Edla Ferraz Correia de Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3736925676155450
  • Última atualização do currículo em 22/09/2014


Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Pedagogia. Desde 2006 atua no grupo de estudos em educação e linguagem (CEEL), que é formado por alunos da graduação e pós graduação e professores da UFPE. Atualmente leciona uma turma de 4º ano na escola Conviver. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edla Ferraz Correia de Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, Edla Ferraz Correia


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Programa De Pós-graduação em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: As orientações curriculares e suas relações com as práticas de leitura e produção de textos em sala de aula,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Telma Ferraz Leal.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.
Palavras-chave: orientações curriculares; leitura; produção de texto; prática docente.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo / Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
2005
Graduação em andamento em Pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.




Atuação Profissional



Faculdade Anchieta do Recife, FAR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professora no curso de graduação em Pedagogia das seguintes disciplinas: 1-Prática de ensino e estágio supervisionado em Educação Infantil (40h - 2013.1) 2-CONTEÚDO E METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA DA EDUCAÇÃO INFANTIL (80h- 2013.1) 3-Conteúdo e Metodologia da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental ( 80 h- 2013.2)


Faculdade Metropolitana da Grande Recife, UNESJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Ministração da disciplina "Letramento e Ensino da Língua Portuguesa na Ed. Infantil e Anos Iniciais e Avaliação da Aprendizagem no Processo de Alfabetização", no curso de pós-graduação em Psicopedagogia. Carga Horário de 30h


Colégio conviver, CONVIVER, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 32


Prefeitura de Camaragibe, PMCG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Corretora de diagnoses, Enquadramento Funcional: Corretora de diagnoses (anos inic. E.F e EJA)

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Corretora de diagnoses, Enquadramento Funcional: Corretora de diagnoses (anos inic. E.F)


Centro de Estudos em Educação e Linguagem, CEEL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Associada, Enquadramento Funcional: Formadora e assessora

Atividades

04/2011 - 08/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Ceel (Centro de Estudos em Educação e Linguagem), .


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora voluntária
Outras informações
Projeto: Alfabetização e ensino de língua portuguesa: investigando o currículo no Brasil Coordenação: Telma Ferraz Leal e Ana Carolina Perrusi Financiamento CNPq

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Assessoria pedagógica/Formação, Enquadramento Funcional: Colaboradora
Outras informações
Membro da equipe CEEL (Centro de estudos em educação e linguagem)

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Pesquisador voluntário, Enquadramento Funcional: voluntário
Outras informações
Projeto: Apropriação de gêneros discursivos da ordem do argumentar por crianças: análise da mediação de professoras no desenvolvimento de seqüências didáticas Coordenação: Telma Ferraz Leal e Ana Carolina Perrusi Alves Brandão.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de apoio pedagógico do CEEL, Carga horária: 20
Outras informações
-Apoio pedagógico no curso:" Alfabetização e ensino da língua portuguesa" (Programa Pró-letramento) - Apoio pedagógico na palestra: "Como escolher um bom livro didático?"

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Voluntária- Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaboradora
Outras informações
Projeto de pesquisa: Argumentação na escola: do diagnóstico às práticas produtivas. Coordenação: Telma Ferraz Leal Ana Carolina Perrusi Alves Brandão

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: PROACAD, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20
Outras informações
Monitora da disciplina: Metodologia do Ensino de Língua portguesa 2 Professora da disciplina: Telma Ferraz Leal

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: PROPESQ/ CNPq, Enquadramento Funcional: Bolsista PROPESQ/ CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Subprojeto: Análise de seqüências didáticas voltadas para ensino da leitura e produção de artigos de opinião no segundo ciclo. 2008. Iniciação Científica. Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Telma Ferraz Leal. Projeto: Apropriação de gêneros discursivos da ordem do argumentar por crianças: análise da mediação de professoras no desenvolvimento de seqüências didáticas Coordenação: Telma Ferraz Leal e Ana Carolina Perrusi Alves Brandão

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: FACEPE, Enquadramento Funcional: Bolsista Facepe, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Subprojeto de pesquisa: O que fazem os professores quando são convidados a trabalhar com textos da ordem do argumentar na 4a série?. Iniciação Científica. Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Telma Ferraz Leal. Projeto: Argumentação na escola: do diagnóstico às práticas produtivas Coordenação: Telma Ferraz Leal e Ana Carolina Perrusi Aleves Brandão

Atividades

9/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação, .

