Janne Eyre Araujo de Melo Sarmento

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3168594756572682
  • Última atualização do currículo em 12/11/2018


Possui graduação em PSICOLOGIA (CESMAC,1999). Pós-graduação em Formação para a Docência do Ensino Superior (CESMAC,2004), Pós-graduação em Psicologia Jurídica e Perícia Psicológica Criminal (CESMAC, 2013).Pós-Graduação em Neuropsicologia Clínica (Em andamento). Mestra em Pesquisa em Saúde (CESMAC 2018). Doutoranda em Disturbios do Desenvolvimento (Dinter CESMAC-MACKENZIE 2018) É coordenadora do Curso de Especialização em NeuroEducação e Reabilitação Cognitiva (turma A- 2018). É Professora Titular do Centro Universitário CESMAC lecionando na graduação do Curso de Psicologia as seguintes disciplinas: Anatomia e Neuroanatomia, Fisiologia do Comportamento, Processos Psicológicos Básicos I e II, Neuropsicologia. No curso de Biologia leciona Anatomia Humana. É Professora da Pós-graduação- Lato-Sensu -em Neuropsicologia Clínica Geral, Psicologia Clínica e Saúde Mental, Psicopedagogia, Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem e NeuroEducação e Reabilitação Cognitiva. Pesquisadora convidada pela Faculdade São Fidelis-Rio de Janeiro fazendo parte da equipe de pesquisadores convidados do Grupo de Pesquisa: Sociedade, Saúde e Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Janne Eyre Araujo de Melo Sarmento
Nome em citações bibliográficas
SARMENTO,J.E.A.M

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Educacional Jayme de Altavila r.
RUA IRIS ALAGOENSE 437
FAROL
57051370 - Maceió, AL - Brasil
Telefone: (82) 32155000
Ramal: 5152
URL da Homepage: www.fejal.com.br


Formação acadêmica/titulação


2017 - 2018
Mestrado profissional em Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde.
Centro Universitário Cesmac, CESMAC, Brasil.
Título: Psicoterapia de Base Psicanalítica no Tratamento da Depressão Pós-Parto: uma revisão sistemática com metan´lisr, Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Pedro de Lemos Menezes.
Coorientador: Evanisa Helena Maio de Brum.
2016
Especialização em andamento em Neuropsicologia Clinica. (Carga Horária: 500h).
Faculdade de Ensino Alternativa de Arapiraca, FERA, Brasil.
2009 - 2013
Especialização em Psicologia Juridica e Perícia Psicológica Criminal. (Carga Horária: 390h).
Centro Universitário Cesmac, CESMAC, Brasil.
Título: Epidemiologia do Suicidio no Municipio de Maceió.
Orientador: Prof. Dr. Liércio Pinheiro de Araujo.
2002 - 2004
Especialização em DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR. (Carga Horária: 360h).
Fundação Educacional Jayme de Altavila r, FEJAL, Brasil.
Título: UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS: UM DESAFIO PARA O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO.
Orientador: LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO.
1992 - 1999
Graduação em PSICOLOGIA.
Fundação Educacional Jayme de Altavila r, FEJAL, Brasil.




Formação Complementar


2013
Curso de Formação em Neurofeedback. (Carga horária: 21h).
DESPERTA- Núcleo Transdisiciplinar para o Desnvolvimento da Saúde do Aprend, DESPERTA, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Suicídio e Atendimento Psicoterápico. (Carga horária: 5h).
Centro Universitário CESMAC, FEJAL, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Psicanálise e Clínica com Bebês. (Carga horária: 4h).
Núcleo de Estudos e Clínica Psicanalítica Lacaniana, NECPL, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em O Inominável. (Carga horária: 10h).
Núcleo de Estudos e Clínica Psicanalítica Lacaniana, NECPL, Brasil.
2012 - 2012
Avaliação Formativa no Ensino Superior. (Carga horária: 4h).
Centro Universitário CESMAC, FEJAL, Brasil.
2012 - 2012
PIG FORMAÇÃO -Programa de Formação Continuada. (Carga horária: 12h).
ESTACIO DE SÁ -FAL ALAGOAS, ES, Brasil.
2008 - 2008
CAPACITAÇÃO EM PERICIA PSICOLÓGICA E CRIMINAL. (Carga horária: 80h).
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEIO, CESMAC, Brasil.
2003 - 2003
OPERADOR DE MICROCOMPUTADOR COM INTERNET. (Carga horária: 60h).
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL, SENAC, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em ATUALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA HOSPITALAR. (Carga horária: 64h).
CENTRO DE ESTUDOS PROFESSOR IB GATTO FALCÃO, CEPIBF, Brasil.
1997 - 1998
Extensão universitária em MONITORIA DA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA.
Fundação Educacional Jayme de Altavila r, FEJAL, Brasil.


Atuação Profissional



na Escola Estadual Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes, ESEVP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Projeto de Extensão


Escola Estadual Rotary, EER, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Projeto de Extensão


Faculdade Estácio de Alagoas, Estácio FAL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Especialista, Carga horária: 10
Outras informações
- Ministrou as disciplinas de Anatomia Humana e Neuroanatomia no Curso de Educação Física nos períodos de 2008 a 2010. - Ministrou a disciplina de Neuroanatomia nos Curso de Fisioterapia no período de 2010. - Ministrou as disiplinas de Anatomia Sistêmica e Anatomia do Sistema Locomotor nos Cursos de Eucação Física, Fisioterapia e Enfermagem no período de 2012 a 2013.


FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO BAIXO SÃO FRANCISCO DR. RAIMUNDO MARINHO, FEBSFDRM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 10
Outras informações
- Ministrou Aulas nos Cursos de Lincenciatura Plena em História, Letras e Matemática com a Disciplina de Psicologia da Educação. - Ministrou Aulas no Curso de Administração com as Disciplinas de Psicologia e Psicologia Aplicada.

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações
- Ministrou Aulas no Curso Técnico em Enfermagem nas seguintes Disciplinas: Anatomia e Fisiologia(teórica e prática), Psicologia e Fisiopatologia.


Fundação Educacional Jayme de Altavila r, FEJAL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30
Outras informações
- Ministrou na Graduação em Psicologia as seguintes disciplinas: Ciências Morfológicas I e II no período de 2006 a 2008, Psicologia Geral e Experimental IV no período de 2006, Ciências Fisiológicas e Psicologia Experimental III no período de 2007 e em 2009 ministrou a disciplina de Fisiologia do Comportamento. - Atualmente ministra as seguintes disciplinas na Graduação em Psicologia: Neuroanatomia, Processos Psicológicos Básicos I, Psicologia Experimental I, Neuropsicologia, Fisiologia do Comportamento e Psicologia da Personalidade. - Ministrou na Graduação em Enfermagem as seguintes disciplinas: Anatomia Humana I e II nos períodos de 2006 a 2010. - Atualmente ministra a disciplina de Anatomia Humana na Graduação em Farmácia.


Escola Estadual odete Bonfim, ODETE BONFIM, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Escola Estadual odete Bonfim, Enquadramento Funcional: Professor Monitor, Carga horária: 20
Outras informações
- Ministrou aulas nas disciplinas de Biologia e Filosofia.


Centro Universitário CESMAC, FEJAL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof Colaborador da Comissão de Biossegurança, Carga horária: 4

Atividades

05/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Universitário CESMAC, .



