Carla Manuella de Oliveira Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0469049801351842
  • Última atualização do currículo em 14/05/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (2008). Mestre em Educação (2011) e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas. Atualmente desenvolve pesquisa no grupo (CNPq): Currículo, atividade docente e subjetividades. Professora Assistente e Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) Campus II - Santana do Ipanema. Atua na graduação com as seguintes disciplinas: Fundamentos da Educação Infantil, Saberes e Metodologias da Educação Infantil; Estágio Supervisionado na Educação Infantil. Desenvolve pesquisas nas seguintes temáticas: especificidades nas práticas pedagógicas na Educação Infantil; Organização do trabalho pedagógico junto aos bebês; docência e formação do/a professor/a de Creche e Pré-Escola; infância e criança: as culturas infantis; desenvolvimento humano, atentando para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança na primeira infância. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carla Manuella de Oliveira Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, C. M. O.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Alagoas, Campus II - Santana do Ipanema.
BR 316, km 87,5
Bebedouro
57500000 - Santana do Ipanema, AL - Brasil
Telefone: (82) 35213019
URL da Homepage: www.uneal.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2013
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Orientador: Laura Cristina Vieira Pizzi.
2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: Representações sociais sobre o trabalho dos professores de Educação Infantil de professoras que atuam com crianças até três anos em instituições da rede municipal de educação de Maceió/AL,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Profa. Dra. Lenira Haddad.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pequisa de Alagoas, FAPEAL, Brasil.
2005 - 2008
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: Representações Sociais do trabalho docente do (a) profissional de educação infantil..
Orientador: Lenira Haddad.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, FAPEAL, Brasil.




Formação Complementar


2013
A Formação do Educador Lúdico. (Carga horária: 60h).
Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP, FAFE/SP, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação para tutores. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2009 - 2009
Escala de envolvimento da criança.... (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2008 - 2008
Leitura, Literatura e Expressão Corporal. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2008 - 2008
O papel do prof. que trabalha com criança de 0 a 3. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação de Curso, Carga horária: 12
Outras informações
Coordenadora do Curso de Pedagogia

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Atividades

09/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização da Educação Básica
Educação Inclusiva
Gestão Educacional I
05/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação Infantil
Gestão Educacional II
Políticas Públicas da Educação no Brasil

Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Tutor a distância, Enquadramento Funcional: Tutor Online, Carga horária: 4
Outras informações
Tutora Online do Curso de Especialização de Estratégias Didáticas na Educação Básica

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Tutor a distância, Enquadramento Funcional: Tutor Online, Carga horária: 4
Outras informações
Curso de Extensão: Elaboração e Supervisão de Projetos Didáticos.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas que atuou/a Organização do Trabalho Acadêmico; Fundamentos Históricos Filosóficos da Educação, Fundamentos Psicopedagógicos, Projetos Integradores I, II e VI, Trabalho e Educação, Saberes e Metodologia do Ensino de Geografia I e II, Sabres e Metodologia do Ensino de Ciências I; Saberes e Metodologia do Ensino de História II e Artes e Educação

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista/FAPEAL, Enquadramento Funcional: estudante de mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Pesquisadora integrante do grupo de pesquisa: Educação Infantil e Desenvolvimento humano. Linha de pesquisa: Processos educativos em educação infantil. O objetivo deste grupo é investigar as políticas e práticas de educação infantil, buscando compreender o significado das mesmas dentro do contexto histórico-cultural em que vão sendo produzidas e reproduzidas, avaliando sua efetividade na promoção do desenvolvimento humano, em especial das crianças e profissionais nela envolvidos. Para isso, tem atuado em duas frentes: uma que investiga as representações sociais de professoras em exercício e em formação, sobre aspectos relacionados à profissão docente; outra que investiga diversas dimensões das práticas educativas e propõe novos olhares e posturas a partir de instrumentos teórico-metodológicos que auxiliam processos de mudança. Líder(es) do grupo: Professora Doutora Lenira Haddad (UFAL) Área predominante: Ciências Humanas; Educação Instituição: Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do iniciação científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Fez parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica - CNPq/UFAL/FAPEAL na qualidade de bolsista do Projeto de Pesquisa intitulado: Representações sociais de estudantes de pedagogia sobre o trabalho do professor de Educação Infantil, com dedicação de 20 horas semanais.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações
Fez parte da equipe executora, na qualidade de colaboradora do projeto de pesquisa intitulado: Representações sócias do trabalho docente do (a) profissional de Educação Infantil.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora assistente, Carga horária: 6
Outras informações
Pesquisa Nacional Caracterização das Práticas Educativas com Crianças de 0 a 6 anos Residentes em Área Rural. Atividades desenvolvidas: Levantamento e localização de bibliografia nacional. Elaboração de fichas de leitura, síntese e catalogação. Levantamento e localização de informações sobre educação básica no banco de dados do INEP e IBGE. Organização e sistematização de informações e documentação dos dados oriundos dos questionários. Coleta de dados e informações por meio de observações, visitas, análise de documentos, entrevistas e aplicação de questionário. Reunir-se com a coordenação regional e nacional regularmente.


