Fernando de Andrade Franco Malagrino

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8973929290442297
  • Última atualização do currículo em 21/06/2018


Sou Doutor em Administração pela FEA-USP, com período de bolsa sanduíche na UMass (University of Massachusetts ? Amherst). Meu estudo analisou o comportamento do torcedor, sob a ótica do consumo, e o desenvolvimento de lealdade com marcas patrocinadoras. Também possuo Mestrado em Administração pela PUC-SP onde estudei a criação e desenvolvimento de marcas por meio do esporte. Sou sócio diretor da Armatore Market + Science, blogueiro do canal esportivo ESPN, onde fala sobre negócios no esporte e ocupo a função de Diretor de Marketing da Confederação Brasileira de Futebol Americano. Tenho trabalho em diversos casos e projetos com diferentes organizações da indústria esportiva como consultor. Entre estas organizações podemos destacar Puma, Corinthians, Ponde Preta, Arena Corinthians, Maracanã Arena, BDO Brasil, Bom Senso F.C., e ESPN Brasil. Eu estou envolvido com educação universitária desde 2005, tendo lecionado em diversas instituições, tanto em Mestrado, MBAs e graduação tais como: Uninove, PUC/SP, Mauá, Unip e Trevisan. Tenho atuado como palestrante em diversos seminários, congressos e conferências ligadas ao marketing e, especialmente, ao marketing esportivo. Tenho colaborado, com entrevistas para diversos meios de comunicação, nacionais e internacionais, abordando temas relacionados ao marketing esportivo, comportamento do consumidor e patrocínios esportivos. Atualmente, minha linha de pesquisa reflete estudos que abordam atitude do consumidor, comportamento do consumidor, marca no esporte, patrocínio e marketing de emboscada. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernando de Andrade Franco Malagrino
Nome em citações bibliográficas
MALAGRINO, F A. F.;FLEURY, F. A;Fernando A Fleury;FLEURY, Fernando A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Nove de Julho, Núcleo de Estudos em Gestão do Esporte.
Av. Francisco Matarazzo, 612 - Bloco C 1º Andar
agua branco
05001100 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 36659321
URL da Homepage: www.uninove.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Administração.
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP, Brasil.
com período sanduíche em University of Massachusetts Amherst (Orientador: Thomas Brashear Alejandro).
Título: The Effects of Identification on Loyalty Program Social and Psychological Benefits, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Prof. Dr. Paulo Roberto Feldmann.
Coorientador: Prof. Thomas Brashear Alejandro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Comportamento do Consumidor; Marketing Esportivo; Lealdade no Esporte; Transferencia de lealdade; Behavior Consumer; Sports Management.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2009 - 2011
Mestrado em Administração.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Gestão das marcas dos clubes de futebol: como o marketing esportivo potencializa o consumo do torcedor,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Prof. Dr. Onésimo Cardoso de Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Marketing Esportivo; Futebol; Clubes de Futebol; Times de Futebol; Brands in Sports; Consumidor Esportivo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Setores de atividade: Atividades esportivas e de recreação e lazer; Publicidade e pesquisa de mercado; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
1995 - 2004
Graduação em Faculdade de Economia e Adminsitração.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Um estudo de caso sobre o Varejo Brasileiro.




Formação Complementar


2014 - 2014
Fundamentos de Doutorado e Mestrado. (Carga horária: 8h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2013 - 2013
O Futuro do Mkt e o Uso das Mídias Sociais em Pesq. (Carga horária: 2h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2012 - 2012
Sport Management Executive Training Program.
University of Massachusetts Amherst, UMass Amherst, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Celetista Formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

06/2012 - Atual
Ensino, Escola da Ciência, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Esportivo
02/2012 - Atual
Ensino, Mestrado Profissional em Adm: Gestão do, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Marcas e Gestão de Patrocínio em Organizações do Esporte,
Marketing Esportivo
Contribuições da Administração no Esporte
01/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Pesquisa em Gestão do Esporte, .

Linhas de pesquisa
Marketing Esportivo
01/2012 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Empreendedorismo
01/2012 - Atual
Ensino, MBA em Gestão do Esportes, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Marketing Esportivo
01/2012 - 07/2012
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing

Instituto Mauá de Tecnologia, IMT, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

01/2012 - 12/2012
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Geral
01/2007 - 12/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Adminsitração de Varejo
Marketing
Marketing Esportivo
Novas Mídias Sociais como ferraamenta de Marketing

Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12


Trevisan Escola Superior de Negócios, TREVISAN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor do curso de Gestão de Esportes responsável pela disciplina de Marketing Esportivo Intermediário


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor do MBA em Marketing responsável pela disciplina de Planejamento Estratégico


CBF ACADEMY, CBF, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante
Outras informações
Professor na área de Marketing Esportivo



Linhas de pesquisa


1.
Marketing Esportivo

Objetivo: O estudo do comportamento do consumidor esportivo, marcas no esporte, patrocínio esportivo e o uso das mídias sociais no esporte. O objetivo dessa investigação é contribuir para uma melhor compreensão dos assuntos relacionados dentro do universo do marketing esportivo, além de estudar os fundamentos teóricos que compõem os estudos no tema. Dentre as metodologias, métodos e tipos de pesquisas utilizadas, incluem pesquisa empírica, análises qualitativas e quantitativas, estudos de caso e ensaios teóricos. Como resultado este projeto visa compreender melhor os casos de sucesso e insucesso em gestão esportiva, além da consolidação de teorias e modelos possíveis de aplicação..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing Esportivo.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão do Esporte.
Setores de atividade: Atividades de sedes de empresas e de consultoria em gestão empresarial; Pesquisa e desenvolvimento científico; Publicidade e pesquisa de mercado.
Palavras-chave: Marketing Esportivo; Gestão do Esporte; Consumidor Esportivo; Marcas no Esporte; Mídias Sociais; Patrocínio Esportivo.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Sport Sponsorship and Consumer Attitudes
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Fernando de Andrade Franco Malagrino - Coordenador / Thomas Brashear-Alejandro - Integrante.Financiador(es): University of Massachusetts Amherst - Bolsa.
2013 - 2014
Mapeamento dos principais fatores que levam o torcedor ao estádio de futebol: Um estudo sobre o comportamento do torcedor dos quatro grandes clubes do Estado de São Paulo
Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo identificar os principais fatores que levam os torcedores a frequentar os estádios de futebol no Brasil. Para isso este estudo optou por trabalhar como a amostra dos quatro grandes times do Estado de São Paulo levantando informações dos últimos cinco anos. Esta pesquisa é de natureza exploratória e o método é o quantitativa. Inicialmente, será realizado um estudo bibliográfico para levantar as pesquisas relacionadas aos temas e posteriormente, o estudo e desenvolvimento da presente pesquisa até a sua consolidação. Os objetivos específicos são: (1) levantar dados referentes a presença de torcedor no estádio; (2) identificar os principais fatores; (3) Analisar força das torcidas; (4) identificar os motivos preponderantes para tomada de decisão do torcedor; Os dados serão coletados por meio de pesquisa na internet e, quando possível, por meio de entrevista junto aos clubes e empresas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Fernando de Andrade Franco Malagrino - Coordenador / Marcos Vinicius Cardoso - Integrante / Alcides Carlos de Araújo - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - Atual
1o Social Rugby
Descrição: Encontro nacional de projetos sociais de Rugby.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (15) .
Integrantes: Fernando de Andrade Franco Malagrino - Integrante / Marcos Vinicius Cardoso - Integrante / João Manuel Casquinha Malaia Santos - Coordenador / Ary José Rocco junior - Integrante / Leandro Carlos Mazzei - Integrante.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Podium Sport, Leisure and Tourism Review


