Tiscianne Cavalcante de Alencar

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  • Última atualização do currículo em 29/09/2018


Mestra em Linguística (Teoria e Análise Linguística, 2013, Universidade de Brasília) e Licenciada em Letras (Plena em Língua Portuguesa e Inglesa, 2010, Universidade Estadual de Maringá). Docente e Assessora em Linguagens e Ciências Humanas pela Itadju - Revisões e Assessorias. Preparadora e Revisora de materiais didáticos (educação a distância) no Centro Universitário Barão de Mauá. Coautora de três capítulos em livros dedicados à Linguística e ao Ensino de línguas, bem como de 17 artigos em publicações científicas. Membro de equipes de Pesquisa e Ensino desde 2007, sendo Programa Interdisciplinar de Estudos de Populações (UEM) e Laboratório de Línguas e Literaturas Indígenas (LALLI/UnB). Experiências acadêmicas e pedagógicas desde 2003 nas áreas de Linguística e Educação, com ênfase em Linguística Antropológica, Revitalização linguística e Ensino-aprendizagem de línguas. Ex-bolsista das agências: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, 2011-2013 e 2009-2010), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, 2010), Fundação Araucária (2008-2009), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI, 2007-2008). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tiscianne Cavalcante de Alencar
Nome em citações bibliográficas
ALENCAR, T. C.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.
Rua Ramos de Azevedo
Jardim Paulista
14090180 - Ribeirão Preto, SP - Brasil
Telefone: (16) 36036600
URL da Homepage: www.baraodemaua.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Lingüística.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: A Herança da Fala: Identidade Étnica e Memória Documental da Língua Xetá (Tupi-Guarani),Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Aryon Dall'Igna Rodrigues.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2018
Especialização em andamento em Alfabetização e Letramento. (Carga Horária: 440h).
Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.
2006 - 2010
Graduação em Letras.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2013 - 2014
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Meio Ambiente.
Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas, CAEMR, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.
2018 - 2018
Práticas Reflexivas em Educação a Distância. (Carga horária: 60h).
Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação a Distância para Seleção de Avaliadores do Enem 2018 ? Redações. (Carga horária: 93h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2018 - 2018
Introdução ao e-Learning. (Carga horária: 12h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2018 - 2018
Gramática para preparadores e revisores de texto. (Carga horária: 30h).
Universidade do Livro - Fundação Editora da UNESP, UNIL, Brasil.
2017 - 2018
Leading Ambitious Teaching and Learning. (Carga horária: 20h).
University of Michigan, UMICH, Estados Unidos.
2017 - 2017
Formação de Professores Mediadores em EaD. (Carga horária: 100h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
2017 - 2017
Mobilização de recursos: conquistar e manter. (Carga horária: 24h).
Fundacão Itau Social, ITAU SOCIAL, Brasil.
2017 - 2017
Treinamento no Portal de Periódicos - Britannica Online Academic Edition. (Carga horária: 3h).
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2015 - 2015
Novo Acordo Ortográfico. (Carga horária: 20h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2012 - 2012
Inglês para Tecnologia Têxtil. (Carga horária: 30h).
Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, SENAI/RJ/CETIQT, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Teoria Histórico-Cultural e (...).. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Introdução à Língua e à Cultura Kaingang. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.


Atuação Profissional



Itadju, I, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10
Outras informações
Cursos de curta duração on demand e assessorias em comunicação científica.


Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Preparadora de Material Didático EAD, Carga horária: 40


Associação Brasileira de Educação e Cultura, ABEC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 30
Outras informações
Docente Articuladora da área de Linguagens. Docente de Língua Portuguesa.


Revista Brasileira de Linguística Antropológica, RBLA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Equipe Técnica
Outras informações
Membro da Equipe Técnica.


Troposphera Educacional, TROPOSPHERA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante
Outras informações
Ministrei a disciplina "Línguas indígenas e bilinguismo" para o curso de pós-graduação lato sensu "Educação Escolar Indígena".


Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED-PR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 14


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora (Bolsista), Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisadora, na condição de discente de pós-graduação, do Laboratório de Línguas e Literaturas Indígenas, Instituto de Letras.


Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista nível graduação, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2010 - 2013
JANÉ REKÓ PARANUHÁ (O Contar de Nossa Existência) - Programa Interinstitucional e Multidisciplinar de Pesquisa Sobre o Povo Xetá
Descrição: O objetivo geral desse projeto é Implementar um programa interinstitucional e multidisciplinar de pesquisa, revitalização e divulgação da cultura do povo Xetá. Ele envolve a participação de três universidades UNB, UFMT, UEM e o Museu Paranaense na realização de pesquisas que recuperem o legado cultural (material e imaterial) do povo Xetá e disponibilize esse material aos seus remanescentes, aos órgãos institucionais que desenvolvem políticas de atendimento aos povos indígenas e a sociedade em geral, bem como, a elaboração e publicação de material didático para a revitalização da língua Xetá. O projeto foi submetido a CAPES, Edital 07 Capes Pro - Cultura, com financiamento para ser executado em parceira com a UNB e UFMT nos anos de 2010 e 2011..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Tiscianne Cavalcante de Alencar - Integrante / FAUSTINO, Rosangela Celia - Integrante / Lucio Tadeu Mota - Coordenador / Aryon Dall'Igna Rodrigues - Integrante / Ana Suelly Arruda Câmara Cabral - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2010 - 2011
Língua da Memória, Língua na Escola: Estudos dirigidos em Língua e Escolarização entre os Xetá
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo a sistematização de estudos relativos à língua e à escolarização da etnia Xetá, atualmente em processo de reafirmação de sua identidade como grupo étnico específico. Dizimados durante o processo de ocupação do extremo oeste do Paraná, especialmente a partir da década de 1950, seus remanescentes lutam, atualmente, para a reafirmação de seus elementos étnicos perante as sociedades indígenas e não-indígena, bem como para o seu reconhecimento, perante o Estado, como etnia distinta das demais. De acordo com os seus descendentes, a língua xetá ? documentada por Aryon Dall?Igna Rodrigues em diversos períodos ?, configura-se como importante fator para a reunificação e a formação de uma identidade coletiva. Dessa maneira, por meio de estudos voltados às teorias lingüísticas subjacentes à descrição das línguas indígenas e às teorias de ensino-aprendizagem de segunda língua, pretende-se contribuir com o estudo da língua xetá e dos elementos de transposição desta para a constituição de uma educação escolar indígena específica, diferenciada e bilíngue..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Avaliação socioeducacional, linguistica e do bilinguismo nas escolas indígenas Kaingang do Territorio Etnoeducacional Planalto Meridional Brasileiro
Descrição: Projeto de pesquisa vinculado ao Laboratório de Arqueologia, Etnologia e etno-História do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Estadual de Maringá que tem como objetivos principais desenvolver pesquisa qualitativa acerca da situação linguista dos grupos indígenas Kaingang do Território Etnoeducacional Planalto Meridional Brasileiro com vistas a conhecer as estratégias de bilinguismo utilziadas nas escolas, avaliar o impacto da estadualização, identificar a adequação da infra-estrutura das escolas, criar e alimentar Banco de Dados sobre educação escolar indígena, analisar a gestão e a participação das comunidades nas escolas indígenas, avaliar os programas de formação de professores indígenas, identificar a presença e uso de material didático específico e diferenciado nas escolas indígenas kaingang...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Tiscianne Cavalcante de Alencar - Integrante / ANDRIOLI, Luciana Regina - Integrante / Lucio Tadeu Mota - Integrante / FAUSTINO, R.C. - Coordenador / Maria Simone Jacomini Novak - Integrante / Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2009 - 2010
Diversidade cultural, bilingüismo e letramento na escola indígena: teorias e métodos de ensino-aprendizagem
Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo levantar, estudar e sistematizar fontes de referências sobre o bilingüismo focando aspectos históricos, teóricos e metodológicos em relação ao ensino da segunda língua na educação escolar indígena. O Brasil é considerado um país multilíngüe por existirem aqui cerca de 180 línguas indígenas mas, tendo em vista o fato de a política educacional estar baseada na maior valorização da língua predominante ? o português -, estas são pouco conhecidas e sobre elas existem poucos estudos acadêmicos. Desta forma, a ausência de sistematização dos poucos estudos existentes bem como as questões históricas, teóricas e metodológicas de seu encaminhamento na escola pouco contribuem com um maior e mais amplo processo de letramento entre crianças bilingues. Tendo em vista o fomento internacional, a partir dos anos de 1970, de uma política de diversidade cultural, com ações afirmativas, visando a inclusão social de grupos minoritários para que estes tenham acesso a níveis mais elevados de escolarização, faz-se primordial a compreensão desta diversidade e o estudo das teorias e métodos para o ensino aprendizagem em contextos bilíngües. Por meio de uma metodologia que compreende o levantamento, a seleção, o estudo, a discussão, reflexão e sistematização das pesquisas na área, será elaborado um banco de dados contendo as informações decorrentes do estudo realizado com informações bibliográficas, notas de leitura e resumo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Alfabetização e letramento da mulher Kaingang e papel da escola entre o grupo da Terra Indígena Faxinal
Descrição: O projeto tem como finalidade desenvolver estudo sobre a alfabetização e letramento da mulher indígena Kaingang por meio de levantamento da produção bibliográfica acerca dos direitos e das políticas publicas em relação à mulher indígena; identificação dos fatores que contribuem com a não permanência da mulher em níveis mais elevados de escolarização; compreensão do papel da mulher Kaingang na organização sócio-cultural do grupo; identificação sobre a consciência das Kaingang sobre os Direitos da Mulher; conhecimento do índice de analfabetismo entre as mulheres e das propostas de alfabetização bilíngüe; análise da presença/ausência de projetos voltados à questão de Gênero entre os índios do grupo Kaingang..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
O uso da língua Kaingang nos processos de alfabetização de adultos entre indígenas no Paraná
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Tiscianne Cavalcante de Alencar - Integrante / Lucio Tadeu Mota - Integrante / FAUSTINO, R.C. - Coordenador.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2009 - 2011
Ouvir dos velhos, contar aos jovens: memórias, histórias e conhecimentos Guarani Nhandewa
Descrição: Projeto que investigará a memória dos velhos indígenas Guarani Nhandewa residentes nas Terras Indígenas do norte do Paraná com o intuito de coletar, registrar e disseminar por meio da escola indígena, os conhecimentos e os mitos Guarani..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Tiscianne Cavalcante de Alencar - Integrante / Lucio Tadeu Mota - Integrante / FAUSTINO, R.C. - Coordenador / MARIA CHRISTINE BERDUSCO MENEZES - Integrante / Maria Simone Jacomini Novak - Integrante.Financiador(es): Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Auxílio financeiro.
2007 - 2009
Diagnóstico sócio-educativo da não alfabetização Indígena e Formação de Agentes Culturais Alfabetizadores nas Terras Indígenas Ivaí, Faxinal, Queimadas e Mococa no Paraná
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Tiscianne Cavalcante de Alencar - Integrante / FAUSTINO, R.C. - Coordenador.Financiador(es): Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Outra.
Número de produções C, T & A: 6


Projetos de desenvolvimento


2013 - 2014
Sustentabilidade: Da Escola ao Rio
Descrição: O objetivo principal do projeto é mobilizar alunos e professores para o monitoramento dos rios que compõem as bacias hidrográficas nas quais as escolas estão inseridas, bem como a promoção da Educação Ambiental para comunidades ribeirinhas. É uma ação integrada entre estado e sociedade para a conscientização sobre os cuidados necessários para a preservação da qualidade e quantidade da água dos mananciais de abastecimento público..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) .
Integrantes: Tiscianne Cavalcante de Alencar - Integrante / Yara Margarete da Rocha Gruszka - Coordenador.


