Mariela de Souza Viera

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7717479188347962
  • Última atualização do currículo em 25/09/2016


Possui doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), área de Química analítica, atuando no Laboratório de Análise de Resíduos de Pesticidas (LARP), o qual atende a NBR ISO/IEC 17025:2005. Mestrado em Sistemas e Processos Industriais pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2011) e graduação em Química Industrial pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2009). Trabalha com o desenvolvimento e validação de métodos para determinação de resíduos e contaminantes em alimentos e amostras ambientais, como leite materno, cromatografia a gás acoplada à espectrometria de massas com ionização química negativa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mariela de Souza Viera
Nome em citações bibliográficas
VIERA, M. S.;DE SOUZA VIERA, MARIELA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Maria, Lab. de Análises de Resíduos de Pesticidas (LARP).
Universidade Federal de Santa Maria
Camobi
97105900 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (55) 32208011
Fax: (55) 32208011


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Pós-graduação em Química.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: DETERMINAÇÃO DE POPs E AGROTÓXICOS EM LEITE MATERNO EMPREGANDO CROMATOGRAFIA A GÁS ACOPLADA À ESPECTROMETRIA DE MASSAS COM IONIZAÇÃO QUÍMICA NEGATIVA (GC-NCI-MS), Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Renato Zanella.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2009 - 2011
Mestrado em Sistemas e Processos Industriais.
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
Título: QUALIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE ADULTERANTES EM MISTURAS DE BIODIESEL/DIESEL EMPREGANDO ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO POR REFLEXÃO TOTAL ATENUADA E CALIBRAÇÃO MULTIVARIADA,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Liane Mahlmann Kipper.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Quimiometria; Biodiesel.
Grande área: Engenharias
2003 - 2009
Graduação em Química Industrial.
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
Título: Análise de Sensibilidade De Aspergillus sp ao pesticida Metalaxil e Ridomil utilizando Espectroscopia de Infravermelho.
Orientador: Valeriano Antônio Corbellini.




Formação Complementar


2016 - 2016
EMPREGO DE TÉCNICAS QUIMIOMÉTRICAS DE PLANEJAMENTO FATORIAL NA OTIMIZAÇÃO. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2014
Sist. de Gestão de lab. NBR ISO/IEC 17025:2005. (Carga horária: 29h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2012 - 2012
Diretrizes para auditoria do sist. de gestão ? Proj. ABNT NRB ISO 19011. (Carga horária: 8h).
Instituto Adolfo Lutz, IAL, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Elaboração de documentos da qualidade. (Carga horária: 16h).
Rede Metrológica do Estado de São Paulo, REMESP, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Norma ABNT ISO/ IEC 17025:2005. Req. gerais p/ competência de lab.. (Carga horária: 16h).
Instituto Adolfo Lutz, IAL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista- DTI 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Lab. de Análises de Resíduos de Pesticidas (LARP), .

07/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Lab. de Análises de Resíduos de Pesticidas (LARP), .


Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista- DTI 1, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento de Métodos Analíticos (LC, IC e GC) para Análise de Alimentos e de Amostras Ambientais

Objetivo: Desenvolver e aplicar novos métodos analíticos empregando novos métodos de preparo de amostra visando a determinação por Cromatografia, principalmente acoplada à Espectrometria de Massas (GC-MS/MS e LC-MS/MS) de resíduos e contaminantes em alimentos e em amostras ambientais..
2.
Química Analítica Ambiental

Objetivo: Aplicação de métodos cromatográficos para avaliação de riscos de contaminação ambiental, principalmente de águas e solos relacionados com o cultivo agrícola..


