Gisely Karla de Medeiros Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0556869951716866
  • Última atualização do currículo em 16/01/2019


Mestra em Demografia (PPGDEM/UFRN - 2017). Especialista em Leitura e Produção de Textos (PPgEL/UFRN - 2014). Graduada em Letras - Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Literaturas (UFRN - 2007). Graduanda de Biblioteconomia (UFRN). Dedica-se a estudos centrados em Letramentos, Leitura e Produção de Textos, Educação Fundamental e Superior, Análise de Redes Sociais/Pessoais. Atua em revisão e normalização de textos. Participa do Projeto de Pesquisa Redes pessoais e sucesso escolar na Região Metropolitana de Natal/RN. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gisely Karla de Medeiros Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, G. K. M.;CARVALHO, GISELY;MEDEIROS CARVALHO, GISELY KARLA


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Demografia.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Letramento familiar e análise de redes pessoais: pesquisa com população do Ensino Fundamental,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Moises Alberto Calle Aguirre.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Letramento familiar; Redes pessoais; Capital cultural; Capital social.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.
2012 - 2014
Especialização em Leitura e Produção de Textos. (Carga Horária: 400h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: O ethos discursivo em cartas de amor dos anos 1950.
Orientador: Maria da Penha Casado Alves.
2016 - 2017
Aperfeiçoamento em Formação Docente, Mídias e Tecnologias na Educação da Infância. (Carga Horária: 180h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA: uma mídia educativa potencializadora de saberes. Ano de finalização: 2017.
Orientador: Sandro da Silva Cordeiro.
2015
Graduação em andamento em Biblioteconomia.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2002 - 2007
Graduação em Letras Língua Portuguesa e Literaturas.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.




Formação Complementar


2019
Extensão universitária em Formação de Mediadores de Leitura. (Carga horária: 160h).
Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.
2018
Facilitação: promovendo interação em AVA colaborativa. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2018
Didática no Ensino Superior. (Carga horária: 68h).
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2007
MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.
Centro Universitário do Rio Grande do Norte, UNI-RN, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em MINICURSO CONHECENDO AS NORMAS DA ABNT SOBRE TRABALHOS ACADÊMICOS. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2018 - 2018
Produção Textual na Cultura Digital. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.
2018 - 2018
Produção de Material Didático para EaD. (Carga horária: 30h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2018 - 2018
Planejamento, Avaliação e Fundamentos da EAD. (Carga horária: 51h).
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2018 - 2018
Formação de Tutores EAD. (Carga horária: 60h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2018 - 2018
Moodle Professores e Tutores da EaD. (Carga horária: 34h).
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em BIBLIOTECAS NA CONTEMPORANEIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS BIBLIOTECÁRIOS. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2017 - 2017
Evento de Alinhamento para Aplicação de Exames e Avaliações do INEP. (Carga horária: 20h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em SUPERA - Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. (Carga horária: 150h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em BORGES, FILÓSOFO. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2016 - 2016
Inglês para comunicação: pronúncia da língua inglesa para aprendizes Brasil. (Carga horária: 32h).
NÚCLEO DE LÍNGUAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, NUCLI-UFRN, Brasil.
2016 - 2016
Escrita Criativa. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.
2016 - 2016
Evento de Alinhamento para Aplicação de Exames e Avaliações do INEP. (Carga horária: 20h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2015 - 2016
Inglês geral com enfoque comunicativo e testes de proficiência - Básico. (Carga horária: 48h).
NÚCLEO DE LÍNGUAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, NUCLI-UFRN, Brasil.
2015 - 2016
Gestores Públicos Municipais. (Carga horária: 83h).
FUNDAÇÃO ULYSSES GUIMARÃES, FUG, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em JUVENTUDE E DIREITOS HUMANOS:TECENDO REDES DE VIDA. (Carga horária: 14h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em As forças tipológicas da educação básica na RMN. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em AULA DE PORTUGUÊS 3 PONTUAÇÃO - EMPREGO DE VÍRGULA. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em DESEMPENHO ESCOLAR E REDES: ABORDAGEM DEMOGRÁFICA. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em AULA DE PORTUGUÊS 4: REGÊNCIA - USO E NORMA. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2015 - 2015
Treinamento do Portal de Periódicos Capes - UFRN. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2014 - 2014
De Acordo com o Novo Acordo. (Carga horária: 10h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2014 - 2014
Introdução à Fotografia Digital. (Carga horária: 27h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2014 - 2014
Introdução ao E-learning. (Carga horária: 12h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2014 - 2014
Introdução à língua e à cultura da Romênia. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2014 - 2014
Emoções, senso de justiça e controle social. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2014 - 2014
Estratégia de Negócios. (Carga horária: 20h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2014 - 2014
TI na Educação. (Carga horária: 7h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2014 - 2014
COMUNICAÇÃO NO FOCO ORGANIZACIONAL. (Carga horária: 20h).
SESI - Departamento São Paulo, SESI/SP, Brasil.
2014 - 2014
Metodologia do Trabalho Científico. (Carga horária: 20h).
Instituto Politécnico de Ensino à Distância, IPED, Brasil.
2014 - 2014
Educação Ambiental. (Carga horária: 14h).
SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Norte, SENAI/ DR/RN, Brasil.
2014 - 2014
LITERATURA E ENSINO: EXPRESSÃO VERBAL E CORPORAL. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2014 - 2014
COACHING, AUTOCONHECIMENTO E DESENV. COMPETÊNCIAS. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2014 - 2014
ESTUDOS COGNITIVOS DA METAFORA. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2014 - 2014
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. (Carga horária: 9h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2014 - 2014
REDAÇÃO CIENTÍFICA: A ESPINHA DORSAL DO ARTIGO. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2014 - 2014
REDAÇÃO CRIATIVA. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2009 - 2009
INTRODUÇÃO A PROJETOS. (Carga horária: 3h).
CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA, CIEE, Brasil.
2009 - 2009
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO. (Carga horária: 1h).
CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA, CIEE, Brasil.
2009 - 2009
PRODUÇÃO DE TEXTOS E REDAÇÃO EMPRESARIAL. (Carga horária: 12h).
CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA, CIEE, Brasil.
2003 - 2003
Programa de Inglês Básico. (Carga horária: 170h).
Yázigi Internexus, YÁZIGI, Brasil.
2002 - 2002
Assessorando com Eficiência. (Carga horária: 20h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Natal, SEBRAE/RN, Brasil.
1999 - 1999
Aplicativos de Informática. (Carga horária: 80h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC RN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisador de Iniciação Científica do PROJETO REDES PESSOAIS E SUCESSO ESCOLAR NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL - RN Atividades desenvolvidas: - Pesquisa e sistematização de material bibliográfico sobre Redes Sociais/Pessoais e modelos estatísticos voltados para a análises das redes sociais/pessoais. - Pesquisa e sistematização de material bibliográfico sobre aspectos da demografia da educação. - Produção de resumos da bibliografia selecionada. - Colaboração na organização de reuniões com a equipe do projeto. - Colaboração na organização de seminários de apresentação de resultados.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Atuação como pesquisador na área demográfica e de estudos populacionais (Programa de Pós Graduação em Demografia/UFRN) e realização do estágio Docência na disciplina Seminário de Monografia para Ciências Atuariais (2016.1).