Linhas de pesquisa


1.
Pesquisa Clinica Laboratorial


Projetos de pesquisa


2017 - 2018
Avaliação do Desenvolvimento de Bebês com o Teste Denver II
Descrição: O desenvolvimento infantil ocorre devido a uma complexidade de fatores bio-psico-sociais que interagem dinamicamente (Cole & Cole, 2003; Halpern & Figueiras, 2004) e podem levar a criança a ter um desenvolvimento típico ou atípico. Neste contexto, pesquisadores da área apontam para a importância da identificação precoce de sinais de atraso no desenvolvimento infantil, para que intervenções precoces possam ser realizadas, destacam também que quanto mais precoce for a intervenção melhor será o prognóstico (Boshi, 2000). Neste sentido a faixa etária de zero a três anos vem sendo considerada a fase mais importante para a realização de intervenções precoces (Filho, Corrêa & França, 2002), pois neste período se formam 90% das conexões sinápticas que vamos ter ao longo da vida (Didonet, 2002). Uma das formas de avalição amplamente utilizada para identificação precoce de sinais de atraso no desenvolvimento é o Teste Denver II (Sigolo & Aiello, 2011; Moraes, Weber, Santos & Almeida, 2010). O Denver II avalia crianças de zero a seis anos com um total de 125 itens subdivididos em quatro áreas: motor-grosseiro, motor fino-adaptativo, linguagem e pessoal-social. Além disto, correlaciona cada item com a idade e o percentual da população padronizada que realizou determinado item ou comportamento. Cada um dos itens avaliados é classificado como: normal, cuidado e atraso (Frankenburg et al., 1992). Além disto, o Denver II apresenta algumas vantagens, como a facilidade e rapidez na aplicação, baixo custo e possibilidade de treinamento rápido da equipe de aplicação, podendo ser utilizado por profissionais da área da saúde e educação e aplicado em diversos ambientes (Sigolo & Aiello, 2011; Filipeck et al, 1999). Lima, Cavalcante e Costa (2016) realizaram uma revisão sistemática de literatura com o objetivo de analisar estudos que avaliaram o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças brasileiras mediante o Teste de Triagem de Desenvolvimento Denver II. Para tanto seguiram as recomendações PRISMA e realizaram a busca nas bases de dados MEDLINE, LILACS, SciELO, Scopus, PubMed e Web of Science. Foram selecionados 31 artigos, a maior parte deles avaliou o desenvolvimento de crianças típicas em contextos ambulatoriais, residentes na região Sudeste e com até 3 anos de idade, utilizando abordagens de pesquisa transversais. O percentual de suspeitas de atraso ou atrasos de desenvolvimento em crianças típicas variou de 0 a 46,3%, e em crianças atípicas de 14,2% a 100%. Notam-se diversos fatores de risco e altos percentuais de suspeitas e atrasos do desenvolvimento neuropsicomotor infantil, sugerindo a necessidade de serviços de triagem padronizados e mais bem distribuídos nacionalmente. Desta forma, os dados apontados neste estudo podem apoiar ações preventivas aos riscos e atrasos de desenvolvimento de crianças brasileiras e apontam para a importância da realização deste tipo de avaliação, principalmente no nordeste, pois a maioria dos estudos foi realizado no sudeste do Brasil. Com base no acima exposto, este trabalho tem como objetivo avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor de bebês (0 a 3 anos) atendidos na Estratégia de Saúde da Família, unidade Farol em Maceió ? Alagoas, utilizando o Teste de Triagem de Desenvolvimento Denver II. Esta avaliação terá como base a concepção da importância de realizar avaliações precoces no desenvolvimento infantil, principalmente em bebês de zero a três anos, para que a partir dos dados coletados seja possível identificar e encaminhar aos serviços especializados as crianças que necessitam de maior atenção dos profissionais de saúde. Espera-se que com este trabalho seja possível criar condições adequadas para um desenvolvimento favorável (Corrêa e Filho, 2002)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Janne Eyre Araujo de Melo Sarmento - Coordenador / Evanisa Helena Maio de Brum - Integrante / Isabelle Anne Silva - Integrante / Aline Rayane Silva Araújo - Integrante / Adriana Nazário da Silva - Integrante.
2011 - 2012
Habilidades Matemáticas e Características Sociodemográficas em Estudantes do Ensino Superior na Cidade de Maceió.
Descrição: O mundo moderno atual caracteriza por crescentes e rápidas alterações quando o todo momento aparecem situações, por vez complexas, que é preciso analisar, interpretar, resolver e tomar decisões eficientes e objetivas. A sociedade busca pessoas com grande capacidade de adaptação, aptas a aprender novas técnicas, capazes de formular problemas decorrentes de situações com que se deparem e de resolvê-los com habilidade, ou seja, indivíduos que pensam de uma forma versátil, critica, eficaz e criativa. Atualmente tem sido feitos estudos em Educação e Psicologia com vistas a compreender e medir as habilidades matemáticas de estudantes universitários. Conforme Primi et. al (2002), com as transformações pelas quais a sociedade tem passado, cada vez mais tem sido apontado que será necessário ao profissional das próximas gerações, não apenas o domínio de conhecimentos específicos, mas a capacidade de se adaptar rapidamente e assimilar novas informações de um mundo em constante transformação. Isso vem se tornando um pré-requisito básico para o perfil do profissional do novo milênio. Portanto, a universidade deverá, cada vez mais, produzir estratégias que privilegiem, não só a aprendizagem de conteúdos, mas também a aprendizagem de estratégias de adaptação a situações novas. Newmann García (1995) resumiu as características das habilidades da seguinte forma: As habilidades são específicas (são habilidades para uma determinada classe de atividades). A habilidade é um conceito dinâmico (desenvolvem-se durante a realização da atividade adequada). As habilidades são transitórias ou provisórias. O progresso e o sucesso na execução de uma atividade dependem de um complexo de habilidades e não de uma habilidade tomada isoladamente. Um alto desempenho em uma atividade pode ser produzido por diferentes combinações de habilidades. Uma deficiência em uma habilidade pode ser compensada por outra habilidade (é possível obter um desempenho excepcional mesmo que o indivíduo apresente fraquezas ou deficiências em relação a alguma habilidade). Embora, psicólogos, professores e pedagogos estejam interessados em avaliar, além das habilidades gerais, outras coisas, tais como personalidade e motivação, nem por isso é menos verdade que uma medida exata e significativa da inteligência geral, distintamente dessas outras qualidades, continua a ser tão importante como nunca. Na verdade, as concepções de inteligência mudaram de tal forma que o psicólogo, hoje, necessita de uma compreensão mais precisa e mais completa daquilo que está medindo, do que o fazia nos velhos tempos do Binet e de outros testes verbais não fatorados, que misturavam inteligência, escolaridade e efeitos de condições sociais. Um vasto corpo de pesquisa acumulado demonstra que depois dos períodos de ensino fundamental, ensino médio e universidade o desempenho em testes de inteligência é bastante estável (Anastasi, 1977). Segundo Anastasi e Urbina (2000), os instrumentos utilizados na avaliação psicológica são ferramentas que contribuem efetivamente em várias áreas da vida cotidiana. Dentre esses instrumentos, destacam-se os testes psicológicos, cujo uso tem crescido em um ritmo cada vez mais acelerado. Faz-se necessário, então, um conceito que melhor descreva o que são e, qual a função dos testes psicológicos. Segundo as autoras o objetivo macro da avaliação psicológica consiste em medir diferenças e reações entre os sujeitos, ou o mesmo indivíduo em circunstâncias diferentes. No entanto, é de grande importância que se tenham conhecimentos básicos do conteúdo psicométrico de cada teste para que a tomada de decisão seja feita de maneira correta e precisa. A escolha do tema fundamenta-se, exatamente, na investigação e avaliação do desempenho intelectivo ? habilidades matemáticas - dos estudantes do ensino superior do Centro Universitário - CESMAC, e a relação desse desempenho com as suas caracterí.