8/2008 - 9/2009
Estágios , CEEL, .

Estágio realizado
Estágio em realização.


Linhas de pesquisa


1.
Linguagem- Grupo de Pesquisa e Estudo em argumentação e ensino
2.
Formadora de professores da Prefeitura do Recife, ação intitulada: Planejamento de ensino e temas específicos nas áreas de Língua Portuguesa


Projetos de pesquisa


2008 - 2010
Apropriação de gêneros discursivos da ordem do argumentar por crianças: análise da mediação de professoras no desenvolvimento de seqüências didáticas
Descrição: Nesta pesquisa analisamos sequências didáticas voltadas para o trabalho de produção e compreensão de textos da ordem do argumentar. Tivemos como objetivos específicos: investigar as estratégias de mediação adotadas pelas docentes no desenvolvimento das sequências didáticas; identificar os conhecimentos explicitados por alunos e professoras acerca dos gêneros textuais em foco durante a realização das atividades; comparar diferentes situações didáticas de compreensão e produção de textos orais e escritos da ordem do argumentar, identificando preferências infantis; identificar quais dimensões dos gêneros textuais da ordem do argumentar foram mais contempladas em sala de aula; analisar os efeitos dessas diferentes situações sobre a aprendizagem dos alunos. A pesquisa consistiu de 5 fases, correspondentes aos 5 gêneros textuais eleitos: debate, cartaz educativo, reportagem, carta do leitor, carta de reclamação. Cada uma das fases foi executada em quatro etapas. A etapa 1 consistia no planejamento das sequências, juntamente com dez professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de escolas públicas. Na etapa 2, os alunos eram avaliados quanto às capacidades de produção do gênero escolhido. Após a primeira avaliação das crianças, eram vivenciadas as sequências didáticas pelas professoras, cujas aulas eram gravadas e filmadas. Na etapa final, os estudantes eram novamente avaliados. Os dados evidenciaram que todas as professoras estimulavam as crianças a falar em sala, preocupavam-se em orientar os estudantes durante as atividades, retomavam discussões anteriores para dar sustentação às novas questões a serem debatidas. Uma dificuldade encontrada em todas as professoras era a de explorar os confrontos quando idéias divergentes eram emitidas sobre determinado tema ou texto. Outro resultado importante foi que as crianças realizaram as atividades propostas, evidenciando motivação para participação em sala. Os textos utilizados nas atividades de leitura para motivar a refle.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Edla Ferraz Correia de Carvalho - Integrante / Telma Ferraz Leal - Coordenador / Carolina Perrusi Brandão - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2006 - 2009
Argumentação na escola: do diagnóstico às práticas produtivas
Descrição: Os objetivos da pesquisa são: analisar livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, investigando o tratamento dado ao trabalho com oralidade nas obras analisadas; investigar as práticas de ensino da oralidade nas séries iniciais do Ensino Fundamental, sem intervenção prévia pela equipe de pesquisa; investigar os motivos para o baixo investimento no trabalho com argumentação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. e investigar práticas de ensino de professoras quando solicitadas a planejar aulas voltadas para o ensino da argumentação, sem receberem ajuda externa. O estudo será desenvolvido em 2 fases: (1) investigação acerca do modo como se dá o ensino da compreensão e produção de textos orais da ordem do argumentar, por meio da análise documental de 5 livros didáticos de alfabetização e 4 coleções de língua portuguesa e da observação e análise de aulas desenvolvidas por 10 professoras de escolas públicas (em relatos de aulas já observadas em 2005); (2) investigação acerca das razões para o baixo investimento em sala de aula em atividades de leitura e de produção de textos da ordem do argumentar, por meio da aplicação e análise de entrevistas com dez professoras que foram observadas em 2005 e mais quatro professoras a serem escolhidas em 2006, assim como pela análise de aulas previamente planejadas por quatro professoras (sem ajuda externa), contemplando produção e compreensão de textos orais e escritos da ordem do argumentar. Ana Gabriela Lima - Integrante / Ana Carolina Perrusi Brandão - Integrante / Renata Maria Barros Lessa de Andrade - Integrante / Severina Érika Morais Silva Guerra - Integrante / Maria do Carmo Xavier - Integrante / Leila Nascimento da Silva - Integrante / Francisca Maura Lima - Integrante / Caroline Didier - Integrante / Maria Carolina Fernandes de Araújo - Integrante / Rafaela Soares Celestino - Integrante / Edla Ferraz Correia - Integrante / Mirela Rejane Pereira Torres - Integrante / Fátima Soares da Silva - Integrante / Barb.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Edla Ferraz Correia de Carvalho - Integrante / Telma Ferraz Leal - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.



Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Leal, Telma Ferraz2010Leal, Telma Ferraz ; BRANDÃO, Carolina ; GUERRA, Severina Érika ; CARVALHO, Edla Ferraz Correia . Para escrever é preciso pensar! As orientaçoes dos livros didáticos para escrita de textos da ordem do argumentar no Brasil. Revista Portuguesa de Educação, v. 23, p. 8-214, 2010.

2.
Leal, Telma Ferraz2010Leal, Telma Ferraz ; BRANDÃO, Carolina ; GUERRA, Severina Érika ; CARVALHO, Edla Ferraz Correia . Entrevistando professoras: o que elas falam sobre o ensino da argumentação?. Educação Unisinos, v. 14, p. 195-204, 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Leal, Telma Ferraz ; BRANDÃO, Carolina ; GUERRA, Severina Érika ; CARVALHO, Edla Ferraz Correia . Argumentação em foco: concepções, reflexões e práticas de uma professora do ano 5. In: XX EPENN, 2011, Manaus. Encontro de Pesquisa educacional do norte e nordeste, 2011.

2.
CARVALHO, Edla Ferraz Correia; FRANÇA . COMO É ABORDADO O TRABALHO COM OS GÊNEROS DISCURSIVOS NA PROPOSTA CURRICULAR DA PREFEITURA DE RECIFE? HÁ ORIENTAÇÕES DIFERENCIADAS PARA OS PROFESSORES DE EJA?. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Convergencias e tensoes no campo da formaçao do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010.

3.
Leal, Telma Ferraz ; BRANDÃO, Carolina ; CARVALHO, Edla Ferraz Correia . PRÁTICA DOCENTE E FORMAÇÃO DO LEITOR NO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA COM FOCO EM REPORTAGENS. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino- ENDIPE, 2010, Belo Horizonte. Convergencias e tensoes no campo da formaçao do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010.

4.
Leal, Telma Ferraz ; BRANDÃO, Carolina ; GUERRA, Severina Érika ; CARVALHO, Edla Ferraz Correia . "O que dizem as professoras sobre o ensino da argumentação?". In: 19º EPENN- Encontro de Pesquisa educacional do Norte e Nordeste, 2009, João Pessoa. 19º EPENN- Educação, direitos humanos e inclusão social, 2009.

5.
Leal, Telma Ferraz ; BRANDÃO, Carolina ; GUERRA, Severina Érika ; CARVALHO, Edla Ferraz Correia . Saberes docentes y práctica pedagógica: Encuentros o desencuentros?. In: I Congreso Internacional Nuevas Tendencias en la Formación Pemanente, 2007, Barcelona. I Congreso Internacional Nuevas Tendencias en la Formación Pemanente. Barcelona: ICE Universidad de Barcelona y grupo FODIP, 2007. v. 1. p. 124-140.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, Edla Ferraz Correia; Leal, Telma Ferraz . "Análise das sequências didáticas voltadas para o ensino da leitura e produção de reportagem no segundo ciclo". In: XVI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco (CONIC), 2008, Recife. XVI CONIC, 2008.

2.
CARVALHO, Edla Ferraz Correia; Leal, Telma Ferraz . "O que fazem os professores quando são convidados a trabalhar com textos da ordem do argumentar na 4ª série?". In: 11ª Jornada de Iniciação Científica: 2007 Ricardo Ferreira e a ciência no Brasil, 2007, Recife. XI JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2007.

3.
CARVALHO, Edla Ferraz Correia; GUERRA, Severina Érika ; Leal, Telma Ferraz ; BRANDÃO, Carolina . Concepções de argumentação das professoras de 4a série. In: 16o Congresso de Leitura do Brasil. In: 16º Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas. Anais do 16º Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: ALB, 2007. p. 1-10.