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estágio Docência, Enquadramento Funcional: Docente Assistido, Carga horária: 4
Outras informações
Atuação através do estágio docência no Ensino Superior (disciplina de Seminário de Monografia do Departamento de Ciências Atuariais/UFRN).

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Docente Assistido
Outras informações
Atuação como professor de 1º e 2º grau no CEJA - Prof Felipe Guerra (Escola Pública Estadual)

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio técnico, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação na Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN/UFRN)

Atividades

03/2007 - 06/2007
Estágios , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras.

Estágio realizado
Atuação como professora no Centro de Estudos de Jovens e Adultos Felipe Guerra (CEJA/NATAL).
10/2004 - 11/2005
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Planejamento, Pró-Reitoria de Planejamento.

Atividade realizada
Redação e formalização de documentos, organização e manutenção de dados e arquivo.

Revisão Textual, REVISAR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Revisor

Atividades

10/2007 - Atual
Serviços técnicos especializados , Revisão Textual, .

Serviço realizado
Correção gramatical e normalização de trabalhos acadêmicos e outros textos.

PREVIMIL - PREVIDENCIA PRIVADA, PPP_FORN, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar Comercial, Carga horária: 40

Atividades

05/2011 - 11/2013
Serviços técnicos especializados , PREVIMIL - PREVIDENCIA PRIVADA, .

Serviço realizado
Formalização de contratos de previdência e consignado.

Provar Negócios e Varejo, HIPERCARD, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Agente Comercial, Carga horária: 44

Atividades

11/2009 - 04/2011
Serviços técnicos especializados , Hipercard, .

Serviço realizado
Análise, formalização e captação de contratos de crédito.

Prefeitura Municipal de Natal, PMN, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico Especializado, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de projeto, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação no projeto Ações Educativas Complementares

Atividades

08/2004 - 11/2008
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Educação de Natal, Depertamento de Atenção ao Educando.

Serviço realizado
Auxílio à coordenação do Programa Ações Educativas Complementares e monitoria de oficinas.
08/2006 - 08/2008
Estágios , Secretaria Municipal de Educação de Natal, Depertamento de Atenção ao Educando.

Estágio realizado
Organização e digitação de documentos e correspondências oficiais.