Outros Projetos


2008 - 2011
Programa Interdisciplinar de Estudos de Populações: Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-História
Descrição: Propostas de investigação interdisciplinar tornaram-se corriqueiras no meio acadêmico brasileiro nas últimas duas décadas, todavia, ações efetivamente interdisciplinares continuam bastante raras. Muitos pesquisadores procuram explorar questões e noções advindas de diferentes áreas, mas por trabalharem isolados, não tem como evitar momentos de confusões conceituais ou de superficialidade na coleta, na organização e na análise dos dados. Uma das alternativas para superar tais situações reside na prática coletiva interdisciplinar, ou seja, diferentes pesquisadores concorrendo para o diálogo comum a partir de suas competências específicas. Assim, o Programa Interdisciplinar de Estudos de Populações - Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etnohistória se propõe a pesquisar as relações dos povos não-ocidentais entre sí e com as sociedades envolventes no ambito do cone sul americano, entendendo que dessa forma podemos contribuir com significativos aportes para o desenvolvimento científico no âmbito das humanidades e na universidade em geral..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Tiscianne Cavalcante de Alencar - Integrante / Lucio Tadeu Mota - Coordenador / José Henrique Rollo Gonçalves - Integrante / Jorge Eremites de Oliveira - Integrante.


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE LINGUÍSTICA ANTROPOLÓGICA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Indígenas.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Escolar Indígena.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.
Alemão
Lê Pouco.
Libras
Compreende Pouco, Fala Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NONAKA, J.E.2009NONAKA, J.E. ; ANDRIOLI, Luciana Regina ; ALENCAR, T. C. ; FAUSTINO, R.C. . Considerações acerca de um projeto educativo entre grupos Kaingang no Paraná: aspectos lingüístico-culturais e desafios atuais. Maquinações (UEL), v. 1, p. 36-38, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
MENEZES, M. C. B. ; ANDRIOLI, Luciana Regina ; ALENCAR, T. C. . Educação de Jovens e Adultos Indígenas: Experiência entre os Kaingang no Paraná. In: Rosangela Célia Faustino; Marta Chaves; Sonia Mari Shima Barroco. (Org.). Intervenções Pedagógicas na Educação Escolar Indígena: Contribuições da Teoria Histórico Cultural. 2ªed.Maringá: Eduem, 2010, v. , p. 165-186.

2.
SANTOS, L.C. ; ALENCAR, T. C. . História e Construção do Sistema Ortográfico da Língua Kaingang. In: Rosangela Celia Faustino; Maria Simone Jacomini Novak. (Org.). Alfabetização, Cultura e Educação de Jovens e Adultos: Uma experiência entre índios Kaingang no Paraná. 1ed.Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2010, v. 1, p. 150-158.

3.
ALENCAR, T. C.; FAUSTINO, Rosangela Celia ; ANDRIOLI, Luciana Regina . Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos Kaingang no Paraná. In: Maria Simone Jacomini Novak; Ana Elisa de Castro Freitas; João Valentin Wawzyniak; Rosangela Célia Faustino. (Org.). Educação Superior Indígena no Paraná. 1ed.Maringá: Eduem, 2010, v. , p. 157-169.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FAUSTINO, R.C. ; ALENCAR, T. C. . Diversidade Cultural, Bilingüismo e Letramento na Escola Indígena: Teorias e Métodos de Ensino-Aprendizagem. In: I Seminário Internacional de Etnia, Diversidade e Formação, 2010, Cascavel, PR. I Seminário Internacional de Etnia, Diversidade e formação. Cascavel, PR: Unioeste, 2010. v. 01. p. 255-263.

2.
ALENCAR, T. C.; FAUSTINO, R.C. . Cultura, Letramento e Bilinguismo entre Jovens e Adultos Kaingang no Paraná. In: XII Congresso da ARIC/XIIéme Congrès de l'ARIC, 2009, Florianópolis. Anais do XII Congresso da ARIC, 2009.

3.
ALENCAR, T. C.; FAUSTINO, R.C. ; ANDRIOLI, Luciana Regina ; NONAKA, J.E. . Diagnóstico sócio-educativo da não alfabetização indígena e Formação de Agentes Culturais Alfabetizadores nas Terras Indígenas Ivaí, Faxinal, Queimadas e Mococa no Paraná. In: XII Congresso da ARIC/XIIème Congrès de l'ARIC, 2009, Florianópolis. Anais do XII Congresso da ARIC, 2009.

4.
FAUSTINO, R.C. ; ALENCAR, T. C. . Políticas de inclusão social: interculturalidade e multiculturalismo na educação escolar indígena. In: II Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje, 2008, Rio de Janeiro. Anais do II Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza. Rio de Janeiro: Rede Sirius/UERJ, 2008. v. 1.

