Marcos Roberto So

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4778679214675032
  • Última atualização do currículo em 11/01/2019


Possui graduação nos cursos de "Licenciatura em Educação Física" e "Bacharelado em Educação Física" pela UNESP - Bauru. Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp Presidente Prudente . Pesquisa na área de Educação, a respeito do processo de ensino-aprendizagem de lutas na Educação Física Escolar. É membro do ?Grupo de Estudos Socioculturais, Históricos e Pedagógicos da Educação Física (CNPQ)?, vinculado ao Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências da Unesp-Bauru. Professor efetivo de Educação Física no Ensino Médio no Instituto Federal Sul de Minas - Campus Pouso Alegre. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcos Roberto So
Nome em citações bibliográficas
SO, M. R.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Doutorado em Educação Física.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Aprendizagem de lutas nas aulas de Educação Física,
Orientador: Elaine Prodócimo.
2012 - 2014
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Das relações com os saberes das lutas nas aulas de Educação Física - a perspectiva dos alunos,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Mauro Betti.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2014 - 2016
Graduação em Bacharelado em Educação Física.
Unesp Bauru - Faculdade de Ciências, GEFESC, Brasil.
Título: A identidade epistemológica da Educação Física e os periódicos científicos nos estratos superiores do Qualis-Capes.
Orientador: Mauro Betti.
2007 - 2010
Graduação em Licenciatura em Educação Física.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Saberes Profissionais Docentes no Ensino de Lutas: Um estudo de caso a partir da Proposta Curricular de Educação Fìsica do Estado de São Paulo.
Orientador: Mauro Betti.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
An overview of Politics, Economy and Culture. (Carga horária: 27h).
Peking University, PKU, China.
2009 - 2009
Dinâmicas para aulas de Educação Física na Escola. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2009
Monitoria no LAPE e do Projeto Hipertensão. (Carga horária: 1140h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Unesp Bauru - Faculdade de Ciências, GEFESC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio em Docência, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio em docência na disciplina "Concepções Teórico-metodológicas da Educação Física"


Colégio Dinâmico Etapa, SISTEMA ETAPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2


Faculdade Orígenas Lessa, FACOL, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor da disciplina "História da EF", Carga horária: 2

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor "Conteúdos e Metodologia da EF", Carga horária: 2

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor disciplina "Recreação e Lazer", Carga horária: 2

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor "Métodos e técnicas de pesquisa", Carga horária: 2


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Disciplina, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Psicologia do desenvolvimento e Aprendizagem, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Fundamentos de Lazer e Recreação, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Disciplina, Carga horária: 2

Atividades

11/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Pouso Alegre, .

Cargo ou função
Membro titular da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD).
11/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Pouso Alegre, .

Cargo ou função
Membro suplente do Colegiado dos Cursos Técnicos em Administração Integrado ao Ensino Médio e Subsquente do IFSULDEMINAS - Pouso Alegre.
04/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Pouso Alegre, .

Cargo ou função
Membro da Cmoissão de Saúde, Segurança e Prevenção de riscos ocupacionais (COMSSEG) do IFSULDEMINAS.


