Alessandro Peixoto de Lima

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  • Última atualização do currículo em 12/07/2018


Doutorado em andamento em Design pela UFRGS (2016), Mestre em Design Virtual pela UFRGS (2015), Especialista em MBA Comunicação Estratégica e Branding pela Universidade Feevale (2011) e Graduado em Design Gráfico pela Universidade Uniritter Laureate (2010). Atua há mais de 15 anos na indústria de Computação Gráfica (CG), sendo 12 somente na indústria de Jogos Digitais com participação em mais de 30 projetos de jogos nacionais e internacionais publicados por empresas como Atari, Apple e Cartoon Network, dedicando suas habilidades ao desenvolvimento arte em jogos digitais. Hoje é docente na Universidade Feevale pelo curso de Jogos Digitais, pesquisador e escritor de livros sobre arte tridimensional. Coordenou em 2016 e 2017, nesta mesma Instituição, diversos cursos de extensão, tais como: Arte para Jogos Digitais com Substance Designer, Introdução à Game Áudio, Testes para Jogos Digitais, Animação de Personagens 3D, Introdução à Unreal Engine e Introdução ao ZBrush. Também é coordenador de projetos de pesquisa em andamento, como o projeto Health Simulator onde coordena a equipe de Front End, composta de bolsistas e alunos voluntários. Também atua como coordenador no projeto Saga Farroupilha: Lanceiros Negros, onde coordenada alunos monitores e voluntários. Também é um dos professores coordenadores no Projeto de Ensino Laboratório de Produção de Jogos Digitais, responsável pela coordenação geral do mesmo e desenvolvimento de projetos de jogos digitais, bem como coordena a página de rede social Facebook do curso de Jogos Digitais. Possui também experiência em participação em projetos interdisciplinares com fomento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alessandro Peixoto de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, Alessandro

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Feevale, Reitoria, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.
ERS-239, 2755
Vila Nova
90619900 - Novo Hamburgo, RS - Brasil
Telefone: (51) 35868800
URL da Homepage: www.feevale.br


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Design.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: DESIGN THINKING E GAMES: uma abordagem de desenvolvimento de equipes universitárias de alto desempenho para a produção de jogos digitais,
Orientador: Maurício Moreira e Silva Bernardes.
Palavras-chave: Design Digital; games; jogos digitais; Design Thinking; alto desempenho; alta performance.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: DESIGN / Especialidade: Jogos Digitais.
2013 - 2015
Mestrado em Design.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Design e Métodos Ágeis Aplicados a Produção de Modelos Tridimensionais para Jogos Digitais,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: José Luis Farinatti Aymone.
Palavras-chave: Design Digital; Métodos Ágeis; jogos digitais; Desenvolvimento de Modelos 3D.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: DESIGN / Especialidade: Jogos Digitais.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: ANIMAÇÃO.
2011 - 2011
Especialização em Comunicación Estratégica y Branding. (Carga Horária: 360h).
Universidad Mayor - Campus Américo Vespucio, UMayor, Chile.
Título: Advergames como Forma de Engajamento do Público pela Marca: Estudo das Métricas.
Orientador: Sandra Montardo(Orientadora) Cíntia Carvalho(Co-orientadora).
2011 - 2011
Especialização em MBA em Comunicação Estratégica e Branding. (Carga Horária: 360h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
Título: Advergames como Forma de Engajamento do Público pela Marca: Estudo das Métricas.
Orientador: Sandra Montardo(Orientadora) Cíntia Carvalho(Co-orientadora).
2006 - 2010
Graduação em Design Gráfico.
Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
Título: Projeto de Personagens Tridimensionais e Virtuais: Validação e Adaptação de Metodologias.
Orientador: Heli Meurer.
1998 - 1999
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Administração.
Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, IEEGJ, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Desenvolva a marca do seu canal.
Google Inc., Google, Estados Unidos.
2016 - 2016
Extensão universitária em Introdução à Unreal Engine. (Carga horária: 20h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Animação de Personagens 3D. (Carga horária: 20h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Capacitação para Submissão de Projetos Orientados para a Inovação na Econom. (Carga horária: 8h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Arte para Jogos Digitais com Substance Designer. (Carga horária: 14h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Design Thinking Experience para Professores. (Carga horária: 6h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Pensamento Enxuto: o que é Lean Thinking. (Carga horária: 8h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2015 - 2015
Mecânica de Motos com Injeção Eletrônica. (Carga horária: 90h).
Cursos MetA, META, Brasil.
2014 - 2014
O Ensino Eficaz - Métodos e Técnicas. (Carga horária: 3h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2014 - 2014
Metodologias de Ensino. (Carga horária: 6h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2013 - 2013
Formação Pedagógica para Todos os Docentes. (Carga horária: 3h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2012 - 2012
A Escrita Acadêmica no Ensino Superior. (Carga horária: 3h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Animação de Persongem 3D. (Carga horária: 28h).
Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Pintura Digital. (Carga horária: 16h).
Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
2004 - 2007
Inglês. (Carga horária: 250h).
Star English, SE, Brasil.
2004 - 2006
Desenho Artístico. (Carga horária: 192h).
Oficina de Arte Renato Santos, OARS, Brasil.
2003 - 2003
Lógica Programação, Access, Delphi e Visual Basic. (Carga horária: 120h).
Elite - Escola de Informática, EEI, Brasil.
2003 - 2003
Fast Track to Flash MX. (Carga horária: 20h).
Alfamídia Prow, AP, Brasil.
2003 - 2003
HTML - Desenvolvimento de Home Page. (Carga horária: 30h).
SENACRS, SNRS, Brasil.
2003 - 2003
Java Script para Web. (Carga horária: 45h).
SENACRS, SNRS, Brasil.
2003 - 2003
ASP - Active Server Paces. (Carga horária: 60h).
SENACRS, SNRS, Brasil.
2002 - 2003
Web Page. (Carga horária: 160h).
Data Control Treinamento em Informática, DT, Brasil.
2002 - 2002
Leitura Dinâmica e Memorização. (Carga horária: 20h).
SENACRS, SNRS, Brasil.
2002 - 2002
Lógica de Programação. (Carga horária: 60h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2002 - 2002
3dstudio max 4. (Carga horária: 60h).
SENACRS, SNRS, Brasil.
2002 - 2002
Qualidade no Atendimento e Análise de Crédito. (Carga horária: 7h).
Portocred Promotora de Vendas e Serviços LTDA, PORTOCRED, Brasil.
2000 - 2000
Atendimento Excelente. (Carga horária: 12h).
ADVB, ADVB, Brasil.
1999 - 1999
Treinamento para Estagiários. (Carga horária: 3h).
Caixa Econômica Federal, CEF, Brasil.
1998 - 1998
Internet - Correio Eletrônico. (Carga horária: 8h).
Easy Computer School, EASY, Brasil.
1998 - 1998
IPD, Windows 95, Word 7.0 e Excel 7.0. (Carga horária: 70h).
Easy Computer School, EASY, Brasil.
1997 - 1997
Oficina de Estudos Sociais. (Carga horária: 8h).
Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, IEEGJ, Brasil.
1997 - 1997
Recreação Infantil. (Carga horária: 20h).
12ª Delegacia de Educação, DE, Brasil.
1996 - 1996
MS-DOS 6.22, Windows 3.11 e Word. (Carga horária: 60h).
Bytes & CIA - Treinamento em Informática, BYTES, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Coordenador de Cursos de Extensão, Carga horária: 0
Outras informações
Coordenador dos cursos de extensão em Jogos Digitais (total de 98 horas em 2016): Arte para Jogos Digitais com Substance Designer - 14 horas. Introdução à Game Áudio - 16 horas. Testes em Jogos Digitais - 14 horas. Animação de Personagens 3D - 20 horas. Introdução à Unreal Engine - 20 horas Introdução ao ZBrush para Games - 14 horas.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Rede Social, Carga horária: 0
Outras informações
Atuo com a coordenação da página de Facebook do curso de Jogos Digitais da Feevale. Nesta página é publicado conteúdos sobre o curso, novidades, matérias, entrevistas, cobertura de eventos, divulgação de cursos e tudo relacionado a área de jogos digitais e a atuação da Universidade Feevale nesta.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Laboratório de Produção de Jogos, Carga horária: 6
Outras informações
Professor/coordenador de Laboratório de Produção de Jogos Digitais, local onde se desenvolvem projetos de jogos do curso de Jogos Digitais da Feevale e outras atividades relacionadas ao curso. É responsável pela coordenação geral do mesmo, bem como atividades administrativas, atividades de promoção de cursos, eventos, torneios e gestão de redes sociais do curso de Jogos Digitais.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projetos, Carga horária: 0
Outras informações
É coordenador de projetos de pesquisa dentro da Universidade Feevale, tais como: Health Simulator - neste projeto atuo como coordenador da equipe de alunos responsáveis pelo Front End, a qual se define sendo a produção de arte e design do aplicativo de jogo digital. Saga Farroupilha: Lanceiros Negros - neste projeto atuo como coordenador geral de desenvolvimento do jogo, onde alunos atuam na arte e programação do mesmo.