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
DETERMINAÇÃO DE RESÍDUOS DE MEDICAMENTOS VETERINÁRIOS EM ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL EMPREGANDO UHPLC-MS/MS
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Mariela de Souza Viera - Integrante / Renato Zanella - Integrante / Osmar Damian Prestes - Coordenador / Martha Adaime - Integrante / Debora Orso - Integrante / Manoel Leonardo Martins - Integrante / Danieli Daiani Bandeira - Integrante / Juliana Scariot Munaretto - Integrante / Lucila Cendon Ribeiro - Integrante / Tiele medianeira Rizzetti - Integrante / Nathália Saibt - Integrante / Luana Floriano - Integrante / Marisa Demarco - Integrante / Nelson Miguel Grubel Bandeira - Integrante / Pimpernelli Jonco dos Santos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2014 - Atual
OTIMIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE PREPARO DE AMOSTRA VISANDO DETERMINAÇÃO DE RESÍDUOS E CONTAMINANTES EM VINHOS EMPREGANDO GC-MS/MS E UHPLC-MS/MS
Descrição: A vitivinicultura ocupa, no Brasil, uma área de 100 mil hectares, com produção anual de 1,2 milhões de toneladas de uvas. O Rio Grande do Sul é o maior produtor de vinhos, suco de uva e derivados, onde são elaborados, em média, 330 milhões de litros de vinhos e mostos por ano. A obtenção de vinhos de boa qualidade e de inserção internacional esta intimamente relacionada com a realização de análises físicoPágina 1 de 9 químicas, estas são fundamentais para o monitoramento do processo e identificação de possíveis alterações. Entre as diversas análises que podem ser realizadas, destaca-se a determinação de resíduos e contaminantes, provenientes dos processos de cultivo da uva e de conservação do vinho. A determinação de resíduos de agrotóxicos e contaminantes, como a natamicina, em vinhos é um grande desafio, principalmente devido à baixa concentração dos analitos nas amostras e a grande quantidade de substâncias interferentes que podem ser coextraídas. O vinho compreende uma matriz complexa composta por uma grande variedade de substâncias. A determinação de resíduos e contaminantes em vinhos geralmente requer uma etapa de preparo da amostra, pois caso as interferências não sejam removidas poderão afetar a etapa de determinação empregando métodos cromatográficos, como a cromatografia gasosa e cromatografia líquida. Este projeto visa o desenvolvimento e a validação de métodos multirresíduos para a determinação de mais de 126 compostos em vinhos empregando GCMS/MS e UHPLC-MS/MS. Serão avaliados novos procedimentos de preparo de amostra baseados em técnicas modernas como QuEChERS e Extração em Fase Sólida (SPE). Atualmente, o desenvolvimento de sistemática analítica específica para a análise de resíduos e contaminantes em alimentos e bebidas é de grande relevância, uma vez que visa à prevenção de problemas de saúde pública e também a inserção de produtos brasileiros de qualidade para o mercado interno e externo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
DESENVOLVIMENTO DE MÉTODOS RÁPIDOS PARA IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE CASEINOMACROPEPTÍDEO, MEDICAMENTOS VETERINÁRIOS E AGROTÓXICOS EM LEITE BOVINO
Descrição: O leite é uma fonte de baixo custo de proteína de alto valor biológico, cálcio, outros minerais e de vitaminas A, B1 e B2. O leite, além dos inúmeros derivados, também participa da composição de vários alimentos presentes na dieta da população brasileira. No Brasil há falhas no controle de qualidade do leite, o qual precisa ser feito com muita atenção, uma vez que o leite é um produto altamente perecível, consumido por crianças e idosos. Várias são as fraudes que o leite está sujeito, desde a adição de água ao mascaramento dos níveis de proteína. A disponibilização de um método eficiente e prático para a detecção de soro de queijo (em termos de caseinomacropeptídeo, CMP) no leite se faz necessária, porque essa prática é ilegal e fraudulenta. Essa adição, financeiramente atrativa, ainda é difícil de ser controlada, justamente pelo fato da inexistência de métodos de análise robustos e rápidos capazes de detectar a fraude de forma quantitativa. A legislação brasileira, e também a de países desenvolvidos, proíbe a adição de soro de queijo ao leite de consumo. Atualmente, a utilização de medicamentos veterinários e agrotóxicos em alguma etapa da produção agropecuária é fato indiscutível. Entretanto, o uso inadequado dessas substâncias, seja pela não observância aos prazos de carência após a aplicação, às dosagens corretas e à via de administração recomendada, ou ainda pela terapia indiscriminada e uso de substâncias proibidas, pode deixar resíduos em produtos alimentícios de origem animal e vegetal, colocando em risco a saúde humana. Assim, este projeto tem como objetivos principais o desenvolvimento de métodos rápidos para a determinação de CMP, medicamentos veterinários e agrotóxicos em leite bovino. Para isto, serão empregados procedimentos de preparo de amostra rápidos, eficientes e de baixo custo combinados a técnicas cromatográficas acopladas à espectrometria de massas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (8) .
Integrantes: Mariela de Souza Viera - Integrante / Renato Zanella - Coordenador / Osmar Damian Prestes - Integrante / Martha Adaime - Integrante / Ademir Farias Morel - Integrante / Debora Orso - Integrante / Filipe Fagan Donato - Integrante / Vagner Medeiros Floss - Integrante / Manoel Leonardo Martins - Integrante / Neila Silvia Pereira dos Santos Richards - Integrante / Janice Facco - Integrante / Danieli Daiani Bandeira - Integrante / Magali Kemmerich - Integrante / Mariele Mazuim - Integrante / Juliana Scariot Munaretto - Integrante / Giovana Ferronato - Integrante / Tiele medianeira Rizzetti - Integrante / Fábio F Gonçalves - Integrante / Júlio Veigas - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
Estabelecimento de métodos para a determinação de resíduos de glifosato, AMPA, glufosinato, MPPA, paraquate e diquate em água e alimentos in natura
Descrição: A determinação de resíduos de agrotóxicos de caráter polar, tais como os herbicidas glifosato, glufosinato, paraquate e diquate em amostras ambientais e de alimentos demanda técnicas especiais de preparo de amostra e de quantificação adequadas para as características diferenciadas destes compostos. Considerando que estes compostos são empregados em larga escala, o monitoramento de seus resíduos, inclusive metabólitos, em amostras ambientais e de alimentos é de grande importância para a saúde da população e preservação do meio ambiente. A técnica de Cromatografia Líquida acoplada à Espectrometria de Massas em série (LC-MS/MS) tem sido aplicada nas análises resíduo de agrotóxicos em alimentos e amostras ambientais, permitindo aumentar a seletividade, a detectabilidade e a exatidão e precisão dos métodos, possibilitando atingir limites de detecção na faixa de g kg-1 (L-1) para atender aos limites estabelecidos pelas legislações. A Cromatografia Iônica (IC), através dos recentes avanços obtidos com o surgimento de colunas capilares e de sistemas eficientes de gradiente, também permite a realização de análises de herbicidas polares e vários metabólitos de forma adequada, permitindo também a injeção direta da amostra, sem a etapa de concentração. A presença de uma elevada concentração de co-extrativos no extrato final de amostras de alimentos pode afetar a resposta dos equipamentos demandando procedimentos adequados de preparo de amostra. As características dos herbicidas de caráter polar requerem cuidados especiais para evitar a perda por adsorção na superfície dos recipientes de vidro e limita o emprego de uma etapa de limpeza dos extratos, pois geralmente ocorrem perdas significativas dos compostos. O projeto visa, principalmente, o estabelecimento de novos métodos para a determinação de resíduos de agrotóxicos de caráter polar, inclusive metabólitos, em matrizes de alimentos in natura e de água. Será dada ênfase para métodos robustos, rápidos e de fácil implantação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Estratégias modernas para o preparo de amostra de alimentos para a determinação simultanea de resíduos e contaminantes por LC-MS/MS e GC-MS/MS
