Thiago Luiz do Vale Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2154190694732425
  • Última atualização do currículo em 24/08/2018


Servidor público pelo Estado de Pernambuco na função de Meteorologista na Agência Pernambucana de Águas e Clima - APAC. É aluno de doutorado em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e mestrado em meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atua com modelos meteorológicos do tempo, em especial o Weather Research and Forecasting Model (WRF), focado em previsão do tempo e de precipitações intensas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thiago Luiz do Vale Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, T. L. do V.;SILVA, THIAGO

Endereço


Endereço Profissional
Agência Pernambucana de Águas e Clima, APAC.
Avenida Cruz Cabugá - nº1111
Santo Amaro
50040000 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 31831060


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Oceanografia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Interação oceano-atmosfera em eventos de Distúrbios Ondulatórios de Leste, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Dóris Regina Aires Veleda.
Coorientador: Moacyr Araújo Costa Filho.
Palavras-chave: Oceano Atmosfera; Camada Limite Atmosférica Oceânica; Modelo Acoplado Oceano Atmosfera.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: geociências.
2010 - 2012
Mestrado em Meteorologia.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Título: Variabilidade do teor e do transporte de vapor d'água com relação à superfície do mar,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Enilson Palmeira Cavalcanti.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia / Especialidade: Meteorologia Dinâmica.
Setores de atividade: Atividades profissionais, científicas e técnicas.
2006 - 2009
Graduação em meteorologia.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: Análise da Sensibilidade da Parametrização de Microfísica e Cumulus do Modelo WRF: Estudo de Caso dos dias 15 e 16 de Maio de 2009 em Alagoas.
Orientador: Ricardo Ferreira Carlos de Amorim.
Bolsista do(a): UFAL, UFAL, Brasil.




Formação Complementar


2006
Extensão universitária em Inglês.
Casa de Cultura Britânica, CCB, Brasil.
2016 - 2016
Radar Meteorológico, Previsão e Operação - Software Rainbow 5. (Carga horária: 80h).
Gematronik Weather Radar Systems, SELEX, Alemanha.
2014 - 2014
COAWST Modeling System Training. (Carga horária: 36h).
Woods Hole Oceanographic Institution, WHOI, Estados Unidos.
2013 - 2013
Manutenção e instalação de PCDs. (Carga horária: 20h).
Hobeco Sudamericana, HOBECO, Brasil.
2007 - 2007
instrumentação em Agrometeorologia: USO DE PCD. (Carga horária: 6h).
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, XV CBAGRO, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Agência Pernambucana de Águas e Clima, APAC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Recursos Hídricos/Meteorologista, Carga horária: 40
Outras informações
Previsor do tempo, analista em gestão de recursos hídricos com ênfase em meteorologia e desastres naturais decorrentes de chuvas no estado de Pernambuco. Realiza ajustes de parametrizações e calibração do modelo meteorológicos de mesoescala WRF para o nordeste brasileiro.


Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista - Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 40
Outras informações
Monitoria de Hidrometeorologia

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Iniciação Científica - PIBIC, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do PIBIC, com o Estudo intitulado: Estudo do Conforto Térmico Humano na Região MEtropolitana de Maceió e sua Relação com Propriedades da Superfície Urbana. Tendo como Orientador Profº Dr. Manoel da Rocha Toledo Filho. ICAT-UFAL


Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação, IATI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Pesquisador Associado, Enquadramento Funcional: Pesquisador associado