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Podium Sport, Leisure and Tourism Review
2013 - Atual
Periódico: Future Studies Research Journal
2014 - Atual
Periódico: REMark. Revista Brasileira de Marketing
2015 - Atual
Periódico: Marketing Intelligence & Planning
2015 - Atual
Periódico: Revista de Gestão e Negócios do Esporte (RGNE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Comportamento do Consumidor.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Patrocínio Esportivo.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing Esportivo.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia do Esporte.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão do Esporte.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marcas no Esporte.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MALAGRINO, F A. F.;FLEURY, F. A;Fernando A Fleury;FLEURY, Fernando A.2017MALAGRINO, F A. F.; CARDOSO, M. V. ; ARAUJO, A. C. ; FELDMANN, P. R. . Facebook, the new grandstand for relationship marketing. BASE (SÃO LEOPOLDO. ONLINE), v. 14, p. 108-121, 2017.

2.
ROCHA, C. M.2017 ROCHA, C. M. ; FLEURY, Fernando A. . Attendance of Brazilian soccer games: the role of constraints and team identification. European Sport Management Quarterly, p. 1-21, 2017.

3.
Fernando A Fleury2016 Fernando A Fleury; NOGAMI, V. K. C. ; MAZZON, J. A. ; VELOSO, A. R. . Effect of victories and defeats on the attitude of soccer fans: A study concerning pitchman, involvement and fanaticism. BBR. Brazilian Business Review (English Ed.), v. 13, p. 1-16, 2016.

4.
CORAT, P.2016CORAT, P. ; FLEURY, Fernando A. . Evolução da Comunicação Digital do Jacareí Rugbi: um Estudo de Caso. Revista de Gestão e Negócios do Esporte (GNE), v. 2, p. 1-15, 2016.

5.
CEGALINI, V. L.2016CEGALINI, V. L. ; CARDOSO, Marcos V. ; MALAGRINO, F A. F. . A IMPLEMENTAÇÃO DA MERITOCRACIA COMO PLATAFORMA DE DESEMPENHO EM UMA ENTIDADE ESPORTIVA DE ALTO RENDIMENTO. PODIUM: SPORT, LEISURE AND TOURISM REVIEW, v. 5, p. 75-88, 2016.

6.
GUIMARAES FILHO, G. P.2015GUIMARAES FILHO, G. P. ; MALAGRINO, F A. F. ; Santos, L. S. . Camisa sem Patrocínio ou camisa com Patrocínio? Qual a inteção de compra dos torcedores dos quatro principais clubes do futebol profissional da cidade de São Paulo. Revista Intercontinental de Gestão Desportiva, v. 5, p. 19-34, 2015.

7.
Luciana Melloni Rocco de Oliveira2015Luciana Melloni Rocco de Oliveira ; Carlos Affonso Sartore Salles ; MALAGRINO, F A. F. ; Mazzei, L C ; ROCCO JUNIOR, A. J. . Esporte e Escola: Ferramenta para avaliar a qualidade das atividades extracurriculares em instituições de ensino. Pensar a Prática (Online), v. 18, p. 1-12, 2015.

8.
MALAGRINO, F A. F.2014MALAGRINO, F A. F.; BRASHEAR-ALEJANDRO, T. . Considerações Teóricas Acerca do Composto de Marketing Esportivo. Podium: sport, leisure and tourism review, v. 03, p. 01-11, 2014.

9.
FLEURY, Fernando A.2014FLEURY, Fernando A.; CARDOSO, Marcos V. ; Fouto, Nuno M. D. ; VANCE, P. S. ; Marques, Rui D. . O Impacto do Estádio no Consumo do Torcedor: como a Frequência no Estádio Impulsiona a Demanda por Produtos dos Clubes. Future Studies Research Journal, v. 6, p. 126-156, 2014.

10.
FLEURY, Fernando A.2014FLEURY, Fernando A.; Marques, Rui D. . A Conceptual Framework Towards Understanding the Relationship Between a Sport Organization and its Sponsors. Revista Ciências Administrativas (UNIFOR), v. 20, p. 1-20, 2014.

11.
CARDOSO, Marcos V.2013CARDOSO, Marcos V. ; SANTOS, J. M. C. M. ; FLEURY, Fernando A. . O LEGADO DA COPA E SEU IMPACTO NO FUTURO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Future Studies Research Journal, v. 5, p. 164-197, 2013.

12.
MALAGRINO, F A. F.;FLEURY, F. A;Fernando A Fleury;FLEURY, Fernando A.2011MALAGRINO, F A. F.; Aline Germano . Lula: como a política, através da retórica visual, percorreu o mundo. Gestão Contemporânea (FAPA), v. 9, p. 155-177, 2011.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Fernando A Fleury. AUN - AGÊNCIA UNIVERSITÁRIA DE NOTÍCIAS. AUN - AGÊNCIA UNIVERSITÁRIA DE NOTÍCIAS, 19 jun. 2017.