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Janne Eyre Araujo de Melo Sarmento - Integrante / Edel Alexandre Silva Pontes - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - Atual
CONSTRUINDO HISTÓRIAS: LEITURA LÚDICA VISUAL E RESGATE DO BRINCAR COM CRIANÇAS DA COMUNIDADE VILA REDENÇÃO
Descrição: Este projeto tem como proposta a intervenção voltada para o desenvolvimento psicossocial das crianças moradoras da comunidade Vila Redenção, mais conhecida como Comunidade do Bolão, através da leitura lúdica visual e do brincar. Dessa forma, busca-se produzir um desempenho significativo por meio de brincadeiras e leituras visuais, para que as crianças da comunidade possam aprimorar sua criatividade além dos aspectos cognitivos, sociais, culturais, afetivos e físicos. A metodologia utilizada nesse projeto de intervenção será a pesquisa ação, a qual permite explorar de uma forma mais ampla como o lúdico vai influenciar no desenvolvimento psicossocial da criança, proporcionando maior familiaridade com o contexto em que a criança está inserida para entender melhor como acontece esse desenvolvimento através de brincadeira propostas e leitura lúdica. Destacamos que a proposta presente surgiu de conversas informais com a comunidade, que solicitou um olhar sobre o brincar na comunidade, auxiliando as crianças a construírem/reconstruírem novas/velhas formas de brincar e de relação com a leitura. Palavras-Chave: Brincadeira. Comunidade. Criança. Leitura. Lúdico..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Janne Eyre Araujo de Melo Sarmento - Integrante / Daniela Botti - Coordenador / Adelayde França Pereira - Integrante / Daniela Ferreira de Omena - Integrante / Leticia Emelly Silva Bezerra - Integrante / Laura Ingrid Crizanto daa Silva Lima - Integrante / Luciene Bezerra Dantas - Integrante / Tatiane Tenório dos Santos - Integrante.
2012 - 2013
Estudo das Habilidades Lógico Matemáticas e Aspectos Cognitivos de Estudantes do Ensino Público de Maceió
Descrição: Hoje, o mundo globalizado em que vivemos requer de todos, habilidades para que cada um possa solucionar seus problemas de forma rápida e precisa. Desenvolvendo assim no ser humano uma capacidade para tomar decisões que sejam objetivas e eficientes de acordo com as situações vivenciadas pelo individuo. Baseados nesse contexto este Projeto de Pesquisa que será desenvolvido na Escola Estadual Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes, tem como objetivo avaliar o grau das habilidades lógico matemáticas e as influências das características sociodemográficas em estudantes do ensino médio. O nosso problema originou-se da necessidade de buscarmos contribuir para o processo do desenvolvimento das habilidades lógico matemáticas levando em consideração os aspectos cognitivos dos estudantes. Essa investigação será desenvolvida com a amostra de 30 estudantes da Rede Estadual de Ensino Médio, sendo este um estudo comparativo de aspectos quantitativo e qualitativo. Essa investigação será desenvolvida da seguinte maneira: 1ª etapa será feita uma visitação a escola para exposição do projeto as autoridades maiores da mesma (direção, coordenação, professores e alunos) a intenção e os objetivos da pesquisa, 2ª etapa haverá palestras ministradas pelos professores e alunos inseridos no projeto com o objetivo de conscientizar e levantar questionamentos sobre as tomadas de decisões e habilidades matemáticas, 3ª etapa será aplicado um teste psicológico- o Teste de Inteligência Geral Não Verbal ? TIG - NV, de uso exclusivo do psicólogo, aplicado pela psicóloga professora colaboradora Janne Eyre Araújo de Melo Sarmento, com a presença dos alunos de psicologia inseridos e presentes no projeto, com o propósito de avaliar as habilidades lógicos matemáticas dos estudantes, 4ª etapa será a avaliação da amostra selecionada, isto é, a avaliação do resultado da amostra pelos professores e alunos envolvidos no projeto,5ª etapa será feita a analise dos resultados obtidos através dos testes e tabulação.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Janne Eyre Araujo de Melo Sarmento - Integrante / Edel Alexandre Silva Pontes - Coordenador.
2011 - 2012
Mapas Conceituais na Educaçaõ Especial
Descrição: O acesso aos recursos oferecidos pela sociedade, escola e tecnologias influenciam determinantemente nos processos de aprendizagem. Entretanto, as limitações do indivíduo com deficiência tendem a tornar-se uma barreira a este aprendizado. Desenvolver recursos de representação e construção de aprendizagem (mapas conceituais) seria uma maneira concreta de neutralizar as barreiras causadas pela deficiência e inserir esse indivíduo nos ambientes ricos para a aprendizagem, proporcionados pela cultura. O nosso problema originou-se da necessidade de desenvolver recursos de representação e construção de ensino e aprendizagem para que o aprendiz seja, portanto, sujeito ativo na construção do próprio conhecimento. Neste contexto, o nosso objetivo e proposta desta intervenção é oferecer oficinas de formação de professores na teoria de mapas conceituais na Escola Estadual Rotary, para que os professores utilizem como instrumento de representação e construção da aprendizagem dos alunos, tendo como aporte teórico uma análise clinica de sua representação e conceituação de acordo com a epistemologia genética. Esta investigação será desenvolvida por meio de um estudo qualitativo e descritivo, sendo divido em três momentos, onde os resultados esperado neste projeto será desenvolver recursos de representação e construção de aprendizagem (mapas conceituais) e inserir esse indivíduo nos ambientes ricos para a aprendizagem a partir da inclusão dos mapas conceituais como metodologia e estratégia de ensino e aprendizagem produzidos pelos professores e alunos numa atividade, pois se o aluno ou professor consegue unir duas relações de conceitos através de um mapa conceitual, o professor ou aluno deve ter a capacidade de explicar qual o significado dessa relação entre os conceitos envolvidos, levando em consideração que a aprendizagem é o fator responsável para construir o processo de negociação entre o professor e o aluno, e vice-versa, e não apenas como recurso para resolver problemas com êx.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Janne Eyre Araujo de Melo Sarmento - Integrante / Alex Melo da SIlva - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2


