Monique Gärtner

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3602224392327696
  • Última atualização do currículo em 28/08/2018


Possui Mestrado em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro (2014), área de concentração: História e Regiões. Graduação em História e Jornalismo pela Unicentro (2008). Desenvolve pesquisas vinculadas à imigração alemã no Paraná. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Monique Gärtner
Nome em citações bibliográficas
GÄRTNER, M.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em História.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: O processo de europeização da paisagem no distrito de Entre Rios, Guarapuava, Paraná: elementos para uma história ambiental,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Jó Klanovicz.
2009 - 2010
Especialização em Ensino e História da América. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: A formação das colônias do pós-guerra no Paraná: suábios e menonitas.
Orientador: Raphael N. N. Sebrian.
2005 - 2008
Graduação em HISTÓRIA.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: História, memória e identidade: considerações acerca da ocupação da região de Entre Rios feita pelos Suábios do Danúbio no Paraná (1951-1971).
Orientador: Ariel José Pires.
2005 - 2008
Graduação em JORNALISMO.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: História, cultura e comunicação: breves considerações acerca da preservação cultural através da rádio.
Orientador: Ronaldo Martins Botelho.




Atuação Profissional



Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Alemão
Outras informações
Atuou como professora colaboradora no Programa Multicultural de Línguas (Promul).

Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Tutora, Enquadramento Funcional: Tutora do curso de História a distância, Carga horária: 20


Faculdades Guarapuava, UNIGUA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Ministrou as disciplinas de Comunicação & Política, História Social I e Diversidade & Inclusão para o curso de Ciências Sociais.


Sindicato Rural de Pinhão, SRP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Jornalista
Outras informações
Jornalista responsável pelo Boletim Informativo do Sindicato Rural de Pinhão.


Embaixada da Alemanha em Brasília, EA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Jornalista
Outras informações
Jornalista freelancer do Centro Alemão de Informação da Embaixada da Alemanha através do portal www.alemanJA.org.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2009
14º Prêmio Sangue Novo do Jornalismo Paranaense, Sindicato dos Jornalistas do Paraná - Sindijor.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GÄRTNER, M.2016GÄRTNER, M.; KLANOVICZ, J. . Pensando memória ambiental e paisagens transformadas no sul do Brasil: os suábios do Danúbio na Mata Atlântica. Territórios e Fronteiras (Online), v. 9, p. 194-214, 2016.

2.
GÄRTNER, M.2015 GÄRTNER, M.; KLANOVICZ, J. . Suábios do Danúbio na Mata Atlântica do sul do Brasil: memória ambiental e paisagem. Diálogos Latinoamericanos, v. 24, p. 113-133, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GÄRTNER, M.. HISTÓRIA, MEMÓRIA E IDENTIDADE; CONSIDERAÇÕES ACERCA DA OCUPAÇÃO DA REGIÃO DE ENTRE RIOS FEITA PELOS SUÁBIOS DO DANÚBIO NO PARANÁ (1951-1971). In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, 2009, Maringá - PR. IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
GÄRTNER, M.; KLANOVICZ, J. . Pensando memória ambiental e paisagens transformadas no sul do Brasil: os suábios do Danúbio na Mata Atlântica. Territórios e Fronteiras (Online), 2016.

2.
GÄRTNER, M.; KLANOVICZ, J. . ?A primeira geração enfrenta a morte, a segunda a miséria e só a terceira encontra o pão de cada dia'. Simposio Internacional de Historia Ambiental e Migrações - Florianópolis - SC ? Brasil, 2012.

3.
GÄRTNER, M.. HISTÓRIA E MEMÓRIA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA OCUPAÇÃO DA REGIÃO DE ENTRE RIOS. Revista Tempo, Espaço e Linguagem, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
GÄRTNER, M.. Alguns elementos para a construção de uma História Ambiental do processo de 'europeização' da paisagem do distrito de Entre Rios, Guarapuava - PR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GÄRTNER, M.. Dos campos nativos à mecanização: os impactos ambientais da colonização suábia no Centro-Oeste do Paraná (1951-1991). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GÄRTNER, M.. A colonização alemã e os impactos ambientais desse empreendimento no Centro-Oeste do Paraná A colonização alemã e os impactos ambientais desse empreendimento no Centro-oeste do Paraná. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GÄRTNER, M.; KLANOVICZ, J. . ?A primeira geração enfrenta a morte, a segunda a miséria e só a terceira encontra o pão de cada dia'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GÄRTNER, M.; KLANOVICZ, J. . Análise dos discursos políticos sobre a contribuição suábia em Guarapuava. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GÄRTNER, M.. O Rádio como instrumento de preservação cultural: o programa alemão na Rádio Entre Rios FM. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GÄRTNER, M.. História, Memória e Identidade: considerações acerca da ocupação da região de Entre Rios feita pelos Suábios do Danúbio no Paraná (1951 ? 1971). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
GÄRTNER, M.. Mia, 2017. (Tradução/Livro).