Descrição: Chamada Pública MCT/CNPq - N º 14/2012 - Universal O preparo de amostra de alimentos para a determinação de resíduos e contaminantes orgânicos por Cromatografia acoplada à Espectrometria de Massas é efetuado geralmente através da extração com solventes, seguida de uma etapa de limpeza (clean up) do extrato empregando materiais sorventes. A presença de uma elevada concentração de co-extrativos no extrato final pode afetar a resposta dos equipamentos. Alguns dos efeitos negativos causados pelos co-extrativos da matriz são a quantificação incorreta e a progressiva contaminação do sistema de análise. Para evitar esses inconvenientes é necessário utilizar procedimentos eficazes de limpeza do extrato. As técnicas de Cromatografia Líquida acoplada à Espectrometria de Massas em série (LC-MS/MS) e Cromatografia Gasosa acoplada à Espectrometria de Massas em série (GC-MS/MS) têm sido aplicadas nas análises multirresíduo simultânea de agrotóxicos e medicamentos veterinários em alimentos como poderosas ferramentas para aumentar a seletividade, a detectabilidade e a exatidão e precisão dos métodos. Empregando-se procedimentos de preparo de amostra adequados é possível analisar o mesmo extrato por LC-MS/MS e GC-MS/MS tornando a análise bastante abrangente e possibilitando atingir limites de determinação na faixa de µg kg-1 para atender aos limites estabelecidos pela legislação. O projeto visa avaliar a eficiência de novos materiais que apresentem uma alta capacidade de reter co-extrativos das amostras e o estabelecimento de novos métodos multirresíduo em alimentos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Mariela de Souza Viera - Integrante / Renato Zanella - Coordenador / Martha Adaime - Integrante / Debora Orso - Integrante / Vagner Medeiros Floss - Integrante / Manoel Leonardo Martins - Integrante / Janice Facco - Integrante / Magali Kemmerich - Integrante / Juliana Scariot Munaretto - Integrante / Fabio Ferreira de Matos - Integrante / Lucila Cendon Ribeiro - Integrante / Giovana Ferronato - Integrante / Tiele medianeira Rizzetti - Integrante / Nathália Saibt - Integrante.
2010 - 2013
Estruturação da Rede Nacional de Análises de Alimentos RENALI - SIBRATEC
Descrição: Selecionada na Chamada Pública MCT/FINEP - Ação Transversal - Serviços Tecnológicos - SIBRATEC - 01/2008.A rede é composta por 15 instituições, 30 laboratório. O Núcleo de Coordenação da RENALI-SIBRATEC possui um representante da região Nordeste (LACEN-PE), um da região Sudeste (IAL-SP), e representantes da região Sul (CIENTEC, UFSM/LARP e SENAI-SC). A gestão da rede é realizada pela Fundação de Ciência e Tecnologia (CIENTEC), em Porto Alegre - RS. O objetivo principal é apoiar as Micro, Pequenas e Médias empresas no atendimento às demandas de prestação de serviço de metrologia, normalização e avaliação de conformidade, visando a superação de exigências técnicas para o acesso aos diferentes mercados, a proteção a saúde, assim como para atender demandas estratégicas para o desenvolvimento do país..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Desenvolvimento de Novas Metodologias para o Controle de Qualidade do Biodiesel
Descrição: Desenvolvimento, validação e preparo de propostas de normas técnicas que venham a ser submetidas à apreciação da ABNT e que visem garantir a caracterização e/ou controle de qualidade do biodiesel B100 e/u misturas Bx de maneira complementar ou alternativas às normas existentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Mariela de Souza Viera - Integrante / Annelise Engel Gerbase - Coordenador / Marco Flôres Ferrão - Integrante / Ana Maria R. do Nacimento - Integrante / Janice Zulma Francesquett - Integrante / Márcia Werlang - Integrante.
2008 - 2012
Projeto MCT/CNPq/MAPA/SDA N° 64/2008 - Determinação de resíduos de agrotóxicos em culturas de interesse econômico e alimentar, visando o incremento da qualidade e da competitividade destes alimentos no cenário nacional e internacional
Descrição: O agronegócio brasileiro é altamente competitivo e demonstra elevado grau de crescimento, porém necessita da adoção de procedimentos mais eficazes para a manutenção da qualidade, a fim de que se possa atender as barreiras técnicas aplicadas pelos países importadores dos produtos agropecuários brasileiros. Dada a importância das questões sanitárias, como o controle de resíduos de agrotóxicos, e a crescente preocupação deque estas podem se tornar cada vez mais freqüentes e relevantes, este trabalho tem como objetivos gerais contribuir para a formação de recursos humanos qualificados e para a geração e reprodução de conhecimentos na área de resíduos de agrotóxicos em culturas de interesse econômico e alimentar, promovendo o incremento da qualidade e competitividade. Para isso, é importante o desenvolvimento de métodos analíticos modernos que permitam a identificação e a quantificação de multirresíduos de agrotóxicos em frutas, vegetais e cereais produtos de grande importância econômica e alimentar no cenário nacional e internacional. Não menos importante é aplicação dos métodos desenvolvidos e validados, em amostras de diferentes procedências do Brasil permitindo assim, o diagnóstico da aplicação das boas práticas agropecuárias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2008
Avaliação da Qualidade do ar
Descrição: Estuda-se a qualidade do ar do município de Santa Cruz do Sul e de ambientes internos. O trabalho é desenvolvido em duas partes: Análise da qualidade do ar do município e ana´lise da qualidade do ar veículos automores usando técnicas multivariadas para definição de experimentos e análise dos dados. Para veículos é previsto a avaliação do desempenho dos sistemas de ventilação. Desta forma o projeto alavanca atividades de avaliação da qualidade do ar na região do Vale do Rio Pardo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Mariela de Souza Viera - Integrante / Rosana de Cassia de Souza Schneider - Integrante / Maria Emília Camargo - Coordenador.
2006 - 2008
Obtenção de lipases microbianas para aplicação na transesterificação de óleos vegetais
Descrição: Neste trabalho estamos produzindo lipases microbianas para utilização na produção de biodiesel. Estas lipases permitem que a produção de biodiesel seja realizada com processos mais limpos e com alta conversão.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
Liofilização: estudo de processos, produtos e embalagens
Descrição: Objetivo do projeto foi estudar os processos, os produtos e as embalagens no processo de liofilização de culturas lácticas mistas e de produtos cárneos fermentados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Análise Multivariada.


