Fernanda Deah Chichorro Baldin

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1517768415361377
  • Última atualização do currículo em 31/08/2017


Possui graduação em Letras Português Espanhol pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2001) e Mestrado em Estudos Literários pela mesma universidade (2006). Atualmente é professora do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no curso de Letras Inglês, em cursos de extensão de espanhol e de português como línguas adicionais e no curso de pós-graduação lato sensu. Participa da aplicação de dois exames de proficiência em língua estrangeira: Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros (Celpe-Bras) e Certificado de Español Lengua y Uso (CELU). Atua em projetos institucionais de Português Para Falantes de Outras Línguas (PFOL), tanto de ensino/aprendizagem para usuários de português quanto de formação inicial e continuada de português como língua adicional. É membro de dois Grupos de Pesquisa da UTFPR: PFOL (Português para Falantes de Outras Línguas) e TRADLIN (Tradução e Ensino de Línguas). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda Deah Chichorro Baldin
Nome em citações bibliográficas
CHICHORRO, F. D.;Fernanda Deah Chichorro Baldin;BALDIN, Fernanda Deah Chichorro

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba.
Avenida Sete de Setembro 3165
Centro
80230901 - Curitiba, PR - Brasil - Caixa-postal: 81200110
Telefone: (41) 3104597
Fax: (41) 3104596


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2006
Mestrado em Estudos Literários.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Narrativa autobiográfica e memória: ficções do "eu" em Gabriel Garcia Márquez,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Marilene Weinhardt.
2006 - 2007
Especialização em Educação a Distância (EAD).
SENAC-PR, SENAC-PR, Brasil.
Título: Proposta de curso preparatório a distância para a parte escrita do Exame CelpeBras à luz da experiência profissional.
Orientador: Silvia Teresa Sparano Reich.
1996 - 2001
Graduação em Letras Português Espanhol.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.




Formação Complementar


2000 - 2000
Programa de Cooperación Internacional ( PCI ) ? La.
Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, ULPGC, Espanha.


Atuação Profissional



Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Departamento, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

12/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Curitiba, .


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 18
Outras informações
Professora de Português para estrangeiros - Nível Intermediário I e Avançado I - 120h (2003) Professora de Espanhol I, II, IV, V e VI - 360h/a (2002) Professora de Português para estrangeiros - Nível Intermediário I, IV, Avançado I e Avançado - 240h (2003) Professora de Espanhol I, V e VI - 180h/a (2003) Professora de Espanhol III e V - 180h/a (2004) Professora de Português para estrangeiros - Básico, Intermediário, Intermediário III, Avançado e Avançado II - 240h/a (2004) Professora de Espanhol IV - 120h/a (2005) Professora de Português para estrangeiros - Básico, Intermediário II, Avançado I e Avançado II - 210h/a (2005) Professora de Espanhol I, II, III e V - 300h/a (2006) Professora de Português para estrangeiros - Básico I, Intermediário, Intermediário I, Intermediário II e Avançado I - 210h/a (2006) Professora de Espanhol I,II, III, IV, V e VI - 240h/a (2007) Professora de Espanhol Básico III e Intermediário I - 180h/a (2008) Colaboradora no Programa Extensão Celin - Extensão Universitária como Espaço Intergrado para Ensino e Aprendizagem, Pesquisa e Formação de Professores de Línguas e Culturas Diversas - 457h/a (2009). Professora de português para estrangeiros nível Intermediário II - 90h/a (2010). Coordenadora do setor de Acordos e Convênios do CELIN (desde 2008) Membor da Coordenação Pedagógica Geral do CELIN (desde 2012)

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora no Curso de Pós-Graduação, Carga horária: 30
Outras informações
Disciplina: Literatura e Ensino de PLE

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta de Espanhol


Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor pós-graduação
Outras informações
Tendências Estéticas da Narrativa hispano-americana contemporânea

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Pós-graduação, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas: Novos recursos tecnológicos no ensino da Língua Espanhola; Tendências Estéticas da Narrativa hispano-americana.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Pós-graduação, Carga horária: 30
Outras informações
Disciplina: Tendências estéticas da narrativa moderna latino-americana.


Faculdade de Administração, Ciências e Letras, FACEL, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2012
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora


Centro de Línguas e Interculturalidade, CELIN, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da Coordenação Pedagógica Geral, Carga horária: 18

Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Acordos e Convênios, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2002 - 2012
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Prof. de Português como língua estrangeira

Vínculo institucional

2000 - 2008
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol


CELPEBRAS, CELPEBRAS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Aplicadora exame, Enquadramento Funcional: Exame de proficiência
Outras informações
Aplicadora da parte individual (oral/entrevista) do Exame de Proficiência de Português como Língua Estrangeira (CELPEBRAS), chancelado pelo MEC, desce maio de 2002.


Certificado de Español Lengua y Uso, CELU, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Aplicadora, Enquadramento Funcional: Aplicadora de prova oral
Outras informações
Aplicadora da parte individual (oral) do Certificado de Español Lengua y Uso (CELU), chancelado pelo Ministério da Educação da Argentina, desde outubro de 2007.


Curso Educativo ? Centro de Estudos e Monitoria, CEM, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2001
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Português e Espanhol


ENEM, ENEM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Consultora Pedagógica, Enquadramento Funcional: Consultora Pedagógica
Outras informações
Consultora pedagógica - área de Língua Portuguesa - na correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM/2006).


