Giovana Chimentão Punhagui

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1881142597251367
  • Última atualização do currículo em 12/09/2017


Mestre em Educação com ênfase em autorregulação da aprendizagem pela Universidade Estadual de Londrina. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina. Especialização em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade de Cambridge. Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, avaliação formativa, autorregulação da aprendizagem, inovação na educação e educação bilíngue. Atualmente, está cursando MBA em Gestão Empresarial pelo IEL. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Giovana Chimentão Punhagui
Nome em citações bibliográficas
PUNHAGUI, G. C.;PUNHAGUI, GIOVANA CHIMENTÃO


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2012
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Autoavaliação na aprendizagem de língua inglesa: limites e possibilidades para a autorregulação,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Nadia Aparecida de Souza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2017
Especialização em andamento em MBA em Gestão Empresarial. (Carga Horária: 400h).
Instituto Euvaldo Lodi - PR, IEL/PR, Brasil.
2016 - 2017
Especialização em Pedagogia Avançada. (Carga Horária: 300h).
Fundação de Estudos Sociais do Paraná, FESP/PR, Brasil.
Título: ANÁLISE DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE MAIOR AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE NA APRENDIZAGEM PELO ADOLESCENTE.
Orientador: Fernando Pianaro.
2007 - 2010
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: O CELTA pelas lentes da avaliação formativa: um olhar a favor da aprendizagem.
Orientador: Nadia Aparecida de Souza.
2003 - 2005
Curso técnico/profissionalizante em Normal.
Colégio Mãe de Deus, CMD, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Delta Module 2 - Developing Professional Practice. (Carga horária: 360h).
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2015 - 2015
Delta Module 3 - Extending Practice and ELT Specialism. (Carga horária: 300h).
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2012 - 2012
Extensão universitária em Mestrado sanduíche. (Carga horária: 240h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2012 - 2012
Avaliação das aprendizagens: múltiplas dimensões. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2012 - 2012
Promoção da autorregulação em crianças sub10. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2012 - 2012
2012 Texas Tech University High School Training. (Carga horária: 80h).
Centro Educacional Leonardo da Vinci, CELV, Brasil.
2010 - 2010
Certificate in English Language Teaching to Adults. (Carga horária: 120h).
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2007 - 2008
Teaching Knowledge Test. (Carga horária: 108h).
Cultura Inglesa Londrina, CI, Brasil.
2005 - 2006
Curso de Língua Inglesa. (Carga horária: 500h).
Cultura Inglesa de Londrina, CI, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Sesi Internacional, CSI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Orientadora Pedagógica, Carga horária: 40


Sociedade Educacional Maxi LTDA, MAXI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 20


Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Kalayaan, K, Inglaterra.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 3


The English Station SS LTDA, TES, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 12


G e S Sociedade Simples Ltda, GS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 15


Instituto Social Educativo e Beneficente Novo Signo, ISEBNS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 9


Escola Cemepe, CEMEPE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: Professora de educação infantil, Carga horária: 30
Outras informações
Professora do nível infantil II

Atividades

1/2006 - 4/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
educação infantil

Federação das Indústrias do Estado do Paraná, FIEP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Executiva de Educação, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2010 - 2013
Do Erro à Regulação da Aprendizagem na Construção de uma Avaliação Formativa

