Tamires Alves Monteiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9131807449007780
  • Última atualização do currículo em 26/11/2018


Doutoranda em Psicologia escolar e do desenvolvimento pelo IPUSP. Mestre em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela mesma Universidade. Graduada em Pedagogia, com habilitação em educação infantil, pela UNESP/Marília (2010). Participou do projeto de extensão "Intervenção Pedagógica e Psicopedagógica: contribuições para o desenvolvimento infantil" atendendo crianças com queixa de dificuldades de aprendizagem e do grupo LEDA/LAPp, o qual oferece atendimento, por meio de oficinas de jogos, à crianças com dificuldades de aprendizagem. Atualmente é docente nos cursos de pedagogia, especialização em educação infantil e educação física do SENAC/SP, além de atuar como doula. Possui experiência com pesquisas e práticas de ensino relacionadas a psicologia do desenvolvimento, moralidade, dificuldades de aprendizagem, formação de professores, jogos e educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tamires Alves Monteiro
Nome em citações bibliográficas
MONTEIRO, T. A.;MONTEIRO, T.;MONTEIRO, T. Tamires Alves;MONTEIRO, T., TAMIRES ALVES

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Senac, Centro Universitário SENAC - Campus Santo Amaro.
Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux
Jurubatuba
04696000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 56827300


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Psicologia escolar e do desenvolvimento humano.
Instituto de Psicologia da USP, IPUSP, Brasil.
Título: Escola Nacional de Socioeducação: contribuiições dos estudos em psicologia moral,
Orientador: Maria Thereza Costa Coelho de Souza.
2011 - 2013
Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A construção da noção de violência em crianças e adolescentes inseridos em diferentes contextos,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Maria Thereza Costa Coelho de Souza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2010
Graduação em pedagogia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Um estudo evolutivo sobre as idéias de crianças e adolescentes a respeito da violência urbana.
Orientador: Eliane Giachetto Saravali.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Formação de Doulas. (Carga horária: 32h).
Grupo de Apoio a Maternidade Ativa, GAMA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 3
Outras informações
Atendimentos à crianças por meio de oficinas de jogos do laboratório LEDA/LAPp, vinculado ao Instituto de Psicologia.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Estudante Bolsista Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estágio PAE, Enquadramento Funcional: Estágiário Bolsista PAE, Carga horária: 6
Outras informações
Monitoria vinculada ao Programa de Aperfeioçoamento de Ensino (PAE) na disciplina "Psicologia do Desenvolvimento" do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista PROEX, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 12
Outras informações
Atendimento pedagógico e psicopedagógico a crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista Proex, Enquadramento Funcional: estudante, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista PROEX atuando no Projeto de Extensão Universitária: "Intervenção Pedagógica e Psicopedagógica: contribuições para o desenvolvimento infantil".


Escola de Ed. Infatil Petit Enfant (Paola Dy FAtima), PE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Colégio Pan Terra, CPT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Classe - Professor Volante, Carga horária: 20


Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 18

Atividades

8/2018 - Atual
Ensino, Especialização em Educação Infantil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Concepções inovadoras na educação infantil
08/2018 - Atual
Ensino, Especialização em Educação Infantil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tempo e Espaço: interações na educação infantil
08/2018 - Atual
Ensino, Especialização em Educação Infantil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
TCC II
08/2017 - Atual
Ensino, Especialização em Educação Infantil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Dimensões afetivas, cognitivas e morais na infância
08/2017 - Atual
Ensino, Especialização em Educação Infantil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Educação, cuidado e desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos
08/2017 - Atual
Ensino, Especialização em Educação Infantil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Construção de conceitos matemáticos e científicos
08/2015 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias de Ensino-Aprendizagem no Ensino Fundamental
08/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário SENAC - Campus Santo Amaro, .

