Aline Corso

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2204713619609417
  • Última atualização do currículo em 03/10/2018


Mestra em Processos e Manifestações Culturais (Universidade Feevale - FEEVALE) na linha de pesquisa Linguagens e Processos Comunicacionais e Bacharela em Tecnologias Digitais (Universidade de Caxias do Sul - UCS). Professora de Jogos Digitais e dos cursos do Centro de Comunicação (Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG), de Publicidade e Propaganda (Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves - CNEC BENTO) e professora convidada da Especialização em Cultura Digital e Redes Sociais (Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS). Tem experiência nas áreas de Comunicação e de Arte com interesse no diálogo desses campos com as tecnologias digitais. Seus interesses de pesquisa debruçam-se principalmente sobre os seguintes temas: cultura digital, redes sociais na internet, economia criativa, arqueologia da mídia, computadores vestíveis, corpos tecnológicos e arte computacional. Foi bolsista de iniciação científica (2008-2009) da Profa. Dra. Diana Domingues, integrando o Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias nas Artes Visuais (Grupo Artecno NTAV/UCS) e também membro do Grupo de Pesquisa Processos Midiáticos e Apropriação dos Meios de Comunicação (2014-2015), coordenado pela Profa. Dra. Sandra Portella Montardo (FEEVALE). Foi membro (2 gestões) do Comitê de Avaliação, Seleção e Fiscalização do sistema de fomento Financiarte, da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, no segmento Artes Visuais. Coordenou a pesquisa "Cartografia da economia criativa na Região Uva e Vinho do Rio Grande do Sul" na CNEC Bento (2017-2018). Foi docente das seguintes instituições de ensino: UCS (Artes Visuais) e UNIFTEC (Jogos Digitais). Na indústria, atuou com social media e desenvolvimento de jogos digitais, além de ter participado de projetos do Ministério da Saúde cujo tema principal era educação e tecnologia em saúde. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aline Corso
Nome em citações bibliográficas
CORSO, Aline;CORSO, A.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário da Serra Gaúcha.
Rua Os Dezoito do Forte - de 328/329 ao fim
Centro
95020472 - Caxias do Sul, RS - Brasil
Telefone: (54) 21016000
URL da Homepage: http://fsg.br/presencial


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2015
Mestrado em PROCESSOS E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS.
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
Título: O corpo aparelhado: um estudo sobre tecnologias e computadores vestíveis na cultura do pós-humano,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Sandra Portella Montardo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: computadores vestíveis; corpo e tecnologia; cibercultura; ciborgues.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2005 - 2012
Graduação em Bacharelado em Tecnologias Digitais.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Título: Computadores Vestíveis Afetivos como Interface de Comunicação.
Orientador: Silvana Boone.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em O setor de games no Brasil: panorama, carreiras e oportunidades. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em O setor de games no Brasil: Dicas e desafios para empreendedores. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2015 - 2015
Promovendo interação em ambientes de aprendizagem.
Comunidade de Práticas, COMUNIDADE, Brasil.
2015 - 2015
Comunicação, Linguagem e Discurso, com Charaudeau.
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Redação de artigos científicos.
Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2014 - 2014
Online Games: Literature, New Media, and Narrative.
Vanderbilt University/Coursera, VANDERBILT, Estados Unidos.
2014 - 2014
Introduction to Communication Science.
University of Amsterdam / Coursera, UVA, Holanda.
2014 - 2014
Warhol.
University of Edinburgh / Coursera, EDINBURGH, Grã-Bretanha.
2014 - 2014
Integração institucional Ftec.
Ftec Faculdades, FTEC, Brasil.
2014 - 2014
Capacitação Docente para cursos técnicos.
Ftec Faculdades, FTEC, Brasil.
2013 - 2013
Aluna especial Mestrado em Comunicação (Estudos comuni. digital e internet).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2013 - 2013
Aluna especial Mestrado em Comunicação (Indústrias Criativas).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Marketing na Era Digital.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Cenários e personagens tridimensionais para Games.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2007 - 2008
Fotografia Digital.
Sala de Fotografia Liliane Giordano, SALA DE FOTO, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário da Serra Gaúcha, FSG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 14

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Game Design I
Orientação de APS - Atividade Prática Supervisionada
08/2018 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Digital e Multimeios
Design Digital
03/2018 - 07/2018
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contexto e Profissões dos Jogos Digitais
Orientação de APS - Atividade Prática Supervisionada

Faculdade Cenecista Bento Gonçalves, CNEC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 13
Outras informações
Professora e orientadora de estágios e trabalhos de conclusão de curso.

Atividades

10/2018 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Comunicação
Computação Gráfica
09/2018 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Sustentabilidade
07/2018 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento do Consumidor
Projeto Integrador
História da Arte
Comunicação Digital
Semiótica
02/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Publicidade e Propaganda, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do curso de Publicidade e Propaganda.
07/2018 - 09/2018
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação para Novas Mídias
08/2017 - 08/2018
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Publicidade e Propaganda, Curso de Publicidade e Propaganda.

Atividade realizada
Acompanhamento dos alunos na Agência Experimental de Comunicação de Publicidade e Propaganda.
03/2017 - 08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Publicidade e Propaganda, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Publicidade e Propaganda.
02/2018 - 07/2018
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa de Marketing
02/2018 - 07/2018
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Supervisionado e Projeto I
Estética e Cultura de Massa
História da Arte
Processo Criativo em Publicidade
02/2017 - 02/2018
Outras atividades técnico-científicas , Comitê de Ética em Pesquisa, Comitê de Ética em Pesquisa.

Atividade realizada
Coordenação da pesquisa Cartografia da economia criativa na Região Uva e Vinho do Rio Grande do Sul.
08/2017 - 12/2017
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Digital
História da Arte
Projeto Integrador
Teorias da Comunicação
08/2017 - 12/2017
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Globalizado
02/2017 - 07/2017
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Supervisionado e Projeto 1
Gestão de Marcas e Clientes
Processo Criativo
10/2016 - 12/2016
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação para Novas Mídias
08/2016 - 12/2016
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Digital
Direção de Arte II
Estágio Curricular Supervisionado e Projeto 1
Estágio Curricular Supervisionado e Projeto 2
08/2016 - 10/2016
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Sustentabilidade
05/2016 - 07/2016
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética e Cultura de Massas
Semiótica
02/2016 - 07/2016
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processo Criativo
Estágio Curricular Supervisionado e Projeto 1
Estágio Curricular Supervisionado e Projeto 2

Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professora visitante da Especialização em Cultura Digital e Redes Sociais

Atividades

06/2018 - 06/2018
Ensino, Cultura Digital e Redes Sociais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Arte, Criatividade e Tecnologias
06/2018 - 06/2018
Ensino, Cultura Digital e Redes Sociais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Vigilância, Tecnologia e Espaço Urbano
11/2016 - 11/2016
Ensino, Cultura Digital e Redes Sociais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Arte, Criatividade e Tecnologias
09/2014 - 09/2014
Ensino, Cultura Digital e Redes Sociais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Seminário de Cultura Digital - Introdução a cibercultura
07/2014 - 07/2014
Ensino, Cultura Digital e Redes Sociais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Vigilância, Tecnologia e Espaço Urbano

Prefeitura Municipal de Caxias do Sul (Secr. de Cultura), PMCS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da CASF de Artes Visuais - Financiarte

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Artista desenvolvendo obra, Enquadramento Funcional: Artista desenvolvendo obra, Carga horária: 10

Atividades

05/2015 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Cultura - FINANCIARTE, .

Cargo ou função
Membro da CASF - Comissão de Avaliação, Seleção e Fiscalização de projetos culturais no segmento de Artes Visuais no sistema de fomento Financiarte, da Secretaria Municipal da Cultura do município de Caxias do Sul..
01/2009 - 01/2010
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Cultura - FINANCIARTE, Secretaria de Cultura - FINANCIARTE.

Atividade realizada
Artista desenvolvendo pesquisa/obra PASSEIO VIRTUAL CAXIAS DO SUL 1910, com apoio financeiro do FINANCIARTE..