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Nadia Aparecida de Souza em 03/10/2013.
Descrição: Avaliar a aprendizagem tem-se constituído um dos "nós górdios" da atividade docente, apesar das intensas discussões e dos numerosos estudos pretendendo a superação de um modelo classificatório e a assunção de outro mais formativo. Essa mudança, tão necessária e complexa, traz em seu bojo o reconhecimento de que a avaliação somente tem sentido quando possibilita ao professor refletir acerca das dificuldades manifestas pelos educandos - evidenciadas nos erros que cometem no curso da aprendizagem -, para, em decorrência, conceber e proceder aos encaminhamentos - intervenções planejadas e sistematizadas no processo de aprendizagem - mais pertinentes e oportunos, o que faz emergir o problema: como o modo de abordar do erro interfere na consecução de avaliação formativa, favorecendo (ou não) a regulação do ensino e da aprendizagem? Responder a esta questão orientou para o estabelecimento do objetivo geral ser perseguido: mapear e analisar as formas pelas quais a abordagem do erro interfere na consecução de avaliação formativa, favorecendo (ou não) a regulação do ensino e da aprendizagem. A pesquisa, quanto à abordagem, situa-se no amalgamar do qualitativo e quantitativo. Quanto à estratégia, a pesquisa se classifica com estudo de caso. Para obtenção do corpus informacional, serão utilizados diversos procedimentos de coleta: questionários; entrevistas; observações; documentos institucionais, docentes e discentes. A pesquisa terá por lócus de consecução o espaço da sala de aula de diferentes instituições educacionais, dos vários níveis de ensino: infantil, fundamental, médio, superior. Todavia, o foco a direcionar o olhar permanecerá único na configuração da unidade de análise: interfaces abordagem do erro e regulação da aprendizagem na avaliação formativa. A análise dos dados efetiver-seá pela utilização de análise de conteúdo clássica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (11) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Giovana Chimentão Punhagui - Integrante / Nadia Aparecida de Souza - Coordenador / Neusi Aparecida Navas Berbel - Integrante / Sueli Edi Rufini Guimaraes - Integrante / Elaine Cristina Gálvão - Integrante / Cassiana Magalhães Raizer - Integrante / Elizabete Aparecida Garcia Ribeiro - Integrante.
2006 - 2009
A relação com o saber na área de ciências naturais: dilemas, desafios e perspectivas para a formação de professores/as das séries iniciais do ensino fundamental.
Descrição: Vivemos em um mundo na qual a presença do conhecimento científico e tecnológico é crescente e mesmo determinante na construção tanto da vida social como da nossa formação individual. Eles atravessam a existência humana em todos os seus momentos: em nossos lares, nos meios de transporte, no trabalho, nas comunicações, no laser, enfim, em todas as atividades humanas, modificando o espaço geográfico onde e com o qual interagimos e também nos transformando. Sua presença na história humana foi abrindo novos mundos e nos propondo novos desafios, gerando, inclusive, um leque variado de problemas, até mesmo de ordem moral. Enquanto isso, a formação acadêmica inicial de professores/as das séries iniciais, em geral, dedica pouco tempo para uma contribuição específica para o ensino de Ciências Naturais, quadro esse que se repete, posteriormente, no exercício da docência nas séries iniciais do ensino fundamental. Nesse contexto, supõe-se que o exercício da docência nessa área de conhecimentos apresenta impactos e desafios que precisam ser melhor identificados e compreendidos. O presente projeto de pesquisa busca investigar como se configura a relação com o saber nesta área de conhecimento, que vai sendo construída no percurso de formação daqueles/as que atuam nas séries iniciais como professores/as. Desse conhecimento mais aprofundado espera-se encontrar subsídios para uma reformulação nas políticas e nos programas de formação de professores/as das séries iniciais do ensino fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Giovana Chimentão Punhagui - Integrante / Fernanda Lopes Garcia - Integrante / Carlos Toscano - Coordenador / Tania Paula Peralta - Integrante.
2006 - 2009
Avaliação da Aprendizagem: O (re)Significar de Práticas em uma Abordagem Formativa

