Sônia Virginia Martins Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1673025156495316
  • Última atualização do currículo em 08/12/2018


Possui Graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia do Recife, Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa, pela Faculdade de Filosofia do Recife, Mestrado e Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. É professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns ministrando aulas no Curso de Letras. Realiza pesquisas nas áreas de Linguística e Análise Dialógica do Discurso, especialmente voltadas para ensino de língua portuguesa, gêneros acadêmicos, leitura e produção de textos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sônia Virginia Martins Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, S. V. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns.
Av. Bom Pastor S/N
Boa Vista
55296901 - Garanhuns, PE - Brasil
Telefone: (87) 37610882
URL da Homepage: http://www.uag.ufrpe.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O objeto discurso no ensino de língua portuguesa: noções teóricas e suas reconfigurações na constituição de um objeto ensinável, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Dóris de Arruda Carneiro da Cunha.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2002 - 2004
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Propostas de Produção de Textos em Livros Didáticos de Língua Portuguesa da 5ª série,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Doris de Arruda Carneiro da Cunha.
1999 - 2002
Especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Portugues.
Faculdade Frassinete do Recife, FAFIRE, Brasil.
Título: O Favorecimento da Competência Comunicativa em Livros Didáticos de Língua Portuguesa com Bses Interacionistas.
Orientador: Francisco Cardoso Gomes de Matos.
1993 - 1996
Graduação em Licenciatura Plena em Letras.
Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em Curso de Formação Continuada para Avalaidores das Redações do ENEM 2013. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Curso de Formação Continuada para Avaliadores das Redações do ENEM 2012. (Carga horária: 100h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2010 - 2010
Avaliação em Larga Escala - construção de itens. (Carga horária: 40h).
Abaquar Consultores e Editores Associados, ABAQUAR, Brasil.
2010 - 2010
Elaboração de Itens do Banco Nacional de Itens - B. (Carga horária: 40h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Curso de Iniciação à Docência no Ensino Superior. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aprovada em 1º lugar no Concurso Público de Provas e Títulos para Professor do Magistério Superior para a Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns e nomeada para provimento do cargo de Professor Assistente I, em Regime de Trabalho de Dedição Exclusiva através da Portaria nº 459/09-GR, de 07.05.09 publicada no DOU de 08.05.09.

Atividades

09/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Acadêmica de Garanhuns, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Ensino.
02/2012 - Atual
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Atividades de Extensão (PRAE), .

Atividade de extensão realizada
Projeto.
08/2011 - Atual
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura, interpretação e redação I - 60h
Leitura, interpretação e redação II - 60h
Língua Portuguesa III - 60h
10/2017 - 02/2018
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e produção de textos / gêneros acadêmcios e metodologia científica
03/2017 - 08/2017
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e produção de textos / Gêneros acadêmicos e metodologia científica
07/2016 - 12/2016
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e produção de textos e Gêneros acadêmicos e metodologia científica
03/2016 - 09/2016
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gêneros acadêmicos e metodologia científica
05/2015 - 08/2015
Ensino, Licenciatura em Letras na modalidade à distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Supervisionado IV
10/2014 - 04/2015
Ensino, Licenciatura em Letras na modalidade à distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística Geral
08/2014 - 01/2015
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular III
08/2014 - 01/2015
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular IV
03/2014 - 07/2014
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular III
03/2014 - 07/2014
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular IV
08/2013 - 12/2013
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular III
08/2013 - 12/2013
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular IV
07/2013 - 07/2013
Ensino, Especialização em Educação do Campo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa I: Leitura e Produção Textual
07/2013 - 07/2013
Ensino, Especialização em Educação do Campo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa II: Leitura e Produção Textual
03/2013 - 07/2013
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curicular III
06/2011 - 06/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Acadêmica de Garanhuns, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado de Coordenação Didática (CCD) do Curso de Letras.
08/2012 - 12/2012
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Estudo e Produção Textual II, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa I, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa II
03/2012 - 07/2012
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura, Interpretação e Redação I, Leitura, Interpretação e Redação II
02/2011 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade Acadêmica de Garanhuns, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE/Letras/UAG/UFRPE).
03/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura, interprtação e redação II - 60h
Leitura, interpretação e redação I - 60 hs
03/2010 - 07/2010
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura, interpretação e redação II - 60h
Leitura, interpretação e redação I - 60h
08/2009 - 12/2009
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura, interpretação e redação II - 60h
Leitura, interpretação e redação I - 60h
03/2009 - 07/2009
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura, interpretação e Redação I - 60h

Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

02/2012 - Atual
Ensino, Licenciatura em Letras à Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática VI - 60h
08/2010 - 12/2010
Ensino, Licenciatura em Letras à Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística I - 60 h

Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: sem vínculo

Atividades

03/2010 - 05/2010
Ensino, Linguística e ensino, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Leitura e produção de texto

Faculdade Santa Catarina, FASC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor convidado

Atividades

04/2009 - 05/2009
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
A construção dos processos de leitura e escrita II
02/2009 - 03/2009
Ensino, Docência Educacional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Conteúdo e didáticas das linguagens
02/2009 - 03/2009
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
A construção dos processos de leitura e escrita I
09/2008 - 10/2008
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
A construção dos processos de leitura e escrita II
06/2008 - 07/2008
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
A construção dos processos de leitura e escrita I
04/2008 - 05/2008
Ensino, Docência Educacional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Conteúdo e didática das linguagens

Fundação de Ensino Superior de Olinda, FUNESO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor convidado
Outras informações
Ensino, Psicopedaogia, Nível: Especialização Disciplina ministrada: Desenvolvimento Cognitivo, Linguagem e Aquisição da Leitura e da Escrita

Atividades

03/2009 - 04/2009
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento cognitivo, linguagem e aquisição da leitura e da escrita

Secretaria de Estado de Educação de Pernambuco, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40


Secretaria de Educação, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife, SEEL, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2009
Vínculo: Técnica de Ensino, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40


Colégio Boa Viagem, CBV, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Professora