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Graduação em Jogos Digitais, Carga horária: 18
Outras informações
Professor da Graduação em Jogos Digitais, ministrando nas disciplinas de 3D Fundamental, Modelagem e Animação de Personagens, 3D Avançado, Tópicos Avançados em Games e Projeto 7 (Projeto de Graduação de Curso). Professor/coordenador no Projeto de Ensino Laboratório de Produção de Jogos Digitais.

Atividades

10/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.

04/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas.


Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10
Outras informações
Atuo como docente no curso de Graduação Tecnológica em Design de Games, nas disciplinas de Computação Gráfica e Design, Modelagem de Personagens 3D e Modelagem de Cenários 3D.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Aluno e Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 10
Outras informações
Bolsista principal pelo Projeto Viajando - Metodologia para o Desenvolvimento de um Filme de Desenho Animado ? Análise de Casos, a qual desenvolvia atividades de pesquisa prática e desenvolvimento de artigos e apresentações sobre o mesmo, bem como execução prática de animação assistida por computador.


Editora Ciencia Moderna, CIENCIA MODERNA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Escritor, Enquadramento Funcional: Escritor
Outras informações
Escritor de livros que falam sobre Computação Gráfica e Design, com foco nas questões projetuais e de uso de tecnologias que permitam o uso de softwares para desenvolvimento de projetos tridimensionais e digitais com ênfase em Design.


Aquiris Game Estudio, AQUIRIS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Designer 3D, Carga horária: 40
Outras informações
Estúdio de Jogos Digitais com especialização em jogos do tipo Advergames, Web e dispositivos portáteis voltados a Publicidade e Propaganda. Responsável pela área de projeto e desenvolvimento de personagens, desde a arte conceitual, modelagem, texturização, rigging e skinning. Atuo também na produção de Assets ?In Game?. Possi aproximadamente 30 projetos (jogos) desenvolvidos pela Aquiris e mais de 100 projetos de personagens para estes jogos também pela Aquiris Game Studio. Mais informaçõe sobre os jogos da Aquiris, disponível em: www.aquiris.com.br Ou diretamente pelo meu site: www.alessandrolima.com


Criativa Informática Ltda, CRIATIVA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 30
Outras informações
Atuei no Estúdio Southlogic de desenvolvimento de jogos eletrônicos para as plataformas de PC, XBox, XBox 360, PS2, PS3, PSP e Nintendo DS. Fui responsável pela modelagem, layout UV e texturização de assets, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas a Games Next-Generation (Normal Mapping, Occlusion Map e técnicas de extração de mapas em sistemas ?Highpoly to Lowpoly?). Jogos Publicados pela Southlogic Studios Deer Hunter Tournament (2008) - www.deerhuntertournament.com/ Responsável pela concepção, modelagem, texturizacao e extração de Normal Mapping e Occlsuion Map de assets. Flushed Away (2006) - www.flushedaway.com/sluggame/ Responsável na texturização e layout UV de objetos e prédios usados no jogo.


Alfamídia Prow, AP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Instrutor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Instrutor de Computação Gráfica, com ênfase no ensino de ferramentas tridimensionais. Uso e ensino do software Autodesk 3ds max, do básico ao avançado para a construção de modelos 3d utilizados na área da publicidade e arquitetura.


Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolista Voluntário, Enquadramento Funcional: Bolista Vouluntário, Carga horária: 10
Outras informações
Atuei como designer 3d, desenvolvendo modelos e partes de modelos tridimensionais usados em software com agente comunicativo tridimensional.


Centro de Integração Empresa Escola do RS, CIEE - RS, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 25

Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 25


3D Black, 3D BLACK, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Sócio Proprietário, Enquadramento Funcional: Sócio Proprietário, Carga horária: 2
Outras informações
Sócio-proprietário da empresa 3D Balck, empresa que presta serviços em design com computação gráfica para jogos digitais, publicidade e área fílmica.



Linhas de pesquisa


1.
Informática Aplicada em Saúde

Objetivo: Pesquisa, desenvolvimento e validação de ferramentas tecnológicas que apoiem o processo de ensino e aprendizagem na área da saúde. Envolve os diferentes tipos de ferramentas, incluindo simuladores, banco de dados, ferramentas de autoria, imagens digitais da anatomia humana e de exames, sistemas de apoio ao diagnóstico, entre outros.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Palavras-chave: Ensino em Saúde.
2.
Inclusão e Acessibilidade Digital


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Health Simulator - Simulador de Casos Clínicos
Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de um simulador de casos clínicos do tipo paciente virtual denominado Health Simulator. Este simulador será destinado ao uso em todas as áreas da saúde, dependente somente do tipo e estilo de caso clínico criado pelo professor. O processo de desenvolvimento é dividido em duas partes distintas: Back-end e front-end. O back-end consiste na parte administrativa do simulador e no sistema de criação de casos clínicos por parte do professor. O front-end é coordenado por Alessandro Lima e consiste na transformação automática do simulador para o formato de jogo sério para ser utilizado pelos alunos. Neste caso, foi realizado um estudo prévio onde se estruturou o desenvolvimento de personagens que assumirão o papel dos profissionais da saúde e do paciente e dos ambientes onde atendimentos podem ocorrer (consultórios, hospitais, entre outros). O grande diferencial do simulador é a possibilidade de acompanhamento do aluno no decorrer de toda a simulação do caso, o que permite correções de rumo durante o processo de ensino e aprendizagem do caso clínico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Alessandro Peixoto de Lima - Integrante / Marta R. BEz - Coordenador / Paulo Ricardo Barros - Integrante / Eduardo Antunes Gomes da Silva - Integrante / Susana de Senna Catasblancas - Integrante / Thiago Augusto Weizenmann - Integrante / Rubens Muller - Integrante / Guilherme Heckel - Integrante / Gustavo Morche - Integrante / Matheus Vizzotto - Integrante / Camila Gomes - Integrante.
2015 - Atual
Saga Farroupilha - Lanceiros Negros
Descrição: O Projeto Saga Farroupilha busca conhecer o passado de guerra do Rio Grande do Sul, criando através de suas pesquisas, um universo ficcional compatível com o ocorrido durante a Revolução Farroupilha. O projeto ancora sua narrativa no período de 1835 a 1845, momento em que a guerra de fato se instaura no Rio Grande do Sul em virtude do descontentamento comercial, da escravatura, entre outras questões, mas que acabou afetando a vida de todos que ali moravam. A partir do universo ficcional do Projeto Saga Farroupilha, este torna-se um projeto do tipo ?guarda-chuva?, em que diversos produtos podem ser desenvolvidos para diferentes tipos de mídias, tais como: jogos digitais, curta ou longa metragem, histórias em quadrinhos ou web series. Atualmente, três produtos se desenvolvem, sendo que um deles irá utilizar a Unreal Engine. O jogo Lanceiros Negros é um produto de jogo digital 3D elaborado para apresentar a guerra sob a ótica dos negros, conhecidos como Lanceiros Negros. Tal projeto é uma das ações que o Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais propõe aos acadêmicos para cumprir com a lei número 11.645 de 10 de março de 2008, estabelecendo que as diretrizes e bases da educação nacional, devem incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro Brasileira e Indígena. Alessandro Lima atua como coordenador de desenvolvimento deste projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Alessandro Peixoto de Lima - Coordenador / André Such - Integrante / Cícero Moraes - Integrante / Henrique Hefler - Integrante / Matteus Fernandes - Integrante / Nicolas Zaparolli - Integrante / Gabriel Hilgert - Integrante / Victor Shell - Integrante / Henrique Bach - Integrante / Lucca Philippsen Sturmer - Integrante / Melissa Sartor - Integrante / Alice Azevedo - Integrante / Rafael Araújo - Integrante / João Victor Aguiar - Integrante / Marcel Budde - Integrante / Tiago Zenobini de Souza - Integrante.
2014 - Atual
Jogo voltado para educação, utilizando realidade virtual

