Josiane Beloni de Paula

Bolsista de Doutorado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3984650204087167
  • Última atualização do currículo em 25/10/2018


Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, na linha de pesquisa Sociologia e História da Educação - SHE - Bolsista CNPQ. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2014), na linha de pesquisa Filosofia e História da Educação - FHE. Especialista em Orientação Educacional - EAD - pela Universidade Católica Dom Bosco (Portal da Educação - 2016). Especialista em Educação: Educação Infantil - UFPel (2007), Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais - UFPel (2005). Integrante do Grupo de Pesquisas Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC -UFSC) do Grupo de Pesquisas Rastros da Universidade São Francisco - SP (USP), e do Grupo de Pesquisa Filosofia, Educação e Práxis Social (FEPráxiS) - do Núcleo de Estudos Paulo Freire (UFPel). Possui experiência na área de Educação, como professora de anos iniciais (2003 a 2009) na rede pública municipal de ensino em Pelotas-RS, também exerceu o cargo de Conselheira Tutelar (2009 a 2016), na cidade de Pelotas-RS, professora colaboradora do Serviço Nacional de aprendizagem Comercial - SENAC/Pelotas-RS(2015), na formação continuada de professores. Realiza estudos com ênfase principalmente nos seguintes temas: Educação, etnia negra, infância, práticas de resistência, Paulo Freire, processos formativos de professores, sociologia, africanidades e decolonialidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Josiane Beloni de Paula
Nome em citações bibliográficas
BELONI, J.C;CRUZ, J.B;PAULA, J.B


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Orientador: Elison Antônio Paim.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Etnia Negra; Formação de Professores; Resistências.
Grande área: Ciências Humanas
2012 - 2014
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: Colorindo Invisibilidades:um estudo de caso acerca de práticas de resistência negra na escola,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Gomercindo Ghiggi.
Palavras-chave: Negro, escola, práticas de resistência.
Grande área: Ciências Humanas
2014 - 2018
Especialização em ESpecialização em Orientação Educacional EAD.
Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Uma construção possível com a Orientação Educacional.
Orientador: Ana Maria Ribas.
2006 - 2007
Especialização em Educação Infantil. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: Artigo: Erê vozes das infâncias: A construção das identidades étnico-raciais negras na escola.
Orientador: Raquel Silveira.
2002 - 2005
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Orientador: Eliana Weber Rodrigues.
2002 - 2005
Graduação em Bacharelado em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: Sociologia: uma luta por espaço no Ensino Médio.
Orientador: Paulo Pereira Cava.
2002 interrompida
Graduação interrompida em 2002 em Pedagogia - Educação infantil.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Ano de interrupção: 2002
1996 - 2000
Curso técnico/profissionalizante.
Colégio Municipal Pelotense, CMP, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Memória, patrimônio e ensino de história: decolonizando práticas e sabere. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Capacitação para Conselheiros Tutelares de Direitos da Criança e d. (Carga horária: 8h).
Escola de Conselhos do Rio Grande do Sul, ECRS, Brasil.
2013 - 2013
Círculos de Justiça Restaurativa e de Construção. (Carga horária: 40h).
Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul, ESM-AJURIS, Brasil.
2013 - 2013
Conselho Tutelar e a Escola. (Carga horária: 16h).
Conselho Tutelar de Cidreira, CTCRS, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação para Conselheiros Tutelares. (Carga horária: 32h).
Faculdades Integradas de Taquara, FACCAT, Brasil.
2011 - 2011
Fomação de Conselheiros Tutelares - Mód. Compl.. (Carga horária: 45h).
Fundação Escola Superior do Ministério Público Rio Grande do Sul, FESMPRS, Brasil.
2010 - 2010
Qualificação das Práticas Pedagógicas de professor. (Carga horária: 176h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2010 - 2010
Fomação de Conselheiros Tutelares - Módulo básico. (Carga horária: 60h).
Fundação Escola Superior do Ministério Público RS, FMP, Brasil.
2007 - 2008
Projeto MAMMA ÁFRICA - buscando as origens. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2005 - 2005
Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2005 - 2005
CURSO DE CAPACITAÇÃO NA ÁREA DA DEFICIÊNCIA VISUAL. (Carga horária: 80h).
ESCOLA PARA DEFICIENTES VISUAIS LOUIS BRAILLE, BRAILLE, Brasil.
2005 - 2005
COMITÊ GAÚCHO DO FSM. (Carga horária: 50h).
FÓRUM SOCIAL MUNDIAL, FSM, Brasil.
2005 - 2005
LIBRAS I. (Carga horária: 64h).
ASSOCIAÇÃO DE SURDOS DE PELOTAS, ASP, Brasil.
2003 - 2004
ESPANHOL. (Carga horária: 240h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2003 - 2003
COMITÊ GAÚCHO DO FSM. (Carga horária: 50h).
FÓRUM SOCIAL MUNDIAL, FSM, Brasil.
1999 - 2000
EDUCAÇÃO ESPECIAL. (Carga horária: 80h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
1997 - 1997
LOGO NO CURSO DE MAGISTÉRIO. (Carga horária: 40h).
Colégio Municipal Pelotense, CMP, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria Municipal de Governo, SMG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Conselheira Tutelar, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Integrante do FEPRáxiS, Carga horária: 4
Outras informações
Integrante do Núcleo de Estudos Diálogos com Paulo Freire do Grupo de Pesquisa Filosofia, Educação e PráxiS Social

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador SENAC - Pelotas
Outras informações
Formação de professores da rede estadual do Rio Grande do Sul, nas cidades da região sul.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Integrante Justiça Restaurativa do Foro Pel, Carga horária: 4
Outras informações
Participar de círculos de Justiça Restaurativa em casos do Judiciário e trabalhos de Cultura da Paz nas Escolas.