Governo do Estado do Rio Grande do Norte, GOVERNO/RN, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Ensino de Língua Portuguesa.

Atividades

04/2004 - 10/2004
Estágios , Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte, 1ª DIRED.

Estágio realizado
Professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual 12 de Outubro.


Projetos de pesquisa


2019 - Atual
Demografia e a influência social das redes pessoais na Educação Básica da Região Metropolitana de Natal-RN
Descrição: Os indicadores sobre a educação básica revelam o baixo desempenho dos alunos da escola pública no Brasil, daí a necessidade de investigar, em especial, as causas desse baixo desempenho escolar para que as políticas públicas de educação se assentem em terreno mais sólido. O propósito desse projeto de pesquisa é o de examinar as conexões entre demografia, educação e desempenho escolar em três escolas do ensino médio da Região Metropolitana de Natal ? RN com base no arcabouço teórico e metodológico: i) da Demografia da Educação, que, nesse caso, tem como foco a inter-relação entre a dinâmica populacional e o aumento número de matriculas e de escolas do ensino básico; ii) da Sociologia da Educação, que constitui guia essencial de discussão teórica sobre a educação; e iii) da Análise de Redes Sociais (ARS), que busca a articulação entre estrutura e sujeito.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Gisely Karla de Medeiros Carvalho - Integrante / Moisés Alberto Calle Aguirre - Coordenador / WEBER SOARES - Integrante / Bruno Lopes da Silva - Integrante / Maria de Jesus Xavier Aguirre - Integrante / WENDELLA SARA COSTA DA SILVA - Integrante / Valerio Bezerra de Lima - Integrante / Wilmara Martins da Costa - Integrante / Dimitri Fazito - Integrante / Cézar Augusto Cerqueira - Integrante / Eliardo Guimarães da Costa - Integrante.
2016 - Atual
REDES PESSOAIS E SUCESSO ESCOLAR NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL - RN
Descrição: Os indicadores educacionais sobre a educação pública brasileira do ensino básico põem à mostra uma situação preocupante, pois, em 2011, mais de 37% das cidades brasileiras ficaram abaixo da nota de 3,7 estipulada pelo MEC quanto ao Ensino Fundamental II. Ademais, de todas as cidades brasileiras, 73,5% obtiveram nota inferior a 4,4, considerada ruim, ao passo que apenas 1,5% das cidades alcançaram nota superior a 5,5. O Estado do Rio Grande do Norte não constitui exceção nesse quadro educacional, pois o IDEB de 2011 para as escolas públicas alcançou, em média, 3,8 para os anos iniciais e 3,0 para os anos finais do ensino fundamental. O IDEB de 2011 da capital do estado, Natal, que enfrenta os desafios típicos de todas as grandes aglomerações urbanas brasileiras, foi de 3,9 para os anos iniciais e de 3,0 para os anos finais do ensino fundamental. Quanto aos outros municípios, esse mesmo indicador oscilou de 2,5 a 5,0 para os anos iniciais e 2,0 a 4,5 para os anos finais (INEP, 2011). Esses indicadores educacionais do ensino básico suscitam a necessidade de uma reflexão teórica sobre as causas desse medíocre desempenho escolar para que políticas públicas de educação ganhem fundamento em terreno mais sólido. Assim, os dados sociodemográficos, o arcabouço teórico e metodológica da Análise de Redes Sociais e a Sociologia da Educação de Bourdieu, de Bernard Charlot e de Bernard Lahire servem para abrir outras perspectivas de compreensão, no campo das causalidades, sobre o sucesso escolar nos meios populares. À luz desse raciocínio, os objetivos deste projeto são: i) Elaborar, através dos métodos e técnicas da Análise de Redes Sociais, o mapa cognitivo das redes de sociabilidade (alunos, pais, professores) de alunos de três escolas públicas de Natal, redes essas que alimentam determinado habitus escolar, para dar conta dos nexos causais entre o desempenho escolar desses alunos e o ambiente social; ii) Averiguar a medida pela qual o capital social presente na estrutura das relações pessoais dos jovens estudantes e o habitus escolar inculcado em determinados grupos (atores coletivos) podem influenciar ou não o desempenho escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2017
O HABITUS DE ESTUDAR: CONSTRUTOR DE UMA NOVA REALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL
