Airan dos Santos Borges de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1337420835014603
  • Última atualização do currículo em 15/09/2018


Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), mestrado (2010) e doutorado (2016) em História Comparada pelo Programa de Pós- Graduação em História Comparada da UFRJ. Em 2014 realizou um estágio de pesquisa supervisionado pelo Prof. Dr. Carlos Fabião junto à Universidade de Lisboa com bolsa CAPES-PDSE, aprofundando a especialização em História Antiga Romana, sobretudo nas áreas: História do Império Romano e Arqueologia Provincial Romana. É professora adjunta de História Antiga da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no campus CERES-Caicó. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura material, Epigrafia latina, História Antiga Romana, Império Romano, Mediterrâneo Antigo, apropriações da cultura greco-romana na literatura contemporânea. Atualmente dedica-se a dois temas de pesquisa: o estudo das estratégias de formação, consolidação e integração dos grupos de elites provinciais romanas no contexto da Província da Lusitânia (Península Ibérica); e as apropriações da cultura clássica nos cordéis brasileiros. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Airan dos Santos Borges de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
BORGES, A.;OLIVEIRA, A.S.B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro Regional de Ensino Superior do Seridó.
Rua Joaquim Gregório, S/N
Penedo
59300000 - Caicó, RN - Brasil
Telefone: (084) 34214908
URL da Homepage: http://www.ceres.ufrn.br/


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em História Comparada.
Programa de Pós Graduação em História Comparada, PPGHC, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Lisboa (Orientador: Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião).
Título: A construção da Paisagem Imperial nas cidades da Lusitânia: um estudo comparado das formas de integração das elites provinciais entre os séculos I a. C. e III d.C., Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Norma Musco Mendes.
Coorientador: Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Império Romano; História Comparada; Cultura Material; Epigrafia; Província da Lusitânia; Elites Provinciais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Arqueologia Histórica.
2008 - 2010
Mestrado em História.
Programa de Pós-graduação em História Comparada, PPGHC/UFRJ, Brasil.
Título: A organização do espaço social no Principado: um estudo de caso sobre a colônia Augusta Emerita entre os séculos I a.C. - II d.C.,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Norma Musco Mendes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Urbanizacao; Romanização; Alto Império.
2015
Especialização em andamento em Planejamento, Implementação e Gestão de EaD. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2012 - 2013
Especialização em Estudos Clássicos. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Espaço e poder no Principado Romano.
Orientador: Vera Pugliese.
2003 - 2007
Graduação em História.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A ordenação do tempo e os calendários na Roma Antiga dos séculos I a.C. e I d.C..
Orientador: Norma Musco Mendes.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Curso de Formação em EAD. (Carga horária: 30h).
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2007 - 2008
Licenciatura e História. (Carga horária: 360h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta de História Antiga, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Adjunta na área de História Antiga do Departamento de História o CERES-UFRN.

Atividades

03/2018 - Atual
Extensão universitária , Centro Regional de Ensino Superior do Seridó, .

Atividade de extensão realizada
?A História através dos artefatos?: potencialidades da cultura material para o ensino de História.
06/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Disciplina, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenadora da disciplina Seminário de Ensino e Pesquisa em História no curso de licenciatura em História oferecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO, junto ao Consórcio CEDERJ,

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora a Distância de H Antiga, Carga horária: 10
Outras informações
Professora Tutora a distância na disciplina História Antiga no curso de Licenciatura em História oferecido pela UNIRIO junto ao Consórcio CEDERJ-UAB.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ProfessoraTutora de Teoria da História, Carga horária: 2
Outras informações
Professora Tutora da disciplina Teoria da História do curso de licenciatura em História oferecido pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro através do Consórcio CEDERJ no polo CEDERJ-UAB do município de Cantagalo.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora de M. da Pesquisa Histórica, Carga horária: 2
Outras informações
Professora Tutora da disciplina Metodologia da Pesquisa Histórica do curso de licenciatura em História oferecido pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro através do Consórcio CEDERJ no polo CEDERJ-UAB do município de Cantagalo.

Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora de História Antiga, Carga horária: 2
Outras informações
Professora Tutora da disciplina História Antiga do curso de licenciatura em História oferecido pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro através do Consórcio CEDERJ no polo CEDERJ-UAB do município de Cantagalo.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Professora Tutora de História da Educação, Carga horária: 2
Outras informações
Professora Tutora das disciplinas História da Educação 1 e História da Educação 2 do curso de Pedagogia nas Séries Iniciais oferecido pela UNIRIO através do Consórcio CEDERJ no polo CEDERJ-UAB do município de Cantagalo.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora de História e Documento, Carga horária: 2
Outras informações
Professora Tutora da disciplina História e Documento do curso de licenciatura em História oferecido pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro através do Consórcio CEDERJ no polo CEDERJ-UAB do município de Cantagalo.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora de História e FIlosofia, Carga horária: 2
Outras informações
Professora Tutora da disciplina História e Filosofia do curso de licenciatura em História oferecido pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro através do Consórcio CEDERJ no polo CEDERJ-UAB do município de Cantagalo.


Universidade de Lisboa, UL, Portugal.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado (Sanduíche - CAPES), Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio de Pesquisa (doutoramento sanduíche) desenvolvido na Universidade de Lisboa (POR) sob a orientação do Prof. Dr. Carlos Jorge Fabião.


Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Polo de Educação a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenação do Polo de Educação da Universidade Salgado de Oliveira no polo da cidade de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro, Brasil.


Prefeitura Municipal de Araruama, SEMED-ARA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 17


Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, CAP-UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta de História, Carga horária: 12


Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo, SEE/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente C - Estatutário, Carga horária: 12
Outras informações
Professora de História


Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de conteúdo, Carga horária: 20
Outras informações
Integrou a equipe de elaboração de material didático para o curso de atualização do currículo mínimo oferecido pela SEEDUC em parceria com a Fundação CECIERJ.

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora Coordenadora do Curso de História, Carga horária: 15
Outras informações
Tutora Coordenadora do curso de História na modalidade semipresencial oferecido pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, no polo Cederj-UAB do município de Cantagalo/RJ. Como tutora coordenadora, foi responsável pelas seguintes atividades de ensino e pesquisa realizadas no polo regional CEDERJ-UAB: aulas - tutorias presenciais, jornadas acadêmicas e laboratórios de pesquisa.



Linhas de pesquisa


1.
Cultura material e o estudo das provincias imperiais romanas.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
"As apropriações da Antiguidade Clássica nos Cordéis Brasileiros"
Descrição: O projeto de pesquisa como objetivo geral analisar as apropriações de temáticas relacionadas à Antiguidade Clássica no Cordel brasileiro. Para tanto, tomaremos como base de dados dois grandes acervos, a saber: o da Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida da UEPB - Campina Grande, considerado o maior acervo do mundo; e o acervo da Cordelteca Djalma Mota, com mais de dois mil exemplares, vinculada ao Departamento de História do CERES..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Airan dos Santos Borges de Oliveira - Coordenador / Matheus Vinícius de Araújo - Integrante.
2017 - Atual
Pedras, Letras e Memórias: a cultura material e o estudo da sociedade provincial da Lusitânia romana"
Descrição: O presente projeto tem como escopo refletir sobre a intercessão entre a disciplina História, a Arqueologia Histórica e a Epigrafia, enfatizando, fundamentalmente, os caminhos e possibilidades que os estudos de cultura material viabilizam para a investigação da Antiguidade Latina. Observa-se, portanto, uma tarefa ousada, dada a amplitude do tema e sua importância na historiografia clássica. Ciente disto, na presente proposta, não se tem a pretensão de transcrever o longo trajeto de ambas as disciplinas, mas sim mapear as intercessões de seus percursos, seus possíveis diálogos e publicizar a fertilidade destes encontros para o estudo da História Antiga. Deste modo, colocam-se em perspectiva abordagens investigativas complementares, sobretudo pela sutileza das interpretações advindas do encontro entre os estudos históricos e a análise da cultura material, sobretudo da produção epigráfica. Tendo em vista as distintas escolas epigráficas existentes, o presente olhar analítico debruçar-se-á sobre um nicho específico centrado na intercessão entre os estudos da epigrafia romana, as contribuições da arqueologia provincial urbana e suas contribuições para os estudos da história antiga no contexto da historiografia ibérica sobre o período romano, destacadamente na Província da Lusitânia entre os séculos I e II d. C..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) .
Integrantes: Airan dos Santos Borges de Oliveira - Coordenador.
2011 - 2016
Grupo de Estudos em História Clássica e Ensino de História - GEHCEH
Descrição: Integrado ao Núcleo de Documentação, Memória e Pequisa Cantagalo, o grupo de estudos em História Antiga do polo Cederj-UAB de Cantagalo foi criado em resposta à iniciativa dos alunos em aprofundar seus estudos na Antiguidade. Entendemos que o estudo da Antiguidade, presente em nossos dias em conceitos e símbolos, configura-se em um importante meio de compreender nossa própria sociedade a partir dos eixos conceituais que nos unem. Nesse sentido, o objetivo geral do grupo consiste em aprofundar os estudos já desenvolvidos pelos alunos, desenvolver novos métodos e ferramentas de ensino de História e terá como recorte espaço-temporal, a cultura clássica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Airan dos Santos Borges de Oliveira - Coordenador / Maura de Oliveira Mansur Pereira - Integrante / Phelipe Raphael dos Santos Paes - Integrante / Karina D. Santos - Integrante / Marianny de Castro Câmara - Integrante / Loriane Garcia - Integrante.
2011 - 2013
Grupo de Estudos em História da Arte
Descrição: As obras de arte são complexas formas de representação do mundo, sendo esses documentos, estéticos e imagéticos, frutos de um determinado contexto sócio cultural e, ao mesmo tempo, fonte documental para a compreensão desse mesmo contexto. Apoiados na mais influente teoria histórica das imagens, a Iconologia de Erwin Panofsky, associamos contribuições de outro teóricos como: Gombrich, Ginzburg, Neiva, buscando um modelo analítico para a interpretação da produção do artista modernista, Carlos Scliar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Airan dos Santos Borges de Oliveira - Coordenador / Mario Wagner Massena Gracioli - Integrante.
2011 - 2013
Centro de Pesquisa, Documentação e Memória Histórica da Unirio no Polo Cederj-UAB em Cantagalo
Descrição: Em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do Municipio de Cantagalo e a UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), o Corpo de Documentação e Memória Cantagalense integra o Núcleo de História do curso de Licenciatura em História da UNIRIO na modalidade semipresencial oferecido no polo CEDERJ-UAB. O objetivo central do Corpo consiste em catalogar e digitalizar as fontes primárias do município que estão arquivadas na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, na Câmara Municipal, além do acervo de famílias da região..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Airan dos Santos Borges de Oliveira - Integrante / João Bosco - Integrante / Conceição Vilela Franco - Integrante / Anderson Silva - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Outra.


