Nina Fernandes dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3386493637900566
  • Última atualização do currículo em 18/01/2018


É doutoranda no Centro de Análise e Pesquisa Interdisciplinar sobre os Media (CARISM) da Universidade Panthéon-Assas. Tem mestrado pela linha de Comunicação e Política do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA) e especialização em Comunicação e Política deste mesmo programa. Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia e tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação e Política, Democracia Digital, Comunicação Política e Assessoria de Comunicação Política. Sua pesquisa doutoral aborda a utilização de mídias sociais em movimentos de protesto. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nina Fernandes dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, N. F.;SANTOS, NINA


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Comunicação.
Université Panthéon-Assas, PARIS 2, França.
Título: Mídias sociais digitais e manifestações: o que muda na participação e mobilização da sociedade civil?,
Orientador: Cécile Méadel.
Palavras-chave: comunicação digital; movimentos sociais; mídias sociais; protestos; empoderamento.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Digital.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e Política.
2011 - 2012
Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: A mediação no ambiente online e o poder do cidadão em um contexto democrático,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Othon Jambeiro.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: democracia; mediação; internet; visibilidade pública.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Digital.
2010 - 2014
Especialização em Comunicacao e Politica.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Comunicação e Política (ainda a definir).
2006 - 2010
Graduação em Jornalismo.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Visibilidade e Comunicação Desintermediada: uma análise do blog Fatos e Dados.
Orientador: Wilson Gomes.




Formação Complementar


2016 - 2016
Engaging Citizens: A Game Changer for Development?.
Banco mundial, WBG, Estados Unidos.
2016 - 2016
Why We Post: the Anthropology of Social Media.
University College London, UCL, Inglaterra.
2015 - 2015
International Communication and Political Action. (Carga horária: 40h).
Université Paris-Est Créteil Val-de-Marne, UPEC, França.
2012 - 2012
Conceitos e Métodos em Ciência Política e RI. (Carga horária: 40h).
International Political Science Association, IPSA, Canadá.
2010 - 2010
Curso de Campanhas Políticas e Marketing Online. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Lula, IL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Editora de Mídias Sociais, Carga horária: 40


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PET, Carga horária: 20
Outras informações
Fui bolsista do PetCom - Programa de Educação Tutorial de Comunicação onde desenvolvi atividades de ensino, pesquisa e extensão sob a supervisão da tutora Leonor Graciela Natansohn.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da Produtora Júnior UFBa
Outras informações
Fui trainee, gerente e diretora presidente da Produtora Júnior, onde desenvolvi atividades de assessoria de comunicação e gerenciamento de empresa.

Atividades

03/2009 - 12/2011
Pesquisa e desenvolvimento , FACULDADE DE COMUNICAÇÃO, .


Câmara Municipal de Salvador, CMS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Assessor, Enquadramento Funcional: Assessora de Comunicação, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiária da Assessoria de Comunicação, Carga horária: 20

Atividades

02/2010 - 10/2010
Outras atividades técnico-científicas , Gabinete da Vereadora Vânia Galvão, Gabinete da Vereadora Vânia Galvão.

Atividade realizada
Assessoria de comunicação do gabiente da vereadora.
05/2009 - 01/2010
Estágios , Gabinete da Vereadora Vânia Galvão, .

Estágio realizado
Estágio na assessoria de comunicação do gabinete.

Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, SECULT, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiária da Assessoria de Comunicação, Carga horária: 20

Atividades

02/2008 - 06/2008
Estágios , Assessoria de Comunicação do gabinete, .

Estágio realizado
Estágio na assessoria de comunicação do gabinete do secretário de cultura.

Teatro Vila Velha, TVV, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Assessor, Enquadramento Funcional: Assessora de Comunicação e Produção, Carga horária: 30

Atividades

03/2009 - 04/2009
Estágios , Assessoria de Comunicação e Produção, .