Descrição: Este Projeto conta com a participação do Núcleo Avançado de Políticas Públicas-UFRN; programa de Pós-graduação em Ciências Sociais-PPGCS/UFRN; Programa de Pós-graduação em Demografia-PPGDEM/UFRN; Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem-PPgEL/UFRN; Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências Naturais e Matemática ? UFRN; Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional-CEDEPLAR/UFMG; Instituto de Geociências-IGC/UFMG, Universidade Católica de Pernambuco-UCP. Além disso, mantemos intercâmbio e diálogo científico permanente desde 2003 com a Rede Observatório das Metrópoles. A abordagem reflexiva sobre a educação básica na Região Metropolitana de Natal que se propõe neste projeto tem três componentes essenciais de sustentação: a primeira responde a uma visão demográfica, a segunda a uma visão sociológica e a terceira uma visão estatística, esta última como instrumento essencial na conexão entre as duas primeiras, com isto pretende-se obter uma leitura interdisciplinar sobre a educação básica. O campo analítico do projeto são escolas municipais da região metropolitana de Natal, situadas em locais com poucas opções de lazer e cultura, o que torna a escola esse espaço de sociabilidade, convívio e acesso a elementos inexistentes na comunidade. Outro ponto comum nessas escolas é a ausência dos pais na vida escolar dos filhos, não participando das atividades promovidas e/ou atendendo às solicitações da escola. Na busca pela aproximação dos saberes produzidos na escola e os sistematizados na universidade visando a construção e/ou aprimoramento do habitus de estudar dos alunos, desenvolveremos atividades pedagógicas lúdicas envolvendo os conteúdos de matemática e português..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2017
GRUPO DE ESTUDOS DEMOGRÁFICOS - GED
Descrição: As três grandes linhas de pesquisa do Grupo de Estudos Demográficos são: Dinâmica demográfica e seus componentes; População e desenvolvimento e População e saúde, nas quais o Grupo tem desenvolvido relevantes trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais e publicados em revistas científicas. Dentre as principais temáticas destacam-se: mortalidade, morbidade e longevidade e suas inter-relações com pobreza e fatores socioeconômicos; projeções populacionais no contexto de pequenas áreas; fecundidade e preferências reprodutivas, migração, mercado de trabalho, transição demográfica, população e ambiente, demografia e nutrição, demografia histórica, demografia da educação, dentre outras associadas às questões demográficas e atuariais ao envelhecimento populacional e vulnerabilidade social. http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9650947638068106.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (10) / Mestrado acadêmico: (13) / Doutorado: (16) .
Integrantes: Gisely Karla de Medeiros Carvalho - Integrante / Maria Célia de Carvalho Formiga - Coordenador / Paulo Cesar Formiga Ramos - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - 2016
AÇÕES DE LETRAMENTO FAMILIAR: A TRANSMISSÃO DA CULTURA SÃO-GONÇALENSE
Descrição: Atividades que visam despertar nos alunos dos Anos Iniciais da Educação Básica o reconhecimento dos diversos usos que envolvem a leitura e a escrita desse público, de maneira que seja possível proporcionar para esses estudantes a aquisição de maiores informações acerca do contexto que se inserem. Esse trabalho será desenvolvido por meio de oficinas que permitirão aos alunos explorar socialmente a escrita através da tradição oral. Nessa perspectiva, serão empreendidos trabalhos que remetam aos aspectos culturais da região, bem como à construção de práticas alimentares mais saudáveis, baseadas na Educação Alimentar e Nutricional. É importante ressaltar que, no decorrer das atividades, será considerado sempre o meio espacial no qual os alunos vivem, assim como as suas relações interacionais. Elementos capazes de exercer influência no desempenho e escolar O plano de atividades do projeto denominado ?Ações de Letramento Familiar: a transmissão da cultura são-gonçalense?, que irá operar na Escola Municipal José Horácio de Góis e anseia desenvolver o habitus de estudar em alunos de Ensino Fundamental, terá atuação relevante em decorrência de poder proporcionar incentivo ao sucesso do aluno no seu desempenho escolar. Pois, através das oficinas proporcionadas pelo projeto, os alunos, como também seus familiares e agentes responsáveis por sua educação, se sentirão motivados e envolvidos com novos conhecimentos trazidos, os quais despertam a interação com a leitura e a escrita em diversos contextos. Os estudantes da pós-graduação serão beneficiados com a prática docente no ensino básico e aprimorar seus conhecimentos e métodos pedagógicos para o nobre propósito de ensinar. Para os professores estar em contato permanente com a comunidade e prestar serviço necessário em beneficio da escola, alunos e pais de família..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Letramento.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia / Subárea: Demografia da Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
AGUIRRE, M. A. C. (Org.) ; SOARES, W. (Org.) ; SANTOS, K. N. (Org.) ; SILVA, B. L. (Org.) ; CARVALHO, G. K. M. (Org.) ; AGUIRRE, M. J. X. (Org.) . Estudos e narrativas: a construção de uma nova história nas escolas públicas da Região Metropolitana de Natal. 1. ed. Natal: 8 Editora, 2016. 155p .