5.
FAUSTINO, R.C. ; ANDRIOLI, Luciana Regina ; ALENCAR, T. C. ; NONAKA, J.E. ; NOVAK, M. S. J. . Diagnóstico sócio-educativo da não alfabetização indígena e Formação de Agentes Culturais Alfabetizadores nas Terras Indígenas Ivaí, Faxinal, Queimadas e Mococa no Paraná. In: II Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje, 2008, Rio de Janeiro. Anais do II Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza. Rio de Janeiro: Rede Sirius/UERJ, 2008. v. 1.

6.
FAUSTINO, R.C. ; ALENCAR, T. C. ; ANDRIOLI, Luciana Regina ; NONAKA, J.E. ; NOVAK, M. S. J. . Alfabetização Indígena e função da escola: uma experiência entre os Kaingang no Paraná. In: II Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoje, 2008, Rio de Janeiro. Anais do II Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza. Rio de Janeiro: Rede Sirius/UERJ, 2008. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALENCAR, T. C.; MILESKI, K. G. ; FAUSTINO, R.C. ; NOVAK, M. S. J. ; LANÇA, V. S. . Conhecimentos e Cultura Guarani-Nhandewa no Paraná: Possibilidades Pedagógicas para as Escolas Indígenas. In: 8º Fórum de Extensão e Cultura da UEM: saberes transversais: o papel da cultura na formação acadêmico-científica, 2010, Maringá. Anais do 8º Fórum de Extensão e Cultura da UEM : saberes transversais : o papel da cultura na formação acadêmico-científica. Maringá: UEM/PEC/DEX, 2010.

2.
ALENCAR, T. C.; FAUSTINO, R.C. . O USO DA LÍNGUA KAINGANG NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS ENTRE INDÍGENAS NO PARANÁ. In: XVIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2009, Londrina. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom), 2009.

3.
FAUSTINO, R.C. ; ANDRIOLI, Luciana Regina ; ALENCAR, T. C. ; NONAKA, J.E. . Escolarização e Formação de Jovens e Adultos Indígenas Kaingang no Paraná: Análise dos Aspectos Culturais, Identitários e de Aprendizagem. In: II Encontro Interdisciplinar de Educação, 2008, Campo Mourão. Anais Enieduc. Campo Mourão: Editora da Fecilcam, 2008. v. 1. p. 327-330.

4.
FAUSTINO, R.C. ; ANDRIOLI, Luciana Regina ; ALENCAR, T. C. . A Língua materna e a Alfabetização indígena: Estudo sobre os Kaingang de Ivaí e Faxinal. In: III Encontro de Produção Científica e Tecnológica, 2008, Campo Mourão. Anais do III Encontro de Produção Científica e Tecnológica. Campo Mourão: Editora da Fecilcam, 2008. v. 1. p. 215-217.

5.
ALENCAR, T. C.; FAUSTINO, R.C. . Alfabetização, Interculturalidade e o Bilingüismo na Educação Escolar Indígena. In: III Encontro de Produção Científica e Tecnológica, 2008, Campo Mourão. Anais ... EPCT (Impresso). Campo Mourão: Editora da Fecilcam, 2008. v. 1. p. 356-358.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALENCAR, T. C.; MILESKI, K. G. . Legislações para a Interculturalidade: Direcionamentos para o Ensino de Línguas na Educação Escolar Indígena. In: 54 International Congress of Americanists, 2012, Viena. 54 International Congress of Americanists, 2012.

2.
FAUSTINO, R.C. ; PEREZ, G. C. ; MENEZES, M. C. B. ; ANDRIOLI, Luciana Regina ; ALENCAR, T. C. . DIAGNÓSTICO SOCIOEDUCATIVO DA NÃO-ALFABETIZAÇÃO INDÍGENA E FORMAÇÃO DE AGENTES CULTURAIS ALFABETIZADORES NAS TERRAS INDÍGENAS IVAI, FAXINAL, MOCOCA E QUEIMADAS. In: 3º Encontro de Ciência e Tecnologiaa do Paraná, 2009, Maringá. 3º Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná, 2009.

3.
ALENCAR, T. C.; ANDRIOLI, Luciana Regina ; FAUSTINO, R.C. . Educação Escolar Indígena, letramento e alfabetização entre indígenas Kaingang de Ivaí, Faxinal, Queimadas e Mococa no Paraná. In: IX SELL - Semana de Estudos Lingüísticos e Literários, 2008, Mandaguari. SELL. Semana de Estudos Lingüísticos e Literários, 2008. v. Único. p. 25-25.

4.
ALENCAR, T. C.; PANTE, M. R. . Reflexões sobre as classes e as formações de palavras nos livros didáticos e nos manuais gramaticais. In: IX Semana de Estudos Lingüísticos e Literários, 2008, Mandaguari. SELL. Semana de Estudos Lingüísticos e Literários, 2008. v. Único. p. 53-53.

5.
ANDRIOLI, Luciana Regina ; ALENCAR, T. C. ; FAUSTINO, R.C. . Leitura e Literatura Kaingang nas Escolas Indígenas de Faxinal e Ivaí no Paraná. In: III Encontro de Produção Científica e Tecnológica, 2008, Campo Mourão. Anais ... EPCT (Impresso). Campo Mourão: Editora da Fecilcam, 2008. v. 1. p. 364-365.

6.
ALENCAR, T. C.; PANTE, M. R. . Notas sobre o elemento prefixal des- em 'A Demanda do Santo Graal' (século XV). In: XVIII Seminário do Cellip, 2007, Ponta Grossa. Cadernos de resumos e programação do XVIII Seminário de Cellip. Ponta Grossa: UEPG, 2007. p. 409-409.

