Pedro Paiva Garcia Sá

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0554670460896664
  • Última atualização do currículo em 23/10/2018


Doutor e Mestre em Música pela Unirio como bolsista do CNPq, é Professor de Percussão da Escola de Música da UFRJ desde 2009, atuando em todos os cursos de percussão da unidade, tanto no ensino de Bacharelado - como Diretor do Grupo de Percussão da UFRJ - e Licenciatura, como na Extensão e Pesquisa, atuando como Pesquisador Associado do Museu Delgado de Carvalho, projeto paralelo desenvolvido em colaboração com a Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Estudou no Brasil com Luiz D?Anunciação e Miquel Bernat (percussão) e com Nelson de Macêdo (harmonia/análise musical). Nos Estados Unidos teve aulas de tímpanos com Jack Brennan, na Indianapolis Symphony Orchestra. Se apresentou e ministrou palestra na PASIC, o maior evento de percussão mundial, em Indianápolis e San Antonio, Texas (2015 e 2016). Publica artigos para as mais conceituadas revistas de percussão do mundo, como a Percussive Notes (Indianápolis) e Modern Dummer, dentre outras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Pedro Paiva Garcia Sá
Nome em citações bibliográficas
SÁ, Pedro P. G.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2018
Doutorado em Doutoradoem Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: TÍMPANOS: ASPECTOS HISTÓRICOS, RECOMENDAÇÕES PARA A ESCRITA DO INSTRUMENTO E SUGESTÕES INTERPRETATIVAS PARA OBRAS DE DIMITRI CERVO E SAMUEL PERUZZOLO-VIEIRA, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Marcos Vieira Lucas.
Palavras-chave: Tímpanos solo; Pedais; Técnicas estendidas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2007 - 2009
Mestrado em Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: A SISTEMATIZAÇÃO DA ESCRITA PARA OS INSTRUMENTOS POPULARES BRASILEIROS COM SOM DE ALTURA INDETERMINADA DE LUIZ D?ANUNCIAÇÃO. CONCEITOS E ANÁLISE DE QUATRO OBRAS,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Nailson Simões.
Palavras-chave: Notação musical; Instrumentos com som de altura indeterminada.; modo de articulação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.




Atuação Profissional



Escola de Música da UFRJ, E.M.U.F.R.J., Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Museu Virtual de Instrumentos Musicais Delgado de Carvalho
Descrição: Sou Pesquisador Associado do projeto Museu Virtual de Instrumentos Musicais Delgado de Carvalho, financiado pela FAPERJ através do edital E_14 ? APOIO À PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DAS ARTES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ? 2011, coordenado por Adriana Olinto Ballesté, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Trata-se do primeiro museu virtual de instrumentos musicais do Brasil, cujo projeto prevê a higienização e o armazenamento adequado dos itens documentais, a catalogação dos instrumentos segundo padrões internacionais, a criação de uma página bilíngüe (português e inglês) na Web, onde será possível o acesso ao catálogo com ilustrações e áudio dos instrumentos, além da publicação de um catálogo impresso..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2010 - Atual
A Necessidade da Inclusão dos Instrumentos Populares Brasileiros com Som de Altura Indeterminada no Curso de Percussão da Escola de Música da UFRJ
Descrição: Este projeto de pesquisa é fruto de uma investigação iniciada em 2009, quando tomei posse como professor da cadeira de Percussão na Escola de Música da UFRJ. Várias questões tornaram-se claras, ao se observar alunos formandos na classe de percussão, sem aptidão para tocarem certos instrumentos da rítmica brasileira com som de altura indeterminada - hoje introduzidos no repertório orquestral por meio das obras de Heitor Villa-Lobos, César Guerra-Peixe, Radamés Gnattali, Mário Tavares, Cláudio Santoro, Camargo Guarnieri e tantos outros que não mais se encontram entre nós. Tais instrumentos não fazem parte do ensino musical da percussão. Trata-se de um resquício herdado dos currículos europeu e norte-americano, nos quais permanecem pejorativamente ainda tratados como "acessórios" - Genis (2009); Firth (2001, p. 28-32); Cook (2006, p. 215-252); Combs (2000, p. 109-119); Whaley e Cirone (1999); McCormick (1983, p. 35-43); e Reed e Leach (1978, p. 129). Essa percussão ainda não faz parte do aprendizado por música apesar da ininterrupta atuação do professor Luiz D'Anunciação, que já supre didaticamente o seu aprendizado rigorosamente dentro dos moldes da notação musical, tornando-se uma figura referencial no estudo da escrita para essa classe de instrumentos. Procuro mostrar a importância didática de se utilizar material escrito dentro dos princípios da notação musical para que esses instrumentos pautem o seu aprendizado por meio da leitura. Por meio de um levantamento cuidadoso do repertório sinfônico específico para essa percussão, pretende-se demonstrar que tais instrumentos, ainda negligenciados, devem obrigatoriamente constar no programa da Percussão da EM da UFRJ, pois já se encontram, irreversivelmente, inseridos no repertório sinfônico erudito pelas obras de Villa-Lobos, Guerra-Peixe, Claudio Santoro, Alberto Nepomuceno, Camargo Guarnieri, Mário Tavares, Radamés Gnattali, Edino Krieger, entre outros - apenas citando os mais reconhecidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2014 - Atual
Designação e Taxonomia dos Instrumentos Musicais da Tradição Erudita Ocidental
Descrição: Como Pesquisador Associado do Museu Delgado de Carvalho colaboro, desde o ano de 2014, como consultor de Instrumentos Musicais de Percussão, para o vocabulário controlado do projeto denominado "Designação e taxonomia dos instrumentos musicais da tradição erudita ocidental", que está sendo desenvolvido em colaboração com a Universidade Nova de Lisboa, Portugal..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2009
1º lugar no Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Auxiliar, UFRJ.
2007
1º lugar no Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Substituto, UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SÁ, Pedro P. G.; ROCHA, C. ; ROCHA, V. . Articulação na Caixa Clara - Modern Drummer Brasil. Modern Drummer Brasil, São Paulo, p. 70 - 71, 03 mar. 2015.

2.
SÁ, Pedro P. G.; Jimmy Duchowny ; John Riley . Toques para Caixa Clara - Modern Drummer Brasil. Modern Drummer Em Português, São Paulo, p. 80 - 80, 20 jul. 2007.

3.
SÁ, Pedro P. G.; Jimmy Duchowny . Toques para Caixa Clara - Modern Drummer Brasil. Modern Drummer Brasil, São Paulo, p. 73 - 74, 20 jun. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SÁ, Pedro P. G.. Aspectos Interpretativos no Primeiro Movimento do Concertante para Tímpanos e Orquestra, de Dimitri Cervo. In: Simpom, 2018, Rio de Janeiro. Aspectos interpretativos no Primeiro Movimento do Concertante para Tímpanos e Orquestra, de Dimitri Cervo, 2018. p. 984-993.

