Jacqueline Rodrigues Longchamps

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  • Última atualização do currículo em 09/10/2014


Doutora em Letras (área de conhecimento: Psicolinguística) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre na mesma área de conhecimento pela mesma instituição. Possui licenciatura plena em Letras Português/Inglês e respectivas literaturas pela Universidade Estácio de Sá e graduação plena em Engenharia Civil pelas Faculdades Reunidas Nuno Lisboa. Atualmente, dedica-se ao estudo do processamento linguístico e da aquisição da linguagem, bem como das deficiências relacionadas à mesma. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jacqueline Rodrigues Longchamps
Nome em citações bibliográficas
LONGCHAMPS, J. R.

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Letras.
Rua Marquês de São Vicente, 225
Gávea
22451900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 35271770
URL da Homepage: http://www.puc-rio.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2014
Doutorado em Letras (Psicolinguística).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Déficit Específico da Linguagem de ordem Pragmática (DEL-Prag) e dificuldades de aprendizagem: interface gramática-pragmática e relevância no uso da língua, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Letícia Maria Sicuro Corrêa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Déficit Específico da Linguagem; Déficit Pragmático da Linguagem; Minimalismo; Categorias funcionais; Interface gramática-pragmática; Teoria da Relevância.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.
2007 - 2009
Mestrado em Letras (Psicolingüística).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: O modo verbal na aquisição do Português Brasileiro: evidências naturalistas e experimentais da percepção, expressão e compreensão da distinção realis/irrealis,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Letícia Maria Sicuro Corrêa.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.
Palavras-chave: Aquisição da linguagem; Modo verbal; Categorias funcionais; Interfaces fônica e semântica; Hipótese da Oposição Semântica; Bootstrapping.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.
2003 - 2006
Graduação em Letras Português/Inglês (Licenciatura Plena).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Título: Inatismo de Chomsky: Evidências e Funcionamento.
Orientador: Leonardo Berenger Alves Carneiro.
1985 - 1990
Graduação em Engenharia Civil.
Faculdades Reunidas Nuno Lisboa, FRNL, Brasil.




Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora horista, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas ministradas: Língua e Cognição (correspondente à disciplina Lingüística II, currículo antigo) (Departamento de Letras); Linguagem e Cognição (Departamento de Psicologia)


CNA - Instituto Cultural Norte Americano (Valqueire), CNA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutora de ensino, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Docente nos níveis básico, intermediário e avançado, incluindo o curso preparatório para o exame First Certificate in English da Universidade de Cambridge.


WIZARD - Institito de Idiomas, WIZARD, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutora de ensino
Outras informações
Docente nos níveis básico, intermediário e avançado.


FUN LANGUAGES - The Kids Club, FUN LANGUAGES, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Franqueada, Enquadramento Funcional: Franqueada
Outras informações
Docente no nível elementar (para crianças) e administração em geral.


SKILL Aliança Inglesa, SKILL, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora pedagógica e administrativa, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Seleção de professores; treinamento pedagógico em geral; acompanhamento do corpo docente; monitoramento de aulas; elaboração de apostilas; controle de material didático; organização, supervisão e elaboração de cronogramas e do calendário geral da escola; docente nos níveis básico, intermediário e avançado.


CNA - Instituto Cultural Norte Americano (Taquara), CNA, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2000
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Instrutora de ensino, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Docente nos níveis básico, intermediário e avançado; elaboração de apostilas.


Escola Técnica Atlas, ETA, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1984
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária na área do magistério
Outras informações
Elaboração de materiais didáticos de acordo com os planos de aula; correção de trabalhos; substituição do corpo docente quando necessário.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Inglesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
Diploma Alumni Diamante (concedido aos egressos que se destacam por suas atuações pessoais ou profissionais), Universidade Estácio de Sá.
2008
Prêmio FAPERJ Bolsista Nota 10 - Mestrado - Edição Março de 2008, FAPERJ.
2006
Aprovação no Concurso Público do Magistério de Duque de Caxias de 2006, FGV.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CORREA, L. M. S.2012CORREA, L. M. S. ; AUGUSTO, M. R. A. ; LONGCHAMPS, J. R. ; FORSTER, R. . Referência anafórica com relativas restritivas de objeto: custo relativizado na interface gramática-pragmática. Revista Linguística, v. 8, p. 173-195, 2012.

