Viviane Gualter Peixoto

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  • Última atualização do currículo em 12/06/2018


Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ /Faculdade de Educação - Departamento de Estudos de Políticas Públicas, Avaliação e Gestão (DEPAG). Possui doutorado em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio (2013) e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense/UFF (2008). É graduada em Pedagogia. É integrante do Grupo de Pesquisa Políticas de Currículo e Cultura (Proped/UERJ) e Pesquisadora do Grupo de Estudo em Formação de Professores, Currículo e Cotidiano (GEFOCC/Puc-Rio). Sua produção tem se centrado na Política Curricular em Ciclos e nos processos de Produção de Políticas educacionais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Viviane Gualter Peixoto
Nome em citações bibliográficas
PEIXOTO, V. G.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades.
Rua São Francisco Xavier - de 280 a 530 - lado par
Maracanã
20550013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 23340000
URL da Homepage: http://www.uerj.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Trajetória da Política de Ciclos na Rede Municipal de Educação de Niterói/RJ (1999-2012):análise do processo de recontextualização do discurso pedagógico nos textos oficiais, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Maria Inês Marcondes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2006 - 2008
Mestrado em Educação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: A organização da escola em ciclos na Rede Municipal de Educação de Niterói: análise do processo de reconstrução da proposta pedagógica (2005-2007),Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Dr. Waldeck Carneiro da Silva..
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: sistema de ciclos; participação política; processo dialógico; democratização da educação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas / Especialidade: Processo democrático e participativo.
2002 - 2005
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Título: Projeto político-pedagógico da escola pública: Da razão à ilusão..
Orientador: Professor Dr. Eduardo Alves Mendonça..




Atuação Profissional



Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RIO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
DISCIPLINAS MINISTRADAS: 2015/1 - Políticas Públicas e Educação Gestão democrática da Educação 2015/2 - Políticas Públicas e Educação Gestão democrática da Educação 2016/1 - Gestão democrática da Educação 2016/2 - Gestão democrática da Educação Conselhos e Controle social da Educação Gestão Participativa

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Políticas Públicas , Didática, Currículo e Escola, Educação de Jovens e Adultos , Sociologia da Educação e Prática de Ensino.


Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Profª do curso de pós-graduação lato sensu

Atividades

05/2007 - Atual
Ensino, Direito Imobiliário, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica

Centro Educacional Irmãs Carvalho, CEIC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora



Projetos de pesquisa


2011 - 2015
A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO FRENTE ÀS ATUAIS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Ines Galvão Flores Marcondes de Souza em 12/10/2016.
Descrição: No Brasil, desde a década de 1990, propostas educacionais têm privilegiado a definição de conteúdos mínimos nacionais, a extensão do tempo de aprendizagem e a aplicação de avaliações externas visando à melhoria da qualidade. Essa qualidade tem sido medida basicamente pelo desempenho dos alunos, professores e das instituições através de avaliações externas gerando indicadores de eficiência e produtividade, como também instituindo rankings e competição entre redes e escolas. Esta pesquisa tem como foco o coordenador pedagógico como figura central nesse processo sendo responsabilizado por manter os professores envolvidos e empenhados em cumprir metas de desempenho estabelecidas por indicadores externos. Assim, o coordenador é peça chave na mediação entre Secretaria de Educação e os professores da escola exercendo funções pedagógicas relacionadas ao desenvolvimento profissional do corpo docente e um trabalho político de implementação dos princípios da recente reforma curricular...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Viviane Gualter Peixoto - Integrante / Maria Inês Marcondes - Coordenador / Vânia Leite - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Professora Homeageada, UERJ.
2017
Professora, UERJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEIXOTO, V. G.2015 PEIXOTO, V. G.; MARCONDES, M. I. ; LEITE, V. . Formação da Identidade do Professor no cenário das políticas locais de centralização curricular: limites e possibilidades. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 13, p. 683, 2015.

2.
PEIXOTO, V. G.2014 PEIXOTO, V. G.; MARCONDES, M. I. . Desenvolvimento de discursos de políticas educacionais ao longo do tempo: subsídios epistemológicos para análise do processo de recontextualização em textos oficiais.. Práxis Educativa (UEPG. Online), v. 9, p. 503-530, 2014.

