Patrícia Rocha Rodrigues

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8640317676668372
  • Última atualização do currículo em 10/05/2018


Mestra em Educação e Contemporaneidade pela UNEB (2015), na linha de pesquisa "Educação, Currículo e Processos Tecnológicos". Possui Licenciatura em História (UNEB,1997), Licenciatura em Pedagogia (UNIFACS, 2017), Especialização em Educação Especial (UESC, 1998) e em Linguagem (UNEB, 2002) e concluiu o Curso de Psicopedagogia clínica e institucional na UNEB (2006). Atualmente é efetiva da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Salvador, ocupando o cargo de professora da Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do Estado da Bahia (APADA). É membro do Centro de Pesquisa Comunidades Virtuais (UNEB) e tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, ensino-aprendizagem, formação de professores e tecnologias aplicadas à educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patrícia Rocha Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUES, P. R.

Endereço


Endereço Profissional
Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do Estado da Bahia.
Rua Ilhéus, nº 96
Rio Vermelho
41940-570 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 33341468
URL da Homepage: www.apada-ba.org.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Educação e Contemporaneidade.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: Práticas de Letramento Digital de Alunos Surdos no Ambiente Scratch,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Lynn Rosalina Gama Alves.
Palavras-chave: Letramento digital; Surdez; autoria.
Grande área: Ciências Humanas
2004 - 2006
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 780h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: IMPLICAÇÕES DAS CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS NA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE PRIMEIRA SÉRIE.
Orientador: Maria de Lourdes Reis.
2001 - 2002
Especialização em LINGUAGEM. (Carga Horária: 540h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: O Desenvolvimento da Linguagem em Crianças Cegas Congênitas.
Orientador: Carla Marcondes César Affonso Padovani.
1997 - 1999
Especialização em Educação Especial. (Carga Horária: 435h).
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Título: Inclusão Escolar.
Orientador: Josefina Castro.
2015 - 2017
Graduação em Pedagogia.
Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
1994 - 1997
Graduação em Licenciatura História.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em Tecnologia Assistiva: projetos e acessibilidade. (Carga horária: 180h).
Universidade Estadual Paulista, FCT/UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Scratch na Educação Básica. (Carga horária: 40h).
Educlique, EDUCLIQUE, Brasil.
2012 - 2012
Tópicos Esp. em Ed.: Teoria dos Jogos Eletrônicos. (Carga horária: 45h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2012 - 2012
Tecnologia Educ. Aplicada à Pluriculturalidade. (Carga horária: 45h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2011 - 2011
Ensino de Português para Surdos. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Salvador, SECULT, Brasil.
2009 - 2010
Design. (Carga horária: 78h).
S.O.S - Educação Profissional, S.O.S, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Formaçõa Continuada p/ Prof. - Educação Inclusiva. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2007 - 2007
Multiplicadores em Educação Ambiental. (Carga horária: 20h).
Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.
2007 - 2007
Atendimento Educacional Especializado. (Carga horária: 180h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2007 - 2007
Educação e Diversidade. (Carga horária: 64h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Lingüística e Ensino de Potuguês para Surdos. (Carga horária: 80h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2005 - 2005
Formação para Professores na Área da Surdez. (Carga horária: 80h).
Instituto Anísio Teixeira, IAT, Brasil.
2004 - 2004
Programa Por um Brasil Alfabetizado. (Carga horária: 30h).
Serviço Social da Indústria, SESI, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Tradução e Interpretação de LIBRAS. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2001 - 2001
Capacitação de Professores-Intérpretes de LIBRAS. (Carga horária: 160h).
Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, FENEIS, Brasil.
2000 - 2000
Educação e Tecnologia. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura, SMEC, Brasil.
2000 - 2000
Escola Inclusiva - Problemas e Perspectivas. (Carga horária: 16h).
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Jacobina, APAE - JACOBINA, Brasil.
1999 - 1999
Logo na Educação Especial. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
1999 - 1999
Como as Crianças Brincam. (Carga horária: 8h).
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Jacobina, APAE - JACOBINA, Brasil.
1996 - 1996
Estimulação Precoce. (Carga horária: 24h).
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Jacobina, APAE - JACOBINA, Brasil.
1996 - 1996
Aperfeiçoamento de Professores - Projeto Nordeste. (Carga horária: 120h).
Instituto Anísio Teixeira, IAT, Brasil.