Membro de comitê de assessoramento


2017 - Atual
Agência de fomento: Centro Universitário Cesmac


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Anatomia/Especialidade: Anatomia Humana.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Fisiológica.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia de Órgãos e Sistemas/Especialidade: Neurofisiologia.
5.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: NEUROCIÊNCIAS.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Homenagem ao Mestre, Formandos em Psicologia- Centro universitário Cesmac 2018/01.
2017
Homenagem de Gratidão ao Mestre, Formandos em Biologia- Centro universitário Cesmac 2016/02.
2016
Homenagem de Gratidão ao Mestre, Formandos em Psicologia- Centro universitário Cesmac 2015/02.
2016
Homenagem de Gratidão ao Mestre, Formandos em Psicologia- Centro universitário Cesmac 2015/02.
2015
Homenagem de Gratidão ao Mestre, Formandos em Psicologia- Centro universitário Cesmac 2014/01.
2015
Homenagem de Gratidão ao Mestre, Formandos em Psicologia- Centro universitário Cesmac 2014/02.
2013
Homenagem de Gratidão ao Mestre, Formandos em Psicologia- Centro universitário Cesmac 2013/02.
2012
Declaração de Amor à Sabedoria, Acadêmcios do Curso de Psicologia-Cesmac- TURMA: 2012/02.
2010
Programa de Remuneração Variável, Estácio de Sá -Fal -Alagoas.
2009
Programa de Remuneração Variável, Estácio de Sá -FAL- Alagoas.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA ; SILVA, A. N. ; CAVALCANTE, A. C. F. M. ; ARAUJO, A. R. S. ; GONCALVES, B. S. ; LOURENCO ; BARROS ; BRUM, E. H. M. ; SARMENTO,J.E.A.M . Nascimento de bebês com microcefalia: um fator de risco para a depressão pós-parto?. In: I Congresso Internacional de Microcefalia e Audição, 2018, MACEIO. I Congresso Internacional de Microcefalia e Audição. MACEIO: Cesmac, 2018. v. 1. p. 140-140.

2.
BARROS ; CAVALCANTE, A. C. F. M. ; LOURENCO ; SILVA, I. A. ; SARMENTO,J.E.A.M ; BRUM, E. H. M. . DEPRESSÃO PÓS-PARTO: COMO DIAGNOSTICAR?. In: CASME, 2018, MACEIO. 2º Congresso e 4º Simpósio Alagoano de Saúde Mental ? ANAIS, 2018. p. 50-51.

3.
OMENA, Q. A. C. ; XAVIER, L. B. ; SILVA, L. B. ; SARMENTO,J.E.A.M ; BRUM, E. H. M. . O TRATAMENTO DA DEPRESSÃO PÓS-PARTO COMO UM AGENTE DE PROMOÇÃO À SAÚDE MENTAL INFANTIL. In: 2º Congresso Alagoano de Saúde Mental e 4º Simpósio Alagoano de Saúde Mental, 2018, MACEIO. 2º Congresso Alagoano de Saúde Mental e 4º Simpósio Alagoano de Saúde Mental- Anais, 2018. p. 48.

4.
SARMENTO,J.E.A.M; SILVA, A. N. ; BARROS, B. G. L. ; LIMA, S. H. C. G. ; BRUM, E. H. M. . PERCEPÇÃO DE SUPORTE SOCIAL EM MÃES COM DEPRESSÃO PÓS-PARTO. In: 2º Congresso e 4º Simpósio Alagoano de Saúde Mental, 2018, MACEIO. 2º Congresso e 4º Simpósio Alagoano de Saúde Mental ? ANAIS, 2018. p. 52.

5.
PEREIRA, A. F. ; OMENA, D. F. ; LIMA, L. I. C. D. S. ; BEZERRA, L. E. S. ; DANTAS, L. B. ; SANTOS, T. T. ; BOTTI, D. ; SARMENTO,J.E.A.M . CONSTRUINDO HISTÓRIAS: LEITURA LÚDICA VISUAL E RESGATE DO BRINCAR COM CRIANÇAS DA COMUNIDADE VILA REDENÇÃO. In: I Seminário Internacional sobre Pesquisa Qualitativa nos Diferentes Campos do Saber e V Encontro de Psicologia, Fenomenologia e Realidade Brasileira, 2018, MACEIO. Anais da I Seminário Internacional sobre Pesquisa Qualitativa nos Diferentes Campos do Saber e V Encontro de Psicologia, Fenomenologia e Realidade Brasileira. MACEIO: Cesmac, 2018. p. 94.

6.
SARMENTO,J.E.A.M; BRUM, E. H. M. ; OLIVEIRA, C. A. E. ; DUARTE, H. L. C. ; MENEZES, P. L. . PSICOTERAPIA DE BASE PSICANALÍTICA NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO PÓS-PARTO: uma revisão sistemática com metanálise. In: I Seminário Internacional sobre Pesquisa Qualitativa nos Diferentes Campos do Saber e V Encontro de Psicologia, Fenomenologia e Realidade Brasileira, 2018, MACEIO. Anais da I Seminário Internacional sobre Pesquisa Qualitativa nos Diferentes Campos do Saber e V Encontro de Psicologia, Fenomenologia e Realidade Brasileira. MACEIO: Cesmac, 2018. p. 173.

7.
PEREIRA, J. R. S. ; SARMENTO,J.E.A.M ; BERNARDINO, J. A. ; FELIX, V. B. ; SOARES, E. D. . USO DO APLICATIVO PLICKERS® COMO FERRAMENTA DE PESQUISA QUALITATIVA: relato de experiência.. In: I Seminário Internacional sobre Pesquisa Qualitativa nos Diferentes Campos do Saber e V Encontro de Psicologia, Fenomenologia e Realidade Brasileira, 2018, MACEIO. Anais da I Seminário Internacional sobre Pesquisa Qualitativa nos Diferentes Campos do Saber e V Encontro de Psicologia, Fenomenologia e Realidade Brasileira. MACEIO: Cesmac, 2018. p. 198.

8.
SANTOS, ; SILVA, G. B. ; SANTOS, M. F. ; SANTOS, Y. P. P. ; SARMENTO,J.E.A.M . RELATO DE EXPERIÊNCIA: SEMINÁRIOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINOAPRENDIZAGEM NA VIDA ACADÊMICA. In: I Seminário Internacional sobre Pesquisa Qualitativa nos Diferentes Campos do Saber e V Encontro de Psicologia, Fenomenologia e Realidade Brasileira, 2018, MACEIO. Anais da I Seminário Internacional sobre Pesquisa Qualitativa nos Diferentes Campos do Saber e V Encontro de Psicologia, Fenomenologia e Realidade Brasileira. MACEIO: Cesmac, 2018.

9.
SOUZA, J. F. B. ; LIMA, N. L. S. T. ; SILVA, M. S. ; SILVA, G. M. ; SARMENTO,J.E.A.M . DERMATOLOGIA E EMOÇÕES. In: I Seminário Internacional sobre Pesquisa Qualitativa nos Diferentes Campos do Saber e V Encontro de Psicologia, Fenomenologia e Realidade Brasileira, 2018, MACEIO. Anais da I Seminário Internacional sobre Pesquisa Qualitativa nos Diferentes Campos do Saber e V Encontro de Psicologia, Fenomenologia e Realidade Brasileira. MACEIO: Cesmac, 2018.

10.
XAVIER, L. B. ; BRITO, G. M. S. ; SILVA, L. B. ; OMENA, Q. A. C. ; BRUM, E. H. M. ; SARMENTO,J.E.A.M . Relato de Experiência: Um Primeiro contato com a Microcefalia. In: I Congresso Internacional de Microcefalia e Audição, 2018, MACEIO. I Congresso Internacional de Microcefalia e Audição. MACEIO: Cesmac, 2018. v. 1. p. 169-169.