MET A4, MET A4, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Tradutora e corretora, Enquadramento Funcional: Tradutora e corretora
Outras informações
Tradutora e corretora espanhol-português/português-espanhol.


Montreal Serviços, MS, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Prof. de Português como língua estrangeira


Casa da Espanha, CE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol



Linhas de pesquisa


1.
Formação inicial e continuada de professores de línguas estrangeiras (TRADLIN)

Objetivo: Investigar a relação entre formação e prática docente em pré-serviço. Pesquisar a influência da formação em língua estrangeira, desenvolvida na Licenciatura, na prática profissional do licenciado em Letras..
2.
Interculturalidade e Português para Estrangeiros

Objetivo: Estudar mecanismos de construção de sentidos no processo de aprendizagem de português para estrangeiros em situação de imersão: metáforas interculturais; identidades em construção; questões pragmáticas e discursivas..
Palavras-chave: Português para Estrangeiros; Identidades e Discursos.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Memória do PFOL na UTFPR
Descrição: O presente projeto pretende resgatar e remontar a história do PFOL na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ao buscar dados cronológicos e materiais sobre os cursos, turmas, eventos, metodologias utilizadas, pesquisas desenvolvidas, como Trabalhos de Conclusão de Curso, artigos científicos, relatos de professores e alunos, formação de grupos de Pesquisa, Trabalho e Estudo, promovendo um mapeamento do ensino de Português para estrangeiros na UTFPR, suas metodologias, estratégias e ações. Esse resgate da memória do PFOL na UTFPR contará um pouco, também, da história da instituição, antes mesmo de sua consolidação como Universidade Federal. Com a pesquisa referida contribuiremos também para a produção de análises e de materiais sobre o ensino do português como língua estrangeira, L2 ou língua adicional, tendo por contexto os processos de internacionalização das universidades brasileiras, o recebimento e o acolhimento dos refugiados haitianos e sírios, por exemplo, ou o intercâmbio econômico, social e cultural dos estrangeiros que vêm e virão para o país, a trabalho ou estudo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Fernanda Deah Chichorro Baldin - Coordenador / Jiliane Santana - Integrante.
2013 - Atual
Português Para Falantes de Outras Línguas
Descrição: Em nossa instituição, há uma demanda crescente, tanto externa como interna, de estrangeiros por aulas de português. Com o processo de internacionalização por que passam as universidades brasileiras, crescerá o número de convênios de nossa universidade com universidades estrangeiras o que fará com que mais alunos venham estudar pelo menos uma parte de sua graduação ou pós-graduação na UTFPR. É necessário que nos preparemos com mais ênfase para esse público que tende a crescer. Outro público crescente é o de estrangeiros refugiados ou com visto humanitário. O governo brasileiro tem entendido que se devem acolher esses estrangeiros. Esse é um grupo que também deve ser atendido, uma vez que ele pretende (re)fazer sua vida no Brasil e todas as relações sociais passam pela língua; por isso, eles precisam de aulas de português. Os acadêmicos do Curso de Letras também têm a possibilidade de atuar ? sempre sob supervisão ? em atividades de ensino/aprendizagem de PFOL, possibilidade não contemplada no Curso de Letras da UTFPR, possibilitando-lhes a construção de mais uma identidade profissional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Fernanda Deah Chichorro Baldin - Coordenador / Jeniffer Imaregna Alcântara de Albuquerque - Integrante / Elisa Novaski Cordeiro - Integrante.
2007 - 2007
Racismo e discurso na América Latina: questões de tradução
Descrição: Racismo e discurso na América Latina: questões de tradução - no. BANPESQ: 2007021528.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Fernanda Deah Chichorro Baldin - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Formação de professores de línguas estrangeiras/adicionais e suas respectivas literaturas
Descrição: O DALEM ? CT trabalha diretamente na formação de professores de língua inglesa (inicial e continuada) como língua estrangeira/adicional, nos Cursos de Letras Inglês e Português-Inglês, promovendo a construção de proficiência linguística e também reflexões tanto sobre língua como código quanto sobre língua como discurso. Também atua em cursos de formação de professores de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) e na pós-graduação latu senso Além disso, configura-se grande parte de nosso trabalho, a criação de reflexão sobre ser professor e, então, a construção do professor. Os maiores espaços destinados à reflexão voltada à prática do professor de língua ficam destinados à segunda metade do Curso de Letras fazendo com que muitos estudantes passem a primeira metade dele fazendo quase que exclusivamente reflexões teóricas, com incipientes vivências práticas nas quais esses estudantes se coloquem já como professores (formação em pré-serviço) e aprendam e se construam também a partir dessas práticas. Esse projeto apresenta possibilidades de realização de atividades de prática docente pelos estudantes, sempre sob coordenação e supervisão de professores do DALEM..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Fernanda Deah Chichorro Baldin - Coordenador / Jaqueline Bohn Donada - Integrante / Andressa Brawerman Albini - Integrante / Ana Maria dos Santos Garcia Ferreira Martins - Integrante / Ana Paula Petriu Ferreira Engelbert - Integrante / Ana Valéria Bisetto Bork - Integrante / Elizabeth Pazello - Integrante / FLÁVIA AZEVEDO - Integrante / Maristela Pugsley Werner - Integrante / Rita de Cássia Veiga Marriott - Integrante / Aline de Mello Sanfelici - Integrante.
2016 - Atual
Tópicos de gramática para ensino de português para estrangeiros I