Capítulos de livros publicados
1.
AGUIRRE, M. A. C. ; CERQUEIRA, C. A. ; CLEMENTINO, M. L. M. ; SANTOS, K. N. ; CARVALHO, G. K. M. . Desigualdades nos ambientes da Educação Básica da Região Metropolitana de Natal. In: Moisés Alberto Calle Aguirre; Weber Soares; Kivyson Nunes dos Santos; Bruno Lopes da Silva; Gisely Karla de Medeiros Carvalho; Maria de Jesus Xavier Aguirre. (Org.). Estudos e Narrativas: A construção de uma nova história nas escolas públicas da Região Metropolitana de Natal. 1ed.Natal: 8 Editora, 2016, v. 1, p. 23-35.

2.
AGUIRRE, M. J. X. ; SOARES, K. S. ; COSTA, D. R. ; CARVALHO, G. K. M. ; BEZERRA, C. S. . A prática de Letramento aliada à Educação Alimentar e Nutricional: um estudo desafiador em São Gonçalo do Amarante. In: Moisés Alberto Calle Aguirre; Weber Soares; Kivyson Nunes dos Santos; Bruno Lopes da Silva; Gisely Karla de Medeiros Carvalho; Maria de Jesus Xavier Aguirre. (Org.). Estudos e Narrativas: a construção de uma nova história nas escolas públicas da Região Metropolitana de Natal. 1ed.Natal: 8 Editora, 2016, v. 1, p. 111-121.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, GISELY; AGUIRRE, MOISÉS ; AGUIRRE, MARIA ; NASCIMENTO, WAGNER ; LIMA, VALÉRIO ; SILVA, WENDELLA ; SILVA, BRUNO ; MENDONÇA, CHARLISE . ANALYSIS OF PERSONAL NETWORKS: THE INFLUENCE OF FAMILY ON LITERACY. In: 10th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2018, Palma, 2018. p. 8151-8159.

2.
ARTUR DO NASCIMENTO, WAGNER ; CALLE AGUIRRE, MOISES ALBERTO ; XAVIER AGUIRRE, MARIA DE JESUS ; MEDEIROS CARVALHO, GISELY KARLA ; BEZERRA DE LIMA, VALÉRIO ; LOPES DA SILVA, BRUNO . SPACE DISTRIBUTION OF SCHOOLS AND DEMOGRAPHIC PROFILE OF STUDENTS OF BASIC EDUCATION OF NATAL / RIO GRANDE DO NORTE / BRAZIL. In: 10th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2018, Palma, 2018. p. 8644-8651.

3.
EMILIANO, A. C. D. ; CARVALHO, G. K. M. ; AGUIRRE, M. A. C. . Probabilidade de transição na educação básica por regiões do Brasil em 2010. In: XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2018, Poços de Caldas. Anais do XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2018.

4.
AGUIRRE, M. J. X. ; AGUIRRE, M. A. C. ; CARVALHO, G. K. M. ; SILVA, W. S. C. ; LIMA, V. B. ; GOMES, L. K. A. . Marcadores de consumo alimentar e excesso de peso em adolescentes do Brasil. In: XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2018, Poços de Caldas. XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2018.

5.
SILVA, B. L. ; AGUIRRE, M. A. C. ; AGUIRRE, M. J. X. ; LIMA, V. B. ; CARVALHO, G. K. M. . PERSONAL SOCIAL NETWORKS AND THEIR RELATIONSHIP TO EDUCATION IN A PRIMARY SCHOOL OF RIO GRANDE DO NORTE - BRAZIL. In: 8th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2016, BARCELONA (SPAIN). EDULEARN16 Proceedings. BARCELONA (SPAIN): L. Gómez Chova, A. López Martínez, I. Candel Torres - IATED Academy, 2016. p. 5445-5450.

6.
CARVALHO, G. K. M.; FÉLIX, F. F. ; NASCIMENTO, W. D. A. ; AGUIRRE, M. A. C. . GÊNERO EM QUESTÃO - O PROCESSO DE INSERÇÃO DA MULHER NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. In: VII Congreso de la Asociación LatinoAmericana de Población e XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2016, Foz do Iguaçu. Anais do VII Congreso de la Asociación LatinoAmericana de Población e XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2016.

7.
SANTOS, K. N. ; AGUIRRE, M. A. C. ; CARVALHO, G. K. M. . Relação entre Oferta e Demanda Escolar- Alternativas Prospectivas para o Ensino Médio do RN. In: VII Congreso de la Asociación LatinoAmericana de Población e XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2016, Foz do Iguaçu. VII Congreso de la Asociación LatinoAmericana de Población e XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2016.

