Alessandro Peixoto de Lima

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  • Última atualização do currículo em 04/12/2018


Doutorado em andamento em Design pela UFRGS (2016), Mestre em Design Virtual pela UFRGS (2015), Especialista em MBA Comunicação Estratégica e Branding pela Universidade Feevale (2011) e Graduado em Design Gráfico pela Universidade Uniritter Laureate (2010). Atua há mais de 15 anos na indústria de Computação Gráfica (CG), sendo 12 somente na indústria de Jogos Digitais com participação em mais de 30 projetos de jogos nacionais e internacionais publicados por empresas como Atari, Apple e Cartoon Network, dedicando suas habilidades ao desenvolvimento arte em jogos digitais. Hoje é docente na Universidade Feevale pelo curso de Jogos Digitais, pesquisador e escritor de livros sobre arte tridimensional. Coordenou em 2016 e 2017, nesta mesma Instituição, diversos cursos de extensão, tais como: Arte para Jogos Digitais com Substance Designer, Introdução à Game Áudio, Testes para Jogos Digitais, Animação de Personagens 3D, Introdução à Unreal Engine e Introdução ao ZBrush. Também é coordenador de projetos de pesquisa em andamento, como o projeto Health Simulator onde coordena a equipe de Front End, composta de bolsistas e alunos voluntários. Também atua como coordenador no projeto Saga Farroupilha: Lanceiros Negros, onde coordenada alunos monitores e voluntários. Também é um dos professores coordenadores no Projeto de Ensino Laboratório de Produção de Jogos Digitais, responsável pela coordenação geral do mesmo e desenvolvimento de projetos de jogos digitais, bem como coordena a página de rede social Facebook do curso de Jogos Digitais. Possui também experiência em participação em projetos interdisciplinares com fomento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alessandro Peixoto de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, Alessandro

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Feevale, Reitoria, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.
ERS-239, 2755
Vila Nova
90619900 - Novo Hamburgo, RS - Brasil
Telefone: (51) 35868800
URL da Homepage: www.feevale.br


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Design.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: DESIGN THINKING E GAMES: uma abordagem de desenvolvimento de equipes universitárias de alto desempenho para a produção de jogos digitais,
Orientador: Maurício Moreira e Silva Bernardes.
Palavras-chave: Design Digital; games; jogos digitais; Design Thinking; alto desempenho; alta performance.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: DESIGN / Especialidade: Jogos Digitais.
2013 - 2015
Mestrado em Design.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Design e Métodos Ágeis Aplicados a Produção de Modelos Tridimensionais para Jogos Digitais,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: José Luis Farinatti Aymone.
Palavras-chave: Design Digital; Métodos Ágeis; jogos digitais; Desenvolvimento de Modelos 3D.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: DESIGN / Especialidade: Jogos Digitais.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: ANIMAÇÃO.
2011 - 2011
Especialização em Comunicación Estratégica y Branding. (Carga Horária: 360h).
Universidad Mayor - Campus Américo Vespucio, UMayor, Chile.
Título: Advergames como Forma de Engajamento do Público pela Marca: Estudo das Métricas.
Orientador: Sandra Montardo(Orientadora) Cíntia Carvalho(Co-orientadora).
2011 - 2011
Especialização em MBA em Comunicação Estratégica e Branding. (Carga Horária: 360h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
Título: Advergames como Forma de Engajamento do Público pela Marca: Estudo das Métricas.
Orientador: Sandra Montardo(Orientadora) Cíntia Carvalho(Co-orientadora).
2006 - 2010
Graduação em Design Gráfico.
Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
Título: Projeto de Personagens Tridimensionais e Virtuais: Validação e Adaptação de Metodologias.
Orientador: Heli Meurer.
1998 - 1999
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Administração.
Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, IEEGJ, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Desenvolva a marca do seu canal.
Google Inc., Google, Estados Unidos.
2016 - 2016
Extensão universitária em Introdução à Unreal Engine. (Carga horária: 20h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Animação de Personagens 3D. (Carga horária: 20h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Capacitação para Submissão de Projetos Orientados para a Inovação na Econom. (Carga horária: 8h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Arte para Jogos Digitais com Substance Designer. (Carga horária: 14h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Design Thinking Experience para Professores. (Carga horária: 6h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Pensamento Enxuto: o que é Lean Thinking. (Carga horária: 8h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2015 - 2015
Mecânica de Motos com Injeção Eletrônica. (Carga horária: 90h).
Cursos MetA, META, Brasil.
2014 - 2014
O Ensino Eficaz - Métodos e Técnicas. (Carga horária: 3h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2014 - 2014
Metodologias de Ensino. (Carga horária: 6h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2013 - 2013
Formação Pedagógica para Todos os Docentes. (Carga horária: 3h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2012 - 2012
A Escrita Acadêmica no Ensino Superior. (Carga horária: 3h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Animação de Persongem 3D. (Carga horária: 28h).
Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Pintura Digital. (Carga horária: 16h).
Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
2004 - 2007
Inglês. (Carga horária: 250h).
Star English, SE, Brasil.
2004 - 2006
Desenho Artístico. (Carga horária: 192h).
Oficina de Arte Renato Santos, OARS, Brasil.
2003 - 2003
Lógica Programação, Access, Delphi e Visual Basic. (Carga horária: 120h).
Elite - Escola de Informática, EEI, Brasil.
2003 - 2003
Fast Track to Flash MX. (Carga horária: 20h).
Alfamídia Prow, AP, Brasil.
2003 - 2003
HTML - Desenvolvimento de Home Page. (Carga horária: 30h).
SENACRS, SNRS, Brasil.
2003 - 2003
Java Script para Web. (Carga horária: 45h).
SENACRS, SNRS, Brasil.
2003 - 2003
ASP - Active Server Paces. (Carga horária: 60h).
SENACRS, SNRS, Brasil.
2002 - 2003
Web Page. (Carga horária: 160h).
Data Control Treinamento em Informática, DT, Brasil.
2002 - 2002
Leitura Dinâmica e Memorização. (Carga horária: 20h).
SENACRS, SNRS, Brasil.
2002 - 2002
Lógica de Programação. (Carga horária: 60h).
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2002 - 2002
3dstudio max 4. (Carga horária: 60h).
SENACRS, SNRS, Brasil.
2002 - 2002
Qualidade no Atendimento e Análise de Crédito. (Carga horária: 7h).
Portocred Promotora de Vendas e Serviços LTDA, PORTOCRED, Brasil.
2000 - 2000
Atendimento Excelente. (Carga horária: 12h).
ADVB, ADVB, Brasil.
1999 - 1999
Treinamento para Estagiários. (Carga horária: 3h).
Caixa Econômica Federal, CEF, Brasil.
1998 - 1998
Internet - Correio Eletrônico. (Carga horária: 8h).
Easy Computer School, EASY, Brasil.
1998 - 1998
IPD, Windows 95, Word 7.0 e Excel 7.0. (Carga horária: 70h).
Easy Computer School, EASY, Brasil.
1997 - 1997
Oficina de Estudos Sociais. (Carga horária: 8h).
Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, IEEGJ, Brasil.
1997 - 1997
Recreação Infantil. (Carga horária: 20h).
12ª Delegacia de Educação, DE, Brasil.
1996 - 1996
MS-DOS 6.22, Windows 3.11 e Word. (Carga horária: 60h).
Bytes & CIA - Treinamento em Informática, BYTES, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Coordenador de Cursos de Extensão, Carga horária: 0
Outras informações
Coordenador dos cursos de extensão em Jogos Digitais (total de 98 horas em 2016): Arte para Jogos Digitais com Substance Designer - 14 horas. Introdução à Game Áudio - 16 horas. Testes em Jogos Digitais - 14 horas. Animação de Personagens 3D - 20 horas. Introdução à Unreal Engine - 20 horas Introdução ao ZBrush para Games - 14 horas.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Rede Social, Carga horária: 0
Outras informações
Atuo com a coordenação da página de Facebook do curso de Jogos Digitais da Feevale. Nesta página é publicado conteúdos sobre o curso, novidades, matérias, entrevistas, cobertura de eventos, divulgação de cursos e tudo relacionado a área de jogos digitais e a atuação da Universidade Feevale nesta.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Laboratório de Produção de Jogos, Carga horária: 6
Outras informações
Professor/coordenador de Laboratório de Produção de Jogos Digitais, local onde se desenvolvem projetos de jogos do curso de Jogos Digitais da Feevale e outras atividades relacionadas ao curso. É responsável pela coordenação geral do mesmo, bem como atividades administrativas, atividades de promoção de cursos, eventos, torneios e gestão de redes sociais do curso de Jogos Digitais.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projetos, Carga horária: 0
Outras informações
É coordenador de projetos de pesquisa dentro da Universidade Feevale, tais como: Health Simulator - neste projeto atuo como coordenador da equipe de alunos responsáveis pelo Front End, a qual se define sendo a produção de arte e design do aplicativo de jogo digital. Saga Farroupilha: Lanceiros Negros - neste projeto atuo como coordenador geral de desenvolvimento do jogo, onde alunos atuam na arte e programação do mesmo.