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Integrante do Educa-Ação, Promotoria Educação, Carga horária: 4
Outras informações
Reuniões, palestras e mini-cursos nas cidades da Comarca de Pelotas (Arroio do Padre, Capão do Leão, Morro Redondo e Turuçu) , Jaguarão, Piratini, Canguçu, Arroio Grande, Pedro Osório (Cerrito) e São Lourenço do Sul.

Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Integrantes da Redes de Poder, Enquadramento Funcional: Integrantes da Redes de Poder, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Integrante do Rede Sul de Educadores Freinet, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Integrante do GEPCIEI, Carga horária: 4
Outras informações
Grupo de Estudos e Pesquisa Cultura, Infância e Educação Infantil

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 16

Atividades

10/2006 - 10/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, .

03/2005 - 12/2005
Serviços técnicos especializados , Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, .

Serviço realizado
MONITORIA NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA SOBRE A COORDENAÇÃO DO PROF. PAULO PEREIRA CAVA.
03/2002 - 12/2005
Estágios , INSTITUTO DE PESQUISA E OPINIÃO (IPO), .

Estágio realizado
REALIZAÇÃO DE PESQUISAS POLÍTICAS DE SATISFAÇÃO AO CONSUMIDOR EM PELOTAS E RIO GRANDE.
03/2003 - 12/2003
Direção e administração, Conselho Universitário, .

Cargo ou função
DIREÇÃO GERAL DO DIRETÓRIO ACADÊMICO FLRESTAN FERNANDES, GESTÃO ALTERNATIVA DO INSTITUTO DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA.

Secretaria Municipal de Educação, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de séries inicias, Carga horária: 20

Atividades

02/2003 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Todas das série iniciais, exceto artes e Ed. física.

Escola de Ensino Médio Adolfo Fetter, EEEMAF, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora de Sociologia, Carga horária: 2
Outras informações
O estágio foi realizado em uma 6ª e uma 8ª séries.


Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Teresinha, EMEFST, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio realizado como requisito para a conclusão do curso de Magistério - habilitação Séries Iniciais.


Instituto de pesquisa de opinião, IPO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
As pesquisas foram realizadas dentro dos anos 2002 e 2005, sem crga horária definida, sobre Políticas de satisfação do consumidor.


Sociologia CP, SCP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Livre


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Prestadora de Serviços


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Estudante de Doutorado, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado

Atividades

03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .

03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .



Linhas de pesquisa


1.
Grupo de Estudo e Pesquisa Cultura Infância e Educação Infantil
2.
Linha de pesquisa: Sociologia e História da Educação (no PPGE)

Objetivo: Estudos e pesquisas em torno dos pressupostos epistemológicos da Sociologia e/ou da História em articulação com o campo educacional em suas múltiplas abordagens, objetos e fontes, a partir de eixos temáticos passíveis de diálogo: 1) Sociologia da Educação: Estudos sociológicos da escola. Sistemas institucionais de ensino. Socialização, formação e cultura escolar. Classes, identidades sociais e profissionais. Sociedade, literatura e educação. 2) História e Historiografia em processos educativos: Teorias da História. O ensino de História e suas metodologias. História das disciplinas escolares. A educação como objeto da pesquisa histórica nos diversos temas: aprendizagem, saberes docentes, memória, etnia, gênero, geração, currículo, livros didáticos..
3.
Memória e História da Educação (no Pameduc)

Objetivo: A linha reúne pesquisadores que desenvolvem projetos que articulam os pressupostos epistemológicos da História com o campo educacional em suas múltiplas abordagens, objetos e fontes. Temas associados aos estudos da memória, tais como autobiografia/escrita de si e docência; cultura escolar; história das disciplinas escolares e de instituições escolares, constituem objetos privilegiados de investigação..
Palavras-chave: memória, história da educação, cultura escolar.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Memória e História da Educação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Práticas de Resistência negra na sala de aula
Descrição: A presente pesquisa visa salientar práticas de resistência negra na sala de aula. Neste contexto, não somente denunciando a existência na sociedade brasileira de racismo, preconceito e discriminação étnico-racial, mas também anunciando e impulsionando reflexões, ações que venham propiciar à erradicação destes, através das práticas realizadas na escola e do contágio aos pares. Valorizando a presença negra atualmente na escola, apontando práticas inovadoras, visualizando a escola a partir de outra perspectiva: do negro na construção da história brasileira. Os sujeitos sendo parte da transformação do seu viver, revertendo lógicas internalizadas no imaginário social, intervindo na educação de todos, sendo estes negros ou não..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Escola e patrimônio cultural: entretecendo memórias e histórias da/na ilha de Santa Catarina
Descrição: O presente projeto tem como proposta entrecruzar cidade, memória, patrimônio, educação patrimonial e ensino de História. Objetivamos investigar os diferentes saberes, fazeres e experiências amalgamadas na produção do conhecimento histórico escolar, como também, identificar como a cidade, a memória e o patrimônio são agenciados na produção dos saberes escolares a partir da investigação do trabalho docente em instituições públicas de educação básica. Nesta indagação pretendemos ampliar o campo de pesquisa sobre o ensino de História, procurando identificar o conjunto de saberes que formam a cultura escolar e em que medida as políticas oficiais, os projetos dos professores, os livros didáticos, as práticas docentes e as políticas públicas da educação se aproximam ou se distanciam da cidade, das memórias e dos patrimônios. O projeto ao longo de sua execução integrará atividades de pesquisa e ensino, bem como irão sendo agregados a ele diversos subprojetos. Estes se organizarão conforme as atividades nas disciplinas de Seminário pesquisa em ensino de História, Metodologia do Ensino de História e Estágio Supervisionado de História I, II e III do curso de História e da disciplina História, Infância e Ensino no curso de Pedagogia da UFSC. Trabalharemos concomitantemente em múltiplas frentes para a coleta das informações documentos e entrevistas. Os documentos e Políticas Públicas de Educação que expressem orientações para o trabalho com as temáticas da pesquisa. Entrevistas com os professores e as professoras das escolas. Entrevistas com alunos. Análise de materiais didáticos. Dentre outras metas pretendemos desenvolver ou consolidar práticas que contribuam para o conhecimento e preservação dos patrimônios e memórias junto aos estudantes das escolas envolvidas na pesquisa. Palavras-chave: Ensino de História; Memória; Patrimônio; Educação patrimonial..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: Revista Educação & Realidade


