Adriano de Almeida Gadbem

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2159883112405210
  • Última atualização do currículo em 08/12/2010


Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2010). Pesquisador da Universidade Metodista de São Paulo. Professor de graduação e pós-graduação em Publicidade e Propaganda e Marketing na Universidade do Vale do Sapucaí. Professor dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS/MG). Diretor da A/Zagga Comunicação. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, marketing, interatividade, marketing experimental e e-promotion. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adriano de Almeida Gadbem
Nome em citações bibliográficas
GADBEM, Adriano de Almeida.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário do Sul de Minas.
Avenida Coronel José Alves, 256
Vila Pinto
37010-540 - Varginha, MG - Brasil
Telefone: (035) 32195000
URL da Homepage: www.unis.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Mestrado em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: A atuação da promoção de vendas em meios interativos,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Daniel Galindo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: Comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda / Especialidade: Marketing Digital.
Setores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação.
1999 - 2002
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: Sminorff Ice: Um caso de sucesso.
Orientador: José Luiz.




Formação Complementar


2001 - 2001
Endomarketing.
Centro Universitário Senac.
2000 - 2000
WebDesing.
Centro Universitário Senac.


Atuação Profissional



Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Centro Universitário do Sul de Minas, UNIS/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor Efetivo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

04/2010 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Comparada
Produção Digital
02/2010 - Atual
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Jornalismo
Jornalismo Especializado

Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

04/2010 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Direção de Arte
02/2010 - 12/2010
Ensino, Publicidade e Práticas Mercadológicas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa de Mercado
Criação Publicitária
Comunicação no Ponto de Venda

Universidade Vale do Rio Verde, UNINCOR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assesor de Comunicação e Professor, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2010 - 07/2010
Ensino, Marketing, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa de Mercado
Comunicação no Ponto de Venda
12/2004 - 12/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão.

Linhas de pesquisa
Pesquisa em e-promotion
06/2004 - 12/2007
Direção e administração, Reitoria, Assessoria de Comunicação.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
06/2004 - 12/2007
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração em Publicidade
Políticas e Legislação em Comunicação
Projeto Experimental
Promoção de Vendas e Merchandising
Técnicas de Pesquisa de Opinião Pública
01/2006 - 12/2006
Extensão universitária , Reitoria, Pró-reitoria de Graduação e Assuntos Acadêmicos.

Atividade de extensão realizada
POPCOM - Pesquisa de Opinião Pública de Três Corações.
01/2006 - 12/2006
Extensão universitária , Reitoria, Pró-reitoria de Graduação e Assuntos Acadêmicos.

Atividade de extensão realizada
Projeto Experimental de Publicidade e Propaganda Clientes reais do mercado de Três Corações.
02/2006 - 06/2006
Extensão universitária , Reitoria, Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão.

Atividade de extensão realizada
Estudo sobre o comércio de São Gonçalo do Sapucaí.
01/2005 - 12/2005
Extensão universitária , Reitoria, Pró-reitoria de Graduação e Assuntos Acadêmicos.

Atividade de extensão realizada
POPCOM TC - Pesquisa de Opinião Pública do Comércio Tricordiano.


Linhas de pesquisa


1.
Pesquisa em e-promotion

Objetivo: Averiguar como as novas tecnologias da comunicação, especialmente a internet, estão modificando a forma de fazer promoção de vendas..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda / Especialidade: Marketing Digital.
Palavras-chave: e-promotion.