Projetos de extensão


2018 - Atual
?A História através dos artefatos?: potencialidades da cultura material para o ensino de História
Descrição: O presente projeto tem como objetivo fundamental viabilizar um espaço de reflexão que integre ensino, pesquisa e extensão universitária e que agregue as seguintes áreas de conhecimento: Arqueologia, História Local, Educação Patrimonial, História Antiga e Metodologia do Ensino de História, em torno da proposta de repensar o ensino de História a partir das potencialidades da cultura material. Nas atividades planejadas pelos professores envolvidos no projeto, a saber: Profa. Airan Borges de Oliveira (UFRN-Ceres), Prof. Dr. Abrahão Sanderson (UFRN-Ceres), Profa. Dra. Juciene Andrade (UFRN-Ceres), Profa. Mestre Esmeraldina Medeiros (EECCAM) e Prof. Mestre Everaldo Dantas Teixeira (CEJA), colocaremos em reflexão o ensino de História a partir de uma questão-problema que será cara a todos nós: como a cultura material aliada a ferramentas didáticas alternativas (como os jogos didáticos, por exemplo) pode auxiliar a revisitar as estratégias de ensino? Ademais isso, a proposta em tela contempla, igualmente, a necessidade dessa discussão na formação do futuro professor. Frente a isso, questionamo-nos: Como os alunos que estão em formação podem lançar mão de elementos da cultura material, presentes em seus cotidianos e montar uma aula de história? Museus, Arquivos e outros lugares de memória possibilitam um contato direto com um dado tipo de cultura material, todavia, qual seria a relação dos materiais didáticos pedagógicos escolhidos pelo docente com a História Local ? que produziu e hoje abriga essa cultura material? Cada escola insere-se em um dado espaço e este possui sua historicidade, no caso específico das escolas parceiras ao projeto, quais seriam estas e como poderiam dialogar com a cultura material local?.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Airan dos Santos Borges de Oliveira - Coordenador / Mateus Vinicius de Araújo - Integrante / Abrahão Sanderson Nunes Fernandes da Silva - Integrante / Maria da Conceição da Silva Costa - Integrante / Kayann Gomes - Integrante / Wendell Marciel Gomes da Silva - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2


Outros Projetos


2017 - 2018
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)
Descrição: Projeto desenvolvido no Centro Educacional José Augusto e na Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim,Caicó-RN. Além das discussões acadêmicas, as atividades desenvolvidas abrangeram tanto o planejamento e desenvolvimento das intervenções em sala de aula, como o desenvolvimento de jogos didáticos, documentários, exposições, mostras culturais e visitas de campo. Juntos, tais produtos viabilizaram o desenvolvimento de um aprendizado mais contundente para todos os sujeitos envolvidos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) .
Integrantes: Airan dos Santos Borges de Oliveira - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Mneme (Caicó. Online)


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Mneme (Caicó. Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de História.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Latim
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende PoucoLê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Aprovada em 1 lugar no concurso para magistério superior na área de História Antiga, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
2015
Aprovada em 3º lugar no Processo Seletivo para Professora Substituta de História, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAP/UERJ.
2011
Aprovada em 4º lugar no processo de seleção para admissão no curso de doutorado no ano de 2012 - PPGHC-UFRJ, Programa de Pós Graduação em História Comparada - UFRJ.
2007
Aprovada em 3º lugar no processo de seleção para admissão no curso de mestrado no ano de 2008 - PPGHC-UFRJ, Programa de Pós Graduação em História Comparada - UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BORGES, A.2017BORGES, A.; SANTOS, K. D. . O discurso paulino e as representações da escravidão romana no primeiro século d. C.: um estudo de caso sobre a epístola de Filemon. ROMANITAS - REVISTA DE ESTUDOS GRECOLATINOS, v. 9, p. 177-193, 2017.

2.
BORGES, A.2016BORGES, A.; PIRES, T. A. L. C. . Arqueologia semiótica e as artes no Principado: um estudo comparado entre o fórum de Augusto em Roma e o fórum da colônia Augusta Emerita. Hélade (Rio de Janeiro), v. 2, p. 52-61, 2016.

3.
BORGES, A.2016 BORGES, A.. A epigrafia jurídica flávia e os procedimentos de integração provincial na Hispania Romana. PHOINIX, v. 22, p. 76-95, 2016.

4.
BORGES, A.2014BORGES, A.. Entre espaços, representações e agentes: a paisagem imperial em cidades da Lusitânia - uma proposta de pesquisa. REVISTA DO MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA, v. Suplemento, p. 155-163, 2014.

5.
BORGES, A.2013BORGES, A.. Espaço e Poder no principado romano: um estudo de caso sobre a fundação da colônia de Augusta Emérita entre os séculos I e II d. C.. REVISTA DO MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA, v. 23, p. 79-94, 2013.