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Regina de Oliveira Heidrich em 14/06/2016.
Descrição: O processo de inclusão escolar tem sido amplamente discutido em todas as esferas e a utilização de jogos educacionais, voltados para educação inclusiva, poderá ser um forte aliado dos professores e alunos. A utilização de jogos educacionais poderá envolver conceitos e conhecimentos através de práticas de experimentação que não seriam possíveis de outras formas. Assim, as novas propostas de ensino buscam proporcionar cenários de aprendizagem que estimulem o desenvolvimento da autonomia intelectual e isto é possível por meio de processos de aprendizagem que promovem o raciocínio e a resolução de problemas de forma coletiva. O objetivo principal deste projeto é desenvolver um jogo educacional onde crianças com deficiência motora e sem deficiência possam jogar e conhecer a história do RS através de dispositivos de Realidade Virtual (RV)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Alessandro Peixoto de Lima - Integrante / Regina de O. Heidrich - Coordenador / Débora Nice Ferrari - Integrante / Eduardo Fernando Muller - Integrante / Rodrigo Perla Martins - Integrante / Tiago Raguze Flores - Integrante / Thiago Muradas Bulhões - Integrante / André Souza da Silva - Integrante / Clovis Amaral Matzembacker - Integrante / Nicolas Zaparolli - Integrante / Mathias Ody - Integrante / Gabriel Flack - Integrante / Hugo Alberto - Integrante.
2013 - Atual
Construtos Digitais de Transmissão e Gerenciamento de Inteligência para o Desenvolvimento da Indústria Criativa no RS
Descrição: O projeto de pesquisa Construtos Digitais de Transmissão e Gerenciamento de Inteligência para o Desenvolvimento da Indústria Criativa no RS é um projeto que busca desenvolver meios de contribuir para o empreendedorismo criativo. Como objetivo geral do projeto é proposto o de desenvolvimento de um produto inteligente de transmissão e gerenciamento de conhecimentos, para jovens e futuros empresários dos Setores Criativos no Rio Grande do Sul..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alessandro Peixoto de Lima - Coordenador / João Mossmann - Integrante / Thiago Godolphim Mendes - Integrante / Marsal Alves Avila Branco - Integrante.Financiador(es): Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Te Tecnologia - Auxílio financeiro.
2007 - 2008
Viajando - Metodologia para o Desenvolvimento de um Filme de Desenho Animado ? Análise de Casos
Descrição: Projeto de Pesquisa Discente proposto por mim em que foi proposto o desenvolvimento de um filme do tipo curta metragem, assistido por computador. Fui bolsista principal neste Projeto de Pesquisa financiado pelo PROPEX através da Uniritter. Fui responsável por pesquisa de campo, artigos acadêmicos, Storyboard animado, modelagem, texturização e pós-produção em um curta metragem 3D, além da apresentação em eventos. 3D, além de apresentação em eventos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alessandro Peixoto de Lima - Integrante / Carolina Milius - Integrante / André Silveira Marques - Coordenador.Financiador(es): PROPEX - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2005 - 2006
CROMOS LAB
Descrição: Laboratório de pesquisa para simulação de comportamento de agentes virtuais. Atuei como bolsista voluntário na ocasião de andamento deste projeto quando foi aplicado junto a Unisinos entre 2005 a 2006. Minhas principais atribuições eram: Desenvolver modelos 3D que fossem utilizados nas simulações; Modelagem, mapeamento e texturização de superfícies; Entendimento sobre o funcionamento do sistema de simulação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Alessandro Peixoto de Lima - Integrante / Soraia Musse - Coordenador.


Outros Projetos


2015 - Atual
Laboratório de Produção de Jogos Digitais - Projeto de Ensino
Descrição: O Projeto de Ensino denominado de Laboratório de Produção de Jogos Digitais tem como objetivo oportunizar ao aluno uma troca de experiências entre colegas e professores, bem como o aprendizado e a prática de processos presentes no mercado, ao passo que, ao desenvolver seus jogos neste ambiente, esteja envolvido em atividades que promovam sua integração, socialização e capacitação técnica, instrumentalizando assim sua aproximação com profissionais, empresas e comunidade. Alessandro Lima atua como um dos professores coordenadores deste laboratório, encarregado de realizar atividades administrativas relativas a este, organização de cursos, eventos e torneios, bem como a coordenação de projetos de desenvolvimento de jogos digitais..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Alessandro Peixoto de Lima - Integrante / João Mossmann - Coordenador / Eduardo Antunes Gomes da Silva - Integrante / Guilherme Theisen Schneider - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: DESIGN/Especialidade: Jogos Digitais.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design Digital.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: ANIMAÇÃO.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Métodos Ágeis.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Projeto VR: Construção tridimensional e arquitetônica da Praça da Matriz, Feevale (Menção Honrosa na FIC - Feira de Iniciação Científica).
2014
Who Frame Dixie (Categoria Melhor Jogo Estudante), SBGames - Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.
2014
Health Simulator, Feevale (Destaque na FIC - Feira de Iniciação Científica).
2007
Viajando: Metodologia para Desenvolvimento de um Filme de Desenho Animado - Análise de Casos, Uniritter - IX Jornada de Iniciação Científica na III SEPsq - Semana de Estensão, Pesquisa e Pós-Gra.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
STAHNKE, F. R.2015STAHNKE, F. R. ; LIMA, A. P. ; BARROS, P. R. ; BEZ, M. R. . Aprendizagem Baseada em Projetos: o caso Health Simulator. Teknos, v. 1, p. 39-48, 2015; Meio de divulgação: Digital. Homepage: http://revistas-tecnologicocomfenalco.info/index.php/teknos/issue/view/111; Série: 1; ISSN/ISBN: 25392190.

2.
SCHUH, A. R.2013SCHUH, A. R. ; LIMA, Alessandro ; HEIDRICH, R. O. ; MOSSMANN, João ; FLORES, C. ; BEZ, M. R. . Desenvolvimento de Um Simulador Controlado por Interface Cérebro- Computador Não Invasiva para Treinamento na Utilização de Cadeira de Rodas. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1-9, 2013
Palavras-chave: Simulador; Interface Cérebro-Computador; Interface Homem-Computador; Neurociência.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: DESIGN.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: DESIGN / Especialidade: Jogos Digitais. ; Série: 1; ISSN/ISBN: 16791916.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LIMA, Alessandro. Design de Personagens para Games Next-Gen (Volume 2). 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2011. v. 500. 300p .
Palavras-chave: games; jogos digitais.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/PortuguêsHomepage: http://www.alessandrolima.com; ISBN: 9788539900480.
Este livro mostra como é o projeto de desenvolvimento de personagens digitais, voltados aos jogos da nova geracao de consoles disponível no mercado. Dividido em dois volumes, sendo este o segundo contando com os seguintes conteúdos: Modelagem Lowpoly Mapeamento Texturização e Pintura Digital Animação Engines.

2.
LIMA, Alessandro; MEURER, H. . Projeto de Personagens Tridimensionais e Virtuais: Validação e Adaptação de Metodologias. 1. ed. Porto Alegre: Editora Uniritter, 2011. v. 500. 180p .
Palavras-chave: designer; games; jogos digitais; profissão.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: DESIGN / Especialidade: Jogos Digitais.
Setores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: ImpressoHomepage: http://www.uniritter.com.br/editora/; ISBN: 9788560100552.
Este livro, para ser lançado até a feira do livro em 2011 em Porto Alegre, é resultado do trabalho de TCC a qual resultou em uma metodologia acadêmica e prática para a produção de personagens para os jogos digitais. Neste trabalho, forma analisadas diversas metodologias de autores correlatos, como forma de se traçar um perfil metodológico e identificar alguns procedimentos mais adequados para se produzir personagens digiatis. Conta ainda com uma aplicação prática desta nova metodologia..

3.
LIMA, Alessandro. Design de Personagens para Games Next-Gen (Volume 1). 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2011. v. 500. 352p .
Palavras-chave: games; jogos digitais.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: ImpressoHomepage: http://www.alessandrolima.com; ISBN: 9788539900473.
Este livro mostra como é o projeto de desenvolvimento de personagens digitais, voltados aos jogos da nova geracao de consoles disponível no mercado. Dividido em dois volumes, sendo este o primeiro e contando com os seguintes conteúdos: Documentação de Projeto Arte Conceitual Modelagem Layout UV Escultura Digital.

4.
LIMA, Alessandro. ZBrush para Iniciantes. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2010. v. 1000. 548p .
Palavras-chave: escultura digital; zbrush.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: DESIGN / Especialidade: Escultura Digital.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: ImpressoHomepage: http://www.lcm.com.br; ISBN: 9788573938951.
ZBrush para Iniciantes é um livro para aqueles que desejam aprender mais sobre esta maravilhosa ferramenta de escultura digital, a qual tem favorecido a indústria de jogos e de filmes. São abordados assuntos relacionados a interface do programa, bem como seus métodos de trabalho. São apresentadas técnicas de modelagem e escultura digital, bem como textura, pintura digital e integração entre softwares..