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BELONI, J.C2018BELONI, J.C; OLIVEIRA, N.A ; RAMOS, M. A. S. . O carimbó ecoou nos corredores da escola: uma memória de pertencimento se ouviu. Revista ABPN, v. 10, p. 786-799, 2018.

2.
PAULA, J.B2016PAULA, J.B; PINHEIRO, P. M. ; PAIM, E. A. . Dossiê Relações Étnico-Raciais E Educação.. REVISTA GRIFOS, v. 25, p. 9-14, 2016.

3.
OLIVEIRA, N. A.2014 OLIVEIRA, N. A. ; PROENCA, K. A. P. ; BELONI, J.C . Cotas Raciais como Forma de Resistência. Revista Contexto & Educação, v. 29, p. 91-108, 2014.

4.
BELONI, J.C2009BELONI, J.C. Uma Viagem Mágica na sala de aula. Revista Freinet, v. 3, p. 24-25, 2009.

5.
BELONI, J.C2007BELONI, J.C; FISHER, L. ; GIELOW, P. P. ; REICHARD, T. H. . O texto livre: A dimensão da Palavra Dita e Escrita. Revista Freinet, v. 02, p. 33-34, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BELONI, J.C. Colorindo invisibilidades: um estudo de caso: Práticas de resistências negras na escola. Novas Edições Acadêmicas.. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2018. v. 1. 72p .

Capítulos de livros publicados
1.
PAULA, J.B; LIMA, V. A. . O ser humano como patrimônio: uma possibilidade de salvaguarda de saberes e fazeres culturais. In: Elison Antonio Paim; Pedro Mulbersted Pereira; Ana Paula da Silva Freire. (Org.). Diálogos com Walter Benjamin memórias e experiências educativas. 1ed.Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2018, v. 1, p. 9-343.

2.
PIAZZA, M. C. P. ; PAULA, J.B . Contribuições benjaminiana acerca da decolonialidade. In: Elison Antoni Paim; Nilton Mullet Pereira. (Org.). Interfaces educação e temas sensíveis na contemporaneidade. 1ed.Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2018, v. 1, p. 7-229.

3.
PAULA, J.B; OLIVEIRA, S. R. C. ; PAIM, E. A. . Nas entre vistas nos vimos nas práticas de resistências pedagógicas da outra: quando o tempo rememorado da escuta das memórias ressoa experiência do/no tempo presente. In: Elison Antonio Paim. (Org.). Patrimônio Cultural e escola. 1ed.Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2017, v. 1, p. 1-526.

4.
BELONI, J.C; FERREIRA, M. A. P. ; MEDEIROS, M. B. . Trajetórias: A Literatura em três diferentes territórios. In: Lúcia Maria Vaz Peres; Maria Antonieta Dall'igna; Jacira Reis da Silva. (Org.). Escritas de Professores: Por entre saberes, autorias e poderes. 1ªed.Pelotas: Editora e Gráfica Universitária UFPel, 2011, v. 1, p. 137-152.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CRUZ, J.B; PROENCA, K. A. P. ; OLIVEIRA, N. A. . Cotas raciais: uma forma de resistência?. In: XV Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire, 2013, Taquara. ., 2014.

2.
BELONI, J.C. Práticas de resistência ao preconceito e à discriminação racial na sala de aula: Diálogos com Paulo Freire. In: XIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2012, Erechim. Anais XIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. Erechim, 2012.

3.
BELONI, J.C. Refletindo a Denúncia e o Anúncio da Superação com Leituras em Paulo Freire. In: VI Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire, 2012, Santa Maria. Anais VI Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire. Santa Maria: UFSM, 2012.

4.
BELONI, J.C; GARCIA, R. A. . Colorindo Invisibilidades: Reflexões Sobre as Práticas de Resistência ao Preconceito e a Discriminação Racial na Sala de Aula. In: IX ANPEDSUL, 2012, Caxias do Sul. IX ANPEDSUL - Seminário de Pesquisa em educação da Região Sul. Caxias do Sul, 2012. p. 01-17.

5.
BELONI, J.C; GARCIA, R. A. . A contribuição da Paulo Freire sobre as questões de discriminação étnico-raciais, reflexões para os dias atuais. In: XIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2011, Santa Rosa. Fórum de estudos: leituras de Paulo Freire. Santa Rosa: Editora da UNIJUÌ, 2011. p. 1-10.

6.
BELONI, J.C; GARCIA, R. A. ; GHIGGI, G. . Construindo reflexões a partir da leitura crítica de Paulo Freire sobre as questões de discriminação. In: XIX CIC - XII ENPÓS, 2010, Pelotas. XIX CIC - XII ENPÓS. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária UFPel, 2010. v. 1. p. 1-4.