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Construtos teóricos contemporâneos no ensino de língua portuguesa: as análises do discurso e as práticas docentes
Descrição: Pesquisa de campo tendo professores de português, do ensino médio como sujeitos de pesquisa, em suas práticas pedagógicas do ensino da língua e nos usos que fazem do LDP, como artefato pedagógico, para ensinar sobre o discurso e as práticas discursivas. O projeto de pesquisa visa estabelecer a relação entre teoria e prática, no cotejamento entre os objetos de ensino emergentes de teorias do discurso, propostos no LDP, em seus processos de ensino e aprendizagem, no cotidiano escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sônia Virginia Martins Pereira - Coordenador.
2010 - 2011
O comportamento leitor de estudantes de escolas públicas de Garanhuns
Descrição: O projeto tem por meta uma pesquisa sobre as práticas de leitura e de escrita dos estudantes de escolas públicas da cidade de Garanhuns e de seu entorno, para que os professores, conhecendo mais especificamente essas práticas, possam implementar os processos de ensino e aprendizagem de leitura e de escrita em uma perspectiva discursiva, que favoreça o letramento escolar e extraescolar dos alunos. A intenção é mostrar a importância que tem o professor conhecer as características das práticas de leitura e produção de textos dos estudantes para que possa tomar decisões coerentes com as necessidades deles..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
O resumo como gênero escolar: ensinar e aprender
Descrição: Investigação sobre a representação do gênero resumo por estudantes da educação básica - séries finais do ensino fundamental e do ensino médio, em que são estudados os processos de compreensão e sumarização de textos revelados por esses estudantes ao elaborarem resumos escritos de diferentes gêneros textuais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
O resumo como gênero escolar: ensinar e aprender
Descrição: Investigação sobre a representação do gênero resumo por estudantes da educação básica - séries finais do ensino fundamental e do ensino médio, em que são estudados os processos de compreensão e sumarização de textos revelados por esses estudantes ao elaborarem resumos escritos de diferentes gêneros textuais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - Atual
Reforço de Escolaridade e Letramento no Mercado de Trabalho
Descrição: Com vistas ao desenvolvimento de habilidades e competências de leitura e de escrita mais aprofundadas nos trabalhadores que se encontram em setores econômicos de indústrias e fábricas do Agreste de Pernambuco, mais especificamente, em municípios do entorno da cidade de Garanhuns, este projeto busca implementar práticas didático-pedagógicas para o ensino dos usos sociais da leitura e da escrita para profissionais do município de Garanhuns - PE e adjacências, a fim de que ao desenvolverem essas capacidades e, consequentemente, superarem as deficiências de uma formação escolar deficitária quanto ao domínio da leitura e da escrita, tenham condições de permanência ou acesso às vagas disponíveis no mercado de trabalho em Pernambuco, especialmente no Agreste Meridional..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sônia Virginia Martins Pereira - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal Rural de Pernambuco - Bolsa.


Outros Projetos


2011 - 2012
Leitura e escrita como práticas sociodiscursivas: as manifestações de linguagens nos gêneros textuais
Descrição: Projeto de intervenção pedagógica que visa desenvolver competências gerais de leitura e de escrita nos estudantes do ensino médio, para que alcancem níveis mais elevados de letramento, por meio do desenvolvimento de sequências didáticas que tomem como objeto de estudo gêneros textuais de difeentes esferas de circulação..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2013 - 2013
Periódico: Hipertextus Revista Digital
2013 - 2013
Periódico: Revista Via Litterae
2014 - Atual
Periódico: Hipertextus Revista Digital (UFPE)
2018 - Atual
Periódico: EUTOMIA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Espanhol
Compreende BemLê Razoavelmente.
Francês
Lê Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero - Ano V, FACEPE.
2007
Prêmio Professores do Brasil - 2ª Edição, MInistério da Educação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BEZERRA, B. G.2017BEZERRA, B. G. ; PEREIRA, S. V. M. ; LEDO, A. C. O. . Teorias de gêneros e suas apropriações na pesquisa brasileira: uma 'precária síntese'?. RAÍDO (ONLINE), v. 11, p. 160-177, 2017.

2.
PEREIRA, S. V. M.2017PEREIRA, S. V. M.. Da linguística à análise dialógica do discurso: contribuições para os estudos da linguagem. RIBANCEIRA, v. 8, p. 167-190, 2017.

3.
PEREIRA, S. V. M.2011PEREIRA, S. V. M.. Interação em fóruns de EaD ? a otimização de um espaço de aprendizagem colaborativa. Eutomia (Recife), v. 1, p. 349-364, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PEREIRA, S. V. M.; SILVA, L. N. (Org.) ; MONTEIRO, Roselma (Org.) . Reflexões sobre fazeres em alfabetização. 1ª. ed. Recife: EduUFPE, 2017. v. 1.

Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, S. V. M.; SILVA, L. N. ; MONTEIRO, Roselma . Escolhas prévias e intencionalidades pedagógicas na alfabetização. In: Sônia Virginia Martins Pereira; Leila Nascimento da Silva; Roselma Monteiro. (Org.). Reflexões sobre fazeres em educação. 1ªed.Recife: EdUFPE, 2017, v. 1, p. 173-199.

2.
PEREIRA, S. V. M.; BEZERRA, B. G. ; LEDO, A. C. O. . Práticas interacionais em fóruns de EAD e sua implicações pedagógicas. In: Sônia Virginia Martins Pereira; Benedito Gomes Bezerra; Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo. (Org.). Práticas discursivas em EAD: reflexões e aplicações. 1ed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013, v. único, p. 07-254.

3.
PEREIRA, S. V. M.; BEZERRA, B. G. ; LEDO, A. C. O. . A constituição do discurso-eu pela evocação do discurso-outro na instância da EAD. In: Sônia Virginia Martins Pereira; Benedito Gomes Bezerra; Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo. (Org.). Práticas discursivas em EAD: reflexões e aplicações. 1ed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013, v. único, p. 169-188.

4.
PEREIRA, S. V. M.. Modalidade Artigo Científico de Pós-Graduação. In: Maria do Rosário da Silva. (Org.). Mídia e controle social da imagem da mulher leitora no Brasil do século XIX. 1ed.Recife: Secretaria da Mulher de Pernambuco, 2012, v. V, p. 192-206.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, S. V. M.. Os gêneros promocionais no espaço acadêmico: convenção e inovação. In: VI SIGET - Simpósio Internacional dos Estudos dos Gêneros Textuais, 2011, Natal. VI SIGET - Simpósio Internacional dos Estudos dos Gêneros Textuais, 2011.

2.
PEREIRA, S. V. M.. Os gêneros promocionais no espaço acadêmico: convenção e inovação. In: VI SIGET, 2011, Natal. Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais, 2011. p. 01-12.

3.
PEREIRA, S. V. M.. O gênero textual como objeto de ensino: o que revela o discurso dos professores. In: III Colóquio ALED Brasil, 2010, Recife. III Colóquio ALED Brasil - Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso, 2010.