Ministério da Saúde, MS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Coordenadora
Outras informações
Atuação nos projetos Comunidade de Práticas e #susconecta.


Comunidade de Práticas, COMUNIDADE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de suporte tecnológico, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenadora de Suporte Tecnológico na Comunidade de Práticas do Ministério da Saúde - Brasil. A Comunidade de Práticas (CdP) é um espaço virtual criado para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). É uma rede social colaborativa que permite a troca de informações, a realização de cursos a distância, a criação de redes de apoio e de comunidades virtuais, bem como o compartilhamento de experiências. Esse espaço interativo foi feito para que os trabalhadores da saúde possam construir, juntos, o território virtual do conhecimento sobre o SUS.


Ftec Faculdades, FTEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

08/2015 - 12/2015
Ensino, Técnico em Programação de Jogos Digitais, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Design e Computação Gráfica II (T 605)
03/2015 - 07/2015
Ensino, Técnico em Programação de Jogos Digitais, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Criação e Tratamento de Imagens Digitais (T 604)
Criação e Tratamento de Imagens Digitais (T 605)
08/2014 - 12/2014
Ensino, Técnico em Programação de Jogos Digitais, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Criação e Tratamento de Imagens Digitais (T 602)
Design e Computação Gráfica I (T 605)

Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Mestrado, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista PROSUP/CAPES.

Atividades

01/2014 - 12/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

01/2014 - 12/2015
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.

Atividade realizada
Integrante do grupo de pesquisa Processos Midiáticos e Apropriação dos Meios de Comunicação.
08/2014 - 12/2014
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.

Atividade realizada
Integrante do grupo de estudo "Identidade(s)" do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais dedicado aos estudos relacionados ao tema "Identidade e Cultura".

Faculdade La Salle (Caxias do Sul), LS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15

Atividades

10/2015 - 11/2015
Ensino, Marketing Digital, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Marketing Digital

Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista emergencial, Carga horária: 4
Outras informações
Professora emergencial.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Atividades

03/2014 - 07/2014
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática e Ensino da Arte
01/2008 - 01/2009
Outras atividades técnico-científicas , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Atividade realizada
Bolsista BIC/UCS iniciação científica orientada pela Profa. Dra. Diana Domingues, participando do projeto CIBERCOMUNICAÇÃO: Interatividade, Imersão, Autonomia e Mobilidade em Software Art (CNPq). Integrante do NTAV..

Urizen Soluções Tecnológicas LTDA., URIZEN, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Analista de mídias sociais, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 30

Atividades

01/2009 - 03/2013
Serviços técnicos especializados , Urizen, .

Serviço realizado
Criação e implantação da metodologia de marketing em mídias sociais. Responsável pelo gerenciamento de mídias sociais. Gerenciamento de monitoramento e relacionamento. Análise de mídia e ações online. Gerenciamento de relatórios de métricas..

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Caxias do Sul, SENAC CAXIAS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

01/2008 - 12/2012
Ensino, Aprendizagem Comercial, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Comunicação
Corel Draw
Informática Basica
Photoshop

Colégio La Salle Carmo (Extensão), CARMO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 6
Outras informações
Atuação como monitora.

Atividades

01/2007 - 06/2007
Ensino, 3D Studio Max, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
3D Studio Max


Linhas de pesquisa


1.
Linguagens e Processos Comunicacionais

Objetivo: A linha focaliza o processo de comunicação e sua institucionalização sob o ângulo da cultura e de suas manifestações; verifica o registro desses processos por meio das linguagens da estética, das mídias contemporâneas, das tecnologias da informação e da comunicação, analisando as relações entre produção, distribuição e consumo de produtos culturais. A linha contempla as seguintes temáticas: linguagens midiáticas e estéticas; a contextualização social e histórica dos processos culturais, sob a perspectiva da literatura, do cinema e de outras artes, da comunicação midiática e da tecnologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: cibercultura; comunicação; tecnologias da informação e da comunicação.