6.
BORGES, A.2009BORGES, A.. Urbanização e a construção da paisagem imperial no Alto Império Romano: a colônia de Augusta Emerita. Revista Archai: Revista de Estudos sobre as Origens do Pensamento Ocidental, v. 2, p. 1, 2009.

7.
BORGES, A.2008BORGES, A.. Tempo e poder: a ordenação do tempo no calendário romano republicano. Gaia (Rio de Janeiro), v. VIII, p. 5, 2008.

8.
BORGES, A.2008 BORGES, A.; MENDES, N. M. . Os calendários romanos como uma expressão de etnicidade. História. Questões e Debates, v. 48/49, p. 4-450, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BORGES, A.; SOUTELO, R. (Org.) . Escrito para a eternidade: a Epigrafia e os estudos da Antiguidade. 1ª. ed. Curitiba: Appris, 2017. v. 1. 320p .

Capítulos de livros publicados
1.
BORGES, A.; PUGLIESE, V. . A fundação da colônia de Augusta Emérita e a produção do espaço no principado augustano. In: Gabrile Cornelli; Luciano Coutinho. (Org.). Estudos Clássicos IV: Percursos (Coleção Filosofia e Tradição). 1ed.Brasília/Coimbra: Annablume Editora/Impensa da Universidade de Coimbra, 2018, v. 4, p. 376-398.

2.
BORGES, A.. As Formas de Integração, as Redes de Comunicação e Promoção Política das Elites Provinciais Lusitanas no Alto Império. In: Airan dos Santos Borges; Raquel Soutelo. (Org.). Escrito para a Eternidade:a Epigrafia e os estudos da antiguidade. 1ed.Curitiba: Appris, 2017, v. 1, p. 161-198.

3.
BORGES, A.. Pedras, letras e memórias: a Epigrafia e o estudo da Antiguidade Latina. In: Amanda Basilio Santos. (Org.). Fazendo História [livro eletrônico]: algumas ferramentas dos historiadores. 1ed.Pelotas: Edição do Autor, 2016, v. , p. 7-75.

4.
BORGES, A.. Espaço e poder no principado augustano: a criação da província da Lusitânia em perspectiva. In: Carlos Eduardo da Costa Campos; Maria Regina Candido. (Org.). Caesar Augustus: entre práticas e representações. 1ed.Vitória/ Rio de Janeiro: Departamento de Línguas & UERJ-NEA, 2014, v. , p. 65-83.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BORGES, A.. ?Entre espaços, representações e agentes: a paisagem imperial em cidades da Lusitânia romana?: uma proposta de pesquisa. In: I Simpósio do Laboratório de Arqueologia Romana Provincial ? ?Representações da romanização no mundo provincial romano?, 2014, São Paulo. Anais do I Simpósio do LARP / Proceedings of the LARP 1st Symposium. São Paulo: Museu de Arqueologia e Etnologia, 2014. v. 18.

2.
BORGES, A.. Uma cidade para o Império Romano: reflexões sobre o espaço urbano na colônia de Augusta Emérita. In: II Congresso Internacional UFES/ Université de Paris-Est e XVII Simpósio de História da UFES - Cidade, cotidiano e poder (La ville, le quotidien et le pouvoir), 2009, Vitória - ES. Cidade, Cotidiano e poder/ La cité, le quotidien et le pouvoir. Vitória: PPGHis/ NPIH, 2009. v. 1.

3.
BORGES, A.. Augusta Emerita no Alto Império: apresentando uma pesquisa. In: 1º ENCONTRO DE HISTÓRIA DO ALENTEJO LITORAL, 2009, Sines, Portugal. ACTAS DO 1º ENCONTRO DE HISTÓRIA DO ALENTEJO LITORAL. Sines, Potugal: Centro Cultural Emmerico Nunes, 2009. p. 6-221.

4.
BORGES, A.. Uma reflexão sobre o discurso colonial e a geografia de Estrabão. In: XIX Ciclo de Debates em História Antiga: Encontros e Enfrentamentos, 2009, Rio de Janeiro. Encontros e Enfrentamentos. Rio de Janeiro: Laboratório de História Antiga da UFRJ - LHIA/UFRJ, 2009. v. 1.

5.
BORGES, A.. A organização do espaço social e a construção da paisagem imperial na Lusitânia: um estudo de caso sobre a fundação da colônia de Augusta Emerita na Lusitânia entre os séculos I a.C. e II d.C.. In: XVIII Ciclo de Debates em História Antiga: Dialogando com Clio - 15 anos do LHIA/ UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos do XVIII Ciclo de Debates em História Antiga: Dialogando com Clio. Rio de Janeiro: Laboratório de História Antiga da UFRJ - LHIA/UFRJ, 2008. v. 1.

6.
BORGES, A.. A concepção de Tempo e os processos de Romanização: o calendário de Antium. In: XVI Ciclo de Debates em História Antiga: Escritos e Imagens na Antiguidade, 2007, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos do XVI Ciclo de Debates em História Antiga. Rio de Janeiro: Laboratório de História Antiga da UFRJ - LHIA/UFRJ, 2007. v. 1.