Cargo ou função
Assessoria e Consultoria Pedagógica.
02/2015 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bases Contemporanea da Aprendizagem na Infância
08/2014 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil
08/2014 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Integrador II
08/2014 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro Universitário SENAC - Campus Santo Amaro, Centro Universitário SENAC - Campus Santo Amaro.

Atividade realizada
Atividades Complementares.
02/2014 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Geral e do Desenvolvimento
02/2014 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação Infantil
01/2017 - 12/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Integrador VI
08/2015 - 07/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Integrador III
08/2014 - 12/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética, sustentabilidade e Cidadania


Projetos de pesquisa


2011 - 2013
A construção da Noção de Violências em Crianças e Adolescentes Inseridos em Diferentes Contextos
Descrição: O presente projeto de pesquisa surge a partir de questionamentos decorrentes da conclusão de iniciação cientifica de Monteiro (2010), sob fomento da FAPESP. Tal pesquisa investigou as noções que crianças e adolescentes possuíam sobre a violência. Os dados encontrados demonstraram que os sujeitos possuíam dificuldades em compreender o fenômeno da violência e sua complexidade. Esses sujeitos, independente da idade, associavam a violência a aspectos mais visíveis e concretos, em decorrência disso, afirmavam que violência era somente bater, roubar, matar etc.. Ao finalizar este estudo algumas questões ainda permaneceram em aberto, como, por exemplo, o porquê esses sujeitos possuem ideias tão elementares sobre a violência? Existe alguma relação do meio em que os sujeitos estão inseridos com a construção de suas representações? Assim, objetivando responder tais questionamentos este projeto de pesquisa tem como objetivo principal analisar as crenças que crianças e adolescente, inseridos em diferentes contextos, tem sobre a violência, como também verificar se há uma possível correspondência entre os conhecimentos lógico-matemático e o social. Sendo assim, o presente projeto terá como fundamentação teórica a Epistemologia Genética de Jean Piaget, a qual explica a aquisição do conhecimento partindo da ideia de que o sujeito constrói o conhecimento e sua inteligência a partir de relações que estabelece com o meio que o cerca...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Tamires Alves Monteiro - Coordenador / Maria Thereza Costa Coelho de Souza - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2009 - 2010
Um estudo evolutivo sobre as ideias de crianças e adolescentes a respeito da violência urbana
Descrição: O objetivo central do presente trabalho foi de investigar quais eram as ideias de crianças e adolescentes a respeito da violência. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo evolutivo fundamentado na Epistemologia Genética de Jean Piaget, como também nos estudos a respeito do conhecimento social sob o enfoque da teoria piagetiana. Participaram desse estudo 40 sujeitos, de ambos os sexos, na faixa etária entre 6 e 15 anos de idade, pertencentes a duas escolas públicas: uma localizada numa cidade da grande São Paulo e a outra numa cidade do interior do Estado de São Paulo. Foram realizadas entrevistas clínicas, proposta de um desenho e a análise de um curta-metragem em formato de desenho animado. Os resultados demonstraram que tanto as crianças, como os adolescentes constroem ideias sobre a temática, e que essas ideias não são cópias da realidade, mas reconstruções originais do sujeito. Como também foi possível evidenciar que, embora o fenômeno da violência esteja tão presente em nossa sociedade, esses sujeitos ainda possuem explicações muito elementares sobre o assunto. Tais dados ressaltam a importância de um trabalho adequado dentro da escola em que esta leve em consideração as ideias que seus alunos possuem sobre o mundo a sua volta..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Tamires Alves Monteiro - Integrante / Eliane Giachetto Saravali - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.