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.


Prêmios e títulos


2010
Prêmio de Melhor Artigo do XXX ENEGEP. Título do artigo: Avaliação de adulteração de misturas Biodiesel Diesel empregando espectroscopia no infravermelho e análise por componentes principais, Associação Brasileira de Engenharia da Produção.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERRÃO, M. F.2011 FERRÃO, M. F. ; VIERA, M. S. ; PAZOS, R. E. P. ; FACHINI, D. ; GERBASE, A. E. ; MARDER, L. . Simultaneous determination of quality parameters of biodiesel/diesel blends using HATR-FTIR spectra and PLS, iPLS or siPLS regressions. Fuel (Guildford), v. 90, p. 701-706, 2011.

2.
FRANCESQUETT, J. Z.2010FRANCESQUETT, J. Z. ; VIERA, M. S. ; LOVATO, R. ; FACHINI, D. ; GERBASE, A. E. ; COSTA, A. B. ; FERRÃO, M. F. . Modelos de Regressão Multivariada Empregando Seleção de Intervalos para a Quantificação do Biodiesel em Blendas Biodiesel/Diesel. Tecno-lógica (Santa Cruz do Sul . Online), v. 14, p. 87-92, 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIERA, M. S.; KIPPER, L. M. ; FERRÃO, M. F. ; GERBASE, A. E. . DESENVOLVIMENTO DE MODELOS DE REGRESSÃO MULTIVARIADA PARA DETERMINAÇÃO DE ADULTERANTES EM BLENDAS BIODIESEL/DIESEL. In: Workshop em Sistemas e Processos Industriais, 2011, Santa Cruz do Sul. Workshop em Sistemas e Processos Industriais. Santa Cruz do Sul, 2011.

2.
VIERA, M. S.; FERRÃO, M. F. ; KIPPER, L. M. ; GERBASE, A. E. ; FRANCESQUETT, J. Z. . DESENVOLVIMENTO DE MODELOS DE REGRESSÃO MULTIVARIADA PARA DETERMINAÇÃO DE ADULTERANTES EM BLENDAS BIODIESEL/DIESEL. In: XXXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2011, Belo Horizonte. XXXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção - Maturidade e desafios da Engenharia de Produção: Competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente, 2011.

3.
FRANCESQUETT, J. Z. ; COSTA, A. B. ; FERRÃO, M. F. ; MARDER, L. ; VIERA, M. S. . Quantificação do poder calorífico da gasolina utilizando infravermelho próximo e análise multivariada. In: XXXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2011, Belo Horizonte. XXXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção - Maturidade e desafios da Engenharia de Produção: Competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente, 2011.