Apresentações de Trabalho
1.
SÁ, Pedro P. G.. Notação para Percussão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SÁ, Pedro P. G.. Palestra de Tímpanos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SÁ, Pedro P. G.; SÁ, Janaína ; Luiz D'Anunciação . Recital Palestra Melódica Percussiva. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SÁ, Pedro P. G.; SÁ, Janaína . Recital Palestra Melódica Percussiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SÁ, Pedro P. G.; SA, J. P. G. ; D'ANUNCIACAO, L. ; VILLA-LOBOS, H. . Orchestral Music by Villa-Lobos: The Problems with Replacing the Original Instruments. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SÁ, Pedro P. G.; ALVES, José Orlando . DUO SÁ de Percussão, International Showcase Concert. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
SÁ, Pedro P. G.. A Entrada do instrumento musical Reco-reco no Brasil (Artigo para o Museu Virtual de Instrumentos Musicais Delgado de Carvalho - EM/UFRJ) 2013 (Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SÁ, Pedro P. G.; BALLESTE, A. O. . Designação e Taxonomia dos Instrumentos Musicais da Tradição Erudita Ocidental. 2014.

2.
SÁ, Pedro P. G.. Reformulação dos Conteúdos e da Bibliografia para as provas de ingresso ao Bacharelado em Percussão da EM/UFRJ, para o THE 2014/2015. 2014.

3.
SÁ, Pedro P. G.. Atualização e Revisão das ementas de todas as disciplinas de Percussão dos Cursos do Bacharelado e Extensão da EM/UFRJ, com suas respectivas bibliografias.. 2013.

4.
SÁ, Pedro P. G.; KARABTCHEVSKY, I. . Instrumentação da Percussão na progamação das Séries Djanira e Portinari da Orquestra Petrobrás Sinfônica. 2010.

5.
SÁ, Pedro P. G.. Atualização das Ementas da disciplina Oficina Instrumental Percussão I a VI (EM/UFRJ). 2010.

6.
SÁ, Pedro P. G.. Elaboração das Ementas da disciplina Oficina Instrumental Percussão I a VI (EM/UFRJ). 2009.

Trabalhos técnicos
1.
SÁ, Pedro P. G.. Curso de Extensão em Percussão da EM-UFRJ. 2018.

2.
SÁ, Pedro P. G.. Curso de Extensão em Percussão da EM-UFRJ. 2014.

3.
SÁ, Pedro P. G.. Curso de Extensão em Percussão da EM-UFRJ. 2013.

4.
SÁ, Pedro P. G.. Curso de Extensão em Percussão da EM-UFRJ. 2012.

5.
SÁ, Pedro P. G.. Curso de Extensão em Percussão da EM-UFRJ. 2011.

6.
SÁ, Pedro P. G.. Curso de Extensão em Percussão da EM-UFRJ. 2010.

7.
SÁ, Pedro P. G.. Curso de Extensão em Percussão da EM-UFRJ. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SÁ, Pedro P. G.; CHURCH, T. . Black Swamp Percussion Sound Solution Project. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SÁ, Pedro P. G.; SÁ, Janaína . Música de Corpo - Duo Sá de Percussão. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SÁ, Pedro P. G.. TV Opes, Episódio 3, 'A Orquestra e seus Naipes'. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
VILLA-LOBOS, ; SÁ, Pedro P. G. ; KARABTCHEVSKY, I. . Villa-Lobos em 3 tempos. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SÁ, Pedro P. G.; JARDIM, M. . Painéis Funarte de Bandas de Música 2014 em Salva Terra, PA. 2014. .

2.
SÁ, Pedro P. G.. Curso Intermediário de Percussão - carga horária de 120hs. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SÁ, Pedro P. G.. Apostila de Percussão para Painel de Bandas Funarte (Salvaterra - PA). 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Composição).

4.
SÁ, Pedro P. G.. Apostila de Percussão para Painel de Bandas Funarte (Belém - PA). 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didática).

5.
SÁ, Pedro P. G.. Curso Intermediário de Percussão - carga horária de 120hs. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SÁ, Pedro P. G.. Painel Funarte de Bandas de Música 2013 em Aracaju, SE. 2013. .

7.
SÁ, Pedro P. G.. Elaboração de exercícios didáticos para uso em aula - UFRJ. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Composição).

8.
SÁ, Pedro P. G.. Apostila de Percussão para Painel de Bandas Funarte (Aracaju - SE). 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Composição).

9.
SÁ, Pedro P. G.. Revisão e Atualização de Ementas de todas as disciplinas de Percussão EM/UFRJ. 2013. (Revisão e Atualização de Ementas).

10.
SÁ, Pedro P. G.; BRANDAO, D. C. . Administração de transferência de parte do acervo do material didático de Luiz D'Anunciação. 2013. (Administração de transferência de acervo).

11.
SÁ, Pedro P. G.. Cursos de Extensão da EM/UFRJ - carga horária de 120hs. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
SÁ, Pedro P. G.. Intercâmbio Internacional entre a UFRJ e o Instituto Politécnico do Porto (Portugal), para o aluno Sergio Ramos Ventura da Silva.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
SÁ, Pedro P. G.; JARDIM, M. . Painéis Funarte de Bandas de Música 2012 no Rio de Janeiro, RJ. 2012. .

14.
SÁ, Pedro P. G.; Macedo, Roberto . Notação para Percussão para a Classe de Instrumentação III da EM/UFRJ. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

15.
SÁ, Pedro P. G.. Elaboração de exercícios didáticos para uso em aula - UFRJ. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Composição).

16.
SÁ, Pedro P. G.. Apostila de Percussão para Painel de Bandas Funarte (Rio de Janeiro). 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Composição).

17.
SÁ, Pedro P. G.. Composições para os exames de leitura à primeira vista/THE 2013. 2012. (Composição).

18.
SÁ, Pedro P. G.. Cursos de Extensão da EM/UFRJ - carga horária de 120hs. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
SÁ, Pedro P. G.; Simões, Nailson . 31º Festival de Música de Londrina 2011. 2011. .

20.
SÁ, Pedro P. G.. Elaboração de exercícios didáticos para uso em aula - UFRJ. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Composição).

21.
SÁ, Pedro P. G.. Criação da Disciplina Laboratório de Percussão. 2011. (Composição).

22.
SÁ, Pedro P. G.. Composições para os exames de leitura à primeira vista/THE 2012. 2011. (Composição).

23.
SÁ, Pedro P. G.. Convênio com a Uni-Rio: Prática de Percussão II (Grupo de Percussão da UFRJ) para Clarice Tavares. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
SÁ, Pedro P. G.. Convênio com a Uni-Rio: Percussão III para Clarice Tavares. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

25.
SÁ, Pedro P. G.. Convênio com a Uni-Rio: Conjunto de Metais e Percussão I para Clarice Tavares. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

26.
SÁ, Pedro P. G.; Macedo, Roberto . Notação para Percussão para a Classe de Instrumentação III da EM/UFRJ. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

27.
SÁ, Pedro P. G.. Cursos de Extensão da EM/UFRJ - carga horária de 120hs. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

28.
SÁ, Pedro P. G.. Convênio com a Uni-Rio: Percussão II para Clarice Tavares. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

29.
SÁ, Pedro P. G.. Elaboração de exercícios didáticos para uso em aula - UFRJ. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Composição).

30.
SÁ, Pedro P. G.. Composições para os exames de leitura à primeira vista/THE 2011. 2010. (Composição).

31.
SÁ, Pedro P. G.. Elaboração de exercícios didáticos para uso em aula - UFRJ. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Composição).