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Nadia Aparecida de Souza em 03/10/2013.
Descrição: Para consecução do processo avaliativo comprometido com o aperfeiçoamento do ensino e com a ampliação das possibilidade de aprendizagem, é importânte a diversificação das técnicas e instrumentos destinados à coleta de informações sobre os meandros por meio dos quais os alunos se apropriam de novos saberes. Desse modo, é fundamental: Compreender as possibilidades de diferentes instrumentos avaliativos serem implementados com um sentido e um significado formativos (objetivo de conhecimento). Utilizar, no interior da sala de aula, diferentes instrumentos avaliativos, assegurando-lhes um sentido e um significado formativos (objetivo prático). Para enveredar por caminhos rumo às intenções propostas, a opção foi pela abordagem qualitativa, na modalidade pesquisaparticipante. A pesquisa transcorrerá em escolas que integram as redes públicas e/ou privada, no município de Londrina, estado do Paraná, envolvendo professores que atuam nos diversos níveis de ensino. O grupo de professores participantes - em um total máximo de vinte - será organizado considerando a disponibilidade em participarem do estudo, durante o período mínimo de um ano. Para o desenvolvimento desse estudo faz-se necessário um leque de procedimentos: (1) análise documental, (2) questionário, (3) entrevistas semi-estruturada e (4) oficinas de trabalho. Enquanto contribuições decorrentes do estudo, espera-se elaborar uma (RE)significação de variados instrumentos avaliativos, de forma a propor alternativa para a consecução de uma avaliação formativa no contexto escolar, principalmente ao discurso crítico há necessidade de oferecer possibilidades de ação aos professores imersos no dia a dia do trabalho pedagógico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Giovana Chimentão Punhagui - Integrante / Nadia Aparecida de Souza - Coordenador / Cassiana Magalhães Raizer - Integrante / Elizabete Aparecida Garcia Ribeiro - Integrante / Betânia Jacob Stange Lopes - Integrante.


Outros Projetos


2010 - 2010
Kalayaan: Justice for migrant domestic workers
Descrição: O projeto caracteriza-se por ensino de Língua Inglesa gratuito para trabalhadoras domésticas de várias partes do mundo e que são imigrantes no Reino Unido. Este projeto tem por objetivo integrar as trabalhadoras na sociedade e oferecê-las ferramentas necessárias para comunicação em seu ambiente de trabalho e convivência, como também reivindicar melhores condições de trabalho. Essas trabalhadoras geralmente chegam ao Reino unido em condição de escravas e não possuem (quase) nenhum direito com relação ao seu trabalho. As aulas são ministradas por voluntários da ONG Kalayaan. Esta ONG está localizada em Londres, na Inglaterra e as aulas acontecem aos domingos pela manhã. Os voluntários possuem um coordenador para o projeto, fazendo reuniões mensais para discutir estratégias e estudar métodos de ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) .
Integrantes: Giovana Chimentão Punhagui - Integrante / Sarah Kinsella - Coordenador / Jeanne-Marie Czemerys - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RIBEIRO, ELIZABETE APARECIDA GARCIA2014RIBEIRO, ELIZABETE APARECIDA GARCIA ; PUNHAGUI, GIOVANA CHIMENTÃO ; SOUZA, NADIA APARECIDA DE . Autoavaliação x autonotação - aproximações e afastamentos na formação de professores autorregulados. Educação (UFSM), v. 39, p. 403-414, 2014.

2.
PUNHAGUI, GIOVANA CHIMENTÃO2013PUNHAGUI, GIOVANA CHIMENTÃO; SOUZA, NADIA APARECIDA . Self-Regulation in the Learning Process: Actions through Self-Assessment Activities with Brazilian Students. International Education Studies, v. 6, p. 47-62, 2013.

3.
PUNHAGUI, G. C.;PUNHAGUI, GIOVANA CHIMENTÃO2012 PUNHAGUI, G. C.; SOUZA, N. A. . A autoavaliação na aprendizagem de língua inglesa: subsídio para reconhecimento da própria aprendizagem e gestão do erro. Roteiro (UNOESC), v. 37, p. 265-293, 2012.

4.
PUNHAGUI, G. C.;PUNHAGUI, GIOVANA CHIMENTÃO2012PUNHAGUI, G. C.; SOUZA, N. A. . A autoavaliação para a autorregulação da aprendizagem em língua estrangeira: apontamentos. CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPel (ONLINE), v. 43, p. 106-119, 2012.

5.
PUNHAGUI, G. C.;PUNHAGUI, GIOVANA CHIMENTÃO2011PUNHAGUI, G. C.; SOUZA, N. A. . Avaliar para aprender: a construção de uma realidade. Estudos em Avaliação Educacional (Impresso), v. 22, p. 209-231, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PUNHAGUI, GIOVANA CHIMENTÃO. ANÁLISE DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE MAIOR AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE NA APRENDIZAGEM PELO ADOLESCENTE. In: Educere 2017, 2017, Curitiba. Formação de professores: contextos, sentidos e práticas. Curitiba: PUCPR, 2017. v. 1. p. 20317-20329.

