreto Goessler. As trajetórias escolares de alunos com necessidades educacionais especiais no Instituto Federal do Paraná. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina.

Teses de doutorado
1.
HAYASHI, M. C. P. I.; LACERDA, C. B. F.; MARTINEZ, C. M. S.; GONÇALVES, T.G.G.L.; KERBAUY, M. T. M.. Participação em banca de Denise Marina Ramos. Educação de surdos: Estudo bibliométrico de teses e dissertações (2010-2014). 2017. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
HAYASHI, M. C. P. I.; MARTINEZ, C. M. S.; TOYODA, C. Y.; BARBA, P. D.; BELO, S. F.; GONÇALVES, T.G.G.L.. Participação em banca de Aline Cirelli Coppede. Transtorno do desenvolvimento da coordenação em escolares prematuros: estudo bibliométrico e de prevalência. 2015. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos.

Qualificações de Mestrado
1.
SIMAN, L. M. C.; GONÇALVES, T.G.G.L.; SANTOS, L. C.. Participação em banca de Carlos Roberto Silva de Araújo. Portas abertas: um estudo sobre a inclusão escolar na educação básica. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
MATOS, M. B.; SPOTTI, C. V. N.; GONÇALVES, T.G.G.L.. Participação em banca de Edineide Rodrigues dos Santos. O processo de ensino-aprendizagem dos alunos da educação especial nas escolas estaduais do ensino fundamental da educação do campo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Roraima.

3.
ZOMPERO, A. F.; GONÇALVES, T.G.G.L.; COSTA, P. C. F.. Participação em banca de Tânia Belizario Mastelari. Estudo sobre oficinas de aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades cognitivas propostas na matriz do ENEM. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná.

4.
SILVA, F. L.; GONÇALVES, T.G.G.L.; TADA, E. V. S.. Participação em banca de Thiago Silva Prado. Gestão da sala de aula: contribuições para uma perspectiva histórico crítica. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná.

5.
GONÇALVES, T.G.G.L.; SILVA, S. F. K.; SANTOS, T.. Participação em banca de Luciano Ribeiro Cil. Interface Educação Musical e Educação Especial: Estudo bibliométrico na produção científica de dissertações e teses. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná.

6.
GONÇALVES, T.G.G.L.; BIANCHINI, L. G. B.; SANTOS, T.. Participação em banca de Cristiane Kelly Takahara de Lima. Professores com deficiência na educação básica no município de Londrina- PR: as experiências com o ensino de Arte. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná.

7.
RIBEIRO, K.; CAIADO, K. R. M.; MELETTI, S. M. F.; GONÇALVES, T.G.G.L.. Participação em banca de Natália Gomes dos Santos. Os indicadores educacionais das instituições especiais no Brasil: A manutenção dos serviços segregados na educação especial. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Londrina.

8.
CZERNISZ, E.C.S.; GARCIA, R.M.C.; MELETTI, S. M. F.; GONÇALVES, T.G.G.L.. Participação em banca de Danieli de Cássia Barreto Goessler. A trajetória de escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais no Instituto Federal do Paraná. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Londrina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ORLANDO, R. M.; GONCALVES, A. G.; GONÇALVES, T.G.G.L.. Participação em banca de Lucas Matheus Ferreira.A interface da Educação Especial com a educação do campo: os desafios do transporte público. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
CAMPOS, J. A. P. P.; CAIADO, K. R. M.; GONÇALVES, T.G.G.L.. Participação em banca de Liz Amaral Saraiva.A luta pela conquista dos direitos da pessoa com deficiência: Análise de Conselhos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
ZEPPONE, R. M. O.; CAIADO, K. R. M.; GONÇALVES, T.G.G.L.. Participação em banca de Camila Yukari Kawamura.A educação especial no município de São Carlos: Análise das matrículas de alunos com deficiência da educação básica na cidade e no campo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
ZEPPONE, R. M. O.; CAIADO, K. R. M.; GONÇALVES, T.G.G.L.. Participação em banca de Natália Gomes dos Santos.Educação Especial no Brasil: Retrato atual da Sociedade Pestalozzi (2011-2012). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
CAMPOS, J. A. P. P.; CAIADO, K. R. M.; GONÇALVES, T.G.G.L.. Participação em banca de Stela Cezare do Santo.A Educação Especial no município de Luís Antônio/ SP: Uma análise dos indicadores educacionais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos.