32.
SÁ, Pedro P. G.. Composições para os exames de leitura à primeira vista/THE 2010. 2009. (Composição).

33.
SÁ, Pedro P. G.; Simões, Nailson . 26º Festival de Música de Londrina 2006. 2006. .


Produção artística/cultural
Música
1.
TRALDI, C. ; SÁ, Pedro P. G. . Circulos 2. 2018. Composição (estréia).

2.
PERUZZOLO, S. ; SÁ, Pedro P. G. . Atabul. 2018. Composição (estréia).

3.
TRALDI, C. ; SÁ, Pedro P. G. ; Romig, James . GRUPO D PERCUSSÃO DA UFRJ - Cordenação e Organização. 2018. Interpretação.

4.
DEBUSSY, C. ; SÁ, Pedro P. G. . Orquestra Petrobras Sinfônica - Série Djanira III. 2018. Interpretação.

5.
MENESES, A. ; DVORAK, A. ; SÁ, Pedro P. G. . Orquestra Petrobras Sinfônica - Série na Sala V. 2018. Interpretação.

6.
GERSHWIN, G. ; SÁ, Pedro P. G. . Orquestra Petrobras Sinfônica - Série Djanira I. 2018. Interpretação.

7.
SÁ, Pedro P. G.; SÁ, Janaína ; UDOW, M. . Hoodoos Images. 2017. Composição (estréia).

8.
SÁ, Pedro P. G.; VILLA-LOBOS, ; TCHAIKOVSKY, P. I. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Portinari I. 2014. Interpretação.

9.
SÁ, Pedro P. G.; HAENDEL, G. F. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Portinari III. 2014. Interpretação.

10.
SÁ, Pedro P. G.; HINDEMITH, P. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Djanira I. 2014. Interpretação.

11.
SÁ, Pedro P. G.; HAENDEL, G. F. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Djanira II. 2014. Interpretação.

12.
SÁ, Pedro P. G.; SÁ, Janaína ; UDOW, M. ; BERGAMO, J. ; ALVES, José Orlando . Duo Sá de Percussão no 25º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora. 2014. Interpretação.

13.
SÁ, Pedro P. G.; BUMP, M. ; WELCH, M. . Grupo de Percussão da UFRJ - Direção. 2014. Interpretação.

14.
SÁ, Pedro P. G.; STEUERMAN, J. . 45º Festival de Inverno de Campos do Jordão. 2014. Interpretação.

15.
SÁ, Pedro P. G.; PRAZERES, C. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Ensaios Abertos 3. 2014. Interpretação.

16.
SÁ, Pedro P. G.. Orquestra Petrobras Sinfônica Série Mestre Athayde IV. 2014. Interpretação.

17.
SÁ, Pedro P. G.. Orquestra Petrobras Sinfônica Série Mestre Athayde I. 2014. Interpretação.

18.
SÁ, Pedro P. G.; BOUSFIELD, I. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Mestre Athayde VII. 2014. Interpretação.

19.
SÁ, Pedro P. G.; BOUSFIELD, I. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Mestre Athayde VIII. 2014. Interpretação.

20.
SÁ, Pedro P. G.; CERVO, Dimitri . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Djanira III. 2014. Composição (estréia).

21.
SÁ, Pedro P. G.; KARABTCHEVSKY, I. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Portinari II. 2014. Interpretação.

22.
SÁ, Pedro P. G.; ORBE, J. L. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Portinari IV. 2014. Interpretação.

23.
SÁ, Pedro P. G.; KARABTCHEVSKY, I. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Djanira IV. 2014. Interpretação.

24.
SÁ, Pedro P. G.. Orquestra Petrobras Sinfônica Série Mestre Athayde I. 2014. Publicação de Partitura.

25.
SÁ, Pedro P. G.. Orquestra Petrobras Sinfônica Série Mestre Athayde II. 2014. Interpretação.

26.
SÁ, Pedro P. G.. Orquestra Petrobras Sinfônica Série Mestre Athayde III. 2014. Interpretação.

27.
SÁ, Pedro P. G.. Orquestra Petrobras Sinfônica Série Mestre Athayde V. 2014. Interpretação.

28.
SÁ, Pedro P. G.. Orquestra Petrobras Sinfônica Série Sala Cecília Meireles I. 2014. Interpretação.

29.
SÁ, Pedro P. G.; PRAZERES, F. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Sala Cecília Meireles II. 2014. Interpretação.

30.
SÁ, Pedro P. G.. Orquestra Petrobras Sinfônica Série Sala Cecília Meireles III. 2014. Interpretação.

31.
SÁ, Pedro P. G.; FUKS, S. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Sala Cecília Meireles IV. 2014. Interpretação.

32.
SÁ, Pedro P. G.; KARABTCHEVSKY, I. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Sala Cecília Meireles VI. 2014. Interpretação.

33.
SÁ, Pedro P. G.; KARABTCHESVSKY, I. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Ensaios Abertos 1. 2014. Interpretação.

34.
SÁ, Pedro P. G.; KARABTCHEVSKY, I. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Ensaios Abertos 4. 2014. Interpretação.

35.
SÁ, Pedro P. G.; KARABTCHEVSKY, I. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Ensaios Abertos 5. 2014. Interpretação.

36.
SÁ, Pedro P. G.; PRAZERES, F. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Ensaios Abertos 6. 2014. Interpretação.

37.
SÁ, Pedro P. G.; KARABTCHEVSKY, I. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Ensaios Abertos 7. 2014. Interpretação.

38.
SÁ, Pedro P. G.; KARABTCHEVSKY, I. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Ensaios Abertos 8. 2014. Interpretação.

39.
SÁ, Pedro P. G.; KARABTCHESVSKY, I. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Ensaios Abertos 9. 2014. Outra.

40.
SÁ, Pedro P. G.; KARABTCHEVSKY, I. . Turnê 80 Anos Isaac Karabtchevsky - Porto Alegre. 2014. Interpretação.

41.
SÁ, Pedro P. G.; KARABTCHEVSKY, I. . Turnê 80 Anos Isaac Karabtchevsky - Vitória, E.S.. 2014. Interpretação.

42.
SÁ, Pedro P. G.; KARABTCHEVSKY, I. . Turnê 80 Anos Isaac Karabtchevsky - Brasília. 2014. Interpretação.

43.
SÁ, Pedro P. G.; KARABTCHEVSKY, I. . Turnê 80 Anos Isaac Karabtchevsky - Goiânia. 2014. Interpretação.

44.
SÁ, Pedro P. G.; KARABTCHEVSKY, I. . Turnê 80 Anos Isaac Karabtchevsky - São Paulo. 2014. Interpretação.

45.
SÁ, Pedro P. G.; KARABTCHESVSKY, I. . Turnê 80 Anos Isaac Karabtchevsky - Rio de Janeiro. 2014. Interpretação.

46.
SÁ, Pedro P. G.; PRAZERES, C. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Sala Cecília Meireles V. 2014. Interpretação.

47.
SÁ, Pedro P. G.; MOREIRA, D. . Recital de Formatura em Composição do aluno Daniel Moreira. 2013. Composição (estréia).

48.
SÁ, Pedro P. G.; VILLA-LOBOS, H. ; TCHAIKOVSKY, P. I. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Portinari I. 2013. Interpretação.