Projetos de pesquisa


2017 - 2018
Cartografia da economia criativa na Região Uva e Vinho do Rio Grande do Sul
Descrição: Projeto de iniciação científica. O objetivo é aproximar o consumidor do criador dos setores criativos da economia (moda, publicidade, design, desenvolvimento de software, artes visuais, arquitetura, etc.), divulgando os trabalhos e realizando um intercâmbio entre cursos, estudantes e profissionais da Região Uva e Vinho do Rio Grande do Sul. Com isso, pretendemos estreitar os laços entre produtor e consumidor, fazendo academia, comércio e indústria dialogarem e proporcionar aos discentes da Rede Cenecista um olhar sobre os fenômenos da sociedade em consumo, apresentando temas pertinentes à temática em palestras, eventos, bate-papos, etc..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Aline Corso - Coordenador / Felipe Bianchi - Integrante / Alan Buzin - Integrante / Patrícia Locatelli - Integrante.Financiador(es): Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 3
2014 - 2015
O corpo aparelhado: um estudo sobre tecnologias e computadores vestíveis na cultura do pós-humano
Descrição: Dissertação de mestrado. Esta pesquisa pretende pensar as relações entre corpo e tecnologia através da análise dos aparelhos que são utilizados nos corpos. Desta maneira, através de uma visão interdisciplinar, a dissertação tem como objetivo geral problematizar as tecnologias e computadores vestíveis no âmbito dos estudos da cultura do pós-humano a partir das obras de Stelarc, Steve Mann e Neil Harbisson. Já os objetivos específicos contemplam: (a) identificar, via arqueologia da mídia, quais os produtos lançados pela indústria dialogam com as obras destes artistas e (b) partindo da identificação destes produtos, classificá-los enquanto tecnologias vestíveis (wearable technologies) ou computadores vestíveis (wearable computers). A dissertação fundamenta-se em teorias dos autores McLuhan (1974), Amaral (2006), Couto (2012), Rüdiger (2008), Sibilia (2002), Mann (2001), Donati (2005), Parikka (2012), Huhtamo; Parikka (2011), entre outros. Constata-se que tecnologias vestíveis e computadores vestíveis possuem significados diferentes: as tecnologias vestíveis englobam todas as tecnologias que podem ser usadas no corpo, desde acessórios tecnológicos até tecnologias que ampliam habilidades humanas. Já os computadores vestíveis são um tipo de tecnologia vestível estritamente com o objetivo de ampliar e (re) configurar as capacidades humanas, motoras e cognitivas (DONATI, 2005) e funcionam como uma espécie de segunda pele para o usuário (MANN, 2001). Verificamos que as obras de Stelarc, Steve Mann e Neil Harbisson influenciaram a criação de diversos produtos lançados pela indústria, como por exemplo: relógios inteligentes, pulseiras inteligentes, tecidos inteligentes, capacetes inteligentes e de realidade virtual, exoesqueletos, próteses, implantes, etc. Enquanto os artistas desafiavam o corpo pela experimentação, a indústria adapta e torna viável comercialmente essas descobertas, buscando adequar os produtos para uma melhoria das funcionalidades do corpo humano..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Consumo como performance em sites de redes sociais
Descrição: Este projeto visa analisar consumo digital em sites de redes sociais em termos de sua associação com o conceito de performance. De acordo com Barbosa (2004), as pessoas consomem para: reproduzirem-se física e socialmente, manipular artefatos e objetos da cultura material para fins simbólicos de diferenciação, atribuição de status, pertencimento e gratificação individual. Performance, que pode ser interpretada no contexto social contemporâneo como forma de acesso à individualidade por meio da ação (EHRENBERG, 2010), diz, também, respeito à representação do indivíduo a si próprio e perante os outros (GOFFMAN, 1975). Coerente com essas duas abordagens, Zumthor (2007) propõe a idéia de performance como linguagem, cujas condições se alteram em função dos meios de comunicação, já que implica competências. Essa se torna uma questão pertinente de pesquisa uma vez que a linguagem digital característica da Web 2.0 e dos fenômenos a ela relacionados, reconfigura vários aspectos da vida social, entre eles, as formas de consumo. E isso a tal ponto que pode ensejar a própria reformulação do conceito de consumo em função das novas práticas de apropriação de bens culturais, principalmente no ambiente digital, que dizem respeito a acesso, produção, armazenamento, classificação e distribuição de informações sobre os bens consumidos ou dos bens culturais em si, bem como sua recuperação em motores de busca. E que dimensão essas práticas assumem quando empreendidas por diferentes grupos, interessados em objetos de consumo diversificados, em sites de redes sociais? Os sites de redes sociais, por sua, vez são espaços que permitem a expressão de personas e a expressão de suas redes sociais (boyd, 2007; RECUERO, 2009). Na medida em que o consumo é aí observado, pergunta-se: como o consumo aparece e pode ser apropriado em termos de performance nesses espaços? O que muda quando as práticas de consumo são geradas em torno de objetos de consumo diferentes ( jogos digitais, moda e produtos/serviços). Esta pesquisa se define como exploratória (Gil, 2006), contando com coleta de dados via levantamento bibliográfico sobre práticas de consumo on-line em redes sociais na internet, bem como levantamento de dados na web. Pretende-se mapear redes voltadas a diferentes objetos de consumo: música, moda, jogos digitais e produtos/serviços. A Teoria Fundamentada fornecerá substrato metodológico para o tratamento da amostra. Este projeto se inscreve no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais, Linha de Pesquisa Linguagem e Processos Comunicacionais, na Universidade Feevale..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Aline Corso - Integrante / Sandra Montardo - Coordenador / samyr paz - Integrante / adriana amaral - Integrante / suely fragoso - Integrante / cristiane weber - Integrante / aline streck donato - Integrante / adriano moritz - Integrante / sibele rapenning - Integrante / thaís silva - Integrante.
2012 - 2012
Computadores Vestíveis Afetivos como Interface de Comunicação
Descrição: Trabalho de conclusão de curso. Pesquisa teórico/prática que apresenta ligações significativas entre o corpo e as tecnologias, através da investigação dos conceitos de computadores vestíveis, computação afetiva e computadores vestíveis afetivos. As investigações teóricas conduziram ao processo de criação de um computador vestível afetivo, capaz de medir os batimentos cardíacos de um usuário e manifestar uma reação visual a partir da taxa de frequência cardíaca.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2016 - 2016
#susconecta
Descrição: Portal do conhecimento ou um portal de portais com foco na curadoria de conteúdos, dando visibilidade às iniciativas já existentes e promovendo o intercâmbio de informações e experiências para a disseminação de ideias e conhecimentos. Além da integração potencial dos sistemas por meio do login único, a primeira versão do #susconecta oferece um repositório de conteúdos cujo objetivo é sistematizar e disponibilizar o conhecimento existente de forma fácil, dando destaque e conectando as diferentes iniciativas virtuais e presenciais do SUS. São eventos, oportunidades, redes e comunidades, experiências e uma midiateca que permitem ao usuário achar o que precisa em um só lugar. Neste momento, o #susconecta liga a Comunidade de Práticas e o Portal Saúde Baseada em Evidências. O Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS) será integrado ainda no mês de abril..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2013 - 2016
Comunidade de Práticas
Descrição: A Comunidade de Práticas (CdP) é um espaço virtual criado para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). É uma rede social colaborativa que permite a troca de informações, a realização de cursos a distância, a criação de redes de apoio e de comunidades virtuais, bem como o compartilhamento de experiências. Esse espaço interativo foi feito para que os trabalhadores da saúde possam construir, juntos, o território virtual do conhecimento sobre o SUS..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2009 - 2010
Passeio Virtual Caxias do Sul 1910
Descrição: Instalação interativa que permite o passeio pelas ruas da cidade de Caxias do Sul ? RS no ano de 1910 através do uso de tecnologia de imersão em realidade virtual. O objetivo é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a adotar essa interação como uma de suas realidades temporais. A interação é realizada em tempo real e o usuário tem a sensação de estar dentro de um mundo virtual. Para isso, usa-se um capacete de realidade virtual. Essa obra recria parte de Caxias do Sul no ano de 1910 em pleno desenvolvimento, com ambientação fiel a história, reproduzindo as ruas com seus estabelecimentos. É uma forma diferente de entrar em contato com a história e, principalmente, reviver fatos passados, como se o usuário fosse transportado para muitas décadas atrás e visse uma cidade diferente da que está habituado a ver.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2009 - 2009
UCS/CNPq - CIBERCOMUNICAÇÃO: interatividade, imersão, autonomia e mobilidade em software art
Descrição: A comunicação na era digital por conexões humano/computador propicia interatividade, imersão, ubiqüidade, mobilidade e autonomia. A ciência da interface (endo/exo comunicação: Rossler), observador incluído no sistema (Maturana e Varela), complexidade (Morin e Prigogine), segunda interatividade (Couchot) por inteligência e autonomia em estados emergentes de auto-poiesis, pelo corpo interfaceado (Santaella e Poissant) oferecem conectividade planetária (Ascott, De Kerckhove, Lévy, Rheingold), imersão em realidade virtual (Grau, Jordan e Packer), biofeedback (Krueger e Rossler), realidade aumentada (Raskar), ubiqüidade e mobilidade (Ascott, Rheingold e Lemos), navegação em simulação tridimensional e comportamental, evolução e capacidade adaptativa (Neuman, Ray, Sommerer e Mignonneau). O design de interfaces (software, hardware com feedback e biofeedback) gera realidade virtual, incluindo cave, telepresença, telerobótica, ciberinstalações, instalações na rede, comunicação multilocal, ubíqüa e senciente. Interatividade, imersão e mobilidade envolvem textos, imagens, sons por meio de interfaces multisensórias (calor, batimentos cardíacos, ondas elétricas, rastreamento de movimento), visão estereoscópica e tecnologias wireless (palms celulares, bluetooth, tags de radio freqüência). Reflexões e práticas colaborativas transdisciplinares em laboratórios de criação culminam em produtos culturais com softwares sociais, (software art Rheingold, Hutamo e Broeckmann) em eventos de grande espectro (bienais, museus, espaços culturais) e publicações no país e exterior. Fica evidente que objetos comuns em pesquisas das ciências humanas, em especial da comunicação, da ciberestética, da antropologia, da filosofia promovem. Sistemas interativos e imersivos e tecnologias móveis respondem à complexidade de comunicação marcada pela reconfiguração do humano na cibercultura.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Pimenta Cultural
2017 - Atual
Periódico: ANIMUS (SANTA MARIA. ONLINE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: cibercultura.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Artes do Vídeo.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arte Computacional.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Economia criativa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Coreano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Professora Paraninfa do Curso de Publicidade e Propaganda, Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.
2017
Professora Paraninfa do Curso de Publicidade e Propaganda, Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.
2017
1º lugar na seleção de professores do curso de Jogos Digitais, Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG.
2016
Membro do CASF, segmento Artes Visuais (gestão 2016-2017), Secretaria de Cultura do Município de Caxias do Sul.
2015
Membro do CASF, segmento Artes Visuais (gestão 2015-2016), Secretaria de Cultura do Município de Caxias do Sul.
2013
Aprovada em 2º lugar no processo seletivo do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais, Universidade Feevale.
2013
Proficiente em língua inglesa, Faculdade de Letras - PUCRS.
2012
Trabalho de Conclusão de Curso em Bacharelado em Tecnologias Digitais aprovado com distinção, Universidade de Caxias do Sul.
2009
Financiamento da Arte e Cultura Caxiense (FINANCIARTE). Categoria Artes Visuais pela obra Passeio Virtual Caxias do Sul 1910, Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul - RS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1CORSO, Aline2015CORSO, Aline; KELLER, D. ; ARAUJO, D. . Ciberterritórios e masculinidades: o papel do 'discreto' no aplicativo Scruff. Conexão (UCS), v. 14, p. 153-179, 2015.

2.
CORSO, Aline2015CORSO, Aline; PETRA, T. ; MARCOLINO, F. ; CAVALCANTI, F. . EaD Colaborativa no SUS: uma proposta da Comunidade de Práticas para os trabalhadores da Saúde. Revista Teknos, v. 15, p. 49-59, 2015.