7.
BORGES, A.. Feriae Stativae: analisando os festivais romanos durante a República. In: XVII Ciclo de Debates em História Antiga - Práticas Rituais e Religiosidade, 2007, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos do XVII Ciclo de Debates em História Antiga. Rio de Janeiro: Laboratório de História Antiga da UFRJ - LHIA/UFRJ, 2007. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BORGES, A.. Arquitetura e Poder na Lusitânia: uma breve análise do vicus espetaculorum emeritensis no contexto augustano. In: XXII Ciclo de Debates em História Antiga: História e Narrativas, 2012, Rio de Janeiro. XXII Ciclo de Debates em História Antiga: História e Narrativas - Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: Laboratório de História Antiga da UFRJ - LHIA/UFRJ, 2012. v. 1. p. 1-125.

2.
BORGES, A.. A construção pública e os atos evergetas na colônia Augusta Emérita: o caso dos edifícios forenses. In: XXII Ciclo de Debates em História Antiga: Tempo & Espaço, 2011, Rio de Janeiro. XXII Ciclo de Debates em História Antiga: Tempo & Espaço - Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: Laboratório de História Antiga da UFRJ - LHIA/UFRJ, 2011. v. 1. p. 1-78.

3.
BORGES, A.; PIRES, T. A. L. C. . Representações do Poder: uma análise comparativa do fórum em Roma e na colônia Augusta Emerita. In: VII Encontro Nacional do GTHA: a busca do antigo, 2010, Rio de Janeiro. VII Encontro Nacional do GTHA: a busca do antigo - Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: NUMEN, 2010. v. 1. p. 1-58.

4.
BORGES, A.. A construção do espaço social, um estudo de caso: a colônia de Augusta Emérita. In: VIII Simpósio de História Comparada, 2009, Rio de Janeiro. VIII Simpósio de História Comparada - CAderno de Resumos, 2009. p. 1-47.

5.
BORGES, A.. Ex Novo: a fundação da Colônia de Augusta Emérita e o Princeps. In: I Encontro Nacional de Estudos sobre o Mediterrâneo Antigo / VIII Jornada de História Antiga, 2009, Rio de Janeiro. Fórum de Debates em História Antiga. Rio de Janeiro: UERJ/ NEA, 2009. p. 1-63.

6.
BORGES, A.. Urbanização e a construção da paisagem no Alto Império. In: V Seminário Internacional Archai - A cidade antiga: categorias conceituais e representações sociais, 2008, Brasília. A cidade antiga: categorias conceituais e representações sociais - Caderno de Resumos. Distrito Federal - Brasília: Grupo Archai - As Origens do Pensamento Ocidental, 2008. v. 1. p. 1-73.

7.
BORGES, A.. O calendário romano: Identidade, Cultura e Poder. In: XXVIII Jornada Giulio Massarini de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2006, Rio de Janeiro. XVIII Jornada Giulio Massarini de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2006.

8.
BORGES, A.. Identidade Romana: uma análise a partir das festas. In: VI Congresso da SBEC / XV Ciclo de Debates em História Antiga, 2005, Rio de Janeiro. Caderno de Programação e Resumos. Rio de Janeiro: UFRJ/ MAUAD, 2005. p. 1-92.

Apresentações de Trabalho
1.
BORGES, A.. Revisitando o ensino de História Antiga. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BORGES, A.. Entre embates e negociações: as elites locais e os processos de romanização da Península Ibérica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BORGES, A.. Arquitetura e Poder na Lusitânia: uma breve análise do vicus espetaculorum emeritensis no contexto augustano,. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BORGES, A.. Representações do Poder: o Fórum de Augusta Emérita. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BORGES, A.. Ex Novo: a fundação da Colônia de Augusta Emérita e o Princeps. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BORGES, A.. Uma reflexão sobre o discruso colonial: a Geografia de Estrabão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BORGES, A.. O Imperialismo Romano e a Construção de Cidades: um estudo de caso sobre a fundação de Augusta Emerita. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BORGES, A.. A munificência e a formação de uma consciência urbana na Lusitânia: Augusta Emerita no ALto Império. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BORGES, A.. O Calendário Romano: Identidade, Cultura e Poder. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BORGES, A.. Revista Dia-logos, PPGH-UERJ, nº 10,. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
BORGES, A.. Pedras, Letras e Memórias: a Epigrafia e o estudo da antiguidade latina. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BORGES, A.. ?Pedras, Letras e Memórias: a Epigrafia e o estudo da antiguidade latina?.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BORGES, A.. Caminho Cultural Euclideano Euclídes Vive! Viva Cantagalo!. 2010. (Representação Acadêmica do Curso de História, modalidade à distância da UNIRIO).