2.
CORREA, L. M. S.2012CORREA, L. M. S. ; AUGUSTO, M. R. A. ; LONGCHAMPS, J. R. ; FORSTER, R. . Referência anafórica com relativas restritivas de objeto: custo relativizado na interface gramática-pragmática. Linguística (Rio de Janeiro), v. 8, p. 173-195-195, 2012.

3.
LONGCHAMPS, J. R.2011LONGCHAMPS, J. R. ; CORREA, L. M. S. . Dificuldades de linguagem e de aprendizagem na interface gramática-pragmática. Revista da ANPOLL (Online), v. 1 (31), p. 90-109, 2011.

4.
LONGCHAMPS, J. R.2011LONGCHAMPS, J. R. ; CORREA, L. M. S. . Dificuldades de linguagem e de aprendizagem na interface gramática-pragmática. Revista da ANPOLL (Impresso), v. 1(31), p. 89-109, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
LONGCHAMPS, J. R. ; CORREA, L. M. S. . Inferential Processing and the Grammar-pragmatics Interface: A Possible Predictor of Pragmatic SLI. In: Stavroula Stavrakaki; Marina Lalioti; Polyxeni Konstantinopoulou. (Org.). Advances in Language Acquisition. 1ed.Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2013, v. único, p. 425-434.

2.
LONGCHAMPS, J. R. ; CORREA, L. M. S. . Root infinitives, infinitival complements and subjunctive morphology: the expression of irrealis meaning in the acquisition of Brazilian Portuguese. In: João Costa; Ana Castro; Maria Lobo; Fernanda Pratas. (Org.). Language Acquisition and Development: Proceedings of GALA 2009. 1ed.Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2010, v. único, p. 276-287.

3.
LONGCHAMPS, J. R. ; CORREA, L. M. S. . The comprehension of realis and irrealis moods by Brazilian Portuguese (BP) speaking children. In: Aniela Improta França; Marcus Maia. (Org.). Paper in Psycholinguistics: Proceedings of the First International Psycholinguistics Congress. 1ed.Rio de Janeiro: Imprinta, 2010, v. único, p. 61-72.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LONGCHAMPS, J. R. ; CORREA, L. M. S. . A codificação de informação na interface sintaxe-pragmática por crianças com dificuldade de aprendizagem: déficit específico da linguagem de ordem pragmática (DEL-Prag)?. In: XVI Congreso Internacional de la ALFAL, 2011, Alcalá de Henares. Documentos para el XVI Congreso Internacional de la ALFAL. Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá, 2011. v. único.

2.
LONGCHAMPS, J. R. ; CORREA, L. M. S. . Explorando a interface sintaxe-pragmática na caracterização do DEL-prag. In: VIII ENAL / II EIAL - Encontro Inter/Nacional sobre Aquisição da Linguagem, 2011, Juiz de Fora. Anais do VIII ENAL / II EIAL - Encontro Inter/Nacional sobre Aquisição da Linguagem, 2011. v. único. p. 333-348.

3.
LONGCHAMPS, J. R. ; CORREA, L. M. S. . A percepção e a expressão das distinções de modo por crianças na aquisição do português brasileiro. In: VI Congresso Internacional da ABRALIN, 2009, João Pessoa. Anais do VI Congresso Internacional da ABRALIN. João Pessoa: Idéia Editora LTDA, 2009. v. I. p. 1938-1946.

4.
LONGCHAMPS, J. R. . O modo verbal na aquisição do português brasileiro e a distinção realis/irrealis. In: XV Congresso da ASSEL - Linguagens em diálogo: pesquisa e ensino na área de Letras, 2009, Rio de Janeiro. Anais do XV Congresso da Assel-Rio - Linguagens em diálogo: pesquisa e ensino na área de Letras. Rio de Janeiro, 2009.

5.
GOMES, N. S. ; LONGCHAMPS, J. R. ; PEREIRA, S. A. A. S. M. . Influências da Tecnologia Digital Sobre a Língua e o Texto: Um Olhar Preliminar. In: X Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2006, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF (CiFEFil), 2006. v. X-13. p. 113-123.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LONGCHAMPS, J. R. ; CORREA, L. M. S. . Crianças com dificuldades na interface gramática-pragmática: evidências de um DEL-Prag?. In: XVII Congresso Internacional da ALFAL, 2014, João Pessoa. Anais do XVII Congresso Internacional da ALFAL. João Pessoa: Ideia/Adaltech, 2014. v. único.

