Karen Cristina Alves Lamas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5151237778542687
  • Última atualização do currículo em 24/05/2018


Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco (2015), área de concentração em Avaliação Psicológica. É Psicóloga (2009) e Mestre em Psicologia (2011) pela Universidade Federal de Juiz de Fora, linha de pesquisa: Desenvolvimento Humano e Processos Socioeducativos. Tem experiência docente e profissional, além de realizar pesquisas nas seguintes áreas: psicometria, avaliação psicológica, orientação profissional e de carreira e psicologia escolar/educacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Karen Cristina Alves Lamas
Nome em citações bibliográficas
LAMAS, K. C. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Salgado de Oliveira, Curso de Graduação em Psicologia.
Avenida dos Andradas, 731
Centro
36036000 - Juiz de Fora, MG - Brasil
Telefone: (32) 33119900


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Psicologia.
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
Título: Estudos transversais e longitudinais de um instrumento de interesses profissionais, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Ana Paula Porto Noronha.
Coorientador: Altemir José Gonçalves Barbosa.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: orientação profissional; interesses profissionais; desenvolvimento de carreira.
Grande área: Ciências Humanas
2010 - 2011
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Desenvolvimento ocupacional de estudantes com características de dotação e talento,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Altemir José Gonçalves Barbosa.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
2005 - 2009
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: A orientação profissional como atividade transversal ao currículo escolar.
Orientador: Altemir José Gonçalves Barbosa.




Formação Complementar


2017 - 2017
Método de Zulliger no Sistema Compreensivo. (Carga horária: 4h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2016 - 2016
Terapia do Esquema. (Carga horária: 60h).
Curso Razão, CR, Brasil.
2015 - 2015
As pirâmides coloridas de Pfister. (Carga horária: 4h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2014 - 2014
Qualidade motivacional. (Carga horária: 4h).
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
2013 - 2013
Structural equation modeling: basic applications. (Carga horária: 4h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2012 - 2012
Análise Fatorial Confirmatória: Conceitos e Prátic. (Carga horária: 12h).
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
2011 - 2011
Fundamentos da Avaliação Psicológica. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2011 - 2011
Saúde Comunitária. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2010 - 2010
Desenvolvimento psicossocial e prevenção na escola. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2010 - 2010
Psi. Social e Políticas Públicas p/ a Juventude. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2009 - 2009
Promoção da auto-regulação em crianças sub10. (Carga horária: 4h).
IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, IX CONPE, Brasil.
2009 - 2009
Análise do Comportamento e Educação. (Carga horária: 5h).
Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2008 - 2008
O Teste Palográfico. (Carga horária: 7h).
Associação Juizforana de Estudantes de Psicologia, AJEPSI, Brasil.
2007 - 2007
Criança Portadora de Necessidades Especiais. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2007 - 2007
Atuação de Medicamentos no Cérebro. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2007 - 2007
Promoção de Saúde. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2006 - 2006
Psicologia do Esporte: uma via a percorrer. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2005 - 2005
Orientação Vocacional/Profissional. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2005 - 2005
Psico-analisando o Câncer. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2005 - 2005
Avaliação Psicológica. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 22

Atividades

02/2017 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio em Pesquisa
Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado V
Psicodiagnóstico
Psicologia Escolar I
Psicologia Escolar II
Psicometria
08/2016 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Trânsito
08/2016 - Atual
Extensão universitária , Curso de Graduação em Psicologia, .

Atividade de extensão realizada
Projeto 'Psicologia do trânsito: intervenções em busca de segurança e cidadania'.
02/2016 - Atual
Extensão universitária , Curso de Graduação em Psicologia, .

Atividade de extensão realizada
Projeto 'Educação para a Carreira na Escola Básica'.
08/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Graduação em Psicologia, .

08/2016 - 12/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio em Pesquisa
Estágio Supervisionado I - Psicologia Escolar
Psicodiagnóstico
Psicologia Escolar I
Psicologia Escolar II
Psicometria
Técnicas de Exame Psicológico
02/2016 - 06/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio em Pesquisa
Estágio Supervisionado I - Psicologia Escolar
Psicodiagnóstico
Psicologia Escolar I
Psicologia Escolar II
Psicometria
Técnicas de Exame Psicológico
07/2015 - 12/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio em Pesquisa
Psicodiagnóstico
Psicologia Escolar I
Psicologia Escolar II
Psicometria
Técnicas de Exame Psicológico
02/2015 - 06/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas de Exame Psicológico
Estágio em Pesquisa
Psicodiagnóstico
Psicologia Escolar I
Psicometria
08/2014 - 12/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicodiagnóstico
Psicometria
Técnicas de Exame Psicológico

Universidade São Francisco, USF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4

Atividades

03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade São Francisco - Campus Itatiba, Laboratório de Avaliação em Psicologia Educacional.

06/2012 - 12/2013
Estágios , Universidade São Francisco - Câmpus de Itatiba, .

Estágio realizado
Estágio em docência nas disciplinas 'Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso' e 'Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso' e 'Avaliação Psicológica Aplicada' ministradas no curso de Graduação em Psicologia..

Conselho Federal de Psicologia, CFP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Parecerista, Enquadramento Funcional: Parecerista ad hoc
Outras informações
Parecerista ad hoc do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI).


Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador em pesquisas, Carga horária: 12
Outras informações
Atualmente, participa como colaboradora em pesquisas que se iniciaram a partir de 2008.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Mestranda - Bolsista Fapemig, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador e Estagiário, Carga horária: 24

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista do Programa de Iniciação Científica - BIC/UFJF. Participante do projeto : " Avaliação das funções cognitivas em uma amostra aleatória de idosos residentes em comunidades de Juiz de Fora/Prevalência de Demência em Idosos da Comunidade"

Atividades

08/2006 - 06/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas, .

03/2009 - 12/2009
Estágios , Instituto de Ciências Humanas, Clínica de Psicologia Aplicada.

Estágio realizado
Atendimento Clínico em Terapia Cognitiva Narrativa com grupo de idosas realizado na Clínica de Psicologia Aplicada - CPA/UFJF.
03/2009 - 12/2009
Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas, Clínica de Psicologia Aplicada.

Atividade de extensão realizada
Atendimento clínico em Psicologia Escolar/Educacional no Projeto de Extensão.
04/2009 - 10/2009
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Humanas, Instituto de Ciências Humanas.

Atividade realizada
Co-orientação do grupo de estudos sobre Orientação Profissional.
05/2008 - 10/2009
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Humanas, Instituto de Ciências Humanas.

Atividade realizada
Integrante do grupo de estudos sobre Crenças.

Faculdade Governador Ozanam Coelho, FAGOC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

01/2017 - 02/2017
Ensino, Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia do Trânsito, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Meio Ambiente e Mobilidade no Trânsito

Consultório Particular, CP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 8
Outras informações
Psicologia clínica com ênfase em terapia cognitiva e avaliação psicológica.


