Shirley Pires da Cruz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7028356324517676
  • Última atualização do currículo em 07/11/2018


Pedagoga e Mestre em Educação: Psicologia da Educação. Atualmente é professora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Histórico-Cultural, Pedagogia Histórico-Crítica, Relação família/escola, Formação docente e Desenvolvimento Humano. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Shirley Pires da Cruz
Nome em citações bibliográficas
CRUZ, S. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Rua Santo Antonio, 50
Centro
09521160 - São Caetano do Sul, SP - Brasil
Telefone: (11) 42393200


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2008
Mestrado em Educação (Psicologia da Educação).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Desvelando sentidos de práticas educativas de famílias de classes populares: um estudo realizado com famílias de baixa renda no município de São Paulo.,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Heloísa Szymanski.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2018
Especialização em andamento em Neuroeducação. (Carga Horária: 380h).
Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS, Brasil.
2004 interrompida
Graduação interrompida em 2006 em Psicologia.
Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos, FG, Brasil.
Ano de interrupção: 2006
1999 - 2003
Graduação em Pedagogia.
Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos, FG, Brasil.
1994 - 1998
Curso técnico/profissionalizante.
Escola Estadual Dr. Oswaldo Catalano, EEOC, Brasil.




Formação Complementar


2007 - 2007
Extensão universitária em FRANCÊS INSTRUMENTAL PARA PÓS-GRADUANDOS - NÍVEL I. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Cidades: Memórias, Patrimônios e Histórias. (Carga horária: 30h).
Faculdades Integradas de Guarulhos, FIG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16


Centro Universitário Sant'Anna, UNISANT'ANNA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16


Centro Universitário Central Paulista, UNICEP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8


Universidade Brasil, UNIVBRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30


SESI - Centro de Atividades - Campinas, SESI/Campinas, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40


Centro Social de Educação Infantil Marista, MARISTA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Educadora Social, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.


Colégio Helios, COLÉGIO HELIOS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto Criança Cidadã, ICC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Educadora Popular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2013 - 2014
As contribuições da psicologia Sócio-Histórica e suas implicações na atividade docente
Descrição: O projeto que segue tem por objetivo discutir e analisar as contribuições da Psicologia Sócio-Histórica e suas implicações na atividade docente. Para tanto, propõe-se uma investigação teórica das seguintes obras: Vigotski, Leontiev e Luria visando aprofundamento nos fundamentos de tal corrente do pensamento psicológico. Esse trabalho justifica-se pela limitada apropriação das obras dos autores acima citados e pela tendência de sua incorporação sem relacioná-los com o conjunto mais amplo nos quais se inserem, isto é, sem o entendimento da psicologia Sócio-Histórica como um projeto coletivo de constituição de uma psicologia crítica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Mediação pedagógica e trabalho educativo na perspectiva Histórico-Cultural
Descrição: O estudo tem como objetivo compreender como se desenvolve e qual a importância da mediação no trabalho do professor (ensino) e como repercute na atividade de aprendizagem dos alunos. A pesquisa tem a Psicologia Histórico-Cultural. como base teórica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2016 - Atual
GEPFH - Grupo de Estudos Pedagógicos e da Formação Humana
Descrição: Grupo de estudos que tem como objetivo aprofundar os estudos no âmbito da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
CRUZ, S. P.. As múltiplas linguagens e o direito ao brincar. In: Pomilho, S. S.; Silva, V. A.. (Org.). Brincadiquê? Pelo direito ao brincar. 1ªed.Curitiba: Champagnat Editora - PUC PR, 2014, v. 1, p. 34-51.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CRUZ, S. P.. Sentidos de Práticas Educativas de Famílias de Classes Populares. In: I Jornada de Psicologia Sócio-Histórica - PUC-SP, 2008, São Paulo. Sentidos de Práticas Educativas de Famílias de Classes Populares, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CRUZ, S. P.; Gomes, B.M.S. ; SPADINI, M.L. . Relação Família e Escola - Que sentido é esse que se dá?. In: VII Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituição, 2007, São Paulo. Relação Família e Escola - Que sentido é esse que se dá?, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
CRUZ, S. P.. O trabalho do professor na perspectiva vigotskiana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CRUZ, S. P.. Trabalho Educativo na perspectiva Histórico-Cultural. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CRUZ, S. P.. As contribuições da Psicologia Sócio-Histórica e suas implicações na atividade docente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CRUZ, S. P.. Escola e Família: criando estratégias de aproximação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
CRUZ, S. P.; SZYMANSKI, H. ; Denio ; BARREIRO . Narrativas e Compreensão de Práticas Educativas de Pais Homens em relação a seus filhos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
BERNARDES, M. E. M. ; BEATON, G. A. ; CRUZ, S. P. . Trabalho, Educação e Lazer contribuições do enfoque histórico-cultural para o desenvolvimento humano. 2017. (Editoração/Livro).