4.
VIERA, M. S.; FRANCESQUETT, J. Z. ; FACHINI, D. ; GERBASE, A. E. ; FERRÃO, M. F. . AVALIAÇÃO DE ADULTERAÇÃO DE MISTURAS BIODIESEL DIESEL EMPREGANDO ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO E ANÁLISE POR COMPONENTES PRINCIPAIS. In: XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2010, São Carlos. XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2010.

5.
VIERA, M. S.; BOHRER, S. D. ; ROTTA, R. E. ; GERBASE, A. E. ; FERRÃO, M. F. . Aplicação do Método da Adição Padrão para a Quantificação de Biodiesel em Blendas Comerciais de Biodiesel/Diesel. In: XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009, Salvador. XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção. A Engenharia de Produção e o Desenvolvimento Sustentável: Integrando Tecnologia e Gestão, 2009.

6.
BOVOLINI, M. S. ; VIERA, M. S. ; FERRÃO, M. F. ; FURTADO, J. C. ; PAZOS, R. E. P. . Infrared Spectroscopy Applied to Developed of Clean Technologies to Analyze Hyperglycemic Drugs.. In: XV International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, 2009, Salvador. XV International Conference on Industrial Engineering and Operations Management. The Industrial Engineering and the Sustainable Development: Integrating Technology and Management, 2009.

7.
VIERA, M. S.; NASCIMENTO, A. M. R. ; FRANCESQUETT, J. Z. ; FERRÃO, M. F. ; PAZOS, R. E. P. ; FACHINI, D. ; GERBASE, A. E. . Aplicação das Transformadas Discretas Wavelets na Quantificação de Biodiesel em Blendas Biodiesel/Diesel a partir de Espectros ATR-FTIR. In: 6º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2009, Montes Claros. 6º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2009.

8.
WERLANG, M. ; FACHINI, D. ; FERRÃO, M. F. ; VIERA, M. S. ; Schneider, Rosana de Cassia de Souza ; PAZOS, R. E. P. ; GERBASE, A. E. . Quantificação de Biodiesel em Blendas Biodiesel/Diesel Usando Espectros ATR-FTIR e Regressão por Máquina de Vetor de Suporte (LS-SVM). In: In: 6º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2009, Montes Claros. 6º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2009.

9.
FRANCESQUETT, J. Z. ; VIERA, M. S. ; FERRÃO, M. F. ; PAZOS, R. E. P. ; FACHINI, D. ; GERBASE, A. E. . Determinação de Massa Específica de Blendas Biodiesel/Diesel Empregrando Espectros de Reflexão Total Anetuada no Infravermelho Médio (ATR-FTIR).. In: 6º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2009, Montes Claros. 6º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2009.

10.
VIERA, M. S.; FRANCESQUETT, J. Z. ; FACHINI, D. ; GERBASE, A. E. ; FERRÃO, M. F. . Otimização de Modelos de Regressão Empregando Sinergismo de Intervalos para a Determinação do Ponto de Fulgor de Blendas Biodiesel/Diesel. In: III Encontro Regional de Pesquisa Operacional da Região Sul, 2009, Porto Alegre. III Encontro Regional de Pesquisa Operacional da Região Sul, 2009.

11.
BOESEL, I. R. ; VIERA, M. S. ; STANGARLIN, H. W. ; Schneider, Rosana de Cassia de Souza . ESTUDO COMPARATIVO DA QUALIDADE DO AR EM AMBIENTES FECHADOS. In: In: 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009, Recife. Anais do 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009.

12.
Schneider, Rosana de Cassia de Souza ; CEOLIN, M. M. ; Lara, Luciano Roni Silva ; VIERA, M. S. ; SOUZA, M. F. P. B. . AVALIAÇÃO DAS PARTÍCULAS TOTAIS EM SUSPENSÃO EM UM POSTO DE PEDÁGIO DA REGIÃO SUL DO BRASIL. In: In: 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009, Recife. ANAIS DO 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009.

13.
MAINARDI, C. M. ; VIERA, M. S. ; VOGT, M. I. ; REIS, C. C. ; SANTANA, R. M. C. . ESTUDO DA QUALIDADE DO AR EM AMBIENTE INTERNO DE RESTAURANTE. In: In: 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009, Recife. ANAIS DO 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VIERA, M. S.; RIZZETTI, T. M. ; MAZUIM, M. ; SOUZA, M. P. ; ADAIME, M. ; PRESTES, O. D. ; ZANELLA, R. . AVALIAÇÃO DE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM FARINHA DE TRIGO EMPREGANDO UHPLC-MS/MS E GC-MS/MS. In: XIX Encontro Nacional e V Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos, 2015, Natal. XIX Encontro Nacional e V Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos, 2015.

2.
VIERA, M. S.; KIPPER, L. M. ; GERBASE, A. E. ; FACHINI, D. ; FERRÃO, M. F. . Adulteração do Diesel: Emprego de FTIR/HATR Associado à Análise por Componentes Principais. In: 4 Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 7 Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2010. Anais do 4 Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 7 Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel: Biodiesel Inovação Tecnológica e Qualidade. Belo Horizonte, 2010.