4.
BORGES, A.. Relatório Anual. 2008. (Relatório de pesquisa).

5.
BORGES, A.. Estágio de Pesquisa no Museu de Arte Romano em Mérida. 2008. (Estágio de Pesquisa).

6.
BORGES, A.. Relatório Final de Pesquisa. 2007. (Relatório de pesquisa).

7.
BORGES, A.. Monitoria na Disciplina História Antiga II do curso de graduação em História na UFRJ. 2006. (Monitoria).

8.
BORGES, A.. Monitoria na disciplina História Antiga II do curso de graduação em História da UFRJ. 2005. (Monitoria).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
BORGES, A.; VASQUES, M. S.. Participação em banca de Francimagda Almeida Avelino. Imagens e espacialidades cristãs: as relações entre o discurso iconográfico e a formação de espaços sagrados (séc. III-IV d.C.). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
BORGES, A.; VASQUES, M. S.; ALBUQUERQUE JUNIOR, D. M.. Participação em banca de Lucicleide da Silva Araújo. O corpo em cena: discursos e representações do feminino trágico no espaço da àsty ateniense (sec. V a.C.). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BORGES, A.; SILVA, A. S. N. F.; BUENO, A. C.. Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto de História Medieval. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
BORGES, A.; SILVA, A. S. N. F.; MEDEIROS FILHO, J. Q.. Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto de Ensino de História. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Outras participações
1.
BORGES, A.; Fernandes, Marcelo; Jardel Costa; Leila da Silveira Leite. Banca de Seleção de Bolsista de Iniciação Científica. 2012. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
BORGES, A.; BELTRAO, C.; Horvat, P.; SABINO, C. L.. Comissão Examinadora do Processo Seletivo Docente para Professor-Tutor Presencial da disciplina História e Filosofia. 2011. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Debates de Clio: representações, cultura e mentalidades.Cultura Material e o estudo da Antiguidade. 2018. (Simpósio).

2.
VIII Encontro Estadual de História da ANPUH/RN.Mesa redonda Ensino de História Antiga e a Educação do Futuro: Novas Perspectivas.. 2018. (Encontro).

3.
Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN). Avaliação dos Trabalhos incritos no XXVIII CICT Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN 2017. 2017. (Congresso).

4.
II Encontro Regional das Licenciaturas do Nordeste.O ensino de História Antiga e os projetos do PIBID da UFRN-Ceres. 2017. (Encontro).

5.
II Jornada de Formação em Ensino de História (Subprojeto de HIstória do PIBID- Caicó).Revisitando o ensino de História Antiga. 2017. (Encontro).

6.
IV Encontro de História Antiga e Medieval de Pernambuco."Hic situs est, sit tibi terra levis": as inscrições funerárias e o estudo das elites provinciais lusitanas entre os séculos I e II e.c.. 2017. (Encontro).

7.
VII Colóquio de História & Espaços do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN,.Os limites regionais e a redefinição dos territórios provinciais: o caso da Lusitânia romana. 2017. (Outra).

8.
Aula Inaugural do Curso de História - Unirio (CEAD).Entre mitos e possibilidades: o estudo de História na modalidade EAD.. 2016. (Encontro).

9.
XXVI Ciclo de Debates em História Antiga: ?Integração e Contato?.Pedras, Letras e Memórias: a Epigrafia e o estudo das Flamínicas lusitanas. 2016. (Outra).

10.
III Semana de História da Universidade Federal Fluminense - UFF.Entre embates e negociações: as elites locais e os processos de romanização da Península Ibérica. 2015. (Seminário).

11.
XXV Ciclo de Debates em História Antiga - Cidades.Produção epigráfica e a construção das 'memórias públicas' na Província da Lusitânia (séculos I e II d.C.). 2015. (Simpósio).

12.
Congresso Internacional "Callaecia Meridional na época de Augusto". 2014. (Congresso).

13.
Colóquio Imagem, Gênero e Imagem: representações da antiguidade. 2013. (Oficina).

14.
XVIII Congreso Internacional de Arqueología Clássica. 2013. (Congresso).

15.
XXIII Ciclo de Debates em História Antiga:.Entre Augusto e Agripa: a Domus Augusta e as representações do poder imperial no Teatro Romano de Augusta Emérita.. 2013. (Outra).

16.
XXII Ciclo de Debates em História Antiga ? ?História & Narrativas?.ARQUITETURA E PODER NA LUSITÂNIA: apresentação de uma pesquisa. 2012. (Outra).

17.
15 Curso Informativo de Preservação de Acervos Bibliográficos e Documentais - Biblioteca Nacional. 2011. (Seminário).

18.
II Encontro da Matemática dos Polos UFF-CEDERJ-UAB de Cantagalo e Santa Maria Madalena.Apresentação do Núcleo de Pesquisas Interdisciplinar do Curso de História no Polo CEDERJ-UAB Cantagalo. 2011. (Encontro).

19.
XXI Ciclo de Debates em História Antiga.A Construção Pública e os atos evergetas na colônia Augusta Emerita: o caso dos edifícios forenses. 2011. (Encontro).

20.
VII Encontro Nacional do GTHA/ANPUH.Representações do Poder:uma analise comparativa do fórum em Roma e na colônia Augusta Emérita. 2010. (Encontro).

21.
XX Ciclo de Debates em História Antiga - Unidade e Diversidade.Representações do Poder: o Fórum de Augusta Emérita. 2010. (Outra).

22.
I Encontro Nacional de Estudos sobre o Mediterrâneo Antigo.Ex Novo: a fundação da Colônia de Augusta Emérita e o Princeps. 2009. (Encontro).

23.
II Congresso Internacional UFES?Université de Paris-Est e XVII Simpósio de História da UFES - Cidade, cotidiano e poder (La ville, le quotidien et le pouvoir). Uma cidade para o Império Romano: reflexões sobre o espaço urbano na colônia de Augusta Emérita. 2009. (Congresso).

24.
II Congresso Internacional UFES/ Université de Paris-Est. 2009. (Congresso).

25.
VIII Simpósio de História Comparada.A construção do espaço social, um estudo de caso: a colônia de Augusta Emérita. 2009. (Simpósio).

26.
XIX Ciclo de Debates em História Antiga - Encontro e Enfrentamentos.Uma reflexão sobre o discurso colonial: a Geografia de Estrabão. 2009. (Encontro).