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Desenvolvendo uma rede nacional de previsão numérica de tempo em escalas (quase) convectivas
Descrição: Propõe-se a formação de uma rede de pesquisa em suporte à previsão de tempo em escalas (quase) convectivas envolvendo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e um conjunto de Centros Regionais e Laboratórios de Previsão de Tempo (CRLPTs). A rede envolverá o emprego do modelo não-hidrostático Brazilian( developments on the Regional Atmospheric Modelling System (BRAMS, versão 5.0, http://brams.cptec.inpe.br) rodado operacionalmente no CPTEC em grade horizontal de 5 km cobrindo toda a América do Sul (http://previsaonumerica.cptec.inpe.br/golMapWeb/DadosPages?id=Brams5). O objetivo fundamental aqui perseguido se refere ao avanço do detalhamento e destreza da previsão de tempo em escala local/regional sobre diversas macrorregiões do Brasil, notadamente caracterizadas por forte adensamento populacional, com foco em eventos extremos de grande impacto social..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Rede de Tempo, CLimA e IMPactos - Uso da InformaçÃO de Tempo e Clima nos Setores de Recursos Hídricos e Agricultura (LAMPIÃO)
Descrição: O objetivo geral do presente projeto é realizar pesquisas voltadas à incorporação da informação de Tempo e Clima, provenientes tanto do monitoramento como da previsão, no processo de tomada de decisão dos setores de recursos hídricos e agricultura. Neste contexto está previsto a implementação ou expansão de produtos existentes para os estados que compõem a rede do projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Sistema de baixo custo para recebimento e análise de dados ambientais o Sistema Geonetcast: Um Sistema de Monitoramento e Previsão de Curto Prazo baseado em Produtos de Sensoriamento Remoto: O SigmaCast
Descrição: Este projeto visa instalar em serviços regionais de meteorologia a capacidade de receber em tempo real dados ambientais, independente do sistema de internet, analisa-los em um sistema de informações geográficas e formar e desenvolver produtos de previsão imediata com base nos dados regionais coletados. O Sistema de disseminação de dados é o GeonetCast que através de um sistema Digital Video Broadcast (DVB), um sistema similar ao sistema de Televisão a cabo, dissemina dados ambientais. O GeonetCast é uma ação ligada ao GEO (Group on Earth Observation) que visa fornecer dados livres para atender a sociedade em nove áreas de benefícios sócias, entre elas os desastres naturais, clima, tempo, agricultura, água, saúde e ecossistemas. A lista de dados que são disseminados nesse sistema é baseada na necessidade dos usuários e na inter-relação entre provedor de dados (NOAA, EUMETSAT, INPE, INMET e serviços regionais) e usuários. Esse trabalho de interação entre usuário e provedor de dados, bem como a atualização da lista de dados a serem disseminados é uma das tarefas deste projeto. O sistema de análise de dados é o SigmaCast, um sistema que será desenvolvido pelo Projeto. O SigmaCast será baseado em um sistema de informações geográficas com utilização em web e desenvolvido em MapServer, software público e com código aberto. O SigmaCast permitirá fazer a gestão dos dados recebidos pelo Geonetcast e visualiza e analisar em camadas com informações locais de vulnerabilidades e geográficas. Finalmente, além deste sistema o projeto contempla o desenvolvimento de diversos processos e produtos de nowcasting em conjunto com os Centros, utilizando os dados locais, como radares ou redes automáticas, para serem incorporados localmente no sistema ou disseminados no GeonetCast. Todo esse esforço contempla uma grande parceria entre os Centros e o CPTEC e intra Centros, treinamento, desenvolvimento conjunto de aplicativos e formação de pessoal. Este projeto implantará 23 estações de recepção GeonetCast com o sistema SigmaCast realizando a gestão, análise e visualização dos dados...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TYAQUIÇÃ, PEDRO2017TYAQUIÇÃ, PEDRO ; VELEDA, DORIS ; LEFÈVRE, NATHALIE ; ARAUJO, MOACYR ; NORIEGA, CARLOS ; CANIAUX, GUY ; SERVAIN, JACQUES ; SILVA, THIAGO . Amazon Plume Salinity Response to Ocean Teleconnections. FRONTIERS IN MARINE SCIENCE, v. 4, p. 1-14, 2017.

2.
MELO, A. S.2012MELO, A. S. ; JUSTINO, F. B. ; MELO, E. C. S. ; SILVA, T. L. do V. . COMPARAÇÃO ENTRE OS ÍNDICES DE RISCO DE FOGO DE HAINES E SETZER EM DIFERENTES CONDIÇÕES CLIMÁTICAS. Mercator (UFC), v. 11, p. 187-207, 2012.

3.
SILVA, T. L. do V.;SILVA, THIAGO2012 SILVA, T. L. do V.; GUEDES, R. V. S. . ANÁLISE DO COMPORTAMENTO ATMOSFÉRICO EM SITUAÇÃO DE SECA: UMA ABORDAGEM OPERACIONAL PARA PERNAMBUCO (ANALYSIS OF ATMOSPHERIC BEHAVIOR UNDER DROUGHT CONDITION: AN OPERATIONAL APPROACH TO PERNAMBUCO). Revista Brasileira de Geografia Física, v. 5, p. 937-950, 2012.

