Ana Luiza Mendes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5462463163096319
  • Última atualização do currículo em 26/10/2018


Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (2009), graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (2013) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2018). Atualmente é tutora do Centro Universitário Leonardo da Vinci e professora de Filosofia de ensino médio. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura medieval, trovadorismo galego-português, literatura medieval portuguesa, história medieval de portugal e trovadorismo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Luiza Mendes
Nome em citações bibliográficas
MENDES, Ana Luiza


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Programa de Pos graduação em História.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: A coita do ser português. O papel de Dom Dinis na construção da identidade portuguesa., Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Marcella Lopes Guimarães.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Trovadorismo; literatura medieval; Portugal medieval; Dom Dinis; História Medieval; História medieval de Portugal.
Grande área: Ciências Humanas
2011 - 2013
Mestrado em História.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: O sentido dos diálogos entre as mulheres e o mar nas cantigas de amigo galego-portuguesas do século XIII,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Marcella Lopes Guimarães.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: literatura medieval; amor cortês; barcarolas; cantigas de amigo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2017
Graduação em andamento em Letras - Inglês.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2004 - 2009
Graduação em História.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Entre a razão e o pecado: a linguagem do amor nas correspondências de Abelardo e Heloísa.
Orientador: Marcella Lopes Guimarães.
2002 - 2006
Graduação em Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Título: A vitória do animal laborans: a relação entre o público e o privado em Hannah Arendt.
Orientador: César Augusto Ramos.
Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2015
Aperfeiçoamento - ensino de Filosofia no ensino médio. (Carga horária: 360h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Educação, Comunicação e Práticas de Ensino. (Carga horária: 90h).
Instituto Rede Paranaense de Comunicação, INSTITUTO RPC, Brasil.
2009 - 2009
História e Evolução do Cinema. (Carga horária: 21h).
Caixa Cultural, CAIXA CULTURAL, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Facetas do Império na História. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Cinema e Lliteratura. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Francês I. (Carga horária: 60h).
Centro de Línguas, CELIN, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria de Estado da Educação, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 4


Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Estagiária - Casa da Memória, Enquadramento Funcional: Estagiária - auxiliar de pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades desenvolvidas: auxílio em pesquisas para produção de boletins e exposições; digitação e transcrição de documentos.


Instituto Rede Paranaense de Comunicação, INSTITUTO RPC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária do Projeto Ler e Pensar, Carga horária: 4
Outras informações
A participação no estágio compreendia o desenvolvimento do atividades diadático-pedagógicas relacionadas à elaboração do Boletim de Leitura Oriendata (BOLO) - suplemento quinzenal com sugestões de atividades didáticas para o uso dp jornal em sala de aula.


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Técnica UFPR/MEC, Carga horária: 20



Revisor de periódico


2014 - 2014
Periódico: Cadernos de Clio


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Medieval.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas/Especialidade: Literatura Portuguesa.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MENDES, Ana Luiza2018MENDES, Ana Luiza. Pagu e a narrativa da vida engajada. Revista Vernáculo, v. 41, p. 201-219, 2018.

2.
MENDES, Ana Luiza2018MENDES, Ana Luiza; VIEIRA, Gabriela W. G. . O diálogo entre Beyoncé e Chimamanda: questões de intertextualidade entre Literatura, Música e Feminismo. Revista A Palavrada, v. 2, p. 224-238, 2018.

3.
MENDES, Ana Luiza2015MENDES, Ana Luiza. Trovadores e jograis: mester de identidade sociocultural. Revista Vernáculo, v. 1, p. 63-87, 2015.

4.
MENDES, Ana Luiza2014 MENDES, Ana Luiza. Entre cantigas e crônicas, a identidade do rei Dom Dinis. Medievalis, v. 3, p. 1-15, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MENDES, Ana Luiza. A história que se faz cantiga nas barcarolas galego-portuguesas.. 1. ed. São Paulo: , 2014. 160p .

2.
MENDES, Ana Luiza. O diálogo entre a razão e o pecado nas correspondências de Abelardo e Heloísa. 1. ed. São Paulo: Ixtlan, 2013.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MENDES, Ana Luiza; Guimarães, S. M. S. . O Pluralismo metodológico de Feyerabend. BOLO - Boletim de Leitua Orientada, Curitiba, p. 4 - 4, 19 out. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MENDES, Ana Luiza. A imagem da dama: o elogio à senhor nas cantigas de amor de Dom Dinis. In: XI Encontro Internacional de Estudos Medievais, 2016, Pirenópolis. Anais do XI Encontro Internacional de Estudos Medievais, 2015. v. 1. p. 44-56.