Estágio realizado
Assessoria de comunicação e produção do III Mês da Dança, realizado em abril de 2009.

Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales - Argentina, CLACSO, Argentina.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora de comunição digital, Carga horária: 10


Linkfluence, LINKFLUENCE, França.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Freelance, Enquadramento Funcional: Social Media Researcher



Linhas de pesquisa


1.
Políticos e Novas mídias
2.
Movimentos de protesto e novas tecnologias


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e Política.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Democracia Digital.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SAMPAIO, RAFAEL CARDOSO2012SAMPAIO, RAFAEL CARDOSO ; ALMADA, MARIA PAULA ; SANTOS, NINA . Denuncie agora: uma análise da e-participação no site Urbanias. Sociedade e Cultura, v. 15, p. 71-86, 2012.

2.
SANTOS, NINA2012SANTOS, NINA. MODELOS DE DEMOCRACIA E SOBERANIA POPULAR: REFLEXÃO INICIAL SOBRE O PAPEL DOS SITES DE REDES SOCIAIS. Democracia Digital e Governo Eletrônico, v. 1, p. 270-285, 2012.

3.
SANTOS, N. F.2012SANTOS, N. F.; Almada, Maria P. . Twitter e as marchas anticorrupção: Uma análise do posicionamento discur-sivo da manifestação em relação ao sis-tema político. Revista Eletrônica CoMtempo, v. 4, p. 1-11, 2012.

4.
SANTOS, N. F.;SANTOS, NINA2010SANTOS, N. F.; GOMES, W. S. . O BLOG FATOS E DADOS E SUA ARTICULAÇÃO COM A ESFERA DE VISIBILIDADE PÚBLICA. Iniciacom: revista brasileira de iniciacao cientifica em comunicacao social, v. 2, p. 1, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, N. F.; SILVA, T. R. (Org.) ; AYRES, M. (Org.) ; CERQUEIRA, R. C. B. (Org.) ; BRITO, R. C. (Org.) . Mídias Sociais e Eleições 2010. 1. ed. , 2011. 158p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, NINA. The Brazilian Protest Wave and Digital Media: Issues and Consequences of the ?Jornadas de Junho? and Dilma Rousseff?s Impeachment Process. In: Francisco Sierra Caballero and Tommaso Gravante. (Org.). Networks, Movements and Technopolitics in Latin America. 1ed.Londres: Palgrave Macmillan, 2017, v. 1, p. 113-131.

2.
SILVA, T. R. ; SANTOS, N. F. . Monitoramento dos sites de redes sociais nas eleições brasileiras de 2010. In: Marques, Francisco Paulo Jamil Almeida; Sampaio, Rafael Cardoso; Aggio, Camilo. (Org.). Do clique à urna: internet, redes sociais e eleições no Brasil. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2013, v. , p. 350-365.

3.
SANTOS, N. F.. Monitoramento Político e Opinião Pública. In: Tarcízio Silva. (Org.). Para Entender o Monitoramento de Mídias Sociais. Florianópolis: Bookess, 2012, v. , p. -.

4.
SANTOS, N. F.. Democracia, eleições e redes sociais online: uma possibilidade de pluralização do diálogo. In: SANTOS, N. F. ; SILVA, T. R. ; CERQUEIRA, R. C. B. ; AYRES, M. ; BRITO, R. C.. (Org.). Mídias Sociais e Eleições 2010. 1ed.: , 2011, v. , p. 1-.

5.
SANTOS, N. F.. Criação e Manutenção de Perfis Políticos Online: uma experiência prática. In: PaperCliQ; Danila Dourado. (Org.). Mídias Sociais: Perspectivas, tendências e reflexões. 1ed.: , 2010, v. , p. 58-62.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, N. F.. A self-mediation approach to the use of social media for protests: the case of the Brazilian protests. In: Colloque International Médias Numériques et Communication Électronique, 2016, Le Havre. Actes du Colloque International Médias Numériques et Communication Électronique. Le Havre: Université Le Havre, 2016. v. 1. p. 193-204.