6.
ZEPPONE, R. M. O.; CAIADO, K. R. M.; GONÇALVES, T.G.G.L.. Participação em banca de Gabriela Ruiz Berribille.Sala de recursos para alunos com deficiência visual na escola estadual Carlos Gomes em Campinas- SP. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RAHME, M. M. F.; NEVES, L. R.; GONÇALVES, T.G.G.L.. Concurso para professor substituto na área de Psicologia da Educação- Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE). 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.

Outras participações
1.
SOUZA, L. A. S.; GONÇALVES, T.G.G.L.; COSTA, V. V.; BESSA, D. V. B.. Participação em banca examinadora na prova didática para professor do curso de Pedagogia - semipresencial na área de Políticas Educacionais. 2016. Universidade Norte do Paraná.

2.
SOUZA, L. A. S.; GONÇALVES, T.G.G.L.; COSTA, V. V.; BESSA, D. V. B.. Participação em banca examinadora na prova didática para professor do curso de Pedagogia - semipresencial na área de Ensino de Língua Portuguesa. 2016.

3.
SOUZA, L. A. S.; GONÇALVES, T.G.G.L.; COSTA, V. V.; BESSA, D. V. B.. Participação em banca examinadora na prova didática para professor do curso de Pedagogia - semipresencial na área de Ensino de História e Geografia. 2016. Universidade Norte do Paraná.

4.
SOUZA, L. A. S.; GONÇALVES, T.G.G.L.; COSTA, V. V.; BESSA, D. V. B.. Participação em banca examinadora na prova didática para professor do curso de Pedagogia - semipresencial na área de Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem. 2016. Universidade Pitágoras- Unopar.

5.
FREIRE, A.; LIDUENHA,T.G.G.; OLIVEIRA, R. C. R.. Processo Seletivo para Instrutores- Curso Especial para Vestibular. 2010. Universidade Estadual de Londrina.

6.
OLIVEIRA, R. C. R.; FREIRE, A.; LIDUENHA,T.G.G.. Processo Seletivo para Instrutores - Curso Especial para Vestibular da UEL. 2009. Universidade Estadual de Londrina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Educação Especial e Educação Indígena: Interfaces da inclusão. 2018. (Encontro).

2.
I Congresso Mineiro de Educação Especial e Inclusão Escolar. 2017. (Congresso).

3.
Palestra Passageiros da noite: do trabalho para a EJA- Itinerários pelo direito a uma vida justa. 2017. (Outra).

4.
Seminário de Educação do Campo: Lutas do passado e perspectivas para o futuro.Desafios e possibilidades da Educação Especial em Escolas do Campo. 2017. (Seminário).

5.
III Colóquio Educação Especial e Pesquisa: História, Política, Formação e Práticas Pedagógicas. 2016. (Outra).

6.
III Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo, V Jornada de Educação Especial no Campo e XIII Jornada do HISTEDBR.Educação Especial no Campo. 2015. (Seminário).

7.
GEPEC: Objetivos e pesquisas. 2014. (Outra).

8.
IV Encontro Interinstitucional de Pesquisa: Políticas públicas e escolarização de alunos com deficiência.Banco de dados sobre as matrículas do censo escolar na educação básica: Alunos com e sem deficiência (2007 a 2012). 2014. (Encontro).

9.
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo. 2013. (Encontro).

10.
I Colóquio Educação Especial e Pesquisa: História, Política, Formação e Práticas Pedagógicas.Pesquisa e Educação Especial: A produção coletiva e as emergências em diferentes contextos. 2013. (Outra).

11.
III Encontro Interinstitucional de pesquisa: Políticas públicas e escolarização de alunos com deficiência.O transporte escolar público na interface da Educação Especial e Educação do Campo. 2013. (Encontro).

12.
II Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo e IV Jornada de Educação Especial no Campo.A Educação Especial no Campo. 2013. (Seminário).

13.
II Encontro Interinstitucional de pesquisa: Políticas públicas e escolarização de alunos com deficiência de.O cenário da Educação Especial na Sociedade Pestalozzi no Brasil. 2012. (Encontro).