7.
BELONI, J.C. Erê vozes das infâncias: A construção das identidades étnico-raciais negras na escola. In: VI Congresso Internacional de Educação, 2009, São Leopoldo. VI Congresso Internacional de Educação, 2009.

8.
BELONI, J.C; GARCIA, R. A. . Por que não pensar em sociologia para crianças? Uma reflexão a partir da construção freiriana para a construção de uma outra sociedade. In: XI Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2009, Porto Alegre. Fórum de estudos: leituras de Paulo Freire. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2009. v. 1. p. 1-6.

9.
BELONI, J.C; GARCIA, R. A. . Reflexões acerca da construção das identidades negras nas infâncias e a teoria libertadora de Paulo Freire. In: IV Ciclo de Estudos Educação e Filosofia: Tem jogo neste campo?, 2008, Pelotas. IV CICLO DE ESTUDOS E FILOSOFIA: TEM JOGO NESSE CAMPO?, 2008.

10.
BELONI, J.C; GARCIA, R. A. . Uma reflexão sobre a construção das identidades negras na escola e a teoria libertadora de Paulo Freire: Êre vozes das Infâncias. In: 10º Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire, 2008, São Leopoldo. 10º Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire. São Leopoldo: Editora Oikos Ltda, 2008. v. 10. p. 1-8.

11.
BELONI, J.C; LIMA, G. R. . A correspondência interescolar: uma prática de diálogo entre sujeitos envolvidos no processo ensino aprendizagem. In: I Seminário Diálogos com Paulo Freire, 2007, Pelotas. Anais I Seminário Diálogos com Paulo Freire. Pelotas, 2007.

12.
BELONI, J.C; Gisele Ramos de lima . Cartas edagógicas, humanização e diálogos: Experiências de aprendizagens na visão de educadoras. In: 8º Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2006, Passo Fundo. 8º Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BELONI, J.C. Relações étnico-raciais na educação de jovens e adultos. Iii alfaeeja ? encontro internacional de alfabetização e educação de jovens e adultos.. In: III ALFAEEJA, 2016, Bahia. Anais III ALFAEEJA, 2016.

2.
BELONI, J.C. Educação ambiental na educação de jovens e adultos: trocando saberes. In: III ALFAEEJA, 2016, Bahia. Anais III ALFAEEJA, 2016.

3.
BELONI, J.C. Uma experiência no trabalho com rótulos de produtos numa sala de aula da EJA. In: III ALFAEEJA, 2016, Bahia. Anais III ALFAEEJA, 2016.

4.
BELONI, J.C; PROENCA, K. A. P. ; GHIGGI, G. . Práticas de resistência negra reflexão sobre a sala de aula: uma leitura freiriana. In: XV Encontro de Pós - Graducação, 2013, Pelotas. Anais XV Encontro de Pós - Graduação, 2013.

5.
BELONI, J.C; GHIGGI, G. . A Globalização interferindo na onstrução das identidades negras. In: XVII Congresso de Iniciação Científica e X Encontro de Pós - Graduação, 2008, Pelotas. XVII CIC - X ENPÒS. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária UFPel, 2008. v. 1. p. 1-4.

6.
BELONI, J.C; GHIGGI, G. . Vozes das Infâncicas infância: A construção das identidades étnicos-raciais negras na escola. In: XIX CIC - XII ENPÓS, 2008, Pelotas. XVII CIC - X ENPÒS. Pelotas: UFPel, 2008.

7.
BELONI, J.C; SILVEIRA, R. M. . Infância, Etnia e identidades: Captando os silêncios de algumas crianças numa escola pública de Pelotas. In: XVI Congresso de Iniciação Científica, X Encontro de Pós-Graduação, 2007, Pelotas. XVI Congresso de Iniciação Científica e IX Encontro de Pós - Graduação. Pelotas: Editora da UFPel, 2007. v. 01. p. 1-3.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BELONI, J.C. Ensino de história e relações Étnicos-raciais: um outro olhar. In: III COPENE SUL, 2017, Pelotas. Anais Copenesul 2017, 2017.

2.
PAULA, J.B. A discussão étnico-racial negra na formação de Professores. In: II Congresso Ibero-Americano de humanidade, Ciências e Educação, 2016, Criciúma. Anais do II Congresso Ibero- Americano, 2016.

3.
BELONI, J.C. Vozes das Infâncias: A construção das identidades étnico-raciais negras na escola. In: 8º Encontro sobre o Poder Escolar, 9º seminário Interinstitucional de Educação, 2º Encontro Internacional sobre o Poder Escolar, 2008, Pelotas. 8º Encontro Sobre o Poder Escolar, 2008.

4.
BELONI, J.C. A Construção das identidades e das Infâncias Negras. In: VII Fórum FAPA, 2008, Porto Alegre. Caderno de Resumos. Porto Alegre, 2008. p. 01-01.

5.
BELONI, J.C. A elaboração de livros como forma de construção do conhecimento. In: 7º Encontro sobre o Poder Escolar ? Nossa maneira de ser na nossa maneia de ensinar, 2007, Pelotas. Anais do 7º Encontro sobre o Poder Escolar ? Nossa maneira de ser na nossa maneia de ensinar, 2007.

6.
BELONI, J.C. SOCIOLOGIA: Uma luta por espaço no ensino médio. In: ?1º Salão de Extensão e Cultura ? Inclusão Social?, 2006, Pelotas. ?1º Salão de Extensão e Cultura ? Inclusão Social?, 2006.