3.
WERLANG, M. ; PAZOS, R. E. P. ; VIERA, M. S. ; FACHINI, D. ; GERBASE, A. E. ; FERRÃO, M. F. . Quantificação de Biodiesel em Blendas Biodiesel/Diesel: Comparação de Diferentes Modelos de Regressão Multivariada.. In: 4 Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 7 Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2010, Belo Horizonte. Anais do 4 Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 7 Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel: Biodiesel Inovação Tecnológica e Qualidade, 2010.

4.
WERLANG, M. ; VIERA, M. S. ; FACHINI, D. ; PAZOS, R. E. P. ; FERRÃO, M. F. ; GERBASE, A. E. ; Schneider, Rosana de Cassia de Souza . Aplicação da Regressão por LS-SVM na Quantificação de Biodiesel em Blendas Biodiesel/Diesel Usando Espectros ATR-FTIR. In: 3º Congresso Iberoamericano de Química Analítica, 2009, Salvador. 3º Congresso Iberoamericano de Química Analítica, 2009.

5.
VIERA, M. S.; NASCIMENTO, A. M. R. ; FERRÃO, M. F. ; PAZOS, R. E. P. ; FACHINI, D. ; GERBASE, A. E. . Quantificação de Biodiesel em Blendas Biodiesel/Diesel Empregando Espectros por Reflexão Total Atenuada e Calibração Multivariada. In: 3º Congresso Iberoamericano de Química Analítica, 2009, Salvador. 3º Congresso Iberoamericano de Química Analítica, 2009.

6.
DOPKE, H. B. ; VIERA, M. S. ; FRANCESQUETT, J. Z. ; FERRÃO, M. F. ; GERBASE, A. E. ; COSTA, A. B. . Determinação do Poder Calorífico de Blendas de Biodiesel/Diesel por Espectroscopia no Infravermelho. In: 3º Congresso Iberoamericano de Química Analítica, 2009, Salvador. 3º Congresso Iberoamericano de Química Analítica, 2009.

7.
FACHINI, D. ; GERBASE, A. E. ; FERRÃO, M. F. ; VIERA, M. S. . Determinação simultânea de teor de biodiesel, ponto de fulgor e massa específica em blendas biodiesel/diesel. In: 49º Congresso Brasileiro de Química, 2009, Porto Alegre. 49º Congresso Brasileiro de Química: A Química e a Sustentabilidade, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, L. C. ; BERNARDI, G. ; VIERA, M. S. ; DONATO, F. F. ; ADAIME, M. ; ZANELLA, R. ; PRESTES, O. D. . Desenvolvimento de método multirresíduo para a determinação de POPs e agrotóxicos em água empregando GC-MS/MS. In: 18° ENQA - Encontro Nacional de Química Analítica, 2016, Florianópolis. 18° ENQA - Encontro Nacional de Química Analítica - Química Analítica Integrada à Sociedade, 2016.

2.
PRESTES, O. D. ; VIERA, M. S. ; RIZZETTI, T. M. ; NASCIMENTO, S. ; BAPTISTAO, M. ; ZANELLA, R. . Determinação de resíduos de agrotóxicos em leite materno empregando QuEChERS modificado e UHPLC-MS/MS. In: 18° ENQA - Encontro Nacional de Química Analítica, 2016, Florianópolis. 18° ENQA - Encontro Nacional de Química Analítica - Química Analítica Integrada à Sociedade, 2016.

3.
FERRONATO, G. ; VIERA, M. S. ; MARTINS, M. L. ; ADAIME, M. ; PRESTES, O. D. ; ZANELLA, R. . DETERMINATION OF PERSISTENT ORGANIC POLLUTANTS (POPs) IN BREAST MILK IN SOUTHERN BRAZIL: DEVELOPMENT AND APPLICATION OF AN ANALYTICAL METHOD USING GC-NCI-MS. In: DIOXIN, 2015, São Paulo. DIOXIN, 2015.

4.
FERRONATO, G. ; VIERA, M. S. ; PRESTES, O. D. ; ZANELLA, R. ; ADAIME, M. . DETERMINATION OF PERSISTENT ORGANIC POLLUTANTS IN BREAST MILK USING QUECHERS AND GC-NCI-MS. In: XI SIMPOSIO LATINOAMERICANO DE QUÍMICA ANALÍTICA AMBIENTAL Y SANITARIA, 2015, RIOBAMBA. BOOK OF ABSTRACTS, 2015.

5.
VIERA, M. S.; FERRONATO, G. ; ADAIME, M. ; ZANELLA, R. ; PRESTES, O. D. . MULTIRESIDUE METHOD FOR DETERMINATION OF PERSISTENT AND EMERGENT POLLUTANTS IN WATER BY GC-MS/MS. In: XI SIMPOSIO LATINOAMERICANO DE QUÍMICA ANALÍTICA AMBIENTAL Y SANITARIA,, 2015, RIOBAMBA. BOOK OF ABSTRACTS, 2015.