Demais tipos de produção técnica
1.
GÄRTNER, M.. Metodologia e História: como produzir um texto acadêmico. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
GÄRTNER, M.. Invasão: este é o meu lar. 2008. Fotografia.

2.
GÄRTNER, M.. Ninguém chora quando o lixo vai embora. 2008. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GÄRTNER, M.; MARCH, K.; MALTA, E.. Participação em banca de Danieli Aparecida Lima. Corpos sob ameaça: relatos de mulheres sobre a experiência de saírem sozinhas à rua. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas de Ensino de História do Brasil) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

2.
GÄRTNER, M.; MALTA, E.. Participação em banca de Cacia Schratzenstaller. Os monges do Contestado. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas de Ensino de História do Brasil) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

3.
GÄRTNER, M.; MARCH, K.; MALTA, E.. Participação em banca de Cassiana Mara Gobbi. Projeto Reciclinho: um exemplo de coleta seletiva em Bituruna - PR. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas de Ensino de História do Brasil) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

4.
GÄRTNER, M.; MARCH, K.; MALTA, E.. Participação em banca de Renir da Silva Prado. A violência contra a mulher no município de Iretama. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas de Ensino de História do Brasil) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

5.
GÄRTNER, M.; MARCH, K.; MALTA, E.. Participação em banca de Dayane da Luz Caldas. Educação patrimonial no ensino de história. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas de Ensino de História do Brasil) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

6.
GÄRTNER, M.; MARCH, K.; MALTA, E.. Participação em banca de Marli Terezinha Lopes. Importância histórica do Colégio do Campo São José. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas de Ensino de História do Brasil) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

7.
GÄRTNER, M.; MARCH, K.; MALTA, E.. Participação em banca de Queler Cristina Borges. Escravidão no interior do Paraná - A luta pela terra: o caso do Paiol de Telha. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas de Ensino de História do Brasil) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

8.
GÄRTNER, M.; MARCH, K.; MALTA, E.. Participação em banca de Josmar Vitor Freitas. A intranquilidade dos estudantes que fizeram as transições do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental Básico. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas de Ensino de História do Brasil) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

9.
GÄRTNER, M.; MALTA, E.. Participação em banca de Margarida Aparecida Souza. As expectativas dos jovens após concluir o ensino médio na comunidade Centro Novo - Assentamento Marcos Freire. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas de Ensino de História do Brasil) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

10.
GÄRTNER, M.; MALTA, E.. Participação em banca de Elza Dal´Santo Cassarotti. Movimentos sociais: uma abordagem na Educação de Jovens e Adultos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas de Ensino de História do Brasil) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

11.
GÄRTNER, M.; MALTA, E.. Participação em banca de Maria Cirene Antunes dos Santos Antonowicz. História da Instituição Social Francisca Machado Ribeiro - Foco de Luz. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas de Ensino de História do Brasil) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

12.
GÄRTNER, M.. Participação em banca de Silmara de Fátima Fabrício Pinto. Uso de fontes históricas nas aulas de História nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas de Ensino de História do Brasil) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

13.
GÄRTNER, M.. Participação em banca de Jesiel Marques de Souza. Valorização da cultura local: uma ação permanente de inclusão praticada no Colégio Napoleão Batista Sobrinho. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas de Ensino de História do Brasil) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GÄRTNER, M.; SANTOS, Daniella; FÁVARO, Rodrigo. Participação em banca de Marcyele de Moraes.Aplicabilidade do Estatuto da Criança e do Adolescente no município de Guarapuava - PR: estudo de caso no Projeção. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Faculdades Guarapuava.

2.
GÄRTNER, M.; PEGORARO, Éverly; PEREIRA, Layse. Participação em banca de Fernanda Motter.Fotografia e memória: a capital do Território Federal do Iguaçu em imagens. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

3.
GÄRTNER, M.; PEGORARO, Éverly; LEONARDI, E. F. R.. Participação em banca de Karin Milla Detlinger.O fazer fotográfico de Puttkamer (1951-1952). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
GÄRTNER, M.; PEGORARO, Éverly. Memórias entre Quatro Linhas. 2016. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

2.
GÄRTNER, M.; PEGORARO, Éverly. Esporte na Faixa. 2016. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

3.
GÄRTNER, M.; PEGORARO, Éverly. Fã de Carteirinha - da quadra a arquibancada. 2016. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

4.
GÄRTNER, M.; PEGORARO, Éverly. Projeto: Livro-reportagem - Lendas Guarapuavanas para crianças. 2014. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

5.
GÄRTNER, M.; PEGORARO, Éverly. Projeto: Coletânea Cult. 2014. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

6.
GÄRTNER, M.; PEGORARO, Éverly. Projeto: Podcast Conexão Hip Hop. 2014. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