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Das relações com os saberes das lutas nas aulas de Educação Física: As perspectiva dos alunos
Descrição: Os estudos sobre os saberes profissionais docentes são bastante volumosos na literatura especializada, e o tema parece estar consolidado no campo da pesquisa educacional, inclusive na área da Educação Física. No entanto pouco se tem considerado os alunos como agentes nos processos de ensino e aprendizagem, pois estes também produzem e se relacionam com os saberes a partir de suas singularidades. Ao mesmo tempo, em inúmeros estados e municípios brasileiros houve a implementação de currículos oficiais, o que torna premente a necessidade de investigar como concreta e cotidianamente os professores lidam com as propostas de mudanças no currículo e nas aulas de Educação Física, e como, se, e em que direção as inovações curriculares propostas têm propiciado melhorias na aprendizagem dos alunos. Assim, o objetivo desta pesquisa é compreender como os alunos relacionam-se com os saberes propostos no conteúdo "lutas" do CEF-SP (Currículo de Educação Física). Isto é, como este saber está sendo dinamizado pelos alunos, no sentido de como se mobilizam, dão sentido e desejam aprender. Esta investigação desenvolver-se-á como um estudo de caso, de natureza qualitativa, buscando diligenciar como os alunos manifestam e constroem as relações com os saberes das lutas, com base nos referenciais teóricos de Charlot (2000), e utilizando as estratégias de observação de aulas e entrevistas semi-estruturadas com professores e alunos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Saberes Profissionais Docentes no Ensino de Lutas: Um estudo de caso a partir da Proposta Curricular de Educação Fìsica do Estado de São Paulo
Descrição: Em contraposição ao ensino tecnicista da Educação Física tradicional foram apresentadas, desde meados da década de 1980, diversas proposições teórico-metodológicas inovadoras no Brasil. Segundo estas proposições, a mera reprodução do esporte de alto rendimento/espetáculo em contexto escolar fica aquém das finalidades da Educação Física, que deveria propiciar a apropriação crítica e autônoma das diversas manifestações da Cultura Corporal de Movimento. Assim, faz-se necessário compreender melhor como os professores de Educação Física, em suas aulas, lidam com propostas de mudança curricular, e como seus saberes profissionais intervém nesse processo. O objetivo desta pesquisa é avaliar o desenvolvimento do eixo de conteúdo ?Luta? proposto pela Proposta Curricular de Educação Física do Estado de São Paulo, a partir da tematização de uma modalidade específica, com foco nos saberes profissionais do professor, particularmente no modo como se desenrola a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo. Será realizado um estudo de caso de natureza qualitativa; os dados serão coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com o/a professor/a e observação das aulas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
INICIAÇÃO ESPORTIVA COMO PRÁTICA DE LAZER E EDUCAÇÃO NO IFSULDEMINAS: O ESPORTE DA ESCOLA
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Marcos Roberto So - Coordenador.
2018 - Atual
A FORÇA DA IDADE: EXERCÍCIO FÍSICO RESISTIDO PARA IDOSOS
Descrição: Apesar do aumento da população de idosos, pessoas adultas sem instrução, com deficiência e idosos representam grupos com menor proporção de praticantes de atividade física (PNUD-ONU, 2017), o que ressalta a necessidade, relevância e importância em ofertar tais possibilidades para estes grupos sociais.É interesse particular desse projeto propor a prática sistematizada de exercícios resistidos a população idosa, como modo de proporcionar inclusão e educação inclusiva, melhoria de qualidade de vida e acesso ao lazer e cultura ao idoso..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marcos Roberto So - Coordenador.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Nuances


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Chinês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Premiação do trabalho "As relações de gênero no conteúdo de lutas nas aulas de Educação Física" no 4° Congresso de Educação Física IFSULDEMINAS/UEMG, IFSULDEMINAS e UEMG.
2010
Premiiação do trabalho: Um estudo de caso sobre a implementação das lutas na Proposta Curricular de Educação Física do Estado de São Paulo no Evento IV Congresso Nacional de Ed Fsica ISSN 19818564, Unesp Bauru - Departamento de Educação Física.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SO, M. R.2018SO, M. R.; BETTI, M. . Sentido, mobilização e aprendizagem: as relações dos alunos com os saberes das lutas nas aulas de Educação Física. Movimento, v. 24, p. 555-568, 2018.

2.
SO, M. R.2018SO, M. R.; MARTINS, M. Z. ; BETTI, M. . As relações das meninas com os saberes das lutas nas aulas de Educação Física. Revista Motrivivência, v. 30, p. 29-47, 2018.

3.
GRANDE, A.M.S.D2017GRANDE, A.M.S.D ; CERPA, B. C. P. ; SO, M. R. ; PRODOCIMO, E. ; LEITAO, A. . Estilos e práticas educativas de professores de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, v. 3, p. 64-83, 2017.

4.
METZNER, A. C.2017METZNER, A. C. ; FERREIRA, H. J. ; PERES, H. F. ; SO, M. R. ; DRIGO, A. J. . Contribuição da Educação Física para o Ensino Médio: estudo a partir da prática docente de professores de Institutos Federais. Revista Motrivivência, v. 29, p. 1, 2017.

5.
SO, M. R.2016SO, M. R.; BETTI, M. . A identidade epistemológica da Educação Física nos periódicos científicos dos estratos superiores do Qualis-Capes. Motrivivência (Florianópolis), v. 28, p. 109-127, 2016.

6.
BETTI, M.2015BETTI, M. ; MAFFEI, W. S. ; SO, M. R. ; USHINOHAMA, T. Z. . Os saberes da Educação Física na perspectiva de alunos do ensino fundamental: o que aprendem e o que gostariam de aprender?. Rebescolar, v. 1, p. 155-165, 2015.

7.
SO, M. R.2013SO, M. R.; BETTI, M. . Lutas na Educação Física escolar: relação entre conteúdo, pedagogia e currículo. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 178, p. 1, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
SO, M. R.. O trato didático-pedagógico das lutas nas aulas de Educação Física escolar: experiências no instituto federal. In: Bruno Bohm Pasqualoto; Fernando Paulo Rosa de Freitas; Andreia Cristina Metzner; Alexandre Janotta Drigo. (Org.). Trabalhando com lutas na escola: perspectivas autobiográficas de professores de Educação Física. 1ed.São Paulo: CREF4/SP, 2018, v. , p. 105-120.