4.
PEREIRA, S. V. M.. Skoob: ambiente virtual de socialização entre leitores e produtores de textos. In: 3 Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2010, Recife. Anais Eletrônicos, 2010.

5.
PEREIRA, S. V. M.. Procedimentos linguísticos-discursivo utilizados pelos twitteiros para a composição de um texto sintético. In: 3 Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2010, Recife. Anais Eletrônicos, 2010.

6.
PEREIRA, S. V. M.. O Orkut como ferramenta de estudo para vestibulandos. In: 3 Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2010, Recife. Anais Eletrônicos, 2010.

7.
PEREIRA, S. V. M.. A situação de produção e a informalidade em textos da internet. In: 3 Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2010, Recife. Anais Eletrônicos, 2010.

8.
PEREIRA, S. V. M.. A produção de resumos na internet e o letramento digital. In: 3 Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2010, Recife. Anais Eletrônicos, 2010.

9.
PEREIRA, S. V. M.. Livemocha: um curso, uma rede social e sua contribuição para o ensino de línguas estrangeiras. In: 3 Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2010, Recife. Anais Eletrônicos, 2010.

10.
PEREIRA, S. V. M.. A Avaliação das Habilidades de Leitura de Alunos da Rede Municipal do Recife e o Processo de Letramento Escolar. In: II SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2009, Évora. Anais do II SIMELP. Évora: Universidade de Évora, 2009.

11.
PEREIRA, S. V. M.. A Leitura como Base da Produção Textual em Livro Didático de Língua Portuguesa. In: 17º COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas. Anais do 17º COLE. Campinas: Associação de Leitura do Brasil, 2009.

12.
PEREIRA, S. V. M.. O Funcionamento Discursivo em Narrativas Infantis - indícios de leituras sociais. In: Congreso Internacional Lectura 2007 - Para leer el XXI, 2007, Habana. Lectura 2007: Para leer el XXI - Por el mejoramiento humano. Habana: Comitê Cubano del IBBY / Centro de Investigacion y Desarrollo de la Cultura Juan Marinello, 2007. v. I.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, S. V. M.. A produção de resumos por estudantes - processos de compreensão e sumarização de textos. In: VII Congresso Internacional da ABRALIN, 2011, Curitiba. Abralin Curitiba 2011, 2011.

2.
PEREIRA, S. V. M.. A formação de alunos-leitores np ensino médio. In: X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010, Garanhuns. X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, S. V. M.; ARAUJO, Erika Vieira . A Prova Brasil e os objetos de ensino em lingua portuguesa. In: II Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem - SINIEL, 2012, Recife. Resumos - II SINIEL, 2012.

2.
PEREIRA, S. V. M.. Práticas interacionais em fóruns de ead: implicações pedagógicas. In: VI Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais, 2011, Natal. Gênero Textual-Discursivo e Letramento Caderno de Programação e resumos do VI SIGET, 2011.

3.
PEREIRA, S. V. M.. O resumo escrito como objeto de ensino: questões a considerar sobre a formalização de saberes sobre os gêneros. In: VI SIGET - Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais, 2011, Natal. VI SIGET - Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais, 2011.

4.
PEREIRA, S. V. M.. A produção textual em livro didático de língua portuguesa: aspectos de uma atividade interacional situada. In: V Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino: ECLAE, 2011, Natal. Caderno de Resumos do V Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino: ECLAE, 2011.

5.
PEREIRA, S. V. M.. Gênero redação escolar: Leitura e escrita de textos argumentativos. O que revela a produção dos alunos do ensino médio?. In: IV Seminário Internacional de Linguística ? IV SIL, 2011, São Paulo. Resumos - IV Seminário Internacional de Linguística ? IV SIL, 2011.

6.
PEREIRA, S. V. M.. O letramento de estudantes por suas ações de leituras. In: II Fórum de linguística aplicada e ensino de línguas, 2010, Fortaleza. II Fórum de linguística aplicada e ensino de línguas da UFC, 2010.

7.
PEREIRA, S. V. M.. Interação em fóruns de EAD: a otimização de um espaço de aprendizagem colaboativa. In: 3º Simpósio hipertexto e tecnologias na educação: mídias sociais e aprendizagem, 2010, Recife. 3º Simpósio hipertexto e tecnologias na educação: mídias sociais e aprendizagem, 2010.

8.
PEREIRA, S. V. M.. Linguagem e variação: o falar pernambucano na mídia impressa. In: Círculo de Estudos Lingísticos do Sul - CELSUL, 2010, Palhoça, SC. 9º Encontro do CELSUL : Círculo de Estudos Linguísticos do Sul :caderno de programação e resumos. Palhoça: UNISUL, 2010.

Artigos aceitos para publicação
1.
PEREIRA, S. V. M.. A Leitura como Base da Produção Textual em Livro Didático de Língua Portuguesa. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, S. V. M.. Uma agenda de produção do livro didático de português: políticas públicas, disciplinarização da língua, saberes a ensinar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PEREIRA, S. V. M.. A circulação de gêneros textuais no sistema de atividades do PNAIC e as implicações para os letramentos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PEREIRA, S. V. M.. Memória e discurso político na produção midiática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PEREIRA, S. V. M.. A escrita como atividade interacional em livro didático de português. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PEREIRA, S. V. M.. O discurso-outro constituindo o discurso-eu na instância da EaD. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PEREIRA, S. V. M.. A produção de resumo escrito por estudantes: processo de compreensão e sumarização de textos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PEREIRA, S. V. M.. Práticas interacionais em fóruns de ead: implicações pedagógicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
PEREIRA, S. V. M.. Os gêneros promocionais no espaço acadêmico: convenção e inovação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
PEREIRA, S. V. M.. A produção textual em livro didático de língua portuguesa: aspectos de uma atividade interacional situada. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PEREIRA, S. V. M.. O resumo escrito como objeto de ensino: questões a considerar sobre a formalização de saberes sobre os gêneros. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
PEREIRA, S. V. M.. III Colóquio da Aled Brasil ? Discurso e Práticas Sociais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PEREIRA, S. V. M.. II Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PEREIRA, S. V. M.. Interação em fóruns de EAD: a otimização de um espaço de aprendizagem colaborativa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PEREIRA, S. V. M.. Saussure e Bakhtin: contrapontos sobre a linguagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
PEREIRA, S. V. M.. Estratégias linguístico-discursivas e aspectos multimodais em cartilhas educativas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PEREIRA, S. V. M.. Comportamento leitor de estudantes de escolas públicas de Garanhuns. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PEREIRA, S. V. M.. A formação de alunos-leitores no ensino médio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
PEREIRA, S. V. M.. O ensino de língua à distância: múltiplos enfoques. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
PEREIRA, S. V. M.. A avaliação das habilidades de leitura de alunos da Rede Municipal do Recife e o processo de letramento escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
PEREIRA, S. V. M.. A leitura como base da produção textual em livro didático de língua portuguesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
PEREIRA, S. V. M.. O funcionamento discursivo em narrativas infantis - indícios de leituras sociais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
PEREIRA, S. V. M.. Os fundamentos do SMAR (Sistema Municipal de Avaliação de Rede) - a (re)construção de um sistema. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
PEREIRA, S. V. M.. Estudo comparativo entre matriz de avaliação, proposta curricular e livros didáticos - entre o ideal e o real. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
PEREIRA, S. V. M.. As singularidades de Flicts - em busca de singularidades no ensino da literatura. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
PEREIRA, S. V. M.. Práticas cooperativas de alfabetização e letramento. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
PEREIRA, S. V. M.. A atividade dialógica em Flicts - diferentes vozes se intercruzam. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
PEREIRA, S. V. M.. Panorama histórico sobre as variedades da língua portuguesa. Recife: NEAD/UPE, 2011 (Currículo Escolar).