2.
MARCZEWSKI, J. M. ; PUNHAGUI, G. C. . Inovaçãono uso do tema energia renovável no processo de ensino aprendizagem de química: uma nova metodologia. In: 35o EDEQ: Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2015, Porto Alegre. Anais do 35o Encontro de Debates sobre o Ensino de Química da Universidade à sala de aula. Lajeado: Univates, 2015. v. 1. p. 263-267.

3.
PUNHAGUI, G. C.. Estudo de estratégias para atuar no processo de ensino/aprendizagem em contexto bilíngue: relato de experiência de uma equipe pedagógica. In: EDUCERE: XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Curitiba: PUCPR, 2015. v. 1. p. 8687-8698.

4.
SOUZA, N. A. ; PUNHAGUI, G. C. ; SIBILA, M. C. C. ; FAVARÃO, C. F. M. ; CORREIA, L. C. . Superando o erro como fracasso na construção de uma avaliação formativa. In: XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação, 2013, Maringá. Anais do Seminário de Pesquisa do PPE. Maringá, 2013. p. 1-16.

5.
PUNHAGUI, G. C.; SOUZA, N. A. . A autoavaliação na aprendizagem de língua inglesa: subsídio para o reconhecimento da própria aprendizagem. In: Seminário de Pesquisa do PPE, 2012, Maringá. Anais do Seminário de Pesquisa do PPE. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2012. p. 1-20.

6.
PUNHAGUI, G. C.; SOUZA, N. A. . A autoavaliação na aprendizagem de língua inglesa: subsídio para o reconhecimento da própria aprendizagem. In: XIV Semana da Educação - Pedagogia 50 anos: da faculdade de filosofia, ciências e letras à universidade estadual de londrina, 2012, Londrina. Anais 2012. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2012. p. 1-20.

7.
PUNHAGUI, G. C.. Autoavaliação x Autonotação - aproximações e afastamentos na formação de professores autorregulados. In: IX Anped Sul 2012, 2012, Caxias do Sul. IX Anped Sul 2012. Caxias do Sul: Anped Sul 2012, 2012. v. 1. p. 1-14.

8.
PUNHAGUI, G. C.; GALVÃO, E. C. ; TOSCANO, C. . O mestrado em educação como espaço e tempo de formação docente: uma experiência. In: X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2011, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Champagnat, 2011. p. 13823-13834.

9.
PUNHAGUI, G. C.; SOUZA, N. A. . Possíveis caminhos a trilhar: uma análise das práticas formativas do CELTA. In: X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2011, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Champagnat, 2011. p. 13835-13847.

10.
SOUZA, N. A. ; GALVÃO, E. C. ; PUNHAGUI, G. C. ; FAVARÃO, C. F. M. ; NASCIMENTO, M. C. M. ; SIBILA, M. C. C. . O erro e a avaliação da aprendizagem: as concepções de professores e alunos. In: X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2011, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Champagnat, 2011. p. 7195-7206.

11.
PUNHAGUI, G. C.; GALVÃO, E. C. ; TOSCANO, C. . A construção da docência em foco: considerações a partir de uma vivência. In: XIII Semana da Educação, 2011, Londrina. XIII Semana da Educação, 2011.

12.
PUNHAGUI, G. C.; SOUZA, N. A. . Possíveis caminhos a trilhar: uma análise das práticas formativas do Celta. In: III Colóquio Internacional de Educação e I Seminário de Pesquisa sobre Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental, 2011, Joaçaba. Colóquio Internacional de Educação e Seminário de Pesquisa sobre Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental. Joaçaba: Unoesc, 2011. v. 1. p. 1-12.

13.
SOUZA, N. A. ; FAVARÃO, C. F. M. ; GALVÃO, E. C. ; PUNHAGUI, G. C. ; CORREIA, L. C. ; CESTARI, M. L. ; SIBILA, M. C. C. . O erro e a avaliação da aprendizagem: as concepções de professores e alunos. In: III Colóquio Internacional de educação e I Seminário de Pesquisa sobre Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental, 2011, Joaçaba. Colóquio Internacional de Educação e Seminário de Pesquisa sobre Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental. Joaçaba: Unoesc, 2011. v. 1. p. 1-12.