49.
SÁ, Pedro P. G.; VERDI, G. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Djanira I. 2013. Interpretação.

50.
SÁ, Pedro P. G.; KARABTCHEVSKY, I. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Djanira II. 2013. Interpretação.

51.
SÁ, Pedro P. G.; SCHMIDT, G. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Djanira III. 2013. Interpretação.

52.
SÁ, Pedro P. G.; STEURMAN, J. L. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Djanira IV. 2013. Interpretação.

53.
SÁ, Pedro P. G.; SCHMIDT, G. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Djanira II. 2013. Interpretação.

54.
SÁ, Pedro P. G.; BRAGA, C. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Djanira V. 2013. Interpretação.

55.
SÁ, Pedro P. G.; KARABTCHEVSKY, I. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Portinari II. 2013. Interpretação.

56.
SÁ, Pedro P. G.; TCHIVZHEL, E. . Opes Série Portinari III. 2013. Interpretação.

57.
SÁ, Pedro P. G.; KARABTCHEVSKY, I. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Portinari IV. 2013. Interpretação.

58.
SÁ, Pedro P. G.; KARABTCHEVSKY, I. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Portinari V. 2013. Interpretação.

59.
SÁ, Pedro P. G.; TISO, W. . MPB & JAZZ 10 ANOS 2013. 2013. Interpretação.

60.
SÁ, Pedro P. G.; KARABTCHEVSKY, I. . Orquestra Petrobras Sinfônica na Cidade das Artes. 2013. Interpretação.

61.
SÁ, Pedro P. G.; KARABTCHEVSKY, I. . 44º Festival de Inverno de Campos do Jordão. 2013. Interpretação.

62.
SÁ, Pedro P. G.; Roberto Duarte . XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea. 2013. Composição (estréia).

63.
SÁ, Pedro P. G.; AYRES, N. ; STRAUSS, R. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Djanira I. 2012. Composição (estréia).

64.
SÁ, Pedro P. G.; RAVEL, M. ; FALLA, M. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Portinari II. 2012. Interpretação.

65.
SÁ, Pedro P. G.; ASSAD, S. ; LUTOSLAWSKI, W. ; MUSSORGSKY, M. ; WIT, A. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Portinari III. 2012. Composição (estréia).

66.
SÁ, Pedro P. G.; RIPPER, J. G. . 43º Festival de Inverno de Campos de Jordão. 2012. Interpretação.

67.
SÁ, Pedro P. G.; Romig, James ; UDOW, M. . Grupo de Percussão da UFRJ - Direção. 2012. Interpretação.

68.
SÁ, Pedro P. G.; Romig, James . Grupo de Percussão da UFRJ - Direção. 2012. Interpretação.

69.
SÁ, Pedro P. G.; GLASS, P. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Portinari IV. 2012. Interpretação.

70.
SÁ, Pedro P. G.; MENDELSSOHN, F. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Mestre Athayde VIII. 2012. Interpretação.

71.
SÁ, Pedro P. G.; BRAHMS, J. ; COHEN, A. ; DVORAK, A. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Djanira V. 2012. Interpretação.

72.
SÁ, Pedro P. G.. Orquestra Petrobras Sinfônica Série Iberê Camargo IV. 2012. Interpretação.

73.
SÁ, Pedro P. G.; Bernstein, Leonard ; DEBUSSY, C. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Portinari V. 2012. Interpretação.

74.
SÁ, Pedro P. G.; RUFINO, M. . ENCUn (Encontro Nacional de Compositores Universitários). 2012. Interpretação.

75.
SÁ, Pedro P. G.; RACHMANINOFF, S. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Djanira II. 2012. Interpretação.

76.
SÁ, Pedro P. G.; STRAUSS, R. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Djanira III. 2012. Interpretação.

77.
SÁ, Pedro P. G.; RIPPER, J. G. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Portinari I. 2012. Composição (estréia).

78.
SÁ, Pedro P. G.. Orquestra Petrobras Sinfônica Série Djanira IV. 2012. Interpretação.

79.
KOELRREUTER, Hans-Joachim ; DANTAS, Paulo ; SÁ, Pedro P. G. . Abstrai Ensemble - Concerto Formas Abertas, Improvisação, Indeterminação. 2011. Interpretação.

80.
SÁ, Pedro P. G.; CRUMB, George ; STOCKHAUSEN, Karlheinz . Abstrai Ensemble - Concerto Rumos para a Música do Séc. XXI. 2011. Interpretação.

81.
SÁ, Pedro P. G.; GENTIL-NUNES, P. ; BITTENCOURT, P. ; DANTAS, Paulo . Abstrai Ensemble - Concerto Música Brasileira no Séc. XXI. 2011. Interpretação.

82.
SÁ, Pedro P. G.; MAHLER, G. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Djanira Noturna I. 2011. Interpretação.

83.
SÁ, Pedro P. G.; DVORAK, A. ; STRAVINSKY, I. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Djanira Noturna II. 2011. Interpretação.

84.
SÁ, Pedro P. G.; SIBELIUS, J. ; BRUCKNER, A. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Djanira Noturna III. 2011. Interpretação.

85.
SÁ, Pedro P. G.; MOZART, W. A. ; SCHUBERT, F. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Djanira Noturna IV. 2011. Interpretação.

86.
SÁ, Pedro P. G.; BRAHMS, J. ; DVORAK, A. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Djanira Noturna V. 2011. Interpretação.

87.
SÁ, Pedro P. G.; NOBRE, Marlos ; PIRES, M. J. ; BEETHOVEN, L. V. ; TCHAIKOVSKY, P. I. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Vesperal Portinari I. 2011. Composição (estréia).

88.
SÁ, Pedro P. G.; LISZT, F. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Vesperal Portinari II. 2011. Interpretação.

89.
SÁ, Pedro P. G.; FREITAS, C. ; STEUERMAN, J. L. ; RACHMANINOFF, S. ; PROKOFIEV, S. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Vesperal Portinari III. 2011. Composição (estréia).

90.
SÁ, Pedro P. G.; CORIGLIANO, J. ; RAVEL, M. ; RACHMANINOFF, S. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Vesperal Portinari IV. 2011. Composição (estréia).

91.
SÁ, Pedro P. G.; PROKOFIEV, S. . Ópera O Amor das Três Laranjas, S. Prokofiev. 2011. Interpretação.

92.
SÁ, Pedro P. G.; NOBRE, Marlos ; MEHMARI, A. ; KRIEGER, E. . CD Compositores Brasileiros 1. 2011. Registro Fonográfico.

93.
SÁ, Pedro P. G.; MAHLER, G. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Djanira I. 2011. Interpretação.

94.
SÁ, Pedro P. G.; STRAVINSKY, I. ; MENESES, A. ; DVORAK, A. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Djanira II. 2011. Interpretação.

95.
SÁ, Pedro P. G.; NOBRE, Marlos ; STRAVINSKY, I. . 42º Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão. 2011. Interpretação.

96.
SÁ, Pedro P. G.; SIBELIUS, J. ; GRIEG, E. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Mestre Athayde VI. 2011. Interpretação.

97.
SÁ, Pedro P. G.; GNATALLI, R. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Casagrande III. 2011. Interpretação.

98.
SÁ, Pedro P. G.; SCHUBERT, A. . XIX BIENAL DE MÚSICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA. 2011. Interpretação.