3.
PEIXOTO, V. G.2014 PEIXOTO, V. G.. A organização da escolaridade em ciclos no contexto da performatividade: quais práticas pedagógicas?. Currículo sem Fronteiras, v. 14, p. 72-90, 2014.

4.
BELLI, V.2009BELLI, V. ; PEIXOTO, V. G. . Das políticas públicas ao cotidiano escolar: a experiência da implantação da lei 11.274/06. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. nº 12, p. jan/fev-1, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MARCONDES, M. I. (Org.) ; PEIXOTO, V. G. (Org.) . Pesquisa sobre política, currículo e cotidiano escolar. 1. ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2018. 206p .

Capítulos de livros publicados
1.
PEIXOTO, V. G.. A reforma Educacional: por um modelo pedagógico de desempenhos. In: Maria Inês Marcondes; Viviane Gualter Peixoto. (Org.). Pesquisa sobre política, currículo e cotidiano escolar. 1ed.Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 2018, v. , p. 10-207.

2.
MARCONDES, M. I. ; PEIXOTO, V. G. . Pesquisando sobre políticas, currículo e cotidiano escolar no contexto das avaliações externas. In: Maria Inês Marcondes; Viviane Gualter Peixoto. (Org.). Pesquisa sobre política, currículo e cotidiano escolar. 2ed.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2018, v. , p. 10-207.

3.
BORGES, V. ; PEIXOTO, V. G. . Disputas discursivas em torno de uma identidade fixa docente: quais demandas formativas estão sendo representadas?. In: ALICE CASIMIRO LOPES; MÁRCIA BETÂNIA DE OLIVEIRA. (Org.). Políticas de Currículo: pesquisas e articulações discursivas. 762ed.Curitiba: CRV, 2017, v. , p. 1-322.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEIXOTO, V. G.. A POLÍTICA DE CICLOS NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI (1999-2011): OS DIFERENTES SENTIDOS DE SUA TRAJETÓRIA. In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. Pós Graduação em Educação na Região Sudeste em suas múltiplas dimensões, 2011.

2.
PEIXOTO, V. G.. POLÍTICA DE CICLOS NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI: ANÁLISE DO PROCESSO DE (RE) CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (2005-2008). In: XV ENDIPE, 2010, Belo Horizonte. Convergência e tensões no campo de formação e do trabalho docente:políticas e práticas educacionais, 2010.

3.
PEIXOTO, V. G.. (RE) CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE CICLOS NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI-RJ: MEDIAÇÃO DE UMA NOVA LÓGICA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. In: XV ENDIPE, 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
PEIXOTO, V. G.. A POLÍTICA DE CICLOS NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI (1999-2011): OS DIFERENTES SENTIDOS DE SUA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PEIXOTO, V. G.. POLÍTICA DE CICLOS NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI: ANÁLISE DO PROCESSO DE (RE) CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL (2005-2008). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PEIXOTO, V. G.. (RE) CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE CICLOS NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NITERÓI-RJ: MEDIAÇÃO DE UMA NOVA LÓGICA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
38 Reunião Nacional da ANPED.POLÍTICAS CURRICULARES, PROCESSOS DE REGULAÇÃO E POSSIBILIDADES DE ESCAPE: NOTAS DO PROCESSO DE PESQUISA. 2017. (Encontro).

2.
XI Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação da ANFOPE.PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES E SUA PROPOSTA DE FORMAÇÃO: DEMANDAS EDUCACIONAIS EM DISPUTA. 2017. (Seminário).

3.
10º Encontro de Pesquisa da Região Sudeste.A política de ciclos na rede municipal de educação de Niterói (1999-2011): os diferentes sentidos de sua trajetória. 2011. (Encontro).

4.
XV ENDIPE: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Novas perspectivas da prática pedagógica a partir da implantação da política de ciclos em diferentes contextos: implicações no trabalho docente. 2010. (Congresso).

5.
29ª Reunião da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação. 2006. (Congresso).

6.
Seminários do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia Política e Educação ?Os sujeitos políticos do século XXI e a Contra-história do Liberalismo?. 2006. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
GISELE TEIXEIRA MEDEIROS. RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS DEMANDAS DE FORMAÇÃO DO TRABALHADOR NO ATUAL CONTEXTO SOCIAL. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
ANA LUIZA MOTA TEIXEIRA. O MODELO DE GESTÃO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).




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