4.
GOMES, J. H.2012 GOMES, J. H. ; SILVA, T. L. do V. ; GUERRA, E. R. ; Anastacio, D. T. D. . OCUPAÇÃO EM ÁREA DE RISCO DE DESLIZAMENTOS NO CÓRREGO DO JENIPAPO, RECIFE, PERNAMBUCO (OCCUPATION AREA AT RISK OF LANDSLIDES IN CÓRREGO DO JENIPAPO, RECIFE, PERNAMBUCO). Revista Brasileira de Geografia Física, v. 5, p. 524-539, 2012.

5.
MELO, E. C. S.2011MELO, E. C. S. ; ARAGÃO, M. R. S. ; CAVALCANTI, E. P. ; MELO, A. S. ; SILVA, T. L. do V. . Efeito da interação da convecção atmosférica com o desenvolvimento de brisas no estado da Paraíba. Engenharia Ambiental (Online), v. 8, p. 298-314, 2011.

6.
MELO, E. C. S.2011MELO, E. C. S. ; MELO, A. S. ; MELO, E. G. S. ; SILVA, T. L. do V. . ESTUDO DA VARIABILIDADE DA PRECIPITAÇÃO NO ESTADO DE PERNAMBUCO. Revista de Geografia (Recife), v. 28, p. 82-92, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Santos A. S. ; Amorim R. F. C. ; Fonseca A. R. ; SILVA, T. L. do V. ; Silva Júnior, R. S. da ; MARCHI, A. C. de . Comparação entre os Modelos de Mesoescala MM5 e WRF para o Estado de Alagoas. In: XVI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2009, Belo Horizonte. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2009.

2.
SILVA, T. L. do V.; Silva Júnior, R. S. da ; Amorim R. F. C. ; Silveira, M.H.S. ; MARCHI, A. C. de ; Santos A. S. . Estudos de Casos de Chuvas Intensas no Estado de Alagoas Utilizando o Modelo WRF Versão 3.1. In: XVI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2009, Belo Horizonte. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2009.

3.
MARCHI, A. C. de ; Silva Júnior, R. S. da ; SILVA, T. L. do V. ; Lyra, R.F.F ; Amorim R. F. C. ; Santos A. S. . Avaliação da Sensibilidade da Parametrização de Camada Limite Planetária para Estimativa do Campo de Vento em Alagoas. In: XVI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2009, Belo Horizonte. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2009.

4.
SILVA, T. L. do V.; Silveira, M.H.S. ; TOLEDO FILHO, M.R . Análise dos Indices de Desconforto Térmico entre a Parte Alta e Baixa de Maceió para Período Seco e Chuvoso. In: I Seminário de Biometeorologia: Atmosfera e Sociedade, 2008, Maceió. Anais do I Seminário de Biometeorologia: Atmosfera e Sociedade, 2008.

5.
CORREIA FILHO, W.L.F ; SILVA, T. L. do V. . Análise dos Sistemas Meteorológicos Atuantes na Precipitação no Município de Pão de Açúcar em Março de 2008. In: XV Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2008, São Paulo. Anais do XV Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2008.

6.
SILVA, T. L. do V.; CORREIA FILHO, W.L.F ; TOLEDO FILHO, M.R . Variabilidade Espaço-Temporal da Temperatura na Região Metropolitana de Maceió durante Janeiro de 2008. In: XV Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2008, São Paulo. Anais do XV Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2008.

7.
SILVA, T. L. do V.; FERNANDES, R.C ; CORREIA FILHO, W.L.F . Estudo Temporal da Sensação Térmica por Resfriamento Eólico (Temperatura Windchill) na EACF no ano 2006. In: V Brazilian Micrometeorology Workshop, 2007, Santa Maria. Anais do V Brazilian Micrometeorology Workshop, 2007.