2.
PEREIRA, S. V. M.. Uma língua do jeitinho brasileiro:as singularidades do português do Brasil. Recife: NEAD/UPE, 2011 (Currículo Escolar).

3.
PEREIRA, S. V. M.. Diversidade linguística: um olhar sobre as muitas línguas que se falam no Brasil. Recife: NEAD/UPE, 2011 (Currículo Escolar).

4.
PEREIRA, S. V. M.. Caminhos iniciais da Linguística como a ciência da linguagem. Recife: EDUPE, 2010 (Currículo Escolar).

5.
PEREIRA, S. V. M.. A língua em sua forma, função e variação: questões sobre formalismo, funcionalismo e variação linguística. Recife: EDUPE, 2010 (Currículo Escolar).

6.
PEREIRA, S. V. M.. A perspectiva pragmática: a linguagem como ação. Recife: EDUPE, 2010 (Currículo Escolar).

7.
PEREIRA, S. V. M.. Novos percursos para a Linguística: as contribuições do Gerativismo. Recife: EDUPE, 2010 (Currículo Escolar).

8.
PEREIRA, S. V. M.. Base Curricular Comum para as Redes Públicas de Ensino de Pernambuco. Recife: Secretaria de Educação de Pernambuco, 2008 (Currículo Escolar).

9.
PEREIRA, S. V. M.. Orientações Téorico-Metodológicas Ensino Fundamental Língua Portuguesa 1º ao 9º ano. Recife: Secretaria de Educação de Pernambuco, 2008 (Currículo Escolar).

10.
PEREIRA, S. V. M.. Orientações Teórico-Metodológicas Ensino Médio Língua Portugesa. Recife: Secretaria de Educação de Pernambuco, 2008 (Currículo Escolar).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
PEREIRA, S. V. M.. Lectura 2007 - Para Leer el XXI MEMÓRIA. 2007.

Processos ou técnicas
1.
PEREIRA, S. V. M.. Elaboração de instrumentos de avaliação educacional do Banco de Itens do MEC/INEP para o ENCCEJA. 2011.

2.
PEREIRA, S. V. M.. Evento de elaboração de itens de língua portuguesa para o ENEM. 2010.

3.
PEREIRA, S. V. M.. Assessoria para elaboração de caderno de crônicas. 2009.

4.
PEREIRA, S. V. M.. Elaboradora e Revisora de instrumentos de avaliação de língua portuguesa do Sistema Municipal de Avaliação de Rede - SMAR. 2007.

5.
PEREIRA, S. V. M.. Elaboradora de itens de língua portuguesa para os níveis fundamental e médio do Exame Supletivo. 2007.

6.
PEREIRA, S. V. M.. Aplicadora da prova do PISA 2006. 2006.

7.
PEREIRA, S. V. M.. Aplicadora das provas do SERCE - Segundo Estudo Regional Comparativo e Explicativo. 2006.

8.
PEREIRA, S. V. M.. Prestação de servicos de consultoria. 2006.

9.
PEREIRA, S. V. M.. Supervisora de Avaliação no SAEPE 2005. 2005.

10.
PEREIRA, S. V. M.. Elaboradora de temas de redação para provas seletivas. 2005.

11.
PEREIRA, S. V. M.. Comissão Executiva de Implementação do SAEPE 2005. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
PEREIRA, S. V. M.. Curso de capacitação à distância para avaliação de redações do ENEM 2017. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PEREIRA, S. V. M.. Curso de Formação de Professor Alfabetizador: ênfase no ensino da língua portuguesa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PEREIRA, S. V. M.. Argumentação Científica para Trabalhos Acadêmicos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
PEREIRA, S. V. M.. Prática VI - O ensino da língua e suas variedades no cotidiano escolar. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pedagógica).

5.
PEREIRA, S. V. M.. Argumentação científica para trabalhos acadêmicos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
PEREIRA, S. V. M.. Letras Linguística I. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pedagógica).

7.
PEREIRA, S. V. M.. Educação fiscal no currículo escolar: trabalhando essa transversalidade em áreas específicas do conhecimento. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
PEREIRA, S. V. M.. Leitura e Produção de Textos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
PEREIRA, S. V. M.. Oficina de Formação do Projeto Crônica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
PEREIRA, S. V. M.. Educação fiscal no currículo escolar: trabalhando essa transversalidade em áreas específicas do conhecimento. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GOMES, Jaciara J.; PEREIRA, S. V. M.; NASCIMENTO, M. R. V. S.. Participação em banca de Aline Simplício da Silva. Práticas de leitura em sala de aula: uma proposta de reflexão sobre a (in)tolerância religiosa a partir das tirinhas de "Um sábado qualquer". 2018. Dissertação (Mestrado em Profletras/UPE) - Universidade de Pernambuco.

Teses de doutorado
1.
BEZERRA, B. G.; PEREIRA, S. V. M.; REINALDO, M. A. G. M.; LEAL, M. Virginia; FALCONE, Karina. Participação em banca de Monique Alves Vitorino. Petição on-line: gênero como ação social no ciberativismo. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Mestrado
1.
PEREIRA, S. V. M.. Participação em banca de Aline Simplício da Silva. Práticas de leitura em sala de aula: a construção de sentidos a partir das tirinhas de "Um sábado qualquer". 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Profletras/UPE) - Universidade de Pernambuco.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PEREIRA, S. V. M.. Participação em banca de Maria José Fernandes Cavalcanti. Presença de Marcas da Oralidade em Cartas - uma análise na produção de alunos da EJA. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Educacional) - Faculdade Santa Catarina.