6.
FERRONATO, G. ; VIERA, M. S. ; PRESTES, O. D. ; ADAIME, M. ; ZANELLA, R. . Determinação de POPs em leite materno, empregando método QuEChERS e GC-NCI-MS. In: SIMCRO - 2014 Simpósio Brasileiro de Cromatografia e Técnicas Afins, 2014, Campos do Jordão - SP. SIMCRO - 2014 Simpósio Brasileiro de Cromatografia e Técnicas Afins, 2014.

7.
VIERA, M. S.; FERRONATO, G. ; PRESTES, O. D. ; ADAIME, M. ; ZANELLA, R. . Método multirresíduo para determinação de agrotóxicos e POPs em água por GC-MS/MS. In: SIMCRO - 2014 Simpósio Brasileiro de Cromatografia e Técnicas Afins, 2014, Campos do Jordão - SP. SIMCRO - 2014 Simpósio Brasileiro de Cromatografia e Técnicas Afins, 2014.

8.
FERRONATO, G. ; VIERA, M. S. ; MARTINS, M. L. ; PRESTES, O. D. ; ZANELLA, R. ; ADAIME, M. . DETERMINAÇÃO MULTIRRESÍDUO DE AGROTÓXICOS E MEDICAMENTOS VETERINÁRIOS EM LEITE BOVINO EMPREGANDO UHPLC-MS/MS. In: 17º ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA ANALÍTICA, 2013, Belo Horizonte. 17º ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA ANALÍTICA, 2013.

9.
VIERA, M. S.; RIZZETTI, T. M. ; FERRONATO, G. ; RIBEIRO, L. C. ; MARTINS, M. L. ; ADAIME, M. ; ZANELLA, R. ; PRESTES, O. D. . APPLICATION OF QUECHERS AND DLLME FOR PESTICIDE AND VETERINARY DRUG RESIDUE ANALYSIS IN MILK SAMPLES BY UHPLC-MS/MS. In: 6th INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON RECENT ADVANCES IN FOOD ANALYSIS, 2013, Praga. 6th INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON RECENT ADVANCES IN FOOD ANALYSIS, 2013.

10.
MUNARETTO, J. S. ; VIERA, M. S. ; KEMMERICH, M. ; MARTINS, M. L. ; PRESTES, O. D. ; ADAIME, M. ; ZANELLA, R. . HIGH RESOLUTION MASS SPECTROMETRY FOR THE QUANTITATIVE ANALYSIS OF 90 PESTICIDES IN ORANGE JUICE BY LC-QTOF-MS. In: 5 CONGRESSO BRASILEIRO DE ESPECTROMETRIA DE MASSAS, 2013, Campinas. 5 CONGRESSO BRASILEIRO DE ESPECTROMETRIA DE MASSAS, 2013.

11.
MUNARETTO, J. S. ; VIERA, M. S. ; BLATT, C. ; MARTINS, M. L. ; ADAIME, M. ; ZANELLA, R. . LC-Q-TOF MS AND QuEChERS METHOD FOR PESTICIDE MULTIRESIDUE DETERMINATION IN FRUITS. In: Congresso Latino-Americano de Cromatografia e Técnicas Relacionadas (COLACRO XIV), 2012, Florianópolis. Congresso Latino-Americano de Cromatografia e Técnicas Relacionadas (COLACRO XIV), 2012.

12.
MARTINS, M. L. ; MUNARETTO, J. S. ; VIERA, M. S. ; BLATT, C. ; PRESTES, O. D. ; ADAIME, M. ; ZANELLA, R. . Evaluation of the data processing in the screening of pesticide residues in fruits by LC-Q-TOF MS. In: Congresso Latino-Americano de Cromatografia e Técnicas Relacionadas (COLACRO XIV), 2012, Florianópolis. Congresso Latino-Americano de Cromatografia e Técnicas Relacionadas (COLACRO XIV), 2012.

13.
VIERA, M. S.; ORSO, D. ; MARTINS, M. L. ; ADAIME, M. ; ZANELLA, R. . ultiresidue method for the determination of pesticide residues in pea and lentil using UPLC-MS/MS. In: Congresso Latino-Americano de Cromatografia e Técnicas Relacionadas (COLACRO XIV), 2012, Florianópolis. Congresso Latino-Americano de Cromatografia e Técnicas Relacionadas (COLACRO XIV), 2012.

14.
VIERA, M. S.; NASCIMENTO, A. M. R. ; FRANCESQUETT, J. Z. ; WERLANG, M. ; FERRÃO, M. F. ; PAZOS, R. E. P. ; FACHINI, D. ; GERBASE, A. E. . Aplicação das Transformadas Discretas Wavelets e Infravermelho (FTIR-ATR) na Quantificação de Biodiesel em Blendas Biodiesel/Diesel.. In: III Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 2009, Brasília. III Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 2009.

15.
GERBASE, A. E. ; FERRÃO, M. F. ; FACHINI, D. ; VIERA, M. S. ; NASCIMENTO, A. M. R. ; FRANCESQUETT, J. Z. ; PAZOS, R. E. P. ; WERLANG, M. . Determinação Simultânea do Teor de Biodiesel e da Massa Específica em Blendas Biodiesel/Diesel.. In: III Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 2009. III Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 2009.