Faculdade São Vicente, FASVIPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Ensino, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Ensino, Carga horária: 12

Atividades

02/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Currículo, Teoria e Prática
Organização do Trabalho Pedagógico
Educação e Recreação
08/2012 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Currículo, Teoria e Prática
Fundamentos da Educação Infantil
Organização do Trabalho Pedagógico
02/2012 - 07/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Educacional I
Currículo, Teoria e Prática
Organização do Trabalho Pedagógico

Faculdade de Ensino Regional Alternativa, FERA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Docente Especialização

Atividades

09/2014 - 09/2014
Ensino, Educação Infantil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento e aprendizagem: crianças de 0 a 5 anos
06/2013 - 06/2013
Ensino, Psicopedagogia Institucional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicopedagogia Institucional - Metodologia Científica
06/2012 - 06/2012
Ensino, Gestão Educacional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Elaboração de projetos

Serviço Social do Comercio, SESC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária Educação Infantil, Carga horária: 20

Atividades

03/2007 - 12/2007
Estágios , Serviço Social do Comercio, .

Estágio realizado
Professora estagiaria, Educação Infantil, atuando no grupo GIII, com crianças de cinco anos..

Secretaria Municipal de Educação de Alagoas, SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Professora séries iniciais, Carga horária: 20

Atividades

01/2006 - 12/2006
Estágios , Secretaria Municipal de Educação de Alagoas, .

Estágio realizado
Professora do 2º ano, Ensino Fundamental..