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Graduação em Jogos Digitais, Carga horária: 18
Outras informações
Professor da Graduação em Jogos Digitais, ministrando nas disciplinas de 3D Fundamental, Modelagem e Animação de Personagens, 3D Avançado, Tópicos Avançados em Games e Projeto 7 (Projeto de Graduação de Curso). Professor/coordenador no Projeto de Ensino Laboratório de Produção de Jogos Digitais.

Atividades

10/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.

04/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas.


Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10
Outras informações
Atuo como docente no curso de Graduação Tecnológica em Design de Games, nas disciplinas de Computação Gráfica e Design, Modelagem de Personagens 3D e Modelagem de Cenários 3D.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Aluno e Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 10
Outras informações
Bolsista principal pelo Projeto Viajando - Metodologia para o Desenvolvimento de um Filme de Desenho Animado ? Análise de Casos, a qual desenvolvia atividades de pesquisa prática e desenvolvimento de artigos e apresentações sobre o mesmo, bem como execução prática de animação assistida por computador.


Editora Ciencia Moderna, CIENCIA MODERNA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Escritor, Enquadramento Funcional: Escritor
Outras informações
Escritor de livros que falam sobre Computação Gráfica e Design, com foco nas questões projetuais e de uso de tecnologias que permitam o uso de softwares para desenvolvimento de projetos tridimensionais e digitais com ênfase em Design.


Aquiris Game Estudio, AQUIRIS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Designer 3D, Carga horária: 40
Outras informações
Estúdio de Jogos Digitais com especialização em jogos do tipo Advergames, Web e dispositivos portáteis voltados a Publicidade e Propaganda. Responsável pela área de projeto e desenvolvimento de personagens, desde a arte conceitual, modelagem, texturização, rigging e skinning. Atuo também na produção de Assets ?In Game?. Possi aproximadamente 30 projetos (jogos) desenvolvidos pela Aquiris e mais de 100 projetos de personagens para estes jogos também pela Aquiris Game Studio. Mais informaçõe sobre os jogos da Aquiris, disponível em: www.aquiris.com.br Ou diretamente pelo meu site: www.alessandrolima.com


Criativa Informática Ltda, CRIATIVA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 30
Outras informações
Atuei no Estúdio Southlogic de desenvolvimento de jogos eletrônicos para as plataformas de PC, XBox, XBox 360, PS2, PS3, PSP e Nintendo DS. Fui responsável pela modelagem, layout UV e texturização de assets, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas a Games Next-Generation (Normal Mapping, Occlusion Map e técnicas de extração de mapas em sistemas ?Highpoly to Lowpoly?). Jogos Publicados pela Southlogic Studios Deer Hunter Tournament (2008) - www.deerhuntertournament.com/ Responsável pela concepção, modelagem, texturizacao e extração de Normal Mapping e Occlsuion Map de assets. Flushed Away (2006) - www.flushedaway.com/sluggame/ Responsável na texturização e layout UV de objetos e prédios usados no jogo.


Alfamídia Prow, AP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Instrutor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Instrutor de Computação Gráfica, com ênfase no ensino de ferramentas tridimensionais. Uso e ensino do software Autodesk 3ds max, do básico ao avançado para a construção de modelos 3d utilizados na área da publicidade e arquitetura.


Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolista Voluntário, Enquadramento Funcional: Bolista Vouluntário, Carga horária: 10
Outras informações
Atuei como designer 3d, desenvolvendo modelos e partes de modelos tridimensionais usados em software com agente comunicativo tridimensional.


Centro de Integração Empresa Escola do RS, CIEE - RS, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 25

Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 25


3D Black, 3D BLACK, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Sócio Proprietário, Enquadramento Funcional: Sócio Proprietário, Carga horária: 2
Outras informações
Sócio-proprietário da empresa 3D Balck, empresa que presta serviços em design com computação gráfica para jogos digitais, publicidade e área fílmica.



Linhas de pesquisa


1.
Informática Aplicada em Saúde

Objetivo: Pesquisa, desenvolvimento e validação de ferramentas tecnológicas que apoiem o processo de ensino e aprendizagem na área da saúde. Envolve os diferentes tipos de ferramentas, incluindo simuladores, banco de dados, ferramentas de autoria, imagens digitais da anatomia humana e de exames, sistemas de apoio ao diagnóstico, entre outros.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Palavras-chave: Ensino em Saúde.
2.
Inclusão e Acessibilidade Digital


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Saga Farroupilha - Lanceiros Negros
Descrição: O Projeto Saga Farroupilha busca conhecer o passado de guerra do Rio Grande do Sul, criando através de suas pesquisas, um universo ficcional compatível com o ocorrido durante a Revolução Farroupilha. O projeto ancora sua narrativa no período de 1835 a 1845, momento em que a guerra de fato se instaura no Rio Grande do Sul em virtude do descontentamento comercial, da escravatura, entre outras questões, mas que acabou afetando a vida de todos que ali moravam. A partir do universo ficcional do Projeto Saga Farroupilha, este torna-se um projeto do tipo ?guarda-chuva?, em que diversos produtos podem ser desenvolvidos para diferentes tipos de mídias, tais como: jogos digitais, curta ou longa metragem, histórias em quadrinhos ou web series. Atualmente, três produtos se desenvolvem, sendo que um deles irá utilizar a Unreal Engine. O jogo Lanceiros Negros é um produto de jogo digital 3D elaborado para apresentar a guerra sob a ótica dos negros, conhecidos como Lanceiros Negros. Tal projeto é uma das ações que o Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais propõe aos acadêmicos para cumprir com a lei número 11.645 de 10 de março de 2008, estabelecendo que as diretrizes e bases da educação nacional, devem incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro Brasileira e Indígena. Alessandro Lima atua como coordenador de desenvolvimento deste projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Alessandro Peixoto de Lima - Coordenador / André Such - Integrante / Cícero Moraes - Integrante / Henrique Hefler - Integrante / Matteus Fernandes - Integrante / Nicolas Zaparolli - Integrante / Gabriel Hilgert - Integrante / Victor Shell - Integrante / Henrique Bach - Integrante / Lucca Philippsen Sturmer - Integrante / Melissa Sartor - Integrante / Alice Azevedo - Integrante / Rafael Araújo - Integrante / João Victor Aguiar - Integrante / Marcel Budde - Integrante / Tiago Zenobini de Souza - Integrante.
2015 - Atual
Health Simulator - Simulador de Casos Clínicos
Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de um simulador de casos clínicos do tipo paciente virtual denominado Health Simulator. Este simulador será destinado ao uso em todas as áreas da saúde, dependente somente do tipo e estilo de caso clínico criado pelo professor. O processo de desenvolvimento é dividido em duas partes distintas: Back-end e front-end. O back-end consiste na parte administrativa do simulador e no sistema de criação de casos clínicos por parte do professor. O front-end é coordenado por Alessandro Lima e consiste na transformação automática do simulador para o formato de jogo sério para ser utilizado pelos alunos. Neste caso, foi realizado um estudo prévio onde se estruturou o desenvolvimento de personagens que assumirão o papel dos profissionais da saúde e do paciente e dos ambientes onde atendimentos podem ocorrer (consultórios, hospitais, entre outros). O grande diferencial do simulador é a possibilidade de acompanhamento do aluno no decorrer de toda a simulação do caso, o que permite correções de rumo durante o processo de ensino e aprendizagem do caso clínico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Alessandro Peixoto de Lima - Integrante / Marta R. BEz - Coordenador / Paulo Ricardo Barros - Integrante / Eduardo Antunes Gomes da Silva - Integrante / Susana de Senna Catasblancas - Integrante / Thiago Augusto Weizenmann - Integrante / Rubens Muller - Integrante / Guilherme Heckel - Integrante / Gustavo Morche - Integrante / Matheus Vizzotto - Integrante / Camila Gomes - Integrante.
2014 - Atual
Jogo voltado para educação, utilizando realidade virtual