2.
PEREIRA, S. V. M.. Participação em banca de Irany Vasconcelos Vieira de Melo. Evasão Escolar da Educação de Jovens e Adultos nas Turmas do Quarto Ciclo. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Educacional) - Faculdade Santa Catarina.

3.
PEREIRA, S. V. M.. Participação em banca de Maria Helena Negromonte da Silva. Processos de Aquisição da Leitura e da Escrita. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Santa Catarina.

4.
PEREIRA, S. V. M.. Participação em banca de Eliane Maria de Santana Albuquerque. O Lúdico como Mediador do Processo de Aprendizagem da Escrita. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Santa Catarina.

5.
PEREIRA, S. V. M.. Participação em banca de Claudenize Gomes de Morais. Desenvolvimento da Leitura e da Escrita nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Educacional) - Faculdade Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEREIRA, S. V. M.. Participação em banca de Paula Gabriela Lima de Almeida.Sangue, suor e negritude: a violência contra mulheres negras no Brasil e a institucionalização do preconceito de gênero e raça. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade de Pernambuco.

2.
PEREIRA, S. V. M.. Participação em banca de Emanuelly Teles Ferreira e Silva.Gêneros textuais e ensino: a propaganda em atividades de livros didáticos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
PEREIRA, S. V. M.; CABRAL; NANES, G.. Participação em banca de Thaís Telles Queiroz.O ensino da leitura no último ano da educação infantil: um estudo na perspectiva Histórico-Cultural. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

4.
PEREIRA, S. V. M.; CORRÊA; CABRAL. Participação em banca de Renata Torres Viana.A prática pedagógica de duas professoras das séries iniciais para o ensino da leitura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

5.
CARVALHO; PEREIRA, S. V. M.; CABRAL. Participação em banca de Fabiany Michely dos Santos Leite Alexandre.Estratégias de leitura na educação infantil: implicações para a formação do leitor. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

6.
BASTOS, Heloisa; PEREIRA, S. V. M.; VASCONCELOS, Norma. Participação em banca de Suza Hélica Rodrigues de Oliveira.Estratégias de leitura: suas contribuições para a compreensão de textos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco.

7.
PEREIRA, S. V. M.; CABRAL; MACHADO. Participação em banca de Cynthia Almeida.Produzir textos nas séries iniciais do ensino fundamental: uma prática possível. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PEREIRA, S. V. M.; LOPES, A.; BARROS, J. S.. Concurso de Provas e Títulos para Docentes na nas disciplinas Metododologia Científica e Produção de Textos Acadêmicos. 2013. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Outras participações
1.
PEREIRA, S. V. M.. 2º Seminário de Didática do Ensino de Língua Portuguesa. 2018. Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
LEDO, A. C. O.; PEREIRA, S. V. M.; SILVA, T. R.. Desenvolvimento do D22 (identificar efeitos de humor no texto) no gênero tirinha numa perspectiva de letramento. 2018. Universidade de Pernambuco.

3.
PEREIRA, S. V. M.. 4ª Feira de Conhecimentos da Rede Municipal de Ensino do Recife. 2018. Secretaria de Educação do Recife.

4.
PEREIRA, S. V. M.. Chamada de trabalhos para e-books do Mestrado Profissional em Letras (Rede Nacional/UFRN). 2017. Universidade de Pernambuco.

5.
PEREIRA, S. V. M.. Consultora Pedagógica do CESPE na Supervisão do Processo de Correção das Redações do ENEM. 2011. Centro de Seleção e de Promoção de Eventos.

6.
PEREIRA, S. V. M.. Avaliadora do III Concurso Escolar de Educação Ambiental (II CEEA) - 1º ao 5º ano do EF. 2011. Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

7.
PEREIRA, S. V. M.. Avaliadora do III Concurso Escolar de Educação Ambiental (II CEEA) - 6º ao 9º ano do EF. 2011. Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

8.
PEREIRA, S. V. M.. Avaliadora da Sessão Oral na XI Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensão - JEPEX. 2011. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

9.
PEREIRA, S. V. M.. Avaliadora do III Concurso Escolar de Educação Ambiental (III CEEA) - 1º ao 5º do EF. 2010. Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

10.
PEREIRA, S. V. M.. Avaliadora do III Concurso Escolar de Educação Ambiental (III CEEA) - 6º ao 9º ano do EF. 2010. Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

11.
PEREIRA, S. V. M.. Avaliadora do III Concurso Escolar de Educação Ambiental (II CEEA) - Ensino Médio. 2010. Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

12.
PEREIRA, S. V. M.. Avaliadora do II Concurso Escolar de Educação Ambiental (II CEEA) - ensino médio. 2009. Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

13.
PEREIRA, S. V. M.. Avaliadora do II Concurso Escolar de Educação Ambiental (II CEA) - ensino fundamental II. 2009. Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

14.
PEREIRA, S. V. M.. Avaliadora do II Concurso Escolar de Educação Ambiental (II CEA) - ensino fundamental I. 2009. Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

15.
PEREIRA, S. V. M.. Avaliadora das redações do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA. 2008. Consulplan.

16.
PEREIRA, S. V. M.. Consultora Pedagógica do CESPE na Supervisão do Processo de Correção das Redações do ENEM 2008. 2008. Centro de Seleção e de Promoção de Eventos.

17.
PEREIRA, S. V. M.. Consultora Pedagógica do CESPE na Supervisão do Processo de Correção das Redações do ENEM 2007. 2007. Centro de Seleção e de Promoção de Eventos.

18.
PEREIRA, S. V. M.. Seleção Interna de Educadores de Apoio da Rede Estadual de Pernambuco. 2006.

19.
PEREIRA, S. V. M.. Processo avaliativo das Redações do Vestibular UPE/2007. 2006.

20.
PEREIRA, S. V. M.. Consultora Pedagógica do CESPE na correção das redações do ENEM/2006. 2006.

21.
PEREIRA, S. V. M.. Comissão de Pareceristas da Secretaria de Educação de Pernambuco. 2006.

22.
PEREIRA, S. V. M.. Concurso de Redação "Do Sonho à Ação: o jovem cidadão contribuindo para desburocratizar o serviço público em Pernambuco". 2005.