Apresentações de Trabalho
1.
ALENCAR, T. C.. Alfabetização e Letramento em Comunidades Indígenas do Estado do Paraná. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MILESKI, K. G. ; ALENCAR, T. C. ; FAUSTINO, Rosangela Celia . Ouvir dos Velhos, Contar aos Jovens: Memórias, Histórias e Conhecimentos Guarani Nhandewa do Paraná. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ALENCAR, T. C.; FAUSTINO, R.C. . Cultura, letramento e bilingüismo entre jovens e adultos Kaingang no Paraná. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ALENCAR, T. C.; FAUSTINO, R.C. ; ANDRIOLI, Luciana Regina ; NONAKA, J.E. . A instituição escolar e a alfabetização entre jovens e adultos Kaingang no Paraná: uma experiência de campo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ALENCAR, T. C.; FAUSTINO, R.C. ; ANDRIOLI, Luciana Regina ; NONAKA, J.E. . Diagnóstico sócio-educativo da não alfabetização indígena e Formação de Agentes culturais alfabetizadores nas Terras Indígenas Ivaí, Faxinal, Queimadas e Mococa no Paraná. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FAUSTINO, R.C. ; NOVAK, M. S. J. ; ANDRIOLI, Luciana Regina ; ALENCAR, T. C. . O papel educativo da mulher na sociedade tradicional: estudo sobre os Kaingang da Terra Indígena Faxinal no Paraná. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ALENCAR, T. C.; FAUSTINO, R.C. . Uma Introdução aos processos de Alfabetização e de Letramento de Jovens e de Adultos entre os Kaingang no Paraná. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MENEZES, M. C. B. ; ALENCAR, T. C. . Oficinas de Formação de Agentes Culturais: Alfabetização e Letramento entre os Índios Kaingang. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ALENCAR, T. C.; FAUSTINO, R.C. . O USO DA LÍNGUA KAINGANG NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS ENTRE INDÍGENAS NO PARANÁ. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ANDRIOLI, Luciana Regina ; NOVAK, M. S. J. ; FAUSTINO, R.C. ; ALENCAR, T. C. ; LANÇA, V. S. . Políticas Públicas, Alfabetização e Letramento: um estudo sobre a Mulher Kaingang e o Papel da Escola entre o grupo de Terra Indígena Faxinal. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ALENCAR, T. C.; MILESKI, K. G. ; FAUSTINO, R.C. ; NOVAK, M. S. J. ; LANÇA, V. S. . Conhecimentos e Cultura Guarani Nhandewa no Paraná: Possibilidades Pedagógicas para as Escolas Indígenas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FAUSTINO, R.C. ; ANDRIOLI, Luciana Regina ; ALENCAR, T. C. ; NONAKA, J.E. . Escolarização e Formação de Jovens e Adultos Indígenas Kaingang no Paraná: Análise dos Aspectos Culturais, Identitários e de Aprendizagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FAUSTINO, R.C. ; ALENCAR, T. C. ; ANDRIOLI, Luciana Regina . Leitura e Literatura Kaingang nas Escolas Indígenas de Faxinal e Ivaí no Paraná. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
ALENCAR, T. C.; PANTE, M. R. . Reflexões sobre as classes e as formações de palavras nos livros didáticos e nos manuais gramaticais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ALENCAR, T. C.; FAUSTINO, Rosangela Celia ; ANDRIOLI, Luciana Regina . Educação Escolar Indígena, letramento e alfabetização entre indígenas Kaingang de Ivaí, Faxinal, Queimadas e Mococa no Paraná.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
FAUSTINO, R.C. ; ANDRIOLI, Luciana Regina ; ALENCAR, T. C. ; NONAKA, J.E. . Diagnóstico sócio-educativo da não alfabetização indígena e Formação de Agentes culturais alfabetizadores nas Terras Indígenas Ivaí, Faxinal, Queimadas e Mococa no Paraná. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
FAUSTINO, R.C. ; ALENCAR, T. C. ; ANDRIOLI, Luciana Regina . Leitura e literatura Kaingang nas escolas indígenas de Faxinal e Ivaí. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
FAUSTINO, R.C. ; ALENCAR, T. C. ; ANDRIOLI, Luciana Regina ; NONAKA, J.E. ; NOVAK, M. S. J. . Alfabetização indígena e Função da escola: uma experiência entre os Kaingang no Paraná. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
FAUSTINO, R.C. ; ALENCAR, T. C. . Políticas de Inclusão Social: Interculturalidade e Multiculturalismo na Educação Escolar Indígena. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
NONAKA, J.E. ; FAUSTINO, R.C. ; ALENCAR, T. C. ; ANDRIOLI, Luciana Regina . O Bilingüismo e a Educação nas Terras Indígenas Ivaí e Faxinal - Paraná. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
NONAKA, J.E. ; FAUSTINO, R.C. ; ALENCAR, T. C. ; ANDRIOLI, Luciana Regina ; NOVAK, M. S. J. . Saúde Mental na Maturidade: Uma Experiência entre Índios Kaingang no Paraná. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
NONAKA, J.E. ; FAUSTINO, R.C. ; ALENCAR, T. C. ; ANDRIOLI, Luciana Regina ; NOVAK, M. S. J. . Os Estudantes Indígenas no Ensino Superior Paranaense. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
FAUSTINO, R.C. ; ANDRIOLI, Luciana Regina ; NONAKA, J.E. ; ALENCAR, T. C. ; NOVAK, M. S. J. . Escolarização e Formação de Jovens e Adultos Indígenas Kaingang no Paraná: Análise dos Aspectos Culturais, Identitários e de Aprendizagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
FAUSTINO, Rosangela Celia ; ALENCAR, T. C. ; ANDRIOLI, Luciana Regina ; NONAKA, J.E. ; NOVAK, M. S. J. . Alfabetização Indígena e Função da Escola: uma experiência entre os Kaingang no Paraná. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
PANTE, M. R. ; ALENCAR, T. C. . Investigação do prefixo des- no português arcaico do século XV. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
FAUSTINO, R.C. ; ANDRIOLI, Luciana Regina ; ALENCAR, T. C. ; NONAKA, J.E. ; NOVAK, M. S. J. . Diagnóstico sócio-educativo da não alfabetização indígena e Formação de Agentes Culturais alfabetizadores nas Terras Indígenas Ivaí, Faxinal, Queimadas e Mococa no Paraná. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ALENCAR, T. C.. Revisão e preparação do material 'Gestão e Captação de Clientes' (DALLALANA, Erick da Silva). Ribeirão Preto: Centro Universitário Barão de Mauá, 2018 (Revisão em Língua Portuguesa).