8.
NUNES JUNIOR, J. E. ; AGUIRRE, M. J. X. ; CARVALHO, G. K. M. ; AGUIRRE, M. A. C. . PERFIL DA QUALIFICAÇÃO FORMAL DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO DAS ESCOLAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL-RN. In: VII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población e XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2016, Foz do Iguaçu. VII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población e XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, G. K. M.; AGUIRRE, M. A. C. . ATIVIDADES - REDES PESSOAIS. In: XXIX CONGRESSO DE INICAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA UFRN eCICT, 2018, Natal. XXIX CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA UFRN - eCICT 2018, 2018. p. 2025-2016.

2.
CARVALHO, G. K. M.; RAMOS, I. K. A. ; FERNANDES, F. V. A. . A ESTILÍSTICA E A SEMIÓTICA NA PROPAGANDA: Uma análise da linguagem e dos signos que convencem. In: XXVI Encontro Nacional de estudantes de Letras, 2005, Recife. De Saci a Sassure: o que quer e o que pode o estudante de Letras por inclusão social, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, G. K. M.; SANTOS FILHA, R. P. ; NOBREGA, H. A. ; OLIVEIRA, D. S. . REALIDADES E NECESSIDADES DOS FEIRANTES: ESTUDO DE USUÁRIOS NA FEIRA DO ALECRIM. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
CARVALHO, G. K. M.; SANTOS FILHA, R. P. ; NOBREGA, H. A. ; OLIVEIRA, D. S. . REALIDADES E NECESSIDADES DOS FEIRANTES: ANÁLISE QUALIQUANTITATIVA NA FEIRA DO ALECRIM. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
EMILIANO, A. C. D. ; CARVALHO, G. K. M. ; AGUIRRE, MOISÉS . Probabilidade de transição na educação básica por regiões do Brasil em 2010. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
AGUIRRE, M. J. X. ; AGUIRRE, M. A. C. ; CARVALHO, G. K. M. ; SILVA, W. S. C. ; LIMA, V. B. ; GOMES, L. K. A. . Marcadores de consumo alimentar e excesso de peso em adolescentes no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
CARVALHO, G. K. M.; MENDONCA, C. K. F. ; AGUIRRE, M. A. C. . Histórias em quadrinhos na sala de aula: um relato de pesquisa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
CARVALHO, G. K. M.; MENDONCA, C. K. F. ; AGUIRRE, M. A. C. . HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E O DESPERTAR PARA O LETRAMENTO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CARVALHO, G. K. M.; MENDONCA, C. K. F. . HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UMA MÍDIA EDUCATIVA POTENCIALIZADORA DE SABERES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
CARVALHO, G. K. M.. A RELAÇÃO ENTRE REDES PESSOAIS E LETRAMENTO FAMILIAR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
CARVALHO, G. K. M.; SOUZA, H. P. . A ESCOLA NA LUTA CONTRA AS DROGAS: A PREVENÇÃO ATRAVÉS DE REDES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
CARVALHO, G. K. M.; FÉLIX, F. F. . POROPOSTAS PARA UMA POSSÍVEL RECUPERAÇÃO DOS NÍVEIS DE FECUNDIDADE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CARVALHO, G. K. M.; FÉLIX, F. F. ; AGUIRRE, M. A. C. . ESTUDOS DE FECUNDIDADE ABAIXO DO NÍVEL DE REPOSIÇÃO: Modelos de sucesso e possíveis propostas de recuperação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
CARVALHO, G. K. M.; FERNANDES, F. V. A. ; RAMOS, I. K. A. . A ESTILÍSTICA E A SEMIÓTICA NA PROPAGANDA: Uma análise da linguagem e dos signos que convencem. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
MENDONCA, C. K. F. ; CARVALHO, G. K. M. . HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA: UMA MÍDIA EDUCATIVA POTENCIALIZADORA DE SABERES 2018 (e-book Formação Docente, Mídias e Tecnologias na Educação da Infância (no prelo)).


Demais tipos de produção técnica
1.
AGUIRRE, M. A. C. ; SOARES, W. ; SANTOS, K. N. ; SILVA, B. L. ; CARVALHO, G. K. M. ; AGUIRRE, M. J. X. . Estudos e narrativas: a construção de uma nova história nas escolas públicas da Região Metropolitana de Natal. 2016. (Revisor).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
23º Seminário de Pesquisa do CCSA: Desenvolvimento e Democracia no Brasil: do que estamos falando?.Realidades e necessidades dos feirantes: estudo de usuários na Feira do Alecrim. 2018. (Seminário).

2.
8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Realidades e necessidades dos feirantes: análise qualiquantitativa na Feira do Alecrim. 2018. (Congresso).

3.
8º Seminário de Educação e Leitura.Histórias em quadrinhos na sala de aula: um relato de pesquisa. 2018. (Seminário).