2.
SANTOS, N. F.. ?DINÂMICAS DE VISIBILIDADE E SITES DE REDES SOCIAIS: NOVAS POSSIBILIDADES DEMOCRÁTICAS??. In: Compolitica, 2013, Curitiba. Compolitica 2013, 2013.

3.
SANTOS, N. F.. VISIBILIDADE PÚBLICA E TWITTER: O CASO DO ABORTO DE ANENCÉFALOS. In: Simsocial, 2012, Salvador. Simsocial 2012, 2012.

4.
SANTOS, N. F.. As transformações da mediação e o poder do cidadão: o caso da hashtag "#dilmafactsbayfolha". In: Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política - Compolítica, 2011, Rio de Janeiro. Anais Compolitica, 2011.

5.
SANTOS, N. F.. Agendamento e Twitter: Um Estudo Exploratório. In: Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade, 2011, Salvador. Anais do SimSocial, 2011.

6.
SANTOS, N. F.. http://www.xiconlab.eventos.dype.com.br/resources/anais/3/1307749647_ARQUIVO_ninasantos_conlab.pdf. In: XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, 2011, Salvador. Anais do Conlab, 2011.

7.
SANTOS, N. F.. O Blog Fatos e Dados como estratégia corporativa de posicionamento na esfera de visibilidade pública. In: IV Congresso ABRAPCORP, 2010, Porto Alegre. Anais Abrapcorp 2010, 2010.

8.
SANTOS, N. F.. O BLOG FATOS E DADOS E SUA ARTICULAÇÃO COM A ESFERA DE VISIBILIDADE PÚBLICA. In: V Enecult, 2010, Salvador. Anais Enecult 2010, 2010.

9.
SANTOS, N. F.. A Mídia nas Eleições de 1989. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2010, Caxias do Sul. XXXIII Intercom, 2010.

10.
SANTOS, N. F.; KOWALSKI, C. C. ; CAMARA, A. D. ; NASCIMENTO JÚNIOR, G. R. ; ARAUJO, T. C. ; BRAGA, Cíntia. G. . A Construção do Regime de Verdade da Revista Veja na Cobertura da Campanha de Obama à Presidência dos Estados Unidos. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, N. F.. Problematizing the role of social media on Brazilian street protests since 2013. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, N. F.. A self-mediation approach to the use of social media for protests: the case of the Brazilian protests. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, N. F.. Le défis de l'accès numérique à l'information: le rôle des ONGs. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SANTOS, N. F.. Les enjeux de l?utilisation des réseaux sociaux par des mouvements protestataires: le cas brésilien entre 2013 et 2016. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SANTOS, N. F.. Dinâmicas de visibilidade e sites de redes sociais: novas possibilidades democráticas?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SANTOS, N. F.. Visibilidade pública e Twitter: o caso do aborto de anencéfalos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
SANTOS, N. F.. As transformações da mediação e o poder do cidadão: o caso da hashtag "#dilmafactsbayfolha". 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, N. F.; SILVA, T. R. . Proposta de processo de gerenciamento e análise da imagem de atores políticos nos sites de redes sociais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SANTOS, N. F.. AGENDAMENTO E SITES DE REDES SOCIAIS: UM NOVO LUGAR PARA O CIDADÃO?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, N. F.. Agendamento e Twitter: Um Estudo Exploratório. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTOS, N. F.. O BLOG FATOS E DADOS E SUA ARTICULAÇÃO COM A ESFERA DE VISIBILIDADE PÚBLICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SANTOS, N. F.. O Blog Fatos e Dados como estratégia corporativa de posicionamento na esfera de visibilidade pública. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SANTOS, N. F.. A Mídia nas Eleições de 1989. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SANTOS, N. F.; KOWALSKI, C. C. ; ARAUJO, T. C. ; BRAGA, Cíntia. G. ; CAMARA, A. D. ; NASCIMENTO JÚNIOR, G. R. . A Construção do Regime de Verdade da Revista Veja na Cobertura da Campanha de Obama à Presidência dos Estados Unidos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SANTOS, N. F.; KOWALSKI, C. C. . Assessoria de Comunicação do III Mês da Dança no Vila. 2009.