2.
SO, M. R.; VENÂNCIO, L. ; BETTI, M. . Quais saberes há entre os alunos e os professores? Respostas provisórias a partir de Charlot e Freire. In: Vera Lúcia Messias Fialho Capellini; Luciene Ferreira da Silva; Antonio Francisco Marques; Eliana Marques Zanata; Glória Georges Feres. (Org.). Ensino e Aprendizagem na Educação Básica: desafios curriculares. 1ed.Bauru-SP: FC/Unesp Bauru, 2015, v. II, p. 2441-2451.

3.
SO, M. R.; BETTI, M. . Saberes docentes: o tema lutas no Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. In: TOMMASIELLO, M.G.C.; MARIN, A.J.; PIMENTA, S.G.; CARVALHO, L.M. de; FUSARI, J.C... (Org.). Didática e práticas de ensino na realidade escolar contemporânea: constatações, análises e proposições.. 1ed.Araraquara-SP: Junqueira & Marin Editores, 2012, v. 1, p. 1-12.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SO, M. R.. DA RELAÇÃO COM OS SABERES DAS LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: AS PERSPECTIVAS DOS ALUNOS. In: XII Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade', 2018, Aracaju-SE. Anais XII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade", 2018. v. 12. p. 1-10.

2.
SO, M. R.; BETTI, M. . Panorama das lutas como conteúdo temático da disciplina de Educação Física. In: 6° Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar - Congresso Nacional de Formação de Professores de Educação, 2013, Londrina-PR. 6° CONPEF- Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar. Londrina-SP: Universidade Estadual de Londrina, 2013. p. 1-11.

3.
SO, M. R.. RELAÇÃO DOS ALUNOS DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM OS SABERES DA EDUCAÇÃO FÍSICA. In: VII Colóquio internacional de educação e contemporaneidade, 2013, Aracaju-SE. VII Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade. Aracaju-SE: VII Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade, 2013. p. 1-8.

4.
SO, M. R.. Relação do conteúdo lutas com o saber dos alunos. In: XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2013, Curitiba-PR. ANAIS do XI EDUCERE, II SIRSSE e IV SIPD-Cátedra Unesco. Curitiba-PR: PUC-PR, 2013. p. 6847-6860.

5.
SO, M. R.; BETTI, M. . Das relações com os saberes das lutas nas aulas de Educação Física: As perspectivas dos alunos. In: VII Seminário de Pesquisa em Educação, 2012, Presidente Prudente. Anais VII Seminário de Pesquisa em Educação, 2012.

6.
VENÂNCIO, L. ; ROSSI, F. ; SANDRI, S. ; SO, M. R. ; BETTI, M. . Os saberes elaborados pelos alunos nas aulas de educação fisica escolar: apontamentos preliminares. In: 5º Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar, 2011, Londrina-PR. Organização curricular em educação física: quais saberes? quais práticas?. UEL: Universidade Estadual de Londrina, 2011.

7.
SO, M. R.; BETTI, M. . Saberes profissionais docentes: um estudo de caso do tema Karatê da Proposta Curricular de Educação Física do Estado de São Paulo. In: II Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer, 2010, Presidente Prudente - SP. II Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer. Presidente Prudente: Unesp - Presidente Prudente, 2010. p. 414-424.

8.
SO, M. R.; BETTI, M. . Saber ou fazer? O ensino de lutas na Educação Física escolar. In: IV Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: as Luta no Contexto da Motricidade Humana, 2009, São Carlos-SP. IV Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: as Lutas no Contexto da Motricidade Humana. São Carlos-SP: Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana/UFSCar, 2009. p. 540-553.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SO, M. R.; BETTI, M. . Marcos Epistemológicos da Educação Física nos estratos superiores do Qualis-Periódicos. In: X Congresso Nacional de Educação Física - Práxis: baseando-se em evidência para revolucionar a prática, 2016, Bauru-SP. 1981-8564, 2016.

2.
SO, M. R.; MAFFEI, W. S. ; BETTI, M. ; USHINOHAMA, T. Z. . Os conteúdos das aulas de Educação Física: o que os alunos aprendem e o que gostariam de aprender. In: V Congresso Brasileiro de Educação 'Pesquisa e Formação de professores: políticas e programas', 2015, Bauru-SP. Anais V CBE. Bauru-SP: FC/UNESP-Bauru, 2015.

3.
SO, M. R.; MAFFEI, W. S. ; BETTI, M. ; USHINOHAMA, T. Z. . As perspectivas dos alunos sobre os conteúdos ensinados e os que gostariam de aprender. In: IX Congresso Nacional de Educação Física: avanços científicos na Educação Física, 2015, Bauru-SP. Anais do IX Congresso Nacional de Educação Física: avanços científicos na Educação Física, 2015.