Projetos de pesquisa


2007 - 2009
Representações sociais de estudantes de pedagogia sobre o trabalho do professor de Educação Infantil
Descrição: Essa pesquisa está inserida no contexto das atividades do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-Ed), criado em 2006, pelo Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas e integra-se ao projeto de pesquisa temática Representações Sociais sobre o Trabalho Docente, coordenado pela profª dra Clarilza Prado de Sousa. Trata-se de um projeto internacional que envolve 31 Grupos de Pesquisa que tem por objetivo analisar a representação social de estudantes universitários da área de educação (Pedagogia e cursos de Formação de Professores) sobre o trabalho do professor. O projeto está dividido em duas partes: o núcleo comum e as pétalas. O ?Núcleo Comum?, aqui denominado Estudo 1, corresponde a um projeto conjunto, cujo tema é ?Representações sociais de alunos de pedagogia e licenciatura sobre o trabalho do professor?. As ?Pétalas?, aqui denominado Estudo 2, refere-se aos aspectos específicos investigados por cada grupo. Neste caso, nossa pétala volta-se especificamente para a área da educação infantil e visa ao conhecimento das representações sociais (RS) dos estudantes de Pedagogia sobre o trabalho do professor da Educação Infantil (EI). A pesquisa teve início em agosto de 2007 com a aprovação do projeto enviado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) sendo realizadas as atividades relacionadas ao Núcleo comum (Estudo 1). Agora, volta especificamente para as atividades da Pétala (Estudo 2) e foca o trabalho docente do professor de educação infantil, buscando compreender suas interfaces com o tema trabalho docente. Para tanto, prevê a aplicação de instrumentos, questionários e entrevistas semi-estruturadas, com estudantes do curso de Pedagogia da UFAL, buscando investigar a representação social que possuem dos professores de educação infantil. A pesquisa segue a mesma fundamentação teórica da anterior, baseada na teoria da Representação social de Serge Moscovici, para quem as r.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2017 - 2018
Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID
Descrição: Articulação entre a Universidade e Escolas de Educação Básica: múltiplos olhares teórico-metodológicos na formação docente é a proposta da Universidade Estadual de Alagoas - Uneal em parceria com o Pibid/Capes e escolas públicas, visando a interlocução no processo de iniciação a docência. A Uneal, por ser pioneira na formação de professores no interior de Alagoas, tem como meta prioritária, propor estratégias que possam melhorar o índice do IDEB. Com a participação no Pibid, a universidade visa realizar ações que contribuam para uma formação docente reflexiva, melhorando, assim, a qualidade da educação do Estado. As ações propostas, além de aprofundarem questões pertinentes ao ensino desenvolvido na Universidade, produzirão conhecimentos relacionados à educação e em área do próprio interesse, bem como propiciarão a aquisição de ferramentas teóricas e metodológicas capazes de contribuir para uma formação substancial dos alunos inscritos no projeto. Dessa maneira as ações/estratégicas perpassam pelas seguintes questões: 1) Inserir os bolsistas no cotidiano escolar, utilizando como estratégia seminário de acolhimento acerca da filosofia e inserção do PIBID na educação básica; 2) Conhecer a escola nos aspectos: físico, estrutural, social, serviços prestados, comunidade atendida e outros; 3) Formar grupos de estudos por subprojetos, permitindo aos interlocutores (coordenadores, supervisores e alunos) discutirem temáticas relacionadas a cada área, bem como o planejamento de outras possibilidades pedagógicas que favoreçam a melhoria da qualidade educacional da escola pública. 4) Manter um fluxo contínuo de inter-relação com as escolas públicas inseridas nesse programa, objetivando socializar, discutir, propor metodologias de caráter interdisciplinar que possam contribuir para a ascensão do respectivo projeto e subprojetos, com vista a atender as expectativas dos atores sociais envolvidos; 5) Promover ações que viabilizem uma interação entre o ensino e as práticas voltadas ao meio ambiente, ética e diversidade; 6) Publicizar os resultados em revistas, anais, livros e meio eletrônico, para estimular os bolsistas na participação em eventos das diversas áreas contempladas nos subprojetos. No que se referem aos subprojetos, outras ações específicas serão realizadas. No tocante ao subprojeto do Campus II, do curso de Pedagogia propende a mobilização da comunidade acadêmica no sentido de garantir um entendimento do papel do Pibid como elemento fomentador do senso crítico, do espírito investigativo e da criatividade dos alunos bolsistas. Destaca-se como positivo o acolhimento propiciado pelos integrantes das escolas parceiras, propiciando a integração da escola pública de ensino básico com esta IES e a interação entre docentes e discentes, o que contribuem com o processo de formação inicial dos acadêmicos que fazem parte do programa. Podemos destacar, ainda, a oportunidade que os alunos bolsistas estão tendo de vivenciar e relacionar as teorias estudadas em sala de aula com a prática, o que vem oportunizando uma melhor compreensão da profissão docente..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (21) .
Integrantes: Carla Manuella de Oliveira Santos - Coordenador / Carlindo Pereira de Lira - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
HADDAD, L. ; SIQUEIRA, P. G. ; SANTOS, C. M. O. . Representações sociais do trabalho docente: um estudo com estudantes da Pedagogia da UFAL. In: Edna Cristina do Prado; Lílian Kelly de Almeida Figueiredo;Tiago Leandro Cruz Neto. (Org.). Múltiplos olhares sobre pesquisa em Educação. Maceió: Edufal, 2009, v. , p. 175-190.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, C. M. O.. O TRABALHO DAS PROFESSORAS DE CRECHE: A VISÃO DO OUTRO E DE SI MESMO SOBRE A ESCOLHA PROFISSIONAL. In: II SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE ESTUDOS DA CRIANÇA: DESAFIOS ÉTICOS E METODOLÓGICOS, 2014, PORTO ALEGRE. II SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE ESTUDOS DA CRIANÇA: DESAFIOS ÉTICOS E METODOLÓGICOS, 2014.

2.
SANTOS, C. M. O.; HADDAD, L. . A especificidade do trabalho docente das professoras de creche. In: II Encontro Internacional de Educação Infantil do Rio Grande do Norte, 2010, Natal. II Encontro Internacional de Educação Infantil do Rio Grande do Norte, 2010. p. 2-12.

3.
HADDAD, L. ; SANTOS, C. M. O. ; SIQUEIRA, P. G. ; Correia, A. s. Maysa . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE TRABALHO DO(A) PROFESSOR(A) DE EDUCAÇÃO INFANTIL: EM BUSCA DO NÚCLEO CENTRAL A PARTIR DA ANÁLISE DAS EVOCAÇÕES LIVRES. In: 19º Encontro de Pesquisa Educacional Norte e Nordeste_EPENN, 2009, João Pessoa. Educação, Direitos Humanos e Inclusão Social, 2009.