2.
Fernando A Fleury. #CopadasCopas. Lance!, Brasil, p. 11 - 11, 22 jun. 2014.

3.
FLEURY, Fernando A.. Os desafios do novo ciclo olímpico. O Visconde, São Paulo, p. 18 - 19, 01 set. 2012.

4.
MALAGRINO, F A. F.. NFL: Modelos de administração para o futebol brasileiro. Lance!, p. 04 - 04, 05 fev. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FLEURY, Fernando A.; CORAT, P. ; ISABELLA, G. ; ARAUJO, A. C. ; FELDMANN, P. R. ; CRUZ, A. C. C. . Um 'campo' de oportunidade para o patrocinador: um estudo sob a perspectiva da identidade social. In: Encontro de Marketing da Anpad (EMA), 2016, Belo Horizonte. EMA 2016. São Paulo: Anpad, 2016.

2.
Marques, Rui D. ; FLEURY, Fernando A. ; GONCALVES, E. B. . É Ouro! A Percepção Do Consumidor Em Relação Aos Patrocinadores Dos Comitês Olímpico E Paralímpico Brasileiros. In: XXXIX EnANPAD 2015, 2015, Belo Horizonte-BH. XXXIX EnANPAD 2015. Rio de Janeiro: ANPAD, 2015.

3.
ROCHA, C. M. ; FLEURY, Fernando A. . Barreiras ao Consumo do Futebol Brasileiro Enquanto Produto para Espectadores. In: XXXIX EnANAPD 2015, 2015, Belo Horizonte. XXXIX EnANAPD 2015, 2015.

4.
FLEURY, Fernando A.; ARAUJO, A. C. ; CARDOSO, Marcos V. ; SNYDER, K. . Faça chuva ou faça sol, domingo é dia de assistir ao futebol: análise dos determinantes da demanda do futebol. In: XXXIX EnANAPD 2015, 2015, Belo Horizonte. XXXIX EnANAPD 2015, 2015.

5.
CORAT, P. ; FLEURY, Fernando A. . RELACIONAMENTO, CRM E MÍDIAS SOCIAIS: A EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIGITAL DO JACAREÍ RUGBY. In: SINGEP, 2015, São Paulo. SINGEP 2015, 2015.

6.
FLEURY, Fernando A.; FELDMANN, P. R. ; ARAUJO, A. C. ; CARDOSO, Marcos V. . Facebook, a nova arquibancada do futebol: estratégias de uso das fanpages e seus impactos na participação do torcedor. In: VI Encontro de Marketing da APAND, 2014, Gramado - RS. VI Encontro de Marketing da APAND, 2014.

7.
LADEIRA, W. J. ; ARAUJO, C. F. ; SANTINI, F. O. ; FLEURY, Fernando A. ; PINTO, D. C. . Autocontrole hoje, Indulgência amanhã? Revisitando os Estudos de Distância Temporal e Autocontrole Através do Viés de Otimismo e Pessimismo. In: VI Encontro de Marketing da APAND, 2014, Gramado - RS. VI Encontro de Marketing da APAND, 2014.

8.
KOEHLER, M. ; FLEURY, Fernando A. ; OLIVEIRA, E. . Abex: A luta pela ética e respeito entre os clubes de futebol de base do Brasil. In: II Encontro Internacional de Gestão do Esporte e Entretenimento, 2014, São Paulo. 1, 2014.

9.
Marques, Rui D. ; FLEURY, Fernando A. . Conceptual Framework Towards Understanding the Relationship Between a Sport Organization And Its Sponsors. In: SINGEP, 2014, São Paulo. III SINGEP, 2014. v. 1. p. 1-11.

10.
MALAGRINO, F A. F.; GUIMARAES FILHO, G. P. . Racismo na NBA: O caso Donald Sterling. In: SINGEP, 2014, São Paulo. III SINGEP. São Paulo, 2014. v. 1. p. 1-10.

11.
Marques, Rui D. ; FLEURY, Fernando A. . A Estratégia De Gestão Do Comitê Paralímpico Brasileiro: Impacto Nos Resultados Das Missões Brasileiras Nos Jogos Paralímpicos De 1996 A 2012. In: XVI SemeAd, 2013, São Paulo. XVI SEMEAD ? Seminários em Administração. São Paulo: FEA/USP, 2013.

12.
FLEURY, Fernando A.; CARDOSO, Marcos V. ; Fouto, Nuno M. D. ; VANCE, P. S. . Estratégias de Relacionamento Entre Clubes e Torcedores de Futebol no Brasil: Aumento do Consumo do Torcedor Explorando a Fidelidade a Marca. In: XXXVII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2013, 2013, Rio de Janeiro. Anais do XXXVII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2013, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FLEURY, Fernando A.; BRASHEAR-ALEJANDRO, T. ; ISABELLA, G. ; ARAUJO, A. C. . The Effects of Identification on Loyalty Program Social and Psychological Benefits. In: 2017 North American Society for Sport Management Conference (NASSM 2017), 2017, Denver. NASSM 2017, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MALAGRINO, F A. F.. Lula: The politics through the visual rhetoric. In: 9th Congress AISV-IASV, 2012, Venezia. 9th Congress AISV-IASV, 2012.

