Bruno Santana de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3957580548665652
  • Última atualização do currículo em 22/11/2017


Engenheiro Mecânico pela POLI-PE, com Mestrado e Doutorado em Design voltados para games pela UFPE. Como Engenheiro, trabalhou em empresas de grande porte como Bombril, ThyssenKrupp e Musashi. Como Game Designer trabalhou no GDRlab, Jynx Playware e JoyStreet, todos alocados no Porto Digital em Recife, PE. Como Professor atuou no curso de Jogos Digitais da UNICAP-PE. Atualmente trabalha como Consultor em Design e Inovação, e é Pesquisador de pós-doutorado na Universidade Anhembi Morumbi em métodos e ferramentas de Design voltados para a saúde, com foco no desenvolvimento de exergames. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruno Santana de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, B. S.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Doutorado em Design.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Engenharia reversa como ferramenta de suporte à especificação de jogos digitais de baixa e média complexidade, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.
Palavras-chave: Jogos Digitais; Game Design; Engenharia Reversa.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.
2008 - 2010
Mestrado em Design.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: CARDS PERSONA: Aplicação da técnica de personas na criação de jogos digitais,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Andre Menezes Marques das Neves.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Indústria de Jogos em Pernambuco; Metodologias de Design; Metodologias de Game Design; Métodos de Pesquisa com Usuários.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design.
2006 interrompida
Graduação interrompida em 2007 em Bacharelado em Design.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Ano de interrupção: 2007
1994 - 2000
Graduação em Engenharia Mecânica.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
1991 - 1995
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Mecânica.
Instituto Federal de Pernambuco, IFPE, Brasil.


Pós-doutorado


2016
Pós-Doutorado.
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas


Formação Complementar


2017 - 2017
Usabilidade. (Carga horária: 3h).
Coletividad, COLETIVIDAD, Brasil.
2016 - 2016
UX Básico. (Carga horária: 16h).
IXDA - São Paulo, IXDA-SP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Aluno Doutorado, Enquadramento Funcional: Aluno Doutorado

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Aluno do Mestrado, Enquadramento Funcional: Aluno do Mestrado, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2009 - 2009
OJE - Olimpiada de Jogos e Educacao
Descrição: Pesquisa e desenvolvimento de métodos e técnicas de design aplicadas à concepção de jogos digitais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
PROGAMES - Processos e Ferramentas para Jogos Digitais
Descrição: Pesquisa e desenvolvimento de métodos e técnicas de design de jogos digitais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design/Especialidade: Game Design.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, B. S.2017OLIVEIRA, B. S.; Nesteriuk, Sérgio . Metodologias e ferramentas de design para exergames. DATJournal Design Art and Technology, v. 2, p. 64, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, B. S.; Nesteriuk, Sérgio ; MORENO, F. S. . Exergames usando tecnologia do Movimento Maker: protótipo de jogo tipo plataforma. In: SBGames 2017 - XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba. SBC ? Proceedings of SBGames 2017. Porto Alegre: SBC - Sociedade Brasileira de Computação, 2017.

2.
OLIVEIRA, B. S.; Nesteriuk, Sérgio ; QUEIROZ, P. B. . Exergames: Amostragem da Produção Acadêmica entre 2010 e 2015. In: SBGames 2016 - XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016, São Paulo. SBC ? Proceedings of SBGames 2016. Porto Alegre: SBC - Sociedade Brasileira de Computação, 2016.

3.
AVELLAR, C. ; NEVES, A. M. M. ; OLIVEIRA, B. S. ; CALADO, F. . Modelo de Análise de Gamificação Aplicado a Redes Sociais Gamificadas. In: SBGames 2012 - XI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2012, Brasília. Anáis do Simpósio - Trilha de Arte e Design, 2012.

4.
CALADO, F. ; VASCONCELOS, L. ; OLIVEIRA, B. S. ; NEVES, A. M. M. ; CAMPOS, F. . Prototipagem em Papel como Ferramenta de Desenvolvimento de Advergames Sociais. In: SBGames 2011 - X Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2011, Salvador. Anáis do Simpósio - Trilha de Arte e Design, 2011.