4.
HADDAD, L. ; SANTOS, C. M. O. ; SIQUEIRA, P. G. ; MESQUITA, T. M. . Representações Sociais do trabalho docente: um estudo com estudantes de Pedagogia da UFAL. In: VI Semana Nacional de Educação, 2008, Aracajú. Formação do Professor: Desafios Políticos e Pedagógicos, 2008.

5.
HADDAD, L. ; SIQUEIRA, P. G. ; SANTOS, C. M. O. . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO TRABALHO DOCENTE: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UFAL.. In: III EPEAL - ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE ALAGOAS, 2008, Maceió. III EPEAL - ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE ALAGOAS.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
HADDAD, L. ; SANTOS, C. M. O. ; SIQUEIRA, P. G. . PROFESSORA DE CRECHE, PROFESSORA DE PRÉ-ESCOLA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UFAL SOBRE A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL. In: IV CONFERÊNCIA BRASILEIRA SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, 2009, Rio de Janeiro. IV CONFERÊNCIA BRASILEIRA SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, 2009. p. 149-149.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, C. M. O.; SIQUEIRA, P. G. ; HADDAD, L. . O TRABALHO DO(A)S PROFESSORE(A)S DE EDUCAÇÃO INFANTIL: A VISÃO DO OUTRO E DE SI MESMO SOBRE A ESCOLHA DA PROFISSIONAL E A PERSPECTIVA DE PERMANÊNCIA NA PROFISSÃO. In: III SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS: POLÍTICAS E DESAFIOS NA PRODUÇÃO DA PESQUISA, 2012, Aracaju. III SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS: POLÍTICAS E DESAFIOS NA PRODUÇÃO DA PESQUISA, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
TORRES, Andresso Marques ; SANTOS, C. M. O. . ?TIO, TUDO QUE VOCÊ FAZ É BRINCADO??: NOTAS DE UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, C. M. O.; MEDEIROS, Brena Conceição. ; FRANÇA, Elânio Soares. ; BARBOSA, Emílio Mnezes. ; Silva, Flávio I. V e. ; COSTA, Maria E. G. ; SILVA, Maria Keliane de M. ; DELFINO, Samara S. . MARCAS DA INDISCIPLINA: TECENDO OLHARES PARA O COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, C. M. O.; LIMEIRA, Carlos R. Ferreira. ; CRUZ, Dayane Silva. ; ABREU, Maria de Fátima B. ; MOTA, Patrícia Tavares. ; SILVA, Veronice Rodrigues. . TEMPOS E ESPAÇOS: REFLEXÕES SOBRE USO DA BIBLIOTECA ESCOLAR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, C. M. O.; Pereira, Cristina. ; Silva, Juliana Gomes da. ; Santos, Zenaide Melo dos. ; TORRES, Sayane Michely R. ; AMORIM, Thalya Chagas. . (RE) DIRECIONANDO OLHARES SOBRE A RECREAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, C. M. O.. Os relatos de experiências sobre infância e criança. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SANTOS, C. M. O.. A especificidade do trabalho docente na Educação Infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SANTOS, C. M. O.. Educação Infantil na atualidade pesquisas e práticas pedagógicas sobre infância. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SANTOS, C. M. O.. O trabalho das professoras de creche: a visão do outro e de si mesmo sobre a escolha profissional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
SANTOS, C. M. O.; HADDAD, L. . O trabalho do(a)s professore(a)s de educação infantil: a visão do outro e de si mesmo sobre a escolha profissional e a perspectiva de permanência na profissão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, C. M. O.; HADDAD, L. . A especificidade do trabalho docente das professoras de creche. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTOS, C. M. O.; Correia, A. s. Maysa . O desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos e a brincadeira infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
HADDAD, L. ; SANTOS, C. M. O. ; SIQUEIRA, P. G. . PROFESSORA DE CRECHE, PROFESSORA DE PRÉ-ESCOLA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UFAL SOBRE A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SANTOS, C. M. O.. Representações Sociais das Educadoras de crehes sobre sua profissão: um estudo na rede de creches do municipio de Maceió. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
HADDAD, L. ; SANTOS, C. M. O. ; SIQUEIRA, P. G. ; Correia, A. s. Maysa . Representações Siociais de Trabalho do (a) professor (a) de educação infantil: em busca do núcleo central a partir da análise das evocações livres. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
HADDAD, L. ; SANTOS, C. M. O. ; SIQUEIRA, P. G. . Professora de Crehe, Professora de Pré-Escola: Um Estudo com Estudantes de Pedagogia da UFAL sobre a Representação Social de Professor de Educação Infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
HADDAD, L. ; SANTOS, C. M. O. ; SIQUEIRA, P. G. ; MESQUITA, T. M. . Representações Sociais do trabalho docente: um estudo com estudantes de Pedagogia da UFAL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
HADDAD, L. ; SANTOS, C. M. O. ; MESQUITA, T. M. ; SIQUEIRA, P. G. . Representações Socias do Trabalho Docente do(a) Profissional de Educação Inafantil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, C. M. O.; SIQUEIRA, P. G. . Creche e pré-escola: desafios, práticas e políticas integradas de atendimento à infância em espaço institucional. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
HADDAD, L. ; BONETTI, Nilva ; SANTOS, C. M. O. . A especificidade do professor de educação infantil. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, C. M. O.. Orientações Metodológicas para Produção de Trabalhos Acadêmicos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTOS, C. M. O.. Os bebês e suas professoras, delimitando as especificidades do cotidiano na creche. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SANTOS, C. M. O.; ALVES, Juliana Carla da P. . Paradoxos da infância contemporânea na escola: um estudo histórico. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SANTOS, C. M. O.. A ESPECIFICIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO COM BEBÊS. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SANTOS, C. M. O.. Educação Infantil: os bebês e suas professoras, delimitando as especificidades do cotidiano na creche.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SANTOS, C. M. O.; SIQUEIRA, P. G. . RELATÓRIO DE PESQUISA DE CAMPO. 2012. (Relatório de pesquisa).