16.
GERBASE, A. E. ; FERRÃO, M. F. ; FACHINI, D. ; VIERA, M. S. ; NASCIMENTO, A. M. R. ; FRANCESQUETT, J. Z. ; PAZOS, R. E. P. ; WERLANG, M. . Determinação Simultânea do Teor de Biodiesel e de Massa Específica em Blendas Biodiesel/diesel. In: III Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 2009, Brasília. III Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 2009.

17.
VIERA, M. S.; NASCIMENTO, A. M. R. ; FRANCESQUETT, J. Z. ; WERLANG, M. ; FERRÃO, M. F. ; PAZOS, R. E. P. ; FACHINI, D. ; GERBASE, A. E. . APLICAÇÃO DAS TRANSFORMADAS DISCRETAS WAVELETS E INFRAVERMELHO (FTIR-ATR) NA QUANTIFICAÇÃO DE BIODIESEL EM BLENDAS BIODIESEL/DIESEL. In: III Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 2009, Brasília. III Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
MUNARETTO, J. S. ; VIERA, M. S. ; MARTINS, M. L. ; ADAIME, M. ; ZANELLA, R. . Quantitative Multiclass Pesticide Residues Analysis in Apple, Pear and Grape by Modified QuEChERS and Liquid Chromatography Coupled to High Resolution Mass Spectrometry. Journal of AOAC International, 2016.

2.
MENEZES, CHARLENE ; LEITEMPERGER, JOSSIELE ; MURUSSI, CAMILA ; DE SOUZA VIERA, MARIELA ; ADAIME, MARTHA B. ; ZANELLA, RENATO ; LORO, VANIA LUCIA . Effect of diphenyl diselenide diet supplementation on oxidative stress biomarkers in two species of freshwater fish exposed to the insecticide fipronil. Fish Physiology and Biochemistry, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
VIERA, M. S.; FERRONATO, G. ; MARTINS, M. L. ; PRESTES, O. D. ; ZANELLA, R. ; ADAIME, M. . Determinação de POPs e agrotóxicos em leite materno empregando GC-MS com ionização química negativa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
VIERA, M. S.; CAMARGO, M. E. ; Schneider, Rosana de Cassia de Souza . CONTROLE DE QUALIDADE DO AR. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
VIERA, M. S.; CAMARGO, M. E. ; Schneider, Rosana de Cassia de Souza . Monitoramento da qualidade do ar em salas de aula da Unisc. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
VIERA, M. S.; Schneider, Rosana de Cassia de Souza ; Coberllini, Valeriano . Produção de lipase de Penicileium sp para a produção de biodiesel de óleo de girassol. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PIZZOLATO, T. M; ZANELLA, R.; VIERA, M. S.. Participação em banca de Maiara Priscilla de Souza. DETERMINAÇÃO DE CONTAMINANTES EMERGENTES EM ÁGUA UTILIZANDO MICROEXTRAÇÃO ADSORTIVA EM BARRA (BAµE) E UHPLC-MS/MS. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇAO EM QUÍMICA) - Universidade Federal de Santa Maria.

Qualificações de Mestrado
1.
ZANELLA, R.; PRESTES, O. D.; VIERA, M. S.. Participação em banca de Maiara Priscilla de Souza. DETERMINAÇÃO DE RESÍDUOS DE CONTAMINANTES EMERGENTES EM ÁGUA UTILIZANDO MICROEXTRAÇÃO ADSORTIVA EM BARRA (BaµE) E UHPLC-MS/MS. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇAO EM QUÍMICA) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
ZANELLA, R.; PRESTES, O. D.; VIERA, M. S.. Participação em banca de Luana Floriano. DETERMINAÇÃO DE CORANTES SINTÉTICOS EM BEBIDAS ISOTÔNICAS EMPREGANDO LC-MS/MS. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇAO EM QUÍMICA) - Universidade Federal de Santa Maria.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIV Seminário de Iniciação Científica e XIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão.CONTROLE DE QUALIDADE DO AR. 2008. (Seminário).

2.
XVI Encontro de Química da Região Sul: A Química como ciência, Educação e Tecnologia. Monitoramento da qualidade do ar em salas de aula da Unisc. 2008. (Congresso).

3.
XV- Química e a interdisciplinaridade. Produção de lipase de Penicileium sp para a produção de biodiesel de óleo de girassol. 2007. (Congresso).

4.
14° SBQSul - "Química na sociedade:significados e aplicações". Produção de biodiesel do óleo de girassol com lipase de Burkholderia cepacia livre e imobilizada em poliestireno suportado em areia. 2006. (Congresso).

5.
14° SBQSul- "Química na sociedade: significados e implicações. 2006. (Congresso).

6.
26° EDEQ.PRODUÇÃO DE BIODIESEL ? PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA. 2006. (Encontro).

7.
26° EDEQ- Encontro de Debates Sobre Química. 2006. (Encontro).

8.
I Seminário de Química analítica. 2006. (Seminário).

9.
13- SBQSul XIII Encontro de Química da Região Sul. 2005. (Congresso).

10.
IX Semana Acadêmica do Curso de Química. 2005. (Encontro).

11.
XI Seminário de Iniciação Centífica e X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão.Quantificação de Proteínas, em culturas Láticas, pelos Métodos de Kjeldahl, Lowry e Biureto. 2005. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 15:30:49