8.
CORREIA FILHO, W.L.F ; COSTA, M.S ; SILVA, T. L. do V. ; TOLEDO FILHO, M.R ; FERNANDES, R.C . Análise das Rajadas de Vento na Estação Comandante Ferraz Antártica EACF no ano de 2006. In: V Brazilian Micrometeorology Workshop, 2007, Santa Maria. Anais do V Brazilian Micrometeorology Workshop, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GUEDES, R. V. S. ; PEREIRA, R. C. G. ; SILVA, T. L. do V. . Rajadas de vento em Recife: Uma abordagem operacional. In: XIX Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2016, João Pessoa. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2016.

2.
SILVA, T. L. do V.; COSTA JUNIOR, V. G. ; Anastacio, D. T. D. ; OLIVEIRA, P. R. ; FERREIRA, F. F. . Estudo de caso de um evento meteorológico extremo no nordeste brasileiro entre os dias 15 e 18 de julho de 2011. Parte I. In: IV Simpósio Internacional de Climatologia, 2011, João Pessoa. Anais do IV Simpósio Internacional de Climatologia, 2011.

3.
SILVA, T. L. do V.; COSTA JUNIOR, V. G. ; Anastacio, D. T. D. ; OLIVEIRA, P. R. ; FERREIRA, F. F. . Estudo de caso de um evento meteorológico extremo no nordeste brasileiro entre os dias 15 e 18 de julho de 2011. Parte II. In: IV Simpósio Internacional de Climatologia, 2011, João Pessoa. Anais do IV Simpósio Internacional de Climatologia, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, T. L. do V.; VELEDA, D. R. A. ; COSTA, M. A. . Rainfall and SST variability analysis of Pernambuco in 2010. In: XVIII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2014, Recife. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2014.

2.
SILVA, T. L. do V.; VELEDA, D. R. A. ; COSTA, M. A. . Extreme Rainfall in Pernambuco: Case study june 2010. In: XVIII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2014, Recife. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2014.

3.
SILVA, T. L. do V.; VELEDA, D. R. A. ; COSTA, M. A. . Ocean Atmosphere Interaction in an Extreme Rainfall Event: Modeling and Data Analysis. In: TAV/PIRATA 19 - OceanSITES - Brazil-EU Dialogues in Marine Research Meeting, 2014, Porto de Galinhas. TAV/PIRATA 19 - OceanSITES, 2014.

4.
SILVA, T. L. do V.; OLIVEIRA, S. S. ; STUDZINSKI, C. . Estimativa do Potencial Eólico utilizando modelos de mesoescala. Parte 1: A Magnitude do vento. In: XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2012, Gramados - RS. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2012.

5.
OLIVEIRA, S. S. ; SILVA, T. L. do V. ; STUDZINSKI, C. ; SOUZA, E. P. . Estimativa do Potencial Eólico utilizando modelos de mesoescala. Parte 2: O Ciclo mensal. In: XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2012, Gramados - RS. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2012.

6.
SILVA, T. L. do V.; OLIVEIRA, S. S. ; STUDZINSKI, C. . Estimativa do Potencial Eólico utilizando modelos de mesoescala. Parte 3: O Ciclo diário. In: XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2012, Gramados - RS. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2012.

7.
OLIVEIRA, S. S. ; SILVA, T. L. do V. ; STUDZINSKI, C. ; SOUZA, E. P. ; ROSAS, P. A. . Estimativa do Potencial Eólico utilizando modelos de mesoescala. Parte 4: A Direção do vento. In: XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2012, Gramados - RS. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2012.

8.
OLIVEIRA, S. S. ; SILVA, T. L. do V. ; STUDZINSKI, C. ; SOUZA, E. P. ; ROSAS, P. A. . Estimativa do Potencial Eólico utilizando modelos de mesoescala. Parte 5: A Distribuição de Weibull. In: XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2012, Gramados - RS. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2012.

9.
GUEDES, R. V. S. ; SILVA, T. L. do V. ; Anastacio, D. T. D. ; OLIVEIRA, P. R. . Identificação de um Período de Seca Forte no Sertão Pernambucano. In: XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2012, Gramados - RS. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2012.

10.
FERNANDES, F. F. ; OLIVEIRA, P. R. ; GUEDES, R. V. S. ; SILVA, T. L. do V. ; Anastacio, D. T. D. ; GUERRA, E. R. ; GOMES, J. H. . Análise da Precipitação na Microrregião do Recife Utilizando a Técnica dos Quantis. In: XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2012, Gramados - RS. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2012.