3.
2CORSO, Aline2015CORSO, Aline. CIBER + MODA pulsar | vestir. Iara: Revista de Moda, Cultura e Arte, v. 8, p. 131-140, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
CORSO, Aline. Reflexões sobre privacidade e vigilância na era dos computadores vestíveis. In: Comissão Geral ABCiber. (Org.). Anais do VIII Simpósio Nacional da ABCiber. 1ed.: Buqui, 2015, v. 1, p. 282-295.

2.
CORSO, Aline; MONTARDO, S. . Stelarc, Steve Mann e Neil Harbisson: as representações do ciborgue na cibercultura. In: Juracy Assmann Saraiva; Cristian Leandro Metz. (Org.). Manifestações Culturais: Objetos e Perspectivas Distintas. 1ed.Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2015, v. 1, p. 12-34.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CORSO, Aline. Iniciativas para combater fake news. Caderno Divas, do Jornal ABC Domingo, Novo Hamburgo, 02 set. 2018.

2.
CORSO, A.. 5 podcasts comandados por mulheres para acompanhar. Caderno Divas, do Jornal ABC Domingo, Novo Hamburgo, 05 ago. 2018.

3.
CORSO, A.. Internet Archive. Caderno Divas, do Jornal ABC Domingo, Novo Hamburgo, 03 jun. 2018.

4.
CORSO, A.. Youtube Kids e o conteúdo seguro para crianças. Caderno Divas, do Jornal ABC Domingo, 06 maio 2018.

5.
CORSO, Aline. O que são as criptomoedas?. Caderno Divas, do Jornal ABC Domingo, Novo Hamburgo, 01 abr. 2018.

6.
CORSO, Aline. Brainly: plataforma de aprendizagem colaborativa para estudantes e professores. Caderno Divas, do Jornal ABC Domingo, Novo Hamburgo, 03 dez. 2017.

7.
CORSO, Aline. Aplicativo CNH digital já está disponível para download em versão demonstração. Caderno Divas, do Jornal ABC Domingo, Novo Hamburgo, 05 nov. 2017.

8.
CORSO, Aline. Google Arts & Culture: passeio virtual aos mais importantes museus do mundo. Caderno Divas, do Jornal ABC Domingo, Novo Hamburgo, 01 out. 2017.

9.
CORSO, Aline. Contrate uma mãe: banco de currículos ajuda mulheres a conseguir emprego. Caderno Divas, do Jornal ABC Domingo, Novo Hamburgo, 06 ago. 2017.

10.
CORSO, Aline. Dispositivo que coleta sangue sem causar dor está chegando ao mercado. Caderno Divas, do Jornal ABC Domingo, Novo Hamburgo, 02 jul. 2017.

11.
CORSO, Aline. Hoverboard, o skate elétrico. Caderno Divas, do Jornal ABC Domingo, Novo Hamburgo, 04 jun. 2017.

12.
CORSO, Aline. Farmsquare: conectando pessoas que compartilham alimentos para evitar o desperdício. Caderno Divas, do Jornal ABC Domingo, Novo Hamburgo, 02 abr. 2017.

13.
CORSO, Aline. Medo de avião? O aplicativo SkyGuru pode te ajudar. Caderno Divas, do Jornal ABC Domingo, 05 fev. 2017.

14.
CORSO, Aline. Airbnb: aluguel de casas, apartamentos e quartos por temporada.. Caderno Divas, do Jornal ABC Domingo, 04 dez. 2016.

15.
CORSO, Aline. Risü: gerando impacto social através de compras online. Caderno Divas, do Jornal ABC Domingo, Novo Hamburgo, 02 out. 2016.

16.
CORSO, Aline. A polêmica do Pokémon Go. Caderno Divas, do Jornal ABC Domingo, Novo Hamburgo, 04 set. 2016.

17.
CORSO, Aline. Internet das coisas: aparelhos do dia-a-dia conectados a internet. Caderno Divas, do Jornal ABC Domingo, 07 ago. 2016.

18.
CORSO, Aline. Apps para cuidar da sua saúde e bem-estar. Caderno Divas, do Jornal ABC Domingo, 31 jul. 2016.

19.
CORSO, Aline. Nomadismo digital: 5 motivos para ser um modelo de trabalho onde todo mundo sai ganhando. Caderno Divas, do Jornal ABC Domingo, Novo Hamburgo, 26 jun. 2016.

20.
CORSO, Aline. Prêt-à-Template: aplicativo para desenhar croquis de moda. Caderno Divas, do Jornal ABC Domingo, Novo Hamburgo, 29 maio 2016.

21.
CORSO, Aline. Agar.io: o jogo brasileiro que conquistou Frank Underwood da série House of Cards. Caderno Divas, do Jornal ABC Domingo, Novo Hamburgo, 29 abr. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CORSO, Aline. Dos Óculos de Grau ao Google Glass: a reconfiguração da visão a partir dos computadores vestíveis. In: 10º Encontro Nacional de História da Mídia (Alcar), 2015, Porto Alegre. 10º Encontro Nacional de História da Mídia (Alcar), 2015.

2.
CORSO, Aline; PETRA, T. ; CAVALCANTI, F. ; MARCOLINO, F. . Ead Colaborativa no SUS: uma proposta da Comunidade de Práticas para os trabalhadores da saúde. In: VII Congresso Internacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Adaptativos e Acessivos, 2015, Novo Hamburgo. Anais do VII Congresso Internacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Adaptativos e Acessivos. Novo Hamburgo, 2015. p. 119-130.

3.
CORSO, Aline. Reflexões sobre Privacidade e Vigilância na Era dos Computadores Vestíveis. In: VIII Simpósio do ABCiber, 2014, São Paulo. Anais do VIII Simpósio do ABCiber, 2014.

4.
CORSO, Aline. Uma Breve Introdução aos Computadores Vestíveis: Corpo, Tecnologia e Ficção Científica. In: VII Simpósio Nacional da ABCiber, 2013, Curitiba. VII Simpósio Nacional da ABCiber, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CORSO, Aline; MONTARDO, S. . Quimeras pós-humanas: observando vida e obra de Stelarc, Steve Mann e Neil Harbisson. In: Inovamundi, 2015, Novo Hamburgo. Inovamundi - Seminário de Pós-Graduação 2015 Universidade Feevale, 2015. v. 8. p. 321-325.

2.
CORSO, Aline; MONTARDO, S. . A tecnologia para reconfigurar e ampliar as capacidades humanas: a cibridização do corpo a partir dos computadores vestíveis. In: Inovamundi, 2014, Novo Hamburgo. Inovamundi - Seminário de Pós-Graduação 2014 Universidade Feevale, 2014. p. 26-30.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CORSO, Aline. 'O que você gostaria de ser hoje? Projete-se!': transumanismo e práticas de biohacking nos grupos Cyborg Foundation e Grindhouse Wetware. In: Seminário discente PPGPMC 2018, 2018, Novo Hamburgo. Resumos do Seminário discente PPGPMC 2018, 2018.

2.
CORSO, Aline. Passeio Virtual Caxias do Sul 1910. In: V Simpósio da Associação Brasileira de Cibercultura, 2011, Florianópolis. Anais do V Simpósio Nacional da ABCiber. Florianópolis, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
CORSO, A.. Desenvolvimento de jogos: tudo o que você precisa saber sobre essa profissão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CORSO, A.; LENHARD, G. ; BARBOSA, M. ; MACHADO, F. . Projeto Falando Sobre - Os Impactos das Fake News. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CORSO, Aline; LIMA, D. C. ; MEINERO, F. S. ; BASSO, K. A. ; PERINI, R. L. . Caminhos da Arte. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CORSO, Aline. Antes, durante e depois de TecDigi: relato de experiência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CORSO, Aline. O conceito e a importância da cultura digital. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CORSO, Aline. Tecnologias vestíveis: como e por que usar?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CORSO, Aline. Dos óculos de grau ao Google Glass: a reconfiguração da visão a partir dos computadores vestíveis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CORSO, Aline. A indústria dos computadores vestíveis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CORSO, Aline; PETRA, T. ; CAVALCANTI, F. ; MARCOLINO, F. . EaD Colaborativa no SUS: uma proposta de Comunidade de Práticas para os trabalhadores da saúde. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
CORSO, Aline. Arte e tecnologia: possibilidades de criação na era digital. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
CORSO, Aline. O corpo aparelhado: um estudo sobre computadores vestíveis na cultura do pós-humano. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CORSO, Aline. Nós somos ciborgues. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CORSO, Aline. Uma Breve Introdução aos Computadores Vestíveis: Corpo, Tecnologia e Ficção Científica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CORSO, Aline. O Corpo Aparelhado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
CORSO, Aline. Aplicações (úteis) de Realidade Aumentada na publicidade 2010 (Artigo).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
CORSO, Aline; PILOTI, J. S. . Computador Vestível Afetivo. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
CORSO, A.. Parecer Ad Hoc e-book Editora Pimenta Cultural. 2018.