11.
BRUM, E. H. M. ; LIMA, S. H. C. G. ; SARMENTO,J.E.A.M ; CAVALCANTE, A. C. F. M. ; SILVA, I. A. ; SILVA ; BARROS ; LOURENCO . O impacto dos transtornos mentais comuns no desenvolvimento infantil: Revisando a literatura. In: 47ª Reunião da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2017, São Paulo. Anais da 47ª Reunião da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2017. v. 47. p. 486.

Apresentações de Trabalho
1.
SARMENTO,J.E.A.M. A Epidemiolgia do Suicidio no Municipio de Maceió. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SARMENTO, J. E. A. M.; ROSA, W. ; SARMENTO,J.E.A.M . Baleia Azul e Suicidio. 2017.

2.
SARMENTO,J.E.A.M; MORAES, C. J. ; ARAUJO, L. P. ; LAMARTINE, A. ; BEZERRA, F. . Suicídio: é preciso falar sobre o assunto?. Read more at https://cesmac.edu.br/noticias/gerais/debate-sobre-suicidio-lotou-auditorio-do-campus-iii#EbH56oz5U6mjQ49o.99. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SARMENTO,J.E.A.M. Manual de Aulas Práticas da Disiciplina de Neuroanatomia para o Curso de Psicologia. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Graduação Psicologia).

2.
SARMENTO,J.E.A.M. Protocolos de Aula Prática. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de Apoio para os alunos).

3.
SARMENTO,J.E.A.M. Apostila de Anatomia Humana e Neuroanatomia. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Graduação Biologia).

4.
SARMENTO,J.E.A.M. Desenvolvimento do Cerebro Infantil. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PÓS-GRADUAÇÃO- Neuropsicologia Clínica Infantil).

5.
SARMENTO,J.E.A.M. Neuroanatmia Funcional. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PÓS-GRADUAÇÃO- Neuropsicologia Clínica Infantil).

6.
SARMENTO,J.E.A.M. Neuroanatmia Funcional. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PÓS-GRADUAÇÃO- Neuropsicologia Clínica).

7.
SARMENTO,J.E.A.M. Neurociências Básicas. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PÓS-GRADUAÇÃO- Neuropsicologia Clínica).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Patrícia Lessa de Carvalho. Avaliação Neuropsicológica de Acidente Vascular Isquêmico no Idoso com Afasia de Broca. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia Clínica) - Centro Universitário CESMAC.

2.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Amanda Kelly Loureiro de Lima. Reabilitação Cognitiva na Doença de Alzheimer: O Enfoque da Terapia Ocupacional.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia Clínica) - Centro Universitário CESMAC.

3.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Aryanna Soares Costa. Avaliação do Desempenho Psiquiátrico e Cognitivo do Portador da Doença de Pink. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia Clínica) - Centro Universitário CESMAC.

4.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Cristiana Silva Ferro. Avaliando o Acidente Vascular Cerebral Isquêmico em Pacientes Idosos com Afasia de Wernicke. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia Clínica) - Centro Universitário CESMAC.

5.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Priscila Aline Ferreira de Oliveira. Independência Funcional de Crianças com Síndrome de Down. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia Clínica) - Centro Universitário CESMAC.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Maria de Fátima Francisco de Almeida.Relatório de Estágio na Ênfase em Processos Educativos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Centro Universitário CESMAC.

2.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Ricardo de Oliveira Silva.Relatório de Estágio na Ênfase em Processos Educativos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Centro Universitário CESMAC.

3.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Manuela Pereira da Silva Tenório de Oliveira.Relatório de Estágio na Ênfase em Processos Educativos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Centro Universitário CESMAC.

4.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Laura Cabral de Oliveira.Relatório de Estágio na Ênfase em Processos Educativos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Centro Universitário CESMAC.

5.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Rose Vanessa Beiriz de Araújo.Relatório de Estágio na Ênfase em Processos de Prevenção à Saúde. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Centro Universitário CESMAC.

6.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Rita de Kassia Colatino de Araújo.Relatório de Estágio na Ênfase em Processos Educativos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Centro Universitário CESMAC.

7.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Everline Queroline Lisboa.Avaliação como Instrumento na Educação Especial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Centro Universitário CESMAC.

8.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Roberts dos Santos Brasiliano e Thainá Lissia Macknight.A Ansiedade no processo de Obtenção da Primeira CNH. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Centro Universitário CESMAC.

9.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Amanda Carla de A.Santos e Raianne Carla G. dos Santos Silva.O Processo de Aprendizagem de Crianças com TDHA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Centro Universitário CESMAC.

10.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Allana Accioly de Miranda.A Importância do Vínculo Afetivo entre o Cuidador e o Convívio para a Promoção de Bem estar do Idoso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Centro Universitário CESMAC.

11.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Ione Lins Santos.Contribuição do Psicólogo numa Instituição de Longa Permanência de Idosos: Narrativa de uma experiênciade uma. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Centro Universitário CESMAC.

12.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Amanda Cruz Lessa e Frankeline Rodrigues Silva..Motivação de Pessoas com Lesão Medular para Prática de Esportes:Uma Revisão de Leitura.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Centro Universitário CESMAC.

13.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de José Edeildo dos Santos e Rafael Oliveira dos Santos..Razões que Levam a Prática do Bullying. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Centro Universitário CESMAC.

14.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Flávia Giornordoli Moura Rezende e Leila dos Santos Ferreira.Os Desafios dos Cuidadores e Familiares na Doença de Alzheimer: Uma breve revisão.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Centro Universitário CESMAC.

15.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Wellington Roberto dos Santos.Abuso Sexual Infanto Juvenil no Âmbito Intrafamiliar: relato de caso e revisão de literatura.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC.

16.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Paulina de Oliveira Albuquerque.A Visão de Viktor Frankl frente ao Adoecimento da Sociedade Contemporânea e o Câncer como meio de Sofrimento,:Um tratamento Logoterapico.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC.

17.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Elizabete Ferreira dos Santos Silva e Renata Santana Ciriaco.A Flor da Pele: Um Estudo sobre Vitiligo e Emoções na Terapia Cognitivo-Comportamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Centro Universitário CESMAC.

18.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Fernanda Lopes P. Barbosa e Mirian Sheyla dos S. F. Amorim.Humanização nas Organizações: Uma alternativa eficaz na promoção da Qualidade de Vida. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Cesmac.

19.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Bruna Williane F.S. Powell e Maryana dos S. de Oliveira.Assédio Moral nas Relações de Trabalho. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Cesmac.

20.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Beranrdo Lucena Júnir e Rayanne Emanuelle Basto Callado de L.Relação do Nervo Isquiático e seus ramos com pontos de acupuntura utilizados para o tratamento de dor irradiada para membros inferiores: um estudo topográfico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Alagoas.

21.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Monnyque Pereira dos Santos e Thaisa Regina Rocha Costa.Sexualidade e Sexo na Terceira Idade: Mitos e Verdades. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Cesmac.

22.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Anne Caroline dos Reis Costa e Mariana da Costa Coimbra.A Importância da Educação Profissionalizante para a Inclusão da Pessoa Cega no Trabalho.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Cesmac.