14.
Palestra: A Educação do campo sob a perspectiva da Pedagogia Histórico- Crítica. 2012. (Outra).

15.
V Congresso Brasileiro de Educação Especial. Escolas de Educação Especial no Brasil: uma análise do público e do privado a partir dos indicadores sociais. 2012. (Congresso).

16.
V Jornada de Educação Especial e Inclusão.Interfaces entre Educação do Campo e Educação Especial: Um território em construção. 2012. (Outra).

17.
XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: Didática e Práticas de Ensino: Compromisso com a Escola Pública, Laica, Gratuita e de Qualidade.Interface da Educação Especial com a Educação do Campo: Contexto, Experiências e Algumas Reflexões Necessárias. 2012. (Encontro).

18.
I Reunião Anual do Observatório da Educação: Indicadores Educacionais da Educação Especial. 2011. (Encontro).

19.
I Seminário sobre Educação do Campo.EJA e Educação no Campo: Uma análise das matrículas de alunos com deficiência intelectual no Paraná. 2011. (Seminário).

20.
VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Matrículas de Alunos com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos: Uma análise dos Indicadores Educacionais Brasileiros e do Paraná. 2011. (Congresso).

21.
VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial- Prática Pedagógica na Educação Especial: Multiplicidade do Atendimento Educacional Especializado.Escolarização de Alunos com Deficiência na Educação de Jovens e Adultos: Uma análise dos indicadores educacionais brasileiros (2007-2010). 2011. (Seminário).

22.
XIII Semana de Educação & IV Simpósio de Pesquisa da Pós-graduação de Londrina.Matrículas de Alunos com Deficiência Intelectual nas séries iniciais da EJA no Estado do Paraná. 2011. (Simpósio).

23.
Contraste entre LIBRAS( Língua Brasileira de Sinais) e LSQ (Langue des Signes Québéquoise): Vocabulário Básico. 2010. (Outra).

24.
I Encontro Interinstitucional de Pesquisa: Políticas Públicas e Escolarização de Alunos com Deficiência. 2010. (Encontro).

25.
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul- ANPED SUL.A Trajetória Escolar de Alunos da Educação de Jovens e Adultos oriundos de Classe Especial. 2010. (Encontro).

26.
XII Semana da Educação - Filosofia e Educação: Contrapontos/ I Simpósio de Pesquisa de Pós- Graduação em Educação.Educação e a Formação do Homem. 2010. (Simpósio).

27.
Encontro Anual de Iniciação Científica - EAIC.Percurso escolar de alunos da Educação de Jovens e Adultos egressos de classe especial. 2009. (Outra).

28.
V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. 2009. (Congresso).

29.
Café Pedagógico-Os prazeres do ensinar e do aprender. 2008. (Encontro).

30.
EducaSESC. 2008. (Encontro).

31.
VI Encontro do PEJA & IV Encontro Regional de EJA.A diversidade na educação de jovens e adultos: um relato a partir da experiência em estágio não obrigatório. 2008. (Seminário).

32.
X Semana da Educação- A psicologia da Educação na Formação de Professores.Identidade dos sujeitos da educação de jovens e adultos: um relato a partir da experiência em um estágio não obrigatório. 2008. (Outra).

33.
EducaSESC. 2007. (Outra).

34.
III Ciclo de Leituras Paulo Freire. 2007. (Encontro).

35.
IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. 2007. (Congresso).

36.
IX Semana da Educação- Política e Gestão da Educação: Dilemas e perspectivas. 2007. (Outra).

37.
V Mostra de Estágio do curso de Pedagogia. 2007. (Outra).

38.
I Congresso Internacional sobre filosofia na Universidade/VI Simpósio sul brasileiro sobre o ensino de filosofia/VIII Encontro de cursos de filosofia do sul do Brasil. 2006. (Encontro).

39.
II Mostra de trabalhos GEPEJA e II Seminário Externo da Especialização em Educação de Jovens e Adultos / CEEJA. 2006. (Seminário).

40.
VI Sábado da Extensão: Apoio à inclusão de crianças com deficiência física no ensino regular. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAMPOS, R. C. P. R. ; ZUTIN, F. S. ; RAHME, M. M. F. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . Congresso Mineiro de Educação Especial e Inclusão Escolar. 2017. (Congresso).