4.
COLÓQUIO ARGUMENTAÇÃO E POLÊMICA. 2018. (Outra).

5.
III SIMPÓSIO IDEIA&MÍMESES: ENTRE O POÉTICO E O FILOSÓFICO. 2018. (Simpósio).

6.
I SEMINÁRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO TEXTO E DO DISCURSO/SETED. 2018. (Seminário).

7.
VIII Colóquio de Pesquisa em Ciência da Informação (VIII CPCI): PROTAGONISMO SOCIAL DA INFORMAÇÃO. 2018. (Seminário).

8.
XXIX CONGRESSO DE INICAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA UFRN eCICT. ATIVIDADES - REDES PESSOAIS. 2018. (Congresso).

9.
ENCONTRO INTEGRADO DOS PROGRAMAS DE ENSINO DA UFRN: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE. 2017. (Encontro).

10.
PENSAR A INFÂNCIA- FÓRUM SOBRE LINGUAGENS, NARRATIVAS E POLÍTICAS DO AUDIOVISUAL INFANTIL NO BRASIL. 2017. (Outra).

11.
SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE, MÍDIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA,.HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UMA MÍDIA EDUCATIVA POTENCIALIZADORA DE SABERES. 2017. (Seminário).

12.
VII COLÓQUIO DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. 2017. (Outra).

13.
XXIII CIENTEC - Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E O DESPERTAR PARA O LETRAMENTO. 2017. (Exposição).

14.
XXVII SEMANA DE FILOSOFIA. 2017. (Exposição).

15.
I Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Demografia.A relação entre redes pessoais e letramento familiar. 2016. (Seminário).

16.
VII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población e XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Gênero em questão: o processo da inserção da mulher na educação superior. 2016. (Congresso).

17.
XIV SEMANA DE ANTROPOLOGIA. 2016. (Feira).

18.
ENCONTRO SOBRE LEITURA INCLUSIVA E EDUCAÇÃO. 2015. (Encontro).

19.
I CICLO DE DEBATES SOBRE FAMÍLIA, REPRODUÇÃO E ABORTO. 2015. (Outra).

20.
II COLÓQUIO DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA. 2015. (Outra).

21.
II Seminário Universidade, Memória e Sociedade. Minicurso de Conservação do Patrimônio Científico. 2015. (Oficina).

22.
II Seminário Universidade, Memória e Sociedade​. 2015. (Seminário).

23.
I SEMINÁRIO TRABALHO, POLÍTICAS PÚBLICAS. 2015. (Seminário).

24.
Quartas Demográficas (QD) - Aplicações dos Modelos Idade-Período-Coorte. 2015. (Outra).

25.
Quartas Demográficas (QD) - Desigualdade de Gênero no Mercado de Trabalho. 2015. (Outra).

26.
Quartas Demográficas (QD) - Especificidades do emprego doméstico no Nordeste. 2015. (Outra).

27.
Quartas Demográficas (QD) - Estrangeiros em Natal e Rio Grande do Norte. 2015. (Outra).

28.
Quartas Demográficas (QD) - Expectativa de Vida Saudável no Brasil. 2015. (Outra).

29.
Quartas Demográficas (QD) - Nuances da Fecundidade Brasileira. 2015. (Outra).

30.
Quartas Demográficas (QD) - Políticas de População Contextos Baixa Fecundidade. 2015. (Outra).

31.
VI SEMINÁRIO DE DIREITOS HUMANOS "A CONSOLIDAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL EM DIREITOS HUMANOS": PERSPECTIVAS E DESAFIOS ATUAIS. 2015. (Seminário).

32.
V Seminário de Estudos Populacionais do Nordeste.ESTUDOS DE FECUNDIDADE ABAIXO DO NÍVEL DE REPOSIÇÃO: MODELOS DE SUCESSO E POSSÍVEIS PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO. 2015. (Seminário).

33.
V SEMINÁRIO DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS E PROMOÇÃO À SAÚDE - PESSOA, FAMÍLIA, SOCIEDADE E CIDADANIA.A ESCOLA NA LUTA CONTRA AS DROGAS: A PREVENÇÃO ATRAVÉS DE REDES. 2015. (Seminário).

34.
XIII SEMANA DE ANTROPOLOGIA DA UFRN. Viradas Antropológicas Contemporâneas: teoria, campo e método. 2015. (Feira).

35.
XXI CIENTEC - Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN. Propostas para uma possível recuperação dos níveis de fecundidade. 2015. (Exposição).

36.
XX Seminário de Pesquisa do CCSA. 2015. (Seminário).

37.
XX Seminário de Pesquisa do CCSA. A EDUCAÇÃO, A MÍDIA E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: a democratização e a crítica. 2015. (Oficina).