2.
CORSO, Aline. Parecer Ad Hoc e-book Editora Pimenta Cultural. 2017.

3.
CORSO, Aline. Parecer Ad Hoc Revista Animus (Revista Interamericana de Comunicação Midiática). 2017.

4.
CORSO, Aline. Parecer Ad Hoc Revista Animus (Revista Interamericana de Comunicação Midiática). 2017.

5.
CORSO, A.; BIANCHI, F. ; BUZIN, A. ; PAGLIARINI, S. . Apresentação do projeto Cartografia da Economia Criativa na Região Uva e Vinho do RS. 2017.

6.
CORSO, Aline; BUZIN, A. ; BIANCHI, F. ; LOCATELLI, P. . Percepção dos moradores e não-moradores da serra gaúcha acerca dos conceitos de indústria, economia e cidade criativa. 2017.

7.
CORSO, Aline. Parecer Ad Hoc e-book Editora Pimenta Cultural. 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CORSO, Aline; ZUANON, R. ; VEGA, K. C. . Podcast Estação Pilh@ sobre computadores vestíveis. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CORSO, Aline. Futuro Para Explicar o Passado - Museus Interativos. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
CORSO, Aline. Sotaque Gaúcho - Empresa Aposta em Advergames. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
CORSO, Aline. ComputadoresVestíveis. 2008; Tema: Site dedicado a publicação de notícias referentes a computadores e tecnologias vestíveis, próteses e implantes. Pioneiro no Brasil sobre o assunto. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
CORSO, A.. Animação para jogos de computador. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CORSO, Aline; MOTTA, J. . Sintetizando Gente & Negócios #54. 2012. (Revista de sindicato patronal).

3.
CORSO, Aline; MOTTA, J. . Sintetizando Gente & Negócios #55. 2012. (Revista de sindicato patronal).

4.
CORSO, Aline; MOTTA, J. . Sintetizando Gente & Negócios #53. 2012. (Revista de sindicato patronal).

5.
CORSO, Aline; MOTTA, J. . Sintetizando Gente & Negócios #51. 2011. (Revista de sindicato patronal).

6.
CORSO, Aline; MOTTA, J. . Sintetizando Gente & Negócios #52. 2011. (Revista de sindicato patronal).

7.
CORSO, Aline. Apostila curso 3D Studio Max - La Salle Carmo. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
CORSO, Aline. CIBER + MODA pulsar | vestir. 2015. Instalação.

2.
CORSO, Aline. Passeio Virtual Caxias do Sul 1910. 2011. Instalação.

3.
CORSO, Aline. Passeio Virtual Caxias do Sul 1910. 2010. Instalação.

4.
CORSO, Aline; GIORDANO, L. ; PRUX, P. . Espaço Urbano. 2009. Fotografia.

5.
CORSO, Aline; GIORDANO, L. ; PRUX, P. . Espaço Urbano. 2008. Fotografia.

6.
CORSO, Aline; DOMINGUES, Diana ; ARTECNO, Grupo . Ídolos Tagueados. 2008. Instalação.

7.
CORSO, Aline; DOMINGUES, Diana ; ARTECNO, Grupo . Ídolos Tagueados. 2008. Instalação.

8.
CORSO, Aline; GIORDANO, L. ; PRUX, P. . Varda. 2007. Fotografia.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CORSO, A.; TAVARES, R.; ANDRUCHAK, M.; PFUTZENREUTER, E.. Participação em banca de Fábio Tavares da Silva. A Leitura e a Produção de Histórias em Quadrinhos no Ensino De Arte na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha, Ceará. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Artes) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
TAVARES, R.; PFUTZENREUTER, E.; CORSO, A.; ANDRUCHAK, M.. Participação em banca de Diva Perla Peixoto de Mattos. Tá Na Aula, Tá No Face! A Utilização do Facebook como Recurso Pedagógico no Ensino De Artes Visuais na Escola Municipal Gregório Bezerro, Olinda, PE. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Artes) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
CORSO, Aline; ANDRUCHAK, M.; TAVARES, R.. Participação em banca de Pollyanna Guimarães da Silva de Morais. A fotografia em sala de aula: selfie, hipermídia e criação. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Artes) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Qualificações de Mestrado
1.
CORSO, Aline; TAVARES, R.; ANDRUCHAK, M.. Participação em banca de Diva Perla Peixoto de Mattos. "TÁ NA AULA, TÁ NO FACE!" A UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE ARTES VISUAIS NA ESCOLA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino de Artes) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
CORSO, Aline; TAVARES, R.; ANDRUCHAK, M.. Participação em banca de Fábio Tavares da Silva. A leitura e a produção de histórias em quadrinhos no ensino de arte do ensino médio. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino de Artes) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
CORSO, Aline; TAVARES, R.; ANDRUCHAK, M.. Participação em banca de Pollyanna Guimarães da Silva de Morais. A fotografia em sala de aula: selfie, identidade e criação. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Ensino de Artes) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CORSO, A.; BISSOLOTTI, K.; LOVERA, V.. Participação em banca de Stéphanie Pagliarini.O neonazismo retratado na fanpage Vice Brasil no Facebook nos anos de 2017 e 2018. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves.

2.
CORSO, A.; LOVERA, V.; MERSONI, C.. Participação em banca de Bruna Casonatto.Era do conteúdo: uma análise da comunicação imobiliária de Bento Gonçalves no Facebook. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves.

3.
CORSO, Aline; LOVERA, V.; MERSONI, C.. Participação em banca de Alisson Moreto.Publicidade no Facebook: o uso da fotografia e do vídeo por diretores de criação de agências de Porto Alegre. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves.

4.
CORSO, Aline; BISSOLOTTI, K.; LOVERA, V.. Participação em banca de Daniele Tomasi.Influência dos youtubers no comportamento de consumo da Geração Alpha. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves.

5.
CORSO, A.; MERSONI, C.; BISSOLOTTI, K.. Participação em banca de Marina Krenn.Publicidade, Moda e Consumo: Um estudo sobre a influenciadora digital @camilacoelho no Instagram. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves.

6.
CORSO, A.; LOVERA, V.; BISSOLOTTI, K.. Participação em banca de Lucas Stail Debiazi.Parcerias valiosas: um estudo sobre a estratégia de relacionamento entre as marca C&A e Anitta nas redes sociais digitais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves.

7.
CORSO, Aline; BISSOLOTTI, K.; LOVERA, V.. Participação em banca de Rangel Rottoli.Por um mundo melhor: análise do projeto ''Soluções Felizes'' da marca Sandrin Planejados através das estratégias de marketing 3.0. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves.

8.
CORSO, Aline; BISSOLOTTI, K.; FAILLACE, R.. Participação em banca de Dainara Galli.Criatividade e responsabiidade social nos negócios: estudo de caso da Pousada do Au-au. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.

9.
CORSO, Aline; BISSOLOTTI, K.; FAILLACE, R.. Participação em banca de Márcio Moraes.Inserções publicitárias na plataforma de live streaming de jogos eletrônicos Twitch. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.

10.
CORSO, Aline; BISSOLOTTI, K.; FAILLACE, R.. Participação em banca de Roberto Rossatto.Conectando pessoas e lugares: percepção dos usuários dos aplicativos Foursquare e Swarm com relação ao check-in. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.