2.
SILVA, S. F. K. ; SILVA, F. L. ; BATTINI, O. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . II Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias. 2015. (Outro).

3.
CAIADO, K. R. M. ; MELETTI, S. M. F. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . IV Encontro Interinstitucional de Pesquisa: Políticas públicas e escolarização de alunos com deficiência. 2014. (Outro).

4.
MENDES, E. G. ; CIA, F. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . V Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2012. (Congresso).

5.
MELETTI, S. M. F. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . I Reunião Anual do Observatório da Educação:Indicadores Educacionais da Educação Especial. 2011. (Outro).

6.
MARQUEZINE, M.C. ; TANAKA, E. D. O. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. 2011. (Congresso).

7.
Oliveira, SRF ; LUGLE, AMC ; GONÇALVES, T.G.G.L. . XIII Semana da Educação & IV Simpósio de Pesquisa da Pós-graduação de Londrina: Formação de Professores: Pesquisa, Cultura e Saberes. 2011. (Outro).

8.
BOUFLEUER, J.P. ; RUFINI, S.E. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . VIII Encontro de Pesquisa em educação da Região Sul- ANPED SUL. 2010. (Outro).

9.
BUENO, J.G.S. ; MELETTI, S. M. F. ; GONÇALVES, T.G.G.L. . I Encontro Interinstitucional de Pesquisa: Políticas Públicas e Escolarização de Alunos com Deficiência. 2010. (Outro).

10.
MARQUEZINE, M.C. ; MELETTI, S. M. F. ; LIDUENHA,T.G.G. . V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. 2009. (Congresso).

11.
SANTOS, C. R. A. ; PALHARES, E. ; LIDUENHA,T.G.G. . EducaSESC. 2008. (Outro).

12.
SANTOS, C. R. A. ; PALHARES, E. ; LIDUENHA,T.G.G. . I Simpósio de História e Cultura Afrobrasileira. 2007. (Outro).

13.
SANTOS, C. R. A. ; PALHARES, E. ; LIDUENHA,T.G.G. . EducaSESC. 2007. (Outro).

14.
SANTOS, C. R. A. ; PALHARES, E. ; LIDUENHA,T.G.G. . III Ciclo de Leituras Paulo Freire. 2007. (Outro).

15.
FAVARO, M. R. G. ; OLIVEIRA, D. E. M. B. ; LIDUENHA,T.G.G. . V Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Simone Pinto Vasconcellos. Estratégias Educativas e Inclusão de Alunos com Transtorno do Espectro Autista na Educação Profissional.. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Coorientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Stéphanie Eulália Sabará. Alfabetização e letramento na Educação Especial. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Beatriz Fonseca Torres. Matrículas de alunos com deficiência na Educação de Jovens e Adultos em Belo Horizonte- MG. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Núcleo de Acessibilidade e Inclusão
. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Cristiane Kelly Takahara de Lima. O ensino de arte da educação básica à formação docente: Relatos de professoras com deficiência. 2017. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves.

2.
Rosangela Martins Cabral. A trajetória escolar de alunos com deficiência que frequentam a educação de jovens e adultos especial no município de Londrina-PR. 2017. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves.

3.
Luciano Ribeiro Cil. Interface Educação Musical e Educação Especial: estudo bibliométrico na produção científica de dissertações e teses. 2017. Dissertação (Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias) - Universidade Norte do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Carolina Macalli. A Educação Especial no município de Boa Esperança do Sul/ SP: Uma análise das matrículas de alunos com deficiência no ensino regular. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Observatório da Educação- CAPES. Orientador: Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves.

Iniciação científica
1.
Ana Flávia Ribeiro Costa. Trajetória escolar de alunos com deficiência no ensino superior no município de Londrina. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Aprovação no concurso para o cargo de Pedagogo na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus Araras em 2014.

Projeto ?Alunos com deficiência na Educação de Jovens e Adultos Especial: O que os microdados do censo escolar revelam?, sob minha coordenação, aprovado na Chamada MCTI/CNPq nº 01/2016- Universal (CNPq) faixa A.



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