7.
BELONI, J.C. A Mala Mágica: descobrindo o prazer do ler 1ª série. In: 6º Encontro sobre o Poder Escolar 7º Seminário Internacional de Educação ? A escola inquieta arisca vôos... e inventa!, 2006, Pelotas. anais do 6º Encontro sobre o Poder Escolar 7º Seminário Internacional de Educação ? A escola inquieta arisca vôos... e inventa!nais do, 2006.

8.
BELONI, J.C. Do Capão do Leão ao Capão da Canoa: reconstruindo os caminhos através das correspondências interescolares. In: 6º Encontro sobre o Poder Escolar 7º Seminário Internacional de Educação ? A escola inquieta arisca vôos... e inventa!, 2006, Pelotas. Anais do 6º Encontro sobre o Poder Escolar 7º Semináro Internacional de Educação ? A escola inquieta arisca vôos... e inventa!, 2006.

9.
BELONI, J.C. Da Paz à Reciclagem:Caminhos de uma escoberta coletiva. In: 5º Encontro sobre o Poder Escolar ? Na sala de aula ?o que fazer?, 2005, Pelotas. Anais do 5º Encontro sobre o Poder Escolar ? Na sala de aula ?o que fazer?. Pelotas, 2005.

10.
BELONI, J.C. Cartas pedagógicas: aprendizagem e trocas solidárias através de correspondência interescolar. In: I Congresso Nacional de Alfabetização e Educação Ambiental FURG, 2005, Rio Grande. Anais do I Congresso Nacional de Alfabetização e Educação Ambiental FURG, 2005.

11.
BELONI, J.C. ?Unidos pela paz? e ?compreendendo a reciclagem:? Dois espaços pedagógicos de sucesso.. In: VI MIC ? Mostra de Iniciação Científica e V MEP ? Mostra de Experiências Pedagógicas, II MPPG ? Mostra de pesquisas em pós-graduação, 2005, Porto Alegre. VI MIC ? Mostra de Iniciação Científica e V MEP ? Mostra de Experiências Pedagógicas, II MPPG ? Mostra de pesquisas em pós-graduação, 2005.

12.
BELONI, J.C. A importância da inclusão da sociologia no ensino médio. In: Encontro Internacional de Educação, 2005, Gravataí. Encontro Internacional de Educação, 2005.

13.
BELONI, J.C. A disciplina de sociologia no ensino fundamental. In: Encontro Internacional de Educação, 2005, Gravataí. Encontro Internacional de Educação, 2005.

14.
BELONI, J.C. ?Correspondências interescolares: ação, reflexão e interação em contextos pedagógicos?. In: Encontro Internacional de Educação, 2005, Gravataí. Encontro Internacional de Educação, 2005.

15.
BELONI, J.C. A natureza ao alcance dos sentidos. In: Encontro Internacional de Educação, 2005, Gravataí. Encontro Internacional de Educação, 2005.

16.
BELONI, J.C. Oralidade x LIBRAS. In: XII Congresso de Iniciação Científica, 2003, Pelotas. Anais do XII Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: UFPel, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
PAULA, J.B. A discussão étnico-racial negra na formação de Professores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BELONI, J.C. Relações Étnico-Raciais Na Educação De Jovens E Adultos. Eixo Temático: Sujeitos Da Educação De Jovens E Adultos E Diversidades.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
BELONI, J.C; PROENCA, K. A. P. . Práticas de resistência negra uma reflexão sobre a sala de aula a partir de Paulo Freire. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
CRUZ, J.B; PROENCA, K. A. P. ; GHIGGI, G. . Práticas de Resistência Negra reflexão sobre a sala de aula: uma leitura Freiriana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GHIGGI, G. ; BELONI, J.C . Refletindo a Denúncia e o Anúncio da Superação com Leituras em Paulo Freire. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BELONI, J.C. Práticas de Resistência ao preconceito e à Discriminação Racial na sala de aula: Diálogos com Paulo Freire. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BELONI, J.C; GARCIA, R. A. . A contribuição da Paulo Freire sobre as questões de discriminação étnico-raciais, reflexões para os dias atuais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BELONI, J.C. Experiência do Conselho Tutelar no Estado RS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BELONI, J.C; BECKER, A. S. . Conselho Tutelar: Inclusão e Exclusão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BELONI, J.C. A Globalização interferindo na construção das identidades negras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
BELONI, J.C. Vozes dasnicos infância: A construção das identidades étnicos-raciais negras na escola. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
BELONI, J.C; SILVEIRA, R. M. . 'Vozes das Infâncias: A construção das identidades étnicos-raciais negras na escola'. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BELONI, J.C; GARCIA, R. A. . Uma reflexão sobre a construção das identidades negras na escola e a teoria libertadora de Paulo Freire: Êre vozes das Infâncias. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BELONI, J.C. A elaboração de livros como forma de construção do conhecimento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BELONI, J.C. Infância, etnia e identidades: Captando silêncios de algumas crianças numa escola pública de Pelotas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BELONI, J.C; Gisele Ramos de lima . A correspondência interescolar: uma prática de diálogo entre sujeitos envolvidos no processo ensino aprendizagem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
BELONI, J.C. Sociologia: uma luta por espaço no ensino médio. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
BELONI, J.C. SOCIOLOGIA: Uma luta por espaço no ensino médio. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BELONI, J.C. A Mala Mágica: descobrindo o prazer do ler 1ª série. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
BELONI, J.C. Do Capão do Leão ao Capão da Canoa: reconstruindo os caminhos através das correspondências interescolares. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
BELONI, J.C. Cartas Pedagógicas, Humanização e diálogos: experiências de aprendizagem na visão de educadoras. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
BELONI, J.C. Da Paz à Reciclagem:Caminhos de uma escoberta coletiva. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
BELONI, J.C. Cartas pedagógicas: aprendizagem e trocas solidárias através de correspondência interescolar. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
BELONI, J.C. ?Unidos pela paz? e ?compreendendo a reciclagem:? Dois espaços pedagógicos de sucesso.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
BELONI, J.C. A importância da inclusão da sociologia no ensino médio. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
BELONI, J.C. A disciplina de sociologia no ensino fundamental. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
BELONI, J.C. ?Correspondências interescolares: ação, reflexão e interação em contextos pedagógicos?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
BELONI, J.C. A natureza ao alcance dos sentidos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
BELONI, J.C. ?O olhar da Sociologia para a EJA?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
BELONI, J.C. Oralidade x LIBRAS. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
BELONI, J.C; PAIM, E. A. . A discussão étnico-racial negra, construindo saberes nos processos formativos de professores.. Criar Educação, 2016 (Artigo).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BELONI, J.C. Modernização, tecnologia e propaganda: valores culturais de escolas franqueadas. Educação em direitos humanos e formação docente no estado de Santa Catarina: um estudo sobre os seus impactos político-pedagógicos. Percepções sobre o papel do guia de turismo como educador.. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
BELONI, J.C. Dia de eleger os conselheiros tutelares. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
BELONI, J.C. Conselho Tutelar - ECA e Direitos e Deveres. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
BELONI, J.C. A voz dos Professores. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
BELONI, J.C. Prática de Resistência Negra. 2016. (Palestra).