Projetos de pesquisa


2008 - 2010
A atuação da promoção de vendas em meios interativos
Descrição: A proposta de pesquisa se baseia no tema comunicação integrada de marketing pela abordagem da atuação da competência comunicacional, promoção de vendas, na internet e do surgimento do e-promotion, como extensão da mensagem do ponto-de-venda. O objetivo é verificar como estas novas tecnologias de comunicação, especificamente a internet, estão modificando a forma de fazer promoção de vendas. A metodologia a ser aplicada no projeto consiste em uma pesquisa exploratória de empresas que utilizam as promoções offline e o e-promotion como ferramenta comunicacional, avaliando como as variáveis promocionais atuam em empresas concorrentes e de diferentes segmentos de atuação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2007 - 2007
POPCOM 2007 - Pesquisa de Opinião Pública do Comércio Tricordiano 2007
Descrição: Projeto consiste na pesquisa de 320 estabelecimentos comerciais da cidade de Três Corações quanto à aspectos como variedade, atendimento, preço, localização e higiene..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (27) .
Integrantes: Adriano de Almeida Gadbem - Coordenador.Financiador(es): Universidade Vale do Rio Verde - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 1
2006 - 2006
POPCOM 2006 - Pesquisa de Opinião Pública do Comércio Tricordiano 2006
Descrição: Projeto consiste na pesquisa de 250 estabelecimentos comerciais da cidade de Três Corações quanto à aspectos como variedade, atendimento, preço, localização e higiene..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) .
Integrantes: Adriano de Almeida Gadbem - Coordenador.Financiador(es): Universidade Vale do Rio Verde - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 1
2005 - 2005
POPCOM 2005 - Pesquisa de Opinião Pública do Comércio Tricordiano 2005
Descrição: Projeto consiste na pesquisa de 250 estabelecimentos comerciais da cidade de Três Corações quanto à aspectos como variedade, atendimento, preço, localização e higiene..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (26) .
Integrantes: Adriano de Almeida Gadbem - Coordenador.Financiador(es): Universidade Vale do Rio Verde - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 1


Membro de corpo editorial


2007 - 2007
Periódico: Unincor em Pauta


Revisor de periódico


2007 - 2007
Periódico: Unincor em Pauta


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Promoção de Vendas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2008
Agradecimento à pesquisa e desenvolvimento, Associação Comercial e Industrial de Três Corações.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
GALINDO, D. S. ; ALVES, V. H. L. ; GADBEM, Adriano de Almeida. . Comunicação Mercadológica - Uma visão multidisciplinar. 1. ed. São Benardo do Campo: Metodista, 2008. v. 1. 255p .

2.
GADBEM, Adriano de Almeida.. FCTE - 40 anos de História em Educação com Qualidade. 1. ed. Três Corações: Excelsior, 2007. v. 1. 80p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GADBEM, Adriano de Almeida.. O desenvolvimento municipal através de uma trabalho de comunicação integrada de marketing. Jornal Três, Três Corações, 01 jun. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GADBEM, Adriano de Almeida.. A atuação da promoção de vendas em meios digitais. In: Intercom 2009, 2009, Curitiba. A atuação da promoção de vendas em meios digitais, 2009.

2.
GADBEM, Adriano de Almeida.. O crescimento das compras on-line pelos consumidores da Classe C. In: Associación Latinoamericana de investigadores de la Comunicación, 2008, Cidade do México. Medio de Comunicación, estado Y Sociedad en América Latina, 2008. v. IX.

Apresentações de Trabalho
1.
GADBEM, Adriano de Almeida.. Rexona Men V8: experiências abrindo portas ao relacionamento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
GADBEM, Adriano de Almeida.. A utilização dos recursos interativos no relacionamento com o consumidor. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GADBEM, Adriano de Almeida.. Marketing Experimental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GADBEM, Adriano de Almeida.. O crescimento das compras on-line pelos consumidores da Classe C. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
GADBEM, Adriano de Almeida.. Pesquisa de Opinião Pública. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GADBEM, Adriano de Almeida.. Pesquisa de Opinião Pública. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
GADBEM, Adriano de Almeida.; GALINDO, D. S. . A atuação da promoção de vendas em meios interativos. 2010. (Relatório de pesquisa).

2.
GADBEM, Adriano de Almeida.. Publicidade e Mercado. 2009. (Palestra).

3.
GADBEM, Adriano de Almeida.. Marketing Experimental. 2008. (Palestra).

4.
GADBEM, Adriano de Almeida.. Treinamento de Comunicação Interna e Motivação. 2006. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GADBEM, Adriano de Almeida.; Nicolau. Participação em banca de Luis Fernando Reis e Jean Ferreira.Projeto Pedalart: Os órfãos de Braz Chediak. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário do Sul de Minas.