23.
PEREIRA, S. V. M.. Avaliadora da Redações do Vestibular 2004 da UPE. 2003.

24.
PEREIRA, S. V. M.. Processo de correção de provas de Redação do Vestibular 2003 da UPE. 2002.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Gramática tradicional: um paradigma vigente?. 2018. (Outra).

2.
Os gêneros na (ponta da) língua. 2018. (Encontro).

3.
Capacitação para utilização de tecnologias na correção de redações em larga escala.Tecnologias na correção de redações em larga escala. 2017. (Encontro).

4.
IX Simpoósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.O ensino de gêneros na academia: análise dos ?modos de fazer? explícito e implícito. 2017. (Simpósio).

5.
XII Congreso Internacional ALED: Discurso, construcción y transformación social. O objeto "discurso" no livro didático de português: sob que análise?. 2017. (Congresso).

6.
Gênero como instrumento no ensino e aprendizagem de línguas. 2015. (Outra).

7.
IX Congresso Internacional da ABRALIN. A lei, o livro e os (des)caminhos do ensino de língua portuguesa nas trilhas da comunicação. 2015. (Congresso).

8.
IX Congresso Internacional da ABRALIN. 2015. (Congresso).

9.
3º LLEDUC - Encontro Interdisciplinar de Língua, Literatura e Educação.A formação interdisciplinar do graduando em Letras no contexto da EAD. 2014. (Encontro).

10.
IX Jornada do Grupo de Pesquisa linguagem, identidade e memória.Conceitos bakhtinianos sob o enfoque de autores de livros didáticos de português. 2014. (Outra).

11.
VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.A circulação de gêneros textuais no sistema de atividades do PNAIC e as implicações para os letramentos. 2014. (Seminário).

12.
VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2014. (Seminário).

13.
II Encontro Nacional e Internacional de Linguística e Literatura.Discurso, ideologia e cognição. 2013. (Encontro).

14.
II Encontro Nacional e Internacional de Linguística e Literatura.Discurso, ideologia e cognição. 2013. (Encontro).

15.
Palestra - Rhetorics of speaking and writing. 2013. (Outra).

16.
Minicurso - Contribuição Funcionalista ao Estudo da Gramática do Português Brasileiro. 2012. (Outra).

17.
Encontro de Letras da UAG-UFRPE. 2011. (Encontro).

18.
Seminário de economia verde e inclusiva na região nordeste brasileira. Diálogos nacionais rumo à Rio + 20. 2011. (Seminário).

19.
V Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino - ECLAE.A produção textual em livro didático de língua portuguesa: aspectos de uma atividade interacional situada. 2011. (Encontro).

20.
VII Congresso Internacional da ABRALIN. A escrita de resumos por estudantes: processos de compreensão e sumarização de textos. 2011. (Congresso).

21.
VI SIGET.Os gêneros promocionais no espaço acadêmico: convenção e inovação. 2011. (Simpósio).

22.
VI SIGET. 2011. (Simpósio).

23.
XI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão.Gênero redação escolar: leitura e escrita de de textos argumentativos-dissertativos - que revela a produção de alunos do ensino médio?. 2011. (Outra).

24.
2 Evento de Elaboração de Itens do Banco Nacional de Itens - BNI. 2010. (Oficina).

25.
3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.Interação em fóruns de EAD: a otimização de um espaço de aprendizagem colaborativa. 2010. (Simpósio).

26.
Avaliação em larga escala: construção de itens. 2010. (Outra).

27.
Evento do Banco Nacional de Itens do INEP. 2010. (Oficina).

28.
Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas.O letramento de estudantes por suas ações de leitura. 2010. (Outra).

29.
I Colóquio do Curso de Letras da UAG.O comportamento leitor de estudantes de escolas públicas de Garanhuns. 2010. (Outra).

30.
I Encontro de Linguística e Literatura.Saussure e Bakhtin: contrapontos sobre a linguagem. 2010. (Encontro).

31.
III Colóquio Regional ALED Brasil.O gênero textual como objeto de ensino: o que revela o discurso dos professores. 2010. (Outra).

32.
XV ENDIPE - Enocntro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Congresso).

33.
Congresso de Leitura do Brasil - COLE. A leitura como base da produção textual em livro didático de língua portuguesa. 2009. (Congresso).

34.
II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - SIMELP.A avaliação das habilidades de leitura de alunos da Rede Municipal do Recife e o processo de letramento escolar. 2009. (Simpósio).

35.
Fórum SM de educação. 2008. (Outra).

36.
I Seminário Internacional da UNDIME. 2008. (Seminário).

37.
Políticas de Ensino em Movimento por uma Educação de Qualidade. 2008. (Oficina).

38.
Seminário Qualidade Social da Educação Básica - Fórum de Gestão em Políticas Públicas de Educação. 2008. (Seminário).

39.
VI Encontro sobre o Ensino de Língua e de Literatura / II Congresso Nacional sobre o ensino de Língua e de Literatura da FACHO. 2008. (Congresso).

40.
A lógica da análise de dados e da interpretação de resultados de pesquisa. 2007. (Outra).

41.
A Nova Identidade do Ensino Médio ? Educação, Trabalho e Cidadania. 2007. (Seminário).

42.
Congreso Internacional Lectura 2007 para leer el XXI - Por el mejoramiento humano. O funcionamento discursivo em narrativas infantis - indícios de leituras sociais. 2007. (Congresso).

43.
Congresso de Leitura do Brasil. As singularidades de Flicts ? em busca de singularidades no ensino da Literatura. 2007. (Congresso).

44.
III Reunião Anual da ABAVE ?Contribuição das Avaliações para a Qualidade do Ensino Básico e Superior?. 2007. (Congresso).

45.
III Reunião Anual da ABAVE (Associação Brasileira de Avaliação Educacional). Estudo Comparativo entre Matriz de Avaliação, Proposta Curricular e Livro Didático ? entre o ideal e o real. 2007. (Congresso).

46.
III Reunião Anual da ABAVE (Associação Brasileira de Avaliação Educacional). Os Fundamentos do SMAR (sistema Municipal de Avaliação de Rede) ? A (re)construção de um sistema. 2007. (Congresso).

47.
Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. 2007. (Seminário).