Projetos de extensão


2012 - Atual
Programa de intervenção com oficinas de jogos
Descrição: Trata-se de um programa de intervenção, em 3 semestres, usando situações-problema em atividades com jogos de regras, para crianças com dificuldades de aprendizagem e outras dificuldades escolares...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .
Integrantes: Tamires Alves Monteiro - Integrante / Maria Thereza Costa Coelho de Souza - Coordenador / Ana Lucia Petty - Integrante / Camila Tarif Folquitto - Integrante / Mariana Ines Garbarino - Integrante.
2007 - 2010
Intervenção pedagógica e psicopedagógica: contribuições para o desenvolvimento infantil
Descrição: O projeto tem por finalidade atender crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem encaminhadas por suas escolas e/ou pais mediante a organização de sessões de avaliação e intervenção pedagógicas e psicopedagógicas. Os alunos do curso de Pedagogia, integrantes do projeto, realizam os atendimentos e auxiliam na elaboração/aplicação/avaliação de atividades e jogos a serem utilizados nas sessões. Participam também de reuniões para discussão dos casos e treinamento específico para utilização do método clínico-crítico piagetiano e aplicação dos instrumentos psicopedagógicos...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Idiomas


Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MONTEIRO, T. A.2018MONTEIRO, T. A.; Souza, M. T. C. C. de . O conceito de violência e a relação com os estágios da inteligência em crianças e adolescentes de diferentes contextos. ENSINO EM RE-VISTA, v. 25, p. 159-183, 2018.

2.
MONTEIRO, T., TAMIRES ALVES2015MONTEIRO, T., TAMIRES ALVES; SARAVALI, E., ELIANE GIACHETTO . Creencias sobre la violencia: un estudio realizado en Brasil a partir del marco de Piaget. Avances en Psicologia Latinoamericana, v. 33, p. 189-201, 2015.

3.
Souza, M. T. C. C. de2014Souza, M. T. C. C. de ; Petty, A. L. ; MONTEIRO, T. A. ; Garbarino, M. I. ; Folquitto, C. T, . Does playing games contribute to develop better attitudes?. Psychology Research, v. 4, p. 301-309, 2014.

4.
MONTEIRO, T. A.2013 MONTEIRO, T. A.; SARAVALI, E. G. . A percepção de crianças e adolescentes sobre cenas de violência urbana. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 10, p. 119-140, 2013.

5.
MONTEIRO, T. A.2011 MONTEIRO, T. A.; SARAVALI, E. G. . Psicogênese da noção de violência: um estudo evolutivo a partir da perspectiva piagentiana. Educação (UFSM), v. 36, p. 265-278, 2011.

6.
MONTEIRO, T. A.2010 MONTEIRO, T. A.; SARAVALI, E. G. . As causas da violência segundo a visão de crianças e adolescentes. Revista LEVS (Marília), v. v. 6, p. 75-89, 2010.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MONTEIRO, T. A.. Profissionais refletem sobre educação infantil para geração Alpha. Senac Ead, Portal SENAC Ead, 30 nov. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MONTEIRO, T. Tamires Alves; Souza, M. T. C. C. de . O LÓGICO- MATEMÁTICO E O CONHECIMENTO SOCIAL: uma possível correspondência entre a noção de violência e os estágios da inteligência. In: IV Colóquio de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Teória e Práticas na Construção do Conhecimento, 2016, Marília/SP. IV Colóquio de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Teória e Práticas na Construção do Conhecimento. Marília: Fundepe, 2016. p. 1-17.

2.
MONTEIRO, T. A.; Souza, M. T. C. C. de . Violento é o outro? A percepção de crianças e adolescentes sobre os responsáveis pela viollência. In: III Colóquio de Epistemologia e Psicologia Genéticas, 2013, João Pessoa. Anais e Programação do III Colóquio de Epistemologia e Psicologia Genéticas. João Pessoa: UFPB, 2013. p. 366-380.

3.
MONTEIRO, T. A.; SARAVALI, E. G. . A solução para a violência na visão de crianças e adolescentes. In: II Congresso de Pesquisas em Psicologia e Educação Moral, 2011, Campinas. Conflito nas instituições educativas: perigo ou oportunidade?. Campinas: UNICAMP/ FE, 2011. p. 01-15.