Atuação Profissional



Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo da Bahia, APADA-BA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Atua nas áreas de formação de professores, atendimento psicopedagógico e de tecnologias aplicadas à educação. O vínculo com a instituição é definido pelo convênio de cooperação técnica com as Secretarias de Educação do estado da Bahia e municipal de Salvador.

Atividades

2001 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , APADA, .

Linhas de pesquisa
Educação de Surdos
2000 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Apoio Pedagógico Especializado

Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: aluna mestrado, Enquadramento Funcional: pesquisadora

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Tirocínio docente, Carga horária: 60
Outras informações
Disciplina ministrada: Tecnologia e informação em Psicologia

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: bolsista MEC, Enquadramento Funcional: Professor do curso de Aperfeiçoamento - UAB, Carga horária: 20
Outras informações
Professora formadora do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial - Formação de Professores na Área da Deficiência Visual em EAD, vinculado ao Programa de Formação Continuada de Professores na Educação Especial do MEC, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão da UNEB, através do Núcleo de Educação Especial da UNEB (NEDE). A atuação envolve o trabalho com duas turmas por ano, com carga horária de 200 h por turma.

Atividades

03/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade, .


Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEEBA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Enquadrada na APADA-BA desde 2009. Anteriormente estava lotada no CAP.


Secretaria Municipal de Educação e Cultura, SMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Lotada na APADA-BA desde 2001. Em 2000 estava lotada na Escola Municipal "Cidade de Jequié" onde lecionou a disciplina História da 5ª à 8ª séries do Ensino Fundamental e trabalhou no Laboratório de Informática da escola.


Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual - Bahia, CAP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Atividades

05/2000 - 06/2009
Pesquisa e desenvolvimento , CAP, .

Linhas de pesquisa
Inclusão Escolar
05/2000 - 06/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Braille
05/2000 - 06/2009
Serviços técnicos especializados , Secretaria Estadual de Educação, .

Serviço realizado
Apoio Pedagógico.

Centro Cultural Montessoriano de Salvador, MONTESSORIANO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor de curso de pós-graduação
Outras informações
Professora da disciplina "Educação Especial, Psicopedagogia e Inclusão" (20 h) no curso de especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional - 2 turmas


Faculdade de Ciência e Educação da Bahia, FACCEBA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professora de pós-graduação
Outras informações
Ministrou a disciplina "Deficiência Auditiva" (40 h) no curso de Especialização em Inclusão Escolar - 2 turmas

Atividades

04/2008 - 10/2008
Ensino, Especialização em Educação Inclusiva, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Deficiência Auditiva

Federação de trabalhadores em educação da Bahia, FETRAB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor de curso de pós-graduação
Outras informações
Professora da disciplina "Avaliação de Linguagem" (40 h) no curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional - 6 turmas

Atividades

05/2008 - 12/2008
Ensino, Especialização em Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicopedagogia e o Desenvolvimento da Linguagem e a Construção da Leitura e da Escrita

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Jacobina, APAE-JACOBINA, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

1996 - 1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
apoio pedagógico

Colégio Municipal de Jacobina, COMUJA, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

1995 - 1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
4ª série

Escola Monteiro Lobato, EML, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como professora regente das turmas de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental.