Instituto Nacional de Cursos, INCURSOS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

03/2014 - 09/2015
Ensino, Psicologia do Trânsito, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Entrevista Psicológica
Orientação de Monografia

Prefeitura Municipal de Tabuleiro, PREFEITURA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30
Outras informações
Atua na área de Psicologia Escolar, substituindo a psicóloga efetiva no cargo em seu período de licença. Presta assistência a todas as escolas do município. Realiza atendimento aos alunos de forma individual e em grupo, orientação a pais e professores, além de intervenções em sala de aula. Ainda, é possível conduzir reunião de pais e realizar algumas parcerias com outras instituições.


Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF, C.A. JOÃO XXIII, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 12
Outras informações
Estágio Curricular Supervisionado em Psicologia Escolar. Intervenção preventiva voltada para grupos universais ou de risco, intervenções individuais para verificar baixo rendimento escolar e indisciplina, orientação profissional em grupo, orientação de professores para orientação profissional de forma transversal ao currículo.


Apsi Empresa Júnior de Psicologia-UFJF, APSI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 12
Outras informações
Participei como assessora e diretora do Departamento de Qualidade da empresa, desenvolvendo várias atividades: Conscientização e execução do Programa 5s; Aplicação de Avaliação de Desempenho em projetos; Divulgação da empresa na UFJF e no mercado externo; Capacitação e treinamento de novos membros; Mapeamento e Padronização de Processos dos serviços oferecidos; Planejamento, divulgação e organização de eventos; Benchmarking com outras Empresas Juniores; Planejamento, elaboração, e acompanhamento de projetos como Recrutamento & Seleção de Pessoal; Organização da I Jornada de Psicologia Social, Organizacional e do Trabalho.

Atividades

04/2008 - 09/2008
Direção e administração, Apsi, .

Cargo ou função
Diretora do Departamento de Qualidade.
03/2008 - 08/2008
Serviços técnicos especializados , Apsi, .

Serviço realizado
Aplicação e Correção do Inventário de Habilidades Sociais (IHS)..
05/2008 - 06/2008
Serviços técnicos especializados , Apsi, .

Serviço realizado
Seleção de Pessoal para Porte Empresa Jr. de Engenharia e Arquitetura..
11/2007 - 12/2007
Serviços técnicos especializados , Apsi, .

Serviço realizado
Recrutamento e Seleção de Pessoal para a Lupa Tecnologia e Sistemas Ltda..

Hospital Universitário - UFJF, HU - UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia Hospitalar, Carga horária: 8
Outras informações
Atuação na enfermaria masculina e feminina: atendimento a pacientes e acompanhantes


Universidad de Granada, UGR, Espanha.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 8
Outras informações
Colaboração na coleta de dados em amostra geral e clínica para a pesquisa "Avaliação e Prevenção da Ansiedade Social na Espanha e Distintos Países Ibero-americanos: um estudo transcultural", da Universidade de Granada, Espanha, sob coordenação do Prof. Vicente Caballo.



Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento Humano e Processos Socioeducativos
2.
Avaliação em Psicologia Educacional
3.
Estudos em Psicologia do Desenvolvimento e Avaliação Psicológica


