Claudia Simões Pinto da Cunha Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9268740332284291
  • Última atualização do currículo em 08/11/2018


Claudia Simões Pinto da Cunha Lima é Mestre em Informática pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-Unirio, com especialização em Ciências Pedagógicas e graduada em Processamento de Dados. Participou de projetos em empresa de desenvolvimento de software no Rio de Janeiro, atuando como consultora na área de levantamento de requisitos, modelagem e segurança de sistemas. Integrou o corpo docente da Universidade Veiga de Almeida e da Faculdade da Região dos Lagos, ambas no Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência como Coordenadora Geral Acadêmica atuando na liderança da equipe de coordenação e gestão geral acadêmica dos cursos de: Direito, Psicologia, Engenharia, Arquitetura, Tecnologia, Saúde, Gestão de Negócios, Gastronomia, Comunicação e Design. Tem experiência de regulação atuando como Procuradora Institucional junto ao MEC em processo de transformação em centro universitário, processos de recredenciamento institucional, processo de reconhecimento de curso de graduação e processo de abertura de novos cursos. Tem experiência como Coordenadora Acadêmica de Curso de Tecnologia da Informação (Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Gestão da Tecnologia da Informação), estando responsável pela atualização das matrizes curriculares e Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC´s), atuando junto ao corpo docente com foco em um ensino multidisciplinar e transversal (aulas expositivas combinando com o estudo por projetos) e liderança do corpo docente. Há 15 anos atua na área acadêmica como Docente. Seus interesses de trabalho e pesquisa incluem assuntos relacionados à aprendizagem ativa, usabilidade de sistemas, modelagem de sistemas computacionais, impactos da tecnologia na educação, acessibilidade de interfaces. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claudia Simões Pinto da Cunha Lima
Nome em citações bibliográficas
PINTO, C.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Senai Cimatec.
Avenida Orlando Gomes
Piatã
41650010 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 34628441


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial.
Centro Universitário Senai Cimatec, CIMATEC, Brasil.
Orientador: Valter de Senna.
Coorientador: Ingrid Winkler.
Palavras-chave: Modelagem Computacional.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2007 - 2009
Mestrado em Informática.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Avaliação da Acessibilidade de Sistemas Web de Comunicação e de Gestão de Grupos Visando Pessoas com Deficiência Visual Total,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Simone Bacellar Leal Ferreira.
Palavras-chave: Avaliação de Sistemas Web; Acessibilidade Web; Testes Usabilidade.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2001 - 2003
Especialização em Ciências Pedagógicas. (Carga Horária: 420h).
Faculdade Béthencourt da Silva, FABES, Brasil.
Título: Informática e Licenciatura: Uma parceria possível para a Educação Tecnológica.
Orientador: Angela Carrancho da Silva.
1990 - 1994
Graduação em Processamento de Dados.
Faculdade Ruy Barbosa, FRB, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
ICIA58 - Arquivos de Som e Imagem em Movimento. (Carga horária: 34h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.


Atuação Profissional



DeVry Brasil: Faculdade Ruy Barbosa, FRB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora Geral Acadêmica, Carga horária: 40
Outras informações
Resumo das Atividades: Gestão e Liderança da Equipe de Coordenadores; Coordenação das atividades acadêmicas, visando o cumprimento do planejamento; Acompanhamento e validação das ofertas de disciplinas presenciais e EAD Acompanhamento de todos os processos regulatórios oriundos do Ministério da Educação; Preparação documental para as visitas in Loco das comissões de avaliação do Ministério da Educação; Participação, junto aos coordenadores dos cursos, na elaboração e atualização dos projetos; pedagógicos e demandas estruturais e de laboratórios. Atuação como Procuradora Institucional (PI) perante o MEC; Membro presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Integrante do Conselho Superior (CONSUPE). Em 2015: Atuação na Coordenação das Visitas de Renovação de Reconhecimento (Visita in Loco MEC) dos cursos: - Direito - Nota 4; - Design Gráfico - Nota 4; - Gastronomia - Nota 4; Em 2015: Atuação na Coordenação das Visitas de Autorização (Visita in Loco MEC) dos cursos: - Design de Produto - Nota 4; - Fisioterapia - Nota 4; - Publicidade e Propaganda - Nota 4; - Logística - Nota 4; - Ciências Contábeis - Nota 4; - Gestão de RH - Nota 4; Em 2016: - Recredenciamento da IES - Nota: 4,4; - Visitas de Autorização (Visita in Loco MEC) dos cursos: - Processos Gerenciais - Nota 4; - Gestão Financeira - Nota 4; Em 2017: - Visitas de Autorização (Visita in Loco MEC) dos cursos: - Gestão Comercial - Nota 4; - Segurança da Informação - Nota 4; - Engenharia Ambiental e Sanitária - Nota 4; - Visita para Transformação em CENTRO UNIVERSITÁRIO: Planejamento da visita, Organização documental, criação de relatórios e portfólios.