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Regina de Oliveira Heidrich em 14/06/2016.
Descrição: O processo de inclusão escolar tem sido amplamente discutido em todas as esferas e a utilização de jogos educacionais, voltados para educação inclusiva, poderá ser um forte aliado dos professores e alunos. A utilização de jogos educacionais poderá envolver conceitos e conhecimentos através de práticas de experimentação que não seriam possíveis de outras formas. Assim, as novas propostas de ensino buscam proporcionar cenários de aprendizagem que estimulem o desenvolvimento da autonomia intelectual e isto é possível por meio de processos de aprendizagem que promovem o raciocínio e a resolução de problemas de forma coletiva. O objetivo principal deste projeto é desenvolver um jogo educacional onde crianças com deficiência motora e sem deficiência possam jogar e conhecer a história do RS através de dispositivos de Realidade Virtual (RV)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Alessandro Peixoto de Lima - Integrante / Regina de O. Heidrich - Coordenador / Débora Nice Ferrari - Integrante / Eduardo Fernando Muller - Integrante / Rodrigo Perla Martins - Integrante / Tiago Raguze Flores - Integrante / Thiago Muradas Bulhões - Integrante / André Souza da Silva - Integrante / Clovis Amaral Matzembacker - Integrante / Nicolas Zaparolli - Integrante / Mathias Ody - Integrante / Gabriel Flack - Integrante / Hugo Alberto - Integrante.
2013 - Atual
Construtos Digitais de Transmissão e Gerenciamento de Inteligência para o Desenvolvimento da Indústria Criativa no RS
Descrição: O projeto de pesquisa Construtos Digitais de Transmissão e Gerenciamento de Inteligência para o Desenvolvimento da Indústria Criativa no RS é um projeto que busca desenvolver meios de contribuir para o empreendedorismo criativo. Como objetivo geral do projeto é proposto o de desenvolvimento de um produto inteligente de transmissão e gerenciamento de conhecimentos, para jovens e futuros empresários dos Setores Criativos no Rio Grande do Sul..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alessandro Peixoto de Lima - Coordenador / João Mossmann - Integrante / Thiago Godolphim Mendes - Integrante / Marsal Alves Avila Branco - Integrante.Financiador(es): Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Te Tecnologia - Auxílio financeiro.
2007 - 2008
Viajando - Metodologia para o Desenvolvimento de um Filme de Desenho Animado ? Análise de Casos
Descrição: Projeto de Pesquisa Discente proposto por mim em que foi proposto o desenvolvimento de um filme do tipo curta metragem, assistido por computador. Fui bolsista principal neste Projeto de Pesquisa financiado pelo PROPEX através da Uniritter. Fui responsável por pesquisa de campo, artigos acadêmicos, Storyboard animado, modelagem, texturização e pós-produção em um curta metragem 3D, além da apresentação em eventos. 3D, além de apresentação em eventos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alessandro Peixoto de Lima - Integrante / Carolina Milius - Integrante / André Silveira Marques - Coordenador.Financiador(es): PROPEX - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2005 - 2006
CROMOS LAB
Descrição: Laboratório de pesquisa para simulação de comportamento de agentes virtuais. Atuei como bolsista voluntário na ocasião de andamento deste projeto quando foi aplicado junto a Unisinos entre 2005 a 2006. Minhas principais atribuições eram: Desenvolver modelos 3D que fossem utilizados nas simulações; Modelagem, mapeamento e texturização de superfícies; Entendimento sobre o funcionamento do sistema de simulação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Alessandro Peixoto de Lima - Integrante / Soraia Musse - Coordenador.


Outros Projetos


2015 - Atual
Laboratório de Produção de Jogos Digitais - Projeto de Ensino
Descrição: O Projeto de Ensino denominado de Laboratório de Produção de Jogos Digitais tem como objetivo oportunizar ao aluno uma troca de experiências entre colegas e professores, bem como o aprendizado e a prática de processos presentes no mercado, ao passo que, ao desenvolver seus jogos neste ambiente, esteja envolvido em atividades que promovam sua integração, socialização e capacitação técnica, instrumentalizando assim sua aproximação com profissionais, empresas e comunidade. Alessandro Lima atua como um dos professores coordenadores deste laboratório, encarregado de realizar atividades administrativas relativas a este, organização de cursos, eventos e torneios, bem como a coordenação de projetos de desenvolvimento de jogos digitais..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Alessandro Peixoto de Lima - Integrante / João Mossmann - Coordenador / Eduardo Antunes Gomes da Silva - Integrante / Guilherme Theisen Schneider - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: DESIGN/Especialidade: Jogos Digitais.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design Digital.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: ANIMAÇÃO.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Métodos Ágeis.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Projeto VR: Construção tridimensional e arquitetônica da Praça da Matriz, Feevale (Menção Honrosa na FIC - Feira de Iniciação Científica).
2014
Who Frame Dixie (Categoria Melhor Jogo Estudante), SBGames - Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.
2014
Health Simulator, Feevale (Destaque na FIC - Feira de Iniciação Científica).
2007
Viajando: Metodologia para Desenvolvimento de um Filme de Desenho Animado - Análise de Casos, Uniritter - IX Jornada de Iniciação Científica na III SEPsq - Semana de Estensão, Pesquisa e Pós-Gra.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
STAHNKE, F. R.2015STAHNKE, F. R. ; LIMA, A. P. ; BARROS, P. R. ; BEZ, M. R. . Aprendizagem Baseada em Projetos: o caso Health Simulator. Teknos, v. 1, p. 39-48, 2015.

2.
SCHUH, A. R.2013SCHUH, A. R. ; LIMA, Alessandro ; HEIDRICH, R. O. ; MOSSMANN, João ; FLORES, C. ; BEZ, M. R. . Desenvolvimento de Um Simulador Controlado por Interface Cérebro- Computador Não Invasiva para Treinamento na Utilização de Cadeira de Rodas. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1-9, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LIMA, A. P.. Substance Designer: Introdução à Texturização Procedural. 1. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2018. v. 1. 325p .

2.
LIMA, Alessandro. Design de Personagens para Games Next-Gen (Volume 2). 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2011. v. 500. 300p .

3.
LIMA, Alessandro; MEURER, H. . Projeto de Personagens Tridimensionais e Virtuais: Validação e Adaptação de Metodologias. 1. ed. Porto Alegre: Editora Uniritter, 2011. v. 500. 180p .

4.
LIMA, Alessandro. Design de Personagens para Games Next-Gen (Volume 1). 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2011. v. 500. 352p .

5.
LIMA, Alessandro. ZBrush para Iniciantes. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2010. v. 1000. 548p .

6.
LIMA, Alessandro. Desenvolvendo Personagens 3D com 3ds max. 01. ed. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2007. v. 1000. 524p .

Capítulos de livros publicados
1.
BEZ, M. R. ; BARROS, P. R. ; LIMA, A. P. ; STAHNKE, F. R. . Health Simulator. In: Cristiano Max Pereira Pinheiro, Maurício Barth. (Org.). Indústrias Criativas. 1ed.Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2016, v. 1, p. 60-65.

2.
LIMA, Alessandro; HECKEL, G. L. ; MORCHE, Gustavo. ; BEZ, M. R. ; BARILLI, F. . Health Life Simulator: Produção de Cenários. In: Denise Ries Russo. (Org.). Livro de Destaques: Feira de Iniciação Científica 2014, Ciência, Tecnologia e Inovação. 1ed.Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2015, v. 696, p. 321-346.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CATASBLANCAS, S. S. ; RAMOS, F. D. ; LIMA, A. P. ; RAGUZE, T. ; JUNIOR, C. . A participação de mulheres no universo dos Esportes Eletrônicos. In: Gamepad - Seminário de Games e Tecnologia, 2017, Novo Hamburgo, RS. Anais do Gamepad - Seminário de Games e Tecnologia. Novo Hamburgo, RS: Editora Feevale, 2017. v. 1. p. 18-38.