11.
CORSO, Aline; BISSOLOTTI, K.; FAILLACE, R.. Participação em banca de Jéssica Paese.O publieditorial e a publicidade velada no Instagram: um estudo dos perfis @jujusalimeni @tacielealcolea e @marinaruybarbosa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.

12.
CORSO, Aline; BISSOLOTTI, K.; LOVERA, V.. Participação em banca de Taís de Campos.Mulheres notáveis: análise dos retratos que compõem o calendário Pirelli 2016 produzidos pela fotógrafa Annie Leibovitz. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.

13.
CORSO, Aline; BISSOLOTTI, K.; FAILLACE, R.. Participação em banca de Edilaine Bergonsi.Escassez do rock nas rádios da cidade de Bento Gonçalves: estudo de caso da emissora SP3 FM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.

14.
CORSO, Aline; LOVERA, V.; FAILLACE, R.. Participação em banca de Lisandra Bordignon.Portal E-mkt como ferramenta de relacionamento com stakeholders intermediários: estudo de caso da empresa Todeschini. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.

15.
CORSO, Aline; FAILLACE, R.; LOVERA, V.. Participação em banca de Karine Fonseca dos Reis.A comunicação da igreja católica dirigida à geração Z: análise da página ''Jornada Mundial da Juventude'' no Facebook. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.

16.
CORSO, Aline; FAILLACE, R.; MERSONI, C.. Participação em banca de Daniela Bernardi.''I am Nikon'': uma campanha emocional na busca da humanização da marca. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.

17.
CORSO, Aline; FAILLACE, R.; MERSONI, C.. Participação em banca de Carine Nichele.Fotografia construída para causar impacto no público: a campanha anticonsumo ''People in Need''. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.

18.
CORSO, Aline; MERSONI, C.; FAILLACE, R.. Participação em banca de Gilnei Minuscoli.A fotografia como ferramenta de divulgação de um destino turístico no Facebook: um estudo de caso da fanpage ''Turismo Garibaldi''. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.

19.
CORSO, Aline; BISSOLOTTI, K.; MERSONI, C.. Participação em banca de Thaís Bota.O uso de metáforas no filme de animação Zootopia: estudo da percepção de adultos e crianças. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.

20.
CORSO, Aline; MERSONI, C.; BISSOLOTTI, K.. Participação em banca de Daiane Perin.''Todo ser humano é uma obra de arte'': crianças com Síndrome de Down nas releituras da fotógrafa Soela Zani. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.

21.
CORSO, Aline; BISSOLOTTI, K.; LOVERA, V.. Participação em banca de Jhuly Ketlin Ziliotto.A divulgação das três etapas dos megaeventos musicais (Pré-Evento, Evento e Pós Evento) nas redes sociais digitais: um estudo da fanpage do Rock In Rio no Facebook. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.

22.
CORSO, A.; LOVERA, V.; BISSOLOTTI, K.. Participação em banca de Jéssica Konzen.Um estudo sobre a Construção de marcas de valor e do Comportamento do Consumidor frente aos aspectos identificados - Uma análise do caso Nescafé. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.

23.
CORSO, A.; LOVERA, V.; BISSOLOTTI, K.. Participação em banca de Marcos Zaro.Influenciadores Digitais como uma nova forma de Publicidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.

24.
CORSO, A.; LOVERA, V.; BISSOLOTTI, K.. Participação em banca de Sheila Perego.Reposicionamento da marca Spa Urbano com base no marketing 4.0. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.

25.
BISSOLOTTI, K.; LOVERA, V.; CORSO, A.. Participação em banca de Natália Marins.A Maçã e Seus Consumidores: a percepção da identidade da marca Apple entre Jjovens da geração Z, em Guaporé. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.

26.
CORSO, A.; LOVERA, V.; BISSOLOTTI, K.. Participação em banca de Alan Miguel.Identidade artística da banda de Power Metal Arkariot: Uma análise mercadológica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.

27.
MERSONI, C.; LOVERA, V.; CORSO, A.. Participação em banca de Ruthiely Prado.Comportamento do consumidor infantil e a publicidade de alimentos: Uma análise do caso dos biscoitos Passatempo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.

28.
BISSOLOTTI, K.; CORSO, A.; MERSONI, C.. Participação em banca de Vania Trois.A Publicidade Dirigida Ao Consumo infantil: Percepção Do Comportamento No Comercial Miraculous, As Aventuras De Ladybug. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.

29.
MERSONI, C.; LOVERA, V.; CORSO, Aline. Participação em banca de Joice Grandi.?Rede Bull te dá asas?: um estudo de caso do posicionamento da Rede Bull Brasil no Instagram. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.

30.
CORSO, A.; MENEGOTTO, A.; PARIS, A.. Participação em banca de Stéfany Moraes Vargas.Plano de negócios para implantação de uma pizzaria delivery na Praia do Rosa/SC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com ênfase em Marketing) - Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.

31.
CORSO, Aline; BISSOLOTTI, K.; FAILLACE, R.. Participação em banca de Tanise Vieira Borks.''Alegria para todos os gostos'': uma análise da fanpage da Lacta no Facebook. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves.

32.
ZANLUCHI, E.; BORBA, S.; CORSO, Aline. Participação em banca de Vanderson De Souza Oliveira.Análise do Posicionamento de Comunicação dos Bancos Caixa e Itaú e como ele é reforçado na utilização da Rede Social Facebook. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves.

33.
CORSO, Aline; BORBA, S.; FAILLACE, R.. Participação em banca de Felipe Corbellini.Percepção dos consumidores de vinhos e espumantes da serra gaúcha com relação ao e-commerce. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves.

34.
CORSO, Aline; BORBA, S.; BISSOLOTTI, K.. Participação em banca de Jenifer dos Santos.O atendimento publicitário como agente decisivo na fidelização de clientes de agências de publicidade da serra gaúcha. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves.

35.
CORSO, Aline; MARTINI, F. G.; BISSOLOTTI, K.. Participação em banca de Ana Paula Biondo.A representação feminina e a noção de diversidade na campanha "A beleza nos meus próprios termos #minhabelezaminhaescolha" da Dove. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves.

36.
FAILLACE, R.; BORBA, S.; CORSO, Aline. Participação em banca de Daiane Baldo.A utilização do discurso da sustentabilidade nas redes sociais como ferramenta de geração de valor para a marca. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves.

37.
FAILLACE, R.; BORBA, S.; CORSO, Aline. Participação em banca de Jordana Pradella.A influência da linguagem cinematográfica nas produções audiovisuais brasileiras: uma análise de discurso da propaganda ?Skol: a lenda da montanha?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves.

38.
BORBA, S.; FAILLACE, R.; CORSO, Aline. Participação em banca de Caroline Covolo Berté.O jornal impresso local sobrevivendo às novas mídias. Um estudo sobre o Jornal Novo Tempo de Garibaldi. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves.

39.
MERSONI, C.; FAILLACE, R.; CORSO, Aline. Participação em banca de Francine Bronca.O uso de manipulação em fotografias publicitárias por diretores de arte de agências de Bento Gonçalves. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves.

40.
MERSONI, C.; FAILLACE, R.; CORSO, Aline. Participação em banca de Tamara Scain.Da perfeição à realidade: fotografias publicitárias de gastronomia na rede social Facebook. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves.

41.
BORBA, S.; FAILLACE, R.; CORSO, Aline. Participação em banca de William Paris.O comportamento de consumo de entretenimento - Netflix Brasil X mídias tradicionais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CORSO, Aline; TURELLY, C.; QUADROS, T.; LIVOTTO, C.; GOMES, G.. Comissão de Avaliação, Seleção e Fiscalização (CASF Artes Visuais). 2016. Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.

2.
CORSO, Aline; BOONE, S.; TURELLY, C.; BREMM, G.; B, Alessandra.. Comissão de Avaliação, Seleção e Fiscalização (CASF Artes Visuais). 2015. Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Design para a era da Transformação Digital. 2018. (Encontro).

2.
I Semana Científica Integrada CNEC Bento. Cartografia da Economia Criativa na Região Uva e Vinho do Rio Grande do Sul. 2017. (Exposição).