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Fatores objetivos e subjetivos envolvidos na escolha do meio de transporte: estudo correlacional
Descrição: Em síntese, percebe-se que a escolha do meio de transporte está relacionada à fatores objetivos, como a facilidade e eficiência do veículo e a fatores subjetivos, como atitudes e percepções.. Portanto, o objetivo deste estudo é investigar os fatores que conduzem à opção pelo transporte individual ou pelo coletivo entre a população universitária. Mais especificamente, pretende-se: relacionar a percepção de qualidade do transporte coletivo à percepção do carro; construir e buscar evidências de validade para uma escala de atitudes em relação ao uso do carro; relacionar a percepção do carro à atitude em relação ao uso do carro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Karen Cristina Alves Lamas - Coordenador / NATALIA MAGALHAES REZENDE TEIXEIRA - Integrante / STEFANY KAROLINE NUNES ALMEIDA - Integrante.
2015 - Atual
Educação para a Carreira na Escola Básica
Descrição: O objetivo geral do presente estudo é a implantação e avaliação de um projeto de educação para a carreira em uma escola pública de ensino fundamental e médio. Como objetivos específicos tem-se a revisão de literatura que fundamentará a elaboração das atividades, a execução do projeto e a avaliação dos seus resultados por meio de pré e pós-teste..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Karen Cristina Alves Lamas - Coordenador / Alessandra Cristina da Costa Miranda - Integrante / Laís Ferreira Barbosa - Integrante / Patrícia Cristina Ferreira - Integrante / Aline Kelmer Kirchimair Vieira - Integrante.
2010 - 2011
Desenvolvimento ocupacional de estudantes com características de dotação e talento
Descrição: Os estudantes com características de dotação e talento (D&T) necessitam de atenção especial para o desenvolvimento de suas capacidades. A concretização de seus talentos pode gerar benefícios para os próprios indivíduos e para a sociedade. Efetuar escolhas profissionais, que elevem a possibilidade de sucesso acadêmico e profissional e de usufruir de todo o seu potencial, é fundamental para o desenvolvimento dos talentos. Com base na Teoria Sociocognitiva para o Desenvolvimento de Carreira, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo comparar fatores pessoais e contextuais e experiências de estudantes com e sem características de D&T que afetam o comportamento de escolha profissional. A amostra será composta por adolescentes de ambos os sexos, discentes do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio. Os participantes responderão a um questionário com variáveis socioeconômicas, educacionais e referentes às intenções de escolha profissional e, mais quatro instrumentos que avaliam interesses profissionais, autoeficácia para atividades ocupacionais, autoeficácia para a escolha profissional e valores relativos ao trabalho. Os resultados desta investigação podem contribuir para a compreensão do desenvolvimento ocupacional dos adolescentes em geral e principalmente fornecer subsídios para o planejamento e a implementação de intervenções no campo da orientação profissional adequadas para os adolescentes talentosos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Karen Cristina Alves Lamas - Integrante / Altemir José Gonçalves Barbosa - Coordenador.
2009 - Atual
Bullying em escolas: Diagnóstico e Intervenção
Descrição: A escola é fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Nela aprendem a se relacionar com os semelhantes e a entender papéis sociais. No entanto, ela não é palco apenas de vivências positivas. O bullying pode ser considerado uma dessas situações, pois é uma forma de violência que se caracteriza pela intimidação física ou psicológica, repetida, efetuada contra alguém que não consegue se defender. Estar exposto direta ou indiretamente a esse tipo de violência pode acarretar problemas físicos, psicológicos e emocionais. Pesquisas são necessárias, sobretudo no contexto brasileiro, onde o tema ainda é pouco estudado. Uma investigação intercultural sobre o assunto está sendo implantada em Portugal e no Brasil. Ela tem como objetivo identificar a prevalência do bullying nos dois países, bem como planejar, implantar e avaliar programas de prevenção na escola. O estudo permitirá estabelecer padrões de comportamento e compreender diferenças regionais, econômicas e sociais, que servirão como base para definir ações de prevenção que sejam válidas e eficazes. No Brasil, a primeira parte dessa pesquisa está em andamento e permitirá, simultaneamente, testar instrumentos para diagnóstico de bullying, caracterizar a prevalência dessa forma de violência e, ainda, coletar informações para programas de prevenção..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
PIDET - Programa de Identificação e Desenvolvimento de Estudantes Talentosos
Descrição: Os estudantes com altas habilidades/superdotação constituem um grupo cujas necessidades educacionais especiais têm sido negligenciadas no Brasil. Assim, é realizada uma pesquisa com intervenção que tem como objetivo dar uma continuidade ao Programa de Identificação e Desenvolvimento de Estudantes Talentosos (PIDET), fomentado com a aprovação (SHA APQ-7214-5.06/07) no Edital 016-07 Apoio a Projetos de Extensão em Interface com a Pesquisa, com o título Consultoria Colaborativa para Educação Inclusiva - Identificação e Desenvolvimento de Estudantes Talentosos. A continuidade diz respeito, especialmente, ao desenvolvimento de estudantes com altas habilidades/superdotação, por considerar que é fundamental: ampliar significativamente a detecção de estudantes superdotados nas escolas, especialmente as públicas, bem como manter os poucos processos de identificação existentes; propiciar condições para o desenvolvimento global dos alunos dotados e talentosos; desenvolver e implantar estratégias inovadoras de formação inicial e continuada de docentes para a educação inclusiva; implantar serviços em Psicologia Escolar destinados à orientação psicoeducacional de estudantes talentosos e de seus familiares, bem como consultoria colaborativa entre psicólogos e professores ao longo de todo processo que visa detectar e promover o crescimento desses discentes; e produzir conhecimento científico validado ecologicamente para a realidade brasileira que respalde a identificação e o desenvolvimento de pessoas com altas capacidades e que sirva como referencial para a indispensável formação docente. São realizadas atividades com a família, com a comunidade e, principalmente, com a escola.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Karen Cristina Alves Lamas - Integrante / Juliana C. de Oliveira - Integrante / Altemir José Gonçalves Barbosa - Coordenador / Andrezê Cristine do Nascimento Silva - Integrante / Márcia de Fátima Rabello Lovisi de Freitas - Integrante / Lara Carolina de Almeida - Integrante / Priscila de Souza Moreira - Integrante / Tarita Machado Brandão - Integrante / Mariana F. Carvalho - Integrante / Carlos Eduardo de Souza Pereira - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2008 - 2015
Orientação profissional transversal ao currículo escolar: um estudo longitudinal
Descrição: Muitos adolescentes em curto espaço de tempo, se já não o vivem, estarão diante da expectativa de inserção no mundo do trabalho, levando um conjunto de representações acerca da sociedade, e sobre a posição que nela ocupa, o que servirá de base para a formulação de seus projetos de vida, incluindo o projeto profissional. Cabe ao programa de orientação profissional desmistificar preconceitos e distorções existentes, evitando que o jovem tome decisões baseadas em fantasias e estereótipos, que podem decorrer, principalmente, de informações tendenciosas apresentadas pela mídia, pela sociedade e pelos familiares. Não obstante a relevância da orientação profissional,é sabido que a escola não tem dado a ênfase necessária para a estimulação do comportamento exploratório vocacional. É objetivo deste trabalho avaliar os efeitos de uma orientação profissional transversal ao currículo escolar; analisar o envolvimento dos docentes no programa; avaliar as propriedades psicométricas de uma escala de atitudes; verificar mudanças nas atitudes em relação ao autoconhecimento, ao trabalho e à busca de informações em decorrência da OP; verificar a mudança de preferências por atividades profissionais pré e pós-intervenção; e ainda dar continuidade a intervenção por mais três anos, acompanhando alunos do ensino médio, ou seja, realizar uma pesquisa com intervenção de caráter longitudinal..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Prevalência de Demência em uma Amostra de Idosos da Comunidade
Descrição: O aumento na proporção de idosos nos dias atuais tem propiciado amplo debate sobre a temática do envelhecimento. Paralelo à transição demográfica, notamos uma transição no perfil de morbi-mortalidade (Medronho et al., 2002), retratado pelo aumento na prevalência de doenças crônico-degenerativas, como a doença de Alzheimer. Com o contínuo aumento da expectativa de vida da população mundial, os processos demenciais passam a ser considerados importantes problemas sociais. Além da idade, a prevalência das demências é influenciada por outras variáveis demográficas, como escolaridade e nível sócio-econômico (Hofman et al., 1991). A incidência de demências aumenta com o envelhecimento da população. Apresentando-se sob várias formas, as demências causam deterioração das funções mentais e do comportamento. Um problema freqüentemente observado refere-se ao diagnóstico das demências. Bons instrumentos de rastreio são importantes para se possa fazer o diagnóstico precoce dos processos de declínio cognitivo e que se atue no sentido da prevenção do declínio e do aumento da qualidade de vida do idoso. Assim, este estudo tem como objetivo estimar a prevalência de demência em idosos da cidade de Juiz de Fora, bem como: avaliar o desempenho dos idosos nos testes neuropsicológicos MEEM, TR e subtestes da escala WAIS-III usados no diagnóstico de declínio cognitivo; fazer a avaliação clínica dos idosos para o diagnóstico de demência; correlacionar os achados nos testes neuropsicológicos com a avaliação clínica; e em caso de diagnóstico de provável demência fazer os encaminhamentos pertinentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Avaliação Psicológica e Orientação Escolar no Núcleo de Psicologia Aplicada
Descrição: Esse projeto, desenvolvido junto às disciplinas de Estágio Supervisionado V e VI, tem como foco a prática da avaliação psicológica. No contexto clínico, esse procedimento é conhecido como psicodiagnóstico. Trata-se de um processo limitado no tempo, de cunho científico e que utiliza várias técnicas para a coleta de informação, especialmente, os testes psicológicos. A avaliação clínica pode ter um ou vários objetivos, tais como descrição e análise de habilidades cognitivas e/ou específicas, entendimento dinâmico, classificações nosológicas e indicações terapêuticas. Sendo que entre os motivos de encaminhamento para a avaliação é muito frequente a queixa escolar. O objetivo do projeto é atender à demanda de avaliação psicológica que chega à clínica do Núcleo de Psicologia Aplicada (NPA), bem como oferecer ao aluno de graduação em psicologia a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre testes psicológicos, técnicas de avaliação e elaboração de documentos psicológicos, de acordo com uma atuação fundamentada na ética e no conhecimento científico..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
Psicologia do trânsito: intervenções em busca de segurança e cidadania
Descrição: O projeto será composto por duas etapas, estudo teórico e intervenção. Inicialmente, serão realizados encontros para o estudo da literatura acerca da Psicologia do Trânsito e Ambiental. Posteriormente, serão definidas as instituições parceiras e inicia-se a prática que consiste em levantar dados sobre a percepção dos indivíduos sobre os fatores presentes na via que conduzem a comportamentos de risco e acidentes, e encaminhar os resultados dessa pesquisa para os órgãos competentes; bem como realizar atividades promotoras de educação para o trânsito que favoreçam a mobilidade urbana sustentável, minimizando atitudes de desengajamento moral e promovendo a cidadania por meio da gentileza e da humanização das relações no espaço urbano..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Karen Cristina Alves Lamas - Coordenador / NATALIA MAGALHAES REZENDE TEIXEIRA - Integrante / STEFANY KAROLINE NUNES ALMEIDA - Integrante.
2015 - Atual
Educação para a carreira na escola básica: atividade prática
Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa e extensão, pois envolve atividades práticas e de investigação sistemática. Participarão do estudo, alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Juiz de Fora, os quais estão distribuídos em quatro turmas. Também, farão parte do projeto, aproximadamente, 15 professores que lecionam para essa série escolar. As intervenções propostas têm como foco o desenvolvimento de adaptabilidade de carreira e autoeficácia para a escolha profissional. Esse foco foi escolhido porque o público-alvo é adolescentes, que estão se preparando para a tomada de decisão profissional, a qual ocorrerá no terceiro ano..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Karen Cristina Alves Lamas - Coordenador / Rafaela Rodrigues Sanguim - Integrante / Viviane Gomes de Souza - Integrante / Patrícia Aparecida Dias da Silva - Integrante.
2014 - Atual
Entrevista com o Psicólogo Escolar
Descrição: Introdução: Além de conhecimentos teóricos sobre as áreas da psicologia, é importante adquirir contato com a prática profissional para ampliar a capacitação do aluno. A psicologia escolar é uma das áreas tradicionais da psicologia e, por isso, deve ter atividades de destaque no currículo do curso. Objetivos: Propiciar o contato com o trabalho do psicólogo escolar. Conhecer a forma de inserção do psicólogo neste contexto, as características de sua atuação e meios de colaboração para a dinâmica de ensino-aprendizagem, além dos principais desafios da prática. Metodologia: Realizar uma entrevista com um psicólogo escolar, posteriormente, descrever e analisar o conteúdo de acordo com as referências bibliográficas trabalhadas na disciplina. Trata-se de um projeto disciplinar associado à disciplina Psicologia Escolar I.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2016 - 2016
Periódico: Caderno Multidisciplinar UNIVERSO
2012 - 2016
Periódico: Psico-USF (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Avaliação Psicológica.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2008
Orientação Profissional na escola: uma pesquisa com intervenção, premiado como um dos dez melhores trabalhos científicos, I Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes e V Encontro Juizforano de Psicologia.
2007
MENÇÃO HONROSA pela participação na sessão de pôsteres com o trabalho: TESTE DO DESENHO DO RELÓGIO: ANÁLISE INICIAL ENTRE OS CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DO RASTREIO DAS DEMÊNCIAS EM IDOSOS, INSTITUTO CENTRAL DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS..