2.
MULLER, G. ; LIMA, A. P. ; RAGUZE, T. ; JUNIOR, C. . E-Sports na Universidade: um estudo de caso. In: Gamepad - Seminário de Games e Tecnologia, 2017, Novo Hamburgo, RS. Anais do Gamepad - Seminário de Games e Tecnologia. Novo Hamburgo, RS: Editora Feevale, 2017. v. 1. p. 103-120.

3.
SILVA, E. A. G. ; CATASBLANCAS, S. S. ; MULLER, R. ; LIMA, A. P. ; BARROS, P. R. ; BEZ, M. R. . Health Simulator: a produção do front End. In: Gamepad - Seminário de Games e Tecnologia, 2016, Novo Hamburgo, RS. Anais do Gamepad - Seminário de Games e Tecnologia. Novo Hamburgo, RS: Editora Feevale, 2016. v. 1. p. 1-20.

4.
MORAES, C. ; HILGERT, G. ; ROVEDA, L. ; LIMA, A. P. . Lanceiros Negros: desenvolvimento de personagens esculpidos. In: Gamepad - Seminário de Games e Tecnologia, 2016, Novo Hamburgo, RS. Gamepad - Seminário de Games e Tecnologia. Novo Hamburgo, RS: Editora Feevale, 2016. v. 1. p. 1-18.

5.
BARILLI, F. ; MELLO, B. ; LIMA, Alessandro ; WARKEN, S. . Health Simulator: Projeto e Desenvolvimento das Interfaces Gráficas para Paciente Virtual. In: CAVA 2015 - VII Congresso Internacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Adaptativos e Acessivos, 2015, Novo Hamburgo. CAVA 2015 - VII Congresso Internacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Adaptativos e Acessivos. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2015. v. 1. p. 1-1.

6.
LIMA, A. P.; STAHNKE, F. R. ; BARROS, P. R. ; BENETTI, D. ; BEZ, M. R. ; CERVI, G. . Projeto para desenvolvimento do Simulador Health Simulator. In: Computer on the Beach, 2015, Florianópolis. Anais do Computer on the Beach. Florianópolis. Florianópolis: Universidade do Vale do Itajaí, 2015. v. 1. p. 1-1.

7.
STAHNKE, F. R. ; LIMA, A. P. ; BARROS, P. R. ; BEZ, M. R. . Aprendizagem Baseada em Projetos: o caso Health Simulator. In: CAVA 2015 - VII Congresso Internacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Adaptativos e Acessivos, 2015, Novo Hamburgo. Anais do VII Congresso Internacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Adaptativos e Acessivos. Novo Hamburgo: Fundação Escola Técnica Liberato Sanzano Vieira da Cunha, 2015. v. 1. p. 485-494.

8.
LIMA, A. P.; AYMONE, J. L. F. . Práticas Ágeis Aplicadas ao Desenvolvimento de jogos Digitais. In: VIII Gamepad ? Seminário de Games e Tecnologia, 2015, Novo Hamburgo. Anais do Gamepad VIII: Upgrades para Novos Profissionais. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2015. v. 8. p. 1-17.

9.
HECKEL, G. L. ; STRASBURG, F. ; LIMA, A. P. ; AYMONE, J. L. F. . Projeto Health: Produção de Personagens Tridimensionais. In: VIII Gamepad ? Seminário de Games e Tecnologia, 2015, Novo Hamburgo. Anais do Gamepad: Upgrades para Novos Profissionais. Novo Hamburgo: Editora feevale, 2015. v. 8. p. 1-17.

10.
BEZ, M. R. ; SCHUH, A. R. ; STAHNKE, F. R. ; LIMA, Alessandro ; MOSSMANN, João . BLINK: Desenvolvimento de um simulador de simulador de cadeira de rodas controlado por Interface cérebro-máquina. In: Gamepad VII, 2014, Novo Hamburgo. Anais do Gamepad. Novo Hamburgo: Feevale, 2014. v. 1. p. 1-19.

11.
LIMA, A. P.; PILLON, C. B. ; KRENING, T. S. ; SILVA, F. P. ; AYMONE, J. L. F. . Otimização do processo de construção e animação de modelos 3D para jogos digitais utilizando técnicas de digitalização 3D e Mocap com Kinect. In: SBGames - XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014, Porto Alegre. Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014.

12.
LIMA, Alessandro. Advergames como Forma de Engajamento do Público pela Marca: Estudo das Métricas. In: VI Gamepad - Seminário de Games, Comunicação e Tecnologia, 2013, Novo Hamburgo. Gamepad, 2013. v. 1. p. 1-22.

13.
LIMA, Alessandro; Heli Meurer . Projeto de Personagens Tridimensionais e Virtuais: Validação e Adaptação de Metodologias. In: IV Gamepad - Seminário de Games, Comunicação e Tecnologia, 2011, Novo Hamburgo. Gamepad nº.4 Vol.4 (2011). Novo Hamburgo: Feevale, 2011. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SCHUH, A. R. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; BEZ, M. R. . Protótipo de simulador de cadeira de rodas motorizada controlada por interface cérebro-computador não invasiva. In: Computer on the Beach, 2014, Florianópolis. Anais do Computer on the Beach. Florianópolis: Univali, 2014. v. 1. p. 364-365.

2.
SCHUH, A. R. ; LIMA, A. P. ; MORCHE, Gustavo. ; MOSSMANN, João ; BEZ, M. R. . Control of a wheelchair simulator in a three-dimensional environment using eye blink detection through non-invasive brain-computer interface. In: Interacción 2014 - XV International Conference on Human Computer Interaction, 2014, Puerto de La Cruze. Actas del XV Congreso Internacional de Interación Persona-Ordenador. Tenerife: Actas del XV Congreso Internacional de Interación Persona-Ordenador, 2014. p. 1-1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CATASBLANCAS, S. S. ; BEZ, M. R. ; LIMA, A. P. . Personagens Tridimensionais do Projeto Health Simulator. In: Seminário de Iniciação Cinetífica FAPERGS, 2016, Novo Hamburgo/RS. Seminário de Iniciação Cinetífica FAPERGS, 2016. p. 2-2.