5.
ROCHA, D. ; SANTOS, B. ; TEOFILO, V. ; OLIVEIRA, B. S. ; NEVES, A. M. M. . Prince of Persia: Mídias e representações midiáticas. In: SBGames, 2010, Florianópolis. Proceedings do SBGames 2010, 2010. p. 161-169.

6.
ROCHA, D. ; TEOFILO, V. ; OLIVEIRA, B. S. ; NEVES, A. M. M. . Os Advergames, a Estética e o Marketing. In: SBGames, 2010, Florianópolis. Proceedings do SBGames 2010, 2010. p. 145-152.

7.
NEVES, A. M. M. ; HORA ALVES, D. ; OLIVEIRA, B. S. ; FALCAO, L. ; MALCHER, F. ; GOMES, V. . PROGAMES Métodos e Técnicas de Design Aplicadas ao APL-PE de Jogos Digitais. In: P&D 2010, 2010, São Paulo. Anais do 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design P&D 2010, 2010.

8.
FALCAO, L. ; NEVES, A. M. M. ; RAMALHO, G. ; CAMPOS, F. ; OLIVEIRA, B. S. . Game as Art: A Matter of Design. In: VIDEOJOGOS2010, 2010, Lisboa. Anais do Videojogos 2010, 2010. p. 165-170.

9.
NEVES, A. M. M. ; OLIVEIRA, B. S. ; TEOFILO, V. . Aplicando o Persona Card Game na Criação de Jogos de Tabuleiro. In: VIDEOJOGOS2010, 2010, Lisboa. Anais do Videojogos 2010, 2010. p. 71-78.

10.
NEVES, A. M. M. ; OLIVEIRA, B. S. ; SOUZA, F. ; TEOFILO, V. ; AMARAL, P. ; ARAÚJO, A. . Personas Card Game: Aplicando Personas no processo de concepção de Jogos no APL-PE. In: P&D 2010, 2010, São Paulo. Anais do 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design P&D 2010, 2010.

11.
NEVES, A. M. M. ; OLIVEIRA, B. S. ; FALCAO, L. . Pesquisa com Usuários no Processo de Game Design em Pernambuco. In: SBGames 2009, 2009, Rio de Janeiro. Anais do SBGames 2009. Rio de Janeiro: PUC-RJ, 2009. v. 1. p. 01-07.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, B. S.; Leo Falcão ; NEVES, A. M. M. . Pesquisa com Ususários no Processo de Game Design em Pernambuco. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
OLIVEIRA, B. S.. Flamel. 2010.

2.
OLIVEIRA, B. S.. Rally Sinistro. 2010.

3.
OLIVEIRA, B. S.; Lima, L. ; Fontes, V.M. . You Bastard. 2009.

Processos ou técnicas
1.
OLIVEIRA, B. S.; NEVES, A. M. M. . Persona Card Game. 2010.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CORREIA, W. F. M.; NEVES, A. M. M.; OLIVEIRA, B. S.. Participação em banca de Gabriela Albuquerque Maciel. Objetos Lúdico-Digitais de Aprendizagem: Uma Análise de Aspectos da Interface Voltada para o Game Design e a Usabilidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Mestrado
1.
Neves, André; CORREIA, W. F. M.; OLIVEIRA, B. S.. Participação em banca de Gabriela Albuquerque Maciel. Objetos Lúdico-Digitais de Aprendizagem: Uma análise de aspectos da interface voltada para o game design e a usabilidade. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, B. S.; FALCAO, L.; AMARAL, D.. Participação em banca de Breno Manoel Azevedo de Souza.Narrativas Multiplataformas: Uma Análise do Funcionamento de ARG como Narrativa Transmídia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Pernambuco.

2.
NEVES, A. M. M.; Valeska Martins; Simone Grace Barros; OLIVEIRA, B. S.. Participação em banca de Emmanuel José Gomes.Desenvolvimento e Criação de Aplicativo para Rede Social. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
Simone Grace Barros; NEVES, A. M. M.; OLIVEIRA, B. S.. Participação em banca de Juliana Patrícia da Silva.Projeto de Produto com valor de moda: desenvolvimento de mini-coleção de aparadores para sala de jantar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
NEVES, A. M. M.; Simone Grace Barros; OLIVEIRA, B. S.. Participação em banca de Amanda Marques Ferreira.Closet Club: Processo de criação de um aplicativo IOS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
FONTANELLA, F. I.; PIMENTA, R. D. H.; COELHO, G. R. B.; OLIVEIRA, B. S.. Participação em banca de Maria Eduarda Soares Pestana.Produção Digital Coletiva: Case U2BR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Pernambuco.