23.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Dreicy Karolinny Estevão de Araújo.Transtornos Alimentares.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Cesmac.

24.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Cristiana Silva Ferro e Patricia Lessa de Carvalho..A Importância do Acompanhamento Psicológico na Cirurgia Bariátrica.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Cesmac.

25.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Patricia Noemy Rocha Maia M.Canuto.O Papel da Familia para a Inclusão da Pessoa com Sindrome de Down.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Cesmac.

26.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Rafaella da Silva Rosas.Os Aspectos Psicossociais no Desenvolvimento da Anorexia Nervosa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Cesmac.

27.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Aldine Kessya M. deAraújo e Eloisa Maria Rocha Baltar..Câncer Infantil: Um Estudo sobre a Dinâmica Emocional da Familia e o Processo de Hospitalização.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Cesmac.

28.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Luziene Pereira Coutinho..Breves Considerações sobre a Doença de Alzheimer.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Cesmac.

29.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Maria Anyelle M. de M. Santos e Maria Tereza Torres Araujo.Abordagem Familiar com Intervenção Psicoeducativa: Uma Estratégia nos Cuidados à familia com Paciente Esquizofrênico.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Cesmac.

30.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Kaanda Barros Ribeiro e Tereza Cristina B.Ribeiro.A Qualidade de Vida Começa no Útero: Implicações da Relação Afetiva Mãe-Feto.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Cesmac.

31.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Mary Luse de M. L.Rego e Mônica Rosa de J.P..A Importância da Imagem Corporal nas Mulheres Mastectomizadas.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Cesmac.

32.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de FLavia Farias Pereira e Elisângela Bezerra.Os Efeitos do Alcoolismo na Saúde de um Individuo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário CESMAC.

33.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Fernanda Lira Mendes Costa.A Criança Hospitalizada: Aspectos Emocionais Evidenciados por esta realidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEIO.

34.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Maria das Dores de Melo Nunes.O Fascínio mórbido do homem pelo objeto de destruição: as drogas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEIO.

35.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Ana Elizabete A. de Andrade.A Importância do apoio afetivo familiar na recuperação do dependente químico.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEIO.

36.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Grasiela do Amaral Almeida.Abuso Sexual em Crianças. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Fundação Educacional Jayme de Altavila r.

37.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Sarah Regina Cardozo Barboza na Psicoterapia.Influencia dos Florais de Bach na Psicoterapia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Fundação Educacional Jayme de Altavila r.

38.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Emmanuelle Tenório Cardoso.Cromoterapia: Uma Vida mais Colorida. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Fundação Educacional Jayme de Altavila r.

39.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Flavia Procópio de Carvalho Moura.Psicologia Ambiental e Qualidade de Vida no Ambiente Interno. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Fundação Educacional Jayme de Altavila r.

40.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Walesca Correia Cajé.Orientação Vocacional. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Fundação Educacional Jayme de Altavila r.

41.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Karla Wanessa Ferro Coimbra.Transtorno Obsessivo-Compulsivo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Fundação Educacional Jayme de Altavila r.

42.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Naira Silva de Freitas.O Esporte e o Desenvolvimento Psicoemocional da Criança. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Fundação Educacional Jayme de Altavila r.

43.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Cicera Iva Pereira.A Capoeira como ferramenta de Psicoterapia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Fundação Educacional Jayme de Altavila r.

44.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Maria Angelita Medes de Lyra.Anorexia: Um Sintoma da Atualidade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Fundação Educacional Jayme de Altavila r.

45.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Flavia Danielle Rogato Farias.O Assedio Moral nas Organizações. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Fundação Educacional Jayme de Altavila r.

46.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Luciana Lemos Branquinho de Pinho.Construindo um Ser Feminino. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Fundação Educacional Jayme de Altavila r.

47.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Arnaldo Santos Júnior.Controle de Estoque. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMISTRAÇÃO) - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO BAIXO SÃO FRANCISCO DR. RAIMUNDO MARINHO.

48.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Glábio Lima Santos.Processo de Recrutamento e Seleção. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMISTRAÇÃO) - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO BAIXO SÃO FRANCISCO DR. RAIMUNDO MARINHO.

49.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Joan Brandão Santos.O Sistema de Compra da usina Coruripe. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMISTRAÇÃO) - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO BAIXO SÃO FRANCISCO DR. RAIMUNDO MARINHO.

50.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Jose Donizete Macário.Descrição e Análise de Cargos e Salários da Empresa Distribuidora Alagoana de Bebida. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMISTRAÇÃO) - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO BAIXO SÃO FRANCISCO DR. RAIMUNDO MARINHO.

51.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Maria do Carmo de Souza Silva.O Controlador e Seus Dependentes. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMISTRAÇÃO) - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO BAIXO SÃO FRANCISCO DR. RAIMUNDO MARINHO.

52.
SARMENTO,J.E.A.M. Participação em banca de Magna Mércia Alves Vieira.Implementação de um plano de Benefício. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMISTRAÇÃO) - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO BAIXO SÃO FRANCISCO DR. RAIMUNDO MARINHO.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Congresso Alagoano de Saúde Mental- CASME. ?O TRATAMENTO DA DEPRESSÃO PÓS-PARTO COMO UM AGENTE DE PROMOÇÃO À SAÚDE MENTAL INFANTIL?. 2018. (Congresso).

2.
2º Congresso Alagoano de Saúde Mental- CASME. ?DEPRESSÃO PÓS-PARTO: COMO DIAGNOSTICAR??. 2018. (Congresso).

3.
2º Congresso Alagoano de Saúde Mental- CASME. ?PERCEPÇÃO DE SUPORTE SOCIAL EM MÃES COM DEPRESSÃO PÓS-PARTO?. 2018. (Congresso).

4.
48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Prevalência de Depressão Pós-Parto em Mães de Bebês atendidas na Estratégia de Saúde da Família tendidas em Maceió- Alagoas. 2018. (Congresso).

5.
4º Simpósio Alagoano de Saúde Mental.o ?O TRATAMENTO DA DEPRESSÃO PÓS-PARTO COMO UM AGENTE DE PROMOÇÃO À SAÚDE MENTAL INFANTIL?. 2018. (Simpósio).

6.
4º Simpósio Alagoano de Saúde Mental.?PERCEPÇÃO DE SUPORTE SOCIAL EM MÃES COM DEPRESSÃO PÓS-PARTO?. 2018. (Simpósio).

7.
4º Simpósio Alagoano de Saúde Mental.?DEPRESSÃO PÓS-PARTO: COMO DIAGNOSTICAR??. 2018. (Simpósio).

8.
70ª Reunião Anual da SBPC.USO DO APLICATIVO PLICKERS® EM SALA DE AULA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2018. (Outra).

9.
A UTILIZAÇÃO DO PREZI COMO FERRAMENTA DE APOIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2018. (Oficina).

10.
GAMIFICATION ? A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO INTEGRADO. 2018. (Oficina).

11.
INFOGRÁFICO - ELEMENTOS GRÁFICO-VISUAIS INTEGRADOS EM TEXTOS SINTÉTICOS E DADOS NUMÉRICOS. 2018. (Oficina).

12.
I Seminário Internacional sobre Pesquisa Qualitativa nos diferentes campos do saber.PSICOTERAPIA DE BASE PSICANALÍTICA NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO PÓS-PARTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA COM METANÁLISE. 2018. (Seminário).