5.
LIMA, Alessandro. Desenvolvendo Personagens 3D com 3ds max. 01. ed. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2007. v. 1000. 524p .
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: ImpressoHomepage: http://www.lcm.com.br; ISBN: 9788573935578.
Para acessar diretamente as informações constantes no livro, pelo site da Editora Ciência moderna, pode-se acessar por: http://www.lcm.com.br/catalogogeral.asp?nivel=3&titulo=Desenvolvendo+Personagens+em+3D+com+3Ds+MAX Ou pelo meu prórpio site: www.alessandrolima.com.

Capítulos de livros publicados
1.
BEZ, M. R. ; BARROS, P. R. ; LIMA, A. P. ; STAHNKE, F. R. . Health Simulator. In: Cristiano Max Pereira Pinheiro, Maurício Barth. (Org.). Indústrias Criativas. 1ed.Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2016, v. 1, p. 60-65.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.feevale.br/cultura/editora-feevale/industrias-criativas; Série: 1; Número da revisão: 1; ISBN: 9788577171958.

2.
LIMA, Alessandro; HECKEL, G. L. ; MORCHE, Gustavo. ; BEZ, M. R. ; BARILLI, F. . Health Life Simulator: Produção de Cenários. In: Denise Ries Russo. (Org.). Livro de Destaques: Feira de Iniciação Científica 2014, Ciência, Tecnologia e Inovação. 1ed.Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2015, v. 696, p. 321-346.
Palavras-chave: Design; Métodos Ágeis; Health.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.feevale.br/cultura/editora-feevale/livro-de-destaques---feira-de-iniciacao-cientifica-2014; Série: 1; Número da revisão: 1; ISBN: 9788577171866.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CATASBLANCAS, S. S. ; RAMOS, F. D. ; LIMA, A. P. ; RAGUZE, T. ; JUNIOR, C. . A participação de mulheres no universo dos Esportes Eletrônicos. In: Gamepad - Seminário de Games e Tecnologia, 2017, Novo Hamburgo, RS. Anais do Gamepad - Seminário de Games e Tecnologia. Novo Hamburgo, RS: Editora Feevale, 2017. v. 1. p. 18-38.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.feevale.br/hotsites/gamepad/edicoes-anteriores/2017; Série: 1; ISSN/ISBN: 2236-7497.

2.
MULLER, G. ; LIMA, A. P. ; RAGUZE, T. ; JUNIOR, C. . E-Sports na Universidade: um estudo de caso. In: Gamepad - Seminário de Games e Tecnologia, 2017, Novo Hamburgo, RS. Anais do Gamepad - Seminário de Games e Tecnologia. Novo Hamburgo, RS: Editora Feevale, 2017. v. 1. p. 103-120.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Homepage: http://www.feevale.br/hotsites/gamepad/edicoes-anteriores/2017; Série: 1; ISSN/ISBN: 2236-7497.

3.
SILVA, E. A. G. ; CATASBLANCAS, S. S. ; MULLER, R. ; LIMA, A. P. ; BARROS, P. R. ; BEZ, M. R. . Health Simulator: a produção do front End. In: Gamepad - Seminário de Games e Tecnologia, 2016, Novo Hamburgo, RS. Anais do Gamepad - Seminário de Games e Tecnologia. Novo Hamburgo, RS: Editora Feevale, 2016. v. 1. p. 1-20.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.feevale.br/hotsites/gamepad/edicoes-anteriores/2016; Série: 1; ISSN/ISBN: 2236-7497.

4.
MORAES, C. ; HILGERT, G. ; ROVEDA, L. ; LIMA, A. P. . Lanceiros Negros: desenvolvimento de personagens esculpidos. In: Gamepad - Seminário de Games e Tecnologia, 2016, Novo Hamburgo, RS. Gamepad - Seminário de Games e Tecnologia. Novo Hamburgo, RS: Editora Feevale, 2016. v. 1. p. 1-18.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.feevale.br/hotsites/gamepad/edicoes-anteriores/2016; Série: 1; ISSN/ISBN: 2236-7497.

5.
BARILLI, F. ; MELLO, B. ; LIMA, Alessandro ; WARKEN, S. . Health Simulator: Projeto e Desenvolvimento das Interfaces Gráficas para Paciente Virtual. In: CAVA 2015 - VII Congresso Internacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Adaptativos e Acessivos, 2015, Novo Hamburgo. CAVA 2015 - VII Congresso Internacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Adaptativos e Acessivos. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2015. v. 1. p. 1-1.
Palavras-chave: Arte Digital; Design Digital; games; Health; Redes Baysianas.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://https://www.feevale.br/ensino/cursos-e-eventos/cava-2015-vii-congresso-internacional-de-ambientes-virtuais-de-aprendizagem-adaptativos-e-acessivos; Série: 1; ISSN/ISBN: 1.

6.
STAHNKE, F. R. ; LIMA, A. P. ; BARROS, P. R. ; BEZ, M. R. . Aprendizagem Baseada em Projetos: o caso Health Simulator. In: CAVA 2015 - VII Congresso Internacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Adaptativos e Acessivos, 2015, Novo Hamburgo. Anais do VII Congresso Internacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Adaptativos e Acessivos. Novo Hamburgo: Fundação Escola Técnica Liberato Sanzano Vieira da Cunha, 2015. v. 1. p. 485-494.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Magnético; Homepage: http://www.i3c.org.br/#!anais-pt/p8mc3; Série: 1; ISSN/ISBN: 9788567388038.

7.
LIMA, A. P.; AYMONE, J. L. F. . Práticas Ágeis Aplicadas ao Desenvolvimento de jogos Digitais. In: VIII Gamepad ? Seminário de Games e Tecnologia, 2015, Novo Hamburgo. Anais do Gamepad VIII: Upgrades para Novos Profissionais. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2015. v. 8. p. 1-17.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://https://www.feevale.br/ensino/cursos-e-eventos/viii-gamepad-seminario-de-games-e-tecnologia; Série: 1; ISSN/ISBN: 2236-7497.

8.
HECKEL, G. L. ; STRASBURG, F. ; LIMA, A. P. ; AYMONE, J. L. F. . Projeto Health: Produção de Personagens Tridimensionais. In: VIII Gamepad ? Seminário de Games e Tecnologia, 2015, Novo Hamburgo. Anais do Gamepad: Upgrades para Novos Profissionais. Novo Hamburgo: Editora feevale, 2015. v. 8. p. 1-17.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://https://www.feevale.br/ensino/cursos-e-eventos/viii-gamepad-seminario-de-games-e-tecnologia; Série: 1; ISSN/ISBN: 2236-7497.

9.
LIMA, A. P.; STAHNKE, F. R. ; BARROS, P. R. ; BENETTI, D. ; BEZ, M. R. ; CERVI, G. . Projeto para desenvolvimento do Simulador Health Simulator. In: Computer on the Beach, 2015, Florianópolis. Anais do Computer on the Beach. Florianópolis. Florianópolis: Universidade do Vale do Itajaí, 2015. v. 1. p. 1-1.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://siaiap32.univali.br/seer/index.php/acotb/article/view/7043/3970; Série: 1; ISSN/ISBN: 279-288.

10.
BEZ, M. R. ; SCHUH, A. R. ; STAHNKE, F. R. ; LIMA, Alessandro ; MOSSMANN, João . BLINK: Desenvolvimento de um simulador de simulador de cadeira de rodas controlado por Interface cérebro-máquina. In: Gamepad VII, 2014, Novo Hamburgo. Anais do Gamepad. Novo Hamburgo: Feevale, 2014. v. 1. p. 1-19.
Palavras-chave: Interface Cérebro-Máquina; Simulador; Game; Modelagem Tridimensional.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: DESIGN / Especialidade: Jogos Digitais.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: DESIGN.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Homepage: http://www.feevale.br/gamepad2014/; Série: 1.

11.
LIMA, A. P.; PILLON, C. B. ; KRENING, T. S. ; SILVA, F. P. ; AYMONE, J. L. F. . Otimização do processo de construção e animação de modelos 3D para jogos digitais utilizando técnicas de digitalização 3D e Mocap com Kinect. In: SBGames - XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014, Porto Alegre. Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://sbgames.org/sbgames2014/; ISSN/ISBN: 2179-2259.