11.
SILVA, T. L. do V.. Estudo do Conforto Térmico Humano na Região Metropolitana de Maceió e sua Relação com Propriedades da Superfície Urbana. In: V Congresso Acadêmico da Ufal, 2008, Maceió. Anais do V Congresso Acadêmico da Ufal, 2008.

12.
SILVA, T. L. do V.. Avaliação dos Parâmetros Físicos do Modelo WRF da Precipitação Ocorrida no Nordeste no dia 26 de Setembro de 2008. In: V Congresso Acadêmico da Ufal, 2008, Maceió. Anais do V Congresso Acadêmico da Ufal, 2008.

13.
SILVA, T. L. do V.; TOLEDO FILHO, M.R . Estudo do Conforto Térmico Humano na Região Metropolitana de Maceió e sua Relação com Propriedades da Superfície Urbana (Parcial). In: IV Congresso Acadêmico da Ufal, 2007, Maceió. Anais do IV Congresso Acadêmico da Ufal, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, T. L. do V.. Análise da temperatura e pressão atmosférica no estado de Alagoas utilizando o modelo WRF. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SILVA, T. L. do V.. Boletim do Clima. 2016.

2.
SILVA, T. L. do V.. Boletim do Clima. 2015.

3.
SILVA, T. L. do V.; COSTA JUNIOR, V. G. ; GUEDES, R. V. S. ; FERREIRA, M. A. F. ; GOMES, J. H. ; FERNANDES, F. F. . Boletim do Clima. 2014.

4.
SILVA, T. L. do V.; COSTA JUNIOR, V. G. ; GUEDES, R. V. S. ; OLIVEIRA, P. R. ; FERNANDES, F. F. ; Anastacio, D. T. D. ; SILVA, C. A. W. ; GOMES, J. H. . Boletim do Clima. 2013.

5.
LIMA, M. L. C. ; SILVA, T. L. do V. ; AL., E. . Relatório de Situação de Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco 2011 - 2012. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, T. L. do V.; MARCHI, A. C. de . Weather Reaserach and Forecast Model (WRF). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Fonseca A. R.; Amorim R. F. C.; SILVA, T. L. do V.. Participação em banca de Alane Saldanha dos Santos.Utilização do Modelo de Mesoescala MM5 no Estudo da Precipitação Intensa e Linhas de Corrente Sobre o Estado de Alagoas.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em meteorologia) - Universidade Federal de Alagoas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário Internacional de Defesa Civil de Pernmabuco. 2012. (Seminário).

2.
IV Workshop de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco. 2012. (Oficina).

3.
XVII Congresso Brasileiro de Meteorologia. Estimativa do Potencial Eólico utilizando modelos de mesoescala. Parte 1: A Magnitude do vento. 2012. (Congresso).

4.
XVI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. Estudo de Casos de Chuvas Intensas no Estado de Alagoas Utilizando o Modelo WRF Versão 3.1. 2009. (Congresso).

5.
I Seminário de Biometeorologia: Atmosfera e Sociedade.Análise dos Indices de Desconforto Térmico entre a parte Alta e Baixa de Maceió para Período seco e chuvoso. 2008. (Seminário).

6.
V Congresso Acadêmico da Ufal. Estudo do Conforto Térmico Humano na Região Metropolitana de Maceió e sua relaçao com Propriedades da Superfície Urbana. 2008. (Congresso).

7.
XV Congresso Brasileiro de Meteorologia. Variabilidade Espaço-Temporal da Temperatura na Região Metropolitana de Maceió em Janeiro de 2008. 2008. (Congresso).

8.
IV Congresso Acadêmico da Ufal. Estudo do Conforto Térmico Humano na Região Metropolitana de Maceió e sua Relação com Propriedades da Superfície Urbana. 2007. (Congresso).

9.
V Brazillian Micrometeorology Workshop.Estudo temporal da sensação térmica por Resfriamento Eólico (Temperatura Windchill) na EACF no ano de 2006. 2007. (Oficina).

10.
XV Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. 2007. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 6:28:43