2.
BELONI, J.C. Referentes ao Conselho Tutelar em torno de 50 palestras. 2015. (Palestra).

3.
BELONI, J.C. Direitos e Deveres na Adolescência. 2015. (Palestra).

4.
BELONI, J.C. Temas referentes a Educação - Formação de professores. 2015. (Palestra).

5.
BELONI, J.C. Práticas de Resistência Negra em sala deaula. 2014. (Palestra).

6.
BELONI, J.C. Construindo a Diversidade. 2013. (Palestra).

7.
BELONI, J.C. 'ECA, Conselho Tutelar e Relações com a Escola'. 2013. (Palestra).

8.
BELONI, J.C. 'Sou criança/adolescente - o que eu quero, o que eu posso, o que eu devo'?. 2013. (Palestra).

9.
BELONI, J.C. 'Indisciplina'. 2012. (Palestra).

10.
BELONI, J.C. Palestra:Direitos e Deveres. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
BELONI, J.C. Palestra: ECA, Conselho Tutelar. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
BELONI, J.C. Palestra: Conselho Tutelar. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
BELONI, J.C. Palestra: O papel do conselho Tutelar. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
BELONI, J.C. 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2011. .

15.
BELONI, J.C. Palestra: Direitos e deveres- conselho Tutelar. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
BELONI, J.C. Oficina: Sociologia nas séries iniciais. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
BELONI, J.C. Culturas Infantis. 2008. .

18.
BELONI, J.C. O olhar da Sociologia para a EJA. 2004. .

19.
BELONI, J.C. SAEB. 2003. .

20.
BELONI, J.C. COLÔNIA DE FÉRIAS TUIUTI /99 como monitora. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
CRUZ, J.B; GHIGGI, G. . Colorindo Invisibilidades: um estudo de caso acerca de práticas de resistência negrana escola. 2014 (Dissertação para conclusão de Mestrada) .

2.
BELONI, J.C. Erê Vozes das Infânicas: A construção das Identidades Etnico-raciais negras na escola. 2007 (Artigo de Conclusão da Especialização) .

3.
BELONI, J.C. Sociologia: Uma luta por espaço no Ensino Médio. 2006 (Monografia de Conclusão do Curso de Bacharel em Ciências Socias - TCC) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I COPENE SUL.NEGRAS E NEGROS NO SUL DO BRASIL: desenvolvimento, patrimônio e cultura. 2017. (Outra).

2.
III ALFAEEJA ? ENCONTRO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS..EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: TROCANDO SABERES. 2017. (Encontro).

3.
III ALFAEEJA ? ENCONTRO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS..RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2017. (Encontro).

4.
III ALFAEEJA ? ENCONTRO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS..UMA EXPERIÊNCIA NO TRABALHO COM RÓTULOS DE PRODUTOS NUMA SALA DE AULA DA EJA. 2017. (Encontro).

5.
II Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos,.TAMBORES MATRIARCAIS DO GRUPO DE CARIMBÓ SEREIA DO MAR DA VILA SILVA EM MARAPAIM, NO PARÁ: RESISTÊNCIAS, IDENTIDADES E PERTENCIMENTO ANTES QUE O TEMPO PASSE TUDO A RASO. 2017. (Seminário).

6.
II Seminário Internacional Pós-Colonialismo, Pensamento Descolonial e Direitos Humanos na América Latina.. 2017. (Seminário).

7.
Seminário Memória, patrimônio e ensino de história: descolonizando práticas e saberes.UFSC.. 2017. (Seminário).

8.
Aula inaugural.Passagens e pórticos: Benjamin e a experiência do tempo. 2016. (Outra).

9.
I Ciclo de Debates: Potência de Ação Preta - Estudos Decoloniais. UDESC. 2016. (Outra).

10.
II Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Políticas de Formação nos Países Ibero-Americanos. 2016. (Congresso).

11.
III Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos..Relações Étnico-Raciais Na Educação De Jovens E Adultos. Eixo Temático: Sujeitos Da Educação De Jovens E Adultos E Diversidades.. 2016. (Encontro).

12.
XVI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DE SANTA CATARINA HISTÓRIA E MOVIMENTOS SOCIAIS..Trajetória de trabalhos referentes a Etnia negra no evento "Poder Escolar". 2016. (Encontro).