Artigos aceitos para publicação
1.
LADEIRA, W. J. ; SANTINI, F. O. ; PINTO, D. C. ; ARAUJO, C. F. ; FLEURY, Fernando A. . Self-Control Today, Indulgence Tomorrow? How Judgment Bias and Temporal Distance Influence Self-Control Decisions. The Journal of Consumer Marketing, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
Fernando A Fleury; BRASHEAR-ALEJANDRO, T. ; ISABELLA, G. ; ARAUJO, A. C. . The Effects of Identification on Loyalty Program Social and Psychological Benefits. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Fernando A Fleury. Um novo perfil do Torcedor. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Fernando A Fleury. Painel: Relação Toredor / Consumidor. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Fernando A Fleury. Soccer INSights. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Fernando A Fleury. Ativação de Patrocínio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
FLEURY, Fernando A.; CORAT, P. ; ISABELLA, G. ; ARAUJO, A. C. ; FELDMANN, P. R. ; CRUZ, A. C. C. . Um 'Campo' de Oportunidade para o Patrocinador: um Estudo sob a Perspectiva da Identidade Social. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MALAGRINO, F A. F.; GUIMARAES FILHO, G. P. ; Santos, L. S. . Camisa sem patocínio ou Camisa com patrocínio? Qual a intenção de Compra do torcedor dos quatro principais clubes de futebol profissional da cidade de São Paulo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
FLEURY, Fernando A.; Marques, Rui D. ; BARRETO, L. F. M. ; VELOSO, A. R. . GOLD RUSH - THE EFFECT OF PROFESSIONALIZATION ON A SPORT ORGANIZATION. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
Marques, Rui D. ; FLEURY, Fernando A. ; GONCALVES, E. B. . É Ouro! A Percepção Do Consumidor Em Relação Aos Patrocinadores Dos Comitês Olímpico E Paralímpico Brasileiros. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
ROCHA, C. M. ; FLEURY, Fernando A. . Barreiras ao Consumo do Futebol Brasileiro Enquanto Produto para Espectadores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
CORAT, P. ; FLEURY, Fernando A. . RELACIONAMENTO, CRM E MÍDIAS SOCIAIS: A EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIGITAL DO JACAREÍ RUGBY. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
FLEURY, Fernando A.; ARAUJO, A. C. ; CARDOSO, Marcos V. ; SNYDER, K. . Faça chuva ou faça sol, domingo é dia de assistir ao futebol: análise dos determinantes da demanda do futebol. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SNYDER, K. ; Fernando A Fleury ; CARDOSO, Marcos V. . A Brave New World: Creating Strategic Sponsorships in Brazil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
LADEIRA, W. J. ; ARAUJO, C. F. ; SANTINI, F. O. ; Fernando A Fleury ; PINTO, D. C. . Autocontrole hoje, Indulgência amanhã? Revisitando os Estudos de Distância Temporal e Autocontrole Através do Viés de Otimismo e Pessimismo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
Fernando A Fleury; FELDMANN, P. R. ; ARAUJO, A. C. ; CARDOSO, Marcos V. . Facebook, a nova arquibancada do futebol: estratégias de uso das fanpages e seus impactos na participação do torcedor. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
FLEURY, Fernando A.. Marketing Futebol Clube. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
Fernando A Fleury. A Copa do Mundo 2014. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
GUIMARAES FILHO, G. P. ; FLEURY, Fernando A. . Racismo na NBA: O caso Donald Sterling. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
Marques, Rui D. ; FLEURY, Fernando A. . A Conceptual Framework Towards Understanding the Relationship Between a Sport Organization And Its Sponsors. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
FLEURY, Fernando A.; NOGAMI, V. K. C. ; MAZZON, J. A. ; VELOSO, A. R. . Effect of victories and defeats on the attitude of soccer fans: a study concerning pitchman, involvement and fanaticism. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
KOEHLER, M. ; FLEURY, Fernando A. ; OLIVEIRA, E. . Abex: A luta pela ética e respeito entre os clubes de futebol de base do Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
Marques, Rui D. ; FLEURY, Fernando A. . A ESTRATÉGIA DE GESTÃO DO COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO: IMPACTO NOS RESULTADOS DAS MISSÕES BRASILEIRAS NOS JOGOS PARALÍMPICOS DE 1996 A 2012. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
FLEURY, Fernando A.; CARDOSO, Marcos V. ; Fouto, Nuno M. D. ; VANCE, P. S. . Estratégias de Relacionamento Entre Clubes e Torcedores de Futebol no Brasil: Aumento do Consumo do Torcedor Explorando a Fidelidade a Marca. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
Fernando A Fleury. Revolução Digital ou apenas uma moda passageira?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

25.
MALAGRINO, F A. F.; Aline Germano ; Gleriani Ferreira . Lula: How making politics through visual rhetoric seduced nations and obtained power.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
Fernando A Fleury. Os ganhos e as perdas para o Brasil com a realziação da Copa do Mundo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

27.
Fernando A Fleury. Fanáticos Por Futebol. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Fernando A Fleury. Ponte Preta. 2017.

2.
Fernando A Fleury. Arena Corinthians. 2016.

3.
Fernando A Fleury. Sport Club Corinthians Paulista. 2016.

4.
FLEURY, Fernando A.. Projeto Maracanã. 2015.

5.
FLEURY, Fernando A.. Bom Senso F.C.. 2014.

6.
Fernando A Fleury. 3º Prêmio BrSM de melhor Executivo do Futebol Brasileiro em 2013. 2014.

7.
FLEURY, Fernando A.. Manifesta Futebol do Futuro: Construindo um amanhã para o Futebol Brasileiro. 2013.

8.
FLEURY, Fernando A.; CARDOSO, Marcos V. . Identificação de mercados e empresas de bens e serviços esportivos. 2013.

9.
FLEURY, Fernando A.. 2º Prêmio BrSM de melhor Executivo do Futebol Brasileiro em 2012. 2013.

Trabalhos técnicos
1.
FLEURY, Fernando A.. Parecer de 2(dois) Artigo para Revista de Gestão e Negócios do Esporte (RGNE). 2016.

2.
FLEURY, Fernando A.. Parecer de 3(três) artigos para o Encontro de Marketing da Anpad (EMA) 2016. 2016.

3.
FLEURY, Fernando A.. Parecer de 2(dois) Artigo para o Marketing Intelligence and Planning. 2015.

4.
FLEURY, Fernando A.. Parecer para Revista Brasileira de Marketing - REMark. 2015.

5.
FLEURY, Fernando A.. Parecer de 4 (três) Artigo para o XVIII SEMEAD. 2015.

6.
FLEURY, Fernando A.. As Propostas do Bom Senso FC: Calendário e Fair Play Financeiro. 2014.

7.
FLEURY, Fernando A.. Parecer de 3 (três) Artigo para o XVII SEMEAD. 2014.

8.
FLEURY, Fernando A.. Parecer para Revista Brasileira de Marketing - REMark. 2014.

9.
FLEURY, Fernando A.. Parecer para Revista Future Studies Research Journal: Trends and Strategies. 2014.

10.
FLEURY, Fernando A.. Parecer para Revista Future Studies Research Journal: Trends and Strategies. 2013.

11.
FLEURY, F. A.. Projeto Fanáticos Por Futebol junto ao Portal R7. 2011.

12.
FLEURY, F. A.. Arquibancada Virtual. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Fernando A Fleury. I Congrefut: Tá na hora de repensar o futebol. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
Fernando A Fleury. A internacionalização de marcas de futebol. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
Fernando A Fleury. CBFA apresenta a temporada 2016 da Superliga Nacional. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
Fernando A Fleury. O futebol americano floresce no Brasil. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
Fernando A Fleury. Futebol americano made in Brazil. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
Fernando A Fleury. Inter começa neste sábado a luta para voltar à Série A do Brasileirão. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