4.
MONTEIRO, T. A.; SARAVALI, E. G. . As crenças infantis e juvenis sobre as causas da violência: um estudo evolutivo à luz do construtivismo. In: II Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Interlocuções e Debates Atuais, 2011, Marília. II Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Interlocuções e Debates Atuais, 2011.

5.
MONTEIRO, T. A.; SARAVALI, E. G. . A percepção de crianças e adolescentes a respeito de uma cena de violência urbana. In: VI Seminário de Direitos Humanos no século XXI e IV Congresso de Direitos Humanos da UNESP, 2010, Marília/SP. Seminário Direitos Humanos no século XXI (UNESP). Marília: UNESP, 2010.

6.
MONTEIRO, T. A.; SARAVALI, E. G. ; SOUZA, M. M. G. S. E. ; TASSINARI, E. C. C. ; UMBERTO, L. ; DAL BOM, Danuza. ; GUIMARAES, Taislene . A atualidade da teoria de Jean Piaget no trabalho junto a crianças com dificuldades de aprendizagem. In: I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Atualidade da Obra de Jean Piaget, 2009, Marília. I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Atualidade da Obra de Jean Piaget. Marília: FFC/UNESP, 2009. p. 561-573.

7.
MONTEIRO, T. A.; SARAVALI, E. G. . O que as crianças e adolescentes pensam sobre a violência, suas causas e soluções. In: I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Atualidade da Obras de Jean Piaget, 2009, Marília. I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Atualidade da Obras de Jean Piaget. Marília: FFC/UNESP, 2009. p. 187-198.

8.
MONTEIRO, T. A.; SARAVALI, E. G. . As idéias de crianças e adolescentes a respeito da violência urbana: um estudo piloto sobre a construção do conhecimento social numa perspectiva piagetiana. In: XXIV Encontro Nacional de Professores do PROEPRE, 2008, Águas de Lindóia. O Direito de Aprender. Campinas: Art Point, 2008. v. 24. p. 434-439.

9.
SARAVALI, E. G. ; MONTEIRO, T. A. ; SOUZA, M. M. G. S. E. ; TASSINARI, E. C. C. ; UMBERTO, L. ; JOAQUIM, N. de O. . Intervenção pedagógica e psicopedagógica: contribuições para o desenvolvimento infantil e implicações sobre o direito de aprender. In: XXIV Encontro Nacional de Professores do PROEPRE, 2008, Águas de Lindóia. O Direito de Aprender. Campinas: Art Point, 2008. v. 24. p. 424-433.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MONTEIRO, T. A.; SARAVALI, E. G. . A visão de crianças e adolescentes sobre situações de violência e não violência: Um estudo evolutivo sob o olhar da teoria piagetiana. In: XXI Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2009, São José do Rio Preto/ SP. XXI Congresso de Iniciação Científica. São José do Rio Preto: UNESP, 2009.

2.
MONTEIRO, T. A.. Um estudo piloto sobre o conhecimento social e as representações de crianças e adolescentes a respeito da violência. In: XII Jornada Pedagógica, 2008, Marília. Tecnologia e Educação: um olhar crítico, 2008. v. 1. p. 46.

3.
SOUZA, M. M. G. S. E. ; MONTEIRO, T. A. . Intervenção Pedagógica e Psicopedagógica: Um Estudo de Caso. In: XII Jornada de Pedagógica, 2008, Marília. Tecnologia e educação: um olhar crítico, 2008. v. 1. p. 9.

4.
TASSINARI, E. C. C. ; SOUZA, M. M. G. S. E. ; MONTEIRO, T. A. . Projeto Intervenção Pedagógica e Psicopedagógica: Contribuições para o Desenvolvimento Infantil. In: XII Jornada Pedagógica, 2008, Marília. Tecnologia e Educação: um olhar crítico, 2008. v. 1. p. 9.