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2LAMAS, K. C. A.2017LAMAS, K. C. A.. Conceito e relevância dos interesses profissionais no desenvolvimento de carreira: estudo teórico. Temas em Psicologia, v. 25, p. 703-717, 2017.

2.
3NORONHA, A. P. P.2016NORONHA, A. P. P. ; LAMAS, K. C. A. ; BARROS, M. V. C. . Afetos e personalidade: suas relações em estudantes universitários. Revista de Psicologia : Teoria e Prática (Online), v. 18, p. 75-88, 2016.

3.
1AMBIEL, R. A. M.2016AMBIEL, R. A. M. ; LAMAS, K. C. A. ; MELO-SILVA, L. L. . Avaliação dos Interesses Profissionais no Brasil: revisão da produção científica. Avaliação Psicológica, v. 15, p. 1-9, 2016.

4.
4PRESTO, N. M.2016PRESTO, N. M. ; LAMAS, K. C. A. . Psicologia Escolar: o desafio da prática preventiva diante das expectativas distorcidas da comunidade escolar. Revista de Trabalhos Acadêmicos., v. 1, p. 1, 2016.

5.
5LAMAS, K. C. A.2015LAMAS, K. C. A.; BARBOSA, A. J. G. . Características sociocognitivas de estudantes com dotação e talento: estudo comparativo. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 16, p. 35-48, 2015.

6.
9LAMAS, K. C. A.2014LAMAS, K. C. A.; AMBIEL, R. A. M. ; SILVA, B. T. A. O. L. E. . Vivências acadêmicas e empregabilidade de universitários em final de curso. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto), v. 22, p. 61-72, 2014.

7.
7LAMAS, K. C. A.2014LAMAS, K. C. A.; NORONHA, A. P. P. . Comprometimento com a carreira: análise da produção científica. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, v. 14, p. 53-65, 2014.

8.
8AMBIEL, R. A. M.2014AMBIEL, R. A. M. ; PINTO, L. P. ; LAMAS, K. C. A. ; OTTATI, F. ; JOLY, M. C. R. A. . Orientação Profissional e de Carreira: análise de um periódico internacional. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, v. 14, p. 407-4016, 2014.

9.
6NORONHA, A. P. P.2014NORONHA, A. P. P. ; LAMAS, K. C. A. . Predictores de compromiso profesional y su relación con el rendimiento académico en la universidad. Pensamiento Psicologico, v. 12, p. 65-78, 2014.

10.
10LAMAS, K. C. A.2013LAMAS, K. C. A.; FREITAS, E. R. ; BARBOSA, A. J. G. . Bullying e Relação Professor-Aluno: Percepções de Estudantes do Ensino Fundamental. Psico (PUCRS. Online), v. 44, p. 263-272, 2013.

11.
11BARBOSA, A. J. G.2012 BARBOSA, A. J. G. ; LAMAS, K. C. A. . A orientação profissional como atividade transversal ao currículo escolar. Estudos de Psicologia (Natal. Online), v. 17, p. 461-468, 2012.

12.
12LAMAS, K. C. A.2011 LAMAS, K. C. A.; BARBOSA, A. J. G. . Escolha e interesses profissionais de talentosos: análise cientométrica. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 12, p. 185-196, 2011.