2.
GADBEM, Adriano de Almeida.; Nicolau. Participação em banca de Ana Gabriela Oliveira Abreu.Jornalismo Literário e suas técnicas para contar a história de uma cidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário do Sul de Minas.

3.
GADBEM, Adriano de Almeida.; Nicolau. Participação em banca de Paulo Ribeiro Silva Fernandes.A eficiência da comunicação sindical. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário do Sul de Minas.

4.
GADBEM, Adriano de Almeida.; Nicolau. Participação em banca de Juliano José Rodrigues.informação política nos jornais do interior: uma análise de conteúdos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário do Sul de Minas.

5.
GADBEM, Adriano de Almeida.; Nicolau. Participação em banca de Luana Lara Rodrigues.A influência do boletim informativo sobre as atividades do deputado estadual na decisão do voto. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário do Sul de Minas.

6.
GADBEM, Adriano de Almeida.. Participação em banca de Evelina Albergaria.Leite Mineiro Novo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Vale do Rio Verde.

7.
GADBEM, Adriano de Almeida.. Participação em banca de Marcelo Alves Junqueira.Empresa São Marcos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Vale do Rio Verde.

8.
GADBEM, Adriano de Almeida.. Participação em banca de JONATHAN ULISSES FELIPE TORRES.Maqpel. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Vale do Rio Verde.

9.
GADBEM, Adriano de Almeida.. Participação em banca de Cristina Mendonça Rezende.Supermercados Fredezan. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Vale do Rio Verde.

10.
GADBEM, Adriano de Almeida.. Participação em banca de Camila Figueiredo, Danielle Costa e Suelen de Santa.Amor e Flor Floricultura. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Vale do Rio Verde.

11.
GADBEM, Adriano de Almeida.. Participação em banca de Sérgio Vaconcellos Vallim.Associação Comercial e Industrial de Três Corações. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Vale do Rio Verde.

12.
GADBEM, Adriano de Almeida.. Participação em banca de Christianne Rodrigues Calixto.Escovas Paint Brush. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Vale do Rio Verde.

13.
GADBEM, Adriano de Almeida.. Participação em banca de Cledson do Sacramento.Agropecuária Rio Verde. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Vale do Rio Verde.

14.
GADBEM, Adriano de Almeida.. Participação em banca de Alexandre Simoni.Hospital São Sebastião. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Vale do Rio Verde.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5º Simpósio Nacional de Letras.O aumento do consumo da Classe C e os reflexos gerados na comunicação de mercado. 2009. (Simpósio).

2.
2ª Conferência Brasileira de Comunicação e Tecnologias Digitais. 2008. (Encontro).

3.
4º Simpósio Nacional de Letras e 1º Simpósio Internacional de Letras.Rexona Men V8 - Marketing Experimental. 2008. (Simpósio).

4.
Associación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación. O crescimento das compras on-line pelso consumidores da Classe C. 2008. (Congresso).

5.
CELACOM 2008, XII Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação.A utilização dos recursos interativos no relacionamento entre empresas e consumidor. 2008. (Seminário).

6.
Congresso da Metodista. 2008. (Congresso).

7.
III Eclesiocom - Colóquio de Comunicação Eclesial. 2008. (Simpósio).

8.
Seminário State of the Art in Digital Ecosystems Research. 2008. (Seminário).

9.
Simpósio Acadêmico em comemoração aos 30 anos de ALAIC. 2008. (Simpósio).

10.
Marketing Meeting Brasil. 2005. (Congresso).

11.
Técnicas de Vendas e Treinamento Mental. 2004. (Encontro).

12.
1º Simpósio Brasileiro de Assistência Domiciliar.A Assistência Domiciliar na estrutura dos Planos de Saúde. 2002. (Simpósio).