7.
Fernando A Fleury. Queda de prestígio e diminuição da receita: o que o Inter perderá em caso de rebaixamento. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

8.
Fernando A Fleury. O que esperar do Inter em 2017. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

9.
Fernando A Fleury. Valores cobrados nas entradas dos jogos geram protestos e abre discussão sobre a 'elitização' do futebol brasileiro. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

10.
Fernando A Fleury. Brasil quer receber jogo da NFL e projeta se tornar o maior mercado do futebol americano fora dos EUA. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

11.
Fernando A Fleury. Times brasileiros insistem nas trocas de técnicos para vencer. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

12.
Fernando A Fleury. Popularidade do futebol americano cresce no Brasil e expande mercado esportivo. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

13.
FLEURY, Fernando A.. Bom Senso define Fair Play financeiro e quer apoio do governo. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

14.
FLEURY, Fernando A.. Sem CBF, Bom Senso confia em governo para implantar medidas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

15.
FLEURY, Fernando A.. Bom Senso conta com Ministério do Esporte para garantir adesão ao fair play financeiro. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

16.
FLEURY, Fernando A.. Sem CBF, Bom Senso confia em governo para implantar medidas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

17.
FLEURY, Fernando A.. Com bastante apoio, Bom Senso lança novas propostas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

18.
FLEURY, Fernando A.. Programa Esquenta. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

19.
FLEURY, Fernando A.. Modelo mercadológico do futebol brasileiro. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

20.
FLEURY, Fernando A.. Marketing Futebol Clube. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

21.
FLEURY, Fernando A.. Bom Senso confia no governo para implantar medidas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

22.
FLEURY, Fernando A.. Programa Segredos do Esporte. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

23.
FLEURY, Fernando A.. Oportunidades para o setor de hortifrúti na Copa do Mundo no Brasil. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

24.
FLEURY, Fernando A.. Mau desempenho pode afetar 2014 de clubes paulistas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

25.
Fernando A Fleury; SANTOS, J. M. C. M. . Programa Segredos do Esporte. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

26.
Fernando A Fleury. Programa Segredos do Esporte. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

27.
Fernando A Fleury. Programa Segredos do Esporte. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

28.
Fernando A Fleury. Especialistas analisam balanço financeiro de clubes brasileiros. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

29.
Fernando A Fleury. Clubes aumentam receita e dívida. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

30.
Fernando A Fleury. O modelo de gestão dos campeões Chelsea e Manchester City. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

31.
Fernando A Fleury. Segredos do Esporte na TV. 2012.

32.
Fernando A Fleury. Bate-Bola 2ª edição. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

33.
Fernando A Fleury. O fantástico mundo da bola. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

34.
Fernando A Fleury. Entrevista concedida ao site da ACEESP. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
Fernando A Fleury. Doping de Anderson põe imagem do MMA em xeque, mas UFC não deve aceitar 'nocaute' facilmente. 2015; Tema: Markting Esportivo. (Blog).

2.
Fernando A Fleury. Se for para ter uma torcida é melhor não ter nenhuma. 2015; Tema: Markting Esportivo. (Blog).

3.
Fernando A Fleury. A emboscada aprimorada. 2015; Tema: Markting Esportivo. (Blog).

4.
Fernando A Fleury. A política do blackout na NFL. 2015; Tema: Markting Esportivo. (Blog).

5.
Fernando A Fleury. O momento ideal para o racha. 2015; Tema: Markting Esportivo. (Blog).

6.
Fernando A Fleury; ROCCO JUNIOR, A. J. . O dilema da ética no esporte. 2015; Tema: Markting Esportivo. (Blog).

7.
Fernando A Fleury. O grande vencedor da rodada da NFL. 2014; Tema: Marketing Esportivo. (Blog).

8.
Fernando A Fleury. A busca constante pelo equilíbrio. 2014; Tema: Marketing Esportivo. (Blog).

9.
Fernando A Fleury. Quanto vale o Clippers. 2014; Tema: Marketing Esportivo. (Blog).

10.
Fernando A Fleury. Custo e Benefícios de uma Copa do Mundo. 2014; Tema: Marketing Esportivo. (Blog).

11.
Fernando A Fleury. Bom momento para juntar os cacos. 2014; Tema: Marketing Esportivo. (Blog).

12.
Fernando A Fleury. No turbilhão da mudança passa um Metrô. 2014; Tema: Marketing Esportivo. (Blog).

13.
Fernando A Fleury. Se formos esperar algo da CBF é melhor pegarmos uma cadeira para sentar. 2014; Tema: Marketing Esportivo. (Blog).

14.
FLEURY, Fernando A.. Dilemas para construção de estádios não é exclusividade brasileira. 2014; Tema: Marketing Esportivo. (Blog).

15.
FLEURY, Fernando A.. ManU quer mais espaço para seus patrocinadores. 2014; Tema: Marketing Esportivo. (Blog).

16.
FLEURY, Fernando A.. O futebol que os americanos amam e o mobile. 2014; Tema: Marketing Esportivo. (Blog).

17.
FLEURY, Fernando A.. O esporte mais global de todos. 2014; Tema: Marketing Esportivo. (Blog).

18.
FLEURY, Fernando A.. Grandes contratos de material esportivo. 2013; Tema: Esporte sob a ótica dos Negócios. (Blog).

19.
FLEURY, Fernando A.. Dois ativos opostos e uma situação difícil. 2013; Tema: Esporte sob a ótica dos Negócios. (Blog).

20.
FLEURY, Fernando A.. Equilibrio: palavra chave para transformar um campeonato em um negócio rentável. 2013; Tema: Esporte sob a ótica dos Negócios. (Blog).

21.
FLEURY, Fernando A.. Sem vergonha de ganhar dinheiro através do esporte. 2013; Tema: Esporte sob a ótica dos Negócios. (Blog).

22.
FLEURY, Fernando A.. O jogo por trás do Super Bowl. 2013; Tema: Esporte sob a ótica dos Negócios. (Blog).

23.
FLEURY, Fernando A.. Os melhores e piores do Super Bowl. 2013; Tema: Esporte sob a ótica dos Negócios. (Blog).

24.
FLEURY, Fernando A.. Air money. 2013; Tema: Esporte sob a ótica dos Negócios. (Blog).

25.
FLEURY, Fernando A.. Anulação do patrocínio da Caixa ao Corinthians: miopia comercial. 2013; Tema: Esporte sob a ótica dos Negócios. (Blog).