Atividades

1995 - 1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
3ª e 4ª séries


Linhas de pesquisa


1.
Inclusão Escolar
2.
Educação de Surdos

Objetivo: Investigar propostas metodológicas para surdos..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Surdez; Tecnologias aplicadas à educação; Educação Biíngüe; Linguagem; Alfabetização; Avaliação e tratamento.
3.
Educação, Currículo e Processos Tecnológicos


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
MÍDIAS INTERATIVAS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS - MAPEANDO POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lynn Rosalina Gama Alves em 27/03/2015.
Descrição: O presente projeto considera a emergência das tecnologias móveis como possíveis espaços para aprendizagem, potencializando distintas habilidades, especialmente a memória, atenção e percepção. Assim, partindo da necessidade de desenvolver mídias interativas, principalmente, um gamebook voltado para atender a demanda das crianças e adolescentes com diagnósticos de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH, esta pesquisa objetiva consolidar nos Programas de Pós-Graduação do Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação de Design do Campus I da UNEB, uma linha de pesquisa voltada para o desenvolvimento de ambientes interativos que possam se constituir em recursos de Tecnologia Assistiva que venham atender as demandas de uma aprendizagem prazerosa, por parte de crianças e adolescentes que apresentem diferentes tipos de deficiência e necessidades educacionais especiais, como o TDAH. Além disso, pretende-se dar continuidade a interlocução já existente entre o curso de pedagogia, design, psicologia e computação. Os produtos resultantes deste projeto serão socializados com a comunidade de diferentes formas, como o gamebook, artigos, capítulos de livros, dissertações, teses e cursos de formação para a comunidade de professores da rede pública e licenciandos da UNEB. Pretendemos ainda contribuir para Associação Brasileira de Déficit de Atenção - ABDA no sentido de subsidiar a associação com mídias interativas que possam atuar como espaços de aprendizagem e terapêuticos para as crianças e adolescentes. Ressaltamos que a mídia que será desenvolvida vai ser incorporada ao conjunto de jogos que o Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais - GPCV já desenvolveu ao longo desses sete anos e que foi distribuído gratuitamente para a comunidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Patrícia Rocha Rodrigues - Integrante / Lynn Rosalina Gama Alves - Coordenador / Jesse Nery Filho - Integrante / Filipe Tiago Lima Pereira - Integrante / Camila Barreto Bonfim - Integrante / Elias Cunha Bitencourt - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Outra.
2013 - Atual
Jogos Digitais e Acessibilidade
Descrição: GT do Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais do CNPq, coordenado pela prof.ª Dr.ª Lynn Rosalina Gama Alves..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2013 - Atual
Mídias Interativas para dispositivos móveis ? mapeando possibilidades terapêuticas e pedagógicas

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lynn Rosalina Gama Alves em 10/07/2014.
Descrição: Este projeto vem investigando quais as contribuições das mídias interativas para o desenvolvimento de funções executivas em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e tem como objetivo desenvolver uma mídia hibrida denominada de gamebook, com elementos de games e de ebook, contribuindo para potencializar as funções executivas de crianças com esse transtorno..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Inclusão Escolar.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Alfabetização.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COUTINHO, Isa2016COUTINHO, Isa ; RODRIGUES, P. R. ; ALVES, L. R. G. . Jogos eletrônicos, redes sociais e dispositivos móveis: reflexões para os espaços educativos. Obra Digital: journal of communication and technology, v. 10, p. 1, 2016.

2.
RODRIGUES, P. R.2014 RODRIGUES, P. R.; ALVES, L. R. G. . Criar e compartilhar games: novas possibilidades de letramento digital para crianças surdas. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1-0, 2014.