2.
MENGUER, C. ; OLIVEIRA, D. L. ; SANTOS, B. A. Z. ; VALADARES, V. C. S. ; WEBSTER, G. C. ; LIMA, Alessandro ; MENDES, T. G. ; MOSSMANN, João . Who Framed Dixie. In: Inovamund - Feira de Iniciação Científica, 2014, Novo Hamburgo. FIC - Feira de Iniciação Científica. Hovo Hamburgo: Feevale, 2014. v. 1. p. 4-4.

3.
HECKEL, G. L. ; BEZ, M. R. ; LIMA, Alessandro . HEALTH - Life Simulator. In: Inovamund - Feira de Iniciação Científica, 2014, Novo Hamburgo. FIC - Feira de Iniciação Científica. Hovo Hamburgo: Feevale, 2014. v. 1. p. 6-6.

4.
MORCHE, Gustavo. ; LIMA, Alessandro ; BEZ, M. R. . Health Life Simulator. In: Inovamund - Feira de Iniciação Científica, 2014, Novo Hamburgo. FIC - Feira de Iniciação Científica. Hovo Hamburgo: Feevale, 2014. v. 1. p. 8-8.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, A. P.; JUNIOR, C. ; MULLER, G. ; RAGUZE, T. . Técnicas de Texturização Realista. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
LIMA, A. P.; JUNIOR, C. ; MULLER, G. ; RAGUZE, T. . Esportes Eletrônicos - A Nova Era. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
LIMA, Alessandro. Aula Inaugural da Informática - Games Profissão ou Estilo de Vida. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LIMA, Alessandro. O Designer em Jogos Digitais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
LIMA, Alessandro. Inovação Tecnológica em Projeto de Personagens. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
LIMA, Alessandro; Heli Meurer . Metodologia para Projetos de Personagens Digitais - PUCMinas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
LIMA, Alessandro; MEURER, H. . Metodologia para Projetos de Personagens Digitais - Uniritter. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
LIMA, Alessandro; MEURER, H. . Metodologia para Projetos de Personagens Digitais - Univates. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
LIMA, A. P.. Personagens e o Processo de Produção para Jogos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
LIMA, Alessandro. Design e Games. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
LIMA, Alessandro. The Making of Dead twice. Brandywine: Software media LLC, 2009 (Tutorial).

2.
LIMA, Alessandro. Making of Dead Twice 2005 (Tutorial).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . Ballistic - Quantum Conflict. 2013.

2.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . Sink Sessiona. 2012.

3.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . O Segredo dos Vales Mágicos de Dell Valle Kapo. 2012.

4.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . Giant Bee Scape. 2012.

5.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . Eu Atleta. 2012.

6.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . NBB - Novo Basquete Brasil. 2012.

7.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . Dragons Wild Skies. 2012.

8.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . Confidence Ville. 2011.

9.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . Ynk Yang. 2011.

10.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . VH1 Hit Machine. 2010.

11.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . Clear Extreme Soccer. 2010.

12.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . Unity Bootcamp. 2010.

13.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . World of Chandelle. 2010.

14.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . Eagle GT Challenge. 2010.

15.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . SVB - Super Volei Brasil 2. 2009.

16.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . Footvoley. 2009.

17.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . Nascar Young Guns Challenge. 2009.

18.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . Totó do Mengão. 2009.

19.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . Globo Super Hits. 2009.

20.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . AXE Music Star - Get In Back. 2009.

21.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . Templo - Desafio Pequim. 2008.

22.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . Aniversário 56 Anos Casas Bahia. 2008.

23.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . SVB - Super Vôlei Brasil. 2007.

24.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . AXE - The Dark Temptation. 2007.

25.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . AXE - Billions. 2007.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, Alessandro; NAVARRO, S. B. ; SARDAGNA, H. V. . CAVA 2015 - VII Congresso Internacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Adaptativos e Acessivos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
LIMA, A. P.; MULLER, E. F. ; SCHNEIDER, G. T. ; HILGERT, K. . Página de Facebook do Curso e Jogos Digitais. 2016; Tema: Jogos Digitais. (Rede social).

2.
LIMA, A. P.. Alessandro Lima - Portfolio. 2015; Tema: Portfolio pessoal.. (Site).

3.
LIMA, A. P.. Life Motos - Games na Estrada. 2015; Tema: Produção de conteúdo sobre games durante as viagens de moto.. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
NOVAKOSKI, D. W. C. ; MORCHE, G. ; TELES, M. C. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . RID - Running Into the Dungeon. 2017. (Jogo Digital).

2.
ZAPAROLLI, N. ; FERREIRA, J. H. S. ; FUKUMOTO, L. T. ; GONCALVES, G. L. ; GANZER, A. C. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João . Pali. 2017. (Jogo Digital).

3.
PELLEGRINI, P. C. O. ; NUGEM, J. L. ; DAGOSTIN, G. ; OLIVEIRA, G. ; PADILHA, J. M. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . Karma. 2017. (Jogo Digital).

4.
FISCHER, R. E. C. ; SCHEFFLER, E. L. ; SILVEIRA, V. S. ; REIS, V. M. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . The Julie's Case. 2017. (Jogo Digital).

5.
MORAES, C. ; SILVA, P. A. ; VIZZOTTO, M. D. ; HILGERT, G. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . Un Cuerno en el Infierno. 2016. (Jogo Digital).

6.
VILLAR, B. G. ; MEYRER, L. S. ; LUCENA, R. ; LEAL, V. S. ; SOUZA, E. M. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . The Sky Above. 2016. (Jogo Digital).

7.
RAUPP, B. P. ; WARKEN, S. R. L. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . A Pirate's Life for Me!. 2016. (Jogo Digital).

8.
SCHNEIDER, M. ; BROCHETTO, V. ; PINTO, C. P. ; GOMES, C. ; CARDOSO, D. P. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . Oris. 2016. (Jogo Digital).

9.
EMEL, A. ; STENGEL, G. A. ; FERRONI, L. S. ; GUES, L. Y. Y. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . Dark Maze. 2016. (Jogo Digital).