4.
FONTES, A. C. T. ; SO, M. R. ; BETTI, M. . Da relação dos saberes da Educação Física com os alunos: reflexões e provocações a partir de Bernard Charlot. In: VII Congresso Nacional de Educação Física - CONEF, 2013, Bauru. VII Congresso Nacional de Educação Física (VII CONEF). Bauru-SP: VII Congresso Nacional de Educação Física (VII CONEF), 2013. v. 7. p. 27-29.

5.
SO, M. R.; BETTI, M. . Relação dos alunos com o conteúdo lutas: mobilização, sentido e desejo. In: VII Congresso Nacional de Educação Física - CONEF, 2013, Bauru-SP. VII Congresso Nacional de Educação Física (VII CONEF). Bauru-SP: VII Congresso Nacional de Educação Física (VII CONEF), 2013. v. 7. p. 55-57.

6.
SO, M. R.; BETTI, M. . As lutas no contexto da Educação Física Escolar. In: VI Congresso Nacional de Educação Física XVII Reunião Científica 'A internacionalização em Educação Física: ensino e pesquisa sem fronteiras', 2012, Bauru. VI Congresso Nacional de Educação Física XVII Reunião Científica. Bauru, 2012. v. 6. p. 24-25.

7.
SO, M. R.; BETTI, M. . Cotejar ou aplicar? Saberes docentes e o Currículo de Educação Física. In: IV Congresso Nacional de Educação Física: A internacionalização em Educação Física: ensino e pesquisa sem fronteiras, 2012, Bauru. VI Congresso Nacional de Educação Física XVII Reunião Científica. Bauru: VI CONEF, 2012. v. 6. p. 44-45.

8.
SO, M. R.; BETTI, M. . Um estudo de caso sobre a implementação das lutas na Proposta Curricular de Educação Física do Estado de São Paulo. In: IV Congresso Nacional de Educação Física - CONEF, 2010, Bauru. IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - Educação Física: aprimorando conhecimentos para prática profissional. Bauru: UNESP Bauru, 2010. v. 4. p. 39-40.

9.
SO, M. R.; BETTI, M. . Estudos dos saberes profissionais docentes no eixo temático lutas na proposta curricular de educação física do estado de São Paulo. In: II Congressso Brasileiro de Educação, 2009, Bauru. II Congressso Brasileiro de Educação, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SO, M. R.; VENÂNCIO, L. ; BETTI, M. . Quais saberes há entre os alunos e os professores? Respostas provisórias a partir de Charlot e Freire. In: IV Congresso Brasileiro de Educação, 2013, Bauru-SP. IV CBE - Congresso Brasileiro de Educação. Bauru-SP, 2013. p. 1336-1337.

2.
SO, M. R.; BETTI, M. . É preciso ser um lutador para o ensino de lutas na escola?. In: IV Congresso Nacional de Educação Física - CONEF, 2010, Bauru. IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - Educação Física: aprimorando conhecimentos para prática profissional. Bauru: Unesp Bauru, 2010. v. 4. p. 86-86.

3.
SO, M. R.; BETTI, M. . Saberes docentes no ensino de lutas e a proposta curricular de Educação Física do Estado de São Paulo: o ponto de vista de professores. In: X Seminário de Educação Fisica Escolar, 2009, São Paulo-SP. X Seminário de Educação Fisica Escolar. São Paulo-SP: Escola de Educação Física e Esporte, Faculdade de Educação, USP, 2009. p. 1-2.

4.
SO, M. R.; BETTI, M. . Ensino de lutas na escola: questões e reflexões a partir da Proposta Curricular de Educação Física do Estado de São Paulo. In: 4o Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar, 2009, Londrina - PR. 4o Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar: Ensino de Educação Física: modos de ser professor. Londrina - PR: Universidade Estadual de Londrina, 2009. p. 1-2.

5.
SO, M. R.; BETTI, M. . Ensino de lutas na escola e saberes docentes: questões e reflexões. In: III Congresso Nacional de Educação Física, 2009, Bauru-SP. III Congresso Nacional de Educação Física, 2009. v. 3. p. 32-33.