26.
FLEURY, Fernando A.. Era da criatividade comercial. 2013; Tema: Esporte sob a ótica dos Negócios. (Blog).

27.
FLEURY, Fernando A.. Imagem vale mais do que habilidade. 2013; Tema: Esporte sob a ótica dos Negócios. (Blog).

28.
FLEURY, Fernando A.. Nova camisa da França: em azul, contra todos. 2013; Tema: Esporte sob a ótica dos Negócios. (Blog).

29.
FLEURY, Fernando A.. A força da NBA na China. 2013; Tema: Esporte sob a ótica dos Negócios. (Blog).

30.
FLEURY, Fernando A.. No balanço da FIFA, U$ 448 milhões investidos na Copa do Mundo 2014. 2013; Tema: Esporte sob a ótica dos Negócios. (Blog).

31.
FLEURY, Fernando A.. Sponsorship e Partnership. 2013; Tema: Esporte sob a ótica dos Negócios. (Blog).

32.
FLEURY, Fernando A.. Bundesliga, Coca-Cola e um pouco de história. 2013; Tema: Esporte sob a ótica dos Negócios. (Blog).

33.
FLEURY, Fernando A.. Bayern de Munique e a hora de coroar o sucesso fora dos gramados. 2013; Tema: Esporte sob a ótica dos Negócios. (Blog).

34.
FLEURY, Fernando A.. Champions na ponta da chuteira e do lápis. 2013; Tema: Esporte sob a ótica dos Negócios. (Blog).

35.
FLEURY, Fernando A.. De olho no Brasil. 2013; Tema: Esporte sob a ótica dos Negócios. (Blog).

36.
FLEURY, Fernando A.. Para onde caminha o patrocínio esportivo. 2013; Tema: Esporte sob a ótica dos Negócios. (Blog).

37.
FLEURY, Fernando A.. Naming Rights. 2013; Tema: Esporte sob a ótica dos Negócios. (Blog).

38.
FLEURY, Fernando A.. A popularidade de um treinador incomum. 2013; Tema: Esporte sob a ótica dos Negócios. (Blog).

39.
FLEURY, Fernando A.. Uma eliminação no plano de marketing. 2013; Tema: Esporte sob a ótica dos Negócios. (Blog).

40.
FLEURY, Fernando A.. Um case excelente para o futebol brasileiro. 2013; Tema: Esporte sob a ótica dos Negócios. (Blog).

41.
FLEURY, Fernando A.. Longa vida ao Rei. 2013; Tema: Esporte sob a ótica dos Negócios. (Blog).

42.
FLEURY, Fernando A.. Mudanças de treinadores não é um 'privilégio' brasileiro. 2013; Tema: Esporte sob a ótica dos Negócios. (Blog).

43.
FLEURY, Fernando A.. Obrigado FIFA. 2013; Tema: Esporte sob a ótica dos Negócios. (Blog).

44.
FLEURY, Fernando A.. Naming Rights no Brasil deve entrar numa nova fase. 2013; Tema: Esporte sob a ótica dos Negócios. (Blog).

45.
FLEURY, Fernando A.. Aposentado do campo, mas multiplicado por seis. 2013; Tema: Esporte sob a ótica dos Negócios. (Blog).

46.
FLEURY, Fernando A.. O paradoxo financeiro da UEFA. 2013; Tema: Esporte sob a ótica dos Negócios. (Blog).

47.
FLEURY, Fernando A.. Para onde vai o futebol inglês?. 2013; Tema: Esporte sob a ótica dos Negócios. (Blog).

48.
FLEURY, Fernando A.. O Marketing da vitória prejudica a precificação do produto futebol. 2013; Tema: Marketing Esportivo. (Blog).

49.
FLEURY, Fernando A.. Red Bull de braços abertos para a Liga dos Campeões. 2013; Tema: Marketing Esportivo. (Blog).

50.
Fernando A Fleury. O clube mais valioso do mundo e seu balanço 2012. 2012. (Blog).

51.
Fernando A Fleury. Matchday digital. 2012. (Blog).

52.
Fernando A Fleury. O caminho é a profissionalização. 2012. (Blog).

53.
Fernando A Fleury. Ainda temos um longo caminho. 2012. (Blog).

54.
Fernando A Fleury. O Espirito Olímpico do COI vai até a chamada regra 40. Ou seja, enquanto não mexeram no bolso do Comitê. 2012. (Blog).

55.
Fernando A Fleury. Olimpíadas e patrocinadores. 2012. (Blog).

56.
Fernando A Fleury. Novos Jogos da era moderna: Os Jogos Digitais. 2012. (Blog).

57.
Fernando A Fleury. Ação da Adidas inova e surpreende. 2012. (Blog).

58.
Fernando A Fleury. Ações oficiais e de emboscada acertam a mão. 2012. (Blog).

59.
Fernando A Fleury. Ações de 'anti' marketing. 2012. (Blog).

60.
Fernando A Fleury. Engajamento real em ação de doação de sangue. 2012. (Blog).

61.
Fernando A Fleury. Transferências e conquistas alteram fortunas no mundo do esporte americano. 2012. (Blog).

62.
Fernando A Fleury. Quanta vale o título da NBA?. 2012. (Blog).

63.
Fernando A Fleury. Datatainment guarde esse nome. 2012. (Blog).

64.
Fernando A Fleury. Ao invés de elitização vamos falar de segmentação. 2012. (Blog).

65.
Fernando A Fleury. Novos valores de TV devem impactar no IPO do Manchester. 2012. (Blog).

66.
Fernando A Fleury. No mundo digital Chelsea goleia Bayern até mesmo no Brasil. 2012. (Blog).

67.
Fernando A Fleury. Futebol x Superbowl - uma briga pela audiência on line. 2012. (Blog).

68.
Fernando A Fleury. Sucesso nos campos e nas mídias sociais transforam a Premier League num caso exemplar. 2012. (Blog).