2.
LONGCHAMPS, J. R. ; CORREA, L. M. S. . A codificação de informação na interface sintaxe-pragmática por crianças com dificuldade de aprendizagem: déficit específico da linguagem de ordem pragmática (DEL-Prag)?. In: XVI Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de la América Latina (ALFAL), 2011, Alcalá de Henares. XVI Congreso Internacional de la ALFAL - LIbro de Resúmenes. Alcalá de Henares: Servicio de Publicaciones de la Universidad de Alcalá, 2011. v. único. p. 354-354.

3.
LONGCHAMPS, J. R. ; CORREA, L. M. S. . Functional categories in the grammar-pragmatic interface: an account of learning disability and Pragmatic Language Impairment. In: 12th International Congress for the Study of Child Language (IASCL) - Social, genetic and cognitive determinants in the acquisition and development of language, 2011, Montreal. 12th International Congress for the Study of Child Language (IASCL) - Social, genetic and cognitive determinants in the acquisition and development of language - Abstract book. Montreal: Université du Québec à Montréal, 2011. v. único. p. 257-257.

4.
LONGCHAMPS, J. R. ; CORREA, L. M. S. . Inferential processing and the grammar-pragmatics interface: a possible predictor of Pragmatic SLI. In: Generative Approaches to Language Acquisition (GALA 2011), 2011, Thessaloniki. Abstract Book GALA 2011. Thessaloniki, 2011. v. único. p. 120-122.

5.
LONGCHAMPS, J. R. ; CORREA, L. M. S. . Convergence between Linguistic Theory and Relevance Theory in the context of an on-line model of linguistic computation: Hypotheses on the nature of the Pragmatic SLI. In: V Conferência Linguística e Cognição: Mentes em Interação, 2010, Florianópolis. Caderno de Resumos da V Conferência Linguística e Cognição: Mentes em Interação. Florianópolis, 2010. v. único. p. 67-70.

6.
LONGCHAMPS, J. R. . O modo verbal na aquisição do português brasileiro e a distinção realis/irrealis. In: XV Congresso da ASSEL - Linguagens em diálogo: pesquisa e ensino na área de Letras, 2009, Rio de Janeiro. Caderno de resumos do XV Congresso da ASSEL. Rio de Janeiro, 2009. p. 277-278.

7.
LONGCHAMPS, J. R. ; CORREA, L. M. S. . Root infinitives, infinitival complements and subjunctive morphology: the expression of irrealis meaning in the acquisition of Brazilian Portuguese. In: Generative Approaches to Language Acquisition (GALA 2009), 2009, Lisboa. Generative Approaches to Language Acquisition (GALA 2009): Abstract Book, 2009. v. único. p. 46-47.

8.
GOMES, N. S. ; LONGCHAMPS, J. R. ; PEREIRA, S. A. A. S. M. . Influências da Tecnologia Digital Sobre a Língua e o Texto: Um Olhar Preliminar. In: X Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2006, Rio de Janeiro. X Congresso Nacional de Linguística e Filologia - Livro de Resumos, 2006. v. X. p. 79-79.