7.
SANTOS, C. M. O.. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA SOBRE O TRABALHO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2008. (Relatório de pesquisa).

8.
SANTOS, C. M. O.. Representações sociais do trabalho docente do (a) profissional de educação infantil. 2007. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIRA, Carlindo P. de; SANTOS, C. M. O.; SABINO, V. R.. Participação em banca de Nailda Lima Soares.O incetivo à leitura na educação infantil: um estudo de caso no Centro Municipal de Educação Infantil de Maravilha/AL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas.

2.
MACEDO, Maria do Socorro B.; SANTOS, C. M. O.; LIMA, Divanir M. de.. Participação em banca de Mariana Tavares Damasceno.A gestão democrática na educação escolar: uma análise a partir da visão dos estudantes de duas escolas públicas do município de Santana do Ipanema/AL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas.

3.
LIRA, Carlindo P. de; SANTOS, C. M. O.; SABINO, V. R.. Participação em banca de Elande Oliveira Silva.A importância da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental: prática docente para um ensino mais eficaz e significativo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas.

4.
MACEDO, Maria do Socorro B.; SANTOS, C. M. O.; LIMA, Divanir M. de.. Participação em banca de Edivânia Alves de Oliveira.Pesquisa-Ação e Formação de Professores: Um estudo a partir do PIBID no Campus II da UNEAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas.

5.
MELO, Lenivaldo Manoel de.; SANTOS, C. M. O.; MACEDO, Maria do Socorro B.. Participação em banca de Armanda Lima da Silva Pereira.Trajetórias da Formação Inicial e Continuada dos Professores da Educação do Campo no Sertão de Alagoas : Um estudo de caso no município de Poço das Trincheiras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas.

6.
LIMA, Divanir M. de.; SANTOS, C. M. O.; SABINO, V. R.. Participação em banca de Gleide Lopes da Silva.As práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos: espaço de formação de sujeitos autônomos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas.

7.
SANTOS, Arlete R.; BARBOSA, O. Marily; SANTOS, C. M. O.. Participação em banca de ANGÉLICA MARIA SILVA DOS ANJOS; MARIA JOSÉ BEZARRA DA SILVA.A PREVENÇÃO DO USO DAS DROGAS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE PÃO DE AÇÚCAR/AL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Vicente.

8.
SANTOS, Arlete R.; SANTOS, C. M. O.; CABRAL, J. O.. Participação em banca de ADELMO ALVES PEREIRA.O PAPEL DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS NA ESCOLA REGULAR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Vicente.

9.
SANTOS, A. M.; ANJOS, C. I.; SANTOS, C. M. O.. Participação em banca de Roberta Freire Belizário.AS CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA PARA AS PESQUISAS COM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

10.
SANTOS, A. M.; ANJOS, C. I.; SANTOS, C. M. O.. Participação em banca de Mércia Maria Gomes de Melo.DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O SER PROFESSOR/A DE CRIANÇA PEQUENA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

11.
ROSARIO, E. H.; SANTOS, C. M. O.; QUEIROZ, N. M. B.. Participação em banca de LUCIMAR AMORIM DOS SANTOS; MARIA DA CONCEIÇÃO GOMES LISBOA.O PAPEL DA PEDAGOGIA NO PROCESSO DE ENSINO DO PROJOVEM ADOLESCENTE NO CRAS (CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL), NO MUNICIPIO DE PÃO DE AÇÚCAR - AL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Vicente.