69.
Fernando A Fleury. Elitização dos Estádios de Futebol um caminho sem volta. 2012. (Blog).

70.
Fernando A Fleury. Mostre a cara em dia de jogo. 2012. (Blog).

71.
Fernando A Fleury. O mundo esportivo e o twitter. 2012. (Blog).

72.
Fernando A Fleury. Estratégia de expansão de marca mexe com mercado de uniformes. 2012. (Blog).

73.
Fernando A Fleury. Ações para fazer diferença. 2012. (Blog).

74.
Fernando A Fleury. Atlético de Madri, campeão da Liga Europa, ativa sua marca na busca de torcedores. 2012. (Blog).

75.
Fernando A Fleury. Qual a necessidade de uma nova casa para os Blues?. 2012. (Blog).

76.
Fernando A Fleury. Esportividade acima da Rivalidade. 2012. (Blog).

77.
Fernando A Fleury. Galo na veia. 2012. (Blog).

78.
Fernando A Fleury. Final da Champions League já mexe com mercado e deve ultrapassar SuperBowl. 2012. (Blog).

79.
Fernando A Fleury. Mídias Sociais nas comemorações da Premier League. 2012. (Blog).

80.
Fernando A Fleury. Jogando luz no Ranking da Forbes. 2012. (Blog).

81.
Fernando A Fleury. Ranking dos 20 clubes mais valiosos do Mundo. 2012. (Blog).

82.
Fernando A Fleury. Premier League inicia comemorações com ação inovadora. 2012. (Blog).

83.
Fernando A Fleury. 20 anos de Premier League. 2012. (Blog).

84.
Fernando A Fleury. MLB busca, através das mídias sociais, atrair o publico jovem. 2012. (Blog).

85.
Fernando A Fleury. Liverpool Digital. 2012. (Blog).

86.
Fernando A Fleury. Vista o Vermelho e entre no Inferno!. 2012. (Blog).

87.
Fernando A Fleury. Briga de torcida impacta diretamente na marca dos clubes e dos patrocinadores. 2012. (Blog).

88.
Fernando A Fleury. Marcas apostam na Euro para fazer sucesso. 2012. (Blog).

89.
Fernando A Fleury. Mickey nos gramadas da Roma. 2012. (Blog).

90.
Fernando A Fleury. Futebol no seu bolso ou onde você estiver. 2012. (Blog).

91.
Fernando A Fleury. Jogador de futebol costuma ser profissional?. 2012. (Blog).

92.
Fernando A Fleury. Aposentadoria de Marcos abre espaço para construção de uma nova marca. 2012. (Blog).

93.
Fernando A Fleury. A Marca Brasil. 2012. (Blog).

94.
Fernando A Fleury. O futebol brasileiro e outros esportes. 2012. (Blog).

95.
Fernando A Fleury. Doping Social. 2012. (Blog).

96.
Fernando A Fleury. As marcas mais valiosas do mundo esportivo. 2011. (Blog).

97.
Fernando A Fleury. Políticas para mídias sociais na NHL. 2011. (Blog).

98.
Fernando A Fleury. Torcer através das redes sociais. 2011. (Blog).

99.
Fernando A Fleury. A NFL abraça as mídias sociais. 2011. (Blog).

100.
Fernando A Fleury. Galo 2010. 2009. (Blog).

101.
Fernando A Fleury. Volkswagen. 2009. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
FLEURY, Fernando A.. Marketing Esportivo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
FLEURY, Fernando A.. Marketing Esportivo Intermediário. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
FLEURY, Fernando A.. Marketing Esportivo Aplicado. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
FLEURY, Fernando A.. Desenvolvimento de Competências para Gestores. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
FLEURY, Fernando A.. Marketing Esportivo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
FLEURY, Fernando A.. Marketing Esportivo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
FLEURY, Fernando A.. Marketing Esportivo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
FLEURY, Fernando A.. Planejamento e Estratégias de Marketing. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
FLEURY, Fernando A.. Planejamento e Estratégia de Marketing. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CARDOSO, Marcos V.; FLEURY, Fernando A.; LADEIRA, W. J.. Participação em banca de Daniel Pereira Scombati. Instituições financeiras brasileiras e o esporte: o impacto do investimento em patrocínio esportivo no brand equity.. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão do Esporte) - Universidade Nove de Julho.

2.
FLEURY, Fernando A.; CARDOSO, Marcos V.; VELOSO, A. R.. Participação em banca de Geraldo Prado Guimarães Filho. A INFLUÊNCIA DO FANATISMO NA INTENÇÃO DE COMPRA DE PRODUTOS HEDÔNICOS: UMA ANÁLISE SOBRE O COMPORTAMENTO DE CONSUMO DO TORCEDOR PAULISTA. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão do Esporte) - Universidade Nove de Julho.

3.
FLEURY, Fernando A.; SERRALVO, F. A.; CARDOSO, Marcos V.. Participação em banca de Rui David Marques. É ouro! A percepção do Consumidor em Relação aos Patrocinadores dos comitês olímpico e paralímpico brasileiros. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão do Esporte) - Universidade Nove de Julho.

Qualificações de Mestrado
1.
FLEURY, Fernando A.; CARDOSO, Marcos V.; LOPES, E. L.. Participação em banca de Pedro de Bragança Corat. O Esporte, o amor e a torcida: o Brand Love de Brasileiros a seus times. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão do Esporte) - Universidade Nove de Julho.

2.
FLEURY, Fernando A.; CARDOSO, Marcos V.; SILVA, F. Q. P. O. E.. Participação em banca de Geraldo Prado Guimarães Filho. A influência do fanatismo na intenção de compra de produtos relacionados ao time de futebol do coração do torcedor. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão do Esporte) - Universidade Nove de Julho.

3.
FLEURY, Fernando A.; CARDOSO, Marcos V.; SILVA, F. Q. P. O. E.. Participação em banca de Daniel Pereira Scombati. Instituições financeiras brasileiras e o esporte: o impacto do investimento em patrocínio esportivo no brand equity.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão do Esporte) - Universidade Nove de Julho.

4.
CUNHA, J. C.; Fernando A Fleury; SANTOS, J. M. C. M.. Participação em banca de Fabio Dias Brito. Ações Anticorrupção no Esporte: Legitimação Institucional e Ligações Perigosas no Atletismo Brasileiro. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão do Esporte) - Universidade Nove de Julho.

5.
SANTOS, J. M. C. M.; ROCCO JUNIOR, A. J.; FLEURY, Fernando A.. Participação em banca de Alex Lopes Granja. A Utilização da memória nas ações de Marketing em Clubes de Futebol. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão do Esporte) - Universidade Nove de Julho.