2.
MENDES, Ana Luiza. A coita nas cantigas de amor de Dom Dinis. In: I Seminário Paranaense de Pós-graduandos em História, 2015, Curitiba. ANAIS DO I SEMINÁRIO PARANAENSE DE PÓS-GRADUANDOS EM HISTÓRIA. Curitiba: Editora UFPR, 2014. v. I. p. 14-19.

3.
MENDES, Ana Luiza. O coração de Dom Dinis. In: I Seminário Internacional de História Medieval e III Encontro da Abrem Centro-Oeste, 2014, Cidade de Goiás. História, Política e Poder na Idade Média, 2014. v. 1. p. 66-71.

4.
MENDES, Ana Luiza; SANTANA, Eliane Veríssimo . Diálogos entre cinema e história. Aspectos da interpretação cinematográfica contemporânea da sociedade medieval no filme Em nome de Deus (Stealing Heaven ) (1988). In: História no Cinema. Semana de História Antiga e Medieval, 2012, Curitiba. História No Cinema ? Semana de História Antiga e Medieval. Anais do Evento, 2012. p. 41-57.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MENDES, Ana Luiza. O sentido dos diálogos entre as mulheres e o mar nas cantigas de amigo galego-portuguesas do século XIII. In: XVI Seminário Nacional - V Seminário Internacional Mulher e Literatura, 2011, Brasília. Palavra e Poder - Representações litarárias. Brasília, 2011. p. 121-122.

Apresentações de Trabalho
1.
MENDES, Ana Luiza; VIEIRA, Gabriela W. G. ; SOUZA, Joana S. F. . Quem tem medo de Romeu e Julieta? Desmistificando Shakespeare nas aulas de Inglês. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MENDES, Ana Luiza. Os diálogos entre gêneros do trovadorismo galego-português: a intertextualidade das cantigas de amor e de amigo de Dom Dinis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MENDES, Ana Luiza. A tradução histórico-literária: The Canterbury Tales entre dois projetos de tradução. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CORDEIRO, Luiza B. L. ; MENDES, Ana Luiza . Diálogo entre fundadores: as características do Romance em Geofreey Chaucer e Daniel Defoe. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MENDES, Ana Luiza. Heloísa: a imagem vaporizada de uma dama medieval. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MENDES, Ana Luiza. A imagem da dama: o elogio à senhor nas cantigas de amor de Dom Dinis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MENDES, Ana Luiza. O Coração de Dom Dinis. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MENDES, Ana Luiza. A coita nas cantigas de amor de Dom Dinis. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MENDES, Ana Luiza. O que cantam as mulheres. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MENDES, Ana Luiza; SANTANA, Eliane Veríssimo . Análise sobre o filme 'Em nome de Deus' (1988). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MENDES, Ana Luiza. O sentido dos diálogos entre as mulheres e o mar nas cantigas de amigo galego-portuguesas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MENDES, Ana Luiza. BASSI, Rafael. A escrita da História e o rei: um estudo sobre os quatro livros de história de Richer de Reims e os cinco livros de história de Raoul Glaber (séculos X-XI). Curitiba 2016 (Resenha).

2.
MENDES, Ana Luiza. O Cancioneiro de Dom Dinis. Belo Horizonte 2014 (Resenha).

3.
MENDES, Ana Luiza. Resenha: GUIMARÃES, Marcella Lopes (org.). Por São Jorge! Por São Tiago! Batalhas e narrativas ibéricas medievais. Curitiba: Editora UFPR, 2013.. Curitiba: UFPR, 2014 (Resenha).

4.
DRABIK, Bel ; MENDES, Ana Luiza . Reflexões sobre a escrita e o sentido da História na Muqaddimah de Ibn Khaldun (1332-1406). Piauí 2014 (Resenha).

5.
MENDES, Ana Luiza. SODRÉ, Paulo Roberto. O Riso no Jogo e O Jogo do Riso na Sátira Galego-Portuguesa. Vitória, Edufes, 2010. 2013 (Resenha).

6.
MENDES, Ana Luiza. ENTRE A RAZÃO E O PECADO: A LINGUAGEM DO AMOR NAS CORRESPONDÊNCIAS DE ABELARDO E HELOÍSA. Curitiba: Revista Vernáculo, 2009 (Resumo expandido).