Apresentações de Trabalho
1.
SO, M. R.. DA RELAÇÃO COM OS SABERES DAS LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: AS PERSPECTIVAS DOS ALUNOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SO, M. R.. DA RELAÇÃO COM OS SABERES DAS LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: AS PERSPECTIVAS DOS ALUNOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SO, M. R.; PRODOCIMO, E. ; BETTI, M. . A RELAÇÃO DOS ALUNOS COM OS JOGOS DE LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SO, M. R.; MARTINS, M. Z. ; BETTI, M. . SENTIDO, MOBILIZAÇÃO E RELAÇÕES DE GÊNERO NO CONTEÚDO LUTAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SO, M. R.; MARTINS, M. Z. ; BETTI, M. . As relações de gênero no conteúdo de lutas nas aulas de Educação Física. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
NUNES, H. F. P. ; SO, M. R. ; FERREIRA, H. J. ; METZNER, A. C. ; PINTO, A. S. ; DRIGO, A. J. . A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SO, M. R.. MINI CURSO O tema lutas nas aulas de Educação Física: Limitações e possibilidades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SO, M. R.; MAFFEI, W. S. ; BETTI, M. ; USHINOHAMA, T. Z. . Os conteúdos das aulas de Educação Física: o que os alunos aprendem e o que gostariam de aprender. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SO, M. R.. As perspectivas dos alunos sobre os conteúdos ensinados e os que gostariam de aprender. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SO, M. R.; BETTI, M. . Panorama das lutas como conteúdo temático da disciplina de Educação Física. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SO, M. R.. Quais saberes há entre os alunos e os professores? Respostas provisórias a partir de Charlot e Freire. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SO, M. R.. RELAÇÃO DOS ALUNOS DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM OS SABERES DA EDUCAÇÃO FÍSICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SO, M. R.. Relação do conteúdo lutas com o saber dos alunos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SO, M. R.. Relação dos alunos com o conteúdo lutas: mobilização, sentido e desejo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SO, M. R.; BETTI, M. . Saberes docentes: O tema lutas no Currículo de Educação Física do Estado de Sâo Paulo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
SO, M. R.; BETTI, M. . Cotejar ou aplicar? Saberes docentes e o Currículo de Educação Física. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SO, M. R.. MESA REDONDA: As lutas no contexto da Educação Física Escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SO, M. R.. Das relações com os saberes das lutas nas aulas de Educação Física: As perspectivas dos alunos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
SO, M. R.; BETTI, M. . Saberes profissionais docentes: um estudo de caso do tema karate da Proposta Curricular de Educação Física do Estado de São Paulo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SO, M. R.; BETTI, M. . Um estudo de caso sobre a implementação das lutas na Proposta Curricular de Educação Física do Estado de São Paulo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SO, M. R.; BETTI, M. . É preciso ser um lutador para o ensino de lutas na escola?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SO, M. R.; BETTI, M. . Estudo dos saberes profissionais docentes no eixo temático lutas na Proposta Curricular de Educação Física do Estado de São Paulo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SO, M. R.; BETTI, M. . Ensino de lutas na escola: questões e reflexões a partir da Proposta Curricular de Educação Física do Estado de São Paulo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SO, M. R.; BETTI, M. . Ensino de lutas na escola e saberes docentes: questões e reflexões. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SO, M. R.; BETTI, M. . Saber ou fazer? O ensino de lutas na Educação Física escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SO, M. R.; BETTI, M. . Saberes docentes no ensino de lutas e a proposta curricular de Educação Física do Estado de São Paulo: o ponto de vista de professores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SO, M. R.. Comissão científica do 4o Congresso de Educação Física do IFSULDEMINAS e UEMG. 2018.

2.
SO, M. R.. Avaliação de Projetos de exensão (edital interno IFSULDEMINAS). 2018.

3.
SO, M. R.. Comissão Científica do X Congresso Nacional de Educação Física. 2018.

4.
SO, M. R.. Avaliação de Projetos de exensão (edital interno IFSULDEMINAS). 2017.

5.
SO, M. R.. Comissão Científica do VI Congresso dos Professores de Educação Física Escolar. 2015.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SO, M. R.. Saúde e bem estar. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SO, M. R.. Lutas no contexto da Educação Física escolar. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SO, M. R.. Estratégias didático-pedagógicas de lutas na Educação Física Escolar. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SO, M. R.. Jogo, estratégias de ensino e conteúdos da Educação Física escolar. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SO, M. R.. O ensino de Lutas nas escolas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SO, M. R.; PÊGO, P. L. . O tema lutas nas aulas de Educação Física: Limitações e possibilidades. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SO, M. R.. Experiências concretas de professores de Educação Física na Escola. 2011. (Palestra).