10.
QUADROS, D. ; STRASBURG, F. J. ; SILVA, G. K. ; KUHNE, N. J. ; SANTOS, T. I. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . One More Break. 2016. (Jogo Digital).

11.
HECKEL, G. L. ; BRINCKMANN, H. W. ; COSTA, J. O. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . Shadow of Gulysten. 2015. (Jogo Digital).

12.
SILVA, C. M. ; RODRIGUES, T. I. ; BACH, H. ; VANDES, W. P. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . Republic IV. 2015. (Jogo Digital).

13.
SILVEIRA, G. S. ; NUNES, M. R. ; SOUZA, T. Z. ; PAPA, G. S. H. ; MENDONCA, D. K. S. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . Ragnar. 2015. (Jogo Digital).

14.
BARILI, F. ; SCHMITZ, B. A. ; RIOS, A. J. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . Poly Villains. 2015. (Jogo Digital).

15.
FERREIRA, P. A. ; MENEZES, D. B. ; COSTA, L. A. ; CARCAMO, V. R. ; BRENNER, G. L. C. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . Hyndra's Tale. 2015. (Jogo Digital).

16.
SILVA, A. E. M. ; FASSINA, M. Y. M. ; KELLER, N. Z. ; PIRES, R. V. ; BROMBATTI, R. S. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . Unbalanced. 2015. (Jogo Digital).

17.
SANTOS, B. A. Z. ; MENGUER, C. ; OLIVEIRA, D. L. ; WEBSTER, G. C. ; VALADARES, V. C. S. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João . Who Framed Dixie. 2014. (Jogo Digital).

18.
VARGAS, F. W. ; CARCAMO, T. A. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . Symbiosis. 2014. (Jogo Digital).

19.
PACHECO, C. T. ; KONZEN, R. M. ; PINTO, M. G. ; SILVA, D. S. ; SILVA, L. F. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . Stuntman Rob. 2014. (Jogo Digital).

20.
SILVA, L. B. ; SANTOS, V. S. ; FREITAS, V. S. F. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . Maze of Anubis. 2014. (Jogo Digital).

21.
SILVA, A. V. R. ; REIS, T. B. ; CLEBSCH, J. P. ; GOLDANI, F. S. ; SILVA, D. C. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . Lhama à Vista. 2014. (Jogo Digital).

22.
POLI, B. R. P. ; MATZEMBACKER, C. A. ; KRAUSS, J. M. ; SA, L. E. ; BERSCH, R. A. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João ; MENDES, T. G. . Clockwork Alchemy. 2014. (Jogo Digital).

23.
FEY, A. F. ; LINCK, T. D. B. ; HERZER, M. A. ; PAUL, L. P. ; SCHITTLER, H. F. M. ; LIMA, A. P. ; MOSSMANN, João . Mi scusi. 2014. (Jogo Digital).



Patentes e registros



Desenho industrial
1.
 LIMA, A. P.. Dead Twice (Morto Duas Vezes). 2006, Brasil.
Patente: Desenho Industrial. Número do registro: 368.656, data de registro: 07/02/2006, título: "Dead Twice (Morto Duas Vezes)" , Instituição de registro: Biblioteca Nacional. Instituição(ões) financiadora(s): Nenhuma..

2.
 LIMA, A. P.. Bull Monster. 2009, Brasil.
Patente: Desenho Industrial. Número do registro: 467.150, data de registro: 29/07/2009, título: "Bull Monster" , Instituição de registro: Biblioteca Nacional. Instituição(ões) financiadora(s): Nenhuma..

3.
 LIMA, A. P.. Marcus Romulus. 2010, Brasil.
Patente: Desenho Industrial. Número do registro: 501.759, data de registro: 16/07/2010, título: "Marcus Romulus" , Instituição de registro: Biblioteca Nacional. Instituição(ões) financiadora(s): Nenhuma..

4.
 Doug D'Souza. 2011, Brasil.
Patente: Desenho Industrial. Número do registro: 545.664, data de registro: 15/12/2011, título: "Doug D'Souza" , Instituição de registro: Biblioteca Nacional. Instituição(ões) financiadora(s): Nenhuma..



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, F. P.; AYMONE, J. L. F.; LINN, R. V.; LIMA, A. P.. Participação em banca de Andrei Souza Valins.Dispositivo de Auxílio à Imersão em Jogos de Realidade Virtual. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana Acadêmica Integrada 2017.Maquete Eletrônica para Games: Produzindo Cenários Incríveis. 2017. (Oficina).

2.
X Mostra Clak. Avaliador de Projetos Científicos. 2016. (Feira).

3.
CAVA 2015 - VII Congresso Internacional de Ambientes Virtuais de Ae Aprendizagem Adaptativos e Acessivos. Parecerista. 2015. (Congresso).

4.
CAVA 2015 - VII Congresso Internacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Adaptativos e Acessivos. Health Simulator - Projeto e Desenvolvimento das Interfaces Gráficas para Paciente Virtual. 2015. (Congresso).

5.
Inovamund - Feira de Iniciação Científica. Saga Farroupilha - Universo Narrativo para Lanceiros Negros. 2015. (Feira).

6.
Semana Acadêmica do Curso de Jogos Digitais.Gestão de Criativos. 2015. (Outra).

7.
Seminário de Boas Práticas de Ensino.Seminário de Boas Práticas de Ensino. 2015. (Seminário).

8.
VIII Gamepad - Seminário de Games e Tecnologias.Design e Práticas Ágeis / Projeto Health: Produção de Personagens Tridimensionais. 2015. (Seminário).

9.
Inovamund - Feira de Iniciação Científica. FIC - Feira de Iniciação Científica. 2014. (Exposição).

10.
Inovamund - Feira de Iniciação Científica. FIC - Feira de Iniciação Científica. 2014. (Exposição).

11.
SBGames - XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Festival de Jogos no XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames). 2014. (Simpósio).

12.
VII Gamepad - Seminário de Games, Comunicação e Tecnologia.BLINK: Desenvolvimento de um simulador de simulador de cadeira de rodas controlado por Interface cérebro-máquina. 2014. (Simpósio).