13.
XVI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DE SANTA CATARINA HISTÓRIA E MOVIMENTOS SOCIAIS. Educação patrimonial e ensino de história: interfaces possíveis e necessárias.. 2016. (Congresso).

14.
AFRICANIDADES e EDUCAÇÃO BÁSICA: IV FORMAÇÃO EM REDE. 2014. (Encontro).

15.
ECA, Conselho Tutelar e Relações com a Escola.ECA, Conselho Tutelar e Relações com a Escola. 2013. (Seminário).

16.
VI Encontro Estadual de Conselheiros e Conselheiras Tutelares e dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio Grande do Sul. 2013. (Encontro).

17.
XIX Encontro Estadual de Conselheiros e Ex- Conselheiros Tutelares do Rio Grande do SUl. 2013. (Encontro).

18.
IX Anped Sul: Seminário de Pesquisa em Educação da Região SUl. 2012. (Seminário).

19.
Plenária de Regionalização do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicorracial do RS. 2012. (Outra).

20.
XVIII Encontro Estadual de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Rio Grande do Sul. 2012. (Encontro).

21.
1º Encontro Regional de Conselheiros Tutelares e de Direitos. 2011. (Encontro).

22.
2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude. 2011. (Outra).

23.
8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2011. (Outra).

24.
Conversando sobre violência III. 2011. (Outra).

25.
Encontro Regional Sul - Pela Garantia do Direito à Convivência Comunitária de Crianças e Adolescentes.. 2011. (Encontro).

26.
Reunião - Associação dos conselheiros e ex-conselheiros tutelares do RS. 2011. (Outra).

27.
XXXIX Encontro Regional de Conselheiros Tutelares da Região Sul. 2011. (Encontro).

28.
10º Encontro sobre o Poder Escolar. 2010. (Encontro).

29.
1ª Jornada de Conselheiros Tutelares e Educadores (as). 2010. (Outra).

30.
I Congresso Internacional de Políticas Públicas para a Criança e o Adolescente. 2010. (Congresso).

31.
II Encontro Estadual de Conselheiros Tutelares e dos Direitos da Criança RS e do Adolescente. 2010. (Encontro).

32.
I Semana Acadêmica dos Cursos à Distância da Faculdade Anhanguera UNIDEPR.Conselho Tutelar: Inclusão e exclusão - Os Novos Caminhos para o aprendizado. 2010. (Seminário).

33.
I Seminário " Construindo Alternativas de Ações para Prevenção da Violência na Escola". 2010. (Seminário).

34.
Seminário par Fortalecimento da Rede de Assistência à Criança e ao Adolescente. 2010. (Seminário).

35.
XVI Encontro Estadual de Conselheiros Tutelares da Rio Grande do Sul. 2010. (Encontro).

36.
2º Seminário "A Universidade vai à Casa Lar". 2009. (Seminário).

37.
9º Encontro do Poder Escolar.A voz dos professores. 2009. (Encontro).

38.
VI Congresso Internacional de Educação. "ERE" Vozes das Infâncias: A construção das Identidades étnico-raciais negras na escola. 2009. (Congresso).

39.
VI Congresso Internacional de Educação - Educação e Tecnologia: sujeitos (des)conectados?. Erê Vozes das Infâncias: A Construção das Identidades Étnico - Raciais Negras na Escola. 2009. (Congresso).

40.
8º Encontro sobre o Poder Escolar.VOZES DAS INFÂNCIAS: A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES ÉTNICO-RACIAIS NEGRAS NA ESCOLA. 2008. (Encontro).

41.
Falando em Educação. 2008. (Encontro).

42.
IV Ciclo de Estudos Educação e Filosofia: Tem jogo neste campo?.Reflexões acerca da construção das identidades negras nas infâncias e a teoria libertadora de Paulo Freire. 2008. (Seminário).

43.
X Fórum de Estudos: Leituras Paulo Freire.UMA REFLEXÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES NEGRAS NA ESCOLA E A TEORIA LIBERTADORA DE PAULO FREIRE: ERÊ VOZES DAS INFÂNCIAS. 2008. (Outra).

44.
XVII Congresso de Iniciação Científica - X Encontro de Pós - Graduação. VOZES DAS INFÂNCIAS: A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES ÉTNICO-RACIAIS NEGRAS NA ESCOLA. 2008. (Congresso).

45.
7º Encontro sore o Poder Escolar - Nossa maneira de ser na es nossa maneira de ensinar.A elaboração de livros como forma de construção do conhecimento. 2007. (Encontro).

46.
A infância dura a vida inteira. 2007. (Seminário).

47.
I Seminário Diálogos com Paulo Freire.A correspondência interescolar: uma prática de diálogo entre sujeitos envolvidos no processo ensino aprendizagem. 2007. (Seminário).

48.
IX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire.UMA REFLEXÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES NEGRAS NA ESCOLA E A TEORIA DE PAULO FREIRE. 2007. (Outra).

49.
XVI Congresso de Iniciação Científica e IX Encontro de Pós Graduação.INFÂNCIA, ETNIA E IDENTIDADES: CAPITANDO SILÊNCIOS DE ALGUMAS CRIANÇAS NUMA ESCOLA PÚBLICA DE PELOTAS. 2007. (Encontro).

50.
1º Salão de Extensão e Cultura - Inclusão Social.Sociologia: Uma luta por espaço no ensino médio. 2006. (Seminário).

51.
6º Encontro sobre o Poder Escolar, 7º Seminário Interistitucional de Educação.A MALA MÁGICA: DESCOBRINDO O PRAZER DE LER NA 1ª SÉRIE. 2006. (Encontro).