Vínculo institucional

2010 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Responsável pela criação de conteúdos e planejamento de projetos interdisciplinares para aplicação na gestão comercial e projetos de responsabilidade social. Disciplinas lecionadas: - Interface Homem-computador - Engenharia de Software - Gerência de Projetos - Análise Orientada à objetos - Fundamentos de TI - Administração de Sistemas de Informação - Projeto Interdisciplinar.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Operações Acadêmicas, Carga horária: 40
Outras informações
Como Coordenadora Operacional Acadêmica dos Cursos de Graduação em TI e Psicologia: - Responsável pela atualização do PPC dos Cursos junto do Núcleo Docente Estruturante -NDE (apenas Cursos de TI); - Responsável pela alocação das disciplinas no sistema (semestral); - Acompanhamento do desempenho do Corpo Docente (através da pesquisa institucional); - Acompanhamento das atividades operacionais a exemplo: - Acompanhamento do corpo docente e discente quanto ao acesso ao Portal; - Regime domiciliar, lançamento de notas; - Planejamento e acompanhamento das ações para o Enade (revisões, ações motivacionais); - Participação ativa nos processos de Reconhecimento dos cursos - MEC.

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso, Carga horária: 20
Outras informações
Como Coordenadora Acadêmica dos Cursos de Graduação Bacharelado e Tecnológicos de TI: - Responsável pela atualização do PPC dos Cursos junto do Núcleo Docente Estruturante -NDE; - Responsável pela oferta e alocação de disciplinas presenciais e EAD; - Acompanhamento do desempenho do Corpo Docente (através da pesquisa institucional); - Gestão das atividades acadêmicas a exemplo: - Desenvolvimento, junto ao corpo docente, de ensino multidisciplinar e transversal (aulas expositivas combinando com o estudo por projetos; - Cumprimento das ementas: acompanhamento do corpo docente; - Gestão da Pontualidade Acadêmica, registro de notas; - Orientação e acompanhamento do Desempenho dos alunos; - Planejamento e acompanhamento das ações para o Enade (revisões, ações motivacionais); - Planejamento e execução dos processos de Reconhecimento dos cursos ? MEC; Coordenadora Responsável pelo Processo de Reconhecimento do Curso de Redes de Computadores (Outubro de 2013) - Nota 4; Coordenadora Responsável pelo Processo de Reconhecimento do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Junho de 2014) - Nota 4;


DeVry Brasil: Faculdade Ruy Barbosa - Pós-Graduação, FRB-, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Atuei do Apoio da Coordenação dos cursos de Extensão e como docente, onde ministrei dois módulos: Analise e Projeto Orientado a Objetos e Projeto de Interface no Curso de Especialização em Componentes Distribuídos e WEB.


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Pesquisador Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Inicio em 2013.2: Participação em Grupo de Pesquisa de avaliação como pesquisadora voluntária. Inicio em 2014.2: Matriculada como aluna especial no PPGCI/UFBA


Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações
Desde 2011-2 ministro disciplinas da área de tecnologia apenas para os cursos de Engenharia.