12.
LIMA, Alessandro. Advergames como Forma de Engajamento do Público pela Marca: Estudo das Métricas. In: VI Gamepad - Seminário de Games, Comunicação e Tecnologia, 2013, Novo Hamburgo. Gamepad, 2013. v. 1. p. 1-22.
Palavras-chave: jogos digitais; advergames; engajamento.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: DESIGN / Especialidade: Jogos Digitais.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Homepage: http://www.feevale.br/ensino/cursos-e-eventos/vi-gamepad-seminario-de-games-e-tecnologia/publicacao-issn-2236-7497; Série: 1; ISSN/ISBN: 2236-7497.

13.
LIMA, Alessandro; Heli Meurer . Projeto de Personagens Tridimensionais e Virtuais: Validação e Adaptação de Metodologias. In: IV Gamepad - Seminário de Games, Comunicação e Tecnologia, 2011, Novo Hamburgo. Gamepad nº.4 Vol.4 (2011). Novo Hamburgo: Feevale, 2011. v. 1.
Palavras-chave: jogos digitais; designer; profissão; modelagem; games.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: DESIGN / Especialidade: Jogos Digitais.
Setores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.feevale.br/gamepad; Série: 1; ISSN/ISBN: 2236-7497.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SCHUH, A. R. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; BEZ, M. R. . Protótipo de simulador de cadeira de rodas motorizada controlada por interface cérebro-computador não invasiva. In: Computer on the Beach, 2014, Florianópolis. Anais do Computer on the Beach. Florianópolis: Univali, 2014. v. 1. p. 364-365.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://siaiap32.univali.br/seer/index.php/acotb/article/view/5342; Série: 1.

2.
SCHUH, A. R. ; LIMA, A. P. ; MORCHE, Gustavo. ; MOSSMANN, João ; BEZ, M. R. . Control of a wheelchair simulator in a three-dimensional environment using eye blink detection through non-invasive brain-computer interface. In: Interacción 2014 - XV International Conference on Human Computer Interaction, 2014, Puerto de La Cruze. Actas del XV Congreso Internacional de Interación Persona-Ordenador. Tenerife: Actas del XV Congreso Internacional de Interación Persona-Ordenador, 2014. p. 1-1.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Magnético; Homepage: http://dl.acm.org/citation.cfm?id=2662329.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CATASBLANCAS, S. S. ; BEZ, M. R. ; LIMA, A. P. . Personagens Tridimensionais do Projeto Health Simulator. In: Seminário de Iniciação Cinetífica FAPERGS, 2016, Novo Hamburgo/RS. Seminário de Iniciação Cinetífica FAPERGS, 2016. p. 2-2.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.feevale.br/Comum/midias/c6e430f5-fcf4-4663-8283-a1a653ed6e0e/Ciencias-Exatas-e-da-Terra.pdf.

2.
MENGUER, C. ; OLIVEIRA, D. L. ; SANTOS, B. A. Z. ; VALADARES, V. C. S. ; WEBSTER, G. C. ; LIMA, Alessandro ; MENDES, T. G. ; MOSSMANN, João . Who Framed Dixie. In: Inovamund - Feira de Iniciação Científica, 2014, Novo Hamburgo. FIC - Feira de Iniciação Científica. Hovo Hamburgo: Feevale, 2014. v. 1. p. 4-4.
Palavras-chave: jogos digitais; Design; Arte Digital.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 2358-1549.

3.
HECKEL, G. L. ; BEZ, M. R. ; LIMA, Alessandro . HEALTH - Life Simulator. In: Inovamund - Feira de Iniciação Científica, 2014, Novo Hamburgo. FIC - Feira de Iniciação Científica. Hovo Hamburgo: Feevale, 2014. v. 1. p. 6-6.
Palavras-chave: Saúde; Simulador; Baysianas; Métodos Ágeis.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.feevale.br/hotsites/fic/apresentacao; ISSN/ISBN: 2358-1549.

4.
MORCHE, Gustavo. ; LIMA, Alessandro ; BEZ, M. R. . Health Life Simulator. In: Inovamund - Feira de Iniciação Científica, 2014, Novo Hamburgo. FIC - Feira de Iniciação Científica. Hovo Hamburgo: Feevale, 2014. v. 1. p. 8-8.
Palavras-chave: simulação; Saúde; Métodos Ágeis; Redes Baysianas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.feevale.br/hotsites/fic/apresentacao; ISSN/ISBN: 2358-1549.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, A. P.; JUNIOR, C. ; MULLER, G. ; RAGUZE, T. . Técnicas de Texturização Realista. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo/RS; Evento: Semana Acadêmica Integrada 2016; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

2.
LIMA, A. P.; JUNIOR, C. ; MULLER, G. ; RAGUZE, T. . Esportes Eletrônicos - A Nova Era. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo/RS; Evento: Semana Acadêmica Integrada 2016; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

3.
LIMA, Alessandro. Aula Inaugural da Informática - Games Profissão ou Estilo de Vida. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: games; designer; profissão.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Rua Orfanotrófio, 555, Alto Teresópolis, Porto Alegre, RS, CEP 90840-440; Cidade: Porto Alegre; Evento: Aula Inaugural no curso de Design de Games; Inst. promotora/financiadora: Centro Universitário Ritter dos Reis.
Palestra para aula inaugural pelo curso de Design de Games..

4.
LIMA, Alessandro. O Designer em Jogos Digitais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: games; jogos digitais; designer; profissão.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Rua Orfanatrófio, 555; Cidade: Porto Alegre; Evento: Palestra em sala de aula.; Inst. promotora/financiadora: Uniritter.
O evento foi uma palestra para a turma de Tópicos I do Centro Universitário Uniritter, a qual foi apresentado a área de Jogos Digitais como um das opções de atuação do profissional do Design, juntamente com uma apresentação de empresas do setor no Rio Grande do Sul e alguns procedimentos de produção..

5.
LIMA, Alessandro. Inovação Tecnológica em Projeto de Personagens. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: designer; games; jogos digitais; profissão.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: DESIGN / Especialidade: Jogos Digitais.
Setores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Orfanotrófio, 555; Cidade: Porto Alegre; Evento: Palestra na Disciplina de Tópicos em Design; Inst. promotora/financiadora: Uniritter.
Palestra ministrada em sala de aula para a disciplina de Tópicos em Design..

6.
LIMA, Alessandro; Heli Meurer . Metodologia para Projetos de Personagens Digitais - PUCMinas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: games; jogos digitais; designer; profissão; modelagem; zbrush.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design Digital.
Setores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: São Gabriel (R. Walter Ianni, 255); Cidade: Belo Horizonte - Minas Gerais; Evento: IV SEJA - Semana de Entretenimento, Jogos e Animação; Inst. promotora/financiadora: PUC Minas.
Palestra realizada para o curso de Jogos Digitais da PUC Minas em sua semana acadêmica..

7.
LIMA, Alessandro; MEURER, H. . Metodologia para Projetos de Personagens Digitais - Univates. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Rua Avelino Tallini, 171 - Bairro; Cidade: Lajeado; Evento: 5º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari; Inst. promotora/financiadora: Univates Centro Universitário.

8.
LIMA, A. P.. Personagens e o Processo de Produção para Jogos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Unisinos; Cidade: São Leopoldo; Evento: Game Development School; Inst. promotora/financiadora: Unisinos.

9.
LIMA, Alessandro; MEURER, H. . Metodologia para Projetos de Personagens Digitais - Uniritter. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Rua Orfanotrófio, 555, Alto Teresópolis, Porto Alegre, RS, CEP 90840-440; Cidade: Porto Alegre; Evento: Palestra na Disciplina de Tópicos em Design; Inst. promotora/financiadora: Uniritter.

10.
LIMA, Alessandro. Design e Games. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: designer; games; jogos digitais; profissão.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Avenida Unisinos, 950; Cidade: São Leopoldo; Evento: GDS - Game Development School Unisinos; Inst. promotora/financiadora: Unisinos.
Palestra direcionada aos alunos do curso de Jogos Digitais da Unisinos e profissionais interessados pelo assunto. No evento foi apresentado o profissional de Design inserido dentro dos Jogos e sua atuação, bem como apresentação de jogos produzidos por produtoras nacionais..

Outras produções bibliográficas
1.
LIMA, Alessandro. The Making of Dead twice. Brandywine: Software media LLC, 2009 (Tutorial).
Palavras-chave: modelagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação.
Referências adicionais: Polônia/Inglês; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://www.gomotionmag.com; ISSN/ISBN: 18992250.
Material em língua inglesa comentando sobre como foi o processo de produção da personagem Dead Twice, desenvolvida por mim em 2005. Material disponível nas páginas 82, 83, 84, 85, 86, 87 e 88..