13.
13LAMAS, K. C. A.2008LAMAS, K. C. A.; PEREIRA, S. M. ; BARBOSA, A. J. G. . Orientação Profissional na escola: uma pesquisa com intervenção. Psicologia em Pesquisa (UFJF), v. 02, p. 60-68, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
BARBOSA, A. J. G. ; Oliveira, J. C. ; LAMAS, K. C. A. ; CASTRO, N. R. . Medidas de bullying: estado da arte. In: Evely Boruchovitch; Acácia Aparecida Angeli dos Santos; Elizabeth do Nascimento. (Org.). Avaliação psicológica nos contextos educativo e psicossocial. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012, v. , p. 125-148.

2.
SILVA, A. C. N. ; Oliveira, J. C. ; LAMAS, K. C. A. ; BARBOSA, A. J. G. . Pesquisas sobre bullying no Brasil. In: Altemir Gonçalves Barbosa; Lélio Moura Lourenço; Beatriz Pereira. (Org.). Bullying: conhecer e intervir. 1ed.Juiz de Fora: UFJF, 2011, v. , p. 11-31.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LAMAS, K. C. A.; NORONHA, A. P. P. . Relações entre disciplinas escolares e interesses profissionais. In: XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagiago, 2013, Braga. Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd) / Instituto de Educação Universidade Minho, 2013. p. 428-440.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LAMAS, K. C. A.; BARBOSA, A. J. G. . A escolha profissional de pessoas com características de dotação e talento: uma análise da produção científica. In: I Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação, IV Encontro Nacional do ConBraSD e IV Seminário de Altas Habilidades/Superdotação da UFPR, 2010, Curitiba. Anais do I Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação, IV Encontro Nacional do ConBraSD e IV Seminário de Altas Habilidades/Superdotação da UFPR. Curitiba, 2010.

2.
BRANDAO, T. M. ; MOREIRA, P. S. ; FREITAS, M. F. R. L. ; LAMAS, K. C. A. . Desenvolver talentos no contexto escolar ? uma realidade. In: I Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação, IV Encontro Nacional do ConBraSD e IV Seminário de Altas Habilidades/Superdotação da UFPR, 2010, Curitiba. Anais do I Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação, IV Encontro Nacional do ConBraSD e IV Seminário de Altas Habilidades/Superdotação da UFPR. Curitiba, 2010.

3.
LAMAS, K. C. A.; BARBOSA, A. J. G. . Preparação para a escolha profissional no ensino médio. In: II Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes & VI Encontro Juizforano de Psiclogia, 2009, Juiz de Fora. Anais do II Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes & VI Encontro Juizforano de Pisicologia, 2009.

4.
LAMAS, K. C. A.; PEREIRA, S. M. ; BARBOSA, A. J. G. . Orientação Profissional na escola: uma pesquisa com intervenção. In: I Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes & V Encontro Juizforano de Psicologia, 2008, Juiz de Fora. Anais do I Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes e V Encontro Juizforano de Psicologia.Participante, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LAMAS, K. C. A.; MIRANDA, A. C. C. ; BARBOSA, L. F. ; FERREIRA, P. C. . Relações entre adaptabilidade de carreira e autoeficácia para escolha proifssional em adolescentes: evidências de validade. In: 8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2017, Florianópolis. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2017.

2.
PRESTO, N. M. ; LAMAS, K. C. A. . Psicologia Escolar: o desafio da prática preventiva diante das expectativas distorcidas da comunidade escolar. In: XIV Semana de Extensão e II Semana de Pesquisa da Universidade Salgado de Oliveira/Campus Juiz de Fora, 2016, Juiz de Fora. Caderno Multidisciplinar Universo. Juiz de Fora: UNIVERSO, 2016. p. 101-101.

3.
BARBOSA, L. F. ; MIRANDA, A. C. C. ; LAMAS, K. C. A. . Educação para a carreira: intervenção em psicologia escolar. In: XIV Semana de Extensão e II Semana de Pesquisa da Universidade Salgado de Oliveira/Campus Juiz de Fora, 2016, Juiz de Fora. Caderno MultidiscIplinar UNIVERSO. Juiz de Fora: UNIVERSO, 2016. p. 92-92.

4.
LAMAS, K. C. A.; NORONHA, A. P. P. . Comprometimento com a carreira: uma análise da produção científica internacional. In: VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica/ IX Congresso Iberoamericano de Diagnóstico e Evaluación Psicológica, 2013. Avaliação Psicológica: Direito de todos, dever do psicólogo, 2013.

5.
LAMAS, K. C. A.; BARBOSA, A. J. G. . Diferenças entre os sexos quanto à autoeficácia e aos interesses profissionais em estudantes com dotação e talento. In: XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagiago, 2013, Braga. Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd) / Instituto de Educação Universidade Minho, 2013. p. 99-99.

6.
NORONHA, A. P. P. ; AVILA-BATISTA, A. C. ; SILVEIRA, F. J. ; LAMAS, K. C. A. . Análise da produção científica de orientação profissional e desenvolvimento de carreira. In: XVIII Encontro de Iniciação Científica/XI Encontro de Pós-Graduação: Pesquisa e Políticas Públicas: A convergência necessária, 2012, Campinas. Anais doXVIII Encontro de Iniciação Científica, XI Encontro de Pós-Graduação, VI Encontro de Extensão Universitária, Seminários de E.H.C. - V Ciclo, 2012.

7.
LAMAS, K. C. A.; BARBOSA, A. J. G. . ATPH - Avaliação dos tipos profissionais de Holland: evidências de validade. In: V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2011, Bento Gonçalves - RS. V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica - Avaliação Psicológica: Avanços e Desafios, 2011.

8.
LAMAS, K. C. A.; BARBOSA, A. J. G. ; Oliveira, J. C. ; SILVA, A. C. N. . Medidas de autoeficácia e atitudes em orientação profissional: evidências de validade e precisão. In: V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2011, Bento Gonçalves - RS. V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica - Avaliação Psicológica: Avanços e Desafios, 2011.

9.
SILVA, A. C. N. ; BARBOSA, A. J. G. ; PASSOS, C. S. ; Oliveira, J. C. ; ALMEIDA, L. C. ; LAMAS, K. C. A. . Uso de testes e subtestes para identificar estudantes com dotação. In: X CONPE - Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2011, Maringá. X CONPE - Anais online, 2011.

10.
FREITAS, E. R. ; LAMAS, K. C. A. ; BARBOSA, A. J. G. . O bullying e a relação professor-aluno. In: IV Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes & VIII Encontro Juizforano de Psicologia, 2011, Juiz de Fora. Anais do IV Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes, 2011.

11.
LAMAS, K. C. A.; BARBOSA, A. J. G. . Um instrumento de interesses profissionais como método de avaliação de um programa de orientação profissional. In: III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2010, São Paulo. Anais do III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2010.