12.
MARINHO, G. S.; SANTOS, C. M. O.; SANTOS. Participação em banca de Daniella Bezerra Feitosa Barbosa de Souza.O coordenador pedagógico X escola: os desafios deste profissional junto ao corpo docente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Vicente.

13.
BARBOSA, Marily O.; SILVA. Francy Kelle R.; SANTOS, C. M. O.. Participação em banca de JEANI DOS SANTOS; JOELMA PEREIRA.BULLYING: REFLEXÕES DOS ESTUDANTES SOBRE ESTE FENOMENO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Vicente.

14.
MAYNART, R. C.; SANTOS, C. M. O.; NASCIMENTO, C. C. S.. Participação em banca de Luciana Soares Lima.A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NO ESPAÇO ESCOLAR: UM ESTUDO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Vicente.

15.
SOUZA, S. V.; SANTOS, C. M. O.; MESQUITA, T. M.. Participação em banca de Dayane Lira Mártires.ESCOLA/FAMÍLIA: A IMPORTÂNCIA DESSA PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DA CRIANÇA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Vicente.

16.
BARBOSA, Marily O.; SANTOS, C. M. O.; SANTOS, Arlete R.. Participação em banca de Cledilson das Chagas Rocha; Flávia Mayara Nogueira dos Santo.O PAPEL DAS TIC NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: um estudo no município de Palestina/AL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Vicente.

17.
MAYNART, R. C.; SILVA, E. M.; SANTOS, C. M. O.. Participação em banca de Izabel Cristina Silva Araujo.EDUCAÇÃO E GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A INFLUÊNCIA DA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A EQUIDADE ENTRE OS GÊNEROS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

18.
ROCHA, L. J. B.; SABINO, V. R.; SANTOS, C. M. O.. Participação em banca de Priscila Correia Barros.O PAPEL DA ESCOLA DIANTE DO BULLYING: UM LEVANTAMENTO DE DADOS NA ESCOLA MUNICIPAL MARY SAMPAIO CAPARICA - BONIFÁCIO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas.

19.
SANTOS, M. M. M.; MARINHO, G. S.; SANTOS, C. M. O.. Participação em banca de Cerícia Almeida Pauferro.A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS MATEMÁTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA DE 4 A 5 ANOS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Vicente.

20.
SILVA, M. M.; SANTOS, C. M. O.; ROSARIO, E. H.. Participação em banca de Maria Rosângela de Souza Dias.PROFESSOR CONTEMPORÂNEO E O DESAFIO FRENTE AS NOVAS TECNOLOGIAS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Vicente.

21.
NASCIMENTO, C. C. S.; SANTOS, C. M. O.; MARINHO, G. S.. Participação em banca de Cícera Maria Melo da Silva.DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DO PROFESSOR DE 1º AO 4º ANO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PALESTINA-AL: UM ESTUDO DE CASO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Vicente.

22.
SANTOS, M. M. M.; SANTOS, C. M. O.; MAYNART, R. C.. Participação em banca de Edilânia Maciel Santana.Educação infantil de 0 a 5 anos:uma leitura em Piaget e Vigotsky. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Vicente.

23.
SILVA, M. M.; SANTOS, C. M. O.; ROSARIO, E. H.. Participação em banca de Daiane Carvalho dos Santos.A INTERNET NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Vicente.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro regional das Licenciaturas do Nordeste ? ERELIC , II - Encontro do PIBID do Nordeste, e VII - Encontro do PIBID UFCG.MARCAS DA INDISCIPLINA: TECENDO OLHARES PARA O COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA. 2107. (Encontro).

2.
I Encontro Regional das Licenciaturas ? ERELIC, do II Encontro Regional do Pibid e do VII Encontro do Pibid da UFCG.(RE) DIRECIONANDO OLHARES SOBRE A RECREAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR. 2017. (Encontro).

3.
I ENCONTRO REGIONAL DAS LICENCIATURAS ? ERELIC, II ENCONTRO DO PIBID DO NORDESTE e VII ENCONTRO PIBID DA UFCG.TEMPOS E ESPAÇOS: REFLEXÕES SOBRE USO DA BIBLIOTECA ESCOLAR. 2017. (Encontro).