Demais tipos de produção técnica
1.
MENDES, Ana Luiza. Oficina: Trovadorismo galego-português. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MENDES, Ana Luiza; Mendonça, G. N. ; Silva, E. V. ; Silva, R. S. . BOLO - Boletim de Leitura Orientada - Linguagem: expressão dinâminca da vida. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

3.
MENDES, Ana Luiza; Guimarães, S. M. S. ; Mendonça, G. N. ; Silva, E. V. ; Silva, R. S. ; Costa, R. P. . BOLO - boletim de leitura orientada - Violência: de quem é a culpa?. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

4.
MENDES, Ana Luiza; Mendonça, G. N. ; Guimarães, S. M. S. ; Costa, R. P. ; Silva, E. V. ; Silva, R. S. . BOLO - Boletim de Leitura Orientada - Música: ciência da harmonia. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

5.
MENDES, Ana Luiza; Mendonça, G. N. ; Silva, E. V. ; Silva, R. S. ; Guimarães, S. M. S. . BOLO- Boletim de Leitura Orientada - Ciência. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

6.
BARBOSA, R. F. ; KRUL, J. D. ; MENDES, Ana Luiza ; OLIVEIRA, K. B. ; RAMOS, J. D. ; SILVA, A. R. ; SOSSELIA, V. M. ; SOUZA, A. M. ; SOUZA, C. G. C. . BOLO - Boletim de leitura orientada para o professor - Meio ambiente, trabalho e consumo. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

7.
BARBOSA, R. F. ; COSTA, H. D. ; KRUL, J. D. ; MENDES, Ana Luiza ; OLIVEIRA, K. B. ; RAMOS, J. D. ; SILVA, S. B. N. ; SOSSELIA, V. M. ; SOUZA, A. M. ; SOUZA, V. C. . BOLO - Boletim de leitura orientada para o professor - Esporte e Comportamento. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

8.
BARBOSA, R. F. ; COSTA, H. D. ; KRUL, J. D. ; MENDES, Ana Luiza ; OLIVEIRA, K. B. ; RAMOS, J. D. ; SILVA, S. B. N. ; SOSSELIA, V. M. ; SOUZA, A. M. ; SOUZA, V. C. . BOLO - Boletim de leitura orientada para o professor - Eventos, política e economia. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

9.
BARBOSA, R. F. ; COSTA, H. D. ; KRUL, J. D. ; MENDES, Ana Luiza ; RAMOS, J. D. ; SILVA, A. F. ; SILVA, S. B. N. ; SOSSELIA, V. M. ; SOUZA, V. C. ; SOUZA, A. M. . BOLO - Boletim de leitura orientada para o professor - Trabalho e Consumo. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

10.
MENDES, Ana Luiza; CUBAS, M. G. ; FARIAS, M. E. ; KUHNEN, A. K. ; TRINDADE, S. . BOLO - Boletim de leitura orientada para o professor - Pluralidade Cultural.. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

11.
CUBAS, M. G. ; FARIAS, M. E. ; KUHNEN, A. K. ; MENDES, Ana Luiza ; TRINDADE, S. . BOLO - Boletim de leitura orientada para o professor - Pluralidade Cultural.. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

12.
CUBAS, M. G. ; FARIAS, M. E. ; KUHNEN, A. K. ; MENDES, Ana Luiza ; TRINDADE, S. . BOLO - Boletim de leitura orientada para o professor - Patriotismo e Cidadania. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

13.
CUBAS, M. G. ; FARIAS, M. E. ; KUHNEN, A. K. ; MENDES, Ana Luiza ; TRINDADE, S. . BOLO - Boletim de leitura orientada para o professor - Economia e Desenvolvimento.. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

14.
CUBAS, M. G. ; FARIAS, M. E. ; KUHNEN, A. K. ; MENDES, Ana Luiza ; TRINDADE, S. . BOLO - Boletim de leitura orientada para o professor - Saúde e Direitos humanos. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MENDES, Ana Luiza; HONESKO, Vinícius Nicastro. Participação em banca de Bruno Ercole de Camargo.O canto da fênix: morte e renascimento no bestiário medieval de Aberdeen (Inglaterra, séculos XII-XIII). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná.

2.
MENDES, Ana Luiza; HONESKO, Vinícius Nicastro. Participação em banca de Letícia Ruoso Vehmuth.Gesta Regum Anglorum: a conquista normanda da Inglaterra por Guilherme de Malmesbury. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná.

3.
MENDES, Ana Luiza; HONESKO, Vinícius Nicastro. Participação em banca de Thiago Brotto Natário."Como lobos sobre cordeiros": a Gesta Normannorum de Dudo de St-Quentin e a construção retórica de uma hegemonia bélica, política e espiritual dos duques da Normandia nos séculos X e XI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Paraná.