5.
SOUZA, M. M. G. S. E. ; MONTEIRO, T. A. . Intervenção pedagógica e psicopedagógica: um estudo de caso. In: III Congresso Brasileiro de Educação Especial - IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2008, São Carlos. Intervenção pedagógica e psicopedagógica: Um estudo de caso, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MONTEIRO, T. A.; SARAVALI, E. G. . A solução para a violência na visão de crianças e adolescentes. In: II Congresso de Pesquisas em Psicologia e Educação Moral, 2011, Campinas. Conflito nas instituições educativas: perigo ou oportunidades?. Campinas/SP: UNICAMP/FE, 2011. p. 76-77.

2.
MONTEIRO, T. A.; SARAVALI, E. G. . O que as crianças e adolescentes pensam sobre a violência, suas causas e soluções. In: I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Atualidade da obra de Jean Piaget, 2009, Marília. Aprendizagem e conhecimento em construção. Marília: UNESP Marília, 2009. v. 1. p. 51-51.

3.
MONTEIRO, T. A.; SARAVALI, E. G. ; SOUZA, M. M. G. S. E. ; GUIMARAES, Taislene ; DAL BOM, Danuza. . A atualidade da teoria de Jean Piaget no trabalho junto a crianças com dificuldades de aprendizagem. In: I Colóquio Internaciol de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Atualidade da obra de Jean Piaget, 2009, Marília. Aprendizagem e conhecimento em construção. Marília: UNESP, 2009. v. 1. p. 81-81.

4.
MONTEIRO, T. A.; SARAVALI, E. G. . Um estudo evolutivo sobre as ideias de crianças e adolescentes a respeito da violência urbana. In: 17º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2009, São Paulo. 17º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
MONTEIRO, T. Tamires Alves; Souza, M. T. C. C. de . O LÓGICO-MATEMÁTICO E O CONHECIMENTO SOCIAL: UMA POSSÍVEL CORRESPONDÊNCIA ENTRE A NOÇÃO DE VIOLÊNCIA E OS ESTÁGIOS DA INTELIGÊNCIA.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MONTEIRO, T. A.; Souza, M. T. C. C. de . Violento é o outro? A percepção de crianças e adolescentes sobre os responsáveis pela viollência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MONTEIRO, T. A.; SARAVALI, E. G. . A construção da noção de violênia sob enfoque piagetiano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MONTEIRO, T. A.; SARAVALI, E. G. . A solução para a violência na visão de crianças e adolescentes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MONTEIRO, T. A.; SARAVALI, E. G. . As crenças Infantis e Juvenis sobre as Causas da Violência: Um Estudo Evolutivo à Luz do COnstrutivismo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MONTEIRO, T. A.. A percepção de crianças e adolescentes a respeito de uma cena de violência urbana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MONTEIRO, T. A.; SARAVALI, E. G. . O que as crianças e adoslecentes pensam sobre violência, suas causas e soluções. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MONTEIRO, T. A.; SARAVALI, E. G. . Um estudo evolutivo sobre as ideias de crianças e adolescentes a respeito da violência urbana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
MONTEIRO, T. A.. A visão de crianças e adolescentes sobre situações de violência e não violência: Um estudo evolutivo sob o olhar da teoria piagetiana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MONTEIRO, T. A.. Um estudo piloto sobre o conhecimento social e as representações de crianças e adolescentes a respeito da violência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MONTEIRO, T. A.; SOUZA, M. M. G. S. E. . Intervenção pedagógica e psicopedagógica: Um estudo de caso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MONTEIRO, T. A.; SOUZA, M. M. G. S. E. ; TASSINARI, E. C. C. . Projeto Intervenção Pedagógica e Psicopedagógica: Contribuições para o Desenvolvimento Infantil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MONTEIRO, T. A.. Intervenção Pedagógica e Psicopedagógica: Contribuições para o Desenvolvimento Infantil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
MONTEIRO, T. A.; SARAVALI, E. G. . As idéias de crianças e adolescentes a respeito da violência urbana: Um estudo piloto sobre a construção do conhecimento social numa perspectiva construtivista. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
SARAVALI, E. G. ; MONTEIRO, T. A. ; TASSINARI, E. C. C. ; SOUZA, M. M. G. S. E. ; UMBERTO, L. . Intervenção Pedagógica e Psicopedagógica: Contribuições para o desenvolvimento infantil e implicações sobre o direito de aprender. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
Cordeiro, A. P. ; MELLO, V. P. ; SOUTO, M. ; ARAUJO, R. T. ; SANTOS, E. ; PRIETO, M. N. ; MONTEIRO, T. A. ; SIQUEIRA, G. . Projeto Ludibus: A arte e o lúdico como elementos auxiliadores do desenvolvimento infantil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MELLO, V. P. ; Cordeiro, A. P. ; SOUTO, M. ; ARAUJO, R. T. ; SANTOS, E. ; PRIETO, M. N. ; MONTEIRO, T. A. ; SIQUEIRA, G. ; LOPES, F. M. ; SOUZA, P. G. . Projeto Ludibus: A arte e o lúdico como elementos auxiliadores no desenvolvimento infantil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MONTEIRO, T. A.; SOUTO, M. ; SANTOS, E. ; PRIETO, M. N. ; Cordeiro, A. P. ; WIIRA, M. ; MELLO, V. P. ; ARAUJO, R. T. . Projeto Ludibus m parceria com o PIC (programa de integração comunitária) da secretária de culturae turismo da cidade de Marílai, Sp: Arte, ludicidade e literatura infantil nos bairros da cidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MONTEIRO, T. Tamires Alves. Revisão técnica do material didático da disciplina Concepções inovadoras na Educação Infantil. 2017.