99.
SÁ, Pedro P. G.; TAKEMITSU, T. ; REICH, S. ; JOLIVET, A. . Grupo de Percussão da UFRJ - Caminhos Modernos ? música da segunda metade do século XX.. 2011. Interpretação.

100.
SÁ, Pedro P. G.. Conjunto de Metais e Percussão da UFRJ - Direção. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

101.
SÁ, Pedro P. G.. Recital de Formatura em Composição. 2011. Composição (estréia).

102.
SÁ, Pedro P. G.; Luiz D'Anunciação . Música das Américas. 2010. Interpretação.

103.
SÁ, Pedro P. G.; MESSIAEN, O. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Mestre Athayde II. 2010. Interpretação.

104.
SÁ, Pedro P. G.; SHOSTAKOVICH, D. ; WILLIAMS, J. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Mestre Athayde IV. 2010. Interpretação.

105.
SÁ, Pedro P. G.; DUNCAN, Z. ; SANTIAGO, E. . Série MPB & Jazz: Homenagem a Dolores Duran. 2010. Interpretação.

106.
SÁ, Pedro P. G.; SCHUMANN, R. ; CHOPIN, F. ; FREIRE, N. . Rio Folle Journée. 2010. Interpretação.

107.
SÁ, Pedro P. G.; MAHLER, G. ; KARABTCHESVSKY, I. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Djanira I. 2010. Interpretação.

108.
SÁ, Pedro P. G.; MEHMARI, A. ; MAHLER, G. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Djanira II. 2010. Composição (estréia).

109.
SÁ, Pedro P. G.; BARBER, S. ; BERNSTEIN, L. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Portinari I. 2010. Interpretação.

110.
SÁ, Pedro P. G.; IVES, C. ; BRAHMS, J. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Portinari II. 2010. Interpretação.

111.
SÁ, Pedro P. G.; KRIEGER, E. ; GRIEG, E. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Portinari III. 2010. Interpretação.

112.
SÁ, Pedro P. G.; SHOSTAKOVICH, D. ; SCHUMANN, R. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Portinari IV. 2010. Interpretação.

113.
SÁ, Pedro P. G.; GLINKA, M. ; CHOPIN, F. ; DVORAK, A. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Portinari V. 2010. Interpretação.

114.
SÁ, Pedro P. G.; Tacuchian, Ricardo . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Djanira III. 2010. Interpretação.

115.
SÁ, Pedro P. G.; VILLA-LOBOS, H. ; BARBER, S. ; REVUELTAS, S. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Djanira IV. 2010. Interpretação.

116.
SÁ, Pedro P. G.; BORODIN, A. ; SIBELIUS, J. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Mestre Athayde VI. 2010. Interpretação.

117.
SÁ, Pedro P. G.; KORSAKOV, N. R. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Burle Marx II. 2010. Interpretação.

118.
SÁ, Pedro P. G.; BEETHOVEN, L. V. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Metrônomo. 2010. Interpretação.

119.
SÁ, Pedro P. G.; JANACEK, L. . Ópera O Caso Makropulos, L. Janácek. 2010. Interpretação.

120.
SÁ, Pedro P. G.; WIESE, B. . Violão Trinta Anos na UFRJ. 2010. Interpretação.

121.
SÁ, Pedro P. G.; D'ANUNCIACAO, L. ; LEVITAN, D. ; ROSAURO, N. . Grupo de Percussão da UFRJ - Direção. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

122.
SÁ, Pedro P. G.; D'ANUNCIACAO, L. ; LEVITAN, D. ; ROSAURO, N. . Grupo de Percussão da UFRJ - Direção. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

123.
SÁ, Pedro P. G.; CLOPAND, A. . Conjunto de Metais e Percussão da UFRJ. 2010. Interpretação.

124.
SÁ, Pedro P. G.; GUERRA-PEIXE, C. . CD Guerra-Peixe. 2010. Registro Fonográfico.

125.
SÁ, Pedro P. G.; D'ANUNCIACAO, L. ; MACEDO, N. ; CERVO, Dimitri ; Zampronha, Edson . Grupo de Percussão da UFRJ. 2010. Interpretação.

126.
Celso Mojola ; SÁ, Pedro P. G. . XVIII BIENAL DE MÚSICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA. 2009. Interpretação.

127.
SÁ, Pedro P. G.. 47º Festival Villa-Lobos. 2009. Interpretação.

128.
SÁ, Pedro P. G.; GUERRA-PEIXE, C. . Orquestra Petrobras Sinfônica Série Burle Max II. 2009. Interpretação.

129.
SÁ, Pedro P. G.; ZEMLINSKY, A. V. . Ópera O Aniversário da Infanta (O Anão), A. Zemlinsky. 2009. Interpretação.

130.
SÁ, Pedro P. G.; MAHLER, G. ; RAVEL, M. ; VILLA-LOBOS, H. ; STRAVINSKY, I. . CD A Petrobrás Sinfônica e Isaac Karabtchevsky - Uma Coletânea. 2008. Registro Fonográfico.

131.
Frederick Carrilho ; Roseane Yampolschi ; SÁ, Pedro P. G. . XVII BIENAL DE MÚSICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA. 2007. Interpretação.

132.
SÁ, Pedro P. G.; VILLA-LOBOS, H. ; RUBIM, M. ; KARABTCHEVSKY, I. . CD/DVD A Floresta do Amazonas, de Heitor Villa-Lobos. 2007. Audiovisual.

133.
Elliott Carter ; SÁ, Pedro P. G. . Concerto de Gala Artistas e Professores do Festival de Londrina. 2006. Interpretação.

134.
Igor Stravinsky ; SÁ, Pedro P. G. . Quarteto Díamo de Percussão & Duo Bretas-Kevorkian. 2006. Interpretação.

135.
Steve Reich ; Elliott Carter ; SÁ, Pedro P. G. ; Ney Rosauro . Duo de Percussão. 2005. Interpretação.

136.
SÁ, Pedro P. G.; Osvaldo Lacerda ; Igor Lesnik ; Mark Ford ; Richard Trythall . 2º Encontro Internacional de Percussão de Tatuí. 2005. Interpretação.

137.
Rafael Nassif ; SÁ, Pedro P. G. . XVI BIENAL DE MÚSICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA. 2005. Interpretação.

138.
SÁ, Pedro P. G.; Luiz D'Anunciação ; Lais de Souza Brasil . XIII BIENAL DE MÚSICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA. 1999. Interpretação.

139.
SÁ, Pedro P. G.; Luiz D'Anunciação ; Ileana Carneiro ; Carol Murta Ribeiro . Ciclo Bartók e os Eslavos. 1995. Interpretação.

140.
SÁ, Pedro P. G.; BRITTEN, B. . Ópera The Rape of Lucretia, B. Britten. 1995. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
SÁ, Pedro P. G.. Yasmin (composição para vibrafone solo). 2009.

2.
SÁ, Pedro P. G.. Novo Metro (composição para caixa clara solo). 2009.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SÁ, Pedro P. G.. Participação em banca de Rommel Monteiro. Banca Examinadora do Curso de Extensão em Percussão. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Extensão) - Escola de Música da UFRJ.

2.
SÁ, Pedro P. G.. Participação em banca de Rommel Monteiro. Banca Examinadora dos alunos do Curso de Extensão em Percussão. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Extensão) - Escola de Música da UFRJ.