2.
ALENCAR, T. C.. Revisão e preparação do material 'Acesso à justiça na era digital' (MANAF, Marco Aurélio). Ribeirão Preto: Centro Universitário Barão de Mauá, 2018 (Revisão em Língua Portuguesa).

3.
ALENCAR, T. C.. Revisão e preparação do material 'A Cláusula Geral da Negociação e seus Procedimentos no novo CPC' (ROSSI, Fernanda). Ribeirão Preto: Centro Universitário Barão de Mauá, 2018 (Revisão em Língua Portuguesa).

4.
ALENCAR, T. C.. Revisão e preparação do material 'A Interpretação do novo Código de Processo Civil e a Modulação dos Efeitos das Decisões Judiciais' (ROSSI, Fernanda). Ribeirão Preto: Centro Universitário Barão de Mauá, 2018 (Revisão em Língua Portuguesa).

5.
ALENCAR, T. C.. Revisão e preparação do material 'Efetividade do Processo do Trabalho e as Tutelas de urgência e evidência do Novo Código de Processo Civil' (BRAGHINI, Marcelo). Ribeirão Preto: Centro Universitário Barão de Mauá, 2018 (Revisão em Língua Portuguesa).

6.
ALENCAR, T. C.. Revisão e preparação do material 'Conciliação e Mediação' (OLIVEIRA, Patricia Meneghelli Figueiredo de). Ribeirão Preto: Centro Universitário Barão de Mauá, 2018 (Revisão em Língua Portuguesa).

7.
ALENCAR, T. C.. Revisão e preparação do material 'Controladoria' (ROSA, Mauro Ribeiro). Ribeirão Preto: Centro Universitário Barão de Mauá, 2017 (Revisão em Língua Portuguesa).

8.
ALENCAR, T. C.. Revisão e preparação do material 'Características e Benefícios da Gestão de Projetos' (MERLO DA SILVA, Alexandre). Ribeirão Preto: Centro Universitário Barão de Mauá, 2017 (Revisão em Língua Portuguesa).

9.
ALENCAR, T. C.. Revisão e preparação do material 'Sistemas de Informação e Tecnologia Aplicada à Logística' (MORELLI, Ricardo Luís). Ribeirão Preto: Centro Universitário Barão de Mauá, 2017 (Revisão em Língua Portuguesa).

10.
RODRIGUES, A. D. ; CABRAL, A. S. A. C. ; SILVA, C. ; SILVA, J. C. ; MOTA, L.T. ; FAUSTINO, R.C. ; ALENCAR, T. C. . Equipe Técnica do 'Vocabulário Ilustrado Xetá : Xetá-Português'. Maringá, PR: EdUEM, 2013 (Equipe Técnica).

11.
JOLKESKY, M. ; MIRANDA, M. G. ; ALENCAR, T. C. . Revisão do volume 'Línguas e Culturas Tupí 3; Línguas e Culturas Macro-Jê 3'. Campinas/Brasília: Curt Nimuendajú/LALI, 2011 (Revisão em Língua Portuguesa).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
ALENCAR, T. C.. Revisões e Assessorias. 2016. (Site).

2.
ALENCAR, T. C.. Blog Itadju. 2016; Tema: A ciência e sua relação com a realidade. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALENCAR, T. C.. Análise, Controle e Química Ambiental do córrego Jacucaca (Apucarana, PR). 2014. (Relatório de pesquisa).

2.
ALENCAR, T. C.. A contribuição da linguística para o estudo de línguas indígenas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ALENCAR, T. C.; MILESKI, K. G. ; LANÇA, V. S. ; NOVAK, M. S. J. . A Criação do Mundo na Visão Guarani - Fichas de Leitura. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
NOVAK, M. S. J. ; ALENCAR, T. C. ; MILESKI, K. G. ; ARAUJO, R. C. ; ANDRIOLI, Luciana Regina . Sistematização do Material Produzido/Memória de Tudjá: oficina de revitalização da história e tradições Guarani Nhandewa no Paraná. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
NOVAK, M. S. J. ; ALENCAR, T. C. ; MILESKI, K. G. ; ARAUJO, R. C. ; ANDRIOLI, Luciana Regina . Sistematização do Material Produzido/Memória de Tudjá: oficina de revitalização da história e tradições Guarani Nhandewa no Paraná. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
ALENCAR, T. C.; MILESKI, K. G. ; LANÇA, V. S. ; NOVAK, M. S. J. . A Criação do Mundo na visão Guarani - Fichas de Leitura. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
FAUSTINO, Rosangela Celia ; MOTA, L.T. ; ALVES, J. N. K. ; FARIAS, A. K. A. ; ALENCAR, T. C. . Kaingang do Faxinal: Nossos Conhecimentos e Nossas Histórias Antigas. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático Bilíngue).