14.
PUNHAGUI, G. C.; SOUZA, N. A. . Avaliar para aprender: A construção de uma realidade. In: V Congresso Internacional de Avaliação Educacional, 2010, Fortaleza. V Congresso Internacional de Avaliação Educacional. Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2259-2273.

15.
PUNHAGUI, G. C.; GARCIA, F. L. ; TOSCANO, C. . Ensino de ciências, o PCN e a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. In: XI Semana de Educação: História da Educação e I Encontro de Pesquisa em História das Instituições Educativas, 2009, Londrina. Anais da XI semana de educação: história da educação e I encontro de pesquisa em história das instituições educativas, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PUNHAGUI, G. C.; MARCZEWSKI, J. M. . Aplicação do estudo de energia renovável e inovação por alunos do Ensino Médio na aprendizagem de química: um relato de experiência. In: XXI SBQSul 2014 Química sem fronteiras: internacionalização e difusão do conhecimento, 2014, Maringá. Anais do XXI Encontro de química da região sul. Maringá: XXI SBQSul, 2014. v. 1. p. 1-640.

2.
PUNHAGUI, G. C.; TUTIDA, A. F. . Working with projects in a bilingual course: reporting an experience. In: Braz-Tesol: Bilingualism and Multiculturalism, 2013, Londrina. Braz-Tesol: Bilingualism and Multiculturalism, 2013.

3.
PUNHAGUI, G. C.; SOUZA, N. A. . Possible paths to follow: an analysis of the formative practices of CELTA. In: 11th International Conference of the Association for Language Awareness, 2012, Montreal. Language awareness for our multicultural world. Montreal: Concordia University, 2012. v. 1. p. 66-66.

4.
PUNHAGUI, G. C.. Self-Assessment in the teaching and learnning process: prospects and possibilites. In: 13th Labci Conference, 2011, Asuncion. 13th Labci Conference, 2011. p. 47-47.

5.
PUNHAGUI, G. C.; SOUZA, N. A. . Avaliar para aprender: A construção de uma realidade. In: XII Semana da Educação - Filosofia e Educação: contrapontos, 2010, Londrina. Anais da XII Semana da Educação - Filosofia e Educação: contrapontos. Londrina: Invitare Digital, 2010.

6.
PUNHAGUI, G. C.; SOUZA, N. A. . Avaliar para aprender: A construção de uma realidade. In: V Congresso Internacional em Avaliação Educacional, 2010, Fortaleza. Anais do V Congresso Internacional em Avaliação Educacional. Fortaleza: Imprece, 2010. p. 97-97.

Apresentações de Trabalho
1.
PUNHAGUI, GIOVANA CHIMENTÃO. ANÁLISE DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE MAIOR AUTONOMIA E RESPONSABILIDADE NA APRENDIZAGEM PELO ADOLESCENTE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PUNHAGUI, G. C.; TUTIDA, A. F. . Working with projects in a bilingual course: reporting an experience. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PUNHAGUI, G. C.; SOUZA, N. A. . Possible paths to follow: an analysis of the formative practices of CELTA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PUNHAGUI, G. C.; SOUZA, N. A. . A autoavaliação na aprendizagem de língua inglesa: subsídio para o reconhecimento da própria aprendizagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PUNHAGUI, G. C.; SOUZA, N. A. . A autoavaliação na aprendizagem de língua inglesa: subsídio para o reconhecimento da própria aprendizagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PUNHAGUI, G. C.; SOUZA, N. A. . Autorregulação na aprendizagem de língua inglesa: ações e processos por meio de instrumentos autoavaliativos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PUNHAGUI, G. C.. Self-assessment in the teaching and learning process: prospects and possibilities. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
PUNHAGUI, G. C.; SOUZA, N. A. . Possíveis caminhos a trilhar: uma análise das práticas formativa do CELTA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PUNHAGUI, G. C.; GALVÃO, E. C. ; TOSCANO, C. . O mestrado em educação como espaço e tempo de formação docente: uma experiência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SOUZA, N. A. ; PUNHAGUI, G. C. ; GALVÃO, E. C. ; FAVARÃO, C. F. M. ; NASCIMENTO, M. C. M. ; SIBILA, M. C. C. . O erro e a avaliação da aprendizagem: as concepções de professores e alunos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PUNHAGUI, G. C.; GALVÃO, E. C. ; TOSCANO, C. . A construção da docência em foco: considerações a partir de uma vivência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PUNHAGUI, G. C.. Self-assessment in the teaching and learning process: possibilities. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
PUNHAGUI, G. C.; SOUZA, N. A. . Avaliar para aprender: A construção de uma realidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PUNHAGUI, G. C.. CELTA through the lense of formative assessment: a look in favor of learning. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
PUNHAGUI, G. C.; GARCIA, F. L. ; TOSCANO, C. . Ensino de ciências, o PCN e a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PUNHAGUI, G. C.. Informática - Tabuadas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PUNHAGUI, G. C.. Livro Infantil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
PUNHAGUI, G. C.. Discovery Learning. 2011. .