2.
SANTOS, N. F.. Assessoria de Comunicação da Vereadora Vânia Galvão. 2009.

3.
NOGUEIRA, C. A. ; SANTOS, N. F. . Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. 2008.

4.
SANTOS, N. F.; KOWALSKI, C. C. . Assessoria de Comunicação do CULT - Centro de Estudos Muldisciplinares em Cultura. 2007.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, NINA. ?Grr?, ?amei?: sabatinacom prefeituráveis bombanaweb. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
SANTOS, N. F.; Sampaio, Rafael C. ; Almada, Maria P. ; Barros, Samuel . Comunicação e Política. 2011; Tema: Comunicação e Política. (Blog).

2.
SANTOS, N. F.. Mundoutro. 2010; Tema: Comunicação e Política. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, N. F.. Planejamento de campanha política nas mídias sociais. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SANTOS, N. F.. Mídias Sociais e eleições. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SANTOS, N. F.. Mídias Sociais e eleições. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SANTOS, N. F.; BRAGA, Cíntia. G. . Lançamento da Revista Fraude 5. 2007. (Lançamento).

5.
SANTOS, N. F.; CAMARA, A. D. ; SANTOS, H. S. N. ; SANTOS, R. L. C. ; CERQUEIRA, R. C. B. . Editora da Editoria de Economia da Cultura da Revista Fraude 5. 2007. (Supervisão).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SANTOS, N. F.. Parecerista do Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade 2013. 2013. Universidade Federal da Bahia.

2.
SANTOS, N. F.; SILVA, T. R.; NATANSOHN, L. Graciela; COSTA, L. F.; GUIMARÃES, Pedro; SOUZA FILHO, W. J.. Banca de seleção de bolsistas do PETCOM. 2007. Universidade Federal da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
"Sociologie politique: la communication médiatique des mouvements sociaux". 2016. (Simpósio).

2.
Colloque « CyberParty : Popular Politics in Digital Times ». 2016. (Seminário).

3.
Colloque « Net-activisme : formes et représentations du conflit à l'époque des réseaux ». 2016. (Seminário).

4.
Colloque International Médias Numériques et Communication Électronique. A self-mediation approach to the use of social media for protests: the case of the Brazilian protests. 2016. (Congresso).

5.
Débat « Brésil : les mouvements sociaux face à la crise politique et démocratique. Quelles actions ? Quelles perspectives ? ». 2016. (Encontro).

6.
Séminaire COMPOL : Les organisations politiques dans la démocratie numérique. 2016. (Seminário).

7.
Séminaires DEL (Réseaux Démocratie Électronique). 2016. (Seminário).

8.
Social Media and Society International Conference. Problematizing the role of social media on Brazilian street protests since 2013. 2016. (Congresso).

9.
Colloque « Campagnes électorales et communication politique ». 2015. (Seminário).

10.
Colloque « Temps et temporalités du web ». 2015. (Seminário).

11.
Séminaires « Etudier la Culture du Numérique » - EHESS. 2015. (Seminário).

12.
VI Encontro Compolítica. 2015. (Congresso).

13.
Compolitica. VISIBILIDADE PÚBLICA E TWITTER: O CASO DO ABORTO DE ANENCÉFALOS. 2013. (Congresso).

14.
Simsocial.VISIBILIDADE PÚBLICA E TWITTER: O CASO DO ABORTO DE ANENCÉFALOS. 2012. (Simpósio).

15.
1º Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana. Proposta de processo de gerenciamento e análise da imagem de atores políticos nos sites de redes sociais. 2011. (Congresso).