7.
SO, M. R.. Lutas na Educação Física Escolar: jogos, brincadeiras e atividades lúdicas de luta. 2010. (Palestra).

8.
SO, M. R.. Lutas como conteúdo temático pedagógico na Educação Física Escolar: possibilidades a partir da Propostar Curricular do Estado de São Paulo. 2009. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SO, M. R.; PASCOM, G.; SILVA, D. B.. Participação em banca de Hingredy Priscila Silva e Douglas Neves Eleotério.Existe preconceito ou inferioridade com as mulheres que praticam Muay Thai durante os tempos atuais?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

2.
KAWASHITA, I. M. S.; SO, M. R.; SOUSA, N. C. P.. Participação em banca de Luiz Cláudio Arruda Botelho Guimarães.Abordagem Histórico-crítica no ensino da capoeira com crianças deficientes intelectuais no ciclo do ensino fundamental I. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

3.
KAWASHITA, I. M. S.; SO, M. R.; REZENDE, J. A. S.. Participação em banca de Crislaine da Silva Galdino e Thalita Aparecida Silveira.A inserção do profissional de Educação Física na equoterapia: a visão do coordenador. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

4.
SO, M. R.; KAWASHITA, I. M. S.; PASCOM, G.. Participação em banca de Flávia Fernanda Muniz de Oliveira e Laura Heloísa da Silva.Mídia digital, rede social e Educação Física: um estudo de caso de uma página de facebook gerenciado por profissional de Educação Física. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

5.
SO, M. R.; PRADO JR, M. V.. Participação em banca de Robson Sabbadini Francisco.Para quem trabalhar para seu corpo? Análise das praticas corporais no sistema capitalista de produção. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Unesp Bauru - Faculdade de Ciências.

6.
SO, M. R.; VERARDI, C.E.L. Participação em banca de Paulo Hissashi Sassaki.Medidas antropométricas de jovens ginastas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Unesp Bauru - Faculdade de Ciências.

7.
SO, M. R.; FERREIRA, L. A.; COSTA, C. S.. Participação em banca de Octavio Valbueno Baptista.O conteúdo lutas nos anos finais do Ensino Fundamental: Contribuições para motivar alunos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física - FC - Unesp Bauru.

8.
SO, M. R.; PASCOM, G.; MARTINS, M. Z.. Participação em banca de Jhonyson de Oliveira e Rafaela Nayara de Lara Pessoa.Projeto de vida e o ensino superior: perfil socioeconômico e expectativas profissionais de estudantes dos cursos de Educação Física, Bacharelado e Licenciatura, do Instituto Federal de Educação, CIência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

9.
SO, M. R.; BRANT, T. F.; KAWASHITA, I. M. S.. Participação em banca de Nádjela Santos Monteiro.Professores de Educação Física e inclusão escolar: estudo nas escolas públicas da cidade de Alfenas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

10.
SO, M. R.; SILVA, F. F.; TEIXEIRA, I. P.. Participação em banca de Cristóvão Antonio dos Reis Souza Vilela.Determinação da velocidade crítica de jovens atletas a partir de testes de campo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

11.
SO, M. R.; SILVA, D. B.; HIGINO, W. P.. Participação em banca de Rafaela Silva Bricio Rezende.Caracterização Morfofuncional dos praticantes da modalidade de Jiu-Jitsu do projeto Tatame do bem do IFSULDEMINAS: comparação entre gênero. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

12.
SO, M. R.; HIGINO, W. P.; SILVA, E.. Participação em banca de Camila Leite Nogueira e Karen Vieira da Silva.Treinamento concorrente em idosas: influência na força e potência, nos sintomas de estresse e na dor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

13.
SO, M. R.; BETTI, M.. Participação em banca de Alexandre Seite Toshioka.Saberes docentes e ensino de lutas: uma investigação a partir do currículo do Estado de São Paulo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Unesp Bauru - Faculdade de Ciências.

14.
SO, M. R.; BETTI, M.. Participação em banca de Ana Carolina Toassa Fontes.Os saberes da Educação Física na perspectiva dos alunos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física - FC - Unesp Bauru.

15.
SO, M. R.; THIENGO, J.I.L.; DA SILVA, E. G.. Participação em banca de Daiana Luiza Luz e Deise Fernanda Abacheli.Exergames e Educação Física Escolar: a inserção da Educação Física na realidade virtual. 2015.

16.
SO, M. R.; THIENGO, J.I.L.; DA SILVA, E. G.. Participação em banca de Geisiane Bianca Malafatti e Michele Cristina Inácio.Relação meninas e meninos nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental II. 2015.

17.
SO, M. R.; THIENGO, J.I.L.; DA SILVA, E. G.. Participação em banca de Talita Rezende Jesus, Claudineia Venancio e Janaína Braga.Transtornos alimentares: conteúdos da Educação Física escolar. 2015.

18.
SO, M. R.; CAMILO, R. C.; JARDIM, J. G.. Participação em banca de Maiara Helen de Morais Barbosa; Maria Graziele Ferreira.A importância das aulas de movimento na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Faculdade Orígenas Lessa.