27.
Curso de Extensão Universitária "Estratégias do Poder Romano na Lusitânia e a Cultura Material". 2008. (Outra).

28.
I Encontro Nacional de Estudos Romanos.A munificência e a formação de uma consciência urbana na Lusitânia: Augusta Emerita no Alto Império. 2008. (Encontro).

29.
V Seminário Internacional ARCHAI - A cidade Antiga: categorias conceituais e representações sociais. Urbanização e a construção dapaisagem no Alto Império romano: a cidade de Augusta Emerita. 2008. (Congresso).

30.
X Jornada de Estudos da Antiguidade.O Imperialismo Romano e a Construção de Cidades: um estudo de caso sobre a fundação de Augusta Emerita. 2008. (Encontro).

31.
XVIII Ciclo de Debates em História Antiga "Dialogando com Clio - 15 anos do LHIA".Urbanização e Romanização em Augusta Emerita:uma análise entre o modelo urbanístico emeritense e a concepção greco-romana de cidades no Alto Império. 2008. (Encontro).

32.
2ª FASE da XXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.O calendário cívico e as relações de poder na Roma antiga. 2007. (Outra).

33.
Dialogando com os Pesquisadores.Calendário Romano: Identidade, Cultura e Poder. 2007. (Encontro).

34.
IX Jornada de Estudos da Antiguidade - Arte e Identidade.Dies Romanus: calendário, identidade e poder em Roma no I século a.C.. 2007. (Outra).

35.
XVII Ciclo de Debates em História Antiga: Práticas Rituais e Religiosidade.Feriae Stativae: analisando os festivais romanos durante a República. 2007. (Outra).

36.
XXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.O calendário cívico e as relações de poder na Roma antiga. 2007. (Outra).

37.
15º WORKSHOP DE EDUCAÇÃO ESCOLAR CRISTÃ. 2006. (Outra).

38.
DIALOGANDO COM OS PESQUISADORES.CALENDÁRIO ROMANO - IDENTIDADE, CULTURA E PODER. 2006. (Outra).

39.
XVI Ciclo de Debates em História Antiga Escritos e Imagens na Antiguidade.A concepção de Tempo e os processos de romanização: o calendário de Antium. 2006. (Encontro).

40.
XXVIII Jornada Giulio Massarini de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.O Calendário Romano: Identidade, Cultura e Poder. 2006. (Outra).

41.
VI CONGRESSO DA SBEC/ XV CICLO DE DEBATES EM HISTÓRIA ANTIGA. IDENTIDADE ROMANA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS FESTAS. 2005. (Congresso).

42.
VI CONGRESSO DA SBEC/ XV CICLO DE DEBATES EM HISTÓRIA ANTIGA. 2005. (Congresso).

43.
VI CONGRESSO DA SBEC / XV CICLO DE DEBATESEM HISTÓRIA ANTIGA. 2005. (Congresso).

44.
XIII SIMPÓSIO PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA. 2005. (Simpósio).

45.
SEMINÁRIO '40 ANOS DO GOLPE MILITAR: 1964-2004'. 2004. (Seminário).

46.
V ENCONTRO NACIONAL PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA. 2004. (Congresso).

47.
XIV CICLO DE DEBATES EM HISTÓRIA ANTIGA: MONUMENTO VISÃO E MEMÓRIA. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, A.S.B.; SPINOSA, V. ; MIRANDA , .. P. G. ; SILVA, R. ; TEIXEIRA NETO, J. . Debates de Clio: representação, cultura e mentalidades. 2018. (Outro).

2.
OLIVEIRA, A.S.B.; SILVA, A. S. N. F. ; LIMA, J. ; MACEDO, H. A. M. ; ANDRADE JUNIOR, L. ; SANTOS, E. ; ANDRADE, J. ; ANDRADE, J. . Encontro Regional da ANPUH - RN. 2018. (Congresso).

3.
OLIVEIRA, A.S.B.; LIMA, J. . O que resta de Junho: debate sobre documentário sobre as manifestações de junho de 2013. 2018. (Outro).

4.
BORGES, A.. I Ciclo de Videoconferências sobre o Mediterrâneo Antigo. 2017. (Outro).

5.
BORGES, A.; MACEDO, H. A. M. . A pesquisa histórica e a redação de textos acadêmicos: desvendando a ABNT. 2017. (Outro).

6.
BORGES, A.; MACEDO, H. A. M. . Curso de Atualização para o ENADE. 2017. (Outro).

7.
BORGES, A.; BUENO, A. C. ; SILVA, A. S. N. F. ; MEDEIROS FILHO, J. Q. ; LIMA, J. ; MACEDO, H. A. M. ; ANDRADE JUNIOR, L. ; SANTOS, E. ; ANDRADE, J. ; ANDRADE, J. . VII Colóquio de História Cultural e Sensibilidades. 2017. (Congresso).

8.
BORGES, A.. VII Encontro de História do curso de História do Polo CEDERJ- Cantagalo. 2013. (Outro).

9.
BORGES, A.; Amaro, Lair ; RODRIGUES, C. ; CARVALHO, M. ; SOUZA, G. . Curso de Introdução ao Pensamento de Michel Foucault. 2013. (Outro).