Apresentações de Trabalho
1.
LONGCHAMPS, J. R. ; CORREA, L. M. S. . Crianças com dificuldades na interface gramática-pragmática: evidências de um DEL-Prag?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LONGCHAMPS, J. R. ; CORREA, L. M. S. . DEL-Prag: um déficit seletivo da interface gramática-pragmática?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LONGCHAMPS, J. R. ; CORREA, L. M. S. . Relevance and number marking: processing at the grammar-pragmatics interface, learning disability and Pragmatic SLI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LONGCHAMPS, J. R. ; CORREA, L. M. S. . Relevância e marcação de número: processamento na interface gramática-pragmática, dificuldade de aprendizagem e Déficit Específico da Linguagem de ordem Pragmática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LONGCHAMPS, J. R. ; CORREA, L. M. S. . Definitude, déficit pragmático e a interface gramática-pragmática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
LONGCHAMPS, J. R. ; CORREA, L. M. S. . A codificação de informação na interface sintaxe-pragmática por crianças com dificuldade de aprendizagem: Déficit Específico da Linguagem de Ordem Pragmática (DEL-Prag)?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
LONGCHAMPS, J. R. ; CORREA, L. M. S. . Functional categories in the grammar-pragmatic interface: an account of learning disability and Pragmatic Language Impairment. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
LONGCHAMPS, J. R. ; CORREA, L. M. S. . Inferential processing and the grammar-pragmatics interface: a possible predictor of Pragmatic SLI. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
LONGCHAMPS, J. R. ; CORREA, L. M. S. . Explorando a interface sintaxe-pragmática na caracterização do DEL-Prag. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LONGCHAMPS, J. R. ; CORREA, L. M. S. . The comprehension of realis and irrealis moods by Brazilian Portuguese (BP) speaking children. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
LONGCHAMPS, J. R. ; CORREA, L. M. S. . A percepção e a expressão das distinções de modo por crianças na aquisição do português brasileiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
LONGCHAMPS, J. R. ; CORREA, L. M. S. . Root infinitives, infinitival complements and subjunctive morphology: the expression of irrealis meaning in the acquisition of Brazilian Portuguese. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
LONGCHAMPS, J. R. . A aquisição do modo verbal no português brasileiro (PB). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
LONGCHAMPS, J. R. . O modo verbal na aquisição do português brasileiro: evidências naturalistas e experimentais da percepção, expressão e compreensão da distinção realis/irrelis. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
GOMES, N. S. ; LONGCHAMPS, J. R. ; PEREIRA, S. A. A. S. M. . Influências da Tecnologia Digital Sobre a Língua e o Texto: Um Olhar Preliminar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
LONGCHAMPS, J. R. ; CORREA, L. M. S. . Relevance, definiteness and number marking: processing at the grammar-pragmatics interface, learning disability and pragmatic SLI (Artigo aceito para publicação em e-book referente ao Seminário Internacional sobre Teoria da Relevância (ISBN ainda não disponível)) 2014 (Artigo).

2.
LONGCHAMPS, J. R. ; CORREA, L. M. S. . Relevância e marcação de número: processamento na interface gramática-pragmática, dificuldade de aprendizagem e déficit específico da linguagem de ordem pragmática (Artigo aceito para publicação em e-book referente ao IX ENAL / III EIAL - Encontro Inter/Nacional de Aquisição da Linguagem (ISBN ainda não disponível)) 2013 (Artigo).

3.
LONGCHAMPS, J. R. . A aquisição do modo verbal no Português Brasileiro (PB). Rio de Janeiro 2010 (Artigo).


Demais tipos de produção técnica
1.
FORSTER, R. ; LONGCHAMPS, J. R. ; FRIZZO, L. . O estudo de Letras e o funcionamento da mente. 2014. (Apresentação em evento educativo).

2.
BAGETTI, T. ; VILLARINHO, C. N. G. ; LONGCHAMPS, J. R. ; FORSTER, R. . O estudo de Letras e o funcionamento da mente. Algumas perguntas que alunos de Letras podem vir a responder: Bebês que ainda não falam nos permitem entender a aquisição da linguagem? O que eu sei que o outro não sabe? Como sei o que você quer que eu ache que é relevante no que fala? O que os olhos nos dizem mais do que palavras e ações na compreensão da linguagem?. 2012. (Apresentação em evento educativo).

3.
BAGETTI, T. ; VILLARINHO, C. N. G. ; LONGCHAMPS, J. R. ; FORSTER, R. . O estudo de Letras e o funcionamento da mente. Algumas perguntas que alunos de Letras podem vir a responder: Bebês que ainda não falam nos permitem entender a aquisição da linguagem? O que eu sei que o outro não sabe? Como sei o que você quer que eu ache que é relevante no que fala? O que os olhos nos dizem mais do que palavras e ações na compreensão da linguagem?. 2011. (Apresentação em evento educativo).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVII Congresso Internacional da ALFAL. Crianças com dificuldades na interface gramática-pragmática: evidências de um DEL-Prag?. 2014. (Congresso).

2.
FESP 2014 - Formal and experimental semantics and pragmaticss I.DEL-Prag: um déficit seletivo da interface gramática-pragmática?. 2014. (Encontro).