Descrição: A gramática apresenta-se como uma dificuldade no momento da preparação de aulas, seja para estrangeiros, seja para brasileiros. O ensino formal no Brasil é eminentemente memorização de regras e leva a pouca reflexão sobre os usos de estruturas gramaticais. Como o estudante de Letras em formação teve essa relação com a gramática na escola regular, tende a transferir esse tipo de ensino às atividades de português (seja como língua materna, seja como língua estrangeira ou adicional). Além disso, na licenciatura em Letras, também não há um trabalho ostensivo com reflexões gramaticais e análise de gramáticas tendo em vista o ensino de línguas e nem a análise de atividades nas quais estruturas gramaticais possam ser o foco. Quando se fala em ensino de português para estrangeiros em imersão ? como é o caso de estrangeiros aprendendo português no Brasil ? essa dificuldade aparece com mais força. Portanto, esse projeto apresenta uma ação concreta para a reflexão dos usos de estruturas gramaticais do português brasileiro, possibilitando a professores em formação inicial o uso de ferramentas teóricas e analíticas para que suas atividades com estrangeiros sejam mais coerentes e efetivas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Fernanda Deah Chichorro Baldin - Coordenador / Daniel Germano de Abreu - Integrante.
2015 - 2016
Interações face-a-face simuladas do Exame Celpe-Bras para ensino/aprendizagem de português para estrangeiros
Descrição: Esse projeto consiste, então, na elaboração de oito interações face-a-face simuladas, seguindo os moldes do Exame Celpe-Bras e usando textos base (chamados de Elementos Provocadores pela prova) de provas anteriores (disponíveis no Acervo Celpe-Bras). Os estrangeiros que participam das gravações são estrangeiros que possuem algum nível de certificação outorgado pelo Celpe-Bras, ou seja, já fizeram a prova e obtiveram algum dos níveis certificados..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Fernanda Deah Chichorro Baldin - Coordenador / Joana Beatriz Grande Moreira - Integrante / Helena da Silva - Integrante.
2014 - 2015
Produção de Podcasts e Atividades de Compreensão E Análise Linguística para o Ensino de Português para estrangeiros
Descrição: Esse projeto tem como resultado materiais de áudio para disponibilização como podcasts com exercícios de análise linguística para ensino de português para falantes de outras línguas. Todo o material se insere no contexto de Recursos Educacionais Digitais Abertos e será disponibilizado no Repositório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Curitiba, para uso e manuseio de interessados no ensino do português brasileiro para falantes de outras línguas, seja no Brasil ou no exterior..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Fernanda Deah Chichorro Baldin - Coordenador / Alencar Guth - Integrante / Daniel Germano de Abreu - Integrante.
2013 - Atual
Português para falantes de Outras Línguas
Descrição: Em nossa instituição, há uma demanda crescente, tanto externa como interna, de estrangeiros por aulas de português. Com o processo de internacionalização por que passam as universidades brasileiras, crescerá o número de convênios de nossa universidade com universidades estrangeiras o que fará com que mais alunos venham estudar pelo menos uma parte de sua graduação ou pós-graduação na UTFPR. É necessário que nos preparemos com mais ênfase para esse público que tende a crescer. Outro público crescente é o de estrangeiros refugiados ou com visto humanitário. O governo brasileiro tem entendido que se devem acolher esses estrangeiros. Esse é um grupo que também deve ser atendido, uma vez que ele pretende (re)fazer sua vida no Brasil e todas as relações sociais passam pela língua; por isso, eles precisam de aulas de português. Os acadêmicos do Curso de Letras também têm a possibilidade de atuar ? sempre sob supervisão ? em atividades de ensino/aprendizagem de PFOL, possibilidade não contemplada no Curso de Letras da UTFPR, possibilitando-lhes a construção de mais uma identidade profissional..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Fernanda Deah Chichorro Baldin - Coordenador / Jeniffer Imaregna Alcântara de Albuquerque - Integrante / Elisa Novaski Cordeiro - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2010 - Atual
Certificado de Español Lengua y Uso (CELU): perspectivas para compreensão da proficiência e para formação de professores
Descrição: Descrição: O presente projeto consiste em um estudo sobre o Certificado de Español Lengua y Uso (CELU) - exame de proficiência do governo argentino - como ferramenta para o desenvolvimento de perspectivas para a compreensão da proficiência linguística e para a formação de professores . O objetivo principal é investigar como o exame CELU pode contribuir para a formação docente e para o ensino de espanhol como língua estrangeira, a partir da reflexão sobre proficiência linguística. Para o seu alcance pretende-se levantar concepções de discentes e docentes sobre os exames de proficiência em língua espanhola; analisar as características e composição do CELU; verificar proficiência, de acordo com os parâmetros do CELU, por meio de aplicação simulada de um dos exames; discutir e analisar os dados obtidos e confeccionar atividades nos moldes do referido exame; dar indicativos para o seu uso em aulas de espanhol, e depositar as atividades no Centro de Recursos do CELIN UFPR visando a efeitos retroativos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda Deah Chichorro - Integrante / Terumi Koto - Integrante / Roberta Sotero - Integrante / Ernestina Susevich - Integrante / Nylcéa Thereza de Siqueira Pedra - Coordenador..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Fernanda Deah Chichorro Baldin - Coordenador / Nylcéa Pedra - Integrante / Terumi Koto - Integrante / Roberta Sotero - Integrante / Ernestina Susevich - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CORDEIRO, ELISA NOVASKI2017CORDEIRO, ELISA NOVASKI ; BALDIN, Fernanda Deah Chichorro . O processo de formação inicial de professores de Português para Falantes de Outras Línguas na UTFPR-CT: integração entre prática pedagógica e teoria. LÍNGUAS & LETRAS (ONLINE), v. 18, p. 96-111, 2017.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MENEZES, E. R. ; BALDIN, Fernanda Deah Chichorro ; FERREIRA, R. M. S. . Cursos de Português Língua Estrangeira no CELIN - UFPR: práticas docentes e experiências em sala de aula. IV. ed. , 2016. v. 01. 361p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CHICHORRO, F. D.. Vozes de estudantes em formação inicial de professores de português para estrangeiros. In: XII EDUCERE - Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba. Anais do XII EDUCERE - Congresso Nacional de Educação, 2015.