13.
VI Gamepad - Seminário de Games, Comunicação e Tecnologia.Advergames como Forma de Engajamento do Público pela Marca: Estudo das Métricas. 2013. (Seminário).

14.
IV Gamepad - Seminário de Games, Comunicação e Tecnologia.Projeto de Personagens Tridimensionais e Virtuais: Validação e Adaptação de Metodologias. 2011. (Encontro).

15.
I Mostra de Pesquisa e Iniciação Científica da ULBRA Gravataí.Viajando - Metodologia para o Desenvolvimento de um curta Metragem. 2007. (Oficina).

16.
IX Jornada de Iniciação Científica Uniritter.Viajando - Metodologia para o Desenvolvimento de um Filme de Desenho Animado - Análise de Casos. 2007. (Encontro).

17.
VIII Salão de Iniciação Científica da PUCRS.Viajando - Metodologia para o Desenvolvimento de um Filme de Desenho Animado - Análise de Casos. 2007. (Encontro).

18.
XIX Salão de Iniciação Científica da URFGS.Viajando - Metodologia para o Desenvolvimento de um Filme de Desenho Animado. 2007. (Encontro).

19.
SIGRADI - VIII Congresso Ibero-americano de Gráfica Digital. Participação em Congresso SIGRADI 2004.. 2004. (Congresso).

20.
Semana Acadêmica UniInfo 2003.Participação na Semana Acadêmica de 2003.. 2003. (Encontro).

21.
III Semana de Estudos em Adaministração. III Semana de Estudos em Adaministração. 1999. (Feira).

22.
III Semana de Estudos em Administração. 1999. (Feira).

23.
Feira Pedagógica da Escola. Feira Pedagógica da Escola. 1994. (Feira).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
WEBSTER, G. C. ; LIMA, A. P. . Coordenador do Curso de Introdução ao Game Áudio - 3ª edição. 2018. (Outro).

2.
RAGUZE, T. ; LIMA, A. P. . Coordenador de Curso de Technical Art: Desenvolvendo Gráficos Incríveis - 2ª Edição. 2018. (Outro).

3.
SOUZA, T. Z. ; LIMA, A. P. . Coordenador do Curso de ZBrush Básico para Profissionais. 2018. (Outro).

4.
SILVEIRA, J. ; LIMA, A. P. . Coordenador de Curso de Arte Técnica com Substance Designer. 2018. (Outro).

5.
SOUZA, C. A. C. ; LIMA, A. P. . Coordenador de Curso Animação 3D de Personagens para Jogos. 2018. (Outro).

6.
LIMA, A. P.; MULLER, G. . Coordenador de Curso de Extensão - Ao Vivo: dos Games à Indústria Criativa. 2017. (Outro).

7.
LIMA, A. P.; ABADIE, M. . Coordenador de Curso de Extensão - Emotional Game Design. 2017. (Outro).

8.
LIMA, A. P.. Coordenador de Curso de Extensão - Exploração e proteção da Criatividade: A Economia Criativa para seus Criadores, Inventores e Administradores. 2017. (Outro).

9.
LIMA, A. P.; WEBSTER, G. C. . Coordenador de Curso de Extensão - Introdução à Game Áudio - 2ª Edição. 2017. (Outro).

10.
BENITES, B. ; LIMA, A. P. . Coordenador de Curso de Extensão - Criação de Portfólios para Criativos. 2017. (Outro).

11.
LIMA, A. P.; JUNIOR, C. ; RAGUZE, T. ; MULLER, G. . Coordenador do TFEE - 3º Torneio Feevale de Esportes Eletrônicos. 2017. (Outro).

12.
LIMA, A. P.; JUNIOR, C. ; RAGUZE, T. ; MULLER, G. . Coordenador do TFEE - 4º Torneio Feevale de Esportes Eletrônicos. 2017. (Outro).

13.
SOUZA, T. Z. ; LIMA, A. P. . Coordenador de Curso de Extensão - Introdução ao ZBrush para Games 2ª Edição. 2017. (Outro).

14.
LIMA, A. P.; FLORES, T. R. . Proponente Curso de Qualificação - Arte Técnica: Desenvolvendo Gráficos Incríveis. 2017. (Outro).

15.
LIMA, A. P.. Coordenador de Curso de Extensão - Arte para Jogos Digitais. 2016. (Outro).

16.
LIMA, A. P.; SOUZA, C. A. C. . Coordenador de Curso de Extensão - Animação de Personagens 3D. 2016. (Outro).

17.
LIMA, A. P.; AIRES, A. . Coordenador de Curso de Extensão - Testes em Jogos Digitais. 2016. (Outro).

18.
LIMA, A. P.; FLORES, T. R. ; JUNIOR, C. ; MULLER, G. . Coordenador do TFEE - 1º Torneio Feevale de Esportes Eletrônicos. 2016. (Outro).

19.
LIMA, A. P.; FLORES, T. R. ; JUNIOR, C. ; MULLER, G. . Coordenador do TFEE - 2º Torneio Feevale de Esportes Eletrônicos. 2016. (Outro).

20.
LIMA, A. P.. Coordenador de Curso de Extensão - Introdução à Unreal Engine. 2016. (Outro).

21.
LIMA, A. P.. Coordenador de Curso de Extensão - Introdução ao ZBrush para Games. 2016. (Outro).

22.
LIMA, A. P.. Coordenador de Curso de Extensão - Introdução à Game Áudio. 2016. (Outro).

23.
LIMA, Alessandro; MOSSMANN, João . Organizador do Power Up. 2015. (Outro).

24.
LIMA, Alessandro. Organizador do CAVA 2015 - VII Congresso Internacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Adaptativos e Acessivos. 2015. (Congresso).

25.
LIMA, Alessandro. Organização do VIII - Gamepad - Seminário de Games e Tecnologias. 2015. (Congresso).

26.
LIMA, A. P.. Avaliador do SBGAMES - XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Gabriel Eduardo Fleck. Projeto VR: Construção Tridimensional e Arquitetônica da Praça da Matriz. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Jogos Digitais) - Universidade Feevale, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alessandro Peixoto de Lima.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
DIESEL, A. G. ; LIMA, A. P. . SVB - Super Vôlei Brasil. 2007.


Projetos de pesquisa



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