Lucas Antunes Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0322258616043860
  • Última atualização do currículo em 01/07/2016


Possui graduação em Letras (Licenciatura e Bacharelado), Mestrado e Doutorado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco.Sua tese estudou a literatura policial na obra do autor chileno Roberto Bolaño. Atua principalmente nas áreas de Literatura Comparada, Literatura Contemporânea e Literaturas Ibero-americanas. É tutor no curso de Letras a distância da Universidade Federal de Pernambuco. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucas Antunes Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, L. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação.
Avenida dos reitores s/n
Cidade Universitária
50670-901 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (081) 21268785


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
com período sanduíche em Universidade do Porto (Orientador: Maria de Lurdes Rodrigues Morgado Sampaio).
Título: Um Labirinto sem Minotauro: Roberto Bolaño e a narrativa policial na contemporaneidade, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Ermelinda Maria Araujo Ferreira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2010 - 2012
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O animal humano: alegoria e ficção especulativa em A hora dos ruminantes e O ano de 1993,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Ermelinda Maria Araújo Ferreira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: José Saramago; Alegoria; José J. Veiga; O ano de 1993; Ficção Especulativa; A hora dos ruminantes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
2005 - 2009
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: De Negros a Coronéis: os personagens do teatro de mamulengos.
Orientador: Sônia Lúcia Ramalho de Farias.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Palavra Os caminhos da escrita e da leitura. (Carga horária: 9h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2013 - 2013
Oficina de Narrativas Breves. (Carga horária: 9h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2003 - 2004
Violão Erudito.
Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, CEM, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, SEE/PE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Tutoria das disciplinas Literatura Portuguesa II e Literatura Portuguesa III para as turmas do curso de Letras a distância ofertado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Tutor
Outras informações
Tutoria das disciplinas Literatura Portuguesa I, Literatura Portuguesa III e Cultura Brasileira para as turmas do curso de Letras a distância ofertado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Outro (especifique)Bolsista IC, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica



Projetos de pesquisa


2010 - Atual
Núcleo de Estudos em Literatura e Intersemiose
Descrição: O Núcleo de Estudos em Literatura e Intersemiose (NELI) nasceu da necessidade de alguns estudiosos do curso de Letras da Universidade Federal de Pernambuco, envolvidos em pesquisas na área comparativa, de expandir a partir das interrogações e desafios propostos pelos meios de produção, suportes e tecnologias nascentes ou em progresso, o corpo teórico atualmente disponível no meio acadêmico, que muitas vezes se revela incapaz de dar conta, esclarecer e garantir a operacionalidade de leitura das novas textualidades que vêm surgindo e demandando a reconfiguração de critérios, princípios e modos de percepção não só da arte, mas do próprio mundo que a provoca. O núcleo reúne alunos de graduação, iniciação científica, mestrado e doutorado, e organiza-se em três diferentes áreas de interesse, a saber: Literatura e Outras Artes; Literatura, Ciência e Tecnologia; Literatura e Natureza. A proposta é promover encontros para discutir as pesquisas individuais de cada participante; organizar seminários abertos à comunidade sobre temas polêmicos, textos limítrofes e perspectivas críticas inovadoras; e produzir publicações, impressas e digitais, com o objetivo de divulgar os resultados das investigações e da produção acadêmica e criativa dos participantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, L. A.2012OLIVEIRA, L. A.. Literatura e Representação : Algumas Considerações sobre o Realismo, o Fantástico e a Referencialidade. Glauks (UFV), v. 12, p. 9, 2012.

2.
OLIVEIRA, L. A.2012OLIVEIRA, L. A.. UM CARNAVAL NA BARRACA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO E OS PERSONAGENS DO TEATRO DE MAMULENGOS. Boitatá, v. 12, p. 155-180, 2012.

3.
OLIVEIRA, L. A.2012OLIVEIRA, L. A.. Futuro sem remédio: o animal-estar da Medicina na Fantasia e na Ficção Científica. Intersemiose - revista Digital, v. 01, p. 126-139, 2012.

4.
OLIVEIRA, L. A.2011 OLIVEIRA, L. A.. Memória e projeto em O ano de 1993, de José Saramago. 7faces: caderno-revista de poesia, v. 1, p. 110-122, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, L. A.. A História na estória: médicos e pacientes em Jerusalém, de Gonçalo M. Tavares. In: Ermelinda Maria Araújo Ferreira. (Org.). Corporalidades e afetos: ensaios sobre humanidades médicas. 1ed.Recife: Núcleo de Estudos de Literatura e Intersemiose, 2014, v. , p. 195-2012.