2.
CHICHORRO, F. D.. Gêneros textuais e ensino de espanhol como língua estrangeira: uma experiência na Licenciatura em Letras. In: X Educere, 2011, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Champagnat Editora PUC PR, 2011.

3.
CHICHORRO, F. D.. Quem diz que o ensino particular é melhor que o público? Relato de uma experiência de estágio supervisionado em língua espanhola. In: IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE., 2009, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Champagnat, 2009.

4.
CHICHORRO, F. D.. Mimesis en Cinco horas con Mario, de Miguel Delibes. In: IV Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2006. $o. Congresso Brasileiro de Hispanistas Literatura Espanhola, 2006. v. IV.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CHICHORRO, F. D.. Formação de professores de espanhol como língua estrangeira: perspectiva do projeto pedagógico do curso de Letras Português/Espanhol da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). In: 9o. Encontro do Celsul, 2010, Palhoça. Caderno de Programação e Resumos. Palhoça: Editora Unisul, 2010.

2.
CHICHORRO, F. D.. Formaçao de professores de PLE - o caso do CELIN-UFPR. In: 9o. Encontro do Celsul, 2010, Palhoça. Caderno de Programação e Resumos. Palhoça: Editora Unisul, 2010.

3.
CHICHORRO, F. D.. Formação de professores de espanhol como língua estrangeira: perspectiva do curso de Letras. In: I CIPLOM, 2010, Foz do Iguaçu. caderno de programação e resumos do I CIPLOM, 2010.

4.
CHICHORRO, F. D.. Lo intercultural como base para construcción de la proficiencia de brasileños en español. In: I CIPLOM, 2010, FOz do Iguaçu. Caderno de Programação e resumos do I CIPLOM, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
CHICHORRO, F. D.; ALBUQUERQUE, J. I. A. . Português para estrangeiros. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CHICHORRO, F. D.. Expressão oral em aulas de português para estrangeiros: teorias, materiais e práticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CHICHORRO, F. D.. Aqueles que falam: Oralidade e Ensino de Português para Estrangeiros. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CHICHORRO, F. D.; NEGRO, B. D. ; QUADROS, Murilo . O que é Interação oral para o Exame Celpe-Bras?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CHICHORRO, F. D.. Produção de podcasts e atividades de compreensão e análise linguística para o ensino de português para estrangeiros. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CHICHORRO, F. D.. Formação de professores de Português para estrangeiros: perspectivas na formação inicial da UTFPR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CHICHORRO, F. D.; ALBUQUERQUE, J. I. A. . Oralidade e ensino de Português para estrangeiros: relatos de trabalhos desenvolvidos na UTFPR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CHICHORRO, F. D.. O curso preparatório para o Exame Celpe-Bras no Celin-UFPR: retrospectiva e propostas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CHICHORRO, F. D.; MIRANDA, Kelly . A Fluência: Conceitos e construtos para avaliação no Celpe-Bras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CHICHORRO, F. D.; FREITAS, A. . Pronúncia: O que é? Que elementos contém? Discussões para avaliação oral no Celpe-Bras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
CHICHORRO, F. D.; SOUZA, C. . A compreensão como critério de avaliação no exame Celpe-Bras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CHICHORRO, F. D.. Metodologias e práticas de ensino-aprendizagem de PFOL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CHICHORRO, F. D.; CHEN, E. . Interações orais entre alunos estrangeiros e estudantes de Letras: caminhos de ensino/aprendizagem de português a estrangeiros. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CHICHORRO, F. D.; FERREIRA, R. M. S. . A avaliação diagnóstica de identidades de estrangeiros para a construção de cursos de PFOL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
CHICHORRO, F. D.; FERREIRA, R. M. S. . Apontamentos para uma política de formação de examinadores do exame Celpe-Bras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
CHICHORRO, F. D.. Exame Cepe-Bras: aspectos teóricos e análise de tarefas e entrevistas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
CHICHORRO, F. D.; FERREIRA, R. M. S. . Experiências compartilhadas: identidades de estrangeiros no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
CHICHORRO, F. D.; FERREIRA, R. M. S. . para uma política de formação de aplicadores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CHICHORRO, F. D.. Quem diz que o ensino particular é melhor que o público? Relato de uma experiência de Estágio Supervisionado em Língua Espanhola. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CHICHORRO, F. D.. Diferentes miradas sobre Cien años de soledad. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
CHICHORRO, F. D.. Avaliação oral no ensino de PLE e interfaces do processo em outras línguas estrangeiras. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CHICHORRO, F. D.. O ensino de português como língua estrangeira para orientais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
CHICHORRO, F. D.. O desenvolvimento da escrita de espanhol por meio de tarefas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
CHICHORRO, F. D.. Mimesis en Cinco horas con Mario, de Miguel Delibes. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
CHICHORRO, F. D.. Ensino de PLE para orientais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
CHICHORRO, F. D.. Relato autobiográfico y memoria: ficciones del yo en Gabriel García Márquez. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
CHICHORRO, F. D.. Autobiografía y memoria: ficciones del yo en Gabriel García Márquez. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
CHICHORRO, F. D.. Representações femininas em As horas nuas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
CHICHORRO, F. D.. Memória em A mãe da mãe da mãe e suas filhas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
CHICHORRO, F. D.. Ensino de escrita como competência para a proficiência. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
CHICHORRO, F. D.. PLE: Uma Experiência Acadêmica" - O Ensino De Português Língua Estrangeira Com Textos De História E Literatura. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
CHICHORRO, F. D.. A Narrativa Brasileña Contemporánea. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
CHICHORRO, F. D.. Algunos cuestionamientos presentes en El manuscrito carmesí, de Antonio Gala.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CHICHORRO, F. D.. El amor o algo así. Curitiba: Maristela Mitsuko Ono, 2009. (Tradução/Livro).