13.
I Seminário Internacional sobre Pesquisa Qualitativa nos diferentes campos do saber; V Encontro Psicologia, Fenomenologia e Realidade Brasileira.CONSTRUINDO HISTÓRIAS: LEITURA LÚDICA VISUAL E RESGATE DO BRINCAR COM CRIANÇAS NA COMUNIDADE VILA REDENÇÃO. 2018. (Seminário).

14.
I Seminário Internacional sobre Pesquisa Qualitativa nos diferentes campos do saber; V Encontro Psicologia, Fenomenologia e Realidade Brasileira.USO DO APLICATIVO PLICKERS® COMO FERRAMENTA DE PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2018. (Seminário).

15.
I Seminário Internacional sobre Pesquisa Qualitativa nos diferentes campos do saber; V Encontro Psicologia, Fenomenologia e Realidade Brasileira.RELATO DE EXPERIÊNCIA: SEMINÁRIOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA VIDA ACADÊMICA. 2018. (Seminário).

16.
MAPA CONCEITUAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2018. (Oficina).

17.
O PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM E A RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO BASEADO EM ESTUDOS DE CASOS. 2018. (Oficina).

18.
UTILIZANDO O POWER POINT DE FORMA INTERATIVA. 2018. (Oficina).

19.
V Encontro Psicologia, Fenomenologia e Realidade Brasileira.USO DO APLICATIVO PLICKERS® COMO FERRAMENTA DE PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2018. (Encontro).

20.
47º Reunião da Sociedade Brasileira de Psicologia e 1º Congresso Brasileiro de História da Psicologia. O Impacto dos Transtornos Mentais Comuns no Desenvolvimento Infantil: Revisando a Literatura. 2017. (Congresso).

21.
Congresso Brasileiro de Psicologia: Desafios e Práticas da Psicologia Contemporporânea. 2017. (Congresso).

22.
Congresso Brasileiro de Psicologia: Desafios e Práticas da Psicologia Contemporporânea. 2017. (Oficina).

23.
I Congresso Internacional de Microcefalia e Audição (CIMA). Relato de Experiência: Um Primeiro contato com a Microcefalia. 2017. (Congresso).

24.
I Congresso Internacional de Microcefalia e Audição (CIMA). Nascimento de Bebês com Microcefalia: Um fator de risco para a Depressão Pós-parto?. 2017. (Congresso).

25.
I Seminário sobre Contribuições Multiprofissionais: Desmistificando o Transtorno do do Espectro Autismo-TEA.Avaliação Neuropsicológica da Pessoa com TEA. 2017. (Seminário).

26.
Janne Eyre Araujo de Melo Sarmento.suicídio na adolescência e o jogo Baleia AzuL. 2017. (Outra).

27.
?Suicídio: é preciso falar sobre o assunto".?Epistemologia do Suicídio em Alagoas?. 2016. (Encontro).

28.
As Pensadoras: As Grandes Mulheres Filosófas da História.As Grandes Mulheres Filosófas da História. 2016. (Encontro).

29.
Associação Nacional de Pesquisa e Pos-Graduação em Psicologia.Uma Aventura pelo Cérebro. 2016. (Oficina).

30.
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia.Ampliando Conceitos sobre Evolução Humana. 2016. (Oficina).

31.
Curso de Psicopatologia e Neuropsicologia dos Transtornos Mentais. 2016. (Outra).

32.
I Simpósio Alagoano de Prevenção ao Suicidio.Características do Comportamento Suicida nas diversas fases do Desenvolvimento Humano. 2016. (Simpósio).

33.
Medicalização: O que a Educação tem a ver com Isso?. 2016. (Outra).

34.
Semana do Psicólogo.Psicologia e Suicidio. 2016. (Encontro).

35.
VIII Encontro Pedagógico dos Professores do Cesmac. 2016. (Encontro).

36.
I SIMPÓSIO ALAGOANO DE PSICOLOGIA JURÍDICA E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO CRIMINAL.NEUROCIÊNCIA FORENSE. 2015. (Simpósio).

37.
EXPOSIÇÃO MARAVILHAS DO CORPO HUMANO-HUMAN BODIES. 2014. (Exposição).

38.
I Congresso Norte-Nordeste de Neurociências e Comportamento. Efeitos de um Programa Interativo de Exercícios Físicos no Nível de Atenção de Universitários.. 2014. (Congresso).

39.
I Jornada Científica do Grupo de Estudo e Pesquisa em Envelhecimento.A Participação de Idosso na Universidade Aberta à Teceira Idade: Aspectos Psicossociais e Cognitivos.. 2014. (Outra).

40.
O IV Encontro Científico e Cultural de Alagoas ? Enccult.Aspectos psicossociais e cognitivos da participação de idosos na Universidade Aberta à Terceira Idade. 2014. (Encontro).

41.
O IV Encontro Científico e Cultural de Alagoas ? Enccult.Aspectos psicossociais e cognitivos da participação de idosos na Universidade Aberta à Terceira Idade. 2014. (Encontro).

42.
Psicanálise e Clínica com Bebês. 2014. (Encontro).

43.
VI ENCONTRO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DO CESMAC. 2014. (Encontro).

44.
"PROJETOS SEMINÁRIOS- Difundindo Conhecimentos Adquirindo Experiências"..O Desafio da DIslexia. 2013. (Oficina).

45.
2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia.Mapas Conceituais na Educaçaõ Especial. 2012. (Encontro).

46.
2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia.Habilidades Matemáticas e características sociodemográficas em estudantes do ensino superior na cidade de Maceió. 2012. (Encontro).

47.
3ª Semana de Pedagogia- Avaliação da Aprendizagem:limites e possibilidades da ação docente.. 2012. (Encontro).

48.
4º Encontro Pedagógico: Avaliação Formativa no Ensino Superior. 2012. (Oficina).

49.
Avaliação Formativa no Ensino Superior- Palestra. 2012. (Oficina).

50.
IV Encontro de Estudos e Clínica Psicanalítica Lacaniana-Psicancanálise e Religião. 2012. (Encontro).

51.
ENCONTRO PEDAGÓGICO: VALORIZE SUA INSTITUIÇÃO. 2011. (Encontro).

52.
III Encontro Pedagógico: Formação COntinuada- Formação Docente e Prorcessos Narrativos: desafios à aprendizagem da docênciasos. 2011. (Encontro).

53.
FORUM DE DEBATE " A QUALIDADE NO ATENDIMNETO AO PACIENTE CARDÍACO". 1998. (Outra).

54.
II CONGRESSO MÉDICO DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA " II JORNADA DE FARMÁCIA E NEFROLOGIA". 1997. (Congresso).

55.
"VISÃO GERAL DE PSICOFARMACOLOGIA". 1996. (Outra).

56.
XI JORNADA ALAGOANA DE SAUDE MENTAL. 1996. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SARMENTO,J.E.A.M. I Seminário Internacional sobre Pesquisa Qualitativa nos diverso campos do saber. 2018. (Outro).