2.
OLIVEIRA, L. A.. Mímesis e Alegoria em A hora dos ruminantes de José J. Veiga. In: FARIAS, S. L. R.; WANDERLEY, K. R.. (Org.). Mímesis e Ficção. 1ed.Recife: Pipa Comunicação, 2013, v. , p. 209-238.

3.
OLIVEIRA, L. A.. Futuro sem remédio: o animal-estar da medicina na fantasia e na ficção científica. In: FERREIRA, Ermelinda Araújo; NINO, Maria do Carmo. (Org.). Literatura e Medicina. 1ed.Recife: Ed. Universitária - UFPE, 2012, v. , p. 71-94.

4.
OLIVEIRA, L. A.. O Delfim e o Neorrealismo Português. In: BEZERRA, Antony Cardoso; PONTES, Newton de Castro; FIGUEREDO, Thiago da Camara. (Org.). Narrativa de Ficção Portuguesa no Século 20: Estudos de Críticas Literárias. Olinda: Livro Rápido, 2011, v. , p. 63-71.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, L. A.. JOGOS, DETETIVES E SILÊNCIOS: UMA LEITURA DE EL TERCER REICH, DE ROBERTO BOLAÑO. In: 25ª Jornada Nacional do GELNE - Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste, 2014, Natal. Anais da XXV Jornada Nacional do GELNE. Natal: EDUFRN, 2014. p. 1-11.

2.
OLIVEIRA, L. A.. DETETIVES E DITADORES: A NARRATIVA POLICIAL COMO FORMA DE ABORDAR O SALAZARISMO EM ?O DELFIM? E ?BALADA DA PRAIA DOS CÃES? DE JOSÉ CARDOSO PIRES. In: 25ª Jornada Nacional do GELNE - Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste, 2014, Natal. Anais da XXV Jornada Nacional do GELNE. Natal: EDUFRN, 2014. p. 1-9.

3.
OLIVEIRA, L. A.. O ROMANCE POLICIAL NA PÓS-MODERNIDADE: UMA LEITURA DE LOS DETECTIVES SALVAJES DE ROBERTO BOLAÑO. In: O Canto da Palavra - II Encontro Nacional e Internacional de Linguística e Literatura, 2013, Garanhuns. O canto da palavra. Garanhuns: Jairo Nogueira Luna, 2013. p. 608-618.

4.
OLIVEIRA, L. A.. LOUCURA E RUÍNA EM JERUSALÉM DE GONÇALO M. TAVARES. In: XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2013, Campina Grande. ANAIS ABRALIC INTERNACIONAL (2013), 2013. p. 1-10.

5.
OLIVEIRA, L. A.. ALEGORIA E MÍMESIS: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS. In: I Congresso Nacional de Literatura, 2012, João Pessoa. ?EU, cem anos de poesia? ? Anais do I Congresso Nacional de Literatura: - I CONALI. João Pessoa: Ideia, 2012. p. 1145-1157.

6.
OLIVEIRA, L. A.. O papel da memória no romance Amuleto de Roberto Bolaño. In: X Encontro Sobre o Ensino de Língua e Literatura, 2012, Olinda. Anais EELL 2012, 2012. v. 1. p. 1-10.

7.
OLIVEIRA, L. A.. A MANIPULAÇÃO DOS CORPOS: LIMITES ENTRE O HUMANO E O ANIMAL EM A ILHA DO DOUTOR MOREAU E O ANO DE 1993. In: I Congresso Internacional de Literatura e Ecocrítica, 2012, João Pessoa. As linguagens da natureza e suas representações. Anais - I Congresso Internacional de Literatura e Ecocrítica. João Pessoa: UFPB, 2012. p. 441-451.

8.
OLIVEIRA, L. A.. Linguagem popular e representação no teatro de mamulengos. In: IX Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verba Ler mais: http://www.nonoenil.com/apresentacao/#ixzz1MwX59w2v, 2011, João Pessoa. Interação em linguagens verbal e não verbal: Linguagens e Cultura, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, L. A.. (IM)POLIDEZ EM REPENTES NORDESTINOS. In: XV CONIC - XV Congresso de Iniciação Científica da UFPE, 2007, Recife. Anais do XV Conic, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, L. A.. JOGOS, DETETIVES E SILÊNCIOS: UMA LEITURA DE EL TERCER REICH, DE ROBERTO BOLAÑO. In: 25ª Jornada Nacional do GELNE - Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste, 2014, Natal. Anais da XXV Jornada Nacional do GELNE. Natal: EDUFRN, 2014. p. 872-872.