2.
CHICHORRO, F. D.; PEDRA, N. T. S . Diversidad cultural, género y tecnología: un abordaje interdisciplinario. Curitiba: UTFPR, 2006. (Tradução/Livro).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CHICHORRO, F. D.. Participação em banca de Sueli Terezinha de Oliveira. O Ensino da Língua Espanhola em Mafra e sua avaliação por alunos do Ensino Médio. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização no Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Federal do Paraná.

2.
CHICHORRO, F. D.. Participação em banca de Regiane Alves. A utilização de contos de Gabriel García Márquez nas aulas de espanhol. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização no Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Federal do Paraná.

3.
CHICHORRO, F. D.. Participação em banca de Márcia Sabino. Interculturalidade e o ensino de espanhol como segunda língua: uma forma de socialização. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização no Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Federal do Paraná.

4.
CHICHORRO, F. D.. Participação em banca de Sueli Terezinha de Oliveira. O ensino da língua espanhola em Mafra e sua avaliação por alunos do ensino médio. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

5.
CHICHORRO, F. D.. Participação em banca de Regiane Pinheiro Dionísio. Aspectos culturais em 'Cem anos de solidão': estranhamento para o aluno/leitor brasileiro. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

6.
CHICHORRO, F. D.. Participação em banca de Márcia Regina Sabino. Interculturalidade e o ensino de espanhol como segunda língua: uma forma de socialização. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CHICHORRO, F. D.; COSTA, E. G.; RETORTA, M. S.. Participação em banca de Olivia Rocha Lucena.O Code-Switching na educação Infantil Bilingue: Crenças e Atitudes de Pais e Professores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
CHICHORRO, F. D.; DONADA, J. B.; CABRERA, R. U.. Participação em banca de Dayse Paulino de Ataide.A leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa: desencontros entre teoria e prática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
CHICHORRO, F. D.; DUTRA, I.; FERREIRA, R. B.. Participação em banca de Karen Eloize de Oliveira.A inserção dos contos de fada no processo de aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

4.
CHICHORRO, F. D.; DUTRA, I.; FERREIRA, R. B.. Participação em banca de Caroline Kupczki Krezko.O imaginário da criança de 4 a 5 anos por meio dos contos de fada na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

5.
CHICHORRO, F. D.. Participação em banca de Geisa Ariane Bortoluzzi.Formação de professores de PLE: questionamentos sobre o perfil dos profisisonais de Curitiba. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português e Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Tuiuti do Paraná.

6.
CHICHORRO, F. D.. Participação em banca de Fabíola Benítez Tolfo.A oralidade em língua espanhola no curso de licenciatura em Letras: um estudo de caso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português e Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Tuiuti do Paraná.

7.
CHICHORRO, F. D.. Participação em banca de Carolina Cordeiro Santana.Metodología de enseñanza de español: un estudio de caso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português e Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Tuiuti do Paraná.

8.
CHICHORRO, F. D.; PEDRA, N. T. S. Participação em banca de Cinthya Maria Guimarães da Silva Sell.La casa de Bernarda Alba, sus mujeres y el contexto de la guerra civil española. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português e Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Tuiuti do Paraná.

9.
CHICHORRO, F. D.. Participação em banca de Sueli Karpinski.A Figura Feminina e sua inserção na sociedade espanhola do início do século XX em duas obras teatrais de Federico García Lorca. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português-Espanhol) - Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras.