52.
8º Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire.Cartas pedagógicas, humanização e diálogos: experiencias de aprendizagem na visão de educadoras. 2006. (Outra).

53.
Educação Inclusiva: Direito à diversidade. 2006. (Seminário).

54.
Encontro Regional de Educação em Valores Humanos. 2006. (Encontro).

55.
5º Encontro sobre o Poder Escolar.DA PAZ À RECICLAGEM: CAMINHOS DE UMA DESCOBERTA COLETIVA. 2005. (Seminário).

56.
Curso de capacitação na área da deficiência visual (Braille). 2005. (Outra).

57.
Curso LIBRAS I. 2005. (Outra).

58.
Encontro Internacional de Educação.A natureza ao Alcance dos Sentidos. 2005. (Encontro).

59.
Encontro Internacional de Educação.COORESPONDÊNCIAS INTERSCOLARES: AÇÃO, REFLEXÃO E INTERAÇÃO EM CONTEXTOS PEDAGÓGICOS. 2005. (Encontro).

60.
Fórum Social Mundial. 2005. (Outra).

61.
I Congresso Nacional de Alfabetização e Educação Ambiental. Cartas pedagógicas: aprendizagens e trocas solidárias através da correspondência interescolar. 2005. (Congresso).

62.
IV Fórum FAPA. "UNIDOS PELA PAZ" E COMPREENDO A "RECICLAGEM": DOIS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS DE SUCESSO.. 2005. (Congresso).

63.
Seminário ?Refletido a Pré-escola?. 2005. (Seminário).

64.
Seminário Público Alfabetização e Letramento. 2005. (Seminário).

65.
?40 Anos do Golpe Militar no Brasil?. 2004. (Seminário).

66.
?O Turismo e a Administração Municipal?. 2004. (Encontro).

67.
3º Seminário de formação da rede pública municipal de ensino. 2004. (Seminário).

68.
Fórum Mundial de Educação. 2004. (Encontro).

69.
II Seminário Quilombo na Escola. 2004. (Seminário).

70.
Ciclo de Vídeos e Palestras. 2003. (Outra).

71.
Fórum Mundial de Educação. 2003. (Outra).

72.
Fórum Social Mundial. 2003. (Outra).

73.
Semana Acadêmica do curso de Ciências Sociais. 2003. (Outra).

74.
?Os dez anos de Políticas de Globalização no Brasil?. 2002. (Encontro).

75.
Seminário O que é e como construir um projeto pedagógico. 2002. (Seminário).

76.
?Encontro de Estudos? : Escola Especial Professor Alfredo Dub. 2000. (Encontro).

77.
Curso de Educação Especial. 2000. (Outra).

78.
A importância do lúdico. 1999. (Encontro).

79.
Colônia de Férias TUIUTI /99. 1999. (Outra).

80.
Seminário Profissinais da Educação: Perspectivas e Comprometimento por uma Educação de Qualidade. 1999. (Seminário).

81.
Seminário Profissionais da Educação. 1999. (Seminário).

82.
V Jornada do Magistério. 1999. (Encontro).

83.
3º Seminário de formação da rede pública municipal de ensino. 1998. (Encontro).

84.
IV Jornada do Magistério. 1998. (Encontro).

85.
?O imaginário dos meninos na rua a respeito da escola. 1997. (Encontro).

86.
III Jornada do Magistério. 1997. (Encontro).

87.
Logo no curso de magistério. 1997. (Outra).

88.
II Jornada do Magistério. 1996. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BELONI, J.C. IV Colóquio Latino Americano. Colonialidade/Decolonialidade do Poder/Saber/Ser ? Abordagens Pedagógico-culturais transformadoras.. 2018. (Outro).

2.
BELONI, J.C. III COPENE SUL 2017. Negras e negros no Sul do Brasil Desenvolvimento, Patrimônio e Cultura Afro-brasileira.. 2017. (Congresso).

3.
BELONI, J.C. 38º Encontro da Regional Sul de Conselheiros Tutelares e Encontro da Região Centro Sul. 2011. (Outro).

4.
GHIGGI, G. ; PITANO, S.C. ; TEJADA, F. S. ; BARZ, C. A. ; GARCIA, R. A. ; BELONI, J.C . II Seminário Diálogos com paulo Freire. 2008. (Outro).

5.
BELONI, J.C. Organização geral no evento ?40 Anos do Golpe Militar no Brasil?. 2004. (Outro).

6.
BELONI, J.C. Ciclo de vídeos e Palestras. 2003. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BELONI, J.C. Modernização, tecnologia e propaganda: valores culturais de escolas franqueadas. Educação em direitos humanos e formação docente no estado de Santa Catarina: um estudo sobre os seus impactos político-pedagógicos. Percepções sobre o papel do guia de turismo como educador.. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).



Outras informações relevantes


1.Trabalho voluntário: No movimento Espírita do Rio Grande do Sul (1998 a 2015), com crianças e adolescentes, além de palestras nos meios de comunicação. De 2017 ao presente momento no Movimento Espírita de Santa Catarina, em Florianópolis na SEOVE.

2. Aprovação e nomeação Prefeitura Municipal de Rio Grande RS, SME, Professora - Ed. Infantil - fevereiro 2016

3. PROCESSO SELETIVO EMERGENCIAL DE SUBSTITUTOS - EDITAL 004/2016. Cargo/Área/Disciplina: Professor de Anos Iniciais. Prefeitura Municipal de Florianópolis. 2016.

4. 2.	PUBLICAÇÃO Nº 04//2016 ? NST. Professor Nível I ? Classe A ? Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura Municipal do Rio Grande. 2016.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 12:43:03