3.
Connecting Minds - Semana Acadêmica Integrada da CNEC Bento 2016. 2016. (Outra).

4.
10 Encontro Nacional de História da Mídia (Alcar).Dos Óculos de Grau ao Google Glass: a reconfiguração da visão a partir dos computadores vestíveis.. 2015. (Encontro).

5.
CAVA 2015 - VII Congresso Internacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Adaptativos e Acessivos. EaD Colaborativa no SUS: uma proposta de Comunidade de Práticas para os trabalhadores da saúde. 2015. (Congresso).

6.
I Encontro Regional de Grupos de Pesquisa em Comunicação e Tecnologias.O corpo aparelhado: um estudo sobre computadores vestíveis na cultura do pós-humano. 2015. (Encontro).

7.
Aula Inaugural Mestrado em Processos e Manifestações Culturais, Exclusão e Diversidade, com Dr. Hélio da Silva. 2014. (Outra).

8.
I Seminário Internacional da Diversidade Cultural e Inclusão Social ? múltiplos olhares sobre a questão da territorialidade e desterritorialidade na contemporaneidade.. 2014. (Seminário).

9.
IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família. 2014. (Outra).

10.
Linguagem, identidade e cultura: uma relação paradoxal, com Patrick Charaudeau. 2014. (Outra).

11.
O Íntimo, o Privado e o Público na Arte Contemporânea, com Eliane Chiron. 2014. (Encontro).

12.
Palestra: Pret a Template (aplicativo Ipad para desenho de moda). 2014. (Outra).

13.
Palestra sobre literaturas africanas com Ana Mafalda Leite. 2014. (Encontro).

14.
VIII Simpósio do ABCiber.Reflexões sobre Privacidade e Vigilância na Era dos Computadores Vestíveis. 2014. (Simpósio).

15.
TEDxPraiadeAtalaia.Nós Somos Ciborgues. 2013. (Encontro).

16.
VII Simpósio do ABCiber. 2013. (Simpósio).

17.
TEDx Caxias do Sul.O Corpo Aparelhado. 2011. (Encontro).

18.
V Simpósio Brasileiro do ABCiber. 2010. (Simpósio).

19.
8º Seminário de Negócios Internacionais da Serra Gaúcha: África do Sul, Angola e Egito. 2009. (Seminário).

20.
Serious Games, com Prof. Dr. Anderson Maciel. 2009. (Outra).

21.
Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre - 2008. 2008. (Seminário).

22.
Palestra: "A Condição Inumana", com Ollivier Dyens. 2008. (Outra).

23.
Palestra: Os Quadrinhos e o Cinema de Animação, com Marko Ajdaric. 2008. (Encontro).

24.
Palestra: Tecnologia, Arte e Ciência com Nina Czegledy. 2008. (Outra).

25.
Palestra "Móvel/Imobilizado: Conexões e Interfaces" ,com Louise Poissant. 2008. (Outra).

26.
Exposição - No Ar: 50 anos de Vida, RBS. 2007. (Outra).

27.
Palestra: "Videogame: mídia e liberdade", com Prof. Dr. Roger Tavares. 2007. (Outra).

28.
Simpósio Brasileiro de Games (SB Games - 2007). 2007. (Simpósio).

29.
"Visões perigosas: uma arquegenealogia do cyberpunk. Comunicação e cibercultura", com Dra. Adriana Amaral. 2006. (Outra).

30.
Aula Inaugural do Curso de Tecnologias Digitais, com Profª. Drª. Adriana Amaral. 2006. (Outra).

31.
Concepção de Interfaces 3D ? Associando Método Científico à Criatividade, por Profa. Dra. Luciana Porsher Nedel. 2006. (Encontro).

32.
Direção e produção de Games, com Prof. Cristiano Max. 2006. (Encontro).

33.
Exposição da ciberistalação: I'Mito: zapping mobile zone (Diana Domingues e Grupo ARTECNO). 2006. (Outra).

34.
II Encontro Nacional de Arte, Ciência e Tecnologia: Realidade Virtual/ Games. 2006. (Seminário).

35.
Palestra: "Arte interativa: o corpo expandido entre o real e o virtual", Prof. Dr. Michel Bret e Profa. Dra. Marie Hélène Tramus. 2006. (Outra).

36.
Palestra: Técnicas para construção de ambientes virtuais, por Prof. Ms. Marcos Cuzziol. 2006. (Outra).

37.
Personagens sintéticos em games: populando mundos interativos, por Profa. Dra. Luciana Porcher Nedel. 2006. (Encontro).

38.
Segunda interatividade: escrita de softwares para ambientes com inteligência e autonomia, com Michel Bret e Marie Hèléne Tramus. 2006. (Outra).

39.
Cave: sistema de imersão: relato de caso da NTAV Cave /UCS. 2005. (Encontro).

40.
Computação Gráfica e Realidade Virtual: o Paradigma Biológico (org. Prof ª. Drª. Diana Domingues). 2005. (Outra).

41.
Corpo e Tecnologias: Criação e Ciência, com Prof. Dra. Lucia Santaella.. 2005. (Encontro).

42.
Curso: Projectors - Computer Graphics and Computer Vision Techniques, com Prof. Dr. Ramesh Raskar. 2005. (Oficina).

43.
Identidade e Imaginário no Ciberespaço: conexões em ambientes de games, por Prof ª Liliam B. Maschio. 2005. (Outra).

44.
I Encontro Nacional de Arte, Ciência e Tecnologia. 2005. (Seminário).

45.
New Directions in Augmented Reality, com Prof. Dr. Ramesh Raskar. 2005. (Outra).

46.
Realidade virtual: da Ilusão à Imersão, com Prof. Dr. Oliver Grau. 2005. (Encontro).

47.
Realidade Virtual e Imersão, com Profª. Drª. Diana Domingues. 2005. (Outra).

48.
Realidade virtual e tomadas de decisão crítica em ambientes industriais: artes, ciência da computação e engenharia, por Profª Drª Soraia Raupp Musse.. 2005. (Outra).

49.
Tecnologias Digitais e Mercado, com Juliano Flores. 2005. (Encontro).

50.
Telepresença: do Panopticon ao Big Brother, por Dra. Silvana Barbosa Macedo. 2005. (Outra).

51.
Workshop de Games, com Prof. Marcos Cuzziol. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CORSO, Aline. FALA + JOGA Felipi Medeiros Macedo. 2018. (Outro).

2.
CORSO, Aline; PISSETTI, R. ; HARAS, E. . III Semana de Arte e Estética da FSG (pós-modernismo). 2018. (Outro).

3.
CORSO, Aline; BISSOLOTTI, K. . #conversando.com Chega de Fiu Fiu - exibição de documentário + debate. 2018. (Outro).

4.
CORSO, Aline; BIANCHI, F. ; BUZIN, A. ; PAGLIARINI, S. . #conversando.com Vanessa Kukul - Economia Criativa como Geração de Renda. 2017. (Outro).

5.
CORSO, Aline; LOVERA, V. . #conversando.com Tatiane Garbin - Varejo de moda omnichannel: desafios e oportunidades. 2017. (Outro).

6.
CORSO, Aline. #conversando.com Belisa Giorgis - Cultura digital, música e economia criativa. 2017. (Outro).

7.
CORSO, Aline. #conversando.com Eliane Davila dos Santos - A importância do publicitário no contexto comunicacional. 2016. (Outro).

8.
CORSO, Aline; INTEGRAMODA, Grupo . 12º Integramoda RS. 2013. (Outro).

9.
CORSO, Aline; INTEGRAMODA, Grupo . 10º Integramoda RS. 2012. (Outro).

10.
CORSO, Aline; INTEGRAMODA, Grupo . 11º Integramoda RS. 2012. (Outro).

11.
CORSO, Aline; INTEGRAMODA, Grupo . 9º Integramoda RS. 2011. (Outro).

12.
CORSO, Aline. Cerimônia de posse da diretoria do Fitemasul. 2011. (Outro).

13.
CORSO, Aline. Palestra Design Emocional, com Márcia Carneiro Luis. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Kélvin Bolignon. Comportamento do consumidor de cervejas artesanais (provisório). Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves. (Orientador).