2.
MONTEIRO, T. Tamires Alves. Revisão Técnica da disciplina Currículo e políticas públicas para a educação infantil. 2017.

3.
MONTEIRO, T. Tamires Alves. Revisão técnica do material didático da disciplina Dimensões Cognitivas, Afetivas e Morais na Infância. 2016.

4.
MONTEIRO, T. Tamires Alves. revisão técnica do material didático da disciplina Educação, cuidado e desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos. 2016.

5.
MONTEIRO, T. Tamires Alves. Revisão técnica do material didático da disciplina o brincar no desenvolvimento infantil. 2016.

Trabalhos técnicos
1.
MONTEIRO, T. Tamires Alves. Coordenador da mesa ?Conflito escolar: oportunidade ou problema?? da II SEMANA DE EDUCAÇÃO SENAC. 2018.

2.
MONTEIRO, T. Tamires Alves. Membro da banca de elaboração de prova do concurso público da prefeitura de Fernandópolis/SP edital no. 02/2015. 2015.

3.
MONTEIRO, T. A.. Membro da banca de correção do Concurso Público de Ingresso para Provimento de Cargos Vagos de Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I da Prefeitura de São Paulo. 2014.

4.
MONTEIRO, T. A.. Coordenador de Mesa na sessão de comunicação do II Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Interlocuções e Debates Atuais. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MONTEIRO, T. A.. Crianças e adolescentes têm dificuldade em perceber a violência. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MONTEIRO, T. A.. Construção do conceito de violência na mente dos jovens. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MONTEIRO, T. Tamires Alves. Guia específico de TCC. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia).

2.
MONTEIRO, T. Tamires Alves; TAKEDA, E. . Curso de pós graduação: especialização em educaçao infantil. 2016. (Elaboração de PPC de Curso de Pós graduação).

3.
MONTEIRO, T. A.. Um estudo evolutivo sobre as ideais de crianças e adolescentes a respeito da violência urbana. 2010. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MONTEIRO, T. A.; APOLINARIO, M. J.; SANTOS, L.E.. Participação em banca de Josiane Cristina Bernadinho Victor. Educação transformadora. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac.

2.
MONTEIRO, T. A.; APOLINARIO, M. J.; SANTOS, L.E.. Participação em banca de Kátia Cardoso Bacelar Deglane. Os desafios da educação profissional. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac.