48.
Projeto "Caminhos do Futuro". 2007. (Encontro).

49.
Centro de Estudos em Educação e Linguagem. Práticas Cooperativas de Alfabetização e Letramento. 2006. (Congresso).

50.
II Seminário Alagoano de Avaliação Educacional. 2006. (Seminário).

51.
Interpretação da Escala do SAEB. 2006. (Outra).

52.
Oficina de elaboração de itens. 2006. (Oficina).

53.
Reunião Anual da ABAVE ?Finalidades e Formas da Avaliação da Educação Básica. 2006. (Congresso).

54.
XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino ? ENDIPE 2006. 2006. (Congresso).

55.
Aperfeiçoando o Sistema de Avaliação de Pernambuco - SAEPE. 2005. (Encontro).

56.
Conhecimentos Lingüísticos e Mediações Pedagógicas nas Práticas Escolares de Letramento. 2005. (Outra).

57.
Projeto TIM Música nas Escolas. 2005. (Oficina).

58.
Reunião Regional da SBPC-PE. 2005. (Outra).

59.
56ª Reunião anual da SBPC. A Atividade dialógica em Flicts ? diferentes vozes se intercruzam. 2004. (Congresso).

60.
Alfabetizar-se: um processo pedagógico articulado a aspectos psicológicos, sociais e lingüísticos. 2004. (Outra).

61.
VIII Seminário do Colégio Boa Viagem. 2004. (Outra).

62.
55ª Reunião Anual da SBPC. 2003. (Outra).

63.
Curso Políticas Educacionais e a Avaliação em Língua Portuguesa. 2003. (Oficina).

64.
Oficina de gramática: teoria e prática no processo ensino-aprendizagem. 2002. (Outra).

65.
Ensino de Português: fundamentos e práticas. 2001. (Outra).

66.
Os Resultados do SAEPE no Contexto das Políticas Educacionais do Estado de Pernambuco. 2001. (Seminário).

67.
VI Seminário Pedagógico do Colégio Boa Viagem. 2001. (Seminário).

68.
Perspectiva Psicopedagógica da (Não) Aprendizagem: contribuições para a educação no terceiro milênio. 2000. (Outra).

69.
Vivendo e Aprendendo: práticas de ensino vivenciais. 2000. (Congresso).

70.
V Seminário Pedagógico do Colégio Boa Viagem. 2000. (Seminário).

71.
Uma nova visão do ensino. 1998. (Outra).

72.
2º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil. 1996. (Encontro).

73.
Capacitação em Rede. 1996. (Outra).

74.
Curso de Contadores de História (módulo I). 1996. (Outra).

75.
I Seminário Internacional de Educação de Recife ?Leitura e Escrita numa Perspectiva Construtivista e Interacionista?. 1996. (Seminário).

76.
Seminário de Literatura ?Veredas Barrocas: Gregório de Matos e Guimarães Rosa. 1996. (Seminário).

77.
5º Congresso Pedagógico da ANEB. 1995. (Congresso).

78.
As Primeiras Leituras e a Formação do Leitor. 1995. (Outra).

79.
Encontro de Português - 1ª a 4ª série. 1995. (Encontro).

80.
Capacitação Pedagógica - 1º Grau - Método da Descoberta. 1993. (Outra).

81.
Curso Formação de Professores numa Abordagem Construtivista. 1993. (Oficina).

82.
Curso de Literatura Infantil. 1992. (Oficina).

83.
Curso de Literatura Infantil. 1992. (Outra).

84.
Curso de Matemática para Educadores do 1º Grau Menor. 1992. (Outra).

85.
Encontro sobre os índios do Nordeste. 1992. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, S. V. M.. Jornada Acadêmica Profletras. 2017. (Outro).

2.
PEREIRA, S. V. M.. Projeto Encontros - I Encontro do Curso de Letras. 2011. (Outro).

3.
PEREIRA, S. V. M.; ALVES . II Feira de Profissões da UAG/UFRPE. 2010. (Outro).

4.
BARROS, M. C. ; CARDOSO ; PEREIRA, S. V. M. . Projeto argumentação científica para trabalhos acadêmicos. 2010. (Outro).

5.
PEREIRA, S. V. M.. II Mostra de Trabalhos Acadêmicos do Curso de Letras da UAG. 2010. (Outro).

6.
PEREIRA, S. V. M.. I Mostra de Trabalhos Acadêmicos do Curso de Letras da UAG. 2009. (Outro).

7.
PEREIRA, S. V. M.. Projeto Crônica na Sala de Aula. 2008. (Outro).

8.
PEREIRA, S. V. M.. Programa de Formação Continuada de Professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Julia da Silva Santos. O ensino da leitura no livro didático adotado pela Rede Municipal de Ensino de Garanhuns. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Acadêmica de Garanhuns. (Orientador).

2.
Alberto Sabin de Freitas Carvalho. Mecanismos retóricos de construção do posicionamento discursivo em charges políticas. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

3.
Erika Vieira Araujo. A avaliação da compreensão leitora de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

4.
Alberto Sabin. O discurso em charges de campanhas políticas. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns. (Orientador).

5.
Lucivânia Maria. A Prova Brasil e as habilidades de leitura dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Maria Aparecida da Silva. Monitoria. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Unidade Acadêmica de Garanhuns. (Orientador).

2.
Gabriel Cantilino Santos. Monitoria. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

3.
Atilla Rocha. Projeto de Extensão - Reforço de escolaridade e letramento no mercado de trabalho. Início: 2012. Orientação de outra natureza. Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco. Pró-Reitoria de Gestão Estudantil - UFRPE. (Orientador).

4.
Alexsandro Pereira de Macena. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Rural de Pernambuco. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

5.
Lucirley Alves de Oliveira. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Rural de Pernambuco. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

6.
Isaac Itamar de Melo Costa. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

7.
Emanuelly Telles Ferreira e Silva. Leitura, compreensão e produção de textos nos anos finais do ensino fundamental. Início: 2010. Orientação de outra natureza. Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

8.
Glicínia Raquel Feitoza. Monitoria. Início: 2010. Orientação de outra natureza. Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco. Pró-Reitoria de Gestão Estudantil - UFRPE. (Orientador).

9.
Érika Vieira. Práticas de leitura e produção textual no ensino médio. Início: 2010. Orientação de outra natureza. Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

10.
Josineide Maria dos Santos. A escrita de resumos no ensino médio. Início: 2010. Orientação de outra natureza. Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

11.
Vanessa Claudino da Silva. Habilidades de leitura de estudantes do 9° ano do ensino fundamental. Início: 2010. Orientação de outra natureza. Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

12.
Emanuela Domingos Ferreira. Leitura, compreensão e produção de textos nos anos finais do ensino fundamental. Início: 2010. Orientação de outra natureza. Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

13.
Isaac Itamar de Melo Costa. Monitoria. Início: 2010. Orientação de outra natureza. Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco. Pró-Reitoria de Gestão Estudantil - UFRPE. (Orientador).