2.
LIMA, Alessandro. Making of Dead Twice 2005 (Tutorial).
Palavras-chave: modelagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação.
Referências adicionais: Brasil/Inglês; Meio de divulgação: Hibertexto; Homepage: http://www.3dtotal.com/team/Tutorials_2/dead_twice/deadtwice_01.asp.
Artigo escrito no formato de tutorial prático, sobre criação de personagnes 3D, podendo ser visto diretamente neste endereço: http://www.3dtotal.com/team/Tutorials_2/dead_twice/deadtwice_01.asp.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . Ballistic - Quantum Conflict. 2013.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Comercial; Plataforma: C#; Ambiente: Aplicativos; Inst. promotora/financiadora: Aquiris Game Studio.

2.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . O Segredo dos Vales Mágicos de Dell Valle Kapo. 2012.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Comercial; Plataforma: C#; Ambiente: Aplicativos; Inst. promotora/financiadora: Aquiris Game Studio.

3.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . Giant Bee Scape. 2012.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Comercial; Plataforma: C#; Ambiente: Aplicativos; Inst. promotora/financiadora: Aquiris Game Studio.

4.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . Eu Atleta. 2012.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Comercial; Plataforma: C#; Ambiente: Aplicativos; Inst. promotora/financiadora: Aquiris Game Studio.

5.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . NBB - Novo Basquete Brasil. 2012.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Comercial; Plataforma: C#; Ambiente: Aplicativos; Inst. promotora/financiadora: Aquiris Game Studio.

6.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . Dragons Wild Skies. 2012.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Comercial; Plataforma: C#; Ambiente: Aplicativos; Inst. promotora/financiadora: Aquiris Game Studio.

7.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . Sink Sessiona. 2012.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Comercial; Plataforma: C#; Ambiente: Aplicativos; Inst. promotora/financiadora: Aquiris Game Studio.

8.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . Confidence Ville. 2011.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Comercial; Plataforma: C#; Ambiente: Aplicativos; Inst. promotora/financiadora: Aquiris Game Studio.

9.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . Ynk Yang. 2011.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Comercial; Plataforma: C#; Ambiente: Aplicativos; Inst. promotora/financiadora: Aquiris Game Studio.

10.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . VH1 Hit Machine. 2010.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Comercial; Plataforma: C#; Ambiente: Aplicativos; Inst. promotora/financiadora: Aquiris Game Studio.

11.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . Clear Extreme Soccer. 2010.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Comercial; Plataforma: C#; Ambiente: Aplicativos; Inst. promotora/financiadora: Aquiris Game Studio.

12.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . Unity Bootcamp. 2010.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Comercial; Plataforma: C#; Ambiente: Aplicativos; Inst. promotora/financiadora: Aquiris Game Studio.

13.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . World of Chandelle. 2010.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Comercial; Plataforma: C#; Ambiente: Aplicativos; Inst. promotora/financiadora: Aquiris Game Studio.

14.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . Eagle GT Challenge. 2010.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Comercial; Plataforma: C#; Ambiente: Aplicativos; Inst. promotora/financiadora: Aquiris Game Studio.

15.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . SVB - Super Volei Brasil 2. 2009.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Comercial; Plataforma: C#; Ambiente: Aplicativos; Inst. promotora/financiadora: Aquiris Game Studio.

16.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . Footvoley. 2009.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Comercial; Plataforma: C#; Ambiente: Aplicativos; Inst. promotora/financiadora: Aquiris Game Studio.

17.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . Nascar Young Guns Challenge. 2009.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Comercial; Plataforma: C#; Ambiente: Aplicativos; Inst. promotora/financiadora: Aquiris Game Studio.

18.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . Totó do Mengão. 2009.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Comercial; Plataforma: C#; Ambiente: Aplicativos; Inst. promotora/financiadora: Aquiris Game Studio.

19.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . Globo Super Hits. 2009.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Comercial; Plataforma: C#; Ambiente: Aplicativos; Inst. promotora/financiadora: Aquiris Game Studio.

20.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . AXE Music Star - Get In Back. 2009.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Comercial; Plataforma: C#; Ambiente: Aplicativos; Inst. promotora/financiadora: Aquiris Game Studio.

21.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . Templo - Desafio Pequim. 2008.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Comercial; Plataforma: C#; Ambiente: Aplicativos; Inst. promotora/financiadora: Aquiris Game Studio.

22.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . Aniversário 56 Anos Casas Bahia. 2008.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Comercial; Plataforma: C#; Ambiente: Aplicativos; Inst. promotora/financiadora: Aquiris Game Studio.

23.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . SVB - Super Vôlei Brasil. 2007.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Comercial; Plataforma: C#; Ambiente: Aplicativos; Inst. promotora/financiadora: Aquiris Game Studio.
Atuei na produção dos modelos digitais do jogo..

24.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . AXE - The Dark Temptation. 2007.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Comercial; Plataforma: C#; Ambiente: Aplicativos; Inst. promotora/financiadora: Aquiris Game Studio.

25.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . AXE - Billions. 2007.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Comercial.; Plataforma: C#; Ambiente: Aplicativos; Inst. promotora/financiadora: Aquiris Game Studio.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, Alessandro; NAVARRO, S. B. ; SARDAGNA, H. V. . CAVA 2015 - VII Congresso Internacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Adaptativos e Acessivos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Referências adicionais: Brasil/Português; Tema: Ambientes Virtuais de Aprendizagem Adaptativos e Acessivos; Duração do evento: 120; Data de apresentação: 09/09/2015; Emissora: Web.

Redes sociais, websites e blogs
1.
LIMA, A. P.; MULLER, E. F. ; SCHNEIDER, G. T. ; HILGERT, K. . Página de Facebook do Curso e Jogos Digitais. 2016; Tema: Jogos Digitais. (Rede social).
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://https://www.facebook.com/jogosdigitaisfeevale.

2.
LIMA, A. P.. Life Motos - Games na Estrada. 2015; Tema: Produção de conteúdo sobre games durante as viagens de moto.. (Rede social).
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://https://www.youtube.com/channel/UCSIUyU5BAHQw52Z-0igwL2A.

3.
LIMA, A. P.. Alessandro Lima - Portfolio. 2015; Tema: Portfolio pessoal.. (Site).
Referências adicionais: Brasil/Português; Homepage: http://www.alessandrolima.com/.


Demais tipos de produção técnica
1.
NOVAKOSKI, D. W. C. ; MORCHE, G. ; TELES, M. C. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . RID - Running Into the Dungeon. 2017. (Jogo Digital).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Projeto de Jogo Digital para Projeto VII; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo/RS; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

2.
ZAPAROLLI, N. ; FERREIRA, J. H. S. ; FUKUMOTO, L. T. ; GONCALVES, G. L. ; GANZER, A. C. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João . Pali. 2017. (Jogo Digital).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Projeto de Jogo Digital para Projeto VII; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo/RS; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

3.
PELLEGRINI, P. C. O. ; NUGEM, J. L. ; DAGOSTIN, G. ; OLIVEIRA, G. ; PADILHA, J. M. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . Karma. 2017. (Jogo Digital).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Projeto de Jogo Digital para Projeto VII; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo/RS; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

4.
FISCHER, R. E. C. ; SCHEFFLER, E. L. ; SILVEIRA, V. S. ; REIS, V. M. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . The Julie's Case. 2017. (Jogo Digital).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Projeto de Jogo Digital para Projeto VII; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo/RS; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

5.
MORAES, C. ; SILVA, P. A. ; VIZZOTTO, M. D. ; HILGERT, G. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . Un Cuerno en el Infierno. 2016. (Jogo Digital).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Projeto de Jogo Digital para Projeto VII; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo/RS; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

6.
VILLAR, B. G. ; MEYRER, L. S. ; LUCENA, R. ; LEAL, V. S. ; SOUZA, E. M. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . The Sky Above. 2016. (Jogo Digital).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Projeto de Jogo Digital para Projeto VII; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo/RS; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

7.
RAUPP, B. P. ; WARKEN, S. R. L. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . A Pirate's Life for Me!. 2016. (Jogo Digital).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Projeto de Jogo Digital para Projeto VII; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo/RS; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

8.
SCHNEIDER, M. ; BROCHETTO, V. ; PINTO, C. P. ; GOMES, C. ; CARDOSO, D. P. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . Oris. 2016. (Jogo Digital).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Projeto de Jogo Digital para Projeto VII; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo/RS; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