4.
II SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE ESTUDOS DA CRIANÇA: DESAFIOS ÉTICOS E METODOLÓGICOS. 2014. (Simpósio).

5.
O QUE PODE A ESCOLA HOJE EM NOSSA AMÉRICA?. 2014. (Outra).

6.
II CONGRESSO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO.A ESPECIFICIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO COM BEBÊS. 2013. (Oficina).

7.
Encontro Temático: formação dos pesquisadores para pesquisa qualitativa. 2012. (Encontro).

8.
II Encontro Temático de Educação Infantil do Campo. 2012. (Encontro).

9.
II SEMANA DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FASVIPA.Educação Infantil: Os bebês e suas professoras, delimitando as especificidades do cotidiano na creche. 2012. (Outra).

10.
Seminário de Educação 2012 - Das crianças nas instituições e das crianças (in)visíveis: entre a sujeição e as possibilidades criativas.O TRABALHO DO (AS) PROFESSORE (A) S DE EDUCAÇÃO INFANTIL: A VISÃO DO OUTRO E DE SI MESMO SOBRE A ESCOLHA PROFISSIONAL E A PERSPECTIVA DE PERMANÊNCIA NA PROFISSÃO. 2012. (Seminário).

11.
II Seminário Nacional Educação Infantil do Campo. 2011. (Seminário).

12.
I Congresso Internacional de Educação Infantil da Associação Carlo Novello (Escola Estrela do Mar). 2010. (Congresso).

13.
II Encontro de Educação do Curso de Pedagogia da Faculdade da Cidade de Maceió-FACIMA.O desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos e a brincadeira infantil. 2010. (Encontro).

14.
II Encontro Internacional de Educação Infantil do Rio Grande do Norte.A especificidade do trabalho docente das professoras de creche. 2010. (Encontro).

15.
Seminário de Estudos Avançados L'éducation et formation: apports de la recherche en formation des adultes, liens avec la thématique des représentations sociales. 2010. (Seminário).

16.
V Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas.A especificidade da profissão das professoras de creche. 2010. (Encontro).

17.
V Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas.A especificidade do professor de Educação Infantil. 2010. (Encontro).

18.
17º Congresso Brasileiro de Educação Infantil da OMEP. 2009. (Congresso).

19.
19º ENCONTRO DE PEESQUISA EDUCACIONAL NORTE E NORDESTE.Representações sociais do trabalho do (a) professor (a) de educação infantil: em busca do núcleo central a partir da análise das evocações livres.. 2009. (Encontro).

20.
1º Encontro de Trabalho Docente em Alagoas. 2009. (Encontro).

21.
IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas_Seminário Formação de Professores e Problemáticas Transversais. 2009. (Encontro).

22.
IV Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas.Representações sociais das educadoras de creches sobre sua profissão: um estudo na rede de creches do municipio de Maceió. 2009. (Encontro).

23.
IV Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas_ Minicurso: Escala de Envolvimento da Criança: uma estratégia para acompanhar o trabalho pedagógico. 2009. (Outra).

24.
III Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas - EPEAL. 2008. (Encontro).

25.
V Congresso Acadêmico da UFAL_Mini-curso O papel do Professor que Trabalha com Crianças de 0 a 3 anos.. 2008. (Outra).

26.
V Congresso Acadêmico da UFAL_Oficina Leitura e Expressão Corporal. 2008. (Congresso).

27.
VI Encontro Norte-Nordeste de Estudantes de Pedagogia. 2008. (Encontro).

28.
VI Semana Nacional de Educação.Representações Socais do trabalho docente: um estudo com estudantes de Pedagogia da UFAL. 2008. (Encontro).

29.
XVIII Encontro de Iniciação científica, durante o V Congresso Acadêmico da UFAL. Representações Sociais do Trabalho Docente do(a) Profissional de Educação Infantil.. 2008. (Congresso).

30.
IV Congresso Acadêmico da UFAL. Representações Sociais sobre o trabalho docente: Um estudo com estudantes de Pedagogia da UFAL. 2007. (Congresso).

31.
Semana de Pedagogia 2007. 2007. (Seminário).

32.
A Extensão e o Desenvlvimento Regional.. 2006. (Seminário).

33.
Palestra: "O Fim do Emprego e o Futuro do Empreendedorismo".. 2005. (Outra).

34.
Semana de Pedagogia. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, C. M. O.; LIRA, Carlindo P. de ; SABINO, V. R. ; SANTOS, Claudimary Bispo dos. . IV SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID/UNEAL. 2018. (Congresso).