2.
CRUZ, S. P.. Os impactos da legislação na Educação Infantil. 2012. .

3.
CRUZ, S. P.; SOUZA, D. A. . Meio Ambiente e Educação Infantil. 2012. .

4.
CRUZ, S. P.. Avaliação na Educação Infantil. 2012. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CRUZ, S. P.; Pattaro, C.H.F.. Participação em banca de Bruna Lourenço e Camila Cavalcante.Educação Especial Inclusiva: crianças com autismo na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

2.
CRUZ, S. P.; Pattaro, C.H.F.. Participação em banca de Helena Padilha e Tarsila Santos.Ensino de ciências: desenhos animados como recursos didáticos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

3.
CRUZ, S. P.; Pattaro, C.H.F.. Participação em banca de Elisangela Silva, Kelly Costa, Layane Silva e Victoria Bispo.A contribuição dos contos de fadas no processo de alfabetização. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

4.
CRUZ, S. P.; Pattaro, C.H.F.. Participação em banca de Rosangela Barbosa dos Santos.Memorial de Formação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

5.
CRUZ, S. P.; VERRONE, R.. Participação em banca de Fabiana Gonzaga, Francineide Silva e Juliana Xavier.A juvenilização da educação de jovens e adultos (EJA). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

6.
CRUZ, S. P.; APARÍCIO, A.S.M.. Participação em banca de Ana Paula e Silva Teixeira.Características da atuação profissional de egressos do curso de Pedagogia participantes do PIBID. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

7.
CRUZ, S. P.; Juliana C. Marcarium. Participação em banca de Ana Paula Funari, Cristina Evangelista, Nanci Silveira e Car.A importância da neurociência para o Pedagogo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

8.
CRUZ, S. P.. Participação em banca de Ana de Fátima Teixeira da Silva.Formação a distância para educadores da primeira infância. 2014.

9.
CRUZ, S. P.. Participação em banca de Marina de Abreu Gonzales.Múltiplas leituras da realidade: multiculturalismo nas escolas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

10.
CRUZ, S. P.. Participação em banca de Letícia Kelly Ferreira de Oliveira.A importância do desenho infantil na aprendizagem e no desenvolvimento da criança. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

11.
CRUZ, S. P.. Participação em banca de Mariane de Sousa Silva.Desvelando e compreendendo a relação família/escola. 2013.

12.
CRUZ, S. P.; OLIVEIRA, M. M.. Participação em banca de Andressa Castoldi Muelas.TDAH e as dificuldades de aprendizagem. 2013.

13.
CRUZ, S. P.; APARÍCIO, A.S.M.. Participação em banca de Cláudio Marcelo de Lima Cabral.A experiência do PIBID no curso de Pedagogia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

14.
CRUZ, S. P.; APARÍCIO, A.S.M.. Participação em banca de Carolina Pecego Santiago.Rotina de leitura e escrita na alfabetização. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

15.
CRUZ, S. P.. Participação em banca de Luciene Marci Silva Maurício Correa.A ressignificação das atividades de cópia e ditado: uma experiência no programa bolsa alfabetização.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

16.
CRUZ, S. P.. Participação em banca de Bruna Thais da Silva Cesarino.Bullying: Causas e Consequências.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

17.
CRUZ, S. P.. Participação em banca de Julia Rodrigues Angelo.Inclusão de aluno com deficiência motora no Ensino Fundamental.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

18.
CRUZ, S. P.; ROSIM, M.. Participação em banca de Aline Nayara Aparecida Gonçalves.Violência Escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira.

19.
CRUZ, S. P.. Participação em banca de Larissa Casarin Arnoni.A contribuição da Equoterapia em alunos com Paralisia Cerebral. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira.

20.
CRUZ, S. P.; ROSIM, M.. Participação em banca de Léa Shirlaine da Silva Domingues.Merenda Escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira.

21.
CRUZ, S. P.; ROSIM, M.. Participação em banca de Luciana dos Santos Rezende Soares.O ensino de História e Geografia: contribuição para a formação do cidadão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira.

22.
CRUZ, S. P.; ROSIM, M.. Participação em banca de Maria Adriana Rodrigues Bianchi.A presença paterna como diferencial na aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira.

23.
CRUZ, S. P.; SOUZA, D. A.. Participação em banca de Dinorah Aparecida Campos.Jogos e brincadeiras na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira.

24.
CRUZ, S. P.; SOUZA, D. A.. Participação em banca de Joice Fernanda de Oliveira.Cuidar e Educar: um olhar para a Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira.