Atividades

02/2010 - 01/2013
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Aplicada
02/2010 - 12/2011
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientado e Objetos
Engenharia de Software
Gerência de Projetos
Interface Homem Máquina
Projeto Integrador
Sistema de Informação

Associação Educacional Veiga de Almeida (UVA-Universidade Veiga de Almeida), AEVA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Ensino, Ciência da Computação e Sistemas de Informação Nível: Graduação. Disciplinas ministradas: Análise de Sistemas, Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Gerência de Projetos, Fundamentos da Computação, Fundamentos de Sistemas de Informação, Análise Avançada ? Orientada a Objetos,


Fundação Educacional da Região dos Lagos, FERLAGOS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Ensino, Administração de Empresas, Licenciatura Matem - Nível: Graduação. Disciplinas ministradas: Tecnologia da Informação, Gerência de Projetos, Informática Aplicada à Pratica Docente. Participação no Projeto de Ensino a Distância


Limpeza Pública de Camaçari, LIMPEC, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe da Unidade de Informática, Carga horária: 40
Outras informações
Administração e suporte à rede local. Participação em projeto de reestruturação dos meios de comunicação. Análise e implantação de Sistemas de Processamento de Transaçõe e de Sistemas de Suporte a decisão. Participação na elaboração e execução de curso para o processo de qualificação pessoal e tecnológica (certificação de qualidade).


Fluxo- Ba Informática Ltda, FLUXO, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Suporte, Carga horária: 40
Outras informações
Análise, desenvolvimento e Implantação de Sistemas Integrados. Suporte e treinamento externo dos sistemas administrativos.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERREIRA, S. B. L.2011FERREIRA, S. B. L. ; SILVEIRA, D. ; NUNES, R. ; PINTO, C. . Groups Acessíveis: Utopia ou Vencer Barreiras. Cadernos do IME. Série Informática, v. 31, p. 5-20, 2011.

2.
FERREIRA, S. B. L.2010FERREIRA, S. B. L. ; SILVEIRA, D. ; NUNES, R. ; PINTO, C. . Avaliando Acessibilidade em Sistemas de Comunicação com Usuários Cegos. iSys: Revista Brasileira de Sistemas de Informação, v. 3, p. 1-17, 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PINTO, C.. A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E A EXPLOSÃO DA MÍDIA SOCIAL: IMPACTOS NA MÍDIA TRADICIONAL E NO AMBIENTE EDUCACIONAL. In: I Simpósio ICIA58 - Arquivos de Som e Imagem em Movimento, 2014, Salvador-Bahia. I Simpósio ICIA58 - Arquivos de Som e Imagem em Movimento, 2014.

2.
PINTO, C.; FERREIRA, S. B. L. ; SILVEIRA, D. . Avaliação da Acessibilidade de Sistemas de Comunicação com a Participação de Pessoas com Deficiência Visual. In: XXIX ENANPAD Encontro Nacional dos Programas de Pós Graduação em Administração, 2010, Rio de Janeiro. ENANPAD, 2010. v. 1.

3.
PINTO, C.; FERREIRA, S. B. L. . Acessibilidade e Usabilidade de Sistemas de Informação: Um Estudo Com Usuários Deficientes Visuais. In: II Encontro de Administração da Informação (EnADI), 2009, Recife. EnADI, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
PINTO, C.. Palestra: Sistema de Informação e o Mercado de Trabalho. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PINTO, C.; FERREIRA, S. B. L. . Acessibilidade e Usabilidade de Sistemas de Informação: Um Estudo com Usuários Deficientes Visuais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
PINTO, C.. Avaliação da Acessibilidade de Sistemas Web de Comunicação e de Gestão de Grupos Visando Pessoas com Deficiência Visual Total 2009 (Dissertação Mestrado).