8.
FAUSTINO, R.C. ; ALENCAR, T. C. . Diversidade cultural, bilinguismo e letramento na escola indígena: teorias e métodos de ensino aprendizagem. 2010. (Relatório de pesquisa).

9.
GUIRADO, J. C. ; FAUSTINO, R.C. ; NOVAK, M. S. J. ; ALENCAR, T. C. . X Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. 2010. (Fiscal de Aplicação de Provas).

10.
MENEZES, M. C. B. ; ALENCAR, T. C. . Oficina de Alfabetização e Letramento para Jovens e Adultos: Teoria e Prática. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
MENEZES, M. C. B. ; ALENCAR, T. C. . Oficina de Alfabetização e Letramento para Jovens e Adultos na Terra Indígena Mococa: Teoria e Prática. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
FAUSTINO, R.C. ; MENEZES, M. C. B. ; ROCHA, A. S. ; PEREZ, G. C. ; NONAKA, J.E. ; NASCIMENTO JUNIOR, J. R. A. ; HERNANDES, L.L. ; ANDRIOLI, Luciana Regina ; COSTA, P. G. ; ALENCAR, T. C. ; LANÇA, V. S. . Diagnóstico Socio-Educativo da Não Alfabetização Indigena e Formação de Agentes Culturais Alfabetizadores nas Terras Indígenas Ivaí, Faxinal, Queimadas e Mococa no Paraná. 2009. (Relatório de pesquisa).

13.
ALENCAR, T. C.; FAUSTINO, R.C. . O uso da língua Kaingang nos processos de alfabetização de adultos entre indígenas no Paraná. 2009. (Relatório de pesquisa).

14.
MENEZES, M. C. B. ; ALENCAR, T. C. ; ANDRIOLI, Luciana Regina . Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos Indígenas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
MENEZES, M. C. B. ; NONAKA, J.E. ; ALENCAR, T. C. . Exposição e atividades de alfabetização com o tema - Organização familiar. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
MENEZES, M. C. B. ; NONAKA, J.E. ; ALENCAR, T. C. . Exposição e atividades de alfabetização com o tema - Organização Familiar. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
FAUSTINO, Rosangela Celia ; MOTA, L.T. ; NOVAK, M. S. J. ; ALENCAR, T. C. . Diagnóstico Socio-Educativo da Não Alfabetização Indigena e Formação de Agentes Culturais Alfabetizadores nas Terras Indigenas Ivaí, Faxinal, Queimadas e Mococa no Paraná. 2008. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Neurociência e Educação - Programa de formação continuada. 2018. (Outra).

2.
Café Linguístico - "A Chegada" e "História de sua vida" (Chiang). 2017. (Outra).

3.
A Palavra "negro" como Resistência na Literatura Brasileira. 2016. (Oficina).

4.
O Novo Marco da Ciência, Tecnologia e Inovação. 2016. (Outra).

5.
4º Encontro Senac de Conhecimento Integrado - Ferramentas Gratuitas para Mídias Digitais. 2015. (Feira).

6.
Estética e dinâmica para aulas eletrônicas. 2015. (Oficina).

7.
O Autismo em Foco. 2015. (Seminário).

8.
O Teatro no desenvolvimento da pessoa com deficiência. 2015. (Seminário).

9.
Simpósio Internacional em Saúde Mental - FMRP/USP. 2015. (Simpósio).

10.
Políticas linguísticas das metrópoles ibéricas e as línguas gerais no Brasil. 2013. (Seminário).

11.
Reunindo memórias junto aos últimos falantes da língua Xetá. 2013. (Seminário).

12.
Semana do Ciclo de Palestras Língua e Sociedade.Alfabetização e Letramento em Comunidades Indígenas: Estado do Paraná. 2011. (Outra).

13.
Oficinas Pedagógicas com o Povo Xetá. 2010. (Oficina).

14.
3º Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná.DIAGNÓSTICO SOCIOEDUCATIVO DA NÃO-ALFABETIZAÇÃO INDÍGENA E FORMAÇÃO DE AGENTES CULTURAIS ALFABETIZADORES NAS TERRAS INDÍGENAS IVAI, FAXINAL, MOCOCA E QUEIMADAS. 2009. (Encontro).

15.
II Encontro de Educação Superior Indígena no Paraná.Uma Introdução aos Processos de Alfabetização e de Letramento de Jovens e de Adultos entre os Kaingang no Paraná. 2009. (Encontro).

16.
I Seminário de Pesquisa sobre Gênero, Políticas Públicas e Família.Políticas Públicas, Alfabetização e Letramento: um Estudo sobre a mulher Kaingang e o Papel da escola entre o grupo de Terra Indígena Faxinal. 2009. (Seminário).

17.
I Seminário Estadual dde Licenciatura Intercultural. 2009. (Seminário).

18.
IV Congresso Internacional de História. O papel educativo da mulher na sociedade tradicional: estudo sobre os Kaingang da Terra Indígena Faxinal no Paraná. 2009. (Congresso).

19.
IV Congresso Internacional de História. O papel educativo da mulher na sociedade tradicional: estudo sobre os Kaingang da Terra Indígena Faxinal no Paraná. 2009. (Congresso).