10.
CHICHORRO, F. D.. Participação em banca de Mônica Almeida Abdo.Análise do poema ?As Quadras Dele? de Florbela Espanca. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português-Espanhol) - Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras.

11.
CHICHORRO, F. D.. Participação em banca de Sueli Lima.A importância de se vivenciar valores na educação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português-Espanhol) - Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras.

12.
CHICHORRO, F. D.. Participação em banca de Ana Paula Fávaro.Uma análise da figura feminina na obra Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português-Espanhol) - Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras.

13.
CHICHORRO, F. D.. Participação em banca de Edi Sélia Remonato.Literatura infanto-juvenil na escola de ensino fundamnetal como instrumento de educação e de criatividade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Administração, Ciências e Letras.

14.
CHICHORRO, F. D.. Participação em banca de Amanda Estevão.Dificuldades de Aprendizado da Leitura e da Escrita. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Administração, Ciências e Letras.

15.
CHICHORRO, F. D.. Participação em banca de Marta Barbosa.Diferentes maneiras de se contar histórias infantis. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Administração, Ciências e Letras.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CHICHORRO, F. D.. Examinadora en el Examen Oral Celu 112. 2012. Instituto Cultural Brasil Argentina.

2.
CHICHORRO, F. D.. Segundo Seminário de Observação e Argumentação em sala de aula. 2010. Universidade Tuiuti do Paraná.

3.
CHICHORRO, F. D.. Examinadora en el Examen Oral Celu 210. 2010. Universidade Federal do Paraná.

4.
CHICHORRO, F. D.. I Estágio de Observação e Argumentação em sala de aula. 2009. Universidade Tuiuti do Paraná.

5.
CHICHORRO, F. D.. IV Seminário de Aprofundamento Metodológico. 2009. Universidade Tuiuti do Paraná.

6.
CHICHORRO, F. D.. Examinadora en el examen oral Celu 108. 2008. Universidad Nacional de Córdoba.

7.
CHICHORRO, F. D.. Examinadora en el Examen Oral Celu 208. 2008. Universidad Nacional de Córdoba.

8.
CHICHORRO, F. D.. Corrección de los exámenes CELU 207. 2007. Universidad Nacional de Córdoba.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I CIEL - Congresso Internacional de Estudos de Linguagem. Oralidade e ensino de Português para estrangeiros: relatos de trabalhos desenvolvidos na UTFPR. 2015. (Congresso).

2.
III Mostra de Pesquisas em Língua e Literatura Estrangeira. Formação de professores de Português para estrangeiros: perspectivas na formação inicial da UTFPR. 2015. (Exposição).

3.
Consiple 2011. Histórico dos cursos de formação de professores de português como língua estrangeira no Centrod e Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (CELIN - UFPR). 2011. (Congresso).

4.
Consiple 2011. A construção da disciplina de português como língua estrangeira no currículo do cursod e Letras da Universidade Tuiuti do Paraná. 2011. (Congresso).

5.
VI Siget.Gêneros textuais e formação de professores de português como língua estrangeira: o caso de CELIN - UFPR. 2011. (Simpósio).

6.
X Educere. Gêneros textuais e ensino de espanhol como língua estrangeira: uma experiência na licenciatura em Letras. 2011. (Congresso).

7.
X Educere. 2011. (Congresso).

8.
9o. Encontro do Celsul.Formaçao de professores de PLE - o caso do CELIN-UFPR. 2010. (Encontro).

9.
9o. Encontro do Celsul.Formação de professores de espanhol como língua estrangeira: perspectiva do projeto pedagógico do curso de Letras Português/Espanhol da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). 2010. (Encontro).

10.
Curso de formação de professores do Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR.Os gêneros textuais na sala de aula. 2010. (Encontro).

11.
Preparação Inicial de Professores de línguas e culturas diversas do CELIN.Gêneros Textuais. 2010. (Outra).

12.
Semana Pedagógica UTP 2010. 2010. (Outra).

13.
Cervantes y el libro, dos amigos inseparables.Taller Manolito Gafotas. 2009. (Encontro).

14.
Formação de professores de línguas estrangeiras (português como língua estrangeira) - Módulo II.Formação de professores de línguas estrangeiras (português como língua estrangeira) - Módulo II. 2009. (Outra).

15.
III ENPLE.Interpretação dos descritores e da parte individual do exame CelpeBras: o caso do CELIN UFPR. 2009. (Encontro).

16.
I Simpósio de Reflexões sobre as Metodologias e Práticas de Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas.Los géneros discursivos como base para construcción de la proficiencia de brasileños en español. 2009. (Simpósio).

17.
I Simpósio de Reflexões sobre as Metodologias e Práticas de Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas. 2009. (Simpósio).

18.
I Simpósio de Reflexões sobre as Metodologias e Práticas de Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas.Português para estrangeiros. 2009. (Simpósio).

19.
IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE.. Quem diz que o ensino particular é melhor que o público? Relato de uma experiência de Estágio Supervisionado em Língua Espanhola. 2009. (Congresso).

20.
IX Educere. 2009. (Congresso).

21.
Literatura em Língua Espanhola.Novos recursos tecnológicos do ensino de Língua Espanhola. 2009. (Outra).

22.
22a. Semana de Letras da UTP.O amor nos Tempos de Cólera de G.G. Márquez". 2008. (Outra).