3.
Seminário Internacional sobre Teoria da Relevância (PUC-RS) (incluindo o curso A review of relevance theory and cyberpragmatics, ministrado pelo Professor Francisco Yus (Universidade de Alicante)).Relevance and number marking: processing at the grammar-pragmatics interface, learning disability and Pragmatic SLI. 2013. (Seminário).

4.
II Ciclo de Debates em Linguagem da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).A Interface Gramática-Pragmática e a Especificidade do DEL (Déficit Específico da Linguagem). 2013. (Encontro).

5.
IX ENAL / III EIAL Encontro Inter/Nacional de Aquisição da Linguagem.Relevância e marcação de número: processamento na interface gramática-pragmática, dificuldade de aprendizagem e déficit específico da linguagem de ordem pragmática. 2013. (Encontro).

6.
Semana de Letras da Universidade Estácio de Sá (UNESA).Relevância e marcação de número: processamento na interface gramática-pragmática, dificuldade de aprendizagem e Déficit Específico da Linguagem de ordem Pragmática. 2013. (Outra).

7.
XXVII ENANPOLL.Definitude, déficit pragmático e a interface gramática-pragmática. 2012. (Encontro).

8.
PUC por um dia 2012.O estudo de Letras e o funcionamento da mente. Algumas perguntas que alunos de Letras podem vir a responder. 2012. (Outra).

9.
12th International Congress for the Study of Child Language (IASCL) - Social, genetic and cognitive determinants in the acquisition and development of language. Functional categories in the grammar-pragmatic interface: an account of learning disability and Pragmatic Language Impairment. 2011. (Congresso).

10.
Generative Approaches to Language Acquisition (GALA 2011). Inferential processing and the grammar-pragmatics interface: a possible predictor of Pragmatic SLI. 2011. (Congresso).

11.
XVI Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de la América Latina (ALFAL). A codificação de informação na interface sintaxe-pragmática por crianças com dificuldade de aprendizagem: déficit específico da linguagem de ordem pragmática (DEL-Prag)?. 2011. (Congresso).

12.
Seminários do Grupo de Pesquisa em Processamento e Aquisição da Linguagem (GPPAL).A codificação e a percepção de informação na interface sintaxe-pragmática por crianças com dificuldade de aprendizagem: Déficit Específico da Linguagem de Ordem Pragmática?. 2011. (Seminário).

13.
Seminários do Grupo de Pesquisa em Processamento e Aquisição da Linguagem (GPPAL).Relato do 12th International Congress for the Study of Child Language - Social, genetic and cognitive determinants in the acquisition and development of language (IASCL 2011). 2011. (Seminário).

14.
VIII ENAL / II EIAL - Encontro Inter/Nacional sobre Aquisição da Linguaguagem.Explorando a interface sintaxe-pragmática na caracterização do DEL-Prag. 2011. (Encontro).

15.
PUC por um dia 2011.O estudo de Letras e o funcionamento da mente. Algumas perguntas que alunos de Letras podem vir a responder. 2011. (Outra).

16.
Palestra: "As bases cerebrais da leitura", ministrada na UFRJ pelo Prof. Dr. José Morais (Université Libre de Bruxelles, ULB, Bélgica). 2011. (Outra).

17.
Palestra: "Efeitos cerebrais da aprendizagem da leitura", ministrada na UFRJ pela Prof. Dra. Régine Kolinsky (Université Libre de Bruxelles, ULB, Bélgica). 2011. (Outra).

18.
First International Psycholinguistic Congress of ANPOLL. The comprehension of realis and irrealis moods by Brazilian Portuguese (BP) speaking children. 2010. (Congresso).

19.
Generative Approaches to Language Acquisition (GALA 2009). Root infinitives, infinitival complements and subjunctive morphology: the expression of irrealis meaning in the acquisition of Brazilian Portuguese. 2009. (Congresso).

20.
XV Congresso da ASSEL-Rio. O modo verbal na aquisição do português brasileiro: evidências naturalistas e experimentais da percepção, expressão e compreensão da distinção realis/irrealis. 2009. (Congresso).

21.
VI Congressso Internacional da ABRALIN. A percepção e a expressão das distinções de modo por crianças na aquisição do português brasileiro. 2009. (Congresso).