3.
RODRIGUES, P. R.2014RODRIGUES, P. R.; ALVES, L. R. G. . TECNOLOGIA ASSISTIVA - UMA REVISÃO DO TEMA. Holos (Natal. Online), v. 6, p. 170, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
RODRIGUES, P. R.; ALVES, L. . Letramento digital de alunos surdos: novas provocações para o currículo escolar. In: Solange Mary Moreira Santos; Selma Barros Daltro de Castro; Jean da Silva Santos. (Org.). Nas tramas tecnológicas educacionais: diálogos entre a formação e as práticas de ensino. 1ed.Feira de Santana: UEFS Editora, 2016, v. , p. 299-327.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, P. R.; ALVES, L. R. G. . Práticas de Letramento Digital´e Autoria de Alunos Surdos no Ambiente Scratch. In: 4º Colóqui de Pesquisas em Educação e Mídia: Cullturas, Encontros e Desencontros, 2014, Rio de Janeiro. Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2014. v. 1. p. 366-370.

Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES, P. R.; COUTINHO, I. ; CARNEIRO, Y. ; GUIMARAES, J. ; LIMA, L. ; QUINTO, C. ; ALVES, L. R. G. . Jogos Eletrônicos e Tecnologia Assistiva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
NEVES, I. B. C. ; RODRIGUES, P. R. ; COUTINHO, I. ; OLIVEIRA, A. C. . Jogos Digitais e Aprendizagem. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional).

2.
ALVES, L. R. G. ; PAZ, T. ; RODRIGUES, P. R. . Cultura da Mobilidade e Educação: Desvendando possibilidades pedagógicas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
RODRIGUES, P. R.. Curso de Formação Continuada para Professores de AEE. 2010. .

4.
RODRIGUES, P. R.. Atendimento à Pessoa com Deficiência e à Pessoa com Necessidade de Atendimento Especial. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
RODRIGUES, P. R.; DOURADO, J. . Educação de Surdos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
RODRIGUES, P. R.. Desenvolvimento da Linguagem e aprendizado da leitura e escrita. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
RODRIGUES, P. R.. Oficina de Atendimento Educacional Especializado na área de Surdez. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
RODRIGUES, P. R.. Surdez e Educação Bilíngüe. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
RODRIGUES, P. R.. Curso de Formação Continuada na Área de Surdez - Língua Portuguesa como 2ª língua. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
RODRIGUES, P. R.. Atendimento à Pessoa com Deficiência e à Pessoa com Necessidade de Atendimento Especial. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
RODRIGUES, P. R.. Atendimento à Pessoa com Deficiência e à Pessoa com Necessidade de Atendimento Especial. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
RODRIGUES, P. R.. O ensino da Língua Portuguesa para Surdos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
RODRIGUES, P. R.. Comunicação Inclusiva. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
RODRIGUES, P. R.. Formação de Gestores e Educadores para Educação Inclusiva. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
RODRIGUES, P. R.. Atendimento à Pessoa com Deficiência e à Pessoa com Necessidade de Atendimento Especial. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
RODRIGUES, P. R.. O uso de jogos na formação de conceitos matemáticos. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
RODRIGUES, P. R.. Inclusão: Educação de Qualidade para Todos. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Jogos Digitais e Acessibilidade. 2014. (Feira).

2.
Transformar 2014. 2014. (Congresso).

3.
5º Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação p/ PcD. 2013. (Encontro).

4.
I Encontro da Hospitalidade, Acessibilidade no Cuidado.Acessibilidade para deficientes auditivos e surdos. 2013. (Encontro).

5.
II Congresso Interdisciplinar de Saúde e Tecnologia. Jogos e TDAH. 2013. (Congresso).

6.
IX Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação.Jogos Digitais e Acessibilidade. 2013. (Seminário).

7.
V Fórum de Psicopedagogia da Bahia. 2013. (Outra).

8.
XII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2013. (Seminário).

9.
VIII Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. 2012. (Seminário).

10.
I Seminário ABC - Promovendo a Inclusão.Interação Social e a Convivência com a Diversidade. 2011. (Seminário).

11.
Caminhos para a Inclusão do Surdo - Ciência, Práticas Pedagógicas e Perspectivas - CAS-Ba. 2009. (Seminário).

12.
VIII Congresso Internacional / XIV Seminário Nacional do INES. 2009. (Congresso).

13.
Ciclo de palestras psicopedagógicas da ABPP - Seção Bahia.Aspectos psicopedagógicos e educacionais de crianças em processo de alfabetização. 2008. (Encontro).