20.
XIIème Congrès de l'Association Internationale pour la Recherche Interculturelle/XII Congresso da Associação Internacional para Pesquisa Intercultural. Cultura, letramento e bilingüismo entre jovens e adultos Kaingang no Paraná. 2009. (Congresso).

21.
XVIII Encontro Anual de Iniciação Científica.O USO DA LÍNGUA KAINGANG NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS ENTRE INDÍGENAS NO PARANÁ. 2009. (Encontro).

22.
2º Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná. 2008. (Encontro).

23.
6º Fórum de Extensão e Cultura da UEM.Leitura e literatura Kaingang nas escolas indígenas de Faxinal e Ivaí no Paraná. 2008. (Outra).

24.
I Colóquio de Pesquisa em Literatura - COPELI.Leitura e Literatura Kaingang nas Escolas Indígenas de Faxinal e Ivaí no Paraná. 2008. (Outra).

25.
I Encontro de Educação Superior Indígena do Paraná. 2008. (Encontro).

26.
III Encontro de Produção Científica e Tecnológica.Leitura e Literatura Kaingang nas escolas indígenas de Faxinal e Ivaí no Paraná. 2008. (Encontro).

27.
III Semana de Pedagogia.Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos Indígenas. 2008. (Outra).

28.
II Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e jovens na América Latina hoje.Políticas de Inclusão Social: Interculturalidade e Multiculturalismo na Educação Escolar Indígena. 2008. (Seminário).

29.
VII Congreso Internacional Salud Mental y Derechos Humanos. O Bilinguismo e a Educação nas Terras Indígenas Ivaí e Faxinal - Paraná. 2008. (Congresso).

30.
I Encontro Científico do CCH - As Ciências Humanas e as Políticas Públicas na Pós-Modernidade. 2007. (Encontro).

31.
III Colóquio de Estudos Lingüísticos e Literários. 2007. (Seminário).

32.
I Seminário 18 de Maio. 2007. (Seminário).

33.
V Seminário de Pesquisa em Letras - SPLE. 2007. (Seminário).

34.
IV Seminário de Pesquisa em Letras. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FAUSTINO, R.C. ; NOVAK, M. S. J. ; ALENCAR, T. C. . Memória de Tudjá: oficina de revitalização da história e tradições Guarani Nhandewa no Paraná. 2010. (Outro).

2.
RODRIGUES, A. D. ; CABRAL, A. S. A. C. ; MOTA, L.T. ; PARELLADA, C. I. ; ALENCAR, T. C. . Oficinas Pedagógicas com o Povo Xetá. 2010. (Outro).

3.
FAUSTINO, R.C. ; MENEZES, M. C. B. ; ALENCAR, T. C. . Oficina de Alfabetização e Letramento para Jovens e Adultos: Teoria e Prática. 2009. (Outro).

4.
FAUSTINO, R.C. ; ALENCAR, T. C. . Seminário de Formação de Professores: Educação, História e Cultura Indígena. 2009. (Outro).

5.
FAUSTINO, R.C. ; MENEZES, M. C. B. ; ALENCAR, T. C. . Oficina de Alfabetização e Letramento para Jovens e Adultos na Terra Indígena Mococa: Teoria e Prática. 2009. (Outro).

6.
FAUSTINO, R.C. ; NOVAK, M. S. J. ; ALENCAR, T. C. . II Encontro de Educação Superior Indígena no Paraná. 2009. (Outro).

7.
MOTA, L.T. ; FAUSTINO, Rosangela Celia ; ALENCAR, T. C. . I Seminário Estadual de Licenciatura Intercultural. 2009. (Outro).

8.
FAUSTINO, R.C. ; MENEZES, M. C. B. ; ALENCAR, T. C. ; ANDRIOLI, Luciana Regina . Oficina de Alfabetização e Letramento para Jovens e Adultos na Terra Indígena Ivaí: Teoria e Prática. 2009. (Outro).

9.
FAUSTINO, R.C. ; ANDRIOLI, Luciana Regina ; ALENCAR, T. C. ; NONAKA, J.E. . Seminário de Formação de Professores para a Inclusão e a Diversidade na Escola. 2008. (Outro).

10.
FAUSTINO, R.C. ; MENEZES, M. C. B. ; CHILANTE, E.F.N. ; ALENCAR, T. C. . Formação de Agentes Culturais Alfabetizadores para a Educação de Jovens e Adultos na Terra Indígena Ivaí. 2008. (Outro).

11.
FAUSTINO, R.C. ; MENEZES, M. C. B. ; CHILANTE, E.F.N. ; ALENCAR, T. C. . Formação de Agentes Culturais Alfabetizadores para a Educação de Jovens e Adultos na Terra Indígena Faxinal. 2008. (Outro).

12.
ALENCAR, T. C.; MENEZES, M. C. B. ; NONAKA, J.E. . Formação de Agentes Culturais Alfabetizadores para a Educação de Jovens e Adultos na Terra Indígena Queimadas. 2008. (Outro).

13.
FAUSTINO, R.C. ; MENEZES, M. C. B. ; ALENCAR, T. C. . Formação de Agentes Culturais Alfabetizadores para a Educação de Jovens e Adultos na Terra Indígena Mococa. 2008. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RODRIGUES, A. D. ; CABRAL, A. S. A. C. ; MOTA, L.T. ; PARELLADA, C. I. ; ALENCAR, T. C. . Oficinas Pedagógicas com o Povo Xetá. 2010. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
ALENCAR, T. C.. Blog Itadju. 2016; Tema: A ciência e sua relação com a realidade. (Blog).




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