2.
OLIVEIRA, L. A.. DETETIVES E DITADORES: A NARRATIVA POLICIAL COMO FORMA DE ABORDAR O SALAZARISMO EM ?O DELFIM? E ?BALADA DA PRAIA DOS CÃES? DE JOSÉ CARDOSO PIRES. In: 25ª Jornada Nacional do GELNE - Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste, 2014, Natal. Anais da XXV Jornada Nacional do GELNE. Natal: EDUFRN, 2014. p. 873-873.

3.
OLIVEIRA, L. A.. O Romance Policial na Pós-modernidade: uma leitura de Los Detectives Salvajes, de Roberto Bolaño. In: II Encontro Nacional e I Encontro Internacional de Linguística e Literatura: O Canto da Palavra, 2013, Garanhuns. Caderno de Resumos. Garanhuns: Jairo Nogueira Luna, 2012. p. 119.

4.
OLIVEIRA, L. A.. FIGURA E ALEGORIA: REPRESENTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO EM ERICH AUERBAH E WALTER BENJAMIN. In: XI EELL, 2013, Olinda. Caderno de Resumos. Olinda: FACHO, 2013. p. 10-10.

5.
OLIVEIRA, L. A.. ALEGORIA E MÍMESIS: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS. In: I Congresso Nacional de Literatura, 2012, João Pessoa. Resumos - Congresso Nacional de Literatura - I CONALI. João Pessoa: Ideia, 2012. p. 53-53.

6.
OLIVEIRA, L. A.. O papel da memória no romance Amuleto de Roberto Bolaño. In: X Encontro Sobre o Ensino de Língua e Literatura, 2012, Olinda. Caderno de Resumos, 2012. p. 14-14.

7.
OLIVEIRA, L. A.. A MANIPULAÇÃO DOS CORPOS: LIMITES ENTRE O HUMANO E O ANIMAL EM A ILHA DO DOUTOR MOREAU E O ANO DE 1993. In: I Congresso Internacional de Literatura e Ecocrítica, 2012, João Pessoa. As linguagens da natureza e suas representações. Resumos -I Congresso Internacional de Literatura e Ecocrítica. João Pessoa: Ideia, 2012. p. 66-67.

8.
OLIVEIRA, L. A.. Linguagem popular e representação no teatro de mamulengos. In: IX ENIL, 2010, João Pessoa. Caderno de Resumos, 2010.

Artigos aceitos para publicação
1.
OLIVEIRA, L. A.. O ROMANCE POLICIAL NA MODERNIDADE E NA PÓS-MODERNIDADE: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEMA E UMA LEITURA DE LOS DETECTIVES SALVAJES, DE ROBERTO BOLAÑO. Investigações (Online), 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, L. A.. Apocalipses da modernidade: o fim do mundo em Ensaio sobre a cegueira e 2666. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
OLIVEIRA, L. A.. Detetives ou máquinas de raciocinar? As narrativas policiais de Fernando Pessoa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
OLIVEIRA, L. A.. 'Contra argumentos não há fatos': as novelas policiárias de Fernando Pessoa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
OLIVEIRA, L. A.. JOGOS, DETETIVES E SILÊNCIOS: UMA LEITURA DE EL TERCER REICH, DE ROBERTO BOLAÑO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
OLIVEIRA, L. A.. DETETIVES E DITADORES: A NARRATIVA POLICIAL COMO FORMA DE ABORDAR O SALAZARISMO EM ?O DELFIM? E ?BALADA DA PRAIA DOS CÃES? DE JOSÉ CARDOSO PIRES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
OLIVEIRA, L. A.. O Romance Policial na Pós-modernidade: uma leitura de Los Detectives Salvajes, de Roberto Bolaño. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
OLIVEIRA, L. A.. LOUCURA E RUÍNA EM JERUSALÉM DE GONÇALO M. TAVARES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
OLIVEIRA, L. A.. FIGURA E ALEGORIA: REPRESENTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO EM ERICH AUERBAH E WALTER BENJAMIN. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
OLIVEIRA, L. A.. ALEGORIA E MÍMESIS: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
OLIVEIRA, L. A.. A MANIPULAÇÃO DOS CORPOS: LIMITES ENTRE O HUMANO E O ANIMAL EM A ILHA DO DOUTOR MOREAU E O ANO DE 1993. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
OLIVEIRA, L. A.. Futuro sem remédio: o animal-estar da medicina na fantasia e na ficção científica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
OLIVEIRA, L. A.. O papel da memória no romance Amuleto de Roberto Bolaño. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
OLIVEIRA, L. A.. Linguagem popular e representação no teatro de mamulengos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
OLIVEIRA, L. A.. Aspectos da ficção especulativa em O ano de 1993 de Saramago: o Fantástico, a Ficção Científica e a Utopia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
OLIVEIRA, L. A.. (IM)POLIDEZ EM REPENTES NORDESTINOS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, L. A.. Concurso Professor Autor. 2012. (Material Didático Multimídia).