3.
MONTEIRO, T. A.; APOLINARIO, M. J.; SANTOS, L.E.. Participação em banca de Leandro Pereira. Os setes passos para a construção de situações de aprendizagem: análise da aplicação prática em uma turma do curso livre administrativo da produção e operações no Senac Guarulhos. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MONTEIRO, T. Tamires Alves; BENDINELLI, R.. Participação em banca de Fernanda Fernandes Guedes da Costa.Fases da alfabetização segundo Emília Ferreiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac.

2.
MONTEIRO, T., TAMIRES ALVES; GONZALEZ, R. K.. Participação em banca de Luiza Ferraz de Almeida.As questões de gênero no ambiente escolar: a importância desta discussão na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac.

3.
MONTEIRO, T. A.; TAKEDA, E.; BENDINELLI, R.. Participação em banca de Alessandra Alves Albuquerque.Agressividade na Infância. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac.

4.
MONTEIRO, T. A.; SANTOS, L.E.; BENDINELLI, R.. Participação em banca de Camila Custódio Ikeda Faleiros.Escolas Inovadoras: a construção do conhecimento através de uma relação próxima, afetiva e libertadora.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Senac.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MONTEIRO, T., TAMIRES ALVES. Membro da Banca Examinadora de Prova didática e avaliação de títulos para professor de Educação Superior da UEMG. 2014. Universidade do Estado de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso de psicopatologia forense. 2018. (Oficina).

2.
I Encontro "Diálogos sobre dificuldades de aprendizagem: definições e possibilidades de intervenção". 2016. (Encontro).

3.
IV Colóquio de epistemologia e psicologia genéticas. O LÓGICO-MATEMÁTICO E O CONHECIMENTO SOCIAL: UMA POSSÍVEL CORRESPONDÊNCIA ENTRE A NOÇÃO DE VIOLÊNCIA E OS ESTÁGIOS DA INTELIGÊNCIA.. 2016. (Congresso).

4.
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE NEURODESENVOLVIMENTO, DESENVOLVIMENTO ATÍPICO E INTERVENÇÃO.. 2015. (Seminário).

5.
Utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem Blackboard. 2015. (Oficina).

6.
43rd Annual Meetings of the Jean Piaget Society. Does playing games contribute to develop better attitudes?. 2013. (Congresso).

7.
III Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas. Violento é o outro? A percepção de crianças e adolescentes sobre os responsáveis pela viollência. 2013. (Congresso).

8.
2a Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. 2012. (Congresso).

9.
XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. A construção da noção de violênia sob enfoque piagetiano. 2012. (Congresso).

10.
II Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Interlocuções e Debates Atuais.As crenças infantis e juvenis sobre as causas da violência: um estudo evolutivo à luz do construtivismo. 2011. (Outra).

11.
II Congresso de Pesquisas em Psicologia e Educação Moral. A solução para a violência na visão de crianças e adolescentes. 2011. (Congresso).

12.
II Ciclo de Palestras: Educação Especial no Brasil. 2010. (Outra).

13.
VI Seminário de Direitos Humanos de Século XXI e IV Encontro de Direitos Humanos da UNESP.A percepção de crianças e adolescentes a respeito de uma cena de violência urbana. 2010. (Seminário).

14.
17º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Um estudo evolutivo sobre as ideias de crianças e adolescentes a respeito da violência urbana. 2009. (Simpósio).

15.
I Coloquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Atualidade da Obra de Jean Piaget.O que as crianças e adolescentes pensam sobre a violência, suas causas e soluções. 2009. (Outra).

16.
Mini-curso: Abstração Reflexionante e Aprendizagem escolar. 2009. (Oficina).

17.
Mini-curso: Jogos e Dificuldade de aprendizagem. 2009. (Oficina).

18.
Oficina: Normalização para citação e referência bibliográfica de documentos impresso e eletrônico. 2009. (Oficina).

19.
XXI Congresso de Iniciação Científica da UNESP. A visão de crianças e adolescentes sobre situações de violência e não violência: Um estudo evolutivo sob o olhar da teoria piagetiana. 2009. (Congresso).