19.
SO, M. R.; DA SILVA, E. G.; JARDIM, J. G.. Participação em banca de Luiz Eduardo Quintiliano.Brincando de Handebol nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Congresso Internacional de professores(as) pesquisadores(as) de Educação Física Escolar. A RELAÇÃO DOS ALUNOS COM OS JOGOS DE LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2018. (Congresso).

2.
XII Colóquio Internacional "Educação e contemporaneidade". DA RELAÇÃO COM OS SABERES DAS LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: AS PERSPECTIVAS DOS ALUNOS. 2018. (Congresso).

3.
4° Congresso de Educação Física IFSULDEMINAS/UEMG. As relações de gênero no conteúdo de lutas nas aulas de Educação Física. 2017. (Congresso).

4.
X Congresso Nacional de Educação Física - Práxis: baseando-se em evidência para revolucionar a prática. Marcos Epistemológicos da Educação Física nos estratos superiores do Qualis-Periódicos. 2016. (Congresso).

5.
III Seminário de Ciência e Futebol. 2015. (Seminário).

6.
II Seminário de Ciência e Futebol. 2015. (Seminário).

7.
I Workshop em Fisiologia do Exercício e Rendimento Esportivo. 2015. (Outra).

8.
I Workshop Internacional em Fisiologia do Exercício da Unesp. 2015. (Outra).

9.
IX Congresso Nacional de Educação Física: avanços científicos em Educação Física. As perspectivas dos alunos sobre os conteúdos ensinados e os que gostariam de aprender. 2015. (Congresso).

10.
V Congresso Brasileiro de Educação 'Pesquisa e Formação de professores: políticas e programas. Minicurso O tema lutas nas aulas de Educação Física: Limitações e possibilidades. 2015. (Congresso).

11.
V Congresso Brasileiro de Educação "Pesquisa e Formação de Professores: políticas e programas". Os conteúdos das aulas de Educação Física: o que os alunos aprendem e o que gostariam de aprender. 2015. (Congresso).

12.
6° Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar - Congresso Nacional de Formação de Professores de Educação. Panorama das lutas como conteúdo temático da disciplina de Educação Física. 2013. (Congresso).

13.
IV Congresso Brasileiro de Educação. Quais saberes há entre os alunos e os professores? Respostas provisórias a partir de Charlot e Freire. 2013. (Congresso).

14.
Megaeventos esportivos e Educação Física escolar: desafios e possibilidades para a escola. 2013. (Outra).

15.
VII Colóquio internacional de educação e contemporaneidade. RELAÇÃO DOS ALUNOS DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM OS SABERES DA EDUCAÇÃO FÍSICA. 2013. (Congresso).

16.
VII Congresso Nacional de Educação Física - CONEF. Relação dos alunos com o conteúdo lutas: mobilização, sentido e desejo. 2013. (Congresso).

17.
XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Relação do conteúdo lutas com o saber dos alunos. 2013. (Congresso).

18.
Palestra: Motricidade escolar e cognição encarnada. 2012. (Outra).

19.
VI Congresso Nacional de Educação Física: A internacionalização em Educação Física: ensino e pesquisa sem fronteiras. Cotejar ou aplicar? Saberes docentes e o Currículo de Educação Física. 2012. (Congresso).

20.
VI Congresso Nacional de Educação Física XVII Reunião Científica 'A internacionalização em Educação Física: ensino e pesquisa sem fronteiras'. AS LUTAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2012. (Congresso).

21.
VII Seminário de Pesquisa em Educação.Das relações com os saberes das lutas nas aulas de Educação Física: As perspectivas dos alunos. 2012. (Seminário).

22.
XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE.SABERES DOCENTES: O TEMA LUTAS NO CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2012. (Encontro).

23.
1º Seminário de Ciência e Futebol. 2011. (Seminário).

24.
2º Encontro Paulista de Comportamento Motor. 2011. (Encontro).

25.
V Congresso Nacional de Educação Física: Reunindo Experiências e Produzindo Saberes. 2011. (Congresso).

26.
Detecção de talentos. 2010. (Outra).

27.
II Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer. Saberes profissionais docentes: um estudo de caso do tema karatê da proposta curricular de Educação Física do Estado de São Paulo. 2010. (Congresso).

28.
IV Congresso Nacional De Educação Física - CONEF. Um estudo de caso sobre a implementação das lutas na Proposta Curricular de Educação Física do Estado de São Paulo. 2010. (Congresso).

29.
IV Seminário de Comunicação Esportiva: A copa do mundo e as suas implicações culturais e esportivas. 2010. (Seminário).

30.
Obesidad y esfuerzo físico. 2010. (Outra).

31.
O Karatê e a Educação Física: uma experiência com jogos e brincadeiras. 2010. (Oficina).

32.
O laser de baixa potência como otimizador na performance do atleta. 2010. (Outra).

33.
4o Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar. Ensino de lutas na escola: questões e reflexões a partir da Proposta Curricular de Educação Física do Estado de São Paulo. 2009. (Congresso).