12.
SILVA, A. C. N. ; FREITAS, E. R. ; Oliveira, J. C. ; LAMAS, K. C. A. ; ALMEIDA, L. C. ; TEODORICO, L. C. ; CARVALHO, M. F. ; MOREIRA, P. S. ; LOURENCO, L. M. ; BARBOSA, A. J. G. . Bullying escolar: diferenças entre sexos e fases do desenvolvimento. In: I Seminário Internacional: Contributos da Psicologia em Contextos Educativos, 2010, Braga. Livro de Programa e Resumos: Actas do I Seminário Internacional: Contributos da Psicologia em Contextos Educativos. Braga, 2010. p. 32-32.

13.
LAMAS, K. C. A.; BARBOSA, A. J. G. . Orientação profissional transversal ao currículo escolar: análise da participação docente. In: IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2009, São Paulo. Psicologia Escolar e Educacional: Construindo a Prática Profissional na Educação para Todos. São Paulo: Edições Loyola, 2009. p. 52-53.

14.
BARBOSA, A. J. G. ; LAMAS, K. C. A. ; Oliveira, J. C. ; SILVA, A. C. N. . Compreender o bullying: um estudo em escolas portuguesas e brasileiras. In: IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2009, São Paulo. Psicologia Escolar e Educacional: Construindo a Prática Profissional na Educação para Todos. São Paulo: Edições Loyola, 2009. p. 19-20.

15.
LAMAS, K. C. A.; BARBOSA, A. J. G. . Análise de um programa de orientação profissional transversal ao currículo escolar. In: XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2009, Goiânia. Resumos de Comunicação Científica da XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2009.

16.
ALMEIDA, A. A. ; LAMAS, K. C. A. ; MAGALHÃES, N. C. . Grupoterapia Cognitiva Narrativa para terceira idade. In: II Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes & VI Encontro Juizforano de Psiclogia, 2009, Juiz de Fora. Anais do II Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes & VI Encontro Juizforano de Psicologia, 2009.

17.
DIAS, J. P. ; LAMAS, K. C. A. ; PATRICIO, M. O. ; FREITAS, M. F. R. L. ; BARBOSA, A. J. G. . Avaliação e Reabilitação de Problemas de Aprendizagem: Sistema Colaborativo. In: II Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes & VI Encontro Juizforano de Psiclogia, 2009, Juiz de Fora. Anais do II Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes & VI Encontro Juizforano de Psicologia, 2009.

18.
SILVA, A. C. N. ; Oliveira, J. C. ; LAMAS, K. C. A. ; ALMEIDA, L. C. ; MOREIRA, P. S. ; BARBOSA, A. J. G. . Bullying escolar: análise da produção científica brasileira. In: XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2009, Goiânia. Resumos de Comunicação Científica da XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia., 2009. p. 365-366.

19.
CEZARIO, A. C. F. ; SILVA, A. C. N. ; GEBARA, C. F. P. ; Oliveira, J. C. ; LAMAS, K. C. A. ; LOPES, L. M. ; COSTA, P. A. M. ; CARVALHO, R. G. . Crenças: um estudo bibliométrico da produção nacional. In: XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2009, Goiânia. Resumos de Comunicação Científica da XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2009. p. 1251.

20.
BARBOSA, A. J. G. ; SILVA, A. C. N. ; Oliveira, J. C. ; LAMAS, K. C. A. ; ALMEIDA, L. C. ; MOREIRA, P. S. ; FERNANDES, T. ; LOURENCO, L. M. . Medidas de Bullying na escola: auto-relato e nomeação por pares. In: IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2009, Campinas. Livro de resumos do IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2009. p. 358-358.

21.
TEIXEIRA, R. A. C. ; DIAS, J. P. ; G, B.C. ; MIRANDA, T. M. ; LAMAS, K. C. A. . Seleção de pessoal no contexto empresa júnior. In: I Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes & V Encontro Juizforano de Psicologia, 2008, Juiz de Fora. Anais do I Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes e V Encontro Juizforano de Psicologia.Participante. Juiz de Fora, 2008.

22.
BANHATO, E. C. F. ; SILVA, K. C. A. ; Mota, M. M. P. E. ; Guedes, D. V. ; Scoralick, N. N. ; Souza, A. B. ; Baracho, R. A. ; Oliveira, J. C. ; Landeira,L. J. M. ; LAMAS, K. C. A. . Teste do Desenho do Relógio: Análise Inicial entre os Critérios de Correção no Rastreio das Demências em Idosos. In: IV Congresso Interamericano de Psicologia da Saúde/I Congresso Internacional de Neuropsicologia e Neurociências, 2007, São Paulo. IV Congresso Interamericano de Psicologia da Saúde: Neurociências e Psicopatologia - Interfaces, 2007.

23.
BANHATO, E. C. F. ; SILVA, K. C. A. ; Mota, M. M. P. E. ; Guedes, D. V. ; Scoralick, N. N. ; Landeira,L. J. M. ; LAMAS, K. C. A. . Perfil Cognitivo de uma Amostra de Idosos da Comunidade de Juiz de Fora. In: II Congresso Internacional de Neuropsicologia/IX congresso Brasileiro de Neuropsicologia, 2007, São Paulo. II Congresso Internacional de Neuropsicologia/IX congresso Brasileiro de Neuropsicologia, 2007.

24.
Souza, A. B. ; Baracho, R. A. ; Oliveira, J. C. ; Guedes, D. V. ; LAMAS, K. C. A. ; Scoralick, N. N. ; BANHATO, E. C. F. ; SILVA, K. C. A. ; Mota, M. M. P. E. . Suporte Social e Satisfação com a Vida em uma amostra de Idosos da Comunidade. In: IV Encontro Juizforano de Psicologia/II Encontro Regional de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes, 2007, Juiz de Fora. Anais do IV Encontro Juizforano de Psicologia/II Encontro Regional de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes, 2007.