7.
GÄRTNER, M.; PEGORARO, Éverly. Projeto: Revista de Bolso Claq. 2014. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

8.
GÄRTNER, M.; PEGORARO, Éverly; PEREIRA, A. C.. Projeto: Folder Institucional Memorial Mathias Leh. 2014. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

9.
GÄRTNER, M.; PEGORARO, Éverly. Projeto: Ambientando. 2013. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

10.
GÄRTNER, M.; PEGORARO, Éverly. Projeto: Produção Saudável: informando produtores, formando consumidores. 2013. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

11.
GÄRTNER, M.; PEGORARO, Éverly. Projeto: Agrotóxico: veneno ou saúde?. 2013. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

12.
GÄRTNER, M.; TAFURI, Leandro.; PEGORARO, Éverly. Projeto: Espaço Viver Bem. 2011. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

13.
GÄRTNER, M.; TAFURI, Leandro.; PEGORARO, Éverly. Projeto: Intimidade Feminina. 2011. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

14.
GÄRTNER, M.; TAFURI, Leandro.; PEGORARO, Éverly. Projeto: Quintal Esportivo. 2011. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

15.
GÄRTNER, M.; TAFURI, Leandro.; PEGORARO, Éverly. Projeto: Rede Esportiva. 2011. Universidade Estadual do Centro-Oeste.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXVIII Encontro das Associações de Professores de Alemão. 2016. (Seminário).

2.
3º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações.Alguns elementos para a construção de uma História Ambiental do processo de. 2014. (Simpósio).

3.
IV Semana de Estudos do Curso de Ciências Sociais. 2014. (Outra).

4.
2º Simpósio Internacional de História Ambiental e Desastres.A colonização alemã e os impactos ambientais desse empreendimento no Centro-Oeste do Paraná. 2013. (Simpósio).

5.
III Seminário de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão sobre Desenvolvimento Regional ? SEPEX.Dos campos nativos à mecanização: os impactos ambientais da colonização suábia no Centro-Oeste do Paraná (1951-1991). 2013. (Seminário).

6.
Workshop ?Preparing for a Doctoral Project.Gedächnis, Umwelt und Identität: Die Donauschwaben zwischen Brasilien und Osteuropa. 2013. (Outra).

7.
2º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações.?A primeira geração enfrenta a morte, a segunda a miséria e só a terceira encontra o pão de cada dia?. 2012. (Simpósio).

8.
II Simpósio Internacional de Estudos Eslavos. 2012. (Simpósio).

9.
IV Simpósio de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica da Unicentro. 2012. (Simpósio).

10.
Seminário Nacional de História - Brasis: Perspectivas Históricas - XX Semana de História da Unicentro.Análise dos discursos políticos sobre a contribuição suábia em Guarapuava. 2012. (Seminário).

11.
Simpósio Internacional de História Ambiental e Desastres. 2011. (Simpósio).

12.
1º Encontro PR/SC de História da Mídia.O Rádio como instrumento de preservação cultural: o programa alemão na Rádio Entre Rios FM. 2010. (Encontro).

13.
XVIII Semana de História - Fontes históricas: abordagens e métodos. 2010. (Outra).

14.
I Encontro Internacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil.Licenciatura plena em História na modalidade a distância: experiências de tutoria na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). 2009. (Encontro).

15.
V Encontro Regional de História Oral. 2009. (Encontro).

16.
I Colóquio do Grupo de Pesquisa, Política, Poder e Instituições: Dimensões da Política na Historiografia. 2008. (Encontro).

17.
IX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação na Região Sul. 2008. (Congresso).

18.
XIX Seminário de Pesquisa e XIV Semana de Iniciação Científica. 2008. (Seminário).

19.
XIX Seminário de Pesquisa e XIV Semana de Iniciação Científica.História, Memória e Identidade; Considerações acerca da Ocupação da Região de Entre Rios feita pelos Suábios do Danúbio no Paraná (1951-1971). 2008. (Seminário).

20.
XVI Semana de Estudos de História: Leituras do Passado. 2008. (Outra).

21.
Fotografia e foto Jornalística: Procedimentos de Pesquisa. 2007. (Oficina).

22.
Questões filosóficas a respeito da história do presente: o que estamos nos tornando?. 2007. (Outra).

23.
XV Semana de História - O ofício do Historiador. 2007. (Outra).

24.
XIV Semana de História - História, linguagens, temas: Escrita e Ensino da História. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GÄRTNER, M.. Encontro Multicultural. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Sandra Mara Antonichen. A Formação do município de Pinhão: uma releitura dos relatos históricos narrados por autores locais. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas de Ensino de História do Brasil) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Monique Gärtner.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luiz Felipe Micheletto. ?Não se nasce homem, torna-se homem?: considerações acerca da mudança na imagem do homem no passar dos anos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Faculdades Guarapuava. Orientador: Monique Gärtner.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 21:35:57