23.
Formação de professores de línguas estrangeiras (alemão, espanhol, franc^^es, inglês, italiano, grego antigo, latim, mandarim, japonês e português para estrangeiros - Módulo I).Métodos e abordagens no ensino de LM e LE. 2008. (Outra).

24.
VII Congresso Internacional da Siple. 2008. (Congresso).

25.
Gabo, el Quijote Americano.Diferentes miradas sobre Cien años de soledad. 2007. (Encontro).

26.
XV EPLE ? Línguas: culturas, diversidade, integração. O ensino de português como língua estrangeira para orientais. 2007. (Congresso).

27.
XV EPLE ? Línguas: culturas, diversidade, integração. Avaliação oral no ensino de PLE e interfaces do processo em outras línguas estrangeiras. 2007. (Congresso).

28.
XV EPLE ? Línguas: culturas, diversidade, integração. O desenvolvimento da escrita de espanhol por meio de tarefas. 2007. (Congresso).

29.
IV Congresso Brasileiro de Hispanistas. Mimesis en Cinco horas con Mario, de Miguel Delibes. 2006. (Congresso).

30.
Jalla (Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana).Autobiografía y memoria: ficciones del yo en Gabriel García Márquez. 2006. (Outra).

31.
Semana Cultural 2006 (Facel).Recepção e produção de texto. 2006. (Outra).

32.
Semana de Letras.Ensino de PLE para orientais. 2006. (Outra).

33.
Semana de Letras ? UFPR.Relato autobiográfico y memoria: ficciones del yo en Gabriel García Márquez. 2006. (Outra).

34.
Semana de Letras ? UFPR.Ensino de PLE para orientais. 2006. (Outra).

35.
Seminário Anual da SIPLE.Ensino de escrita como competência para a proficiência. 2006. (Seminário).

36.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 7.Representações femininas em As horas nuas. 2006. (Seminário).

37.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 7.Memória em A mãe da mãe da mãe e suas filhas. 2006. (Seminário).

38.
O Ensino de línguas estrangeiras e de Português como língua estrangeira.Gêneros discursivos e ensino de LEs. 2005. (Outra).

39.
Semana Cultural (Facel).Gramática da Língua Espanhola. 2005. (Outra).

40.
XIII EPLE. O Ensino De Português Língua Estrangeira Com Textos De História E Literatura. 2005. (Congresso).

41.
1o.Encontro de Língua Espanhola dos municípios catarinenses.La enseñanza de la cultura a través de textos literarios cortos. 2004. (Encontro).

42.
V AnpedSul. 2004. (Seminário).

43.
II Encontro do Profissional de Espanhol Hoje: O professor em sala de aula. 2003. (Encontro).

44.
Conferência sobre Metodología de la enseñanza de español LE. 2002. (Outra).

45.
El Componente Intercultural en las Clases de ELE. 2002. (Outra).

46.
II Jornada SGEL _ Ao Livro Técnico sobre Teoría y Práctica Al Español Lengua Extranjera. 2002. (Outra).

47.
Aprendiendo y Practicando...Practicando lo que aprendemos. 2001. (Oficina).

48.
Curso de Doctorado sobre Poesía Chilena Contemporanea. 2000. (Outra).

49.
Curso de Español ( Lengua y Cultura) en la Universidad de Salamanca - nível superior. 2000. (Outra).

50.
Curso de Español para extranjeros. 2000. (Outra).

51.
1º Encontro de Professores de Espanhol do Paraná.Algunos cuestionamientos presentes en El manuscrito carmesí, de Antonio Gala.. 1999. (Encontro).

52.
Curso de ESPAÑOL PARA EXTRANJEROS. 1998. (Outra).

53.
Seminário Internacional Cidades Educadoras contra a Exclusão e pela Paz. 1996. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANFELICI, A. M. ; CHICHORRO, F. D. ; DONADA, J. B. . II Sepel - Seminário de Pesquisa em Letras. 2017. (Outro).

2.
CHICHORRO, F. D.; ALBUQUERQUE, J. I. A. ; CORDEIRO, E. N. ; COSTA, E. G. ; BECKER, M. R. . III Encontro de POrtuguês para Falantes de Outras Línguas: Políticas Lingu´siticas e Internacionalização das Universidades. 2017. (Outro).

3.
CHICHORRO, F. D.; DONADA, J. B. ; Sanfelici, A. ; RETORTA, M. S. ; CASTRO GOMES, Maria Lúcia . I Sepel - Seminário de Pesquisa em Letras. 2016. (Outro).

4.
AYUB, S. ; LINDSTRON, J. ; CHICHORRO, F. D. . II Entrad - Encontro de Tradução. 2016. (Outro).

5.
CHICHORRO, F. D.. Experiências com o ensino de português a estrangeiros: relatos de alunos e professores em formação. 2015. (Outro).

6.
CHICHORRO, F. D.; ALBUQUERQUE, J. I. A. ; BECKER, M. R. . I EPFOL da UTFPR - Encontro de Português para Falantes de Outras Línguas. 2015. (Outro).