9.
QUADROS, D. ; STRASBURG, F. J. ; SILVA, G. K. ; KUHNE, N. J. ; SANTOS, T. I. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . One More Break. 2016. (Jogo Digital).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Projeto de Jogo Digital para Projeto VII; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo/RS; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

10.
EMEL, A. ; STENGEL, G. A. ; FERRONI, L. S. ; GUES, L. Y. Y. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . Dark Maze. 2016. (Jogo Digital).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Projeto de Jogo Digital para Projeto VII; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo/RS; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

11.
HECKEL, G. L. ; BRINCKMANN, H. W. ; COSTA, J. O. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . Shadow of Gulysten. 2015. (Jogo Digital).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Projeto de Jogo Digital para Projeto VII; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo/RS; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

12.
SILVEIRA, G. S. ; NUNES, M. R. ; SOUZA, T. Z. ; PAPA, G. S. H. ; MENDONCA, D. K. S. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . Ragnar. 2015. (Jogo Digital).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Projeto de Jogo Digital para Projeto VII; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo/RS; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

13.
BARILI, F. ; SCHMITZ, B. A. ; RIOS, A. J. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . Poly Villains. 2015. (Jogo Digital).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Projeto de Jogo Digital para Projeto VII; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo/RS; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

14.
FERREIRA, P. A. ; MENEZES, D. B. ; COSTA, L. A. ; CARCAMO, V. R. ; BRENNER, G. L. C. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . Hyndra's Tale. 2015. (Jogo Digital).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Projeto de Jogo Digital para Projeto VII; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo/RS; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

15.
SILVA, A. E. M. ; FASSINA, M. Y. M. ; KELLER, N. Z. ; PIRES, R. V. ; BROMBATTI, R. S. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . Unbalanced. 2015. (Jogo Digital).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Projeto de Jogo Digital para Projeto VII; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo/RS; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

16.
SILVA, C. M. ; RODRIGUES, T. I. ; BACH, H. ; VANDES, W. P. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . Republic IV. 2015. (Jogo Digital).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Projeto de Jogo Digital para Projeto VII; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo/RS; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

17.
SANTOS, B. A. Z. ; MENGUER, C. ; OLIVEIRA, D. L. ; WEBSTER, G. C. ; VALADARES, V. C. S. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João . Who Framed Dixie. 2014. (Jogo Digital).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Projeto de Jogo Digital para Projeto VII; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo/RS; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

18.
VARGAS, F. W. ; CARCAMO, T. A. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . Symbiosis. 2014. (Jogo Digital).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Magnético; Finalidade: Projeto de Jogo Digital para Projeto VII; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo/RS; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

19.
PACHECO, C. T. ; KONZEN, R. M. ; PINTO, M. G. ; SILVA, D. S. ; SILVA, L. F. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . Stuntman Rob. 2014. (Jogo Digital).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Projeto de Jogo Digital para Projeto VII; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo/RS; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

20.
SILVA, L. B. ; SANTOS, V. S. ; FREITAS, V. S. F. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . Maze of Anubis. 2014. (Jogo Digital).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Projeto de Jogo Digital para Projeto VII; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo/RS; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

21.
SILVA, A. V. R. ; REIS, T. B. ; CLEBSCH, J. P. ; GOLDANI, F. S. ; SILVA, D. C. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . Lhama à Vista. 2014. (Jogo Digital).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Projeto de Jogo Digital para Projeto VII; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo/RS; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

22.
POLI, B. R. P. ; MATZEMBACKER, C. A. ; KRAUSS, J. M. ; SA, L. E. ; BERSCH, R. A. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . Clockwork Alchemy. 2014. (Jogo Digital).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Projeto de Jogo Digital para Projeto VII; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo/RS; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

23.
FEY, A. F. ; LINCK, T. D. B. ; HERZER, M. A. ; PAUL, L. P. ; SCHITTLER, H. F. M. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João . Mi scusi. 2014. (Jogo Digital).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: Projeto de Jogo Digital para Projeto VII; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo/RS; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.



Patentes e registros



Desenho industrial
1.
 LIMA, A. P.. Dead Twice (Morto Duas Vezes). 2006, Brasil.
Patente: Desenho Industrial. Número do registro: 368.656, data de registro: 07/02/2006, título: "Dead Twice (Morto Duas Vezes)" , Instituição de registro: Biblioteca Nacional. Instituição(ões) financiadora(s): Nenhuma..
Referências adicionais: Brasil; Finalidade: A proteção reconhecida por este Registro se refere unicamente aos direitos morais e patrimoniais do desenho e/ ou personagem, não constituindo os direitos sobre marca e/ ou slogan.; Inst. promotora/financiadora: Nenhuma..

2.
 LIMA, A. P.. Bull Monster. 2009, Brasil.
Patente: Desenho Industrial. Número do registro: 467.150, data de registro: 29/07/2009, título: "Bull Monster" , Instituição de registro: Biblioteca Nacional. Instituição(ões) financiadora(s): Nenhuma..
Referências adicionais: Brasil; Finalidade: A proteção reconhecida por este Registro se refere unicamente aos direitos morais e patrimoniais do desenho e/ ou personagem, não constituindo os direitos sobre marca e/ ou slogan.; Inst. promotora/financiadora: Nenhuma..

3.
 LIMA, A. P.. Marcus Romulus. 2010, Brasil.
Patente: Desenho Industrial. Número do registro: 501.759, data de registro: 16/07/2010, título: "Marcus Romulus" , Instituição de registro: Biblioteca Nacional. Instituição(ões) financiadora(s): Nenhuma..
Referências adicionais: Brasil; Finalidade: A proteção reconhecida por este Registro se refere unicamente aos direitos morais e patrimoniais do desenho e/ ou personagem, não constituindo os direitos sobre marca e/ ou slogan.; Inst. promotora/financiadora: Nenhuma..

4.
 Doug D'Souza. 2011, Brasil.
Patente: Desenho Industrial. Número do registro: 545.664, data de registro: 15/12/2011, título: "Doug D'Souza" , Instituição de registro: Biblioteca Nacional. Instituição(ões) financiadora(s): Nenhuma..
Referências adicionais: Brasil; Finalidade: A proteção reconhecida por este Registro se refere unicamente aos direitos morais e patrimoniais do desenho e/ ou personagem, não constituindo os direitos sobre marca e/ ou slogan.; Inst. promotora/financiadora: Nenhuma..



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, F. P.; AYMONE, J. L. F.; LINN, R. V.; LIMA, A. P.. Participação em banca de Andrei Souza Valins.Dispositivo de Auxílio à Imersão em Jogos de Realidade Virtual. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Referências adicionais: Brasil/Português.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Mostra Clak. Avaliador de Projetos Científicos. 2016. (Feira).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Avaliador
Forma de participação: Convidado; Homepage: http://www.clak.com.br/mostraclak/.

2.
CAVA 2015 - VII Congresso Internacional de Ambientes Virtuais de Ae Aprendizagem Adaptativos e Acessivos. Parecerista. 2015. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Avaliador
Forma de participação: Convidado; Homepage: http://https://www.feevale.br/ensino/cursos-e-eventos/cava-2015-vii-congresso-internacional-de-ambientes-virtuais-de-aprendizagem-adaptativos-e-acessivos.

3.
CAVA 2015 - VII Congresso Internacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Adaptativos e Acessivos. Health Simulator - Projeto e Desenvolvimento das Interfaces Gráficas para Paciente Virtual. 2015. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante; Homepage: http://https://www.feevale.br/ensino/cursos-e-eventos/cava-2015-vii-congresso-internacional-de-ambientes-virtuais-de-aprendizagem-adaptativos-e-acessivos.

4.
Inovamund - Feira de Iniciação Científica. Saga Farroupilha - Universo Narrativo para Lanceiros Negros. 2015. (Feira).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação oral
Forma de participação: Participante; Homepage: http://www.feevale.br/hotsites/inovamundi/apresentacao.

5.
Semana Acadêmica do Curso de Jogos Digitais.Gestão de Criativos. 2015. (Outra).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Outras formas
Forma de participação: Participante.

6.
Seminário de Boas Práticas de Ensino.Seminário de Boas Práticas de Ensino. 2015. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Outras formas
Forma de participação: Participante.

7.
VIII Gamepad - Seminário de Games e Tecnologias.Design e Práticas Ágeis / Projeto Health: Produção de Personagens Tridimensionais. 2015. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação oral
Forma de participação: Participante; Homepage: http://https://www.feevale.br/ensino/cursos-e-eventos/viii-gamepad-seminario-de-games-e-tecnologia.