13.
Congresso Brasileiro de Publicidade. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GADBEM, Adriano de Almeida.. Festival de Comunicação - Anos 80. 2005. (Festival).

2.
GADBEM, Adriano de Almeida.. Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
BARBOSA, Lidiane Aparecida Nunes; MATRAGRANO, Bruna; MELO, U. Plano de Comunicação Real Palace Hotel: Turismo de Negócios no Vale da Eletrônica. Início: 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Sapucaí. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Juliano José Rodrigues. A informação política nos jornais do interior: uma análise de conteúdos.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário do Sul de Minas. Orientador: Adriano de Almeida Gadbem.

2.
Luana Lara Rodrigues. A influência do boletim informativo sobre as atividades do deputado estadual na decisão do voto. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário do Sul de Minas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Adriano de Almeida Gadbem.

3.
Paulo Ribeiro Silva Fernandes. A eficiência da comunicação sindical. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário do Sul de Minas. Orientador: Adriano de Almeida Gadbem.

4.
Ana Gabriela Oliveira Abreu. Jornalismo Literário e suas técnicas para contar a história de uma cidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário do Sul de Minas. Orientador: Adriano de Almeida Gadbem.

5.
Jean Paulo dos Santos Ferreira, Luis Fernando Reis. Projeto Pedalart: Os órfãos de Braz Chediak. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário do Sul de Minas. Orientador: Adriano de Almeida Gadbem.

6.
Cristina Mendonça Rezende. Supermercados Fredezan. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Vale do Rio Verde. Orientador: Adriano de Almeida Gadbem.

7.
Camila Vasconcellos, Daniele de Barros e Suelen Santa Izabel. Amor e Flor Floricultura. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Vale do Rio Verde. Orientador: Adriano de Almeida Gadbem.

8.
Aliceanne Gianini, Sérgio Vaconcellos, Felipe Silvério,. Associação Comercial e Industrial de Três Corações. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Vale do Rio Verde. Orientador: Adriano de Almeida Gadbem.

9.
Rebeca Daiana, João Otávio, Christianne Calixto. Escovas Paint Brush. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Vale do Rio Verde. Orientador: Adriano de Almeida Gadbem.

10.
Rafaela Fernandes, Cledson do Sacramento, Pepe Galegos. Agropecuária Rio Verde. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Vale do Rio Verde. Orientador: Adriano de Almeida Gadbem.

11.
Felipe Bogarim, Alexandre Barbosa, Ehimo Júnior. Hospital São Sebastião. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Vale do Rio Verde. Orientador: Adriano de Almeida Gadbem.



Outras informações relevantes


Experiência na área de Assessoria de Comunicação e em Comunicação Interna. Foi responsável pela comunicação organizacional da Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações. Organização de planejamentos estratégicos e eventos internos, eventos externos e cerimoniais, recepção de autoridades e produção de peças publicitárias internas. Organização e planejamento de Campanhas Eleitorais

Responsável pela Promoção de Vendas de empresas com destaque em Ponto de venda (PDV). Marketing em empresas de diversos segmentos de mercado. Organização de eventos musicais e shows. Experiência com Pesquisa de mercado em universos de mais de 80 mil habitantes. Preparado para grandes mudanças mercadológicas, facilidade em assimilar novas tendências de mercado e tecnologias.

Responsável pela prospecção de novos clientes e pelo desenvolvimento de produtos, lançamento no mercado, divulgação jornalística e planejamento de marketing para empresas de venda de aparelhos médicos e de hardwares e softwares.

Professor de 10 disciplinas na Universidade Vale do Rio Verde. Universidade com 6 campi, espalhados no Estado de Minas Gerais.

Experiência e apresentações comerciais, técnicas e operacionais em negociações em diversos níveis com foco nos resultados finais.

Habilidade no relacionamento e comunicação interpessoal focado no tripé mercado-consumidor-consumo

Desenvolvimento de contratos comerciais, bem como o atendimento de Pós Venda, medindo sempre a satisfação do cliente.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 19:31:43