7.
CHICHORRO, F. D.; ALBUQUERQUE, J. I. A. ; BECKER, M. R. ; COSTA, E. G. ; CORDEIRO, E. N. . II EPFOL da UTFPR: metodologias e práticas de ensio. 2015. (Outro).

8.
AYUB, S. ; LINDSTRON, J. ; CHICHORRO, F. D. . I Entrad - Encontro de Tradução. 2015. (Outro).

9.
RETORTA, M. S. ; CHICHORRO, F. D. ; MULIK, K. . I EALE - Encontro de Avaliação em Línguas Estrangeiras. 2013. (Outro).

10.
CHICHORRO, F. D.. I Simpósio de Reflexões sobre as Metodologias e Práticas de Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas. 2009. (Outro).

11.
CHICHORRO, F. D.. Curso de Português e Cultura Brasileira para estudantes e português Língua estrangeira do CELIN. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Geisa Ariane Bortoluzzi. Formação de professores de PLE: questionamentos sobre o perfil dos profissionais de Curitiba. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Fernanda Deah Chichorro Baldin.

2.
Fabíola Benítez Tolfo. A oralidade em língua espanhola no curso de licenciatura em Letras: um estudo de caso. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Fernanda Deah Chichorro Baldin.

3.
Alessandra Lisot Pinto. O ensino de espanhol para brasileiros. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras Português-Espanhol) - Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. Orientador: Fernanda Deah Chichorro Baldin.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Joel Joachin Saalfeld. Gêneros Textuais e ensino de línguas: o gênero "Thank you letter" em uma turma de escola de idiomas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Fernanda Deah Chichorro Baldin.

2.
Eric Chen. Política-Planejamento Linguísticos e Currículo em PFOL: o que professores e gestores têm a dizer. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Fernanda Deah Chichorro Baldin.

3.
Carolina Cordeiro Santana. Metodología de Enseñanza de español: un estudio de caso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Fernanda Deah Chichorro Baldin.

4.
Karen Cristtiane Magni. A oralidade no nível inicial da aprendizagem de espanhol por espanhol. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português-Espanhol) - Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. Orientador: Fernanda Deah Chichorro Baldin.

Orientações de outra natureza
1.
Claudia Terezinha Andreassa. A produção de histórias em quadrinho online. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Fernanda Deah Chichorro Baldin.

2.
Cristiane Domingues de Oliveira. Intertextualidade como estratégia de leitura de textos relacionados ao terror. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Fernanda Deah Chichorro Baldin.

3.
Thayane Ulbrich da Fonseca. Leitura de enunciados de exercícios de língua portuguesa. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Fernanda Deah Chichorro Baldin.

4.
Maria Aline da Veiga. Publicidade e ensino de língua portuguesa. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Fernanda Deah Chichorro Baldin.

5.
Andressa Pires;Carla Valeria Luz Camargo;Simone Alves Cuyper. O PAPEL EDUCATIVO NA COMUNICAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AQUISIÇÃO E DOMÍNIO DA LINGUAGEM ESCRITA NA ATUALIDADE. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdade de Administração, Ciências e Letras. Orientador: Fernanda Deah Chichorro Baldin.

6.
Andrea Cristiane Geubur da Silva;Elza Aparecida Camargo Card. DEIXA EU TE CONTAR UMA HISTÓRIA? LEVANDO A MAGIA DO LIVRO PARA O MUNDO DA CRIANÇA. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdade de Administração, Ciências e Letras. Orientador: Fernanda Deah Chichorro Baldin.

7.
Maria da Conceição Capellini Ferreira; Maria Rita Mallassa;. IMAGINAÇÃO E INFORMAÇÃO: A LEITURA POSSIBILITANDO O DESPERTAR DE UM MUNDO NOVO. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdade de Administração, Ciências e Letras. Orientador: Fernanda Deah Chichorro Baldin.

8.
Ana Cláudia da Silva Fajardo;Beatriz Gonçalves da Silva ;. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E PRAZEROSA. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdade de Administração, Ciências e Letras. Orientador: Fernanda Deah Chichorro Baldin.

9.
Cíntia Bueno Carneiro. Kelly Cristina Frigo.Michaela Camargo. Espanhol para crianças: língua, arte e movimento. 2006. Orientação de outra natureza. (Projeto Escola & Universidade) - Prefeitura Municipal de Curitiba. Orientador: Fernanda Deah Chichorro Baldin.

10.
Sílvia Andréia Meirelles Zanquettin Ribeiro. Inserindo o espanhol no cotidiano escolar. 2006. Orientação de outra natureza. (Projeto Escola & Universidade) - Prefeitura Municipal de Curitiba. Orientador: Fernanda Deah Chichorro Baldin.

11.
Márcia Fernandes Brito. Oralidade e Narração: exercícios de autonomia e liberdade. 2006. Orientação de outra natureza. (Projeto Escola & Universidade) - Prefeitura Municipal de Curitiba. Orientador: Fernanda Deah Chichorro Baldin.

12.
Maíra Beloto de Camargo. Ler e escrever... Expandindo horizontes na educação integral. 2006. Orientação de outra natureza. (Projeto Escola & Universidade) - Prefeitura Municipal de Curitiba. Orientador: Fernanda Deah Chichorro Baldin.



Outras informações relevantes


Diploma Intermédio e Diploma Superior de Salamanca obtido na convocatória.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 16:39:05