Ana Maria de Souza Velloso

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3415014506622306
  • Última atualização do currículo em 09/08/2017


Possui o titulo de Licenciatura e Bacharelado em Quimica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1990), Curso de Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Tibiriça (1992) e Mestre em Ciências obtido em 2009 no programa de Química Analitica do Instituto de Química São Carlos- USP. Atualmente é professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: argumentação, ensino de corrosão, formação docente, estudo de caso em química. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Maria de Souza Velloso
Nome em citações bibliográficas
VELLOSO, A. M. S.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Sertãozinho.
Rua Américo Ambrósio, 269
Jardim Canaã
14169-263 - Sertaozinho, SP - Brasil
Telefone: (016) 39431170
URL da Homepage: http://www.cefetsp.br/edu/sertaozinho/


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2009
Mestrado em Química Analítica.
Instituto de Química São Carlos, IQSC, Brasil.
Título: Casos Investigativos no Ensino de Corrosão: Estratégia Para o Desenvolvimento de Habilidades Argumentativas de Alunos de Graduação em Química,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Salete Linhares Queiroz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1990 - 1992
Graduação em Pedagogia.
Faculdade de Filosofia, Ciênicas e Letras Tibiriça, FFCLT, Brasil.
1984 - 1990
Graduação em Quimica.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
Sistemas de Análiseis Quimico. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2008 - 2008
Catálise Homogênea. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2007 - 2008
Profissão, saberes e modelos de formação docente. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2008
Profissão,saberes e modelos de formação docente. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2003 - 2004
Curso de Pós- Graduação lato sensu em Química: Int. (Carga horária: 360h).
Centro de Extensão Universitária, CEU, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Funcionária Pública Ativa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas, ETE-GV, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 20


Colégio Cristo Rei, CCR, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Secundária, Carga horária: 40


Colégio Maria Imaculada, CMI, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora de Química, Carga horária: 20


Colégio Sagrado Coração de Jesus, CSCJ, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora de Química, Carga horária: 40


Pueri Domus Escola Experimental LTDA, PDE, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Segundo Grau, Carga horária: 20


Sociedade Educacional Liceu Acadêmico de São Paulo, SELA-SP, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de ensino médio, Carga horária: 20


Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, CEFET/SP, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de 1o. e 2o. graus, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2010 - 2011
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Descrição: concessão de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura e para coordenadores e supervisores responsáveis institucionalmente pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e demais despesas a ele vinculadas.. Situação:.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Educaçao em Química.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VELLOSO, A. M. S.2009 VELLOSO, A. M. S.; Luciana Passos Sá ; MOTHEO, ; Salete Linhares Queiroz . Argumentos elaborados sobre o tema ?corrosão? por estudantes de um curso superior de Química. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, p. 593-616, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Luciana Passos Sá ; VELLOSO, A. M. S. ; Salete Linhares Queiroz ; MOTHEO, . Casos Investigativos no Ensino de "Corrosão" Percepções dps Alunos sobre a Estratégia de Ensino. In: 32a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2009, Fortaleza. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2009.

2.
Salete Linhares Queiroz ; VELLOSO, A. M. S. ; MOTHEO, ; Luciana Passos Sá . Undergraduate Chemistry Students Arguments Oral Presentations. In: European Science Education Research Association, 2009, Istanbul. Proceedings of The European Science Education Research Association, 2009.

3.
Salete Linhares Queiroz ; KELLY, G. J. ; VELLOSO, A. M. S. ; MOTHEO, . Modelo de argumentacao na analise da qualidade de apresentacoes orais de alunos de quimica sobre o tema ?corrosao.?. In: Congreso Internacional sobre Investigación en Didactica de las Ciencias., 2009, Barcelona. Congreso Internacional sobre Investigación en Didactica de las Ciencias., 2009.

4.
Luciana Passos Sá ; VELLOSO, A. M. S. ; Salete Linhares Queiroz . Uma Análise Comparativa Da Argumentação de Grauandos em Química sobre a Resulução de Casos Relacionados ao Tema Corrosão. In: 31a. Reunião Anual de Sociedade Brasileira de Quimica, 2008, Lindóia. 31a. Reunião Anual de Sociedade Brasileira de Quimica, 2008.

5.
Luciana Passos Sá ; VELLOSO, A. M. S. ; Salete Linhares Queiroz . Argumentos Sobre Questões Sócio-Científico Por Alunos de Graduação em Química. In: 31a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2008, Lindóia. 31a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2008.

6.
VELLOSO, A. M. S.; Luciana Passos Sá ; Salete Linhares Queiroz . Casos Investigativos no ensino do tópico. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007.

7.
VELLOSO, A. M. S.; Luciana Passos Sá ; Salete Linhares Queiroz . Casos investigativos como estratégia para o ensino do tema. In: IV EPPEQ, 2007, São Paulo. IV Encotro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2007.

Artigos aceitos para publicação
1.
VELLOSO, A. M. S.; Salete Linhares Queiroz ; Luciana Passos Sá ; MOTHEO, . Argumentos elaborados sobre o tema corrosão por estudantes de um curso superior de Química. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 2008.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
VELLOSO, A. M. S.. Estudo da Coprecipitação de Elementos Traços em Hidróxido de Ferro III. 1987.


Demais tipos de produção técnica
1.
VELLOSO, A. M. S.. Oficina: Química. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fórum Acadêmico IFSP.Aplicação de jogo para avaliação do aprendizado sobre vidrarias. 2011. (Outra).

2.
II Seminário Internacional em Educação.Inclusão digital de professores: trabalhando com as ferramentas do Microsoft PowerPoint. In:. 2010. (Seminário).

3.
5a. Fórum Nacional de Coordenadores de Curso de Graduação em Química. 2009. (Simpósio).

4.
I Encontro sobre Divulgação e Ensino de Ciências. 2008. (Encontro).

5.
II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Oficina de Ultilização do Método Cooperativo Jigsaw no Ensino de Cinética Química. 2008. (Oficina).

6.
Sociedade Brasileira de Química.Uma análise comparativa da argumentação de graduandos em química sobre a resolução de casos relacionados ao tema corrosão. 2008. (Outra).

7.
IV Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Quimica.Casos Investigativos como estratégia para o ensino do tema " Corrosão". 2007. (Encontro).

8.
IV Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.CASOS INVESTIGATIVOS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DO TEMA " CORROSÃO". 2007. (Encontro).

9.
VI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa de Educação em Ciências.Casos Investigativos no Ensino do Tópico "Corrosão". 2007. (Encontro).

10.
XIII ENEQ. 2006. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ANA MARIA DE SOUZA VELLOSO. Investigação do Conhecimento dos estudantes do mau descarte do lixo eletrônico nas cidades. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - IFSP Campus Sertãozinho. Orientador: Ana Maria de Souza Velloso.

2.
ANA MARIA DE SOUZA VELLOSO. Aplicação de jogo para avaliação do aprendizado sobre vidrarias. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA) - IFSP Campus Sertãozinho. Orientador: Ana Maria de Souza Velloso.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 14:07:32