20.
IX Jornada de Educação Especial - Qualidade de vida para as pessoas com necessidades educacionais especiais: as dimensões das relações políticas, educacionais e familiares. 2008. 2008. (Congresso).

21.
mini-curso: A história da invenção da dislexia e do TDAH. 2008. 2008. (Oficina).

22.
Mini-curso: Alfabetização televisiva: o uso da TV como recurso pedagógico. 2008. 2008. (Outra).

23.
Oficina: 'Paráfrase e Plágio no texto Acadêmico" - XIII Jornada de Iniciação Científica da UNESP - Campus de Marília. 2008. (Oficina).

24.
V Seminário de Extensão Universitária. 2008. (Seminário).

25.
XII Jornada Pedagógica - Tecnologia e Educação: Um olhar crítico. 2008.Um estudo piloto sobre o conhecimento social e as representações de crianças e adolescentes a respeito da violência.. 2008. (Outra).

26.
XX Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 2008. (Congresso).

27.
XXIV Encontro Nacional de Professores do PROEPRE.As idéias de crianças e adolescentes a respeito da violência urbana: Um estudo piloto sobre a construção do conhecimento social numa perspectiva construtivista. 2008. (Encontro).

28.
Curso temático:Etica, Educação e Moral sob a perspectiva do filme Sociedade dos Poetas Mortos. 2007. 2007. (Outra).

29.
XI Jornada Pedagógica. 2006. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MONTEIRO, T., TAMIRES ALVES; BENDINELLI, R. ; ALVES, C. A. C. ; TONETTO, L. . II Semana de Educação SENAC. 2018. (Outro).

2.
MONTEIRO, T. A.; BENDINELLI, R. ; ALVES, C. A. C. ; TONETTO, L. . I Semana de Educação SENAC. 2017. (Outro).

3.
SARAVALI, E. G. ; Mano, A. M ; GUIMARAES, Taislene ; MONTEIRO, T. A. . I Encontro "Diálogos sobre dificuldades de aprendizagem: definições e possibilidades de intervenção. 2016. (Congresso).

4.
Montoya, A.O. D. ; SHIMIZU, A. de M. ; Bataglia, P. U. R. ; MONTEIRO, T. A. . II Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Interlocuções e Debates Atuais. 2011. (Outro).

5.
OMOTE, S. ; SOUZA, M. M. G. S. E. ; FREITAS, M. A. S. ; MONTEIRO, T. A. . Monitoria realizada junto à comissão organizadora do II Ciclo de Palestras: Educação Especial no Brasil. 2010. (Outro).

6.
MONTEIRO, T. A.; Montoya, A.O. D. ; SHIMIZU, A. de M. . I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: Atualidades da Obra de Jean Piaget. 2009. (Outro).

7.
MONTEIRO, T. A.. Monitoria realizada junto à Comissão Organizadora da IX Jornada de Educação Especial. 2008. (Outro).

8.
MONTEIRO, T. A.. Monitoria realizada junto à Comissão Organizadora da XII Jornada Pedagógica. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Claudilene Alves dos Reis. Alfabetização e letramento: o domínio da tecnologia da escrita e da leitura. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Ensino Superior) - Centro Universitário Senac. Orientador: Tamires Alves Monteiro.

2.
Rodrigo Alves Perin. A importância do pedagogo no contexto não escolar. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Ensino Superior) - Centro Universitário Senac. Orientador: Tamires Alves Monteiro.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MONTEIRO, T. A.2018MONTEIRO, T. A.; Souza, M. T. C. C. de . O conceito de violência e a relação com os estágios da inteligência em crianças e adolescentes de diferentes contextos. ENSINO EM RE-VISTA, v. 25, p. 159-183, 2018.



Outras informações relevantes


Representante discente do Departamento de Psicologia da Educação da UNESP/Marília, 2009.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 11:30:35