2.
Letícia Silva dos Santos. Atuação do Relações Públicas nas instituições de Terceiro Setor (provisório). Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Centro Universitário da Serra Gaúcha. (Orientador).

3.
Felipe Bianchi. Permacultura e redes sociais (provisório). Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves. (Orientador).

4.
Marcelo de Gregori. O profissional de Relações Públicas e a atuação no cenário cultural caxiense (provisório). Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Centro Universitário da Serra Gaúcha. (Orientador).

5.
Roger Werner Berté. Página Comidas Feia no Facebook (provisório). Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves. (Orientador).

6.
Liliam Cristina Vieira Lima. O profissional de Relações Públicas e a proteção animal (provisório). Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Centro Universitário da Serra Gaúcha. (Orientador).

7.
Andriele Mucelin. Feminismo e redes sociais na internet (provisório). Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves. (Orientador).

8.
Augusto Bedin. Youtubers de games (provisório). Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves. (Orientador).

9.
Roberta Baldissera. Transtornos alimentares no Instagram (provisório). Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves. (Orientador).

10.
Eduarda Adamatti. Fãs de Harry Potter (provisório). Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário da Serra Gaúcha. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Stéphanie Pagliarini. O neonazismo retratado na fanpage Vice Brasil no Facebook nos anos de 2017 e 2018. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves. Orientador: Aline Corso.

2.
Lucas Debiazi. Parcerias valiosas: um estudo sobre a estratégia de relacionamento entre as marca C&A e Anitta nas redes sociais digitais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves. Orientador: Aline Corso.

3.
Daniele Fillippon. Influência dos youtubers no comportamento de consumo da Geração Alpha. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves. Orientador: Aline Corso.

4.
Marina Krenn. Publicidade, Moda e Consumo: um estudo sobre a influenciadora digital @camilacoelho no Instagram. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves. Orientador: Aline Corso.

5.
Roberto Rossatto. Conectando pessoas e lugares: percepção dos usuários dos aplicativos Foursquare e Swarm com relação ao check-in. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves. Orientador: Aline Corso.

6.
Taís de Campos. Mulheres Notáveis: análise dos retratos que compõem o calendário Pirelli 2016 produzidos pela fotógrafa Annie Leibovitz. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves. Orientador: Aline Corso.

7.
Jéssica Paese. O publieditorial e a publicidade velada no Instagram: um estudo dos perfis @jujusalimeni @tacielealcolea e @marinaruybarbosa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves. Orientador: Aline Corso.

8.
Daiane Cavalini Perin. ''Todo ser humano é uma obra de arte'': crianças com Síndrome de Down nas releituras da fotógrafa Soela Zani. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves. Orientador: Aline Corso.

9.
Tanise Vieira Borks. ''Alegria para todos os gostos'': uma análise da fanpage da Lacta no Facebook. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves. Orientador: Aline Corso.

10.
Karine Fonseca dos Reis. A comunicação da igreja católica dirigida à geração Z: análise da página ''Jornada Mundial da Juventude'' no Facebook. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves. Orientador: Aline Corso.

11.
Jhuly Ketlyn Ziliotto. A divulgação das três etapas dos megaeventos musicais (Pré-Evento, Evento e Pós Evento) nas redes sociais digitais: um estudo da fanpage do Rock In Rio no Facebook. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves. Orientador: Aline Corso.

12.
Lisandra Bordignon. Portal E-mkt como ferramenta de relacionamento com stakeholders intermediários: estudo de caso da empresa Todeschini. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves. Orientador: Aline Corso.

13.
Ana Paula Biondo. A representação feminina e a noção de diversidade na campanha "A beleza nos meus próprios termos #minhabelezaminhaescolha" da Dove. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves. Orientador: Aline Corso.

14.
Jenifer dos Santos. O atendimento publicitário como agente decisivo na fidelização de clientes de agências de publicidade da serra gaúcha. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves. Orientador: Aline Corso.

15.
Felipe Corbellini. Percepção dos consumidores de vinhos e espumantes da serra gaúcha com relação ao e-commerce. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves. Orientador: Aline Corso.

Iniciação científica
1.
Felipe Bianchi. Economia criativa. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves. Orientador: Aline Corso.

2.
Stephanie Pagliarini. Economia criativa. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves. Orientador: Aline Corso.

3.
Alan Buzin. Economia criativa. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves. Orientador: Aline Corso.

4.
Patrícia Locatelli. Economia criativa. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves. Orientador: Aline Corso.

Orientações de outra natureza
1.
Lucas Stail Debiazi. Softwares para análise de redes em mídias sociais: testes e geração de grafos sobre influenciadores digitais. 2016. Orientação de outra natureza. (Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves. Orientador: Aline Corso.

2.
Daniela Dias. Da perfeição à realidade: fotografias publicitárias de gastronomia na rede social Facebook. 2016. Orientação de outra natureza. (Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves. Orientador: Aline Corso.

3.
Lucas Cristofoli. Conhecendo os infoprodutos. 2016. Orientação de outra natureza. (Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves. Orientador: Aline Corso.

4.
Julhy Ketlyn Rodrigues Ziliotto. Marketing de guerrilha: teoria e prática. 2016. Orientação de outra natureza. (Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves. Orientador: Aline Corso.

5.
Ruthiely da Silva Prado. Comportamento de compra do consumidor infantil: levantamento do estado da arte da pesquisa no Brasil. 2016. Orientação de outra natureza. (Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves. Orientador: Aline Corso.

6.
Andriele Mucelin. O negro na publicidade e propaganda brasileira. 2016. Orientação de outra natureza. (Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves. Orientador: Aline Corso.

7.
Márcio Moraes. Produção de capa para álbum de uma banda fictícia de rockabilly. 2016. Orientação de outra natureza. (Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves. Orientador: Aline Corso.

8.
Stephanie Pagliarini. A importância da embalagem no momento da compra: análise dos snacks para cães Filos, da Prime Beef. 2016. Orientação de outra natureza. (Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves. Orientador: Aline Corso.

9.
Alan Miguel Leão. Identidade Artística da Banda de Power Metal Arkariot. 2016. Orientação de outra natureza. (Publicidade e Propaganda) - Faculdade Cenecista Bento Gonçalves. Orientador: Aline Corso.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
CORSO, Aline; PILOTI, J. S. . Computador Vestível Afetivo. 2012.



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
CORSO, Aline. ComputadoresVestíveis. 2008; Tema: Site dedicado a publicação de notícias referentes a computadores e tecnologias vestíveis, próteses e implantes. Pioneiro no Brasil sobre o assunto. (Site).



Outras informações relevantes


Bacharela em Tecnologias Digitais pela UCS - o curso tem como objetivo a utilização e desenvolvimento de tecnologias avançadas em processos de criação interdisciplinar, envolvendo Arte, Informática e Comunicação, em projetos de produção digital de imagem, vídeo, áudio, computação gráfica, ambientes interativos e hipermidiáticos, jogos eletrônicos, ambientes empresariais, educacionais e cenários eletrônicos. Capacita atuar como artista digital, web designer, diretor e produtor de ambientes hipermídia, designer de ambientes interativos, criador e produtor de cenários eletrônicos, designer de interfaces para mídias e ambientes interativos, diretor e produtor de ambientes multimídia, produtor de ambientes sonoros, visuais e híbridos e ainda como videoartista, artista multimídia, artista interativo. ///// Aprovada nos processo seletivos 2014 dos Mestrados: Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale e Ciências da Comunicação da Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) - os dois últimos com indicação para o recebimento da Bolsa CAPES. ///// No Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale investigam-se, sob uma perspectiva interdisciplinar, concepções de cultura, vinculando-as a transformações sociais e históricas. O foco nos processos e manifestações culturais parte do estabelecimento de relações entre a área da História, que reconstrói contextos, a área da Literatura e de outras artes, que analisam a produção discursiva como ato estético de linguagem, e a área da Comunicação, que privilegia o modo como se instalam os processos comunicativos. ///// Foi palestrante de 2 TEDx (Caxias do Sul e Praia de Atalaia). ///// Aprovada no processo seletivo 2018 do Doutorado em Ciências da Comunicação da Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 9:51:18