8.
Inovamund - Feira de Iniciação Científica. FIC - Feira de Iniciação Científica. 2014. (Exposição).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Avaliador
Forma de participação: Convidado; Homepage: http://https://www.feevale.br/ensino/cursos-e-eventos/inovamundi-feira-de-iniciacao-cientifica-2014.

9.
Inovamund - Feira de Iniciação Científica. FIC - Feira de Iniciação Científica. 2014. (Exposição).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Avaliador
Forma de participação: Convidado; Homepage: http://https://www.feevale.br/ensino/cursos-e-eventos/inovamundi-feira-de-iniciacao-cientifica-2014.

10.
SBGames - XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Festival de Jogos no XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames). 2014. (Simpósio).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Avaliador
Forma de participação: Convidado; Homepage: http://www.sbgames.org/sbgames2014/.

11.
VII Gamepad - Seminário de Games, Comunicação e Tecnologia.BLINK: Desenvolvimento de um simulador de simulador de cadeira de rodas controlado por Interface cérebro-máquina. 2014. (Simpósio).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação oral
Forma de participação: Participante; Homepage: http://www.feevale.br/gamepad2014/.

12.
VI Gamepad - Seminário de Games, Comunicação e Tecnologia.Advergames como Forma de Engajamento do Público pela Marca: Estudo das Métricas. 2013. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante; Homepage: http://www.feevale.br/gamepad.

13.
IV Gamepad - Seminário de Games, Comunicação e Tecnologia.Projeto de Personagens Tridimensionais e Virtuais: Validação e Adaptação de Metodologias. 2011. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante; Homepage: http://aplicweb.feevale.br/site/hotsite/default.asp?intIdHotSite=126&intIdSecao=4833.

14.
I Mostra de Pesquisa e Iniciação Científica da ULBRA Gravataí.Viajando - Metodologia para o Desenvolvimento de um curta Metragem. 2007. (Oficina).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Poster / Painel
Forma de participação: Participante.

15.
IX Jornada de Iniciação Científica Uniritter.Viajando - Metodologia para o Desenvolvimento de um Filme de Desenho Animado - Análise de Casos. 2007. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante; Homepage: http://www.proviajando.blogspot.com.

16.
VIII Salão de Iniciação Científica da PUCRS.Viajando - Metodologia para o Desenvolvimento de um Filme de Desenho Animado - Análise de Casos. 2007. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante; Homepage: http://proviajando.blogspot.com/.

17.
XIX Salão de Iniciação Científica da URFGS.Viajando - Metodologia para o Desenvolvimento de um Filme de Desenho Animado. 2007. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante; Homepage: http://proviajando.blogspot.com/.

18.
SIGRADI - VIII Congresso Ibero-americano de Gráfica Digital. Participação em Congresso SIGRADI 2004.. 2004. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Outras Formas
Forma de participação: Participante; Homepage: http://www.unisinos.com.br.

19.
Semana Acadêmica UniInfo 2003.Participação na Semana Acadêmica de 2003.. 2003. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Outras Formas
Forma de participação: Participante; Homepage: http://www.unisinos.com.br.

20.
III Semana de Estudos em Adaministração. III Semana de Estudos em Adaministração. 1999. (Feira).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Outras formas
Forma de participação: Participante.

21.
III Semana de Estudos em Administração. 1999. (Feira).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte; Homepage: http://www.ieegomesjardim.gub.relrs.g12.br/.

22.
Feira Pedagógica da Escola. Feira Pedagógica da Escola. 1994. (Feira).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado; Homepage: http://Feira Pedagógica da Escola.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, A. P.; MULLER, G. . Coordenador de Curso de Extensão - Ao Vivo: dos Games à Indústria Criativa. 2017. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo/RS; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

2.
LIMA, A. P.; ABADIE, M. . Coordenador de Curso de Extensão - Emotional Game Design. 2017. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo, RS; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

3.
LIMA, A. P.. Coordenador de Curso de Extensão - Exploração e proteção da Criatividade: A Economia Criativa para seus Criadores, Inventores e Administradores. 2017. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo/RS; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

4.
LIMA, A. P.; WEBSTER, G. C. . Coordenador de Curso de Extensão - Introdução à Game Áudio - 2ª Edição. 2017. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Catálogo disponível: Sim; Duração do evento: 2; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo/RS; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

5.
BENITES, B. ; LIMA, A. P. . Coordenador de Curso de Extensão - Criação de Portfólios para Criativos. 2017. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Catálogo disponível: Sim; Duração do evento: 1; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo/RS; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

6.
LIMA, A. P.; JUNIOR, C. ; RAGUZE, T. ; MULLER, G. . Coordenador do TFEE - 3º Torneio Feevale de Esportes Eletrônicos. 2017. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 3; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo, RS; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

7.
LIMA, A. P.; JUNIOR, C. ; RAGUZE, T. ; MULLER, G. . Coordenador do TFEE - 4º Torneio Feevale de Esportes Eletrônicos. 2017. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 3; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo, RS; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

8.
SOUZA, T. Z. ; LIMA, A. P. . Coordenador de Curso de Extensão - Introdução ao ZBrush para Games 2ª Edição. 2017. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 2; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo, RS; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

9.
LIMA, A. P.; FLORES, T. R. . Proponente Curso de Qualificação - Arte Técnica: Desenvolvendo Gráficos Incríveis. 2017. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Catálogo disponível: Sim; Duração do evento: 2; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo, RS; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

10.
LIMA, A. P.. Coordenador de Curso de Extensão - Arte para Jogos Digitais. 2016. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Catálogo disponível: Sim; Duração do evento: 2; Local: Feevale; Cidade: Novo Hamburgo; Inst. promotora/financiadora: Feevale.

11.
LIMA, A. P.. Coordenador de Curso de Extensão - Introdução à Game Áudio. 2016. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Catálogo disponível: Sim; Duração do evento: 2; Local: Feevale; Cidade: Novo Hamburgo; Inst. promotora/financiadora: Feevale.

12.
LIMA, A. P.; SOUZA, C. A. C. . Coordenador de Curso de Extensão - Animação de Personagens 3D. 2016. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Catálogo disponível: Sim; Duração do evento: 3; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

13.
LIMA, A. P.; AIRES, A. . Coordenador de Curso de Extensão - Testes em Jogos Digitais. 2016. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Catálogo disponível: Sim; Duração do evento: 2; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

14.
LIMA, A. P.; FLORES, T. R. ; JUNIOR, C. ; MULLER, G. . Coordenador do TFEE - 1º Torneio Feevale de Esportes Eletrônicos. 2016. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

15.
LIMA, A. P.; FLORES, T. R. ; JUNIOR, C. ; MULLER, G. . Coordenador do TFEE - 2º Torneio Feevale de Esportes Eletrônicos. 2016. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 3; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo; Inst. promotora/financiadora: Universidade feevale.

16.
LIMA, A. P.. Coordenador de Curso de Extensão - Introdução ao ZBrush para Games. 2016. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 2; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

17.
LIMA, A. P.. Coordenador de Curso de Extensão - Introdução à Unreal Engine. 2016. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 3; Local: Universidade Feevale; Cidade: Novo Hamburgo; Inst. promotora/financiadora: Universidade Feevale.

18.
LIMA, Alessandro; MOSSMANN, João . Organizador do Power Up. 2015. (Outro).
Palavras-chave: Game; ludum dare; power up.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 1; Local: ERS-239, 2755; Cidade: Novo Hamburgo/RS; Inst. promotora/financiadora: Feevale.

19.
LIMA, Alessandro. Organizador do CAVA 2015 - VII Congresso Internacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Adaptativos e Acessivos. 2015. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 1; Local: Feevale; Cidade: Novo Hamburgo; Inst. promotora/financiadora: Feevale, Intituto I3C e Escola Liberato.

20.
LIMA, Alessandro. Organização do VIII - Gamepad - Seminário de Games e Tecnologias. 2015. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Não; Catálogo disponível: Sim; Duração do evento: 1; Local: Feevale; Cidade: Novo Hamburgo; Inst. promotora/financiadora: Feevale.

21.
LIMA, A. P.. Avaliador do SBGAMES - XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2014. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 1; Local: PUCRS; Cidade: Porto Alegre; Inst. promotora/financiadora: SBC.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . SVB - Super Vôlei Brasil. 2007.
Referências adicionais: Brasil/; Finalidade: Comercial; Plataforma: C#; Ambiente: Aplicativos; Inst. promotora/financiadora: Aquiris Game Studio.
Atuei na produção dos modelos digitais do jogo..


Projetos de pesquisa



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