2.
PUNHAGUI, G. C.. Trajetória de Pesquisa: algumas vivências. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PUNHAGUI, G. C.. Discovery Learning. 2011. .

4.
PUNHAGUI, G. C.. Student-Centred Learning. 2010. .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXI SBQSul 2014: Química sem fronteiras: Internacionalização e difusão do conhecimento. Aplicação do estudo de energia renovável e inovação por alunos do Ensino Médio na aprendizagem de química: um relato de experiência. 2014. (Congresso).

2.
Braz-Tesol: Bilingualism and Multiculturalism. Working with projects in a bilingual course: reporting an experience. 2013. (Congresso).

3.
I Jornada de Didática - o ensino como foco e I fórum de professores de didática do estado do Paraná.Autorregulação na aprendizagem de língua inglesa: ações e processos por meio de instrumentos autoavaliativos. 2012. (Outra).

4.
13th Labci Conference. Self-assessment in the teaching and learning process: prospects and possibilities. 2011. (Congresso).

5.
Braz-Tesol Regional Chapter - Londrina.self-assessment in the teaching and learning process: possibilities. 2011. (Seminário).

6.
X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Possíveis caminhos a trilhar: uma análise das práticas formativas do CELTA. 2011. (Congresso).

7.
XIII Semana da Educação. A construção da docência em foco: considerações a partir de uma vivência. 2011. (Congresso).

8.
One-Day Seminar in EFL Teaching. 2010. (Seminário).

9.
XII Semana da Educação - Filosofia e Educação: contrapontos.Avaliar para aprender: A construção de uma realidade. 2010. (Outra).

10.
One-Day Seminar in EFL Teaching. 2009. (Seminário).

11.
XI Semana de Educação: História da Educação e I Encontro de Pesquisa em História das Instituições Educativas.Ensino de ciências, o PCN e a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2009. (Outra).

12.
II Simpósio Londrinense sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. 2008. (Simpósio).

13.
One-Day Seminar in EFL Teaching. 2008. (Seminário).

14.
Diálogo - Novo Paradigma para a Educação. 2007. (Encontro).

15.
IX Semana da Educação - Política e Gestão da Educação: Dilemas e Perspectivas. 2007. (Outra).

16.
One-Day Seminar on Working Knowledge for English Teachers. 2007. (Seminário).

17.
V Semana Internacional de Bioética. 2007. (Outra).

18.
Agora eu sei: Agilidade em sala de aula. 2006. (Outra).

19.
V Semana de Educação. 2005. (Outra).

20.
II Semana de Educação - Desafios na Formação do Educador: da reflexão à prática.Informática - tabuadas. 2004. (Outra).

21.
IV Encontro de Educação. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PUNHAGUI, G. C.. XIV Semana da Educação: Pedagogia 50 anos: da faculdade de filosofia, ciências e letras à Universidade Estadual de Londrina. 2012. (Outro).

2.
SOUZA, N. A. ; PUNHAGUI, G. C. . Processo Seletivo do Mestrado em Educação. 2011. (Outro).

3.
PUNHAGUI, G. C.. 1o Encontro de Professores da EJA: Discutindo Dilemas e Perspectivas. 2010. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 24:51:18