2.
SANTOS, C. M. O.. VI CONGRESSO ACADÊMICO. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jozelma Abreu dos Santos. EDUCAÇÃO INFANTIL EM DEBATE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS DE IDADE NO MUNICÍPIO DE SANTANA DO IPANEMA-AL. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

2.
Maria José Alves da Graça. EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS PROFESSORES DE CRIANÇAS DE 04 E 05 ANOS. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).

3.
Gilmar André Carvalho da Silva. O JOGO PARA SOCIOCONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM SALA: uso e possibilidades em uma escola da rede pública. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Quitéria Ferreira da Silva. O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO SUBSÍDIO NAS INTERAÇÕES E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Carla Manuella de Oliveira Santos.

2.
Jéssica Oliveira Alencar. AS BRINCADEIRAS E OS JOGOS NA ESDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA INSTITUIÇÃO MUNICIPAL EM POÇO DAS TRINCHEIRAS/AL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Carla Manuella de Oliveira Santos.

3.
Lealdo Matos de Almeida. A REALIDADE E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ÂMBITO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NA CIDADE DE CARNEIROS ? AL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Carla Manuella de Oliveira Santos.

4.
GEOSMÁRIO LIMA DOS SANTOS; SIMÉRIA MACIEL BATISTA. RELEVÂNCIA DA CRECHE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Vicente. Orientador: Carla Manuella de Oliveira Santos.

5.
QUITÉRIA GONÇALVES SILVA. EDUCAÇÃO POPULAR: Conscientização Político-Pedagógica nos Espaços de Formação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Vicente. Orientador: Carla Manuella de Oliveira Santos.

6.
MARIA DE FÁTIMA RIBEIRO ARAÚJO ; WILKA RODRIGUES SANTOS. A LITERATURA INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA: A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Vicente. Orientador: Carla Manuella de Oliveira Santos.

7.
ELUZA FERREIRA SANTOS; JOSÉ HAMILTON DOS SANTOS. A CONSTITUIÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PÃO DE AÇÚCAR - AL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Vicente. Orientador: Carla Manuella de Oliveira Santos.

8.
CRISTIANE EVARISTO MONTEIRO e JOSIVAL SOARES DOS SANTOS. A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Vicente. Orientador: Carla Manuella de Oliveira Santos.

9.
Rita de Cássia Soares Costa. A EXPRESSÃO LÚDICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Vicente. Orientador: Carla Manuella de Oliveira Santos.

10.
Edilania Rodrigues da Silva. PEDAGOGIA EMPRESARIAL: A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO PARA AS EMPRESAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Vicente. Orientador: Carla Manuella de Oliveira Santos.

11.
Marileide Medeiros de Aquino Santos; Tamila Santos Lima. LEITURA E ESCRITA: reflexões sobre as dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Vicente. Orientador: Carla Manuella de Oliveira Santos.

12.
Maria de Fátima Oliveira da Silva. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo de caso com alunos do 6º ano de uma escola municipal em São José da Tapera/AL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Vicente. Orientador: Carla Manuella de Oliveira Santos.

13.
Reinaldo Capela; Rosemary Brito de Alcântara. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Vicente. Orientador: Carla Manuella de Oliveira Santos.

14.
Rosemeire da Silva. A INSERÇÃO DAS CRECHES NO SISTEMA EDUCACIONAL MUNICIPAL: O CASO DO MUNICIPÍO DE PÃO DE AÇÚCAR - AL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Vicente. Orientador: Carla Manuella de Oliveira Santos.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
HADDAD, L. ; SANTOS, C. M. O. ; SIQUEIRA, P. G. . Professora de Crehe, Professora de Pré-Escola: Um Estudo com Estudantes de Pedagogia da UFAL sobre a Representação Social de Professor de Educação Infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTOS, C. M. O.; Correia, A. s. Maysa . O desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos e a brincadeira infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SANTOS, C. M. O.. Educação Infantil na atualidade pesquisas e práticas pedagógicas sobre infância. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SANTOS, C. M. O.. Os relatos de experiências sobre infância e criança. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SANTOS, C. M. O.. A especificidade do trabalho docente na Educação Infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, C. M. O.; LIRA, Carlindo P. de ; SABINO, V. R. ; SANTOS, Claudimary Bispo dos. . IV SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID/UNEAL. 2018. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 19:37:18