6.
NEVES, A. M. M.; CORREIA, W. F. M.; OLIVEIRA, B. S.. Participação em banca de Leonardo Felipe Domingos de Carvalho.CalDay - controle calórico para Iphone. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
NEVES, A. M. M.; CORREIA, W. F. M.; OLIVEIRA, B. S.. Participação em banca de Guilherme Botelho Fernandes.Desenvolvimento de jogo eletrônico casual para pessoas de 30 a 40. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
NEVES, A. M. M.; CORREIA, W. F. M.; OLIVEIRA, B. S.. Participação em banca de Mateus de Araújo Ximenes.Estudo de Caso de metodologia XDM para pré-produção de jogo digital para dispositivo Apple. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
NEVES, A. M. M.; CORREIA, W. F. M.; OLIVEIRA, B. S.. Participação em banca de Rodrigo Aguiar Santos.Explorando o universo das personas no enredo de jogos casuais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

10.
NEVES, A. M. M.; CORREIA, W. F. M.; OLIVEIRA, B. S.. Participação em banca de Aníbal Vale Soares Júnior.Design Experiencial: Projetando uma experiência sensual e afrodisíaca. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

11.
NEVES, A. M. M.; CORREIA, W. F. M.; OLIVEIRA, B. S.. Participação em banca de Helder Delmiro Martins.Desenvolvimento de um jogo casual de ação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

12.
NEVES, A. M. M.; CASTILLO, L. A. G.; OLIVEIRA, B. S.. Participação em banca de Mateus Marques da Cunha Barreto.Mobibros - Design de um software de rede social para uso em celulares de baixo custo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

13.
NEVES, A. M. M.; CORREIA, W. F. M.; OLIVEIRA, B. S.. Participação em banca de Thiago Canuto Barros de Souza.Utilizando a metodologia XDM. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.

14.
OLIVEIRA, B. S.; CASTILLO, L. A. G.. Participação em banca de Bruno Maia de Andrade.Guia do Usuário para uso do Blender 3D aplicado ao Design. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
OLIVEIRA, B. S.. FEBRACE 2016 - 14ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. 2015. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Campus Party - CPBR10.Design Thinking & Gaming: cocriando um jogo de tabuleiro. 2017. (Oficina).

2.
SBGames 2017 - XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Trilha de Art & Design (avaliador). 2017. (Simpósio).

3.
SBGames 2017 - XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Exergames usando tecnologia do Movimento Maker: protótipo de jogo tipo plataforma. 2017. (Simpósio).

4.
SBGames 2017 - XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Trilha de Cultura (avaliador). 2017. (Simpósio).

5.
V Simpósio de Fisioterapia HCFMUSP.Mesa Redonda A - Inovação e Tecnologia na Fisioterapia. A-A2: O desenvolvimento de tecnologias assistivas. 2017. (Simpósio).

6.
Jornada Internacional GEMInIS. DEED - Grupo de Pesquisa em Design, Entretenimento e Educação. 2016. (Congresso).

7.
SBGames 2016 - XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Trilha de Cultura (avaliador). 2016. (Simpósio).

8.
SBGames 2016 - XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Exergames: Amostragem da Produção Acadêmica entre 2010 e 2015. 2016. (Simpósio).

9.
SBGames 2016 - XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Trilha de Art & Design (avaliador). 2016. (Simpósio).

10.
Seminário Semestral do PPGDesign Mestrador e Doutorado 2016-2.Jogos para Saúde: O Design de Exergames. 2016. (Seminário).

11.
The Hackathon for Health, Assited Living, Social Care and Communities (HALE) in Brazil. Mentoria em Design. 2016. (Olimpíada).

12.
WEBBR 2016. 2016. (Outra).

13.
XII Encontro Científico e de iniciação Científica Anhembi Morumbi.Amostragem de publicações sobre exergames. 2016. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Nesteriuk, Sérgio ; ARANTES, P. A. C. ; OLIVEIRA, B. S. . Games + Arte. 2016. (Festival).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 7:56:00