6.
FLEURY, Fernando A.; CARDOSO, Marcos V.; SANTOS, J. M. C. M.. Participação em banca de Rui David Marques. Medalha! Patrocínios no Esporte Paralímpico: Relacionamento de Ouro. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Gestão do Esporte) - Universidade Nove de Julho.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MALAGRINO, F A. F.; Giuntini, N; Laroca, Marcelo N.. Participação em banca de Rafael Augusto Dias Bitente; Raisa Helena Lemos de Macedo.Fraudes contábeis em instituições financeiras: Estudo de caso do banco panamericano. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Mauá de Tecnologia.

2.
MALAGRINO, F A. F.; Balistiero, Ricardo; Valverde, Santiago. Participação em banca de Aruan F, Marcelino P. R. S., Vanessa S. H., Victor C. L..Energia Eólica: Estudo sobre a capacidade e oportunidade no Brasil e no Mundo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Mauá de Tecnologia.

3.
MALAGRINO, F A. F.. Participação em banca de Aruan F.Plano de Negócios para site de divulgação de promoção. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Mauá de Tecnologia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro de Marketing da Anpad (EMA 2016).Um "Campo" de Oportunidade para o Patrocinador: um Estudo sob a Perspectiva da Identidade Social. 2016. (Encontro).

2.
SINGEP 2015.RELACIONAMENTO, CRM E MÍDIAS SOCIAIS: A EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIGITAL DO JACAREÍ RUGBY. 2015. (Simpósio).

3.
XXXIX EnANAPD 2015.Faça chuva ou faça sol, domingo é dia de assistir ao futebol: análise dos determinantes da demanda do futebol. 2015. (Encontro).

4.
XXXIX EnANPAD.Barreiras ao Consumo do Futebol Brasileiro Enquanto Produto para Espectadores. 2015. (Encontro).

5.
XXXIX EnANPAD.É Ouro! A Percepção Do Consumidor Em Relação Aos Patrocinadores Dos Comitês Olímpico E Paralímpico Brasileiros. 2015. (Encontro).

6.
2o Simpósio Internacional de Estudos Sobre Futebol.Futebol, Gestão e Marketing. 2014. (Simpósio).

7.
VI Encontro de Marketing da APAND. Facebook, a nova arquibancada do futebol: estratégias de uso das fanpages e seus impactos na participação do torcedor. 2014. (Congresso).

8.
VI Encontro de Marketing da APAND. Autocontrole hoje, Indulgência amanhã? Revisitando os Estudos de Distância Temporal e Autocontrole Através do Viés de Otimismo e Pessimismo. 2014. (Congresso).

9.
XVI SemeAd.A ESTRATÉGIA DE GESTÃO DO COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO: IMPACTO NOS RESULTADOS DAS MISSÕES BRASILEIRAS NOS JOGOS PARALÍMPICOS DE 1996 A 2012. 2013. (Seminário).

10.
XXXVII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2013. Estratégias de Relacionamento Entre Clubes e Torcedores de Futebol no Brasil: Aumento do Consumo do Torcedor Explorando a Fidelidade a Marca. 2013. (Congresso).

11.
9th Congress AISV-IASV. Lula: How making politics through visual rhetoric seduced nations and obtained power.. 2010. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MALAGRINO, F A. F.. Revolução Digital: Você ainda vai curtir esse Negócio. 2012. (Outro).

2.
FLEURY, Fernando A.. 1o Encontro Internacional de Gestão do Esporte e do Entretenimento. 2012. (Congresso).

3.
FLEURY, Fernando A.. 4º- Congresso SIPD - Sociedade Iberoamericana de Psicologia do Esporte Psicologia do Esporte e os Grandes Eventos. 2012. (Congresso).

4.
MALAGRINO, F A. F.. O Esporte como Negócio. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Luana Hilário Ferreira dos Santos. Efeitos da Transferência de imagem das equipes para os patrocinadores. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Gestão do Esporte) - Universidade Nove de Julho. (Orientador).

2.
Pedro Corat. Efeito do Brand Love no torcedor brasileiro de futebol europeu. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Gestão do Esporte) - Universidade Nove de Julho. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Geraldo Prado Guimarães Filho. A INFLUÊNCIA DO FANATISMO NA INTENÇÃO DE COMPRA DE PRODUTOS HEDÔNICOS: UMA ANÁLISE SOBRE O COMPORTAMENTO DE CONSUMO DO TORCEDOR PAULISTA. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão do Esporte) - Universidade Nove de Julho, . Orientador: Fernando de Andrade Franco Malagrino.

2.
Rui David Marques. Estratégia B2B no patrocinio esportivo. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão do Esporte) - Universidade Nove de Julho, . Orientador: Fernando de Andrade Franco Malagrino.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
André Golin; Flavia Silvestre; Lilian Mendes; Rafael Fessel. O impacto das mídias sociais na decisão do consumidor para a compra de produtos de bens de consumo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Instituto Mauá de Tecnologia. Orientador: Fernando de Andrade Franco Malagrino.

2.
Ana F; Beatriz F; Camila T; Giuliana C. Juliana O. Marketing Cultural como uma estratégia de investimento social para o fortalecimento da imagem de bancos comerciais no Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Instituto Mauá de Tecnologia. Orientador: Fernando de Andrade Franco Malagrino.

3.
Ernesto Simões; Guilherme Pastori; Rodrigo Sousa. Gestão de marketing esportivo para clubes de futebol. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Instituto Mauá de Tecnologia. Orientador: Fernando de Andrade Franco Malagrino.

4.
Bruna Jana; Glaucia P Almeida; Maria C Perri; Cristina C Per. Marca aplicada ao Fast Food Natural. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Instituto Mauá de Tecnologia. Orientador: Fernando de Andrade Franco Malagrino.

5.
Claudio M da Silva; Luciana La Regina e Silvia H R Gonzalez. Marketing de Luxo - Cartão de crédtio exclusivo para clientes triplo A. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Instituto Mauá de Tecnologia. Orientador: Fernando de Andrade Franco Malagrino.

6.
Danielle R M G Gabriela R M Julio C R Santos Lorela Di Cesar. Marketing Esportivo - Um Estudo Exploratório do Valor Agregado à Marca das Empresas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Instituto Mauá de Tecnologia. Orientador: Fernando de Andrade Franco Malagrino.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 7:05:39