25.
CRUZ, S. P.; SOUZA, D. A.. Participação em banca de Márcia Ramos.Meio ambiente no segundo ciclo do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira.

26.
CRUZ, S. P.; SOUZA, D. A.. Participação em banca de Márcia Regina Gaiotto Binatto.A importância da leitura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira.

27.
CRUZ, S. P.; SOUZA, D. A.. Participação em banca de Rina Mércia Ranzani Rodrigues.A importância da família e do professor no desenvolvimento da criança. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Escola Superior de Tecnologia e Educação de Porto Ferreira.

28.
CRUZ, S. P.; SANTOS, E.A.J.; SILVA, A.C.R.; SILVA, L.A.; WATANUKI, R.. Participação em banca de Alexandre Amatuzzi Barros.As representações que cuidadores de crianças e adolescentes portadores do vírus da AIDS possuem sobre o processo saúde-doença. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Universidade Paulista.

29.
CRUZ, S. P.; BABILIUS,G.A; MELLO, I.M.P.; DINAMARQUÊS,J.B.. Participação em banca de Camila Sales Lapa.A concepção dos trabalhadores sobre a competitividade nas organizações. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Universidade Paulista.

30.
CRUZ, S. P.; FAGLIONI, A.; GONÇALVES, L.; SILVA, A.C.R.; VICTOR, V.. Participação em banca de Amanda Braghin Faglioni.A superação da violência por mulheres vítimas de violência doméstica. 2008.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CRUZ, S. P.. Concurso público de provas e títulos para docentes. 2017. Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

2.
CRUZ, S. P.. Concurso para professores - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. 2014. Universidade Municipal de São Caetano do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Conferência Internacional: O enfoque Histórico-Cultural em questão. 2018. (Outra).

2.
XI Fórum de Estudos Multidisciplinares e I Encontro de Iniciação Científica da AIMES.O meio social e a formação da consciência na criança. 2017. (Encontro).

3.
2º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 13ª Jornada do núcleo de ensino de Marília. O trabalho do professor e o sentido do trabalho para o professor. 2014. (Congresso).

4.
III Simpósio de Pesquisa do Grande ABC.As contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e suas implicações na atividade docente. 2013. (Simpósio).

5.
III Simpósio de Pesquisa do Grande ABC.Mediação Pedagógica e trabalho educativo na perspectiva histórico-cultural. 2013. (Simpósio).

6.
VI Jornada de Psicologia Sócio-Histórica.As contribuições da Psicologia Sócio-Histórica e suas implicações na atividade docente. 2013. (Outra).

7.
III Seminário Internacional: Escolas e Cultura.A Relação família e escola: como pais e mães compreendem suas práticas. 2008. (Seminário).

8.
I Jornada de Psicologia Sócio-Histórica - PUC-SP.Sentidos de Práticas Educativas de Famílias de Classes Populares. 2008. (Encontro).

9.
V mostra de Pesquisa em Educação.O sentido das práticas educativas de famílias de baixa renda. 2008. (Outra).

10.
10 anos da ausência/presença de Paulo Freire. 2007. (Encontro).

11.
VII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 2007. (Congresso).

12.
VII Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituição.Relação Família/Escola - estratégias de aproximação de uma escola em São Paulo. 2007. (Simpósio).

13.
Palestra sobre o trabalho voluntário.Voluntariado. 2006. (Encontro).

14.
I Congresso Socioeducativo para a Primeira Infância. Congresso socioeducativo para a primeira infância. 2005. (Congresso).

15.
Introdução à Reflexão Filosófica.Introdução à reflexão filosófica -Issao e Guga/Pimpa. 2005. (Encontro).

16.
VII Simpósio socioeducativo.Trabalho socioeducativo na primeira infância, família e comunidade. 2005. (Simpósio).

17.
VI Simpósio socioeducativo. 2005. (Simpósio).

18.
2º Encontro de Educadores da Educação Infantil.A pedagogia possível e necessária para nossa infância. 2004. (Encontro).

19.
Fórum Mundial de Educação São Paulo. 2004. (Outra).

20.
II Congresso de Educação - Educação Infantil: um olhar voltado para a criança. Berçário - Um espaço para brincar e aprender. 2004. (Congresso).

21.
Ouvidos dourados, a arte de ouvir as histórias (...para depois contá-las...). 2004. (Encontro).

22.
Semana dos profissionais da Educação. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CRUZ, S. P.; JUSTINO, C. . II Conferência Internacional: O enfoque Histórico-Cultural em questão. 2018. (Outro).