Demais tipos de produção técnica
1.
PINTO, C.. Projeto de Interface. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PINTO, C.. Participação em banca de Rafaela de Cássia Almeida dos Santos.Uma análise da aderência das Práticas Ágeis do SCRUM ao CMMI Nível 2. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Faculdade Ruy Barbosa.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminario de Eficacia e Equidade na Educação Superior-Ufba. 2013. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mateus Andrade da Silva e Rodrigo Venceslau do Amor Divino. Análise de Processos para qualidade de software: Estudo de caso de uma Instituição de Ensino Médio de Salvador. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistema de Informação) - Faculdade Ruy Barbosa. Orientador: Claudia Simões Pinto da Cunha Lima.

2.
Diogo Henrique G Rocha, Edijane de M Sales, Gustavo Santana. Exception ? Ferramenta para gestão de erros. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistema de Informação) - Faculdade Ruy Barbosa. Orientador: Claudia Simões Pinto da Cunha Lima.

3.
Adriano Barreto M. de Almeida, Dalton Oliveira e Renan Viana. Análise de Cenário de Gestão Institucional: Um Estudo de Caso dos Laboratórios da Faculdade Ruy Barbosa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistema de Informação) - Faculdade Ruy Barbosa. Orientador: Claudia Simões Pinto da Cunha Lima.

4.
Eduardo Augusto de Sousa e Danilo Guimarães Viana. Ferramenta para Apoio ao Rastreamento de Requisitos de sistemas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistema de Informação) - Faculdade Ruy Barbosa. Orientador: Claudia Simões Pinto da Cunha Lima.

5.
Rafael dos Santos Alegre. Análise de Requisitos: Estudo de Caso voltado à Técnica de Levantamento JAD. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Claudia Simões Pinto da Cunha Lima.

6.
Weliton Gonçalves Cunha Junior. Treinamento via Internet no Ambiente Empresarial. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Superior de Tecnologia em Informática) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Claudia Simões Pinto da Cunha Lima.

7.
Alex C. R. de Paiva. Marketing em Negócios Digitais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Superior de Tecnologia em Informática) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Claudia Simões Pinto da Cunha Lima.



Outras informações relevantes


Resultados alcançados como Coordenadora Geral Acadêmica:

- Indicador de Satisfação do Corpo Docente (Professores avaliando a IES, usando o NPS), houve melhoria de 15,2%;

- Melhoria na formação acadêmica do quadro docente, percentual de mestres e doutores passou de 78% para 94%;

- Evolução na participação dos professores no Programa de Formação Docente, que tem o objetivo de promover mudança e fortalecimento das práticas pedagógicas, passando de 54,8% em 2015 para 71,5% em 2016.

- Redução dos índices de evasão, evidenciada pelos dados de persistência constante entre 88% e 91%. 

- Na Pesquisa Institucional, nos dois últimos anos (2015-2016), dos 22 itens avaliados tem-se: 20 itens foram mais bem avaliados em 2016, apenas um se manteve com a mesma média (7,05), e um item com pequena variação, baixando para 7,08 (nota 0-10). 

- Melhoria de aproximadamente 20% na avaliação dos Alunos (NPS) em 2016, em relação a 2015. Esse resultado revela a boa percepção que os alunos tiveram da gestão Acadêmica.

- Avaliações externas:
Em dois anos e meio como Gestora Acadêmica, atuando também como Procuradora Institucional, estive responsável por 21 Processos junto ao MEC, processos de Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Curso, todos aprovados com Nota 4.
- Processo de Recredenciamento Institucional com excelente nota 4,4 
- Processo de Transformação para Centro Universitário: responsável pela organização documental e reestruturação do PDI, sistematizando o caminho que a instituição pretende seguir nos próximos cinco anos, com metas numéricas bem delimitadas.

Resultados como Coordenadora dos Cursos de TI:
Como resultados alcançados na função destaco o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ? ENADE 2014, onde o curso de Ciência da Computação foi o 3º melhor do Nordeste; Redes de Computadores, o 2º melhor do Nordeste; Análise de Sistemas, o melhor da Bahia; e Sistemas de Informação, melhor Curso de Salvador



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 21:38:46