3.
SÁ, Pedro P. G.. Participação em banca de Rommel Monteiro. Banca Examinadora do Concurso de Seleção ao Curso de Extensão 2012. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Extensão) - Escola de Música da UFRJ.

4.
SÁ, Pedro P. G.. Participação em banca de Pedro Mateus. Banca Examinadora do Concurso de Seleção ao Curso de Extensão 2011. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Extensão) - Escola de Música da UFRJ.

5.
SÁ, Pedro P. G.. Participação em banca de Roberto Cândido. Banca Examinadora do Concurso de Seleção ao Curso de Extensão 2010. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Extensão) - Escola de Música da UFRJ.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SÁ, Pedro P. G.; PEDRO JUNIOR, A. R. J.. Participação em banca de Fausto Maniçoba.Banca Examinadora do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Percussão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Percussão) - Escola de Música da UFRJ.

2.
SÁ, Pedro P. G.; PEDRO JUNIOR, A. R. J.. Participação em banca de Marcos Nero da Silva Júnior.Banca Examinadora do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Percussão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Percussão) - Escola de Música da UFRJ.

3.
SÁ, Pedro P. G.; RACHID, A.. Participação em banca de Julio Miglio.Banca semestral dos alunos de Bacharelado em Percussão, Percussão B e Oficina Instrumental Percussão. 2014 - Escola de Música da UFRJ.

4.
SÁ, Pedro P. G.; DRAGHI, G.. Participação em banca de Fausto Maniçoba.Banca Semestral, para Avaliação dos alunos de Percussão-Bacharelado, Percussão-B e Oficina Instrumental Percussão. 2014 - Escola de Música da UFRJ.

5.
SÁ, Pedro P. G.; JUNIA, S.. Participação em banca de Marcílio Rufino dos Santos.Banca de Oficina de Piano e Piano B do Departamento 01,. 2014 - Escola de Música da UFRJ.

6.
SÁ, Pedro P. G.; RACHID, A.. Participação em banca de Fausto Maniçoba, Rafael Costa e Rafaela Camargo.Banca Examinadora do Curso de Bacharelado, Percussão B e Percussão Oficina. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Percussão) - Escola de Música da UFRJ.

7.
SÁ, Pedro P. G.; RACHID, A.. Participação em banca de Marcos Nero, Oswaldo Mojon, Rommel Monteiro.Banca Examinadora do Curso de Bacharelado, Licenciatura e Extensão em Percussão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Percussão) - Escola de Música da UFRJ.

8.
SÁ, Pedro P. G.; RACHID, A.. Participação em banca de Marcos Nero e Julio Miglio.Banca Examinadora da Prova Final de Percussão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Percussão) - Escola de Música da UFRJ.

9.
SÁ, Pedro P. G.; ALVES, D.. Participação em banca de Marcio Romano Ianelli.Recital de Formatura em Percussão - Marcio Romano Ianelli. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Percussão) - Escola de Música da UFRJ.

10.
SÁ, Pedro P. G.. Participação em banca de Julio Miglio, Fausto Maniçoba.Banca Examinadora do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Percussão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Escola de Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
SÁ, Pedro P. G.; JUNIA, S.. Participação em banca de Flora Milito.Banca Examinadora da Prova Final do Curso de Bacharelado em Percussão, Percussão B e Percussão Oficina. 2013 - Escola de Música da UFRJ.

12.
SÁ, Pedro P. G.; RACHID, A.. Participação em banca de Raisa Richter.Banca Examinadora da Prova de Piano. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Piano) - Escola de Música da UFRJ.

13.
SÁ, Pedro P. G.; RACHID, A.. Participação em banca de Roberto Monteiro Salles.Banca Examinadora da Disciplina Órgão Bacharelado e Orgão Complementar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Órgão) - Escola de Música da UFRJ.

14.
SÁ, Pedro P. G.; RACHID, A.. Participação em banca de Flora Milito, Azael Neto e Julio Miglio.Banca Examinadora de Percussão Bacharelado e Percussão Complementar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Percussão) - Escola de Música da UFRJ.

15.
SÁ, Pedro P. G.; RACHID, A.. Participação em banca de Evie Saide.Banca Examinadora da Prova Final de Piano B. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Escola de Música da UFRJ.

16.
SÁ, Pedro P. G.; RACHID, A.. Participação em banca de Paula Penello.Banca Examinadora de Piano Bacharelado V, VI e VII. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Escola de Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
SÁ, Pedro P. G.; RACHID, A.. Participação em banca de Marcílio Rufino dos Santos.Banca Examinadora do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Percussão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Escola de Música da UFRJ.

18.
SÁ, Pedro P. G.; RACHID, A.. Participação em banca de Mateus Nikel.Banca Examinadora da Prova Final de Percussão Licenciatura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Escola de Música da UFRJ.

19.
SÁ, Pedro P. G.; Pelloso, Paulo. Participação em banca de Edmere Sales.Recital de Formatura em Percussão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Percussão) - Escola de Música da UFRJ.

20.
SÁ, Pedro P. G.; PEDRO JUNIOR, A. R. J.. Participação em banca de Rafaela Calvet.Recital de Formatura em Percussão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Percussão) - Escola de Música da UFRJ.

21.
SÁ, Pedro P. G.. Participação em banca de Flora Milito.Banca Examinadora da Avaliação de Percussão Bacharelado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Percussão) - Escola de Música da UFRJ.

22.
SÁ, Pedro P. G.; JUNIA, S.. Participação em banca de Evie Saide.Banca de Avaliação da Disciplina Laboratório de Harmonia de Teclado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Escola de Música da UFRJ.

23.
SÁ, Pedro P. G.; RACHID, A.. Participação em banca de Flora Milito e Eliezer Alves.Banca Examinadora da Avaliação de Percussão Bacharelado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Percussão) - Escola de Música da UFRJ.

24.
SÁ, Pedro P. G.; JUNIA, S.. Participação em banca de Noemi Teixeira.Banca Examinadora da Disciplina Laboratório de Harmonia de Teclado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Escola de Música da UFRJ.

25.
SÁ, Pedro P. G.; PEDRO JUNIOR, A. R. J.; Oliveira, Rodolfo Cardoso. Participação em banca de Miguel Brígido Brandão Couto.Recital de Formatura em Percussão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Percussão) - Escola de Música da UFRJ.

26.
SÁ, Pedro P. G.; Ujakova, Tamara. Participação em banca de Evie Saide.Banca Examinadora da Avaliação de Piano. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Piano) - Escola de Música da UFRJ.

27.
SÁ, Pedro P. G.; RACHID, A.. Participação em banca de Rafaela Camargo.Banca Examinadora da Avaliação de Piano Complementar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Piano) - Escola de Música da UFRJ.

28.
SÁ, Pedro P. G.; RACHID, A.. Participação em banca de Rafaela Calvet.Banca Examinadora da Avaliação de Percussão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Percussão) - Escola de Música da UFRJ.

29.
SÁ, Pedro P. G.; DRAGHI, G.. Participação em banca de Edmere Sales.Exame de Bacharelado do Período VIII. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Percussão) - Escola de Música da UFRJ.

30.
SÁ, Pedro P. G.; DRAGHI, G.. Participação em banca de Lucas Emanuel Pinheiro Moreira.Banca Examinadora da Avaliação de Oficinas Instrumentais de Percussão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Escola de Música da UFRJ.