Artigos aceitos para publicação
1.
Leal, Telma Ferraz ; BRANDÃO, Carolina ; GUERRA, Severina Érika ; CARVALHO, Edla Ferraz Correia . Para escrever é preciso pensar! As orientações dos livros didáticos para escrita de textos da ordem do argumentar no Brasil .. Revista Portuguesa de Educação, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, Edla Ferraz Correia. Práticas de docentes no ensino de leitura e relações com o currículo oficial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CARVALHO, Edla Ferraz Correia. Curriculo e práticas de leitura no ensino fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CARVALHO, Edla Ferraz Correia. OS GÊNEROS DISCURSIVOS NA PROPOSTA CURRICULAR DA PREFEITURA DE RECIFE: HÁ ORIENTAÇÕES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
CARVALHO, Edla Ferraz Correia; FRANÇA . COMO É ABORDADO O TRABALHO COM OS GÊNEROS DISCURSIVOS NA PROPOSTA CURRICULAR DA PREFEITURA DE RECIFE? HÁ ORIENTAÇÕES DIFERENCIADAS PARA OS PROFESSORES DE EJA?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CARVALHO, Edla Ferraz Correia; FRANÇA . COMO É ABORDADO O TRABALHO COM OS GÊNEROS DISCURSIVOS NA PROPOSTA CURRICULAR DA PREFEITURA DE RECIFE? HÁ ORIENTAÇÕES DIFERENCIADAS PARA OS PROFESSORES DE EJA?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
Leal, Telma Ferraz ; BRANDÃO, Carolina ; GUERRA, Severina Érika ; CARVALHO, Edla Ferraz Correia . O que dizem as professoras sobre o ensino da argumentação?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CARVALHO, Edla Ferraz Correia; Leal, Telma Ferraz . Análise de seqüências didáticas voltadas para ensino da leitura e produção de reportagem no segundo ciclo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LIMA, J. M. ; CARVALHO, Edla Ferraz Correia . Jogo: Dominó de Rimas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
CARVALHO, Edla Ferraz Correia; Leal, Telma Ferraz . O que fazem os professores quando são convidados a trabalhar com textos da ordem do argumentar na 4a série?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARVALHO, Edla Ferraz Correia; Leal, Telma Ferraz . Análise de seqüências didáticas voltadas para ensino da leitura e produção de reportagem no segundo ciclo. 2008. (Relatório de pesquisa).

2.
CARVALHO, Edla Ferraz Correia; Leal, Telma Ferraz . O que fazem os professores quando são convidados a trabalhar com textos da ordem do argumentar na 4a série?. 2007. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro de práticas de leitura.Curriculo e práticas de leitura no ensino fundamental. 2014. (Encontro).

2.
VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.Práticas de docentes no ensino de leitura e relações com o currículo oficial. 2014. (Seminário).

3.
Seminário "Educaçao e Lingagem : pesquisa em debate".COMO É ABORDADO O TRABALHO COM OS GÊNEROS DISCURSIVOS NA PROPOSTA CURRICULAR DA PREFEITURA DE RECIFE? HÁ ORIENTAÇÕES DIFERENCIADAS PARA OS PROFESSORES DE EJA?. 2010. (Seminário).

4.
XV ENDIPE.COMO É ABORDADO O TRABALHO COM OS GÊNEROS DISCURSIVOS NA PROPOSTA CURRICULAR DA PREFEITURA DE RECIFE? HÁ ORIENTAÇÕES DIFERENCIADAS PARA OS PROFESSORES DE EJA?. 2010. (Encontro).

5.
19º EPENN- Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.O que dizem as professoras sobre o ensino da argumentação?. 2009. (Encontro).

6.
IV Seminário de estudos em educação e linguagem (comissão organizadora). 2008. (Seminário).

7.
XVI CONIC. Análise de seqüências didáticas voltadas para ensino da leitura e produção de reportagem no segundo ciclo. 2008. (Congresso).

8.
III Seminário de Estudos em Educação e Linguagem (organização). 2007. (Seminário).

9.
XI JORNADA CIENTÍFICA FACEPE. O que fazem os professores quando são convidados a trabalhar com textos da ordem do argumentar na 4a série?. 2007. (Congresso).

10.
12º Encontro de litreratura infanto-juvenil: Uma viagem intercultural: trouxeste a mala?. 2006. (Encontro).

11.
Fórum sobre as infâncias e adolescências: Reflexões e ações em saúde, educação e cidadania. 2006. (Outra).

12.
Seminário: Gestão e Financiamento da Educação: um olhar a partir do pedagogo. 2006. (Seminário).

13.
VIII Conape Internacional- Congresso Atual de práticas educativas. 2006. (Congresso).

14.
XIII Encontro Nacional de didática e prática de ensino- ENDIPE. 2006. (Encontro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:39:46