2.
CRUZ, S. P.; Longo, I . XII Jornada do curso de Pedagogia: Educação Infantil desafios permanentes. 2018. (Outro).

3.
CRUZ, S. P.; Longo, I ; Pattaro, C. . A Pedagogia Libertadora em tempos de incertezas: Paulo Freire na Contemporaneidade. 2017. (Outro).

4.
CRUZ, S. P.. X Jornada do curso de Pedagogia. 2016. (Outro).

5.
CRUZ, S. P.. IX Jornada do curso de Pedagogia. 2015. (Outro).

6.
CRUZ, S. P.. VII Jornada do curso de Pedagogia: A diversidade em foco. 2014. (Outro).

7.
CRUZ, S. P.. I Sarau SESI 255. 2010. (Outro).

8.
SZYMANSKI, H. ; CRUZ, S. P. ; Gomes, B.M.S. ; Morato, H.T.P. ; Gomes, L.S.R. ; ANDRADE, R.C.S. ; BORGES, M.H.G.S. . VII Simpósio Nacional de Práticas Psicológicas em Instituição. 2007. (Outro).

9.
CRUZ, S. P.. Congresso Marista para a infância. 2006. (Congresso).

10.
CRUZ, S. P.. Projeto Orientação Interativa: Recepção aos alunos novos. 2004. (Outro).

11.
CRUZ, S. P.. Projeto: Ações Educativas - Qualidade de Vida. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Caroline Fernandes, Patricia Fidencio e Rosangela Rodrigues. Autismo: desafios e possiblidades. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Shirley Pires da Cruz.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Iara Oliveira da Silva e Iara Rosa Carboni. Relação Família e escola: encontros e desencontros. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Shirley Pires da Cruz.

2.
Bruna Carvalho, Nancy Ribeiro e Stella Menezes. Conhecendo a Pedagogia Histórico-Crítica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Shirley Pires da Cruz.

3.
Eduarda Rodrigues, Monise Martins e Renata Colli. Como é possível os irmãos terem jeitos tão diferentes se foram educados na mesma família? um estudo sobre o desenvolvimento da personalidade na criança. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Shirley Pires da Cruz.

4.
Talina Silva dos Santos Mesquita. Escola e Família: construindo um diálogo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Shirley Pires da Cruz.

5.
Idailton Mendes de Lira. Memorial de Formação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Shirley Pires da Cruz.

6.
Eliana M. F. Leal. Estágio Supervisionado: um exercício de constante aprimoramento para a complexa arte de aprender. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Brasil. Orientador: Shirley Pires da Cruz.

7.
Ana Carolina B. Cristianoti. Indisciplina: a relevância da parceria entre a família e a escola. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Brasil. Orientador: Shirley Pires da Cruz.

8.
Jéssica Novaes Oliveira. Educação Infantil: Olhando o passado e ressignificando o presente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Brasil. Orientador: Shirley Pires da Cruz.

9.
Aleci Freitas Filgueira. Escola, lugar de criança brincar e aprender. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Brasil. Orientador: Shirley Pires da Cruz.

10.
Domingas Dias Bispo. Jogos e brincadeiras na educação infantil: uma possibilidade de desenvolvimento da criança. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Brasil. Orientador: Shirley Pires da Cruz.

11.
Leidiana Trigueiro. A indisciplina na escola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Brasil. Orientador: Shirley Pires da Cruz.

12.
Valéria Aparecida do Rosário. Constos de Fadas: a importância da fantasia na socialização e no desenvolvimento afetivo das crianças de 0 a 5 anos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Brasil. Orientador: Shirley Pires da Cruz.

13.
Lays H. Olário. A importância da prática de leitura e o prazer de sua descoberta no processo de alfabetização. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Brasil. Orientador: Shirley Pires da Cruz.

14.
Isabela Reginato. A Responsabilidade social da escola na inclusão das pessoas com deficiência física. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Brasil. Orientador: Shirley Pires da Cruz.

Iniciação científica
1.
Bianca de Oliveira Sanches Eusebio. O meio social e a formação da consciência na criança. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Shirley Pires da Cruz.

2.
Rachel Menezes Batista. Família, escola e a educação da criança: um estudo a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Shirley Pires da Cruz.

3.
Valéria Machado Araujo do Amaral. Pedagogia Histórico-Crítica: um estudo sobre suas contribuições para a educação. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Shirley Pires da Cruz.

4.
Luciana Villani das Neves. Mediação Pedagógica e trabalho educativo na perspectiva histórico-cultural. 2014. Iniciação Científica - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Shirley Pires da Cruz.

5.
Cristiane Aparecida Tronquin. Um estudo sobre a indisciplina escolar. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Orientador: Shirley Pires da Cruz.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 7:34:11