14.
Glicínia Raquel Feitoza. Monitoria. Início: 2010. Orientação de outra natureza. Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco. Pró-Reitoria de Gestão Estudantil - UFRPE. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Dilma de Moraes Pinho. Problemas de aprendizagem em leitura e escrita nas séries iniciais. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Educacional) - Faculdade Santa Catarina. Orientador: Sônia Virginia Martins Pereira.

2.
Maurício Silva. O lúdico no ensino da língua estrangeira no ensino fundamental e médio. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Educacional) - Faculdade Santa Catarina. Orientador: Sônia Virginia Martins Pereira.

3.
Irany Vasconcelos Vieira de Melo. Evasão escolar na educação de jovens e adultos nas turmas do quarto ciclo. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Educacional) - Faculdade Santa Catarina. Orientador: Sônia Virginia Martins Pereira.

4.
Eliane Maria de Santana Albuquerque. O processo de aprendizagem da alfabetização nas escolas rurais de João Alfredo. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Santa Catarina. Orientador: Sônia Virginia Martins Pereira.

5.
Maria de Lourdes G. dos Santos. Presença de marcas de oralidade em cartas: uma análise na produção de alunos da II e IV fase no ensino de jovens e adultos. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Educacional) - Faculdade Santa Catarina. Orientador: Sônia Virginia Martins Pereira.

6.
Marta Helena Negromente da Silva. A Psicogênese da leitura e da escrita na educação infantil. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Santa Catarina. Orientador: Sônia Virginia Martins Pereira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alberto Sabin de Freitas Carvalho. Mecanismos retóricos de construção do posicionamento discursivo em charges políticas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Unidade Acadêmica de Garanhuns. Orientador: Sônia Virginia Martins Pereira.

2.
Verônica Maria Almeida Neves. O ensino da leitura em classes de alfabetização. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Sônia Virginia Martins Pereira.

3.
Amanda Carine Ferreira Branco. O processo de letramento de adolescentes e jovens na FUNASE de Garanhuns. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Sônia Virginia Martins Pereira.

Orientações de outra natureza
1.
Camila Santos Ferreira. Leitura e produção de textos de gêneros argumentativos no ensino médio. 2017. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras) - Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sônia Virginia Martins Pereira.

2.
Wellington Hugo Lima Freitas Souto. As competências da redação do ENEM. 2017. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras) - Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sônia Virginia Martins Pereira.

3.
Arikerly Santana. Monitoria. 2017. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras) - Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Sônia Virginia Martins Pereira.

4.
Camila Santos Ferreira. Monitoria. 2017. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras) - Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Sônia Virginia Martins Pereira.

5.
Isaac Itamar de Melo Costa. Monitoria. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Pró-Reitoria de Gestão Estudantil - UFRPE. Orientador: Sônia Virginia Martins Pereira.

6.
Glicínia Raquel Feitoza Braz. Monitoria. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Pró-Reitoria de Gestão Estudantil - UFRPE. Orientador: Sônia Virginia Martins Pereira.

7.
Glicínia Raquel Feitoza Braz. Monitoria. 2010. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Pró-Reitoria de Gestão Estudantil - UFRPE. Orientador: Sônia Virginia Martins Pereira.

8.
Isaac Itamar de Melo Costa. Monitoria. 2010. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Pró-Reitoria de Gestão Estudantil - UFRPE. Orientador: Sônia Virginia Martins Pereira.

9.
Emanuelly Telles Ferreira e Silva. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. 2010. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sônia Virginia Martins Pereira.

10.
Emanuela Domingos Ferreira. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. 2010. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sônia Virginia Martins Pereira.

11.
Erika Vieira Araujo. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. 2010. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sônia Virginia Martins Pereira.

12.
Vanessa Claudino da Silva. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. 2010. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sônia Virginia Martins Pereira.

13.
Josineide Maria Santos. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. 2010. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sônia Virginia Martins Pereira.

14.
Vanessa Claudino da Silva. Programa Institucional de Iniciação à Docência - A valorização das licenciaturas. 2010. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Sônia Virginia Martins Pereira.

15.
Erika Vieira da Silva e Josineide Santos. Relato de Experiência: A formação de alunos-leitores no ensino médio. 2010. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Sônia Virginia Martins Pereira.

16.
Lucirley Alves de Oliveira. Monitoria. 2009. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras) - Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco, Pró-Reitoria de Gestão Estudantil - UFRPE. Orientador: Sônia Virginia Martins Pereira.

17.
Vanessa Claudino da Silva. Monitoria voluntária. 2009. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras) - Unidade Acadêmica de Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Sônia Virginia Martins Pereira.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
PEREIRA, S. V. M.; BEZERRA, B. G. ; LEDO, A. C. O. . Práticas interacionais em fóruns de EAD e sua implicações pedagógicas. In: Sônia Virginia Martins Pereira; Benedito Gomes Bezerra; Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo. (Org.). Práticas discursivas em EAD: reflexões e aplicações. 1ed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013, v. único, p. 07-254.

2.
PEREIRA, S. V. M.; SILVA, L. N. ; MONTEIRO, Roselma . Escolhas prévias e intencionalidades pedagógicas na alfabetização. In: Sônia Virginia Martins Pereira; Leila Nascimento da Silva; Roselma Monteiro. (Org.). Reflexões sobre fazeres em educação. 1ªed.Recife: EdUFPE, 2017, v. 1, p. 173-199.

3.
PEREIRA, S. V. M.; BEZERRA, B. G. ; LEDO, A. C. O. . A constituição do discurso-eu pela evocação do discurso-outro na instância da EAD. In: Sônia Virginia Martins Pereira; Benedito Gomes Bezerra; Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo. (Org.). Práticas discursivas em EAD: reflexões e aplicações. 1ed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013, v. único, p. 169-188.


Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, S. V. M.. A escrita como atividade interacional em livro didático de português. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PEREIRA, S. V. M.. Uma agenda de produção do livro didático de português: políticas públicas, disciplinarização da língua, saberes a ensinar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
PEREIRA, S. V. M.. Curso de Formação de Professor Alfabetizador: ênfase no ensino da língua portuguesa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PEREIRA, S. V. M.. Argumentação Científica para Trabalhos Acadêmicos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
PEREIRA, S. V. M.. Curso de capacitação à distância para avaliação de redações do ENEM 2017. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:43:06