22.
Seminários do Grupo de Pesquisa em Processamento e Aquisição da Linguagem (GPPAL).Relato do Congresso Generative Approaches to Language Acquisition (GALA 2009). 2009. (Seminário).

23.
Semana de Letras (As Dificuldades de Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa), Universidade Estácio de Sá, Campus Rebouças.Acesso Lexical. 2009. (Outra).

24.
VIII Semana de Letras: A Língua Portuguesa (PUC-Rio).A aquisição do modo verbal no português brasileiro (PB). 2009. (Outra).

25.
Seminários do Grupo de Pesquisa em Processamento e Aquisição da Linguagem (GPPAL).Propriedades de Configuração dos Papéis de Ponto de Vista. 2008. (Seminário).

26.
Seminários do Grupo de Pesquisa em Processamento e Aquisição da Linguagem (GPPAL).A percepção e a expressão das distinções de modo por crianças na aquisição do Português Brasileiro. 2008. (Seminário).

27.
Introdução aos Estudos Lingüísticos na Universidade Estácio de Sá, Campus Jacarepaguá.O Estruturalismo de Saussure X O Gerativismo de Chomsky. 2008. (Oficina).

28.
Introdução aos Estudos Lingüísticos na Universidade Estácio de Sá, Campus Jacarepaguá.As Escolas Lingüísticas. 2008. (Oficina).

29.
IV ISBRA - 2008 IBRO School of Neuroscience in Brazil (incluindo o ciclo de palestras sobre Neurociência da Linguagem ministrado pelo Professor David Poeppel, University of Maryland). 2008. (Encontro).

30.
IX ECEL - Encontro de Ciência Empírica em Letras. 2008. (Encontro).

31.
I Jornada de Letras da Universidade Estácio de Sá, Campus Jacarepaguá.Mas, afinal, o que é Psicolingüística?. 2008. (Outra).

32.
IV JEL - Jornadas de Estudos da Linguagem. 2008. (Outra).

33.
XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (TIL 2007 - V Workshop em Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana). 2007. (Congresso).

34.
I Simpósio de Estudos do Discurso do Rio de Janeiro (I SED-Rio). 2007. (Simpósio).

35.
I Simpósio de Estudos Lexicais do Rio de Janeiro (I SEL-Rio). 2007. (Simpósio).

36.
I Encontro Internacional do GT de Sociolingüística da ANPOLL. 2007. (Encontro).

37.
Encontro Intermediário do GT de Psicolingüística da ANPOLL. 2007. (Encontro).

38.
I Semana de Letras da Universidade Estácio de Sá, Campus Jacarepaguá.O Conceito de Palavra e Suas Dificuldades. 2007. (Outra).

39.
III Instituto de Inverno em Língua e Cognição: Interação entre língua e demais sistemas cognitivos (incluindo o Ciclo de Palestras sobre Teoria da Mente ministrado pelos Professores Jill de Villiers e Peter de Villiers, Smith College). 2007. (Outra).

40.
II Semana de Letras da Universidade Estácio de Sá, Campus Jacarepaguá.Problemas de Linguagem como Manifestações Secundárias e o Déficit Especificamente Lingüístico. 2007. (Outra).

41.
X Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Influências da Tecnologia Digital Sobre a Língua e o Texto: Um Olhar Preliminar. 2006. (Congresso).

42.
II Semana de Letras da Universidade Estácio de Sá, Campus Recreio.Língua e Texto na Era da Internet. 2006. (Outra).

43.
Círculo de Palestras da Universidade Estácio de Sá, Campus Jacarepaguá.Língua e Texto na Era da Internet. 2005. (Outra).



Outras informações relevantes


Participante do Grupo de Pesquisa em Processamento e Aquisição da Linguagem (GPPAL / LAPAL, PUC-Rio); membro colaborador do Grupo de Trabalho (GT) de Psicolingüística da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL); sócia colaboradora da Associação Brasileira de Lingüística (ABRALIN); indicação, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC-Rio, da Dissertação de Mestrado "O Modo Verbal na Aquisição do Português Brasileiro: Evidências Naturalistas e Experimentais da Percepção, Expressão e Compreensão da Distinção Realis/Irrealis" ao Prêmio ANPOLL 2010 e à Medalha Comemorativa dos 30 anos FAPERJ



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