34.
A proposta curricular de Educação Física do Estado de São Paulo: desafios e perspectivas. 2009. (Outra).

35.
Corpo-a-Corpo com Professores. 2009. (Encontro).

36.
II Congresso Brasileiro de Educação. Estudos dos saberes profissionais docentes no eixo temático lutas na proposta curricular de educação física do estado de São Paulo. 2009. (Congresso).

37.
III Congresso Nacional de Educação Física. Ensino de lutas na escola e saberes docentes: questões e reflexões. 2009. (Congresso).

38.
IV Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: as Luta no Contexto da Motricidade Humana.Saber ou fazer? O ensino de lutas na Educação Física escolar. 2009. (Outra).

39.
Novas diretrizes curriculares da Educação Física: implicações na formação e atuação profissional. 2009. (Outra).

40.
Novas Fronteiras e Desafios para a Licenciatura em Educação Física no Estado de São Paulo. 2009. (Outra).

41.
X Seminário de Educação Física Escolar.Saberes docentes no ensino de lutas e a proposta curricular de Educação Física do Estado de São Paulo: o ponto de vista de professores. 2009. (Seminário).

42.
I Congresso Internacional de Educação Fìsica, Esporte e Lazer. 2008. (Congresso).

43.
II Congresso Nacional de Educação Física. 2008. (Congresso).

44.
II Simpósio Internacional Nutrição, Atividade Física e Qualidade de vida. 2008. (Simpósio).

45.
XXIX Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. 2008. (Congresso).

46.
Exercícios físicos para diferentes populações - Teoria e Prática. 2007. (Outra).

47.
I Congresso Nacional de Educação Física. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SO, M. R.. Dia do Esporte do IFSULDEMINAS Campus Pouso Alegre. 2018. (Festival).

2.
SO, M. R.; ALMEIDA, L. S. ; FIRMINO, L. H. X. C. ; NASCIMENTO, L. M. C. T. ; ABREU, G. B. C. . Arraiá do IFSULDEMINAS - câmpus Pouso Alegre. 2018. (Festival).

3.
SO, M. R.. I Festival de Basquetebol do IFSULDEMINAS - câmpus Pouso Alegre. 2018. (Festival).

4.
SO, M. R.; PINTO, S. S. S. . Dia do Esporte. 2017. (Festival).

5.
SO, M. R.; BASTOS, F. A. ; ANDERY, P. B. ; SIMOES, E. ; PINTO, S. S. S. . Festa Junina do IFSULDEMINAS. 2017. (Festival).

6.
SO, M. R.; Feltrin, A. C. B ; Fernandes, B. ; MONTEIRO, C. I. ; PELEGRINI, D. C. ; FREITAS, F.F. ; Brandani, J. Z. ; SIQUEIRA, L. ; MELLO, L. S. D ; STEHLING, M. D. O. ; PAULA, P. H. A. D. ; BRIET, R. N. ; SIMÃO, R. O. ; SILVA, R. P. D. ; LOPES, S. F. . X Congresso Nacional de Educação Física - Práxis: baseando-se em evidência para revolucionar a prática. 2016. (Congresso).

7.
SO, M. R.; SILVA, A. B. ; SANTOS, J. V. C ; FREITAS, F.F. ; RODRIGUES, R. N. ; SIQUEIRA, L. ; LOCCI, B. ; ZANE, F. ; SANTOS, A. G. ; SOAVE, I. ; OLIVEIRA, L. F. ; MOREIRA, P. ; PIMENTA, R. ; CARVALHO, M. ; CASTRO, C. A. . V Congresso Nacional de Educação Física - Reunindo experiências e produzindo saberes na Educação Física. 2011. (Congresso).

8.
SO, M. R.; SILVA, N. M. ; MONTEIRO, C. I. ; OLIVEIRA, L. F. ; ENCARNACAO, G. A. A. ; PEREIRA, J. H. P. ; CARVALHO, J. C. ; GODOY, M. R. B. ; NASCIMENTO, M. B. ; FELICIANO, S. R. ; ZANINI, G. S. . IV Congresso Nacional de Educação Física - Educação Física: aprimorando conhecimentos para prática profissional. 2010. (Congresso).

9.
AMARAL, S. L. ; SO, M. R. . Dia de Alerta sobre o uso excessivo de álcool e Movimento Saúde. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Flávia Fernanda Muniz de Oliveira e Laura Heloísa da Silva. Mídia digital, rede social e Educação Física: um estudo de caso de uma página de facebook gerenciado por profissional de Educação Física. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Marcos Roberto So.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SO, M. R.. Saúde e bem estar. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 14:58:59