38.
XX Seminário de Pesquisa do CCSA. Gestão Arquivística de Documentos. 2015. (Oficina).

39.
I Ciclo de Estudos em Ensino de Português como Língua Estrangeira. 2014. (Seminário).

40.
I DISJURI. Análise Textual dos Discursos: A sentença. 2014. (Oficina).

41.
I SEMINÁRIO LITERÁRIO DA BCZM. A LITERATURA PARA A SOCIEDADE. 2014. (Seminário).

42.
I Simpósio Internacional de Estudos sobre o Discurso Jurídico. 2014. (Simpósio).

43.
VII Série de Conferências Internacionais de Estudos em Ciências da Educação. 2014. (Outra).

44.
XX CIENTEC: Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura. 2014. (Feira).

45.
XX CIENTEC. A IMPORTÂNCIA DO TRADUTOR/INTÉRPRETE DE LIBRAS EM SALA DE AULA. 2014. (Oficina).

46.
XX CIENTEC. DA EXPERIÊNCIA CORPÓREA À GRAMÁTICA: Uma abordagem neurocognitiva da linguagem. 2014. (Oficina).

47.
XXVI Encontro Nacional de Estudantes de Letras.A ESTILÍSTICA E A SEMIÓTICA NA PROPAGANDA: Uma análise da linguagem dos signos que convencem. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, G. K. M.. CIENTEC: Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura. 2016. .

2.
AGUIRRE, M. A. C. ; CARVALHO, G. K. M. . AÇÕES DE LETRAMENTO FAMILIAR: A TRANSMISSÃO DA CULTURA SÃO-GONÇALENSE. 2016. (Outro).

3.
CARVALHO, G. K. M.. I SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIA (I SPDEM). 2016. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
AGUIRRE, M. A. C. (Org.) ; SOARES, W. (Org.) ; SANTOS, K. N. (Org.) ; SILVA, B. L. (Org.) ; CARVALHO, G. K. M. (Org.) ; AGUIRRE, M. J. X. (Org.) . Estudos e narrativas: a construção de uma nova história nas escolas públicas da Região Metropolitana de Natal. 1. ed. Natal: 8 Editora, 2016. 155p .


Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, G. K. M.; FERNANDES, F. V. A. ; RAMOS, I. K. A. . A ESTILÍSTICA E A SEMIÓTICA NA PROPAGANDA: Uma análise da linguagem e dos signos que convencem. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CARVALHO, G. K. M.; SOUZA, H. P. . A ESCOLA NA LUTA CONTRA AS DROGAS: A PREVENÇÃO ATRAVÉS DE REDES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
CARVALHO, G. K. M.; FÉLIX, F. F. . POROPOSTAS PARA UMA POSSÍVEL RECUPERAÇÃO DOS NÍVEIS DE FECUNDIDADE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CARVALHO, G. K. M.; FÉLIX, F. F. ; AGUIRRE, M. A. C. . ESTUDOS DE FECUNDIDADE ABAIXO DO NÍVEL DE REPOSIÇÃO: Modelos de sucesso e possíveis propostas de recuperação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
CARVALHO, G. K. M.. A RELAÇÃO ENTRE REDES PESSOAIS E LETRAMENTO FAMILIAR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
CARVALHO, G. K. M.; MENDONCA, C. K. F. ; AGUIRRE, M. A. C. . HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E O DESPERTAR PARA O LETRAMENTO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CARVALHO, G. K. M.; MENDONCA, C. K. F. . HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UMA MÍDIA EDUCATIVA POTENCIALIZADORA DE SABERES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
CARVALHO, G. K. M.; SANTOS FILHA, R. P. ; NOBREGA, H. A. ; OLIVEIRA, D. S. . REALIDADES E NECESSIDADES DOS FEIRANTES: ESTUDO DE USUÁRIOS NA FEIRA DO ALECRIM. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
CARVALHO, G. K. M.; SANTOS FILHA, R. P. ; NOBREGA, H. A. ; OLIVEIRA, D. S. . REALIDADES E NECESSIDADES DOS FEIRANTES: ANÁLISE QUALIQUANTITATIVA NA FEIRA DO ALECRIM. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
EMILIANO, A. C. D. ; CARVALHO, G. K. M. ; AGUIRRE, MOISÉS . Probabilidade de transição na educação básica por regiões do Brasil em 2010. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
AGUIRRE, M. J. X. ; AGUIRRE, M. A. C. ; CARVALHO, G. K. M. ; SILVA, W. S. C. ; LIMA, V. B. ; GOMES, L. K. A. . Marcadores de consumo alimentar e excesso de peso em adolescentes no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
CARVALHO, G. K. M.; MENDONCA, C. K. F. ; AGUIRRE, M. A. C. . Histórias em quadrinhos na sala de aula: um relato de pesquisa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, G. K. M.. CIENTEC: Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura. 2016. .

2.
AGUIRRE, M. A. C. ; CARVALHO, G. K. M. . AÇÕES DE LETRAMENTO FAMILIAR: A TRANSMISSÃO DA CULTURA SÃO-GONÇALENSE. 2016. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 7:21:09