Produção artística/cultural
Música
1.
OLIVEIRA, L. A.. Valsa-choro. 2002. Interpretação.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
OLIVEIRA, L. A.. II Concurso Professor Autor. 2012.

2.
OLIVEIRA, L. A.. I Concurso Professor Autor. 2011.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Colóquio Internacional Nietzsche, Pessoa, Rosa, Freud.Detetives ou máquinas de raciocinar? As narrativas policiais de Fernando Pessoa. 2015. (Outra).

2.
III Encontro Nacional e II Internacional de Linguística e Literatura: nas fronteiras da linguagem.Apocalipses da modernidade: o fim do mundo em Ensaio sobre a cegueira e 2666. 2015. (Encontro).

3.
25ª Jornada Nacional do GELNE - Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste.DETETIVES E DITADORES: A NARRATIVA POLICIAL COMO FORMA DE ABORDAR O SALAZARISMO EM ?O DELFIM? E ?BALADA DA PRAIA DOS CÃES? DE JOSÉ CARDOSO PIRES. 2014. (Outra).

4.
25ª Jornada Nacional do GELNE - Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste.JOGOS, DETETIVES E SILÊNCIOS: UMA LEITURA DE EL TERCER REICH, DE ROBERTO BOLAÑO. 2014. (Outra).

5.
2º Seminário Acadêmico do Grupo de Investigações em Filologia Ibérica."Contra argumentos não há fatos": as novelas policiárias de Fernando Pessoa. 2014. (Seminário).

6.
II Encontro Nacional e I Internacional de Linguística e Literatura: O Canto da Palavra.O Romance Policial na Pós-modernidade: uma leitura de Los Detectives Salvajes, de Roberto Bolaño. 2013. (Encontro).

7.
II Encontro Nacional e I Internacional de Linguística e Literatura: O Canto da Palavra. 2013. (Encontro).

8.
XI EELL.FIGURA E ALEGORIA: REPRESENTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO EM ERICH AUERBAH E WALTER BENJAMIN. 2013. (Encontro).

9.
XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. LOUCURA E RUÍNA EM JERUSALÉM DE GONÇALO M. TAVARES. 2013. (Congresso).

10.
I Congresso Internacional de Literatura e Ecocrítica. A MANIPULAÇÃO DOS CORPOS: LIMITES ENTRE O HUMANO E O ANIMAL EM A ILHA DO DOUTOR MOREAU E O ANO DE 1993. 2012. (Congresso).

11.
I Congresso Nacional de Literatura. ALEGORIA E MÍMESIS: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS. 2012. (Congresso).

12.
IIIª Jornada ?Hispanismo(s): Limites incertos?. 2012. (Outra).

13.
Seminário Humanidades Médicas.Futuro sem remédio: o animal-estar da medicina na fantasia e na ficção científica. 2012. (Seminário).

14.
X EELL.O PAPEL DA MEMÓRIA NO ROMANCE AMULETO DE ROBERTO BOLAÑO. 2012. (Encontro).

15.
X Encontro sobre o Ensino de Língua e Literatura.O papel da memória no romance Amuleto de Roberto Bolaño. 2012. (Encontro).

16.
IX ENIL.Linguagem popular e representação no teatro de mamulengos. 2010. (Encontro).

17.
Seminário de Verão 2010 ? Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea.Aspectos da ficção especulativa em O ano de 1993 de Saramago: o Fantástico, a Ficção Científica e a Utopia. 2010. (Seminário).

18.
XV CONIC - XV Congresso de Iniciação Científica da UFPE. (IM)POLIDEZ EM REPENTES NORDESTINOS. 2007. (Congresso).

19.
Lìngua Universal.ENEL-Encontro nacional dos Estudantes de Letras. 2005. (Encontro).



Outras informações relevantes


O período de doutorado-sanduíche foi fomentado pela CAPES, por meio da bolsa PDSE.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 2:15:22