31.
SÁ, Pedro P. G.; RACHID, A.. Participação em banca de Jorge Saraiva.Banca Examinadora da Prova Final de Órgão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Órgão) - Escola de Música da UFRJ.

32.
SÁ, Pedro P. G.; BREIDE, N.. Participação em banca de Paula Penello.Banca Examinadora do Meio Recital de Paula Penello. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Piano) - Escola de Música da UFRJ.

33.
SÁ, Pedro P. G.; RACHID, A.. Participação em banca de Raisa Richter.Banca Examinadora da Avaliação de Piano. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Piano) - Escola de Música da UFRJ.

34.
SÁ, Pedro P. G.; RACHID, A.. Participação em banca de Rafaela Calvet.Banca Examinadora da Avaliação de Percussão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Percussão) - Escola de Música da UFRJ.

35.
SÁ, Pedro P. G.; Lowenkron, Fani; Ujakova, Tamara. Participação em banca de Ivan Glória Machado.Recital de Formatura em Piano. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Piano) - Escola de Música da UFRJ.

36.
SÁ, Pedro P. G.; RACHID, A.. Participação em banca de Paula Penello.Banca Examinadora da Avaliação de Piano. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Piano) - Escola de Música da UFRJ.

37.
SÁ, Pedro P. G.; RACHID, A.. Participação em banca de Raissa Ritcher.Banca Examinadora da Avaliação de Piano. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Piano) - Escola de Música da UFRJ.

38.
SÁ, Pedro P. G.; RACHID, A.. Participação em banca de Evie Saide.Banca Examinadora da Avaliação de Piano. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Piano) - Escola de Música da UFRJ.

39.
SÁ, Pedro P. G.; RACHID, A.; Cardoso, Andre. Participação em banca de Tiago Calderano.Banca Examinadora de Percussão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Percussão) - Escola de Música da UFRJ.

40.
SÁ, Pedro P. G.; RACHID, A.. Participação em banca de Edmere Sales Ferreira.Banca Examinadora da Prova Final de Percussão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Percussão) - Escola de Música da UFRJ.

41.
SÁ, Pedro P. G.; Oliveira, Rodolfo Cardoso. Participação em banca de Tiago Calderano.Recital de Formatura em Percussão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Percussão) - Escola de Música da UFRJ.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SÁ, Pedro P. G.; ARMANDO, J.. Banca Examinadora do THE UFRJ. 2014. Escola de Música da UFRJ.

2.
SÁ, Pedro P. G.; ARMANDO, J.. Banca Examinadora do THE UFRJ. 2013. Escola de Música da UFRJ.

3.
SÁ, Pedro P. G.; RACHID, A.. Banca Examinadora da PROVA PRÁTICA THE T.I.M.. 2013. Escola de Música da UFRJ.

4.
OLIVEIRA, R. C.; SÁ, Pedro P. G.. Banca Examinadora do THE Uni-Rio. 2012. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
SÁ, Pedro P. G.; RACHID, A.. Banca Examinadora do THE UFRJ. 2012. Escola de Música da UFRJ.

6.
SÁ, Pedro P. G.; Paoliello, Guillherme; Barbeitas, Flávio. BANCA DE AVALIAÇÃO CONCURSO PROFESSOR EFETIVO DE PERCUSSÃO UFOP. 2011. Universidade Federal de Ouro Preto.

7.
SÁ, Pedro P. G.; JARDIM, M.. Banca Examinadora do THE UFRJ. 2011. Escola de Música da UFRJ.

8.
Ujakova, Tamara; Senise, Luiz; SÁ, Pedro P. G.. BANCA PROFESSOR SUBSTITUTO DE LABORATÓRIO DE HARMONIA DE TECLADO. 2010. ESCOLA DE MÚSICA DA UFRJ.. 2010. Escola de Música da UFRJ.

9.
SÁ, Pedro P. G.; OLIVEIRA, R. C.. Banca Examinadora do THE Uni-Rio. 2010. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

10.
SÁ, Pedro P. G.; RACHID, A.. Banca Examinadora do THE UFRJ. 2010. Escola de Música da UFRJ.

11.
PEDRO JUNIOR, A. R. J.; SÁ, Pedro P. G.. BANCA PROFESSOR SUBSTITUTO DE PERCUSSÃO. 2008. ESCOLA DE MÚSICA DA UFRJ.. 2008. Escola de Música da UFRJ.

12.
SÁ, Pedro P. G.; Mechetti, Fábio. BANCA CONCURSO 1º TIMPANISTA ORQUESTRA FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS. 2007.

13.
SÁ, Pedro P. G.; Mechetti, Fábio. BANCA CONCURSO TIMPANISTA ASSISTENTE. ORQUESTRA FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS. 2007.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música - SIMPOM.Aspectos Interpretativos no Primeiro Movimento do Concertante para Tímpanos e Orquestra, de Dimitri Cervo. 2018. (Simpósio).

2.
XXIII Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música da Unirio.Baquetas de Tímpanos e sua Influência no Resultado Sonoro do Instrumento. 2017. (Seminário).

3.
PASIC16, Indianapolis. Orchestral Music by Villa-Lobos: The Problems with Replacing the Original Instruments. 2016. (Congresso).

4.
PASIC15, San Antonio, Texas. DUO SÁ de Percussão, International Showcase Concert. 2015. (Congresso).

5.
PASIC14, Indianapolis. 2014. (Congresso).

6.
PASIC11, Indianapolis. 2011. (Congresso).

7.
I Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música - SIMPOM. 2010. (Simpósio).

8.
XII Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música da Unirio.O modo de articulação na obra ?Divertimento para Pandeiro estilo brasileiro? de Luiz D?Anunciação. 2007. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SÁ, Pedro P. G.; ROSAURO, N. . GRUPO D PERCUSSÃO DA UFRJ - Cordenação e Organização. 2018. (Concerto).

2.
SÁ, Pedro P. G.; PORTER, J. . Organização e Coordenação do Evento Técnica de 6 Baquetas para Marimba. 2014. (Outro).

3.
SÁ, Pedro P. G.; MASON, A. . Organização e Coordenação do Evento Percussão na África. 2014. (Outro).

4.
SÁ, Pedro P. G.; SÁ, Janaína . Organização e Coordenação do Evento A Percussão na obra Museu da Inconfidência, de Guerra-Peixe. 2014. (Outro).

5.
SÁ, Pedro P. G.; LACERDA, J. A. . Organização e Coordenação do Evento A Percussão na obra de Stuart Saunders Smith. 2014. (Outro).

6.
SÁ, Pedro P. G.; MACEDO, N. ; SCHUBERT, A. ; WELCH, M. ; BUMP, M. . GRUPO DE PERCUSSÃO DA UFRJ - Coordenação e Organização. 2014. (Concerto).

7.
SÁ, Pedro P. G.; GONSALES, M. . Organização e Coordenação da Masterclass e Concerto de Mateus Gonsales e Marcello Casagrade. 2014. (Outro).

8.
SÁ, Pedro P. G.; D'ANUNCIACAO, L. . Administração de transferência de parte do acervo do material didático de Luiz D'Anunciação. 2013. (Outro).