4.
MENDES, Ana Luiza; PLAZA, P.. Participação em banca de Amanda Cristina Zattera.Uma análise histórica sobre o Decameron de Giovanni Boccaccio (1313-1375): riso e regeneração.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná.

5.
MENDES, Ana Luiza; PLAZA, P.. Participação em banca de Lucca Zanetti.O príncipe e o mercenário - a sugestão de um modelo ideal através de La vita di Castruccio Castracane, de Nicolau Maquiavel (1518-1520).. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná.

6.
MENDES, Ana Luiza; PLAZA, P.. Participação em banca de Willibaldo Ruppenthal Neto.A Psykhé entre os gregos: do mito homérico às concepções pré-socráticas.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná.

7.
MENDES, Ana Luiza; PLAZA, P.. Participação em banca de Paula Marinelli Martins.Contra "caluniadores da providência divina": os coimbricenses na proposta pedagógica contra reformista dos jesuítas.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná.

8.
MENDES, Ana Luiza; GAZZOTTI, D. M.. Participação em banca de Priscila Cristina N. L. de Scoville.As mulheres do faraó: análise da influência das rainhas Tyie e Nefertiti durante o regime de Amenhotep IV/ Akhenaton (c.1352-1336 AEC).. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Memória e Imagem) - Universidade Federal do Paraná.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Apresentação Cultural Roda de choro com As Brejeiras. 2017. (Seminário).

2.
Cinema e Roteiro. 2017. (Outra).

3.
III Encontro de português para falantes de outras línguas (EPFOL) - Políticas Linguísticas e internacionalização nas universidades. 2017. (Encontro).

4.
Introdução à Literatura Medieval francesa e o manuscrito medieval: realidade material e técnicas de edição. 2017. (Outra).

5.
Oficina de Iniciação à Língua Latina. 2017. (Oficina).

6.
Tradições do pensamento político ocidental. 2017. (Outra).

7.
VII Semana acadêmica de Letras: o caminho das Letras. 2017. (Outra).

8.
XII Encontro de Estudos Medievais. 2017. (Encontro).

9.
XII Encontro de Estudos Medievais.Os diálogos entre gêneros do trovadorismo galego-português: a intertextualidade das cantigas de amor e de amigo de Dom Dinis. 2017. (Encontro).

10.
A construção sonora de uma 'música árabe' pelo sistema musical ocidental. 2015. (Oficina).

11.
Estudo da confluência da música proveniente do Oriente com a do o Ocidente nas Cantigas de Santa Maria de Afonso X, o Sábio. 2015. (Oficina).

12.
História no cinema: semana de antiga e medieval. 2012. (Encontro).

13.
Colóquio Internacional Sentimentos na História. 2010. (Outra).

14.
Literatura e História na tela do cinema. 2010. (Outra).

15.
Acervos Arqueologicos: Preservaçao e Educaçao. 2009. (Oficina).

16.
Leitura Crítica da Mídia. 2009. (Oficina).

17.
Segundo Seminário de Educação Histórica - ?Os desafios da educação histórica na sociedade do século XXI?. 2009. (Seminário).

18.
XI Cidade Revelada. 2009. (Congresso).

19.
I Encontro do Projeto Temático "Gênero, Subjetividade e Sexualidade: pesquisa em História comparada na Antiguidade e na Modernidade". 2006. (Encontro).

20.
Mesa Redonda "História das Guerras". 2006. (Encontro).

21.
XII Semana de História do Paraná. 2006. (Simpósio).

22.
XI Semana de História do Paraná. 2005. (Simpósio).

23.
Ciclo de Palestras - Ditadura Militar Revisitada. 2004. (Simpósio).

24.
II Encontro do GT de História Antiga - ANPUH-PR, IV Encontro do GEAMPAR/SC e qo anos do curso de História da UTP. 2004. (Encontro).

25.
I Encontro de Discussões Filosóficas. 2003. (Simpósio).

26.
Educere - Chronos e Kairós. 2002. (Congresso).

27.
II Simpósio de Filosofia Contemporânea. 2002. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MENDES, Ana Luiza. Seminário As mulheres na História, na Literatura e nas Artes: entre práticas e representações. 2017. (Outro).

2.
MENDES, Ana Luiza. 1ª Mostra de História Medieval. 2017. (Exposição).

3.
MENDES, Ana Luiza. I Seminário Paranaense de Pós-graduandos em História. 2014. (Outro).

4.
MENDES, Ana Luiza. Evento anual do Projeto Ler e Pensar. 2009. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MENDES, Ana Luiza. 1ª Mostra de História Medieval. 2017. (Exposição).



Outras informações relevantes


https://orcid.org/0000-0002-2291-1417



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 6:21:02