16.
Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política - Compolítica. As transformações da mediação e o poder do cidadão: o caso da hashtag "#dilmafactsbayfolha". 2011. (Congresso).

17.
Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade.Agendamento e Twitter: Um Estudo Exploratório. 2011. (Simpósio).

18.
XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais. AGENDAMENTO E SITES DE REDES SOCIAIS: UM NOVO LUGAR PARA O CIDADÃO?. 2011. (Congresso).

19.
IV Congresso ABRAPCORP. O Blog Fatos e Dados como estratégia corporativa de posicionamento na esfera de visibilidade pública. 2010. (Congresso).

20.
V Enecult. O BLOG FATOS E DADOS E SUA ARTICULAÇÃO COM A ESFERA DE VISIBILIDADE PÚBLICA. 2010. (Congresso).

21.
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. A Mídia nas Eleições de 1989. 2010. (Congresso).

22.
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A Construção do Regime de Verdade da Revista Veja na Cobertura da Campanha de Obama à Presidência dos Estados Unidos. 2009. (Congresso).

23.
IV Enecult - Encontro de Estudos Muldisciplinares em Cultura. 2008. (Congresso).

24.
Análise de Produtos Midiáticos, Fronteiras e Zonas de Pregnâncias. 2007. (Seminário).

25.
Curso de Atualização de Site. 2007. (Oficina).

26.
Curso Tendências e Cenários Futuros do Jornalismo na Internet. 2007. (Simpósio).

27.
II Ciclio de Debates sobre Políticas Culturais. 2007. (Seminário).

28.
II Compolítica - Congresso sa Associação Brasileira dos Pesquisadores de Comunicação e Política. 2007. (Seminário).

29.
III Enecult. 2007. (Congresso).

30.
IX Intercom Nordeste. 2007. (Congresso).

31.
Oficina de Diagramação para Calouros. 2007. (Oficina).

32.
Pílulas do Conhecimento - 2007.2. 2007. (Simpósio).

33.
Sessões Científicas - 2007.2. 2007. (Simpósio).

34.
XXVI Seminário Estudantil de Pesquisa.Duas Perspectivas de Mundo: Relações Exteriores do Brasil entre 1995 e 2006. 2007. (Seminário).

35.
Com a palavra o Fotógrafo. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, N. F.; SKOUROLIAKOU, M. ; DOSS, M. A. ; MANSOUR, D. . Atelier « Médias dans le monde : spécificités nationales et enjeux internationaux ». 2017. (Congresso).

2.
RUBIM, A. A. C. ; COSTA, L. F. ; ROCHA, R. de P. T ; PIMENTA, F. ; SANTOS, N. F. . V Enecult - Encontro de Estudos Muldisciplinares em Cultura. 2009. (Congresso).

3.
RUBIM, A. A. C. ; COSTA, L. F. ; ROCHA, R. de P. T ; PIMENTA, F. ; SANTOS, N. F. . IV Enecult - Encontro de Estudos Muldisciplinares em Cultura. 2008. (Congresso).

4.
RUBIM, A. A. C. ; COSTA, L. F. ; ROCHA, R. de P. T ; SANTOS, N. F. . Fórum Internacional de Mídia, Poder e Democracia. 2007. (Congresso).

5.
SANTOS, N. F.; RUBIM, A. A. C. ; COSTA, L. F. ; ROCHA, R. de P. T . III Enecult - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. 2007. (Congresso).

6.
SANTOS, N. F.; CONCEICAO, F. C. . Compoli - Seminário de Comunicação e Política. 2006. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
SANTOS, N. F.. Mundoutro. 2010; Tema: Comunicação e Política. (Blog).

2.
SANTOS, N. F.; Sampaio, Rafael C. ; Almada, Maria P. ; Barros, Samuel . Comunicação e Política. 2011; Tema: Comunicação e Política. (Blog).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 1:21:17