9.
SÁ, Pedro P. G.; NOVOTNEY, E. ; ROMIG, J. ; CIRONE, A. ; BECKER, B. . GRUPO DE PERCUSSÃO DA UFRJ - Coordenação e Organização. 2013. (Concerto).

10.
SÁ, Pedro P. G.; LIM, M. . Organização e Coordenação de Masterclass de Percussão - Malcolm Lim. 2013. (Outro).

11.
SÁ, Pedro P. G.; Délecluse, Jacques ; Glassock, Lynn ; Romig, James ; Eaklor, Vicki . GRUPO DE PERCUSSÃO DA UFRJ - Coordenação e Organização. 2012. (Concerto).

12.
SÁ, Pedro P. G.; UDOW, M. ; KRAFT, W. ; Romig, James . GRUPO DE PERCUSSÃO DA UFRJ - Coordenação e Organização. 2012. (Concerto).

13.
SÁ, Pedro P. G.; RADZIEWSKI, A. . Coordenação de Masterclass de Tímpanos - Alex Radziewski. 2012. (Outro).

14.
SÁ, Pedro P. G.; BORBA, C. S. . Coordenação de Masterclass de Percussão - Clarissa Severo de Borba. 2012. (Outro).

15.
SÁ, Pedro P. G.; Steve Reich ; Ney Rosauro ; Abel, Alan . Recital de Percussão Sinfônica dos Alunos do 31º Festival de Música de Londrina. 2011. (Concerto).

16.
SÁ, Pedro P. G.; JOLIVET, A. ; GENTIL-NUNES, P. ; TAKEMITSU, Toru ; Steve Reich ; KOELRREUTER, Hans-Joachim ; STOCKHAUSEN, Karlheinz . GRUPO DE PERCUSSÃO DA UFRJ - Coordenação e Organização. 2011. (Concerto).

17.
SÁ, Pedro P. G.; LIM, M. . Organização e Coordenação de Masterclass de Frame Drums. 2011. (Outro).

18.
SÁ, Pedro P. G.. Organização e Coordenação de Masterclass de Marimba. 2011. (Outro).

19.
SÁ, Pedro P. G.; SÁ, Janaína ; MOITA, Pedro . PEDRO SÁ HOMENAGEIA O DECANO DA PERCUSSÃO NO BRASIL. 2010. (Concerto).

20.
SÁ, Pedro P. G.; SÁ, Janaína ; MOITA, Pedro . HOMENAGEM A LUIZ D'ANUNCIAÇÃO - Coordenação e Organização. 2010. (Concerto).

21.
Peter Tanner ; SÁ, Pedro P. G. ; Bart Quartier ; Daniel Levitan ; Garwood Whaley ; Luiz D'Anunciação ; Mitchell Peters ; Ney Rosauro . GRUPO DE PERCUSSÃO DA UFRJ - Coordenação e Organização. 2010. (Concerto).

22.
SÁ, Pedro P. G.; Peter Tanner ; Bart Quartier ; Daniel Levitan ; Garwood Whaley ; Luiz D'Anunciação ; Mitchell Peters ; Ney Rosauro . GRUPO DE PERCUSSÃO DA UFRJ - Coordenação e Organização. 2010. (Concerto).

23.
SÁ, Pedro P. G.; MACEDO, Nelson ; ALVES, José Orlando ; Luiz D'Anunciação ; CERVO, Dimitri ; Zampronha, Edson . GRUPO DE PERCUSSÃO DA UFRJ NO XXV PANORAMA DA MÚSICA BRASILEIRA ATUAL. 2010. (Concerto).

24.
SÁ, Pedro P. G.; Daniel Levitan ; Luiz D'Anunciação ; Mark Ford ; Siegfried Fink . GRUPO DE PERCUSSÃO DA UFRJ - Coordenação e Organização. 2008. (Concerto).

25.
Luiz D'Anunciação ; Daniel Levitan ; Mark Ford ; SÁ, Pedro P. G. ; Siegfried Fink . GRUPO DE PERCUSSÃO DA UFRJ - Coordenação e Organização. 2008. (Concerto).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SÁ, Pedro P. G.; SÁ, Janaína . Recital Palestra Melódica Percussiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SÁ, Pedro P. G.; SA, J. P. G. ; D'ANUNCIACAO, L. ; VILLA-LOBOS, H. . Orchestral Music by Villa-Lobos: The Problems with Replacing the Original Instruments. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SÁ, Pedro P. G.. Palestra de Tímpanos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SÁ, Pedro P. G.; SÁ, Janaína ; Luiz D'Anunciação . Recital Palestra Melódica Percussiva. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SÁ, Pedro P. G.. Notação para Percussão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SÁ, Pedro P. G.; Simões, Nailson . 26º Festival de Música de Londrina 2006. 2006. .

2.
SÁ, Pedro P. G.; JARDIM, M. . Painéis Funarte de Bandas de Música 2012 no Rio de Janeiro, RJ. 2012. .

3.
SÁ, Pedro P. G.; JARDIM, M. . Painéis Funarte de Bandas de Música 2014 em Salva Terra, PA. 2014. .

4.
SÁ, Pedro P. G.; Simões, Nailson . 31º Festival de Música de Londrina 2011. 2011. .


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
SÁ, Pedro P. G.. Apostila de Percussão para Painel de Bandas Funarte (Rio de Janeiro). 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Composição).

2.
SÁ, Pedro P. G.. Apostila de Percussão para Painel de Bandas Funarte (Aracaju - SE). 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Composição).

3.
SÁ, Pedro P. G.. Apostila de Percussão para Painel de Bandas Funarte (Belém - PA). 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didática).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SÁ, Pedro P. G.. TV Opes, Episódio 3, 'A Orquestra e seus Naipes'. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Musica
1.
SÁ, Pedro P. G.; SÁ, Janaína ; UDOW, M. . Hoodoos Images. 2017. Composição (estréia).

1.
TRALDI, C. ; SÁ, Pedro P. G. . Circulos 2. 2018. Composição (estréia).

1.
PERUZZOLO, S. ; SÁ, Pedro P. G. . Atabul. 2018. Composição (estréia).



Outras informações relevantes


*Como Pesquisador Associado do Museu Delgado de Carvalho colaborei, no ano de 2014, como consultor de Instrumentos Musicais de Percussão, para o vocabulário controlado do projeto denominado "Designação e taxonomia dos instrumentos musicais da tradição erudita ocidental", que está sendo desenvolvido em colaboração com a Universidade Nova de Lisboa, Portugal.


*Elaboração das Ementas da disciplina Oficina Instrumental Percussão I a VI, do Departamento de Teclado e Percussão da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009).

* Atuando como 1º timpanista solista e dirigindo o naipe de percussão da Orquestra Petrobrás Sinfônica, participou das estreias mundiais das obras encomendadas pela Opes "Contraponto, Ponte e Ponteio", de André Mehmari, em 17 de junho de 2010 e "Movimentos Sinfônicos - Em memória de um anjo", em 27 de março de 2011, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sob regência de Isaac Karabtchesvsky. 

*Como complemento do seu trabalho, é Artista Endorser/Clinician da SABIAN (Canada), e das norte americanas JGpercussion, Encore Mallets e Black Swamp Percussion, colaborando com esses fabricantes como consultor na produção de instrumentos e baquetas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 22:32:04