14.
Encontro da Associação Brasileira de Psicopedagogia - Seção Bahia.Aspectos Psicopedagógicos e Educacionais de crianças no processo de alfabetização. 2008. (Encontro).

15.
III Congresso da Sociedade Brasileira de Visão Subnormal. Alfabetização e ensino do Sistema Braille. 2007. (Congresso).

16.
I Seminário de Psicopedagogia Clínica e Institucional.Surdez e Educação Bilíngüe. 2007. (Seminário).

17.
Simpósio Línguas e Cultura no Mundo: Caminhos e Construções - CEFET.Surdez e Educação Bilíngüe. 2007. (Simpósio).

18.
2° Congresso sobre Dificuldades de Aprendizagem e Gestão Educacional. 2006. (Congresso).

19.
II Seminário de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.Avaliação e Educação Inclusiva. 2006. (Seminário).

20.
II Simpósio de Visão Subnormal e Tratamento de Lentes / I Encontro Norte-Nordeste da Sociedades Brasileira de Visão Subnormal.Palestra: "Desenvolvimento da Linguagem em Crianças Cegas Congênitas". 2006. (Simpósio).

21.
IV Congresso Internacional de Educação - "Tempos, leitores e leituras". 2006. (Congresso).

22.
Jornada Pedagógica.Educação e Surdez. 2005. (Oficina).

23.
Semana do Educador da Faculdade de Educação da Bahia.O uso de jogos na formação de conceitos matemáticos. 2004. (Oficina).

24.
III Congresso Nacional de Pedagogia. 2003. (Congresso).

25.
I Encontro Estadual de Surdocegueira na Bahia - Construindo Possibilidades. 2002. (Encontro).

26.
I Encontro sobre Alfabetização e Surdez na Educação. 2002. (Encontro).

27.
III Seminário Baiano sobre a Inclusão do Surdo na Sociedade. 2002. (Seminário).

28.
Seminário sobre Educação e Surdez. 2002. (Seminário).

29.
II Seminário Baiano sobre a Inclusão do Surdo na Sociedade.Ensino de Portugues para Surdos. 2001. (Oficina).

30.
Impressão Braille. 2001. (Simpósio).

31.
I Simpósio Brasileiro sobre o SISTEM BRAILLE. 2001. (Simpósio).

32.
I Seminário Baiano sobre a Inclusão do Surdo na Sociedade. 2000. (Seminário).

33.
I Seminário em Educação Especial. 2000. (Seminário).

34.
5° Congresso Estadual das APAEs. 1998. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALVES, L. R. G. ; RODRIGUES, P. R. ; COUTINHO, I. ; NERY FILHO, Jesse . X Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. 2014. (Outro).

2.
ALVES, L. R. G. ; RODRIGUES, P. R. ; COUTINHO, I. ; NERY FILHO, Jesse . Seminário de Tecnologias Aplicadas à Educação e Saúde. 2014. (Outro).

3.
RODRIGUES, P. R.. Oficina de Literatura Infantil para Surdos. 2004. (Outro).

4.
RODRIGUES, P. R.. Oficina de Elaboração de Projetos Escolares. 2004. (Outro).

5.
RODRIGUES, P. R.. Curso: Linguagem e Surdez. 2004. (Outro).

6.
RODRIGUES, P. R.. Curso de Extensão - Inclusão: Educação de Qualidade para Todos. 1998. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
RODRIGUES, P. R.2014RODRIGUES, P. R.; ALVES, L. R. G. . TECNOLOGIA ASSISTIVA - UMA REVISÃO DO TEMA. Holos (Natal. Online), v. 6, p. 170, 2014.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 13:16:58