10.
BORGES, A.; Fernandes, Marcelo . VI Encontro de História Regional em Cantagalo. 2012. (Outro).

11.
BORGES, A.; João Bosco ; FERREIRA, C. . V Encontro de História do curso de História do Polo CEDERJ- Cantagalo. 2012. (Outro).

12.
BORGES, A.; Conceição Vilela Franco ; Geovani Anicio Andrade ; Graziela Escocard ; João Bosco ; Nilton Jardim Junior . III Jornada de História Regional - " História Regional e Educação Patrimonial". 2011. (Outro).

13.
BORGES, A.; Conceição Vilela Franco ; João Bosco . 1a Capacitação do Núcleo de Memória e História do Polo CEDERJ-UAB de Cantagalo. 2011. (Outro).

14.
BON, J. B. ; FERREIRA, C. ; BORGES, A. . IV Encontro de História do curso de História do Polo CEDERJ- Cantagalo. 2011. (Outro).

15.
BORGES, A.. I Jornada de História Regional do Curso de História da UNIRIO (EAD) no polo CEDERJ/UAB em Cantagalo. 2010. (Outro).

16.
BORGES, A.. II Jornada de História Regional do Curso de História da UNIRIO (EAD) no polo CEDERJ/UAB em Cantagalo. 2010. (Outro).

17.
BORGES, A.. Exposição Fotográficas Memórias Cantagalenses. 2010. (Exposição).

18.
BORGES, A.. VIII Simpósio em História Comparada. 2009. (Outro).

19.
BORGES, A.. Curso de Extensão Universitária "Estratégias do Poder Romano na Lusitânia e a Cultura Material". 2008. (Outro).

20.
BORGES, A.. XVII Ciclo de Debates em História Antiga. 2007. (Outro).

21.
BORGES, A.. XVI Ciclo de Debates em História Antiga Escritos e Imagens na Antiguidade. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Elenice Luanara Vieira de Oliveira. Algodão de Severina: memórias da família Amaral no Sertão Algodoeiro Seridoense. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em História dos Sertões) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Pedro Gabriel dos Santos Silva. Ideologia imperial e representação mental do (no) Principado Romano. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

2.
Matheus Vinícus de Araújo. "As apropriações da Antiguidade Clássica nos Cordéis Brasileiros". Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

3.
Claudio Kuievinny Duarte. A Igreja cristã e sua participação nas estruturas sociais da Antiguidade Tardia. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

4.
Maria da Conceição da Silva Costa. A cultura material através dos jogos: potencialidades da cultura material para o ensino de História. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Pro-reitoria de Extensão - UFRN. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Josenilda Naila Carvalho de Araújo. "A elaboração de jogos didaticos e o Ensino de História" (Projeto de Extensão). Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

2.
Jaciara Pollyana da Costa. "A elaboração de jogos didaticos e o Ensino de História" (Projeto de Extensão). Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Clenilda Gonçalves da Rocha. O tempo no Ensino Fundamental I: o desenvolvimento da noção de tempo nas crianças e o ensino de História. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Airan dos Santos Borges de Oliveira.

2.
Karina Diacuí dos Santos. O discurso paulino e as representações da escravidão romana no primeiro século d.C.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Airan dos Santos Borges de Oliveira.

3.
Marianny de Castro Camara. Resistência ideológica na Judeia romana do século I. d. C: a Epístola de Tiago como protesto social. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Airan dos Santos Borges de Oliveira.

4.
Loriane Clemente da Silva Garcia. O Desenvolvimento da Cristandade através de Constantino I: Estratégias e Intervenções realizadas na Igreja entre 313 e 325. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Airan dos Santos Borges de Oliveira.

5.
Phelipe Raphael dos Santos Paes. A Mulher Maravilha e a mutabilidade da identidade de gênero através da linguagem do mito. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Airan dos Santos Borges de Oliveira.

6.
Mario Wagner Massena Gracioli. Análise de uma obra de arte: um olhar interpretativo sobre a obra de Carlos Scliar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Airan dos Santos Borges de Oliveira.

7.
Maura Martins de Oliveira Mansur Pereira. A condição feminina na Mesopotâmia: um estudo das mulheres sumerianas do século XVIII a.C. a partir do Código de Hamurabi.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Airan dos Santos Borges de Oliveira.

8.
Renata Bastos da Silva. História Comparada em Sala de Aula. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Airan dos Santos Borges de Oliveira.

Iniciação científica
1.
Mateus Vinicius de Araújo. A cultura material e o estudo das elites provinciais romanas: mapeando a documentação epigráfica romana.. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Airan dos Santos Borges de Oliveira.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BORGES, A.; Fernandes, Marcelo . VI Encontro de História Regional em Cantagalo. 2012. (Outro).

2.
BORGES, A.. VII Encontro de História do curso de História do Polo CEDERJ- Cantagalo. 2013. (Outro).

3.
BON, J. B. ; FERREIRA, C. ; BORGES, A. . IV Encontro de História do curso de História do Polo CEDERJ- Cantagalo. 2011. (Outro).

4.
BORGES, A.; João Bosco ; FERREIRA, C. . V Encontro de História do curso de História do Polo CEDERJ- Cantagalo. 2012. (Outro).

5.
BORGES, A.; Amaro, Lair ; RODRIGUES, C. ; CARVALHO, M. ; SOUZA, G. . Curso de Introdução ao Pensamento de Michel Foucault. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 17:54:18