2.
SARMENTO,J.E.A.M. V Encontro Psicologia, Fenomenologia e Realidade Brasileira. 2018. (Outro).

3.
SARMENTO,J.E.A.M. Feira do Estudante promovido SEB COC. 2018. .

4.
SARMENTO,J.E.A.M. Congresso Internacional de Microcefalia e Audição. 2017. (Congresso).

5.
SARMENTO,J.E.A.M. IIª Semana Acadêmica- 2º Semestre de 2012.. 2012. (Outro).

6.
SARMENTO,J.E.A.M. 1ª Ação itinerante-2º Semestre de 2012. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Cicera de Moraes Santos. A Importância da Avaliação Neuropsicológica da Criança. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia Clínica Infantil) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Janne Eyre Araujo de Melo Sarmento.

2.
Kátia Rejany Rodrigues Pimentel. Alterações das Funções Neurais Executivas nas Crianças com Autismo. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia Clínica Infantil) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Janne Eyre Araujo de Melo Sarmento.

3.
Jadna Aline Pereira de Almeida. Disfunções na área Executiva em Crianças com Síndrome de Autismo. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia Clínica Infantil) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Janne Eyre Araujo de Melo Sarmento.

4.
Wéverky Farias Vieira. A Contribuição da Neuropsicologia para o Desenvolvimento da Linguagem no Autista. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia Clínica Infantil) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Janne Eyre Araujo de Melo Sarmento.

5.
Karla Sampaio Alves. Terapia Ocupacional e Neuropsicologia: Tratamento da Amiotrofia Espinhal.. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia Clínica) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Janne Eyre Araujo de Melo Sarmento.

6.
Louriane Santos de OLiveira. O Impacto da Hipertensão Arterial no Idoso: Atuação da Psicologia. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Hospitalar e Intervenção em Instituiçõe) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Janne Eyre Araujo de Melo Sarmento.

7.
Priscila Aline Ferreira de Oliveira. Independência Funcional de Crianças com Síndrome deDown. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Neuropsicologia Clínica) - Centro Universitário CESMAC. Orientador: Janne Eyre Araujo de Melo Sarmento.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
TONY WILSON ALMEIDA GOMES. O IMPACTO DA DISLEXIA NO CONTEXTO ESCOLAR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PSICOLOGIA) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEIO. Orientador: Janne Eyre Araujo de Melo Sarmento.

2.
CRISTIANE SOARES DE BRITO E PRISCILLA DOS SANTOS MÉLO.. O DESCONHECIDO MUNDO DO AUTISMO. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PSICOLOGIA) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEIO. Orientador: Janne Eyre Araujo de Melo Sarmento.

3.
JAILSON TEIXEIRA NICÁCIO. FATORES AMBIENTAIS NA FORMAÇÃO PSICOFISIOLÓGICA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PSICOLOGIA) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEIO. Orientador: Janne Eyre Araujo de Melo Sarmento.

Orientações de outra natureza
1.
Erianne Gomes dos Santos. ORIENTAÇÃO DE MONITORIA- NEUROANATOMIA. 2010. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Centro Universitário Cesmac. Orientador: Janne Eyre Araujo de Melo Sarmento.

2.
Sérgio Maciel Cavalcante Filho. Orientação de Monitoria- Neuroanatomia. 2010. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Centro Universitário Cesmac. Orientador: Janne Eyre Araujo de Melo Sarmento.

3.
Marcelo Santos Silva. ORIENTAÇÃO DE MONITORIA - NEUROANATOMIA. 2009. Orientação de outra natureza. (PSICOLOGIA) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEIO. Orientador: Janne Eyre Araujo de Melo Sarmento.

4.
Weverky Farias Vieira. Orientação de Mionitoria-Neuroanatomia. 2009. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Centro Universitário Cesmac. Orientador: Janne Eyre Araujo de Melo Sarmento.

5.
Thiago Duarte Guimarâes. Orientação de Monitoria - Neuroanatomia. 2008. Orientação de outra natureza. (PSICOLOGIA) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEIO. Orientador: Janne Eyre Araujo de Melo Sarmento.

6.
Lysia Márcia Martins Braga Bonfim.. Orientação de Monitoria - Neuroanatomia. 2008. Orientação de outra natureza. (PSICOLOGIA) - CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEIO. Orientador: Janne Eyre Araujo de Melo Sarmento.

7.
Carlos Evangelista Magalhães.. Orientação de Monitores - Ciências Morfológicas I. 2007. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Centro de Estudos Superiores de Maceió. Orientador: Janne Eyre Araujo de Melo Sarmento.

8.
Yacira Pereira de Alencar. Orientação de Monitoria - Neuroanatomia e Cieências Morfológicas I. 2007. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Centro de Estudos Superiores de Maceió. Orientador: Janne Eyre Araujo de Melo Sarmento.

9.
Karina Torres. Orientação de Monitoria - Psicologia Geral e Experimental III. 2007. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Centro de Estudos Superiores de Maceió. Orientador: Janne Eyre Araujo de Melo Sarmento.

10.
Karina Torres. Orientação de Monitora - Ciências Morfológicas I. 2005. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Centro de Estudos Superiores de Maceió. Orientador: Janne Eyre Araujo de Melo Sarmento.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SARMENTO,J.E.A.M. A Epidemiolgia do Suicidio no Municipio de Maceió. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
SARMENTO,J.E.A.M. Neuroanatmia Funcional. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PÓS-GRADUAÇÃO- Neuropsicologia Clínica).

2.
SARMENTO,J.E.A.M. Desenvolvimento do Cerebro Infantil. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PÓS-GRADUAÇÃO- Neuropsicologia Clínica Infantil).

3.
SARMENTO,J.E.A.M. Neurociências Básicas. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PÓS-GRADUAÇÃO- Neuropsicologia Clínica).

4.
SARMENTO,J.E.A.M. Manual de Aulas Práticas da Disiciplina de Neuroanatomia para o Curso de Psicologia. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Graduação Psicologia).

5.
SARMENTO,J.E.A.M. Protocolos de Aula Prática. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de Apoio para os alunos).

6.
SARMENTO,J.E.A.M. Apostila de Anatomia Humana e Neuroanatomia. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Graduação Biologia).

7.
SARMENTO,J.E.A.M. Neuroanatmia Funcional. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PÓS-GRADUAÇÃO- Neuropsicologia Clínica Infantil).



Outras informações relevantes


- Ministra aulas na Pós-Graduação em Nível de Especialização em Neuropsicologia Clinica e Neuropsicologia Clinica Infantil do Curso de Psicologia pelo Centro Universitário CESMAC com as seguintes disciplinas: Neurociências Básicas,Neuroanatomia Funcional e Desenvolvimento do Cérebro Infantil e Aspectos Neurofisiológicos dos Processos de Envelhecimento Natural e Patológico.

- Ministra aulas na Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Saúde Mental do Curso de Psicologia pelo Centro Universitário CESMAC com a disciplina de Teoria e Prática em Neuropsicologia.

- Ministra aulas na Pós-graduação em Nível de Especialização em Psicologia Hospitalar e Cuidados Paliativos pelo Centro Universitário CESMAC com as disciplinas de Neurociências aplicada a Psicologia Hospitalar.

- Ministrou aulas na Pós-Graduação em Pedagogia pelo IEP- Instituto de Educação e Pesquisa Paulo Freire em convênio com a Faculdade Santa Helena com a seguinte disciplina: Fundamentos da Neuropsicologia Aplicados à Aprendizagem .



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 18:57:57