Artigos aceitos para publicação
1.
LAMAS, K. C. A.; NORONHA, A. P. P. . Estabilidade temporal dos escores de interesses profissionais: estudo longitudinal. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
LAMAS, K. C. A.; MIRANDA, A. C. C. ; BARBOSA, L. F. ; FERREIRA, P. C. . Relações entre adaptabilidade de carreira e autoeficácia para escolha profissional em adolescentes: evidências de validade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PRESTO, N. M. ; LAMAS, K. C. A. . Psicologia Escolar: o desafio da prática preventiva diante das expectativas distorcidas da comunidade escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
BARBOSA, L. F. ; MIRANDA, A. C. C. ; LAMAS, K. C. A. . Educação para a carreira: intervenção em psicologia escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
LAMAS, K. C. A.; NORONHA, A. P. P. . Associações entre preferências acadêmicas e profissionais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LAMAS, K. C. A.; NORONHA, A. P. P. . Avaliação dos interesses profissionais: verificação de perfis em diferentes contextos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
LAMAS, K. C. A.; NORONHA, A. P. P. . Relações entre disciplinas escolares e interesses profissionais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LAMAS, K. C. A.; BARBOSA, A. J. G. . ATPH - Avaliação dos tipos profissionais de Holland: evidências de validade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
FREITAS, E. R. ; LAMAS, K. C. A. ; BARBOSA, A. J. G. . O bullying e a relação professor-aluno. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LAMAS, K. C. A.; BARBOSA, A. J. G. ; Oliveira, J. C. ; SILVA, A. C. N. . Medidas de autoeficácia e atitudes em orientação profissional: evidências de validade e precisão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
LAMAS, K. C. A.; BARBOSA, A. J. G. . A escolha profissional de pessoas com características de dotação e talento: uma análise da produção científica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
LAMAS, K. C. A.; BARBOSA, A. J. G. . Um instrumento de interesses profissionais como método de avaliação de um programa de orientação profissional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LAMAS, K. C. A.; BARBOSA, A. J. G. . Orientação profissional transversal ao currículo escolar: análise da participação docente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
LAMAS, K. C. A.; BARBOSA, A. J. G. . Compreender o bullying: um estudo em escolas portuguesas e brasileiras. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
LAMAS, K. C. A.; BARBOSA, A. J. G. . Análise de um programa de orientação profissional transversal ao currículo escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
LAMAS, K. C. A.; BARBOSA, A. J. G. . Preparação para a escolha profissional no ensino médio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ALMEIDA, A. A. ; LAMAS, K. C. A. ; MAGALHÃES, N. C. . Grupoterapia Cognitiva Narrativa para terceira idade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
DIAS, J. P. ; LAMAS, K. C. A. ; PATRICIO, M. O. ; FREITAS, M. F. R. L. ; BARBOSA, A. J. G. . Avaliação e Reabilitação de Problemas de Aprendizagem: Sistema Colaborativo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
LAMAS, K. C. A.; PEREIRA, S. M. ; BARBOSA, A. J. G. . Orientação Profissional na escola uma pesquisa com intervenção. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
LAMAS, K. C. A.; FREITAS, M. F. R. L. . A Ciência do Desenvolvimento Humano - Entrevista com a Profª. Drª. Maria Auxiliadora Dessen. Juiz de Fora: UFJF, 2011 (Entrevista).

2.
FREITAS, M. F. R. L. ; LAMAS, K. C. A. . Psicologia Evolucionista: Entrevista com a Profª. Dr.ª Maria Lucia Seidl-de-Moura. Juiz de Fora: UFJF, 2010 (Entrevista).

3.
LAMAS, K. C. A.; PATRICIO, M. O. . Teoria Social Cognitiva? Muito prazer!. Juiz de Fora: UFJF, 2008 (Resenha).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LAMAS, K. C. A.. Parecer ad hoc para a Revista Paidéia. 2018.

2.
LAMAS, K. C. A.. Parecer ad hoc para a Revista Psico-USF. 2018.

3.
LAMAS, K. C. A.. Parecer ad hoc para SATEPSI (Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos). 2018.

4.
LAMAS, K. C. A.. Parecer ad hoc para a Revista Psico-USF. 2017.

5.
LAMAS, K. C. A.. Parecer ad hoc para a Revista Avaliação Psicológica. 2016.

6.
LAMAS, K. C. A.. Parecer ad hoc para o periódico Psico-USF. 2016.

7.
LAMAS, K. C. A.. Parecer ad hoc para a Revista Brasileira de Orientação Profissional. 2015.

8.
LAMAS, K. C. A.. Parecer ad hoc para o periódico Estudos e Pesquisas em Psicologia. 2015.

9.
LAMAS, K. C. A.. Parecer ad hoc para a Revista Psicologia em Pesquisa (UFJF). 2015.

10.
LAMAS, K. C. A.. Parecer ad hoc para a Revista Sul-Americana de Psicologia. 2014.

11.
LAMAS, K. C. A.. Parecer ad hoc para a Revista Avaliação Psicológica. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
LAMAS, K. C. A.. Elaboração de documentos decorrentes da prestação de serviços psicológicos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LAMAS, K. C. A.. Treinamento Plataforma Lattes. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LAMAS, K. C. A.. Aconselhamento e Orientação de Carreira: um campo de atuação do psicólogo. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
LAMAS, K. C. A.. Avaliação Psicológica no Contexto do Trânsito. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
PASSOS, C. S. ; Oliveira, J. C. ; LAMAS, K. C. A. . Estudantes com características de dotação e talento: estratégias para identificar e desenvolver. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
LAMAS, K. C. A.; FREITAS, M. F. R. L. ; ALMEIDA, L. C. ; Oliveira, J. C. . Identificar e desenvolver talentos como estratégia de inclusão educacional. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
FREITAS, M. F. R. L. ; LAMAS, K. C. A. . Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura: Conceitos e Aplicações. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LAMAS, K. C. A.; BASTOS, J. C.. Participação em banca de Natália Cristina da Costa Alves.Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: por uma proposta mais ampliada. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

2.
LAMAS, K. C. A.; BASTOS, J. C.. Participação em banca de Alessandra Cristina da Costa Miranda.Revisão sistemática sobre intervenções em orientação profissional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

3.
LAMAS, K. C. A.; BASTOS, J. C.. Participação em banca de Daiana Castilho.Novas demandas comportamentais no ambiente escolar: o professor diante dos comportamentos agressivos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

4.
LAMAS, K. C. A.; LAURO, M. M.. Participação em banca de Ursula Oliveira Chrispim de Mello.O Transtorno do Espectro Autista e a Inclusão Escolar: uma revisão sistemática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

5.
CEZARIO, A. C. F.; LAMAS, K. C. A.. Participação em banca de Jaqueline Venancia da Silva.Saúde mental e qualidade de vida no trabalho: uma demanda para o psicólogo organizacional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

6.
LAMAS, K. C. A.. Participação em banca de Priscila da Silva Fernandes.A eficácia da Terapia Cognitivo-Comportamental no tratamento com Casais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

7.
GOMES, D. A. G.; LAMAS, K. C. A.. Participação em banca de Victor Rodrigues Sobrinho Pereira.Empresa Familiar: interferências das relações pessoais nas tomadas de decisões. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

8.
LEVATE, C. O.; LAMAS, K. C. A.. Participação em banca de Marcos Paulo Franco Florenzano.Gênero e Escolha Profissional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira.

9.
PECORARI, E. P. N.; LAMAS, K. C. A.. Participação em banca de Márcio Gozeloto.Interesses profissionais de alunos de curso técnico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.

10.
PECORARI, E. P. N.; LAMAS, K. C. A.. Participação em banca de Grace Kelly Menegaço.Relação entre autoconceito e compreensão de leitura em alunos do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.

11.
PECORARI, E. P. N.; LAMAS, K. C. A.. Participação em banca de Jessika Franco de Camargo.Depressão em adolescentes e compreensão de leitura: um estudo correlacional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.

12.
PECORARI, E. P. N.; LAMAS, K. C. A.. Participação em banca de Roberta Paes Barros Gonçalves.Inclusão escolar: a percepção de professores do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.

13.
PECORARI, E. P. N.; LAMAS, K. C. A.. Participação em banca de Ludmila Fernandes Guilherme.Interesses profissionais e personalidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.

14.
PECORARI, E. P. N.; LAMAS, K. C. A.. Participação em banca de Carla Slemer Santos Lopes.Crenças de autoeficácia e escolha profissional em estudantes de ensino médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.

15.
PECORARI, E. P. N.; LAMAS, K. C. A.. Participação em banca de Rubene Silva Souza.Síndrome de down: reflexões acerca do programa de inclusão escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.

16.
PECORARI, E. P. N.; LAMAS, K. C. A.. Participação em banca de Viviane Portella Bracalente.Verificação da influência da família na criatividade de seus filhos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.

17.
PECORARI, E. P. N.; LAMAS, K. C. A.. Participação em banca de Driele Pires Vicentini.Síndrome de burnout em professores do ensino municipal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.

18.
PECORARI, E. P. N.; LAMAS, K. C. A.. Participação em banca de Gislaine Cristina Souza.Dificuldades de aprendizagem na escrita e compreensão de leitura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Relações entre adaptabilidade de carreira e autoeficácia para escolha profissional em adolescentes: evidências de validade. 2017. (Congresso).

2.
VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. 2015. (Congresso).

3.
XII SEMEX e XVI Jornada Científica - III Semana de Psicologia. 2014. (Seminário).

4.
XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. 2014. (Simpósio).

5.
XX Encontro de Iniciação Científica, XIII Encontro de Pós-Graduação, o IX Encontro de Extensão Universitária e VII Seminários de Estudos do Homem Contemporâneo.Assoiações entre preferências acadêmicas e profissionais. 2014. (Encontro).

6.
VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica/ IX Congresso Iberoamericano de Diagnóstico e Evaluación Psicológica. Avaliação dos interesses profissionais: verificação de perfis em diferentes contextos. 2013. (Congresso).

7.
XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagiago. Diferenças entre os sexos quanto à autoeficácia e aos interesses profissionais em estudantes com dotação e talento. 2013. (Congresso).

8.
Exposed online: predictive personal traits based on digital records of behaviour. 2012. (Outra).

9.
I Congresso Internacional de Psicologia/ V Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes / IX Encontro Juizforano de Psicologia. Estudantes com características de dotação e talento: estratégias para identificar e desenvolver. 2012. (Congresso).

10.
Efeitos neuroquímicos do álcool e da nicotina observados in vivo com ressonância magnética. 2011. (Seminário).

11.
IV Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes & VIII Encontro Juizforano de Psicologia. Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura: Conceitos e Aplicações. 2011. (Congresso).

12.
IV Simpósio de Psicologia e Desenvolvimento Humano - III Encontro de História e Filosofia da Psicologia - II Colóquio de Psicologia Social e Políticas Públicas. 2011. (Simpósio).

13.
V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. ATPH - Avaliação dos tipos profissionais de Holland: evidências de validade. 2011. (Congresso).

14.
I Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação, IV Encontro Nacional do ConBraSD e IV Seminário de Altas Habilidades/Superdotação da UFPR. A escolha profissional de pessoas com características de dotação e talento: uma análise da produção científica. 2010. (Congresso).

15.
III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Um instrumento de interesses profissionais como método de avaliação de um programa de orientação profissional. 2010. (Congresso).

16.
Psicologia: Perspectivas e Interfaces Contemporâneas. 2010. (Seminário).

17.
II Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes & VI Encontro Juizforano de Psiclogia. Preparação para a escolha profissional no ensino médio. 2009. (Congresso).

18.
IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Orientação profissional transversal ao currículo escolar: análise da participação docente. 2009. (Congresso).

19.
XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Análise de um programa de orientação profissional transversal ao currículo escolar. 2009. (Congresso).

20.
I Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes & V Encontro Juizforano de Psicologia. Orientação Profissional na escola: uma pesquisa com intervenção. 2008. (Congresso).

21.
I Mostra de Produção Discente do Departamento de Psicologia UFJF.Teste do Desenho do Relógio(TDR): Análise entre os critérios de correção no rastreio das demências em idosos. 2008. (Outra).

22.
IV Encontro Juizforano de Psicologia/II Encontro Regional de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes.Suporte Social e Satisfação com a Vida em uma Amostra de Idosos da Comunidade. 2007. (Encontro).

23.
III Encontro Juizforano de Psicologia/I Encontro Regional de Psicologia da Zona da Mata : Psicologia em construção:desafi os teóricos e práticos. 2006. (Encontro).

24.
I Jornada Mineira de Neurologia Cognitiva. 2006. (Encontro).

25.
II Encontro Juizforano de Psicologia: Interdisciplinaridade: Integrando Lugares e Saberes. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LAMAS, K. C. A.. I Semana de Pesquisa e XIII Semana de Extensão da UNIVERSO/Campus Juiz de Fora. 2015. (Outro).

2.
LAMAS, K. C. A.. XII SEMEX e XVI Jornada Científica/ III Semana da Psicologia e I Seminário de Pesquisa. 2014. (Outro).

3.
LAMAS, K. C. A.. III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. 2010. (Congresso).

4.
BARBOSA, A. J. G. ; Oliveira, J. C. ; LAMAS, K. C. A. . I Jornada de Processos Psicossociais e Saúde, I Seminário Transdisciplinar do PET - Psicologia e II Ciclo de Palestras do CEPEDE: Perspectivas Contemporâneas sobre Violência, Álcool e Drogas. 2008. (Outro).

5.
TAVEIRA, I. M. R. ; LAMAS, K. C. A. . I Jornada de Psicologia Social Organizacional e do Trabalho da UFJF: Saberes e Fazeres Multidisciplinares em Gestão de Pessoas. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Nilza de Matos Presto. Relações entre compreensão leitora, atitudes de leitura e estratégias de aprendizagem em universitários. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Salgado de Oliveira. (Orientador).



Outras informações relevantes


- Aprovada em nono lugar para o concurso público do Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba para o cargo de psicólogo - Edital 009/2008.

- Aprovada em oitavo lugar para o concurso público do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais para o cargo de psicólogo - Edital 02/2009.

- Aprovada em terceiro lugar para o concurso público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais para o cargo de Professor Substituto - Edital 01/2016.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 19:53:02